Taiana Dias de Matos Ribeiro
Mestra em Atenção a Saúde (PUC-GO, 2020). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva e Urgência e Emergência (CGESP, 2013). Graduada em Enfermagem (UniGOYAZES, 2011). Atuei como enfermeira assistencial em unidades de saúde na rede Pública, privada e filantrópica nas áreas: Serviço Pré-Hospitalar Móvel de Urgência (SAMU 192-Trindade-GO), Pronto atendimento, Clínica médica, cirúrgica, pediatria, obstetrícia, nefrologia, urologia, cardiologia e neurologia (Santa Casa de Misericórdia de Goiânia-GO); Como gestora em Unidade Básica da Atenção Primária à Saúde (UBS 328 Trindade-GO); Coordenadora dos programas de IST's , Tuberculose e Hanseníase e outros agravos (Vigilância em Saúde, Trindade-GO); Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e presidente da Comissão do NHE; Responsável técnica do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e presidente da Comissão GRSS; Membro das comissões de: Controle de Infecções relacionadas à assistência à Saúde, Prevenção de Acidente com Perfuro-cortante, Revisão de Prontuário, Verificação de óbitos (Hospital Estadual de Trindade com ACREDITAÇÃO ONA 2); Enfermeira Responsável Técnica do Augusta Hospital Universitário Dia (AHUD); Docente em pós-graduação (ITH), graduação, Preceptoria de Estágio Supervisionado em Enfermagem (UniGOYAZES); e membro representante de alunos egressos na Comissão Própria de Avaliação - CPA. Atualmente, Coordenadora do Curso de Enfermagem e docente dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Goyazes.
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em MESTRADO EM ATENÇÃO A SAÚDE
2018 - 2020
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Fatores Relacionados ao Estresse em Estudantes de Enfermagem
, Ano de Obtenção: 2020.Cejane Oliveira Martins Prudente.Palavras-chave: Educação Superior.; Estudantes de Enfermagem.; Estresse Psicológico..
Especialização em Urgência e Emergência
2012 - 2013
CENTRO GOIANO DE ENSINO PESQUISA E POS GRADUAÇAO
Título: Úlcera por pressão em clientes na unidade de terapia intensiva: Caracterização conforme a escala Braden
Especialização em Unidade de Terapia Intensiva- UTI
2011 - 2012
Centro Goiano de Pesquisa e Pós-Graduação
Título: Úlcera por pressão em clientes na unidade de terapia intensiva: Caracterização conforme a escala Braden
Formação complementar
2023 - 2023
Pessoas com Deficiências e Necessedades Especiais para Docentes. (Carga horária: 2h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES, UNIGOYAZES, Brasil.
2022 - 2022
Capacitação sobre Vigilância do Sarampo. (Carga horária: 4h). , SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, SUVISA, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação de professores tutores em Ensino à distância. (Carga horária: 40h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES, UNIGOYAZES, Brasil.
2021 - 2021
TREINAMENTO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO SINAN NET E SINAN ONLINE. (Carga horária: 3h). , REGIONAL DE SAÚDE CENTRAL, REGIONAL, Brasil.
2021 - 2021
Formação de Lideres em Gestão da Qualidade. (Carga horária: 32h). , HOSPITAL ESTADUAL DE TRINDADE, HETRIN, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação sobre Sarampo. (Carga horária: 4h). , SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, SUVISA, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação do novo P.C.D.T de P.P.E de Risco ao HIV, Hepatites Virais. (Carga horária: 4h). , Superintedência de Políticas de Atenção Integral à Saúde, SPAIS, Brasil.
2018 - 2018
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Profilaxia Pós-Exposição. (Carga horária: 4h). , SECRETARIA DE ESTADO SAUDE, SES/GO, Brasil.
2018 - 2018
Treinamento de preenchimento do Currículo Lattes. (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2017 - 2017
Qualificação sobre Ficha de Notificação de Violência Interpessoal. (Carga horária: 8h). , Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SESTS, Brasil.
2017 - 2017
Qualificação do Pré-Natal do Parceiro e inserção do homem no sistema. (Carga horária: 8h). , Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SESTS, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação no Manejo Clínico da Sífilis. (Carga horária: 8h). , Superintedência de Políticas de Atenção Integral à Saúde, SPAIS, Brasil.
