Geraldo Candido Cabral Gouveia

Bacharel em Engenharia Agronômica pala Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Mestrado pela mesma instituição, Área de concentração - Sustentabilidade na Agricultura. Atualmente cursando Doutorado em Agronomia pela UNESP - Ilha Solteira, área de concentração - Sistemas de Produção

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Agronomia

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: MECANISMOS GENÉTICO-MOLECULARES ENVOLVIDOS NA BIOFORTIFICAÇÃO AGRONÔMICA DE ARROZ DE TERRAS ALTAS COM FERRO, SELÊNIO E ZINCO,
André Rodrigues do Reis. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.

Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura

2015 - 2017

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: DESEMPENHO DE SEMENTES DE MILHO E FEIJÃO EM ESTRESSE ABIÓTICO HIDRATADAS COM DIFERENTES AGENTES QUÍMICOS,Ano de Obtenção: 2017
Flávio Ferreira da Silva Binotti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Agronomia

2010 - 2014

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: PRIMING E ENVELHECIMENTO ARTIFICIAL NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE BRAQUIÁRIA
Orientador: Flávio Ferreira da Silva Binotti

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Oficina de Formação Pedagógica. (Carga horária: 22h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Produção e tecnologia de sementes.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Ecofisiologia Vegetal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOUVEIA, G.C.C. . XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesuisa da Pós-Graduação. 2016. (Outro).

GOUVEIA, G.C.C. . VIII Semana Agronômica de Cassilândia e I Semana de Pesquisa da Pós Graduação. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oficina de Formação Pedagógica - PAADS. 2018. (Oficina).

XI SEMANA AGRONÔMICA DE CASSILÂNDIA E IV SEMANA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO.Envelhecimento Artificial Sob a Qualidade Fisiológica de Sementes de Quiabo. 2016. (Outra).

ENEPEX - Encontro de ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Encontro).

4° Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - Epex/ Uems.CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MG-5. 2013. (Encontro).

VIII Semana Agronômica e Primeira Semana da Pós-Graduaç ão.Efeito do Condicionamento Fisiológico e Diferentes Períodos de Envelhecimento na Primeira Contagem de Germinação de Sementes de BRACHIARIA. 2013. (Outra).

3° EPEX - Encontro de ensino, Pesquisa e Extensão.Comportamento de sementes de Brachiaria ao condicionamento fisiológico e envelhecimento acelerado. 2012. (Encontro).

Manejo e Contro de Percevejo Castanho, como construir. 2012. (Seminário).

PALESTRA CONTROLE DE PRAGAS EM PLANTAS HORTÍCULAS. 2012. (Seminário).

2° EPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.APLICAÇÃO DE N (FOSFONOMETIL) GLICINA ATRAVÉS DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO E DE FITORREGULADORES EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MG-5. 2011. (Encontro).

XVII Congresso Brasileiro de Sementes. ESCARIFICAÇÃO E PREPARO HOMEOPÁTICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA - I GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS. 2011. (Congresso).

Dia "D" de combate a dengue. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Oliveira de Paula

STEINER, F.; ZOZ, T.;GOUVEIA, G.C.C.. Efeito da Profundidade de Semeadura em Solo Arenoso e Stimulate no Crescimento inicial do Feijão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rodolfo Matrangolo Pires

PAVAN, B. E.; PUPIN, S.;GOUVEIA, G.C.C.. Desempenho de Progênis de Eucalyptus urophyla x E.grandis para caracteres tecnológicos de sementes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Unesp - Feis Ilha Solteira.

