Ernesto Martins Faria
Graduado em Ciências Econômicas pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Educação na Universidade de Coimbra (2020). Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, foi coordenador de conteúdo técnico no Todos Pela Educação, analista de novos projetos acadêmicos no Insper, e fez consultorias para diversas instituições, entre as quais o Cedac, a Rede Globo, o Instituto Arte na Escola e a Unesco. Durante seis anos, foi coordenador e depois gerente da área de Qualidade da Fundação Lemann, onde desenvolveu e coordenou pesquisas em educação. Em 2017, fundou o Iede, que visa contribuir com a qualidade do debate educacional por meio de pesquisas.
Entre os seus principais projetos, fundou em 2011 o portal Estudando Educação, que subsidiava a partir de análises de dados reportagens jornalísticas, e construiu conjuntamente com Irineu Gianesi o plano de negócios das faculdades de Engenharia do Insper lançadas em 2015.
Já na Fundação Lemann, desenvolveu análises estatísticas que subsidiaram a série de reportagens ?Aula de Excelência na Pobreza?, vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo 2012 na categoria Educação e do Prêmio Imprensa Embratel de Jornalismo 2012 na categoria Educação.
Coordenou de 2012 até março de 2015 a criação, o desenvolvimento e as ações do portal QEdu, o maior portal de dados educacionais do país e reconhecido com o Prêmio Mário Covas 2013 na categoria Governo Aberto e o Prêmio A Rede 2014 na categoria Educação. Coordena também desde 2012 os estudos da série Excelência com Equidade, que investiga as práticas e estratégias das escolas que obtêm bons resultados com alunos de baixo nível socioeconômico.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
2017 - Atual
Universidade de Coimbra
Orientador: Maria Isabel Ferraz Festas
Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
2013 - 2015
FGV-EAESP
Título: Value-for-money e geração de valor público na atuação das organizações sociais de saúde: contribuições para o governo do estado de São Paulo / Indicadores de qualidade na educação: aferição do valor público gerado pelas escolas com bons resultados,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Arthur Barrionuevo Filho
Graduação em Ciências Econômicas
2005 - 2008
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Título: O crime contra a pessoa e o crime contra o patrimônio na cidade de São Paulo: uma análise do perfil das vítimas
Orientador: Luciana Yeung
Formação complementar
2016 - 2016
Manage Successful Impact Evaluations. (Carga horária: 32h). , World Bank Development Economics Research Group, WB, Estados Unidos.
2013 - 2013
Yale Leadership Program. (Carga horária: 30h). , Yale University, YALE, Estados Unidos.
2012 - 2012
Avaliação Experimental de Programas Sociais. (Carga horária: 40h). , The Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab, J-PAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Organização de eventos
FARIA, E. M. ; PORTIERI, F. ; INOUE, A. ; MACHADO, L. M. ; NASCIMENTO, E. ; SAKATA, L. . Pré-lançamento do estudo Excelência com Equidade: os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental. 2015. (Outro).
MACHADO, L. M. ; FARIA, E. M. . Como garantir que todos os alunos brasileiros tenham um bom professor todos os dias na sala de aula? (Fundação Lemann e Itaú BBA). 2015. (Outro).
Participação em eventos
38º Encontro Brasileiro de Econometria. Uma Análise sobre as Medidas do Saeb: O que sabemos e o que não sabemos sobre a Qualidade do Sistema Educacional a partir dos Dados das Avaliações?. 2016. (Congresso).
68º Fórum da Undime/ RJ.Excelência com Equidade: as lições das escolas que conseguem bons resultados com alunos de baixo nível socioeconômico. 2016. (Outra).
9º Congresso Gife. Como fundações podem dar suporte efetivo para escolas públicas?. 2016. (Congresso).
1º Prêmio Undime de Jornalismo.Membro da Comissão Julgadora. 2015. (Outra).
1º Seminário Ministério Público pela Educação.O Valor e a Importância da Parceria na Implementação de Projetos na Área de Educação. 2015. (Seminário).
Educar Educador 2015. Mesa redonda: Os Índices de Avaliação Externa, Ideb, Enem e Pisa Podem Servir como Instrumento de Intervenção Pedagógica? Desafios para o Plano Nacional de Educação e Possibilidades Práticas. 2015. (Feira).
Encontro Regional Undime ES.Apresentação do estudo Excelência com Equidade (anos iniciais do Ensino Fundamental). 2015. (Encontro).
Encontro Regional Undime ES.Currículo: Pesquisa Projeto de vida - O que se ensina na escola prepara para a vida em Sociedade?. 2015. (Encontro).
IASE 2015 Satellite Conference: Advances in statistics education: developments, experiences, and assessments. Excellence with equity: the importance of school factors for student success in unfavourable circumstances. 2015. (Congresso).
VIII Reunião da ABAVE - Avaliação de Larga Escala no Brasil: ensinamentos, aprendizagens e tendências. Minicurso Causalidade na Pesquisa Educacional: Métodos e suas aplicações. 2015. (Congresso).
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Excelência com Equidade: a importância dos fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. 2015. (Congresso).
10ª Jornada Internacional do Rio de Janeiro. O Uso de Dados como Instrumento Pedagógico e Orientador de Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar as Escolas?. 2014. (Congresso).
20º Congresso de Informática de Inovação e Gestão Pública. QEdu: Aprendizado em Foco. 2014. (Congresso).
6º Congresso Internacional de Educação de Gramado. O Uso de Dados como Instrumento Pedagógico e Orientador de Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar as Escolas?. 2014. (Congresso).
6º Congresso Internacional de Educação de Gramado. Excelência com Equidade: Como Garantir Um Aprendizado Adequado a Todos os Alunos? As Lições das Escolas e Redes Brasileiras que Oferecem Educação de Qualidade a Alunos de Baixa Renda. 2014. (Congresso).
6º Seminário Líderes em Gestão Escolar (Fundação Lemann).QEdu: ferramentas para apoiar a gestão escolar. 2014. (Seminário).
9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo - Abraji. Minicurso "Como usar dados para cobrir educação?". 2014. (Congresso).
Campus Party. Workshop JornoEducação. 2014. (Feira).
Cidadania 2.0 (Programa 2014, Porto - Portugal).QEdu: Aprendizado em Foco. 2014. (Seminário).
Educar Educador 2014. 36 - Qual o Impacto dos Rankings e dos Índices das Avaliações na Gestão da Instituição de Ensino?. 2014. (Congresso).
Educar Educador 2014. 18 - O Uso de Dados Para Orientar Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar Redes e Escolas?. 2014. (Congresso).
Educar Educador 2014. 96 - Excelência com Equidade: Como Garantir um Aprendizado Adequado a Todos os Alunos? As Lições das Escolas e Redes Brasileiras Que Oferecem Educação de Qualidade Para Alunos de Baixa Renda. 2014. (Congresso).
Encontros Segmento Educação: Itu.Como municípios vizinhos podem se unir pela garantia do aprendizado dos alunos?. 2014. (Encontro).
Encontros Segmento Educação: Pardinho.Como municípios vizinhos podem se unir pela garantia do aprendizado dos alunos?. 2014. (Seminário).
III Congresso Nacional de Avaliação em Educação (III Conave). Minicurso. 2014. (Congresso).
III Congresso Nacional de Avaliação em Educação (III Conave). Excelência com Equidade: A Importância dos Fatores Escolares para o Sucesso Educacional em Circunstâncias Desfavoráveis. 2014. (Congresso).
