Isabela Gusman Ribeiro do Vale
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), especialista em Direito Civil e Processo Civil, é professora Adjunta IV do Departamento de Direito Público Formal e Ética Profissional da Faculdade de Direito daquela Universidade, onde leciona Teoria Geral do Processo, para os cursos diurno e noturno, desde 1998; supervisionou o Núcleo de Prática Jurídica no período de 2000 a 2016, e coordena o Programa de Apoio ao Recém-Formado (PARF). Integrante do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, seção Juiz de Fora (IAMG), e sócia da Câmara e Ribeiro do Vale Sociedade de Advogados (OAB/MG n. 1.650), exerce a advocacia em Juiz de Fora e região, predominantemente na área cível, desde 1988. Atualmente é vice-presidente da 4ª Subseção da OAB/MG
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialista em Direito Civil e Processual Civil
2015 - 2017
Universidade Estácio de Sá
Título: Os reflexos do Código de Processo Civil nas ações de família: procedibilidade e novos paradigmas
Orientador: Lilian Dias Coelho
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Participação em eventos
III Congresso Mineiro de Processo Civil. 2011. (Congresso).
Minicurso Sucessão Concorrente do cônjuge e do companheiro. 2009. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Direito de Família. 2009. (Congresso).
Congresso O Direito de Família e Sucessões. 2006. (Congresso).
Curso de Atualização do Novo Código Civil. 2003. (Outra).
III Jornadas Brasileira de Direito Processual Civil. 1999. (Outra).
II Jornadas Brasileiras de Direito Processual Civil. 1997. (Outra).
I Encontro Regional dosAdvogados da Zona da Mata. 1996. (Encontro).
I Seminário e Responsabilidade Civil- Atualidades e Diretrizes. 1996. (Seminário).
X Simpósio Nacional Civil e Processual. 1995. (Simpósio).
Seminário de Estudos sobre Responsabilidade Civil. 1994. (Seminário).
1 Simpósio de Direito Civil e Processo Civil de Juiz de Fora. 1993. (Simpósio).
III Simpósio Nacional - O Processo e a Constituição. 1992. (Simpósio).
Simpósio de Direito Civil e Direito Processual Civil. 1991. (Simpósio).
Participação em bancas
SANTOS, M. B.; SALLES, F. B. O.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Aplicabilidade do negócio processual nos procedimentos especiais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.; Salles, R. B. O.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Os impactos no processo de curatela com o advento do estatuto da pessoa com deficiência e o novo Código de Processo Civil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SANTOS, C. R.. O reconhecimento da multiparentalidade: a evolução do conceito de entidade familiar e os obstáculos jurídicos e culturais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Convenções processuais nas ações coletivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SAMPAIO, K. C. B.; Salles, R. B. O.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Uma análise crítico-reflexiva da guarda compartilhada no sistema jurídico brasileiro. Vulnerabilidade e dever jurídico.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, N. C. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; PASSOS, A. A.. O novo modelo processual cooperativo e a audiência de saneamento compartilhado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, N. C. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; VIDAL, L. C. D.. A relativização da impenhorabilidade do móvel de vultoso valor que serve como bem de família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A mediação enquanto prática pública: a justiça aquém do judiciário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A incompatibilidade do art. 5 da Lei 13.140/15 com a atual tendência processual de resolução consensual dos conflitos e com os princípios basilares da mediação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, N. C. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. O novo regime das incapacidades: uma análise do instituto da curatela e da tomada de decisão apoiada à luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência e do novo CPC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, N. C. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; VIDAL, L. C. D.. Audiência de conciliação e mediação prévia no CPC/2015: viabilidade do instituto da mediação nos processos de família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. B.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A conciliação sob a égide do novo CPC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
LOURENCO, G. R.; SALLES, F. B. O.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. O teletrabalho no ordenamento jurídico brasileiro: possibilidade de aplicação do direito comparado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARIA, M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SANTOS, N. C. C.. A influência dos precedentes na execução sob a égide do novo CPC: análise dos artigos 525, 15 e 535, 8°. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Medicação e conciliação em demandas previdenciárias: uma realidade possível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Mediação transformativa: instrumento de promoção de autonomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Os resultados alcançados com a implementação dos métodos consensuais de solução de conflitos no âmbito do Poder Judiciário brasileiro: as novas perspectivas trazidas com a resolução n 125/2010 do CNJ e a criação dos CEJUSCS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. O acesso à justiça de maneira humanizada através da mediação de conflitos extrajudicial, em observação à prática do Dialogar - Núcleo de Mediação Extrajudicial da UFJF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SALLES, F. B. O.. Crise do sindicalismo: proposta de um modelo viável apto a substituir a unicidade sindical. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Formulação de política pública de mediação extrajudicial como alternativa viável para redução da violência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A mediação familiar extrajudicial: como a teoria dos jogos pode auxiliar na organização da família em caso de divórcio para casais que possuem filhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASTRO, F. G.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Mediação comunitária: uma forma de viabilizar o acesso à justiça nas comunidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SANTOS, N. C. C.. Análise da iniciativa probatória judicial sob o panorama do princípio da colaboração processual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; VIDAL, L. C. D.. A relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade julgadas improcedentes por insuficiência probatória. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; VIDAL, L. C. D.. Coisa julgada e representatividade. A importância da representatividade adequada no processo coletivo diante da extensão dos limites subjetivos da coisa julgada.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Uma análise da fixação de multas na ótica do novo Código de Processo Civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Empresa Júnior e o desenvolvimento da habilidades e competência na prática jurídica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