2015 - 2015
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. (Carga horária: 16h). , Núcleo de Educação em Urgências, NEU, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação de Executores de Teste Rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, SMS, Brasil.
2015 - 2015
MANEJO CLÍNICO DA HANSENÍASE. (Carga horária: 12h). , Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SESTS, Brasil.
2012 - 2012
Cateter Central de Inserção Periférica. (Carga horária: 20h). , CENTRO GOIANO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, CGESP, Brasil.
2012 - 2012
Emergências Clínicas e Traumáticas. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Enfermagem, COREN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Estágio Voluntário extra-curricular. (Carga horária: 80h). , Centro de Saúde de Gameleiras, CSG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Estágio Voluntário extra-curricular. (Carga horária: 40h). , Hospital de Urgência de Trindade, HUTRIN, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação em audiologia clínica e educacional. (Carga horária: 15h). , Vila São José Bento Cottolengo, VSJBC, Brasil.
2010 - 2010
1º Curso Goiano de Eletrocardiografia. (Carga horária: 10h). , Associação de Beneficência Brasileiraa, ABB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão e Assistência de Enfermagem em Atenção primária à Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Docência de graduação e pós-graduação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão e assistência de Enfermagem em Serviço privado e filantrópico.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Coordenação de Serviço de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Coordenação de Núcleo de Epidemiologia Hospitalar e municipal.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Coordenação de curso de graduação em Enfermagem.
Organização de eventos
RIBEIRO, T. D. M. ; SANTOS, C.R. . 6º SIMPÓSIO INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: CONSTRUINDO O FUTURO. 2024. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. ; SANTOS, O. P. ; CAETANO, S.R.S. ; MAGALHÃES, S.S ; SANTOS, C.C. . Semana da Enfermagem On-line. 2020. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. . 2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. 2020. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. . EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. . EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTETRA. 2020. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. . 1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE. 2019. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. ; SANTOS, O. P. ; CAETANO, S.R.S. ; SANTOS, C.C. ; ROCHA, M.E. . 2º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da FUG. 2019. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. . Jornada Científica da Faculdade União Goyases. 2018. (Outro).
RIBEIRO, T. D. M. . XII Jornada Científica: Inovação Profissional e a Saúde concectada. 2018. (Outro).
Participação em eventos
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.SUPORTE BÁSICO DE VIDA E INTRODUÇÃO AO AVANÇADO. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.PERSPECTIVAS DE EMPREENDEDORISMO NA PROFISSÃO. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.TÉCNICAS DE ENERGIA MUSCULAR NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES CERVICAIS: EFICÁCIA E INTEGRAÇÃO COM TERAPIAS MANUAIS. UM ESTUDO DE REVISÃO. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.HIDROTERAPIA INPACTOS NA REDUÇÃO DA DOR NO PARTO E NO BEM ESTAR MATERNO: UM ESTUDO DE REVISÃO. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.LASERTERAPIA NA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.EFEITOS COMBINADOS DA NEUROMODULAÇÃO NÃO INVASIVA E MINDFULNESS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM DOR CRÔNICA: UM ESTUDO DE REVISÃO. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.O PAPEL DO ENFERMEIRO NA VACINAÇÃO INFANTIL. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.AUTONOMIA E EMPREENDEDORISMO DA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA. 2025. (Simpósio).
7º SIMPÓSIO DE CIÊNICA E TECNOLOGIA UNIGOYAZES.MINICURSO DE INJETÁVEIS. 2025. (Oficina).
DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO.DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO AO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE TRINDADE. 2025. (Outra).
MINICURSO DE ORATÓRIA: COMO DESTRAVAR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO.MINICURSO DE ORATÓRIA: COMO DESTRAVAR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO. 2025. (Simpósio).
PALESTRA PROCESSOS DE ATESTADOS MÉDICOS E AFASTAMENTOS UNIGOYAZES.PROCESSOS DE ATESTADOS MÉDICOS E AFASTAMENTOS UNIGOYAZES. 2025. (Outra).
6 Simposio Inovação e Sustentabilidade.Semana da Enfermagem: Valorização e reconhecimento da Profissão e Serviço Aeromédico. 2024. (Simpósio).
Semana da Enfermagem UniGoyazes.Validação de diploma e atuação do enfermeiro nos EUA. 2023. (Simpósio).
