Suzel Ana Reily

Suzel Ana Reily é Professora Titular de Etnomusicologia do Departamento de Música do Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Completou o doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo em 1990 e logo em seguida assumiu posição de ensino e pesquisa na Queen's University Belfast, onde permaneceu até junho de 2015. Seu livro, 'Voices of the Magi: enchanted journeys in southeast Brazil', foi publicado por University of Chicago Press em 2002. Organizou três volumes: 'The Musical Human: Rethinking John Blackings Ethnomusicology in the 21st Century' (Ashgate, 2006); com Katherine Brucher, 'Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making' (Ashgate 2013); com Jonathan Dueck, 'The Oxford Handbook of Music in World Christianities' (Oxford University Press, 2016); duas edições especiais de revistas internacionais: 'Brazilian Musics, Brazilian Identities' (edição especial do 'British Journal of Ethnomusicology', 2001); 'The Sounds of Processions' (edição temática de 'Yale Journal of Music and Religion', 2016); um dossiê temático: 'Música e Memória' ('Música e Cultura', 2014). No momento está organizando o volume 'Routledge Companion to the Study of Local Musicking' (com K Brucher, Routledge, 2018).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

1985 - 1990

Universidade de São Paulo
Título: Renuimos fulião: um estudo etnomusicológico das companhias de reis na cidade grande
Orientador: Liana Trindade
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em etnomusicologia

1980 - 1982

Indiana University, IU Bloomington
Título: Music Acquisition in a Social Context: A Case Study of American Pre-School Children,Ano de Obtenção: 1982
Orientador: Ruth Stone
Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Educação Musical

1974 - 1979

Hochschule Fur Musik Und Darstellende Kunst

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: etnomusicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: musica popular.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: estudos da religião.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARZ, G. ; TSIOULAKIS, I. ; BRUCHER, K. ; MCGEE, K. ; PESTANA, M. R. ; CLAYTON, M. ; DOWLING, M. ; ALCORN, M. ; CASSERLY, R. ; BRAGA, R. ; SATIKO, R. ; REILY, S. A. ; HERBERT, T. . Local Musicking in Cross-Cultural Perspective. 2015. (Congresso).

REILY, S. A. . XXVI Congresso da ANPPOM. 2015. (Congresso).

REILY, S. A. ; TSIOULAKIS, I. ; LOBLEY, N. ; CASSERLY, R. ; RAMSEY, G. . Joint Annual Meeting of the BFE and ICTM-IE - Ethnomusicology in the Digital Age. 2013. (Congresso).

REILY, S. A. ; Brucher, Kate ; Biason, Mary Angela . Wind Bands in Cross Cultural Perspective. 2009. (Outro).

Pettan, Svanibor ; Stock, Jonathan ; REILY, S. A. . Meeting of the ICTM. 2005. (Congresso).

REILY, S. A. ; Ramnarine, T. ; Donnan, H. ; Dawe, K. ; Clayton.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2017 Annual Conference of the British forum for Ethnomusicology. Closing Plenary: Ethnomusicological Traditions Today?. 2017. (Congresso).

2017 Annual Conference of the British forum for Ethnomusicology. Ethnomusicology and Marginality ? implications for the discipline in Brazil (and other marginal contexts). 2017. (Congresso).

Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Música, Dança, Participação, Cidadania. 2017. (Congresso).

SEM 62nd Annual Meeting. Music, Locality and the Structuring of Feelings in a Changing Venda World. 2017. (Congresso).

XXVII Congresso da ANPPOM. Pensar, pesquisar e produzir música em suas dimensões culturais. 2017. (Congresso).

30 Reunião da Associação de Antropologia. Encontros e conexões no musicar local de uma cidade história de Minas30. 2016. (Congresso).

11th International Conference of Young Heritage Researchers. Promoting Heritage in the Media Sphere. 2015. (Congresso).

Afro-Christian Festivals of the Americas: Bridging Methodologies and Crossing Frontiers.Black Legacies in Popular Catholic Ritual Musicking of South East Brazil. 2015. (Simpósio).

Emerging Cultures on the Margins.Brazilian Ethnomusicology: Re-centring the marginality of disciplines and place. 2015. (Simpósio).

John Blacking Memorial Lecture.Relembrabdi John Blacking. 2015. (Seminário).

Between the Ludic and the Religious: Religion at the interface of sport and the popular festival. ?O Congado não é Escola de Samba?: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro. 2014. (Congresso).

Catholicism in the Americas: Historical Trajectories and Contemporary Challenges.Local Religion and Local Musicking in Minas Gerais. 2014. (Simpósio).

Royal Anthropological Institute Ethnomusicology Lecture Series.Voices in Music, Voices on Music: a dialogue between Anthropology and Ethnomusicology. 2014. (Seminário).

Tower Lecture.Local Musicking: perspectives from a small Brazilian town. 2014. (Seminário).

Christian Congregational Music ? local and global perspectives.Local Musicking and Religiosity in the Catholic Church in Minas Gerais, Brazil. 2013. (Simpósio).

IV ABET. A etnomusicologia e a produção cultural. 2013. (Congresso).

Seminários do INET.Perspectivas no estudo de bandas de musica. 2012. (Seminário).

55th Annual Meeting of the Society for Ethnomusicology. Response to 'Sustained Engagement: Anthropology, Community Collaboration and Human Rights'. 2011. (Congresso).

Annual Meeting of the British Forum for Ethnomusicology. Some thoughts on musical knowledge. 2010. (Congresso).

