Tess Chamusca Pirajá

É graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo, mestre em Cultura e Sociedade e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelaUniversidade Federal da Bahia. Atua na Fundação João Pinheiro como pesquisadora bolsista do projeto Formação política para trabalhadoras domésticas de Minas Gerais: violência crônica, autonomia e direitos, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (EGEDI).Foi pesquisadora em nível de pós-doutorado do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (Tramas) no PPGCOM/UFMG entre agosto de 2022 e julho de 2023. Entre 2015 e 2022, integrou o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e o grupo de pesquisa CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades. Entre 2008 e 2012, foi membro do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade, vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CuS/Cult/UFBA). É autora dos livros O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural da marca televisiva e Travestis na TV: entre o abjeto e o humano. Tem experiência profissional em assessoria de comunicação e revisão de textos e seus interesses acadêmicos estão vinculados aos seguintes temas: cultura, televisão, história, identidades, relações de gênero e sexualidades dissidentes.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea

2016 - 2020

Universidade Federal da Bahia
Título: O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero
Orientador: Juliana Freire Gutmann
, Ano de obtenção: 2020. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Cultura e Sociedade

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia
Título: Das calçadas à tela da TV: representações de travestis em séries da Rede Globo
, Ano de Obtenção: 2011.Leandro Colling.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: teoria queer; seriados televisivos; transgêneros; representação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Jornalismo

2002 - 2006

Universidade Federal da Bahia
Título: Transexualidade e Travestismo representados na obra de Almodóvar
Orientador: Leonor Graciela Natansohn

Pós-doutorado

2022

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Formação complementar

2017 - 2017

Textualidades e Mediação - revisitando aspectos metodológicos. (Carga horária: 9h). , Faculdade de Comunicação, UFBA, FACOM, Brasil.

2016 - 2016

Técnicas de produção audiovisual. (Carga horária: 8h). , Caixa Cultural Salvador, CAIXA, Brasil.

2011 - 2011

Curso in-company de Comunicação em Mídias Sociais. (Carga horária: 16h). , PaperCliq Comunicação e Estratégia Digital, PAPERCLIQ, Brasil.

2010 - 2010

Análise Fílmica e Gênero. (Carga horária: 3h). , Instituto Cervantes (BA), IC, Brasil.

2010 - 2010

Estágio Docência. (Carga horária: 68h). , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), IHAC, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em Rádio Facom. (Carga horária: 72h). , Faculdade de Comunicação, UFBA, FACOM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

CHAMUSCA, Tess . III COMDIS - Seminário Discente do Póscom/UFBA. 2019. (Outro).

GOMES, I. M. M. ; GUTMANN, JULIANA FREIRE ; CHAMUSCA, Tess ; JANAY, P. ; CERQUEIRA, I. ; CRUZ, C. . VIII Historicidades dos Processos Comunicacionais: Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros. 2018. (Outro).

PIRAJÁ, T. C. ; SOARES, M. R. ; NOGUEIRA, G. . Teoria queer: o que é, o que quer e o que pode? Gênero e Sexualidades em pauta. 2015. (Outro).

PIRAJÁ, T. C. ; SOARES, M. R. ; NOGUEIRA, G. . 1ª Mostra de Cinema sem Fronteiras: o cinema como desconstrução das normas sexuais. 2015. (Outro).

PIRAJÁ, T. C. ; SOARES, M. R. . 2ª Mostra de Cinema sem Fronteiras: raça, gênero e interseccionalidades. 2015. (Outro).

PIRAJÁ, T. C. ; SANTOS, L. C. F. . Relações raciais e trabalho no Brasil: o sistema de cotas em concursos públicos. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Ciclo de debates Mídia e Subjetividade Feminina.Para todas as mulheres, um único GNT?. 2020. (Seminário).

II PesqTV - Novas sensibilidades e novas potencialidades da televisão contemporânea. 2018. (Seminário).

