Márcia Araújo da Silva

Graduação: Bacharel em Enfermagem pela - Faculdade Roraimense de Ensino Superior - FARES (2011). Pós graduada/Especialista em: Estratégia em Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem do Trabalho, Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do Lactente. Participou da oficina de trabalho - Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: na busca da qualificação e da integralidade no cuidado (Pré-Congresso da ANAMT), 17 congresso nacional da ANAMT, e Capacitação em PROTOCOLOS DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19)-MS. Atuou na Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária do Estado-RR como Agente Sanitário de Saúde (Núcleo de Políticas de Saúde do Trabalhador (NPST), e Núcleo de Serviços de Saúde) e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RR), no Hospital Geral Rubens de Sousa Bento PAAR- Emergência (Pandemia COVID-19), na Unidade Básica de Saúde Délio Tupinambá e Aygara Motta ( Pandemia COVID-19), no Hospital Santo Antônio, Missão Yanomami (xitei), e em Casa de Apoio Indígena-CASAI-RR, Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM). Docente e Instrutora de Estágio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) PRONATEC/SISUTEC- Mulheres Mil, SENAC, , no curso Técnico em de Hemoterapia ETSUS-RR, Centro Técnico Especializado de Roraima (CETERR) e Centro de Estudos Livres (CEL), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth no Serviço de Saúde e Segurança no Trabalho (SSST). Atualmente atua na Unidade Básica de Saúde/Dimitre Ramos .

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em SÁUDE PÚBLICA

2022 - Atual

Fundação Universitária Iberoamericana - Florianópolis
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: PAULO JOSE PRADES

Especialização em OBSTETRÍCIA

2013 - 2014

Faculdade Machado de Assis
Título: Humanização na Gestação, Parto e Puerpério.

Especialização em Saúde Materna e Neonatal

2012 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: ESTRATÉGIA EDUCATIVA VOLTADA PARA À EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE HUMANIZAÇÃO À GESTANTE/PUÉRPERA EM AMBIENTE HOSPITALAR
Orientador: Drª LICIANE LANGONA MONTANHOLI

Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO

2012 - 2013

Faculdade Roraimense de Ensino Superior
Título: HANSENÍASE A MARCA DO PRECONCEITO
Orientador: Esp. REJANE LANIUS BOYLE

Especialização em Estratégia em Saúde da Família

2010 - 2012

Faculdade Roraimense de Ensino Superior
Título: Reações Hansênicas
Orientador: Doutora Hilda Montzuma

Graduação em enfermagem

2008 - 2011

Faculdade Roraimense de Ensino Superior
Título: Reações Hansênicas
Orientador: Dra. Ilda Maria F. Montezuma

Formação complementar

2013 -

Quimioterapia- Atualizando o saber e o fazer do ef. (Carga horária: 90h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2020 - 2020

QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAUDE. (Carga horária: 100h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

17º CONGRESSO NACIONAL ANAMT. (Carga horária: 33h). , ANAMT, ANAMT, Brasil.

2019 - 2019

A SAUDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. (Carga horária: 8h). , ANAMT, ANAMT, Brasil.

2017 - 2017

I SIMPÓSIO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO. (Carga horária: 120h). , CENTRO DE REFERENCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR, CEREST, Brasil.

2016 - 2016

SAÚDE INDÍGENA COM ASSISTÊNCIA HUMANIZADA. (Carga horária: 120h). , CENTRO TÉCNICO ESPECIALIZADO DE RORAIMA, CETERR, Brasil.

2016 - 2016

SALA DE VACINA\INJETÁVEIS. (Carga horária: 120h). , CENTRO TÉCNICO ESPECIALIZADO DE RORAIMA, CETERR, Brasil.

2016 - 2016

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA EM CIRURGIA GERAL. (Carga horária: 180h). , CENTRO TÉCNICO ESPECIALIZADO DE RORAIMA, CETERR, Brasil.