Fratricide and Fraternite: understanding and repairing neighbourly violence.Parading, territoriality and Protestant bands in Northern Ireland. 2010. (Simpósio).

Military Music between Usefulness and Abuse.'The localization of the civic wind and brass bands in Minas Gerais, Brazil'. 2010. (Simpósio).

'Image,Word, Music: an art debate on religious mediation.'Local Music Making and the Liturgical Renovation in Minas Gerais, Brazil. 2009. (Simpósio).

Annual Meeting of the South African Society for Research in Music. ?The ?Musical Human?: 21st Century Musicologies after Colonialism. 2009. (Congresso).

II Semana de Música Antiga.A experiência barroca e a memória local na Semana Santa de Minas Gerais. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: RONALDO TINOCO MIGUEZ

REILY, S. A.; FIAMINGHI, L. H.; VASQUEZ, E. R. P.. A MÚSICA DA FOLIA DO DIVINO NO LITORAL PARANAENSE: ESTUDO DOS ELEMENTOS MUSICAIS E EXTRAMUSICAIS CARACTERÍSTICOS.. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Maria Ribeiro Buzzi

REILY, S. A.; ZANGARI, W.; TONI, F. C.. 'Ascendeu a Estrela Dalva num facho de branca luz': a música da Folia de Reis dos Prudêncio de Cajuru-SP, um legado. 2017. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Alamino Iglesias Martins

REILY, S. A.; MORELLI, R. C. L.; GIESBRECHT, E.. Doze Tribos: a comunidade de Israel - reflexões sobre o fazer musical como ritual. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clara Moley

REILY, S. A.; KEEGAN, N.. Exploring Festival, Place and community in Irish Traditional Music. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Dundalk Institute of Technology.

Aluno: Ronaldo Aparecido de Matos

STASI, C. E.; FRANCISCHINI, A.;REILY, S. A.. Os cantos da Companhia de Reis Fernandes de Olímpia - São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Daniel Stringini da Rosa

REILY, S. A.; LUCAS, M. E. S.; PRASS, L.; BRAGA, R.. Do canto da gente (Os Tápes, 1971) ao canto politizado: memória e política na constituição de uma "música popular do sul". 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renan Moretti Britto

REILY, S. A.; NOGUEIRA, L.; HIKIJI, R. S. G.. Academia do Choro: performance e fazer musical na roda. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Julia Zanlorenzi Tygel

NOGUEIRA, L.; MORELLI, R. C. L.;REILY, S. A.. Etnomusicologia participativa: conceitos e abordagens em dois estudos de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilhermina Maria Lopes de Carvalho Santos

REILY, S. A.; TONI, F. C.; MACHADO NETO, C. G.; ASSIS, A. C.; NOGUEIRA, L.. O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Inez Beatriz de Castro Martins

REILY, S. A.; PAIVA, E. F.; ROCHA, E. M. O.; CYMBRON, L. M. O. R.; COTTA, F. A.; CASTAGNA, P. A.. Banda de música da Força Militar do Ceará: uma história social de práticas e identidades musicais (c. 1850-1930). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida

GOLDEMBERG, R.; IKEDA, A.; HIKIJI, R. S. G.; BARSALINI, L.;REILY, S. A.. O Jazz paulistano: um estudo da cena jazzística da cidade de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mateus Berger Kuschick

REILY, S. A.; IKEDA, A.; ZAN, J. R.; SILVEIRA JUNIOR, W. G.; REGINALDO, L.. Kotas, Mamás, Mais Velhos, Pais Grandes do Semba: a música angolana nas ondas sonoras do Atlântico Negro. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Laryssa Whittaker

REILY, S. A.; IMPEY, A.; RAMNARINE, T.. Beyond Mzansi Golden Economy. 2014. Tese (Doutorado em PhD in Ethnomusicology) - University of London, Royal Holloway.

Aluno: Bea Prentiss

REILY, S. A.. Latin Oxford. 2013. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Queen's University Belfast.

Aluno: Theodore Konkouris

REILY, S. A.; JACKSON, M.. Heroes, Gunpowder, Cassettes and Tape Recorders: Production, Distribution and Transmission of Hunters' Musical Traditions in Mali, West Africa. 2013. Tese (Doutorado em PhD in Social Anthropology) - Queen's University Belfast.

Aluno: David W

Clayton.REILY, S. A.. Kanter. Transcending our Differences?. 2013. Tese (Doutorado em PhD in Social Anthropology) - Queen's University Belfast.

Aluno: Helena Marisa Matos

REILY, S. A.. À sombre de um passado por contar: Banda de Música de Santiago de Riba-Ul. 2012. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade de Aveiro.

Aluno: Rui Cidra

REILY, S. A.. Música, poder e diáspora. Uma etnografia e história entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal. 2011. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade Nova de Lisboa.

Aluno: Érica GIesbrecht

REILY, S. A.. O Passado negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jean Joubert Freitas Mendes

REILY, S. A.; LUHNING, A. E.. Música, Negociação e Coletividade no Congado de Montes Claros. 2009. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Inok Paek

Hughes, D.;REILY, S. A.. Transmission Processes in Korean Traditional Music: contemporary musical practice and national identity. 1999. Tese (Doutorado em Doutorado em Etnomusicologia) - Queens University Belfast.

Aluno: Kevin Dawe

Baily, J.;REILY, S. A.. Performance and Entrepreneurialism: the work of professional musicians in Crete. 1994. Tese (Doutorado em Doutorado em Etnomusicologia) - Queens University Belfast.

