Mayra Jamas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2012) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola da Vila - Morumbi(2006).

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente

2013 - Atual

Instituto de Botánica
Título: DIVERSIDADE DE GELIDIALES (RHODOPHYTA) NO BRASIL, COM ÊNFASE NA REGIÃO NORDESTE, COM BASE EM ESTUDOS MORFOLÓGICOS E DNA BARCODES,Orientador:
MUTUE TOYOTA FUJII.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Escola da Vila - Morumbi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Congresso Brasileiro de Ficologia. Estudo morfológico e molecular em Gelidiales (Rhodophyta) do nordeste brasileiro. 2014. (Congresso).

Congresso Latino-Americano de Biotecnologia de Algas. DNA BARCODES EM REPRESENTANTES DE GELIDIALES (RHODOPHYTA) DO NORDESTE BRASILEIRO. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Ficologia. 2012. (Congresso).

XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE BOTÂNICA.ESTUDO DA ORDEM GELIDIALES (RHODOPHYTA) BASEADA EM DADOS MORFOLÓGICOS, COM ÊNFASE EM REPRESENTANTES DO LITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2012. (Encontro).

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). 2011. (Outra).

XIII Semana do Meio Ambiente do CCMB PUC-SP. 2009. (Oficina).

Dia Mundial da Água e Dia do Rio Sorocaba. 2009. (Outra).

Biologia, Ecologia Conservação da Tartarugas Marinhas. 2008. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciano Mendes Castanho

ALMEIDA, Vilma Palazzetti de;CASTANHO, L. M.. O tema transversal meio ambiente e o ensino de botânica: uma proposta de parceria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Andréa Tucci

TUCCI, A.; CASSANO, V.; MILSTEIN, D.. Diversidade de Gelidiales (Rhodophyta) no Brasil, com ênfase na região nordeste, com base em estudos morfológicos e DNA barcodes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Mutue Toyota Fujii

FUJII, M. T.; GHILARDI-LOPES, N. P.; MILSTEIN, D.. Diversidade de Gelidiales (Rhodophyta) no Brasil, com ênfase na região nordeste, com base em estudos morfológicos e DNA barcodes. 2015. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Daniela Milstein

Fujii M;MILSTEIN, D.; GHILARDI, N.. Diversidade de Gelidiales (Rhodophyta) no Brasil, com ênfase na região nordeste, com base em estudos morfológicos e DNA barcodes. 2015. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Daniela Milstein

TUCCI, A.; CASSANO, V.;MILSTEIN, D.. Diversidade de Gelidiales (Rhodophyta) no Brasil, com ênfase na região nordeste, com base em estudos morfológicos e DNA barcodes.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Vilma Palazetti de Almeida

ALMEIDA, V. P.; CASTANHO, L. M.; Fischer H.Z.. Estudo da Ordem Gelididales (Rhodophyta) baseada em dados morfológicos com ênfase em representantes do Litoral do Estado de SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Valéria Cassano

TUCCI, A.;CASSANO, Valéria; MILSTEIN, D.. Diversidade de Gelidiales (Rhodophyta) no Brasil, com ênfase na região nordeste, com base em estudos morfológicos e DNA Barcodes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Carlos Eduardo de Mattos Bicudo

FUJII, M. T.; MILSTEIN, D.; GHILARDI-LOPES, N. P.; PLASTINO, E. M.;C. E. M. Bicudo. Diversidade de Gelidiales (Rhodophyta) no Brasil, com ênfase na região nordeste, com base em estudos morfológicos e DNA barcodes. 2015. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade vegetal e meio ambiente) - Instituto de Botânica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renato Borges de Carvalho

AMPLIAÇÃO DE UM ESTUDO FITOSSOCIOLÓGICO EM UM REMANESCENTE FLORESTAL ÀS MARGENS DO RESERVATÓRIO DE ITUPARARANGA - MUNICÍPIO DE VOTORANTIM (SP); ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PIBIC-CEPE; Orientador: Renato Borges de Carvalho;

Silvia Maria Pita de Beauclair Guimarães

Estudo da ordem Gelidiales (Rhodophyta) baseada em dados morfológicos, com ênfase em representantes do litoral do Estado de São Paulo; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Ciencias Biológicas) - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mutue Toyota Fujii

Diversidade de Gelidiales (Rhodophyta) no Brasil, com ênfase na região nordeste, com base em estudos morfológicos e DNA barcodes; 2015; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Mutue Toyota Fujii;

Vilma Palazetti de Almeida

Ampliação de um estudo fitossociológico em um remanescente florestal às margens do reservatório de Itupararanga (SP); ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Comissão de Ensino e Pesquisa; Orientador: Vilma Palazetti de Almeida;

