Juliana Souza Andrade Lício

Trabalha com projetos de empreendedorismo de alto impacto social e valorização dos sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis na Amazônia. Atualmente atua como consultora independente. Atuou na coordenação do Projeto Vozes pela Ação Climática Justa - VAC na Amazônia. Foi assessora indigenista do Iepé e prestou assessoria às organizações indígenas dos povos indígenas do Oiapoque. Foi coordenadora da Câmara de Comercialização de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade do Amapá, atuando em advocacy para a justiça climática e alimentar. Também atua como consultora em projetos de bioeconomia e desenvolvimento sustentável. Mestre em Ciências da Saúde Pública (2009) e Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena (2008) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Desde 2006 atua como pesquisadora em projetos e pesquisas e já trabalhou junto aos povos indígenas de diversas regiões do país. Na área de segurança alimentar e nutricional, foi pesquisadora do projeto Repercussões do Programa Bolsa Família na Segurança Alimentar e Nutricional das Famílias Beneficiadas, realizado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Realizou cursos sobre Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo Escritório Regional para a América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAORLC). Foi assessora da FoodFirst Information Action Network em sua seção brasileira, FIAN Brasil, colaborando na elaboração de um diagnóstico sobre a situação nutricional e de insegurança alimentar do povo indígena Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul. Atualmente é consultora/pesquisadora do CIFOR CRAF, atuando no projeto Nutri-Scapes. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, Bioeconomia, Saúde Pública e Políticas Indigenistas, com destaque aos temas: Sistemas Alimentares Sustentáveis e Saudáveis, Segurança Alimentar e Nutricional, Agroflorestas, Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade, Gestão de Projetos de Alto Impacto Social, Protocolos de Consulta e Assessoria às Organizações de Povos Tradicionais e Povos Indígenas na Amazônia.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2018 em Demografia

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
marta maria azevedo. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 2018

Doutorado interrompido em 2015 em Saúde da Criança e da Mulher

2010 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Celia Regina Chagas
Ano de interrupção: 2015

Mestrado em Saúde Pública

2007 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Estado Nutricional de Crianças Indígenas no Brasil: Uma Revisão Sistemática da Literatura Científica
, Ano de Obtenção: 2009.Ricardo Ventura Santos.Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Palavras-chave: saúde indígena; estado nutricional; crianças indígenas; antropometria.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde e Nutrição Indígena. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição e Saúde Coletiva.

Especialização em SISVAN para Saúde Indígena

2007 - 2008

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Promovendo a Vigilância Alimentar e Nutricional: a participação dos AIS na Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena no Pólo-base de Angra dos Reis
Orientador: Leandro Marcial Amaral Hoffmann

Graduação em Nutrição

2000 - 2004

Universidade Federal de Ouro Preto

Formação complementar

2021 - 2021

Advocacy para a Agenda Alimentação e Nutrição. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN, Brasil.

2019 - 2019

Gestão de conflitos ambientais: Uma abordagem introdutória. (Carga horária: 32h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2018 - 2018

Sociodiversidade e biodiversidade amazônica sob ameaça do mercúrio. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2011 - 2011

Atualização em Epi-Info. (Carga horária: 40h). , Instituto Leônidas e Maria Deane, FIOCRUZ AMAZÔNIA, Brasil.

2011 - 2011

Seguriad Alimentaria y Nutricional. (Carga horária: 80h). , Oficina Regional de la FAO para América Latina y el Caribe, FAORLC, Chile.

2011 - 2011

Atualização em Epi-Info. (Carga horária: 40h). , Instituto Leônidas e Maria Deane, FIOCRUZ AMAZÔNIA, Brasil.

2010 - 2010

Formação Continuada Docente. (Carga horária: 15h). , Centro de Ensino Literatus, UNICEL, Brasil.

2009 - 2009

Saúde Indígena - Atenção, Gestão e Avaliação. , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação em Antropometria p/ Pesquisas em Saúde. , Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição - Região Sudeste, CECAN, Brasil.

2008 - 2008

REDATAM. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Dimensões das Culturas Indígenas. , Museu do Índio/ Fundação Nacional do Indio, FUNAI, Brasil.

2008 - 2008

Epidemiologia dos Povos Indígenas no Brasil. , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.

