Edson Josue Vieira de Sa

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Língua Portuguesa e Linguística e em Libras. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (2011) e em Direito pela instituição de ensino superior R. Sá. Atualmente é Psicopedagogo da Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e atuação nas seguintes áreas: política educacional, formação de professores, gestão escolar, educação especial, Libras, prática de ensino em espaços escolares e não escolares e orientação de Trabalho de conclusão de curso - TCC. Tem experiência no Ensino Médio em Filosofia e Sociologia. Possui artigos publicados nas Revistas da Confraria Eça-Dagobertiana - Oeiras (PI) e na do Instituto Histórico de Oeiras.

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Libras

2014 - 2016

Universidade Estadual do Piauí
Título: O Papel do Ensino de Libras no Instituto Educacional Frei Galvão - IEFG - Picos - PI
Orientador: Ana Paula Meneses

Especialização em Língua Portuguesa e Linguística

2010 - 2011

Faculdade Evangélica Cristo Rei
Título: A Neurolinguística e o Desenvolvimento Infantil
Orientador: Luís Egito Souza Barros

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2006 - 2008

Instituto Superior de Educação Programus
Título: A Disritmia Cerebral Infantil como Processo Desencadeador das Dificuldades de Aprendizagem
Orientador: Baltazar Campos Cortez

Graduação em Bacharelado em Direito

2012 - 2016

Faculdade R. Sá
Título: ORFANDADE PATERNO-MATERNAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Relação com Atos Infracionais e Transtornos de Conduta.
Orientador: Prof. Esp. Adriano Silva Borges

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2008 - 2011

Faculdade Integrada do Brasil

Graduação em Curso Livre de Formação para o Ensino Religioso

2005 - 2008

Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão

Formação complementar

2019 - 2020

Currículo do Piauí. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí, SEDUC, Brasil.

2017 - 2017

Serviço de acolhimento para crianças e adolescentes. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2017 - 2017

Linha de cuidados aplicada a atenção integral a crianças e adolescentes. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação Gerencial PELC. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Organização de eventos

SA, E. J. V. . Novo código do processo civil: as perspectivas e os desafiosno contexto do estado democrático de direito. 2016. (Outro).

Participação em eventos

FNDE Mais Brasil. 2019. (Encontro).

Seminário Piauiense "Estatísticas Educacionais: Prova Brasil e outras fontes. 2018. (Seminário).

III Semana de Pedagogia e II Mostra de Jogos Educativos PIBID/ UESPI.Gestão Escolar: Conselho Escolar e Gestão de Sala de Aula e Liderança Inclusiva. 2017. (Outra).

III Semana de Pedagogia e II Mostra de Jogos Educativos PIBID/ UESPI.Mesa-redonda - Estágio em Educação Infantil: um olhar multidimensional acerca da teoria e da prática. 2017. (Outra).

Mesa Redonda: Memória Escoalr e Museu Escolar.Cultura Escolar. 2017. (Outra).

Elaboração e execução do Projeto Literário V Pedagogia da Literatura do Instituto Educacional Frei Galvã.Clarice Lispector: uma vida que se conta em versos, gestos e sentimentos ferozes. 2016. (Outra).

Semana de Formação Docente.Paulo Freire: Pedagogia da autonomia. 2016. (Outra).

X Ciclo Jurídico da Faculdade R. Sá.Novo código de processo civil; As perspectivas e os desafios no contexto do estado democrático de direito. 2016. (Outra).

Elaboração e execução do Projeto Literário IV Pedagogia da Literatura do do Instituto Educacional Frei Galvão.Cecília Meireles: de retratos e memórias a versos e poesias. 2015. (Outra).

IX Semana Científica da Faculdade R. Sá.Educação no semiárido e desenvolvimento regional. 2015. (Outra).

Semana de Formação Docente.Gestão e manejo de sala de aula. 2015. (Outra).

Semana de Formação Docente.Pedagogia, Educação escolar e Didática. 2015. (Outra).

Elaboração e execução do Projeto Literário III Pedagogia da Literatura do Instituto Educacional Frei Galvão.Vida e obra de Patativa de Assaré. 2014. (Outra).