Aída Maria Baccarelli

Matemática aplicada às Ciências Biológicas; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Aída Maria Baccarelli;

Aída Maria Baccarelli

Física para Ciências Biológias e Biofísica; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Aída Maria Baccarelli;

Aída Maria Baccarelli

Biofísica para Ciências Biológicas; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Aída Maria Baccarelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • JAMAS, M. ; GUIMARAES, S. P. B. . Estudo da ordem Gelidiales (Rhodophyta) baseado em dados morfológicos, com ênfase em representantes do litoral do Estado de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JAMAS, M. ; Almeida, V. P. . Ampliação de um estudo fitossociológico em um remanescente florestal às margens do Reservatório de Itupararanga (SP). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    ESTUDO DA ORDEM GELIDIALES (RHODOPHYTA) BASEADO EM DADOS MORFOLÓGICOS, COM ÊNFASE EM REPRESENTANTES DO LITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, Descrição: Os representantes da ordem Gelidiales são componentes importantes das comunidades marinhas bentônicas, além de seu valor econômico como matéria prima para produção de agar. Apesar dos estudos taxonômicos já realizados na costa brasileira, a delimitação dos gêneros e o reconhecimento das espécies têm sido extremamente difíceis e controvertidos, pois muitas espécies apresentam grande plasticidade morfológica, limites taxonômicos não definidos e raramente estão férteis. Este plano visa o estudo de representantes de Gelidiales através da taxonomia tradicional (morfologia, anatomia e estruturas reprodutivas). As características taxonômicas utilizadas para a diferenciação das espécies foram: hábito, dimensões, arranjo dos tetrasporângios, presença/ausência e distribuição dos rizines, arranjo das células corticais superficiais, padrão da arquitetura dos ápices e tipos de estrutura de fixação. Foram estudadas 47 amostras, pertencentes a treze táxons: Gelidiella ligulata, Gelidium crinale, G. floridanum, G. microdonticum, Parviphycus sp., Pterocladiella bartlettii, P. beachiae e P. capillacea. Alguns táxons foram identificados somente a nível de gênero, podendo ser novos para a ciência: Gelidium sp. 1, G. sp. 2, G. sp. 3, G. sp. 4 e Pterocladiella sp. Os dados morfológicos serão complementares para o Projeto IBt, que visa o emprego do barcoding para as algas marinhas do estado de São Paulo. O barcoding representa uma ferramenta a mais que deve ser aliada à taxonomia morfológica tradicional. Devido às dificuldades, principalmente para as espécies de pequeno porte, o estudo combinado da morfologia e da biologia molecular está fornecendo resultados significantes para a conclusão das identificações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayra Jamas - Coordenador / SILVIA PITA BEAUCLAIR GUIMARÃES - Integrante / Alex Alcântara de Almeida - Integrante.

  • 2010 - 2011

    AMPLIAÇÃO DE UM ESTUDO FITOSSOCIOLÓGICO EM UM REMANESCENTE FLORESTAL ÀS MARGENS DO RESERVATÓRIO DE ITUPARARANGA - MUNICÍPIO DE VOTORANTIM (SP), Descrição: O reservatório de Itupararanga no Município de Votorantim (SP) possui no seu entorno várias áreas desprovidas de mata ciliar. Por força da lei os proprietários da região estão reflorestando uma faixa de 100 m na borda do reservatório. O conhecimento da composição florística e fitossociologia das matas residuais do entorno do reservatório é a base para se determinar quais espécies florestais devem ser indicadas nestes projetos de reflorestamento. O objetivo deste projeto foi de ampliar o estudo fitossociológico feito entre 2007 e 2008 pelo aluno do Curso de Ciências Biológicas da PUC/SP, Renato Borges Carvalho e caracterizar a comunidade arbórea de um remanescente florestal às margens do Reservatório de Itupararanga através de parâmetros fitossociológicos localizado nas coordenadas UTM latitude = 23 37 23,64800 S, longitude = 47 23 14,46687 W de altitude 880m. Foi coletado material botânico em 10 parcelas de 250 metros quadrados (25x10 m) ao longo de uma trilha. Alterando o critério de inclusão feito no primeiro levantamento de DAP de 15cm para 5cm, garantiu-se desta forma a inclusão de 29 espécies novas, pertencentes a 13 famílias e 20 gêneros diferentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mayra Jamas - Coordenador / Vilma Palazetti de Almeida - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Prêmio de Melhor Trabalho de iniciação cientítica na área de Ciências Biológicas - Botânica da PUC-SP, PUC-SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional