GREIZIANY SOARES PAULINO OLIVEIRA
Formada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em 2014, e Geografia na Unopar (2022), realizei estágio na Unidade de Pesquisa da Embrapa-Amazônia Oriental (2012-2013) no Laboratório de Ecofisiologia, onde participei do projeto "Impacto do Aumento da concentração do Dióxido de Carbono Atmosférico sobre Problemas Fitossanitários". Nessa mesma instituição, fui bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2013-2014) no projeto intitulado "Balanço de carbono do solo em cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis) em sistemas agroflorestais na Amazônia oriental". Em 2018, ingressei na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde me tornei mestre em Biotecnociências com foco em propriedades físicas, químicas e biológicas de moléculas complexas, realizando estudos sobre a toxicidade de espécies inorgânicas de arsénio na raiz e no desenvolvimento de pelos radiculares da Arabidopsis thaliana.
Integrei o Programa de Liderança em Educação (Ensina Brasil) e trabalhei como professora de geografia para o nível fundamental II e médio, além de atuar como formadora de professores, utilizando ferramentas digitais do Google na SEDUC-MA. No ano de 2022, trabalhei como professora concursada na Prefeitura de São Bernardo do Campo, atuando na educação fundamental I. Atualmente estou cursando pós-graduação em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC e pós em Educação Digital no Centro Universitário SENAI Campus Florianópolis e trabalho como professora de educação infantil na prefeitura de Colombo-PR. Meus interesses acadêmicos e profissionais são voltados para a interdisciplinaridade, a educação e a pesquisa científica, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento e o avanço de áreas como a agricultura sustentável, a biotecnologia e a educação digital.
Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biotecnociência
2018 - 2020
Universidade Federal do ABC
Título: Estudo Morfológico e Moleculares da Absorção de Arsenato e Arsenito em cultivares comerciais de Arroz com Alta e Baixa predileção por Arsênio., Ano de Obtenção: 2020
Hana Paula Masuda.Coorientador: Bruno Lemos Batista. Bolsista do(a): Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Especialização em andamento em Educação Digital
2022 - Atual
Graduação em Agronomia
2010 - 2014
Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: Avaliação da germinação de sementes de Schizolobium amazonicum (Huber ex. Ducke) em diferentes concentrações de Cádmio.
Orientador: Raimundo Lázaro Moraes da Cunha
Formação complementar
2021 - 2021
Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2018 - 2018
Fitoquímica e o conhecimento sobre metabólitos secundários: importância eco. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em CAR-Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2017 - 2017
Conceito em Biodiversidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2017 - 2017
AUXILIAR EM BIOTECNOLOGIA. (Carga horária: 240h). , A ESCOLA TÉCNICA RESIDÊNCIA EDUCAÇÃO, ETRS, Brasil.
2017 - 2017
PRODUÇÃO DE SEMENTES E MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS NATIVAS. (Carga horária: 20h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.
2017 - 2017
Elementos de Paisagem e Processos Ecológicos no Bioma Mata Atlântica. (Carga horária: 30h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Atividades no Laboratório de Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 60h). , Universiade Estadual Paulista-Campus Jaboticabal, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
produto,marca e serviço. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Elaboração e montagem de sistema de irrigação. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2014 - 2014
sustentabilidade aplicada aos negócios. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
CAD-desenho assistido por Computador. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em treinamento em laboratório de fisiologia vegetal. (Carga horária: 104h). , Universiade Estadual Paulista-Campus Jaboticabal, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Acessibilidade ao Portal da Capes. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2011 - 2011
técnicas avançadas de decoração e arte floral. (Carga horária: 20h). , semana da fruticultura e agroindústria, FRUTAL, Brasil.
2010 - 2010
Cultivo protegido de hortaliças. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
V Workshop do Programa de Pós Graduação em Biotecnociência da UFABC.Influência de arsenato (As V) e selenato (Se IV) no desenvolvimento de pelos radiculares em Arabidopsis thaliana e cultivares de arroz.. 2018. (Outra).