Semana de Formação Docente.A avaliação da aprendizagem escolar. 2014. (Outra).

Elaboração e execução do Projeto Literário II Pedagogia da Literatura do Instituto Educacional Frei Galvão.Ruth Rocha: vida e obra. 2013. (Outra).

Semana do Combate ao Racismo - Faculdade R Sá e Grupo Cultural Adimó.As Influências da Língua Yorubá no Cotidiano do Povo Brasileiro. 2013. (Outra).

VII Ciclo de Estudos Jurídicos da Faculdade R Sá: As Inovações do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário.As Inovações do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário. 2013. (Outra).

VII Semana de Iniciação Científica da Faculdade R. Sá: Direitos Humanos e Violências na Contemporaneidade. 2013. (Outra).

Apresentação de Trabalho Oral "Banner" - VI Semana Científica "Sustentabilidade e Políticas Públicas" da Faculdade R. Sá.Acidentes de Trânsito em Picos no ano de 2011. 2012. (Outra).

Elaboração e execução do Projeto Literário I Pedagogia da Literatura do Instituto Educacional Frei Galvão.Vida e obra de Monteiro Lobato. 2012. (Outra).

Semana Científica da Faculdade R. Sá.Violência no Trânsito no ano de 2011. 2012. (Outra).

VI Ciclo de Estudos Jurídicos - Reflexões sobre o Novo Código de Processo Civil. 2012. (Outra).

VI Semana Científica da Faculdade R. Sá.Violência no trânsito no ano de 2011. 2012. (Simpósio).

VI Semana Científica da Faculdade R Sá. Violência no Trânsito em Picos no ano de 2011. 2012. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: Michele de Sousa Gonçalves

SA, E. J. V.; GAMA, R. C. N. S.; Martins, Lucivando Ribeiro. Inclusão do aluno com deficiência auditiva: um desafio à família e aos profissionais da educação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof. Possidônio Queiroz.

Aluno: Blayneth Apolinário de Sousa

SA, E. J. V.. Práticas Educativas e Desafios dos Professores do Campo na Escola Municipal Antonio Oliveira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: Gardenia Pereira de Sousa Araújo

SA, E. J. V.. Práticas Educativas e Desafios dos Professores do Campo na Escola Municipal Antonio Oliveira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: Erondina Estevão de Sousa

SA, E. J. V.. Educação de Jovens e Adultos: Conquistas e Desafios na Escola Municipal prof. Balduíno Barbosa de Deus - CAIC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: Lucilene da Costa e Silva

SA, E. J. V.. Educação de Jovens e Adultos: Conquistas e Desafios na Escola Municipal prof. Balduíno Barbosa de Deus - CAIC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: Maria do Socorro Pereira da Silva

SA, E. J. V.. A relevância do lúdico nas salas multisseriadas nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Urbano Lixandrino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: Célia Maria da Silva Santos

SA, E. J. V.. A relevância do lúdico nas salas multisseriadas nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Urbano Lixandrino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: Josilene Alves de Souza

SA, E. J. V.. O papel da gestão escolar para melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Alzira Tapety. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: Maria Cília de Carvalho Cruz Sousa

SA, E. J. V.. O papel da gestão escolar para melhoria na qualidade do processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Alzira Tapety. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR.

Aluno: ARLA MYRES SOARES FERREIRA

SA, E. J. V.; GAMA, R. C. N. S.. Mídias Digitais e Jogos Virtuais: Instrumentos Influenciadores da Construção da Aprendizagem e do Comportamento da Criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof. Possidônio Queiroz.

Aluno: Jacinto Veira de Sá

SA, E. J. V.. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita nos Anos Iniciais na Unidade Escolar Raimunda Alves Nogueira - Santo Inácio - PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD.

Aluno: Zildete Martins Pereira Vasconcelos

SA, E. J. V.. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita nos Anos Inciais na Unidade Escolar Raimunda Alves Nogueira - Santo Inácio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD.

Aluno: Thamires Batista de Sousa

SA, E. J. V.; GAMA, R. C. N. S.. Dificuldades de Aprendizagem: Contribuição do Psicopedagogo no Contexto Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof. Possidônio Queiroz.

