Alexandre Rafael Garcia
Alexandre Rafael Garcia nasceu em 1985 em Curitiba.
É pesquisador, realizador e professor de cinema.
Doutor em História na UFPR, mestre em Multimeios no Instituto de Artes da Unicamp e bacharel em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná.
Criador e organizador da Coleção Escrever o Cinema e da série de vídeo ensaios Dicionário de Cinema.
Autor do livro "Contos morais e o cinema de Éric Rohmer" (A Quadro Edições, 2021).
Trabalha com realização cinematográfica nas áreas de direção e produção, tendo realizado mais de sessenta filmes de curta, média e longa-metragem.
Fundou e foi sócio da produtora O Quadro de 2010 a 2015.
Foi coordenador pedagógico do Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro.
Foi bolsista dos projetos de extensão Cinema Nosso (2012-13) e Experiência do Olhar (2009-10), do programa Universidade Sem Fronteiras da SETI-PR; e da Capes durante mestrado e doutorado.
Foi professor na FAE Centro Universitário (2014-2018) e no Colégio Medianeira (2013-2020).
Hoje trabalha na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) como professor temporário no Bacharelado em Cinema e Audiovisual e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Unespar. É integrante do grupo de pesquisa Cinecriare ? Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/CNPq) e coordena o projeto de pesquisa "Filmes de conversação: desdobramentos".
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História
2018 - 2022
Universidade Federal do Paraná
Título: Filmes de conversação: Conceito, história e análise de um estilo cinematográfico
Pedro Plaza Pinto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; história do cinema; estética cinematográfica; estilo cinematográfico; conversação.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Multimeios
2012 - 2014
Universidade Estadual de Campinas
Título: Contos Morais e o cinema de Éric Rohmer
, Ano de Obtenção: 2014.Gilberto Alexandre Sobrinho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Eric Rohmer; nouvelle vague; análise fílmica; estética.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo
2006 - 2009
Faculdade de Artes do Paraná
Título: Intervalo/Mimese
Orientador: Pedro Plaza Pinto
Formação complementar
2012 - 2012
Oficina de Preservação Cinematográfica / Iphan. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Organização de eventos
GARCIA, A. R. . 5 Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro. 2021. (Festival).
GARCIA, A. R. . 4 Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro. 2020. (Festival).
GARCIA, A. R. . 3 Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro. 2019. (Festival).
GARCIA, A. R. . Oficina de Preservação Audiovisual - IPHAN-PR. 2012. (Outro).
GARCIA, A. R. . Mostra Cinema e Juventude. 2011. (Outro).
GARCIA, A. R. . Novos Repertórios. 2011. (Outro).
GARCIA, A. R. . MostraVídeo Itaú Cultural. 2011. (Outro).
GARCIA, A. R. . Mostra John Ford em Curitiba. 2010. (Outro).
GARCIA, A. R. . Mostra de filmes Oficina de Música de Curitiba. 2010. (Outro).
GARCIA, A. R. . Mostra 50 Anos de Cinema Cubano. 2010. (Outro).
GARCIA, A. R. . VII PUTZ - Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba. 2009. (Festival).
GARCIA, A. R. . Seminário Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
Socine Em Casa.Partida do Metrô da estação: caminhos do cinema universitário brasileiro. 2020. (Encontro).
3 Fórum Paranaense de Cinema.Ensino público de audiovisual. 2019. (Encontro).
3 Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro.Vagão Docente ? Reflexões Sobre o Ensino de Cinema e Audiovisual em Curitiba. 2019. (Encontro).
Aula Inaugural de 2020 do Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo. 2019. (Exposição).
2 Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro.A Produção de Longas no Ambiente Universitário. 2018. (Encontro).
XXXII Il Cinema Ritrovato. 2018. (Outra).
1 Metrô ? Festival do Cinema Universitário Brasileiro.O Cinema na Era do Meme. 2017. (Encontro).
28 Festival Internacional de Curtas de São Paulo. NERDS INGLÓRIOS. 2017. (Exposição).
BGREEN - Ecological Film Festival. LAR. 2017. (Exposição).
