Sheyla Maria Lemos Lima

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994) e doutorado em Doutorado Em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2009). É tecnologista de saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), lotada na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), onde é docente do Programa de Saúde Pública da área de Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública atuando em ensino e pesquisa principalmente nos seguintes temas: organizações de saúde, contratualização em saúde e qualidade em saúde. Atua também no Programa Profissional de Saúde Pública.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública

2005 - 2009

Escola Nacional de Saúde Publica da Fundação Oswaldo Cruz
Título: Possibilidade e limites dos contratos de gestão na conformação de sistemas de direção para hospitais
Francisco Javier Uribe Rivera. Palavras-chave: contrato de gestão; organizações profissionais; hospitais.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Administração

1990 - 1994

Fundação Getúlio Vargas
Título: O processo de definição e implantação de objetivos numa organização pública do setor saúde: do conjunto sanatorial de Curicica ao Hospital de clínicas básicas Raphael de Paula Souza,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Paulo Roberto Motta
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: objetivos organizacionais; dimensão natural da organização; dimensão política da organização; dimensão racional da organização.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outro.

Especialização - Residência médica

1978 - 1979

Fundação Oswaldo Cruz
Residência médica em: medicina socialNúmero do registro: . Bolsista do(a): Instituto Nacional de Assistência Médica, INAMPS, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Medicina

1973 - 1978

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1988 - 1988

Estágio Sobre o Tema Contratualização. (Carga horária: 80h). , Ecole Nationale de La Sante Publique, ENSP /RENNES, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Gestão Hospitalar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Coloquio Franco Brasileiro de Política Hospitalar.A estrategia de contratualização na politica hospitalar brasileira. 2013. (Simpósio).

Congresso INternacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde - QUALIHOSP. Gestão da Assistência. 2013. (Congresso).

Seminário de Gestão da Clínica e o Papel dos Hospitais Universitários na rede de atenção à saúde.Possibilidades e limites da contratualização so hospitais de ensino no SUS. 2013. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Pólítca, Planejamento e Gestão. Possibilidades e Limites da contratualização para o aprimoramento da gestão e da assistência em hospitais: o caso dos hospitais de ensino no Sistema Único de Saúde brasileiro. 2010. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Pólítca, Planejamento e Gestão. Possibilidades e Limites da contratualização para o aprimoramento da gestão e da assistência em hospitais: o caso dos hospitais de ensino no Sistema Único de Saúde brasileiro. 2010. (Congresso).

24th International Conference - The International Society fo Quality in Health Care. Identifying strategies for implementing clinical guidelines and improving health care quality in the Unified Health Systems in Brazil. 2007. (Congresso).

38th World Conference on Lung health of International Union Against Tuberculosis and Lung Disease. DOTS en Rio de Janeiro City: adherence and results. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Ciencias Socias e Humanas em Saúde X Congresso Assoc Latino Americana Med Social XIV Cong Assoc Intern Polit Saúde. Hospitais Filantrópicos no Brasil e a operação de planos próprios. 2007. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva. VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva. 2006. (Congresso).

. I Congresso Brasileiro de Planos de Saúde da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB. 2004. (Congresso).

A Reforma do Sistema Hospitalar Brasileiro.Seminário sobre a politica Hospitalar do Ministério da Saúde. 2004. (Seminário).

. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

. VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).

.Simpósio Brasil França. 1999. (Simpósio).

.II Encontro HEMORIO de Administradores da Área da Saúde. 1998. (Encontro).

. V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 1997. (Congresso).

.Tópicos Conceituais e Metodológicos da Economia da Saúde. 1996. (Seminário).

.Abertura de Atividades do Componente Federal, do Projeto de Apoio à Reforma do Setor Saúde no Brasil - Cooperação Técnica Bilateral Reino Unido Brasil. 1996. (Seminário).

.Perspectivas para a Gestão Hospitalar Pública no Contexto da Reforma do Estado: Responsabilidade, Eficiência e Eficácia. 1996. (Seminário).

. IV Congressso Brasileiro de Saúde Coletiva. 1994. (Congresso).

.Novas Concepções em Administração e Desafios do SUS. 1990. (Seminário).

.Curso em Nível de Especialização para a Formação de Administradores de Serviços de Saúde com Ênfase na Administração Hospitalar - OPAS/FSP- USP/ENSP/ PROAHSA. 1986. (Seminário).

.I Encontro de Dirigentes das Unidades Hospitalares do MS e III Encontro de Planejamento Hospitalar da SNEPS. 1983. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Francisco Almeida de Barros Junior

MALDONADO, J. M. S. V.; Soares Priscila; Ssochaczewski Jacques;LIMA, S. M. L.. Análise do nível de maturidade em gerenciamento de projetos aplicados à geração de conhecimento científico e tecnológico em saúde - o caso ICICT. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luiciana Rezende da Silva Garcez

MALDONADO, J. M. S. V.; SOUZA, R. A.; Pinheiro MJ;LIMA, S. M. L.. Gestão de riscos na área de compras da FIOCRUZ. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Paula Pinto Cavalcanti

Artmann E; DEGRAVE, W. M. S.; Oliveira RC;LIMA, S. M. L.. Objetivos translacionais em programas de promoção da pepsquisa: desafios para a gestão. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Alessandra Ferreira Dias de Miranda

Lima JC; Barbosa APR; Gadelha CAG; Soares Priscila;LIMA, S. M. L.. A gestão de recursos humanos em uma perspectiva para inovar : um estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Francisco Almeida Barros Junior

MALDONADO, J. M. S. V.; Soares Priscila; Ssochaczewski Jacques;Lima, Sheyla Maria Lemos. Gestão de projetos : análise do nível de maturidade em gerenciamento de projetos aplicados á produção de conhecimento científico e tecnológico em saude - o caso ICICT. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gabriel Avancini Moreno

Filho BC;LIMA, S. M. L.RIVERA, F. J. U.; MALDONADO, J. M. S. V.. O estudo da INO 5 como um instrumento norteador para a sistematização do planejamento das contratações dos serviços de prestação de mão de obra de dedicação exclusiva na ENSP. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Rezande da Silva Garcez

Pinheiro MJ;LIMA, S. M. L.; MALDONADO, J. M. S. V.; SOUZA, R. A.. Gestão de riscos organizacionais: uma proposta de implementação na Casa Oswaldo Cruz. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcio Roberto Begami Escarlate

MALDONADO, J. M. S. V.; Pinto MF;LIMA, S. M. L.. Desafios na implantação do sistema de custos no SUS (APARASUS) no IFF/FIOCRUZ. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gabriel Avnacini Moreno

RIVERA, F. J. U.; MALDONADO, J. M. S. V.; Fialho BC;LIMA, S. M. L.. Proposição de um processo de planejamento de contratações de serviços contínuos na Escola Nacional de Saúde Pública para atendimento à IN 05/2017. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Estefânia Câmara Santos Lopes

HORSTH, Marismary; Vieira Monica;LIMA, S. M. L.. Qualidade de Vida no trabalho segundo os servidores do Centro dePesquisaaa Rene Rachoud- CPQRR/FIOCRUZ. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sonali da Silva Mota