IV Congresso Internacional sobre Culturas. Gêneros em debate: o programa Saia Justa e as transformações históricas no canal GNT. 2018. (Congresso).

VII Historicidades dos Processos Comunicacionais - Encontro da Rede de Pesquisadores em Comunicação.Tempos múltiplos e manifestações audioverbovisuais de masculinidades contemporâneas,. 2018. (Encontro).

VIII Historicidades dos Processos Comunicacionais - Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros Bra.YouTube e masculinidades em processo: disputas contemporâneas em torno dos sentidos do ser homem. 2018. (Encontro).

XX Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero.Feminino e feminista? Considerações sobre a identidade de marca do GNT a partir dos programas SuperBonita e Saia Justa. 2018. (Encontro).

III ReCOM - Seminário Comunicação e Processos Sociais. 2017. (Seminário).

VI Historicidades dos Processos Comunicacionais. 2017. (Encontro).

II Seminário Internacional Estudos de Televisão Brasil França. 2015. (Seminário).

Jornada Interdisciplinar Unirb 2015.1. 2015. (Seminário).

Jornada Interdisciplinar Unirb 2014.2. 2014. (Seminário).

3ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2010. (Outra).

Stonewall 40 + o que no Brasil?.Os estudos, políticas e direitos sobre o corpo e a saúde LGBT no Brasil pós-Stonewall. 2010. (Outra).

II Encontro Baiano de Estudos em Cultura.A ausência de categorias que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. 2009. (Encontro).

I Seminário Enlaçando Sexualidades.A ausência de categorias que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. 2009. (Seminário).

I Seminário Nacional Sociologia e Política.Nova: Uma revista velha. 2009. (Seminário).

1ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2008. (Outra).

A mídia no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. 2008. (Oficina).

Ciberjornalismo em Construção: Luzes e Sombras. 2008. (Oficina).

I Encontro Baiano de Estudos em Cultura.A HETERONORMATIVIDADE NA REVISTA NOVA: COMO AS NORMAS REGULATÓRIAS SEXUAIS SE MANIFESTAM NA PUBLICAÇÃO. 2008. (Encontro).

Oficina de Comunicação Institucional promovida pela BrazilFoundation. 2008. (Oficina).

Capacitação Jurídica para Comunicadores Sociais. 2007. (Oficina).

Tendências e cenários futuros do jornalismo na Internet.. 2007. (Oficina).

Gay Day na Facom. A questão homossexual na contemporaneidade. 2005. (Encontro).

I Encontro Baiano de Jornalismo. 2005. (Encontro).

Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2005. (Seminário).

Jornalismo Investigativo. 2003. (Seminário).

Mídia e Cidadania Sexual. 2003. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Vanessa de Oliveira Rocha

MOTA JUNIOR, E. A.;CHAMUSCA, Tess; CARVALHO, J. A.. Femvertising e a beleza (ir)real feminina: uma análise da campanha "Retratos da Real Beleza" da Dove. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GOMES, I. M. M.;PIRAJÁ, T. C.; GUTMANN, J. F.. É tudo nosso: um relato trans a partir de relatos de pessoas trans no Youtube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Vinícius Nascimento de Jesus

GUTMANN, J. F.; GOMES, I. M. M.;CHAMUSCA, Tess. Nascemos nus e o resto é drag: problemas de gênero em RuPaul's Drag Race. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Manuela Oliveira dos Reis

GUTMANN, J. F.; GOMES, I. M. M.;PIRAJÁ, T. C.. O início do fim: uma análise dos modos de endereçamento em O último programa do mundo da MTV Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Oliveira Caldas

SOARES, M. R.;PIRAJÁ, T. C.; NOGUEIRA, G.. Amor à Vida e Em Família: sobre beijos, desejos, heteronormatividades e subversões ? Uma análise sobre a popularização e o agenciamento LGBT nas novelas da Rede Globo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Regional da Bahia.