Aluno: Paul Nixon

Byron, R.;REILY, S. A.. Transylvanian Nexus: Human Interdependencies and Music Making in the Gurghiu Valley. 1991. Tese (Doutorado em Doutorado em Etnomusicologia) - Queens University Belfast.

Aluno: Francisco de Assis Santana Mestrinel

REILY, S. A.; ZAN, J. R.. Batucada: flexibilidade e integração. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilhermina Maria Lopes de Carvalho

NOGUEIRA, L.; MACHADO NETO, C. G.;REILY, S. A.. O viajante no labirinto: alteridade como crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileiras de Fernando Lopes-Graça. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Klaus Wernet

REILY, S. A.; HIKIJI, R. S. G.; MACEDO, V.. Forró, Rap e Pop - novos espaços sônicos guarani na contemporaneidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciano Cândido e Sarmento

VALLE, J. E. R.;REILY, S. A.; BRITO, E. J. C.. O devoto folião e a folia divina: música e representação devocional nos ritos de folias católicas em Montes Claros. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Patricia Clark

REILY, S. A.. Multi-instrumentalism in Irish Traditional Music. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PhD in Musicology) - Queen's University Belfast.

Aluno: Koichi Samuels

REILY, S. A.. Performing Ability: exploring the individual and social outcomes of inclusive music-making through assistive technologies. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PhD in Musicology) - Queen's University Belfast.

Aluno: Eduardo Guilherme Moraes Ferreira Sierra

HIKIJI, R. S. G.;REILY, S. A.; PEIXOTO, F. A.. O samba na metrópole: questões de música e localidade no GRCSES Vai-Vai. 2018.

Aluno: Janea Falcão dos Santos Mendonça

REILY, S. A.; POPOLINO, D. F. L.; FIORINI, C. F.. Coro Stella Alpina - um estudo sobre sua produção, história e inserção na comunidade de descendentes de imigrantes tiroleses trentinos - Santa Olímpia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Soares da Costa Silva

REILY, S. A.; ZAN, J. R.; CARVALHO, J. A. L. L.. Corporação Musical Operária da Lapa: Práticas Musicias, Comunidade e Localidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Christian Quenta Herrera

REILY, S. A.; CARVALHO, J. A. L. L.; MANNIS, J. A.. Devir ritmico na saya afro-boliviana: metricidade e contrametricidade em um documento sonoro de 1998. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Iago Tojal Araújo

CARVALHO, J. A. L. L.;REILY, S. A.; MACHADO NETO, C. G.. O Batuque do Acre: o grupo Uirapuru e a memória musical viva dos seringais acreanos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Priscila Maria Ribeiro Buzzi

REILY, S. A.; TONI, F.. Toadas da Folia de Reis dos Prudêncio da Cajuru-SP: Permanência e Cantoria. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Alamino Iglesias Martins

GIESBRECHT, E.;REILY, S. A.; MORELLI, R. C. L.. Doze Tribos - a comunidade de Israel: uma análise das manifestações musicais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thiago Haruo Santos

HIKIJI, R. S. G.;REILY, S. A.; DAWSEY, J.. Jovens em São Paulo na onda coreana: um estudo da prática do K-pop. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renan Bertho

REILY, S. A.. Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

ELBERT, H.; GUBERNIKOFF, C.; NUNES, J.; ABREU, M.; SIMOES, N.;REILY, S. A.; LUCAS, M. E.. Banca para Professor Titular - Samuel Araujo. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

REILY, S. A.; VASQUEZ, E. R. P.; GAVA, J. E.. Banca para Magistério Superior da UFMS - Música. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

REILY, S. A.; CASTELO-BRANCO, S. E.; LLANDA, E. C.; NERY, R. F. V.. Concurso para Professor Auxiliar em Ciências Musicias. 2015. Universidade Nova de Lisboa.

REILY, S. A.. Participaço na banca de seleço para professor de etnomusicologia. 2012. IT University of Copenhagen.

REILY, S. A.. Participaço na banca de seleção para professor de etnomusicologia. 2008. School of African and Asian Studies.

REILY, S. A.. Fundamentos Teóricos das Artes (MU-111, MP-340, MP-440). 2017. Universidade Estadual de Campinas.

REILY, S. A.. Parecerista da trajetória acadêmica ligada à ?tenureship?. 2007. Stoney Brooke University.

REILY, S. A.. Examinadora externa para o programa de mestrado. 2006. School of African and Asian Studies.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Micael Gustavo Pancrácio dos Santos

Marcajes y Rasgueos: Elementos de correlação entre música e dança no Flamenco no Brasil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Raquel Mendonça Martins

OS FUNKS DAS PERIFERIAS DE SÃO PAULO COMO DEMARCADORES DE TERRITÓRIO PELA VIA DO FAZER MUSICAL LOCAL: ESPAÇO SONORO, IDENTIDADE E TENSÃO; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Mariana Santos Teófilo

A música que soa e resiste nos cantos da cidade de São Paulo: Cartografia da música popular hispano-americana; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Lucilene Ferreira da Silva

O desaparecimento das melodias no repertório da música tradicional da infância brasileira; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Coorientador);

Karine Aguiar de Sousa Saunie

Festa da Tapiraiauara: uma Ecomusicologia na região do Baixo Amazonas; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lorena Avellar de Muniagurria

Início: 2018; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Evanthia Patsiaoura

Início: 2018; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Ana Maria Ribeiro

RETRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTOS MUSICAIS GREGOS ANTIGOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

João Henrique Amancio Gião

Bandas de música e preservação cultural: a Corporação Musical Dona Gabriella de Oliveira Costa em São João da Boa Vista (SP); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Victor Henrique Robonato

A cena rap de Campinas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Gabriel Angelo da Costa

Estudos de exemplos do musicar local: A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais até 1974; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Nicolau Villas Bôas Camargo

Pagode da Vó Tiana - linha de frente no samba campineiro; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Ellis Regina Sanchez Hermoza

Hatajo de negritos do El Carmen: a invensão de uma tradição afropoeruana; 2019; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Juliana Soares da Costa Silva

Corporação Musical Operária da Lapa: Práticas Musicais, Comunidade e Localidade; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Claire McCartney

Music for Well-being: the ethnography of a social project in Belfast; 2013; Dissertação (Mestrado em MA in Musicology) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Holly Warner

Music Production and the Habitus of Listening; 2012; Dissertação (Mestrado em MA in Social Anthropology (Ethnomusicology)) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Isabel Martin

Philippine Music in Madrid; An Ethnomusicological Work; 2012; Dissertação (Mestrado em MA in Musicology) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Evanthia Patsiaoura

Identifying Selves though Musical Dialogues: Music Making in Cosmopolitan Communities of Practice; 2010; Dissertação (Mestrado em MA in Social Anthropology (Ethnomusicology)) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Vanessa Smith

The Voice as traditiona and person; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Sion Dey

The Guitar Hero; 2008; Dissertação (Mestrado em MA Anthropology of Music) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Gabril Dan Hoskins

Music and Saudade: a study of Brazilian Identity in Spain; 2007; Dissertação (Mestrado em Antropologia da Music) - Queens University of Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Jamie Rollins

Memory and Republican Song in the Peace Process; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Charles Noin

Scottish Bagpipes in Northern Ireland; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Antropologia da Musica) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Philip McGavock

Stategic Cover: a case study of popular music making in Northern Ireland; 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Antropologia da Musica) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Jennifer Sinnamon

Al Henna Revitalised: Palestinian Women enact Territoriality; 1999; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Sara Lanier

'It is new and shan't be heard':memory and music in the Belfast Harpers' Assembly of 1792 and the World Harp Festival in Belfast 1992; 1999; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

John Nagle

The Southall Sound: bhangra and the contours of Anglo-Asian identity; 1999; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Antropologia da Musica) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Vincent Britto

Hidden Transcripts in the Music-Making of Arunthathiyar Women of South India; 1998; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Patricia Lee

'Don't put your Daughters on the Stage, Mrs; Worthington; 1995; Dissertação (Mestrado em Mestrado en Etnomusicologia) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Sergio Naidin

Os critérios de julgamento e o julgamento dos critérios: a competição na performance das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro; 2020; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Hellem Pimentel

Dos bastidores ao palco: o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida; 2020; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Estevão Amaro dos Reis

Práticas contemporâneas das culturas populares brasileiras: o Festival do Folclore de Olímpia; 2016; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Evanthia Patsiaoura

Let the music bring in the Spirit: experiencing faith, community and belonging among Nigerians in Greece; 2015; Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Queen's University Belfast, Department of Learning, Northern Ireland; Orientador: Suzel Ana Reily;

Marcos Aragão Fontoura

O corpo musical da Guarda Nacional Republicana: música, ritual e poder; 2014; Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade de Aveiro,; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Diana Atkinson

Parading Place: a geopolitical study of parading bands in Northern Ireland; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Sarah-Jane Gibson

Singing together to create and sustain community: community choirs in Northern Ireland; 2013; Tese (Doutorado em PhD in Ethnomusicology) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Gabirl Hoskin

Brazilian Music in Madrid; 2012; Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Queen's University Belfast, Department of Learning, Northern Ireland; Orientador: Suzel Ana Reily;

Jonathan Alexander Gregory

Carnival and Society in Post-Apartheid Southern Africa: an ethnomusicological interpretation; 2012; Tese (Doutorado em PhD in Social Anthropology) - Queen's University Belfast, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Aonghus McEvoy

Manipulating the Urban Soundscape; 2010; Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Queen's University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Maneka Tohani

Accessing human rights in a world of movement: the Roma in Belfast; 2010; Tese (Doutorado em Antropologia) - Queen's University Belfast,; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Mary Kate Coghlan

Music, Tradition and the Northern Irish Peace Process; 2010; Tese (Doutorado em PhD in Irish Studies) - Queen's University Belfast,; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Gordon Ramsey

Flute Bands and Identity in Northern Ireland; 2009; Tese (Doutorado em PhD in Social Anthropology) - Queen's University Belfast,; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Jennifer Sinnamon

Songs of Grief and Grievance; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Raymond Patrick Casserley

Style and the Snare Drum in Post-Conflict Northern Ireland; 2007; Tese (Doutorado em PhD in Social Anthropology) - Queen's University Belfast, Department of Learning, Northern Ireland; Orientador: Suzel Ana Reily;

Hugo Ribeiro

Musica Alternativa em Aracaju; 2006; Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Sara Lanier

Playing with Time: 'storying' the folk harp in California; 2004; Tese (Doutorado em Doutorado em Etnomusicologia) - Queens University Belfast, Arts and Humanities Research Board; Coorientador: Suzel Ana Reily;