MALDONADO, J. M. S. V.; ESteves .FAT;LIMA, S. M. L.. A função estratégica da gestão de compras na proposição de um novo modelo de licitação para obra e serviço de engenharia na FIOCRUZ. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mariana Baleeiro Martins Carrera

MALIK, A. M.;Lima, Sheyla Maria Lemos; Pacheco,R S V M. Parceria público-privada na saúde do Brasil:estudo de caso do hospital do Subúrbio de Salvador- Bahia. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão em Saúde) - Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Aluno: Mariana Baleeiro Martins Carrera

MALIK, A. M.;LIMA, S. M. L.. Parceria Público-privada na Saúde no Brasil: estudo de cao do hospital de Salvador- Bahia. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Adminitração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Aluno: Vanice Maria da Silva

Lima, Sheyla Maria Lemos; Lima Luciana; Vieira Monica. As organizações sociais e as fundações estatais de direito privado no sistema único de saúde: aspectos da relação público-privado e mecanismos de controle. 2012. Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maura Pereira Dias

Giovanella Ligia;Lima, Sheyla Maria Lemos; Almeida Patty Fidelis de. Estratégias de coordenação entre a atenção primária e secundária à saúde no município de Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Paulo Eduardo Potygara Coutinho Marques

QUENTAL, C. M.; Guimarães MCS;Lima, Sheyla Maria Lemos. Tecnologia de Informação na Fundação Oswaldo Cruz. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Célia Regina Andrade Costa

PORTELA, Margareth CLIMA, S. M. L.; THULER, L. C. S.. Incorporação e uso de da punção por agulha grossa para diagnóstico dos tumores palpáveis da mama. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Célia Regina de Andrade Costa

LIMA, S. M. L.PORTELA, Margareth C; Feitosa TC. Análise da incorporação do uso da punção por agulha grossa para o diagnóstico das lesões palpáveis da mama, no âmbito do SUS. 2010. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em gestão e inovação em saúd) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Luciane Binsfeld

RIVERA, F. J. U.Lima, Sheyla Maria Lemos; Carâp Leonardo Justin. Análise do processo de conformação do perfil assistencial nos hospitais federais do estado do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vanessa Costa e Silva

LIMA, S. M. L.RIVERA, F. J. U.; BAHIA, L.. Projeto Integrar: a implantação de um Sistema Integrado de Serviços de Saúde em Vitória- ES. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Valéria Lima Falcão Campos

LIMA, S. M. L.RIVERA, F. J. U.; MENDONÇA, M. H.. Modernização da gestão de suporte às atividades finalísticas em unidades da Fundação Oswaldo Cruz: validando uma experência. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliano de Carvalho Lima

LIMA, S. M. L.RIVERA, F. J. U.; HORTALE, V.. A Teoria Macroorganizacional do Planejamento Estratégico Situacional e o Sistema de Direção Estratégica : Análise da Gestão em um Sistema Regional de Saúde. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcia Teixeira

LIMA, S. M. L.; MACHADO, M. H.; RIBEIRO, J. M.. Desenhos e Alternativas de Gestão do Trabalho Médico na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Meire Cavaliere de Almeida

PORTELA, M. C.; Malik AM; martins monica; GAMA, Z. A. S.;LIMA, S. M. L.. Teoria de mudança e resultados de uma iniciativa para a melhoria do acesso e efetividade do transplante renal. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Henny Luz Heredia Martínez

Artmann E; martins monica; Deslandes S;Lima, Sheyla Maria Lemos. Equidade no acesso dos adolescentes aos serviços de saúde: avanços, percalços e desafios do Sistema Público de Saúde na Venezuela. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira/ FIOCRUZ.

Aluno: Erika Cardosoo dos Reis

Casemiro JP; Coutinho W; Alcantara L B; Lambert SR; Santos MAB;LIMA, S. M. L.. Avaliação do componente ambulatorial especializado da linha de cuidado para obesidade grave no Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renata Pascoal Freire

GAMA, Z. A. S.; Scofano D; BAUMGARTEN, W.;LIMA, S. M. L.PORTELA, Margareth C. Implementação do checklits de cirurgia segura em hospitais universitários: estudo qualitativo dos fatores contextuais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosane Gomes Alves Lopes

HORSTH, Marismary; Reis Lenice; Jacob, Silvana; Presgrave, Augusto;LIMA, S. M. L.. Integração do laboratorio de saúde pública ao sistema nacional de vigilância Sanitária. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Erika Cardoso dos Reis

Lambert SR; Santos MAB; Casemiro JP;LIMA, S. M. L.. Avaliação da linha de cuidado para obesidade grave na cidade do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Aylton Paulus Júnior

UGÁ, Maria Alicia Domingues; Caetano Rosangela;Lima, Sheyla Maria LemosRIVERA, F. J. U.; MALIK, A. M.. Alocação de recursos condicionada ao desempenho de prestadores de serviços de saúde: o caso das contratualizações no município de Londrina. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Claudia Marques Canabrava

PAIM, J. S.; Souza LEPF; MALIK, A. M.; Menicucci TMG;Lima, Sheyla Maria Lemos. Análise da implantação do Progama de fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do SUS em Minas Gerais. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.

Aluno: ALINE DE CARVALHO AMAND PILAR

Almeida Patty Fidelis; Lima Luciana;LIMA, S. M. L.. Redes de atenção às pessoas com diabetes: agtores, estratégias e instrumentos de coordenação e integração regional. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: ALINE DE CARVALHO AMAND PILAR

Almeida Patty Fidelis; Lima Luciana;LIMA, S. M. L.. Redes de Atenção às pessoas com diabetes: atores, estratégias e instrumentos de coordenação e intergação regional. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vanessa Costa e Silva

HORTALE, V.; Aguilera CEC;LIMA, S. M. L.. Estratégia Saúde da Família gerenciada por organização social de saúde no município do Rio de Janeiro:sistema de governança e atenção à saúde. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sandra Regina Viegas Ferreia

MENDONÇA, M. H.;PORTELA, Margareth CrisóstomoLIMA, S. M. L.. Programa de Reetruturação dos Hospitais Universitários Federais e os Novos Mecanismos de Governança da Gestão Pública - Um estudo do processo de contratualização. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Felipe Gilio Guzzo

MAGALHAES, J. L.; SILVEIRA, C. C. F.; FIGUEIREDO, T. A.;Lima, Sheyla Maria Lemos. Parceria de desenvolvimento produtivo em laboratório farmacêutico oficial. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão, Pesq. e Desenv.na ind. farmacêutica) - Farmanguinhos/FIOCRUZ.