I Encontro Estadual de Audiovisual e Educação.Relato de experiência sobre oficinas de cinema. 2017. (Encontro).
XIII CONGRESSO FORCINE. 2017. (Congresso).
XXXI Il Cinema Ritrovato. 2017. (Exposição).
V Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. JACKIE CHAN: DEFINIÇÃO DE UM ESTILO. 2016. (Congresso).
IV Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.O Gênio do sistema: de Hollywood a Éric Rohmer. 2015. (Seminário).
16a Mostra de Cinema de Tiradentes.Pequenos. 2013. (Outra).
IV Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia.Os Contos Morais de Éric Rohmer. 2013. (Seminário).
1° Fecim ? Festival de TV e Cinema Independente de Muqui.Memórias do Meu Tio. 2012. (Outra).
10o. Festival Taguatinga de Cinema.Memórias do Meu Tio. 2012. (Outra).
11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.Memórias do Meu Tio. 2012. (Outra).
16o. Cultura Inglesa Festival.Pequenos. 2012. (Outra).
19o. Vitória Cine Vídeo.Pequenos. 2012. (Outra).
5o. Curta Taquary ? Festival Nacional de Curta-Metragem.Sobrenatural. 2012. (Outra).
5o. Curta Taquary ? Festival Nacional de Curta-Metragem.Pequenos. 2012. (Outra).
6ª Mostra Cine BH ? Mostra de Cinema de Belo Horizonte.Sobrenatural. 2012. (Outra).
6ª Mostra Cine BH ? Mostra de Cinema de Belo Horizonte.Memórias do Meu Tio. 2012. (Outra).
6ª Mostra Cine BH ? Mostra de Cinema de Belo Horizonte.Pequenos. 2012. (Outra).
7ª Mostra Mosca.Memórias do Meu Tio. 2012. (Outra).
Cinema e telefone celular: elegia do cinema P. 2012. (Exposição).
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema.Pequenos. 2012. (Outra).
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema.Sobrenatural. 2012. (Outra).
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2012.Memórias do Meu Tio. 2012. (Outra).
IV CineCreed ? Mostra de Filmes Digitais.Memórias do Meu Tio. 2012. (Outra).
Mockumentaries e outras formas de documentários irônicos. 2012. (Exposição).
Seminário Audiovisual e Cinema.Experiência do Olhar. 2012. (Seminário).
Seminário Audiovisual e Cinema. 2012. (Seminário).
Intercom Sul. Pastoreio. 2009. (Congresso).
2 Seminário de Cinema Digital. 2008. (Seminário).
Nueztra Ameryka: Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano.Tomás Gutiérrez Alea em Quatro Tempos. 2008. (Seminário).
Nueztra Ameryka: Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano.Jorge Sanjinés, por um Cinema Junto ao Povo. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
LESNOVSKI, A.; WOSNIAK, C.;GARCIA, A. R.. Jellofanto e o processo poético de um vídeo para o YouTube. 2022. Dissertação (Mestrado em CINEMA E ARTES DO VÍDEO) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.; PINTO, P. P.; BAGGIO, E. T.; MASCARELLO, F. S.; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. G.; OPOLSKI, D. R.. ufpr.br/handle/1884/76523. Filmes de conversação: Conceito, história e análise de um estilo cinematográfico. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.
GARCIA, A. R.. Por uma pedagogia da luz. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Universidade Estadual do Paraná.
SANTOS, F. A.; FAISSOL, P.;GARCIA, A. R.. O candidato: Projeto de série e uma reflexão sobre o Brasil e o bolsonarismo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.; CRUZ, A. A. Z.. F.Bertola, L.J.Oliveira, L.F.Muniz, M.E.Veggian, T.J.Pinto.Contos inacabados sob a luz do sol. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Faculdades Integradas de Bauru.
MORAES, U. Q. G.; SOPRANI, A.;GARCIA, A. R.. Um cinema para Assaí: Processos de uma iniciativa de valorização e ampliação do acesso à cultura em cidades interioranas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Política e vídeo experimental: o movimento Diretas Já e a cobertura do Repórter Ernesto Varela. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Memória e Imagem) - Universidade Federal do Paraná.
GARCIA, A. R.. Documentário "Toda avó é uma rosa". 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Pequeno manual da assistência de direção. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Análise da linguagem visual empregada em transmissões esportivas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. "A Ligação": Entre projeto de oficina audiovisual e a educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Grupo de cinema experimental Primeiro Plano - Curitiba, 1979-1980. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. O Cartunista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. "Os primeiros e os últimos dias: Ficção científica, horror e o nacional em um argumento de longa-metragem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Cineclube, cineclubismo e organização popular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Reflexões sobre a relação entre a câmera virtual e a fotografia cinematográfica aplicada aos videogames. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Uma perspectiva sobre a evolução do western. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. da Silva; Maria E. Carvalho Sonda.Previdi: memórias de uma vida de militância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Memória e Imagem) - Universidade Federal do Paraná.
GARCIA, A. R.. Um Americano em Curitiba: Ideia, projeto e filme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Realização em cinema e movimentos sociais: uma experiência junto ao movimento estudantil secundarista de Curitiba e região metropolitana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. O Hipnotizador adverso: roteiro e reflexões. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Um olhar sobre a paródia e a sátira na comédia cinematográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Dividindo o indivisível: investigação do duplo na obra de Rouben Mamoulian. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Netchan: Um olhar sobre a experiência da montagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. A Emancipação do cinema institucional: Uma análise dos filmes de Humbero Mauro e do movimento britânico de documentário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Ervas flutuantes: Ozu, da aprendizagem à maestria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Contos curitibanos 2: uma tarde na Cinemateca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Júri 5° Prêmio Universitário Cabeça de Jornalismo. 2021. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
GARCIA, A. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Colaborador. 2018. Universidade Estadual do Paraná.
GARCIA, A. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Colaborador. 2016. Universidade Estadual do Paraná.
Orientou
Imagem e Poesia em Pensamentos de Cineastas: Piero Paolo Pasolini; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Sobre a encenação do testemunho no giallo: A imagem do crime no filme O pássaro das plumas de cristal; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Considerações sobre um cinema em clave baixa: A maturação do projeto estético de David Neves em Muito Prazer (1979); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
A ausência em dias ensolarados: A mise en scène agridoce nos filmes de Mikhaël Hers; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Até amanhã: Juventudes no cinema paranaense contemporâneo e roteiro de longa-metragem; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Pau que nasce torto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
"Good Vibes": O neo noir, a pós-modernidade e a nostalgia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
"Alternate dementia": Da proposta narrativa clássica à vídeo arte; mudanças de rumo e de roteiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
O Panelão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Relação entre o cinema e Edward Hopper; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Narrativas do horror em Wes Craven; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Cidade cinza: criaçã e crítica social através de metáforas audiovisuais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Circularidade e poesia no cinema de Abbas Kiarostami; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Do eu ao ser: despertar da consciência e transição planetária no processo de realização de um filme experimental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Fashion-Film: O cinema de moda na contemporaneidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Introdução à obra crítica de Éric Rohmer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
O Diretor Sylvester Stallone: Uma análise sobre a autoria stalloniana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Manuel Mozos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Educação audiovisual; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Multimídia) - FAE Centro Universitário, FAE Centro Universitário; Orientador: Alexandre Rafael Garcia;
Produções bibliográficas
-
GARCIA, A. R. ; BAGGIO, E. T. ; NOGUEIRA, J. F. A. . Notas sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Cinema da Unespar: da Criação em 2005 à Reestruturação em 2016. Cadernos Forcine , v. 4, p. 32-45, 2018.
-
GARCIA, A. R. ; PEREIRA, J. R. . Hipótese-Cinema, Curitiba, 2013-2018. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online) , v. 18, p. 145-164, 2018.
-
GARCIA, A. R. ; ROSA, J. C. B. . Experiência do Olhar. Caderno PAIC , v. 17, p. 339-358, 2016.
-
GARCIA, A. R. . Contos morais e o cinema de Éric Rohmer (2 ed.). 2. ed. Curitiba: Edições A Quadro, 2021.
-
GARCIA, A. R. . Contos morais e o Cinema de Éric Rohmer. 1. ed. Curitiba/PR: Arte & Letra, 2018. v. 1. 171p .
-
GARCIA, A. R. . Uma mulher em conflito. Mediação, Curitiba, p. 49 - 51, 01 jun. 2016.
-
GARCIA, A. R. . Som e fúria. Hatari! Revista de cinema, Curitiba-PR, p. 34 - 38, 01 jun. 2015.
-
GARCIA, A. R. . Catalogar Michael Moore. Juliette, Curitiba-PR, p. 3 - 4, 01 ago. 2008.
-
GARCIA, A. R. . Éric Rohmer: filmes e teoria. In: VII Encontro Anual da AIM, 2017, Braga-Portugal. Atas do VII Encontro Anual da AIM. Lisboa: AIM ? Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2017. p. 196-204.
-
GARCIA, A. R. . Os Contos morais de Éric Rohmer. In: Socine XVII, 2014, Florianópolis-SC. XVII ENCONTRO SOCINE A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS. São Paulo: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2014. p. 1149-1158.
-
GARCIA, A. R. . Bazin, Rouch e Rohmer: Uma questão de ontologia. In: Cinema em Perspectiva, 2013, Curitiba/PR. ANAIS DO II SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA, 2013.
-
GARCIA, A. R. . Pastoreio. In: Intercom Sul, 2009, Blumenau. Expocom Sul: Filme de não-ficção / documentário / docudrama (avulso), 2009.
-
GARCIA, A. R. ; FELICE, B. ; ULISSE, G. . Jorge Sanjinés, por um Cinema Junto ao Povo. In: Nueztra Ameryka: Seminário Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano, 2008, Curitiba. Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2008. v. 1. p. 21-22.
-
GARCIA, A. R. . Tomás Gutiérrez Alea em Quatro Tempos. In: Nueztra Ameryka: Seminário Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano, 2008, Curitiba. Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2008. v. 1. p. 18-19.
-
GARCIA, A. R. . 'A Punição' (Jean Rouch, 1960) como batismo dos filmes de conversação. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . Diálogo não é conversa: um conceito cinematográfico. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. ; BAGGIO, E. T. ; MIAKE, A. M. . A tradição cinematográfica nos filmes ficcionais de Manuel Mozos, vista de certa maneira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. ; REISS, C. ; PEDRO, A. C. S. . O menino do pijama listrado: descontraindo uma narrativa pobre e nociva à memória do holocausto. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GARCIA, A. R. ; CRUZ, A. A. Z. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. . Diante da imagem em Mad Men: uma análise estilística em três planos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GARCIA, A. R. . Hong Sang-soo e a volta do parafuso nos filmes de conversação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . Hong Sang-soo e a volta do parafuso nos filmes de conversação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . Filmes de conversacao: uma proposta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . Filmes de conversacao: uma proposta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . A Ausência da disciplina de artes no ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . De adolescente que consome cinema ao adolescente que produz cinema. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . O Cinema e a autofirmaçãona adolescência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . Cinema e educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GARCIA, A. R. . Éric Rohmer: Filmes e teoria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . 'Nerds Inglórios': Um filme feito na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . Duda e Pietra: Adolescência no cinem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . Éric Rohmer: Filmes e teoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . Jackie Chan: Definição de um estilo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . O Gênio do sistema: de Hollywood a Éric Rohmer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . Hitchock/Rohmer: 'Um Corpo que cai' em 'Amor à tarde'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . Os Contos Morais de Éric Rohmer. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA, A. R. . Os Contos Morais de Éric Rohmer. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . Bazin, Rouch e Rohmer: uma questão de ontologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. ; PEREIRA, J. R. . Autonomia é a nossa praia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. ; PEREIRA, J. R. . A Experiência do Olhar em Colombo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . O cinema de Eric Rohmer: encenação, narrativas e modos de produção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. ; FRANCO, M. ; STECZ, S. S. ; FAXINA, E. ; PINTO, P. P. ; BAGGIO, E. . Nueztra Ameryka: Reflexões Sobre Cinema Latino-Americano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, A. R. . Ex-companheiras 2015 (Site eletrônico Midiaeducação).
