Clara Regina Agostini Oliveira

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação João Monlevade (1989) e graduação em Ciências e Matemática, Licenciatura Curta pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina de Muriaé, MG (1977). Especialista em Psicologia da Educação (1993). Experiência em Docência e larga experiência em funções administrativas de Gestão e Supervisão Pedagógica em escolas de Educação Básica e no Ensino Superior (Unileste-MG), de 1990 a 2007. Atuou na coordenação e como membro integrante de Comissão de Vestibular no Unileste-MG por 4 anos e participou da CPA por 3 anos. Atuou no desenvolvimento de projetos de Educação a Distância. Concluiu com aprovação os créditos de Mestrado em Filosofia, transformados em Especialização em Filosofia, de acordo com a legislação vigente. Por aprovação em concurso público, fez parte do Quadro Efetivo de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Eugenópolis, MG atuando como Supervisora Pedagógica de Educação Básica sendo responsável pelo acompanhamento de professores e alunos de Séries Finais do EF, na Zona Rural. Numa parceria da SME com o MEC atuou como Tutora do PROLETRAMENTO - Alfabetização e Linguagem para professores de Séries Iniciais do EF. Após aprovação em Concurso Público e nomeação em dez/2009, como PEDAGOGA, atua na CoTP - Coordenação Técnico-Pedagógica do IFRJ - Campus Nilo Peçanha, Pinheiral - RJ. Atuou como assessora da Direção de Ensino de novembro de 2010 a janeiro de 2014. Foi Coordenadora Adjunta no NEAD - Núcleo de Educação a Distância do IFRJ CaNP e Coordenadora de Tutoria no NEAD pela E-Tec - Escola Técnica Aberta do Brasil, do MEC. Na CoTP, acompanhou os Cursos Técnicos presenciais e da modalidade EaD. Coordenou o processo de implantação do Curso Técnico em Secretaria Escolar - PROFUNCIONÁRIO, no NEaD do IFRJ. Concluiu, em 2014, o Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente na UniFOA-VR. Em 2016 foi redistribuída para o IFMG, campus Governador Valadares. Doutorado em Educação na Universidad USEK em Santiago, Chille concluído em março de 2023

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

2019 - 2023

Universidad SEK
Título: A Integração Curricular em construção: o Estudo de Caso do Curso Técnico em Agropecuária, no campus de São João Evangelista no Instituto Federal de Educação de Minas Gerais, Brasil
Orientador: Fernando Carrasco Mery

Mestrado em MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

2012 - 2014

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Objeto de Aprendizagem no Ensino das Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos - EJA: alternativas e possibilidades, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Fábio Aguiar Alves

Especialização em Especialização em Filosofia - Créditos do Mestrado

2005 - 2005

Universidade Gama Filho
Título: A unidade do ethos, pathos e logos na retórica segundo Michel Meyer.

Especialização em Psicologia da Educação

1992 - 1993

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga

Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar

1980 - 1989

Faculdade de Educação João Monlevade

Graduação em Ciências e Matemática Licenciatura Curta

1975 - 1977

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina

Curso técnico/profissionalizante

1970 - 1972

Colégio Normal na Sra do Patrocinio

Ensino Fundamental (1º grau)

1962 - 1969

Grupo Escolar José Bonifácio e Ginásio Pio XII

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Formação de Tutores do Profuncionário. (Carga horária: 150h). , INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS, IFSUDESTEMG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Didática - Arte de Ensinar e Aprender. (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Prática Docente e Novas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2010 - 2010

Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h). , Fundação Getulio Vargas - RJ - On line, FGV ONLINE, Brasil.

2009 - 2009

Gêneros Textuaiis - Poesia. (Carga horária: 50h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2008 - 2009

Prog.de Form.Cont.PROLETRAMENTO Alfab&Ling. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2007 - 2007

Ética Profissional e Resgate de Valores Humanos. (Carga horária: 2h). , Dtcom - Direct to Company S.A., DTCOM, Brasil.

2006 - 2006

Competência Emocional e Relacional para Líderes. (Carga horária: 4h). , Dtcom - Direct to Company S.A., DTCOM, Brasil.

