Marlene Rodrigues
Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2018); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008); Mestre em Linguagem e Educação pela AVEC (2000); Especialista em Psicopedagogia (1999), Metodologia do Ensino Superior (1994) e Supervisão e Administração Escolar (1993); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1988). Atua há mais de trinta anos na Educação Superior em atividades ligadas a docência com dedicação nas áreas da Educação Inclusiva e Educação Especial, Educação Infantil e Atividades Educacionais em Espaços não Escolares. Atuou como coordenadora de Cursos de Pedagogia, nas modalidades Presencial e EAD; organização de eventos de formação de professores, e atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia nas áreas relacionadas. Foi coordenadora e na atualidade é professora do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar-Mestrado e Doutorado Profissional -UNIR bem como é professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei).É Membro do Grupo de Pesquisa Educa (UNIR) e Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva - GEIPEIN.
Informações coletadas do Lattes em 11/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Escolar
2014 - 2018
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Formação docente para inclusão de estudantes público alvo da educação especial em cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Rondônia
, Ano de obtenção: 2019. Maria Júlia Canazza Dall Acqua. Coorientador: N/a.
Mestrado em Geografia
2006 - 2008
Universidade Federal de Rondônia
Título: Nestas Paragens do Poente: Cerejeiras um espaço em construção
Orientador: Sergio Luis Rivero
, Ano de Obtenção: 2009.Palavras-chave: sujeito histórico ,espaço.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação e Linguagem
1998 - 2000
Associação Vilhenense de Educação e Cultura - AVEC/RO
Título: Um olhar crepuscular e social na cadeia municipal de Vilhena: uma experiência inclusiva, Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Dr. Alfredo Peixoto Martins
Palavras-chave: Literatura, Cárcere, Homem.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Metodologia do Ensino
1993 - 1994
Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília
Especialização em Habilitação em Supervisão e Administração Escolar
1993 - 1993
Formação complementar
2016 - 2016
Transtorno Global do Desenvolvimento. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Educação Especial e Inclusiva: caracterização e conceituação da deficiência. (Carga horária: 14h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Deficiência Intelectual. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Extensão Iniciação a Psicomotricidade. (Carga horária: 30h). , Fundação Rio Madeira, RIOMAR, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação de Docentes em Psicomotricidade. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1996 - 1996
Capacitação de Docentes Municipais. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1995 - 1995
Psicomotricidade. (Carga horária: 40h). , Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, OMEP/RO, Brasil.
1995 - 1995
Professores de Berçário e Maternal. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1995 - 1995
Elaboração de Projetos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
1995 - 1995
A Arte de Educar. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1994 - 1994
Capacitação de Docentes Municipais-Ed. Pré-Escolar. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1994 - 1994
Capacitação de Docentes Municipais - Alfabetização. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1994 - 1994
Capacitação de Docentes Municipais de Pré-Escola. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1993 - 1993
Capacitação para Professores da Pré-Escola. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1993 - 1993
Capacitação de Docentes de 1º Grau - Rede Municip. (Carga horária: 55h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1992 - 1992
Capacitação de Docentes Municipais. (Carga horária: 44h). , Prefeitura Municipal de Vilhena, PREFEITURA, Brasil.
1992 - 1992
Capacitação Pré-Escolar. (Carga horária: 24h). , Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, OMEP/RO, Brasil.
1992 - 1992
Int. Proposta Construtivista de Ed. de Deficientes. (Carga horária: 40h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
1989 - 1989
A Prática do SOE Integrada ao Currículo de 1º Grau. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado de Rondônia - Secretaria de Estado da Educação, SEDUC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Organização de eventos
RODRIGUES,M. . IV COLEE e 35ª Semana de Pedagogia da UNIR Educação Pública, Ciência e Formação Docente: resistências e desafios. 2019. (Outro).
RODRIGUES, MARLENE . IV COLEE e 35ª Semana de Pedagogia da UNIR Educação Pública, Ciência e Formação Docente: resistências e desafios. 2019. (Outro).
SILVEIRA, Anamaria ; VELANGA, Carmen Tereza ; RODRIGUES, Marlene . I Seminário Estadual de Educação Especial - As mudanças do Século XXI: Inclusão, Diversidade e Multiculturalismo. 2012. (Congresso).
RODRIGUES, Marlene ; RIBEIRO, M. B. ; NEVES, L. R. S. ; SANTOS, Gisele C. N. dos ; BRITO, N. M. S. . Presidente da Comissão de Secretaria e Apoio Logístico da Semana Educa 2011.. 2011. (Outro).
RODRIGUES, Marlene . Semana Educa: I Encontro de Pós-Graduação em Educação, X Semana de Pedagogia e VIII Semana de Educação Física. 2010. (Congresso).
RODRIGUES, Marlene ; GOMES, Zenildo . Seminário de Apresentações de Monografia. 2010. (Outro).
RODRIGUES, Marlene . VI Colóquio Paulo Freire. 2007. (Outro).
RODRIGUES, Marlene . V Colóquio Paulo Freire. 2006. (Outro).
RODRIGUES, Marlene . Inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais: o que é? porque? como se faz?. 2006. (Outro).
RODRIGUES, Marlene . Jornada de Dislexia. 2006. (Outro).
RODRIGUES, Marlene . II Fórum de Educação e Qualidade : Novos aspectos da Organização Escola e a Qualidade da Educação Básica. 2002. (Outro).
RODRIGUES, Marlene . I Fórum de Educação e Qualidade : Educação no Tercerio Milenio. 2001. (Outro).
Participação em eventos
Semana Pedagógica 2025.A escolarização de pessoas com deficiência: desafios e possibilidades. 2025. (Outra).
1ª audiência pública da 2ª sessão legislativa ordinária da 11ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.Educação Especial do Estado de Rondônia em debate. 2024. (Outra).
I Congresso Internacional de Autismo da Amazônia. Escolarização de estudantes com autismo. 2024. (Congresso).
Seminário de Abertura do PDI 2025-2029.Que UNIR queremos para os próximos 05 anos? Acesso, inclusão e permanência. 2024. (Seminário).
41ª Reunião Nacional da ANPEd.PEREJIVANIE NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONCEITO DE VIVÊNCIA, DE VIGOTSKI, NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2023. (Outra).
41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2023. (Outra).
Aula inaugural do curso de extensão ?Capacitação de cuidadores escolares e ou profissionais de apoio escolar?.Capacitação de cuidadores escolares e ou profissionais de apoio escolar. 2023. (Outra).
CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. NARRATIVAS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: DESAFIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA SALA REGULAR. 2023. (Congresso).
CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR, CUIDADOR, MONITOR OU ACOMPANHANTE? UMA REFLEXÃO SOBRE ESTA VARIABILIDADE DE NOMENCLATURA. 2023. (Congresso).
Seminário Alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Conectar e somar para Construir Inclusão.Estratégias pedagógicas para atender as necessidades específicas do estudante na condição do TEA. 2023. (Seminário).
Seminário Alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Conectar e somar para Construir Inclusão.Desenvolvimento de Estratégias pedagógicas para atender as necessidades específicas do estudante na condição do TEA. 2023. (Oficina).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS ACESSÍVEIS PARA SALA DE AULA. 2022. (Outra).
VI Encontro Estadual de História da ANPUH-Seção Rondônia. 2022. (Encontro).
Colóquio de Educação Escolar. 2019. (Outra).
Colóquio de Educação Escolar - Reunião: Matriz Curricular - Proposta Inicial para o novo PPC de Pedagogia: apresentação e debate.Reunião: Matriz Curricular - Proposta Inicial para o novo PPC de Pedagogia: apresentação e debate. 2019. (Outra).
III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). A formação do professor e o trabalho pedagógico para a criança com TDAH: Revelações do contexto educacional. 2016. (Congresso).
III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). 2016. (Congresso).
XI EIDE - Encontro Ibero-americano de Educação (EIDE). 2016. (Encontro).
X EIDE - Encontro Ibero-americano de Educação (EIDE). 2015. (Encontro).
I Colóquio das Licenciaturas do Núcleo de Ciências Humanas - O papel da Universidade na formação para atuação na docência. 2013. (Outra).
1º Workshop Ideias Lucrativas Porto FGV:. 2012. (Outra).
Colóquio Permanente - Educação Superior: Política e Formação e Universidade e Formação Acadêmica: Ensaios sobre o Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2012. (Outra).
Conferência: Formação Continuada de Professores e Melhoria do Ensino. 2012. (Outra).
Conferência: Organizar as Escolas para o Sucesso da Aprendizagem. 2012. (Outra).
I Seminário Estadual de Educação Especial - As mudanças do Século XX: Inclusão, Diversidade e Multiculturalismo. 2012. (Seminário).
IX Seminário de La Red Estrado - Políticas educativas en América Latina Praxis docente y transformación social. 2012. (Seminário).
Semana Educa 2012 - III Encontro de Pós-Graduação em Educação, XI Semana Acadêmica de Pedagogia e II Seminário ANPAE/RO de Políticas e Administração da Educação. 2012. (Congresso).
I Fórum de Educação de Surdos.As Múltiplas possibilidades da Inclusão Escolar das Pessoas Surdas. 2011. (Outra).
III Congresso Pan-amazônico de Educação Física. 2011. (Congresso).
II Seminário Internacional: Desafios da Orientação Educativa na Educação Básica e Superior; III Congresso: Educação, Democracia e Cidadania e II Congresso: Educação e Direitos Humanos na Amazônia. 2011. (Congresso).
I Seminário Estadual de Gestão Democrática: Conselhos Escolares.Gestão Democrática e Conselhos Escolares. 2011. (Seminário).
I Workshop de Educação de Surdos. 2011. (Outra).
Iº Encontro Nacional da Rede de Ancoragem Trilhas. 2011. (Encontro).
Programa Brasil Alfabetizado - EJA.A sala de aula como espaço de inclusão das pessoas com deficiência na EJA. 2011. (Oficina).
SEMANA EDUCA 2011: II Encontro de Pós-Graduação em Educação do PPGE UNIR; Seminário ANPAE/RO de Política e Administração da Educação; Seminário ABED/RO de Educação a Distância.EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS NA AMAZÔNIA. 2011. (Outra).
SEMANA EDUCA 2011: II Encontro de Pós-Graduação em Educação do PPGE UNIR; Seminário ANPAE/RO de Política e Administração da Educação; Seminário ABED/RO de Educação a Distância. 2011. (Outra).
CONAE 2010.Oficina de Educação Superior. 2010. (Oficina).
Programa Brasil Alfabetizado - EJA.O método Paulo Freire: Princípios Básicos e suas etapas. 2010. (Oficina).
Semana Educa: I Encontro de Pós-Graduação em Educação, X Semana de Pedagogia e VIII Semana de Educaçã Física. 2010. (Encontro).
Eventos Alusivos ao Dia do Geografo. 2008. (Encontro).
III Seminário Políticas Públicas e Educação Inclusiva.Educação Inclusiva na Perspectiva Afetiva: Um Desafio para o Educador. 2008. (Seminário).
1ª Jornada de Dislexia. 2006. (Outra).
Palestra: A Inclusão de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais: O que é, Por que?, Como se faz?. 2006. (Outra).
2º Fórum de Educação e Qualidade : Novos aspectos da Organização e Gestão Escolar.Mediadora da Mesa Redonda. 2002. (Outra).
2 º Fórum de Educação e Qualidade : Novos Aspectos da Organização e Gestão Escolar.A função humanizadora da Literatura no cárcere. 2002. (Outra).
Conversas com Quem Gosta de Ensinar. 2002. (Outra).
IV Semana da Educação e Linguagem.A Literatura no Ambiente Penitenciário. 2002. (Outra).
I Fórum de Educação e Qualidade: Educação no Terceiro Milênio.I Fórum de Educação e Qualidade: Educação no Terceiro Milênio. 2001. (Outra).
Reflexão Pedagógica e Auto-Estima do Professor e Novos Paradigmas da Escola - Envolvendo a Questão da Disciplina e dos Limites dos Alunos e Educadores. 2001. (Seminário).
I Encontro de Implementadores do Telecurso 2000 em Rondônia. 1996. (Encontro).
Seminário de Implementação da Proposta Curricular Indígena.Seminário de Implementação da Proposta Curricular Indígena. 1996. (Seminário).
I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 1995. (Seminário).
Simpósio de Educação e Aprendizagem do Cone Sul.Simpósio de Educação e Aprendizagem do Cone Sul. 1993. (Simpósio).
1ª Oficina de Produção de Textos Indígenas.1ª Oficina de Produção de Textos Indígenas. 1992. (Oficina).
XV Congresso da Federação Nacional das APAEs. 1991. (Congresso).
XIV Congresso da Federação Nacional das APAEs. 1989. (Congresso).
Participação em bancas
LERRO, L. D.; BRITO, S. M. F.;RODRIGUES,M.. ARTES VISUAIS NA ALFABETIZACAO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO TAVARES BATALHA. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
PAZ, J. F.;RODRIGUES,M.; BARBA, C. H.. O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO VELHO-RO. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
LERRO, L. D.;RODRIGUES,M.; ZORZAL, R. C.. DO, RE, MI, FA, A MUSICA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZACAO DE CRIANCAS DO 2º ANO DA ESCOLA 13 DE MAIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO VELHO - RO. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RANGNI, R. A.; CHRISTOFOLETTI, R.;RODRIGUES,M.. CARTOGRAFIA DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E OS MOVIMENTOS AFETUOSOS. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, MARLENE; ANDRADE, F. S.; BATISTA, J. F.. ADAPTAÇÃO CURRICULAR: UMA POSSIBILIDADE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA?. 2024.
RODRIGUES,M.; VIEIRA, C. M. N.; PRAIS, J. L. S.; BRAZ, R. M. M.. DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA POSSIVEL AO ATO DE REPENSAR AS PRATICAS PEDAGOGICAS JUNTO AOS ESTUDANTES COM TEA EM UMA ESCOLA DE EDUCACAO INFANTIL EM PORTO VELHO - RO. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
ANDRADE, F. S.;RODRIGUES,M.; REIS, S. M. A. O.. A INCLUSAO ESCOLAR DE CRIANCAS COM AUTISMO POR MEIO DA EDUCACAO FISICA. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
CHRISTOFOLETTI, R.;RODRIGUES,M.; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI. EVASÃO E O DESAFIO DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO/CAMPUS DE PORTO VELHO ZONA NORTE. 2022.
PACÍFICO, Juracy Machado; SMITH, O. P.;RODRIGUES,M.. TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: A CULTURA MALER COM ARDUINO COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRO. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.
BARBA, C. H.; NOGUEIRA, E. M. L.;RODRIGUES,M.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI; PACIFICO, JURACY MACHADO. Materiais Didáticos para o ensino de química: especificidades para os estudantes com transtorno do espectro autista. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI; PINTO, S. C. C. S.; FARIAS, K. S. C. S.. A INFOBETIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM SALA DE AULA: Uma abordagem Formativa. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.