Inovaday.O uso de dados como norte para políticas educacionais. 2014. (Encontro).
Jovens Talentos: como identificar e desenvolver? (Insper).Mediação da mesa. 2014. (Seminário).
Seminário "Boas Práticas das Escolas" (Parceiros da Educação RJ).Especial - Pesquisa: Excelência com Equidade. As lições das escolas que oferecem uma educação de qualidade a alunos de baxio nível socioeconômico.. 2014. (Seminário).
Seminário Financiamento e Gestão da Educação no Brasil - FGV IBRE.As lições do estudo Excelência com Equidade. 2014. (Seminário).
Seminário Gestão Municipal: Liderança e Participação (Undime Ceará).Workshop QEdu: dados educacionais (com Kaléu Caminha). 2014. (Seminário).
Seminário Gestão Municipal: Liderança e Participação (Undime Ceará).Equidade na educação: o uso de dados e a construção de uma Base Nacional Comum (com Guiomar Namo de Mello e Katia Smole). 2014. (Seminário).
Seminário Internacional "O que dizem os dados?" (Inep e Fundação Lemann). 2014. (Seminário).
Seminário Internacional Devolutivas das Avaliações de Larga Escala (Abave, Inep e Todos Pela Educação). 2014. (Seminário).
Transformar 2014 (Fundação Lemann, Inspirare, Instituto Península e Porvir). 2014. (Seminário).
VII Fórum Extraordinário da Undime/SC.Boas Práticas Para a Escola Pública de Qualidade. 2014. (Encontro).
XXI Encontro Regional dos Estudantes de Economia - Sudeste. ?Desafios da Educação Brasileira: como fazer a escola atender aos projetos de vida dos jovens?. 2014. (Congresso).
XXI Encontro Regional dos Estudantes de Economia - Sudeste.Minicurso "O uso de dados para construir um retrato de escolas/redes e para estudos de fatores associados". 2014. (Encontro).
2º Encontro Nacional de Dados Abertos.Educação em dados abertos: a experiência com o QEdu e com a parceria com o Inep. 2013. (Encontro).
3º Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item (Abave). 2013. (Congresso).
5º Seminário Líderes em Gestão Escolar (Fundação Lemann).Excelência com Equidade: as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico. 2013. (Seminário).
I Seminário Gepave de Avaliação Educacional.Mesa Redonda - Ideb e qualidade educacional: relevância e limites. 2013. (Seminário).
Pisa 2012: resultados e usos para a educação brasileira (Inep). 2013. (Seminário).
Seminário interno da Fundação Seade.O uso de dados e indicadores para encontrar e estudar escolas e redes com boas práticas educacionais e promover a equidade em sistemas educacionais. 2013. (Seminário).
Transformar 2013 (Fundação Lemann e Porvir). 2013. (Seminário).
VII Reunião da ABAVE. Minicurso "Como avançar na interpretação de resultados de modelos estatísticos? O uso de dados para construir um retrato educacional de escolas e redes". 2013. (Congresso).
1º Seminário Internacional do Centro Lemann. 2012. (Seminário).
4º Seminário Líderes em Gestão Escolar (Fundação Lemann). 2012. (Seminário).
4º Seminário Líderes em Gestão Escolar - desdobramentos (Fundação Lemann).Apresentação do portal Qedu. 2012. (Seminário).
A Relevância da Avaliação para o Investimento Social Privado (Fundação Itaú Social e Fundação Roberto Marinho). 2012. (Seminário).
Formação Continuada e o Papel do Coordenador Pedagógico (Fundação Victor Civita). 2011. (Seminário).
Fórum de Educadores: ?Aula Nota 10? ? desvendando o livro (Fundação Lemann / Insper / Ismart). 2011. (Seminário).
Práticas de Seleção e Capacitação de Diretores Escolares (Fundação Victor Civita). 2011. (Seminário).
Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. 2011. (Outra).
Seminário Interno da Comunidade Educativa CEDAC. 2011. (Encontro).
Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância (FMCSV). 2011. (Simpósio).
Sir Michael Barber: How School Systems Improve - Harvard Graduate School of Education. 2011. (Seminário).
XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. 2011. (Congresso).
A atratividade da carreira docente (Fundação Victor Civita). 2010. (Seminário).
Debate do Centro de Políticas Públicas do Insper ? Qualidade da Educação. 2010. (Outra).
Encontro para discutir o papel das avaliações educacionais (Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa). 2010. (Encontro).
Encontro Temático Abave/Geres - Pesquisa Longitudinal em Educação. 2010. (Seminário).
Fórum Interdidática - Avaliação Educacional - Participação dos Pais na Educação. 2010. (Seminário).
Lançamento do Relatório De Olho nas Metas 2010 (Todos Pela Educação). 2010. (Encontro).
O uso dos computadores e da internet nas escolas públicas de capitais brasileiras (Fundação Victor Civita). 2010. (Seminário).
Pesquisa qualitativa com diretores da rede municipal de São Paulo. 2010. (Outra).
Pesquisa qualitativa com professores do Ensino Fundamental. 2010. (Outra).
Quarta reunião de trabalho da Comissão Censitária do Estado de São Paulo (IBGE). 2010. (Encontro).
Quinta reunião ordinária da Comissão Censitária Estadual de São Paulo (IBGE). 2010. (Encontro).
Reformas educacionais e escolas públicas: lições aprendidas (Fundação Lemann e Universidade Anhembi Morumbi). 2010. (Seminário).
Reunião do Grupo de Trabalho de Gestão do Conhecimento (Instituto Unibanco). 2010. (Encontro).
Seminário Aprova Brasil (Fundação Santillana). 2010. (Seminário).
Seminário de Estudos do Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação (CEPPE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.A Educação Pública no Brasil: Uma análise da equidade e da qualidade das redes de escolas do país com base no Ideb. 2010. (Seminário).
Seminário Internacional sobre Avaliação da Qualidade da Educação Infantil (FCC / BID / MEC). 2010. (Seminário).
Lançamento do Relatório De Olho nas Metas 2009 (Todos Pela Educação). 2009. (Encontro).
Knowledge and Innovation for Competitiveness in Brazil (Fundação Lemann / IFB / Ibmec-SP). 2008. (Seminário).
Mais polícia e mais prisão: bons remédios para o controle do crime? (iFHC / IFB / Ibmec-SP / Fundação Brava). 2008. (Seminário).
O professor visto como um profissional: captação, formação e retenção de talentos (Fundação Lemann / IFB / Ibmec-SP). 2008. (Seminário).
Seminário Educação e Previdência (In)justa? (Fundação Lemann / IFB / Ibmec-SP). 2008. (Seminário).
Participação em bancas
MOLINA, M.;FARIA, E. M.; MACHADO, L. M.. A nova liderança educacional: O desafio dos atuais líderes dos Sistemas Públicos de Educação do Brasil e caminhos para que mudanças transformacionais no curto prazo sejam concretizadas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Liderança e Gestão Pública) - Centro de Liderança Pública / Instituto Singularidades.
FARIA, E. M.; MUFAREJ, E.; MACHADO, L. M.. Contribuições para a Gestão do Ciclo de Alfabetização na Educação Pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Liderança e Gestão Pública) - Centro de Liderança Pública / Instituto Singularidades.
FARIA, E. M.; MUFAREJ, E.; MACHADO, L. M.. Plataforma edUP: Simplificando o acesso aos microdados da educação brasileira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Liderança e Gestão Pública) - Centro de Liderança Pública / Instituto Singularidades.