Aluno: Caio Cesar Burin

ALVES, A. C.;GOUVEIA, G.C.C.BINOTTI, F. F. S.. Protótipo para condicionamento fisiológico de sementes em escala industrial. 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gabriel Wanderley de Mendonça

MENDONÇA, G. W.; CARDOSO, E.D.;BINOTTI, F.F.S.. Priming e Envelhecimento Artificial na Qualidade Fisiológica de Sementes de braquiária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Orivaldo Arf

SÁ, Marco Eustáquio deOrivaldo ArfTeixeira Filho, M. C. M.. Respostas fisiológicas e bioquímicas de veriedades de arroz a toxidez de selênio.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Giselle Feliciani Barbosa

BINOTTI, F. F. S.; COSTA, E.;BARBOSA, G. F.. Qualidade fisiológica de sementes de milho hidratadas com diferentes agentes químicos e submetidas ao estresse abiótico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Eliana Duarte Cardoso

BINOTTI, Flavio Ferreira da Silva;CARDOSO, Eliana DuarteMENDONCA, G. W.. Priming e envelhecimento artificial na qualidade fisiológica de sementes de braquiária.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Charline Zaratin Alves

ALVES, C.Z.; COSTA, E.;BINOTTI, F. F. S.. Desempenho de sementes de milho e feijão em estresse abiótico hidratadas com diferentes agentes químicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho

SÁ, Marco Eustáquio deARF, O.TEIXEIRA FILHO, M.C.M.. Respostas fisiológicas e bioquímicas de variedades de arroz a toxidez de selênio. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Sistemas de Produção)) - Faculdade de Engenharia da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira.

Flávio Ferreira da Silva Binotti

BINOTTI, Flavio Ferreira da SilvaALVES, Charline ZaratinCOSTA, EDILSON. Desempenho de sementes de milho e feijão em estresse abiótico hidratadas com diferentes agentes químicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Flávio Ferreira da Silva Binotti

BINOTTI, Flavio Ferreira da SilvaCOSTA, EDILSON; BARBOSA, G. F.. Qualidade fisiológica de sementes de milho hidratadas com diferentes agentes químicos e submetidas ao estresse abiótico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Flávio Ferreira da Silva Binotti

BINOTTI, Flavio Ferreira da SilvaCARDOSO, Eliana DuarteMENDONCA, G. W.. Priming e envelhecimento artificial na qualidade fisiológica de sementes de braquiária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliana Duarte Cardoso

Monitoria da disciplina Fisiologia Vegetal; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliana Duarte Cardoso Binotti;

Marco Eustáquio de Sá

Respostas fisiológicas e bioquímicas de variedades de arroz à toxidez de selênio; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Agronomia Sistemas de Produção Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

André Rodrigues dos Reis

Biofortificação agronômica de arroz de terras altas com selênio e zinco; Início: 2017; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Flávio Ferreira da Silva Binotti

Desempenho de sementes de milho e feijão em estresse abiótico hidratadas com diferentes agentes químicos; 2017; Dissertação (Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Flávio Ferreira da Silva Binotti

Priming e envelhecimento artificial na qualidade fisiológica de sementes de braquiária; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Flávio Ferreira da Silva Binotti

APLICAÇÃO DE AMINOÁCIDO, PREPARO HOMEOPÁTICO E FITORREGULADOR EM SEMENTES DE Brachiaria brizantha; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Flávio Ferreira da Silva Binotti

CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV; MG-5; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Flávio Ferreira da Silva Binotti

COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE BRACHIARIA AO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO, ENVELHECIMENTO ACELERADO E ARMAZENAMENTO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Flávio Ferreira da Silva Binotti

EFEITO DA ESCARIFICAÇÃO QUÍMICA, APLICAÇÃO DE N(FOSFONOMETIL) GLICINA ATRAVÉS DE COMPOSTO HOMEOPÁTA E DE FITOREGULADORES EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV; MG-5; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Flávio Ferreira da Silva Binotti

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Flávio Ferreira da Silva Binotti

Monitoria da Disciplina Produção e Tecnologia de Sementes; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Flavio Ferreira da Silva Binotti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHAGAS, P. H. M. ; GOUVEIA, G.C.C. ; COSTA, G. G. S. ; BARBOSA, W. F. S. ; ALVES, A. C. . Volatilização de amônia em pastagem adubada com fontes nitrogenadas. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 4, p. 76-80, 2017.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; COSTA, E. . Priming effect on the physiological potential of maize seeds under abiotic stress1. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online) , v. 47, p. 328-335, 2017.