Orientou

Anne Ravele Matos França

Portal Corporativo: Um estudo sobre o desempenho do principal instrumento de comunicação da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Regional da Bahia; Orientador: Tess Chamusca Pirajá;

Produções bibliográficas

  • CHAMUSCA, Tess ; CERQUEIRA, I. . Protagonismo feminino nos filmes de quadrinhos. InTexto , p. 1-21, 2023.

  • CHAMUSCA, Tess . Tão longe, tão perto: contribuições de Stig Hjarvard e Jesús Martín-Barbero para o estudo dos processos comunicativos. QUESTÕES TRANSVERSAIS - REVISTA DE EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO , v. 11, p. 69-76, 2023.

  • SOARES, JULIANA ; CHAMUSCA, Tess ; FERREIRA, Thiago . Disputas no YouTube: mapeando masculinidades através do canal Manual do Homem Moderno. ESFERAS , v. -, p. 54-62, 2021.

  • GUTMANN, JULIANA FREIRE ; CHAMUSCA, Tess . Juntas e misturadas no GNT?. E-COMPÓS (BRASÍLIA) , v. 24, p. 1-20, 2021.

  • CHAMUSCA, Tess . O GNT entra em uma Saia Justa: articulações entre identidade de marca e relações de gênero. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE) , v. 21, p. 79-91, 2019.

  • PIRAJÁ, T. C. . Performance e convocação do espectador na obra César Deve Morrer. VERSO E REVERSO (UNISINOS. ONLINE) , v. 31, p. 56-64, 2017.

  • PIRAJÁ, TESS CHAMUSCA . A intencionalidade das formas expressivas: estilo e método em Bordwell e Baxandall. Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 44, p. 142-157, 2017.

  • COLLING, Leandro ; PIRAJÁ, T. C. . Queridas, mas nem tanto: a representação da travestilidade em Queridos Amigos. REVISTA FAMECOS (ONLINE) , v. 18, p. 507-528, 2011.

  • Silva, P. Conceição ; PIRAJÁ, T. C. . Nova: Uma revista velha. Caderno Espaço Feminino (UFU) , v. 24, p. 497-515, 2011.

  • CHAMUSCA, Tess . O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural da marca televisiva. 1. ed. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM UFMG, 2023. v. 1. 340p .

  • PIRAJÁ, T. C. . Travestis na TV: entre o abjeto e o humano. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015. 289p .

  • GABRIELLA, L. ; SALES, P. ; ANDRADE, R. ; CHAMUSCA, Tess . A banca resiste, insiste, existe ou persiste? transformações, influências e produção de ambiências. In: Daniel Macêdo; Francielle de Souza; Lettícia Gabriella; Thiago Pimentel. (Org.). De banca em banca: percursos entre catástrofes cotidianas. 1ed.Belo Horizonte, Minas Gerais: Selo PPGCOM/UFMG, 2023, v. 1, p. 141-157.

  • TAVARES, F. M. B. ; BERTOL, R. ; CHAMUSCA, Tess . Entre salto e sobressalto midiático: o tempo reincidente d?Os Sertões. In: MAIA, Jussara et al.. (Org.). Catástrofes e crises do tempo: historicidades dos processos comunicacionais. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2020, v. 1, p. 105-125.

  • GOMES, I. M. M. ; GUTMANN, J. F. ; MAIA, J. P. ; FERREIRA, Thiago ; VILAS BOAS, V. M. ; CHAMUSCA, Tess ; JANAY, P. ; CRUZ, C. . A PRIMEIRA CRISE DA ERA DIGITAL? Memória televisiva, conectividade e mutações culturais na versão da BBC Media Action sobre a crise migratória atual. In: Ariane Diniz Holzbach; Mayka Castellano. (Org.). TeleVisões: reflexões para além da TV. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2018, v. 1, p. 153-174.

  • PIRAJÁ, T. C. . 'Eu sou gente, muito gente': representações de travestis em três séries televisivas. In: LIMA, Carlos Henrique Lucas; NOGUEIRA, Gilmaro. (Org.). Um corpo possível: ensaios sobre abjeção e existência cultural. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016, v. 1, p. 153-186.

