Bruna Klein Borges de Moraes
Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (2006), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2010 - 2013
Universidade Federal de Pelotas
Título: Oxidação de amido de mandioca com ozônio: efeito do pH, temperatura e tempo de reação
Alvaro Renato Guera Dias. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Engenharia de Alimentos
2007 - 2009
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Redução de brix e acidez em sucos de frutas através de nanofiltração, Ano de Obtenção: 2009
José Carlos Cunha Petrus.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Ciências Sensoriais e do Consumidor
2021 - 2023
About Solution
Título: DESENVOLVIMENTO DE PÃO SUECO ADICIONADO DE FARINHA DE CASCA DE MORANGA CABOTIÁ COM BASE NA CONSTRUÇÃO DE MAPA DE PREFERÊNCIA INTERNO
Orientador: Silvia Deboni Dutkoski
Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
2018 - 2019
Centro Universitário Internacional
Título: O curso não possui monografia
Formação complementar
2020 - 2020
Slow Bakery: Uma abordagem técnica do conceito. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2020 - 2020
Moodle para professores e tutores. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2020 - 2020
Atualizações na rotulagem com foco em produtos da panificação. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2020 - 2020
Qualidade tecnológica de farinha de trigo. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2020 - 2020
Avaliação do valor nutricional e funcional de produtos alimentícios. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2020 - 2020
Tendências em embalagens para produtos da panificação. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2020 - 2020
Metodologias qualitativas e quantitativas aplicadas em análise sensorial. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2013 - 2013
Aproveitamento Integral de Alimentos. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2013 - 2013
Panificação caseira. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Redação Científica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Operação do Sistema de Análise Térmica. (Carga horária: 6h). , Scientific Instruments Co., SINC, Brasil.
2008 - 2008
Rotulagem nutricional. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Implantação das Boas Práticas de Fabricaç. (Carga horária: 44h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2008 - 2008
Leitura e Tradução. (Carga horária: 80h). , Private- Inglês personalizado, PRIVATE, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Avaliação da Incerteza nas medições. (Carga horária: 16h). , Rede Metrológica RS, RM, Brasil.
2003 - 2003
Curso de qualidade de grãos e farinhas. (Carga horária: 40h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Contrle de Qualidade de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Organização de eventos
KLEIN, Bruna . II Seminário Internacional e VIII Seminário Estadual de Educação: Docência em Evidência: Desafios do Contemporâneo. 2017. (Congresso).
KLEIN, Bruna . I Seminário Internacional e VII Seminário Estadual de Educação: Autoria Docente. 2016. (Congresso).
KLEIN, Bruna . VI Seminário Estadual de Educação: Qualidade na Educação. 2015. (Outro).
KLEIN, BRUNA . VI Jornada Ambiental da Região do Alto Jacuí e II Seminário Regional de Agroindústria. 2014. (Outro).
KLEIN, BRUNA . I Seminário Regional de Agroindústria. 2013. (Outro).
KLEIN, Bruna . Curso de atualização em análise de qualidade e tipificação de grãos de arroz. 2012. (Outro).
KLEIN, Bruna . Curso de atualização em análise de qualidade e tipificação de grãos de arroz. 2012. (Outro).
KLEIN, Bruna . 5° Simpósio Brasileiro de Qualidade do Arroz. 2012. (Outro).
KLEIN, Bruna . IV Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz. 2010. (Outro).
KLEIN, Bruna . Curso de Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. 2010. (Outro).
KLEIN, Bruna . Curso de Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Webinário Internacional de Ciência e Tecnologia em Alimentos.PANIFICAÇÃO SEM GLÚTEN DESAFIOS NUTRICIONAIS, TECNOLÓGICOS E SENSORIAIS ESTUDADOS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS. 2021. (Seminário).
7° Simpósio de Segurança Alimentar.Aplicação e aceitabilidade de farinha de ervilha em molho tipo maionese. 2020. (Simpósio).
Congresso on-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. 2020. (Congresso).
IV Colóquio franco-brasileiro de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos.Determinação das propriedades tecnológicas de farinha de ervilha. 2020. (Outra).
XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos.ROTULAGEM: ANÁLISE DA ADESÃO DOS CONSUMIDORES À LEITURA DE RÓTULOS ALIMENTÍCIOS. 2017. (Encontro).
4° Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária. 2014. (Seminário).
5° Simpósio Brasileiro de Qualidade do Arroz. 2012. (Simpósio).
3 French Brazilian Meeting on Polymers.Effect of heat moisture treatment in the thermal characteristics of cassava starch. 2011. (Encontro).
4 International Congress on Bioprocess in Food Industries. Extraction yield of oat starch from IAC - 07 oat (Avena Sativa L.). 2010. (Congresso).
IV Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz.Poder de inchamento e solubilidade de amido de arrozsubmetido ao tratamento térmico com baixa umidade sob diferentes temperaturas. 2010. (Simpósio).
III Workshop Gestão e Reuso de Água na Indústria. 2007. (Outra).
9º Congresso Pan-Americano do Leite. 2006. (Congresso).
Óleos Essenciais: Quando a extração supercrítica (SFE) é vantajosa em relação à destilação por arraste a vapor?. 2006. (Outra).
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Poster. 2006. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia. 2006. (Congresso).
6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 2005. (Simpósio).
IV Simpósio de Alimentos para Região Sul.IV Simpósio de Alimentos para Região Sul. 2005. (Simpósio).
1º Ciclo de Palestras do Curso de Engenharia de Alimentos. 2004. (Outra).
V Semana Acadêmica de Engenharia e Arquitetura. 2004. (Outra).
XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2004. (Congresso).
III Simpósio de Alimentos para a Região Sul.III Simpósio de Alimentos para a Região Sul. 2003. (Simpósio).
XVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e III Feira de Protótipos. XVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e III Feira de Protótipos. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. É de comer? Uso de casca de banana (Musa sp.) em gastronomia: análise sensorial e comportamento do consumidor. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Isotermas de adsorção e propriedades termodinâmicas de resíduo de uva e mirtilo. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Molho agridoce com gila e jabuticaba: percepção dos consumidores, análise sensorial e atributos não-sensoriais. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES; SANTANNA, V.; SANTOS, A. S.; MEIRA, S. M. M,. Pão com farinha de uva: estudo com consumidor e análise de vida de prateleira. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Avaliação físico-química e sensorial de extrato de erva mate (Ilex paraguariensis) repousada com indicação de procedência ?São Matheus". 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES; SANTANNA, V.; NAVARINI, J.; RICHARDS, N. S. P. S.. Utilização de subprodutos da industrialização da maçã para desenvolvimento de um adoçante natural. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DIAS, ALVARO RENATO GUERRA; SCHIRMER, M. A.;KLEIN, Bruna; VALLIM, A. P. W.; OLIVEIRA, M.. Produção e caracterização de nanocristais de amido de pinhão e feijão. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Utilização integral de alimentos na alimentação escolar. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Avaliação das metodologias de secagem e maturação de erva-mate. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Inovação, gerando um produto novo: processo de produção, físico-química e análise sensorial de erva-mate descafeinada. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Desenvolvimento e aceitabilidade de bebida à base de mandioca, com características semelhantes a um iogurte, como alternativa. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; BOFF, V.; MATOS, G. S.. Produção de cerveja artesanal: aspectos relevantes vinculados à qualidade do produto. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; MORAES, K.; SILVA, J. M.. Avaliação sensorial de brigadeiros adicionados de albedo de laranja. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; MATOS, G. S.; SILVA, J. M.. Condições higiênico-sanitárias do comércio ambulante de cachorro-quente de Santa Maria/RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; SILVA, J. M.; MORAES, K.. Avaliação de boas práticas de fabricação através da aplicação de um check-list em um serviço de alimentação coletiva na cidade em Cruz Alta/RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; SILVA, J. M.; NAVARINI, J.. Avaliação da qualidade do mel consumido no município de Cruz Alta/RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; SILVA, J. M.; MORAES, K.. Avaliação sensorial de espumas tipo marshmallow com adição da microalga Spirulina platensis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; MATOS, G. S.; SILVA, J. M.. Avaliação da eficácia dos métodos para o controle de Listeria monocytogenes e Listeria sp em uma indústria produtora de queijo mussarela. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Elaboração e analises físico-químicas de biscoitos tipo cookies enriquecidos com farinha de araticum (Annona neosalicifolia H. Rainer). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Impacto da pandemia Sars-Cov-2 nos hábitos de higiene e forma de atendimento em restaurantes de Cruz Alta/RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. Estratificação da produção e comércio de cortes de carne no açougue de um mercado de Cruz Alta/RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. ELABORAÇÃO DE MOLHO DA ENTRECASCA DE MELANCIA E CASCA DE BETERREBA PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E TECNOLÓGICAS DE FARINHA DE FOLHAS E TALOS DE BRÓCOLIS (Brassica oleracea). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE UM PRODUTO PLANT BASED DO TIPO "HAMBURGUER. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. PREFERÊNCIA DE DIFERENTRS MARCAS DE BEBIDA LÁCTEA UHT SABOR CHOCOLATR POR CONSUMIDORES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE SEMENTE DE Annona squamosa L. E SUA APLICAÇÃO EM REVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO DE MORANGO PÓS-COLHEITA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES. ESTUDO SOBRE EXTRAÇÕES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS DE LICOPENO EM TOMATE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Eficiência técnica e análise comparativa de gordura, proteína, CCS e CCP do leite produzido em uma propriedade leiteira no município de Fortaleza dos Valos/RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; MORAES, K.. Processo de pasteurização e avaliação de seus parâmetros físico-químicos e microbiológicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; BOFF, V.. Rede shop rural - Comércio Eletrônico, processos administrativos, venda e promoção de produtos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; CARVALHO, P. A.. Licenciamento ambiental: direcionado a atividades agroindustriais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Avaliação das concentrações de ordenha e da qualidade do leite cru obtido em três propriedades rurais da região noroeste do Rio Grande do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Avaliação da composição centesimal e contagem de células somáticas do leite obtido de um rebanho da raça holandesa localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; CARVALHO, P. A.. Segurança nutricional com ênfase em lipídios e sódio em derivados cárneos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna; MATOS, G. S.; CARVALHO, P. A.. Manejo de ordenha e higienização dos equipamentos como fator de redução da CCS e carga microbiana no leite. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Elaboração de geleia de tomate adicionada de diferentes especiarias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Controle de qualidade da matéria-prima em uma indústria de laticínios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos para uma padaria e confeitaria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Elaboração de vinho na Empresa Vinhos Bagolin. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Fertilizantes foliares: aumento da produtividade com nutrição de plantas através de uma adubação alternativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Controle do processo de produções em uma fábrica de rações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Teste de aceitabilidade de merenda escolar em uma escola infantil da rede municipal de Cruz Alta - RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Bruna. Controle da umidade e impurezas no recebimento e armazenamento da soja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, BRUNA. Características do mercado de carne bovina originada a partir de um abatedouro Municipal em Cruz Alta.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, BRUNA. Características do mercado de alimentos do Centro Público de Economia Solidária de Cruz Alta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, BRUNA. A importância do correto recebimento e armazenamento para a manutenção da qualidade do trigo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KLEIN, BRUNA. Análise do leite em pó. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Orientou
Caracterização de farinha de milho branco e aplicação em produtos de panificação sem glúten; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Correlação entre as propriedades sensoriais e físico-químicas de bebida láctea fermentada sabor morango; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Aplicação de timol em embalagem com potencial de inibição de Sitophilus spp; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Determinação da qualidade tecnológica do resíduo seco do despolpamento da amora-preta tupy armazenado em diferentes condições; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Propriedades físico-químicas, tecnológicas e sensoriais de pães de longa fermentação produzidos com fermento comercial; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE FARINHA DE CAROÇO DE ABACATE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
ÍNDICE DE ACEITABILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DE CHOCOLATE TRADICIONAL E DE CHOCOLATE RUBI; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
UTILIZAÇÃO DE FILME A BASE DE AMIDO DE MILHO E SORBITOL NO RETARDO DAS ALTERAÇÕES PÓS-COLHEITA DE FRUTOS DA CARAMBOLA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
O PAPEL DA BIOFORTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS NO COMBATE AS DOENÇAS NUTRICIONAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
QUALIDADE NUTRICIONAL DE FRUTAS NATIVAS DO RIO GRANDE DO SUL: ARAÇÁ, GUABIROBA, GUABIJU, UVAIA E BUTIÁ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
AVALIAÇÃO DE PREPARAÇÕES SERVIDAS EM UM RESTAURANTE COMERCIAL POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
DOENÇA CELÍACA: MATÉRIAS-PRIMAS SEM GLÚTEN DISPONÍVEIS PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL SEM GLÚTEN COM ADIÇÃO DE SUCO DE ABACAXI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL DEFININDO A INTENÇÃO DE COMPRA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE CERVEJA DO TIPO PILSEN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
ELABORAÇÃO DE BISCOITO ENRIQUECIDO COM FARINHA MISTA DE SEMENTES DE MELANCIA, MAMÃO E MELÃO; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
DETERMINAÇÃO DAS ATIVIDADES TECNOLÓGICAS DA FARINHA DE ERVILHA COM APLICAÇÃO E ACEITABILIDADE EM MOLHO TIPO MAIONESE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Influência do uso de gel de sementes de chia nas características de massas alimentícias; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Alternativas para a minimização do impacto do aquecimento global na produção de grãos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Rotulagem: Adesão dos consumidores a leitura de rótulos alimentícios; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Características tecnológicas de enzimas e fibras alimentares em produtos de panificação para celíacos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Utilização de alimentos funcionais por alunos de uma academia da cidade de Cruz Alta/RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Utilização de alimentos funcionais por alunos de uma academia da cidade de Cruz Alta/RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Determinação do padrão atual de consumo alimentar de estudantes de uma Universidade da cidade de Cruz Alta/RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Produção de cerveja artesanal a base de milho enriquecida com spirulina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Produção de cervaja artesanal com adição de extrato de guavirova; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Produção de chips a partir do aproveitamento do bagaço resultante da extração do amido de mandioca; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Produção de cerveja artesanal a base de malte e milho enriquecida com Spirulina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Manual para produção de cerveja artesanal estilo Pale Ale; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Estudo de vida de prateleira de chips produzidos a partir do aproveitamento do bagaço resultante da extração do amido de mandioca; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Produção de chips a partir do aproveitamento do bagaço resultante da extração de amido de mandioca; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Elaboração e aceitabilidade de biscoitos enriquecidos com amido de banana verde; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS PARA CONTROLE DE QUALIDADE DA FARINHA DE TRIGO INTEGRAL; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Vigilância sanitária municipal de Ijuí - RS: Processo administrativo sanitário (P; A; S); 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Boas práticas de fabricação e manipulação em uma escola de cozinha; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Boas práticas de fabricação na alimentação escolar; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Desenvolvimento de rótulos para produtos alimentícios; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos de um supermercado em Cruz Alta/RS; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos em uma padaria e confeitaria na cidade de Cruz Alta/RS; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Aproveitamento integral de alimentos - Qualidade nutricional e aceitabilidade em escola infantil da rede municipal de educação de Cruz Alta - RS; 2014; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Avaliação e preparo de refeições e dos resíduos de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição em Cruz Alta/RS; 2013; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Aspectos técnicos da cultura da soja com ênfase em produção de sementes de qualidade; 2013; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Análise da logística empregada no escoamento da safra de soja em um comércio de cereais da cidade de Cruz Alta/RS; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Klein Borges de Moraes;
Produções bibliográficas
-
CEMIN, Paloma. ; DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES ; SANTANNA, V. . Comparison of trained panel and consumers? methodologies to discriminate chocolate samples based on industry quality control parameters. Food Science and Technology , v. 43, p. e21223, 2023.
-
PEREIRA, LARISSA SANTOS ; DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES ; BORBA, ELIZANDRO MAX ; ROLDAN, BRUNA BRESOLIN ; PADILHA, ROSIELE LAPPE ; SANT?ANNA, VOLTAIRE . Consumers’ Segmentation Influences Acceptance and Preferences of Cheeses with Sanitary Inspection and Artisanal Seals. Foods , v. 12, p. 3805, 2023.
-
HOCHMULLER, F. P. ; KLEIN, Bruna . Licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos de um supermercado de Cruz Alta. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM) , v. 14, p. 46-57, 2018.
-
DAHM, SEDENIR ; FLECK, RICARDO ; LEÃES, FERNANDA LEAL ; KLEIN, BRUNA ; SANT'ANNA, VOLTAIRE . Levantamento de dados em propriedades leiteiras para sucessão familiar no Vale do Taquari. Revista Eletrônica Científica da UERGS , v. 3, p. 723-731, 2017.
-
KLEIN, BRUNA ; VANIER, NATHAN LEVIEN ; MOOMAND, KHALID ; PINTO, VÂNIA ZANELLA ; COLUSSI, ROSANA ; DA ROSA ZAVAREZE, ELESSANDRA ; DIAS, ALVARO RENATO GUERRA . Ozone oxidation of cassava starch in aqueous solution at different pH. Food Chemistry , v. 155, p. 167-173, 2014.
-
KLEIN, BRUNA ; PINTO, VÂNIA ZANELLA ; VANIER, NATHAN LEVIEN ; ZAVAREZE, ELESSANDRA DA ROSA ; COLUSSI, ROSANA ; EVANGELHO, JARINE AMARAL DO ; GUTKOSKI, LUIZ CARLOS ; DIAS, ALVARO RENATO GUERRA . Effect of single and dual heat-moisture treatments on properties of rice, cassava, and pinhao starches. Carbohydrate Polymers , v. 98, p. 1578-1584, 2013.
-
ZAVAREZE, E. R. ; PINTO, V. Z. ; KLEIN, Bruna ; HALAL, S. E. ; ELIAS, M. C. ; DIAS, A. R. G. . Development of oxidised and heat-moisture treated potato starch film. Food Chemistry , v. 132, p. 344-350, 2012.
-
PINTO, V. Z. ; VANIER, N. L. ; KLEIN, Bruna ; ZAVAREZE, E. R. ; ELIAS, M. C. ; GUTKOSKI, L. C. ; HELBIG, E. ; DIAS, A. R. G. . Physicochemical, cristallinity, pasting and thermal properties of heat-moisture-treated pinhão starch. Starke (Weinheim) , v. Press, p. 1-9, 2012.
-
BARTZ, JOSIANE ; MADRUGA, KARINA MEDEIROS ; KLEIN, Bruna ; PINTO, VÂNIA ZANELLA ; DIAS, ÁLVARO RENATO GUERRA . Propriedades de pasta de amidos de arroz nativo e acetilados. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 15, p. 78-83, 2012.
-
VANIER, N. L. ; ZAVAREZE, E. R. ; PINTO, V. Z. ; KLEIN, Bruna ; BOTELHO, F. ; DIAS, A. R. G. ; ELIAS, M. C. . Physicochemical, crystallinity, pasting and morphological properties of bean starch oxidised by different concentrations of sodium hypochlorite. Food Chemistry , v. 1, p. 1, 2011.
-
GUTKOSKI, L. C. ; KLEIN, Bruna ; COLUSSI, R. ; SANTETTI, T. A. S. . Efeito da adubação nitrogenada nas características tecnológicas de trigo. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL) , v. 17, p. 116-122, 2011.
-
GUTKOSKI, L. C. ; KLEIN, Bruna ; PAGNUSSATT, F. A. ; PEDO, I. . Características tecnológicas de genótipos de trigo cultivados no cerrado. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 31, p. 786-792, 2007.
-
GUTKOSKI, L. C. ; KLEIN, Bruna ; KASTER, B. ; GONCALVES, F. T. ; LAMAISON, F. ; SPIER, F. ; FRIEDRICH, M. T. . Armazenamento de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e seu efeito na produção de pão de forma. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 18, p. 93-100, 2007.
-
HAN, L. H. ; NAVARINI, J. ; HEINRICH, L. ; DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES . OBTENÇÃO DE XAROPE DE BATATA YACON E APLICAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE SOBREMESA LÁCTEA. In: I CONGRESSO DE INOVAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, 2023, Vacaria. I CONGRESSO DE INOVAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, 2023. v. 1.
-
ZARDO, F. ; DE MORAES, BRUNA KLEIN BORGES . PANIFICAÇÃO SEM GLÚTEN DESAFIOS NUTRICIONAIS, TECNOLÓGICOS E SENSORIAIS ESTUDADOS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS. In: Webinário Internacional de Ciência e Tecnologia em Alimentos, 2021, Santa Maria. Anais do Webinário Internacional de Ciência e Tecnologia em Alimentos. Santa Maria: CNR Edições, 2021. v. 1.
-
PINTO, V. Z. ; KLEIN, Bruna ; VILLANOVA, F. A. ; ZAVAREZE, E. R. ; DIAS, A. R. G. . Oxidação de amido de pinhão com peróxido de hidrogênio. In: 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012, Gramado/RS. 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012.
-
BARTZ, J. ; KLEIN, Bruna ; PINTO, V. Z. ; DIAS, A. R. G. ; MADRUGA, K. M. . Propriedades de pasta de amidos de arroz nativo e acetilados. In: 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012, Gramado/RS. 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012.
-
BOHMER, B. W. ; KLEIN, Bruna ; PINTO, V. Z. ; DIAS, A. R. G. ; BARTZ, J. ; MADRUGA, K. M. . Influência da acetilação catalisada por iodo nas propriedades de pasta de amido de arroz. In: 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012, Gramado/RS. 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012.