BRITO, J.; ARANHA, A.; WEBER, D.;FARIA, E. M.; MEIRELLES, R.; MEIRELLES, E.; CAMARGO, P.. Prêmio Undime de Jornalismo. 2015. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
ARAUJO, L.; CARA, D.;FARIA, E. M.; POPPI, R.;SANTOS, C. A.; SILVA, J. M.;BACHETTO, J. G.. 2ª Hackathon de Dados Educacionais - Inep e Fundação Lemann. 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
FARIA, E. M.AMADEU, S.COSTA, M.; OLIVEIRA, A.; NAGUMO, E.; MIRANDA, C.. 1ª Hackathon de Dados Educacionais - Inep e Fundação Lemann. 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Produções bibliográficas
-
FARIA, ERNESTO MARTINS ; GUIMARÃES, RAQUEL RANGEL DE MEIRELES . Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso) , v. 26, p. 192-215, 2015.
-
FARIA, E. M. ; MADALOZZO, R. C. . Excelência com Equidade: As lições das escolas que oferecem uma educação de qualidade a alunos de baxio nível socioeconômico. Economia e Políticas Públicas , v. 2, p. 87-108, 2014.
-
FARIA, E. M. . Como construir metas para um território organizado em ADEs. In: Fernando Luiz Abrucio; Mozart Neves Ramos. (Org.). Regime de Colaboração e Associativismo Territorial: Arranjos de Desenvolvimento da Educação. 1ed.São Paulo: Moderna, 2012, v. 1, p. 129-142.
-
FARIA, E. M. . Se a Educação mobilizasse o Brasil como o futebol. Nova Escola, 09 abr. 2019.
-
FARIA, E. M. . Precisamos objetivar o que é doutrinação. Nova Escola, 29 out. 2018.
-
FARIA, E. M. . O ?Escola Sem Partido? na Alemanha e nos Estados Unidos. Nova Escola, 25 out. 2018.
-
FARIA, E. M. . Seis aspectos e práticas das escolas públicas de sucesso. Nova Escola, 06 set. 2018.
-
FARIA, E. M. ; PONTE, T. . Expectativas do MEC, altas como nunca. O Estado de S. Paulo, 05 set. 2018.
-
FARIA, E. M. ; SCORZAFAVE, L. G. . Urgência no ensino médio, mas não o caos. O Estado de S. Paulo, 03 set. 2018.
-
MAGGI, L. ; FARIA, E. M. . Malala e a importância da leitura. Nova Escola, 19 jul. 2018.
-
FARIA, E. M. . A importância de demonstrar altas expectativas em relação a todos os alunos. Nova Escola, 03 maio 2018.
-
FARIA, ERNESTO MARTINS ; PONTE, T. . As desigualdades que não conseguimos enfrentar. O Estado de S. Paulo, 26 out. 2017.
-
FARIA, ERNESTO MARTINS . Um debate com os professores sobre a reprovação escolar no Brasil. Nova Escola, 28 jun. 2017.
-
FARIA, ERNESTO MARTINS . Reprovar é dizer ao aluno que ele não precisa concluir o Ensino Médio. Nova Escola, 24 jun. 2017.
-
FARIA, E. M. . Meu melhor erro. Blog Noz, 20 mar. 2017.
-
FARIA, E. M. . Fim da cultura de reprovação é um começo para melhora da educação. UOL, 15 out. 2016.
-
FARIA, ERNESTO MARTINS ; MACHADO, L. M. . Por que envolvê-los no debate educacional?. Revista E - Sesc/SP, São Paulo, 27 nov. 2015.
-
FARIA, E. M. . 5 problemas da divulgação dos resultados do Ideb. O Estado de S. Paulo, 08 set. 2014.
-
FARIA, E. M. ; MIZNE, D. . Choque de realidade. O Estado de S. Paulo, 06 set. 2014.
-
FARIA, E. M. . Infraestrutura não faz diferença?. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 09 jun. 2014.
-
FARIA, E. M. . Brasil, o país da Educação. Blog do Juca Kfouri, 08 jan. 2014.
-
FARIA, E. M. . Atratividade da carreira docente é questão-chave. Folha de S. Paulo, 04 ago. 2013.
-
FARIA, E. M. . Metas que não conversam com a realidade. Blog Educação e Pesquisa (Revista Educação), 04 jul. 2013.
-
FARIA, E. M. . O Enem não é uma avaliação de escolas. O Globo, Rio de Janeiro, 26 nov. 2012.
-
FARIA, E. M. . Etapa não consegue agregar competências e habilidades. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 ago. 2012.
-
FARIA, E. M. ; MIZNE, D. . O que aprender com os dados?. O Globo, Rio de Janeiro, 16 ago. 2012.
-
FARIA, E. M. . Reprovar custa caro e não ajuda o aluno a aprender. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 08 ago. 2012.
-
FARIA, E. M. . Alguns dos motivos de sucesso são a liderança do diretor e atenção individualizada a alunos (artigo que fechou a série de reportagens Aula de Excelência na Pobreza (de O Globo), vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e do Prêmio Imprensa Embratel 2012 na categoria Educação). O Globo, Rio de Janeiro, 17 jul. 2012.
-
FARIA, E. M. . Infraestrutura - a situação das escolas brasileiras. Revista Gestão Escolar, São Paulo, 21 abr. 2012.
-
FARIA, E. M. . A falha de alguns economistas.... Revista da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), 29 nov. 2011.
-
FARIA, E. M. . Curso não deve ser escolhido só por incentivos financeiros. Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 set. 2011.
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Excelência com Equidade: a importância dos fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2015, Curitiba - PR. Anais do XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Curitiba, 2015.
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Excellence with equity: the importance of school factors for student success in unfavourable circumstances. In: IASE 2015 Satellite Conference, 2015, Rio de Janeiro. IASE 2015 Satellite Conference, 2015.
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Excelência com Equidade: a importância dos fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. In: III Congresso Nacional de Avaliação em Educação (Conave), 2014, Bauru-SP. Anais do III Congresso Nacional de Avaliação em Educação (Conave), 2014.
-
MENEZES FILHO, N. A. ; CURI, A. ; FARIA, E. M. . A Relação entre Mensalidade Escolar e Proficiência no ENEM. In: XXXVII Encontro Nacional de Economia, 2009, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Encontro Nacional de Economia, 2009.