2016 - 2016

MICROSCOPIA EM MALARIA. (Carga horária: 120h). , CENTRO TÉCNICO ESPECIALIZADO DE RORAIMA, CETERR, Brasil.

2013 - 2013

ATENÇAO Á SAÚDE DA MULHER:BASES P/ O C.ENFERMAGEM. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2013 - 2013

SISTEMA NERVOSO. (Carga horária: 120h). , WWW.Learncafe.com, LC, Brasil.

2013 - 2013

BIOSSEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR. (Carga horária: 100h). , WWW.Learncafe.com, LC, Brasil.

2013 - 2013

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEXUALIDADE. (Carga horária: 80h). , WWW.Learncafe.com, LC, Brasil.

2012 - 2013

Formação de Formadores da PNH. (Carga horária: 140h). , Escola Técnica de Roraima, ETSUS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão em Saúde Indígena. (Carga horária: 150h). , Faculdade Roraimense de Ensino Superior, FARES, Brasil.

2011 - 2011

MOAAN / TUBERCULOSE. (Carga horária: 24h). , Secretária de Estado da Saúde de Roraima, SESAU, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Educação e Saúde das comunidades Indígenas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2010 - 2010

Multiplicadores de Informações/saúde das Mamas. (Carga horária: 4h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Ações de Controle da Tuberculose. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Boa Vista, PMBV, Brasil.

2009 - 2009

Sala de Vacina. (Carga horária: 70h). , Prefeitura Municipal de Boa Vista, PMBV, Brasil.

2008 - 2008

1ª Jornada de Hematologia e Hemoterapia de RR. (Carga horária: 40h). , Secretária de Estado da Saúde de Roraima, SESAU, Brasil.

2006 - 2006

Cuidados Essenciais/ Pré-Parto,Parto e Puerpério. (Carga horária: 20h). , Secretária de Estado da Saúde de Roraima, SESAU, Brasil.

2005 - 2006

Técnico em Enfermagem. (Carga horária: 500h). , Centro de Educação Profissional RHEMA LTDA, RHEMA, Brasil.

2001 - 2001

Atualização em Ações de Controle em Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Boa Vista, PMBV, Brasil.

2000 - 2000

A Enfermagem Na Unidade de Terapia Intensiva. (Carga horária: 42h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2000 - 2000

I Treinamento em Sala de Vacina. (Carga horária: 60h). , Prefeitura Municipal de Boa Vista, PMBV, Brasil.

1998 - 1999

Auxiliar de Enfermagem. (Carga horária: 1200h). , Instituto de Enfermagem da Bahia, ENFERMAGEM BAHIA, Brasil.

1998 - 1998

Operador de Computador. (Carga horária: 55h). , Micromaster Informática, MI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde em Família.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde Materna e Neonatal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: SAUDE DO TRABALHADOR.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: VIGILANCIA SANITARIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: SERVIÇO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.

Participação em eventos

I Simpósio em Emergências em Pediatria. 1999. (Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SELETIVO, Carga horária: 30

2017 - 2022

Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: CONTRATO, Carga horária: 20

2020 - 2022

Hospital Geral de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Seletista, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuo no Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho com a função de Enfermeira do Trabalho.

2019 - 2020

Departamento de VIgilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 30

2017 - 2019

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 30

2014 - 2016

Centro de Referência em Saúde da Mulher

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SIM, Carga horária: 30

2014 - 2016

INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOCENTE EM ENFERMAGEM, Carga horária: 16

Outras informações:
DOCENTE NO PRONATEC MULHERES MIL.

2015 - 2015

INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOCENTE CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, Carga horária: 18

2014 - 2016

Escola Técnica de Saúde do SUS

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: DOCENTE EM ENFERMAGEM, Carga horária: 20

Outras informações:
DOCENTE NO CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA DE RR

2015 - 2015

CENTRO TÉCNICO ESPECIALIZADO DE RORAIMA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: NAO, Carga horária: 20