  • PIRAJÁ, T. C. . Travestilidade, sexualidade e gênero no seriado Ó paí, ó. In: COLLING, Leandro; THÜRLER, Djalma.. (Org.). Estudos e políticas do CUS: grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 01, p. 137-166.

  • PIRAJÁ, T. C. . Uma análise parcial da identidade gay na TV brasileira. A Tarde, p. p. 7, 28 ago. 2010.

  • CHAMUSCA, Tess . ?A luta pela igualdade nunca termina?: feminismos e perspectivas de futuro no canal GNT1. In: XIV Encontro Nacional de História da Mídia, 2023, Niterói. Anais do XIV Encontro Nacional de História da Mídia,, 2023. v. 1. p. 1-15.

  • CHAMUSCA, Tess . Gêneros em debate: o programa Saia Justa e as transformações históricas no canal GNT. In: IV Congresso Internacional sobre Culturas, 2019, Cachoeira. Anais do IV Congresso Internacional sobre Culturas. Cachoeira: UFRB, 2018. v. 1. p. 1-11.

  • GUTMANN, J. F. ; CHAMUSCA, Tess . Juntas e misturadas no GNT? Performance televisiva, feminilidades e identidade de marca sob tensão. In: XXVIII Encontro Anual da Compós, 2019, Porto Alegre. Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós,. Porto Alegre: PUC-RS, 2019.

  • CHAMUSCA, Tess . Feminino e feminista? Considerações sobre a identidade de marca do GNT a partir dos programas Superbonita e Saia Justa. In: XX Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), 2019, Salvador. Anais XX Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR) - 2018. São Paulo: Secretaria Executiva do Encontro Nacional Participação, Democracia e Políticas Públicas, 2018.

  • PIRAJÁ, T. C. . Questões estilísticas e contexto cultural em Baxandall e Bordwell. In: XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2017, Salvador. Anais do XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: CULT/UFBA, 2017.

  • PIRAJÁ, T. C. . O GNT entra em uma Saia Justa: articulações entre gêneros televisivos e identidades de gênero a partir do programa de debate. In: I Congresso TeleVisões, 2017, Niterói. Anais do I Congresso de TeleVisões. Niterói: UFF, 2017.

  • PIRAJÁ, T. C. ; COLLING, Leandro . Queridas, mas nem tanto: a representação da travestilidade em Queridos Amigos.. In: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador. Anais do VII ENECULT. Salvador: CULT, 2011.

  • PIRAJÁ, T. C. . A ausência de categorias que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. In: II Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2009, Feira de Santana. Anais..., 2009.

  • PIRAJÁ, T. C. ; Silva, P. Conceição . A HETERONORMATIVIDADE NA REVISTA NOVA: COMO AS NORMAS REGULATÓRIAS SEXUAIS SE MANIFESTAM NA PUBLICAÇÃO. In: I Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2009, Salvador. Anais..., 2008.

  • PIRAJÁ, T. C. ; Silva, P. Conceição . Nova: Uma Revista Velha. In: I Seminário Nacional Sociologia e Política, 2009, Curitiba. Anais..., 2009.

  • CHAMUSCA, Tess . 'Mulher bonita é mulher que luta': o canal GNT e os embates discursivos em torno dos feminismos. In: VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, 2023, São Paulo. Anais do VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. São Paulo: ECA-USP, 2022. p. 336-339.

  • PIRAJÁ, T. C. . A ausência de categorias que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. In: I Seminário Enlaçando Sexualidades, 2009, Salvador. Caderno de Programação e Resumos..., 2009.

  • PIRAJÁ, T. C. . A ausência de categorias que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. In: II Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2009, Feira de Santana. Livro de Resumos..., 2009.