2006 - 2006

Mentes em Ação - Inteligência Organizacional. (Carga horária: 2h). , Dtcom - Direct to Company S.A., DTCOM, Brasil.

2004 - 2004

Gestão Acadêmica. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2000 - 2000

Oficina de Matemática - Prof. Rui Giovanni. (Carga horária: 4h). , Instituto Educacional Mayrink Vieira, IEMV, Brasil.

1990 - 1999

Sensibilizzazzinone alla Psicomotricita Relazional. (Carga horária: 40h). , Instituto Italiano de Psicolotricidade Em Bh, IIPM, Brasil.

1997 - 1997

Química Experimental Com Material Alternativo. (Carga horária: 8h). , Colégio Universitário Padre de Man, CPM*, Brasil.

1991 - 1997

Preliminar Para Chefe Escoteiro. (Carga horária: 12h). , 37 Grupo Escoteiro Julio Verne, 37GEJV_MG, Brasil.

1993 - 1993

Ambientação e Integração Ao Sistema Senac. (Carga horária: 64h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Mg, SENAC-MG, Brasil.

1992 - 1992

Educação Especial Enfoque Construtivista. (Carga horária: 40h). , Secretaria Estadual de Educação Minas Gerais, SEEMG, Brasil.

1991 - 1992

Formação Em Psicanálise. , Formação Em Psicanálise Com Bernardo Monteiro Castro, OUTROS, Brasil.

1991 - 1991

Distuibio de Aprendizagem Saber Clinico Ou Institu. (Carga horária: 20h). , Centro de Pesquisa e Formação de Educadores Barão Vermelho, CPFEBV, Brasil.

1991 - 1991

Perpectiva Linguistica Para Trabalho Com Textos. (Carga horária: 10h). , Centro de Pesquisa e Formação de Educadores Barão Vermelho, CPFEBV, Brasil.

1990 - 1991

Extensão universitária em O Psicopedagogo Sua Formação e Atuação Profissiona. (Carga horária: 58h). , Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Correção dos Distúrbios da Linguagem. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Educação João Monlevade, FAEJM, Brasil.

1989 - 1989

A Imagem Corporal Frente Ao Real e Ao Simbolico. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, SBP**, Brasil.

1989 - 1989

Relações Humanas no Trabalho. (Carga horária: 16h). , Colegio Sao Francisco Xavier, CSFX, Brasil.

1989 - 1989

Tendencias Atuais no Ensino de Matemática. (Carga horária: 8h). , Colegio São Francisco Xavier Ed Saraiva, CSFX-SARAIVA, Brasil.

1989 - 1989

Metodologia do Ensino da Redação. (Carga horária: 8h). , Prof Herminio Sargentim, HS*, Brasil.

1989 - 1989

Analise Transacional. (Carga horária: 20h). , Colegio Sao Francisco Xavier, CSFX, Brasil.

1988 - 1988

Integração Empresarial. (Carga horária: 24h). , Colegio Sao Francisco Xavier, CSFX, Brasil.

1988 - 1988

Comunicação Eficaz. (Carga horária: 24h). , Colegio Sao Francisco Xavier, CSFX, Brasil.

1984 - 1984

Atualização de Diretores. (Carga horária: 40h). , 30a Delegacia Regional de Ensino Cel Fabriciano, 30A DRE, Brasil.

1984 - 1984

Analise Transacional 101. (Carga horária: 20h). , Associação Mineira de Analise Transacional, AMAT, Brasil.

1984 - 1984

Psicologia das Idades. (Carga horária: 12h). , Grupo Plurivisão de Bh, GPVBH, Brasil.

1983 - 1983

Desenvolvimento e Organização do Trabalho Intelect. (Carga horária: 70h). , Escola Tecnica Vale do Aço, ETVA*, Brasil.

1983 - 1983

Treinamento Em Gerência e Supervisão Visão de Conj. (Carga horária: 40h). , 30a Delegacia Regional de Ensino Cel Fabriciano, 30A DRE, Brasil.