Semana da Enfermagem UniGoyazes.Serviços prestados como Enfermeiro à sociedade e como Docente do Curso de Enfermagem da UniGoyazes. 2023. (Encontro).
4 Simpósio UniGoyazes.O impacto das fake news e o fomento dos discursos negativos na sociedade relacionados as vacinas. 2022. (Simpósio).
4 Simpósio UniGoyazes.Enfermagem Empreendedora Desafios e Possibilidades. 2022. (Simpósio).
4º Símpósio Ciência, Tecnologia, e Inovação.O Impactos das Fake news e o fomento dos discursos negativos na sociedade relacionados às vacinas. 2022. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.EQUIPE DE ENFERMAGEM E VIOLÊNCIA OCUPACIONAL. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.AVALIAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE BANNERS. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.VIOLÊNCIA SOFRIDA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.RELAÇÕES DE AMIZADES NO PROCESSO DE TOLERÂNCIA. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.O IMPACTO DA SÍNDROME DE BURNOUT NA SEGURANÇA DO PACIENTE. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTETRA. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓICA PARA O ENSINO EM SAÚDE. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.TERRITÓRIO DA SAÚDE: OS DIVERSOS OLHARES SOBRE O TERRITÓRIO DA SAÚDE NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: O ENSINO COM ÊNFASE NO CONCEITO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.GESTÃO E SAE. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Simpósio).
2º SIMPÓSIO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.GESTÃO HOSPITALAR E CONTROLE DE INFECÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NO PARTO HUMANIZADO: BOAS PRÁTICAS. 2019. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.O ENFERMEIRO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER. 2019. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2019. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.A IMPORTÂNCIA DO EXAME PAPANICOLAU NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO. 2019. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.SEGURANÇA DO PACIENTE: A CIRURGIA SEGURA COMO INDICADOR DE QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA. 2019. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.A CORRELAÇÃO ENTRE IDEAÇÃO SUICIDA E PACIENTES ONCOLÓGICOS. 2019. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.ATUAÇÃO ASSISTENCIAL DA ENFERMAGEM FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. 2019. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO DE SAÚDE DE TRINDADE - SAÚDE E RELIGIOSIDADE.A INFLUÊNCIA DO TABAGISMO NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA. 2019. (Simpósio).
22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Educação e o Estado Neoliberal: Internacionalização e as Finalidades Educativas. 2019. (Congresso).
2º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da FUG.Liderança, valorização e empoderamento para perspectiva nursing now. 2019. (Encontro).
Conferência: O avanço e o Impacto Social da Pós-Graduação na área da saúde. 2019. (Outra).
O AVANÇO E O IMPACTO SOCIAL DA PÓS-GRADUAÇÃO ÁREA DA SAÚDE. 2019. (Outra).
VIII Simpósio Internacional CEEN.VISITA TÉCNICA EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Simpósio).
Ação Social da FUG.Ação Social no Colégio Estadual Divino Pai Eterno. 2017. (Outra).
Palestra: Sensibilização para Mudanças - Alcançando Resultados Extraordinários. 2017. (Outra).
Palestra: Sensibilização para Mudanças - Alcançando Resultados Extraordinários. 2017. (Outra).
XI JORNADA CIENTÍFICA - Saúde em Foco. Sexualidade com a População Feminina da Terceira Idade: Relato de Experiência. 2017. (Exposição).
AÇÃO SOCIAL DO RALLY INTERNACIONAL DOS SERTÕES.AÇÃO SOCIAL DO RALLY INTERNACIONAL DOS SERTÕES. 2011. (Outra).
I Símposio Internacional CEEN.Processo de Enfermagem. 2011. (Simpósio).
IV Jornada Científica da Faculdade União de Goyazes. 2011. (Outra).
IV Jornada Científica da Faculdade União de Goyazes.Mini curso: Exame físico em enfermagem. 2011. (Outra).
Palestraa: Biossegurança. 2011. (Seminário).
Programa Saúde na Escola: Orientação Sexual.Orientação Sexual na escola. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; SALES, C. O.; FILHO, L.I.C.. Saúde do Trabalhador: Ginástica laboral como promotora de qualidade de vida no ambiente de trabalho.. 2023.
RIBEIRO, T. D. M.; SANTOS, C. A.; BARBOSA, A. C.; SANTOS, O. P.. Cateterismo Cardíaco - Cuidados de enfermaem pré e pós. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; SALES, C. O.; MAGALHÃES, S.S. As midias digitais como ferramenta para a atuação do profissional de educação física na prática de atividade física e qualdidade de vida. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; SALES, C. O.; MAGALHÃES, S.S. A Importância do conhecimento sobre primeiros socorros para profissionais de educação física que atuam em academias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
CAETANO, S.R.S.; SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; FONSECA, J.B.. Humanização da Assistência de Enfermagem do Pré-natal realizado pelos enfermeiros na ESF do município de Anicúns. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
RIBEIRO, T. D. M.; SANTOS, O. P.; SOARES, S. R.; CAETANO, S.R.S.. Humanização da Saúde diante à pessoa idosa: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; SALES, C. O.. de Assis, Thaís V. da Silva, Wilker X. da Silva.Benefícios do Desenvolvimento Motor na Iniciação Esportiva: Uma revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
CAETANO, S.R.S.; SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; FONSECA, J.B.. Atribuições dos Enfermeiros que atuam no transporte aeromédico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; PEREIRA, B. A.; SANTOS, C.C.. O enfermeiro em qualidade e acreditação em saúde. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
RIBEIRO, T. D. M.; SANTOS, O. P.; SALES, C. O.. A RELAÇÃO DO ZIKA VÍRUS EM GESTANTES E SUAS COMPLICAÇÕES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
PORTO, H. K. P.; RIBEIRO, M. T. L.;RIBEIRO, T. D. M.; SANTOS, O. P.. ERROS DE PRESCRIÇÃO E A SEGURANÇA DO PACIENTE NA TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
MAGALHÃES, S.S; RIBEIRO, K. F. G.;RIBEIRO, T. D. M.. O impacto das Fake News e o fomento dos discursos negativos na sociedade relacinados a vacinas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
MAGALHÃES, S.S;RIBEIRO, T. D. M.; COSTA, J.G.D.. ANÁLISE RETROSPECTIVA DA COBERTURA DE EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
MAGALHÃES, S.S; SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.. ANÁLISE DA COBERTURA DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE NAS REGIÕES BRASILEIRAS: UMA RELAÇÃO COM ÍNDICE DE GINI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
RIBEIRO, T. D. M.; MAGALHÃES, S.S; FONSECA, J.B.. Atuação do Enfermeiro na Assistência ao Paciente Oncológico com Risco de suicídio. 2019.
RIBEIRO, T. D. M.; SANTOS, O. P.; RAMALHO, R.C.. B; ASSUNÇÃO, M.G.S..A Qualidade do Sono de Idosos Praticantes de Hidroginástica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO) - FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; RAMALHO, R.C.. A.D; ARAÚJO, G.P.S; BERNARDO, R.F.S..O Conhecimento do Profissional de Educação Física Sobre o Primeiros Socorros na Sala de Musculação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO) - FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.
MAGALHÃES, S.S; FONSECA, J.B.;RIBEIRO, T. D. M.. F; OLIVEIRA, W.B..Experiências vivenciadas por profissionais de enfermagem em uma cooperativa home care. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
FILHO, L.I.C.;RIBEIRO, T. D. M.; ANDRADE, M.L.C.. S; OLIVEIRA, A.P; OLIVEIRA, W.R..Perfil Epidemiológico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Município de Trindade, Goiás, Brasil nos anos de 2013 à 2018.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
SANTOS, C.C.;RIBEIRO, T. D. M.; PEREIRA, B. A.. V; TEIXEIRA, T.S..Uso de Metodologia Ativa como Instrumento na Prevenção de Infecção Hospitalar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
ROCHA, M.E.;RIBEIRO, T. D. M.; FARIA, L. X.. R; OLIVEIRA, K.O..Depressão em Mulheres com Câncer de Mama. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
ROCHA, M.E.;RIBEIRO, T. D. M.; FARIA, L. X.. P.D..Fatores que ocasionam o índice de depressão e ansiedade em profissionais de enfermagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
ROCHA, M.E.; CAETANO, S.R.S.; PEREIRA, B. A.;RIBEIRO, T. D. M.. K.F; SILVA, W.B.S..Assistência de Enfermagem em Cuidados Paliativos no Câncer Infanto-Juvenil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
SANTOS, O. P.; CAETANO, S.R.S.; PEREIRA, B. A.;RIBEIRO, T. D. M.. Território e Saúde: Um estudo sobre as configurações territoriais da região de cobertura da ESF do Residencial Marise. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
SANTOS, O. P.; MAGALHÃES, S.S; PEREIRA, B. A.;RIBEIRO, T. D. M.. Feminicídio: um grito silenciado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; PEREIRA, B. A.. SANTOS E MEIRYANE DE PAULA SILVA..ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: UM DESAFIO PERMANENTE PARA O ENFERMEIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.. Enfermagem: Um resgate da história. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.