John Nagle

'The Transmission and Reception of Irish Traditional Culture in a London Irish Arts Centre; 2003; Tese (Doutorado em Doutorado) - Queen's University Belfast, Department of Learning, Northern Ireland; Orientador: Suzel Ana Reily;

Jacqueline Witherow

Protestant Flute Bands: Perceptions and Realities of Musical Processes and Identity; 2003; Tese (Doutorado em Doutorado em Etnomusicologia) - Queens University Belfast,; Orientador: Suzel Ana Reily;

Katy Radford

Loyal Sounds: Music as a marker of identity in Potestant West Belfast; 2002; Tese (Doutorado em Doutorado em Etnomusicologia) - Queens University Belfast, Department of Learning, Northern Ireland; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Eurides dos Santos

Musica de Canudos; 2000; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Lan Li

Nuo: Shamanism among the Tujia of Southwestern China; 1998; Tese (Doutorado em PhD in Social Anthropology) - Queen's University Belfast, Queen's University Belfast; Orientador: Suzel Ana Reily;

Karen McCartney

The socio-cultural construction of teenage motherhood in Santa-Maria, Trinidad; 1997; Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia Social) - Queens University Belfast,; Coorientador: Suzel Ana Reily;

Reginaldo Gil Braga

2015; Queen's University Belfast, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Suzel Ana Reily;

Elizabeth Travassos Lins

2008; Queen's University Belfast, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Suzel Ana Reily;

Raymond Patrick Casserly

The Snare Drum in Ireland: a study of the snare drum's intridcution and current status in Ireland; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Etnomusicologia) - Queen's University Belfast; Orientador: Suzel Ana Reily;

Giovanni Alves Della Guardia

Estratégias na Manutenção das Atividades da Corporação Musical Lira de Serra Negra; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Suzel Ana Reily;

Otis Selimane Remane

OS MOÇAMBIQUES NO VALE DO PARAÍBA ? SP: UM ESTUDO ETNOMUSICOLÓGICO DA MEMÓRIA NEGRA NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Suzel Ana Reily;

Carolina Patreze

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE APLICADA EM PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Suzel Ana Reily;

Taís Perez de Paula

Cultura e Memória Negra: um estudo musical sob o ponto de vista etnográfico; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suzel Ana Reily;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • REILY, S. A. . Editorial. Yale Journal of Music & Religion , v. 2, p. 3-10, 2016.

  • REILY, S. A. . ?O Congado não é Escola de Samba?: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro. MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 2, p. 135-152, 2016.

  • REILY, S. A. . As Vozes das Folias: um tributo a Elizabeth Travassos Lins. Debates (UNIRIO) , v. 12, p. 35-53, 2014.

  • REILY, S. A. . A música e a prática da memória - uma abordagem etnomusicológica. Música e Cultura , v. 9, p. 1, 2014.

  • REILY, S. A. . Reconceptualising 'Musical Mulastismo' in the Mining Regions of Portuguese America. The World of Music (Wilhelmshaven) , v. 2, p. 25-46, 2013.

  • REILY, S. A. . Experiência Barroca e a Memória Local na Semana Santa de Minas Gerais. Per Musi (UFMG) , v. 24, p. 43-53, 2011.

  • REILY, S. A. . The Localization of the Civic Wind Band in Minas Gerais, Brazil.. Berliner Schelling Studien , v. 6, p. 119-136, 2011.

  • REILY, S. A. . Discipline or Dialogue? (A Response to Timothy Rice). Ethnomusicology , v. 54, p. 331-333, 2010.

  • REILY, S. A. . The ?Musical Human? and Colonial Encounters in Minas Gerais, Brazil. South African Journal of Musicology , v. 29, p. 61-79, 2009.

  • REILY, S. A. . Review Article - Recent Publications on Brazilian Music. Ethnomusicology , v. 51, p. 000-000, 2007.

  • REILY, S. A. . CD Review - Reinado do Rosário de Itapecerica: da festa e dos mistérios e Folias de Reis: tradição e fé. Latin American Music Review , v. 00, p. 00-00, 2007.

  • REILY, S. A. . Remembering the Baroque Era: Historical Consciousness, Local Identity and the Holy Week Celebrations in a Former Mining Town in Brazil. Ethnomusicology Forum , v. 15, p. 39-62, 2006.

  • REILY, S. A. . Más allá del nacionalismo: trayectorias etnomusicológicas en Brasil. Desacatos. Revista de Antropología Social , v. 12, p. 11-23, 2003.

  • REILY, S. A. . Ethnomusicology and the Internet. Yearbook of Traditional Music, v. 35, p. 187-192, 2003.

  • REILY, S. A. . To Remember Captivity: the congados of southern Minas Gerais. Latin American Music Review , v. 22, n.1, p. 4-30, 2001.

  • REILY, S. A. . Seminário de 'Metodologia em Música'. Cadernos da Pós-Graduação, v. 5, n.2, p. 69-72, 2001.

  • REILY, S. A. . Introduction: Brazilian musics, Brazilian identities. British Journal of Ethnomusicology , v. 9, n.1, p. 1-10, 2000.

  • REILY, S. A. . The Ethnographic Enterprise: Venda girls' initiation schools revisited. British Journal of Ethnomusicology, v. 7, p. 45-68, 1998.

  • REILY, S. A. . Tom Jobim and the Bossa Nova Era. Popular Music, v. 15, n.1, p. 1-16, 1996.

  • REILY, S. A. . Political Implications of Musical Performance. World of Music, v. 37, n.2, p. 72-102, 1995.