1983 - 1983

Sala de Aula Oficina do Fazer. (Carga horária: 40h). , 30a Delegacia Regional de Ensino Cel Fabriciano, 30A DRE, Brasil.

1980 - 1980

Atualização de Diretores Supervisores E Secretario. (Carga horária: 45h). , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

1977 - 1977

Extensão universitária em Computador Ibm. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Filosofia Ciêncais e Letras Santa Marcelina, FAFICMURIAÉ, Brasil.

1975 - 1975

Ação Integrada. (Carga horária: 32h). , 13a Delegacia Regional de Ensino, 13 DRE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Supervisão Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Docência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Atendimento Clínico Em Psicopedagogia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Participação em eventos

"O princípio educativo do trabalho na formação humana" na 39ª Reunião Nacional da ANPEd. 2019. (Outra).

39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2019. (Outra).

2º CEVS- Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. ?O Conselho de Classe ? estratégia pedagógica numa perspectiva participativa?. 2018. (Congresso).

Encontro das Coordenações Estaduais do Profuncionário da Região Sudeste. 2016. (Encontro).

3º Encontro Nacional dos Professores Pesquisadores ? Tutores Sênior´s - PROFUNCIONÁRIO. 2015. (Encontro).

XVI - ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensinsino. 2012. (Encontro).

Fórum Inovação, Tecnologia e Educação."Fórum permanente das CoTPs: Ações de integração no IFRJ". 2010. (Seminário).

CONAE - Etapa Regional I da Conferência Nacional de Educação. 2009. (Outra).

CONAE - Etapa Regional II da Conferênica Nacional de Educação. 2009. (Outra).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - A infância de 0 a 10 anos. 2008. (Seminário).

SEMINÁRIO DE TUTORES - PRO-LETRAMENTO. 2008. (Seminário).

Mini-curso MODELOS - XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2006. (Seminário).

VII Encontro do Pólo Regional ABED - "Discussões sobre Educação a Distância". 2006. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2006. (Seminário).

III Seminário de Contabilidade. 2003. (Seminário).

III SEMINÁRIO NACIONAL DOS CENTRO UNIVERSITÁRIOS. 2002. (Seminário).

Seminário de Capacitação Docente. 2002. (Seminário).

Seminário Interno. 2002. (Seminário).

Seminário Interno de Capacitação. 2002. (Seminário).

Encontro Regional da Escola Particular. 2001. (Encontro).

II SEMINÁRIO NACIONAL DOS CENTROS UNIVERSITÁRIOS. 2001. (Seminário).

SEMINÁRIO ANUAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2001. (Seminário).

SEMINÁRIO De PÓS-GRADUAÇÃO. 2001. (Seminário).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO. 2000. (Seminário).

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CSFX. 1999. (Congresso).

II SEMINÁRIO DO SINEPE. 1997. (Seminário).

IV SEMNÁRIO DE EDUCAÇÃO. 1995. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO. 1993. (Seminário).

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO AÇO. 1992. (Congresso).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOIA E IV ENCONTRO ESTADUAL. 1992. (Congresso).

II Congresso Mineiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1992. (Congresso).

I Seminário de Pedagogia.Perspectiva para uma escola crítica. 1992. (Seminário).

I Seminário Divinopolitando de Psicopedagogia.Buscando condições para aprendizagem significativa. 1992. (Seminário).

SIMPOSIO SOBRE DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM. 1992. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Joice Xavier Ferreira Souza

OLIVEIRA, C.R.A.; Penna, L.F.R.. Proposta de Elaboração de um Roteiro para Visitação do Jardim Sensorial do Parque Natural Municipal de Governador Valadares ? MG. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal Minas Gerais.