SIMOES, R. F.; SILVA, A. L.;RODRIGUES,M.. ENTRE MEMÓRIAS ESCOLARES E POSTAGENS NO FACEBOOK: PRÁTICAS DE LEITURAS E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 EM ARIQUEMES/RO. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI; BARBA, C. H.. SOROBAN FÍSICO ADAPTADO PARA O MEIO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen Tereza; NOGUEIRA, E. M. L.;RODRIGUES, Marlene; MASCARENHAS, S. A. N.; BARBA, C. H.. Currículo e diversidade: cultura afro-brasileira saberes e práticas pedagógicas no Instituto Federal de Rondônia. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, J. C.;RODRIGUES, Marlene; BURGEILE, O.. O intérprete de Língua de Sinais na Educação Superior: limites e possibilidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy Machado; ALMEIDA, S. C. D.; BURGEILE, O.;RODRIGUES, Marlene; ZUIN, A. L. A.. Os desafios da leitura literária no ensino médio: (re)descobrindo caminhos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, M. F.; SANTOS, J. G.;RODRIGUES, Marlene. O ensino de Ciências Naturais por meio de um livro didático com aporte interativo como potencializador da aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
PIMENTA, J. S.;RODRIGUES,M.; ANDRADE, F. S.; MOSER, L. M.; GOMES, M. A. O.; MIGNOT, A. C. V.; BARBOSA, X. C.. EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES. 2024. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
BUENO, J. L. P.; BARBA, Clarides H.; BATISTA, J. F.;RODRIGUES,M.; RIBEIRO, O. M.; ROMANHOLO, R. A.; CASTRO, R. F.. ZUGZWANG E A AUTONOMIA DOCENTE: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM CONTRAPOSIÇÃO À RACIONALIDADE TÉCNICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO IFRO/CAMPUS CACOAL. 2024.
PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES,M.; LERRO, L. D.; FARIA, W. F.; SILVA, M. S.; BATISTA, J. F.; BARBOSA, X. C.. ENTRE A MEMÓRIA SOCIAL, A HISTÓRIA CULTURAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM RONDÔNIA: práticas do ensino de Literatura no IFRO, campus Guajará-Mirim. 2023. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
SIMOES, R. F.; SILVA, A. L.; PACIFICO, J. M.; ALMEIDA, C. B.;RODRIGUES,M.. GLOSSÁRIO BILÍNGUE PARA O TÉCNICO-MÉDIO DE AGROPECUÁRIA: ENTRE A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO IFRO, CAMPUS ARIQUEMES (1987/2022). 2023. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
SIMOES, R. F.; PACIFICO, J. M.;RODRIGUES,M.; SILVA, A. L.; ALMEIDA, C. B.. GLOSSÁRIO BILINGUE PARA O MÉDIO TÉCNICO EM AGRICULTURA E PECUÁRIA: ENTRE A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO IFRO, CAMPUS ARIQUEMES (1987/2019). 2023. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; ANDRADE, F. S.; DENARI, F. E.; LOURENCO, G.; BARBOSA, X. C.. PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES SURDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA: ENTRE A REALIDADE E AS POSSIBILIDADES. 2023. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
PACIFICO, J. M.;RODRIGUES,M.; LERRO, L. D.; FARIA, W. F.; SILVA, M. S.; BATISTA, J. F.; BARBOSA, X. C.. ENTRE A MEMÓRIA SOCIAL, A HISTÓRIA CULTURAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM RONDÔNIA: PRÁTICAS DE ENSINO DE LITERATURA NO IFRO, CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM. 2023.
DENARI, FÁTIMA ELISABETH; RANGNI, R. A.; LEITE JUNIOR, J.;RODRIGUES,M.; REINA, F. T.. AFETIVIDADE E SEXUALIDADE DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.
RODRIGUES,M.; DENARI, F. E.; BARBOSA, X. C.. PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR/CUIDADOR: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Rondônia.
PIMENTA, J. S.;RODRIGUES,M.; ANDRADE, F. S.; MOSER, L. M.; GOMES, M. A. O.; MIGNOT, A. C. V.; BARBOSA, X. C.. EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FAMILIARES. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
PACIFICO, J. M.;RODRIGUES,M.; SIMOES, R. F.; FREITAS, S. L.; ALMEIDA, S. C. D.; COLARES, M. L. I. S.; GIROTTO, C. G. G. S.. PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; VIEIRA, C. M. N.; PRAIS, J. L. S.; BRAZ, R. M. M.. DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA POSSIVEL PARA REPENSAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TEA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PORTO VELHO ? RO.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; ANDRADE, F. S.; PACIFICO, J. M.; BATISTA, J. F.. ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE?. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
LERRO, L. D.;RODRIGUES,M.; ZORZAL, R. C.. DÓ, RÉ, MI, FÁ, A MÚSICA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2o ANO DA ESCOLA 13 DE MAIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO VELHO - RO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
ANDRADE, F. S.;RODRIGUES,M.; REIS, S. M. A. O.. A INCLUSAO ESCOLAR DE CRIANCAS COM AUTISMO POR MEIO DA EDUCACAO FISICA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RANGNI, R. A.;RODRIGUES,M.; CHRISTOFOLETTI, R.. CARTOGRAFIA DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E MOVIMENTOS AFETIVOS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
DENARI, F. E.;RODRIGUES,M.; BARBOSA, X. C.. PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR/CUIDADOR: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
BUENO, J. L. P.; MARQUES, W.; SANTOS, G. M. T.;RODRIGUES,M.. RACIONALIDADE TÉCNICA E AUTONOMIA DOCENTE: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM CONTEXTO DE PROGRESSÃO CONTINUADA EM PORTO VELHO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; BARBA, Clarides H.; BATISTA, J. F.. O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E PERSPECTIVAS N. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; NOGUEIRA, E. M. L.. Currículo e diversidade: como a história e a cultura afro-brasileira dialogam com os saberes e práticas pedagógicas no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - (IFRO). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene; PASSOS, L. A.; FARIAS, K. S. C. S.; SOUZA NETO, J. C.; BARBA, C. H.. Práticas pedagógicas do pedagogo orientador na assistência estudantil do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; NOGUEIRA, E. M. L.; BARBA, C. H.; MASCARENHAS, S. A. N.. Do conceber ao agir: os desafios das práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Profissional Técnico e Tecnológico, vinculado à linha de pesquisa "Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, J. C.;RODRIGUES, Marlene; BURGEILE, O.; ROCHA, J. C. B.. O intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Educação Superior: Limites e Possibilidades para o interprete educador. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; GOMES, J. C.; BARBA, C. H.. Tecnologias Assistivas em Atendimento aos Alunos Cegos : o NVDA como ferramenta de Acessibilidade com vistas ao uso autônomo do computador. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene. O resgate das brincadeiras antigas na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene. Brincando a criança movimenta o corpo e a mente. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene. Formação continuada dos professores da E.M.E.I. Sementes do Araçá - uma experiência em construção. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene. Cultivando para o amanhã. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene. Brincadeiras na creche: uma experiência com crianças de três anos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene. O resgate do direito de brincar na infância na escola de Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Desmotivação do professor: um grande problema na educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Causas da repetência escolar no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. A prática pedagógica Docente e a Distroção de idade/série dos alunos no 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O processo de aquisição da leitura no 2º ano: um estudo de caso na E.E.E.F. Santa Marcelina Marcello Cândia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. A contribuição do Coordenador Pedagógico junto ao Professor quanto ao Desenvolvimento da Leitura no 2º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. A gestão democrática e os fatores que dificultam a participação da comunidade escolar no processo educativo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O Projeto Político Pedagógico como elemento norteador das práticas educativas da Escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Os principais problemas provocados pela falta de comunicação entre os membros da equipe gestora na escola pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O conhecimento do supervisor e do orientador educacional escolar sobre o TDAH e as suas Contribuições para o Trabalho Docente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O papel do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a): um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vista Alegre. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. A opinião dos alunos oriundos de Classes populares sobre os Cursinhos Pré-Vestibulares: o caminho para o ingresso nas Universidades Públicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. A contribuição e os desafios do Coordenador Pedagógico na implantação e acompanhamento do Programa de Incentivo à Leitura e Produção Textual Livro-Carta-Mural. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Manifestações e atitudes afetivas do professor na vida escolar do aluno do 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O conhecimento do Supervisor e do Orientador Educacional Escolar sobre o TDAH e as suas contribuições para o Trabalho Docente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O coordenador pedagógico e suas contribuições no processo ensino aprendizagem: e onde não há esse profissional a quem cabe essa atribuição?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Informática como ferramenta pedagógica motivadora da aprendizagem escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Bullying: Como combater e prevenir essa prática no ambiente escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. A atuação profissional do coordenador pedagógico pautada na construção de conhecimento sobre a ética. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Políticas Públicas e a Violência Praticada por alunos contra professores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto Escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. A saída dos alunos da sala de aula e sua permanência no espaço escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O Coordenador Pedagógico e Sua Contribuição ao Combate da Indisciplina em Sala de Aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
PAULA, Claudemir da Silva.;RODRIGUES, Marlene. O papel do coordenador pedagógico na formação de mediadores de leitura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; CORDEIRO, E. M.; NUNES, E. A.. A FUNÇÃO DO ASSISTENTE TERAPÊUTICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; CORDEIRO, E. M.; NUNES, E. A.. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM AUTISMO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; VIEIRA, C. M. N.; TEIXEIRA, K. B. S.. MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL - UM ESTUDO NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIR-CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.; UCHOA, M. M. R.;RODRIGUES,M.. TRAJETÓRIA FORMATIVA - PASSOS EM BUSCA DE SABERES - DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO CURSO DE PEDAGOGIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.; UCHOA, M. M. R.;RODRIGUES,M.. DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DA ESCOLA RURAL AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E O PIBID NA UNIVERSIDADE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.; UCHOA, M. M. R.;RODRIGUES,M.. "MEMÓRIAS DA FAMÍLIA ATÉ A UNIVERSIDADE (PEDAGOGIA E PIBID): FOCO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.; UCHOA, M. M. R.;RODRIGUES,M.. MEMÓRIAS DE MINHA JORNADA FORMATIVA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES - DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE - COM FOCO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.; UCHOA, M. M. R.;RODRIGUES,M.. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATÉ A UNIVERSIDADE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.; UCHOA, M. M. R.;RODRIGUES,M.. EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA E O IMPACTO DO PIBID EM MINHA FORMAÇÃO DOCENTE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; VIEIRA, C. M. N.; SOUZA, C. S.. ESCOLAS ESPECIAIS: ESTUDOS SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS AUTISTAS (AMA) NA PERSPECTIVA DOS SEUS CRIADORES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; UCHOA, M. M. R.; TEIXEIRA, K. B. S.. ESTUDOS SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS NA PERSPECTIVA DOS SEUS CRIADORES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES,M.; UCHOA, M. M. R.; SIMOES, R. F.. "EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ANA: UM ESTUDO SOBRE A SÍNDROME DE DOWN. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BARROS, J. A.;RODRIGUES,M.; MATIAS, J. C.; SILVA, I. S. O.. ESCOLAS RURAIS MUNICIPAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA: ATRIBUIÇÕES DOCENTES E REGULAMENTOS (2002 A 2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.;RODRIGUES, Marlene; SIMOES, R. F.. Infância na perspectiva d experiência infantis de professores do curso de pedagogia e da expressão: "Você não teve infância?". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene; PISSINATTI, L. G.; FRANÇA, Rosângela de F. C.. Fatores que determinam o ingresso e a permanência de alunos surdos na universidade e o processo educacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene; FARIAS, K. S. C. S.. A atuação da orientação educacional e a relação família-escola: estudo em uma instituição de educação do Município de Porto Velho/RO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
FRANÇA, Rosângela de F. C.;SOUZA, A. M. L.RODRIGUES, Marlene. O processo de alfabetização e o desafio da heterogeneidade de conhecimentos em sala de aula: um estudo em escolas públicas no município de Porto Velho-Rondônia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
FRANÇA, Rosângela de F. C.;SOUZA, A. M. L.RODRIGUES, Marlene. O diagnóstico das hipóteses de escrita dos alunos no processo de alfabetização: a compreensão dos professores sobre a função desse recurso pedagógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.;RODRIGUES, Marlene; SIMOES, R. F.. A influência da afetividade entre professor e alunos para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.;RODRIGUES, Marlene; SIMOES, R. F.. Educação infantil: corpo e movimento no processo de aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CASTRO, R. F.;RODRIGUES, Marlene; CHRISTOFOLETTI, R.. A influência da presença família no desempenho escolar de estudantes de 6° ano: estudo de caso em uma escola estadual de Porto Velho/RO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
JACON, L. S. C.;RODRIGUES, MARLENE; WATANABE, C. Y. V.. O processo de construção de um robô de baixo custo por um estudante de ensino fundamental: a evolução de sua trajetória. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade Federal de Rondônia.