  • LEAL, B. S. ; GUTMANN, JULIANA FREIRE ; CHAMUSCA, Tess . Zona de perigo: masculinidades e cruzamentos temporais num corpo que canta e ginga. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAMUSCA, Tess . ?A luta pela igualdade nunca termina?: feminismos e perspectivas de futuro no canal GNT. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAMUSCA, Tess . 'Mulher bonita é mulher que luta': o canal GNT e os embates discursivos em torno dos feminismos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAMUSCA, Tess . Para todas as mulheres, um único GNT?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUTMANN, J. F. ; MAIA, J. P. ; CHAMUSCA, Tess ; MOTA JUNIOR, E. A. ; BARBOSA, C. ; BASTOS, E. ; CRUZ, C. ; CERQUEIRA, I. . Colapsos de tempos em corpos e fluxos audiovisuais: o que Linn da Quebrada tem a ver com o padre Pontifex?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUTMANN, J. F. ; CHAMUSCA, Tess . Juntas e misturadas no GNT? Performance televisiva, feminilidades e identidade de marca sob tensão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAMUSCA, Tess ; FERREIRA, Thiago ; GONCALVES, J. S. . Tempos múltiplos e manifestações audioverbovisuais de masculinidades contemporâneas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAMUSCA, Tess ; FERREIRA, Thiago ; GONCALVES, J. S. . YouTube e masculinidades em processo: disputas contemporâneas em torno dos sentidos do ser homem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAMUSCA, Tess . Gêneros em debate: o programa Saia Justa e as transformações históricas no canal GNT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAMUSCA, Tess . Feminino e feminista? Considerações sobre a identidade de marca do GNT a partir dos programas SuperBonita e Saia Justa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRAJÁ, T. C. . Como um canal de televisão faz seus gêneros? Estilo e posicionamento do sujeito na TV paga brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRAJÁ, T. C. . Questões estilísticas e contexto cultural em Baxandall e Bordwell. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRAJÁ, T. C. . O GNT entra em uma Saia Justa: articulações entre gêneros televisivos e identidades de gênero a partir do programa de debate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRAJÁ, T. C. . Queridas, mas nem tanto: a representação da travestilidade em Queridos Amigos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRAJÁ, T. C. . A ausência de categorias que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRAJÁ, T. C. ; Silva, P. Conceição . Nova: Uma Revista Velha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRAJÁ, T. C. ; Silva, P. Conceição . A HETERONORMATIVIDADE NA REVISTA NOVA: COMO AS NORMAS REGULATÓRIAS SEXUAIS SE MANIFESTAM NA PUBLICAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CHAMUSCA, Tess . Assessoria de Comunicação do 7º Diálogos sobre Gestão Cultural. 2021.

CHAMUSCA, Tess . Assessoria de Comunicação do Volteio - podcast de poesia contemporânea. 2021.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de comunicação do XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2017.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de Imprensa do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. 2014.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de Comunicação do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2014.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de Imprensa da 4ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2011.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de Imprensa do VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2011.

PIRAJÁ, T. C. ; Silva, P. Conceição . Assessoria de Imprensa do evento Stonewall 40 + o que no Brasil?. 2010.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de Imprensa da exposição Roteiro para Visitação, de Carlito Carvalhosa / DIMUS (SECULT). 2010.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de Imprensa da exposição Luanda, Suave e Frenética 1 (II Trienal de Luanda) DIMUS SECULT. 2009.

PIRAJÁ, T. C. . Assessoria de Imprensa da 1ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2008.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc 33º Encontro Anual dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS. 2024.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Eco-Pós (UFRJ). 2023.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Rebeh (UFMT). 2023.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura (UNAL). 2023.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc 31º Encontro Anual dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS. 2022.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Periódicus (UFBA). 2022.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Ação Midiática (UFPR). 2022.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Contracampo (UFF). 2021.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc XVII Enecult. 2021.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Logos (UERJ). 2021.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Periódicus (UFBA). 2021.

CHAMUSCA, Tess . Parecer ad hoc Revista Contracampo (UFF). 2020.

PIRAJÁ, T. C. . Parecer ad hoc Revista Áskesis (UFSCar). 2015.