2008 - 2008

Alimentação e Saúde Indígena. , Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN, Brasil.

2007 - 2007

Formação em Direito Humano à Alimentação Adequada. , Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, MDS, Brasil.

2005 - 2005

Educação Popular no Campo e na Cidade. , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa Em Educação, ANPED, Brasil.

2005 - 2005

Español Lengua Extranjera - Intermedio. , Planet Idiomas, PI, Brasil.

1994 - 1996

Regular Course. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição e Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde e Nutrição Indígena.

Organização de eventos

Licio, JSA . V Conferência Nacional de Saúde Indígena - Etapa Local. 2018. (Outro).

LICIO, J. S. A. . Agro Centro-Oeste Familiar. 2013. .

LICIO, J. S. A. . Palestra sobre Manipulação de Alimentos, Noções de Higiene e Dietas Hospitalares. 2010. (Outro).

LICIO, J. S. A. . IV Encontro Regional de Estudantes de Nutrição - Sudoeste I. 2002. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Nutrição. ___. 2020. (Congresso).

Roda de Oportunidades de Negócios da Sociobiodiversidade."O Açaí das Terras Indígenas do Oiapoque". 2019. (Encontro).

6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.Defesa das propostas dos Povos Indígenas do Oiapoque. 2018. (Outra).

6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.Propostas do Eixo 6 da 6ª CNSI. 2018. (Outra).

Seminário Demografia dos Povos Indígenas. 2017. (Seminário).

Tempo de Debate - Espaço de vida nas migrações internas: perspectivas teóricas-metodológicas a partir de duas pesquisas comparadas.. 2017. (Seminário).

4 Conferencia Municipal de Seguranca Alimentar e Nutricional. 2011. (Outra).

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e PelaVida. 2011. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliação do estado nutricional de crianças indígenas no Brasil: uma revisão sistemática da literatura científica. 2009. (Congresso).

Alimentação e Nutrição Indígena. 2008. (Oficina).

Dimensões das Culturas Indígenas: Cosmologia, Arte e Etnicidade. 2008. (Outra).

III Seminário Internacional Direito e Saúde / VII Semináro Nacional Direito e Saúde. 2008. (Seminário).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia / VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Estado Nutricional de Crianças Indígenas no Brasil: uma revisão sistemática. 2008. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição. 2008. (Congresso).

I Simpósio Nacional de Alimentação, Saúde e Cultura. 2007. (Simpósio).

Seminário Internacional Eurosocial "Atención Primária de la Salud e Integración a la Red de Servicios".. 2007. (Seminário).

Fórum "Ações de Alimentação de Nutrição da Promoção da Saúde".. 2006. (Outra).

I Seminário de História Bororo para Bororo. 2006. (Seminário).

Simpósio de Estudos Estratégicos - A questão indígena e a nacionalidade.. 2006. (Simpósio).

28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2005. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Alimentação Infantil. 2005. (Congresso).

I Fórum Nacional de Alimentação Escolar - Parte II. 2005. (Outra).

V Seminário de Alimentação Escolar: Alimentando a Educação. 2005. (Seminário).

1ª Mostra Científica da Escola de Nutrição - Jubileu de Prata do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto.Breve relato sobre o consumo alimentar no município de Ouro Preto entre os anos de 1900 a 2000.. 2003. (Outra).

7 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. Levantamento sobre os hábitos alimentares e o consumo de gêneros alimentícios no município de Ouro Preto entre os anos de 1900 a 2000.. 2003. (Congresso).

Seminário Síndrome de Down - Programa Especial de Treinamento - CAPES. 2003. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

Seminário Direitos Humanos e Cidadania. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Aline Braga Santos

SANTOS, A. B.; ASSAD, J. K. R. S.;Licio, JSA. A Gastrostomia Hospitalar como Influência no Tratamento Clínico em Hospitais da Rede Privada.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Juliana Kerolayne Ramos Siqueira Assad

ASSAD, J. K. R. S.; SANTOS, A. B.;Licio, JSA. A Gastrostomia Hospitalar como Influência no Tratamento Clínico em Hospitais da Rede Privada.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá.