Aluno: Vanilza dos Santos Pereira de Oliveira

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; Hansen, Jens Erik. A Contabilidade como um sistema de informação no auxílio às entidades de Terceiro Setor no processo de prestação de contas para a Prefeitura Municipal de Ipatinga. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Luciaine Augusta dos Santos

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; Hansen, Jens Erik. A importância do controle interno na certificação da Lei Sarbox: um estudo de caso na Companhia Vale do Rio Doce. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Roberto Mafra Couri

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; SERRA NEGRA, Carlos Alberto. Depreciação contábil nas demonstrações financeiras das indústrias siderúrgicas de capital aberto do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Elson Rubim

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; SERRA NEGRA, Carlos Alberto. Análise da Demonstração da Variação do Capital Circulante (DVCC) da Empresa Acesita S/A. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: José Maria Duarte de Moraes

MATOS, I. D.;AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina. RECONCILIAÇÃO PLATÔNICA DAS CONCEPÇÕES DE PARMÊNIDES E HERÁCLITO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Patricia de Oliveira Timóteo

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; GATTO, Mara Carolina. A responsabilidade civil do Contador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Arilton Cabral Lage Junior

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; GATTO, Mara Carolina. O contador e sua missão sócio-econômica na cidade de Timóteo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Alessandra Soares Braga

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; FRANCO, Maria Helena Costa. Marketing contábil: estudo exploratório em escritórios na cidade de Timóteo-MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Draziany Morais Floro

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; FRANCO, Maria Helena Costa. O perfil profissional dos contabilistas em atuação na cidade de Timóteo e suas perspectivas frente às novas tendências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Wellington Miranda Cordeiro

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; FRANCO, Maria Helena Costa. Curso de Ciências Contábeis do Unileste-MG: História Função Sócio-Política e Realidade Acadêmica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Divino Simião Aparecido Borges

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; FRANCO, Maria Helena Costa. Expectativas Carências e Anseios: O Perfil do Curso de Ciências Contábeis na Visão do Corpo Docente e Discente do Unileste-MG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: André Rubim Dutra

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; LAGE, Walmir Moreira. Apuração dos Custos para viabilidade de terceirização da produção de concreto dosado em central. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Brenda Siqueira Castro

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina; LAGE, Walmir Moreira. A Importância da Auditoria Interna. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

GENEROSO, F.J.; MACHADO, W. G.; CHAIB, E. B. D.; OLIVEIRA, L. E. N.; MARTINS, M. A. A.;OLIVEIRA, C.R.A.. Edital 92/2024 - Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento dos cargos da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG, área de conhecimento - Engenharia Civil.. 2024. Instituto Federal Minas Gerais.

MARTINS, M. A. A.;OLIVEIRA, C.R.A.; PROCOPIO, M.R.. Processo Seletivo Simplificado- Professor Substituto- Edital Específico 010/2019 do IFMG - campus Governador para área de FILOSOFIA E SOCIOLOGIA. 2020. Instituto Federal Minas Gerais.

OLIVIERA, R.M; ACCIOLY, A. D.;OLIVEIRA, C.R.A.. Processo Seletivo Simplificado- Professor Substituto- Edital Específico 006/2019 do IFMG - campus Governador para área de FÍSICA. 2019. Instituto Federal Minas Gerais.

MARINHO, L. D. Jr;OLIVEIRA, C.R.A.; Marinho, L. A.. Processo seletivo simplificado Edital nº 02, de 15 de dezembro de 2017 Área Sociologa e Filosofia. 2018. Instituto Federal Minas Gerais.

ROQUE, A.C. C.; OLIVEIRA, V. L. P.;OLIVEIRA, C.R.A.. Banca Avaliadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do IFMG ? campus Governador Valadares.Área Matemática. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

CUNHA, D. M.; PANQUESTOR, E. K.;OLIVEIRA, C.R.A.. Banca Avaliadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do IFMG ? campus Governador Valadares.Área Geografia. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina. Representações sociais docentes sobre Educação Profissional e Tecnológica: proximidades e distanciamentos da formação humana integral. 2024. Instituto Federal Minas Gerais.

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina. Convergências temáticas entre BNCC e ENEM: uma proposta metodológica para as ciências humanas. 2024. Instituto Federal Minas Gerais.

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina. A formação nos Institutos Federais: direcionando o olhar para as pesquisas sobre a formação docente. 2024. Instituto Federal Minas Gerais.

