Juliana Teixeira Lima
Especialista em Design Educacional (PUCpr, 2022). Licenciada em Artes Visuais (Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, 2019). Mestre em Design (Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, 2013). Graduada em Desenho Industrial - Habilitação em Programação Visual pela mesma Instituição (2001). Como Designer Gráfico, trabalhou em passagens por grandes empresas, escritórios de design e instituições culturais. Atuou de 2004 à 2016 na docência Universitária em cursos de Design no Paraná e em Santa Catarina. Desde 2018 atua na Educação Básica como docente de Arte Bilíngue junto à Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (Colégio Bom Jesus Itajaí - SC).
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Design
2011 - 2013
Universidade Federal do Paraná
Título: Design de Superfície: taxionomia e práticas de projeto em escolas de Design em Curitiba, PR
, Ano de Obtenção: 2013.Liliane Iten Chaves.Coorientador: Ronaldo de Oliveira Corrêa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Formação Pedagógica para Graduados - Licenciatura em Artes Visuais
2017 - 2019
Graduação em Desenho Industrial
1995 - 2001
Universidade Federal do Paraná
Título: A Colcha Cor do Rosa - uma raia noroestã (jogo de memória inspirado na obra de João Guimarães Rosa)
Orientador: Rita Solieri Brandt
Formação complementar
2023 - 2024
Educação Bilíngue: Teoria e Prática 2023/2024. (Carga horária: 20h). , University of Oxford, OX, Inglaterra.
2023 - 2023
Programa ECOS - evoluir, criar, otimizar, e servir (1oSEM). (Carga horária: 5h). , Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, AFESBJ, Brasil.
2020 - 2021
Curso Mindfulness para Sala de Aula. (Carga horária: 50h). , MindKids, MKIDS, Brasil.
2019 - 2019
Meditação para Sala de Aula: Desenvolvendo Equilíbrio Emocional. (Carga horária: 6h). , MindKids, MKIDS, Brasil.
2018 - 2018
Programa de Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 16h). , Grupo Educacional Bom Jesus, AFESBJ, Brasil.
2018 - 2018
Curso sobre o Brincar. (Carga horária: 30h). , Uniasselvi, UNIASSELVI, Brasil.
2018 - 2018
Curso sobre Autoria e Originalidade de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Uniasselvi, UNIASSELVI, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Mediação educativa em espaços não formais. (Carga horária: 40h). , Uniasselvi, UNIASSELVI, Brasil.
2018 - 2018
Curso sobre Metodologia do Ensino de Artes. (Carga horária: 30h). , Uniasselvi, UNIASSELVI, Brasil.
2017 - 2017
Fazer a Ponte - Introdução à Metodologia da Escola da Ponte (Portugal). (Carga horária: 40h). , Aquifolium Educacional, AE, Brasil.
2012 - 2012
A arte, o teatro e o jogo (La Voce Delle Cose IT). (Carga horária: 20h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2010 - 2010
Coolhunting e pesquisa de tendências. (Carga horária: 30h). , Lemmon School, LS, Brasil.
2008 - 2008
Workshop Design de Superfície com Renata Rubim. (Carga horária: 12h). , A Casa - Museu do Objeto Brasileiro, A CASA, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Antropologia Visual. (Carga horária: 11h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2006 - 2006
Introdução ao Design de Superfície. (Carga horária: 6h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2004 - 2004
Curso Básico de Serigrafia. (Carga horária: 80h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Oficina Permanente de Gravura. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1998
XV Curso Abril de Jornalismo em Revistas. , Editora Abril S/A, ABRIL S/A, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTES VISUAIS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Têxtil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design de Superfície.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design Editorial.
Organização de eventos
LIMA, J. T. . Coordenação de Sessões Técnicas [Gestão e Inovação em Design/Projeto de Design. 2013. (Outro).
LIMA, J. T. . Coordenação de Artigos de Iniciação Científica. 2013. (Outro).
