Mirele Coradini Volpi

Graduação em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus Santa Teresa (2018); Técnico em Agropecuária pelo IFES, campus Santa Teresa (2013). Foi membro da Empresa Junior de Agronomia (AGRIFES Jr.), atuando como Consultora Técnica e Diretora Administrativa (2014-2018). Experiência prática como estagiária nos laboratórios de Solos, Química, Biologia, Ecologia e Biodiversidade no IFES (2015-2016). Atuou como Assistente Técnico de Mercado e Analista de Controle Agrícola na Nater Coop (2019-2023), com ampla experiência na área técnica e administrativa, destacando-se no gerenciamento de equipes, desenvolvimento de processos eficientes, comunicação e resolução de problemas. Foi servidora no IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e atualmente é Servidora do Estado no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Análise e Gestão Ambiental

2023 - 2024

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: SUBSTRATO AGRÍCOLA COM CHAMOTE CERÂMICO COMO ADITIVO PARA O CRESCIMENTO DE MUDAS DE PEPINO E SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO.
Orientador: ELVIS PANTALEAO FERREIRA

Graduação em Agronomia

2014 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: AUXINA E ÓXIDO NÍTRICO NA ESTAQUIA DE PIMENTA-DO-REINO EM TUBETES
Orientador: Hediberto Nei Matiello

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

2011 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Formação complementar

2017 - 2018

Módulo 2 - Gerencial I da Assistência Técnica e Gerencial,. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2017 - 2018

Módulo 5 - Planejamento da Propriedade. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2017 - 2018

Módulo 4 - Gerencial III da Assistência Técnica e Gerencial. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2017 - 2018

Módulo 1 - Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial,. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2017 - 2018

Módulo 3 - Gerencial II da Assistência Técnica e Gerencial. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2017 - 2017

Trabalhador no Cultivo de cacau - Poda e Condução da Lavoura. (Carga horária: 16h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2017 - 2017

CURSO DE LÍNGUA ITALIANA. (Carga horária: 45h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Sustentabilidade e Beneficiamento de Cafe Arábica. (Carga horária: 4h). , AGRIFES JUNIOR, AGRIFES JR, Brasil.

2016 - 2016

Produtor Informado. (Carga horária: 28h). , CONSELHO DOS EXPORTADORES DE CAFE DO BRASIL, CECAFE, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento em Floricultura. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2015 - 2015

Agricultura orgânica. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento de técnicos multiplicadores no Currículo de Sustentabilidade. (Carga horária: 16h). , PROGRAMA CAFÉ SUSTENTÁVEL, SCP, Brasil.

2014 - 2014

Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SANEAR, Brasil.

2010 - 2013

Aperfeiçoamento da produção do pequeno produtor. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Organização de eventos

CORADINI, M. . III JORNAGRO. 2018. (Outro).

CORADINI, M. . II DIA ESPECIAL DE PROSA SOBRE SEMENTES CRIOULAS. 2017. (Exposição).

CORADINI, M. . 38º Concurso Leiteiro de Itaguaçu e 1º Feira Regional de Touros da ABCZ. 2015. (Concurso).

Participação em eventos

TERCEIRA JORNADA DA AGRONOMIA (III JORNAGRO). 2018. (Outra).

1º DIA DE CAMPO "SUSTENTABILIDADE E BENEFICIAMENTO DO CAFÉ. 2017. (Outra).

2º DIA DE CAMPO DA CULTURA DO CAFÉ. 2017. (Outra).

DIA AGRIFES. 2017. (Encontro).

SEGUNDA JORNADA DA AGRONOMIA (II JORNAGRO). 2017. (Outra).

1º, 3º e 4º Em busca do conhecimento. 2015. (Encontro).

1º SIMPÓSIO CAPIXABA DE FRUTICULTURA. 2015. (Simpósio).

4º Simpósio do Produtor de Conilon. 2015. (Simpósio).

I SINAGRO - SIMPÓSIO NACIONAL DE AGRONOMIA. 2015. (Simpósio).

III SIPEFS - SIMPÓSIO DE PEDOLOGIA E FERTILIDADE DO SOLO. 2011. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • KRAUSE, M. R. ; CORADINI, M. ; CORADINI, M. ; MONTOANELLI, J. ; PAIXAO, M. V. S. . EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE QUIABEIRO EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO DO FRUTO NA PLANTA. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2016, PORTO SEGURO - BA. XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2016.

  • NASCIMENTO, L. S. ; CORADINI, M. ; CHISTE, H. . ACIDO GIBERÉLICO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MAMÃO. In: XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2016, PORTO SEGURO - BA. XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2016.

  • TONIATO, E. D. ; CORADINI, M. ; CORADINI, M. ; ZINGER, L. ; PAIXAO, M. V. S. . TRATAMENTO TÉRMICO E NUTRICIONAL NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MAMÃO. In: XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2016, PORTO SEGURO - BA. XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2017.