Orientou

Luana Cristina Faria Tavares Rangel

A Influência da Nutrição na Qualidade de Vida de Idosos Portadores da Doença de Alzheimer; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Carolina Gama Fernandes Bersót

A Importância da Alimentação Saudável e da Educação Nutricional nas Escolas para Estudantes de 5 a 10 anos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Cynthia Gomes Rodrigues

A Importância da Alimentação Saudável e da Educação Nutricional nas Escolas para Estudantes de 5 a 10 anos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Anna Carolina Gomes D´Ávila

Dietas da Moda e a Exclusão do Glúten em Indivíduos Não Celíacos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Amanda Morais Miranda

A Aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) na População Brasileira; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Laura da Silva Vieira Costa

A Aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) na População Brasileira; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Nathália Gomes Barbosa

A Aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) na População Brasileira; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Nelza Elena Bufon Aguiar

A Influência da Nutrição na Qualidade de Vida de Idosos Portadores da Doença de Alzheimer; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Juliana Souza Andrade Licio;

Produções bibliográficas

  • Licio, JSA ; FAVARO, T. ; CHAVES, C. R. M. M. . Anemia em crianças e mulheres indígenas no Brasil: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 2571-2581, 2016.

  • LICIO, J. S. A. . Vida Saudãvel e Alimentacao Alternativa. O Municipio, Caxambu.

  • LICIO, J. S. A. ; Santos, R.V. ; CARDOSO, A. M. . Estado Nutricional de Crianças Indígenas no Brasil: uma revisão sistemática da literatura científica. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco, 2009.

  • LICIO, J. S. A. ; CARDOSO, A. M. ; Santos, R.V. . Estado Nutricional de Crianças Indígenas no Brasil: uma revisão sistemática. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia / VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia: livro de resumos, 2008.

  • LICIO, J. S. A. ; CORREA, M. S. . Levantamento sobre hábitos alimentares e o consumo de gêneros alimentícios no Município de Ouro Preto entre os anos de 1900 a 2000.. In: 7° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição-SBAN, 2003, Belo Horizonte. 7 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição: Avanços Tecnológicos e Desafios É s, 2003. v. 1. p. 81-81.

  • LICIO, J. S. A. . Breve Relato sobre o Consumo Alimentar no Município de Ouro Preto entre os anos de 1900 a 2000.. In: I Mostra Científica da Escola de Nutrição - Jubileu de Prata do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, 2003, Ouro Preto. ., 2003.

Outras produções

Licio, JSA . SUS na Floresta - Estudo diagnóstico sobre Medicina Tradicional e Bases Alimentares. 2020.

C. C. P. I.O ; LICIO, J. S. A. . Protocolo de Consulta dos Povos Indígenas do Oiapoque. 2019.

LICIO, J. S. A. . Apostila do Curso de Capacitação para Manipuladores de Alimentos das Escolas Municipais, Creches Comunitárias e APAE do Município de Caxambu. 2005.

LICIO, J. S. A. . Diagnóstico Nutricional da Rede Municipal de Diogo de Vasconcelos/MG. 2003.

LICIO, J. S. A. . Oficina de Alimentação e Nutrição para as Equipes Indígenas de Cozinha. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Licio, JSA . Boletins sobre a COVID-19 aos povos indígenas do Oiapoque. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletins epidemiológicos e informativos).

Licio, JSA . Boletins sobre a COVID-19 aos povos indígenas do Oiapoque. 2020. (Boletins epidemiológicos e informativos).

LICIO, J. S. A. . REPERCUSSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DAS FAMÍLIAS BENEFICIADAS. 2008. (Relatório de pesquisa).

LICIO, J. S. A. . REPERCUSSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DAS FAMÍLIAS BENEFICIADAS. 2008. (Facilitadora regional local da etapa qualitativa).

LICIO, J. S. A. . INQUÉRITO DE COBERTURA VACINAL EM NASCIDOS VIVOS ENTRE 01/01/2005 A 31/12/2005, RESIDENTES NAS CAPITAIS DOS ESTADOS DO BRASIL (ÁREA URBANA). 2007. (Entrevistadora de campo da pesquisa).