BARROS, J. A.;PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene. A alegria maior de um professor é quando a criança aprende a ler: o significado de ser professor, professora em escolas rurais de Porto Velho - RO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene; RIBEIRO, M. N.. Formação dos professores da educação infantil: uma reflexão sobre as diferentes funções atribuídas e o perfil desses profissionais no âmbito dos documentos oficiais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene; RODRIGUES, T. D. N.. A formação de professores na Educação de Jovens e Adultos como tema de Pesquisa no curso de Pedagogia da UNIR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, MarlenePACÍFICO, Juracy Machado; RIBEIRO, M. N.. O uso dos recursos de Tecnologias Assistivas no Trabalho Educacional para crianças com Paralisia Cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, MarlenePACÍFICO, Juracy Machado; RIBEIRO, M. N.. Tecnologias Assistivas para estudantes com Deficiência Intelectual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.;PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene. O brincar e o desenvolvimento infantil em espaço público no município de Porto Velho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CASTRO, R. F.;RODRIGUES, Marlene; RIBEIRO, M. N.. Intervenção Pedagógica e Educação do Campo: Ações Educacionais em duas Escolas de Zona Rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RIBEIRO, M. N.;RODRIGUES, Marlene; CASTRO, R. F.. A oralidade como proposta pedagógica em uma Escola Pública de Porto Velho/RO e suas contribuições para a desinibição dos alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
FRANÇA, Rosângela de F. C.;RODRIGUES, MarleneSOUZA, A. M. L.. Os textos usados para leitura em sala de aula:distanciamentos e aproximações com as práticas sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
FRANÇA, Rosângela de F. C.;SOUZA, A. M. L.RODRIGUES, Marlene. A produção de textos em sala de aula : o real e o necessário para as práticas sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene; CASTRO, R. F.; RIBEIRO, M. N.. Inclusão de uma Estudante com Transtorno de Espectro Autista no 3º Ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
MOLINA, M. F. C. O.; SAMPAIO, S. M. G.;RODRIGUES, Marlene. Potencialidades da Mediação e das Práticas de Leitura: Um olhar sobre a Experiencia com Alunos do 2 º Ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene; RODRIGUES, T. D. N.. Histórias de Vida e Formação: a Narrativa Autobiográfica como Método de Pesquisa em Educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CASTRO, R. F.; SIMOES, R. F.;RODRIGUES, Marlene. A pedagoga que não quero ser: reflexão a partir de um curso de Pedagogia em Ji-Paraná, Rondônia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CASTRO, R. F.; SIMOES, R. F.;RODRIGUES, Marlene. Memórias de minha trajetória escolar: motivação para a docência a partir do curso de pedagogia em Ji-Paraná, Rondônia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen Tereza; CORDEIRO, E. M.;RODRIGUES, Marlene. O processo de inclusão do autista na sala de aula: um estudo no município de Porto Velho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
HILÁRIO, Rosângela Aparecida; BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene. Caminhos que percorri: reflexões vivenciadas no cotidiano escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
HILÁRIO, Rosângela Aparecida; BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene. Gestão democrática escolar: Concepções e Reflexão do Processo formativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BORGES, C. J.; GOMES, Marco Antônio O.;RODRIGUES, Marlene. Jogos e brincadeiras como facilitadores do desenvolvimento integral da criança e suas contribuições para o ensino e aprendizagem na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene; HILÁRIO, Rosângela Aparecida. O PPP e a inclusão de alunos com deficiência: o legal e o real. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BRASIL, W.; HILÁRIO, Rosângela Aparecida;RODRIGUES, Marlene. O papel da Escola do Professor e da Família no Processo de Inclusão do Aluno Autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BUENO, J. L. P.;PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene. Desafio na educação do século XXI: As mídias como ferramentas na educação dos alunos nos anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BUENO, J. L. P.;PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene. Formação continuada e educação a distância: o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica à luz dos referenciais de qualidade para a Educação Superior a Distância do MEC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene; VENERE, M. R.; HILÁRIO, Rosângela Aparecida. A inclusão escolar do deficiente intelectual: estudo descritivo em uma escola pública de ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CORDEIRO, E. M.;RODRIGUES, MarlenePACÍFICO, Juracy Machado. Percebendo a gestão escolar e contando uma experiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy Machado; BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene. Brincando de esconde-esconde com as brincadeiras: Um estudo em uma turma de pré-escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy Machado; BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene. Identidade do profissional da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy Machado; BRASIL, W.;RODRIGUES, Marlene. O lugar ocupado pelas brincadeira no cotidiano da educação infantil de uma escola pública de Porto Velho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, Marco Antônio O.;RODRIGUES, Marlene; FRANÇA, Rosângela de F. C.. Evasão Escolar na 1ª Série da EJA em uma Escola no Município de Porto Velho: Um olhar de professor e alunos da modalidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
LIMA, Márcia Machado;RODRIGUES, MarlenePACÍFICO, Juracy Machado. A formação continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos: O papel do coordenador pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
LIMA, Márcia Machado;RODRIGUES, MarlenePACÍFICO, Juracy Machado. Evasão na Educação de Jovens e Adultos: A influência das práticas pedagógicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
LIMA, Márcia Machado;RODRIGUES, MarlenePACÍFICO, Juracy Machado. A influência da leitura literária na formação do leitor crítico na modalidade EJA primeiro segmento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene; LIMA, Márcia Machado. O construtivismo no contexto da alfabetização: a visão de algumas educadoras de Porto Velho/RO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, Marco Antônio O.; SILVA, Zenildo Gomes;RODRIGUES, Marlene. Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, Marco Antônio O.; SILVA, Zenildo Gomes;RODRIGUES, Marlene. A Precarização do Trabalho Docente das Séries Iniciais e Formação Continuada: Entre o Proclamado e o Real. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; JOHNSON, E. L. B.. Os Saberes Necessários à Prática do Pedagogo: Um estudo exploratório em duas escolas do município de Porto Velho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, Zenildo Gomes;RODRIGUES, Marlene; GOMES, Marco Antônio O.. Métodos e Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo exploratório em uma Escola Pública de Porto Velho - RO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, Zenildo Gomes;RODRIGUES, Marlene; HILÁRIO, Rosângela Aparecida. A Didática e a Formação Profissional do Professor na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
LIMA, Márcia Machado;PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene. Ensino por Projeto de trabalho na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; BARBA, Clarides H.. A importância do saber filosófico nos anos iniciais: um estudo bibliográfico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
FRANÇA, Rosângela de F. C.; GOMES, Marco Antônio O.;RODRIGUES, Marlene. Alfabetização - A correlação dos métodos adotados pelos professores e a formação de alunos leitores: um estudo de caso em uma escola pública municipal de ensino fundamental no município de Porto Velho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; GOMES, Zenildo. A importância dos Princípios Teóricos de Paulo Freire na Prática Docente da Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, MarleneVELANGA, Carmen Tereza. Avaliação da Aprendizagem por meio da prova escrita: as modalidades objetivas e subjetivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene; TAMBORIL, Maria Ivonete Barbosa. Formação continuada para o ensino de matemática para docentes dos anos iniciais das escolas municipais de Vilhena: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; SILVA, Zenildo Gomes. O papel da gestão escolar diante da participação da família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
GUILHERME, Crystiany Maria; SOUZA, Leonir Santos;RODRIGUES, Marlene. O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eduardo Lima e Silva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
PACÍFICO, Juracy MachadoRODRIGUES, Marlene; LIMA, Márcia Machado. A influência da Afetividade no Desenvolvimento das Crianças da Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; VENERE, M. R.. Concepções do professor indígena sobre a leitura e a escrita: um estudo exploratório com professores da etnia Karitiana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, Zenildo Gomes;RODRIGUES, Marlene; HILÁRIO, Rosângela Aparecida. Estudo sobre o processo de Elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BRASIL, W.;RODRIGUES, MarleneSOUZA, A. M. L.. A avaliação institucional: impactos em órgãos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; SILVA, Zenildo Gomes. Estudo documental sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD: Aspectos positivos e limitações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, Marco Antônio O.;RODRIGUES, MarleneVELANGA, Carmen Tereza. A precarização do trabalho docente na Rede Municipal de Educação Básica do Município de Porto Velho-RO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, Zenildo;RODRIGUES, Marlene. Fatores que Interferem na Alfabetização de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
JOHNSON, E. L. B.; GOMES, Zenildo;RODRIGUES, Marlene. Fatores que dificultam o processo da Educação Inclusiva em Escolas Municipais de Porto Velho - RO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
GOMES, Zenildo;RODRIGUES, Marlene; JOHNSON, E. L. B.. A Escola com Adolescentes do sistema Socioeducativo na Unidade Provisória de Internação em Porto Velho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen Tereza; GOMES, Zenildo;RODRIGUES, Marlene. Currículo e didática na Educação de Jovens e Adultos: um Estudo de Caso na Escola Dom João Batista Costa no Município de Candeias do Jamarí - RO (2010). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen Tereza; GOMES, Zenildo;RODRIGUES, Marlene. O Lugar do Lúdico na Prática Docente: um Estudo de Caso no 2º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Porto Velho (2010). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; SILVA, Zenildo Gomes. Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: Um estudo de caso nas Unidades do SESC LER/RO 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
VELANGA, Carmen TerezaRODRIGUES, Marlene; LIMA, Márcia Machado. Surdez: Inclusão na Escola Pública. Estudo de caso na Escola Estadual Barão do Solimões (Porto Velho/RO). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
HILÁRIO, Rosângela Aparecida; JOHNSON, E. L. B.;RODRIGUES, Marlene. A importância do Registro como Instrumento de avaliação e Reorganização das Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Um estudo de caso na Escola Santa Marcelina, Porto Velho - RO (2010). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
BARRETO, R. J. S.;RODRIGUES, Marlene. A escolarização da pessoa com deficiência visual: concepções e práticas ao longo da história. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PISSINATTI, L. G.; BARRETO, R. J. S.;RODRIGUES, Marlene. A inclusão de aluno surdo no ensino fundamental do município de Porto Velho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PISSINATTI, L. G.; WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene. A ótica do aluno surdo sobre o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
BARRETO, R. J. S.; PISSINATTI, L. G.;RODRIGUES, Marlene. O processo de inclusão escolar nos anos inciais do Ensino Fundamental da pessoa com Deficiência Visual (cego) nas redes munical (regular) de ensino no município de Porto Velho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
REAL, S. A. V.;RODRIGUES, Marlene; COSTA, L. V. C.. Dificuldades de aprrendizagem ou problemas didático-metodológicos no ensino da Matemática? Um olhar numa Escola Estadual na cidade de Porto Velho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
FREITAS, L. O.;RODRIGUES, Marlene; SILVA, Ana. Carla. O. e. Dificuldades de aprendizagem nas séries inciais: um estudo em escola estadual e municipal na cidade de Porto Velho/RO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PENHA, M. R.; COSTA, L. V. C.;RODRIGUES, Marlene. Contribuições das atividades lúdicas no processo de alfabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
COSTA, L. V. C.; GUBERT, A. L. A. S.; ZANGRANDO, A.;RODRIGUES, Marlene. A família como propulsora do êxito na escola e na vida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PISSINATTI, L. G.;RODRIGUES, Marlene; BARRETO, R. J. S.. A inclusão do surdo na escola: a visão dos professores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
GOMES, S. M.;RODRIGUES, Marlene; COSTA, L. V. C.. A concepção dos professores da Escola Multiétnicas para Adultos: reflexões sobre a prática docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
MENDONÇA, João G. R.RODRIGUES, Marlene; PENHA, M. R.. A concepção dos professores do 1º ano do ensino fundamental com relação às aulas de Recreação e Jogos na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SILVA, E.;RODRIGUES, Marlene; GOMES, S. M.. Ações do pedagogo no Centro Sócio-Educativo para Adolescentes em Conflito com a Lei. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
GUBERT, A. L. A. S.; PISSINATTI, L. G.;RODRIGUES, Marlene. Evasão escolar no 1° segmento da EJA: relato de experiência de tentativas de permanência na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PISSINATTI, L. G.; BARRETO, R. J. S.;RODRIGUES, Marlene. As políticas públicas em Rondônia: os sinais da inclusão da pessoa com deficiência na rede municipal de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene; PAIVA, V. M.. Educação de Jovens e Adultos: o jovem no ensino noturno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
GOMES, S. M.;RODRIGUES, Marlene. A Educação Escolar Indígena a partir da visão da Secretaria de Estado da Educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALMEIDA, A. M. Z.; TEZZARI JUNIOR, T.;RODRIGUES, Marlene. A ecologia como referencial para a prática educativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SILVA, Ana. Carla. O. e;RODRIGUES, Marlene; PENHA, M. R.. Afetividade em sala de aula na visão de Henri Wallon: um estudo de caso na escola Juscelino Kubitschek de Oliveira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PISSINATTI, L. G.;RODRIGUES, Marlene; BARRETO, R. J. S.. Alfabetização da criança surda: abordagem histórica da LIBRAS com primeira língua e o português como segunda língua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PENHA, M. R.;RODRIGUES, Marlene; SILVA, R. M. M.. A prática pedagógica do professor dos anos inciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene; GUBERT, A. L. A. S.. Aspectos positivos e dificuldades encontradas na EAD. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
COSTA, L. V. C.; WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene. A representação do discente sobre indisciplina na sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
AMARAL, S. F. C.; WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene. O brincar no cotidiano escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.; GUBERT, A. L. A. S.;RODRIGUES, Marlene. A motivação do professor no ambiente escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene; WANDROSKI, Silvana F.. Um novo olhar às necessidades dos alunos da EJA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.; PEREIRA, R. M. C.;RODRIGUES, Marlene. As dificuldades na escolarização de jovens e adultos numa sala de 2ª série da rede municipal de ensino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene; REAL, S. A. V.. O desempenho em informática de professores formadores de professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene. Direito de Todos: Educação para a cidadania. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene; WANDROSKI, Silvana F.. Jogos para aprendizagem de Jovens e Adultos: aulas práticas na matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.; TADA, I. N.;RODRIGUES, Marlene. M. Donato.A importância do Professor na inclusão Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.;RODRIGUES, Marlene. Os fatores que geram situações de indisciplina na sala de aula e seus reflexos na aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALMEIDA, A. M. Z.;RODRIGUES, Marlene; TEZZARI JUNIOR, T.. O consumo nutricional de alunos do 1° ao 5° ano em uma cantina escolar da rede pública estadual da cidade de Porto Velho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene; CRESPO, L.. A concepção da pessoa com deficiência ou em situação de deficiência sobre a inclusão no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.;RODRIGUES, Marlene; AMARAL, S. F. C.. Motivando aluno em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.; PEREIRA, R. M. C.;RODRIGUES, Marlene. A infantilização da Educação de Jovens e Adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.;RODRIGUES, MarleneMENDONÇA, João G. R.. Estratégias eficazes no cotidiano da indisciplina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
COSTA, L. V. C.;RODRIGUES, Marlene; LIMA, V. A. A.. Os jogos como estratégia de ensino na matemática: um estudo na 2ª série dos anos iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
COSTA, L. V. C.;RODRIGUES, Marlene. A violência na sala de aula: um estudo realizado na 3ª série do ensino fundamental - anos iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.;RODRIGUES, Marlene; DIAS, M. R. N.. Dificuldade de aprendizagem: formação e conhecimento de professores nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.;RODRIGUES, Marlene; DIAS, M. R. N.. Prática das Virtudes e Posturas Pedagógicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene; LIMA, V. A. A.. A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso em uma escola rural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALVES, A. V. O.;RODRIGUES, Marlene; PEREIRA, R. M. C.. O Trabalho do Gestor na dimensão pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
TEZZARI, N. S.;RODRIGUES, Marlene. Leitura: possibilidades e limites na 1ª série do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.; PENHA, M. R.;RODRIGUES, Marlene. Um estudo de caso sobre a inclusão de um aluno síndrome de Down em escola de ensino regular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene; PEREIRA, R. M. C.. A Pedagogia na prisão: desvelando o espaço prisional do adolescente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.; DIAS, M. R. N.;RODRIGUES, Marlene. A importância da afetividade em sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
GOMES, S. M.;RODRIGUES, Marlene; AMARAL, S. F. C.. Para casa: influência na relação família e escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
MEDEIROS, T. F.;RODRIGUES, Marlene; PEREIRA, R. M. C.. A formação continuada e sua contribuição para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores das séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
LIMA, V. A. A.;RODRIGUES, Marlene; TEZZARI JUNIOR, T.. Emoção na sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
DIAS, M. R. N.; LIMA, V. A. A.;RODRIGUES, Marlene. Silva.Escola e Família: intervenções sobre a violência física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALVES, A. V. O.;RODRIGUES, Marlene; AMARAL, S. F. C.. Gestão Financeira na Escola Pública: conquistas e entraves. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALVES, A. V. O.; REAL, S. A. V.;RODRIGUES, Marlene. Mandes Fermin.Trabalho dos Gestores: desafios e possibilidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
REAL, S. A. V.; ALMEIDA, A. M. Z.;RODRIGUES, Marlene. A abordagem que o docente faz sobre DST/AIDS com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALVES, A. V. O.; PEREIRA, R. M. C.;RODRIGUES, Marlene. As potencialidades do profissional de apoio e sua importância para a instituição escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
DIAS, M. R. N.;RODRIGUES, Marlene; WANDROSKI, Silvana F.. Formação Continuada. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
MELO, L. A.; SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene. A importância da leitura na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Chiquinho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene; WANDROSKI, Silvana F.. Literatuda Infantil: sujeito oculto no processo ensino-aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.;RODRIGUES, Marlene; PENHA, M. R.. Inclusão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALOISE, M.;RODRIGUES, Marlene; AMARAL, S. F. C.. Crianças Hiperativas ou Indisciplinadas?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
DIAS, M. R. N.;RODRIGUES, Marlene; TRENTIN, W.. Relações Interpessoais: concepção de professores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
FROES JUNIOR, E.; DIAS, M. R. N.;RODRIGUES, Marlene. Motivação em Matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
CANDIDO, W. O.; SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene. Pedagogia Libertadora como proposta de superação dos problemas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
GOMES, S. M.; ALMEIDA, A. M. Z.;RODRIGUES, Marlene. Há aprendizagem significativa na Escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
TEZZARI JUNIOR, T.;RODRIGUES, Marlene; TEZZARI, N. S.. A arte como possibilidade no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
CANDIDO, W. O.; SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene. Como se deu a implantação da EJA na Escola Hebert de Alencar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
PENHA, M. R.;RODRIGUES, Marlene; WANDROSKI, Silvana F.. Educação Ambiental na Escola: Trabalho desenvolvido pelo professor nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, S. R.;RODRIGUES, Marlene; REAL, S. A. V.. Educação sexual na escola: reflexão ou orientação para o professor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALOISE, M.;RODRIGUES, Marlene; AMARAL, S. F. C.. A relação afetiva professor-aluno em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
MENDONÇA, João G. R.RODRIGUES, Marlene; REAL, S. A. V.. Indisciplina Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.; DIAS, M. R. N.;RODRIGUES, Marlene. Como o professor pode ajudar no diagnóstico da dislexia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
GOMES, S. M.;RODRIGUES, Marlene; PEREIRA, R. M. C.. O perfil da orientadora educacional da Escola Juscelino Kubitschek. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
SOUZA, E. M.;RODRIGUES, Marlene; CANDIDO, W. O.. Prática de leitura na 2ª Série. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
ALVES, A. V. O.; PEREIRA, R. M. C.;RODRIGUES, Marlene. As representações dos professores sobre a função do supervisor escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
REAL, S. A. V.;RODRIGUES, Marlene; GOMES, S. M.. Orientador Educacional: uma ponte importante para a construção da afetividade no aluno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
WANDROSKI, Silvana F.; DIAS, M. R. N.;RODRIGUES, Marlene. Convivendo com o hiperativo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
RODRIGUES, Marlene; ALMEIDA, A. M. Z.; ORTIZ, A. V.. A qualidade do ensino das crianças com TDAH: revelações do cotidiano escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho.