  • PAIXAO, M. V. S. ; CORADINI, MIRELE ; CORADINI, M. ; FERNANDES, G. B. . Substratos na produção de porta enxerto de citrus. In: XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2015, São Luiz - MA. XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2015.

  • CORADINI, M. ; PAIXAO, M. V. S. . VIGOR EM SEMENTES DE QUIABO EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO DO FRUTO NA PLANTA. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2015, PORTO SEGURO - BA. XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2015.

Outras produções

CORADINI, M. . CONSULTORIA TÉCNICA - AGRIFES JR. 2017.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    USO DE AUXINA E ÓXIDO NÍTRICO NA PROPAGAÇÃO DE PIMENTA DO REINO POR ESTAQUIA EM TUBETES, Descrição: O ácido indolbutírico (AIB) tem sido utilizado para induzir e melhorar o enraizamento em estacas caulinares de diversas espécies, sendo usado também para o enraizamento da pimenta-do-reino. Além do uso de hormônios, como o AIB, o óxido nítrico (NO), comprovado sinalizador celular, pode interagir com fontes auxínicas, melhorando sua ação na rizogênese. Observa-se que a qualidade da muda tem grande impacto no desempenho da futura lavoura, nesse sentido, objetivou-se avaliar o efeito do ácido indolbutírico (AIB) e do nitroprussiato de sódio (NPS) fonte de óxido nítrico, no enraizamento de estacas de pimenta-do-reino. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, no esquema fatorial (4x4), com quatro níveis no fator A (0,0; 1500; 3000 e 4500 mg L-1 de AIB) e quatro níveis de fator B (0,0; 100; 200 e 300 µM de NPS), totalizando 16 tratamentos. O estudo foi conduzido com quatro blocos, onde cada unidade experimental era composta por 10 mudas. Assim, em cada bloco foram implantadas 160 mudas e em todo o experimento 640 mudas. Aos noventa dias após a aplicação dos tratamentos foram avaliados o comprimento e massa seca de raiz; comprimento, massa seca e número de brotos; número de folhas, e volume de raízes. As variáveis comprimento de raiz e massa seca de raiz apresentaram interação entre a aplicação de NPS e AIB. As combinações entre as doses de AIB e NPS com imersão total das estacas contribuíram para o enraizamento das mesmas, porém acabaram prejudicando a emissão de brotos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mirele Coradini Volpi - Integrante / Marcus Vinicius Sandoval Paixão - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    GERMINAÇÃO E VIGOR EM SEMENTES DE QUIABO, Descrição: Descrição: O objetivo do trabalho foi avaliar o vigor de sementes de quiabo, de acordo com a localização do fruto na planta. O experimento será conduzido inicialmente na área do viveiro de mudas a céu aberto, em canteiro no chão, onde serão confeccionadas dez covas 40x40x40 cm, adubada com 5 litros de esterco de curral curtido e 100 gramas do adubo 4:30:10 por cova. Será plantado 4 sementes por cova e posterior desbaste deixando 1 planta por cova da cultivar Santa Cruz 47. De acordo com a altura do fruto na planta e após o amadurecimentos dos frutos, será feito a coleta dos frutos para a remoção das sementes teste. Serão retiradas as sementes dos frutos, misturadas de acordo com sua posição na planta e por seleção massal serão separadas por lotes, formando dez lotes (tratamentos = 1º ao 10º fruto produzido). As sementes serão semeadas em tubetes de 290 mL, uma semente por tubete, com substrato preparado de uma mistura de terra+esterco bovino curtido e peneirado (3:1). O experimento será realizado em quatro blocos casualizados (DBC), com quatro repetições de 25 sementes para cada tratamento. Após a emergência das plântulas, serão avaliadas as variáveis: porcentagem de emergência (E); índice de velocidade de emergência (IVE) (MAGUIRE, 1962) (G1/N1 + G2/N2+...+Gn/Nn); tempo médio de emergência (TME) (LABOURIAU; VALADARES, 1976) (TMG = ∑ Ni Ti/∑ Ni), número de folhas (NF), diâmetro do coleto (DC), comprimento da raiz (CR), volume de raízes (VR), altura da parte aérea (AP), massa verde da parte aérea (MVA) e massa Verde das raízes (MSR), massa seca da parte aérea (MSA) e massa seca das raízes (MSR). Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias de cada característica comparadas pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mirele Coradini Volpi - Integrante / Marcus Vinicius Sandoval Paixão - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico voluntario, Carga horária: 4

Outras informações:
Consultoria técnica na área de cafeicultura.

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagio nos laboratórios de Solos, Química, Biologia, Ecologia e Biodiversidade.

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico voluntario, Carga horária: 4

2015 - 2016

AGRIFES JÚNIOR

Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Diretora de administrativo, Carga horária: 4

2019 - 2023

Nater coop

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE CONTROLE AGRICOLA, Carga horária: 44

2024 - 2024

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Desenvolvimento Ambiental, Carga horária: 40

2024 - Atual

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TECNICO EM DESENVOLVIMENTO RURAL, Carga horária: 40