Bernadete Barbosa Morey

Possui graduação em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1981) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1992). Estágio pós-doutoral na UNESP-RC em História da Matemática (2010), Estágio pós-doutoral na Universidade de Penza, Rússia (2016) em História da Matemática. Estágio pós-doutoral (2017-2018) na Laurentian University, Sudbury, Canadá. Coordena o Grupo de Pesquisa Matemática e Cultura. Seus interesses em pesquisa são: 1. Teoria da Objetivação, uma teoria de ensino e aprendizagem sociocultural; 2. Relações entre a História da Matemática e a Educação Matemática; 3. Matemática Recreativa e Ensino de Matemática; 4. Matemática Medieval Islâmica.

Informações coletadas do Lattes em 15/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Matemática

1986 - 1992

Universidade Amizade dos Povos
Título: Introdução da terminologia bilingue no ensino de matemática a alunos estrangeiros
Orientador: Liev Vassilievitch Sabinin
Bolsista do(a): Universidade Amizade dos Povos, UAP, Rússia. Palavras-chave: Terminologia matemática; Terminologia bilingue; Ensino de matemática.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Matemática

1980 - 1981

Universidade Amizade dos Povos
Título: Comparação de alguns métodos de análise de um sistema de filas com número finito de salas de espera, Ano de Obtenção: 1981
Orientador: Pavel Petrovitch Botcharov
Bolsista do(a): Universidade Amizade dos Povos, UAP, Rússia. Palavras-chave: Teoria das filas; Filas finitas.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Matemática

1975 - 1979

Universidade Amizade dos Povos
Bolsista do(a): Universidade Amizade dos Povos, UAP, Rússia.

Pós-doutorado

2017 - 2017

Pós-Doutorado. , Laurentian University, LU, Canadá. , Grande área: Ciências Humanas

2016 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Estatal de Penza, PENGU, Rússia. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Educação Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História da Matemática.

Organização de eventos

MOREY, B. B. . 1ª Feira de Oficinas em Educação Matemática do CERES/UFRN. 2005. (Congresso).

MOREY, B. B. . CBEM2- Segundo Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2004. (Congresso).

MOREY, B. B. ; BRITO, A. J. . I Simpósio de Pesquisadores em Educação Matemática do Nordeste. 2002. (Congresso).

MOREY, B. B. ; FOSSA, J. A. . IV Seminário Nacional de História da Matemática. 2001. (Congresso).

Participação em eventos

Seminário Nacional de História da Matemática. Historiografia da matemática islâmica medieval. 2017. (Congresso).

6 ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO de HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2011. (Encontro).

6 ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DO PPGECNM DA UFRN.História da matemática na sala de aula: uma reflexão na produção acadêmica do PPGECNM da UFRN. 2011. (Encontro).

6 ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DO PPGECNM DA UFRN.História da Matemática e Mestrado Profissional: uma fusão possível - Conferência. 2011. (Encontro).

III Encontro Regional de Educação Matemática.Debate da mesa redonda "A pesquisa em Educação Matemática e suas implicações na sala de aula: inter-relações entre formação inicial e a prática dos professores". 2011. (Encontro).

SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SMEM.A Pesquisa em História da Matemática na UFRN. 2010. (Seminário).

X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade.Participou como membro da Comissão Científica. 2010. (Encontro).

II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática. Artefatos Históricos: Objetos de Significação na Formação de Docente. 2008. (Congresso).

I Semana de Matemática do CERES. Geometria na Escola Básica. 2008. (Congresso).

I Semana de Matemática do CERES. História da Matemática no ensino da Matemática e O Ensino da Matemática: problemas e perspectivas. 2008. (Congresso).

Terceiro congresso Brasileiro de Etnomatemática. Etnomatemática: uma experiência pedagógica em ação. 2008. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Alfabetização funcional na EJA: Uma experiência com mapas e o globo no ensino da matemática. 2007. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Explorando conceitos trigtonométricos no contexto das navegações. 2007. (Congresso).