  • TOSCANO, L. C. ; AGUIRRE, W. M. ; TOMQUELSKI, G. V. ; MARUYAMA, W. I. ; GOUVEIA, G.C.C. ; DIAS, P. M. . Dinâmica Populacional de Mosca-Branca, Incidência do Mosaico Dourado do Feijoeiro e Alternativas de Controle da Praga no ?Cultivo das Secas? no Cerrado. EntomoBrasilis (Vassouras) , v. 9, p. 18-25, 2016.

  • PINTO, A. H. ; BINOTTI, F. F. S. ; SOUZA, H. M. ; BATISTA, T. B. ; GOUVEIA, G.C.C. . TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA PARA DIFERENCIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DETERIORAÇÃO DE SEMENTES DE FORRAGEIRAS. Revista de Agricultura Neotropical , v. 3, p. 9-15, 2016.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, Flavio Ferreira da Silva ; CARDOSO, E.D. ; HAGA, K. I. . Preparados homeopáticos e fitorreguladores no desenvolvimento de plântulas de Brachiaria sp. Revista Brasileira de Agroecologia (Online) , v. 11, p. 54-59, 2016.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. ; COSTA, E. . ESCARIFICAÇÃO QUÍMICA E MODOS DE HIDRATAÇÃO DE SEMENTES DE BRAQUIÁRIA COM DOSES DE PREPARO HOMEOPÁTICO. Enciclopedia Biosfera , v. 10, p. 998-1006, 2014.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. . COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE BRACHIARIA AO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO E ENVELHECIMENTO ACELERADO. In: 3° EPEX - ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: INOVAÇÕES CIENTÍFICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2012, Dourados - ms. X, 2012.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. . APLICAÇÃO DE N (FOSFONOMETIL) GLICINA ATRAVÉS DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO E DE FITORREGULADORES EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MG-5. In: 2° Encontro de Ensino, pesquisa e Extensão - Epex, 2011, Dourados - ms. X, 2011.