-
FARIA, E. M. . Seminário DoCEntes: Apresentação do estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Para um projeto poder ser escalável ele precisa ter sua eficácia comprovada por meio de avaliações experimentais?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. ; CARVALHO, M. ; DJRDJRJAN, T. ; SALDANA, P. . 9º Congresso Gife: Como fundações podem dar suporte efetivo para escolas públicas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; MACHADO, L. M. . 68º Fórum da Undime/ RJ - Excelência com Equidade: as lições das escolas que conseguem bons resultados com alunos de baixo nível socioeconômico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. ; FERNANDES, R. ; SOARES, J. F. . 38º Encontro Brasileiro de Econometria - Uma Análise sobre as Medidas do Saeb: O que sabemos e o que não sabemos sobre a Qualidade do Sistema Educacional a partir dos Dados das Avaliações?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. . CRESCE-MT: Educação para um novo tempo - Boas práticas no ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do Excelência com Equidade para técnicos pedagógicos da rede estadual de educação de Rondônia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do Excelência com Equidade na câmara de Educação do Rio Grande do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. ; ALMAGRO, A. . Apresentação do Excelência com Equidade para coordenadores pedagógicos da rede do Distrito Federal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. ; SANTOS, D. ; WALTENBERG, F. ; SANTOS, H. . VIII Reunião da Abave: Como garantir professores motivados e ambiente agradável para assegurar o aprendizado dos alunos em sala de aula? Coordenação: Ernesto Faria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. . Apresentação da pesquisa Conselho de Classe (Centro Ruth Cardoso). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. ; PINTO, U. A. . Pesquisa em Foco - O que pensam os Professores Brasileiros? (Centro de Pesquisa e Formação - Sesc SP). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Excellence with equity: the importance of school factors for student success in unfavourable circumstances (IASE 2015 Satellite Conference: Advances in statistics education: developments, experiences, and assessments). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Mesa redonda - Escolas eficazes: fatores de elevado desempenho escolar em contexto de vulnerabilidade social. Estudo: Excelência com Equidade: a importância dos fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. (XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; LOUZANO, P. ; SHUDO, R. ; GUIMARAES, A. ; ISAAC, A. . Os Índices de Avaliação Externa, Ideb, Enem e Pisa Podem Servir como Instrumento de Intervenção Pedagógica? ?Desafios para o Plano Nacional de Educação e Possibilidades Práticas? (Educar Educador 2015). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do estudo Projeto de Vida (evento do Magia de Ler). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. ; SILVEIRA, G. T. ; FERNANDES, R. ; HOLANDA, M. . Mesa redonda: Dez anos de Ideb: Por que o Ensino Médio não avança? (Instituto Unibanco). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Campus Party: Workshop JornoEducação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do estudo Excelência com Equidade (VII Fórum Extraordinário da Undime/SC). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Desafios da Educação Brasileira: como fazer a escola atender aos projetos de vida dos jovens? (Ereco Sudeste 2014). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; OLIVEIRA, A. ; ROMANI, M. ; FRISTCHE, R. ; CAMINHA, K. . Workshop QEdu: ferramentas para apoiar a gestão escolar (6º Seminário Líderes em Gestão Escolar). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. ; BOARI, J. G. . Como olhar a qualidade usando o QEdu? (Encontro da Undime-SP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. ; OLIVEIRA, A. ; LOUZANO, P. ; SANTOS, A. A. . O Uso de Dados Para Orientar Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar Redes e Escolas? (Educar Educador 2014). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. . Qual o Impacto dos Rankings e dos Índices das Avaliações na Gestão da Instituição de Ensino? (Educar Educador 2014). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; PAES, I. . Excelência com Equidade: Como Garantir um Aprendizado Adequado a Todos os Alunos? As Lições das Escolas e Redes Brasileiras Que Oferecem Educação de Qualidade Para Alunos de Baixa Renda (Educar Educador 2014). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; PONTE, T. . O Uso de Dados como Instrumento Pedagógico e Orientador de Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar as Escolas? (6º Congresso Internacional de Educação de Gramado). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Excelência com Equidade: Como Garantir Um Aprendizado Adequado a Todos os Alunos? As Lições das Escolas e Redes Brasileiras que Oferecem Educação de Qualidade a Alunos de Baixa Renda (6º Congresso Internacional de Educação de Gramado). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; RUIZ, E. F. . O Uso de Dados como Instrumento Pedagógico e Orientador de Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar as Escolas? (10ª Jornada Internacional do Rio de Janeiro). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Excelência com Equidade: A Importância dos Fatores Escolares para o Sucesso Educacional em Circunstâncias Desfavoráveis (III Conave). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. ; SANTOS, D. ; ABRUCIO, F. ; CARVALHO, M. . Mesa sobre experiências inovadoras em educação (Seminário Financiamento e Gestão da Educação no Brasil - FGV IBRE). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . O uso de dados e indicadores para encontrar e estudar escolas e redes com boas práticas educacionais e promover a equidade em sistemas educacionais (Fundação Seade). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do portal QEdu para professores da rede municipal de Jacareí. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do portal QEdu (Observatório da Educação - Fundação FEAC/CCE). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADALOZZO, R. C. ; FARIA, E. M. . Apresentação do estudo Excelência com Equidade (5º Seminário Líderes em Gestão Escolar). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do portal QEdu (Feira Educar/Educador 2013). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do estudo Excelência com Equidade (I Seminário Regional do Observatório da Educação ? São Paulo, realizado pela Comissão de Educação da Câmara de Deputados). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do portal QEdu (Congresso Internacional de Educação do Estado de Pernambuco). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, E. M. . O uso de dados como norte de políticas educacionais (Programa Talentos da Educação). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. ; PORTELA, R. ; GREMAUD, A. . Mesa Redonda - Ideb e qualidade educacional: relevância e limites (Gepave). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Educação em dados abertos: a experiência com o QEdu e com a parceria com o Inep (2º Encontro Nacional de Dados Abertos). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Desafios na Educação no Brasil (Harvard University - DRCLAS Brazil Office). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. . A Educação no Brasil (Harvard University - DRCLAS Brazil Office). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. . Dados e Indicadores em Educação (Revista Nova Escola, Revista Gestão Escolar e Fundação Victor Civita). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. ; OLIVEIRA, A. . Apresentação do portal QEdu (4º Seminário Líderes em Gestão Escolar - desdobramentos). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do portal QEdu (Papo com Dados - Open Knowledge Foundation Brasil e Transparência Hacker). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIA, E. M. ; OLIVEIRA, A. . Apresentação do portal QEdu (Seminário SC: gestão da educação municipal). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, E. M. . Apresentação do portal QEdu para diretores escolares (Foz do Iguaçu). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIA, E. M. . A Educação Pública no Brasil: Uma análise da equidade e da qualidade das redes de escolas do país com base no Ideb. Apresentado no CEPPE da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, E. M. ; MAGALHAES, N. ; MAGGI, L. ; RODRIGUES, G. . Excelência com Equidade no Ensino Médio 2019 (Estudo do Iede, da Fundação Lemann, do Itaú BBA e do Instituto Unibanco).
-
FARIA, E. M. . Eu estudo educação. Fundação Lemann, 2017 (Livro para formação da equipe da Fundação Lemann).
-
BIONDI, R. L. ; FARIA, E. M. . Teoria da Mudança da Fundação Lemann em educação 2016 (Material consultivo).
-
FARIA, E. M. ; PORTIERI, F. ; INOUE, A. ; MACHADO, L. M. . Excelência com Equidade: os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental 2015 (Estudo da Fundação Lemann, do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e do Itaú BBA).
-
FARIA, E. M. . Um estudo sobre gestão escolar: mapeando as práticas de duas regiões paulistas 2014 (working paper para Editora Segmento).
-
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Excelência com Equidade: A Importância dos Fatores Escolares para o Sucesso Educacional em Circunstâncias Desfavoráveis 2014 (Estudo da Fundação Lemann e do Itaú BBA).
-
FARIA, E. M. ; MADALOZZO, R. C. ; GUIMARÃES, R. . Excelência com Equidade: dois estudos, um qualitativo e um quantitativo, sobre escolas que conseguem bons resultados com alunos de baixo nível socioeconômico 2014 (Estudo da Fundação Lemann e do Itaú BBA).
-
FARIA, E. M. ; MADALOZZO, R. C. . Excelência com Equidade: as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico 2012 (Estudo da Fundação Lemann e do Itaú BBA).
-
JHA, J. ; FARIA, E. M. ; BAKSHI, S. . Understanding and challenging boys? disadvantage in secondary education in developing countries 2012 (Background paper prepared for the Education for All Global Monitoring Report 2012).