1° Workshop de Genômica Comparada. 2017. (Outra).
Ética e Meio Ambiente. 2017. (Encontro).
8º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIÉNTIFICA E 2º SEMINÁRIO DE PESQUISA DA UFRA. 2010. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
Pereira, Rodrigo Mendes ; Lange, Camila Neves ; Pedron, Tatiana ; Paniz, Fernanda Pollo ; Oliveira, Greiziany Soares Paulino ; Masuda, Hanna Paula ; Batista, Bruno Lemos . Lead in Rice Grain. The Future of Rice Demand: Quality Beyond Productivity. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 93-131.
-
Oliveira, Greiziany Soares Paulino ; RAMOS, H. M. N. ; Saime Joaquina Souza de Carvalho ; VASCONCELOS, S. S. . Estoque de carbono na serapilheira de cultivos de palma de óleo em sistemas agroflorestais na Amazônia Oriental.. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2014, Belém. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2014.
-
SOUZA, G. N. B. ; VASCONCELOS, S. S. ; Oliveira, Greiziany Soares Paulino ; SOUSA, M. K. M. . Estoque e produção de serapilheira sobre o solo em sistema agroflorestal sob influência de árvores de ingá (Ingá edulis) e cacau (Theobroma cacao) no município de Tomé-Açu (PA).. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013,, 2013, Belém. EMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2013.
-
Oliveira, Greiziany Soares Paulino ; CRUZ, F. J. R. ; CUNHA, R. L. M. . CURSO DIÁRIO DAS TROCAS GASOSAS EM PLANTAS DE CUPUAÇUZEIROS. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. ciências , Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza, 2012.
-
CONCEICAO, S. S. ; Oliveira, Greiziany Soares Paulino ; CUNHA, D. C. ; GALVAO, J. R. . Teores de N e P em Plantas de Priprioca (Cyperus Articulatus L.) Submetidas à Calagem e à Adubação Orgânica. In: FERTBIO, 2012, Maceió. A Responsabilidade Sócio Ambiental da Pesquisa Agrícola, 2012.
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2014
Avaliação da germinação de sementes de Shizolobiun parahyba em diferentes concentrações de cádmio, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Greiziany Soares Paulino Oliveira - Integrante / Jessivaldo Rodrigues Galvão - Integrante / Flávio José Rodrigues Cruz - Integrante / Raimundo Lázaro Moraes da Cunha - Coordenador.
-
2012 - 2014
Balanço de carbono do solo em cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis) em sistemas agroflorestais na Amazônia oriental, Descrição: Conversão de florestas e mudanças no uso da terra nos trópicos são fatores importantes de alteração da ciclagem biogeoquímica, resultando na redução de estoques de carbono (C) nos ecossistemas terrestres e no aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Práticas agrícolas levam à redução dos estoques de C, principalmente devido a remoção da biomassa da parte aérea colhida, perda de C do solo como dióxido de carbono proveniente da decomposição de resíduos e perda de compostos orgânicos por erosão. Dessa forma, é necessário desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis capazes de (1) manter e/ou aumentar o estoque de C orgânico do solo e (2) mitigar a degradação do solo e a emissão de gases de efeito estufa. Um dos sistemas promissores para seqüestrar C e reduzir a degradação do solo são os sistemas agroflorestais. No contexto da atual expansão dos cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis) com ênfase em áreas de agricultura familiar, como previsto no Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo implementado pelo governo federal, a integração desta cultura em sistemas agroflorestais pode representar uma estratégia viável na Amazônia. No entanto, existem poucos relatos na literatura científica sobre o desempenho da palma de óleo em sistemas agroflorestais, assim como sobre o balanço de carbono do solo desses sistemas. Nesta proposta, serão avaliados sistemas agroflorestais em que a palma de óleo é a espécie-chave no âmbito da agricultura familiar de Tomé-Acu (Nordeste Paraense, Amazônia Oriental), município considerado como um dos principais pólos de expansão da dendeicultura no país. Será avaliada a variação temporal dos estoques de C na liteira, no solo e nas raízes, assim como a