  • SILVA, E. M. ; CARNEIRO, D. E. F. ; ANDRADE, J. V. ; TOSCANO, L. C. ; SANTOS, R. M. F. ; MARTINS, V. S. F. ; GOUVEIA, G.C.C. . Ocorrência do complexo de percevejos no estádio vegetativo em soja convencional e transgênica. In: XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia e XI Congresso Latino - Americano de Entomologia, 2016, Maceió. X, 2016.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; PINTO, A. H. ; BARBOSA, M. S. ; COSTA, E. . Envelhecimento Artificial Sob a Qualidade Fisiológica de Sementes de Quiabo. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; PINTO, A. H. ; SILVA, E. R. ; SILVA, A. G. ; DIAS, B. B. ; COSTA, E. ; BUSH, A. ; GUERRA, M. S. . Desempenho Fisiológico de Sementes de Milho Condicionadas Posterior ao Estresse Abiótico. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: q base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • GUERRA, M. S. ; SILVA, S. R. ; BARBOSA, M. S. ; GOUVEIA, G.C.C. ; STEINER, F. ; VIEIRA, G. H. C. . Uso de Óleos Essenciais No Controle da mancha Bacteriana em Sementes de Tomate. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • BARBOSA, M. S. ; GUERRA, M. S. ; DIAS, B. B. ; GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; VIEIRA, G. H. C. . Produção de Mudas de Pimenteira Submetidas ao Fornecimento de Bioestimulante Via Semente e Foliar. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • DIAS, B. B. ; BARBOSA, M. S. ; GUERRA, M. S. ; GOUVEIA, G.C.C. ; VIEIRA, G. H. C. . Efeito de Óleos Essenciais Sobre o Crescimento Micelial in vitro de Macrophomina phaseolina. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • OLIVEIRA, J. N. ; SILVA, E. R. ; LORENZON, A. L. ; SILVA, P. S. R. E. ; SILVA, A. G. ; GOUVEIA, G.C.C. . Reação de Espécies Vegetais a Meloidogyne javanica. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • LORENZON, A. L. ; SILVA, E. R. ; OLIVEIRA, J. N. ; ARAUJO, C. ; SILVA, A. G. ; GOUVEIA, G.C.C. . Características Agronômicas de Soja Sob o Uso de Bioestimulantes no Tratamento de Sementes. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • SILVA, A. G. ; BINOTTI, F. F. S. ; PEREIRA, T. C. C. ; DUARTE, A. F. ; GOUVEIA, G.C.C. ; PINTO, A. H. . Períodos de Hidratação e Lotes de Sementes de Seringueira na Liberação de Exsudatos na Solução de Embebição das Sementes. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • PINTO, A. H. ; BINOTTI, F. F. S. ; SILVA, A. G. ; GOUVEIA, G.C.C. . Qualidade Fisiológica de Sementes de Milho Com Tratamento de Sementes Com Zinco e Armazenamento. In: XI SEMANA AGRONÔMICA DE CASSILÂNDIA E IV SEMANA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO, 2016, Cassilândia-MS. Diversificação: a base da sustentabilidade do agronegócio, 2016.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; PINTO, A. H. ; COSTA, J. C. F. ; CARVALHO, E. F. A. ; COSTA, E. . DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE QUIABEIRO CV. Santa Cruz 47 EM DIFERENTES AMBIENTES E SUBSTRATOS. In: III Semana de Pesquisa da Pós-Graduação e X Semana da Agronomia, 2015, Cassilândia. III Semana de Pesquisa da Pós-Graduação e X Semana da Agronomia, 2015.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; PINTO, A. H. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. . INFLUÊNCIA DO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO E ENVELHECIMENTO ACELERADO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BRACHIARIA. In: III Semana de Pesquisa da Pós-Graduação e X Semana da Agronomia, 2015, Cassilândia. III Semana de Pesquisa da Pós-Graduação e X Semana da Agronomia, 2015.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. . APLICAÇÃO DE AMINOÁCIDO, PREPÁRO HOMEOPÁTICO E FITORREGULADOR EM SEMENTES DE BRAQUIÁRIA. In: ENEPEX - ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2014, Dourados - ms. X, 2014.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. . CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MG-5. In: 4° ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - EPEX/UEMS, 2013, Dourados - ms. X, 2013.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. . CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2013, Florianópolis-Sc. A SEMENTE NA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA E NA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS. Londrina - Pr: ABRATES, 2013. v. 23. p. 129-129.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. . EFEITO DO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO E DIFERENTES PERÍODOS DE ENVELHECIMENTO NA PRIMEIRA CONTAGEM DE GERMINÇÃO DE SEMENTES DE BRACHIARIA. In: VII SEMANA AGRONÔMICA DE CASSILÂNDIA E I SEMANA DE PESQUISA DA PÓS GRADUAÇÃO, 2013, Cassilândia - Ms. X, 2013.

  • ASCOLI, A. A. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. ; MENDONCA, G. W. ; GOUVEIA, G.C.C. . CURVA DE ABSORÇÃO EM SEMENTES DE CROTALÁRIA EM DIFERENTES SOLUÇÕES. In: VIII Semana Agronômica de Cassilândia I Semana de Pesquisa da Pós Graduação, 2013, Cassilândia. VIII Semana Agronômica de Cassilândia I Semana de Pesquisa da Pós Graduação, 2013.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. ; HAGA, K. I. . ESCARIFICAÇÃO E PREPARO HOMEOPÁTICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA ? I. GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2011, NATAL-RN. X. Londrina - Pr: ABRATES, 2011. v. 21. p. 131-131.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. ; HAGA, K. I. . ESCARIFICAÇÃO E PREPARO HOMEOPÁTICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA ? II. EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2011, NATAL-RN. X. Londrina - Pr: ABRATES, 2011. v. 21. p. 132-132.