-
FARIA, E. M. . Os alunos reprovados no Brasil: uma análise das proficiências e das taxas de abandono por meio das avaliações Prova Brasil e Pisa. 2011 (Estudando Nº 01 - Estudando Educação).
-
FARIA, E. M. . Lições em Educação: Parte I ? Pré-escola e fluxo escolar adequado. 2011 (Estudando Nº 02 - Estudando Educação).
-
FARIA, E. M. . Understanding and challenging boys? disadvantage in secondary education in Brazil 2011 (working paper CBPS (Centre for Budget and Policy Studies)).
-
FARIA, E. M. ; GOMES, C. F. . Resultados do Ideb com foco na equidade e na qualidade das redes públicas do país: Nota técnica dos dados e análises complementares 2010 (working paper Todos Pela Educação).
-
FARIA, E. M. ; NASCIMENTO, A. C. . Equidade entre as escolas das redes municipais: Uma análise com base nos dados de Ideb para municípios e escolas 2010 (working paper Todos Pela Educação).
-
FARIA, E. M. ; PIERI, R. . Determinantes da Criminalidade no Brasil 2008 (working paper Instituto Futuro Brasil).
Outras produções
FARIA, E. M. . Elaboração de livreto com panorama da educação no Brasil para a Rede Globo. 2017.
FARIA, E. M. ; OPICE, I. . Avaliação de Impacto do Ismart. 2015.
FARIA, E. M. . Análise dos Questionários da Prova Brasil 2013 para Diretores (Inep). 2013.
FARIA, E. M. . Anuário Brasileiro da Educação Básica 2012 - Todos Pela Educação e Editora Moderna (consultoria e estatística). 2012.
FARIA, E. M. . Cálculos e análises de dados sociais e demográficos do município de Sorocaba - Projeto 914BRZ1126 (Unesco). 2010.
FARIA, E. M. . Cálculo de indicadores educacionais a partir de microdados da avaliação Prova Brasil / Saeb e do Censo Escolar da Educação Básica para avaliar as escolas dos professores que fazem parte dos pólos Arte na Escola (Instituto Arte na Escola). 2010.
FARIA, E. M. ; INOUE, A. ; CRUZ, P. ; FALZETTA, R. ; VELASCO, A. M. ; KLEIN, R. ; FONTANIVE, N. . Apoio no desenvolvimento da plataforma Devolutivas Pedagógicas (Inep). 2015.
GIANESI, I. ; FARIA, E. M. . Business Plan para a Escola de Engenharia do Insper a ser lançada em 2015. 2011.
MADALOZZO, R. C. ; FARIA, E. M. ; HARNIK, S. ; GOMES, C. F. . Relatório De Olho nas Metas 2010 do Todos Pela Educação (coordenação técnica). 2010.
MADALOZZO, R. C. ; FARIA, E. M. . Relatório De Olho nas Metas 2009 do Todos Pela Educação (coordenação técnica e estatística). 2009.
FARIA, E. M. . Estúdio i - Brasil é um dos países mais desiguais em educação. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Jornal Globo News - Brasil é um dos países com maior desigualdade entre alunos ricos e pobres, diz estudo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . ?As oportunidades que tive vieram pela educação? - História. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; BARROS, D. . Entre Aspas: Os resultados da educação brasileira no PISA 2019. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FARIA, E. M. . 15 anos do programa de bolsas do Insper. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . ?Quem trabalha com Educação precisa conhecer o tema? - Entrevista para o site do Instituto Votorantim. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CRUZ, P. ; FARIA, ERNESTO MARTINS . Brasil aumentou em 4% o número de crianças e jovens nas escolas nos últimos dez anos (rádio CBN). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Baixa renda dificulta aprendizagem - Jornal O Popular (Goiás). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Escolas e secretarias de Educação muitas vezes não falam a mesma língua, diz especialista - rádio CBN. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; COSTA, W. ; MELLO, D. . Conexão Futura: resultados do Ideb 2015 - Canal Futura. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . 3 perguntas para Ernesto Martins - jornal O Popular (Goiás). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; CUSTODIO SOBRINHO, J. ; SACILOTTO, D. . Entrevista sobre a pesquisa Conselho de Classe (Conexão Futura - Canal Futura). 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; KLEIN, R. ; LOPES, A. L. ; JUNIOR, J. . Entrevista sobre o Ideb, avaliações e boas práticas (Conexão Futura - Canal Futura). 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Escolas de excelência (entrevista para a Revista Gestão Educacional). 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; ABRUCIO, F. . Discuta SP: professores devem ser mais ouvidos (rádio CBN). 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Na Ordem do Dia - Ernesto Martins (entrevista sobre o estudo Projeto de Vida para a TV CPP). 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Jornal Hoje (Rede Globo): Escolas públicas envolvem alunos e família pra elevar nível de aprendizado. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Jornal Hoje (Rede Globo): Pesquisador indica ações importantes para um ensino de qualidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Jornal Hoje (Rede Globo): Prática da leitura deve ser valorizada na educação de jovens e adolescentes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Jornal Hoje (Rede Globo): Valorizar o tempo pedagógico é importante para a aprendizagem. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Site da Vez: Estudando Educação (Ernesto Martins Faria). 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FARIA, E. M. . Entrevista para o Jornal da Cultura sobre Clima Escolar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; VELASCO, A. M. ; FURTADO, J. ; XIMENES, S. . Programa Sala Debate - Plano Nacional de Educação (Canal Futura). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Entrevista para a rádio MEC AM sobre o portal QEdu e sobre transparência. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Entrevista para o Jornal Edição do Brasil - bibliotecas e laboratórios de informática nas escolas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . CBN: Minas Gerais apresenta um dos melhores desempenhos do país nas avaliações educacionais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . CBN: Diferenças socioeconômicas regionais explicam boa parte das diferenças culturais nas escolas de Minas Gerais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Jornal da Cultura: Falta de infraestrutura afetam escolas públicas do país. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Bom Dia Brasil: Censo Escolar mostra que 36% das escolas públicas não têm esgoto. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Rádio Senado: Especialista fala sobre resultados do Censo Escolar 2013. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Jornal da Paraíba: Reprovação é cultural, afirma especialista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Entrevista para o Jornal Futura do Canal Futura: Conheça a plataforma Geekie. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Alumnus ganha prêmio Mário Covas por projeto na área de educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Entrevista para a OGP (Open Government Partnership). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Escolas de Excelência: como elas superaram os desafios da educação? (Revista Gestão Educacional). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Band News FM: Cai para 11% o índice de alunos que aprendem o esperado em matemática. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Educação Brasileira 114 - Lisete Arelaro e Ernesto Faria (Univesp TV). 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FARIA, E. M. . Conexão Futura: Ernesto Faria e Sueli Lima. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FARIA, E. M. . Notícias Univesp - Pesquisa Excelência com Equidade - Ernesto Faria. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Blog Educação e Pesquisa (Revista Educação) - ?A metodologia das metas do Ideb não poderia ser aprovada sequer em um trabalho de conclusão de graduação?, diz pesquisador. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Porvir: 10 mitos e verdades na educação brasileira. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; RICCOMINI, V. . Educação Brasileira 95 - Valéria Riccomini / Ernesto Martins Faria (Univesp TV). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Notícias Univesp - IDEB 2011 - Ernesto Faria. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Notícias Univesp - Portal de Informações sobre Educação - Ernesto Martins Faria. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; FONTANI, P. . Educação Brasileira - Ernesto Martins Faria e Paolo Fontani (Univesp TV). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Insper - Entrevista com alumnus Ernesto Martins Faria - setembro/2011. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . CBN Brasil - Ernesto Martins Faria: 'Política de reprovação no Brasil não tem retorno'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Rede TV News: Alunos de escolas públicas não sabem fazer contas. 2011.