-
PINTO, V. Z. ; DUTRA, F. L. G. ; KLEIN, Bruna ; VILLANOVA, F. A. ; BITENCOURT, C. R. ; BORGES, L. R. . Avaliação química, física e sensorias de bolos enriquecidos com semente de abóbora. In: 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012, Gramado/RS. 4° Simpósio de Segurança Alimentar, 2012.
-
SOUZA, J. M. L. ; PINTO, V. Z. ; AMARAL, J. ; KLEIN, Bruna ; VANIER, N. L. ; VILLANOVA, F. A. ; ELIAS, M. C. ; DIAS, A. R. G. . Analise preliminar para elaboração de macarrão a base de amido de milho nativo. In: VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011, Passo Fundo. VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011.
-
PINTO, V. Z. ; BARTZ, J. ; KLEIN, Bruna ; VANIER, N. L. ; VILLANOVA, F. A. ; ZAVAREZE, E. R. ; ELIAS, M. C. ; DIAS, A. R. G. . Extração e caracterização de amido de pinhão (Araucaria angustifolia, Bert, O. Ktze).. In: VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011, Passo Fundo. VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011.
-
PINTO, V. Z. ; ARNS, B. B. ; KLEIN, Bruna ; ZAVAREZE, E. R. ; BRUM, D. ; PEREIRA, M. R. ; DIAS, A. R. G. . Propriedades de pasta de amidos de pinhão (Araucaria angustifolia, Bert, O. Ktze) modificados hidrotermicamente. In: VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011, Passo Fundo. VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011.
-
VANIER, N. L. ; PINTO, V. Z. ; KLEIN, Bruna ; ZAVAREZE, E. R. ; BASSINELLO, P. Z. ; ELIAS, M. C. . Propriedades físico-químicas e viscoamilográficas da farinha de diferentes cultivares de feijão. In: VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011, Passo Fundo. VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011.
-
AMARAL, J. ; KLEIN, Bruna ; SOUZA, J. M. L. ; PINTO, V. Z. ; DIAS, A. R. G. . Caracterização do amido de araruta (Maranta arundinacea) quanto as propriedades de pastas. In: XX Congresso de Iniciação Científica/ III Mostra Científica, 2011, Pelotas/RS. XX Congresso de Iniciação Científica/ III Mostra Científica, 2011.
-
KLEIN, Bruna ; PINTO, V. Z. ; VILLANOVA, F. A. ; BRUM, D. ; COSTA, C. M. ; PEREIRA, M. R. ; ARNS, B. B. ; DIAS, A. R. G. . Poder de inchamento e solubilidade de amido de arroz submetido ao tratamento térmico com baixa umidade sob diferentes temperaturas. In: IV Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz, 2010, Pelotas. IV Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz, 2010.
-
HERMES, R. ; KLEIN, Bruna ; MORAES, K. ; NAVARINI, J. . Determinação das propriedades tecnológicas de farinha de ervilha. In: IV Colóquio franco-brasileiro de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos, 2020. Anais do IV Colóquio franco-brasileiro de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos, 2020.
-
BERNARDI, A. C. A. ; KLEIN, Bruna ; MORAES, K. ; NAVARINI, J. . Determinação das propriedades tecnológicas de farinha mista de sementes de melancia, mamão e melão. In: IV Colóquio franco-brasileiro de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos, 2020. Anais do IV Colóquio franco-brasileiro de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos, 2020.
-
KLEIN, Bruna ; PINTO, V. Z. ; VILLANOVA, F. A. ; BORGES, L. R. ; CRISTIANO, ; DIAS, A. R. G. . Propriedades de Pasta de Amido de Arroz Submetido a Tratamento Térmico de Baixa Umidade sob Diferentes Temperaturas. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camboriú. VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011. v. 2.
-
PAGNUSSATT, F. A. ; SPIER, F. ; KLEIN, Bruna ; MORAS, A. . Estudo comparativo de métodos enzimáticos na determinação de amido danificado. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006, Passo Fundo. XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006.
-
KLEIN, Bruna ; KASTER, B. ; LAMAISON, F. ; GONCALVES, F. T. ; FRIEDRICH, M. T. . Estudo da estabilidade ao armazenamento de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006, Passo Fundo. XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006.
-
MEZZOMO, N. ; KLEIN, Bruna ; GUTKOSKI, L. C. . Efeito da adubação nitrogenada nas características tecnológicas do trigo. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
GUTKOSKI, L. C. ; KLEIN, Bruna ; PAGNUSSATT, F. A. . Avaliação de características tecnológicas de genótipos de trigo cultivados no Cerrado. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004.
-
GUTKOSKI, L. C. ; KLEIN, Bruna ; PAGNUSSATT, F. A. . Características físicas do grão de trigo e a qualidade de uso final da farinha. In: IX Encontro Regional De Engenharia de Alimentos, XI Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos, V Encontro de Iniciação Científica em Engenharia de Alimentos, 2004, Erechim. IX Encontro Regional De Engenharia de Alimentos, XI Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos, V Encontro de Iniciação Científica em Engenharia de Alimentos, 2004.
-
KLEIN, Bruna ; GUTKOSKI, L. C. ; PAGNUSSATT, F. A. . Características físicas do grão de trigo e a qualidade de uso final da farinha. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
KLEIN, Bruna ; COLET, F. ; GUTKOSKI, L. C. . Caracetrísticas físicas do grão como indicativo de qualidade na segregação de trigo. In: XII Mostra de Iniciação Científica, 2003, Passo Fundo. XII Mostra de Iniciação Científica, 2003. v. 1.
-
KLEIN, Bruna ; BREHM, C. M. ; GUTKOSKI, L. C. . Aparelho de determinação de atividade enzimática em farinhas. In: XII Mostra de Iniciação Científica, 2003, Passo Fundo. XII Mostra de Iniciação Científica, 2003. v. 1.
-
JACOBI, M. ; KLEIN, Bruna ; GUTKOSKI, L. C. ; ROSA FILHO, O. . Análises químicas e reológicas na avaliação da qualidade de trigos melhoradores. In: XII Mostra de Iniciação Científica, 2003, Passo Fundo. XII Mostra de Iniciação Científica, 2003. v. 1.
-
BARONI, VERONICA BALLOTIN ; MORAES, BRUNA KLEIN BORGES DE . Farinha alimentícia do resíduo da amora preta: propriedades tecnológicas e nutricionais. In: III Congresso Online Nacional da Agroindústria, 2023. Anais do III Congresso Online Nacional da Agroindústria - III CONAGRON.
-
HERMES, R. ; KLEIN, Bruna ; MORAES, K. ; NAVARINI, J. . Aplicação e aceitabilidade de farinha de ervilha em molho tipo maionese. In: 7° Simpósio de Segurança Alimentar, 2020, Porto Alegre. Anais do 7° Simpósio de Segurança Alimentar, 2020.
-
BERNARDI, A. C. A. ; KLEIN, Bruna ; MORAES, K. ; NAVARINI, J. . Elaboração de biscoito enriquecido com farinha mista de sementes de melancia, mamão e melão. In: 7° Simpósio de Segurança Alimentar, 2020, Porto Alegre. Anais do 7° Simpósio de Segurança Alimentar, 2020.
