Guilardo Maia
Mestre em História Cultural pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, 2019;Especialista em História do Ceará, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2015; Aperfeiçoamento em História da África pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 20013;Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em Sobral, CE no ano de 2008. Obtive o título de mestre na linha de pesquisa, balizada pela HIstória Cultural, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio de Pádua S. de Freitas, obtendo o título de mestre com a dissertação: "TECIDOS, TRAMAS E COSTURAS: A MODA EM SOBRAL NOS ?ANOS DOURADOS?, VIDA COSTUMEIRA E O CONTROLE DO CORPO EM UMA SOCIEDADE DE DISTINÇÃO" Durante os estudos de mestrado foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Acadêmico em História
2017 - 2019
Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE
Título: TECIDOS, TRAMAS E COSTURAS: A MODA EM SOBRAL NOS ?ANOS DOURADOS?, VIDA COSTUMEIRA E O CONTROLE DO CORPO EM UMA SOCIEDADE DE DISTINÇÃO, Ano de Obtenção: 2019
Antônio de Pádua S. de Freitas.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em História do Ceará
2013 - 2015
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Artigo
Orientador: Viviane Prado Bezerra
Graduação em História
2002 - 2008
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Análise da Idade Média através do filme O Nome da Rosa
Orientador: Denis Melo
Formação complementar
2012 - 2013
Extensão universitária em aperfeiçoamento em História da África. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: MODA, COMPORTAMENTO E CULTURA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História do Urbanismo.
Participação em eventos
II Encontro Internacional de Práticas Urbanas.SOBRAL ENTRE A CRUZ E A IMPRENSA: UMA ANÁLISE DA MODA ENTRE 1945-1955. 2018. (Encontro).
XI Semana das Letras. 2014. (Encontro).
Vamos Falar de Histórias.Amor amores. 2013. (Oficina).
Vamos Falar de Histórias.`SE NÃO FOSSE A MULHER, MIMOSA FLOR, A HISTÓRIA SERIA MENTIROSA. 2013. (Encontro).
IX Semana de História e XI Semana de Letras. 2011. (Congresso).
VII Semana de História (O Ensino de História em Debate).A Problemática da Relação entre Cinema e História. 2009. (Outra).
V Semana de História - História e Identidades: ensino e pesquisa no Ceará. 2007. (Outra).
VII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú.Análise do Medievo Através do Nome da Rosa. 2005. (Encontro).
Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2004. (Encontro).
XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Historia. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
BEZERRA, V. P.;MAIA, G. A.; MIRANDA, L. L. V.. Violência Contra as Mulheres: discurso jurídico e relações de gênero Ipú - Ce (1995 - 1999). 2015.
MELO, F. D.;MAIA, G. A.; MOREIRA, I. A.. Entre o Clio & Calíope no romance. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MELO, F. D.;MAIA, G. A.; MOREIRA, I. A.. Heloísa e as Representações Femininas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MELO, F. D.;MAIA, G. A.; MOREIRA, I. A.. História e Literatura: uma compreensão da ciência no século XIX no conto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
BEZERRA, V. P.; MIRANDA, L. L. V.;MAIA, G. A.. Gritos de Liberdade em Sobral Delegacia da Mulher: de sua implantação aos dias atuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MAIA, G. A.; PRADO, V.; MAIA, E.. A prática do drama na localidde de Tucuns em Tianguá - Ceará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MAIA, G. A.; SILVA JUNIOR, A. S. E.; MOREIRA, I. A.. O Acesso à Educação em Guaraciaba do Norte - Ce nas Décadas de 1960 e 1970. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MAIA, G. A.; GENES, I. A. D.; COELHO, E.. Minha Boneca não é de Brinquedo: Um estudo sobre gravidez na adolescência na cidade de Cariré. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
BEZERRA, V. P.;MAIA, G. A.. MIM - Movimento Ibiapabano de Mulheres: a luta pelos direitos da mulheres em Viçosa do Ceará d 2004 até os dias atuais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA JUNIOR, A. S. E.; MELO, F. D.;MAIA, G. A.. Os altares da "verdade": o pentecostalismo e o Neo pentecostalismo em Cariré. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MAIA, G. A.. Banca de Avaliação da Prova Didática para Professor de Ensina Fundamental Final - História. 2018. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Orientou
Da tinta no papel à Mini saia: o feminismo e a moda, um olhar sobre a imprensa sobralense; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Guilardo Maia;
Nem todo ajoelhou tem que rezar: uma análise dos crimes de sedução em Sobral; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Guilardo Maia;
Fumar é uma questão de estilo e sinônimo de status; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Guilardo Maia;
Produções bibliográficas
-
MAIA, G. A. . Manifestações dos estereótipos medievais no filme 'O Nome da Rosa'. In: Encontro de Iniciação Científica, 2005, Sobral. Anais - Encontro de Iniciação Científica. Sobral: Editora UVA, 2005. v. Único. p. i-207.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2012
Instituto de Educaçâo Superior do CearáVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor contratado por disciplina
2011 - 2012
Projovem Urbano - CarireVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2011 - Atual
Escola Estadual de Ensino Médio Dona Marieta CalsVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2010 - Atual
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
História e Interdisciplinaridade; Medieval I;Medieval II; Educação Patrimonial, História da América II, Prática e Vivência II: Encino de História e Livro Didático; Prática e Vivência II: Construindo Textos Didáticos, História do Brasil II, História Contemporânea I. Prática e Vivência IV: instrumentos didáticos;
Atividades
-
04/2010
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática e Vivência III: Construuindo Textos Didáticos, Prática e Vivência II: Encino de História e Livro Didático, Contemporânea I, História do Brasil II, História da América II, Educação Patrimonial, História e Interdisciplinaridade, História Medieval I e História Medieval II
2009 - 2010
COLEGIO ESTADUAL DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTAVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
10/2009 - 12/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia, Geografia, História
2009 - 2009
Colégio Luciano FeijãoVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações:
Atuava também como palestrante e orientador na análise de filmes históricos em um projeto feito por mim que envolvia Cinema e História
2007 - 2008
Serciço Social do Comércio - Sobral (CE)Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário da Cultura
2006 - 2006
Escola Trajano de MedeiroVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor substituto
2006 - 2006
Escola Antônio Mendes CarneiroVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor substituto
2013 - 2015
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Medieval I;Medieval II; História da América II; História do Brasil II; História Contemporânea I; Moderna I; Moderna II.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Guilardo Maia e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?