CHAMUSCA, Tess . Protagonismo feminino nos filmes de quadrinho. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CONCEICAO, P. ; PIRAJÁ, T. C. . Gritos e Sussurros. 2004. (Programa de rádio ou TV/Outra).

PIRAJÁ, T. C. ; Silva, P. Conceição . II Curso de Introdução à Política e Teoria Queer. Módulo Mídia e heteronormatividade.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIRAJÁ, T. C. . Introdução à teoria e política queer - Módulo Corpos e reconfigurações identitárias: o universo trans e a teoria queer. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIRAJÁ, T. C. . VI Curso de Policiamento e Proteção aos Direitos Fundamentais das Crianças e dos Adolescentes - Módulo Sociedade, Mídia e Violência. 2008. .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Catástrofes Cotidianas: explorações analíticas das articulações entre temporalidades, acontecimentos e textualidades, Descrição: A pesquisa visa, através da figura das catástrofes cotidianas investigar simultaneamente agires midiáticos e cotidianos, vinculados direta ou indiretamente a campos problemáticos sociais, e as dinâmicas e multiplicidades temporais aí presentes. Além disso, busca-se refletir sobre as implicações de uma abordagem dos processos comunicacionais que considera suas textualidades como foco e base de reflexão. Isso é possível uma vez que as catástrofes cotidianas, os acontecimentos e as textualidades têm um comum uma dimensão processual, em aberto, na qual se reconhecem agires e dimensões epistêmicas, temporais e políticas. Operacionalmente, propõe-se a realização de um ?Laboratório de Textualidades?, que desenvolve um conjunto de estudos de caso, selecionados a partir da cobertura de mídias informativas específicas, que servirão, simultaneamente, de base material para reflexões teórico-metodológicas e movimentos analíticos específicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Tess Chamusca Pirajá - Integrante / Bruno Souza Leal - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    Performance como dimensão de apreensão da cultura audiovisual nas ambiências digitais, Descrição: O projeto propõe investigar aspectos plásticos, sensíveis, tecnológicos e culturais que constituem o audiovisual em circulação nas redes sociais digitais, afirmando o olhar histórico sobre esses modos de produção, circulação e consumo, tendo a performance ao mesmo tempo como objeto e conceito metodológico de pesquisa. Considerando a performance como expressão empírica da experiência estética, pretende-se compreender formas da cultura audiovisual na internet num movimento contínuo de mediação e remediação entre diversos fluxos e tempos históricos. Ao mesmo tempo, busca-se desenvolver abordagem teórica e metodológica da noção de performance, como potente categoria de apreensão das experiências com o audiovisual que atravessam o YouTube e o Instagram e que têm o corpo do sujeito midiático como lugar de disputa por visibilidade. Nesse duplo investimento, a pesquisa inclui: a) formulação de uma cartografia de performances que constituem formas materiais dessas redes sociais digitais, identificando padrões de ruptura e restaurações com outras matrizes midiáticas; e b) constituição de um protocolo de análise empírica da performance em articulação com audiovisualidades. Como chave teórico-metodológica, investe na articulação entre referenciais dos estudos culturais e da estética. São centrais para esta abordagem o conceito de performance, a apropriação da mise-en-scene e do gênero midiático enquanto mecanismos operativos da performance, articulados aos conceitos de tecnicidades, afeto e mediações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Tess Chamusca Pirajá - Integrante / Juliana Freire Gutmann - Coordenador.

  • 2007 - 2013

    A representação de personagens não-heterossexuais nas telenovelas da Rede Globo, Descrição: A pesquisa pretende identificar e analisar a representação dos personagens não-heterossexuais nas telenovelas da Rede Globo. O objetivo principal é o de entender como as representações são realizadas e, com o diagnóstico, discutir a elaboração de políticas culturais voltadas para o respeito à diversidade sexual e de gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tess Chamusca Pirajá - Integrante / Leandro Colling - Coordenador.