-
HERMES, R. ; KLEIN, Bruna . Elaboração e aceitabilidade de bolos enriquecidos com farinha de ervilha verde. In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. Anais do X Simpósio de Alimentos, 2018.
-
LACORTH, M. ; KLEIN, Bruna . Influência do gel de sementes de chia nas características tecnológicas de massas alimentícias. In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. Anais do X Simpósio de Alimentos, 2018.
-
FISTAROL, E. R. ; KLEIN, Bruna ; MORAES, K. ; NAVARINI, J. . Rotulagem: Análise da adesão dos consumidores á leitura de rótulos alimentícios. In: XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017, Curitiba. XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017. p. 22-23.
-
LUTKEMEYER, A. ; KLEIN, Bruna ; SILVA, J. M. ; CARVALHO, P. A. . Determinação do padrão de consumo alimentar de estudantes de uma universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul. In: XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017, Curitiba. XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017. p. 20-21.
-
DAHM, S. ; FLECK, R. ; KLEIN, Bruna ; LEAES, F. L. ; SANTANNA, V. . Levantamento de dados em propriedades leiteiras para a sucessão familiar no Vale do Taquari. In: 3º Simpósio de Gestão Ambiental: Territórios Hídricos e Mercados Ambientais; 1ª Encontro de Educação e Ambiente: os Campos de Cima da Serra em Debate e 1º Encontro do Território Rural dos Campos de Cima da Serra, 2017, São Francisco de Paula. 3º Simpósio de Gestão Ambiental: Territórios Hídricos e Mercados Ambientais; 1ª Encontro de Educação e Ambiente: os Campos de Cima da Serra em Debate 1º Encontro do Território Rural dos Campos de Cima da Serra?, 2017.
-
DILL, R. E. ; KLEIN, Bruna . Boas prática e conduta em laboratórios. In: I Seminário Internacional e VII Seminário Estadual de Educação, 2016, Cruz Alta. I Seminário Internacional e VII Seminário Estadual de Educação, 2016.
-
JESUS, L. E. W. ; KLEIN, Bruna . Produção de cerveja através do método artesanal. In: V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - I Jornada de Pós-Gradução da Uergs, 2015, Frederico Westphalen/RS. V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - I Jornada de Pós-Gradução da Uergs, 2015.
-
GOMES, T. M. M. ; KLEIN, Bruna . VI Jornada Ambiental da Região do Alto Jacuí. In: V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - IV Siepex, 2014, Vacaria/RS. V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - IV Siepex, 2014.
-
KLEIN, Bruna ; PINTO, V. Z. ; VANIER, N. L. ; VILLANOVA, F. A. ; GUTKOSKI, L. C. ; DIAS, A. R. G. . Pasting properties of cassava starch oxidized with ozone under different pH levels. In: 16th World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçú/PR. 16th World Congress of Food Science and Technology, 2012.
-
KLEIN, Bruna ; PINTO, V. Z. ; VILLANOVA, F. A. ; DIAS, A. R. G. ; GUTKOSKI, L. C. . Effect of heat moisture treatment in the thermal characteristic of cassava starch. In: 3 French Bazilian Meeting Polymers, 2011, Florianópolis. 3 French Bazilian Meeting Polymers, 2011.
-
PINTO, V. Z. ; KLEIN, Bruna ; PEREIRA, M. R. ; BRUM, D. ; DIAS, A. R. G. . Thermal properties of Pinhão (Araucaria angustifolia, Bert, O. Ktze) native and heat moisture treated starches. In: 3 French Bazilian Meeting on Polymers, 2011, Florianópolis. 3 French Bazilian Meeting on Polymers, 2011.
-
PEREIRA, J. M. ; BRUM, D. ; ZAVAREZE, E. R. ; FRANCK, J. S. ; KLEIN, Bruna ; DIAS, A. R. G. . Extraction yield of oat starch from IAC-07 oat (Avena Sativa L.). In: 4 International Congress on Bioprocess in Food Industries, 2010, Curitiba. 4 International Congress on Bioprocess in Food Industries, 2010.
-
PEREIRA, J. M. ; STORCK, C. R. ; KLEIN, Bruna ; PARAGINSKI, R. T. ; BOHN, A. ; DIAS, A. R. G. . Protein profile of wheat flour with different levels of substituion by rice flour with transglutaminase addition. In: 4 International Congress on Bioprocess in Food Industries, 2010, Curitiba. 4 International Congress on Bioprocess in Food Industries, 2010.
-
GUTKOSKI, L. C. ; PAGNUSSATT, F. A. ; SPIER, F. ; KLEIN, Bruna ; MORAS, A. . Estudo comparativo de métodos enzimáticos na determinação de amido danificado em farinha de trigo. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.
-
LAMAISON, F. ; KASTER, B. ; KLEIN, Bruna ; GONCALVES, F. T. ; GUTKOSKI, L. C. . Emprego do teste da mancha como indicador da adição de ferro em farinha de trigo. In: IV Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2005, Passo Fundo. IV Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2005.
-
KASTER, B. ; KLEIN, Bruna ; GONCALVES, F. T. ; LAMAISON, F. ; GUTKOSKI, L. C. . Estabilidade no armazenamento e na produção de pão de forma de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. In: 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.
-
KASTER, B. ; KLEIN, Bruna ; GONCALVES, F. T. ; LAMAISON, F. ; GUTKOSKI, L. C. . Emprego de teste da mancha como indicador da adição de ferro em farinha de trigo. In: 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.
-
JACOBI, M. ; KLEIN, Bruna ; GUTKOSKI, L. C. . Propriedades físicas e reológicas de amostras de trigo cultivados em uma mesma região por dois anos. In: XVIII Congresso Científico e Tecnológico em Engenharia, 2003, Itajaí. X VIII Congresso Científico e Tecnológico em Engenharia, 2003. v. 1.
-
FERRAO, G. S. ; MORAES, K. ; KLEIN, Bruna . Aceitabilidade de biscoitos enriquecidos com amido de banana verde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERRAO, G. S. ; KLEIN, Bruna . Aceitabilidade de biscoitos enriquecidos com amido de banana verde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
JESUS, L. E. W. ; KLEIN, Bruna . Produção de cerveja através do método artesanal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VIEGAS, G. G. ; KLEIN, Bruna . Aproveitamento integral de alimentos ? Qualidade nutricional e aceitabilidade das preparações em escola infantil da rede municipal de educação de Cruz Alta-RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AGERTT, L. S. ; KLEIN, Bruna . Avaliação do preparo de refeições e dos resíduos de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição em Cruz Alta-RS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KLEIN, Bruna ; PAGNUSSATT, F. A. ; GUTKOSKI, L. C. . Avaliação de características tecnológicas de genótipos de trigo cultivados no cerrado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
GUTKOSKI, L. C. ; KLEIN, Bruna . Aparelho de determinação de atividade enzimática de grãos e farinhas. 2003.
KLEIN, Bruna . Desenvolvimento de produtos para celíacos. 2011. (Palestra).
KLEIN, Bruna . Co-orientação de iniciação científica.. 2011. (Co-orientação de iniciação científica.).
KLEIN, Bruna . Co-orientação de iniciação científica.. 2010. (Co-orientação de iniciação científica.).