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE APOIO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. 2023. Instituto Federal Minas Gerais.

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina. UMA AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE BIODIVERSIDADE SEGUNDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA EJA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO - MINAS GERAIS. 2023. Instituto Federal Minas Gerais.

SILVA, M. T. S. N; FARIA, L. A. S. B.;OLIVEIRA, C.R.A.; SOUZA, G. S.. Comissão Própria de Seleção para vagas remanescentes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do IFMG campus Governador Valadares.. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

AMORIM, D.D.; FARIA, L. A. S. B.;OLIVEIRA, C.R.A.; SOUZA, G. S.. Comissão Própria de Seleção para vagas remanescentes do Curso Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMG campus Governador Valadares. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

Orientou

Ângela Maria Ferreira Ataíde

Construção da identidade feminina: implicações de questões de gênero; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Clara Regina Agostini Oliveira;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, C.R.A. . SOBRE O ENSINO MÉDIO, A PROFISSIONALIZAÇÃO COMPULSÓRIA E O CURRÍCULO INTEGRADO. http://dx.doi.org/10.47538/BJE-2025.V3N1 , v. 3, p. 6-30, 2025.

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Decifra-me ou devoro-te, ou melhor conhece-te ou perecerás!. O Portal do Rio, Pinheiral RJ, 01 mar. 2010.

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Professores: professemos e proclamemos nossa fé. O Portal do Rio, Pinheiral RJ, 01 fev. 2010.

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Professores, esse mundo tem jeito. Mundo Jovem, Porto Alegre, RS, p. 22 - 22, 30 abr. 2007.

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Professores: professemos e proclamemos a nossa fé. Diário do Aço, Ipatinga, MG, p. 2 - 2, 09 fev. 2006.

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . TRABALHOS ACADÊMICOS-OPORTUNIDADE SINGULAR PARA INICIAÇÃO AO TRABALHO CIENTÍFICO. Revist@ On-line UnilesteMG, Coronel Fabriciano, MG, p. 1 - 14, 01 dez. 2004.

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Vida de Escola. Mundo Jovem.

  • OLIVEIRA, C.R.A. ; MONTAGNER, S. R. . A INTEGRAÇÃO CURRICULAR É UMA ALTERNATIVA À RESOLUÇÃO DA DUALIDADE HISTÓRICA NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO?. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: Diálogos, insurgências e políticas, 2020, Rio de Janeiro, RJ. DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com currículo e avaliação. Petropólis, RJ: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /D, 2020. p. 965-971.

  • OLIVEIRA, C.R.A. ; FARIA, C. S . O CONSELHO DE CLASSE ? ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA. In: 2º CEVS - Congresso de Educação do Vale do Sapucai, 2019, Pouso Alegre, MG. Anais 2º CEVS Educação Brasileira: (DES) CONSTRUÇÕES CONTÍNUAS. Pouso Alegre, MG: Universidade do Vale do Sapucaí, 2019. v. Único. p. 552-558.

  • OLIVEIRA, C.R.A. . UM ESTUDO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO- DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMPULSÓRIA À INTEGRAÇÃO CURICULAR. In: I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional (COHEP), 2020, Natal, RN. História e Memória da Formação de Professores na Educação Profissional. Natal, RN: Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, 2020. v. Único. p. 56-57.

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina ; SANTOS, A. L. O. ; PONTUAL, C. F. . Estágio Curricular Supervisionado no NEaD - Câmpus Nilo Peçanha-Pinheiral/IFRJ: organização, desafios e possibilidades. In: I Seminário Internacional de Educação a Distância, 2012, Natal, RN. OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZACÃO. Natal, RN: IFRN. v. 01. p. 72-72.