Aluno: Estefânia Câmara Santos Lopes

HORSTH, Marismary; Vieira Monica;LIMA, S. M. L.. qualidade de vida no trabalho: um diagnostico no Centro de Pesquisa René Rachou CPqrr/FIOCRUZ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Raquel Medeiros Lisboa

LIMA, S. M. L.; Brito, Cláudia; ANDRADE, C. L.; Lima Luciana; SILVEIRA, D. P.. as operadoras de planos de saúde e o programa de monitoramento da qualidade dos prestadores de serviço na saúde suplementar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Priscila de Sousa Gomes Rodrigues

SILVA JR, A. G.; CARAP, L. J.;LIMA, S. M. L.. O contrato de metas no Hospital Universitário Antonio Pedro: o caso da emergência referenciada. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em saúde coletiva) - Instituto da Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alice Maria da Silva

BARBOSA, Pedro RibeiroLIMA, S. M. L.; Gabrois Victor. Gestão de serviços de saúde e profissionais de saúde:repensando papéis dentro do SUS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) .

Lima, Sheyla Maria Lemos. Concurso Público para pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública. 2010. Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

LIMA, S. M. L.; Lima Luciana; martins monica; MENDES, W.; Azevedo Creuza; o´dwyer gisele; Lobato MF. Seleção mestrado em saúde pública da Escola Nacional de Saúde Pública. 2011. Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Azevedo Creuza; Lima Luciana; o´dwyer gisele; BAHIA, L.; Porto Silvia; martins monica;UGÁ, Maria Alicia DominguezLima, Sheyla Maria Lemos. Seleção mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Púnlica. 2010. Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

LIMA, S. M. L.. Comissão de Avaliação dos Pôsteres do VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Enrique Jeronimo Saravia

SARAVIA, Enrique. Possibilidades e Limites da Contratualização para o Aprimoramento da Gestão e da Assistência em Hospitais: o caso dos Hospitais de Ensino no Sistema Único de Saúde Brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Paulo Roberto de Mendonça Motta

MALIK, Ana Maria;MOTTA, P. R.; SARAVIA, Enrique Jeronimo; GADELHA, C. A. G.; RIVERA, F. J. U.. Possibilidades e limites da contratualização no aprimoramento da gestão e da assistência em hospitais: o caso do Hospital de Ensino no Sistema Único de Saúde brasileiro (27.10.2009). 2009 - ENSP/FIOCRUZ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Marques Gomes

REMUNERAÇÃO POR SERVIÇO PRODUZIDO? E SUAS IMPLICAÇÕES: O CASO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO (2009 - 2016); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; (Coorientador);

Júlia Matos

Gerencialismo no modo de gestão das Organizações Sociais de saúde: uma análise a partir das narrativas dos trabalhadores das ESF; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Raphael Barreto da Conceição Barbosa

Governança da Atenção Primária à Saúde: aspectos administrativos e relacionais da contratualização das Organizações Sociais anizações Sociais no Rio de Janeiro; 2019; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Daniela Rangel Affonso Fernandes

Fatores Críticos de sucesso em Parcerias de Desenvolvimento Produtivo ? Estudo de caso em um Centro Tecnológico de Medicamentos ? Farmanguinhos; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Deniclara Brocardo

O NASF  E SUA INTERFACE COM AB: ESTUDO A PARTIR DOS DADOS PMAQ EM SANTA CATARINA; 2017; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Fernanda Adães

Avaliação Organizações Sociais em Saúde no Rio de JAneiro; 2016; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Raquel Medeiros Lisboa

Avaliação de Implementação do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar - QUALISS instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar -ANS; 2015; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Tatiana Bozza

Contratualização a atenção cardiovascular de alta complexidade no estado do Ruoo de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Marcia Freitas

Adesão ao Programa de Apoio aso Hospitais do Interior da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Michael Alexander Ayudant Ramos

CARACTERIZACIÓN DEL SISTEMA DE ATENCIÓN AL PACIENTE CON DIABETES MELLITUS TIPO 2 EN ESTABLECIMIENTOS DEL MINISTERIO DE SALUD DE LIMA METROPOLITANA; 2014; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Mara Diana Rolim

Avaliação do SISVAN como instrumento de informação para o desenvolvimento de ações e serviços de alimentação e nutrição nos municípios de Minas Gerais; 2013; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Rosângela Katayose

Retenção e satisfação dos profissionais médicos em hospitais da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia ? SES/BA; 2012; Dissertação (Mestrado em Gestão do Trabalho em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Vanice Maria da Silva

As organizações sociais e as fundações de direito privado no sistema único de saúde: aspectos da relação público-privado e mecanismos de controle; 2012; Dissertação (Mestrado em mestrado em saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

ROSAMÉLIA QUEIROZ DA CUNHA

Competência para Inovar no Instituto Nacional de Câncer/MS; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Lúcia de Araújo Evangelista / Luiza Maria Calvano

Reorganização do processo de trabalho no ambulatório de pediatria do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Joeber B Soares de Souza

Estruturação do processo de cuidado ao paciente com dor torácica no serviço de emergência do Hospital Universitário Antonio Pedro; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Tania Mara Vasconcelos

Implantação de um sistema de avaliação no Hospital Municipal de Emergência de Resende: construindo indicadores para avaliar o desempenho do hospital e possibilitar maior integração na atenção hospitalar; 2003; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Jorge Luiz Callado Vianna

Baixa resolutividade na atenção básica da Secretaria Municipal de Nova Iguaçu; 2003; 30 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Ieda Azevedo Nogueira

Planejamento Estratrégico Situacional: redefinição e reimplantação das rotinas e práticas de prevenção do controle da infecção hospitalar na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Estadual Pedro II - SES RJ; 2003; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Juliana Garcia Gonçalves

Revisão do Sistema de Apuração de Custos do Hospital São João Batista - SMS Volta Redonda/RJ; 2003; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Alfredo Brasil Teixeira

O Planejamento Estratégico Situacional e a Gestão da Atenção de Um Serviço Hospitalar: o caso da unidade de cardiologia intensiva do Hospital de Bonsucesso; ; 2002; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Cecília Mercêdes Cid Cruz

A mudança da missão do Hospital Infanti Municipal Abílio de Carvalho; 2002; 30 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Eliana Diniz Calasans

Reestruturação do Ambiente Ambulatorial do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião; 2002; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Marta Gama de Magalhães

Política de Avaliação de Desempenho Institucional do Hospital São João Batista - Volta Redonda: análise e revisão; ; 1999; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Alanê de Carvalho Pereira

Assegurar e melhorar a qualidade do atendimento no ambulatório do Hospital São João Batista; 1998; 30 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Leda Amar de Aquino

Repensando o Ambulatório do Hospital Municipal Jesus; 1998; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Carlos Henrique de Conceição Santos

Implantação de Sistema de Apuração de Custos na Clinicassi - Banco do Brasil/ RJ; 1997; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sheyla Maria Lemos Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Javier Uribe Rivera

Possibilidades e limites da contractualização no aprimoramento da gestão e da assistência em hospitais: o caso dos Hospitais de Ensino do Sistema Único de Saúde brasileiro; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Francisco Javier Uribe Rivera;

Olímpio José Nogueira Viana Bittar

Políticas e limites dos contratos de gestão na conformação de sistemas de direção para hospitais; 2008; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Olímpio José Nogueira Viana Bittar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 PORTELA, Margareth Crisóstomo ; Reis Lenice ; martins monica ; RODRIGUES, J. L. S. Q. ; LIMA, S. M. L. . Cuidado Obstétrico: desafios para a melhoria do cuidado. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. e00072818, 2018.