FARIA, E. M. . Band News FM: Brasil é o país onde a formação superior provoca mais aumento de salário. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . Série CBN: Desafios da Educação. 2011.
FARIA, E. M. . Revista CBN - Estudo revela que apenas 11% dos brasileiros concluiu o Ensino Superior. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. . O Estado de S. Paulo - 'País não investe o suficiente em pré-escola'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIA, E. M. ; MAGGI, L. . Mapa da Aprendizagem. 2019; Tema: Educação. (Site).
MARTINS, T. Z. ; ALCADIPANI, L. ; PORTILHO, G. ; FARIA, E. M. ; INOUE, A. ; PORTIERI, F. ; MACHADO, L. M. ; BURGIERMAN, D. ; JOKURA, T. ; NASCIMENTO, E. . #publicasexcelentes - série de vídeos sobre escolas públicas com bons resultados. 2015; Tema: Educação. (Rede social).
FARIA, E. M. ; OLIVEIRA, A. ; FRISTCHE, R. ; CAMINHA, K. ; PEREIRA, C. ; MIZNE, D. ; BOARI, J. G. . QEdu: aprendizado em foco. 2012. (Site).
FARIA, E. M. . Estudando Educacao. 2011; Tema: Educação. (Site).
FARIA, E. M. ; GUIMARÃES, R. . Causalidade na pesquisa educacional: métodos e suas aplicações (VIII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. ; ROSA, L. . Sistemas de Avaliação e Resultados Futuros - Como Utilizar os Dados para Estabelecer, Interpretar e Acompanhar Metas Críveis (edição Maceió - AL). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Sistemas de Avaliação e Resultados Futuros - Como Utilizar os Dados para Estabelecer, Interpretar e Acompanhar Metas Críveis (edição Açailândia - MA). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FARIA, E. M. . Sistemas de Avaliação e Resultados Futuros - Como Utilizar os Dados para Estabelecer, Interpretar e Acompanhar Metas Críveis (edição Caxias do Sul - RS). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MEIRELLES, R. ; FARIA, E. M. . Minicurso 'Investigando a qualidade da educação com dados públicos 4ª ed'. (Abraji e Fundação Lemann). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FARIA, E. M. ; MEIRELLES, R. . Minicurso 'Uso de Dados em Educação para Jornalistas 2ª ed'. (Canal Futura, Abraji e Fundação Lemann). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MEIRELLES, R. ; FARIA, E. M. . Minicurso 'Investigando a qualidade da educação com dados públicos 2ª ed'. (Abraji e Fundação Lemann). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Minicurso 'Como usar dados para cobrir educação?' (9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo - Abraji). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Minicurso 'Como avançar na interpretação de resultados de modelos estatísticos? O uso de dados para construir um retrato educacional de escolas e redes' (III Congresso Nacional de Avaliação em Educação). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MEIRELLES, R. ; FARIA, E. M. ; BOARI, J. G. . Minicurso 'Investigando a qualidade da educação com dados públicos 3ª ed'. (Abraji e Fundação Lemann). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Minicurso 'O uso de dados para construir um retrato de escolas/redes e para estudos de fatores associados' (XXI Encontro Regional dos Estudantes de Economia Sudeste). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MEIRELLES, R. ; FARIA, E. M. . Minicurso 'Investigando a qualidade da educação com dados públicos'. (Abraji e Fundação Lemann). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Programa de Jornalismo de Dados e Visualização - análise de casos: QEdu (IICS). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Minicurso 'Como avançar na interpretação de resultados de modelos estatísticos? O uso de dados para construir um retrato educacional de escolas e redes'. (VII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. ; MEIRELLES, R. . Minicurso 'Uso de Dados em Educação para Jornalistas'. (Abraji e Fundação Lemann). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Curso Básico de Stata para jornalistas (Nova Escola e Gestão Escolar). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIA, E. M. . Consultoria com números e análises para cartilha para pais do Educar Para Crescer. 2012. (Relatório).
FARIA, E. M. . Elaboração de relatório para a Fundação Lemann sobre possibilidades de atuação na Educação Infantil.. 2011. (Relatório).
FARIA, E. M. . Revisão técnica da tradução de um relatório do Banco Mundial sobre Educação Infantil (FMCSV). 2011. (Pesquisa).
FARIA, E. M. . Acompanhamento do treinamento da equipe de entrevistadores da Pesquisa de Vitimização 2008 do Instituto Futuro Brasil. 2008. (Pesquisa).
FARIA, E. M. . Análise descritiva e de consistência dos dados da Pesquisa de Vitimização 2008 do Instituto Futuro Brasil. 2008. (Relatório).
FARIA, E. M. ; RIBEIRO, F. P. . Estudo sobre o panorama político no período de 1994 a 2006, identificando características dos candidatos que aumentam a probabilidade de eles serem eleitos (Instituto Futuro Brasil). 2008. (Pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Educação que Faz a Diferença, Descrição: O Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), associação civil cujo objetivo é promover o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil, criaram, em abril de 2019, o projeto Educação que Faz a Diferença. Os objetivos são: 1. Reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino que estão realizando um trabalho de destaque; 2. Identificar e documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios. A iniciativa é realizada em âmbito nacional e todos os Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) participam. Os auditores dos TCEs e dos TCMs têm papel fundamental no estudo, já que são os responsáveis por realizar as pesquisas de campo, isto é, visitar as redes de ensino a fim de identificar as principais estratégias e ações que garantem os bons resultados educacionais. Espera-se com essa iniciativa contribuir para a melhoria da qualidade e da equidade na educação brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Charles Kirschbaum - Integrante / Vinicius de Moraes - Integrante.
-
2018 - 2019
Excelência com Equidade no Ensino Médio, Descrição: A terceira etapa da série Excelência com Equidade foi realizada pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Unibanco e o Itaú BBA. O objetivo da pesquisa foi entender as estratégias e práticas das escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem bons resultados no ensino médio. Foram selecionadas escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguiram bons resultados na Prova Brasil e no Enem 2017, além de possuírem uma taxa de aprovação mínima de 95%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Naiara Magalhães - Integrante / Gustavo Rodrigues - Integrante / Lecticia Maggi - Integrante.
-
2018 - 2019
Mapa da Aprendizagem, Descrição: O Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com a Fundação Lemann e o Itaú BBA lançou a plataforma de dados educacionais Mapa da Aprendizagem, que permite comparar as médias dos estudantes no Pisa 2015 por nível socioeconômico, sexo e carreira esperada (se há intenção de ser professor ou não). No caso do Brasil, há os dados por região e estado. O site traz tanto a média dos alunos nas cinco áreas avaliadas ? ciências, leitura, matemática, resolução colaborativa de problemas e educação financeira ? como também o percentual de alunos com aprendizado adequado. Isto é, aqueles que chegaram ao menos no nível 3. A intenção ao permitir a comparação por nível socioeconômico e sexo é discutir sobre as desigualdades presentes na educação. No Brasil, por exemplo, apenas 17,2% dos estudantes têm aprendizado adequado em ciências ? percentual que cai para 9,4% quando olha-se especificamente para os alunos de baixo nível socioeconômico, e sobe para 44,8% no caso daqueles de nível socioeconômico alto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Lecticia Maggi - Integrante.