Aluno: Genilda da Cruz de Jesus Silva

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. Dificuldades na leitura e na escrita do 1 ano do ensino fundamental na Escola Joana Nonata da Silva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: João Niel Ferreira da Silva

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. Dificuldade na aprendizagem no primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Raimundo Rodrigues Soares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: Tiago Natael Barbosa Silva

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. As dificuldades de inclusão de educandos com deficiência intelectual na Escola Joana Nonata da Silva - Elesbão Veloso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: Lidiana Torres de Sousa

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental Regular na Escola Antônio Xavier. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: Maria Elizete Lopes de Oliveira

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. Indisciplina na Escola Municipal Raimundo Rodrigues Soares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: Joana Nasci de Sousa

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. As dificuldades no processo de alfabetização dos alunos no ciclo inicial na Unidade Escolar Raimundo Gomes da Silva - Elesbão Veloso - PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: Jaiana Paulino do Vale

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. Alfabetização e Letramento: Repensando a prática pedagógica do 2 ano do ensino fundamental na Escola Raimundo Rodrigues Soares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: Katiússia Maria R

SA, E. J. V.; LEAL, E. R.; MOURA, F. R. V. L. V.. de Moraes Araújo.Um olhar crítico na construção do PPP nas escolas municipais de Tanque do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD.

Aluno: Deusdene Maria da Conceição

SA, E. J. V.; Prazim, Claúdia; Carvalho, E. E.. Dificuldades na leitura e na escrita no 2 ano do Ensino Fundamental: desafios a serem superados na Unidade Escolar São João Batista - São João da Varjota. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof. Possidônio Queiroz.

Aluno: Francisco Varteno Marinho Júnior

SA, E. J. V.. Dislexia: um Estigma Sócio-Educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Gelcilene Gomes da Silva

SA, E. J. V.. Dislexia como Consequência no Processo Ensino-Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Elizabete Marinho da Cruz

SA, E. J. V.. Família e Escola: Parceiros no Processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Leidiane Moreira da Silva

SA, E. J. V.. Família e Escola: Reflexos no Desenvolvimento Integral da Criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Aldeciana do Nascimento Mattos

SA, E. J. V.. A Educação Sexual como uma Ação Pedagógica a ser Desenvolvida no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: VALDIRIA REGIA DE CARVALHO SILVA

SA, E. J. V.. A Importância das Artes Visuais na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

SA, E. J. V.. Banca Examinadora do Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório do Campus Professor Possidônio Queiroz - Oeiras. 2011. Universidade Estadual do Piauí.

Orientou

Flávia Maria Carvalho

INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PRÉ-ESCOLA TIA GUIDA - PADRE MARCOS (PI); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Franceline de Jesus Silva

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE MUNICIPAL VOVÓ LINA ? ACAUÃ (PI); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Francileide Maria de Sousa

O USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NO CAMPO DA LUDICIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE: CAROLINA LÉLIS DE ARAGÃO - DONA CALU EM JAICÓS (PÍ); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Gilberto José de Brito

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ESTUDO NO 9 ANO DA U; E; SABINO GOMES DE LIMA ? VILA NOVA DO PIAUÍ (PI); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

GRACILENE SOUSA DOS SANTOS

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO SEGUNDO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL LÍRIA MARIA DA CRUZ ALENCAR ? JAICÓS(PI); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Jaqueline de Oliveira Lima Prado

BRINQUEDOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE EXPANSÃO DE CONHECIMENTO, APRENDIZADO E LITERACIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Joseane de Carvalho Gomes

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UM MEDIADOR DA RELAÇÃO ESCOLA E INSTITUIÇÃO FAMILIAR NA ESCOLA JOSÉ DE MOURA LEAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Josimar do Nascimento Batista

PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA UNIDADE ESTADUAL DE ENSINO FRUTUOSO JUSSELINO - JAICÓS PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Juvenal Borges de Carvalho

A LUDICIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS NO CONTEXTO DAS APRENDIZAGENS E SEUS MÚLTIPLOS SENTIDOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Felícia da Silva Pereira