LICIO, J. S. A. . Treinamento para Merendeiras. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR DE POVOS INDÍGENAS KAINGANG E TUCANO: determinantes ambientais, sociais, políticos e consequências para a preservação da cultura alimentar, bem estar e saúde., Descrição: Em 2012 foi finalizado o estudo, apoiado pelo CNPq-DECIT-MS (Proc. CNPq- N 401176/2005), sobre o conhecimento e conceitos de segurança alimentar observados entre o povo Guarani, residente em terras indígenas no estado de São Paulo. Os resultados deste estudo possibilitaram o melhor entendimento das concepções próprias deste povo sobre alimentação, segurança alimentar e os aspectos culturais, ambientais e sociais envolvidos. A partir desses conhecimentos foi possível desenvolver um instrumento e método para diagnosticar e analisar as condições de segurança/insegurança alimentar e fome. O instrumento é uma escala psicométrica denominada EBIA-Indígena. Com este estudo, entre os Guarani, fechamos um ciclo de investigação iniciado em 2003 que objetivou validar para o Brasil, tanto para uso do meio acadêmico e instituições públicas como de institutos de pesquisa nacionais, uma escala de medida direta, no âmbito dos domicílios, das condições de acesso das famílias aos alimentos; Esta escala é aplicável a todos os habitantes do país, independentemente, de seu local de moradia, seja rural ou urbana. É considerado de relevância para as políticas de combate à insegurança alimentar no Brasil o fato de que a Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar e Fome- EBIA, ter sido usada pelo Instituto de Geografia e Estatística do Brasil ? IBGE em duas Pesquisas Nacionais por Amostra Domiciliar a PNAD de 2004 e 2009, estando em campo, neste momento a PNAD 2013. Os resultados destes inquéritos nacionais e de outras investigações acadêmicas ou de iniciativas oficiais têm sido largamente usados pelos formuladores das políticas públicas de SAN. Na PNAD de 2009 foi observada redução dos índices de IA e apontado onde e em que subgrupos da população estiveram mais presentes as vulnerabilidades que impediam ou dificultavam o atendimento ao direito constitucional à alimentação em quantidade suficiente e qualidade adequada. Sabia-se que a EBIA utilizada pelo IBGE e outros institutos de pesquisa, não é capaz de captar o fenômeno da SA em populações tradicionais, mais especificamente entre os indígenas. O estudo desenvolvido entre os Guarani residentes em aldeias no Estado de São Paulo e que resultou na EBIA-Indígena, veio sanar esta lacuna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Souza Andrade Licio - Integrante / Ana Maria Segall-Correa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Estado Nutricional e consumo alimentar de estudantes do curso de Nutrição da Faculdade Literatus, Município de Manaus ? AM., Descrição: Avaliar o estado de saúde dos estudantes do curso de nutrição, por meio da avaliação do estado nutricional. Para isso será realizada uma análise antropométrica e a avaliação do consumo alimentar.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana Souza Andrade Licio - Integrante / Juliana Victorino da Silva Cruz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, Descrição: O Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas tem por objetivo geral descrever a situação alimentar e nutricional e seu fatores determinantes em crianças indígenas menores de 60 meses e em mulheres indígenas de 14,0 a 49,9 anos no Brasil. Para atingir esses objetivos, foi planejado estudo transversal, de base populacional e com representatividade macrorregional. Para assegurar representatividade estatística dos dados segundo as macrorregiões, foi empregado um modelo de amostragem probabilística estratificada representativa nos estratos Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul/Sudeste. Envolve a visita e a coleta de dados em 126 aldeias de todo o país com foco em dados biométricos (peso e estatura, dosagens de glicose e hemoglobina e aferição da pressão arterial) e secundários (caracterização sócio-econômica, morbidade hospitalar, cobertura vacinal, acompanhamento da gestante e recém-nascido, entre outros). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Souza Andrade Licio - Integrante / Thatiana Favaro - Integrante / Andrey Moreira Cardoso - Integrante / Ricardo Ventura Santos - Integrante / Carlos Everaldo Alvares Coimbra Júnior - Coordenador / Bernardo Horta - Integrante / Luiza Garnelo - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Sobrepeso e obesidade em nipo-brasileiros adultos do município de Campo Grande, MS., Descrição: As alterações dos padrões alimentares nas últimas décadas e a diminuição da atividade física podem estar provocando o aumento do peso e a obesidade em diversos países. A obesidade constitui fator de risco para diversas complicações de saúde, como doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes mellitus, artroses, varizes e outras. O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em indivíduos adultos da comunidade nipo-brasileira, originária da ilha de Okinawa (Japão),residentes no município de Campo Grande, relacionando hábitos alimentares e a presença de fatores de risco ao desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Souza Andrade Licio - Integrante / Dulce Lopes Barboza Ribas - Coordenador / Jose Roberto Zorzatto - Integrante / Edgar Oshiro - Integrante / Hélio Samúdio - Integrante / Silvia Yoko Hayashi - Integrante / Simone Vilela Borges - Integrante / Junia Elisa Carvalho de Meira - Integrante / Wander Fernando Filiú - Integrante / Raquel Mendes da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundación Avina. , Avenida Comandante Brás de Aguiar - até 168/169, Nazaré, 66035385 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 993938561