RODRIGUES, Marlene; BARBOSA, F. S. S.; CIOFFI, Lara. Didática, alfabetização, Educação Especial e Avaliação Educacional. 2010. Universidade Federal de Rondônia.
RODRIGUES, Marlene; BARBOSA, F. S. S.; NUNES, Adriana C. S.. Psicologia da Educação, da Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e Neurociências. 2010. Universidade Federal de Rondônia.
SHOCKNESS, R.; SOARES, A. M. M.; SILVA, E. P.; PADILHA, T. F. O.; LIMA, I. C. P.; PEREIRA, J. D.;RODRIGUES, Marlene. Comitê Estadual de Avaliação do Prêmio Gestão Escolar. 2011. Governo do Estado de Rondônia - Secretaria de Estado da Educação.
RODRIGUES, Marlene. Encontro Colaborativo sobre Anteprojetos de monografia. 2011. Universidade Federal de Rondônia.
Orientou
Formação continuada em serviço de professores do ensino regular, na perspectiva da Educação Inclusiva, com alunos autistas; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
Inclusão de crianças autistas na Educação Infantil: Práticas pedagógicas em escolas municipais de Porto Velho; ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
LOGOTERAPIA E AUTISMO: FERRAMENTAS PARA FACILITAR INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA NA BUSCA DO SENTIDO DE VIDA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM CEGUEIRA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; Início: 2025; Tese (Doutorado em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTO VELHO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA); Início: 2025; Tese (Doutorado em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO ESCOLAR: IMPACTOS DA LEI Nº 325/2023 NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ROLIM DE MOURA, RONDÔNIA; Início: 2025; Tese (Doutorado em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
Formação Continuada em Serviço: Tecnologias Assistivas com Ênfase na Alfabetização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista; Início: 2023; Tese (Doutorado em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
Evasão universitária nas licenciaturas do núcleo de ciências humanas da universidade federal de Rondônia: uma abordagem quantitativa e qualitativa no campo educacional e pedagógico das licenciaturas; Início: 2023; Tese (Doutorado em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Associação dos Acadêmicos de Engenharia Agronômica da FUFRO; (Orientador);
-; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
-; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
-; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
Adaptação curricular: uma possibilidade para Pratica docente na educação especial inclusiva?; 2024; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Desenho universal para a aprendizagem: uma alternativa possível ao ato de repensar as práticas pedagógicas junto aos estudantes com TEA em uma escola de educação infantil em Porto Velho - Ro; 2024; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
-; 2023; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Tecnologia assistiva e inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e perspectivas no trabalho docente; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Formação de professores, ensino de geografia e transtorno do espectro autista: praticas inclusivas no ensino fundamental II; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
A INFOBETIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM SALA DE AULA: Uma abordagem Formativa; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Atualização Tecnológica no Soroban e suas Implicações nos Processos de Formação de Professores; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: ESPECIFICIDADES PARA OS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Educação e inclusão: relações comunicativas por meio da Língua Brasileira de Sinais entre surdos e ouvintes em sala de aula regular na Escola Estadual Anísio Teixeira em Ariquemes-RO; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Tecnologias assistivas em atendimento a alunos cegos: o NVDA como ferramenta de acessibilidade com vistas ao uso autônomo do computador; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Rondônia, ; Coorientador: Marlene Rodrigues;
Práticas pedagógicas dos professores de educação física e os desafios da inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação Especial - EPAEE: uma proposta de inclusão'; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Coorientador: Marlene Rodrigues;
A infobetização dos profissionais da educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: uma abordagem; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Possibilidades da inserção de atualização tecnológica no sorobã e suas implicações nos processos de formação de professores; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
A pertinência do uso do soroban para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual e/ou queixa escolar de discalculia; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
O sorobã como ferramenta de tecnologia assistiva no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos com deficiência visual e ou com queixa escolar de discauculia; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Protagonismo dos estudantes surdos no processo educacional do Instituto Federal de Rondônia: entre a realidade e as possibilidades; ; 2023; Tese (Doutorado em DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marlene Rodrigues;
Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão; 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara)), ; Coorientador: Marlene Rodrigues;
A função do assistente terapêutico no desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Desenvolvimento e aprendizagem do estudante com autismo; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Mapeamento das dissertações e teses sobre a educação especial: um estudo nos programas de pós graduação em educação da Unir-Campus José Ribeiro Filho; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Escolas especiais: estudos sobre a criação e implementação da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) na perspectiva dos seus criadores; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Estudos sobre a criação e implementação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais na perspectiva dos seus criadores; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Educação escolar de Ana: um estudo sobre a síndrome de Down; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM ESPAÇO ESCOLARES E NÃO ESCOLARES; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Estudos sobre a criação e implementação das escolas especiais: a escola professor Abnael Machado de Lima em questão; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Desafios na escolarização de alunos com deficiência visual; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Transtorno do Espectro autista: os desafios da escolarização de estudantes com TEA não verbais na escola; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Formação de professores: um estudo de caso no Centro de Atendimento Educacional Especializado Dóris Fonseca; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A presença de um cuidador para estudantes com autismo nos anos iniciais no município de Porto Velho; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Acessibilidade na educação superior: um estudo descritivo de um campus de uma Universidade em Rondônia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO NA ESCOLA COMUM E NA ESCOLA ESPECIAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
E no meio do Caminho havia uma Educadora; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O Atendimento Escolar de Estudantes com Transtorno do Espectro Autismo no Período de Pandemia da Pandemia COVID-19; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Jogos Didáticos no Ensino da Libras para Surdos no Ensino Fundamental II: um estudo nas salas de recursos multifuncional ou Atendimento Educacional Especializado; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Fatores que determinam o ingresso e a permanência de alunos surdos na universidade e processo educacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Brinquedoteca hospitalar: suas contribuições e a importância do lúdico para a criança hospitalizada; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A contribuição da recreação escolar para o desenvolvimento de estudantes público alvo da educação especial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A importância dos jogos e brincadeiras nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Monitoria, olhando-se no espelho: quando aluno monitor olha para si e para suas práticas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A afetividade nas práticas educativas da educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A formação do pedagogo e as competências necessárias para atuar na mediação tecnológica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
As contribuições do prêmio Gestão Escolar para a gestão democrática nas escolas públicas da rede Estadual de Rondônia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Tecnologias assistivas para estudantes com deficiência intelectual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O uso dos recursos de Tecnologias Assistivas no Trabalho educacional para crianças com Paralisia Cerebral; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Inclusão de uma Estudante com Transtorno de Espectro Autista ( TEA) no 3º Ano do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
As práticas pedagógicas dos professores diante do aluno com deficiência no ensino fundamental: Um estudo na Escola Darcy Ribeiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Inclusão de alunos com síndrome de Down na Escola Municipal Padre Chiquinho de Porto Velho - RO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Conto minha história: não lamúrias; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Obstáculos e superação durante a vida escolar e as contribuições para a profissão de professor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Classe hospitalar: espaço escolar para o desenvolvimento das crianças; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A História da Inclusão Escolar: Um Estudo sobre a Inclusão do Aluno Cego; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Ações da escola pública para conter a evasão na EJA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
As Práticas Pedagógicas Utilizadas por uma Escola Especializada no Atendimento a Pessoa Autista; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O papel do supervisor escolar nas Instituições de Ensino da Rede Pública de Porto Velho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O que os alunos com surdez pensam sobre a inclusão escolar no ensino regular: Um estudo em Porto Velho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Possibilidades e Limites da Especialização em Psicopedagogia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Inclusão dos alunos com Necessidades Especiais no Ensino Regular; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A concepção de professores e alunos sobre a Provinha Brasil enquanto Instrumento Pedagógico para a Melhoria da Qualidade do Ensino; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O Conhecimento dos Professores sobre Inclusão Escolar: Um Estudo em uma Escola Pública Estadual; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Alunos de seis anos no Ensino Fundamental: um Estudo de Caso Realizado no 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Porto Velho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Principais Dificuldades de Aprendizagem no Ambiente Escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Inclusão escolar de alunos com surdez e deficiência auditiva na rede pública de Porto Velho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O que pensam os professores sobre a ação do supervisor nas escolas da rede municipal de ensino quanto as suas atribuições no processo escolar?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A contribuição do lazer no rendimento escolar do aluno do Centro Educacional Dr; Gilberto Mendes de Azevedo de Porto Velho-RO; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: Análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola no município de Porto Velho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O conhecimento do Professor sobre Síndrome de Down e o Processo de Inclusão Escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O Papel do Supervisor na Concepção dos Professores de uma Escola Pública de Porto Velho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O Conhecimento dos Professores sobre a Educação do Autista no Processo de Inclusão Escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O conhecimento do Professor sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Supervisão Educacional: O papel do Supervisor na Escola; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
O Lúdico no Processo Ensino Aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Processo de avaliação no aprendizado escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
A Educação da Criança com Síndrome de Down; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O legado histórico e pedagógico da Associação Pestalozzi em Porto Velho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O conhecimento dos professores da rede municipal de ensino em Porto Velho acerca do autismo: revelações de si mesmo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O conhecimento dos professores da rede municipal de ensino em Porto Velho sobre a Síndrome de Down: tristes revelações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Escola Inclusiva e deficiência mental/intelectual: o conhecimento do professor da rede municipal de ensino: um estudo na cidade de Porto Velho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Autismo e Inclusão: o pensamento dos professores do ensino fundamental da rede estdual - um estudo de campo na zona Leste de Porto Velho - RO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O conhecimento dos pais de pessoas autistas sobre a metodologia de ensino adotada pela AMA Porto Velho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A alfabetização de uma criança com Síndrome de Down e os fatores determinantes para o seu desenvolvimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O conhecimento dos professores da rede municipal de ensino sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência na escola: um estudo na cidade de Porto Velho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O conhecimento de um professor da Escola Especial sobre Paralisia Cerebral; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Paralisia Cerebral sem bula nem maunal de instruçoes, o desafio vivenciado a cada dia : relato de experiencia da inclusão escolar de João Aparaecido Cahulla Junior; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Curso de Formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado na modalidade de ensino a distancia dos municipios polos: um estudo do perfil dos professores em Porto Velho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Estudo de caso: a experiência educacional da AMA em Porto Velho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A contribuição da Arte para o desenvolvimento do aluno com síndrome de down; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Releitura das pesquisas realizadas na Faculdade de Porto Velho sobre o funcionamento das Classes hospitalares em Porto Velho: um outro olhar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A alfabetização de Daniele: um processo em construção; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
TDAH e indisciplina: onde os conflitos são maiores na rede pública ou particular de ensino?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Inclusão de deficiente físico no espaço escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Hiperativos ou indisciplinados: confusões conceituais e as implicações no ambiente escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A inclusão da crinça com Síndrome de Down na escola regular; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A escolarização do deficiente intelectual: um aprendizado para a escola e um avanço para a sociedade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Sampaio; Pedagogia Hospitalar: a realidade do Hospital de Base Dr; Ary Pinheiro e Hospitalar Infantil Cosme e Damião:; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Alfabetização dos surdos: relato de uma experiência quase silenciosa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O aluno autista e sua aprendizagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
de Carvalho; Autismo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Crianças Trabalhadoras na Escola; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Classe Hospitalar: uma modalidade de ensino para além dos muros escolares; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A inclusão escolar de uma criança com Síndrome de Down no 3º ano do Ensino Fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O que pensam de língua portuguesa sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A relação entre a função da equipe gestora e sua atuação na educação do deficiente visual; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Limites e Avanços da inclusão do surdo no Ensino Superior; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A inclusão de pessoas com deficiência visual nas escolas do ensino regular: "perceber sem ver"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Problemas Escolares Versus Dificuldades de Aprendizagem: Fatores a Superar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A Concepção dos Professores Sobre a Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Regular; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A Informática na Inclusão da Criança com Síndrome de DOWN: Um processo Construtivo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O Desempenho Escolar do Disléxio: Um Estudo de Caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
O Processo da Aquisição da LIBRAS pelo Surdo e sua Influência na Aprendizagem da Língua Portuguesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
dos Reis; Inclusão: o que a Escola tem Feito em prol da Educação do Deficiente Físico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Revisão Bibliográfica sobre TDAH: Contribuições para o Ambiente Escolar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Farias; A Educação Especial da Criança com Síndrome de Down; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Vantagens e Limitações da Gestão Democrática; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Deficiência e Preconceito na Sociedade Portovelhense: fatores que contribuem para exclusão social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A Inclusão da Criança com Deficiência Visual no Ensino Regular; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Altismo: um estudo de caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Hiperatividade: o que o professor precisa saber; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A Educação Diferenciada nas Escolas de Porto Velho; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A Qualidade do Ensino das Crianças com TDH: revelação do cotidiano escolar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A Inclusão Escolar vista pelos Professores, Pais, Psicólogos e Fonoaudiológo de uma Instituição de Ensino Especial de Porto Velho; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
A inclusão de pessoas com deficiência visual nas escolas do ensino regular: perceber sem ver; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
Adolescência, família e escola: conflitos emergentes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Porto Velho; Orientador: Marlene Rodrigues;
ESTUDOS SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS NA PERSPECTIVA DOS SEUS CRIADORES; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Rodrigues;
ESTUDOS SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS NA PERSPECTIVA DOS SEUS CRIADORES; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Rodrigues;
Monitoria Acadêmica - Curso de Pedagogia; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Monitoria Acadêmica - Curso de Pedagogia; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marlene Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
FAUSTO, ILMA RODRIGUES DE SOUZA ; RODRIGUES, MARLENE ; LETA, FABIANA RODRIGUES ; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI . Barreiras atitudinais: uma reflexão das nossas ações no processo de Inclusão. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e8335, 2024.