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO SEGUNDO ANO DO INSTITUTO KAIRÓS EM JAICOS-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí / Centro de Educação Aberta e a Distância; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Jacinto Vieira de Sá

Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita nos Anos Iniciais na Unidade Escolar Raimunda Alves Nogueira - Santo Inácio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Zildete Martins Pereira Vasconcelos

Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita nos Anos Iniciais na Unidade Escolar Raimunda Alves Nogueira - Santo Inácio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Ana Cristina Marques da Silva Rodrigues

A Importância dos Jogos e Brincadeiras para o Processo Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil na Escola Municipal Inácio Vieira de Sá; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Lidiane de Sousa Carvalho Rodrigues

A Importância dos Jogos e Brincadeiras para o Processo Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil na Escola Municipal Inácio Vieira de Sá; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Elaine de Albuquerque Moura

A Importância do Lúdico na Educação Infantil na Escola Municipal Professor Balduíno Barbosa de Deus; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Ivalda de Moura Vieira Sousa

A Importância do Lúdico na Educação Infantil na Escola Municipal Professor Balduíno Barbosa de Deus; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Maria Jose de Sousa

Hora do Recreio: oportunizar o resgate das brincadeiras diminuindo a ociosidade das crianças na Escola Pequeno Burguês - Tanque do Piauí - PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - EAD/NEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Cícera Maria de Sousa e Silva

O valor do lúdico no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - PARFOR; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Elisângela Maria Carvalho de Sousa e Silva

O valor do lúdico no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí / PARFOR; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

MARINALVA DE SOUSA SILVA

Um olhar multidimensional sobre a avaliação da aprendizagem na prática escolar no 3 ano do Ensino Fundamental Anos Inciais - Santo Inácio do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí /PARFOR; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Mauriene Ferreira do Nascimento Carvalho

Um olhar multidimensional sobre a avaliação da aprendizagem na prática escolar no 3 ano do Ensino Fundamental Anos Inciais - Santo Inácio do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí/ PARFOR; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Maria da Conceição Ferreira de sousa

Educação do Campo: perspectivas de vida para alunos assentados do 1 ao 4 anos do Ensino Fundamental - Cajazeiras do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí- PARFOR; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

MARIA DALVA BORGES DA SILVA

Educação do Campo: perspectivas de vida para alunos assentados do 1 ao 4 anos do Ensino Fundamental - Cajazeiras do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí -PARFOR; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Maria de Fátima Sousa Santos

A Importância da Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Várzea em oeiras-PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof; Possidônio Queiroz; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

CARLOS EDUARDO GOMES DE MELO

Causas e Efeitos do Fracasso Escolar no 4 Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Municipal Eliseu Barroso em Colônia do Piauí; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof; Possidônio Queiroz; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Genilda da Cruz de Jesus Silva

Dificuldades na leitura e na escrita do 1 ano do ensino fundamental na Escola Joana Nonata da Silva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

João Niel Ferreira da Silva

Dificuldade na aprendizagem no primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Raimundo Rodrigues Soares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Tiago Natael Barbosa Silva

As dificuldades de inclusão de educandos com deficiência intelectual na Escola Joana Nonata da Silva - Elesbão Veloso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Lidiana Torres de Sousa

Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental Regular na Escola Antônio Xavier; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Maria Elizete Lopes de Oliveira

Indisciplina na Escola Municipal Raimundo Rodrigues Soares nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Joana Nasci de Sousa

As dificuldades no processo de alfabetização dos alunos no ciclo inicial na Unidade Escolar Raimundo Gomes da Silva - Elesbão Veloso - PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Jaiana Paulino do Vale

Alfabetização e Letramento: Repensando a prática pedagógica do 2 ano do ensino fundamental na Escola Raimundo Rodrigues Soares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Katiússia Maria R

de Moraes Araújo; Um olhar crítico na construção do PPP nas escolas municipais de Tanque do Piauí; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Gelcilene Gomes da Silva

Dislexia como Consequência no Processo Ensino-Aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Francisco Varteno Marinho Júnior

Dislexia: um Estigma Sócio-Educacional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Elizabete Marinho da Cruz