  • 2018 PORTELA, Margareth Crisóstomo ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; DA COSTA REIS, LENICE GNOCCHI ; MARTINS, MÔNICA ; AVELING, EMMA-LOUISE . Challenges to the improvement of obstetric care in maternity hospitals of a large Brazilian city: an exploratory qualitative approach on contextual issues. BMC Pregnancy and Childbirth , v. 18, p. 1, 2018.

  • 2018 Brocardo D ; ANDRADE, C. L. ; Fausto M ; Lemos, Sheyla . Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf ): panorama nacional a partir de dados do PMAQ. Saúde em Debate , v. 42, p. 130-145, 2018.

  • 2016 PORTELA, M. C. ; LIMA, S. M. L. ; martins monica ; Travassos C . Ciência da melhoria do cuidado de saúde: bases conceituais e teóricas para a sua aplicação na melhoria do cuidado de saúde.. Cadernos de Saude Publica , v. 32, p. S1-S14, 2016.

  • 2015 Silva, V.M. ; LIMA, S. M. L. ; TEIXEIRA, M. . Organizações Sociais e Fundações Estatais de Direito Privado no Sistema Único de Saúde: relação entre o público e o privado e mecanismos de controle social. Saúde em Debate , v. 39, p. 145-159, 2015.

  • 2015 ROLIM, MARA DIANA ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; BARROS, DENISE CAVALCANTE DE ; ANDRADE, CARLA LOURENÇO TAVARES DE . Avaliação do SISVAN na gestão de ações de alimentação e nutrição em Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 20, p. 2359-2369, 2015.

  • 2014 LIMA, S. M. L. ; PORTELA, M. C. ; UGA, M. A. D. ; VASCONCELLOS, M. T. L. . Regulacao dos servicos de radioterapia e quimioterapia pelas operadoras de planos de saude no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 195-204, 2014.

  • 2014 PORTELA, Margareth Crisóstomo ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; Brito, Cláudia ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; Escosteguy, Claudia Caminha ; Vasconcellos, Maurício Teixeira Leite de . Tuberculosis Control Program and patient satisfaction, Rio de Janeiro, Brazil. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 48, p. 497-507, 2014.

  • 2012 LIMA, S. M. L. ; RIVERA, F. J. U. . A contratualização nos Hospitais de Ensino no Sistema Único de Saúde brasileiro. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 2507-2521, 2012.

  • 2012 GERSCHMAN, Silvia ; Ugá, Maria Alicia D. ; Portela, Margareth ; Lemos, Sheyla . O papel necessário da Agência Nacional de Saúde Suplementar na regulação das relações entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços. Physis (UERJ. Impresso) , v. 22, p. 463-467, 2012.

  • 2011 ESCOSTEGUY, Claudia ; TEIXEIRA, Alfredo Brasil ; PORTELA, Margareth Crisóstomo ; Cotirm Artur Eduardo ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; BRITO, Claudia . Implementando diretrizes clínicas na atenção ao infarto agudo do miocárdio em uma emergência pública. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 96, p. 18-25, 2011.

  • 2011 FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; BRITO, Claudia ; PORTELA, Margareth Crisóstomo ; ESCOSTEGUY, Claudia ; LIMA, S. M. L. . DOTS in primary care units in the city of Rio de Janeiro, Southeastern Brazil. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. vol.45, p. 4-48, 2011.

  • 2010 PORTELA, Margareth Crisóstomo ; LIMA, S. M. L. ; Ugá, Maria Alícia Dominguez ; GERSCHMAN, Silvia ; Vasconcellos, Maurício Teixeira Leite de . Estrutura e qualidade assistencial dos prestadores de serviços hospitalares à saúde suplementar no Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 399-408, 2010.

  • 2010 FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; BRITO, Claudia ; Portela, M ; ESCOSTEGUY, Claudia ; LIMA, S. M. L. . Implementação e resultados do DOTS em unidades básicas de saúde na cidade do Rio de Janeiro. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 45, p. 40-48, 2010.

  • 2009 Lima, Sheyla Maria Lemos ; PORTELA, Margareth Crisóstomo ; Koster, Isabella ; Escosteguy, Claudia Caminha ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; Brito, Cláudia ; Vasconcellos, Maurício Teixeira Leite de . Utilização de diretrizes clínicas e resultados na atenção básica à hipertensão arterial. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. 2001-2011, 2009.

  • 2009 Ugá, Maria Alicia Domínguez ; VASCONCELLOS, Miguel Murat ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; PORTELA, Margareth Crisóstomo ; GERSCHMAN, Silvia . Mecanismos de microrregulação aplicados por operadoras de planos de saúde sobre hospitais privados. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 43, p. 832-838, 2009.

  • 2008 PORTELA, Margareth Crisóstomo ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; Escosteguy, Claudia Caminha ; Brito, Cláudia ; Vasconcellos, Maurício Teixeira Leite de . Diretrizes clínicas e outras práticas voltadas para a melhoria da qualidade assistencial em operadoras de planos de saúde sob a perspectiva dos seus dirigentes, no Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 24, p. 253-266, 2008.

  • 2008 Ugá, Maria Alicia D. ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; PORTELA, Margareth Crisóstomo ; VASCONCELLOS, Miguel Murat ; BARBOSA, Pedro Ribeiro ; GERSCHMAN, Silvia . Uma análise das operadoras de planos próprios de saúde dos hospitais filantrópicos no Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 24, p. 157-168, 2008.

  • 2008 PORTELA, Margareth Crisóstomo ; Lima, Sheyla Maria Lemos ; Vasconcellos, Maurício Teixeira Leite de ; Escosteguy, Claudia Caminha ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; VASCONCELLOS, Miguel Murat ; Brito, Cláudia . Fatores associados ao uso de diretrizes clínicas em operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços hospitalares no campo da Saúde Suplementar no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 13, p. 1553-1565, 2008.

  • 2008 ESCOSTEGUY, Cláudia Caminha ; PORTELA, Margareth C ; LIMA, S. M. L. ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; VASCONCELLOS, Mauricio T L ; BRITO, Claudia . Uitlização de diretrizes clínicas em cardiologia na saúde suplementar. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 54, p. 400-405, 2008.

  • 2007 GERSCHMAN, Silvia Victoria ; VEIGA, Luciana ; GUIMARÃES, César ; UGÁ, Maria Alicia Domingues ; PORTELA, Margareth Crisóstomo ; VASCONCELLOS, Miguel Murat ; BARBOSA, Pedro Ribeiro ; LIMA, S. M. L. . Estudo de satisfação dos beneficiários de Planos de Saúde de hospitais filantrópicos. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 12, n.2, p. 487-500, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

UGÁ, Maria Alicia Dominguez ; LIMA, S. M. L. . SISTEMAS DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS A PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE. 2010. (Relatório de pesquisa).