LIMA, J. T. . Monitoria no I Simpósio Brasileiro de Gênero e Mídia. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
8o Colóquio de Moda. Design de Superfície: uma proposta de metodologia para a prática projetual acadêmica. 2012. (Congresso).
2o Design Forum Megatendências 2010. 2010. (Simpósio).
2o Design Forum Superfícies 2010. 2010. (Simpósio).
I Encontro Nacional de Estudos da Imagem.'Arts & Crafts': o designer-artesão (um panorama do movimento no espaço da história dos processos produtivos da padronagem têxtil. 2007. (Encontro).
7o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D. O Design Gráfico como Imagem Híbrida: um ponto de análise sobre o trabalho de David Carson. 2006. (Congresso).
I Simpósio Brasileiro de Gênero e Mídia. 2005. (Simpósio).
Simpósio Nacional Tecnologia e Sociedade. 2005. (Simpósio).
Portas Abertas - vivência pedagógica Waldorf. 2004. (Outra).
Bienal de Design Gráfico de São Paulo - Palestras com David Carson (USA) e o grupo Tomato (UK). 2002. (Outra).
XXI Encontro Estadual de Jovens Empresários - Capital Intelectual. 2002. (Encontro).
Seminário Gravura: História, Técnica e Linguagem. 2001. (Seminário).
Purungo 2000 - Interdisciplinaridade. O Design e suas Interdependências. 2000. (Encontro).
9º Encontro Nacional dos Estudantes de Design - NDesign: Reconhecer pelo Conhecimento. 1999. (Congresso).
Seminário A Grandeza Humana - Cinco Séculos, Cinco Gigantes da Arte - com Fayga Ostrower. 1999. (Seminário).
Ciclo de Palestras - Pablo Picasso | Suite Vollard. 1994. (Outra).
Participação em bancas
LIMA, J. T.. Criação da Identidade Visual para a empresa Casa Café. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, J. T.. Design de Superfície inspirado na obra poética de Paulo Leminski. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, J. T.. Design de livro para grupo Croquis Urbanos Curitiba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, J. T.. Sonhando acordado: desenvolvimento de uma linha infantil de estampas aplicada a pijamas-brinquedo que estimulam a leitura antes da hora de dormir. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, J. T.. Modelagens e Estampas diferenciadas aplicadas em T-shirt para o público teen. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville.
LIMA, J. T.. Tipografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville.
LIMA, J. T.. Ilustração, Tipografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville.
LIMA, J. T.. Ilustração e Design de Superfície. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville.
LIMA, J. T.. O Uso da Retórica Visual no Estilo Retrô. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville.
LIMA, J. T.. Azulejaria Portuguesa sob a Ótica Ornamental de Owen Jones. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Positivo.
LIMA, J. T.. As Fabulosas Estampas de Amelie Poulain. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Positivo.
LIMA, J. T.. Algo de Invisível na Fotografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Positivo.
LIMA, J. T.. Vinheta Animada para Abertura do DVD da Força Livre Motorsport. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Positivo.
LIMA, J. T.. Lume - Revista Acadêmica de Design. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Positivo.
LIMA, J. T.. Regras em Revista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Positivo.
LIMA, J. T.. Identidade Visual para a Marca de Cosméticos Bamboo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Paraná.
Orientou
Coleção de estampas inspirada na história e na cultura da Lapa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Coleção de estampas unissex para camisaria contemporânea; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Guia Doce: projeto gráfico de um roteiro de confeitarias no Batel Soho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Design de Superfície: um estudo sobre a aplicação de materiais inteligentes na estamparia têxtil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Projeto Gráfico Editorial aplicado em uma publicação independente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Projeto de Design Editorial para as atividades artísticas da comunidade cristã Siloé - Onda Dura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Desenvolvimento de guia ilustrativo de apoio a visitação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
O Corvo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Positivo; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Estágio Curricular Obrigatório - Justiça Federal do Paraná; 2016; Orientação de outra natureza; (Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Estágio Curricular Obrigatório - Si Gold Jóias; 2016; Orientação de outra natureza; (Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Estágio Curricular Obrigatório - Klas Marketing; 2016; Orientação de outra natureza; (Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Objeto-Superfície (Coleção de Estampas em Lenços); 2012; Orientação de outra natureza; (Design Gráfico) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Orientação de equipe durante a execução do Projeto Gráfico de Folder Informacional; 2006; Orientação de outra natureza; (Design Gráfico) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Juliana Teixeira Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, J. T. ; CORREA, R. O. . Design de Superfície: uma proposta de metodologia para a prática projetual acadêmica. In: 8o Colóquio de Moda, 2012, Rio de Janeiro. 8o Colóquio de Moda, 2012.