-
2017 - 2018
1ª Aplicação do Pisa para Escolas no Brasil, Descrição: O PISA-S é uma avaliação voluntária, que apoia os esforços de melhoria da escola participante com base nas matrizes e escalas do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) da OCDE. Os itens dos testes são desenvolvidos e calibrados de acordo com as escalas internacionais e estudos que apoiam o rigor e a validade dos resultados do PISA Mundial. Desenhado para oferecer às escolas participantes informações e análises, acerca das competências e habilidades dos estudantes de 15 anos, aplica questionários que coletam dados socioeconômicos e informações sobre o ambiente de aprendizagem, o engajamento dos alunos, seus interesses e atitudes em leitura, matemática e ciências. Cada escola participante do PISA-S recebe um relatório detalhado, com evidências sólidas acerca dos fatores que afetam o seu desempenho e com indicações de como promover a melhoria da aprendizagem para todos os estudantes. Os relatórios individuais de cada escola são de domínio da escola ou rede de ensino, e não é permitido divulgar os resultados obtidos sem autorização expressa dos gestores escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Integrante / Ruben Klein - Integrante / Erika Nascimento - Integrante / Roberta Loboda Biondi - Coordenador.
-
2015 - Atual
Excelência com Equidade: os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental, Descrição: Animados com a repercussão do primeiro estudo da série Excelência com Equidade, a Fundação Lemann e o Itaú BBA decidiram dar seguimento à investigação, agora tendo também a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e dando foco a segunda etapa do ensino fundamental. Os desafios, logo de início, se mostraram maiores. Apenas 31 escolas brasileiras que oferecem a segunda etapa do ensino fundamental a alunos de baixo nível socioeconômico passaram pelos critérios estabelecidos pela pesquisa de indicadores de uma educação de qualidade - critérios menos rígidos que os estabelecidos no primeiro Estudo Excelência com Equidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Laura Muller Machado - Integrante / Ana Inoue - Integrante / Fernanda Portieri - Integrante / Ocimar Alavarse - Integrante / Luiz Guilherme Scorzafave - Integrante / Naiara Magalhães - Integrante / Mauricio Prado - Integrante / Gustavo Rodrigues - Integrante.
-
2014 - Atual
Conselho de Classe: a visão dos professores sobre a educação no Brasil, Descrição: Pesquisa anual com professores de todo o Brasil. O objetivo do trabalho é dar voz aos professores, que são os que estão diariamente em sala de aula com os estudantes e serão os responsáveis pela concretização de diversas políticas públicas educacionais. As pesquisas pretendem contribuir para o sucesso das políticas educacionais a partir do conhecimento sobre o que pensa o professor brasileiro. Os estudos traçam um perfil dos professores para ajudar a entender suas motivações e bloqueios e escutam suas opiniões sobre as principais políticas públicas em debate. As consultas são desenhadas a partir de pesquisas qualitativas com docentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Laura Muller Machado - Integrante / Leonardo Rosa - Integrante.
-
2014 - Atual
Mapeamento de literatura para resgate de marco teórico e categorização de fatores associados ao desempenho escolar, Descrição: Na tentativa de interpretar o resultado da relação entre uma dada variável e uma medida de sucesso educacional, corre-se o risco de atribuir rótulos a determinadas variáveis sem relacioná-las à sua dimensão de origem. Diante disso, faz-se necessário resgatar o marco teórico das principais variáveis explicativas testadas em estudos acadêmicos, bem como delimitar a evidência empírica acerca da sua relação com as medidas de sucesso educacional (correlação, associação, causalidade indireta e causalidade direta). Este estudo busca auxiliar na tomada de decisões de políticas públicas em educação a partir das evidências de pesquisa na área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Raquel Guimarães - Integrante / Priscilla Albuquerque Tavares - Integrante / Laura Muller Machado - Integrante.
-
2013 - 2016
1º Edital de Pesquisas Aplicadas em Educação, Descrição: Embora a pesquisa acadêmica em educação tenha crescido e se diversificado consideravelmente nos últimos anos, ainda faltam estudos de qualidade para embasar as políticas e projetos em educação. São raras as pesquisas que olham para a aplicabilidade dos achados e recomendações trazidos pelos estudos. Também é possível identificar espaço para pesquisas mais inovadoras, que discutam desafios já conhecidos da educação sob novas perspectivas. Incentivar a produção de estudos de qualidade que possam, de fato, embasar políticas e projetos em educação no Brasil - ou seja, que se destaquem tanto pelo uso de metodologias rigorosas como pela compreensão aprofundada da realidade educacional -, é o objetivo do edital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Integrante / Camila Pereira - Integrante / Laura Muller Machado - Coordenador / Ana Inoue - Integrante.
-
2013 - 2016
Uso de dados em Educação para Jornalistas - Abraji e Fundação Lemann, Descrição: O curso ajuda jornalistas a trabalhar com dados educacionais e a desenvolver pautas a partir de análises com informações quantitativas, com o intuito de melhorar a qualidade da cobertura jornalística em educação. Sendo a Educação um ponto chave para o desenvolvimento do país e reiteradamente um aspecto chamado de estratégico nos discursos de governos, faz-se imprescindível qualificar os jornalistas brasileiros para contribuir com coberturas qualificadas e o exercício do controle social sobre as ações nessa área. A primeira edição do curso contou com a presença de 34 profissionais de diversos veículos nacionais de impacto como Jornal da Globo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Época, Isto É, G1, UOL, Ig, Veja.com, Exame.com, Nova Escola, Gestão Escolar, Escola Pública, Agência Brasil, Porvir e EBC. A segunda edição do curso foi realizada exclusivamente para jornalistas do Canal Futura. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Ricardo Meirelles - Integrante.
-
2013 - 2014
Hackathon de Dados Educacionais - Inep e Fundação Lemann, Descrição: O Hackathon é uma maratona de hackers, programadores, desenvolvedores e inventores em geral para promover o desenvolvimento de projetos que visem a transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais. O Inep, em parceria com a Fundação Lemann, realizou o Hackathon Dados da Educação Básica para estimular que cada vez mais pessoas utilizem sua criatividade e quaisquer tecnologias para transformar informações de interesse público em projetos e serviços para melhorar a educação. A primeira edição foi realizada em abril de 2013 e a segunda edição foi realizada em maio de 2014. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Integrante / Estevon Nagumo - Coordenador / Camila Pereira - Integrante / Clara Etiene - Integrante / Luana Souza - Integrante / José Gilberto Boari - Integrante / Gustavo Amora - Integrante.
-
2013 - Atual
Investigando a qualidade da educação com dados públicos - Abraji e Fundação Lemann, Descrição: Curso online de três semanas que apresenta a plataforma QEdu, desenvolvida pela Fundação Lemann em parceria com a Meritt, e discute os principais indicadores de qualidade e as avaliações da educação no Brasil. As aulas abordam também as relações possíveis desses indicadores com índices como o PIB (Produto Interno Bruto), o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), o investimento em educação entre outros. As quatro primeiras edições do curso contaram juntas com a presença de mais de 180 profissionais de diversos veículos nacionais de impacto como O Estado de S. Paulo, Editora Globo, Editora Abril, Isto É, G1, Ig, Terra, Veja, Exame.com, Estado de Minas, Gazeta do Povo, Correio da Paraíba, Jornal O Povo, Dário do Nordeste, EBC, Rádio CBN, SBT, TV Gazeta, TV Globo, entre outros. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Ricardo Meirelles - Integrante.