PORTELA, Margareth Crisóstomo ; LIMA, S. M. L. ; ESCOSTEGUY, Cláudia Caminha ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; BRITO, Claudia ; TEIXEIRA, Alfredo Brasil ; GUIMARAES, A. C. ; KOSTER, I. . Construindo estratégias e avaliando a implementação de diretrizes clínicas no SUS. 2007. (Relatório de pesquisa).

UGÁ, Maria Alicia Dominguez ; LIMA, S. M. L. ; PORTELA, Margareth Crisóstomo ; VASCONCELLOS, Miguel Murat ; GERSHMAN, Silvia . Estudo dos prestadores hospitalares frente às práticas de micro-regulação das operadoras de planos de saúde. 2007. (Relatório de pesquisa).

PORTELA, Margareth Crisóstomo ; ESCOSTEGUY, Cláudia Caminha ; LIMA, S. M. L. ; FERREIRA, Vanja Maria Bessa ; VASCONCELLOS, Mauricio T L ; BRITO, Claudia . Estudo sobre a utilização de diretrizes clínicas no âmbito da Saúde Suplementar. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento e avaliação de uma estratégia para a implementação do checklist de cirurgia segura da OMS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Margareth Crisostomo Portela em 12/10/2015., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Margareth C Portela - Coordenador / monica martins - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção multifacetada para a melhoria do cuidado obstétrico em maternidades do Rio de Janeiro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Maragareth Portela - Coordenador / Lenice Reis - Integrante.