emissão dos gases de efeito estufa óxido nitroso (N2O) e metano (CH4). A partir dos dados de estoque de C e de emissão de gases de efeito estufa, será estimado o balanço de equivalentes de CO2 nos sistemas. Os resultados deste projeto servirão de base para entender o potencial de cultivos de palma de óleo em sistemas agroflorestais em mitigar a emissão de gases de efeito estufa do solo para a atmosfera, assim como para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis para a agricultura familiar. A quantificação de seqüestro de C nos sistemas estudados poderá contribuir para o desenvolvimento de metodologias específicas de quantificação de C em sistemas de agricultura familiar, contribuindo para integrar este segmento produtivo em mercados de comercialização de créditos de carbono e outros serviços ambientais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Greiziany Soares Paulino Oliveira - Integrante / Steel Silva Vasconcelos - Coordenador / Maryelle Kleyce Machado Sousa - Integrante / Valdir Mario Dias Monteiro - Integrante / Walmir Ribeiro de Carvalho - Integrante / Cleo Marcelo de araujo souza - Integrante / Lívia Gabrig Turbay Rangel Vasconcelos - Integrante / Francisco de Assis Oliveira - Integrante / Claudio José Reis de Carvalho - Integrante / Osvaldo Ryohei Kato - Integrante / Ivanildo Alves Trindade - Integrante / Neusa Maria da Silva Ferreira - Integrante / Carlos José Bispo Capela - Integrante / Andresa Cristina da Silva - Integrante / Alysson Baizi e Silva - Integrante / Alessandro Carioca de Araújo - Integrante / Helen Monique Nascimento Ramos - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. , Avenida dos Estados-5001, Santa Terezinha, 09210580 - Santo André, SP - Brasil, Telefone: (11) 4996001, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - 2020
Universidade Federal do ABCVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade Federal do ABCVínculo: Auxílio ao Docente, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 8
Outras informações:
Participou do Programa de Assistência ao Ensino na condição de assistente, na disciplina Base Experimental das Ciências Naturais.
Atividades
-
03/2018 - 03/2020
Pesquisa e desenvolvimento, UFABC.,Linhas de pesquisa
2013 - 2014
EMBRAPA-Amazônia OrientalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIA INICIAÇÃO CIENTÍFICA-Bolsista CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
EMBRAPA-Amazônia OrientalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO REMUNERADO-EMBRAPA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2013 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento, EMBRAPA.,Linhas de pesquisa
-
08/2012 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento, EMBRAPA.,Linhas de pesquisa
2014 - 2015
Universidade Federal Rural da AmazôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Bolsista-CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto: ?Diversidade Estrutural e Biogeoquímica em Ecossistemas Sucessionais na
Amazônia Oriental: Propriedades Intensivas e Extensivas da Liteira como Determinando
Diferencial?.
2011 - 2012
Universidade Federal Rural da AmazôniaVínculo: monitora de Fisiologia Vegetal, Enquadramento Funcional: MONITORA DE FISIOLOGIA VEGETAL, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2014 - 01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, UFRA.,Linhas de pesquisa
-
06/2011 - 08/2012
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Vegetal
-
06/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento, UFRA.,Linhas de pesquisa
2020 - 2022
Secretaria de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2022
Ensina BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Trainee no programa de liderança em educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2020
ReunaVínculo: Summer Job, Enquadramento Funcional: Analista de dados, Carga horária: 20
2022 - 2023
Prefeitura do Município de São Bernardo do CampoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2023 - Atual
Prefeitura Municipal de ColomboVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de GREIZIANY SOARES PAULINO OLIVEIRA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?