  • REILY, S. A. . Musical Performance at a Brazilian Festival. British Journal of Ethnomusicology, v. 3, p. 1-34, 1994.

  • REILY, S. A. . An Approach to World Musics in Orff Schulwerk. Orff-Schulwerk Informationen, v. 52, p. 4-10, 1993.

  • REILY, S. A. . The Family in Song: Vocal Organisation in the Brazilian Folia de Reis. Quaderni dell'Accademia Chigiana, v. 2, p. 203-213, 1993.

  • REILY, S. A. . Música Sertaneja and Migrant Identity: The Stylistic Development of a Brazilian Genre. Popular Music, v. 11, n.3, p. 337-358, 1992.

  • REILY, S. A. . A Senhora do Divino: A Mulher Na Festa.. CARDENOS DE PESQUISA, p. 0-0, 1900.

  • REILY, S. A. . O Canto da Familia: Organizacao Vocal.. REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, p. 0-0, 1900.

  • REILY, S. A. . Nossas Senhoras: O Modelo e As Copias.. COMUNICACAO E SOCIEDADE, p. 0-0, 1900.

  • REILY, S. A. . The Holy Family Of The Festival Of Life: The Pentecost Festival In A Small Brazilian Town. JOURNAL OF LATIN AMERICAN LORE, p. 0-0, 1900.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

REILY, S. A. ; WILLIAMS, S. ; BRIDGE, S. K. ; HARRIS, R. ; BAKAN, M. ; KEEGAN-PHELPS, S. . Closing Plenary Round Table. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

IKEDA, A. ; ZAN, J. R. ; REILY, S. A. . Cultura popular e tradições culturais no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

REILY, S. A. ; TOOLE, J. . Folk Music in the Classical Repertoire. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REILY, S. A. . A etnomusicologia e a produção cultural. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

REILY, S. A. . ?Não há música sem dimensão política?: conversa com Suzel Reily sobre música, etnomusicologia e os estudos acerca da cultura popular brasileira. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REILY, S. A. ; O Suilleabhvain, M. . Fieldwork: Music and Ritual in Brazil. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REILY, S. A. . Carnival in Belfast. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REILY, S. A. ; HIKIJI, R. S. G. ; TONI, F. C. . 1o Relatório - Projeto Temático Fapesp 2016/05318-7. 2017. (Relatório de pesquisa).

CASSERLY, R. ; BRAGA, R. ; ZHAO, Y ; REILY, S. A. ; GIESBRECHT, E. . Dossiê 'Música e Memória'. 2014. (Editoração/Periódico).

REILY, S. A. . Using blogs as student learning journals. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Depoimento de uma expediência didática).

REILY, S. A. ; Brucher, Kate . Brass Bands of the World: militarism, colonial legacies and local music making.. 2013. (Editoração/Coletânea).

REILY, S. A. . Seminario de Musicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REILY, S. A. . Teoria e Metodo na etnomusicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REILY, S. A. . Orientacoes Teoricas na Etnomusicologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WITHEROW, J. ; REILY, S. A. . Video Essays ? Parading Bands in Northrn Ireland. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de "ensaios" visuais).

REILY, S. A. . The Musical Human: Rethinking John Blacking?s ethnomusicology in the 21st century. 2006. (Editoração/Coletânea).

REILY, S. A. ; AUTORES, V. . Website Reviews Editor. 2003. (Editoração/Periódico).

REILY, S. A. ; MCINTOSH, J. ; MORRIS, H. ; RAMSEY, G. ; SCHILLER, R. . The Music Making in Belfast Project. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - O uso de hipermídia na educação).

REILY, S. A. ; AUTORES, V. . Brazilian Musics, Brazilian Identities. Ediço especial de British Forum for Ethnomusicology. 2000. (Editoração/Periódico).

REILY, S. A. ; Clayton.

DOULA, S. M. ; REILY, S. A. ; AUTORES, V. . Do Folclore à Cultura Popular. 1990. (Editoração/Coletânea).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O fazer musical do carimbó de Santarém Novo: música, políta e a construção de um patrimônio cultural brasileiro, Descrição: Esta pesquisa propõe investigar o musicar do carimbó paraense e suas relações com o universo das políticas públicas, particularmente das políticas para o patrimônio cultural, partindo de uma localidade específica: Santarém Novo/PA. No contexto da construção de uma política nacional de cultura que teve lugar a partir de 2003, esse pequeno município localizado no noroeste do estado se constituiu em polo de produção de saberes, de patrimônio, de militância e de lideranças políticas na área da cultura. Devido ao caráter participativo imprimido à política nacional então em curso, fazedores do carimbó de Santarém Novo tiveram a ocasião de participar de intensos processos de circulação ao longo do território nacional, experimentando intensas trocas e descobrindo novos saberes. A partir do musicar do carimbó dessa localidade, proponho explorar as relações entre "música" e "política", considerando o papel dos fluxos e do deslocamentos de pessoas, saberes e artefatos entre esse "local" e outros lugares da "nação". Qual o lugar do carimbó de Santarém Novo - de seu musicar - nessa circulação de pessoas, e na construção de redes de produção, de difusão, de pesquisa e de militância na área das culturas populares? Espera-se, ao tratar dessa pergunta, ampliar as percepções e sentidos do que seja "musical", procurando perceber como, no caso considerado, ele se relaciona com o político.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Lorena Avellar de Murragurria - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Estratégias na Manutenção das Atividades da Corporação Musical Lira de Serra Negra, Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo verificar como a Corporação Musical Lira de Serra Negra tem feito para manter suas atividades nos dias atuais, através de mudanças de repertório, novas formas de apresentação (como a apresentação itinerante, por exemplo), apoio da população/prefeitura do município, ou mesmo com um conjunto de todos esses fatores, tendo em vista a mudança do cenário atual para as "bandas de coreto", e diminuição ou mesmo extinção de suas participações em eventos da cidade. Serão feitas entrevistas com membros da banda, com a população local e será verificado, através de uma análise musaical, como repertórios antigos se comp0aram com os atuais da banda e de como suas formas de apresentações atuais contribuem para a permanência de suas atividades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Giovanni Alves della Guardia - Integrante.