  • 2012 - 2014

    CARACTERIZAÇÃO E DESEMPENHO DOS ARRANJOS CONTRATUAIS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: O trabalho aqui proposto apresenta dois objetivos gerais: (1) caracterizar as experiências de arranjos contratuais, no âmbito do SUS, estabelecidos entre a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil e as Secretarias Municipais de Saúde em gestão plena do Rio de Janeiro, entre si e com prestadores de serviços hospitalares e de atenção básica públicos e privados; e (2) avaliar o desempenho dos arranjos contratuais no que se refere às metas estabelecidas, considerando, entre outros aspectos, a constituição e inserção de prestadores nas redes de atenção à saúde, qualificação da gestão e da assistência, e, quando pertinente, qualificação da formação de recursos humanos para o sistema de saúde e a pesquisa e avaliação de tecnologias em saúde de interesse do SUS. Como objetivos específicos enumeram-se: 1. Identificar o grau de institucionalização dos arranjos contratuais, considerando variáveis indicadoras da existência de estruturas e processos necessários para o seu adequado funcionamento; 2. Identificar os setores das secretarias envolvidos no planejamento, elaboração, negociação, monitoramento e avaliação dos arranjos contratuais, e caracterizar as suas funções; 3. Caracterizar as Comissões de Acompanhamento de Contratos nas secretarias de saúde, considerando sua formalização, atribuições, composição, critérios de indicação e modo de funcionamento; 4. Identificar instâncias externas de monitoramento, controle e prestação de contas dos arranjos contratuais, suas atribuições e modo de funcionamento ? Ministério Público, Assembléias Legislativas, Tribunais de Contas, etc.) e instâncias de controle social tais como conselhos municipais e estaduais de saúde; 5. Identificar e caracterizar as partes envolvidas nos contratos, identificando quando os arranjos são estabelecidos no interior da administração pública direta e indireta, pertinentes à mesma esfera e diferentes esferas de governo, e entre a administração pública e entes privados (ex.: Organizações Sociais de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Margareth C Portela - Coordenador / Claudia Brito - Integrante / Claudia Escosteguy - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Análise do processo de implantação de políticas na área hospitalar do Ministério da Saúde: contratualização dos Hospitais de Ensino e Filantrópicos no SUS, Descrição: O objetivo geral do projeto é caracterizar e analisar o processo de contratualização dos Hospitais de Ensino e dos Hospitais Filantrópicos inserido no Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no SUS e no Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos, no âmbito do SUS. Como objetivos específicos enumeram-se: . Caracterizar o estágio de implementação da contratualização dos Hospitais de Ensino e dos Hospitais Filantrópicos . Identificar os resultados alcançados considerando as diretrizes colocadas pelo MS nos respectivos Programas de Reestruturação dos HEs e HFS . Identificar boas práticas de gestão, entraves e lacunas resultantes e ou associadas à contratualização tendo em vista a implementação de ajustes . Fomentar a produção e disseminação de conhecimentos desenvolvidos no âmbito do setor hospitalar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Margareth C Portela - Integrante / Antonio Pires Barbosa - Coordenador / Ana Maria Malik - Integrante., Financiador(es): Sociedade Hospital Samaritano - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Avaliação da satisfação dos usuários em relação a serviços de saúde que desenvolvem atividades de controle da tuberculose no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Este projeto tem com objetivo avaliar a satisfação dos usuários do Programa de Controle da Tuberculose, identificando fatores, passíveis de intervenção, que interferem negativamente na adesão ao tratamento da doença. Propõe-se um estudo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, calcado na realização de um inquérito. A população de pesquisa será o conjunto de pacientes que iniciaram tratamento para tuberculose nos Centros Municipais de Saúde dos municípios do Rio de Janeiro, de São João do Meriti, de Duque de Caxias, de Nova Iguaçu e de São Gonçalo, entre julho de 2007 e junho de 2008.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Coordenador / Margareth C Portela - Integrante / Cláudia Caminha Escosteguy - Integrante / Vanja Maria Bessa Ferreira - Integrante / Claudia Brito - Integrante / Mauricio T L Vasconcellos - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Gestão do cuidado ao paciente com infarto agudo do miocárdio em emergências hospitalares do Rio de Janeiro, Descrição: Os objetivos do estudo são : validar em outras unidades de emergência do estado do Rio de Janeiro um programa multidiscplinar de sensibilização e capacitação para o atendimento de emergência do IAM baseado em diretrizes clínicas; implementar com as necessárias adaptações o programa nas unidades selecionadas; e mensurar os resultados assistenciais obtidos a partir da implementação do programa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Margareth C Portela - Coordenador / Alfredo Brasil Teixeira - Integrante / Vanja Maria Bessa Ferreira - Integrante / Claudia Brito - Integrante / Claudia Escosteguy - Integrante / Maragareth Portela - Integrante / Artur C Guimarães - Integrante / Ana Luisa da Rocha Mallet - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Estudo das relações entre prestadores de serviços ambulatoriais de atenção oncológica para a Saúde Suplementar e as operadoras de planos de saúde, Descrição: Este projeto centra-se na caracterização das relações entre operadoras de planos e prestadores de serviços de saúde e no dimensionamento do quanto os prestadores ajustam-se ao marco conceitual contemplado, induzidos ou não pelas operadoras. Por outro lado, visa a prover subsídios para a ANS no sentido do aprimoramento do processo de regulação do setor, incluindo procedimentos que possibilitem o fortalecimento da visão das operadoras como gestoras de ?sistemas de saúde?, bem como dos prestadores como componentes interdependentes de redes de atenção. Com recorte, este projeto considera, especificamente, os prestadores de serviços ambulatoriais de alta complexidade na atenção oncológica, tendo como motivações: (1) a importância epidemiológica dos cânceres no país; (2) os elevados custos associados; e (3) o diagnóstico, em análises exploratórias realizadas pela ANS, apontando a existência de um elevado contingente de autorizações de procedimentos de alta complexidade em oncologia no SUS para indivíduos com planos de saúde. 2) OBJETIVOS O objetivo geral da pesquisa aqui proposta será caracterizar as relações de regulação estabelecidas pelas operadoras de planos de saúde e pela ANS em relação aos serviços ambulatoriais de atenção oncológica de alta complexidade. Como objetivos específicos, contemplam-se:  Identificar as dimensões focalizadas no processo de regulação;  Caracterizar os mecanismos utilizados no processo de regulação;  Caracterizar o processo de contratualização dos serviços ambulatoriais de atenção oncológica de alta complexidade por operadoras de planos de saúde.  Caracterizar o nível de inserção das unidades ambulatoriais de atenção oncológica de alta complexidade na provisão de uma assistência integral ao paciente oncológico;  Identificar as percepções desses prestadores de serviços de saúde relativas à regulação praticada pelas operadoras de planos de saúde;  Apreender a percepção desses pres. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Miguel Murat Vasconcellos - Integrante / Silvia Victoria Gerschman - Integrante / Margareth Crisóstomo Portela - Coordenador / Maria Alicia Domingues Ugá - Integrante / Mauricio T L Vasconcellos - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Estudo dos prestadores hospitalares frente às práticas de regulação das operadoras de planos de saúde, Descrição: O projeto tem como principal objetivo identificar os mecanismos de regulação praticados pelas operadoras de planos de saúde em relação aos prestadores de serviços hospitalares; como objetivos especificos pretende: caracterizar o porte e complexidade assistencial, caracterizar práticas e estruturas voltadas para a qualidade assistencial, formas e dimensões de contratação estabelecida entre prestadores e operadoras; caracterizar outros instrumentos de regulação utilizados; caracterizar a percepção dos prestadores em relação às práticas de regulação das operadoras e também sua percepção em relação às funções da Agência Nacional de Saúde Suplementar/ANS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Miguel Murat Vasconcellos - Integrante / Silvia Victoria Gerschamn - Integrante / Margareth Crisóstomo Portela - Integrante / Maria Alicia Domingues Ugá - Coordenador., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    Possibilidades e limites da contratualização no aprimoramento da gestão e da assistência em hospitais:o caso dos hospitais de ensino no Sistema Único de Saúde brasileiro, Descrição: O objetivo geral do estudo foi identificar possibilidades e limites da contratualização para a melhoria do desempenho, o incremento da prestação de contas, o aprimoramento da gestão, a melhoria da assistência e a maior inserção dos hospitais de ensino na rede de serviços de saúde, no âmbito do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no Sistema Único de Saúde/SUS, fornecendo ainda contribuições para o aperfeiçoamento dos processos de contratualização dos hospitais de ensino no país, assim como para outras práticas de contratualização de serviços de saúde. Como objetivos específicos enumeraram-se: (1) identificar mecanismos indutores de inserção do hospital na rede e sua relação com a contratualização; (2) identificar a presença de estruturas e práticas qualificadoras da assistência e da gestão no hospital e sua relação com a contratualização; (3) identificar alterações na produção de atividades e de alguns indicadores de desempenho no hospital e sua relação com a contratualização; (4) caracterizar o processo de contratualização entre secretarias e hospitais considerando as recomendações do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde/SUS; e (5) identificar os aspectos facilitadores, as dificuldades, os benefícios e finalmente sistematizar as proposições de ajustes à contratualização. Não se constituiu em objetivo, qualquer avaliação quanto às atividades de ensino, de educação permanente, de formação profissional, de pesquisa e de avaliação tecnológica em saúde, as quais se constituem também em diretrizes do referido Programa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Coordenador / Francisco Javier Uribe Rivera - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Construindo estratégias e avaliando a implementação de diretrizes clinicas no SUS, Descrição: O objetivo geral deste projeto é identificar estratégias que permitam a efetiva implementação de diretrizes clínicas no SUS, garantindo a adesão a elas de profissionais de saúde e pacientes, e estabelecer metodologias de monitoramento dessa adesão e resultados produzidos. Entre os objetivos específicos enumeram-se: · Elaborar material com as diretrizes assistenciais nas três áreas selecionadas; · Propor e testar estratégias de disseminação das diretrizes, considerando as especificidades de unidades de emergência e do cuidado básico envolvendo equipes de saúde da família e agentes comunitários em saúde; · Implementar as diretrizes, identicando fatores facilitantes da adesão de profissionais de saúde e pacientes a elas; · Monitorar a adesão às diretrizes e os resultados assistenciais decorrentes Como produtos deste trabalho, propõe-se: · As diretrizes formatadas em versões para profissionais de saúde e pacientes; · A sistematização de estratégias facilitadoras à implementação de diretrizes clínicas no SUS · Uma metodologia de monitoramento da adesão às diretrizes por profissionais de saúde e dos resultados assistenciais produzidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Margareth Crisóstomo Portela - Coordenador / Vanja Maria Bessa Ferreira - Integrante / Claudia Brito - Integrante / Claudia Escosteguy - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    A Prática de Diretrizes Clínicas na Atenção no campo da Saúde Suplementar: perspectivas a partir da experiência internacional acumulada e de um ensaio de campo, Descrição: O projeto obejtiva propiciar à Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elementos tecnico- cientificos que contribuam com suas funções reguladoras em realção ao uso de diretrizes clínicas no âmbito da saúde suplementar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Margareth Crisóstomo Portela - Coordenador / Vanja Maria Bessa Ferreira - Integrante / Claudia Escosteguy - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro / Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Classificação de Operadoras de Planos de Saúde na Modalidade de Autogestão quanto aos Níveis de Desenvolvimento Gerencial - PED 2003, Descrição: O objetivo da pesquisa é desenvolver um sistema informatizado de classificação de suas estruturas gerenciais em níveis de desenvolvimento aplicável a operadoras de autogestão em saúde, pertencentes ao sistema de saúde suplementar. O sistema e correspondente software, com possibilidades de uso via web, permitirá que os dirigentes das empresas autogestoras identifiquem as áreas e sistemas operacionais a merecerem investimentos visando o aperfeiçoamento dos respectivos padrões gerenciais. Em termos de sistema de saúde, os resultados apurados permitirão sistematização de problemas de maior abrangência identificados no segmento, permitindo o estabelecimento de políticas de investimento mais focadas e extensivas. Igualmente, conforme metodologia, as autogestoras que utilizem o sistema poderão ser classificados comparativamente aos demais, através de ranqueamento no interior do próprio sistema. Não está descartada a utilização do sistema por operadoras de outras modalidades que não as autogestoras, naturalmente que após as devidas adaptações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Miguel Murat Vasconcellos - Integrante / Pedro Ribeiro Barbosa - Coordenador / Margareth Crisóstomo Portela - Integrante / Maria Alicia Domingues Ugá - Integrante / Silvia Victoria Gerscham - Integrante., Financiador(es): Escola Nacional de Saúde Pública - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Classificação de Estruturas Gerenciais de Hospitais Filantrópicos - PED 2003, Descrição: O objetivo da pesquisa é criar para o conjunto dos hospitais filantrópicos um sistema informatizado de classificação de suas estruturas gerenciais em níveis de desenvolvimento. O sistema e correspondente software, com possibilidades de uso via web, permitirá que os dirigentes dos respectivos hospitais identifiquem as áreas e sistemas operacionais a merecerem investimentos visando o aperfeiçoamento do padrão gerencial. Em termos de sistema de saúde, os resultados apurados permitirão sistematização de problemas de maior abrangência no parque filantrópico, permitindo o estabelecimento de políticas de investimento mais focadas e extensivas. Igualmente, conforme metodologia, os hospitais que utilizem o sistema poderão ser classificados comparativamente aos demais, através de ranking. Ainda que utilizado inicialmente para os hospitais filantrópicos, o sistema possui potencial de utilização em outros segmentos hospitalares, mesmo públicos, com as naturais adaptações, dadas as características distintas de estrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Silvia Gerschman - Integrante / Miguel Murat - Integrante / Pedro Ribeiro Barbosa - Integrante / Margareth Crisóstomo Portela - Coordenador / Maria Alicia Domingues Ugá - Integrante., Financiador(es): Escola Nacional de Saúde Pública - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Dimensionamento dos planos de saúde comercializados por hospitais filantrópicos, Descrição: A pesquisa objetiva caracterizar os planos de saúde comercializados por hospitais filantrópicos segundo diferentes dimensões estruturais da gestão do hospital e da operadora : direção e planejamento, recursos humanos, econômico-financeira, logística, serviços técnicos, tecnologia de informações, qualidade assistencial. Além disso, também caracterizar o perfil dos produtos ofertados pelas operadoras. Ainda em relação às operadoras e seus produtos, identificar o nível de satisafação de seus usuários. Especificamente em relação aos hospitais obejtiva também propocionar uma caracterização do perfil de produção hospitalar e nível de complexidade Constitui-se numa pesquisa nacional para ser desenvolvida no período de 12 meses através de pesquisa de campo em 130 hospitais filantrópicos com planos próprios de saúde que compuseram uma amostra selecionada de forma estratificada. Este tema foi objeto de concorrênca pública internacional da Agência Nacional de Saúde Suplementar / ANS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Miguel Murat Vasconcellos - Integrante / Pedro Ribeiro Barbosa - Integrante / Silvia Victoria Gerschman - Integrante / Margareth Crisóstomo Portela - Integrante / Maria Alicia Domingues Ugá - Coordenador., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Custo e Avaliação de Impacto da Implantação da Parte Fixa do Piso de Atenção Básica- PAB, Descrição: A pesquisa teve com objetivos: Analisar diferenças regionais e aspectos demográficos e epidemiológicos e sua relação com os diferentes serviços de saúde oferecidos antes e depois da implantação do PAB. Caracterizar a capacidade instalada e os recursos humanos em saúde existentes nos municípios brasileiros habilitados no PAB, segundo aspectos regionais e tamanho do município (porte populacional). Traçar o perfil de tipos específicos de municípios brasileiros, através de uma amostra aleatória de cidades que tiveram o valor da transferência financeira federal per capita aumentado antes e depois da implantação do PAB, em 1998. Determinar os custos correntes e potenciais de procedimentos selecionados de atenção básica descritos no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS) em unidades de saúde a partir de uma amostra nacional de municípios, avaliando o impacto da implantação do PAB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Maura Taveira - Integrante / Adolpho Horacio Chorny - Integrante / Nilson Rosario Costa - Coordenador / Clarice Melamed - Integrante / Luiz Felipe Pinto - Integrante / Regina Cele de Andrade Bodstein - Integrante / Waldyr Gomes da Costa Neto - Integrante / Paulette Goldenberg - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2002

