Mayara Martins da Quinta Alves da Silva

É jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi intercambista na Universidad Nacional de San Juan (Argentina) através do programa Mercosul Educativo. Apresentou trabalhos acadêmicos em diversos congressos nacionais e internacionais, com monografia de conclusão de curso patrocinada pela Petrobrás no programa Jornalista Amigo da Criança. É mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atuou como professora no curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Participou da equipe de implantação e foi repórter da Rádio Educativa UFMS 99.9. Experiência acadêmica nas áreas de: comunicação e saúde; meio ambiente; assessoria de comunicação e de imprensa; metodologia científica; jornalismo e radiojornalismo. Coordenou a equipe de comunicação e saúde do Núcleo de Comunicação em Saúde e Meio Ambiente (NCSMA/UFMS).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação

2014 - 2016

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Emagrecimento e obesidade no publieditorial da revista Saúde,Ano de Obtenção: 2016
Greicy Mara França.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: análise de conteúdo; comunicação e saúde; jornalismo de saúde; revistas de saúde; publieditorial.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação.

Graduação em Comunicação Social

2009 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Educar para saúde: um papel social do jornalismo
Orientador: Profa. Dra. Greicy Mara França
com Bolsista do(a): ANDI - Comunicaçao e Direitos, ANDI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

objetivo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, M. M. Q. A. . 12º Simpósio de Jornalismo: exercício profissional no interior e em cenários políticos - 12º Simjor. 2018. (Outro).

SILVA, M. M. Q. A. . III Mostra de Soluções Sustentáveis. 2011. (Exposição).

SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. . II Oficina Pegada Ecológica de Campo Grande. 2011. (Outro).

SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. ; ABREU, Rafael . Semana do Calouro de Jornalismo. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12º Simpósio de Jornalismo: exercício profissional no interior e em cenários políticos - 12º Simjor.12º Simpósio de Jornalismo: exercício profissional no interior e em cenários políticos - 12º Simjor. 2019. (Simpósio).

1ª Mostra Científica do Curso de Jornalismo em Alto Araguaia: história e vivências. - 1ª MCJor.A CRIMINALIZAÇÃO DA TRAVESTI NA MÍDIA: PERCEPÇÕES DA MIDITIZAÇÃO NO SITE OLHAR DIRETO. 2019. (Outra).

1ª Mostra Científica do Curso de Jornalismo em Alto Araguaia: história e vivências. - 1ª MCJor.A CRIMINALIZAÇÃO DA TRAVESTI NA MÍDIA: PERCEPÇÕES DA MIDITIZAÇÃO NO SITE OLHAR DIRETO. 2019. (Outra).

Intercom Nacional. Análise de Transição de uma Logomarca de acordo com Gestões Públicas: de Mostra de Soluções Sustentáveis a Feira Ambiental. 2013. (Congresso).

ALAIC. Percepções Inserção fazer da da obesidade e excesso de peso revistas brasileiras los fazer segmento da Saúde: Uma Análise quantitativa.. 2012. (Congresso).

SBPC. A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE QUANDO PAUTADO O SOBREPESO E A OBESIDADE EM MÍDIAS IMPRESSAS: RESULTADOS DE UMA ANÁLISE QUANTITATIVA. 2012. (Congresso).

63 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Monitoramento da presença do Cerrado na Mídia impressa de Mato Grosso do Sul. 2011. (Congresso).

III Mostra de Soluções Sustentáveis. 2011. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental/ I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. Divulgação das políticas ambientais de Campo Grande nas mídias digitais web: um estudo de caso de assessoria de comunicação. 2011. (Congresso).

Investigação, Cooperação e informação no Mediterrâneo. 2010. (Outra).

Conferência Livre de Comunicação "A Imagem da Mulher na Mídia". 2009. (Outra).

I ENFECON - Encontro de Formação Política da Comunicação. 2009. (Encontro).