-
RODRIGUES,M. . Educaçãoeinclusãodeestudantespúblico-alvo da EducaçãoEspecial: aprendizados comensino,pesquisa eextensãonaformaçãodeuma professora-pesquisadora e mãe. Revista de Divulgação Científica em Ciência da Informação , v. 2, p. 1-5, 2024.
-
MENDONÇA, João G. R. ; SANTOS, L. C. M. ; MORET, M. C. F. F. ; RODRIGUES,M. . Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 22, p. e58762, 2024.
-
SANTOS, A. S. ; RODRIGUES,M. ; VITALIANO, S. M. M. . Contribuições das salas de recursos multifuncionais no atendimento aos estudantes da educação especial: desafios e perspectivas. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e5102, 2024.
-
FAUSTO, I. R. S. ; RODRIGUES,M. ; LETA, F. R. ; BRAZ, R. M. M. . Attitudinal barriers: a reflection of our actions in the Inclusion process. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 1-21, 2024.
-
VITALIANO, S. M. M. ; RODRIGUES,M. ; SANTOS, D. M. . ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA OS ESTUDANTES COM TRASTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO. Culturas & Fronteiras , v. 7, p. 91-120, 2023.
-
SACRAMENTO, S. J. S. ; RODRIGUES,M. ; SANTOS, D. M. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Boletim de Conjuntura (BOCA) , v. 14, p. 495, 2023.
-
KOKKONEN, R. L. F. ; RODRIGUES, Marlene . Casa Família Rosetta: contribuições no acolhimento de crianças/adolescentes com deficiência. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 18, p. 1-17, 2023.
-
MORET, M. C. F. F. ; RODRIGUES,M. ; FARIAS, K. S. C. S. . Formação de Professores e Trabalho Docente: relato de experiência relativa aos desafios e ao saber-fazer docente. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 19, p. 1-17, 2023.
-
RODRIGUES, MARLENE ; BERNARDINO, JOSÉ LOURIONE FREITAS ; MOREIRA, MELISSA VELANGA . Barreiras atitudinais. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 2, p. 1311-1326, 2022.
-
SOUZA, A. C. S. L. M. ; LOPES, F. H. B. ; SILVA JUNIOR, G. ; RODRIGUES,M. ; FAUSTO, I. R. S. ; ANTUNES, C. D. ; LIMA, A. M. S. ; ZUQUIM, A. F. ; PEREIRA, L. C. ; MOSCOSO, C. D. S. . A formação do professor de Química para a educação inclusiva. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. 1-10, 2022.
-
MORET, M. C. F. F. ; TELLES, L. C. M. S. ; RODRIGUES,M. ; MENDONÇA, JOÃO GUILHERME RODRIGUES . Contribuições da pesquisa-ação para a Educação Inclusiva. CONCILIUM (BRASIL) , v. 22, p. 273-283, 2022.
-
TELLES, L. C. M. S. ; MORET, M. C. F. F. ; MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES,M. . POBREZA E A PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES SOBRE A EXCLUSÃO DO ALUNO SURDO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 252, 2022.
-
TELLES, L. C. M. S. ; MORET, M. C. F. F. ; RODRIGUES, MARLENE ; MENDONÇA, João G. R. ; TELLES, A. T. . Diversidade, Desigualdade e Educação Inclusiva.. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 12, p. 2022-53780, 2022.
-
MENDONÇA, JOÃO GUILHERME RODRIGUES ; DO PRADO, LUCIANA BATISTA ; RODRIGUES, MARLENE ; DE MACEDO, SAULO SOUZA . Políticas públicas para educação especial na perspectiva inclusiva e possibilidades na Amazônia: uma análise da atuação do IFRO / Public policies for special education in the inclusive perspective and possibilities in the Amazon: an analysis of IFRO's performance. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 17872-17889, 2022.
-
RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO, ILMA ; RODRIGUES, MARLENE ; MARIANI BRAZ, RUTH MARIA . A infobetizção dos profissionais da educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: uma abordagem formativa. CONJECTURAS , v. 22, p. 129-148, 2022.
-
OLIVEIRA LONGATO, DENISE DE ; FLORO NICÁCIO ALMEIDA, EDIVÂNIA ; RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO, ILMA ; RODRIGUES, MARLENE . A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 2, p. e27515, 2021.
-
LONGATO, DENISE DE OLIVEIRA ; FAUSTO, ILMA RODRIGUES DE SOUZA ; ALMEIDA, EDIVÂNIA FLORO NICÁCIO ; RODRIGUES, MARLENE . A relevância do estudo sobre psicogênese da língua escrita para formação de professores alfabetizadores. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e183101220380, 2021.
-
FAUSTO, ILMA RODRIGUES DE SOUZA ; ZANI, GABRIEL SOUZA ; RODRIGUES, MARLENE ; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI . Tecnologia Assistiva: Acessibilidade nos supermercados para pessoa com deficiência visual. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e41210918353, 2021.
-
BATISTA, GEISA CRISTINA ; RODRIGUES, MARLENE ; DENARI, FÁTIMA ELISABETH . Educação Especial e Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Acre. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 34, p. 1-10, 2021.
-
MARTINS, C. S. ; SILVA, S. J. P. ; RODRIGUES,M. . EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE NÃO LICENCIADOS NA DISCIPLINA 'INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICA' DO PPGEE-PROF/UNIR. Revista Exitus , v. 11, p. 1-21, 2021.
-
BATISTA, G. C. ; RODRIGUES,M. ; DENARI, F. E. . Educação Especial e Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Acre. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 34, p. 1-22, 2021.
-
PACIFICO, JURACY MACHADO ; DANTAS, RUTH DE LIMA ; BRANDT, AIESKA DE SOUZA ; RODRIGUES, MARLENE . Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões. EDUCAÇÃO EM FOCO , v. 23, p. 127, 2020.
-
RODRIGUES, Marlene ; SILVA, I. S. O. ; OLIVEIRA, J. S. ; MENDONÇA, João G. R. ; OLIVEIRA, V. C. . Estágio supervisionado na Educação Infantil: a professora é surda, e agora?. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO , v. 7, p. 599-618, 2020.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, MARLENE ; RIBEIRO, P. R. M. . O mundo feminino na ótica de um grupo de mulheres de Porto Velho, Brasil, no início do século XX: notas preliminares de pesquisa. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 204-211, 2020.
-
SOUZA, A. C. S. L. M. ; ANTUNES, C. D. ; VELANGA, Carmen Tereza ; RODRIGUES, Marlene . Entre o ensino e a extensão: a formação para a educação inclusiva do licenciado em química - um relato de experiência. REVISTA CONEXÃO UEPG , v. 15, p. 283-293, 2019.
-
VELANGA, Carmen Tereza ; BARBA, Clarides H. ; RODRIGUES, Marlene ; MASCARENHAS, S. A. N. ; MOREIRA, M. V. ; SOUZA, R. A. S. . Paradigmas da inclusão da pessoa cega: vencendo desafios. Revista Ensino de Ciências e Humanidades , v. IV, p. 81-94, 2019.
-
RODRIGUES, Marlene ; SANTOS, M. S. . Evasão escolar do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio na modalidade EJA: um estudo dos dados de 2015 da Escola Estadual Cora Coralina em Ariquemes - RO. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. 1-22, 2019.
-
OLIVEIRA, M. A. C. ; VELANGA, Carmen Tereza ; SOUZA, A. C. S. L. M. ; MOREIRA, M. V. ; RODRIGUES, MARLENE ; MASCARENHAS, S. A. N. . A presença da mulher negra e o empoderamento feminino no currículo: um estudo no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. 22, p. 137-159, 2019.
-
MENDONÇA, JOÃO GUILHERME RODRIGUES ; RODRIGUES, MARLENE . Psicomotricidade: o discurso do corpo na escola. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO , v. 5, p. 216-226, 2018.
-
VELANGA, Carmen Tereza ; RODRIGUES, Marlene ; MENDONÇA, João G. R. . Formando cidadãos para quem e para o que? Uma análise do conteúdo escolar 'cidadania' no material didático destinado ao 4º ano do Ensino Fundamental. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. 18, p. 147-167, 2017.
-
RODRIGUES, Marlene ; GUTIERREZ, K. E. T. ; GUEDES, R. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Políticas Nacionais de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre a educação superior do Brasil e da Colômbia. Revista de Educação, Gestão e Sociedade , v. 23, p. 1-21, 2016.
-
OLIVEIRA, Anna K. de S. ; SANTOS, Gisele C. N. dos ; RODRIGUES, Marlene ; VIANA, Naiara F. . Gestão, Coordenação e Orientação Educacional: Trabalho Integrado para o bom funcionamento da escola. Revista Pesquisa & Criação (on-line) , v. 10, p. 51-66, 2011.
-
SILVA, A. de A. ; LOPES, Luciléia F. ; PENHA, M. R. ; RODRIGUES, Marlene ; VILELA, Tereza C. da S. ; LIMA, Wendell T. de . Globalização na Amazônia: Questões e implicações sobre a territorialidade. Revista do Setor de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Paraná , v. I, p. 1, 2009.
-
MENDONÇA, João G. R. (Org.) ; RODRIGUES,M. (Org.) ; SENA, D. M. R. (Org.) . Currículo, políticas e diferenças culturais na Amazônia: possibilidades com pesquisas aplicadas. 1. ed. Porto Velho, RO: Temática Editora e Cursos, 2023. 278p .
-
FAUSTO, ILMA RODRIGUES DE SOUZA ; RODRIGUES, MARLENE ; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI . Caderno de Aulas CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO:. 1. ed. Even3 Publicações, 2021. v. 3. 47p .
-
FAUSTO, ILMA RODRIGUES DE SOUZA ; RODRIGUES, MARLENE . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO:. 1. ed. Recife: Even3 Publicações, 2021. v. 3. 43p .
-
FAUSTO, ILMA RODRIGUES DE SOUZA ; RODRIGUES, MARLENE ; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI . Relatos de Experiências sobre o Curso de Formação Continuada em Serviço:. 1. ed. Recife: Even3 Publicações, 2021. v. 3. 43p .
-
SOUZA, A. M. L. (Org.) ; RODRIGUES, Marlene (Org.) . Educação Superior: Outros olhares. 1. ed. Curitiba: CRV, 2011. v. 1. 119p .
-
Valim, Ricardo ; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos ; Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes ; RODRIGUES, MARLENE . O FIM DO IMPÉRIO COGNITIVO: A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO PAIDÉIA CONTEMPORÂNEA. In: Ricardo Valim; Domingos Perpetuo Alves Soares; Alexsandra Oliviera de Souza. (Org.). Costurando Saberes - Novas Perspectivas. 1ed.: Seven Editora, 2024, v. , p. 80-96.
-
KOKKONEN, R. L. F. ; RODRIGUES,M. . PESQUISA-AÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. In: Xênia de Castro Barbosa; Tayana Maria Tavares Marques; Deivis Nascimento dos Santos; Smith Araújo de Oliveira; Verônica Aparecida Silveira Aguiar; Lílian Maria Moser. (Org.). Pós-graduação na Amazônia: experiências de pesquisa desenvolvidas. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2023, v. , p. 94-113.
-
VITALIANO, S. M. M. ; RODRIGUES,M. . Desenho universal para a aprendizagem: possibilidades de planejamento para o fazer docente inclusivo. In: João Guilherme Rodrigues Mendonça; Marlene Rodrigues; Dalila Maitê Rosa Sena.. (Org.). Currículo, políticas e diferenças culturais na Amazônia: possibilidades com pesquisas aplicadas. 1ed.Porto Velho: Temática Editora & Cursos, 2023, v. , p. 01-30.
-
SILVA, J. M. ; KOKKONEN, R. L. F. ; RODRIGUES,M. . A pessoa com deficiência: sobre ser o outro no espaço escolar. In: João Guilherme Rodrigues Mendonça; Marlene Rodrigues; Dalila Maitê Rosa Sena.. (Org.). Currículo, políticas e diferenças culturais na Amazônia: possibilidades com pesquisas aplicadas. 1ed.Porto Velho, Rondônia: Temática Editora & Cursos, 2023, v. , p. 126-136.
-
LIMA, M. C. ; RODRIGUES,M. . Pesquisa-ação no ensino de física. Currículo, políticas e diferenças culturais na Amazônia: possibilidades com pesquisas aplicadas. 1ed.Porto Velho, Rondônia: Temática Editora & Cursos, 2023, v. , p. 209-221.
-
FAUSTO, I. R. S. ; RODRIGUES,M. ; MENDES, M. C. B. ; BRAZ, R. M. M. . ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA ATENDER O ESTUDANTE PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: Jadilson Marinho da Silva, Laurinda Fátima da Fonseca Pereira Guimarães Bragança; Mayara da Costa e Silva; Vinícius Almada Mozetic. (Org.). TEMAS DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. 1ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2023, v. 1, p. 1-330.