Família e Escola: Parceiros no Processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Leidiane Moreira da Silva

Família e Escola: Reflexos no Desenvolvimento Integral da Criança; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

VALDIRIA REGIA DE CARVALHO SILVA

A Importância das Artes Visuais na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Aldeciana do Nascimento Mattos

A Educação Sexual como uma Ação Pedagógica a ser Desenvolvida no Ensino Fundamental Anos Iniciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Edson Josue Vieira de Sa;

Produções bibliográficas

  • SA, E. J. V. . Exposição Iconográfica Bandolins de Oeiras. Revista do Instituto Histórico de Oeiras - N 20, Oeiras-PI, p. 205 - 206, 20 dez. 2016.

  • SA, E. J. V. . Civilização e outros contos, de Eça de Queiroz. Revista da Confraria Eça-Dagobertiana, Oeiras, p. 107 - 129, 25 mar. 2015.

  • SA, E. J. V. . Arte Sacra Popular e Resistência Cultural. Revista da Confraria Eça-Dagobertiana, Oeiras-PI, p. 145 - 152, 30 mar. 2013.

  • SA, E. J. V. . O Primo Basílio. Revista da Confraria Eça-Dagobertiana, Oeiras, , v. I, p. 73 - 77, 31 mar. 2012.

  • SA, E. J. V. . Educação no semiárido e desenvolvimento regional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SA, E. J. V. ; Prazim, Claúdia ; Carvalho, E. E. ; Santos, E. V. ; Brito, R. M. de J. . Núcleo Docente Estruturante - NDE - de Elaboração e Acompanhamento do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. 2014.

SA, E. J. V. . Avaliação: Desafio Constante na Prática Pedagógica. 2011. .

SA, E. J. V. . Distúrbios de Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem e Problemas de Aprendizagem. 2010. .

SA, E. J. V. . Distúrbios de Aprendizagem. 2009. .

SA, E. J. V. . Distúrbios de Conduta. 2009. .

SA, E. J. V. . Estilos de Aprendizagem (Visual, Auditivo, Físico ou Cinestésico). 2009. .

Prêmios

2010

Sócio Fundador, Confraria Eça-Dagobertiana de Oeiras.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí, Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí. , Rua Sebastião Tapety, S/N, Centro, 64516000 - Colônia do Piauí, PI - Brasil, Telefone: (89) 34611403

Experiência profissional

2019 - 2019

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Celetista, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Filosofia e Sociologia

2018 - 2019

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Celetista, Carga horária: 20

2012 - 2017

Colégio Frei Galvão

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 40

2017 - 2017

Universidade Estadual do Piauí - PARFOR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 60

Outras informações:
Disciplina: Política Educacional e Organização da Educação Básica - Curso: Matemática - Polo/Campi: Canto do Buriti - 2016.2 - PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professor de Educação Básica).

2017 - 2017

Universidade Estadual do Piauí - PARFOR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 60

Outras informações:
Disciplina: TCC II - Curso Pedagogia - Polo/Campi: Oeiras - PI - 2017.2 - PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professor de Educação Básica).

2012 - 2012

Universidade Estadual do Piauí - PARFOR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 60

Outras informações:
Disciplina: Metodologia Científica - 60h - Curso de Pedagogia - Campus Professor Possidônio Queiroz - Oeiras - PI no PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professor de Educação Básica).

2010 - 2013

Colégio Antares

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 20

2010 - 2012

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: * Educação e Movimentos Sociais - 60h - Pedagogia - Bloco III - 2010.1 * Psicologia da Educação - 60h - História - Bloco III - 2010.1 * Política Educacional e Organização da Educação Básica - 60h - Pedagogia - Bloco IV - 2010.2 * Psicologia da Educação - 60h - Letras/Português - Bloco Iv - 2010.2 * História da Educação - 60h - Pedagogia - Bloco I - 2011.1 * Psicologia da Educação - 60h - História - Bloco III - 2011.1 * Sociologia da Educação II - 60h - Pedagogia - Bloco II - 2011.2 * Sociologia da Educação - 60h - Pedagogia - Bloco IV - 2011.2