I Jornada Internacional sobre investigação e desenvolvimento da QUALIDADE dos conteúdos audiovisuais televisivos e do Jornalismo Brasil - Espanha. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lidiane Fraga Leocadio

SILVA, M. M. Q. A.; LIMA, A. F.; MARQUES, R. R. L.. Produção de revista em quadrinho como ferramenta de educação ambiental em Alto Araguaia - MT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Miriam Soares de Araújo

SILVA, M. M. Q. A.; MARQUES, R. R. L.; LIMA, A. F.. A montanha dos sete abutres revivida através do caso Eloá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Francielle Mesquita de Sousa

BAPTISTELLA, E. S. T.; MEDEIROS, E. L. M.;SILVA, M. M. Q. A.. Telejornalismo ambiental: uma análise dos conteúdos ambientais do projeto de extensão TV Verde Araguaia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Weverton Velasco David

MARQUES, R. R. L.;SILVA, M. M. Q. A.; SILVA, L. A.. Violência contra a comunidade LGBTQ+ conforme o olhar jornalístico "Gazeta Digital". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Thays Aguiar Soares

LACHOWSKI, G. L.;SILVA, M. M. Q. A.; NETTO, M. R.. O jornalista na atuação de assessoria de imprensa no interior: percepções em Alto Araguaia (MT) e região. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fábio Faria Pires

BAPTISTELLA, E. S. T.; SIQUEIRA, A. W. N.;SILVA, M. M. Q. A.. Sofia - As múltiplas faces do conhecimento: um documentário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Letícia Silva Pina

BAPTISTELLA, E. S. T.; SIQUEIRA, A. W. N.;SILVA, M. M. Q. A.. Produção do documentário Sofia: as múltiplas faces do conhecimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucas Ramos de Araújo Alencar

MEDEIROS, E. L. M.; ROMANELLI, R. A.;SILVA, M. M. Q. A.. Chacina em Colzina: análise de conteúdo veiculado pela mídia no Estado de Mato Grosso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcela Fernanda Pavão

ROMANELLI, R. A.;SILVA, M. M. Q. A.; MARQUES, R. R. L.. As Revistas Especializadas em Educação na Formação do Habitus e Capital Cultural dos Docentes da Educação Básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

SILVA, M. M. Q. A.. Avaliadora no IJ - Jornalismo do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

SILVA, M. M. Q. A.. Avaliadora no DT - Relações Públicas e Comunicação Organizacional no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste. 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Greicy Mara França

FRANÇA, Greicy Mara; FREITAS, T. C. M.; MIGUEL, K. G.. EMAGRECIMENTO E OBESIDADE NO PUBLIEDITORIAL DA REVISTA SAÚDE. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Greicy Mara França

FRANÇA, Greicy Mara; FREITAS, T. C. M.; MIGUEL, K. G.. EMAGRECIMENTO E OBESIDADE NO PUBLIEDITORIAL DA REVISTA SAÚDE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Greicy Mara França

FRANÇA, Greicy Mara; SILVA, M. P.; BARONE, M. L. S.. Educar para Saúde: Um papel social do jornalimso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Marcos Paulo da Silva

SILVA, M. P.; BARONE, Mara Lisiane de Moraes dos Santos; FRANÇA, Greicy Mara. Educar para a saúde: um papel social do jornalismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Katarini Giroldo Miguel

FRANCA, G. M.; FREITAS, T. M.;MIGUEL, KATARINI. Emagrecimento e Obesidade no publieditorial da revista Saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Katarini Giroldo Miguel

FRANCA, G. M.; FREITAS, T. M.;MIGUEL, KATARINI. Emagrecimento, Obesidade e Sobrepeso: uma análise da revista Viva Saúde. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jeova Rodrigues de Sousa

O Conceito de Jornalismo Comunitário empregado no MTTV primeira edição da TV Centro América Sul de Rondonópolis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mayara Martins da Quinta Alves da Silva;