KLEIN, Bruna . Nanotecnologia na Indústria de Alimentos. 2009. (Palestra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE PÃO SUECO ADICIONADO DE FARINHA MISTA DE SEMENTES E CASCA COM BASE NA CONSTRUÇÃO DE MAPA DE PREFERÊNCIA INTERNO, Descrição: A utilização dos resíduos de frutas e hortaliças é importante para converter um material vegetal de baixo custo e abundante em produtos de alto valor agregado, o que pode trazer benefícios para os consumidores e para a indústria de alimentos. Uma forma de incorporar estes resíduos na alimentação é transformando-os em uma farinha mista, a qual pode ser utilizada na formulação de diversos produtos, entre eles os pães. No entanto, para que estes produtos possam ser comercializados é necessário que se determine a sua aceitação por parte dos potenciais consumidores. Assim o objetivo geral deste projeto é desenvolver produtos inovadores com base na preferência sensorial dos consumidores e no entendimento da influência da incorporação de ingredientes diferenciados, como sementes de melão e abóbora e cascas da abóbora, no perfil sensorial de pães suecos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Kelly de Moraes - Integrante.
-
2021 - 2023
EFEITOS DO TEMPO, TEMPERATURA E INCIDÊNCIA DE LUZ NA ESTABILIDADE DA COR E COMPOSTOS BIOATIVOS DURANTE O ARMAZENAMENTO DO RESÍDUO SECO DE AMORA-PRETA, Descrição: Na indústria, a saudabilidade e a aparência dos alimentos são fatores primordiais a serem considerados no desenvolvimento de novos produtos. A saudabilidade engloba os compostos nutricionais, fundamentais para um desenvolvimento físico saudável, mas também os chamados compostos bioativos, que auxiliam na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis. Já a aparência está diretamente ligada aos sentidos humanos, sendo a cor um dos atributos visuais mais explorados, associado diretamente a determinados alimentos. Além destes dois fatores enunciados, uma preocupação crescente em todos os setores é a sustentabilidade, sendo a questão ambiental e a economia circular, pontos chave na fabricação de produtos e também de atenção dos consumidores. Ao beneficiar matérias-primas alimentares, muitas vezes obtêm-se, além do produto de interesse, um subproduto/resíduo. Este subproduto que ora é descartado, pode ser melhor explorado e transformado em outro produto de interesse à indústria. Especificamente as amoras-pretas, bagas ricas em compostos bioativos e com coloração intensa, ao submetê-las ao despolpamento, obtém-se além da polpa, um resíduo, composto de casca, talos e sementes. Assim, este trabalho propôs estudar a aplicação de um tratamento inicial deste subproduto, a desidratação, estudando inicialmente seu comportamento cinético em diferentes temperaturas de secagem e caracterização físico-química, com aplicação de modelos matemáticos empíricos e semiempíricos. Posteriormente, aplicou-se uma das temperaturas de secagem e submeteu-se a farinha obtida, após tecnologias simples de moagem, a diferentes condições de armazenamento: ausência de luz e temperatura ambiente; ausência de luz e refrigeração; incidência de luz e temperatura ambiente; incidência de luz e refrigeração. Estas condições foram avaliadas durante quatro meses, analisando-se a farinha, a cada duas semanas, através das variáveis dependentes de: cor, capacidade antioxidante, conteúdo de flavonoides e de antocianinas, pH e acidez.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Veronica Ballotin Baroni - Integrante.
-
2021 - 2023
APLICAÇÃO DE TIMOL EM EMBALAGEM COM POTENCIALDE INIBIÇÃO DE SITOPHILUS SPP, Descrição: O objetivo do presente projeto é estudar o efeito da aplicação de timol em embalagens de arroz sobre as características sensoriais ao longo da vida de prateleira do produto. Para tanto, serão utilizadas embalagens de arroz de polietileno com capacidade para 1kg de produto. As embalagens serão higienizadas com álcool 70GL e deixadas secar por 10 minutos até evaporação. Então, 35 de timol serão diluídos em etanol de grau analítico e adicionados na parte externa das embalagens. Embalagens sem adição do composto serão utilizadas como controle. Após 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 meses de armazenamento o arroz contido nas embalagens e o controle serão submetidos as análises sensoriais de comparação pareada, escala hedônica e escala de atitude Espera-se com o presente estudo verificar se a aplicação de timol nas embalagens alterou as características sensoriais do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Integrante / Gisele Koetz Tomiello - Coordenador.
-
2021 - 2022
UTILIZAÇÃO DE GRUPO DE FOCO NA AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE UMA BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA SABOR MORANGO, Descrição: Os consumidores se mostram cada vez mais exigentes quanto as características sensoriais dos produtos alimentícios, sendo que a percepção sensorial nos alimentos está intimamente ligada à escolha do consumidor. Assim, a proposta da presente pesquisa é investigar os fatores considerados relevantes para a aceitação sensorial de uma bebida láctea fermentada, utilizando-se a metodologia sensorial de grupo de foco. Através do desenvolvimento do projeto tem-se a expectativa de determinar a aceitação ou rejeição sensorial de uma bebida láctea fermentada sabor morango, traçando-se um perfil sensorial desta, o que pode auxiliar se for necessário, a indústria na tomada de algumas decisões de melhoria no produto e/ou no processo produtivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Rafaela Hermes - Integrante.
-
2020 - 2022
Influência da longa fermentação na qualidade tecnológica de pães, Descrição: Um interesse renovado por alimentos fermentados foi observado nos países ocidentais em grande parte impulsionado por seus supostos benefícios à saúde. O processo de fermentação modifica significativamente as características sensoriais da matéria-prima, produzindo produtos com textura, sabor e aroma únicos. Contudo, estudos mencionando a qualidade tecnológica e as características físico-químicas de pães produzidos com longos períodos de fermentação utilizando-se fermento biológico comercial são escassos. Assim, a proposta da presente pesquisa é determinar como a longa fermentação afeta a qualidade tecnológica do produto final, bem como, qual é o tempo ideal de longa fermentação para alcançar os melhores parâmetros de qualidade em panificação. O objetivo do presente trabalho é determinar as características tecnológicas de pães fermentados em diferentes tempos, empregando fermento biológico comercial, traçando um perfil de qualidade para esses alimentos. Através do desenvolvimento do projeto tem-se a expectativa de determinar como a longa fermentação afeta as características tecnológicas dos pães. Assim como, espera-se conseguir traçar quais são os benefícios da elaboração de um produto a partir da técnica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Franciele Zardo - Integrante / Ana Carolina Alves Bernardi - Integrante / Gabriela Diersmann - Integrante.
-
2019 - 2020
Aproveitamento da borra resultante da separação dos componentes das cápsulas de café expresso na elaboração de um produto alimentício., Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um produto alimentício com a utilização da borra gerada pela separação dos constituintes das cápsulas de café. Assim como, avaliar a atividade antioxidante da borra proveniente do café em cápsulas; adicionar diferentes quantidades da borra na formulação de bolos; determinar os parâmetros físicos de peso pré e pós cocção, espessura antes e após o forneamento e volume dos bolos; bem como, avaliar a aceitabilidade dos atributos sensoriais dos bolos formulados através do teste afetivo de aceitação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Ananaíra Maffei - Integrante.
-
2017 - 2017
Determinação do padrão de consumo alimentar de estudantes de uma universidade da cidade de Cruz Alta/RS., Descrição: O padrão de consumo alimentar, mais que a ausência específica de nutrientes na dieta, expressa situações reais de disponibilidade de alimentos e de condições diferenciadas de inserção ou não das populações nos diferentes cenários sociais (SICHIERI et al, 2003). Portanto o objetivo deste projeto é determinar o padrão de consumo alimentar de estudantes de uma universidade na cidade de Cruz Alta/RS, sua associação com fatores socioeconômicos, atividade física e sobrepeso, bem como se tal padrão é motivado pela preocupação com a saúde ou com a estética corporal. O padrão de consumo alimentar será avaliado por meio do questionário semiquantitativo de frequência de consumo alimentar (QFCA), os alimentos mais frequentemente consumidos pelos estudantes serão agrupados segundo os grupos da Pirâmide Alimentar de Philippi et al. (1999). A avaliação da situação socioeconômica dar-se-á pelo Critério de Classificação Econômica Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP, 2015). Também será avaliada a frequência de sobrepeso e obesidade através da determinação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos estudantes. Já para verificar-se a frequência da realização de atividades físicas, se existe preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos que consomem, bem como se conhecem os malefícios advindos da má alimentação, e ainda, se há interesse e quais as motivações para melhorar os hábitos alimentares será aplicado aos estudantes um questionário com perguntas fechadas. Os dados qualitativos obtidos serão analisados por meio de valores absolutos e porcentagens. A correlação entre as variáveis socioeconômicas e o consumo alimentar será realizada utilizando-se o teste qui-quadrado de Pearson com nível de significância de 5,0%, assim como a comparação da qualidade alimentar entre os cursos. Os dados quantitativos obtidos serão analisados no programa Microsoft Excel 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Kelly de Moraes - Integrante / Juliana de Mello Silva - Integrante / Jussara Navarini - Integrante.
-
2017 - 2017
Utilização de sementes de chia em substituição parcial ou total dos ovos na fabricação de massas alimentícias., Descrição: Nos últimos anos as sementes de chia foram incluídas na dieta humana devido a sua importante composição e os benefícios que o seu consumo traz à saúde. Considerando a composição química e física da chia, estas sementes apresentam capacidades tecnológicas diversas, podendo atuar como agentes espessantes, gelificantes e estabilizantes. Deste modo, revelam-se úteis para indústria alimentícia e para aplicações domésticas, no desenvolvimento de novos produtos alimentares. Portanto o objetivo deste projeto é avaliar a aplicação da farinha ou semente de chia hidratada (gel de chia) como substituto dos ovos na formulação de massa tipo talharim visando o aumento do valor nutricional do produto final. Para isto sarão desenvolvidas formulações de massas alimentícias com diferentes porcentagens de substituição dos ovos pelo gel de chia; determinados os parâmetros de tempo de cozimento, aumento de peso, aumento de volume e perda de sólidos das massas; e avaliada a aceitabilidade dos atributos sensoriais das massas formuladas através do teste afetivo de aceitação. Os dados obtidos serão analisados por meio de análise de variância (ANOVA) e, para a comparação das médias entre as amostras, será utilizado o teste t, com um nível de significância de 5%. Já a porcentagem de aceitação para cada tratamento será determinada utilizando-se o cálculo de Índice de Aceitabilidade (IA) do produto, IA (%) = A x 100 / B, onde A é a nota média obtida para o produto e B é a nota máxima dada ao produto. Através do desenvolvimento do projeto tem-se a expectativa de se obter um alto índice de aceitabilidade das massas alimentícias, bem como, que as mesmas apresentem características de tempo de cozimento, aumento de peso, aumento de volume e perda de sólidos semelhantes ou melhores que as da massa tradicional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Kelly de Moraes - Integrante / Juliana de Mello Silva - Integrante / Jussara Navarini - Integrante.
-
2017 - 2017
Elaboração e aceitabilidade de bolos enriquecidos com farinha de ervilha verde., Descrição: A ervilha caracteriza-se como um alimento importante para sere incluídos na dieta o maior número de vezes possível, já que elas fornecem nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, assim como esta leguminosa contém em sua composição ingredientes com propriedades funcionais Uma das formas de se inserir a ervilha na alimentação é através de produtos de panificação, como por exemplo pães, bolos e massas. Portanto os objetivos deste projeto são desenvolver formulações, de bolos, enriquecidos com farinha de ervilha verde em diferentes concentrações; determinar os parâmetros físicos de peso pré e pós cocção, espessura antes e após o forneamento e volume aparente dos bolos; e avaliar a aceitabilidade dos atributos sensoriais dos bolos formulados através do teste afetivo de aceitação. Os dados obtidos serão analisados por meio de análise de variância (ANOVA) e, para a comparação das médias entre as amostras, será utilizado o teste t, com um nível de significância de 5%. Já a porcentagem de aceitação para cada tratamento será determinada utilizando-se o cálculo de Índice de Aceitabilidade (IA) do produto. Através do desenvolvimento do projeto tem-se a expectativa de se obter um alto índice de aceitabilidade dos bolos enriquecidos com farinha de ervilha verde, bem como, que os mesmos apresentem características físicas semelhantes ou melhores que a dos bolos tradicionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Kelly de Moraes - Integrante / Juliana de Mello Silva - Integrante / Jussara Navarini - Integrante.
-
2015 - 2016
Produção de chips a partir do aproveitamento do bagaço resultante da extração do amido de mandioca, Descrição: O objetivo geral do projeto é avaliar a aceitabilidade de chips desidratados produzidos a partir do bagaço resultante da extração do amido de mandioca. Já os objetivos específicos são desenvolver chips desidratados com a utilização do bagaço da mandioca; Analisar as características físicas dos chips por meio dos parâmetros peso, espessura e diâmetro; Analisar as características de textura dos chips; Avaliar a aceitabilidade dos atributos sensoriais dos chips através do teste afetivo de aceitação; e assim, promover o aproveitamento de um subproduto da extração do amido de mandioca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Fabrício Soares - Integrante / Kelly de Moraes - Integrante / Paulo Afonso Carvalho - Integrante / Gilvane de Souza Matos - Integrante / Juliana de Mello Silva - Integrante / Gerônimo Rodrigues Prado - Integrante / Jussara Navarini - Integrante.
-
2015 - 2016
Estudo de vida de prateleira de chips produzidos a partir do aproveitamento do bagaço resultante da extração do amido de mandioca, Descrição: O processo de extração de amido de mandioca tem um rendimento médio de 25 a 30%, desse modo, gera grande volume de resíduo orgânico que é a fração fibrosa da mandioca com menor concentração de amido, o bagaço. Uma alternativa para o aproveitamento do bagaço resultante da extração do amido de mandioca é a produção de chips desidratados. No entanto para o desenvolvimento de um novo produto é necessário que sejam realizados estudos de vida de prateleira, bem como a determinação da composição centesimal dos chips. Portanto, os objetivos deste projeto são estudar a vida de prateleira através de análises de estabilidade oxidativa, análise microbiológica, análise de textura e análise sensorial, bem como determinar a composição centesimal do chips desidratados através das análises de umidade, carboidratos, lipídios, proteínas, fibras e cinzas. Os chips serão produzidos através de metodologia desenvolvida em trabalho anterior e as análises de vida de prateleira e de composição centesimal serão realizadas através de metodologias analíticas já estabelecidas. Com o desenvolvimento do projeto tem-se a expectativa de determinar a vida útil dos chips desidratados, bem como sua composição centesimal, promovendo a utilização do bagaço resultante da extração do amido de mandioca como ingrediente no desenvolvimento de novos produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Kelly de Moraes - Integrante / Juliana de Mello Silva - Integrante / Jussara Navarini - Integrante.