1ª Jornada Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006. (Congresso).

I Encontro Científico Pedagógico do Instituto Kennedy.História da Matemática da formação de professores. 2006. (Encontro).

VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. A disciplina Didática da Matemática no curso de formação de professores. 2006. (Congresso).

VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. 2006. (Encontro).

XVIII Semana de Matemática da UFRN. Uma Visão da História da Matemática Grega no Ensino de Matemática. 2006. (Congresso).

XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste-Ensino.O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UFRN. 2006. (Encontro).

1.Seminário Paulista de história e educação matemática.Aritmética antiga através de artefatos:uma proposta didática. 2005. (Seminário).

1 Seminário Paulista de História e Educação Matemática.A formação de professores de Matemática a partir da História da Matemática. 2005. (Seminário).

1 Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 2005. (Seminário).

XVII Semana da Matemática da UFRN.As navegações, a trigonometria e os instrumentos náuticos. 2005. (Oficina).

V Seminário Nacional de História da Matemática.Geometria e trigonometria na Indias e nos países árabes. 2003. (Seminário).

XI Conferência Interamerica de Educação Matemática. Procedimentos de Contagem na produção de hortaliças. 2003. (Congresso).

II Congresso Internacio de Etnomatemática. A cultura de Hortaliças e a cultura matemática em Gramorezinho. 2002. (Congresso).

III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.A cronologia de Isaac Newton. 2002. (Encontro).

IV Seminário Nacional de História da Matemática.História da Trigonometria. 2001. (Seminário).

VII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática.Cordas num arco e razões trigonométricas. 2001. (Encontro).

III Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática.A cronologia do Almagesto segundo A. F. Fomenko. 2000. (Encontro).

VII Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Uma datação do catálogo estelar do Almagesto por métodos matemáticos. 1999. (Seminário).

Meeting of the international study groups on the relations between hsitory and pedagogy of mathematics.Uma abordagem matemática para datações de textos históricos. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes

MOREY, B. B.; BATISTA, I. L.. Matematização e ensino de física: uma discussão das noções docentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Juliana de Melo Pereira Freitas

MOREY, B. B.; SOUSA, G. C.; REGO, R. G.. Incluindo a História da Matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões. 2013. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Paula Pereira do Nascimento Silva

MOREY, B. B.; SOUSA, G. C.; GARNICA, A. V. M.. A leitura de fontes antigas como possibilidade didática: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elmha Coelho Martins Moura

TEIXEIRA, M. V.;MOREY, B. B.; BARONI, R. L. S.. O ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT no período 1942 a 1968. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Elionardo Rochelly Melo de Almeida

MOREY, B. B.; BANDEIRA, F. A.; REGO, R. G.. Propriedades dos sistemas de numeração: uma sequencia didática numa abordagem histórica. 2012. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Betânia Soares da Silva Batista

OLIVEIRA, R. L.; BANDEIRA, F. A.;MOREY, B. B.. Geometria e aritmética numa visão multicultural: uma experiencia pedagógica. 2012. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iguaracy Medeiros dos Santos

OLIVEIRA, R. L.; BANDEIRA, F. A.;MOREY, B. B.. A identidade do PPGECNM na formação continuada de professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elaine Souza de Macêdo

MOREY, B. B.; MENDES, I. A.; FARIA, P. C.; NOBRE, S. R.. Uma sequência didática para o ensino da resolução da equação do 2 grau. 2011 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joice de Andrade Dantas

FOSSA, J. A.; SA, P. F.; MENDES, I. A.;MOREY, B. B.. De Solutione Problematum Diophanteorum Per Números Integros: o primeiro trabalho de Euler sobre equações diofantinas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andreia Caroline da Silva Cota

FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.; BARONI, R. L. S.. Euler e os números pentagonais. 2011. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Severino Carlos Gomes