-
SACRAMENTO, S. J. S. ; RODRIGUES,M. . AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. In: Vanessa Freitag de Araújo. (Org.). O debate sobre a diversidade e a inclusão nas políticas e pesquisas em educação 2. 1ed.Atena Editora: Ponta Grossa, Paraná, 2023, v. , p. 22-35.
-
FERREIRA, C. L. ; ALVES, C. ; RODRIGUES,M. ; BORGES, C. J. . EDUCAÇÃO ESPECIAL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA E NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA. In: Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Valmir Flores Pinto. (Org.). ENSINO, CIDADANIA E INCLUSÃO. 1ed.: , 2021, v. , p. 139-.
-
SOUZA, A. C. S. L. M. ; LIMA, A. M. S. ; SALAZAR, S. A. C. ; MOREIRA, S. S. M. ; FAUSTO, I. R. S. ; SILVA JUNIOR, G. ; RODRIGUES,M. . A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Denise Jovê Cesar;Diogo Moreno Pereira Carvalho. (Org.). Pesquisas no ensino básico, técnico e tecnológico: interdisciplinaridades. 1ed.Rio Branco: Stricto Sensu, 2021, v. 2, p. 23-.
-
RODRIGUES,M. ; NALLE, J. G. S. . PERCEPÇÃO FAMILIAR SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE BOURDIEU. In: Adriana Regina Vettorazzi Schmitt; Jacinta Lúcia Rizzi Marcom. (Org.). Educação: diálogos convergentes e articulação interdisciplinar. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 4, p. 20-.
-
SOUZA, A. C. S. L. M. ; LIMA, A. M. S. ; SALAZAR, S. A. C. ; MOREIRA, S. S. M. ; FAUSTO, I. R. S. ; SILVA, G. G. ; RODRIGUES,M. . A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Denise Jovê Cesar; Diogo Moreno Pereira Carvalho. (Org.). Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Interdisciplinaridade 2. 370ed.: , 2021, v. 2, p. 23-33.
-
MARTINS, C. S. ; BERNARDINO, J. L. F. ; RODRIGUES, MARLENE ; SILVA, S. J. P. . Ambiente virtual de aprendizagem como instrumento de inclusão de EPAEE no Ensino Técnico. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Diálogos. 1ed.Chapecó: Livrologia, 2020, v. 1, p. 113-130.
-
BERNARDINO, J. L. F. ; RODRIGUES, Marlene ; BERNARDINO, E. S. L. . Um olhar? sobre a história de um professor cego e sua relação com a educação especial em Guajará-Mirim-RO. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Diálogos. 1ed.Chapecó: Livrologia, 2020, v. 1, p. 155-169.
-
MARTINS, C. S. ; BERNARDINO, Jose Lourione Freitas ; RODRIGUES,M. ; SILVA, S. J. P. . Ambiente virtual de aprendizagem como instrumento de inclusão de EPAEE no Ensino Técnico. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Diálogos. 22ed.Chapecó: Livrologia, 2020, v. 1, p. 113-.
-
SANTOS, Gisele C. N. dos ; SOUZA, A. M. L. ; RODRIGUES, Marlene . Interfaces da Psicologia. In: Daniele Mejia Cavalcante. (Org.). Os papeis dos profissionais da educação na avaliação educacional. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 187-214.
-
RODRIGUES, Marlene ; NALLE, J. G. S. . A Reorganização dos Cursos de Licenciaturas para a Formação de Professores em prol Inclusão de Pessoas com Deficiência: Resultados Preliminares de Estudo Parcial do PPC Curso de Pedagogia da UNIR. In: María Cristina Miranda-Álvarez; Rubén Edel-Navarro. (Org.). Perspectivas, visiones y abordajes en Educación superior. 1ed.Veracruz: Universidad Veracruzana, 2016, v. 1, p. 98-104.
-
RODRIGUES, Marlene . Políticas Públicas e inclusão escolar da pessoa com deficiência no Brasil. In: María Cristina Miranda-Álvarez; Rubén Edel-Navarro. (Org.). La diversidad: Encuentro y análisis. 1ed.Veracruz: México, 2016, v. 1, p. 118-125.
-
SANTOS, Gisele C. N. dos ; SOUZA, A. M. L. ; RODRIGUES, Marlene . Afetividade e Avaliação da Aprendizagem escolar sob o olhar de alunos do 5º ano. In: José Lucas Pedreira Bueno; Juracy Machado Pacífico; Nair Ferreira Gurgel do Amaral. (Org.). Qualidade na Educação e Práticas Pedagógicas: Realidade e desafios.. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2014, v. 1, p. 103-124.
-
RODRIGUES, Marlene . O desafio da inclusão escolar das pessoas com deficiência: reflexões da Educação Superior à Educação Básica. In: SOUZA, Ana Maria de Lima; RODRIGUES, Marlene.. (Org.). Educação Superior: outros olhares. 1ed.Curitiba: CRV, 2011, v. 1, p. 59-68.
-
SOUZA, A. C. S. L. M. ; VELANGA, Carmen Tereza ; RODRIGUES, Marlene ; MASCARENHAS, S. A. N. ; MOREIRA, M. V. ; OLIVEIRA, M. A. C. . A PRESENÇA DA MULHER NEGRA E O EMPODERAMENTO FEMININO NO CURRICULO: Um estudo no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Revista EDUCAmazônia, p. 137 - 159.
-
KOKKONEN, R. L. F. ; RODRIGUES, MARLENE . PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR, CUIDADOR, MONITOR OU ACOMPANHANTE? UMA REFLEXÃO SOBRE ESTA VARIABILIDADE DE NOMENCLATURA. In: 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, SÃO CARLOS. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial.. CAMPINAS: GALOÁ, 2023. v. 10. p. 1-13.
-
SANTOS, D. M. ; RODRIGUES,M. . NARRATIVAS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: DESAFIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA SALA REGULAR. In: 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, SÃO CARLOS. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial.. CAMPINAS: GALOÁ, 2023. v. 10. p. 1-12.
-
SANTOS, D. M. ; RODRIGUES,M. . Desafios e Possibilidades para a Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Geografia. In: Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 2023, Fortaleza, Ceará. É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta porum projeto democrático popular de Brasil, 2023.
-
RODRIGUES, Marlene ; ARQUIMIM, H. A. A. M. . A formação do professor e o trabalho pedagógico para a criança com TDAH: Revelações do contexto educacional. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindoia. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). Águas de Lindoia, 2016. v. 3. p. 688-700.
-
RODRIGUES, Marlene ; NALLE, J. G. S. . A percepção familiar sobre inclusão escolar de filhos com deficiência por meio da perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu, 2015, Araraquara. Ararquara, 2015. v. 1. p. 1869-1876.
-
NALLE, J. G. S. ; NALLE JUNIOR, C. ; RODRIGUES, Marlene . Excluir e incluir: reflexões sobre inclusão escolar de pessoas com deficiência. In: X Encontro Ibero-Americano de Educação (X EIDE), 2015, Araraquara. X EIDE, 2015. v. 1. p. 10-20.
-
SOUZA, A. M. L. ; SANTOS, Gisele C. N. dos ; RODRIGUES, Marlene . Afetividade no processo avaliativo: o que pensam professoras de 5º ano?. In: III Seminário de Psicologia (III SEP), 2013, Porto Velho. III SEP. Porto Velho: Edufro, 2013. v. 1. p. 1-12.
-
SILVEIRA, Anamaria ; VELANGA, Carmen Tereza ; RODRIGUES, Marlene . Inclusão social e escolar: políticas públicas e formação de professores em Rondônia - Amazônia Ocidental. In: 8º Congresso Internacional de Educación Superior, 2012, Havana/CUBA. Universid 2012, 2012. v. 1.
-
RODRIGUES, Marlene ; SILVEIRA, Anamaria ; VELANGA, Carmen Tereza . Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior: Limites da (na) Formação Docente. In: IX Seminário de La Red Estrado - Políticas educativas en América Latina Praxis docente y transformación social, 2012, Santiago de Chile. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Chile, 2012. v. 1. p. 1-9.
-
CAMPOS, Elisiane M. V. ; ANDRADE, Jôse M. A. de ; SANTOS, M. S. ; RODRIGUES, Marlene ; FURTADO, Nádia M. ; ESTEVES, S. T. C. . Os desafios do coordenador pedagógico e sua prática no cotidiano escolar. In: IV Seminário de Educação (IV SED), 2011, Vilhena/RO. IV SED, 2011.
-
BATISTA, G. C. ; RODRIGUES, Marlene ; VELANGA, Carmen Tereza . Inclusão dos Surdos em Porto Velho - I Fórum de Discussão de Educação de Surdos em Porto Velho (RO). In: II Seminário Internacional: Desafios da Orientação Educativa na Educação Básica e Superior; III Congresso: Educação, Democracia e Cidadania e II Congresso: Educação e Direitos Humanos na Amazônia, 2011, Humaitá-AM. II Seminário Internacional e III Congresso, 2011.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . O olhar sobre a criança ditado por especialistas que escreveram para a revista A cigarra entre os anos de 1940 a 1950. In: II Seminário Internacional: Desafios da Orientação Educativa na Educação Básica e Superior; III Congresso: Educação, Democracia e Cidadania e II Congresso: Educação e Direitos Humanos na Amazônia, 2011, Humaitá-AM. II Seminário, III Congresso e II Congresso - Humaitá, 2011.
-
SANTOS, C. R. ; AGUIAR, F. S. ; RODRIGUES,M. . CURRÍCULO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS E REFLEXÕES PARA A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL. In: I seminário do Geifa, 2025. Anais do I seminário do Geifa, 2025.
-
AGUIAR, F. S. ; FERREIRA, C. R. W. ; RODRIGUES,M. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA: REVISÃO DE LITERATURA. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV ENCONTRO DE ENCONTRO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2024, Campinas. Caderno de resumos da XX Semana da Educação, III Congresso Internacional de Educação, IV Encontro de Egressos e 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação - Formação e Trabalho Docente: a educação no próximo decênio, 2024. v. 2. p. 1-4593.
-
FERREIRA, C. R. W. ; AGUIAR, F. S. ; RODRIGUES,M. . AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NO ENFRENTAMENTO À EVASÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. In: III Congresso Internacional de Educação, IV Encontro de Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação, 2024, Campinas. Caderno de resumos da XX Semana da Educação, III Congresso Internacional de Educação, IV Encontro de Egressos e 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação - Formação e Trabalho Docente: a educação no próximo decênio, 2024. v. 2. p. 1-4593.
-
SANTOS, C. R. ; AGUIAR, F. S. ; UCHOA, M. M. R. ; RODRIGUES,M. . O CURRÍCULO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: XX Semana da Educação, III Congresso Internacional de Educação, IV Encontro de Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação, 2024, Campinas. Caderno de resumos da XX Semana da Educação, III Congresso Internacional de Educação, IV Encontro de Egressos e 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação - Formação e Trabalho Docente: a educação no próximo decênio, 2024. v. 2. p. 1-4593.
-
SACRAMENTO, S. J. S. ; RODRIGUES,M. . O uso das tecnologias assistivas para aprendizagem de alunos com TEA. In: IV Coloquio Nacional de Educação Escolar 37ª Semana de Pedagogia, 2023, Porto Velho, Rondônia. Anais do IV Colóquio Nacional de Educação Escolar (COLEE): educação como direito social e as práticas pedagógicas democráticas, plurais e inclusivas: contribuições para pensar a escola e os sujeitos, de 22 a 25 de agosto de 2023., 2023.
-
KOKKONEN, R. L. F. ; RODRIGUES,M. ; ANDRADE, F. S. . CASA FAMÍLIA ROSETTA: CONTRIBUIÇÕES NO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA. In: 4ª Reunião Científica da ANPEd Norte, 2022, Amapá. Educação Especial e Psicologia da Educação, 2022. p. 1.
-
SANTOS, D. M. ; RODRIGUES,M. . DESAFIOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA NUMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA EM ANANINDEUA (PA). In: 4ª Reunião Científica da ANPEd Norte, 2022, Amapá. Educação Especial e Psicologia da Educação, 2022. p. 1.
-
RODRIGUES, Marlene ; SANTOS, Gisele C. N. dos . O trabalho como conteúdo do ensino fundamental: análise de um material didático de alfabetização. In: XII Encontro Iberoamericano de Educação (XII EIDE), 2017, Alcalá de Henares. Anais do XII ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO. Araraquara: UNESP Cultura Editora, 2017. v. 12. p. 83-84.
-
FAUSTO, I. R. S. ; RODRIGUES, MARLENE . E-Lixo E Sua Reutilização Para O Centro De Autismo Em Ji-Paraná-RO. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PRÁTICAS DIGITAIS - EDUDIGICON, 2021, Online. ANAIS DO EDUDIGICON - 2021, 2021. v. 1. p. 1-2.
-
SANTOS, D. M. ; RODRIGUES,M. . O Ensino da Geografia, Aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Formação de professores: práticas inclusivas no Ensino Fundamental II. In: III Colóquio Nacional de Educação Escolar, 2021, Porto Velho. Ressignificando Práticas educativas para o esperançar, 2021.
-
FAUSTO, I. R. S. ; RODRIGUES,M. . A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS COM ACESSIBILIDADE PARA SALA DE AULA. In: III Colóquio Nacional de Educação Escolar, 2021, Porto Velho. Anais do III Colóquio Nacional de Educação Escolar - ressignificando práticas educativas para o esperançar?, 2021. v. 3. p. 15-15.
-
SILVA, I. S. O. ; RODRIGUES, MARLENE . Relato de experiência do estágio supervisionado na educação infantil: a professora é surda, e daí?. In: XIV Encontro Ibero-Americano de Educação, 2020, Araraquara. Anais do XIV Encontro Ibero-Americano de Educação. Bauru: Editora Ibero-Americana de Educação, 2019. v. 1. p. 373-373.
-
RODRIGUES, MARLENE ; SANTOS, Gisele C. N. dos ; LEMES, S. S. . Gerenciamento escolar em Rondônia sob a perspectiva da gestão democrática. In: XIV Encontro Ibero-Americano de Educação, 2020, Araraquara. Anais do XIV Encontro Ibero-Americano de Educação. Bauru: Editora Ibero-Americana de Educação, 2019. v. 1. p. 381-381.
-
RODRIGUES, Marlene ; SANTOS, Gisele C. N. dos . Visão docente sobre o papel da gestão da educação superior no processo de inclusão de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial. In: 8ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2018, Lisboa. 8ª Conferência FORGES: O papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: desafios, desenvolvimentos e tendências. Lisboa: FORGES, 2018. v. 1. p. 31-31.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Diagnóstico da História Lúdica dos Acadêmicos do Segundo Período de Educação Física na Universidade Federal de Rondônia. In: IV Congresso Panamazônico de Educação Física e Esporte, 2013, Porto Velho. IV Pan, 2013. v. 1. p. 1-1.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Brincadeiras e jogos de rua: Estudo comparativo entre acadêmicos de educação física (2011 e 2013). In: IV Congresso Panamazônico de Educação Física e Esporte, 2013, Porto Velho. IV Pan, 2013. v. 1. p. 1-1.