  • OLIVEIRA, C.R.A. . Ensino Médio Integrado - de onde viemos e para onde podemos ir?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C.R.A. . Ensino Integrado em - Juventude, Ensino Integrado e Formação Docente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C.R.A. . Da profissionalização compulsória ao currículo integrado: um estudo da organização curricular no Curso Tecnico em Agropecuária do IFMG, campus São João Evangelista (1978-2018). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C.R.A. ; SOUZA, J. C. . OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: as experiências dos campi Governador Valadares e Ipatinga. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina ; AGUIAR_ALVES, F . ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA ? EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina ; PONTUAL, C. F. ; SANTOS, A. L. O. . Estágio Curricular Supervisionado no NEaD ? Campus Nilo Peçanha- Pinheiral/IFRJ: organização, desafios e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . "Fórum permanente das CoTPs: Ações de integração no IFRJ". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Família e Escola - Juntos por uma Justa Causa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Incluir ou Não Incluir, eis a questão?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . PARA TUA REALIZAÇÃO: CONHECE-TE A TI MESMO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . A REDAÇÃO DO TRABALHO MONOGRÁFICO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . INICIAÇÃO À PRODUÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . COMO ESTUDAR. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . AUTOCONHECIMENTO E DESEMPENHO PROFISSIONAL. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . AUTOCONHECIMENTO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . COMO TRABALHAR EM GRUPO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . UMA VISÃO HOLISTICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . COMPROMISSO DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . O CONSTRUTIVISMO COMO CAMINHO PARA INSERÇÃO DO CONTEÚDO AMBIENTAL NO CURRICULO ESCOLAR. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . O CONSTRUTIVISMO COMO CAMINHO PARA INSERÇÃO DO CONTEÚDO AMBIENTAL NO CURRICULO ESCOLAR. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . O CONSTRUTIVISMO COMO CAMINHO PARA INSERÇÃO DO CONTEÚDO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina ; SOUZA, Stela Maris Bretas . PSICOPEDAGOGIA: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . PSICOPEDAGOGIA -O QUE É?. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, Clara Regina Agostini . Objeto de Aprendizagem no Ensino das Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos - EJA: alternativas e possibilidades 2014 (Dissertação de Mestrado).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . DECIFRA-ME OU DEVORO-TE - OU MELHOR, CONHECE-TE OU PERECERÁS. CEAT - Centro de Atendimento ao Trabalhador Américo Brasiliense, 2011 (Artigo).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Vida de Escola. Porto Alegre: Mundo Jovem Online, 2008 (Poema).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Autoconhecimento e profissão - Decifra-me ou devoro-te, ou melhor - conhece-te ou perecerás! 2007 (Texto na Internet).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . Professores: professemos e proclamemos a nossa fé 2006 (Texto na Internet).

  • AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina . TRABALHOS ACADÊMICOS 2004 (Texto Didático).

Outras produções

OLIVEIRA, C.R.A. . CTAIntegra apresentação hipertextual do ementário do Curso Técnico em Agropecuária, Integrado, do IFMG-SJE. 2022.

OLIVEIRA, C.R.A. . CTAIntegra ? um ementário hipertextual do curso. 2022.

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina ; AGUIAR_ALVES, F . Catálogo Digital para o Ensino de Ciências Naturais na EJA. 2014.

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina ; ALVES, Tania da Costa Rangel . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: PIAGET E VYGOTSKI. 1991. .

AGOSTINI_OLIVEIRA, Clara Regina ; SOUZA, Stela Maris Bretas . UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal Minas Gerais, Campus Governador Valadares, COPED - Coordenação Pedagógica. , Avenida Minas Gerais, 5189, Ouro Verde, 35057760 - Governador Valadares, MG - Brasil, Telefone: (33) 30227800, Ramal: 7812, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

2010 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

2008 - 2010

Secretaria Muncipal de Educação - Eugenópolis, MG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEDAGOGA - Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisão Escolar de Educação Básica com ênfase em Alfaberização e Letramento

Atividades

  • 07/2008

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Pedagógica.,Serviço realizado, Planejamento e Acompanhamento de processos educacionais, especialmente o trabalho docente.

1998 - 2007

Instituto Católico do Leste de MInas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
O ICMG foi o mantenedor do UNILESTE-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG, credenciado como Centro Universitário em junho/2000. Atualmente o UnilesteMG é mantido pela UBEC - Uniião Brasiliense de Educação e Cultura, de Brasília.