Experiência profissional

2023 - Atual

CONSELHO INTERNACIONAL DE PESQUISA AGROFLORESTAL -

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2021 - 2023

Fundación AVINA

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40

Outras informações:
Apoia a coordenação do Programa Vozes pela Ação Climática Justa, aqui no Brasil coordenado pela Aliança da Fundación Avina, Avina, Hivos e WWF Brasil, na Amazônia.

2018 - 2021

IEPE - Instituto de Pesquisa e Formacão Indigena

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Indigenista, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessora Indigenista do Programa Oiapoque do Iepé. Trabalha com o fortalecimento das organizações indígenas dos povos indígenas Palikur-Arukwayene, Karipuna, Galibi Kali'na e Galibi Marworno, assessoria nas atividades produtivas e cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade, nas agendas de entorno das terras indígenas Uaçá, Juminã e Galibi localizadas no município do Oiapoque (AP). Tem desenvolvido projetos de alto impacto social e é coordenadora da Câmara da Comercialização dos Produtos da Sociobiodiversidade, Produção Orgânica e Agroecologia do Amapá, coordenando também o Grupo de Trabalho sobre Alimentação Escolar juntamente com instituições governamentais. Durante o ano de 2020 tem participado do planejamento de ações de enfrentamento à COVID-19 nas terras indígenas do Oiapoque e entorno (elaboração de materiais informativos, boletins epidemiológicos, ações de assegurar a segurança alimentar das famílias indígenas, entre outros). Assessora do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque - CCPIO, da Associação Indígena Palikur (AIPA), da Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão (AMIM) e da Organização da Juventude Indígena do Oiapoque (OIJO). Atua como facilitadora na articulação ente o movimento indígena e os setores público e privado, apoiando as organizações e associações indígenas na organização de suas assembleias, encontros e formações. Responsável pela execução do projeto Feira dos Produtos Indígenas do Oiapoque, iniciativa inédita no país de comercialização dos produtos indígenas no município de Oiapoque.

Atividades

  • 10/2020 - 03/2021

    Treinamentos ministrados , Programa Oiapoque.,Treinamentos ministrados, Formação aos Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento sobre as ações de enfrentamento Covid-19.

  • 11/2018 - 03/2021

    Direção e administração, Programa Oiapoque.,Cargo ou função, Coordenadora da Câmara de Comercialização da Sociobiodiversidade e Agroecologia do Amapá.

2020 - 2020

ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
integra o Comitê pela Vida e Memória Indígena - Homenagem vítimas indígenas da Covid-19 no Brasil. Colaborou e foi editora do Relatório "Covid-19 e Povos Indígenas".

2020 - 2021

Fundação Amazônia Sustentável

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Contrato PJ

Outras informações:
Consultora responsável pelo Estudo Diagnóstico sobre Medicina Tradicional Ribeirinha e Indígena e Sistemas Alimentares - Projeto SUS na Floresta

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Integrante e membro da Comissão de Eventos do Centro de Pesquisas em Etnologia indígena (CPEI)

2014 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

  • 08/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

2016 - 2017

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar-I, Carga horária: 6

2016 - 2017

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora de estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2016 - 03/2017

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Nutricional, Educação Nutricional, Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva, Nutrição e Saúde Coletiva

  • 04/2016 - 03/2017

    Outras atividades técnico-científicas , UNESA - Campos dos Goytacazes, UNESA - Campos dos Goytacazes.,Atividade realizada, Preceptoria de Estágio em Nutrição Clínica.