-
ALMEIDA, Queila A. S. ; RODRIGUES, Marlene . O Gerenciamento do recurso do FUNDEB numa escola Pública da Rede Municipal de Porto Velho-RO. In: Semana Educa 2012: III Encontro de Pós-Graduação em Educação, XI Semana Acadêmica de Pedagogia e II Seminário ANPAE/RO de Políticas e Administração da Educação, 2012, Porto Velho. Semana Educa 2012. Porto Velho, 2012. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA, A. B. ; PEREIRA, D. J. ; PEREIRA, J. P. ; RODRIGUES, Marlene . Fatores que influenciam na Aprendizagem da Língua Inglesa em Escolas Públicas. In: Semana Educa 2012, 2012, Porto Velho. SemanaEduca. Porto Velho: Edufro, 2012. v. 1. p. 42-42.
-
OLIVEIRA, Anna K. de S. ; SANTOS, Gisele C. N. dos ; VIANA, Naiara F. ; MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Currículo Escolar: Educação Física pra quê?. In: III Congresso Panamazônico, 2011, Porto Velho. III Congresso Pan, 2011.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Diagnóstico da história lúdica dos acadêmicos do segundo período de Educação Física (2011) da Universidade Federal de Rondônia. In: III Congresso Pan-Amazônico, 2011, Porto Velho. III Congresso Pan, 2011.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Formação de Professores: a Dimensão lúdica em questão. In: III Congresso Pan-Amazônico, 2011, Porto Velho. III Congresso Pan, 2011.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Imagem de Mulher Mãe na Década de 40 na Revista 'A Cigarra'. In: III Congresso Pan-Amazônico, 2011, Porto Velho. III Congresso Pan, 2011.
-
RODRIGUES, Marlene . A função humanizadora da Literatura no cárcere. In: I Seminário Internacional de Línguas Estrangeiras (I SILE) e XVI Semana de Letras (SELE), 2011, Porto Velho. Anais do SILE e SELE. Porto Velho, 2011.
-
RODRIGUES, Marlene ; BATISTA, G. C. . Pesquisa em etnografia para a inclusão escolar de pessoas com dificuldades na fala e na escrita e formação docente. In: 22º Fórum Acadêmico de Letras (22º FALE), 2011. 22º FALE. Vilhena, 2011.
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . A criança na revista a cigarra entre os anos de 1940 ? 1950. In: 22º Fórum Acadêmico de Letras (22º FALE), 2011, Vilhena. 22º FALE. Vilhena, 2011.
-
SANTOS, A. S. ; RODRIGUES,M. ; VITALIANO, S. M. M. . Adaptação Currcular para o Ensino de Estudantes Público alvo da Educação Especial e Inclusiva: Uma Revisão de Literatura. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES,M. . CASA FAMÍLIA ROSETTA: CONTRIBUIÇÕES NO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES,M. . DESAFIOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA NUMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA EM ANANINDEUA (PA). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FAUSTO, I. R. S. ; MENDES, M. C. B. ; RODRIGUES, MARLENE ; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI . ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA ATENDER O ESTUDANTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAUSTO, I. R. S. ; RODRIGUES, MARLENE ; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI . Acessibilidade nos documentos do Word e no PowerPoint. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAUSTO, I. R. S. ; RODRIGUES, MARLENE ; BRAZ, RUTH MARIA MARIANI . PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS PARA APRENDIZAGEM. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Marlene . Pesquisa Colaborativa e Grupo Focal: quando e para quê?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene ; SANTOS, Gisele C. N. dos ; LEMES, S. S. . Gerenciamento escolar em Rondônia sob a perspectiva da gestão democrática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. M. A. ; FEITOSA, N. M. ; RODRIGUES, Marlene . Estagio Supervisionado na Educação Infantil: uma experiência significativa para a formação docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. S. ; RODRIGUES, Marlene . Educação e inclusão: A pertinência de um curso de LIBRAS nas relações comunicativas entre estudantes Surdos e ouvintes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, G. G. ; FAUSTO, I. R. ; VITORINO, W. A. ; RODRIGUES, Marlene . Relato de experiência: intervenção sobre o uso da horta, para o ensino de ciências para TEA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene ; SANTOS, Gisele C. N. dos . Visão docente sobre o papel da gestão da educação superior no processo de inclusão de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene . Gestão Educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . Visão docente sobre o papel da gestão da educação superior no processo de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene ; SANTOS, Gisele C. N. dos . O trabalho como conteúdo do ensino fundamental: análise de um material didático de alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene . Mesa Redonda Educação de Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Marlene . Currículo, avaliação e certificação de estudantes com necessidades educacionais específicas: superdotação, transtornos globais do desenvolvimento, distúrbios e dificuldades de aprendizagem, asperger e outras (Educação Especial). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . A percepção familiar sobre inclusão escolar de filhos com deficiência por meio da perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, Marco Antônio O. ; RODRIGUES, Marlene . A produção da Escola Pública Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . Integrar, Compartilhar Práticas e Saberes Interdisciplinares na Assistência Estudantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Diagnóstico da História Lúdica dos Acadêmicos do segundo período de Educação Física na Universidade Federal de Rondônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Brincadeiras e Jogos de Rua: Estudo comparativo entre acadêmico de Educação Física (2011 - 2013). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, Queila A. S. ; RODRIGUES, Marlene . O Gerenciamento do recurso do FUNDEB numa escola Pública da Rede Municipal de Porto Velho-RO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene . Fatores que influenciam na aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene . Projeto Político Pedagógico: definições e características. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . O perfil profissional que as empresas porto-velhenses procuram. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, A. M. L. ; RODRIGUES, Marlene . Mesa: Educação Superior - Política e Formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Marlene . Mesa Redonda: Educação Especial - formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Marlene . Coordenadora da Mesa Redonda 1: Educação Inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Marlene . Mesa Redonda: Inclusão e educação especial. Palestra: Formação de Professores e Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . Palestra: Formação de professores indígenas para a educação escolar indígena na Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVEIRA, Anamaria ; VELANGA, Carmen Tereza ; RODRIGUES, Marlene . Inclusão Social e escolar: políticas e formação de professores em Rondônia na Amazônia Ocidental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . A criança na revista a cigarra entre os anos de 1940 - 1950. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene . A Função Humanizadora da Literatura no Cárcere: relato de uma experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BATISTA, G. C. ; RODRIGUES, Marlene ; VELANGA, Carmen Tereza . Inclusão dos Surdos em Porto Velho - I Fórum de Discussão de Educação de Surdos em Porto Velho (RO). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . O olhar sobre a criança ditado por especialistas que escreveram para a revista A cigarra entre os anos de 1940 a 1950. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Anna K. de S. ; SANTOS, Gisele C. N. dos ; VIANA, Naiara F. ; MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Currículo Escolar: Educação Física pra quê?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Diagnóstico da história lúdica dos acadêmicos do segundo período de Educação Física (2011) da Universidade Federal de Rondônia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Formação de Professores: a Dimensão lúdica em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, João G. R. ; RODRIGUES, Marlene . Imagem de Mulher Mãe na Década de 40 na Revista 'A Cigarra'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene . O processo de implantação dos Conselhos Escolares nas escolas da rede de ensino estadual do Estado de Rondônia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, Marlene . As múltiplas possibilidades da inclusão escolar das pessoas surdas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . Currículo para o Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . Educação e Inclusão: Perspectivas no Estado de Rondônia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . Palestra: Escolarização na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Kelma T. V. ; RODRIGUES, Marlene . O conhecimento dos Professores sobre Educação de Autista no Processo de Inclusão Escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Frances Viana ; RODRIGUES, Marlene . O conhecimento do Professor sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Marlene . A Prática dos Gestores Escolares em Rondônia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Marlene . O método Paulo Freire. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, A. M. L. ; RODRIGUES, Marlene . Educação Superior: política e formação. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
RODRIGUES,M. . Ad-Hoc do GT 15 - Educação Especial, na avaliação dos trabalhos da 5ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd. 2024.
RODRIGUES,M. ; FIORI, W. ; SANTOS, N. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD -UNIR. 2023.
RODRIGUES,M. . Ad-Hoc do GT 15/GT 20 - Educação Especial e Psicologia da Educação. 2022.
RODRIGUES,M. . Comissão de Elaboração do Plano de Acessibilidade da Universidade Federal de Rondônia. 2021.
FAUSTO, I. R. S. ; RODRIGUES,M. . Formação Continuada em Serviço: Tecnologia Assistiva com Ênfase na Educação Especial na perspectiva Inclusiva. 2020.
RODRIGUES, MARLENE . Comissão Científica III Congresso Métodos Fronteiriços: corpo(s), espacialidade(s), outra(s) democracia(s). 2020.
RODRIGUES, Marlene . Avaliadora Ad hoc da Comissão Científica da Semana Educa 2011 - II Encontro de Pós-Graduação em Educação, Seminário ANPAE/RO de Política e Administração da Educação e Seminário ABED/RO de Educação a Distância. 2011.
RODRIGUES, Marlene . Membro da Comissão Científica do III Congresso Pan-Amazônico de Educação Física. 2011.
RODRIGUES, Marlene . Projeto Pedagógico do Centro Educacional Objetivo. 2007.
RODRIGUES, Marlene . Projeto Pedagógico do Interação Cursos e Colégio. 2007.
RODRIGUES, Marlene . Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Habilitação em Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fudamental. 2006.
RODRIGUES, Marlene . Projeto Pedagógico do Curso de Pós Graduação em Educação Especial. 2005.
RODRIGUES, Marlene . Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RODRIGUES,M. ; KOKKONEN, R. L. F. ; CAMPOS, J. G. S. ; MIGUEL, V. V. R. ; CEMIN, A. B. ; OLIVEIRA, W. ; CRUZ, J. S. ; SANTOS, Q. M. ; FERREIRA, C. R. W. ; SILVA, J. M. ; SILVA, G. R. ; SILVA, J. M. ; VIEIRA, G. R. ; NOGUEIRA, E. S. F. ; SOUZA, G. X. R. ; DAMASCENO, M. S. ; ROSA, J. A. P. ; MORENO, A. L. ; CORREA, F. L. ; SOUSA, V. G. ; et.al . Comissão Permanente de Inclusão, Acessibilidade e Equidade para acompanhamento das ações afirmativas (inclusão, diversidade e acessibilidade) no âmbito dos cursos do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho. 2024. (Comissões).
RODRIGUES,M. ; STASHIW, R. . Nossa terra, nossa gente: uma contribuição à história e geografia de Rondônia, ensino fundamental, anos finais. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Gráfico).
RODRIGUES,M. ; STASHIW, R. . Nossa terra, nossa gente: uma contribuição à história e geografia de Rondônia, ensino fundamental, anos finais. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Pedagógica).
RODRIGUES,M. ; STASHIW, R. . Nossa terra, nossa gente: uma contribuição à história e geografia de Rondônia, ensino fundamental, anos finais. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Gráfico).
RODRIGUES,M. ; STACHIW, R. . Nossa terra, nossa gente: uma contribuição à história e geografia de Rondônia, ensino fundamental, anos finais. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Pedagógica).
RODRIGUES,M. ; KOKKONEN, R. L. F. ; SEIXAS, L. C. P. ; XAVIER, D. F. B. ; PEREIRA, C. J. H. ; MONTEIRO, L. O. ; MATOS, S. E. ; VIANA, A. C. L. . Comissão Estratégica para elaborar as políticas de Inclusão da Fundação Universidade Federal de Rondônia.. 2023. (Comissões).
RODRIGUES,M. . Fórum Estadual Permanente de Educação Especial de Rondônia. 2023. (Comissões).
RODRIGUES, Marlene . Leitura, escrita e produção de textos. 2012. .
RODRIGUES, Marlene ; BATISTA, G. C. . Oficina: Pesquisa em etnografia para a inclusão escolar de pessoas com dificuldades na fala e na escrita e formação docente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VELANGA, Carmen Tereza ; RODRIGUES, Marlene . Mini-curso: Inclusão e Afetividade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . A Educação e Escolarização das Pessoas com Deficiência. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Comissão Avaliadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar das Escolas Estaduais de Rondônia. 2010. (Comissões).
Rodrigues,M ; RODRIGUES, Marlene . Formação Continuada para Supervisores,Orientadores,Psicólogos e Coordenadores. 2009. .
RODRIGUES, Marlene . I Seminário de Apresentação de Projetos para o TCC - Pesquisa e Conhecimento: muito prazer. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Capacitação em Educação Inclusiva. 2003. .
RODRIGUES, Marlene . Novos Aspectos da Organização e Gestão Escolar e a Qualidade da Educação Básica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Novos Aspectos da Organização e Gestão Escolar e a Qualidade da Educação Básica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Novos Aspectos da Organização e Gestão Escolar e a Qualidade da Educação Básica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Palestra: a Literatura no Ambiente Penitenciário. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo e Planejamento Escolar. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . O papel da escola na sociedade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Marlene . Primeira Semana de Literatura no Cárcere. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RODRIGUES, Marlene . Curso de Formação Inicial e Continuada de Professores do Ensino de 1ª a 4ª séries. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Estudos sobre a criação e implementação das escolas especiais/ educação especial em Porto Velho-Ro, Descrição: O presente projeto de pesquisa se caracteriza como uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva tendo a pesquisa documental e entrevistas como procedimentos importantes para a efetivação levantamento de dados sobre as formas pelas quais as Escolas Especiais foram criadas, implementadas e consolidadas no município de Porto Velho. Deste modo, temos como objetivo geral identificar os agentes principais envolvidos na criação, implementação e consolidação das Escolas Especiais em PVH -Educação Especial buscando compreender os diversos fatores que influenciaram as tomadas de decisões para a implementação das escolas especiais em PVH e, consequentemente, identificar as ações destas escolas destinadas aos estudantes público alvo da Educação Especial. A pesquisa tem como finalidade efetuar um registro histórico sobre o tema Educação Especial focando as Escolas Especiais, de modo a responder o seguinte problema de pesquisa: quem são os atores sociais que criaram e implantaram as Escolas Especiais / Educação Especial em PVH? Quais os fatores influenciaram esses atores para suas tomadas de decisões e qual a finalidade dessas instituições de educação Especial ao longo do tempo e na atualidade? Portanto tem como objetivos específicos: a) identificar as pessoas que foram pioneiras na implantação das Escolas Especiais em Porto Velho; verificar os fatores que influenciaram os sujeitos a envolverem-se com a Educação Especial; apresentar a organização didático-pedagógica e estrutura administrativa e acadêmica das escolas especiais em PVH; levantar a quantidade dos estudantes público alvo da educação especial desde a criação das instituições. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016). Espera-se que com a realização desta pesquisa fazer o registro histórico da Educação Especial em PVH de modo a assegurar às gerações futuras, o acesso aos dados que, com certeza, constituem-se como um marco histórico do atendimento educacional as pessoas com deficiência em PVH.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marlene Rodrigues - Coordenador / HOSANA VICTORIA BATISTA BRITO - Integrante / KARINE STÉFANY NASCIMENTO PEREIRA - Integrante.