Prêmios

2023

Aprovada em 4º lugar no concurso para a carreira de magistério superior ( Relações Públicas e Comunicação Estratégica em Ambientes Digitais) - Edital 836, UFMG.

2020

Aprovada em 1º lugar no Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Edital n. 1 de 17 de fevereiro de 2020. Departamento de Comunica, UFBA.

2015

Aprovada em 2º lugar no Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto (Oficina de Assessoria de Comunicação). Edital n. 1 de 2 de fevereiro de 2015. Departamento de Comunica, UFBA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Bolsista do Projeto Formação política para trabalhadoras domésticas de Minas Gerais: violência crônica, autonomia e direitos, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (EGEDI).

2022 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Pós-doutoranda, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2022 - 12/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Colaboradora do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência..

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos em Textualidades Midiáticas I - Televisão e Gênero

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Comunicação Social - Televisão Brasileira

2021 - 2022

Diretoria de Museus do IPAC

Vínculo: Cargo em comissão, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 30

2011 - 2013

Diretoria de Museus do IPAC

Vínculo: Cargo em comissão, Enquadramento Funcional: Assessora de comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Edição de boletim quinzenal, produção de notas e releases, atendimento a imprensa, produção e revisão de conteúdo para peças gráficas, edição e revisão de textos expográficos e organização de mailing institucional.

2008 - 2010

Diretoria de Museus do IPAC

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualização de blog e twitter, elaboração e revisão de conteúdos para livretos de exposições e eventos, produção de sugestões de pauta, releases e mailings e contato com a mídia.

2020 - 2022

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada, Carga horária: 6

Outras informações:
Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações da Comunicação e ao grupo de pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS/TRACC/UFBA)

2016 - 2020

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA)

2008 - 2012

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 6

Outras informações:
Pesquisadora colaboradora do grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS/CULT/UFBA)

2010 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS/CULT/UFBA)

2017 - 2018

Editus - Editora da UESC

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Revisora

Outras informações:
Revisão ortográfica e gramatical e formatação ABNT de livros (técnicos, didáticos, literatura e literatura infantil) e periódicos acadêmicos.

2016 - 2016

Grammatik

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Revisora

Outras informações:
Revisão ortográfica e gramatical e formatação ABNT de livros e revistas científicas.

2014 - 2016

Faculdade Regional da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Disciplinas ministradas "Leitura e Produção de Textos", "Seminário de Pesquisas Interdisciplinares" e "História da Cultura Indígena e Afro-Brasileira". Coordenação do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Gêneros e Sexualidades no ano de 2015.

2011 - 2011

Via Press Comunicação Integrada

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de mailings especializados, redação de notas, matérias, releases e sugestões de pauta, contato com a imprensa. Contas atendidas: Construir Bahia ? Feira Internacional da Construção, Lider Interiores, Osklen Salvador e Sindicato das Empresas Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Bahia (Sescap-BA).

2008 - 2009

Net-Escola, Instituto de Saúde Coletiva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 30

2008 - 2008

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 30

2007 - 2007

Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, Instituto de Saúde Coletiva, UFBA

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: integrante da assessoria de comunicação, Carga horária: 30

Outras informações:
Elaboração de matérias, entrevistas, conteúdo institucional e sugestões de pauta para o site da pesquisa (www.elsa.org.br).

2007 - 2007

Associação de Prostitutas da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Jornalismo da Rádio Zona, Carga horária: 20

Outras informações:
confecção de roteiros jornalísticos, produção e edição de peças radiofônicas e elaboração de conteúdos para a versão web da Rádio Zona (www.radiozona.org.br).

2006 - 2007

Liceu de Artes e Ofícios da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de assessoria de comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
confecção de releases e matérias, manutenção de boletim eletrônico semanal, produção da Rádio Liceu (veiculada mensalmente no www.liceu.org.br), clipping diário e contato com a mídia.

2004 - 2005

INSTITUTO BAIANO DE METROLOGIA E QUALIDADE

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiária de assessoria de comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
clipping diário, comunicação interna, manutenção de murais e contato com a mídia.