  • GOUVEIA, G.C.C. ; BINOTTI, F. F. S. ; CARDOSO, E.D. ; FRANCISQUET, Diego Alexandre ; HAGA, K. I. . PREPARO HOMEOPÁTICO E REGULADORES DE CRESCIMENTO EM SEMENTES DE BRACHIARIA.. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2011, NATAL-RN. X. Londrina - Pr: ABRATES, 2011. v. 21. p. 172-172.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    MECANISMOS GENÉTICO-MOLECULARES ENVOLVIDOS NA BIOFORTIFICAÇÃO AGRONÔMICA DE ARROZ DE TERRAS ALTAS COM FERRO, SELÊNIO E ZINCO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geraldo Candido Cabral Gouveia - Integrante / André Rodrigues dos Reis - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    DESEMPENHO DE SEMENTES DE MILHO E FEIJÃO EM ESTRESSE ABIÓTICO HIDRATADAS COM DIFERENTES AGENTES QUÍMICOS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavio Ferreira da Silva Binotti em 24/06/2019., Descrição: A qualidade fisiológica das sementes, é um dos principais fatores que inferem diretamente na emergência e desenvolvimento da planta no campo, pois sementes de baixa qualidade, tendem a originar plantas com o desenvolvimento comprometido. O milho e o feijão, são agrupados no grupo das grandes culturas, estando entre os principais alimentos produzidos no Brasil, entretanto, para elevada produção, se faz necessário o uso de sementes com alto vigor, desta forma, se garantindo alta produtividade. Técnicas como a hidratação de sementes ou condicionamento fisiológico, nos últimos anos, estão sendo utilizadas com maior frequência entre pesquisadores. Tal técnica tem por princípio a hidratação da semente até a fase II, sendo posteriormente retomado o equilíbrio hidroscópico das sementes, dessa forma, ocorrendo a reestruturação do sistema de membranas das sementes, além da ativação dos processos metabólicos, fatores que auxiliam no processo germinativo. O objetivo deste trabalho, foi avaliar o efeito da hidratação das sementes de milho e feijão com diferentes agentes químicos, no potencial fisiológica das sementes com a presença de estresse abiótico. O estudo foi composto por dois experimentos. O primeiro experimento, foi realizado com as sementes de milho, sendo utilizado o delineamento inteiramente casualizados em esquema fatorial 5x2 sendo constituído por diferentes agentes químicos empregados na hidratação das sementes [Testemunha ? Sem hidratação; Controle com Água; Nitrato de Cálcio (0,2%); Aminoácido L-Fenilalanina (0,05%); Aminoácido L-Fenilalanina (0,5%) + Nitrato de Cálcio (0,2%)] e 2 lotes de sementes com quatro repetições. Para a realização da hidratação das sementes de milho, as mesmas foram hidratadas entre 4 folhas de papel tipo germitest (2 folhas abaixo das sementes e 2 folhas acima das sementes), umedecidas com os diferentes agentes químicos na proporção de 3 vezes a massa do papel, pelo período de 6 horas, mantidas em câmara de germinador a uma temperatura de 25ºC. Posteriormente as sementes foram secas em câmara seca para a retomada do equilíbrio hidroscópico anterior a hidratação das sementes. O segundo experimento foi realizado com as sementes de feijão, utilizando-se o delineamento experimental inteiramente casualizados em esquema fatorial 5x2 sendo constituído por diferentes agentes químicos empregados na hidratação das sementes [Testemunha ? Sem hidratação; Controle com Água; Nitrato de Cálcio (0,2%); Aminoácido L-Fenilalanina (0,05%); Aminoácido L-Fenilalanina (0,5%) + Nitrato de Cálcio (0,2%)] e 2 lotes de sementes com quatro repetições. Para a realização da hidratação das sementes de milho, as mesmas foram hidratadas entre 3 folhas de papel tipo germitest (2 folhas abaixo das sementes e 1 folha acima das sementes), umedecidas com os diferentes agentes químicos na proporção de 3 vezes a massa do papel, pelo período de 8 horas, mantidas em câmara de germinador a uma temperatura de 25ºC. Posteriormente as sementes foram secas em câmara seca para a retomada do equilíbrio hidroscópico anterior a hidratação das sementes. A hidratação com Nitrato ou Fenilalanina, foi positiva para as sementes semeadas em casa de vegetação, sem a presença de estresse salino. A hidratação das sementes com Nitrato, atua beneficamente no comprimento da raiz e da parte aérea, além de incrementar a fitomassa da parte aérea e raiz. A hidratação não é indicada para as sementes submetidas ao estresse abiótico do alagamento, como também, a hidratação somente com os agentes químicos, se mostrou prejudicial para a sementes submetidas ao estresse salino. A hidratação das sementes com os agentes químicos, se mostrou benéfica para as sementes oriundas da deterioração controlada. De modo geral, a hidratação das sementes, possibilitou maior expressão do vigor para as sementes do lote 1, em relação