    Estudo sobre o Setor Filantrópico Hospitalar no Brasil - Parte 2, Descrição: Estudo voltado para a caracterização do setor hospitalar filantrópico sob os pontos de vista institucional, assistencial e gerencial - econômico-financeiro, recursos humanos, serviços de apoio ao diagnóstico e tratamento, tecnologia de informações e serviços de apoio geral. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Silvia Gerschman - Integrante / Miguel Murat - Integrante / Margareth C Portela - Integrante / Pedro Ribeiro Barbosa - Coordenador / Maria Alicia Dominguez Ugá - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 1999 - 2002

    Estudo sobre o Setor Filantrópico Hospitalar no Brasil - Parte 1, Descrição: Este trabalho reporta resultados do Estudo sobre os Hospitais Filantrópicos no Brasil, uma ampla pesquisa nacional desenvolvida ao longo de 2001, pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), em colaboração e com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e parcerias do Ministério da Saúde - MS, Caixa Econômica Federal (CEF) e Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos (CMB). Apresenta uma caracterização da rede hospitalar filantrópica no Brasil considerados os aspectos relacionados a distribuição geográfica, ao porte de leitos,a complexidade assistencial,a presença de equipamentos biomédicos ao perfil de produção e de clientela e, a inserção no SUS Apresenta também uma caracterização gerencial dos hospitais filantrópicos no Brasil. Focaliza uma classificação do nível de desenvolvimento gerencial dos hospitais e aspectos concernentes ao uso de instrumentos gerenciais específicos, recursos humanos, serviços técnicos e terceirização de serviços. Foram identificados distintos níveis gerenciais. Discutem-se ainda as implicações do quadro observado para as políticas de assistência hospitalar no país, considerando a importância desse parque hospitalar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Integrante / Margareth Portela - Coordenador / Silvia Gerschman - Integrante / Maria Alicia Ugá - Integrante / Miguel Murat Vasconcellos - Integrante / Pedro Ribeiro Barbosa - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social - Auxílio financeiro.

  • 1994 - 1994

    O Processo de Definição e Implementação de Objetivos numa Organização Pública do Setor Saúde: do conjunto sanatorial de Curicica ao Hospital de Clinicas Básicas Raphael de Paula e Souza, Descrição: Teve como objetivo descrever o processo de definição e implementação de objetivos numa organização pública de saúde. Foi realizada uma revisão bibliográfica no campo das teorias organizacionais visando a identificar como as diferentes perspectivas teoricas compreendem o que sejam objetivos organizacionais e seu processo de definição e implementação. Foram também identificadas caracterísiticas dessas organizações que podem interferir no processo mencionado. Foi ainda realizado um estudo de caso no Hospital de Curicica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sheyla Maria Lemos Lima - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS menção honrosa, Ministério da Saúde.

2009

doutor em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ/MS.

2007

Menção honrosa, IV Congr Brasil. C.Soc Hum em Saúde X Congr Assoc Lat Ameri Med Soc XIV Congr Intern Polt Saúde.

2003

Premio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS (orientadora de trabalho final de curso de especialização com menção honrosa)), Ministério da Saúde.

1994

mestre em administração pública, Escola de Administração Pública FGV/RJ.