DURCO, K. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A preferência entre os créditos dos entes federados e a violação do pacto federativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.; FARIA, M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A viabilidade da construção de uma Teoria Geral do Processo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARIA, M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Litigância de má-fé: a necessidade do contraditório efetivo para a concretização de um processo justo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
DURCO, K. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Aplicação da teoria da distribuição dinâmica do ônus da prova no âmbito do processo previdenciário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A denunciação da lide ao agente público nas ações que tenham como causa de pedir a responsabilidade objetiva do estado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A inconstitucionalidade do reexame necessário em razão da ofensa ao princípio da igualdade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Salles, R. B. O.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Os limites da autonomia privada na disposição das cláusulas de inalienabilidade: uma visão à luz da Constituição Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; DURCO, K. A.. Processo coletivo democrático: a preferência da audiência pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Adoção de maiores de 18 anos e a (des)necessidade de consentimentos dos pais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A desconsideração da personalidade jurídica no novo Código de Processo Civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A exigência de garantia do juízo para a oposição de embargos à execução fiscal no contexto processual vigente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Direito à saúde e assistência farmacêutica: efetividade das normas constitucionais e excessos da judicialização das políticas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. As ações de usucapião do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; FARIA, M. C.. A inconstitucionalidade da combinação entre o artigo 285-A e o artigo 518, 1 do Código de Processo Civil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; FARIA, M. C.. A retirada da nomeação à autoria do rol de intervenções de terceiros conforme anteprojeto do Código de Processo Civil à luz das transformações contemporâneas e o devido processo legal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; PASSOS, A. A.. A vinculatividade dos precedentes judiciais no sistema processual brasileiro e seus influxos no cabimento de ação rescisória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Ofensa à garantia constitucional do amplo acesso à justiça: a competência para a impetração de mandado de segurança individual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; RACHID, I. C.. Intervenção do Ministério Público nas ações de separação e divórcio: uma releitura sob a perspectiva do direito de família mínimo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A concorrência sucessória do cônjuge casado pelo regime da separação convencional de bens à luz do princípio da proteção: uma crítica ao REsp 992.749/MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. O reconhecimento do casamento de pessoas do mesmo sexo: o ativismo judicial na defesa dos direitos fundamentais - análise do Resp. 1.183.378. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; GUEDES, C. D.. Incidente de resolução de demandas repetitivas: artigos 997 e 1009 do Projeto de Código de Processo Civil, PL n° 8.046/10 uma alternativa às ações coletivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Impenhorabilidade do único bem imóvel do fiador (num contrato de locação) sob o prisma do direito à moradia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; PASSOS, A. A.. Mandado de segurança coletivo para tutela dos direitos difusos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARIA, M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A atuação do Ministério Público Federal e sua interferência na fixação da competência cível da Justiça Federal nas ações civis públicas. A controvérsia existente na aplicação do art. 109, I da Constituição Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARIA, M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; GUEDES, C. D.. Do julgamento primafacie com base no art. 285-A do CPC: um instrumento criado para propiciar maior celeridade ao processo?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARIA, M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. O confronto entre o neoprocessualismo e a jurisprudência defensiva: o excesso de formalismo na aplicação da súmula 418 do Superior Tribunal de Justiça. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Ofensa à garantia constitucional do amplo acesso à Justiça: a competência para a impetração do mandado de segurança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Distribuição do ônus da prova no processo civil como instrumento de concretização do direito de acesso à justiça. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. O reconhecimento do casamento de pessoas do mesmo sexo: o ativismo judicial na defesa dos direitos fundamentais - análise do REsp 1.183.378. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Alienação parental: os avós como sujeitos passivos da alienação e a Lei 12.318. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. Até que a morte nos separe? O instituto da culpa dentro do novo divórcio a luz da emenda constitucional 66/2010.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. B.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. As tutelas jurisdicionais de urgência sob a nova ótica trazida pelo anteprojeto do Código de Processo Civil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