-
LIMA, J. T. ; CHAVES, Liliane Iten . Design de Superfície nos cursos de graduação em Design de Curitiba: um estudo exploratório. In: 10o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. 10o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.
-
LIMA, J. T. ; SILVEIRA, L. M. . 'Arts & Crafts': o designer-artesão (um panorama do movimento no espaço da história dos processos produtivos da padronagem têxtil). In: I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007, Londrina. I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007.
-
LIMA, J. T. ; SILVEIRA, L. M. . O Design Gráfico como Imagem Híbrida: um ponto de análise sobre o trabalho de David Carson. In: 7o Congreso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. 7o Congreso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006.
-
LIMA, J. T. . Formação e documentação do conteúdo visual na disciplina de Artes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, J. T. . Design de Superfície: processos e terminologia de uma prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. T. ; CHAVES, Liliane Iten ; CORREA, R. O. . Design de Superfície nos cursos de graduação em Design de Curitiba: a situação de uma prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. T. . Design de Superfície: o que é?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. T. . Estética, beleza e um par de sapatos vermelhos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. T. . O que é ser um designer gráfico HOJE?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. T. . A Colagem como Espaço para Experimentação Gráfica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
LIMA, J. T. . Capa, Projeto Gráfico e Diagramação do livro O futebol da contracapa. 2010. (Editoração/Livro).
LIMA, J. T. . Capa, Projeto Gráfico e Diagramação da tese Relato de Outra Modernidade. 2009. (Editoração/Outra).
LIMA, J. T. . Padronagem para jogo de cama infanto-juvenil Love Girl. 2009. (Projeto Gráfico).
LIMA, J. T. . Poster Fernando de Noronha | 20 anos do Parque Nacional Marinho. 2008. (Projeto Gráfico).
LIMA, J. T. . Capa, Projeto Gráfico e Diagramação do livro Tudo que não sei sobre o amor. 2003. (Editoração/Livro).
LIMA, J. T. . Three Little Birds +1 | parte da Exposição Coletiva Poéticas Urbanas: Design | Ação Paralela Bienal 2010. 2010. Outra.
LIMA, J. T. . World Beach Project, coordenado por Sue Lawty. 2007. Outra.
LIMA, J. T. . Exposição Coletiva - UMA_Unicenp Mostra Arte. 2006. Gravura.
LIMA, J. T. . Exposição Virtual. 2002. Fotografia.
LIMA, J. T. . XXI Salão Universitário de Artes Plásticas - Museu de Artes de Santa Maria. 2002. Gravura.
LIMA, J. T. . Exposição Coletiva da Oficina de Gravadores da UFPR - orientação de Dulce Osinski e Ricardo Carneiro. 2000. Gravura.
LIMA, J. T. . Exposição Coletiva do Centro Cultural Brasil - Estados Unidos de Curitiba. 1999. Gravura.
