Vinicius Provenzi Coltro
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde estagiou por três anos e meio no Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA) do Departamento de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Durante seu estágio participou de três projetos de pesquisa envolvendo quantificação proteica, expressão gênica e bioinformática. Também trabalhou como biólogo geneticista na GnTech (gntech.med.br) onde fez parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento de testes genéticos. Estudou programação em Python com ênfase em Biopython (com cursos de curta duração já concluídos pela USP, UFSC e Udemy) e atualmente é Técnico de Laboratório do Hospital Universitário da UFSC.
Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Ciências Biológicas
2011 - 2016
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FILOGENÉTICA DE UMA NOVA FORMA RECOMBINANTE DE HIV-1 PRESENTE NO SUL DO BRASIL
Orientador: Aguinaldo Roberto Pinto
Formação complementar
2018 - 2018
Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1. (Carga horária: 45h). , Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME USP, Brasil.
2018 - 2018
Introdução á Ciência da Computação com Python Parte 2. (Carga horária: 35h). , Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME USP, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Bioinformática com Biopython. (Carga horária: 5h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2016 - 2016
Computação Científica com Python: Aplicações à Oceanografia e Biologia. (Carga horária: 6h). , Grupo de Oceanografia Microbiana da UFSC, GOM - UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Agrotóxicos e o SNC: Efeitos nocivos e doenças correlacionadas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
PCR em tempo real. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Parasitologia, SBP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Bioinformática.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Virologia.
Participação em eventos
14ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão. Embriologia e Biologia do Desenvolvimento. 2015. (Feira).
24 Seminário de Iniciação Científica da UFSC.Análise da expressão gênica de APOBEC3G e BST-2 em células de parceiros soronegativos de casais HIV-sorodiscordantes da região metropolitana de Florianópolis/SC. 2014. (Seminário).
XXV Congresso Brasileiro de Virologia e IX Encontro de Virologia do Mercosul. GENE EXPRESSION OF INTRACELLULAR FACTORS POTENTIALLY INVOLVED IN NATURAL RESISTANCE TO HIV IN SERODISCORDANT COUPLES. 2014. (Congresso).
BIO NA ESCOLA VII. Biogeografia de ilhas - Consequências do isolamento geográfico para as espécies. 2013. (Feira).
XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. PCR em Tempo Real. 2013. (Congresso).
10a. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. 2011. (Outra).
BIO NA ESCOLA IV..O Uso de Animais na Ciência. 2011. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
DE FRAGA, ALINE PADILHA ; GRÄF, TIAGO ; COLTRO, VINICIUS PROVENZI ; IKUTA, NILO ; FONSECA, ANDRÉ SALVADOR KAZANTZI ; MAJÓ, NATÀLIA ; LUNGE, VAGNER RICARDO . Phylodynamic analyses of Brazilian antigenic variants of infectious bursal disease virus. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION , v. 73, p. 159-166, 2019.
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Análise de formas recombinantes de HIV-1 em indivíduos soropositivos da cidade de Joinville/SC, Descrição: O HIV-1 pode ser classificado em grupos, subtipos, sub-subtipos, bem como em formas recombinantes circulantes (CRFs). Tais CRFs são definidas como cepas virais causadoras de três ou mais infecções em indivíduos não relacionados epidemiologicamente. As CRFs são responsáveis por mais de 20% dos casos de HIV/aids em todo o mundo. Em um período de cerca de 8 anos o número de CRFs cresceu 4,5%, em compensação houve um acréscimo de 50% no número de infecções causadas por CRFs. Apesar disto, apenas a CRF_31BC foi identificada até hoje no sul do país. Com uma alta frequência de indivíduos infectados pelo HIV-1 e diferentes subtipos circulantes, este dado provavelmente é fruto de uma subestimativa, refletindo a falta de estudos e consequentemente mascarando o real patamar da epidemia de aids no sul do país. Estudos anteriores encontraram em Jiniville/SC um grupo de três sequências recombinantes com aproximadamente 1125 pb (correspondente ao fragmento que vai da posição 2265 a 3290 do genoma do HIV-1) e uma classificação filogenética incomum. A partir de um BLAST para cada uma destas três sequências, outras cinco foram retiradas dos bancos de dados, totalizando oito sequências isoladas de indivíduos brasileiros HIV-positivos coletadas entre 1992 e 2013. A análise de recombinação foi realizada no programa RDP3 utilizando-se os métodos de MaxChi, 3seq, Chimaera, BootScanning e RDP. Análises filogenéticas bayesianas foram realizadas empregando-se um modelo de relógio molecular relaxado associado ao modelo de substituição nucleotídica GTR+G4+I e ao modelo de coalescência bayesiano SkyLine. As análises de recombinação mostraram que estas oito sequências apresentam o mesmo padrão de recombinação. Este recombinante é composto por um fragmento central com aproximadamente 373 pb correspondente ao subtipo B ladeado por dois fragmentos pertencentes ao subtipo C. As análises filogenéticas realizadas para cada fragmento indicaram que ambos os parentais são brasileiros. Além disso, o fragmento correspondente ao subtipo B agrupou-se com uma sequência do Rio Grande do Sul, apontando a região sul como o local mais provável para a emergência deste recombinante. Ademais, análises filogenéticas mostram que este evento de recombinação ocorreu no Brasil em 1982 (95% HPD: 1979-1987), consistente com o tempo de co-circulação entre os subtipos B e C no sul do Brasil. Apesar das fortes evidencias da ocorrência deste recombinante apresentadas neste estudo, análises envolvendo sequências inteiras com este mesmo padrão filogenético são necessárias para a completa caracterização e determinação desta com uma nova CRF entre os subtipos B e C do HIV-1. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Provenzi Coltro - Integrante / Aguinaldo Roberto Pinto - Coordenador / Tiago Gräf - Integrante.