DURCO, K. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. O incidente de resolução de demandas repetitivas: uma das propostas centrais do projeto de novo código de processo civil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. B.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. Cautelaridade e satisfatividade das Medidas Protetivas previstas na Lei n. 11.340/2006. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARIA, M. C.; GUEDES, C. D.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A possibilidade de se exigir prévio requerimento administrativo em causas estatutárias e contratuais à luz dos princípios da inafastabilidade da jurisdição e da razoável duração do processo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Inseminação artificial homóloga post mortem e o direito sucessório do concebido.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. Alienação parental como quebra da função social da família. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A obrigação alimentar decorrente da união homoafetiva.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. B.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. Excpetio domini: uma análise da registrabilidade da sentença que acolhe a exceção fundada em usupião ordinário ou extraordinário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, B. S.. Súmula 377 do STF: uma análise de sua aplicação em face da superveniência do Código Civil 2002. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Casamento entere pessoas do mesmo sexo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. Súmula 301 do superior tribunal de justiça:solução ou involução?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Limites da atuação do Ministério Público na averiguação oficiosa de paternidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; Salles, R. B. O.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. O Cabimento do dano moral por abandono afetivo parental à luz da dignidade humana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.; PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A mediação e sua introdução no ordenamento brasileiro: aspectos conceituais e uma análise acerca das implicações do PL 94/2002. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; FERNANDES, L. G.. Adoção de menores por casais homossexuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. B.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A ação possessória como condição suspensiva da petitória.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; REIS NETO, M. C.. Execução provisória de títulos executivos extrajudiciais: discussões acerca do artigo 587 do Código de Processo Civil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
DURCO, K. A.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A coisa julgada em face do efeito vinculante: relativização x autoridade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. B.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Poderes instrutórios do juiz no Processo Civil - a ampliação da iniciativa probatória do magistrado de acordo com a visão publicista do Processo Civil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; FERNANDES, L. G.. A situação do instituto da separação judicial após a Emenda Constitucional n. 66 de 2010.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. Destituição do poder familiar: necessidade de instauração de procedimento autônomo em observância ao devido processo legal.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Relativização da coisa julgada por meio de quebra atípica: a busca pela justiça nas decisões. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
IMBROSI, M. M. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. A recusa ao exame de DNA e a improcedência do pedido de declaração de paternidade.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ALVES, E. S.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; CORDEIRO, L. A. J.. Acolhimento institucional: primazia da manutenção ou reintegração de criança ou de adolescente à sua família natural à luz do princípio do melhor interesse da criança e do direito à covivência familiar e comunitária.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; FERNANDES, L. G.. A mediação no Direito das Famílias.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
IMBROSI, M. M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A determinação da maternidade na gestação de substituição.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; FERNANDES, L. G.. O Código Civil e a prevalência do afeto nas relações familiares.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; FERNANDES, L. G.. A desconsideração da pessoa jurídica no Direito de Família e Sucessões. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. Apontamentos sobre a inconstitucionalidade da concorrência sucessória entre o companheiro sobrevivente e os parentes colaterais do falecido.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A possibilidade da inserção do indivíduo no rol dos legitimados da ação civil pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A responsabilidade poscontratual: aplicação do direito brasileiro à luz dos princípios contratuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
IMBROSI, M. M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; PASSOS, A. A.. A aplicação da nova sistemática processual à execução de alimentos pelo rito da constrição patrimonial.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, B. S.. A (in)viabilidade do termo de ajustamento de conduta na proteção da moralidade administrativa e do patrimônio público: implicações processuais da celebração do termo de ajustamento de conduta judicial e extrajudicial.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, B. S.. A liquidação individual de sentenças proferidas em ações coletivas que versam sobre direitos difusos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. a defesa do executado e a realização da coisa julgada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Análie crítica sobre a possível exequibilidade da sentença declaratória. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. O estágio de convivência na adoção internacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. As hipóteses que autorizam a dispensa do prequestionamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Parto anônimo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A interferência da declaração da morte presumida nos efeitos e na validade d ocasamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Fungibilidade entre tutela antecipada e ação cautelar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. O enfoque psicanalítico da síndrome da alienação parental frente aos princípios fundamentais norteadores do Direito de Família.