SANTOS, B. M.; SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.. Prevenção do Câncer de Próstata: Desafios e enfrentramento do profissional de enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.
RIBEIRO, T. D. M.; OLIVEIRA, M. C.; VALADÃO, C. F.. Compreensão dos enfermeiros da Atenção Básica do município de Anicuns-GO sobre a aplicabilidade da vacina BCG na prevenção da Tuberculose e Hanseníase. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.
SANTOS, O. P.;RIBEIRO, T. D. M.; LOPES, W. V.. Qualidade de Vida e Sexualidade na População da Terceira Idade de um Centro de Convivência na cidade de Trindade-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES.
FARIA, L. X.; BASTOS, E. C. R.;RIBEIRO, T. D. M.. da Silva.PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA SÍFILIS CONGÊNITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
FARIA, L. X.; BASTOS, E. C. R.;RIBEIRO, T. D. M.. F; SILVA, N.M.C.M..Prevenção e tratamento Sífilis Congênita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes.
RIBEIRO, T. D. M.. Banca Examinadora de Requisição de docente do curso de Terapia Ocupacional. 2021. CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
RIBEIRO, T. D. M.. Inovação e Sustentabiidade: Construindo o Futuro. 2024.
RIBEIRO, T. D. M.. 1º Símposio de Saúde de Trindade. 2019. CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES.
Orientou
A RELAÇÃO DO ZIKA VÍRUS EM GESTANTES E SUAS COMPLICAÇÕES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade União de Goyazes; Orientador: Taiana Dias de Matos Ribeiro;
L; A; OLIVEIRA, W; D; R; ; Atuação do Enfermeiro na Assistência ao Paciente Oncológico com Risco de suicídio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES; Orientador: Taiana Dias de Matos Ribeiro;
Visita Técnica e Instituição de Longa Permanência para Idosos: Relato de Experiência; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Taiana Dias de Matos Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
SANTOS FILHO, A. R. ; RODRIGUES, L. M. ; OLIVEIRA, M. R. ; SANTOS, O. P. ; RIBEIRO, T. D. M. . A influência do tabagismo na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) em idosos: revisão da literatura. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
SALES, D. J. ; PEIXOTO, L. R. ; MAGALHÃES, S.S ; RIBEIRO, T. D. M. . O IMPACTO DAS FAKE NEWS E O FOMENTO DOS DISCURSOS NEGATIVOS NA SOCIEDADE RELACIONADOS ÀS VACINAS. In: 4º Símposio Ciência,Tecnologia e Inovação: Instrumentos para desenvolvimento econômico, empregabilidade e qualidade de vida, 2022, Trindade. Anais do 4º Símposio UniGOYAZES, 2022. v. 4.
-
LEMES, B. V. ; LAGO, W. M. S. ; RIBEIRO, T. D. M. ; SANTOS, O. P. . Acidente de Trabalho com Perfurocortante entre os profissionais da área da saúde. In: 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia, 2020, Trindade. Anais do 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia. Trindade, 2020. v. 02.
-
MACEDO, W. S. ; MENDONCA, L. E. A. ; RIBEIRO, T. D. M. . Como as fake news prejudicam a população em tempos de pandemia Covid-19. In: 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia, 2020, Trindade. Anais do 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia. Trindade, 2020. v. 02.
-
SOUSA, E. C. ; CHAGAS, I. O. S. ; RIBEIRO, T. D. M. ; MAGALHÃES, S.S ; SANTOS, O. P. . Intervenção de Enfermagem no controle de infecção hospitalar. In: 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia, 2020, Trindade. Anais do 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia. Trindade, 2020. v. 02.
-
CAMARGOS, M. C. S. ; JESUS, T. N. S. ; SANTOS, C.C. ; SANTOS, O. P. ; RIBEIRO, T. D. M. . Atuação do enfemeiro na prevenção da Sífilis Congênita. In: 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia, 2020, Trindade. Anais do 2º Símposio União de Goyazes: Saúde, Gestão e Oportunidades no Pós-Pandemia. Trindade, 2020. v. 02.
-
SILVA, V. S. ; MAXIMO, G. A. ; BRAS, R. K. M. B. ; CAETANO, S.R.S. ; RIBEIRO, T. D. M. . Assistência de enfermagem obstétrica no parto humanizado: Boas práticas. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
SANTOS, J. L. A. ; OLIVEIRA, W. D. R. ; SOUZA, S. O. B. ; GARCIA, W. J. M. ; RIBEIRO, T. D. M. . A correlação entre ideação suicída e pacientes oncológicos. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
MALAQUIAS, F. C. ; BRANDAO, J. O. ; COSTA, K. J. ; RODRIGUES, L. M. ; RIBEIRO, T. D. M. . A importância citopatológico papanicolau na prevenção do câncer do colo do útero. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
CAMARGOS, M. C. S. ; JESUS, T. N. S. ; TAVARES, J. A. ; ALMEIDA, K. V. ; RIBEIRO, T. D. M. . Atuação assistencial de enfermagem frente às condições de urgência e emergência. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
TAVARES, J. A. ; ALMEIDA, K. V. ; CAMARGOS, M. C. S. ; RIBEIRO, T. D. M. . Aula prática supervisionada de graduandos de enfermagem - um relato de experiência sobre discordâncias do ensino e aprendizagem. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
SILVA, V. S. ; COSTA, K. J. ; RODRIGUES, T. M. O. ; SANTOS, O. P. ; RIBEIRO, T. D. M. . Características no atendimento pré-hospitalar móvel e a atuação do enfermeiro. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
SILVA, K. M. S. ; SANTOS, L. V. N. ; SOUZA, L. D. A. ; SANTOS, O. P. ; RIBEIRO, T. D. M. . Segurança do paciente: a cirurgia segura como indicador de qualidade da assistência de enfermagem. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
SILVA, V. S. ; ARAUJO, D. R. B. S. ; COSTA, K. J. ; RODRIGUES, L. M. ; RIBEIRO, T. D. M. . A importância do aleitamento materno e o fortalecimento do vínculo afetivo. In: 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade, 2019, Trindade. Anais do 1º Símposio União de Goyazes: Saúde e Religiosidade. Trindade, 2019. v. 01.
-
RIBEIRO, T. D. M. . PROCESSOS DE ATESTADOS MÉDICOS E AFASTAMENTOS UNIGOYAZES. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, T. D. M. . Semana da Enfermagem. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, T. D. M. . Abordagem multiprofissional na prevenção e controle do câncer de mama. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, T. D. M. ; PRUDENTE, C. O. M. . FATORES RELACIONADOS AO ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, T. D. M. ; LOBO, G.M. . Promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, T. D. M. . LIDERANÇA, VALORIZAÇÃO E EMPODERAMENTO PARA PERSPECTIVA NURSING NOW. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, T. S. ; Souza, G. B. ; SANTOS, J. L. A. S ; OLIVEIRA, W. D. R. ; RIBEIRO, T. D. M. . VISITA TÉCNICA EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIBEIRO, T. D. M. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AS URGÊNCIAS NA ATENÇÃO BÁSICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, T. D. M. ; Souza, G. B. ; SILVA, G.J.N ; SANTOS, J. L. A. S ; TEIXEIRA, T. S. ; OLIVEIRA, W. D. R. . SEXUALIDADE COM A POPULAÇÃO FEMININA DA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, T. D. M. ; SILVA, M.Q. ; GONZAGA, A.C. ; CARVALHO, G.H.F . Prevalência das Principais Vaginites Microbianas encontradas em uma ESF e uma Clínica Particular do Município de Trindade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, T. D. M. ; FILHO, L.I.C. ; LEITE, J. F. M. O. ; ALMEIDA, J. F. ; SILVA, T. B. ; PIRES, V. G. L. . O impacto de ações e medidas preventivas e restritivas contra a COVID-19 na Romaria do Divino Pai Eterno, Trindade-GO, 2022. Goiânia: Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, 2022 (Boletim Epidemiológico).