-
GARCIA, A. R. . O ataque dos vermes malditos 2014 (Site eletrônico Midiaeducação).
-
GARCIA, A. R. . Eu, meu filho e nossa educação 2014 (Site eletrônico Midiaeducação).
-
GARCIA, A. R. . Godzilla 2014 (Site eletrônico Midiaeducação).
-
GARCIA, A. R. . Cinema na sala de aula 2014 (Site eletrônico Midiaeducação).
Outras produções
GARCIA, A. R. . Parecerista ad hoc da O MOSAICO Revista de Pesquisa em Artes n. 20 (jan/jun 2021). 2021.
GARCIA, A. R. . Parecerista ad hoc da O MOSAICO Revista de Pesquisa em Artes n. 21 (jul/dez 2021). 2021.
GARCIA, A. R. . Parecerista ad hoc da O MOSAICO Revista de Pesquisa em Artes n. 19 (jul/dez 2020). 2020.
GARCIA, A. R. . Parecerista ad hoc da O MOSAICO Revista de Pesquisa em Artes n. 15 (jul/dez 2017). 2017.
GARCIA, A. R. . Parecerista ad hoc da O MOSAICO Revista de Pesquisa em Artes n. 14 (jan/jun 2017). 2017.
GARCIA, A. R. . 'Speed watching': o que você perde quando acelera a velocidade do filme?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
GARCIA, A. R. . Descubra Paraná (TV Paraná Turismo): Dicionário de Cinema. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . Podcast Histórias do Cinema Paranaense: Dias de Trovão e Algumas Histórias. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . ID Paraná (TV Paraná Turismo): Dicionário de Cinema. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . CineFAP Convida #8. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . Cine Federal: Filmes do Colégio Medianeira. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. ; SIMAO, A. . Cine Federal: Dias de Trovão. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . Cine Federal: Experiência do Olhar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . Enfoque TVE: estreia Memórias do Meu Tio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . Cine Pinhão: Intervalo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . Enfoque TVE: Mostra de Filmes da Oficina de Música de Curitiba. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. . Cine Pinhão: Pastoreio. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GARCIA, A. R. ; FRANCO, M. ; STECZ, S. S. . Enfoque TVE: Seminário Reflexões do Cinema Latino-Americano. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BAGGIO, E. T. ; GARCIA, A. R. . Documentário: filmes para salas de cinema com janelas. 2022. (Editoração/Livro).
FAISSOL, P. ; GARCIA, A. R. . A representação do milagre no cinema: Iconografia, idolatria e crença. 2022. (Editoração/Livro).
PEREIRA, J. R. ; GARCIA, A. R. . A Aventura: notas sobre o estilo de Michelangelo Antonioni. 2021. (Editoração/Livro).
FAISSOL, P. ; GARCIA, A. R. . Eugène Green e a hipótese do cinema descortinado. 2021. (Editoração/Livro).
GARCIA, A. R. . Oficina Festival PUTZ 2010 formação de júri jovem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GARCIA, A. R. . O FILME DO FILHO. 2022 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . O QUE É PLANO? Dicionário de Cinema. 2021 (víde ensaio).
GARCIA, A. R. . O QUE É DIEGESE? Dicionário de Cinema. 2021 (vídeo ensaio).
GARCIA, A. R. . O QUE É MISE EN SCÈNE? Dicionário de Cinema. 2021 (vídeo ensaio).
GARCIA, A. R. . O QUE É RACCORD? Dicionário de Cinema. 2021 (vídeo ensaio).
GARCIA, A. R. . O QUE É OPACIDADE? Dicionário de Cinema. 2021 (vídeo ensaio).
GARCIA, A. R. . O QUE É ESTILO? Dicionário de Cinema. 2021 (vídeo ensaio).
GARCIA, A. R. . O QUE É TRANSPARÊNCIA? Dicionário de Cinema. 2021 (vídeo ensaio).
GARCIA, A. R. . SOMBRAS DO PASSADO. 2019 (filme média-metragem).
GARCIA, A. R. . AQUILO. 2019 (filme média-metragem).
GARCIA, A. R. . SUPER YOUTUBER. 2019 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . APENAS UM FILME. 2019 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . BEATRIZ NO PAÍS DOS GAMES. 2018 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . A DROGA DA OBEDIÊNCIA. 2018 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . AMAR É ALGUMA COISA. 2018 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . COMO SE VOCÊ SOUBESSE. 2018 (filme média-metragem).
GARCIA, A. R. . FESTA PUNK. 2018 (filme média-metragem).
GARCIA, A. R. . FANTASMA VIVO. 2018 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . MISSÃO IMPOSSÍVEL: BUSCA IMPLACÁVEL. 2018 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . LAR. 2017 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . BYE BYE JAQUELINE. 2017 (produtor; filme longa-metragem).
GARCIA, A. R. . BATALHA DOS GAMES. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . COISAS BONITAS. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . PSICOLÓGICO. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . TEMPO PERDIDO. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . SEGUNDA-FEIRA. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . POPULARMENTE NERD. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . DETETIVES. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . PASSADO E FUTURO. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . FOTÓGRAFA SERIAL. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . FLASHBACK. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . UMA DUPLA NADA DINÂMICA. 2017 (filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . NERDS INGLÓRIOS. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . O AMOR É UMA COISA ESTRANHA. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . REVIRAVOLTA 2.0. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . A CÂMERA PERDIDA. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . O ALUNO NOVO. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . COMPETIÇÃO CINEMATOGRÁFICA. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . VIRTUALVILLE. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . OS ZUADOS. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . OGROS POPULARES. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . TRAFICANTES DE CHICLETES. 2016 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . DIAS DE TROVÃO. 2015 (diretor; filme média-metragem).
GARCIA, A. R. ; FAUST, C. . GAROTO PROPAGANDA. 2015 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . UM PROBLEMA ATRÁS DO OUTRO. 2015 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . VÔLEI VS FUTSAL. 2015 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . VINIJIAGUI. 2015 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . O DIÁRIO. 2015 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . DETENÇÃO. 2015 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . VIRAL. 2015 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SCORSIN, E. . MANU BAUNILHA, BIA CHOCOLATE. 2014 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SARI, W. G. . CORAÇÃO AZUL. 2014 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SIMAO, A. . DOIS AMORES. 2013 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SARI, W. G. . SUPER BLUE. 2013 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SCORSIN, E. . UM VERÃO EM VÊNUS. 2013 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; FAUST, C. . MEU AMIGO VIRTUAL. 2012 (produtor executivo; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . SOBRENATURAL. 2012 (roteirista, diretor e montador; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . PEQUENOS. 2012 (roteirista e diretor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SARI, W. G. . SURF SURF. 2012 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . GAROTA EXPLOSIVA. 2012 (produtor; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; FAUST, C. . TUDO BEM. 2012 (ator; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; CRUZ, A. A. Z. . MEMÓRIAS DO MEU TIO. 2011 (roteirista, diretor e montador; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SARI, W. G. . AMADOR. 2011 (produtor executivo; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; FAUST, C. ; SCORSIN, E. . COLORIDOS. 2011 (produtor executivo; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; SARI, W. G. . MONIQUE AO SOL. 2011 (produtor executivo; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; FAUST, C. . MÁQUINA DE SORVETES. 2011 (produtor executivo; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . INTERVALO. 2010 (roteirista, diretor e produtor executivo; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. . PASTOREIO. 2009 (roteirista, diretor, montador e produtor executivo; filme curta-metragem).
GARCIA, A. R. ; MACIEL, R. P. . ÁGUA VIVA. 2009 (montador; filme curta-metragem).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Filmes de conversação: desdobramentos, Descrição: Este projeto dá sequência à pesquisa de objetos identificados como ?filmes de conversação?, iniciada enquanto pesquisa de doutorado no Programa em Pós-Graduação em História da UFPR em 2018 e defendida enquanto tese em maio de 2022. O objetivo é expandir a análise, abordando diferentes obras, e intensificar a divulgação dos resultados, com publicação de artigos e apresentação em eventos científicos, ao mesmo que são desenvolvidas atividades relacionadas no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeos e no Grupo de Pesquisa Cinecriare ? Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/CNPq).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Rafael Garcia - Coordenador.