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RACHID, I. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. Guarda compartilhada: contornos jurídicos e aplicação prática.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; CAMPOS, W. S.. Repercussão geral no recurso extraordinário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARIA, M. C.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; PASSOS, A. A.. Súmula vinculante x princípio da separação dos poderes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Da inconstitucionalidade do art. 285-A do Código de Processo Civil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A improcedência 'prima facie' da petição inicial - uma análise sobre a (in)constitucionalidade do art. 285-A do CPC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Implantação de políticas públicas como objeto da ação civil pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Ação declaratória de nulidade x ação rescisória. A invalidação da sentença atingida pela ausência de citação válida e a restrição a direitos constitucionalmente garantidos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A regra sobre ações repetitivas e a ADI 3695/DF. Uma análise à luz das garantias do devido processo legal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.; SOUZA, F. L. P.;RIBEIRO DO VALE, I. G.. O controle judicial através do mandado de segurança dos atos administrativos discricionários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Acesso à Justiça e meios alternativos de solução de : a constitucionalidade da Lei de Arbitragem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. a responsabilidade do advogado pelo abuso do Direito Processual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUEDES, C. D.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A tutela efetiva dos direitos da personalidade face à liberdade de expressão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Coisa julgada erga omnes nas ações coletivas: A ineficácia da alteração do art.16 da Lei 7.347/85, pela Lei 9.494/97. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Urgência nos recurossos excepcionais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Tutela antecipada fundada em cognição exauriente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A eficácia da coisa julgada penal sobre a ação reparatória civil:reflexos da revisçao criminal no processo civil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Análise dos mecanismos processuais hábeis para a relativização da coisa julgada inconstitucional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASSOS, A. A.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; SOUZA, F. L. P.. A prisão civil na execução de alimentos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Alitigância de má-fé do Ministério Público na ação civil pública. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A tutela antecipada e a efetividade da prestação jurisdicional:uma abordagem sobre a Lei 10:444/2003 e a fugibilidade das tutelas de urgência. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A inversão do ônus da prova e o Ministério Público na ação civil pública em defesa dos consumidores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Da inaplicabilidade dos efeitos da conexão e da continência nos casos de prerrogativa de função constitucionalmente prevista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. O alcance das exigências legais do instituto da adoção internacional da efetiva proteção do adotado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Juízo arbitral nas relações de consumo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Coisa julgada na ação civil pública - análise da possibilidade da limitação dos efeitos à área territorial do órgão prolator. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. AMa presunção da paternidade na união estável. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A proteção sucessória ao cônjuge e ao companheiro nos Códigos de 1916 e 2003:Evolução ou Involução. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. As possibilidades de manifestação e defesa no procedimento monitório. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Antecipação do efeitos da tutela fundada em abuso do direito de defesa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Análise Crítica sobre a exceção de preexecutividade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Prisão Civil por dívida do depositário infiel. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Dos poderes do relator no julgamento dos recursos cíveis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. a responsabilidade dos sócios gerentes na execução fiscal movida contra a sociedade por cotas de responsabilidade limitada. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Análise crítica do instituto da remassa necessária no processo civil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A busca da verdade no processo civil moderno, a partir da efetiva atuação do juiz na instrução do feito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. As consequêcias da separação de fato. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Análise da exeção de pré-executividade e suas questões procedimentais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Igualdade entre cônjuge e companheiro em relação ao usufruto vidual e ao direito real de habitação na sucessão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. O prequestionamento no recurso extraordinário e especial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Ospoderes do relator e as símulas e a jurisprudência dominante. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. A súmula vinculante como mecanismo hábil para a superação da crise do Poder Judiciário. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. /condução coercitiva do suposto pai no exame genético em ação de investgação de paternidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; SANTOS, M. B.; GUEDES, C. D.. Processo de seleção para professor substituto. 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. B.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; PASSOS, A. A.. Processo de seleção para professor substituto. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.