GARNICA, A. V. M.;MOREY, B. B.; BANDEIRA, F. A.. Elaboração e aplicação de um sequencia de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica. 2011. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Suzany Cecília de Medeiros

FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.; SAD, L. A.. Elaboração de uma sequencia didática sobre conceitos geométricos preliminares ao estudo da trigonometria. 2011. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aureliano de Oliveira Alves

BORBA, G. L.; Nascimento, F. R.;MOREY, B. B.. Física para a Geografia: Desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar. 2008. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marta Figueiredo dos Anjos

FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.; MENDES, I. A.. A difícil aceitação dos números negativos: um estudo da teoria dos números de Peter Barlow. 2008. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sandra Lúcia Paris

NOGUEIRA, R. A.; MENDES, I. A.;MOREY, B. B.. Intinerários e marcas na formação do sujeito formador: reflexões acerca de um caminho na Educação Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Severino Carlos Gomes

MOREY, B. B.; BANDEIRA, F. A.; GARNICA, A. V. M.. Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino de Trigonometria numa abordagem histórica. 2008. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tácio Vitaliano da Silva

DEZOTTI, C. H.;MOREY, B. B.; MENDES, I. A.. A compreensão da odéia do número racional e suas operações na EJA: Uma forma de inclusão na sala de aula. 2007. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Sueli Fonseca Ferreira

FOSSA, J. A.; PONTES, M. G. O.;MOREY, B. B.. Uma análise dos questionamentos dos alunos das aulas de números complexos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nanci Barbosa Ferreira Araújo

MOREY, B. B.; MENDES, I. A.; VARELA, M. O. S.; DEZOTTI, C. H.. Números complexos: Uma Atividade de Mudança Metodológica para uma Aprendizagem Significativa no Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Canindé de Oliveira

MOREY, B. B.; MENDES, I. A.; PONTES, M. G. O.. Dificuldades na construção de gráficos de funções. 2006. Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Canindé de Oliveira

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; PONTES, M. G. O.. Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de tigonometria. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodrigo Bozi Ferrete

MOREY, B. B.; MENDES, I. A.; PONTES, M. G. O.. Práticas Etnomatemáticas no Liceu do Paracuri: a propósito dos ornamentos geométricos de cerâmica. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: REJANE MARIA DE LUCENA

MOREY, B. B.; MENEZES, J. E.; DEZOTTI, C. H.. Modelagem matemática e ensino profissionalizante. 2005 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Claudianny Amorim Noronha

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.. A modelagem e a Geometria Urbana: uma proposta para a construção dos conceitos das cônicas. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Liliane dos Santos Gutierre

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; REGO, R. G.. Inter-relações entre a História da Matemática, a Matemática e sua Aprendizagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cristiane Fernandes de Souza

MOREY, B. B.; RODRIGUES NETO, F. P.; BELLEMAIN, P. M. B.. Um módulo de atividade para o ensino-aprendizagem das fórmulas de área dos principais polígonos convexos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco de Assis Bandeira

MOREY, B. B.. A Cultura de Hortaliças e Matemática em Gramorezinho: uma fertilidade sociocultural. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antonio Monteiro da Silva

MOREY, B. B.. O software Pitágoras: Um instrumento auxiliar para o ensino do Teorema de Pitágoras. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafael José Alves de Rego Barros

MOREY, B. B.; MENDES, I. A.; SAD, L. A.; SILVA, C. A. F.; NORONHA, C. A.. Pesquisas sobre História e Epistemologia da Matemática: Contribuições para abordagem da matemática no Ensino Médio. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Matha Werneck Poubel

MOREY, B. B.; SAD, L. A.; DYNNIKOV, C. M. S. S.; SIMOES, R. H. S.; SANTOS, D. M.; SIQUEIRA FILHO, M. G.. Os primeiros processos censitários brasileiros e o desenvolvimento da matemática-estatística no Brasil de 1872j a 1938. 2015. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Disnah Barroso Rodrigues