2016 - 2017

Faculdade Redentor

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Saúde Coletiva Nutrição e Saúde Coletiva Planejamento de cardápios para coletividades

Atividades

  • 04/2016 - 03/2017

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Saúde Coletiva, Planejamento de cardápios para coletividades, Saúde Coletiva

2016 - 2016

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 6

2013 - 2014

FoodFirst Information and Action Network

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Assessora de Projetos em SAN e DHAA, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessora do Projeto ?Diagnóstico sobre a realização dos direito humanos, em especial, o DHAA e o acesso ao território do povo Guarani Kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul?. O trabalho de campo realizado subsidiou a elaboração do documento: Executive Summary: The Guarani and Kaiowá Peoples? Human Right To Adequate Food And Nutrition".

2013 - 2013

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente convivada

Outras informações:
Docente do Módulo Formativo: Alimentação e Nutrição do Curso Técnico de Agente Comunitário Indígena de Saúde (CTACIS), Alto Rio Negro: Ensino Médio Indígena Integrado à Educação Profissional.

2007 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Aluno bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de curso strito sensu (Mestrado)

Outras informações:
Mestranda em Ciências da Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

2013 - 2013

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2013 - 06/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Enfermagem e Nutrição.,Linhas de pesquisa

2008 - 2009

Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Atuou como pesquisadora de campo na fase de coleta de dados nas etapas realizadas nos Estado de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas (Terras Indígenas do Alto Rio Negro, do Alto Rio Solimões e Yanomami), Bahia para o I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas.

2010 - 2011

Faculdade Metropolitana de Manaus

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenou atividades de extensão no Abrigo Moacyr Alves.

Atividades

  • 08/2010 - 01/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Nutricional, Ética Profissional, Nutrição Materno-Infantil

2010 - 2011

Centro de Ensino LITERATUS

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 14

Atividades

  • 09/2010 - 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa

  • 08/2010 - 01/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição Materno-Infantil, Técnica Dietética e Gastronômica II, Tópicos Emergentes em Nutrição

2006 - 2006

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de estágio da disciplina Nutrição e Saúde da Comunidade - Atendimento Ambulatorial na Unidade de Saúde Caiobá

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição Social

  • 08/2006 - 12/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Tecnologia dos Alimentos e Saúde Coletiva, Departamento de Tecnologia dos Alimentos e Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Bolsista CNPQ de poio Técnico a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica.

  • 03/2006 - 12/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Tecnologia dos Alimentos e Saúde Coletiva, Departamento de Tecnologia dos Alimentos e Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Nutricionista responsável pelo apoio técnico ao grupo de pesquisa: Saúde e Nutrição de Populações.

  • 03/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Departamento de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública.,Atividade de extensão realizada, Cultura Material Teréna: revitalização, produção e comercialização.

2005 - 2005

Secretaria Municipal de Educação de Caxambu

Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Cargo comissionado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de Caxambu.,Cargo ou função, Secretária do Conselho Municipal dos Idosos.

  • 02/2005 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Caxambu.,Serviço realizado, Desenvolvimento de ações relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, planejamento de cardápios para as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxambu, desenvolvimento de projetos na área de Alimentação escolar e supervisão de estágios.

  • 02/2005 - 12/2005

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação de Caxambu.,Treinamentos ministrados, Curso para Manipuladores de Alimentos

2003 - 2003

prefeitura municipal de diogo de vasconcelos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Foi colaboradora no projeto "Revitalização da Merenda Escolar do Município de Diogo de Vasconcelos/MG".

2004 - 2004

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 60

2000 - 2004

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluna bolsista

Atividades

  • 03/2004 - 04/2004

    Estágios .,Estágio realizado, Serviço de Nutrição e Dietética do HC/UFMG - Comissão de Suporte Nutricional do Hospital das Clínicas.

  • 03/2003 - 12/2003

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria da disciplina Técnica Dietética - Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação/UFOP

  • 02/2003 - 08/2003

    Extensão universitária , Pró- Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Levantamento histórico da comercialização dos produtos alimentícios no Município de Ouro Preto entre os anos de 1900 a 2000.

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria da disciplina Técnica Dietética - Programa de Monitoria da Pró -Reitoria de Graduação/UFOP

2023 - Atual

Articulação do Amapá e norte do Pará

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Assessora Executiva