Willian Cristiano de Campos Lopes
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é analista de desenvolvimento - Neolog. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizado, Algoritmos Gráficos, Computação Gráfica, Sistemas Especistas, Inteligência Artificial e Bioinformática.
Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação
2005 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Fernando Antônio de Castro Giorno
Bolsista do(a): Fundação São Paulo.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Participação em eventos
61ª Reunião Anual da SBPC. Desenvolvendo um aplicativo para auxílio no ensino de Algoritmos Gráficos. 2009. (Congresso).
Primeiro Simpósio Brasileiro de Bioinformática.Desenvolvimento de um programa para análise de Transferência Horizontal de Genes. 2008. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
CAMPOS, W. ; ARAKAKI, J. . Desenvolvendo uma aplicação para auxiliar o ensino de Algoritmos Gráficos. In: 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009.
Outras produções
CAMPOS, W. ; GARCIA, R. D. ; GIORNO, F. A. C. . Sistema Especialista para Tipificação do Código Penal Brasileiro. 2008.
CAMPOS, W. ; ARAKAKI, J. . Ferramenta para Auxiliar o Ensino de Algoritmos Gráficos. 2008.
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
Desenvolvendo um aplicativo para auxílio no ensino de Algoritmos Gráficos, Descrição: As disciplinas de Computação Gráfica apresentam aos alunos técnicas utilizadas em aplicativos que necessitam de elementos visuais. Estas técnicas são descritas através de diferentes algoritmos, como os de traçado de primitivos, por exemplo. Tais algoritmos são apresentados de forma teórica e simulando-se manualmente a sua execução, limitando a verificação das características do algoritmo em análise. A utilização de uma ferramenta visual que além de implementar os algoritmos mostre a execução do mesmo passo a passo e demonstre os conceitos e técnicas envolvidas é importante para que o aprendizado dos alunos seja bastante otimizado. O principal objetivo desta pesquisa foi possibilitar uma abordagem mais prática para as disciplinas de Computação Gráfica através do uso de uma aplicação para auxiliar o ensino destes algoritmos. Para isto, foi feito o estudo dos algoritmos em questão e a implementação dos mesmos de maneira a facilitar seu ensino e compreensão. A aplicação desenvolvida permite ao estudante comparar os resultados obtidos através dos diferentes algoritmos; acompanhar a execução passo a passo, monitorando a situação das variáveis, assim como nas simulações normalmente feitas manualmente; Além disto, ao expor as dificuldades na aplicação de preenchimento, por exemplo, leva o estudante a pensar em possíveis soluções para os problemas. A aplicação desenvolvida permite a abordagem prática desejada inicialmente e reforça a idéia de que ferramentas como esta são de extrema importância no aprendizado, uma vez que complementam o ensino teórico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Willian Cristiano de Campos Lopes - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Auxílio financeiro.
Prêmios
2008
Premiação do 17º Encontro de IC (2008) da PUC-SP - Melhor Trabalho na área de Ciência da Computação para a pesquisa Desenvolvendo um aplicativo para auxílio no ensino de Algoritmos Gráficos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Neolog. , Rua Helena, 275, Itaim Bibi, 04552-050 - Sao Paulo, SP - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
NeologVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento, Carga horária: 44
2007 - 2009
Concert Technologies S.AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento, Carga horária: 40
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Desenvolvimento de Algoritmos, Carga horária: 2
2006 - 2007
Centro de Estudos e Pesquisas de Administração MunicipalVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Willian Cristiano de Campos Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?