Vítor Chagas de Abreu
Possui graduação em Música, modalidade viola de arco, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), pós-graduação profissional em Performance, pela Penn State University, Estados Unidos (2013) e Mestrado em Música, com linha de pesquisa em Performance Musical, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Instrumental, Performance e ensino da Viola de Arco, tendo acumulado experiência como docente em instituição acadêmica e como instrumentista em recitais, concertos e gravações, com destaque para a divulgação da Música Brasileira.
Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Música
2013 - 2015
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Prelúdios característicos e concertantes para violino só, de Flausino Vale: cinco transcrições e análise interpretativa para viola de arco
, Ano de Obtenção: 2015.Carlos Aleixo dos Reis.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Flausino Vale; Prelúdio; Transcrição; Viola de arco.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Execução Instrumental - Viola de arco. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Transcrição Musical.
Mestrado profissional em Professional Performance Certificate
2012 - 2013
Pennsylvania State University
Título: ---, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Prof. Dr. Timothy John Deighton
Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Execução Instrumental Viola.
Graduação em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão
2005 - 2010
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Carlos Aleixo dos Reis
Formação complementar
2014 - 2014
Karen Tuttle Coordination Conference: 2014. (Carga horária: 16h). , New York University, NYU, Estados Unidos.
2013 - 2013
9a. Semana da Música de Ouro Branco. (Carga horária: 24h). , Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco, ACCMOB, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Viola. (Carga horária: 30h). , Festival Nacional de Música de Divinópolis / Pitágoras Faculdade, WALTERCAETANO, Brasil.
2008 - 2008
30o. Curso Internacional de Verão. (Carga horária: 60h). , Escola de Música de Brasília-SEE/DF, CEP-EMB, Brasil.
2007 - 2007
4a. Semana da Música de Ouro Branco (Viola). (Carga horária: 35h). , Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco, ACCMOB, Brasil.
2005 - 2005
2a. Semana da Música de Ouro Branco-Curso de Viola. (Carga horária: 36h). , Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco, ACCMOB, Brasil.
2004 - 2004
1a. Semana da Música de Ouro Branco-Curso de viola. (Carga horária: 30h). , Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco, ACCMOB, Brasil.
2004 - 2004
XV Festival Internacional de Música Colonial Brasi. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2004 - 2004
Técnica de Interpretação Música Antiga Viola/Canto. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
2001 - 2004
CURSO BÁSICO DE MÚSICA - VIOLA. (Carga horária: 1704h). , Centro de Formação Artística, CEFAR, Brasil.
1999 - 1999
Iniciação à Percussão (Grupo Tambolelê). (Carga horária: 16h). , COMUNA S.A., COMUNA S.A., Brasil.
1999 - 1999
Oficina de Percussão do 31o. Festival de Inverno. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Execução Instrumental Viola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino de viola de arco.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical - Cordas.
Organização de eventos
SILVA, Ulisses Carvalho da ; Marco Catto ; ABREU, V. C. . 1º Envio Online - Encontro Nacional de Violistas. 2020. (Outro).
REIS, C. A. ; ABREU, V. C. . IV ENVIO - Encontro Nacional de Violistas. 2018. (Outro).
ABREU, V. C. ; GLOOR, A. ; REIS, C. A. . 1° Dia da Viola - Masterclasses. 2018. (Outro).
PIERMARTIRI, L. ; REIS, C. A. ; BIAGGI, E. L. ; SILVA, Ulisses Carvalho da ; FRANK, Hella Johanna ; MEIRELLES, C. T. ; ABREU, V. C. . II ENVIO - Encontro Nacional de Violistas. 2016. (Outro).
Participação em eventos
III Festival de Música Histórica de Diamantina.Concerto com o Quarteto Diamantino e músicos convidados: A reconstrução viva dos acervos de partituras de Diamantina.. 2021. (Outra).
I Encontro Nacional de Violistas - ENVIO. 2015. (Congresso).
Guerra-Peixe: 100 anos - Seminário sobre vida e obra do compositor.Transcrição para viola de arco do Prelúdio no. 1, Batuque, da obra ?26 Prelúdios Característicos para Violino Só?, de Flausino Vale (1894-1954). 2014. (Seminário).
37th International Viola Congress 2009. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
ABREU, V. C.; ZILLE, J. A. B.; CASTRO, Guilherme A. S.. Dois choros para viola de orquestra: Pixinguinha - Naquele Tempo; Waldyr de Azevedo - Pedacinhos do Céu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BORGES, G. A.; LACERDA, L. L.;ABREU, V. C.. Organização do estudo do violino: gestão do tempo e desenvolvimento do hábito por alunos de violino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, M. E.; CUNHA, M. M.; RIBEIRO, S. S.;ABREU, V. C.. Exercícios preliminares e a influência no desempenho muscular do violoncelista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ABREU, V. C.; BORGES, G. A.; BRANDAO, Domingos Sávio Lins. ?Orquestra-escola: a reflexão didática do repertório orquestral em projetos sociais na área de Música e as perspectivas sociais e profissionais proporcionadas aos seus estudantes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V.;ABREU, V. C.. O arco de violino entre os séculos XVI e XIX: Desenvolvimento, mudanças estéticas e estruturais, demandas e contribuições para a produção de som. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ABREU, V. C.; SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos; GLOOR, A.. TRANSCRIÇÃO PARA VIOLA E PIANO DO ?Improviso No.7 para violino e piano?, DE HEITOR VILLA-LOBOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BORGES, G. A.; SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos;ABREU, V. C.. Scherzo, Sinfonia no2 de Schumann: Um estudo técnico interpretativo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BORGES, G. A.; SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos;ABREU, V. C.. Os processos da memorização aplicados ao estudo do violino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos; BRANDAO, Domingos Sávio Lins;ABREU, V. C.. Transcrição para a viola de arco da peça Elegia para violoncelo solo, de Henrique Osvald. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ABREU, V. C.; GLOOR, A.; ELLWANGER, T.. Banca examinadora do Processo Seletivo Simplificado -PSS para designação de Professor de Educação Superior para atuar na Universidade do Estado de Minas Gerais - Edital nº 016/2018 da Escola de Música ? CBH. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.
ABREU, V. C.. Banca examinadora das provas de habilidades específicas do processo seletivo para os cursos de graduação - instrumentos Violino e viola. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.
ABREU, V. C.; ARAUJO, Aureliano Afonso. Banca examinadora das provas de habilidades específicas do processo seletivo para os cursos de graduação - instrumentos Violino e viola. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Orientou
a defInir; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
?TRANSCRIÇÃO PARA VIOLA E PIANO DO ?Improviso No; 7 para violino e piano?, DE HEITOR VILLA-LOBOS; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vítor Chagas de Abreu;
Dois choros para viola de orquestra: Pixinguinha - Naquele Tempo; Waldyr de Azevedo - Pedacinhos do Céu; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vítor Chagas de Abreu;
?Orquestra-escola: a reflexão didática do repertório orquestral em projetos sociais na área de Música e as perspectivas sociais e profissionais proporcionadas aos seus estudantes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vítor Chagas de Abreu;
Produções bibliográficas
-
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . A transcrição para a viola de arco do prelúdio n.6, Marcha Fúnebre, de Flausino Vale (1894-1954) e a relação com elementos musicais identificados em obras fúnebres de compositores como Beethoven, Chopin e Guerra-Peixe. Congresso da ANPPOM , v. 26, p. 4361-14381-1, 2016.
-
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . A transcrição para a viola de arco do prelúdio n.6, Marcha Fúnebre, de Flausino Vale (1894-1954) e a relação com elementos musicais identificados em obras fúnebres de compositores como Beethoven, Chopin e Guerra-Peixe. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Criação musical, criações artísticas e a pesquisa acadêmica. Belo Horizonte/MG: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2016.
-
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . Transcrição para viola de arco do Prelúdio no. 1, Batuque, da obra ?26 Prelúdios Característicos para Violino Só?, de Flausino Vale (1894-1954). In: Guerra-Peixe: 100 Anos, seminário sobre vida e obra do compositor, realizado na Escola de Música da UFMG, entre 09 e 11 de abreil. de 2014., 2015, Belo Horizonte. Guerra-Peixe: 100 Anos. Belo Horizonte: Minas de Som, 2015. p. 22-30.
-
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . A transcrição para a viola de arco do prelúdio n.6, Marcha Fúnebre, de Flausino Vale (1894-1954) e a relação com elementos musicais identificados em obras fúnebres de compositores como Beethoven, Chopin e Guerra-Peixe. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Criação musical, criações artísticas e a pesquisa acadêmica, 2016. v. 26. p. 85-85.
-
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . Transcrição para viola de arco do Prelúdio no. 1, Batuque, da obra ?26 Prelúdios Característicos para Violino Só?, de Flausino Vale (1894-1954). In: Colóquio 'Música Brasileira em Contexto', 2014, Belo Horizonte. Guerra-Peixe: 100 Anos. Belo Horizonte/MG: Minas de Som, 2014.
-
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . A transcrição para a viola de arco do prelúdio n.6, Marcha Fúnebre, de Flausino Vale (1894-1954) e a relação com elementos musicais identificados em obras fúnebres de compositores como Beethoven, Chopin e Guerra-Peixe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . Transcrição para viola de arco do Prelúdio No. 1, Batuque, da obra '26 Prelúdios Característicos para Violino Só', de Flausino Vale (1894-1954). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
ABREU, V. C. ; Fábio Saggin . Masterclass com Fábio Saggin. 2023. (Organização de Masterclass - 03/07/2023).
ABREU, V. C. ; Alessander Sebastião . Semana de Cordas (Online) - Workshop de viola de arco. 2020. .
ABREU, V. C. . 1º Envio - Encontro Nacional de Violistas (Online). 2020. (Encontro).
ABREU, V. C. ; QUEIROZ, R.M. . Workshop de viola - Projeto Vitrine ESMU. 2019. .
REIS, C. A. ; ABREU, V. C. . IV Envio - Encontro Nacional de Violistas. 2018. (Encontro).
ABREU, V. C. ; GLOOR, A. ; REIS, C. A. . 1º Dia da Viola. 2018. (Organização de curso de curta duração).
ABREU, V. C. ; Gabriel Vidal ; Rodrigo Oliveira ; Rommel Fernandes ; Breno Cruz ; Murilo Barbosa . Odisséia do Rock - 24/04/2025. 2025. Interpretação.
ABREU, V. C. ; GOMES, Wagno Macedo ; SANTOS, M. C. G. . Série Sexta com Música - Trio UEMG - 04/10/2024. 2024. Interpretação.
ABREU, V. C. . Concerto - Solenidade de Comemoração dos 70 anos da ESMU/UEMG. 2024. Interpretação.
ABREU, V. C. ; SANTOS, M. C. G. ; GOMES, Wagno Macedo . XVI Seminário de Música Brasileira 2024 - ESMU/UEMG - Trio UEMG - clarineta, Viola e Piano. 2024. Registro Fonográfico.
ABREU, V. C. ; GOMES, Wagno Macedo ; SANTOS, M. C. G. . XVI Seminário de Música Brasileira 2024 - ESMU/UEMG - Trio UEMG - clarineta, Viola e Piano. 2024. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Arnaldo Antunes ; ABREU, V. C. . Orquestra Opus convida Arnaldo Antunes. 2022. Interpretação.
Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Rock in Concert (Orquestra Opus). 2022. Interpretação.
Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . O Carnaval dos animais - Orquestra Opus & Giramundo. 2022. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Maria Gadú ; ABREU, V. C. . Orquestra Opus convida Maria Gadú. 2022. Outra.
Aggeu Marques ; Rodrigo Garcia ; ABREU, V. C. . Beatles in Concert - Fractal Orchestra com Aggeu Marques e Yesterdays. 2022. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Vanessa da Mata ; ABREU, V. C. . Orquestra Opus convida Vanessa da Mata. 2022. Diversas.
ARCHANJO, E. S. ; ABREU, V. C. ; Gláucia Furtado ; Mateus Figueiredo ; Álvaro Maia ; Fabíola Protzner . III Festival de Música Histórica de Diamantina.Concerto com o Quarteto Diamantino e músicos convidados: A reconstrução viva dos acervos de partituras de Diamantina. 2021. Registro Fonográfico.
Leonardo Cunha ; Paulinho Pedra Azul ; ABREU, V. C. . Orquestra Opus convida Paulinho Pedra Azul. 2021. Interpretação.
Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Orquestra de câmara Opus e Ballet Sesi Minas - 'A Bela Adormecida', de Tchaikowsky.. 2021. Interpretação.
ABREU, V. C. ; OLIVARES, R. G. O. ; HANRIOT, O. ; Joseph Medeiros ; FELIX, M. S. ; Jayaram Márcio ; João Morales ; Marcelo Luiz Barbosa . Recital e defesa de Tese de Doutorado - Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares. 2019. Interpretação.
ABREU, V. C. ; CLAUDINO, V. . Projeto Vitrine ESMU. 2019. Interpretação.
ABREU, V. C. ; SCHREIBER, C. B. . Projeto Viva Música e Projeto Vitrine - Professores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais em recitais de Música de Câmara. 2019. Interpretação.
ABREU, V. C. ; CLAUDINO, V. ; QUEIROZ, R.M. . Projeto Vitrine - 21/09/2019 - Visconde do Rio branco. 2019. Interpretação.
ABREU, V. C. ; CLAUDINO, V. ; Vitor Dutra ; Eduardo Swerts . Recital de Câmara - 22 de maio de 2019 - XVI Seminário Integrado e de Progressos da UEMG. 2019. Interpretação.
ABREU, V. C. ; SCHREIBER, C. B. . Projeto Vitrine - 23/10/2019. 2019. Interpretação.
ABREU, V. C. ; SCHREIBER, C. B. . Projeto Viva Música e Projeto Vitrine - Professores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais em recitais de Música de Câmara. 2019. Registro Fonográfico.
ABREU, V. C. ; ATZINGEN, S. V. . Concerto Brandenburgo No. 6 BWV 1051 para 2 violas. 2018. Interpretação.
Fábio Mechetti ; Anthony Flint ; João Carlos Ferreira ; ABREU, V. C. . Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Gustav Mahler - Sinfonia No. 7 em Mi menor. 2016. Interpretação.
ARCHANJO, E. S. ; ABREU, V. C. ; ARAUJO, G. A. F. ; SOUSA, F. A. . Quarteto Diamantino - Memórias de um passado presente: A música de convívio na Diamantina oitocentista. 2016. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Matheus de Sousa Félix ; Thiago Rocha Mello ; Jayaram Márcio . Quarteto 16 Cordas - Show Música Mundi. 2016. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Fabrício Carvalho . Concerto Pratas da Casa - Solistas da Orquestra Opus. 2016. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Tiago Rocha Mello ; FELIX, M. S. ; CUSTODIO, J. M. C. . Concerto Orquestra experimental e participantes XXVI Semana de Música de câmara FEA. 2016. Interpretação.
ABREU, V. C. ; FIGUEIREDO, D. ; HAMMER, I. M. C. . Recital de Contrabaixo, Viola e Piano. 2015. Interpretação.
OLIVARES, R. G. O. ; ABREU, V. C. ; Thiago Rocha Mello ; Matheus de Sousa Félix ; Jayaram Márcio ; Gustavo Neves . Recital de Mestrado de Rodrigo Guilermo Olivárez Olivares. 2015. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Nando Reis ; Derico Sciotti ; ABREU, V. C. . Orquestra Opus convida Nando Reis. 2015. Diversas.
Leonardo Cunha ; Derico Sciotti ; ABREU, V. C. . Orquestrando Brasil - Regência Leonardo Cunha - Solista convidado: Derico Sciotti. 2015. Interpretação.
Fábio Mechetti ; João Guilherme Ripper ; Arnaldo Cohen ; Anthony Flint ; João Carlos Ferreira ; ABREU, V. C. . Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Séries Allegro e Vivace 02/07 e 03/07 - Regência: Fábio Mechetti / Solista: Arnaldo Cohen (piano). 2015. Composição (estréia).
ABREU, V. C. ; REIS, C. A. . Recital de Defesa de Mestrado - Prelúdios característicos e concertantes para violino só, de Flausino Vale: cinco transcrições e análise interpretativa para a viola de arco. 2015. Diversas.
ABREU, V. C. . Concerto Didático - Outras Músicas do Nosso Brasil. 2015. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Aliéksey Vianna ; ABREU, V. C. . Concerto CCBB com Aliéksey Vianna - Orquestrando Brasil - Orquestra Opus. 2015. Interpretação.
Samuel Rosa ; Henrique Portugal ; Lelo Zaneti ; Haroldo Ferretti ; Marco Antônio Maia Drummond ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Sesiminas e Skank - 80 anos FIEMG. 2014. Outra.
Leonardo Cunha ; Flávio Venturini ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus Convida Flávio Venturini. 2014. Outra.
Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Concertos Dominicais Peter Lund - Orquestra de Câmara Opus. 2014. Interpretação.
ABREU, V. C. ; SCHREIBER, C. B. . Recital de Viola e Piano - Paul Hindemith (1895-1963); Dmitri Shostakovich (1906-1975). 2014. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Ana Carolina ; ABREU, V. C. . Orquestra Opus Convida Ana Carolina. 2014. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Derico Sciotti ; ABREU, V. C. . Virada Cultural de Belo Horizonte - Orquestra de Câmara Opus convida Derico. 2014. Interpretação.
ABREU, V. C. ; FREITAS, B. L. C. . 20 Anos ao piano - Concerto comemorativo da pianista Bárbara Freitas. 2014. Registro Fonográfico.
Leonardo Cunha ; Derico Sciotti ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus convida Derico. 2014. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Ara Koh . A Professional Performance Certificate Recital (Recital Viola Solo; Viola e Piano). 2013. Interpretação.
Robert Nairn ; ABREU, V. C. . President`s Concert. 2013. Interpretação.
Gerardo Edelstein ; ABREU, V. C. . Leonard Bernstein Mass - A Piece for Singers, Players and Dancers. 2013. Interpretação.
Gerardo Edelstein ; Pamela Stahel ; Ruth Hunter ; ABREU, V. C. . Williamsport Symphony Orchestra - Music of the Spheres. 2013. Interpretação.
Gerardo Edelstein ; Rick Emmet ; ABREU, V. C. . Let`s Rock - Williamsport Symphony Orchestra and Rick Emmett's Guitar Heroes. 2013. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Derico Sciotti ; ABREU, V. C. . Opus Orquestra de Câmara convida Derico. 2013. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Daniela Mercury ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus convida Temporada 2013 - Daniela Mercury. 2013. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Fafá de Belém ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus convida Temporada 2013 - Fafá de Belém. 2013. Interpretação.
Robert Nairn ; Aisslinn Nosky ; Guy Fishman ; ABREU, V. C. . Bach`s Lunch - 'Baroque Fireworks' - The virtuoso music of Geminiani, Haendel and Vivaldi - The Penn State Baroque Ensemble with Guest Director and violin soloist Aisslinn Nosky and cellist Guy Fishman. 2013. Interpretação.
Roberto Tibiriçá ; Paulo Mandarino ; Rosana Lamosa ; Ana Lúcia Benedetti ; André Vidal ; Savio Sperandio ; ABREU, V. C. . Beethoven 9a. Sinfonia. 2013. Interpretação.
Milton Nascimento ; Wilson Lopes ; Beto Lopes ; Lincoln Cheib ; Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Milton Nascimento & Orquestra Opus. 2013. Interpretação.
Leonardo Cunha ; Götz Hartmann ; Márcio Carneiro ; Martha Pacífico ; Ayran Nicodemo ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus - Concerto nas 19a e 20a Semanas de Música de Câmara. 2013. Interpretação.
Pedro Morais ; Maurício Ribeiro ; ANDRADE, E. Q. ; ABREU, V. C. ; Ravel Lanza ; Sérgio Rabello . Pedro Morais. CD 'Vertigem'. Gravação da faixa 'A eternizar'.. 2013. Registro Fonográfico.
Robert Nairn ; Guy Fishman ; Melissa Chávez ; ABREU, V. C. . Penn State Baroque Ensemble - 'The Glory of the Baroque' - with Melissa Chávez, soprano and Guy Fishman, baroque cello. 2012. Interpretação.
Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus - Turnê Europa - Munique, Potsdam, Berlim e Paris. 2012. Interpretação.
Milton Nascimento ; Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus convida Milton Nascimento. 2012. Outra.
Knut Andreas ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus / Maestro convidado: Knut Andreas (Alemanha). 2012. Interpretação.
Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus - Cusco e Lima / Peru - 05 a 09 de Outubro de 2011. 2011. Interpretação.
Fafá de Belém ; Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Orquestra Opus e Fafá de Belém. 2011. Interpretação.
Andrea Bocelli ; Eugene Kohn ; Maria Aleida ; Sandy, . ; ABREU, V. C. . Andrea Bocelli - Belo Horizonte. 2011. Interpretação.
Leonardo Cunha ; ABREU, V. C. . Orquestra de Câmara Opus - Compositores Britânicos (Gravação de CD). 2011. Registro Fonográfico.
Marisa Moraes ; ABREU, V. C. . Orquestra Uirapuru - Encontro Musical. 2011. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Robério Molinari . Recital de Formatura - Bacharelado em Viola (Concerto para viola com redução de orquestra para piano). 2010. Interpretação.
GONCALVES, A. P. ; ABREU, V. C. ; PACHECO, C. . Recital de flauta transversal - 4o. período (Participação em grupo de câmara). 2010. Interpretação.
Elomar Figueira Mello ; ABREU, V. C. . Festival da Ópera Brasileira Pré-Estréia Cenas Brasileiras Lá na casa dos Carneiros - Gravação do DVD. 2010. Registro Fonográfico.
Célia e Celma ; Geraldo Vianna ; Tadeu Franco ; Edson Queiroz ; ABREU, V. C. ; Vitor Dutra ; Sérgio Rabelo . Célia e Celma - Lembrai-vos (gravação de 2 faixas musicais de CD). 2010. Registro Fonográfico.
Daniel Barros ; ABREU, V. C. ; Leonardo Barcelos ; Matheus de Sousa Félix ; Jayaram Márcio . Pedaço de Papel (Gravação de trilha sonora). 2009. Trilha Sonora.
Iara Fricke Matte ; André Cavazotti ; ABREU, V. C. . 'Banquete Musical' - Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG, solistas e Orquestra de Câmara convidados.. 2009. Interpretação.
Gustavo Laporte Amaral ; ABREU, V. C. . Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG - Concerto de Orquestração (Solo com orquestra). 2008. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Bárbara Freitas . Recital 104 Anos Izabela Hendrix (Duo de viola e piano). 2008. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Bárbara Freitas . IX Jovem Músico BDMG (Duo de viola e piano). 2008. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Bárbara Freitas . Recital de Música Contemporânea (Duo de viola e piano). 2008. Interpretação.
ABREU, V. C. ; Clóvis Vieira ; Bruno Medeiros . Recital de Viola - 6o. Período. 2008. Interpretação.
Rafael Nassif ; ABREU, V. C. ; Carlos Guilherme Diniz Rocha ; Shante Cabral . XIX MOCÓ - Mostra de Composição da Escola de Música da UFMG. 2007. Composição (estréia).
Célio Balona ; Clóvis Aguiar ; Milton Ramos ; ABREU, V. C. . Projeto Brasil - De Antônio a Zé Kéti - Gravação do DVD. 2007. Registro Fonográfico.
ABREU, V. C. ; Bárbara Freitas . Recital de Viola - 4o. Período. 2007. Interpretação.
Gustavo Bracher ; ABREU, V. C. ; Johann All de Oliveira ; Thiago Rocha Mello ; Gláucia Furtado . XVI MOCÓ - Mostra de Composições da Escola de Música/UFMG. 2005. Composição (estréia).