1979

residente em medicina social/saúde pública, Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. , Rua Leopoldo Bulhões 1480 sala 717, Manguinhos, 21041-210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982525, Ramal: 2850, Fax: (21) 22900993, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2010

    Sociedade Hospital Samaritano

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa Análise do processo de implantação de políticas na área hospitalar do Ministério da Saúde : contratualização dos hospitais de ensino e filantrópicos no SUS

  • 1987 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: tecnologista de saúde pública, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2007

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Semnários de Gestão da Clínica

    • 02/2005

      Ensino, Mestrado Profissional Em Ciencia e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Organizacionais

    • 01/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2002

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Gestão em Saúde - Teorias Organizacionais e a Gestão de Serviços de Saúde

    • 03/1997

      Ensino, Curso de Especialização Em Gestão Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Abordagens Organizacionais e a gestão hospitalar

    • 03/1999 - 12/2009

      Ensino, Curso de Especialização Em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Serviços de Saúde

    • 11/2007 - 11/2007

      Ensino, Mestrado em Saúde Pública em Angola/África, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Organizações de Saúde e Teorias Organizacionais

    • 03/2004 - 03/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, Consultoria às unidades de saúde da FIOCRUZ para implantação de sistemas de apuração de custos.

    • 07/2003 - 12/2005

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, Coordenador de curso de atualização em gestão hospitalar.

    • 06/2003 - 12/2005

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, Representante do DAPS na Escola de Governo em Saúde da ENSPSA.

    • 10/1997 - 10/2004

      Ensino, Curso de Especialização Em Saúde Pública da SES/PA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Serviços de Saúde

    • 04/2004 - 09/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, Consultoria ao Hospital de Emergência de Resende para implantação de sistema de avaliação de desempenho do hospital.

    • 11/1997 - 12/2002

      Ensino, Curso de Especialização a Distância Em Autogestão, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Organizações Complexas

    • 01/1994 - 12/2001

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, As Teorias Organizacionais e a Gestão de Serviços de Saúde

    • 03/2000 - 03/2000

      Ensino, Mestrado Interinstitucional Em Saúde Pública UFPA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Gestão em Saúde

    • 10/1999 - 01/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, Consultoria ao Hospital Salgado Filho da SMS/ RJ para desenvolvimento de planejamento estratégico.

    • 07/1997 - 08/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, consultoria à SES / RJ para implantação de sistema de apuração de custos nos Hospitais Getúlio Vargas, Instituto de Tórax Ary Paranhos, Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro, Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião e Instituto Estadual de Ha.

    • 11/1997 - 12/1997

      Ensino, Curso de Esp Em G Hospitalar da Sta Casa do Para, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organizações complexas

    • 07/1997 - 11/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, Consultoria ao Hospital São João Batista da Secretaria Municipal de Volta Redonda/RJ para implantação de um sistema de apuração de custos.

    • 01/1996 - 07/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, consultoria à SMS de Niterói em planejamento estrtaégico assistencial na cooperação técnica SMS/Rj ,MS e ACODESS/França.

    • 01/1995 - 06/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, consultoria à SES de Pernambuco para implantação de sistema de apuração de custos nos Hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Sáude, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas e Restauração.

    • 04/1996 - 04/1996

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Gestão I

    • 04/1995 - 11/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, consultoria aos Hospitais da Lagoa/ RJ, Phillipe Pinel/RJ, Servidores do Estado/RJ, Getulio Vargas/ Niteroi, Orencio de Freitas/ Niterói para implantação de sistemas de apuração de custos.

    • 08/1994 - 08/1994

      Ensino, Curso de Esp Em G Hospitalar da Sta Casa do Para, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização Hospitalar

    • 01/1988 - 06/1988

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, consultoria à SES de Alagoas para implantação de sistema de apuração de custos.

    • 01/1987 - 06/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Cargo ou função, consultoria à Comissão Interinstitucional de Saúde de Belem /PA para implantação de sistema de apuração de custos nas unidades hospitalares e hemocentro.

  • 1983 - 1987

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: medica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    responsável pela implantação de sistema de apuração de custos no hospital chefe da seção de custos do Centro Psiquiátrico Pedro II - 1983 e 1984 assessora administrativa do Centro Psiquiátrico Pedro II - 1985 e 1986

  • 1981 - 1982

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: medica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    integrante da equipe de planejamento do Hospital Philippe Pinel - 1981 e 1982 co responsável pela implantação de sistema de apuração de custos no hospital - 1981e 1982

    Atividades

    • 06/1986 - 09/1986

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão Nacional de Saúde Mental, Centro Psiquiátrico Pedro II.,Cargo ou função, consultoria ao Progama Metropolitano de Saúde da SES SP para implantação de sistema de apuração de custos nas unidades básicas e hospitalares.

    • 01/1983 - 12/1985

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão Nacional de Saúde Mental, Centro Psiquiátrico Pedro II.,Cargo ou função, membro de comissão de Implantação de Sistemas de Apuração de Custos Hospitalares da Secretaria Nacional de Programas Especias de Saúde do MS.

    • 08/1985 - 11/1985

      Ensino,,Disciplinas ministradas, coordenadora de atividades práticas desenvolvidas no Centro Psiquiátrico Pedro II na área de administração de materiais do II Curso de Especialização em Administração e Planejamento Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ/MS

    • 05/1985 - 05/1985

      Ensino,,Disciplinas ministradas, docente no curso de Custos Hospitalares do Programa de Administração e Planejamento Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ/MS

    • 08/1984 - 08/1984

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão Nacional de Saúde Mental, Centro Psiquiátrico Pedro II.,Cargo ou função, consultoria ao Hospital Psiquiátrico São Pedro da SES do RS na área de planejamento, orçamento e custos hospitalares.

    • 01/1984 - 02/1984

      Ensino, Aperfeiçoamento Em Custos Hospitalares, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, coordenadora e docente do Curso de Apuração de Custos Hospitalares realizado no Hospital Adriano Jorge da SNPES do MS em Manaus/AM por iniciativa da SES/AM, MS e OPAS

    • 01/1984 - 01/1984

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão Nacional de Saúde Mental, Centro Psiquiátrico Pedro II.,Cargo ou função, consultoria à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS na área de custos hospitalares.

    • 01/1983 - 01/1983

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão Nacional de Saúde Mental, Centro Psiquiátrico Pedro II.,Cargo ou função, consultoria aos Hospitais Barros Barreto /PA e Maracanaú /CE na área de custos hospitalares.

  • 1981 - 1981

    Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: medico sanitarista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    como medica sanitarista desenvolvia no Centro de Saúde 2 de Tabatinga, atividades no campo do planejamento e programação de atividades assistenciais, atividades de educação em saúde no Centro e em escolas públicas, e atividades médico-assistenciais em doenças infecto parasitárias.

    Atividades

    • 02/1981 - 09/1981

      Direção e administração, Centro de Saúde de Taguatinga, .,Cargo ou função, Chefe substituta do Centro de Saúde 2 de Taguatinga.

    • 01/1981 - 09/1981

      Serviços técnicos especializados , Centro de Saúde de Taguatinga, .,Serviço realizado, medica sanitarista.