-
2014 - 2015
Análise da expressão de proteínas intracelulares pró e antivirais em parceiros soronegativos de casais HIV-sorodiscordantes da região da Grande Florianópolis, Descrição: A infecção pelo HIV é responsável por causar a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), importante causa de morte entre as doenças infecciosas. A transmissão ocorre principalmente por via sexual e a história natural desta infecção é complexa e variável, podendo apresentar diferentes padrões de progressão. Atualmente, existem muitos relatos de indivíduos que em algum momento foram expostos ao vírus e não se infectaram, sugerindo a existência de mecanismos de resistência natural ao HIV. Esses indivíduos podem ser representados pelo parceiro soronegativo de casais sorodiscordantes. Apesar de ainda não existir um consenso com relação a que fatores são determinantes para a diminuição da suscetibilidade a esse vírus, algumas proteínas intracelulares têm sido investigadas por influenciarem no processo de infecção do HIV. O presente projeto teve como objetivo avaliar a expressão das proteínas PSIP1 e CFLAR, com potencial atividade antiviral, em linfócitos T CD4+ e monócitos provenientes de membros de casais sorodiscordantes (pacientes HIV-positivo e parceiro exposto e não infectado) e indivíduos HIV-negativos doadores de plaquetas. A avaliação da expressão dessas proteínas foi realizada através da metodologia de Western blotting. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Provenzi Coltro - Integrante / Aguinaldo Roberto Pinto - Coordenador.
-
2013 - 2014
Análise da expressão gênica de APOBEC3G e BST-2 em casais HIV-soro discordantes da região metropolitana de Florianópolis/SC, Descrição: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) é responsável por causar a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) importante causa de morte entre as doenças infecciosas. A transmissão ocorre principalmente por via sexual e a história natural desta infecção é complexa e variável, podendo apresentar diferentes padrões de progressão da doença. Atualmente, existem muitos relatos de indivíduos que em algum momento foram expostos ao vírus, e não se infectaram, sugerindo a existência de mecanismos de resistência natural ao HIV. Esses indivíduos podem ser representados pelo parceiro soronegativo de casais sorodiscordantes. Apesar de ainda não existir um consenso com relação a que fatores são determinantes para a diminuição da suscetibilidade a esse vírus, algumas proteínas intracelulares têm sido estudadas por influenciarem no processo de infecção do HIV. O presente projeto teve como objetivo avaliar a expressão dos genes APOBEC3G e BST-2, que codificam proteínas intracelulares com potencial atividade antiviral, em linfócitos T CD4+ e monócitos provenientes de membros de casais sorodiscordantes (pacientes HIV-positivo e parceiro exposto e não infectado) e indivíduos HIV-negativos doadores de plaquetas. A avaliação de transcritos foi realizada através da metodologia de RT-qPCR. As análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o teste t de Student para os dados que apresentaram distribuição normal e o teste de Mann-Whitney para os dados não paramétricos. (SPSS Statistics 17.0), considerando-se as diferenças significativas quando p<0,05. Os resultados obtidos sugerem não haver diferenças significativas na expressão dos genes APOBEC3G e BST-2 entre os indivíduos avaliados, porém sugerimos estudos com uma coorte maior de indivíduos devem ser realizados para confirmar estes achados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vinicius Provenzi Coltro - Integrante / Iris Mattos Santos - Integrante / Aguinaldo Roberto Pinto - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40
2016 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuou como monitor de histologia para os cursos de ciência e tecnologia de alimentos e ciências biológicas da UFSC sob a orientação da Professora Dra. Patricia de Souza Brocardo.
2015 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação científica (IC) voluntária realizada no Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA) da UFSC. Durante a IC o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Identificação e caracterização filogenética de uma nova forma recombinante de HIV-1 presente no sul do Brasil" foi realizado.
2015 - 2015
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como monitor voluntario na disciplina Química Geral e Orgânica (QMC5235) ministrada para o curso de ciências biológicas da UFSC sob a orientação do Professor Dr. Fabio Galetto.
2015 - 2015
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuou como monitor de histologia para os cursos de ciência e tecnologia de alimentos e ciências biológicas da UFSC sob a orientação da Professora Dra. Patricia de Souza Brocardo.
2014 - 2015
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação científica com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada no Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA) da UFSC, sob a orientação do professor Dr. Aguinaldo Roberto Pinto. Durante o período de vigência da bolsa o projeto intitulado "Análise de expressão de proteínas intracelulares pró e antivirais em parceiros soronegativos de casais HIV-soro discordantes da região da Grande Florianópolis/SC" foi realizado.
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação científica com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada no Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA) da UFSC. Durante o período de vigência da bolsa o projeto intitulado "Análise de expressão gênica de APOBEC3G e BST2 em células de parceiros soronegativos de casais HIV-soro discordantes da região metropolitana de Florianópolis/SC" foi realizado.
2013 - 2013
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 2
2016 - 2017
GnTechVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Geneticista e Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente trabalha com biólogo geneticista na GnTech (gntech.med.br) onde faz parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento dos testes genéticos oferecidos pela empresa, tendo como funções: 1 - Desenvolvimento e validação de novos testes genéticos; 2 - Aprimoramento dos testes vigentes; 3 - Desenvolvimento e validação dos laudos genéticos. 4 - Confecção de manuais de laboratório.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vinicius Provenzi Coltro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?