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Inovação e Desenvolvimento Sustentável no Design de Superfícies Têxteis, Descrição: PROJETO DE PÓS-DOUTORADO SÊNIOR de Evelise Anicet Rüthschilling - O presente projeto de pesquisa de pós-doutorado tem como objeto de estudo o design de superfícies têxteis alinhado aos pressupostos do desenvolvimento sustentável, buscando a ampliação de conhecimentos em design para a sustentabilidade no repertório de competências da proponente, a qual tem focado até o momento o tópico Design de Superfícies. Este pós-doutorado deverá contribuir para ampliar a cooperação entre os dois grupos de pesquisa: Núcleo de Design e Sustentabilidade - NDS-UFPR, coordenado pelo pesquisador-supervisor e o Núcleo de Design de Superfície - NDS-UFRGS, liderado pela proponente, estruturando novas possibilidades de inovação decorrente desta interação. O objetivo da pesquisa é identificar estratégias genéricas para aplicação da sustentabilidade no setor têxtil através do Design de Superfície, a fim de possibilitar aos profissionais deste setor industrial subsídios para solução de problemas e identificação dos próximos estágios de desenvolvimento de seus respectivos produtos e serviços. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Teixeira Lima - Integrante / Aguinaldo dos Santos - Integrante / Evelise Anicet Rüthschilling - Coordenador.
Prêmios
2023
Instrutora Certificada Google - Recertificação, Google for Education . Teacher Center.
2023
Certificação University of Oxford para Educação Bilíngue, University of Oxford.
2022
Educadora Certificada Google (Nível 1) - Recertificação, Google for Education.
2022
Educadora Certificada Google (Nível 2) - Recertificação, Google for Education.
2020
Instrutora Certificada Google, Google for Education . Teacher Center.
2019
Educadora Certificada Google (Nível 1), Google for Education.
2019
Educadora Certificada Google (Nível 2), Google for Education.
2015
Aprovação em Processo Seletivo | Professor Substituto, Departamento Acadêmico de Desenho Industrial UTFPR.
2005
Aprovação em Processo Seletivo | Professor Substituto, Departamento de Design (UFPR).
1999
Mensão Honrosa, Secretaria do Estado da Cultura do Paraná.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 25
Outras informações:
Docente Bilíngue de Arte. Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
2015 - 2016
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2015 - 12/2016
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2015 | Produção Gráfica 2 [1oSEM], 2015 | 2016, 1o e 2oSEM [Atuação Profissional do Designer], 2015 | 2016, 1o e 2oSEM [Elementos Plásticos Tridimensionais], 2015 | 2016, 1o e 2oSEM [Fundamentos do Projeto Gráfico], 2015 | 2016, 1o e 2oSEM [Produção Gráfica 1], 2015 | 2016, 1o e 2oSEM [Projeto Gráfico Editorial], 2016 | Projeto Sistemas Visuais [2oSEM]
2013 - 2014
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2013 - 12/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2013 | 2014 História da Arte e do Design [1o ano], 2013 | 2014 Metodologia de Projeto | PV [1o ano], 2013 | 2014 Projeto de Programação Visual [2o ano], 2013 Meios de Representação | Técnicas de Gravura [1o ano], 2014 Estética [3o ano], 2014 Introdução ao Design [1o ano], 2014 Oficina Gráfica [3o ano]
2010 - 2010
Design Inovação e ArteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desginer | Educador
2009 - 2009
Companhia Textil KarstenVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer I, Setor Produção | Criação e Estilo, Carga horária: 40
2005 - 2007
Universidade Federal do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2005 - 12/2006
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Desenho Industrial | História do Design, Meios de Representação Gráfica, Metodologia Visual Aplicada ao Produto, Metodologia Visual I, Processos de Produção Gráfica, Produção Gráfica I, Tipografia
2004 - 2007
Universidade PositivoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente
Atividades
-
02/2004 - 12/2006
Ensino, Design - Projeto Visual e Projeto de Produto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética, Produto e Análise Gráfica, Projeto Gráfico IV_Orientação de trabalho de graduação
2002 - 2002
Inove DesignVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Trainee, Carga horária: 40
2001 - 2001
Editora AbrilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diagramadora | Revista Casa Claudia, Carga horária: 40
1999 - 2000
Secretaria de Estado da Cultura do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária | Design, Carga horária: 20
1998 - 1999
Centro de Criatividade de CuritibaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária | Atelier de Gravura, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana Teixeira Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?