as sementes do lote 2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geraldo Candido Cabral Gouveia - Integrante / Flávio Ferreira da Silva Binotti - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    APLICAÇÃO DE AMINOÁCIDO, PREPARO HOMEOPÁTICO E FITORREGULADOR EM SEMENTES DE Brachiaria brizantha, Descrição: O estudo de novas práticas e/ou aprimoramento das existentes que promovam uma melhor superação da dormência, aumento do percentual de germinação e melhoria no desenvolvimento inicial das plântulas é de suma importância. O objetivo foi avaliar a influência do condicionamento fisiológico com diferentes substâncias na interação com tratamento térmico (presença e ausência) na qualidade fisiológica e química de sementes no desempenho inicial de plântulas e atividade da alfa-amilase em sementes de Brachiaria brizantha. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Análise de Sementes e na Casa de Vegetação da UUC/UEMS (2013 e 2014), localizados no município de Cassilândia ? MS. O projeto de pesquisa foi constituído pelo delineamento experimental inteiramente casualizado(DIC) em esquema fatorial 6x2 sendo constituído por diferentes condicionamentos fisiológicos (testemunha, controle - água deionizada, preparo homeopático com N-(fosfonometil) glicina 30 Ch., giberelina 0,5 ppm, L-Fenilalanina 25 ppm e giberelina 0,5 ppm + L-Fenilalanina 25 ppm) e tratamento térmico (presença e ausência) e com quatro repetições para cada tratamento. As sementes foram avaliadas por meio dos seguintes parâmetros: Qualidade Fisiológica e Química das Sementes e Atividade da alfa-amilase.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geraldo Candido Cabral Gouveia - Integrante / Flávio Ferreira da Silva Binotti - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MG-5, Descrição: O estudo de inovadas técnicas e/ou melhoramento das existentes é de extrema importância para melhor expressão da qualidade fisiológica das sementes. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia de Sementes e na Casa de Vegetação da UUC/UEMS (2012 e 2013), localizados no município de Cassilândia ? MS. Foram utilizadas sementes de Brachiaria brizantha cv. MG-5. O projeto de pesquisa foi dividido em duas etapas (2 subprojetos), a primeira etapa (1 subprojeto) constituído pelo delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 4x4 sendo constituídas por diferentes soluções empregadas no condicionamentos fisiológicos (testemunha ? água, preparo homeopático de N-(fosfonometil) glicina 30 Ch, giberelina 0,5 ppm e insulina 25 UI) e diferentes modos de condicionamento fisiológico (testemunha - sem condicionamento, imersão direta; gerbox e entre papeis), em sementes de Brachiaria brizantha cv. MG-5, com quatro repetições para cada tratamento. Na segunda etapa (2 subprojeto) foram eleitos os 3 melhores tratamentos obtidos pela realização da primeira etapa do trabalho e o delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x4, constituído pelos três melhores tratamentos obtidos da primeira etapa do trabalho mais a testemunha e diferentes lotes (L1, L2, L3 e L4) de sementes de Brachiaria brizantha cv. MG-5, com quatro repetições para cada tratamento. Foram realizadas as seguintes avaliações nas duas etapas (subprojetos): grau de umidade, primeira contagem de germinação, teste de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), teste de viabilidade das sementes remanescente do teste de germinação, teste de condutividade elétrica, teste de envelhecimento acelerado, emergência de plântulas, primeira contagem de emergência, índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento do sistema radicular e da parte aérea do vegetal, fitomassa fresca e seca do vegetal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Geraldo Candido Cabral Gouveia - Integrante / Flávio Ferreira da Silva Binotti - Coordenador., Financiador(es): FUNDECT - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE BRACHIARIA AO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO, ENVELHECIMENTO ACELERADO E ARMAZENAMENTO, Descrição: Projeto de pesquisa intitulado: ESTUDO DE FATORES E TECNOLOGIAS VISANDO AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E MELHORIA DO SETOR SEMENTEIRO, fazendo parte o sub-projeto COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE BRACHIARIA AO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO, ENVELHECIMENTO ACELERADO E ARMAZENAMENTO. RESUMO: A deterioração da semente está vinculada com umidade e temperatura, por isso o aumento do período de exposição ao envelhecimento acelerado está diretamente relacionado com a perda do vigor. O condicionamento fisiológico, técnica que consiste no controle da velocidade de embebição de água pelas sementes, pelo uso de soluções osmóticas ajustadas a potenciais hídricos que permitam a ocorrência dos processos fisiológicos iniciais (fases I e II do processo de embebição), sem que ocorra o alongamento celular e, consequentemente, a protrusão da radícula. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do condicionamento fisiológico, do envelhecimento acelerado e armazenamento em sementes de Brachiaria brizantha cv. MG-5 sobre a qualidade fisiológica, dormência e desempenho inicial de plântulas. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia de Sementes e na Casa de Vegetação da UUC/UEMS (2011 e 2012), localizados no município de Cassilândia ? MS. O projeto de pesquisa foi constituído por três subprojetos, o delineamento experimental de cada subprojeto foi o inteiramente casualizados em esquema fatorial 4x4, sendo constituído por diferentes condicionamentos fisiológicos (testemunha ? sem condicionamento, água, nitrato de potássio e preparo homeopático) e diferentes períodos de exposição ao envelhecimento artificial (0, 48, 96, 144 horas), com quatro repetições. Cada período de armazenamento constituiu um subprojeto (subprojeto 1 ? zero, subprojeto 2 ? dois e subprojeto 3 ? quatro meses de armazenamento). A cada dois meses até o máximo de quatro meses foram avaliados o grau de umidade das sementes, primeira contagem de germinação, teste padrão de germinação e índice velocidade de germinação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geraldo Candido Cabral Gouveia - Integrante / Flávio Ferreira da Silva Binotti - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    EFEITO DA ESCARIFICAÇÃO QUÍMICA, APLICAÇÃO DE N(FOSFONOMETIL) GLICINA ATRAVÉS DE COMPOSTO HOMEOPÁTA E DE FITOREGULADORES EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MG-5, Descrição: Projeto de pesquisa intitulado: ESTUDO DE FATORES E TECNOLOGIAS VISANDO AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E MELHORIA DO SETOR SEMENTEIRO, fazendo parte o sub-projeto EFEITO DA ESCARIFICAÇÃO QUÍMICA, APLICAÇÃO DE N(FOSFONOMETIL) GLICINA ATRAVÉS DE COMPOSTO HOMEOPÁTA E DE FITOREGULADORES EM SEMENTES DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MG-5. RESUMO: Características fisiológicas das sementes são extremamente importante para um bom desempenho e estabelecimento da cultura que se deseja obter. A dormência de sementes é uma delas e vem afetando o estabelecimento de pastagens de Bachiaria brizantha em várias regiões do Brasil. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da escarificação química, da aplicação de N-(fosfonometil) glicina através de um composto homeopático, além, de sua interação com uso de fitoreguladores na germinação, desenvolvimento inicial e superação de dormência em sementes de Brachiaria brizantha cv. MG-5. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia de Sementes e na Casa de Vegetação da UUC/UEMS, no período compreendido entre os anos de 2010 e 2011. O experimento foi dividido em duas etapas e o delineamento experimental correspondente a primeira etapa foi o inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2x3x5, sendo os tratamentos constituídos pela combinação de escarificação química - H2SO4 (presença e ausência), modo de fornecimento de N-(fosfonometil) glicina (testemunha, embebição e substrato) e doses (0, 20, 40, 60 e 80 Ch), com quatro repetições. Na segunda etapa foram eleitos os quatro melhores tratamentos obtidos pela realização da primeira etapa do trabalho e o delineamento experimental utilizado será foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x5, sendo constituído pela combinação de reguladores de crescimento (Testemunha; 0,5 ppm de giberelina; 1,62 ppm de citocinina e 0,5 ppm de giberelina + 1,62 ppm de citocinina) e os quatro melhores tratamentos obtidos da primeira etapa do trabalho mais a testemunha, com quatro repetições. Neste trabalho foram avaliados, grau de umidade das sementes, primeira e segunda contagem de germinação ou emergência, germinação e emergência aos 21 dias, índice de velocidade de germinação e emergência, comprimento da raiz principal e parte aérea do vegetal (cm), massa fresca e seca do vegetal (g), condutividade elétrica (μS cm-1 g-1) e teste de tetrazólio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geraldo Candido Cabral Gouveia - Integrante / Eliana D. Cardoso - Integrante / Flávio Ferreira da Silva Binotti - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando em Agronomia, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Doutorando em agronomia pela UNESP - Ilha Solteira, com o tema da Tese Mecanismos genético-moleculares envolvidos na biofortificação agronômica de arroz de terras altas com ferro, selênio e zinco.