-
2017 - Atual
O brinquedo, as brincadeiras e as infâncias: ações lúdico-pedagógicas e formação docente, Descrição: O Programa de pesquisa denominado "O brinquedo, as brincadeiras e as infâncias: ações lúdico-pedagógicas e formação docente" é um programa do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade que será desenvolvido a curto e médio prazo e objetiva contribuir com a formação inicial e continuada de professoras para atuação na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e espaços não escolares. O Programa, além das ações de extensão, inclui o desenvolvimento de pesquisas voltadas para as infâncias, a educação infantil, incluindo práticas pedagógicas, infraestrutura e financiamento. A proposta se alinha com as intenções do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia e com os objetivos do LABRINTECA, uma vez que atenderá aos acadêmicos do curso, professores e alunos de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como outros profissionais e crianças de zero a oito anos envolvidas com o brincar e o fazer pedagógico no âmbito escolar e não escolar. A partir das ações lúdico-pedagógicas e da formação docente será oportunizado o ensino, a pesquisa e a extensão, haja vista que a partir destas serão realizadas pesquisas aplicadas com vistas à produção de materiais pedagógicos, adaptação de espaços e estudos sobre os brinquedos e brincadeiras, o que gerará produtos tais como: artigos, monografias e outros textos acadêmicos que, ao serem divulgados, permitirão a disseminação de conhecimentos no campo das infâncias e educação infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marlene Rodrigues - Integrante / Edna Maria Cordeiro - Integrante / PACIFICO, JURACY MACHADO - Coordenador / Silas Jader Pereira Silva - Integrante / Ezenice Costa de Freitas Bezerra - Integrante / Elen Maisa Lima Campos - Integrante / Érica Jaqueline Pizapio Teixeira - Integrante / Ruth Lima Dantas - Integrante / Andreia Correia de Souza - Integrante / Luiz Weymilawa Suruí - Integrante.
-
2010 - 2011
Inclusão escolar de pessoas com deficiência no Ensino Superior: um estudo nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Rondônia, Descrição: A pesquisa tem por objetivo verificar como se dá o processo de ensino nos cursos de licenciatura da UNIR quanto à formação de professores para atuar junto as pessoas com deficiência na rede regular de ensino, considerando as modalidades de Educação infantil até o ensino médio. Para tanto busca identificar nos projetos dos cursos em estudo a própria estrutura do projeto dos mesmos, que são Pedagogia e Letras e ainda a formação dos professores, bem como o encaminhamento pedagógico dado a questão. Projeto de Pesquisa vinculado ao GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - UNIR/RO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marlene Rodrigues - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Ciências da Educação. , BR 364 Km 9,5, Sentido Acre, 76801059 - Porto Velho, RO - Brasil, Telefone: (69) 21822142, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2012
Ministério da EducaçãoVínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora/UNIR
Outras informações:
Projeto Rede de Ancoragem Trilhas - MEC/Natura.
2010 - Atual
Universidade Federal de RondôniaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente I - DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2004
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Cedida por: Pref. Mun. Vilhena, Enquadramento Funcional: Professora (Cedida), Carga horária: 40
1999 - 2000
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora (Substituta), Carga horária: 40
1995 - 1998
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor (Cedida), Carga horária: 40
Atividades
-
02/2025
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Prática da Educação Infantil
-
02/2025
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Prática da Educação Infantil
-
09/2020
Direção e administração, Núcleo de Ciência da Educação.Cargo ou função, Vice-Chefe do Departamento Acadêmico de Educação. Portaria Nº 422/2020/GR/UNIR, de 14 de setembro de 2020..
-
02/2020
Ensino, Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação para elaboraçao do TCFC - 80h
-
03/2019
Direção e administração, Reitoria.Cargo ou função, Coordenadora Adjunta (Vice-Coordenadora) do Mestrado Profissional em Educação Escolar (PPGEE/MEPE). Portaria nº. 327/2019/GR/UNIR, de 25 de abril de 2019..
-
01/2019
Direção e administração, Núcleo de Ciências Humanas.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Pedagogia a Distância conveniado a Universidade Aberta do Brasil. Portaria N.º 07/NCH/UNIR, de 04 de janeiro de 2019.
-
05/2013
Direção e administração, Núcleo de Ciências Humanas.Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Curso de Especialização (Pós-Graduação lato sensu) em Docência na Educação Infantil (Portaria nº 32/2013/NCH/UNIR, 28/05/2013).
-
02/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia. Portaria n.º 06/2013/NCH/UNIR, de 18 de fevereiro de 2013
-
10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria Administrativa.Cargo ou função, Membro da comissão de Acessibilidade às dependências da Fundação Universidade Federal de Rondônia, por meio da Portaria nº 1.039/2012/GR/UNIR de 22 de novembro de 2012.
-
09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia do Campus de Porto Velho (Portaria nº 29/2012/NCH/UNIR, 26/09/2012).
-
06/2024 - 10/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Prática da Educação Infantil
-
04/2024 - 08/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
04/2024 - 08/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I
-
02/2024 - 03/2024
Ensino, Educação Escolar, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
-
10/2023 - 12/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR
-
10/2023 - 12/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR
-
06/2023 - 10/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO ESPECIAL
-
06/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e prática da Educação Infantil II - 80h
-
06/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Especial - 80h
-
02/2019 - 05/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado na Educação Infantil
-
02/2019 - 05/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Práticas da Educação Infantil I
-
03/2019 - 03/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inclusão social e educação especial
-
02/2019 - 02/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação para elaboração do TCFC
-
01/2018 - 01/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ciências Humanas.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia EaD UAB, do Campus de Porto Velho. Portaria nº. 08/NCH/UNIR, de 04 de janeiro de 2018..
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Especial, Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II e em Espaços Não Escolares
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Letras Libras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Educacional
-
08/2018 - 08/2018
Ensino, Educação Escolar, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inclusão Social e Educação Especial ( Disciplina Concentrada)
-
02/2018 - 02/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inclusão social e educação especial
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Especial
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Educacional e Gestão Escolar
-
06/2013 - 07/2014
Direção e administração, UAB/DIRED.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia da UAB-UNIR (Ordem de Serviço nº 01/2013, 26/06/2013).
-
09/2013 - 03/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Independentes
-
09/2013 - 03/2014
Ensino, Letras - Português, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Educacional e Gestão Escolar
-
09/2013 - 03/2014
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Educacional e Gestão Escolar
-
09/2013 - 03/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
-
02/2014 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão de organização das atividades referentes a recepção aos Acadêmicos do Curso de Pedagogia para o semestre 2014.1 (Ordem de serviço nº 01/DED/CNH/UNIR, 19/02/2014).
-
05/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ciências Humanas.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Estágio Probatório de José Lucas Pedreira Bueno, por meio da Portaria n.º 29/2013/NCH/UNIR, de 14 de maio de 2013.
-
05/2013 - 09/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração do Trabalho Monográfico, Estudos Independentes, Gerenciamento de Sistemas Educacionais, Gestão Educacional
-
06/2013 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, UAB/DIRED.Cargo ou função, Comissão de Seleção dos Candidatos propensos a Tutores da UAB..
-
05/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ciências Humanas.Cargo ou função, Comissão para Avaliação de Estágio Probatório da Professora Rosângela Aparecida Hilário - Portaria n.º 26/2013/NCH/UNIR, de 14 de maio de 2013.
-
03/2012 - 06/2013
Direção e administração, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Vice Chefe de Departamento (Portaria nº 196/GR, 12/03/2012).
-
05/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração de parecer ao Despacho n 160/PROGRAD, de 08/04/2013, que versa sobre o PPP do Curso (Ordem de Serviço nº 007/DED/NCH/UNIR, 16/04/2013).
-
04/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Membro da Comissão para a realização de todo o processo de seleção para o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - UNIR/MEC do Polo de Porto Velho - Portaria nº 293/2013/GR/UNIR de 18 de abril de 2013.
-
01/2013 - 05/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação com Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, Educação Especial
-
01/2013 - 05/2013
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Educacional e Gestão Escolar
-
10/2012 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação da Progressão Funcional Horizontal do Professor Nilson Santos (Ordem de Serviço nº 20/DED/NCH/UNIR, 03/10/2012)..
-
03/2013 - 03/2013
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências da Educação, Departamento de Ciências da Educação.Atividade realizada, Responsável por providenciar a documentação solicitada no Memo. Circular nº 003/PROGRAD, de 20/02/2013, sobre a renovação de bolsas de monitoria. (Ordem de serviço nº 01/DED/CNH/UNIR).
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento de Sistemas Educacionais
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação e Gestão Escolar
-
04/2012 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração da Proposta de Manual Acadêmico com Orientações sobre Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pedagogia (Ordem de Serviço nº 003/DED/NCH/UNIR, 23/04/2012).
-
04/2012 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Presidente da Comissão de organização dos projetos e ementas do Curso de Pedagogia (Projeto Político Pedagógico 2002/2009 e 2010) (Ordem de Serviço nº 003/DED/NCH/UNIR, 23/04/2012).
-
03/2012 - 08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ciência da Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação da progressão funcional horizontal da professora Tânia Suely Azevedo Brasileiro. (Ordem de serviço nº 22/DED/NCH/UNIR, 16/12/2012)).
-
03/2012 - 08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ciência da Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação da progressão funcional horizontal do professor Nilson Santos (Ordem de serviço nº 20 DED/CNH/UNIR).
-
04/2012 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Presidente da Comissão de sistematização as atividades de Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia (Ordem de Serviço nº 005/DED/NCH/UNIR, 23/04/2012).
-
05/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Comissão de Reformulação do Projeto do Mestrado Profissional em Educação Escolar e submissão ao Aplicativo APCN - CAPES, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação (Ordem de Serviço nº 009/DED/NCH/UNIR,).
-
08/2011 - 03/2012
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Educacional e Gestão Escolar, Psicologia da Educação
-
07/2011 - 03/2012
Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2011 - 03/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração do Trabalho Monográfico, Estudos Independentes
-
02/2012 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Comissão de Recebimento e Homologação das Inscrições do Mestrado em Educação, por meio da Portaria 00159/GR de 22 de fevereiro de 2012.
-
11/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação da progressão funcional da professora Carmen Tereza Velanga (Ordem de Serviço nº 08/DED, 30/11/2011).
-
09/2011 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , UAB/DIRED.Serviço realizado, Assessora Pedagógica.
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão do Trabalho Escolar, Gerenciamento de Sistemas Educacionais
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática
-
01/2011 - 01/2011
Direção e administração, Departamento de Ciências da Educação.Cargo ou função, Chefe de Departamento (Portaria nº 1100/GR, 24/12/2010).
-
02/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão do Trabalho Escolar, Gerenciamento de Sistemas Educacionais
-
02/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação, Didática
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia/UAB, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática I (Rolim de Moura)
-
08/2001 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação com os Povos da Floresta, Fundamentos e Práticas do Gerenciamento Escolar, Fundamentos e Práticas em Educação a Distância, Gerenciamento e Sistemas Educacionais, Gestão Escolar, História da Educação
-
01/1995 - 01/2003
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Literatura II, Prática de Ensino de Literatura I, Psicologia da Educação II, Psicologia da Educação I, Prática de Ensino de Língua Portugues II, Prática de Ensino de Língua Portugues I, Didática II, Didática I
-
03/2001 - 06/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Pedagogia.Cargo ou função, Coordenadora do I Fórum de Educação e Qualidade.
-
02/2001 - 02/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Pedagogia.Cargo ou função, Componente de Banca Examinadora para análise de currículo e parecer..
-
03/2000 - 06/2000
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras.Serviço realizado, Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Letras.
-
07/1999 - 10/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.Cargo ou função, Comissão de Trabalho na área de Alojamento e Alimentação.
2009 - 2010
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2003
Faculdade de Educação de Colorado D'OesteVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2000 - 11/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gestão Educacional, Trabalho de Conclusão de Curso, Gestão Escolar, Currículo e Conhecimento Escolar, Fundamentos da Educação Especial
-
03/2000 - 03/2003
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas.Cargo ou função, Chefe do Departamento.
-
02/2000 - 02/2002
Direção e administração, Curso de Pedagogia.Cargo ou função, Coordenadora.
-
09/2000 - 09/2000
Serviços técnicos especializados , Curso de Pedagogia.Serviço realizado, Membro da comissão de reconhecimento do curso de Pedagogia.
-
09/2000 - 09/2000
Serviços técnicos especializados , Curso Normal Superior.Serviço realizado, Coordenadora da Comissão de autorização do Curso Normal Superior.
2004 - 2009
Faculdade de Porto VelhoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2005 - 08/2009
Direção e administração, Curso de Pedagogia.Cargo ou função, Coordenadora.
-
02/2004 - 08/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática I, Didática II, Organização do Trabalho Pedagógico, Prática Pedagógica III, Prática Pedagógica IV, Teoria e Prática da Educação Especial
1996 - 2006
Prefeitura Municipal de VilhenaVínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Técnico Educacional, Carga horária: 40
Outras informações:
Houve período de afastamento: entre 2004 e 2006.
1989 - 1996
Prefeitura Municipal de VilhenaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2001 - 06/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cedida para UNIR: Disciplinas ministradas nesta Instituição.
-
01/1999 - 12/2000
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação - SEMED.Cargo ou função, Supervisora de Ensino Rural.
-
03/2000 - 03/2000
Extensão universitária , Departamento de Letras - UNIR.Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão "Semana da Poesia".
-
02/1995 - 01/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cedida para UNIR: Ministradas na Universidade Federal de Rondônia
-
08/1992 - 01/1995
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação - SEMED.Cargo ou função, Diretora da Divisão de Ensino.
-
07/1989 - 07/1992
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação - SEMED.Cargo ou função, Supervisora e Orientadora Educacional (exercia na APAE).
2003 - 2005
Serviço Social da IndústriaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Período que estava afastada da Prefeitura Municipal de Vilhena.
Atividades
-
10/2003 - 01/2005
Direção e administração, SESI Escola.Cargo ou função, Supervisora Educacional.
1997 - 2003
Associação Vilhenense de Educação e Cultura - AVEC/ROVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
09/1997 - 02/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia da Educação, História da Educação, Teoria e Prática da Educação Especial, Psicologia da Educação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marlene Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?