1992 - 1995

Instituto Católico do Leste de MInas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/2005 - 12/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 08/2005 - 12/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Educação Virtual - NEV, Núcleo de Educação Virtual - NEV.,Atividade realizada, Docência e Desenvolvimento de Aplicações em EAD.

  • 02/2004 - 12/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTIFICA

  • 02/2004 - 12/2007

    Ensino, Farmacia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 02/2005 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação Institucional.,Cargo ou função, Professora Avaliadora.

  • 05/2002 - 07/2006

    Direção e administração, Reitoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, CHEFE DE GABINETE.

  • 08/1998 - 12/2005

    Ensino, Ciencias Contabeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 12/2000 - 02/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Processo Seletivo, Copese.,Cargo ou função, PRESIDENTE DA COPESE.

  • 02/2000 - 12/2001

    Ensino, Ciencias Biologicas - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO

  • 08/1998 - 07/2000

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTIFICA

  • 02/1992 - 02/1995

    Ensino, Pedagogia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, REEDUCAÇÃO PEDAGÓGICA - Curso de Pedagogia, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Curso de Educação Física

  • 02/1992 - 05/1994

    Direção e administração, Departamento de Pedagogia, Direção.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

1997 - 2000

Instituto Educacional Mayrink Vieira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA EDUCACIONAL, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1997 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Soesp, Ssp.,Serviço realizado, Orientação pedagógica para professores de Ensino Médio.

1994 - 1995

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE TÉCNICO, Carga horária: 40

1993 - 1993

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE TÉCNICO, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/1994 - 06/1995

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Supervisão Pedagógica.,Serviço realizado, Orientação pedagógica aos Instrutores de Ensino Profissional.

  • 10/1993 - 12/1993

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Supervisão Pedagógica.,Serviço realizado, Orientação pedagógica aos Instrutores de Ensino Profissional.

1990 - 1991

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1991 - 12/1991

    Serviços técnicos especializados , Setor de Estágio Campus Vale do Aço, Campus Vale do Aço.,Serviço realizado, Coordenação de Estágio no Curso de Pedagogia.

  • 02/1990 - 12/1991

    Ensino, Pedagogia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, REEDUCAÇÃO PEDAGÓGICA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO FAMILIA x ESCOLA x COMUNIDADE

1988 - 1990

Colégio São Francisco Xavier

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1988 - 02/1990

    Serviços técnicos especializados , Ssp, Cariru.,Serviço realizado, Orientação ao trabalho docente para professores de 5a à 8a série e Ensino Médio.

1991 - 1991

Escola Lúcia Casassanta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA ESCOLAR, Carga horária: 0

Outras informações:
Substituição licença maternidade

Atividades

  • 02/1991 - 07/1991

    Serviços técnicos especializados , Ssp.,Serviço realizado, Orientação ao trabalho docente para professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

1985 - 1986

Associação Educacional de Ipatinga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/1985 - 05/1986

    Ensino,,Disciplinas ministradas, MATEMÁTICA - 5a à 8a SÉRIE, PSICOLOGIA PARA CURSO DE MAGISTÉRIO

1980 - 1980

Colégio John Wesley

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1980 - 12/1980

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicologia para Curso de Magistério

1975 - 1978

Colegio Normal na Sra do Patrocínio Cnec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1975 - 01/1978

    Ensino,,Disciplinas ministradas, BIOLOGIA e QUÍMICA - PSICOLOGIA no Curso Normal

1974 - 1975

Escolas de 1o Grau

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Professora em Escolas de 1a à 4a série - Patrocínio do Muriaé

Atividades

  • 06/1974 - 12/1975

    Ensino,,Disciplinas ministradas, AULAS DE 1a à 4a SÉRIE

1996 - 1997

Escola técnica Vale do Aço

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

1979 - 1985

Escola técnica Vale do Aço

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 0

Atividades

  • 07/1983 - 05/1985

    Direção e administração, Vice Direção.,Cargo ou função, VICE-DIRETORA.

  • 02/1979 - 06/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, BIOLOGIA e QUIMICA