Lucas Wanderley de Holanda

Mestre em Antropologia pelo PPGA/UFBA. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Tem como área de interesse as discussões sobre o uso ritualístico da Ayahuasca e as discussões sobre identidade cultural.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Antropologia

2013 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Eu sou dessa Terra: identidade religiosa no panteísmo ayahuasqueiro,Ano de Obtenção: 2016
Edward John Baptista das Neves MacRae.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Ayahuasca; Antropologia da Religião; Psicoativos; Panteísmo; Identidade Cultural.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2007 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

28a Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

Encontro Regional dos Estudantes de História.Mini-curso: Transmigração da Corte Portuguesa ao Brasil. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • HOLANDA, L. W. . Vestuário e Identidade panteísta ayahuasqueira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HOLANDA, L. W. . A antropologia e a alteridade nos estados alterados de percepção.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Bittencourt, M.C. ; HOLANDA, L. W. . A Cura Espiritual no Universo Panteísta Ayahuasqueiro Como um Ato de Conversão e Pertencimento Religioso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Cooperação Técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no Projeto de Catalogação e Digitalização do Acervo Iconográfico do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE-PE)

2009 - 2013

GRUPO GÊNESIS DE ENSINO

Vínculo: Professor - Colégio Particular, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 8

2008 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da Disciplina de História Antiga I