-
2014 - 2015
Elaboração e aceitabilidade de biscoitos enriquecidos com amido de banana verde, Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver formulações, para biscoitos, enriquecidos com amido de banana verde em diferentes concentrações, bem como analisar as características físicas dos biscoitos por meio dos parâmetros peso, espessura e diâmetro e avaliar a aceitabilidade dos atributos sensoriais dos biscoitos formulados através do teste afetivo de aceitação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Coordenador / Fabrício Soares - Integrante / Kelly de Moraes - Integrante / Paulo Afonso Carvalho - Integrante / Gilvane de Souza Matos - Integrante / Gerônimo Rodrigues Prado - Integrante.
-
2011 - 2013
Elaboração de bolos enriquecidos com semente de abóbora Kabutiá: avaliação química e sensorial, Descrição: Avaliar o efeito da adição de farinha de semente de abóbora nas propriedades químicas e sensoriais de formulações de bolos. Objetivos Específicos - Caracterizar quimicamente a farinha de semente de abóbora e os bolos elaborados. - Desenvolver formulações de bolos enriquecidos com diferentes proporções de semente de abóbora. - Avaliar sensorialmente os bolos elaborados com diferentes concentrações de farinha de semente de abóbora... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Integrante / Lucia Rota Borges - Coordenador / Vania Zanella Pinto - Integrante / Elizabete Helbig - Integrante / Fabiana Botelho - Integrante.
-
2010 - 2013
Utilização de Amido de Pinhão Modificado em Produtos de Panificação e Massas Alimentícias, Descrição: Avaliar os efeitos dos tratamentos químicos de oxidação, com peróxido de hidrogênio, nas propriedades do amido de pinhão. Avaliar os efeitos dos tratamentos térmicos de baixa umidade nas propriedades do amido de pinhão. Estudar a aplicação dos amidos modificados de pinhão como substituinte em massas alimentícias de farinha de arroz e na elaboração de pão de queijo. Avaliar a aceitação e intenção de compra dos produtos elaborados com amido de pinhão nativo e modificado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Integrante / Vania Zanella Pinto - Integrante / Alvaro Renato Guerra Dias - Coordenador / Elessandra da Rosa Zavareze - Integrante.
-
2010 - 2013
Oxidação de amido de mandioca com ozônio: efeito do pH, temperatura e tempo de reação., Descrição: Estudar as modificações físicas e químicas de amido de mandioca submetido a ação do gás ozônio. Verificar o efeito da oxidação na propriedade de expansão de amido modificado com ozônio. Elucidar a influência das diferentes condições de pH, temperatura e tempo de reação, nas características físico químicas e na propriedade de expansão de amido de mandioca modificado com ozônio. Utilizar amido de mandioca modificado com ozônio na produção de pão de queijo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Integrante / Luiz Carlos Gutkoski - Integrante / Vania Zanella Pinto - Integrante / Alvaro Renato Guerra Dias - Coordenador / Manoel Artigas Schirmer - Integrante.
-
2005 - 2006
Estabilidade no armazenamento e na produção de pão de forma de farinha de trigo enriquecidade com ferro e ácido fólico, Descrição: A importância das vitaminas e dos minerais na prevenção de doenças tem motivado à saúde pública implementar programas de enriquecimento de alimentos. Diante disso, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a fortificação da farinha de trigo com ferro e ácido fólico. O processo de adição dos nutrientes à farinha de trigo é simples, mas existem carências de estudos da estabilidade da farinha enriquecida. O objetivo do trabalho é estudar as alterações durante o armazenamento de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e no processamento de pães de forma. Amostras de farinha serão adquiridas no comércio local, caracterizadas quimicamente e posteriormente será feita a adição de ferro e ácido fólico em diferentes concentrações utilizando o delineamento central composto rotacional adequado para metodologia de superfície de resposta. As amostras serão analisadas ao longo do armazenamento quanto a extrato etéreo, acidez, cor pelo sistema CieLab, ferro e ácido fólico para avaliar a estabilidade. Ferro e ácido fólico serão determinados por espectrofometria e cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), respectivamente. Com amostras de farinhas com as mesmas concentrações adicionadas será elaborado pão de forma e avaliadas as características sensoriais, através da análise de características externas e internas conferindo as amostras um valor com pontuação máxima de 100, designada como escore do pão. Os resultados serão analisados estatisticamente através da análise de variância (Anova). Os resultados esperados são que a adição de ferro e ácido fólico a farinha de trigo não altere a estabilidade e as propriedades dos produtos elaborados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Bruna Klein Borges de Moraes - Integrante / Luiz Carlos Gutkoski - Coordenador / Bruna Kaster - Integrante / Fernanda Tormen Gonçalves - Integrante / Franciele Lamaison - Integrante / Maria Tereza Friedrich - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Cruz Alta. , Rua General Andrade Neves - até 1540/1541, Centro, 98025810 - Cruz Alta, RS - Brasil, Telefone: (55) 33229536, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2006
Universidade de Passo FundoVínculo: Bolsista BIC/Fapergs, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2005 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Em Alimentação, Centro de Pesquisa Em Alimentação.Atividade realizada, Bolsista BIC/Fapergs.
-
05/2005 - 07/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Em Alimentação, Centro de Pesquisa Em Alimentação.Atividade realizada, Estagiária voluntária do Laboratorio de Microbiologia.
-
05/2003 - 02/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Em Alimentação, Centro de Pesquisa Em Alimentação.Atividade realizada, Bolsista PIBIC/UPF.
-
03/2003 - 04/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Em Alimentação, Centro de Pesquisa Em Alimentação.Atividade realizada, Estagiária voluntária do Laboratório de Cereais.
2013 - Atual
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Controle físico-químico e microbiológico no armazenamento de alimentos, Tópicos Especiais
-
03/2013
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia de Bebidas, Tecnologia de Óleos e Gorduras, Matérias Primas de Origem Vegetal, Embalagens de Alimentos, Tecnologia de Grãos e Produtos Amiláceos, Tecnologia de Frutas e Hortaliças
2010 - 2013
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista Capes, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Universidade Federal de PelotasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no Curso de Nutrição, Carga horária: 20
Outras informações:
Aulas ministradas sobre Carboidratos e Amido na disciplina de Bromatologia para o curso de Nutrição.
2011 - 2011
Universidade Federal de PelotasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no Curso de Gastronomia, Carga horária: 10
Outras informações:
Aulas ministradas sobre Carboidratos e Amido na disciplina de Nutrição e Química de Alimentos para o Curso de Gastronomia.
2011 - 2011
Universidade Federal de PelotasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no PPGCTA, Carga horária: 17
Outras informações:
Aulas ministradas na Disciplina de Tecnologia de Amido do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial.
2007 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruna Klein Borges de Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?