Marcos Augusto Santos Silva

A Criminalização da Travesti na mídia: percepções da midiatização no site Olhar Direto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mayara Martins da Quinta Alves da Silva;

Luana Yasminy Vieira da Silva

Representação da ética jornalística no universo cinematográfico de Harry Potter; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mayara Martins da Quinta Alves da Silva;

Aline Almeida da Silva

Joga bem! Joga feito mulher: uma análise do site Gazeta Esportiva nas copas masculina (2018) e feminina (2019); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mayara Martins da Quinta Alves da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Greicy Mara França

Analise de conteudo das revistas de Saúde do Mato Grosso do Sul; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Greicy Mara França;

Greicy Mara França

Educar para Saúde: Um papel social do jornalismo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicação social - jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Greicy Mara França;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. M. Q. A. . Crítica além da balança: percepções sobre a estigmatização da obesidade por Jean-Pierre Poulain. Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia , v. 5, p. 1-119, 2016.

  • FRANCA, G. M. ; SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. . Responsabilidade social e divulgação de políticas públicas ambientais: Um estudo de caso da assessoria de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande/MS. E-COM (Belo Horizonte) , v. 5, p. 1, 2012.

  • FONSECA, E. R. ; SILVA, M. M. Q. A. . A falta de visibilidade da mulher gorda na tv brasileira: um estudo de caso sobre Abigail, personagem da telenovela A Força do Querer.. In: Chalini Torquato Gonçalves de Barros; Fernanda Ariane Silva Carrera.. (Org.). Mídia e diversidade: caminhos para reflexão e resistência.. 1ed.João Pessoa: Xeróca, 2018, v. , p. 1-533.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. ; CABREIRA, Ramão . Radialistas de Campo Grande na política de Mato Grosso do Sul: relato de memórias. In: Daniela Cristiane Ota; Luciano Victor Barros Maluly. (Org.). Radiojornalismo: relatos, interatividade e didática.. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2015, v. 1, p. 15-26.

  • COSTA, L. M. ; GOMES, I. M. A. M. ; FERREIRA, R. A. ; FRANCA, G. M. ; SILVA, M. M. Q. A. . Comunicação e Ciência: o desafio de uma construção epistemológica. In: Osvando J. de Morais. (Org.). Ciências da comunicação em processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI: conhecimentos, leituras e práticas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Intercom, 2014, v. , p. 382-403.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FONSECA, E. R. . Normativas midiáticas, ética e cidadania na produção do jornalismo de saúde sobre e para crianças e adolescentes.. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2018, Campo Grande. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2018.

  • FONSECA, E. R. ; SILVA, M. M. Q. A. . Notas para a Análise de Obras de Audiovisual de Ficção: Reflexões sobre Aspectos Estruturais da Narrativa. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2018, Campo Grande. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2018.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FONSECA, E. R. . Jornalismo de Saúde, Cidadania e Direitos: Paralelos e Normativas Midiáticas para um Jornalismo Responsável. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2918.

  • FONSECA, E. R. ; SILVA, M. M. Q. A. . A Produção de Notícia no Contexto da Sociedade de Consumo: Reflexões sobre a Representação do Jornalismo na Telessérie Black Mirror. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. . Histórico do fenômeno publieditorial na revista Saúde em Campo Grande/MS. In: 3º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia, 2016, Campo Grande. Anais do 3º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia, 2016.