  • 2017 - Atual

    A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE APLICADA EM PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER, Descrição: O trabalho tem como foco, fazer uma pesquisa bibliográfica sobre como a música pode ajudar na recuperação e tratamento para as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer, oferecendo assim, uma melhora na qualidade de vida de seus portadores. A pesquisa contará com uma revisão bibliográfica sobre como o Alzheimer atua em nosso cérebro, seus sintomas e tratamentos, o funcionamento do nosso cérebro quando ouvimos música e como isso pode ajudar o portador da doença. Também abordará como a musica é usada no Brasil para o tratamento da doença, através da busca de contatos de profissionais da área médica na região de Campinas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Carolina Patreze - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    OS MOÇAMBIQUES NO VALE DO PARAÍBA ? SP: UM ESTUDO ETNOMUSICOLÓGICO DA MEMÓRIA NEGRA NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo empreender um estudo aprofundado sobre a prática dos moçambiques no Vale do Paraíba. A pesquisa se atentará sobre os aspetos musicais, como repertórios de canções, seus ritmos e variações, vendo como eles contribuem para a formação e manutenção e uma memória entre os praticantes dessa manifestação cultural e relações/conexões que são tecidas relativamente à África, Moçambique, país do Sul de África, em particular. Visa-se, enfim, identificar como os participantes relacionam suas práticas musicais ao conjunto de memórias suscitadas pelas suas práticas performativas do repertório do moçambique.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Otis Selimane Remane - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Cultura e Memória Negra: Um Estudo Musical Sob Um Ponto De Vista Etnográfico, Descrição: Esse trabalho tem por objetivo registrar a memória negra de Campinas a partir da análise das tradições musicais de descendência africana, reavivadas em alguns dos principais grupos tradicionais na cidade. Como já foi demonstrado por diversos pesquisadores, muitas vezes é somente através de formas performativas que a memória subalterna pode ser transmitida de uma geração a outra. As atividades musicais destes grupos envolvem formas de performance participativas, incluindo tanto o musicar e o dançar. A pesquisa, portanto, envolverá ?observação-participante?, para que a pesquisadora possa assimilar no fazer esta memória e seu significado para as comunidades performativas. Pretende-se concentrar a pesquisa em torno da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e do Grupo Urucungos, Puítas e Quijêngues, que promovem oficinas abertas para o público em geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Taís Perez de Paula - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia, Descrição: Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical ? ou do musicar ? em localidades diversas. Adotamos o termo ?musicar? como tradução da palavra ?musicking?, cunhada por Christopher Small, para descrever qualquer forma de engajamento com música. Assim, a performance musical é uma forma de musicar, mas musica-se também ao ouvir ou falar sobre música, ao fazer o download de uma música ou mesmo ao participar da organização de um show. Com efeito, Small chama atenção para o caráter social do musicar, ocorra ele numa performance em tempo real ou mediado por música gravada. Musicar, enfim, é engajar-se num processo interativo ligado à produção e vivência da música. Ao atrelarmos o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Érica Giesbrecht - Integrante / Rose Satiko Gitirana Hikiji - Integrante / Hellem Pimentel - Integrante / Juliana Soares - Integrante / Flavia Camargo Toni - Integrante / Alice Martins Villela Pinto - Integrante / Andre C. Paula Bueno - Integrante / Danilo Paiva Ramos - Integrante / Edson Tosta Matarezzio Filho - Integrante / Estêvão Amaro dos Reis - Integrante / Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Jasper Chalcraft - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Integrante / Marcos Câmara de Castro - Integrante / Marcus Vinicius S. R. M. de Almeida - Integrante / Pedro Paulo Salles - Integrante / Priscilla Barrak Ermel - Integrante / Eduardo Sato - Integrante / Gabriel Alamino Iglesias Martins - Integrante / Guilhermina Maria Lopes de Carvalho - Integrante / Klaus Wernet - Integrante / Paola Lappicy - Integrante / Paulo Menotti Del Picchia - Integrante / Priscila Maria Ribeiro Buzzi - Integrante / Renan Moretti Bertho - Integrante / Thiago Haruo Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.Número de orientações: 2