Outras produções
RIBEIRO, T. D. M. . Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). 2023.
RIBEIRO, T. D. M. . Regimento Interno do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HETRIN. 2022.
RIBEIRO, T. D. M. . Fluxograma de Acidente de Trabalho com Exposição à material Biológico. 2021.
RIBEIRO, T. D. M. . Reconhecimento e valorização da Enfermagem. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, T. D. M. . Conexão UniGOYAZES - RÁDIO 87,9 FM TRINDADE. 2022.
RIBEIRO, T. D. M. . Feminicídio. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, T. D. M. ; SANTOS, O. P. ; CAETANO, S.R.S. ; SANTOS, C.C. ; ROCHA, M.E. . 2º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da FUG. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, T. D. M. . Semana da Enfermagem. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, T. D. M. ; LOPES, A. . Live de encerramento da Semana de Enfermagem Unigoyazes 2023:. 2023; Tema: Validação de diploma e atuação do Enfermeiro nos EUA. (Rede social).
RIBEIRO, T. D. M. ; FILHO, L.I.C. ; FERNANDES, V.L.G.P ; ALMEIDA, J. F. ; LEITE, J. F. M. O. ; SILVA, T. B. . O impacto de ações e medidas preventivas e restritivas contra a COVID-19 na Romaria do Divino Pai Eterno, Trindade-GO, 2022. 2022; Tema: COVID-19. (Site).
RIBEIRO, T. D. M. ; CARNEIRO, T. R. Q. S. . Live: Setembro Amarelo e a Saúde Mental. 2020; Tema: Saúde Mental. (Rede social).
RIBEIRO, T. D. M. ; Souza, G. B. . Live: 3º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem. 2020; Tema: Bate papo sobre trajetória profissional, experiência e desafios. (Rede social).
RIBEIRO, T. D. M. ; LOPES, W. V. . Live: O Fator X da resiliência. 2020; Tema: O Fator X da resiliência. (Rede social).
RIBEIRO, T. D. M. . Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal I:Afecções respiratórias, UTI, infecções hospitalares e Segurança do paciente.. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBEIRO, T. D. M. . Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Santa Casa de Misericórdia de GoiâniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
Outras informações:
Pronto Atendimento; Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Nefrologia; Pediatria; Obstetrícia; Cardiologia; Urologia; Neurologia.
2012 - 2015
Serviço de Atendimento Móvel de UrgênciaVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Intervencionista na UTI móvel, Carga horária: 40
2015 - 2018
Nucleo de Vigilância EpidemiológicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação do Programa de Tuberculose e Hanseníase; Coordenação do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais; Coordenação do Programa de Violências e Acidentes; Coordenação do Programa Saúde do Trabalhador;
2017 - 2017
Unidade Básica de Sáude - Atenção BásicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Gestora e Coordenadora da UBS, Carga horária: 40
2014 - 2018
Faculdade União de GoyazesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora de Estágio Supervisionado, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplinas: Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto e do Idoso, Urgência e Emergência, Saúde Pública, Doenças Endêmicas, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde do Recém-Nascido.
Atividades
-
08/2014
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Doenças Endêmicas e Prevalentes, Saúde do Adulto e do Idoso, Sistematização da Assistência de Enfermagem., Urgência e Emergência., Fundamentos da Assistência de Enfermagem.
2021 - 2021
ITH PÓS GRADUAÇAOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 14
Outras informações:
Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal I: Afecções respiratórias, UTI, infecções hospitalares e Segurança do paciente.
2021 - Atual
HOSPITAL ESTADUAL DE TRINDADEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NHE, Carga horária: 44
2021 - Atual
HOSPITAL ESTADUAL DE TRINDADEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Gerenciamento de Resíduos, Carga horária: 44
2018 - Atual
Centro Universitário GoyazesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de enfermagem, Carga horária: 20
2014 - Atual
Centro Universitário GoyazesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Enfermagem, Carga horária: 14
2022 - 2023
Augusta Hospital Universitário DiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Responsável técnica, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Taiana Dias de Matos Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?