-
2012 - 2014
Excelência com Equidade: as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico, Descrição: Em julho de 2012, como resultado de uma parceria entre mim e o jornalista Antonio Gois, o jornal O Globo publicou a série de reportagens Aula de Excelência na Pobreza, que foi contemplada com o Prêmio Esso de Jornalismo e com o Prêmio Imprensa Embratel na categoria Educação. Nessa série, foram selecionadas 82 escolas públicas brasileiras que, em 2009, estavam entre as 25% que atendem alunos com menor nível socioeconômico no país e, ao mesmo tempo, atingiam um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) igual ou superior a 6 (meta do governo brasileiro para todas as escolas em 2022). A visita dos jornalistas a algumas dessas escolas apontou indícios de quais foram as características e ações que ajudaram essas escolas a ter êxito. A série de reportagens, com seus achados e repercussão positiva, motivou a Fundação Lemann e o Itaú BBA a estudarem o tema em maior profundidade e com o rigor metodológico de uma pesquisa. O objetivo do trabalho é investigar as características comuns e as lições que podemos aprender com escolas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado de todos os alunos é o objetivo principal deste estudo. Se quer jogar luz sobre aquilo que funciona, na expectativa de que gestores, pesquisadores e formuladores de políticas, dentro de suas realidades e com as devidas adaptações, usem estes exemplos como referência, inspiração e motivação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Regina Madalozzo - Integrante / Raquel Guimarães - Integrante.
-
2012 - Atual
QEdu: Aprendizado em Foco, Descrição: O QEdu tem o objetivo de por meio da apresentação de dados educacionais de uma forma amigável complexificar o debate sobre resultados das avaliações educacionais, auxiliar gestores na tomada de decisões com base em evidências e orientar pais de alunos sobre o aprendizado deles e fatores que o influenciam, para com isso auxiliar para uma melhora no aprendizado dos alunos do país. Tendo como fontes a Prova Brasil e o Censo Escolar, o QEdu reúne informações detalhadas sobre cada escola, cidade e estado do país, permitindo desde comparações simples até análises mais aprofundadas. Outro diferencial do portal é a disponibilização de um grande banco de dados sobre o perfil dos estudantes, diretores e professores, e um detalhamento sobre as condições de infraestrutura e matrícula nas escolas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador / Alexandre Oliveira - Integrante / Ricardo Fristche - Integrante / Camila Pereira - Integrante / Mariana Romani - Integrante / Kaléu Caminha - Integrante / José Gilberto Boari - Integrante.
-
2011 - 2012
A educação brasileira: dificuldades e particularidades, Descrição: O estudo busca avaliar o sistema educacional brasileiro por meio de dificuldades que podem já ser enfrentadas, dado que outros países já apontaram políticas para a superação desses problemas, sem deixar de considerar as particularidades que impedem, em muitos casos, a replicação de algumas políticas educacionais bem sucedidas em outros países. O estudo será dividido em duas etapas: Primeira etapa: "Estudando Nº 02" do Estudando Educação. Análise descritiva comparando os alunos brasileiros e alunos de países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre diversos aspectos. Embora a OCDE seja um grupo demasiadamente heterogêneo, os resultados e indicadores da OCDE como um todo são bons e servem de parãmetro para análises educacionais. Segunda etapa: estudo da implementabilidade das políticas educacionais e mudanças na educação brasileira sugeridas e discutidas após o Estudando Nº 02.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador.
-
2011 - 2012
Políticas educacionais no mundo, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar as principais políticas educacionais elaboradas no mundo e como elas impactaram os indicadores educacionais de seus países. Com base na análise de políticas que foram elaboradas em vários países busca-se discutir como a educação deve ser tratada como política pública no Brasil e quais são as peculiaridades das políticas públicas em educação no cenário brasileiro assim como em cenários com características diversas (tanto de âmbito cultural como socioeconômico).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador.
-
2011 - 2011
A reprovação escolar no Brasil, Descrição: O objetivo é analisar a situação das crianças e jovens que já foram reprovados no sistema educacional brasileiro. A reprovação escolar é avaliada como um mecanismo para garantir o aprendizado do aluno, podendo estar ou não sendo bem sucedida. Elaboração do estudo "Os alunos reprovados no Brasil: uma análise das proficiências e das taxas de abandono por meio das avaliações Prova Brasil e Pisa.". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Martins Faria - Coordenador.
Prêmios
2019
Finalista do 1º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes, Insper.
2017
Aprovado em 1º lugar para o doutoramento em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra (turma 2017-2020), Universidade de Coimbra.
2016
Prêmio Abril de Jornalismo 2016 - categoria Reportagem do Ano: coordenação de estudo da série Excelência com Equidade, que embasou matéria finalista, Grupo Abril.
2015
Dissertação de mestrado aprovada com distinção, EAESP - FGV.
2014
Prêmio CONIP de Excelência 2014 - categoria Serviços de Informações e Cidadania: finalista com o projeto QEdu, Instituto ITIP e Conip.
2014
Prêmio A Rede - categoria Educação: vencedor com o projeto QEdu, Revista A Rede.
2014
Prêmio Brasil Criativo - categoria Design: finalista com o projeto QEdu, Ministério da Cultura.
2013
Prêmio Darcy Ribeiro de Educação: vencedor com a Fundação Lemann, Câmara dos Deputados.
2013
Prêmio Esso de Jornalismo 2013 - categoria Educação: análises para a reportagem finalista "Estado laico, educação nem tanto" (de O Globo), ExxonMobil.
2013
Banco de Propostas Inovadoras do Inep: portal QEdu selecionado, Inep - Ministério da Educação.
2013
Prêmio Mario Covas 2013 - categoria Governo Aberto: vencedor com o projeto QEdu, Governo do Estado de São Paulo.
2012
Prêmio Esso de Jornalismo 2012 - categoria Educação: produção de artigo de opinião e análises que embasaram a série de reportagens vencedora Aula de Excelência na Pobreza (de O Globo), ExxonMobil.
2012
14º Prêmio Imprensa Embratel - categoria Educação: produção de artigo de opinião e análises que embasaram a série de reportagens vencedora Aula de Excelência na Pobreza (de O Globo), Embratel.
2010
Seção de Estudos Científicos do Portal Itaú Fase: estudo "A Relação entre Mensalidade Escolar e Proficiência no ENEM" selecionado, Fundação Itaú Social.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate EducacionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor-fundador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
www.portaliede.com.br
2016 - 2017
Fundação LemannVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente da área de Qualidade, Carga horária: 40
2015 - 2016
Fundação LemannVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Especialista, Carga horária: 40
2012 - 2014
Fundação LemannVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 40
2011 - 2012
Estudando EducaçãoVínculo: Fundador e coordenador, Enquadramento Funcional: Pesquisa
Outras informações:
https://estudandoeducacao.wordpress.com/
2011 - 2011
Insper Instituto de Ensino e PesquisaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Pleno de Novos Projetos Acadêmicos, Carga horária: 40
2010 - 2011
Todos Pela EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Conteúdo Técnico, Carga horária: 44
2009 - 2010
Todos Pela EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Conteúdo Técnico, Carga horária: 44
2008 - 2008
Instituto Futuro BrasilVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 25
2008 - 2008
Instituto Futuro BrasilVínculo: Estagiário de férias, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ernesto Martins Faria e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?