  • RODRIGUESD FILHO, L. C. ; SILVA, M. M. Q. A. ; OTA, D. C. . Elementos da legislação de radiodifusão comparada Brasil-Paraguai e a organização da comunicação no espaço cultural de fronteira.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.. São Paulo: Intercom, 2015. p. 1-15.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. . A Midiatização do Belo atrelado ao Emagrecimento. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste ? Campo Grande - MS, 2015, Campo Grande. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste ? Campo Grande - MS. São Paulo: Intercom, 2015. p. 1-10.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. . Uma Análise Crítica da utilização do Modelo Informacional no discurso de Comunicação e Saúde no Brasil. In: INTERCOM, 2014, Foz do Iguaçu. INTERCOM NACIONAL 2014, 2014.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. ; FEDER, L. ; ARAGAO, A. L. . Análise de Transição de uma Logomarca de acordo com Gestões Públicas: de Mostra de Soluções Sustentáveis a Feira Ambiental. In: Intercom Nacional, 2013, Manaus. Intercom Manaus 2013, 2013.

  • FRANCA, G. M. ; SILVA, M. M. Q. A. ; ARAGAO, A. L. ; FEDER, L. ; TORRACA, P. . A ?fórmula mágica? do emagrecimento utilizada como artifício publicitário: uma análise crítica de revistas femininas.. In: Intercom Nacional, 2013, Manaus. Intercom Manaus 2013, 2013.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. ; FRANCA, G. M. . Percepções da inserção do sobrepeso e da obesidade em revistas brasileiras do segmento da saúde: uma análise quantitativa.. In: ALAIC, 2012, Montevideo. ALAIC - Montevideo 2012, 2012.

  • MENEZES, M. B. ; SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. . O Núcleo de Jornalismo Científico da UFMS. In: Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. . A democratização da informação sobre saúde quando pautado o sobrepeso e a obesidade em mídias impressas: resultados de uma análise quantitativa. In: SBPC, 2012, Sao Luis do Maranhao. SBPC 2012, 2012.

  • RODRIGUESD FILHO, L. C. ; SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. . MONITORAMENTO DA PRESENÇA DO CERRADO NA MÍDIA IMPRESSA DE MATO GROSSO DO SUL. In: 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. Goiânia: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. ; FRANCA, G. M. . Divulgação das Políticas Ambientais de Campo Grande nas Mídias Digitais Web: Um estudo de caso de Assessoria de Comunicação. In: IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental e I Encontro Nacional de de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV CBJA. Rio de Janeiro: I ENPJ, 2011.

  • SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. ; CABREIRA, Ramão . Radialistas de Campo Grande na política de Mato Grosso do Sul: relato de memórias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAGAO, A. L. ; FEDER, L. ; SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. . Análise de Transição de uma Logomarca de acordo com Gestões Públicas: de Mostra de Soluções Sustentáveis a Feira Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCA, G. M. ; ARAGAO, A. L. ; FEDER, L. ; SILVA, M. M. Q. A. ; TORRACA, P. . A ?fórmula mágica? do emagrecimento utilizada como artifício publicitário: uma análise crítica de revistas femininas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. ; FRANCA, G. M. . Percepções da inserção do sobrepeso e da obesidade em revistas brasileiras do segmento da saúde: uma análise quantitativa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUESD FILHO, L. C. ; SILVA, M. M. Q. A. ; FRANCA, G. M. . MONITORAMENTO DA PRESENÇA DO CERRADO NA MÍDIA IMPRESSA DE MATO GROSSO DO SUL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. Q. A. ; RODRIGUESD FILHO, L. C. ; FRANCA, G. M. . Divulgação das políticas ambientais de Campo Grande nas mídias digitais web: um estudo de caso de assessoria de comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Educar para saúde: um papel social do jornalismo, Descrição: A pesquisa visa demonstrar que o jornalismo de saúde tem um papel educativo, e que portanto, deve manter um nível de qualidade elevado. A partir dessa afirmação, esse estudo estabelece normativamente, quais são os elementos que devem compor um modelo para um jornalismo de saúde de excelência, que privilegie os direitos sociais de cidadania, a ética da profissão, a responsabilidade social e que compreenda as particularidades do jornalismo de saúde voltado à criança e ao adolescente como público-alvo e como pauta. O método utilizado para alcançar os objetivos propostos é o de levantamento bibliográfico, a partir das literaturas de comunicação, saúde, sociologia, crianças e adolescentes, legislações nacionais vigentes e textos que tratem de relações ou intersecções entre tais temáticas. Como resultados, em primeiro plano a pesquisa possibilita uma compilação de estudos em comunicação e saúde que apesar de diversos, são fragmentados em diferentes eixos e meios. A sistematização teórica com ênfase na educação para saúde através dos veículos midiáticos, gera um material condensado que pode ser utilizado como base para pesquisas na área e para capacitação aos jornalistas em atuação e formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayara Martins da Quinta Alves da Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    COMUNICAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL, Descrição: No presente projeto busca-se realizar o estudo aprofundado das relações complexa integrantes do universo discursivo do que compete ao tratamento da informação em Ciência e Tecnologia visando propiciar subsídios para a qualidade da produção comunicacional. Para tanto utilizar-se-á do métodos quanti-qualitativos e análise do discurso. Assim serão analisadas as revistas Scientific American Brasil e Pesquisa Fapesp, revistas de referência nacional no tratamento da informação científica, a fim de estabelecer na análise um quadro panorâmico das estruturas e discursos presentes no âmbito da Ciência e Tecnologia no Brasil. A pesquisa terá a participação de pesquisadores da Universidad Áutonoma de Barcelona UAB/Espanha e da Universidad Nacional de Colômbia UNC/Colômbia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayara Martins da Quinta Alves da Silva - Integrante / Lairtes Chaves Rodrigues Filho - Integrante / Greicy Mara França - Coordenador / Daniela Cristiane Ota - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Núcleo de Jornalismo Científico: Implantação de programa para a popularização da Ciência, Descrição: O que se propõe aqui é uma estratégia de comunicação específica para dar visibilidade para pesquisa científica e geração de novas tecnologias e a inovação à luz da popularização do conhecimento produzido no Estado. Para estimular a presença de C&T no noticiário e facilitar o trabalho da imprensa propomos desenvolver ferramentas de comunicação capazes de intermediar o relacionamento entre jornalistas e fontes, suprindo algumas necessidades dos veículos de comunicação através da oferta de informações de boa qualidade, que possam tornar-se notícia nestes veículos. O que se propõe aqui é uma estratégia de comunicação específica para dar visibilidade para a pesquisa científica e geração de novas tecnologias e a inovação à luz da popularização do conhecimento produzido no Estado. Para estimular a presença de C&T no noticiário e facilitar o trabalho da imprensa, propomos desenvolver ferramentas de comunicação capazes de intermediar o relacionamento entre jornalistas e fontes, suprindo algumas necessidades dos veículos de comunicação através da oferta de informações de boa qualidade, que possam tornar-se notícia nestes veículos. Além da preocupação de que os possíveis usuários da pesquisa tenham acesso as informações geradas, a necessidade de diminuir a distância entre a produção científica e tecnológica e a sociedade (mostrando o que produz em termos de C&T e a validade do investimento que nela é feito) torna imprescindível o uso dos meios de comunicação de massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayara Martins da Quinta Alves da Silva - Integrante / Lairtes Chaves Rodrigues Filho - Integrante / Greicy Mara França - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Prêmio Expocom - Vencedor da Regional Centro-Oeste - Modalidade Radiojornal, Intercom.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2015 - 2017

Rádio Educativa UFMS 99.9

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

2014 - 2015

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Campo Grande/MS

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40

2013 - 2014

ANDI - Comunicação e Direitos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2014

Núcleo de Jornalismo Científico

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Redatora e editora do site do NJC, Carga horária: 12

Outras informações:
Para ter acesso ao site entrar em: www.cienciaenoticia.ufms.br

2012 - 2013

Revista Contexto Urbano

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 20

Outras informações:
Repórter e editora colaboradora

2011 - 2012

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Vínculo: Estagiária de Jornalismo, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 20

2009 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: