Jarbas Caiado de Castro Neto

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Física (PhD) pelo Massachussetts Institute of Technology - MIT (1981). É professor TITULAR de física no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, idealizou e montou o Grupo de Óptica do IFSC/USP em 1982, e que hoje conta com cerca de 250 participantes, entre 8 professores, dezenas de pós-doutores e estudantes de IC, mestrado e doutorado. Montou em 1984 a oficina de Óptica de precisão no IFSC/USP, única do gênero no pais, e que foi berço de diversos cases de empreendedorismo e inovações em Óptica a nível regional e nacional. Já empreendeu mais de dez empresas de tecnologias inovadoras, entre elas a Opto Eletrônica S/A que em 2012 tinha 450 funcionários e faturamento de 100 milhões de reais. Já desenvolveu diversos equipamentos óticos de precisão, para oftalmologia e para a defesa e espaço. Milhares de oftalmologistas brasileiros utilizam os equipamentos que desenvolveu na Opto, em especial os lasers para tratamento de retina que já salvaram a visão de mais de um milhão de Brasileiros. Coordenou o desenvolvimento da câmera de satélite MUX do programa CBERS que hoje propicia ao INPE as melhores imagens de pesquisa da terra. Tem experiência na área de Física, com ênfase em óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação ótica, lasers, inovações óticas em oftalmologia, sistema óticos para espaço e defesa e empreendedorismo. Em 2016 retornou as atividades de pesquisador tempo integral no IFSC/USP e montou o Laboratório de Inovações Optronicas para Oftalmologia e Agricultura (LIO2A) no grupo de Otica, aonde vem desenvolvendo pesquisas inéditas e de alto impacto, nas aplicações das técnicas óticas nessas duas importantes areas do mundo contemporâneo.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Física

1978 - 1981

Massachussetts Institute of Technology
Título: Highly excited magnetic atoms
Orientador: Daniel Kleppner
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Espectroscopia laser; Átomos em campos intensos; Átomos magnéticos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Física

1977 - 1977

Universidade de São Paulo
Título: Transições de fase em KCN
Orientador: Milton Ferreira de Souza
, Ano de Obtenção: 1977.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modos vibracionais; Defeitos moleculares.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Física

1972 - 1976

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Atômica e Molecular.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.

Participação em eventos

Colloquium Diei do IFSC.Empreendedorismo e inovação tecnológica como mola propulsora da economia moderna. 2019. (Seminário).

Simpósio Cientifico da pós-graduação do CENA/USP.A conjuntura política atual: reflexos na ciência, tecnologia e inovação. 2019. (Simpósio).

Simpósio da USPIN/Inova São Carlos.Empreendedorismo e inovação: como a universidade pode apoiar nessa trajetória?. 2019. (Simpósio).

Simpósio de inauguração da pós-graduação em Engenharia Física da Universidade Rural do Pernambuc.Inovação tecnológica como propulsora da economia moderna e o case Opto. 2019. (Simpósio).

100 Summer School of Medicin (SSM10). Inovation in the Medical Industry. 2018. (Congresso).

International Center for Theoretical Phisics ? SAIFR Conference. Case Study of a Brasilian Optical Company. 2018. (Congresso).

OSA Latin America Optics Photonics Conference (LAOP). Inovation and Entreprenouship in Optics in Brasil. 2018. (Congresso).

SBFoton Conference 2018. Entreprenourship from University Research. 2018. (Congresso).

Ciência & Tecnologia ? Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores.P&D versus Inovação; O medo da academia e os equívocos do setor produtivo. 2017. (Seminário).

2 Workshop em biocombustíveis do PRH44 Desafios Tecnológicos da Produção de Biocombustíveis: Como Superá-los?.A Importancia da Universidade no desenvolvimento tecnológico e na inovação nacional. 2016. (Outra).

2015 Optics + Photonics Technical Program. Design of high power LED- based UVA emission system and a photosensitive substance for clinical application in corneal radiation. 2015. (Congresso).

1ª Feira de Inovação em Ciências Agrárias. .. 2014. (Feira).

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão ? ConBAP. .. 2014. (Congresso).

Industrial Physics Forum: Industrial Physics in Emerging Economies.Optronics for Agriculture; Case of AgriOS. 2014. (Encontro).

I Simpósio de Aplicações de Óptica e Lasers.Start-up Opto. 2014. (Simpósio).

SPIE-BiOS. Portable fluorescence spectroscopy platform for Huanglongbing (HLB) citrus disease in situ detection. 2014. (Congresso).

XIII Workshop da Pós-graduação do IFSC... 2009. (Outra).

Simpósio Lasers e suas Aplicações em Medicina, Odontologia e Comunicações, UFPe... 2004. (Simpósio).

4o Curso Internacional de Glaucoma. .. 2002. (Congresso).

AAO ? Academia Americana de Oftalmologia... 2002. (Outra).

ASCRS... 2002. (Outra).

I Congresso Paulista de Oftalmologia. .. 2002. (Congresso).

I Curso de Glaucoma Clín. Olhos Santa Casa de Belo Horizonte... 2002. (Outra).

II Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia. .. 2002. (Congresso).

III Congresso de Oftalmologia Hospital dos Servidores. .. 2002. (Congresso).

IX Simpósio Internacional Oft. Santa Casa de São Paulo... 2002. (Simpósio).

Jornada de Atualização 2002... 2002. (Outra).

SIMASP... 2002. (Outra).

Simpósio de Plástica Ocular... 2002. (Simpósio).

V Congresso Internacional de Catarata e Cirugia Refrativa. .. 2002. (Congresso).

XII Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. .. 2002. (Congresso).

XIII Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia. .. 2002. (Congresso).

XIV Jornada de Oftalmologia... 2002. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Prevenção a Cegueira. .. 2002. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. .. 2002. (Congresso).

XXIII Congresso Hospital São Geraldo. .. 2002. (Congresso).

Euretina - European Meeting on Macular and Vitreoretinal Diseases... 2001. (Encontro).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. .. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. .. 2001. (Congresso).

Academia Americana de Oftalmologia. .. 2000. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Oftalmologia. .. 2000. (Congresso).

22o Simpósio Internacional Moacyr Álvaro: terapêutica Ocular no século 21... 1999. (Simpósio).

27o Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo. .. 1999. (Congresso).

1a Escola de Óptica Aplicada... 1998. (Outra).

21o Simpósio Internacional Moacyr Álvaro: Visão no Século 21: Segmento Anterior... 1998. (Simpósio).

American Academy of Ophthalmology... 1997. (Outra).

Congresso de Atualidades em Oftalmologia. .. 1997. (Congresso).

Simpósio Internacional de Oftalmologia Prof. Dr. Moacir Alves... 1997. (Simpósio).

2nd International Conference on Physics and Industrial Development: Bridging the gap... 1996. (Outra).

Congresso Internacional de Cirurgia Refrativa e Implante de Lentes Intra-Oculadores. .. 1996. (Congresso).

Congresso Internacional de Prevenção de Cegueira. .. 1996. (Congresso).

Seminário: Aplicações de Óptica Moderna em Oftalmologia, Oficinas de Lasers... 1996. (Seminário).

XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada1... 1996. (Encontro).

28o. Congresso Brasileiro de Oftalmologia. .. 1995. (Congresso).

4o. Simpósio Norte-Nordeste da SBCII... 1995. (Simpósio).

8o. Congresso Internacional Banco de Olhos e Transplante de Córnea. .. 1995. (Congresso).

American Academy of Ophthalmology... 1995. (Outra).

Fórum 2000 em Oftalmologia... 1995. (Outra).

Simpósio de Fotônica e Aplicações... 1995. (Simpósio).

Congresso Internacional de Implante Intra-Ocular de Cirurgia Refrativa. .. 1994. (Congresso).

VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações... 1994. (Simpósio).

World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering. .. 1994. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Prevenção de Cegueira. .. 1994. (Congresso).

27o. Congresso Brasileiro de Oftalmologia. .. 1993. (Congresso).

Atualização Tecnológica Brasileira e a Importância dos Materiais Avançados... 1993. (Seminário).

Conference on Lasers and Electro-Optics - CLEO-92 / Quantum Electronics and Laser Science Conference. .. 1993. (Congresso).

Congresso da Academia Americana de Oftalmologia. .. 1993. (Congresso).

Congresso da Associação Americana de Odontologia de 1993. .. 1993. (Congresso).

XVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1993. (Encontro).

All America Health'92... 1992. (Outra).

Conference on Lasers and Electro-Optics - CLEO-92. .. 1992. (Congresso).

Reunião Anual da Academia Americana de Oftalmologia de 1992... 1992. (Outra).

V Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, IPEN/CNEN... 1992. (Simpósio).

XV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1992. (Encontro).

11th. Conference on Lasers and Electro Optics (CLEO) / 2nd Quantum Electronics and Laser Science Conference (QELS),. .. 1991. (Congresso).

95a. Reunião Anual da Academia Americana de Oftalmologia / XVIII Congresso da Associação Pan-Americana de Oftalmologia. .. 1991. (Congresso).

Ciiclo de Palestras em Tópicos Atuais de Física Atômica e Molecular, IFQSC/USP... 1991. (Outra).

Winter College on Ultrafast Phenomena... 1991. (Outra).

Workshop em Optoeletrônica, PUC... 1991. (Outra).

42a. Reunião Anual da SBPC... 1990. (Outra).

5o. Seminário do SINST/PADCT (CONAI)... 1990. (Seminário).

IV Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações... 1990. (Simpósio).

Simpósio Prof. Sérgio P.S. Porto sobre Lasers e Aplicações... 1990. (Simpósio).

XIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1990. (Encontro).

XVII International Conference on Quantum Electronics, IQEC'90. .. 1990. (Congresso).

41a. Reunião Anual da SBPC... 1989. (Outra).

Quantum Electronics Lasers Science - QELS'89/ Conference on Lasers and Electro-Optics - CLEO'89. .. 1989. (Congresso).

Seminário sobre Instrumentação... 1989. (Seminário).

Simpósio Latino Americano de Laser em Oftalmologia... 1989. (Simpósio).

XII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1989. (Encontro).

3o. Seminário de Instrumentação - 3o. CONAI... 1988. (Seminário).

III Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, UNICAMP... 1988. (Simpósio).

IV International Laser Science Conference, ILS. .. 1988. (Congresso).

Seminário de Mecânica de precisão e Instrumentação, SENAI... 1988. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1988. (Encontro).

XVI International Conference on Quantum Electronics. .. 1988. (Congresso).

1o. Encontro Nacional de Ótica Não Linear... 1987. (Encontro).

39a. Reunião Anual da SBPC... 1987. (Outra).

Encontro Sobre Perspectivas da Física na Próxima Década. SBF... 1987. (Encontro).

International Symposium on Materials with Experimental Properties... 1987. (Simpósio).

I Seminário Nacional sobre Manutenção de Equipamentos de Ensino e Pesquisa, SEMEP... 1987. (Seminário).

Simpósio Sobre Política Estadual de Cência e Tecnologia, IP... 1987. (Simpósio).

X Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1987. (Encontro).

XX Congresso Nacional de Informática e VII Feira Internacional de Informática. .. 1987. (Congresso).

38a. Reunião Anual da SBPC... 1986. (Outra).

6o. Seminário de Aplicações Científicas em Informática, SEMICRO-SACI... 1986. (Seminário).

Conference on Lasers and Electro-Optics - CLEO-86. .. 1986. (Congresso).

Escola de Física Jorge André Swieca. Seção: Ótica Quântica e Não Linear... 1986. (Outra).

IX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1986. (Encontro).

2o. Congresso Nacional de Automação Industrial. .. 1985. (Congresso).

37a. Reunião Anual da SBPC... 1985. (Outra).

II Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações... 1985. (Simpósio).

IV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. .. 1985. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1985. (Encontro).

36a. Reunião Anual da SBPC... 1984. (Outra).

International Conference on Defects in Insulating Crystals. .. 1984. (Congresso).

VII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1984. (Encontro).

35a. Reunião Anual da SBPC. .. 1983. (Congresso).

3o. Colóquio Franco-Brasileiro de Física: ?Métodos Óticos em Física Atômica, Molecular e da Matéria Condensada?. .. 1983. (Congresso).

40o. Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. .. 1983. (Congresso).

Encontro ?Técnicas e Aplicações da Radiação Síncrotron?... 1983. (Encontro).

Simpósio Estadual Sobre Lasers e Aplicações... 1983. (Simpósio).

VI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1983. (Encontro).

V Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada... 1982. (Encontro).

1981 March Meeting of the American Physical Society... 1981. (Outra).

11th International Quantum Electronics Conference. .. 1980. (Congresso).

7th International Conference of Atomic Physics. .. 1980. (Congresso).

11th Annual Meeting of the Division of Electron and Atomic Physics of the APS... 1979. (Outra).

30a. Reunião Anual da SBPC... 1978. (Outra).

29a. Reunião Anual da SBPC... 1977. (Outra).

9th Meeting of the Division of Electron on Atomic Physics of the APS. .. 1977. (Congresso).

International Conference on Defects in Insulating Crystals. .. 1977. (Congresso).

28a. Reunião Anual da SBPC... 1976. (Outra).

Summer School in Photon Correlation and Light Beating Spectroscopy. .. 1976. (Congresso).

27a. Reunião Anual da SBPC... 1975. (Outra).

Third International Conference on Light Scattering in Solids. .. 1975. (Congresso).

26a. Reunião Anual da SBPC... 1974. (Outra).

International Conference on Color Centers in Ionic Crystals... 1974. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Hélio Maciel Kiyohara dos Santos

DE CASTRO N., JARBAS C.. Utilização do método slanted edge para caracterização e avaliação da MTF de sensores eletro-ópticos aeroembarcados. 2017. Dissertação (Mestrado em Matematica Aplicada) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Aluno: Diego Lencione

CASTRO NETO, J. C.. Desenvolvimento de sistemas ópticos e modelos radiométricos para otimização sistêmica em retinógrafos de alta resolução. 2013 - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Tiago Almeida Ortega

CASTRO NETO, J. C.; MENDONCA, C. R.; WETTER, N. U.. Laser self-Raman dobrado intracavidade de alta potência CW operante na região amarela do espectro eletromagnético de aplicações oftalmológicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Lucimara Cristina Nakata Scaduto

CASTRO NETO, J. C.; FREITAS, A. Z.; SELINGARDI, M. L.. Desenvolvimento e avaliação do desempenho de sistema óptico aplicado a sensoriamento remoto orbital. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Benigno Alonso Gomez

CASTRO NETO, J. C.. Sistema de controle por imagem para indivíduos tetraplégicos ou com lesões cerebrais. 2007 - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Erica Gabriela de Carvalho

CASTRO NETO, J. C.; ZILIO, S. C.; SCHOR, P. Desenvolvimento de um sistema óptico para retinografia e angiografia digital. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Francisco de Assis Scannavino Junior

CASTRO NETO, J. C.; SCHIABEL, L. V.; MARTINS, M. J.. Instrumento eletro-óptico para o estudo do sistema de inibição da acomodação ocular. 2003.

Aluno: Murillo Rodrigo Petrucelli Homem

COSTA, L. F.; BARRERA, J.;CASTRO NETO, J. C.; ORGAMBIDE, A. C. F.; SILVA, E. A. B.. Reconstrução tridimensional de imagens com o uso de deconvolução a partir de seções bidimensionais obtidas em microscopia óptica. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Kilvia Mayre Farias Magalhães

BAGNATO, V. S.J, C, CASTRO; CESAR, C. L.. Medida do tempo de vida de estados de Rydberg em átomos frios de 85 Rb. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Flávio Teles Carvalho da Silva

ZILIO, S. C.; SCALABRIN, A.;CASTRO, JARBAS. Construção e Avaliação de um Relógio de Césio. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Eduardo Ribeiro de Azevêdo

PANEPUCCI, H. C.; BAFFA FILHO, O.;CASTRO NETO, J. C.. Efeito do Movimento em MRI e Implementação das Técnicas de "Gradient Momnet Nulling"e Pré-Saturação Especial na Redução de Artefatos Relacionados ao Movimento". 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Luiz Eduardo Ribeiro dos Santos

CASTRO, JARBAS; COSTA, L. F.; SIQUEIRA, W.. DESENVOLVIMENTO DE UM TOPOGRAFO DE CORNEA. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Luis Alberto Vieira de Carvalho

CASTRO NETO, J. C.; BICAS, H. E. A.; COSTA, L. F.. DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO COMPUTADORIZADO PARA MEDIDA DA CURVATURA DA CORNEA DURANTE O ATO CIRURGICO. 1996. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Valdir Carlos Colussi

BAGNATO, V. S.; PEREIRA, D.;Neto, Jarbas Caiado de Castro. Possibilidade de produção de feixes atômicos Monoenergéticos. 1992. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Adriano Mauro Cansian

DE CASTRO N., JARBAS C.DUARTE, J. L.; SANJURJO, J. A.. Efeitos da saturação em conjugação de fase por mistura degenerada de 4 ondas em cristais dopados com Cr+3. 1992. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Sílvio Antônio Tonissi Junior

DE CASTRO N., JARBAS C.NUNES, L. A. O.; CASTRO, A. R. B.. Instrumentação eletrônica para pesquisas na área de óptica. 1992. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Jorge Honel

Neto, Jarbas Caiado de Castro; CARVALHO, R. A.; SOCHARCZEWSKY, J. F.. Métodos geométricos para avaliação em sistemas ópticos. 1991. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Marcos Luiz Manzochi

Neto, Jarbas Caiado de CastroBAGNATO, V. S.; CRUZ, C. H. B.. Construção de um laser de corante CW em anel, estabilizado em frequência e intensidade. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Newton La Scala Júnior

DE CASTRO N., JARBAS C.; VIEIRA JUNIOR, N. D.;BAGNATO, V. S.. Estabilização de lasers de semicondutores. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Sebastião José Nascimento de Pádua

Neto, Jarbas Caiado de Castro; CRUZ, C. H. B.; BARBERIS, G. E.. Espectroscopia de ions EU3+ como impurezas em GDALO3. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Liu Lin

CRAIEVICH, A. F.; CUSATIS, C.;DE CASTRO N., JARBAS C.. Desenvolvimento de microestruturas estratificadas sintéticas para óptica de Raios-X. 1986. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Fernando Josepetti Fonseca

CAMPOS, M. S.; ALVAREZ, F.;DE CASTRO N., JARBAS C.. Desenvolvimento de uma célula solar de silício para aplicações espaciais. 1985. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Franklin Massami Matinaga

Neto, Jarbas Caiado de CastroLI, M. S.; MORATO, S. P.. Estudo de cinética e formação de agregados em cristais iônicos pela técnica de absorção de dois fótons. 1985. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Tomaz Catunda

Neto, Jarbas Caiado de Castro; AEGERTER, M. A.; CRUZ, C. H. B.. Conjugação de fase por mistura degenerada de quatro ondas em rubi GDALO3:CR+3. 1984. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Gabriel Pinto de Souza

DE CASTRO N., JARBAS C.; NUNES, L. A. O.; SCALABRIN, A.. Ressonância de Fano na absorção de dois fotons em defeitos cristalinos. 1984. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Jeremias Francisco de Araújo

DE CASTRO N., JARBAS C.; AEGERTER, M. A.; MORATO, S. P.. Óptica e tecnologia de filmes finos. 1983. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Antônio Fernando Beloto

CAMPOS, M. S.; GUPTA, H. M.;CASTRO NETO, J. C.. Estudo das características de células solares de silício monocristalino. 1983. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Gabriel Gulak Maia

DE CASTRO N., JARBAS C.. O Uso de Medidas Fracas Ópticas no Estudo de Fenômenos Associados a Desvios de Feixes Gaussianos. 2018 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vinicius Silbiger de Stefano

DE CASTRO N., JARBAS C.. Análise In Vivo Das Características Biomecânicas De Córneas Normais E Com Ceratocone Por Meio Da Elastografia De Coerência Óptica. 2018. Tese (Doutorado em Ciências visuais) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Thiago Gomes Figueira

MARQUES, P. M. A.; NOVO JUNIOR, J. M.;DE CASTRO N., JARBAS C.; PARIZOTTO, N. A.; PRADO, J. M. S.. Efeitos fisiológicos do treinamento unipodal em cicloergômetro com e sem irradiação LED. 2017. Tese (Doutorado em Bioengenharia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucimara Cristina Nakata Scaduto

CASTRO NETO, J. C.. Estudo de sensibilidade ao alinhamento e desenvolvimento de uma metodologia para alinhamento de sistemas ópticos por meio da análise de aberrações de frente de onda utilizando redes neurais artificiais.. 2013 - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Luis Alberto Vieira de Carvalho

CASTRO, JARBAS; BICAS, H. E. A.; SLAETS, J. F. W.; COSTA, L. F.;YASUOKA, FATIMA M. M.. Desenvolvimento de um instrumento percirúrgico para ceratografia. 2001. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Fatima Maria Mitsue Yasuoka

DE CASTRO N., JARBAS C.; ZILIO, S. C.; JABLONSKI, F. J.; GONCALVES NETO, L.; CATUNDA, T.. Técnicas de Desempenho Óptico e Avaliação da Qualidade de Imagem em Sistemas Ópticos por Medição de Função de Transferência". 1997. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Liliane Ventura Schiabel

CASTRO NETO, J. C.; SANCHES, R.; ZEZELL, D. M.; SOUSA, S. J. F. E.; LUNAZZI, J. J.. SISTEMA DE MEDIDAS AUTOMATICAS DE VICIOS DE REFRACAO OCULAR. 1995. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Mário Antônio Stefani

CASTRO NETO, J. C.; SLAETS, J. F. W.; ZILIO, S. C.; VIEIRA JUNIOR, N. D.; MIRANDA, L. C. M.. MEDIDORES DE DISTANCIA POR TRIANGULACAO A LASER. 1995. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Patricio Rodolfo Impinnisi

CASTRO NETO, J. C.. .. 1994. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Antônio César de Oliveira

CASTRO NETO, J. C.; SANCHES, R.; SOUSA, S. J. F. E.; NICOLA, E. M. D.; FRAGNITO, H. L.. MEDIDA DE PARAMETROS BIOMECANICOS DO OLHO COM LASERDE BAIXA COERENCIA. 1994. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: José Luís Fabris

LI, M. S.; BLAK, A. R.; CARVALHO, R. A.; VIEIRA JUNIOR, N. D.;CASTRO NETO, J. C.. DESENVOLVIMENTO DE UM ESPECTROFOTOMETRO A LASER DECENTRO DE COR APLICADO AO ESTUDO DE CRISTAIS DE NAF: CU+:OH-. 1994. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: José Carlos Rossi

BASMAJI, P.; MENESES, E. A.; DEGANI, M. H.; GALZERANI, J. C.;DE CASTRO N., JARBAS C.. CRESCIMENTO E CARACTERIZACAO DE ESTRUTURAS ELETRONI -CAS DE GaAs/AlGaAs PARA APLICACAO EM DISPOSITIVOS. 1993. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Airton Carlos Notari

BASMAJI, P.; CHITTA, V. A.; IIKAWA, F.; MOTISUKE, P.;CASTRO NETO, J. C.. ESTUDO DE INCORPORACOES DE IMPUREZAS DOADORAS EM ESTRUTURAS SEMICONDUTORAS III-V CRESCIDAS POR EPITAXIA POR FEIXES MOLECULARES. 1993. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Evandro José Tavares de Araújo

DE CASTRO N., JARBAS C.; OLIVEIRA, L.; ZILIO, S. C.; VIEIRA JUNIOR, N. D.; KIEL, A. E.. Mistura de ondas em meio Kerr e Bi-estabilidade optica em filmes. 1992. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: José Leonil Duarte

CASTRO NETO, J. C.; CARVALHO, R. A.; TERRILE, M. C.; KIEL, A. E.; SCALABRIN, A.. Transferência de energia induzida por luz entre o Cr+3 e o GdAIo: Cr+3. 1990. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Tomaz Catunda

CASTRO NETO, J. C.; NUNES, L. A. O.; SCALABRIN, A.; CRUZ, C. H. B.; ARAÚJO, C. B.. Conjugação de fase e modulação transversal de fase em cristais dopados com CR+3. 1989. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Luiz Antônio de Oliveira Nunes

CASTRO NETO, J. C.; ZILIO, S. C.; TERRILE, M. C.; SCALABRIN, A.; DAVIDOVICH, L.. Espectroscopia de dois fotons do Ion Gd+3 em estruturas peroviskitas. 1988. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Dario Antonio Donatti

AEGERTER, M. A.; TERRILE, M. C.; MORATO, S. P.; QUALIFIK, P.;Neto, Jarbas Caiado de Castro. Estudos das propriedades Magnético-ópticas do centro F+2 em KCL: SH-. 1987. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Patricio Rodolfo Impinnisi

Neto, Jarbas Caiado de Castro. .. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Mário Antônio Stefani

DE CASTRO N., JARBAS C.. .. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Antônio César de Oliveira

DE CASTRO N., JARBAS C.. Medida de parametros biomecânicos do olho com laser de baixa coerência.. 1994.

Aluno: Márcia Muller

CASTRO NETO, J. C.. .. 1993. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: ILDE GUEDES DA SILVA

DE CASTRO N., JARBAS C.. Estruturas espaciais de átomos de Na em armadilha magneto-óptica. 1993. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Josias Cavalcanti Penaforte

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Mistura de duas ondas quase degeneradas em absorvedores saturáveis. 1991. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Evandro José Tavares de Araujo Gouveia

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Mistura de ondas em meio Kerr e bi-estabilidade óptica em filmes. 1991. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Mauro Henrique de Paula

CASTRO NETO, J. C.. Determinação de traços de metais por espectroscopia de deflexão fototérmica. 1983. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Liliane Ventura Schiabel

Neto, Jarbas Caiado de Castro. .. 1994. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Sílvio Antônio Tonissi Junior

DE CASTRO N., JARBAS C.. Instrumentação eletrônica para pesquisas na área de ótica. 1991. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Jorge Honel

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Métodos geométricos para a avaliação de sistemas ópticos centrados. 1990.

Aluno: Antônio César de Oliveira

CASTRO NETO, J. C.. Medida de parametros biomecânicos do olho com laser de baixa coerência.. 1990. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Débora Marcondes Bastos Pereira Milori

DE CASTRO N., JARBAS C.. Caracterização do LiNbO3:Er+3 como meio ativo para lasers de estado sólido através dos espectros de absorção/emissão polarizada e medida dos tempos de vida de luminescência.. 1988. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Newton La Scala Júnior

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Tunelamento ressonante através de impurezas doadoras em estruturas de dupla barreira.. 1988. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Valmir Antonio Chitta

CASTRO NETO, J. C.. Propriedades eletrônicas de hetero-estruturas de semicondutores zincblende.. 1987. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Hélio Cesar Nogueira Tolentino

DE CASTRO N., JARBAS C.. Espectrômetro para EXAFS dispersivo com focalização sagital. 1986. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Guilhermo Guzmán Martel

CASTRO NETO, J. C.. Espectroscopia de absorção e emissão de CN- em KCl. 1985. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Ricardo Arlen Buriti da Costa

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Construção de um laser de centro de cor sintonizável no infravermelho próximo. 1985. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Germano Woehl Júnior

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Construção de um laser de centro de cor para aplicações em espectroscopia.. 1985. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Fernando Josepetti Fonseca

Neto, Jarbas Caiado de Castro. .. 1984. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Adão Antonio da Silva

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Construção e análise de um elipsômetro de compensador girante.. 1983. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Melquisedech Soares Silva

Neto, Jarbas Caiado de Castro. .. 1983. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Marisa Andreata Whitaker

Neto, Jarbas Caiado de Castro. Cálculo de espectros de fotoemissão por raios-x de íons adsorvidos em metais.. 1983. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Vanderlei Salvador Bagnato

CASTRO NETO, J. C.. .. 1982. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Paulo Cezar Santos Ventura

DE CASTRO N., JARBAS C.. Vidros porosos de alto teor de silica para armazenamento de rejeitos nucleares-preparação e caracterização da separação de fase espinodal. 1982. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Giomal Aparecido Antônio

JC CASTRO. Propriedades estáticas e dinâmicas de um cristal dipolar. 1982. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

Aluno: Edson Luis de Bodas

CASTRO NETO, J. C.. Polaron superficial : possível existência de uma transição de fase. 1982. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos.

LAHR, F. A. R.;JC CASTRO; GIRARDI, R. M.; GOES, L. C. S.; SOVIERO, P. A. O.. COMISSÃO JULGADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PROVIMENTO DO CARGO. 2017. USP.

DE CASTRO N., JARBAS C.. Membro titular do concurso de contratação de doutor no Departamento de Física da UFMG. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

DE CASTRO N., JARBAS C.. Membro titular da Banca do Concurso Público para Professor Titular da EESC-USP. 2017. Escola de Engenharia de São Carlos.

DE CASTRO N., JARBAS C.. Membro titular da do Concurso Público provimento do cargo de pro. Doutor do IAG da USP. 2017. Instituto de Astronomia, Geociências e Ciências.

JC CASTRO. Livre-Docente. 2015. Instituto de Física de São Carlos.

DE CASTRO N., JARBAS C.. Membro Titular do concurso de Livre Docência do Prof. Daniel Varela na EESC ? USP. 2018. Escola de Engenharia de São Carlos.

DE CASTRO N., JARBAS C.. Membro titular do concurso de Livre Docência do prof. Luciano Bachman da FFCLRP ? USP. 2017. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Orientou

Mario Trama Buozzi

Scanner portátil com tecnologia de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e alta sensibilidade para imageamento de digitais de adultos e bebês; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Renato Feijó Evangelista

Início: 2021; Instituto de Física de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Fatima Maria Mitsue Yasuoka

Início: 2013; Instituto de Física de São Carlos;

João Pedro Secundino

Análise e classificação de plântulas de soja por meio de processamento digital de imagens e de inteligência artificial; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Gustavo Freitas do Nascimento

Influência da radiação ultravioleta no envelhecimento do cristalino; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

João Fernando Ribeiro de Campos Amorim

Utilização da Espectroscopia Raman para detecção não invasiva de diabetes; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Karin Talisin Vargas

Sistemas de marcação colorida a laser de fento-segundo; Início: 2016 - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Giovana Anielle Alcalde Luccas

Inovação e difusão tecnológica para pessoas com disfunção física: prevenção, diagnóstico e tratamento; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Lucas Orlandi de Oliveira

Inovação e difusão tecnológica para pessoas com disfunção física: prevenção, diagnóstico e tratamento; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Natane Isabel de Souza Neves

Influência da Radiação Ultravioleta no Envelhecimento do Cristalino Humano e na Formação da Catarata Relacionada à Idade; Início: 2016 - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Giovana Anniele Alcaíde Luccas

Inovação e difusão tecnológica para pessoas com disfunção física: prevenção, diagnóstico e tratamento; ; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Rafael Francisco Santiago de Souza

Influência da radiação ultravioleta no envelhecimento do cristalino humano e na formação da catarata relacionada à idade; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Natane Isabel de Souza Neves

Influência da radiação ultravioleta no envelhecimento do cristalino humano e na formação da catarata relacionada à idade; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Oscar Fahl Ribeiro

Plataforma espectroscópica portátil para diagnóstico em agricultura; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Fernanda Rossi Paolillo

Utilização da Espectroscopia Raman para detecção não invasiva de diabetes; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Rene Luis Casarin

Convênio CARCI/FAFQ - Sistema de Avaliação Motora para Membros Superiores e Inferiores; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Instituto de Física de São Carlos; (Orientador);

Vinícius Pereira Pinto

Development of low energy and high repetition rate femtosecond laser with potential application to refractive surgery (2025); 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Filipe Antunes Marinho

Utilização de imagens espectrais para detecção de plantas daninhas em tempo real; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Bruno Sartorelli Laissener

Desenvolvimento de equipamento para iluminação de córnea com led verde para tratamento de ceratites por terapia fotodinâmica mediada por Rosa Bengala; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Vinícius Pereira Pinto

Desenvolvimento de laser femtossegundos de baixa energia e alta taxa de repetição aplicado à cirurgia refrativa; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Yuri Sarreta Oda

Bioestimulação de sementes de soja com luz de comprimento de onda 660 nm; 2021; Dissertação (Mestrado em Física Biomolecular) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Lucas Orlandi de Oliveira

Detecção do tempo de quebra do filme lacrimal por meio do processamento de imagens de videoceratoscopia; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Vicente Silva Mattos

Desenvolvimento de nanoestruturas em superfície metálica (prata) com laser pulsado femtossegundo para aumento de fluorescência; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Rene Luis Casarin

Desenvolvimento e validação de sensor inercial para analise biomecânica; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - USP, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Marco Antonio Alves de Souza

Deposição de materiais metálicos em pó a laser baseado em controle por visão computacional e aprendizagem de máquina; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Marco Antonio Alves de Souza

Sistemas de marcação colorida a laser de fento-segundo; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - USP, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Javier Augusto Jurado Moncada

Use of Liquid Crystal Television in computer Generated Holograms and The Zero-Order Phase Contrast Technique; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - USP, ; Coorientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Diego Lencione

Desenvolvimento de sistemas ópticos e modelos radiométricos para otimização sistêmica em retinógrafos de alta resolução; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Paula Luiza A

Santos; ; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Tiago Almeida Ortega

Laser self-Raman dobrado intracavidade de alta potência CW operante na região amarela do espectro eletromagnético de aplicações oftalmológicas; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Lucimara Cristina Nakata Scaduto

Desenvolvimento e avaliação do desempenho de sistema óptico aplicado a sensoriamento remoto orbital; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Erica Gabriela de Carvalho

Desenvolvimento de um sistema óptico para retinografia e angiografia digital; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Francisco de Assis Scannavino Junior

Instrumento eletro-óptico para o estudo do sistema de inibição da acomodação ocular; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Instituto de Física de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Luiz Eduardo Ribeiro dos Santos

Desenvolvimento de Um Topógrafo de Córnea; 1997; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Luis Alberto Vieira de Carvalho

Desenvolvimento de Um Instrumento Computadorizado Para Medida da Curvatura da Córnea Durante O Ato Cirúrgico; 1996; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Silvio Antonio Tonissi Jr

; Instrumentação eletrônica para pesquisas na área de ótica; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Adriano Mauro Cansian

Efeitos de saturação em conjugação de fase por mistura degenerada de 4 ondas em cristais dopados com Cr +3; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Eduardo Colla Ruvolo Junior

Preparação e caracterização de sílica amorfa ultrapura pelo processo sol-gel; ; 1992; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Jorge Honel

Métodos geométricos para avaliação de sistemas ópticos; 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Newton La Scala Júnior

Estabilização de lasers de semicondutores; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Marcos Luiz Manzochi

Construção de um laser de corante CW em anel, estabilizado em frequência e intensidade; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Guido Nunes Lopes

; ; 1989; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Yara Galvão Gobato

Caracterização por ressonância magnética nuclear de Na β" alumina hidratada; 1989; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Física Aplicada) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Sebastião José Nascimento de Pádua

Espectroscopia de íons Eu+3 como impureza em GdAlO3; 1988; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Franklin Massami Matinaga

Estudo da cinética e formação de agregados em cristais iônicos pela técnica de absorção de dois fótons; 1985; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Gabriel Pinto de Souza

Ressonância de fano na absorção de dois fótons em defeitos cristalinos; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Tomaz Catunda

Conjugação de fase por mistura degenerada de quatro ondas em Rubi e GsAlO3: Cr+3; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Jeremias Francisco de Araújo

Ótica e tecnologia de filmes finos; 1983; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Luiz Antônio de Oliveira Nunes

Espectroscopia de dois átomos fótons de Eu+2 em um campo cristalino de simetrias Oh e C2v; 1983; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Lucas Orlandi de Oliveira

Desenvolvimento de um sistema para detecção de ceratocone subclínico utilizando mapas da superfície anterior da córnea e Deep Learning; 2024; Tese (Doutorado em Física Computacional) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Vicente Silva Mattos

Investigação da composição mineral e morfológica de tecidos dentários utilizando espectroscopia Raman; 2024; Tese (Doutorado em Física Biomolecular) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Yuri Sarreta Oda

Detecção de plantas daninhas e plantas de soja utilizando imagens multiespectrais e Visão Computacional; 2023; Tese (Doutorado em Física Biomolecular) - Instituto de Física de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Andre Orlandi de Oliveira

Retinografo Nao Midriatico Coaxial; 2017; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Andre Orlandi de Oliveira

Desenvolvimento de técnica de alinhamento óptico de um telescópio TMA; 2013; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Tiago Almeida Ortega

Desenvolvimento de cavidade para laser amarelo; 2012; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Lucimara Cristina Nakata Scaduto

Estudo de sensibilidade ao alinhamento e desenvolvimento de uma metodologia para alinhamento de sistemas ópticos por meio da análise de aberrações de frente de onda utilizando redes neurais artificiais; ; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Luis Alberto Vieira de Carvalho

Desenvolvimento de um instrumento percirúrgico para caratografia; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Fatima Maria Mitsue Yasuoka

Técnicas de Desenho Óptico e Avaliação da Qualidade de Imagens Em Sistemas Ópticos Por Medição de Função de Transferência Óptica; 1997; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Liliane Ventura Schiabel

Sistema de Medidas Automáticas de Vícios de Refração Ocular; 1995; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Mário Antônio Stefani

Medidores de distância por triangulação a laser; 1995; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Antônio César de Oliveira

Medida de parâmetros biomecânicos de olho com laser de baixa coerência; 1994; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Evandro José Tavares de Araujo Gouveia

Mistura de ondas em meio Kerr e biestabilidade óptica em filmes; 1992; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Gilberto Moretto

; ; 1991; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, ; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

José Leonil Duarte

Transferância de energia induzida por luz entre Cr+3 e Gd+3 em GdAlO3: Cr+3; 1990; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Tomaz Catunda

Conjugação de fase e modulação transversal de fase em cristais dopados com Cr+3; 1989; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Luiz Antônio de Oliveira Nunes

Espectroscopia de dois fótons do íon Gd+3 em estruturas Perovskitas; 1988; 0 f; Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física e Química de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Luisa Ranucci Mazzola

Efeitos da riboflavina e da luz ultravioleta sobre o crosslinking do colágeno da córnea; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Físicas e Biomoleculares) - Instituto de Física de São Carlos; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Luiza Chiaretti da Silva Sibila

Estudo da absorção de soluções de riboflavina em córneas de suínos com a utilização da ressonância magnética nuclear no dominío do tempo (RMN-DT); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Físicas e Biomoleculares) - Instituto de Física de São Carlos; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

MATHEUS DIEGO DA SILVA

Desenvolvimento de sistema de deposição de materiais metálicos a laser de fibra por malha fechada; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola de Engenharia de São Carlos; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Bruno Sartorelli Laissener

Domínio de técnicas e prototipagem de subsistemas de um Biômetro Óptico; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Física Computacional) - Instituto de Física de São Carlos; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Rafael Francisco Santiago de Souza

Influência da radiação ultravioleta no envelhecimento do cristalino humano e na formação da catarata relacionada à idade; 2017; Iniciação Científica - Instituto de Física de São Carlos; Orientador: Jarbas Caiado de Castro Neto;

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS, THAIS TEDESCHI ; MATTOS, VICENTE SILVA ; MOLENA, KELLY FERNANDA ; DE PAULA-SILVA, FRANCISCO WANDERLEY GARCIA ; DE OLIVEIRA, HARLEY FRANCISCO ; FARAONI, JULIANA JENDIROBA ; NELSON-FILHO, PAULO ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; PALMA-DIBB, REGINA GUENKA ; DE QUEIROZ, ALEXANDRA MUSSOLINO . The effects of re-irradiation on the chemical and morphological properties of permanent teeth. RADIATION AND ENVIRONMENTAL BIOPHYSICS , v. 84, p. 2399, 2024.

  • MONTALVÃO, FELIPE FLORES ; DE ALMEIDA, IAGO CARVALHO ; PINTO, VINÍCIUS PEREIRA ; DE OLIVEIRA, BRUNO PEREIRA ; YASUOKA, FÁTIMA MARIA MITSUE ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . Peltier-based temperature regulation: A method for performance optimization in solid-state lasers. METHODSX , v. 13, p. 102873, 2024.

  • PAOLILLO, FERNANDA ROSSI ; LUCCAS, GIOVANA ANIELLE ALCALDE ; PARIZOTTO, NIVALDO ANTONIO ; PAOLILLO, ALESSANDRA ROSSI ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR . The effects of transcranial laser photobiomodulation and neuromuscular electrical stimulation in the treatment of post-stroke dysfunctions. Journal of Biophotonics , v. 220260, p. 1-13, 2023.

  • PEREIRA PINTO, VINÍCIUS ; PEREIRA DE OLIVEIRA, BRUNO ; MITSUE YASUOKA, FÁTIMA MARIA ; COURTEILLE, PHILIPPE WILHELM ; CAIADO DE CASTRO NETO, JARBAS . Exploring Quantum Comprehension Through the Elitzur-Vaidman Bomb Testing Problem. Brazilian Journal of Physics , v. 53, p. 152, 2023.

  • BARRERA-PATIÑO, C.P. ; MATTOS, VICENTE SILVA ; DE PAULA D'ALMEIDA, CAMILA ; DE OLIVEIRA, ÉVERTON LUCAS ; DE OLIVEIRA, LUCAS ORLANDI ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR . Light interaction with natural photonic crystal from band gap structure to possible light localization phenomena. Photonics and Nanostructures-Fundamentals and Applications , v. 52, p. 101089, 2022.

  • MAGALHÃES, OTAVIO DE AZEVEDO ; DE ALCANTARA, RAFAEL JORGE ALVES ; GOMES, JOSÉ ALVARO PEREIRA ; CAIADO DE CASTRO NETO, JARBAS ; SCHOR, PAULO . Titanium Powder 3D-Printing Technology for a Novel Keratoprosthesis in Alkali-Burned Rabbits. Translational Vision Science & Technology , v. 11, p. 14, 2022.

  • SARRETA, YURI ; DE CASTRO NETO, JARBAS . Effects of 660 nm laser irradiation of soybean seeds on germination, emergence and seedling growth. Acta Agrophysica , v. 28, p. 5-18, 2021.

  • CASARIN, HEITOR HUSSNI ; MATTOS, VICENTE SILVA ; CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; CHINELATTI, MICHELLE ALEXANDRA . Chemical and morphological changes of femtosecond laser-irradiated enamel using subablative parameters. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE , v. -, p. jemt.23795, 2021.

  • PAOLILLO, FERNANDA ROSSI ; BORGHI-SILVA, AUDREY ; ARENA, ROSS ; PARIZOTTO, NIVALDO ANTONIO ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; KURACHI, CRISTINA ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR . Effects of infrared radiation and exercise on bone mass: implications for the prevention and management of osteoporosis. RESEARCH ON BIOMEDICAL ENGINEERING , v. 36, p. 49-57, 2020.

  • PAOLILLO, FERNANDA ROSSI ; MATTOS, VICENTE SILVA ; BORGHI-SILVA, AUDREY ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO . Advanced Glycation Endproducts as Biomakers for Risk of Diabetes and Cardiovascular Diseases by Skin Autofluorescence: A Noninvasive Optical Screening. Photobiomodulation, Photomedicine, and Laser Surgery , v. XX, p. photob.2018.4563-7, 2019.

  • PAOLILLO, FERNANDA ROSSI ; ROMANO, RENAN ARNON ; DE MATOS, LUCIANA ; MARTIN, AIRTON ABRAHÃO ; GUIMARÃES, FRANCISCO EDUARDO GONTIJO ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR . Short-term and long-term effects of osteoporosis on incisor teeth and femoral bones evaluated by Raman spectroscopy and energy dispersive X-ray analysis in ovariectomized rats. JOURNAL OF BONE AND MINERAL METABOLISM , v. 1, p. 1-10, 2018.

  • PAOLILLO, FERNANDA R. ; MATTOS, VICENTE S. ; DE OLIVEIRA, ANDRÉ O. ; GUIMARÃES, FRANCISCO E. G. ; BAGNATO, VANDERLEI S. ; DE CASTRO NETO, JARBAS C. . Noninvasive assessments of skin glycated proteins by fluorescence and Raman techniques in diabetics and nondiabetics. Journal of Biophotonics , v. 1, p. e201800162, 2018.

  • Jarbas C. Castro . P&D versus inovação. Estudos Avançados , v. 90, p. 103-106, 2017.

  • PAOLILLO, FERNANDA ROSSI ; ROMANO, RENAN ARNON ; DE MATOS, LUCIANA ; RODRIGUES, PHAMILLA GRACIELLI SOUSA ; PANHÓCA, VITOR HUGO ; MARTIN, AIRTON ABRAHÃO ; SOARES, LUIS EDUARDO SILVA ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR . Fluorescence Spectroscopy of Teeth and Bones of Rats to Assess Demineralization: In Vitro, In Vivo and Ex Vivo Studies. Journal of Photochemistry and Photobiology. B, Biology , v. 165, p. 291, 2016.

  • SCADUTO, Lucimara Cristina Nakata ; SASIAN, JOSE ; STEFANI, MARIO ANTONIO ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . Two-mirror telescope design with third-order coma insensitive to decenter misalignment. Optics Express , v. 21, p. 6851, 2013.

  • SKAF, M. ; BERNARDES, A B S ; MELO JR, L A S ; TOGNIN, F. ; COSTA, R A ; Neto, Jarbas Caiado de Castro ; CARDILLO, J A . Agreement of Rebound Tonometer (Icare) with tree types of applanation tonometers. Investigative Ophthalmology & Visual Science (Online) , v. 49, p. 1, 2008.

  • CASTRO NETO, J. C. ; COSTA, R A ; SKAF, M ; MELO JR, L A S ; CALUCCI, D ; CARDILLO, J A ; HUANG, D ; WOJTKOWSKI, M . Retinal assessment using optical coherence tomography. PROGRESS IN RETINAL AND EYE RESEARCH , v. 25, p. 325-353, 2006.

  • CARVALHO, L A ; CHAMON, W ; SCHOR, P ; CASTRO NETO, J. C. . Quantitative comparison of different-shaped wavefront sensors and preliminary results for defocus aberrations on a mechanical eye. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , v. 69, n.2, p. 239-247, 2006.

  • CARVALHO, L. A. V. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . The Placido Wavefront Sensor and Preliminary Measurement on a Mechanical Eye. OPTOMETRY AND VISION SCIENCE , v. 83, p. 108-118, 2006.

  • SKAF, M ; BERNARDES, A B S ; MELO JR, L A S ; TOGNIN, F. ; COSTA, R A ; CASTRO NETO, J. C. . OCT Assessment of the retinal nerve fiber layer thickness of the peripapillary area in normal and glaucomatous eyes. Investigative Ophthalmology & Visual Science , v. 47, p. 1, 2006.

  • DARE, A. J. ; CARDILO, J. A. ; JORGE, R ; TOGNIN, F. ; COSTA, R A ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . A single Spot Long- Pulse 810-nm Diode Laser Infrared Radiation. A possible alternative approach for the treatment of Ischemic and Diffuse Diabetic Macular Edema. Investigative Ophthalmology & Visual Science , v. 47, p. 1, 2006.

  • CARVALHO, L A ; CHAMON, W ; SCHOR, P ; J, C, CASTRO . Comparações quantitativas entre o sensor Hartmann-Shack e o sensor de Castro e resultados preliminares para um olho mecânico. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , v. 69, p. 1, 2006.

  • CARVALHO, L A ; J, C, CASTRO ; CHAMON, W ; SCHOR, P . A new wavefront sensor with polar symmetry: quantitative comparisons with a Shack-Hartmann wavefront sensor. Journal of Refractive Surgery , v. 22, p. 954, 2006.

  • TAYPE, C.A. ; CASTRO, J.C. ; ACCINELLI, R.A. ; HERRERA-VELIT, P. ; SHAW, M.A. ; ESPINOZA, J.R. . Association between SLC11A1 polymorphisms and susceptibility to different clinical forms of tuberculosis in the Peruvian population. Infection, Genetics and Evolution (Print) , v. 6, p. 361-367, 2006.

  • COSTA, R A ; CALUCCI, D ; PACCOLA, L ; JORGE, R ; CARDILLO, J A ; CASTRO NETO, J. C. ; SCOTT, I U . Occult Chorioretinal Anastomosis in Age-Related Macular Degeneration: A Prospective Study by Optical Coherence Tomography. AMERICAN JOURNAL OF OPHTHALMOLOGY , v. 140, n.1, p. 107.e1-107.e18, 2005.

  • SKAF, M ; BERNARDES, A B S ; CARDILLO, J A ; COSTA, R A ; MELOR JR, L A S ; CASTRO NETO, J. C. ; VARMA, R . Retinal nerve fibre layer thickness profile in normal eyes using third-generation optical coherence tomography. EYE , London, v. 20, p. 431-439, 2005.

  • CASTRO NETO, J. C. . Olhar aguçado [Depoimento a Dinorah Ereno]. Pesquisa FAPESP (Impresso) , São Paulo, v. 114, n.114, p. 70-71, 2005.

  • SKAF, M ; BERNARDES, A B S ; MELO JR, L A S ; COSTA, R A ; CASTRO NETO, J. C. ; CARDILLO, J A . Assessment of normal and early glaucomatous retinal nerve fiber layer thickness using a new optical coherence tomography approach. Investigative Ophthalmology & Visual Science , v. 45, p. 1, 2005.

  • CARVALHO, L A ; J, C, CASTRO . Wavefront sensor with cylindrical symmetry and preliminary comparison with the Hartmann-Shack sensor for visual optics applications. Diabetes Technology & Therapeutics , v. 2, p. 2, 2005.

  • CARVALHO, L A V ; SCHOR, P ; CHAMON, W ; CASTRO NETO, J. C. . Instrumento computadorizado para medidas in vivo do poder refrativo da córnea durante oato cirúrgico. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 17, n.1, 2004.

  • SKAF, M ; BERNARDES, A B S ; CARDILLO, J A ; COSTA, R A ; MELO JR, L A S ; CASTRO NETO, J. C. . Optical coherence tomography measurements of the retinal nerve fiber layer profile in normal eyes. Investigative Ophtalmology & Visual Science , v. 45, p. 3342, 2004.

  • COSTA, R A ; CALUCCI, D ; SKAF, M ; CARDILLO, J A ; DE CASTRO N., JARBAS C. ; MELO JR, L A ; MARTINS, M C . Optical coherence tomography 3: automatic delineation of the outer neural retinal boundary and its influence on retinal thickness measurements. Investigative opthalmology & visual science , v. 45, p. 1, 2004.

  • CARVALHO, L A V ; CASTRO NETO, J. C. . Preliminary results of an instrument for measuring the optical aberrations of the human eye. Brazilian Journal of Physics , v. 33, n.1, p. 140-147, 2003.

  • ROIZENBLATT, R. ; FARAH, M. E. ; CASTRO NETO, J. C. ; CARDILLO, J A ; COSTA, R A ; ROIZENBLATT, J. . Diode laser modifications for treatment of choroidal neovasculisation. Lasers in Medical Science , Godalming, v. 18, n.1, p. 43-44, 2003.

  • CARVALHO, L A ; ROMÃO, A. C. ; STEFANI, M. ; YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Preliminary results of a high-resolution refractometer using the Hartmann-Shack wave-front sensor: part I. Arquivos brasileiros de Oftalmologia , v. 66, p. 1, 2003.

  • CARVALHO, L A ; ROMÃO, A. C. ; YASUOKA, F. M. M. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro ; STEFANI, M. . Resultados preliminares com refratrômetro de alta resolução, usando sensor de frente de onda de Hartmann-Shack: parte I. Arquivos brasileiros de oftalmologia , v. 66, p. 1, 2003.

  • CARVALHO, L A V ; CASTRO NETO, J. C. ; CARVALHO JR, L. A. V. . Measuring higher order optical aberrations of the human eye: techniques and applications. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Ribeirão Preto, v. 35, n.11, p. 1395-1406, 2002.

  • CARVALHO, L A ; STEFANI, M. ; ROMÃO, A C ; CARVALHO, L. ; CASTRO NETO, J. C. ; TONISSI JR, S. ; SCHOR, P ; CHARMON, W. . Videokeratoscopes for dioptric power measurement during surgery. JOURNAL OF CATARACT AND REFRACTIVE SURGERY , New York, v. 28, n.11, p. 2006-2016, 2002.

  • CARVALHO, L. A. V. ; ROMÃO, A C ; TONISSI, S. ; YASUOKA, F. M. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro ; SCHOR, P . Videokeratograph (VKS) for monitoring corneal curvature during surgery. Arquivos brasileiros de oftalmologia , v. 65, p. 1, 2002.

  • CARVALHO, L. A. V. ; ROMÃO, A C ; TONISSI, S. ; YASUOKA, F M M ; Neto, Jarbas Caiado de Castro ; SCHOR, P . Videocertógrafo para monitoramento da curvatura da córnea durante a cirurgia. Arquivos brasileiros de Oftalmologia , v. 65, p. 1, 2002.

  • CARVALHO, L. A. V. ; BRUNO, O. M. ; CASTRO NETO, J. C. ; CHAMON, W . Presbyopia and Accommodation. Presbyopia: a surgical textbook , v. 51, p. 1, 2002.

  • CARVALHO, L A ; STEFANI, M. ; ROMÃO, A C ; TONISSI, S. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Processamento digital de imagens refletidas pelo filme lacrimal da superfície anterior da córnea. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica , v. 17, n.3, p. 113-122, 2001.

  • CARVALHO, L A ; STEFANI, M. ; ROMÃO, A. C. ; TONISSI, S. ; CASTRO NETO, J. C. . Digital processing of image reflected from the lachrymal film of the anterior corneal surface. Revista brasileira de Engenharia Biomédica , v. 17, p. 1, 2001.

  • CARVALHO, L. A. V. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro ; SCHOR, P ; CHAMON, W ; CARVALHO, L. . wave-front measurements of the human eye using the Hartmann-shack sensor and current state-of-the-art technology for excimer laser refractive surgery. Lasik and Beyond Lasik , v. 1, p. 1, 2001.

  • CARVALHO, L. A. V. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro ; SCHOR, P ; CHAMON, W . A software nsimulation of Hartmann-Schack patterns for real corneas. International Symposium: Adaptive Optics , v. 1, p. 1, 2000.

  • ZIMMERMAN, M. L. ; CASTRO NETO, J. C. ; KLEPPNER, D. . Diamagnetic structure of Na Rydberg states. SPIE MILESTONE SERIES MS , v. 1, p. 1, 2000.

  • CARVALHO, L A V ; TONISSI JR, S. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Preliminary tests and construction of a simple computerized quantitative surgical keratometer. Cataract And Refractive Surgery, London, v. 25, n.16, p. 821-826, 1999.

  • CARVALHO, L A ; TONISSI, S. A. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . Preliminary results of a computerized Placido disk surgical corneal topographer. BiOS'99 International Biomedical Optics Symposium , v. 53, p. 1, 1999.

  • OLIVEIRA, A. C. ; YASUOKA, F. M. M. ; SANTOS, J B ; CARVALHO, L. A. V. ; CASTRO NETO, J. C. . Low-coherence lock-in interferometer for ophthalmology. REVIEW OF SCIENTIFIC INSTRUMENTS , v. 69, n.4, p. 1877, 1998.

  • VENTURA, L. ; SOUZA, J. F. S. ; CASTRO NETO, J. C. . Detection system for ocular refractive error measurement. PHYSICS IN MEDICINE AND BIOLOGY , EUA, v. 43, p. 1303-1316, 1998.

  • CARVALHO, L. A. V. ; TONISSI, S. A. ; ROMÃO, A. C. ; SANTOS, L. E. ; YASUOKA, F. M. M. ; OLIVEIRA, A. C. ; SCHOR, P ; CHAMON, W ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um instrumento computadorizado para medida do poder refrativo da córnea (videoceratógrafo). ARQUIVOS BRASILEIROS DE OFTALMOLOGIA , v. 61, n.6, p. 640-654, 1998.

  • CARVALHO, L. A. V. ; PARANAGUÁ, E. ; SANTOS, L. E. ; TONISSI JR, S. A. ; ROMÃO, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um instrumento computadorizado para avaliação da curvatura da córnea humana. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 12, n.3, p. 81-90, 1997.

  • VENTURA, L. ; SOUSA, S. J. F. ; MASILI, M. ; SANTOS, L. E. R. ; VIEIRA, L. A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de Um 'Software' Para A Determinação Automatizada de Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo Oculares. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 11, n.2, p. 77-83, 1996.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Detecção de Interfaces Intra-Oculares Por Interferometria Com Fonte de Luz de Baixa Coerência. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 11, n.2, p. 97-104, 1996.

  • CARVALHO, L. A. V. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema para medida da curvatura da córnea durante o ato cirúrgico. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 11, n.3, p. 1, 1996.

  • OLIVEIRA, A. C. ; RAMOS, E. ; CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, S. J. F. . Análise biométrica ocular por interferometria com laser de baixa coerência. REVISTA BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA (IMPRESSO) , v. 54, n.6, p. 417-420, 1995.

  • VENTURA, L. ; CASTRO NETO, J. C. . Ametropias oculares. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo) , v. 17, n.4, p. 305, 1995.

  • VENTURA, L. ; SOUSA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema automático de medidas de vícios de refração ocular. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 10, n.4, p. 139-150, 1995.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Processos de transferência de energia em sólidos. Semina, v. 14/15, n.4, 1994.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Development of an automatic system for ocular refraction measurements. Physics in Medicine and Biology , v. 39a, p. 146, 1994.

  • VENTURA, L. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema para diagnóstico de erros refrativos oculares. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 9, n.2, p. 55-60, 1994.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; SOUSA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Novo método de medidas objetivas de erros refrativos oculares. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 9, n.4, p. 147, 1994.

  • VENTURA, L. ; OLIVEIRA, L. ; CASTRO NETO, J. C. ; GALLO, J. H. ; LI, M. S. . Photochemical hole burning in OH-/Na+ doped KCl R2-band. Physical Review B , EUA, v. 8, n.4, p. 124-129, 1993.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; TONISSI JR, S. A. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema de detecção de luz I.V. espalhada pela retina.. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 8, n.3, p. 111-116, 1993.

  • GOUVEIA, E. A. ; GUEDES, I. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro ; ZILIO, S. C. . Influence of photon-assisted energy transfer on the nonlinear refractive index of GdAIO 3: Cr 3+. Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics) , v. 46, p. 14387-14391, 1992.

  • DUARTE, JOSE´ ; CASTRO, JARBAS . Photon-assisted off-resonance energy transfer between Cr3+ and Gd3+ in GdAlO3. Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics) , v. 46, p. 6578-6581, 1992.

  • YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. ; NUNES, L. A. O. . Optical spectroscopy of Eu2+ ions coupled to CN- and OCN- molecular ions in KCl. Physical Review B , EUA, v. 43, n.11, p. 9295-9297, 1991.

  • CANSIAN, A. M. ; CATUNDA, T. ; J, C, CASTRO . Auto-diffraction experience in alexandrite. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) , v. 1, p. 1, 1991.

  • CATUNDA, T. ; CANSIAN, A. M. ; CASTRO, J. C. . Saturation effects in degenerate four-wave mixing in ruby and GdAIO_3:Cr^+3. Journal of the Optical Society of America. B, Optical Physics , v. 8, p. 820, 1991.

  • NUNES, L. A. O. ; PÁDUA, S. J. N. ; CASTRO NETO, J. C. . Two-photon spectroscopy in GdAlO3.. Physical Review B , EUA, v. 41, n.7, p. 4736-4738, 1990.

  • TONISSI JR, S. A. ; YASUOKA, F. M. M. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de aquisição de dados baseados em microcomputador da linha IBM-PC. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 5, n.4, p. 412-429, 1990.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO, J. C. . Light induced energy transfer from Cr+3 and GdAIO 3: Cr+3. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 1, p. 1, 1990.

  • CANSIAN, A. M. ; CATUNDA, T. ; JC CASTRO . Saturation effect in the four wave degenerated mixture in ruby and GdAIO sub (3): Cr sup (+3). Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 1, p. 1, 1990.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO, J. C. . Transfer of light induced energy between Cr sup (+3) e Gd sup (+3) no Gda10 sub (3): Cr sup (+3). Physica Status Solidi , v. 1, p. 1, 1990.

  • PÁDUA, S. J. N. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Absorption and luminescence spectroscopy of GdAlO3: Eu+3. JOURNAL OF LUMINESCENCE , EUA, v. 43, n.6, p. 379-381, 1989.

  • SCALA JR, N. L. ; TONISSI JR, S. A. ; BAGNATO, V. S. ; CASTRO NETO, J. C. . Controlador de temperatura para laser de semicondutores. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 4, n.4, p. 389-396, 1989.

  • NUNES, L. A. O. ; IORIATTI, L. ; CASTRO NETO, J. C. ; ZILIO, S. C. . Two-photon absorption spectroscopy of precipitated phases of Eu^{2+} in KCl single crystals. Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics) , Nova Yorque, v. 37, n.2, p. 993-997, 1988.

  • NUNES, L. A. O. ; IORIATTI, L. ; CASTRO NETO, J. C. ; ZILIO, S. C. . Temperature dependence of two-photon absorption linewidths of Eu 2 + in . Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics) , EUA, v. 37, n.12, p. 7058-7062, 1988.

  • BAGNATO, V. S. ; J, C, CASTRO ; LI, M. S. ; ZILIO, S. C. . Cooling and trapping neutral atoms with radiative forces. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 18, p. 1, 1988.

  • LORIATTI, L. ; J, C, CASTRO ; NUNES, L. A. O. ; ZILIO, S. C. . Line shift of two-photon transitions of Eu^{2+} in CaF_{2} as a function of temperature. Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics) , v. 38, p. 7839-7840, 1988.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Phase conjugation in GdAlO3:Cr+3 and ruby. OPTICS COMMUNICATIONS , Singapure, v. 63, n.3, p. 185-190, 1987.

  • COSTA, L. F. ; CIAMBARELLA, E. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de aquisição de dados e atuação baseado no Apple II para uso em física experimental. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 2, n.3, p. 191-198, 1987.

  • NUNES, L. A. O. ; MATINAGA, F. M. ; CASTRO NETO, J. C. . A microprocessor controlled system for pulsed laser experiments and its application in two photon absorption spectroscopy of CaF2: EU+2. Revista de Física Aplicada e Instrumentação , v. 2, p. 198, 1986.

  • CATUNDA, T. ; ANDREETA, J. P. ; CASTRO NETO, J. C. . Differential interferometric technique for the measurement of the nonlinear index of refraction of ruby and GdAIO_3:Cr^+3. Applied Optics , v. 25, n.14, p. 2391, 1986.

  • ARAÚJO, C. B. ; LEITE, J. R. R. ; CASTRO NETO, J. C. . Pesquisa em ótica moderna. Boletim Informativo Sbf, v. 3, p. 5, 1986.

  • NUNES, L. A. O. ; MATINAGA, F. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Two-photon absorption spectroscopy of Eu^{2+} ions in KCl and KI. Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics) , EUA, v. 32, n.12, p. 8356-8360, 1985.

  • NUNES, L. A. O. ; MATINAGA, F. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Low-cost data-acquisition system for pulsed laser experiments. REVIEW OF SCIENTIFIC INSTRUMENTS , EUA, v. 55, n.1880, p. 1880, 1984.

  • CASTRO NETO, J. C. ; BAGNATO, V. S. ; NUNES, L. A. O. ; ZILIO, S. C. ; SCHEEL, H. . Infrared electronic transitions of Eu+ 3 in GdAIO 3. SOLID STATE COMMUNICATIONS , v. 49, p. 1, 1984.

  • ARAÚJO, J. F. ; MAURICI, N. ; CASTRO NETO, J. C. . Filmes finos para ótica de precisão. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line , v. 3, p. 35-45, 1983.

  • CASTRO NETO, J. C. . Instrumentação UV e VUV para radiação síncroton. Técnicas e Aplicações da Radiação Síncroton, Rio de Janeiro, v. 8, 1983.

  • CASTRO NETO, J. C. . The structure of Rydberg states in strong magnetic fields. AMERICAN PHYSICAL SOCIETY. BULLETIN , EUA, v. 26, n.3, p. 202, 1981.

  • CASTRO, JARBAS C. ; ZIMMERMAN, MYRON L. ; HULET, RANDALL G. ; KLEPPNER, DANIEL ; FREEMAN, RICHARD R. . Origin and Structure of the Quasi-Landau Resonances. PHYSICAL REVIEW LETTERS , v. 45, p. 1780-1783, 1980.

  • CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, M F . The OCN− vibrational spectrum and the phase transitions in KCNxKCl1−x single crystals. PHYSICA STATUS SOLIDI B-BASIC SOLID STATE PHYSICS , EUA, v. 86, p. 137-144, 1978.

  • ZIMMERMAN, M. L. ; CASTRO NETO, J. C. ; KLEPPNER, D. . Diamagnetic Structure of Na Rydberg States. PHYSICAL REVIEW LETTERS , EUA, v. 40, n.16, p. 1083-1086, 1978.

  • Neto, Jarbas Caiado de Castro ; BASSO, H. C. ; MOKROSS, B. J. ; SOUZA, M F . Analysis of the absorption spectra of the OCN- and H substitutional impurities in KCN. Physica Status Solidi , v. 1, p. 1, 1978.

  • JC CASTRO ; BASSO, H. C. ; LI, M. S. ; SOUZA, M F . Phase transitions and optical properties of KCN-KCI monocrystals. Solid State Physics , v. 1, p. 1, 1977.

  • CASTRO NETO, J. C. ; BASSO, H. C. ; SOUZA, M F . Local mode of H− substitutional ion in KCN. PHYSICA STATUS SOLIDI B-BASIC SOLID STATE PHYSICS , EUA, v. 77, n.2, p. 685-692, 1976.

  • CASTRO NETO, J. C. . Optical barrier penetration−a simple experimental arrangement. AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS , EUA, v. 43, p. 107, 1975.

  • CASTRO NETO, J. C. ; ROBERT, R. ; SOUZA, M F . The H− Ion as a Diffusion Trap for Divalent Ions in KCl. PHYSICA STATUS SOLIDI B-BASIC SOLID STATE PHYSICS , EUA, v. 71, n.1, p. 351-358, 1975.

  • OLIVEIRA, A. O. ; YASUOKA, F. M. M. ; DE CASTRO N., JARBAS C. . Cap 1. Propriedades físicas dos lasers utilizados em oftalmologia. In: Adriana dos Santos Forseto; Marcony R. Santhiago; Roberto Murillo Limong. (Org.). Lasers em Oftalmologia. 1ed.: , 2019, v. , p. 2-4.

  • CASTRO NETO, J. C. ; STEFANI, M. A. ; BARBALHO, S. A. . A indústria e os obstáculos ao desenvolvimento de pesquisas, produtos e aplicações na área espacial no Brasil. In: Rodrigo Rollemberg ; Elizabeth Machado Veloso (coord.) ; Alberto Pinheiro de Queiroz Filho ... [et al.]. (Org.). A Política Espacial Brasileira - Caderno de Altos Estudos 07. Brasília: Edições Câmara, 2010, v. , p. 17-35.

  • YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Cap. 6. In: Bagnato, Vanderlei S.; Perussi F., Sérgio. (Org.). Optica e Fotônica: Da ciência à inovação, a evolução e as perspectivas no pólo tecnológico de São Carlos. São Paulo: Compacta, 2009, v. , p. 131-196.

  • YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. . Cap.9: Instrumentação Oftalmológica. In: Bruno, Odemir M.; Carvalho, Luís A. V.. (Org.). Óptica e Fisiologia da Visão ? Uma abordagem Interdisciplinar.. 1ed.São Paulo: Roca, 2008, v. 1, p. 139-142.

  • CARVALHO, L A ; CASTRO NETO, J. C. ; CHAMON, W ; SCHOR, P . O perfil corneano. In: M R Alves; W Chamon; W Noze. (Org.). Cirurgia Refrativa, Livro Oficial da Oftalmologia Brasileira em 2003. Rio de Janeiro: Editora Cultura Médica, 2003, v. , p. 21-49.

  • CHAMON, W ; SCHOR, P ; CARVALHO, L A ; CASTRO NETO, J. C. . Aspectos básicos da análise de frente de onda. In: M R Alves; W Chamon; W Noze. (Org.). Cirurgia Refrativa, Livro Oficial da Oftalmologia Brasileira em 2003. Rio de Janeiro: Editora Cultura Médica, 2003, v. 4, p. 51-64.

  • CARVALHO, L A ; BRUNO, O. M. ; CARVALHO, L A V ; CASTRO NETO, J. C. ; CHAMON, W ; SCHOR, P . Presbyopia and accomodation: anatomy, physiology, and optics. In: Argawal, A. (Org.). Presbyopia: a surgical textbook. Thorofare, Sslack: , 2002, v. 1, p. 51-60.

  • CARVALHO, L A V ; CASTRO NETO, J. C. ; SCHOR, P ; CHAMON, W ; CARVALHO, L A . Wave-front measurements of the human eye with the Hartmann-Schack sensor - current state of the art technology for excimer laser refractive surgery. In: P Schor; W Chamon. (Org.). Lasik and Beyond Lasik - Wavefront analysis and customized ablation. : Highlights of Ophthalmology, 2001, v. , p. -.

  • YASUOKA, F. M. M. ; ROMÃO, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Optical and Mechanical Design of an Ophtalmic Instrument: Slit lapm. In: R. Gazzinelli; R L Moreira; W N Rodrigues. (Org.). Optical and Mechanical Design of an Ophtalmic Instrument: Slit lamp. Singapore: World Scientific Publishing, 1996, v. , p. -.

  • ARAÚJO, C. B. ; CRUZ, C. H. B. ; CASTRO NETO, J. C. ; GALLAS, J. ; CANUTO, S. ; BAGNATO, V. S. . A Física no Brasil na Próxima Década - vol. Física Atômica, Molecular e Óptica. In: C H Brito Cruz; J C Castro Neto; J Gallas; S Canuto; V S Bagnato. (Org.). A Física no Brasil na Próxima Década - vol. Física Atômica, Molecular e Óptica. São Paulo: , 1990, v. , p. -.

  • J, C, CASTRO . Novas câmeras aumentarão alcance de imagens de satélite Amazonia-1. USP, 16 fev. 2016.

  • J, C, CASTRO . Spin-off do IFSC participa da construção de satélite brasileiro. IFSC -USP, 03 fev. 2016.

  • J, C, CASTRO . Brasil pode lançar satélite 100% brasileiro em 2018. São Carlos Agora, 25 jan. 2016.

  • REBELO, A. ; SANTOS, S. A. M. ; MUNIZ, S. R. ; COURTEILLE, P. W. ; MENDONCA, C. R. ; GUIMARAES, F. E. G. ; KURACHI, C. ; MAREGA JUNIOR, E. ; HENN, E. A. L. ; BAGNATO, V. S. ; ZUCOLOTTO, V. ; FARIA, R. M. ; GOMES, A. S. L. ; MASCARENHAS, S. ; ANDRICOPULO, A. D. ; OLIVA, G. ; BOLZANI, V. S. ; CATALANI, L. H. ; RANIERI, F. ; CASTRO NETO, J. C. ; et.al . USP São Carlos marcará presença na 67ª Reunião Anual da SBPC. USP - São Carlos, São Carlos, SP, 03 jul. 2015.

  • J, C, CASTRO . Docente do IFSC debate empreendedorismo inovador. IFSC - USP, 20 jun. 2015.

  • J, C, CASTRO . A nova tecnologia do míssil brasileiro A-Darter. Jornal GGN, 29 abr. 2015.

  • CASTRO, J. C. . Tecnologia de sensor cria sistema inovador para guiar míssil. USP, 24 abr. 2015.

  • CASTRO, J. C. . A-Darter - Instituto de Física de São Carlos participa de novo míssil. Defesa net, 23 abr. 2015.

  • DE CASTRO N., JARBAS C. ; RIBEIRO, R. . Spin-off do IFSC/ USP participa do desenvolvimento do míssil A - Darter. IFSC ONLINE, São Carlos, SP, 22 abr. 2015.

  • CASTRO, J. C. . Leque de inovações Opto, de São Carlos, desenvolve e produz lasers para a área médica, além de dispositivos ópticos para a defesa e câmeras para satélite. Revista Pesquisa, 13 mar. 2015.

  • DE CASTRO N., JARBAS C. . Leque de Inovações. Revista FAPESP, p. 72 - 75, 01 mar. 2015.

  • CASTRO NETO, J. C. . Instrumentos do saber. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, SP, 01 jan. 2015.

  • J, C, CASTRO . Estudo no MIT levou Jarbas Caiado de Castro Neto a criar oficina óptica na USP e empresa de sucesso. Revista Pesquisa, 01 jan. 2015.

  • CASTRO NETO, J. C. . Cientistas brasileiros atuam em satélite sino-brasileiro. USP, 18 dez. 2014.

  • MAREGA JUNIOR, E. ; BAGNATO, V. S. ; KURACHI, C. ; HENN, E. A. L. ; DE CASTRO N., JARBAS C. ; MUNIZ, S. R. ; COURTEILLE, P. W. . XIX Semóptica - 2014 Circo da Ciência da Praça 15. Primeira Página, p. A10, 21 set. 2014.

  • JC CASTRO ; HENN, E. A. L. ; MAREGA JUNIOR, E. ; KURACHI, C. ; SOUZA, M F ; COURTEILLE, P. W. ; MUNIZ, S. R. ; BAGNATO, V. S. . XIX Semóptica - 2014 Mostra de Ciência, Difusão e Educação. IFSC Online, 28 ago. 2014.

  • CASTRO NETO, J. C. . Um dos caminhos para o sucesso do país. Primeira Página, São Carlos, p. A6, 22 out. 2013.

  • DE CASTRO N., JARBAS C. ; BAGNATO, V. S. ; BARBA, O. . Valor Econômico destaca vocação de São Carlos. Jornal A Folha, São Carlos, 19 ago. 2011.

  • Neto, Jarbas Caiado de Castro ; BAGNATO, V. S. ; BARBA, O. . São Carlos, a terra do doutor-empreendedor. Revista Valor Econômico, p. B2, 10 ago. 2011.

  • CASTRO, J. C. . Lente espacial Uma câmera feita no Brasil para fotografar a Terra vai equipar o satélite sino-brasileiro Cbers-3. Revista Pesquisa, 01 jun. 2008.

  • CASTRO NETO, J. C. . Projeto de saúde da Opto marca Rally dos Sertões. Jornal Primeira Página, São Carlos, p. B4, 06 set. 2005.

  • CASTRO, J. C. . Olhar Aguçado - Sensor faz diagnóstico mais detalhado das imperfeições visuais. Revista Pesquisa, 01 ago. 2005.

  • SOUZA, M F ; BAGNATO, V. S. ; CASTRO NETO, J. C. . Cientistas pregam fim do gargalo tecnológico nas empresas [Depoimento a Marco Rogério]. Jornal Primeira Página, São Carlos, p. A6, 05 jul. 2005.

  • BAGNATO, V. S. ; CASTRO NETO, J. C. ; FERREIRA, M F . Instituto de Física da USP realiza Fórum sobre inovação tecnológica. Jornal A Tribuna, São Carlos, 26 jun. 2005.

  • ORLANDI DE OLIVEIRA, LUCAS ; ORLANDI DE OLIVEIRA, ANDRÉ ; CAIADO DE CASTRO NETO, JARBAS . Analysis of tear film break-up time based on the tear film surface quality obtained using Placido rings images. In: Ophthalmic Technologies XXX, 2020, San Francisco. Ophthalmic Technologies XXX, 2020. v. 11218. p. 56.

  • SILVA MATTOS, VICENTE ; PAOLILLO, FERNANDA R. ; CAVALLINI, DANIEL ; DE ASSUMPÇÃO PEREIRA DA SILVA, MARCELO ; ANTONIO ALVES DE SOUZA, MARCO ; MARIA MITSUE YASUOKA, FATIMA ; EDUARDO GONTIJO GUIMARÃES, FRANCISCO ; CAIADO DE CASTRO NETO, JARBAS . Metal enhanced fluorescence using nanostructures on silver formed with Ti: Saphire femtosecond pulsed laser. In: Laserbased Micro and Nanoprocessing XIV, 2020, San Francisco. Laser-based Micro- and Nanoprocessing XIV, 2020. v. 11268. p. 73.

  • YASUOKA, FATIMA M. M. ; MATOS, LUCIANA ; CREMASCO, ANTONIO ; NUMAJIRI, MIRIAN ; MARCATO, RAFAEL ; OLIVEIRA, OTAVIO G. ; SABINO, LUIS G. ; CASTRO N., JARBAS C. ; BAGNATO, VANDERLEI S. ; CARVALHO, LUIS A. V. . Optical design of a novel instrument that uses the Hartmann-Shack sensor and Zernike polynomials to measure and simulate customized refraction correction surgery outcomes and patient satisfaction. In: SPIE BiOS, 2016, San Francisco. v. 9693. p. 96931O.

  • DE OLIVEIRA, ANDRÉ O. ; DE MATOS, LUCIANA ; CASTRO NETO, JARBAS C. . Evaluation of retinal illumination in coaxial fundus camera. In: SPIE Optical Engineering + Applications, 2016, San Diego. p. 994710.

  • CRISPIM, JOAO ; BOGAR, ADRIANO ; ALLEMANN, NORMA ; NETO, JARBAS C. C. ; CHAMON, WALLACE . Evaluation of eye tissue elasticity by means of sound propagation speed measuring in vivo. In: SPIE Biophotonics South America, 2015, Rio de Janeiro. p. 95310W-9532.

  • DE MATOS, LUCIANA ; CASTRO, GUILHERME ; CASTRO NETO, JARBAS C. . Coaxial fundus camera for opthalmology. In: SPIE Optical Engineering + Applications, 2015, San Diego. v. 9571. p. 957813-9557813.

  • MOTA, A. D. ; CESTARI, A. M. ; NUNES, L. A. O. ; OLIVEIRA, A. G. ; TERRUGI, C. H. B. ; ROSSI, G ; CASTRO, JARBAS ; LIGABO, J. P. B. ; ORTEGA, T. A. ; ROSA, T. . Design of high power LED-based UVA emission system and a photosensitive substance for clinical application in corneal radiation. In: SPIE 2015, 2015. International Conference on Solid State Lighting and LED-Based Illumination Systems. v. 1. p. 1.

  • STREUBEL, KLAUS P. ; JEON, HEONSU ; TU, LI-WEI ; STRASSBURG, MARTIN ; MOTA, ALESSANDRO D. ; ROSSI, GIULIANO ; DE CASTRO, GUILHERME CUNHA ; ORTEGA, TIAGO A. ; DE CASTRO N., JARBAS C. . Portable fluorescence spectroscopy platform for Huanglongbing (HLB) citrus disease in situ detection. In: SPIE OPTO, 2014, San Francisco. v. 9003. p. 90031U-90031U.

  • SCADUTO, L C N ; MALAVOLTA, A. T. ; MODUGNO, R G ; VALES, L. F. ; CARVALHO, e G ; EVANGELISTA, S. ; STEFANI, M A ; CASTRO NETO, J. C. . Focus adjustment method for CBERS 3&4 Satellites MUX camera to be performed in air condition and its experimental verification for best performance in orbital vacuum condition. In: ICSO 2012 - International conference on space optics, 2012, Ajaccio - Corse. Proceedings of International conference on space optics, 2012, 2012.

  • ORTEGA, TIAGO A. ; MOTA, ALESSANDRO D. ; COSTAL, GLAUCO Z. ; FONTES, YURI C. ; ROSSI, GIULIANO ; YASUOKA, FATIMA M. M. ; STEFANI, MARIO A. ; DE CASTRO N., JARBAS C. ; FORBES, ANDREW ; LIZOTTE, TODD E. . Development of the micro-scanning optical system of yellow laser applied to the ophthalmologic area. In: SPIE Optical Engineering + Applications, 2012, San Diego. p. 84900M.

  • STUCHI, JOSE AUGUSTO ; SIGNORETO BARBARINI, ELISA ; VIEIRA, FLAVIO PASCOAL ; DOS SANTOS, JR., DANIEL ; STEFANI, MÁRIO ANTONIO ; YASUOKA, FATIMA MARIA MITSUE ; CASTRO NETO, JARBAS C. ; LINHARI RODRIGUES, EVANDRO LUIS . <title>MTF measurements on real time for performance analysis of electro-optical systems</title>. In: SPIE Photonics Europe, 2012, Brussels. org.crossref.xschema._1.Title@52561c00. p. 84370H.

  • MOTA, A. D. ; ROSSI, G ; ORTEGA, T. A. ; COSTAL, G. Z. ; FONTES, Y. C. ; YASUOKA, F. M. M. ; STEFANI, M. A. ; CASTRO NETO, J. C. ; PAIVA, M. S. V. . Design of micro-second pulsed laser mode for ophthalmological CW self-raman laser. In: Solid State Lasers XX: Technology and Devices; SPIE Photonics West, The Moscone Center, 2011, San Francisco. Proceedings of SPIE ? February 2011. San Francisco, 2011. v. 7912.

  • BARBARINI, ELISA SIGNORETO ; DOS SANTOS, JR., DANIEL ; STEFANI, MÁRIO ANTONIO ; YASUOKA, FÁTIMA MARIA MITSUE ; CASTRO NETO, JARBAS C. ; RODRIGUES, EVANDRO LUÍS LINHARI . Optical analysis of electro-optical systems by MTF calculus. In: International Commission for Optics (ICO 22), 2011, Puebla. org.crossref.xschema._1.Title@193cac64. p. 80117P.

  • ORTEGA, T. A. ; MOTA, A. D. ; ROSSI, G ; CASTRO, G C ; FONTES, Y. C. ; COSTAL, G. Z. ; YASUOKA, F. M. M. ; STEFANI, M. A. ; LEE, A. ; PASK, H. ; CASTRO NETO, J. C. . Very compact and high-power CW self-Raman laser for ophthalmological applications. In: SPIE Photonics West, 2010, San Francisco. In: Proceedings of SPIE. San Francisco, 2010. v. 7578.

  • SCADUTO, L C N ; CARVALHO, e G ; SANTOS, A. R. ; SOARES, A L ; CASTELLAR, A. ; AZEKA, L. A. ; SOUZA, W. ; EVANGELISTA, S. ; SANTOS, A. G. ; MALAVOLTA, A. T. ; VALES, L. F. ; SEGORIA, D. ; SANTOS, F. S. ; CANDELORO, L. ; ALMEIDA, M. R. ; YASUOKA, F. M. M. ; MODUGNO, R G ; CARTOLANO, R. ; BARBALHO, S. A. ; CASTRO NETO, J. C. ; et.al . The Advanced Wide Field Imaging Camera (AWFI) for the Amazonia Brazilian Satellite. In: ICSO International Conference on Space Optics, 2010, Rhodes. Proceedings of ICSO 201. Rhodes, 2010.

  • CARVALHO, e G ; SCADUTO, L C N ; SOARES, A L ; SANTOS, A. G. ; EVANGELISTA, S. ; REBOLHO, D. ; SANTOS, A. R. ; CASTELLAR, A. ; AZEKA, L. A. ; SOUZA, W. M. ; MODUGNO, R G ; CARTOLANO, R. ; VALES, L. F. ; MALAVOLTA, A. T. ; BARBALHO, S. A. ; SANTOS, F. S. ; CANDELORO, L. ; SEGORIA, D. ; STEFANI, M A ; CASTRO NETO, J. C. ; et.al . THE BRAZILIAN MULTISPECTRAL CAMERA (MUX) FOR THE CHINA - BRAZIL EARTH RESOURCES SATELLITE - CBERS 3 & 4. In: ICSO 2010 - International Conference on Space Optics, 2010, Rhodes Island, Greece. Proceedings ICSO 2010 - International Conference on Space Optics, 2010.

  • SCADUTO, L C N ; CARVALHO, e G ; MODUGNO, R G ; CARTOLANO, R. ; EVANGELISTA, S. ; SEGORIA, D. ; SANTOS, A. G. ; STEFANI, M. A. ; CASTRO NETO, J. C. . THE BRAZILIAN WIDE FIELD IMAGING CAMERA (WFI) FOR THE CHINA - BRAZIL EARTH RESOURCES SATELLITE ? CBERS 3 & 4. In: ICSO 2010 - International Conference on Space Optics, 2010, Rhodes Island, Greece. Proceedings ICSO 2010 - International Conference on Space Optics, 2010.

  • SCADUTO, L C N ; MODUGNO, R G ; SOARES, A L ; CARVALHO, e G ; YASUOKA, F. M. M. ; STEFANI, M. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Avaliação do desempenho do sistema óptico da Câmera Multiespectral (MUX) dos satélites CBERS 3 e 4. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto ? XIV SBSR, 2009, Natal. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Natal, RN, 2009.

  • CARVALHO, L A V ; CASTRO NETO, J. C. . Topografia e refração. In: Congresso Brasileiro de Oftalmologia, 2000, Natal. Congresso Brasileiro de Oftalmologia, 2000.

  • CARVALHO, L A ; CASTRO NETO, J. C. ; SCHOR, P ; CHAMON, W . A software simmulation of Hartmann-Schack patterns for real corneas. In: International Symposium: Adaptive Optics: From Telewcopes to the Human Eye, 2000, Murcia. International Symposium: Adaptive Optics: From Telewcopes to the Human Eye, 2000.

  • PASCON, A. M. ; SANTOS, J B ; YASUOKA, F M M ; ANJOS, V. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Development of an acquisition and processing system for retinian images. In: XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1999, São Lourenço. Brazilian Commission for Optics, 1999. p. 261-263.

  • VENTURA, L. ; SOUSA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema automático para diagnóstico de vícios de refração ocular. In: XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1996, Águas de Lindóia. XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Águas de Lindóia, SP, 1996. p. 289-295.

  • YASUOKA, F. M. M. ; ROMÃO, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenho optico do instrumental oftálmico: lâmpada de fenda. In: XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1996, Águas de Lindóia. XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Águas de Lindóia, SP, 1996. p. 86-92.

  • CARVALHO, L. A. V. ; SILVA, E. P. ; SANTOS, L. E. R. ; TONISSI JR, S. A. ; ROMÃO, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Detecção de bordas de imagens refletidas pela superfície anterior da córnea. In: III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 1996, Campos do Jordão. III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Campos do Jordão, SP, 1996. p. 315-316.

  • SILVA, E. P. ; CARVALHO, L. A. V. ; TONISSI JR, S. A. ; SANTOS, L. E. R. ; ROMÃO, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de análise topográfica da córnea humana. In: III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 1996, Campos do Jordão. III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Campos do Jordão, SP, 1996. p. 313-314.

  • VENTURA, L. ; SOUSA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Refrator ocular automático. In: III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 1996, Campos do Jordão. III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Campos do Jordão, SP, 1996. p. 317-318.

  • CARVALHO, L. A. V. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema computadorizado para medida da esfericidade da córnea durante o ato cirúrgico. In: III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 1996, Campos do Jordão. III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Campos do Jordão, SP, 1996. p. 311-312.

  • YASUOKA, F. M. M. ; ROMÃO, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenho otico e mecânico do instrumento oftálmico: lâmpada de fenda. In: III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 1996, Campos do Jordão. III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Campos do Jordão, SP, 1996. p. 309-310.

  • SILVA, E. P. ; CARVALHO, L. A. V. ; TONISSI JR, S. A. ; SANTOS, L. E. ; ROMÃO, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um instrumento para medida da topografia da córnea. In: IX Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 1996, Caxambu. IX Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. Caxambu, MG, 1996. p. 361-362.

  • VENTURA, LILIANE ; CHIARADIA, CAIO ; DE SOUSA, SIDNEY J. F. ; DE CASTRO, JARBAS C. . <title>Automatic diagnostic system for measuring ocular refractive errors</title>. In: Photonics West '96, 1996, San Jose. org.crossref.xschema._1.Title@6473b64. p. 243.

  • CARVALHO, L. A. V. ; CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, S. J. F. . Desenvolvimento de um ceratômetro intracirúrgico (tempo real). In: XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995, Caxambu. XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995. p. 190.

  • VENTURA, C. ; CHIARADIA, C. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Development Of An Automatic System For Ocular Refraction Measurements. In: World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering, 1994, Rio de Janeiro. World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering. Rio de Janeiro, 1994.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Transferência de energia induzida por luz entre Cr +3 e Gd+3 no GdAlO3: Cr+3. In: IV SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1991, São José dos Campos. IV SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1991.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Light induced energy transfer between Cr+3 and Gd+3 in cromium doped GdAlO3. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON QUANTUM ELECTRONICS, 1990, Anaheim. Technical Digest Series. EUA, 1990. v. 8.

  • CANSIAN, A. M. ; CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Conjugação de fase por mistura degenerada de 4 ondas em cristais dopados com Cr+3. In: IV SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1990, São José dos Campos. IV SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1990.

  • COSTA, L. F. ; LI, M. S. ; CASTRO NETO, J. C. . Consideração e estratégias de manutenção no desenvolvimento de instrumentação eletrônica. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ENSINO E PESQUISA, 1987, Rio de Janeiro. Anais SEMEP, 1987.

  • OLIVEIRA, BRUNO ; YASUOKA, FATIMA M. M. ; NETO, JARBAS C. C. . Brewed coffee sensorial classification with fluorescence spectroscopy by chemometric analysis. In: Photonic Instrumentation Engineering XI, 2024, San Francisco. Photonic Instrumentation Engineering XI, 2024. p. 57.

  • ORLANDI DE OLIVEIRA, LUCAS ; SARRETA ODA, YURI ; SARTORELLI LAISSENER, BRUNO ; DE PAULA, SAMUEL ; ORLANDI DE OLIVEIRA, ANDRÉ ; CASTRO, JARBAS . Automated detection and classification of broadleaf and grassy weeds in fallowed fields through vision transformer. In: Applications of Machine Learning 2024, 2024, San Diego. Applications of Machine Learning 2024, 2024. p. 44.

  • SILVA MATTOS, VICENTE ; CAIADO DE CASTRO NETO, JARBAS ; EDUARDO GONTIJO GUIMARÃES, FRANCISCO ; ANTONIO CAFACE, RAPHAEL ; M. MATERÓN, ELSA . Functionalization of nanostructured surfaces for optical sensor platforms. In: Optical Sensors 2023, 2023, Prague. Optical Sensors 2023, 2023. p. 41.

  • ORLANDI DE OLIVEIRA, LUCAS ; MARQUES DE CARVALHO TAGUCHI, FELIPE ; FEIJÓ EVANGELISTA, RENATO ; ORLANDI DE OLIVEIRA, ANDRÉ ; SHIZUO MORI, EDSON ; CAIADO DE CASTRO NETO, JARBAS ; CHAMON, WALLACE . Comparison between histogram of oriented gradients and convolutional features for keratoconus detection using corneal curvature maps. In: Applications of Machine Learning 2023, 2023, San Diego. Applications of Machine Learning 2023, 2023. p. 41.

  • SARRETA ODA, YURI ; ORLANDI DE OLIVEIRA, LUCAS ; DE PAULA, SAMUEL ; ORLANDI DE OLIVEIRA, ANDRÉ ; CAIADO DE CASTRO NETO, JARBAS . Weed detection among soybean plants in artificial lighting environment using multispectral images and computer vision. In: SPIECLP Conference on Advanced Photonics 2023, 2023, San Diego. SPIE-CLP Conference on Advanced Photonics 2023, 2023. p. 32.

  • SCADUTO, L C N ; MODUGNO, R G ; CARVALHO, e G ; STEFANI, M. A. ; YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Development and Evaluation of the Optical System Performance applied to Remote Sensing. In: Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2008, Águas de Lindóia. Anais do XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Águas de Lindóia, 2008.

  • Neto, Jarbas Caiado de Castro . Desenvolvimento de Lasers para aplicação em oftalmologia.. In: SIMPÓSIO DE LASERS E SUAS APLICAÇÕES, 2013. SIMPÓSIO DE LASERS E SUAS APLICAÇÕES.

  • NUNES, L. A. O. ; SCADUTO, L C N ; DE CASTRO N., JARBAS C. . Desenvolvimento de técnica de alinhamento óptico de um telescópio TMA. In: SEMANA INTEGRADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS - SIFSC, 2013. SEMANA INTEGRADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS - SIFSC.

  • SCADUTO, L C N ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo de sensibilidade ao alinhamento e desenvolvimento de uma metodologia para alinhamento de sistemas ópticos por meio da análise de aberrações de frente de onda utilizando redes neurais artificiai [i.e. artificiais].. In: EMANA INTEGRADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS - SIFSC, 2013. EMANA INTEGRADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS - SIFSC.

  • ORTEGA, T. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Laser self-Raman compacto e de alta potência CW de aplicações oftalmológicas.. In: Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010, São Carlos. Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010.

  • ORTEGA, T. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Laser self-Raman compacto e de alta potência CW de aplicações oftalmológicas.. In: Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010, São Carlos. Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010.

  • SANTOS, P. A. ; CASTRO NETO, J. C. ; STEFANI, M. A. ; MODUGNO, R G ; FONTES, Y. C. . Desenvolvimento de um dispositivo óptico para o alinhamento de um colimador newtoniano fora de eixo. In: Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010, São Carlos. Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010.

  • STEFANI, M. A. ; CASTRO NETO, J. C. ; LENCIONE, D. . Simulação e controle de narcissus em sistemas ópticos aternais.. In: Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010, São Carlos. Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010.

  • STEFANI, M. A. ; SCADUTO, Lucimara Cristina Nakata ; CASTRO NETO, J. C. . Proposta de procedimento de alinhamento automático de sistemas ópticos por meio de frente de onda via polinômios de Zernike. In: Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010, São Carlos. Workshop da Pós-Graduação do IFSC, 2010.

  • ORTEGA, T. A. ; YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO, G C ; ZERBINI, G. ; MOTA, A. D. ; ROSSI, G ; CASTRO NETO, J. C. . zoom slit lamp adapter for ophthalmological green laser. In: XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009, Águas de Lindóia. Resumos, 2009. p. 209.

  • CASTRO NETO, J. C. . The role of Physicist in the research and development activities at company Opto Eletrônica SA. In: XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009, Águas de Lindoia. Resumos, 2009. p. 459.

  • ORTEGA, T. A. ; MOTA, A. D. ; ROSSI, G ; CASTRO, G C ; STEFANI, M. A. ; YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Green DPSS Laser coupled to the ophthalmological instrument: Slit Lamp. In: do Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciência e Inovação Tecnológica, 2008, São Paulo. Anais do Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciência e Inovação Tecnológica. São Paulo, 2008.

  • ORTEGA, T. A. ; MOTA, A. D. ; ROSSI, G ; CASTRO, G C ; YASUOKA, F. M. M. ; STEFANI, M. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Green DPSS Laser coupled to the ophthalmological instrument: Slit Lamp. In: XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2008, Águas de Lindóia. Anais do XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Águas de Lindóia, 2008.

  • SCADUTO, L C N ; CARVALHO, e G ; SANTOS, L F ; YASUOKA, F M M ; ATEFANI, M ; CASTRO NETO, J. C. . Baffle design and analysis of stray-light in multispectral camera of a Brazilian satellite. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2006, São Lourenço, 2006.

  • SCADUTO, L C N ; YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. ; ALMEIDA, M S ; ROMÃO, A C ; CARVALHO, L A V . Analysis system of ocular aberrations by wavefront. In: XXVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2005, Santos, 2005. p. 124.

  • CARVALHO, e G ; SCADUTO, L C N ; SANTOS, J B ; CASTRO NETO, J. C. ; SANTOS JR, D ; CASTRO, G C ; MATTOS, VS ; SOARES, A ; MODUGNO, R G ; OTOBONI, J A ; OTOBONI, L C ; GOMES, M M ; ROSSI, G ; STEFANI, M A ; YASUOKA, F M M ; BURATO, C U . Development of a digital system to capture the fundus eye images for fluorescein and indocyanine green angiography. In: XXVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2005, Santos, 2005. p. 125.

  • SCADUTO, L C N ; ALMEIDA, M S ; CARVALHO, L A V ; ROMÃO, A C ; CASTRO NETO, J. C. ; YASUOKA, F M M . Sistema de análise de aberrações oculares por frente de onda. In: XII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004, São Paulo, 2004.

  • CARVALHO, e G ; SANTOS, J B ; BIANCHI, A L ; SCANNAVINO, F. ; TAVEIRA, T F P A ; YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. ; SANTOS JR, D ; PACKER FILHO, L. ; CASTRO, G C ; MATTOS, VS ; MINETTO, E. R. D. ; STEFANI, M. . Desenvolvimento de um sistema digital para captura de imagens do fundo do olho para angiografia e retinografia. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2003, Caxambu, 2003. p. 449.

  • CARVALHO, e G ; BIANCHI, A L ; SCANNAVINO JR, F A ; TAVEIRA, T F P A ; SANTOS, J B ; SANTOS JR, D ; MODUGNO, R G ; MATTOS, VS ; SOARES, A L ; CASTRO, G C ; VAROTO, A ; STEFANI, M A ; YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. . Development of a digital system for capture of images of the funds eye for angiography and retinography. In: 11 Reuniãqo Anual da SEPN, 2003, Campo Grande, 2003.

  • CARVALHO, e G ; BIANCHI, A L ; SCANNAVINO JR, F A ; TAVEIRA, T F P A ; SANTOS, J B ; SANTOS JR, D ; MODUGNO, R G ; MATTOS, VS ; SOARES, A L ; CASTRO, G C ; VAROTO, A ; STEFANI, M A ; YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema digital para análise de imagens do fundo do olho para angiografia fluoresceínica. In: II Workshop Regional de Engenharia Biomédica e I Simpósio Regional de Instrumentação e Imagens Médicas, 2003, São Pedro, 2003.

  • CARVALHO, e G ; BIANCHI, A L ; SCANNAVINO JR, F A ; TAVEIRA, T F P A ; SANTOS, J B ; SANTOS JR, D ; MODUGNO, R G ; MATTOS, VS ; SOARES, A L ; CASTRO, G C ; VAROTO, A ; STEFANI, M A ; YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema digital para análise de imagens do fundo do olho para angiografia fluoresceínica. In: XXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2003, Fortaleza, 2003.

  • SANTOS, J B ; ROMÃO, A C ; BIANCHI, A L ; YASUOKA, F M M ; SCANNAVINO JR, F A ; CASTRO NETO, J. C. ; CARVALHO, L A V ; BLOISE, N. ; LUI FILHO, R. ; TAVEIRA, T F P A ; SILVA, O. L. . O uso do sensor Hartmann-Shack na obtenção das aberrações de terceira ordem presentes no olho humano. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2002, São José dos Campos, 2002.

  • SAIA, P. S. ; LUI FILHO, R. ; SCANNAVINO JR, F A ; SANTOS, J B ; CASTRO NETO, J. C. ; CARVALHO, L A V ; TRINIDAD, S. P. ; CAROZELLI NETTO, P. . Simulação computacional da acuidade visual do olho humano baseado em dados in vivo da topografia da córnea. In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambu. Resumos, 2002. p. 90.

  • SCANNAVINO JR, F A ; CASTRO NETO, J. C. . Instrumento eletro-óptico para medidas automatizadas da acomodação do olho humano (in vivo) durante medidas refrativas. In: 6 Workshop dos Alunos de Pós-Graduação do IFSC, 2002, São Carlos, 2002.

  • SANTOS, J B ; SCANNAVINO JR, F A ; CARVALHO, L A V ; LUI FILHO, R. ; CASTRO NETO, J. C. ; ROMÃO, A C ; YASUOKA, F. M. . Sensor Hartmann-Shack para uso oftalmológico. In: XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001, São Lourenço. XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001. p. 457.

  • SCANNAVINO JR, F A ; LUI FILHO, R. ; SANTOS, J B ; CARVALHO, L A V ; CASTRO NETO, J. C. ; YASUOKA, F. M. ; ROMÃO, A C . Instrumento eletro-óptico para medidas automatizadas da acomodação do olho humano (in vivo) durante medidas refrativas. In: XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001, São Lourenço. XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001. p. 458.

  • SANTOS, J B ; SCANNAVINO JR, F A ; LUI FILHO, R. ; CARVALHO, L A V ; ROMÃO, A C ; YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. . Uso oftalmológico do sensor Hartmann-Shack. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis, 2001, Bauru. SBPN - Sci. J, 2001. v. 5. p. 390-391.

  • SCANNAVINO JR, F A ; LUI FILHO, R. ; SANTOS, J B ; ROMÃO, A C ; CARVALHO, L A V ; YASUOKA, F M M ; CASTRO NETO, J. C. . Instrumento eletro-óptico para medição da acomodação do olho humano durante a reaização de medidas refrativas. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis, 2001, Bauru. SBPN - Sci. J, 2001. v. 5. p. 388-389.

  • SANTOS, J B ; YASUOKA, F. M. M. ; ANJOS, V. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Biometria ocular utilizando técnica interferométrica com luz de baixa coerência. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999, São Lourenço. XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999. p. 448-449.

  • SANTOS, L. E. R. ; SANTOS, J B ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema computadorizado para simulação de adaptação de lentes de contato em olho humano. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999, São Lourenço. XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999. p. 449.

  • PASCON, A. M. ; SANTOS, J B ; ANJOS, V. C. ; CASTRO NETO, J. C. ; YASUOKA, F. M. M. . Desenvolvimento de um sistema de aquisição e análise de imagens retinianas. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999, São Lourenço. XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999. p. 449-450.

  • MARCONDES, S. P. ; YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema óptico para auxílio a pacientes com visão subnormal. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999, São Lourenço. XXII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1999. p. 450.

  • YASUOKA, F M M ; SANTOS, J B ; CARVALHO, L A V ; OLIVEIRA, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. ; TONISSI JR, S. A. ; ROMÃO, A C . Topógrafo de córnea: do projeto científico ao produto lançado no mercado. In: XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1999, São Lourenço. XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1999. p. 447.

  • CARVALHO, L. A. V. ; SANTOS, J B ; TONISSI, S. A. ; ROMÃO, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; YASUOKA, F. M. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Aquisição e processamento de imagem em topografia corneana. In: 21 SIMPÓSIO INTERNACIONAL MOACYR ÁLVARO: VISÃO NO SÉCULO 21, 1998, São Paulo. 21 SIMPÓSIO INTERNACIONAL MOACYR ÁLVARO: VISÃO NO SÉCULO 21, 1998.

  • VENTURA, L. ; SOUSA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Automatic system for measuring myopia, hyperopia and astigmatism. In: 2nd International Conference on Physics and Industrial Development: Bridging the gap, 1996, Belo Horizonte. 2nd International Conference on Physics and Industrial Development: Bridging the gap. Belo Horizonte, 1996. v. PC 09.

  • CASTRO NETO, J. C. . Development of new techniques for the diagnostic of human eye in an informal joint effort between industry and university. In: 2nd International Conference on Physics and Industrial Development: Bridging the gap, 1996, Belo Horizonte. 2nd International Conference on Physics and Industrial Development: Bridging the gap. Belo Horizonte, 1996. v. IL 20.

  • YASUOKA, F. M. M. ; ROMÃO, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Optical and mechanical design of an ophthalmic instrument: slit lamp. In: 2nd International Conference on Physics and Industrial Development: Bridging the Gap, 1996, Belo Horizonte. 2nd International Conference on Physics and Industrial Development: Bridging the gap. Belo Horizonte, 1996. v. PC 13.

  • CARVALHO, L. A. V. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um instrumento para medida da curvatura central da córnea durante o ato cirúrgico. In: 3o. Simpósio Interno da Pós-Graduação do IFSC, 1996, São Carlos. 3o. Simpósio Interno da Pós-Graduação do IFSC. São Carlos, SP, 1996. p. 74.

  • SANTOS, L. E. R. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um topógrafo de córnea para mapeamento bidimensional em código de cores. In: 3o. Simpósio Interno da Pós-Graduação do IFSC, 1996, São Carlos. 3o. Simpósio Interno da Pós-Graduação do IFSC. São Carlos, SP, 1996. p. 75.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de medidas automáticas de hipermetropia, miopia e astigmatismo. In: XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995, Caxambu. XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Caxambu, 1995. p. 146.

  • ROTTA, R. T. ; VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, S. J. F. . Sistema de medidas automáticas de lentes oftálmicas. In: XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995, Caxambu. XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Caxambu, 1995. p. 147.

  • OLIVEIRA, A. C. ; SANTOS, L. E. R. ; MONTALVÃO, R. W. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um topógrafo de córnea para mapeamento bidimensional em código de cores. In: XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995, Caxambu. XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995. p. 148.

  • CARVALHO, L. A. V. ; CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, S. J. F. . Desenvolvimento de um ceratômetro intracirúrgico (tempo real). In: XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995, Caxambu. XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995. p. 149-150.

  • VENTURA, L. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um auto-refrator ocular nacional. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, 1995, Salvador. XXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Salvador, 1995.

  • VENTURA, L. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema automático para diagnóstico de vícios de refração ocular. In: XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995, Águas de Lindóia. XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995. p. 261.

  • YASUOKA, F. M. M. ; ROMÃO, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenho óptico do instrumental oftálmico: lâmpada de fenda. In: XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995, Águas de Lindóia. XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1995. v. 429.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, S. J. F. . Sistema de detecção de luz I.V. espalhada pela retina para correção de ametropias. In: XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1994, Caxambu. XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Caxambu, 1994.

  • ROTTA, R. T. ; VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um lensômetro automático. In: XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1994, Caxambu. XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Caxambu, 1994.

  • OLIVEIRA, A. C. ; MONTALVÃO, R. W. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um biômetro ocular interferométrico. In: VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1994, São Carlos. VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1994.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; SOUSA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de medidas de erros refrativos oculares. In: VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1994, São Carlos. VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações. São Carlos, 1994.

  • CHIARADIA, C. ; VENTURA, L. ; TONISSI, S. ; CASTRO NETO, J. C. . Automação de um refrator. In: VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1994, São Carlos. VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações. São Carlos, 1994.

  • OLIVEIRA, A. C. ; MONTALVÃO, R. W. ; SANTOS, L. E. R. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um topógrafo de córnea para mapeamento bidimensional em código de cores. In: VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1994, São Carlos. VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações. São Carlos, 1994.

  • ROTTA, R. T. ; VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; CASTRO NETO, J. C. . Medidor automático do poder refrativo de lentes oftálmicas. In: VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1994, São Carlos. VI Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações. São Carlos, 1994.

  • VENTURA, L. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um auto-refrator. In: I SIMPÓSIO INTERNO DA PÓS-GRADUAÇÃO, 1994, São Carlos. I SIMPÓSIO INTERNO DA PÓS-GRADUAÇÃO, 1994.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema óptico para medidas de refração ocular. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1993, Caxambu. XVI ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1993. p. 175.

  • VENTURA, L. ; CHIARADIA, C. ; SOUZA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um refrator automático ocular. In: PRÊMIO ROCHA LIMA, 1993, Ribeirão Preto. PRÊMIO ROCHA LIMA, 1993.

  • OLIVEIRA, A. C. ; YASUOKA, F. M. M. ; TONISSI JR, S. A. ; CANSIAN, A. M. ; RAMOS, J. E. B. ; ROMÃO, A. C. ; BONATTI, J. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um vídeokeratoscópio para análise topográfica da córnea. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1992, Caxambu. XV ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1992.

  • GOUVEIA, E. A. ; GUEDES, I. ; CASTRO NETO, J. C. . Efeitos da banda de transferência de carga em GdAlO3: Cr+3. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1992, Caxambu. XV ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1992.

  • OLIVEIRA, A. C. ; ROMÃO, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um biômetro ocular interferométrico a laser. In: V SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1992. IPEN/CNEN - LASERS 92, 1992.

  • OLIVEIRA, A. C. ; TONISSI JR, S. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um radar a laser de pulso curto para avaliação da profundidade do globo ocular. In: V SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1992. IPEN/CNEN - LASERS 92, 1992.

  • OLIVEIRA, A. C. ; ROMÃO, A. C. ; TONISSI JR, S. A. ; TAVARES, E. G. ; CANSIAN, A. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um topógrafo de córnea para mapeamento bidimensional em código de cores. In: V SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1992. IPEN/CNEN - LASERS 92, 1992.

  • VENTURA, L. ; TONISSI JR, S. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um refrator automático ocular. In: V SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1992. IPEN/CNEN - LASERS 92, 1992.

  • CASTRO NETO, J. C. ; NUNES, L. A. O. ; LI, M. S. ; IORIATTI, L. . Espectroscopia ótica não convencional de filmes semicondutores de baixa dimensionalidade. In: V SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1992. IPEN/CNEN - LASERS 92, 1992.

  • VENTURA, L. ; TONISSI JR, S. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema ótico para medidas de distância focais do olho. In: I FORUM NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE, 1992, Caxambu. I FORUM NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE, 1992.

  • CANSIAN, A. M. ; CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Experiência de auto-difração em alexandrita. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1991, Caxambu. XIV ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1991.

  • CANSIAN, A. M. ; CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Efeito de saturação na mistura degenerada de 4 ondas em Ruby e GdAlO3: Cr+3. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1990, Caxambu. XIII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1990.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Transferência de energia induzida por luz entre Cr+3 e Gd+3 no GdAlO3: Cr+3. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1990, Caxambu. XIII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1990.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Transferência de energia induzida por luz entre Cr+3 e Gd+3 no GdAlO3: Cr+3. In: XLII Reunião Anual da SBPC, 1990, Porto Alegre. Ciência e Cultura, 1990. v. 42.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um wave meter dinâmico. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989, Caxambu. XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo do efeito de conjugação de fase por mistura degenerada de quatro ondas em vapor de Na. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989, Caxambu. XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989.

  • GOUVEIA, E. J. T. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Multi-estabilidade óptica em filmes de ZrO2.. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989, Caxambu. XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989.

  • MANZOCHI, M. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Espectroscopia por ondas evanescentes em vapor de sódio. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989, Caxambu. XII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1989.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo do efeito de conjugação de fase por mistura degenerada de quatro ondas em vapor de Na. In: XLI Reunião Anual da SBPC, 1989, Fortaleza. Ciência e Cultura, 1989. v. 41.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Espectroscopia de dois fótons de GdAlO3. In: XLI Reunião Anual da SBPC, 1989, Fortaleza. Ciência e Cultura, 1989. v. 41.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Two-photon spectroscopy of eletronic transitions in pure GdAlO3. In: XVI INTERNATIONAL CONFERENCE ON QUANTUM ELECTRONICS, 1988, Tokyo. IQEC 87. Japão, 1988.

  • NUNES, L. A. O. ; PÁDUA, S. J. N. ; CASTRO NETO, J. C. . Spectroscopy of eletronic transitions in pure GdAlO3 and GdAlO3: Eu+3. In: INTERNATIONAL LASER SCIENCE CONFERENCE, 1988, Atlanta. INTERNATIONAL LASER SCIENCE CONFERENCE. EUA, 1988.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de lasers de argônio de potência. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Medidas preliminares para o estudo de transferência de energia induzida por um fóton em sólidos. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988.

  • CATUNDA, T. ; GOBATO, Y. G. ; BARCELLOS, H. ; CASTRO NETO, J. C. . Ótica não linear em átomos de Rydberg. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988.

  • PRADO, F. T. ; SCALA JR, N. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um wave meter dinâmico. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1988.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Medidas preliminares para o estudo de transferência de energia induzida por um fóton em sólidos. In: XL Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo. Ciência e Cultura, 1988. v. 40.

  • TRIQUES, A. L. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; MANZOCHI, M. L. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Estabilização em frequência em uma cavidade ótica. In: XL Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo. Ciência e Cultura, 1988. v. 40.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Montagem de um sistema para se tentar observar a transferência de energia induzida por um fóton. In: SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1988, Campinas. SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1988.

  • SCALA JR, N. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um wave meter dinâmico. In: SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1988, Campinas. SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1988.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Espectroscopia de dois fótons em GdAlO3. In: SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1988, Campinas. SIMPÓSIO ESTADUAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1988.

  • CATUNDA, T. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Phase conjugation by degenerated four wave mixing in GdAlO3: Cr+3 and ruby. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MATERIALS WITH EXPERIMENTAL PROPERTIES, 1987, Bordeaux. INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MATERIALS WITH EXPERIMENTAL PROPERTIES. França, 1987.

  • PÁDUA, S. J. N. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo do EU+3 como defeito em GdAlO3. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987.

  • LOPES, G. N. ; CASTRO NETO, J. C. . Efeito da temperatura no processo de alargamento das transições radiativas nos orbitais f do Eu++ como defeito em cristais iônicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987.

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Transferência de energia induzida por um fóton. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987.

  • CATUNDA, T. ; GOBATO, Y. G. ; BARCELLOS, H. ; CASTRO NETO, J. C. . Conjugação de fase em átomos de Rydberg. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987.

  • MANZOCHI, M. L. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um ring dye laser. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987.

  • GOUVEIA, E. J. T. A. ; CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Bi-estabilidade ótica em GdAlO3: Cr+3. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987, Caxambu. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1987.

  • MANZOCHI, M. L. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um ring dye laser. In: XXXIX Reunião Anual da SBPC, 1987, Brasília. Ciência e Cultura, 1987. v. 39.

  • COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de aquisição e controle de baixo custo e alto desempenho. In: XXXIX Reunião Anual da SBPC, 1987, Brasília. Ciência e Cultura, 1987. v. 39.

  • COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de análise espectral para aplicações na faixa de áudio. In: XXXIX Reunião Anual da SBPC, 1987, Brasília. Ciência e Cultura, 1987. v. 39.

  • LOPES, G. N. ; SCALA JR, N. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Dye laser de alta resolução. In: XXXIX Reunião Anual da SBPC, 1987, Brasília. XXXIX Reunião Anual da SBPC, 1987.

  • COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de aquisição e controle de baixo custo e alto desempenho. In: Congresso Nacional de Informática, 1987, São Paulo. Congresso Nacional de Informática, 1987.

  • TONISSI JR, S. A. ; COSTA, L. F. ; RODA, V. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Um programador/emulador inteligente. In: Seminário Nacional sobre Manutenção de Equipamentos de Ensino e Pesquisa, 1987, Rio de Janeiro. SEMEP, 1987.

  • CATUNDA, T. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Phase conjugation by degenerated four wave mixing in GdAlO3: Cr+3 and Ruby. In: CONFERENCE ON LASERS AND ELECTRO-OPTICS, 1986, São Francisco. CONFERENCE ON LASERS AND ELECTRO-OPTICS. EUA, 1986.

  • GOBATO, Y. G. ; CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Ótica não linear em átomos de Rydberg. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986, Poços de Caldas. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986.

  • PÁDUA, S. J. N. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Espectro de absorção e luminescência em Eu+3 como defeito em GdAlO3. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986, Poços de Caldas. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986.

  • CATUNDA, T. ; RÚVOLO JR, E. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Conjugação de fase e medida de índice de refração não linear em cristais dopados com Cr+3 e Nd+3. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986, Poços de Caldas. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um ring dye laser. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986, Poços de Caldas. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1986.

  • TONISSI JR, S. A. ; COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Programador e emulador de memória não voláteis. In: XXXVIII Reunião Anual da SBPC, 1986, Curitiba. Ciência e Cultura, 1986. v. 38.

  • PAGANI, E. ; COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados. In: XXXVIII Reunião Anual da SBPC, 1986, Curitiba. Ciência e Cultura, 1986. v. 38.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Medida da imigração da transferência de energia Cr+3 - Cr+3 via mistura degenerada de quatro ondas em GdAlO3: Cr+3. In: XXXVIII Reunião Anual da SBPC, 1986, Curitiba. Ciência e Cultura, 1986. v. 38.

  • TONISSI JR, S. A. ; COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Um programador/emulador inteligente. In: SEMINÁRIO DE APLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM INFORMÁTICA, 1986, Rio de Janeiro. SEMICRO-SACI.

  • BIANCHINI, W. R. ; LI, M. S. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de uma cavidade elíptica para laser de centro de cor. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 1986, São Carlos. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 1986.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Construção de um ring dye laser. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistemas de aquisição de dados para experimentos com lasers. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985. v. 37.

  • FONTANA, A. ; CASTRO NETO, J. C. . Síntese de multicamadas de filmes finos (cálculos computacionais). In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • TONISSI JR, S. A. ; COSTRA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema micro-controlado para pesquisa em ótica. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • SILVA, G. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Forno de circulação de hidrogênio para metalização de cerâmicas. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • CATUNDA, T. ; RÚVOLO JR, E. C. ; ANDREETA, J. P. ; CASTRO NETO, J. C. . Verificação da ação laser do GdAlO3: Cr+3 bombeado com laser contínuo de argônio.. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • CATUNDA, T. ; MANZOCHI, M. L. ; ANDREETA, J. P. ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo do efeito de estabilidade ótica GdAlO3:Cr+3 com laser de argônio. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • NUNES, L. A. O. ; MATINAGA, F. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo da largura de linha no espectro de absorção de dois fótons em CaF2: Eu+2 como função da temperatura. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • MATINAGA, F. M. ; NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo da simetria e cinética de formação de pares de Eu+2 em cristais de KCl e Kl. In: XXXVII Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37.

  • SILVA, G. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Laser de argônio de potência. In: Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1985, São Lourenço. Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1985.

  • CASTRO NETO, J. C. ; SCALABRIN, A. . Projeto e construção de laser de argônio em São Carlos. In: Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985, São Carlos. Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985.

  • NUNES, L. A. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Espectroscopia em sólido. In: Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985, São Carlos. Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985.

  • PÁDUA, S. J. N. ; CASTRO NETO, J. C. . Espectroscopia em Eu+3 em GdAlO3. In: Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985, São Carlos. Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Biestabilidade ótica em GdAlO3: Cr+3. In: Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985, São Carlos. Simpósio Estadual de Lasers e Aplicações, 1985.

  • COSTA, L. F. ; TONISSI JR, S. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de aquisição de dados para experimentos com lasers. In: Congresso Nacional de Automação Industrial, 1985, São Paulo. Congresso Nacional de Automação Industrial, 1985.

  • TONISSI JR, S. A. ; COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema micro-controlado para experimentos com laser. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 1985, São Carlos. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 1985.

  • TONISSI JR, S. A. ; COSTA, L. F. ; CASTRO NETO, J. C. . Programador e emulador microcontrolado. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 1985, São Carlos. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 1985.

  • NUNES, L. A. O. ; SOUZA, G. P. ; CASTRO NETO, J. C. . Two photon absorption spectroscopy of some f - f transitions in Eu+2 defects.. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DEFECTS IN INSULATING CRYSTALS, 1984, Salt Lake City. INTERNATIONAL CONFERENCE ON DEFECTS IN INSULATING CRYSTALS. EUA, 1984.

  • CASTRO NETO, J. C. . Instrumentação ótica: desenvolvimento de componentes óticos para laser. In: XXXVI Reunião Anual da SBPC, 1984, São Paulo. Ciência e Cultura, 1984. v. 36.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Conjugação de fase de mistura degenerada de quatro ondas em GdAlO3: Cr+3. In: XXXVI Reunião Anual da SBPC, 1984, São Paulo. Ciência e Cultura, 1984. v. 36.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Conjugação de fase de mistura degenerada de quatro ondas em GdAlO3: Cr+3. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1984, São Lourenço. ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 1984.

  • NUNES, L. A. O. ; SOUZA, G. P. ; CASTRO NETO, J. C. . Espectroscopia de dois fótons em defeitos cristalinos. In: XXXV Reunião Anual da SBPC, 1983, Belém. Ciência e Cultura, 1983. v. 35.

  • BAGNATO, V. S. ; NUNES, L. A. O. ; ZILIO, S. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Transições eletrônicas de íons terras raras em GdAlO3 na região do infravermelho. In: XXXV Reunião Anual da SBPC, 1983, Belém. Ciência e Cultura, 1983. v. 35.

  • BAGNATO, V. S. ; ZILIO, S. C. ; ANDREETA, J. P. ; CASTRO NETO, J. C. . Estudo de fonons K = 0 em aluminatos de terras raras. In: XXXV Reunião Anual da SBPC, 1983, Belém. Ciência e Cultura, 1983. v. 35.

  • ARAÚJO, J. F. ; MAURICI, N. ; CASTRO NETO, J. C. . Ótica e tecnologia de filmes finos. In: XXXV Reunião Anual da SBPC, 1983, Belém. Ciência e Cultura, 1983. v. 35.

  • MANZOCHI, M. L. ; MAZIERO, R. C. ; LASSO, P. R. O. ; CASTRO NETO, J. C. . Interferômetro com laser para testes de planicidade. In: XXXV Reunião Anual da SBPC, 1983, Belém. Ciência e Cultura, 1983. v. 35.

  • NUNES, L. A. O. ; MATINAGA, F. M. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de aquisição de dados controlado por microcomputador para experimentos pulsados. In: XXXV Reunião Anual da SBPC, 1983, Belém. Ciência e Cultura, 1983. v. 35.

  • ARAÚJO, J. F. ; MAURICI, N. ; CASTRO NETO, J. C. . Filmes finos para ótica de precisão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA, 1983, São José dos Campos. CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA, 1983.

  • CATUNDA, T. ; CASTRO NETO, J. C. . Conjugação de fase por mistura degenerada de quatro ondas em rubi e GdAlO3: Cr+3. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1983, Campinas. SIMPÓSIO NACIONAL DE LASERS E APLICAÇÕES, 1983.

  • CASTRO NETO, J. C. ; ZIMMERMAN, M. L. ; HULET, R. G. ; KLEPPNER, D. . The origin of the Quasi-Landau spectrum. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ATOMIC PHYSICS, 1980, Boston. INTERNATIONAL CONFERENCE ON ATOMIC PHYSICS. EUA, 1980.

  • ZIMMERMAN, M. L. ; CASTRO NETO, J. C. ; KLEPPNER, D. . Diamagnetic structure of Na Rydberg states. In: MEETING OF THE DIVISION OF ELECTRON ON ATOMIC PHYSICS OF THE APS, 1978, Washington. MEETING OF THE DIVISION OF ELECTRON ON ATOMIC PHYSICS OF THE APS. EUA, 1978. v. 23. p. 621.

  • CASTRO NETO, J. C. ; BASSO, H. C. ; MOKROSS, B. J. ; SOUZA, M F . Análise do espectro de absorção das impurezas substitucionais OCN- e H- no KCN. In: XXX Reunião Anual da SBPC, 1978, São Paulo. Ciência e Cultura, 1978. v. 30.

  • CASTRO NETO, J. C. ; BASSO, H. C. ; LI, M. S. ; SOUZA, M F . The OCN- vibrational spectrum. In: INTERNATIONAL CONFERENCE IN INSULATIONG CRYSTALS, 1977, Gattinburg. INTERNATIONAL CONFERENCE IN INSULATIONG CRYSTALS. EUA, 1977.

  • CASTRO NETO, J. C. ; BASSO, H. C. ; LI, M. S. ; SOUZA, M F . Phase transitions in KCl, NaCN crystal. The OCN- vibrational spectrum. In: INTERNATIONAL CONFERENCE IN INSULATIONG CRYSTALS, 1977, Gattinburg. INTERNATIONAL CONFERENCE IN INSULATIONG CRYSTALS. EUA, 1977.

  • CASTRO NETO, J. C. ; BASSO, H. C. ; LI, M. S. ; SOUZA, M F . Transições de fase e propriedades de monocristais de KCN-KCl. In: XXIX Reunião Anual da SBPC, 1977, São Paulo. Ciência e Cultura, 1977. v. 29.

  • CASTRO NETO, J. C. ; BASSO, H. C. ; SOUZA, M F . Transições de fase em cristais de KCNx + KCl 1-x. In: XXVIII Reunião Anual da SBPC, 1976, Brasília. Ciência e Cultura, 1976. v. 28.

  • CASTRO NETO, J. C. ; ROBERT, R. ; SOUZA, M F . Vibração localizada de íons H- perturbada por íons divalentes em KCl. In: XXVII Reunião Anual da SBPC, 1975, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1975. v. 27.

  • ROBERT, R. ; CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, M F . The trapping of divalent ions by H- ions in KCl. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COLOR CENTERS IN IONIC CRYSTALS, 1974, Sendai. INTERNATIONAL CONFERENCE ON COLOR CENTERS IN IONIC CRYSTALS. Japão, 1974.

  • ROBERT, R. ; CASTRO NETO, J. C. ; SOUZA, M F . Armadilhas para difusão de íons divalentes em KCl. In: XXVI Reunião Anual da SBPC, 1974, Recife. Ciência e Cultura, 1974. v. 26.

  • PAOLILLO, FERNANDA ROSSI ; ROMANO, RENAN ARNON ; PANHÓCA, VITOR HUGO ; MARTIN, AIRTON ABRAHÃO ; DE CASTRO NETO, JARBAS CAIADO ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR . Dentine is Changed with Osteoporosis Induced in Rats: a Study of Optical Spectroscopy. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, ALESSANDRO D. ; CESTARI, A. M. ; ORLANDI, A. ; OLIVEIRA, A. G. ; TERRUGI, C. H. B. ; ROSSI, G ; DE CASTRO N., JARBAS C. ; LIGABO, J. P. B. ; ORTEGA, TIAGO A. . Design oh high power LED-based UVA emission system and a photosensitive substance for clinical application in corneal radiation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE CASTRO N., JARBAS C. . Coaxial fundus camera for opthalmology. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, J.C. . Óptica para o oftalmologista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTRO, J.C. . Portable fluorescence spectroscopy platform for Huanglongbing (HLB) citrus disease in situ detection. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE CASTRO N., JARBAS C. . Optronics for Agriculture; Case of AgriOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO NETO, J. C. . Start-up Opto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • J, C, CASTRO . Óptica para oftalmologista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCADUTO, L C N ; CARVALHO, e G ; SANTOS, L F ; YASUOKA, F M M ; STEFANI, M A ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . Baffle Design and Analysis of Stray-light in Multispectral Camera of a Brazilian Satellite. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENTURA, L. ; SOUSA, S. J. F. ; CASTRO NETO, J. C. ; BAFFA FILHO, O. ; MARQUES, P. M. A. . Refrator ocular automático. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, L A V ; SOUZA, J. F. S. ; J, C, CASTRO ; BAFFA FILHO, O. ; MARQUES, P. M. A. . Desenvolvimento de um sistema computadorizado para medida da esfericidade da córnea durante o ato cirúrgico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. P. ; CARVALHO, L. A. V. ; TONISSI JR, S. A. ; SANTOS, L. E. ; ROMÃO, A. C. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema de análise topográfica da córnea humana. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, L. A. V. ; SILVA, E. P. ; SANTOS, L. E. R. ; TOSSINI, S. A. ; ROMÃO, A. C. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . Detecção de bordas de imagens refletidas pela superfície anterior da córnea. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, J. L. ; CASTRO NETO, J. C. . Light-induced energy transfer between Cr 3+ and Gd 3+ in chromium doped GdAIO 3. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CATUNDA, T. ; NUNES, L. A. O. ; J, C, CASTRO . Phase conjugation by degenerate four-wave mixing in GdAIO 3: Cr+3 and ruby. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SARKAR, A. ; MERRIT, T. M. ; Neto, Jarbas Caiado de Castro . Design and performance of a hybrid process. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO NETO, J. C. ; MEYERS, C. . Detecting stealth crop diseases. Nova Iorque 2014 (Depoimento).

Outras produções

CASTRO NETO, J. C. ; STEFANI, M A ; ROSSI, G ; MOTA, A. D. ; COSTA, R A ; CARDILLO, J A ; AZEVEDO, J. K. . METHOD AND SYSTEM FOR CONTROL OF THERAPEUTIC PROCEDURE. 2008.

CASTRO NETO, J. C. ; STEFANI, M. A. ; ROSSI, G ; MOTA, A. D. ; COSTA, R A ; CARDILLO, J A ; AZEVEDO, J. K. . METHODS AND SYSTEMS OF TREATING AGE-RELATED MACULAR DEGENERATION. 2008.

CASTRO NETO, J. C. ; MAURICI, N. . Process of making a nanostructured thin film, self-cleaning nanostructured thin film and method to apply said film on lens surfaces and optical devices. 2007.

CASTRO NETO, J. C. ; MAURICI, N. . Process of making a nanostructured thin film, self-cleaning nanostructured thin film and method to apply said film on lens surfaces and optical devices. 2007.

STEFANI, M. A. ; ROSSI, G ; MOTA, A. D. ; CARDILLO, J A ; AZEVEDO, J. K. ; CASTRO NETO, J. C. ; COSTA, R A . SYSTEM AND METHOD FOR LASER CALIBRATION. 2005.

CASTRO NETO, J. C. ; STEFANI, M. A. ; CARDILLO, J A ; MOTA, A. D. ; AZEVEDO, J. K. ; COSTA, R A ; ROSSI, G . METHOD AND SYSTEM FOR CONTROL OF THERAPEUTIC PROCEDURE. 2005.

BERNARDES, R. C. ; YASUOKA, F. M. M. ; ARRUDA SOBRINHO, A. ; STEFANI, M. A. ; CASTRO NETO, J. C. . Sistema com perfil reduzido para inversão de imagem em dispositivos ópticos. 2004.

CARVALHO, L. A. V. ; CASTRO NETO, J. C. ; SCHOR, P ; SIQUEIRA, W. . Topógrafo de córnea cirúrgico. 2003.

SCHOR, P ; SIQUEIRA, W. ; CARVALHO, L A ; CASTRO NETO, J. C. . Dispositivo sensor de frentes de onda com simetria cilíndrica para medir aberrações ópticas. 2002.

STEFANI, M. A. ; OTOBONI, J. A. ; CASTRO NETO, J. C. ; ARRUDA SOBRINHO, A. ; YASUOKA, F. M. M. . Sistema afocal para acoplar laser de diodo à fibra óptica. 2001.

SOUZA, M F ; FONTANA, A. ; CASTRO NETO, J. C. . CILINDRO COM FILME DE SILÍCIO AMORFO HIDROGENADO A-SIH PARA UTILIZAÇÃO EM COPIADORAS ELETROFOTOGRÁFICAS E IMPRESSORAS DE COMPUTADOR A LASER. 1987.

Neto, Jarbas Caiado de Castro . Satélite sino-brasileiro com assinatura IFSC-USP. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Prêmios

2014

Medalha de honra ao mérito oferecida pelo MCTI, Ministerio da Ciencia e Tecnologia.

2010

Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

2009

Premio Nacional de Empresa mais inovadora de 2009, FINEP.

1970

I Feira Estadual de Ciência, MEC.

1969

I Feira Nacional de Ciências, MEC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais. , Av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro, 13566590 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 369, Telefone: (16) 33736663, Fax: (16) 33739811, URL da Homepage:

Experiência profissional

1993 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR DE FÍSICA NO IFSC, Carga horária: 48

Outras informações:
Dedicação Integral à Docência e a Pesquisa - RDIDP

Atividades

  • 07/2014

    Direção e administração, Instituto de Física de São Carlos.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Física e Ciência dos Materiais ? FCM.

  • 01/1997

    Direção e administração, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais.,Cargo ou função, Responsável pelo laboratório de Óptica Oftálmica FCM/IFSC/USP.

  • 08/1993

    Direção e administração, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais.,Cargo ou função, Membro nato do conselho departamental FCM/IFSC/USP.

  • 08/1993

    Direção e administração, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais.,Cargo ou função, Membro nato da congregação IFSC/USP.

  • 03/1981

    Ensino, Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ótica Quântica, Métodos Experimentais A, Ótica Aplicada

  • 03/1976

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agentes Físicos Aplicados à Saúde: Tratamento e diagnóstico Acadêmico II, Direcionamento Acadêmico II, Física A, Física B, Física Básica III, Física Geral, Física Geral I, Física Geral II, Física III, Física IV, Instrumental Óptico, Laboratório Avançado de Física I, Laboratório Avançado de Física II, Laboratório Avançado de Física III, Laboratório de Física Geral I, Laboratório de Física Geral II, Laboratório de Física Geral III, Laboratório de Física I, Laboratório de Física I para Químicos, Laboratório de Física II, Laboratório de Física III, Laboratório de Física IV, Mecânica Geral I, Mecânica Geral II, Ótica, Projeto de Formatura II, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 01/1976

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais.,Linhas de pesquisa

  • 01/1981 - 12/1995

    Direção e administração, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais.,Cargo ou função, CHEFE DO GRUPO DE OTICA DO DFCM/IFQSC/USP.

  • 01/1982 - 12/1985

    Direção e administração, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais.,Cargo ou função, Responsável pelo laboratório de filmes finos FCM/IFSC/USP.

  • 01/1982 - 12/1985

    Direção e administração, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência dos Materiais.,Cargo ou função, Responsável pela Oficina de Óptica FCM/IFSC/USP.

1985 - 2014

Opto Eletrônica

Vínculo: Sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio-proprietário

Outras informações:
Empreendedor.

Propriedade Intelectual

Patentes (11)