  • 2015 - 2017

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós - Graduando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio docência realizado na disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes no curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Su, Campus de Cassilândia - MS, perfazendo um total de 30 horas.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Monitor sem Bolsa, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de sementes, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitor sem bolsa, da disciplina produção e tecnologia de sementes do curso de Agronomia - UEMS, sob a orientação do Profª. Drº Flávio Ferreira da Silva Binotti, com 4 horas semanais, perfazendo um total de 64 horas.

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Representante CREA, Enquadramento Funcional: Representante CREA Junior - MS

    Outras informações:
    Representante do curso de Agronomia UEMS - Cassilândia, junto ao CREA - Junior de Mato Grosso do Sul

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Monitor sem Bolsa, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina Fisiologia Vegetal, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitor sem bolsa, da disciplina de Fisiologia Vegetal do curso de Agronomia - UEMS, sob a orientação da Profª. Drª Eliana Duarte Cardoso, com 4 horas semanais, perfazendo um total de 128 horas.

  • 2014 - 2014

    Uniggel Sementes

    Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO NÃO REMUNERADO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NA EMPRESA UNIGGEL SEMENTES, REALIZADO DE 01/09/2014 A 31/10/2014 COM A CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS SEMANAIS, PERFAZENDO UM TOTAL DE 344 HORAS.