VALLADARES, C. L.;RIBEIRO DO VALE, I. G.; PASSOS, A. A.. Processo de seleção para professor substituto. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.; VALLADARES, C. L.; PASSOS, A. A.. Processo de seleção para professor substituto. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de Seleção para professor substituto. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de Seleção para professor substituto. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de seleção para professor substituto. 2007. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de Seleção para professor substituto. 2007. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de seleção para professor substituto. 2006. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de seleção para professor substituto. 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Avaliação de estágio probatório do professor Cristiano Alvares Valladares Lago. 2004. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de seleção para professor substituto. 2003. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de seleção para professor substituto. 2003. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de Seleção para professor substituto. 2003.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Avalição de estágio probatóriodo professor Leandro Oliveira Silva. 2001. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Avaliação de estágio probatório do professor Dorival Cirne de Almeida Martins. 2000. Universidade Federal de Juiz de Fora.
RIBEIRO DO VALE, I. G.. Processo de seleção para professor substituto. 2000. Universidade Federal de Juiz de Fora.
Orientou
A relativização da coisa julgada no recurso extraordinário 363; 889/DF: uma ponderação entre os princípios da dignidade da pessoa humana e da segurança jurídica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Direito Processual) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Os efeitos das sentenças alimentares e a irrepetibilidade dos alimentos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Guarda compartilhada: masculino e feminino; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Guarda compartilhada como instrumento veiculador de direitos fundamentais e de coibição da alienação parental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
As tutelas de urgência previstas no Projeto do Novo Código de Processo Civil como instrumento de efetivação do acesso à ordem jurídica justa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A teoria da carga dinâmica da prova no Direito Processual Civil Brasileiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A denunciação da lide e a possibilidade de condenação direta e solidária do denunciado; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Privilégios Processuais da Fazenda Pública: uma afronta ao princípio constitucional da isonomia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A fixação de parâmetros para a concessão de indenização por dano moral; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Homoafetividade e a nova lei de adoção: o direito em confronto com a realidade; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A teoria dinâmica de distribuição do ônus da prova no Direito Processual Civil Brasileiro; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Cumprimento de sentença que impõe obrigação pecuniária: análise doutrinária e jurisprudencial do artigo 475-J, caput do CPC; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A concessão indiscriminada dos benefícios da assistência judiciária gratuita; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A simultaneidade das relações de família; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A concepção contemporânea de jurisdição; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
O dano estético: considerações acerca de sua natureza e avaliação para fins de determinação do quantum debeatur; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Razoável duração do processo - A questão da indenização estatal frente ao jurisdicionado como solução para o problema da morosidade processual; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A eficácia preclusiva da decisão saneadora; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A ilegalidade e a insconstitucionalidade do enunciado 90 do FONAJE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Relativização da presunção absoluta: uma crítica às presunções iuris et de iure no processo civil sob a luz da Constituição da República de 1988; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Razoável duração do processo - A solução para o problema da morosidade processual através dos princípios da instrumentalidade das formas e da adaptabilidade; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A possibilidade de assistência judiciária gratuita à pessoa jurídica carente de recursos financeiros; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Execução de alimentos e as novas mudanças do processo de execução; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A fungibilidade no âmbito das tutelas de urgência; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A tutela antecipada: abuso do direito de defesa e propósito protelatório do réu; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
O ônus da prova na responsabilidade civil médica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A análise da culpabilidade na concessão dos alimentos dos cônjuges e comapheiros; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
A execução da tutela antecipada; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Direitos e deveres do homem e da mulher - uma abordagem; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Questões Controvertidas da atuação do juiz na responsabilidade por dano processual; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Isabela Gusman Ribeiro do Vale;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Câmara e Ribeiro do Vale Sociedade de Advogados. , Rua Halfeld, n. 805, conj. 901 e 902, 36010-003 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32157731
Experiência profissional
1990 - Atual
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isabela Gusman Ribeiro do Vale e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?