2009 - 2011

SOCIEDADE EDUCACIONAL PAULO FREIRE

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 20

2004 - 2011

Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

2008 - 2009

Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: * Educação Especial - Polo de Teresina * Educação Especial - Polo de Parnaíba * Educação Especial - Polo de Luís Correia * Introdução à Filosofia - Polo de Várzea Grande * Introdução à Filosofia - Polo de Paes Landim

2012 - Atual

Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicopedagogo, Carga horária: 40

2007 - 2009

Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Assistência Social, Carga horária: 40

2001 - 2007

Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 20

2014 - 2018

Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof. Possidônio Queiroz

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
* Psicologia da Educação - 60h - Letras - Bloco IV - 2018 * Metodologia do Ensino de Matemática - 75h - Bloco IV - 2018 * Política Educacional e Organização da Educação Básica - 60h - Matemática - Bloco IX (noite) - 2017.2 * Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - 60h - Pedagogia - Bloco IX (manhã) - 2017.2 * Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - 60h - Pedagogia - Bloco IX (tarde) - 2017.2 * Psicologia da Educação - 60h - História - Bloco III (tarde) - 2017.1 * Psicologia da Educação - 60h - Matemática - Bloco II (noite) - 2017.1 * Práticas em Espaços não Escolares - 75h - Pedagogia - Bloco IV (manhã) - 2016.2 * Sociologia da Educação I - 60h - Pedagogia - Bloco I (manhã) - 2016.2 * Prática em espaços escolares - 60h - Pedagogia - Bloco IV (manhã) - 2016.1 * Língua Portuguesa: Conteúdo e Metodologia - 75h - Pedagogia - Bloco X (tarde) - 2016.1 *Política Educacional e Organização da Educação Básica - 60h - Letras/Português - 2015.2 * Língua Portuguesa: Conteúdo e Metodologia - 75h - Bloco VI - Pedagogia - 2015.2 * Políticas Públicas e Financiamento da Educação Básica - 60h - Pedagogia - Bloco V - 2015.1 * Psicologia da Educação - 60h - Letras/Português - Bloco V - 2015.1 * Prática Educacional II60h - Pedagogia - PEC - 2015.1 * Corpo e Educação - 30h - Pedagogia - Bloco VI - 2014.2 * Avaliação da Aprendizagem - 60h - Pedagogia - Bloco VI - 2014.2 * Prática Pedagógica I - 45h - Pedagogia - Bloco IV - 2014.2 * Educação e Multimeios - 90h - Pedagogia - Bloco II - 2014.1 * Arte e Educação - 45h - Pedagogia - Bloco V - 2014.1

2015 - 2016

Universidade Federal do Piauí - UAB - CEAD

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 20

Outras informações:
* Orientação TCC I - 60h - Pedagogia - modalidade a distância - 2015.2 * Orientação TCC I - 60h - Pedagogia - modalidade a distância - 2016.1

2018 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro da equipe técnica pedagógica responsável pela redação, planejamento, acompanhamento e execução do Plano de Ação Pedagógica em Regime Especial não Presencial com uso de Metodologias Ativas Híbridas no âmbito da rede municipal de educação do município de Belém do Piauí - PI, conforme Portaria n 005, de 1 de junho de 2020, da Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí - PI.

2019 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AROEIRAS DO ITAIM

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
* Membro da equipe técnica pedagógica responsável pela redação, planejamento, acompanhamento e execução do Plano de Ação Pedagógica em Regime Especial não Presencial com uso de Metodologias Ativas Híbridas no âmbito da rede municipal de educação do município de Aroeiras do Itaim - PI, conforme Portaria n 02, de 1 de junho de 2020, da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim - PI.

2019 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de São João da Canabrava

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro da equipe técnica pedagógica responsável pela redação, planejamento, acompanhamento e execução do Plano de Ação Pedagógica em Regime Especial não Presencial com uso de Metodologias Ativas Híbridas no âmbito da rede municipal de educação do município de São João da Canabrava - PI, conforme Portaria n 02, de 02 de junho de 2020, da Secretaria Municipal de Educação de São João da Canabrava - PI.