Cacau, . ; Luiz Henrique ; Nichola Viggiano ; ABREU, V. C. . Tempo Dominó - Cacau entre amigos. Gravação de 2 faixas em CD.. 2005. Registro Fonográfico.
ABREU, V. C. ; Matheus de Sousa Félix . Festival de Inverno UNI-BH - Nas Trilhas da Estrada Real - Concerto de Incentivo a Jovens Músicos - Duo Violino e Viola - Matheus Félix e Vítor de Abreu. 2004. Interpretação.
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
A Viola de Arco no Brasil, Descrição: Um panorama histórico da literatura do instrumento, compositores e obras originais escritas para viola de arco. Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vítor Chagas de Abreu - Integrante / Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Prêmios
2008
Prêmio BDMG Jovem Músico, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Pesquisador pelo projeto "A Viola de Arco no Brasil", no qual desenvolveu atividades de pesquisa e docência, sob orientação do Prof. Doutor Carlos Aleixo dos Reis.
Atividades
-
08/2013 - 10/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.,Linhas de pesquisa
2009 - 2010
Colégio LoyolaVínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor - Professor de Viola e Cordas, Carga horária: 6
Outras informações:
Ensino
Disciplinas ministradas:
Viola de Arco; Música de câmara para cordas; composição para iniciantes em cordas.
2008 - 2008
Colégio LoyolaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor - Professor de Viola e Cordas, Carga horária: 4
Outras informações:
Contrato temporário
Ensino
Disciplinas ministradas
Viola de Arco
Atividades
-
08/2008 - 12/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Viola de Arco
2013 - 2017
Orquestra de Câmara OpusVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Violista - Músico de orquestra, Carga horária: 5
2012 - 2012
Orquestra de Câmara OpusVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Violista - Músico de orquestra, Carga horária: 5
2009 - 2012
Orquestra de Câmara OpusVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Violista - Músico de orquestra, Carga horária: 5
2013 - 2013
Williamsport Symphony OrchestraVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Violista - Músico de orquestra, Carga horária: 6
2010 - 2011
Orquestra UirapuruVínculo: Coordenador de Cordas; Violist, Enquadramento Funcional: Violista - Músico de orquestra, Carga horária: 3
2003 - 2009
Orquestra UirapuruVínculo: Violista - Músico de orquestra, Enquadramento Funcional: Violista - Músico de orquestra, Carga horária: 3
Atividades
-
01/2010 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Orquestra Uirapuru.,Serviço realizado, Coordenador de Cordas.
2025 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
2017 - 2025
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de viola de arco
2016 - 2017
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 20
2015 - 2015
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 40
Outras informações:
Docente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado, com especialização no ensino da viola de arco, e também docente nos cursos de Musicalização Infantil e Formação Musical do curso de extensão.
2014 - 2015
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor no curso de Bacharelado em viola, e também no curso de Musicalização Infantil.
Atividades
-
03/2022
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música, Escola de Música.,Atividade realizada, Audição de Alunos ESMU/UEMG.
-
12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Viola de arco, Música de Câmara, Prática de Repertório Orquestral - Viola, Grupos de violas de arco - Prática de obras, arranjos e transcrições, Orientação de TCC, Prática de Repertório Popular para Instrumentos de Arco
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento, Oficina de Performance - Viola de arco, Prática Musical em grupo
-
08/2015 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Viola de arco - Formação Musical, Violino - Formação Musical
-
10/2014 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Prática em conjunto - Musicalização Infantil, Violino - Musicalização Infantil
-
10/2014 - 07/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento, Prática de duetos - Viola de arco, Prática de repertório orquestral
2020 - 2020
Centro de Formação ArtísticaVínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professor de viola de arco, Carga horária: 30
2019 - 2019
Centro de Formação ArtísticaVínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professor de viola de arco, Carga horária: 30
2018 - 2018
Centro de Formação ArtísticaVínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor de viola de arco
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vítor Chagas de Abreu e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?