  • 2015 - 2016

    Práticas do Musicar Local, Descrição: Faz parte do senso comum pensar a música de uma perspectiva geográfica, particularmente em relação a repertórios tradicionais e populares, posto que, de modo geral, associamos estes repertórios a suas origens (e.g., música tradicional irlandesa, movimento nativista gaúcho etc.). Neste projeto, contudo, as associações geográficas enfatizam as relações entre música e o local em que indivíduos e grupos se engajam com música. Sem dúvida, toda prática musical ocorre numa localidade, na medida em que toda música é feita e vivida em algum lugar. No entanto, ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para as formas como o engajamento musical se relaciona com a localidade em que este engajamento ocorre, seja entre amadores, seja entre profissionais. Ao identificarmos as práticas do musicar local como campo de pesquisa, buscamos compreender como atividades musicais afetam a vida cotidiana dos indivíduos nelas envolvidas bem como dos grupos sociais (ou comunidades) com que convivem. Também buscamos compreender como práticas musicais participam da construção do perfil da localidade e as formas como a localidade é vivida por seus habitantes. Propõe-se um foco sobre práticas musicais precisamente por vermos neste conceito a possibilidade de lidar com uma variedade de abordagens que vem sendo desenvolvidas ao longo das últimas décadas nas diversas disciplinas interessadas em música. Entre estas orientações estão os estudos de práticas de fazer musical, identidades musicais, ?glocalização? musical, música na vida cotidiana, amadorismo musical e sua relação com profissionalismo musical, música e as tecnologias digitais entre outros temas. Trata-se, também, de uma perspectiva que incentiva a interdisciplinaridade, envolvendo a etnomusicologia, a ?nova musicologia?, a antropologia, a sociologia, a geografia, a história entre outras disciplinas. Com efeito, vemos nesta perspectiva a possibilidade de forjar novas maneiras de investigar o papel da música na cultura e sociedade. As perguntas chaves norteando o projeto são: ? Qual é a natureza do engajamento musical no contexto local? O que isto nos diz sobre a construção da localidade e o modo como é vivida pelas pessoas envolvidas no fazer musical? ? Quais são as condições sociais que contribuem para a emergência do engajamento musical e do compromisso com a produção da música a nível local? ? Como os grupos musicais locais operam enquanto associações? Qual é o seu impacto sobre as relações sociais e as formas de fazer musical na localidade? ? Quais são os desafios enfrentados por músicos profissionais que operam no contexto local e qual o impacto destes desafios sobre suas atividades musicais?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Hellem Pimentel - Integrante / Juliana Soares - Integrante / Taís Perez de Paula - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Local Musicking in Cross-Cultural Perspective, Descrição: This project built on a history of cross-cultural studies into ?local musicking? at Queen?s, particularly within Ethnomusicology, but also Musicology, Anthropology, Sociology, Geography, History among other areas. The Research Group created a setting in which researchers from the disparate areas can come together for continuous concentrated debate and the development of joint research projects, both internally and with external partners. Discussions centred around understanding how musicians ? professionals and amateurs ? engage with ?the local?. Rather than looking at location in terms of the origins of music (i.e., Irish Music), local musiciking addressed the location of performance. We contend that such a shift contributes to the emergence of new ways of thinking about the role of music in culture and society, transcending current debate around ?music and identity? as well as theories around ?the local and the global?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Trevor Herbert - Integrante / Gordon Ramsey - Integrante / Ray Casserly - Integrante / Ioannis Tsioulakis - Integrante / Michael Alcorn - Integrante / Dominic Bryan - Integrante / Martin Dowling - Integrante / Fiona Magowan - Integrante / Christopher Marsh - Integrante / Linda Price - Integrante / Pedro Rebelo - Integrante / Franziska Schroeder - Integrante / Rose Satiko - Integrante / Martin Clayton - Integrante / Kate Brucher - Integrante / Maria do Rosário Pestana - Integrante / Gregory Barz - Integrante / Kirstin McGee - Integrante / Reginaldo Braga - Integrante., Financiador(es): Queen's University Belfast - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2006

    Visualising the Parading Tradition in Northern Ireland, Descrição: Preparacao de um instrumento pedagogico para trabalho com antropologia visual e musical. O instrumento se constitui de um DVD-Rom com imagens das paradas da Irlanda do Norte, cabendo a alunos de diversos niveis usa-los na construcao de curtos clips baseados em um tema referente a tradicao.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Jacqueline Witherow - Integrante / Antonio Ribeiro - Integrante., Financiador(es): QUB Teaching Quality Enhancement Fund - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Venda Girls' Initiation Schools, Descrição: Construcao de um site referente ao trabalho de John Blacking, desenvolvido entre os Venda na decada de 1950.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzel Ana Reily - Coordenador / Lev Weinstock - Integrante., Financiador(es): Experience Rich Anthropology - Cooperação / Higher Education Funding Council - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Teaching Award for Sustained Excellence, Queen's University Belfast.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. , Rua Elis Regina, 50, Barão Geraldo, 13083854 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 32891510

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade de Aveiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Conselho Departamental (titular).

    • 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Congregação (suplente).

    • 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 1990 - 2015

    Queen's University Belfast

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Reader, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    University of Chicago, UChicago

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Tinker Visitng Professor, 2007, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1984 - 1985

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ASSISTENTE, Carga horária: 10

    Atividades

    • Extensão universitária , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, .,Atividade de extensão realizada, DICIPLINA: HUMANIDADES.

  • 1982 - 1986

    Faculdade Mozarteum de São Paulo

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

    Atividades

    • Extensão universitária , Faculdade Mozarteum de São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, DICIPLINAS: FLOCLORE, ES. E COM. MUSICA, CANTO CORAL, PR INST..

  • 1983 - 1986

    Faculdade Paulista de Arte

    Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA TITULAR MESTRE, Carga horária: 20

    Atividades

    • Extensão universitária , Faculdade Paulista de Arte, .,Atividade de extensão realizada, DICIPLINAS: INICIACAO ARTISTICA E PRATICAS INSTRUMENTAIS.

  • 1986 - 1990

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estudande, Enquadramento Funcional: BOLSISTA-CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.