-
2022 - Atual
Imagem e Poesia em Pensamentos de Cineastas, Descrição: Co-orientação de projeto de iniciação científica, vinculado ao projeto de pesquisa coordenado por Beatriz Avila Vasconcelos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandre Rafael Garcia - Integrante / Beatriz Avila Vasconcelos - Coordenador / Felipe Puchalski da Silva Fiedler - Integrante / Daniela Klem Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
-
2018 - Atual
Filmes de conversação: conceito, história e análise de um estilo cinematográfico, Descrição: A partir do conceito filme de conversação, definimos um estilo cinematográfico singular. Éric Rohmer foi o cineasta mais dedicado a esse tipo de obra ficcional, em que as conversas sobre coisas prosaicas dominam a história e a encenação, além de haver uma cumplicidade significativa entre a equipe de produção. O projeto propõe a pesquisa histórica sobre a origem e o fundamento do conceito, sempre mantendo o foco na teoria e na crítica da estética cinematográfica, com atenção especial aos modos de produção e à mise en scène como formas de expressão poética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Rafael Garcia - Coordenador.
Prêmios
2022
Prêmio Excelência Acadêmica da Pós-Graduação, UFPR.
2017
Diploma de mérito, Festival de Cinema da Lapa.
2017
Melhor filme Júri Técnico (filme Virtualville), Festival Pequeno Cineasta.
2016
Melhor Filme Júri Popular (curta-metragem Reviravolta), Pequeno Cineasta.
2013
Melhor filme (curta-metragem Memórias do Meu Tio), Cine Riba 4.
2013
Melhor filme da Mostra Infanto-Juvenil, Júri Popular (curta-metragem Pequenos), 8ª Mostra Mosca (MG).
2011
Filme Livre (curta-metragem PASTOREIO), Mostra do Filme Livre.
2011
Júri Popular de Melhor Filme Infantil (curta-metragem MEMÓRIAS DO MEU TIO), Curta Ourinhos.
2010
Melhor Documentário (curta-metragem PASTOREIO), Mostra Independente do Audiovisual Universitário.
2009
Destaque em Pesquisa de Linguagem (curta-metragem PASTOREIO), Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
2008
Seletiva nacional do projeto Sal Grosso (roteiro MEMÓRIAS DO MEU TIO), Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual (Faculdade de Artes do Paraná)
2022 - Atual
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor permanente
Outras informações:
Professor do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV).
Pesquisador no grupo de pesquisa Cinecriare ? Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/CNPq).
2020 - 2022
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual (Faculdade de Artes do Paraná)
2018 - 2020
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual (Faculdade de Artes do Paraná)
2016 - 2018
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual (Faculdade de Artes do Paraná)
Atividades
-
10/2022
Pesquisa e desenvolvimento, CINECRIARE ? Cinema: criação e reflexão.,Linhas de pesquisa
-
10/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo.,Linhas de pesquisa
-
10/2022
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópico especial: Notas sobre o estilo cinematográfico
-
06/2016
Ensino, Bacharelado em Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção audiovisual, Assistência de direção, Estética cinematográfica, Direção audiovisual, Estudos audiovisuais, Universidade, sociedade, cinema
2013 - 2020
Colégio MedianeiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de oficina artística, Carga horária: 14
2014 - 2017
FAE Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 12
2010 - 2015
O Quadro Produções Ltda.Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Produtor, diretor, roteirista
Outras informações:
Produtora de cinema
www.oquadro.net
2009 - 2011
Cinemateca de CuritibaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em programação e curadoria, Carga horária: 10
2007 - 2008
TV Paulo FreireVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
2011 - 2011
Universidade Livre do Artesanato e Cultura PopularVínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor de atividades artísticas-culturais, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutor-coordenador de atividades para a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), com ênfase em educomunicação e cinema.
2018 - 2022
Universidade Federal do ParanáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante de doutorado; bolsista Capes, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre Rafael Garcia e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?