MENDES SOBRINHO, J. A. C.; LUCENA, I. C. R.; MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.. As compreensões do Construtivismo de Ernst von Glasersfeld e John Fossa:Intermediando um diálogo em busca de novas significações. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Graciana Ferreira Alves Dias

MOREY, B. B.; SOUSA, G. C.; FOSSA, J. A.; SAD, L. A.; ANDRADE, S.. Historia da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do Tratado sobre o Triângulo Aritmético de Blaise Pascal. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eliane Maria de Oliveira Araman

MOREY, B. B.; BATISTA, I. L.; BARONI, R. L. S.; SALVI, R. F.; SAVIOLI, A. M. P. D.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Eliane Maria de Oliveira Araman

MOREY, B. B.; BARONI, R. L. S.; SALVI, R. F.; SAVIOLI, A. M. P. D.; BATISTA, I. L.. Contribuições da História da Matemática na construção dos saberes docentes do professor de matemática. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Mércia de Oliveira Pontes

FOSSA, J. A.; REGO, R. M.; MENEZES, J. E.; RODRIGUES NETO, F. P.; SOUSA, G. C.; MELO, S, B.;MOREY, B. B.. Obstáculos superados pelos Matemáticos no passado e vivenciados pelos alunos na atualidade: a polêmica multiplicação de números inteiros". 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Carolina Costa Pereira

NOBRE, S. R.;MOREY, B. B.; PONTES, M. G. O.; MENDES, I. A.; FARIA, P. C.. A obra De Triangulis Omnimodis Libri Quinque de Johann Muller, o Regiomontanus (1436-1476):. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria José de Freitas Mendes

MOREY, B. B.; GONCALVES, T. O.; GUTIERRE, L. S.; MENDES, I. A.; BRAGA, M. A. B.. Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copernico Derevolutionibus Orbiu Coelestium. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco de Assis Bandeira

MENDES, I. A.; LUCENA, I. C. R.; REGO, R. M.; PEREIRA, F. A.;MOREY, B. B.. Pedagogia Etnomatemática: ações e reflexões em matemática do ensino fundamental com um grupo socio-cultural específico. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Claudio Brandemberg Quaresma

DOMITE, M. C. M.; MENDES, I. A.;MOREY, B. B.; SA, P. F.; PEREIRA, F. A.; NOGUEIRA, R. A.. Uma análise histórico epistemológica do conceito de grupo. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Severino Barros de Melo

FOSSA, J. A.; SAD, L. A.; POSSEBON, F.; MENDES, I. A.;MOREY, B. B.. Um estudo sobre a relação entre matemática e religião na obra de Blaise Pascal. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Giselle Costa de Sousa

FOSSA, J. A.; SAD, L. A.; REGO, R. G.; FARIA, P. C.;MOREY, B. B.. Um estudo sobre as origens da Lógica Matemática. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Paulino Filho

Nuez, I. B.; CARVALHO, D. L.; REGO, R. M.; RAMALHO, B. L.;MOREY, B. B.. Professores em contexto formativo: um estudo do processo de mudanças de concepções sobre o ensino de mate~atica. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniele Esteves Pereira

MOREY, B. B.; SA, P. F.; MENDES, I. A.; MAFRA, J.R.S.. Globos e mapas ao alcance das mãos: ensino de matemática numa perspectiva de algabetização funcional. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Claudianny Amorim Noronha

LUCENA, I. C. R.; SA, P. F.; RODRIGUES NETO, F. P.; MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.. As geometrias urbana e isoperimétrica: uma alternativa de uso em sala de aula. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Ricardo de Souza Mafra

FOSSA, J. A.; MENDES, I. A.; MENDES, I. A.;MOREY, B. B.; NACCARATO, A. M.; FERREIRA, E. S.. Espaços transversais em educação matemática: uma contribuição pra a formação de professores na perspectiva etnomatemática. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cristiane Borges Ângelo

NACCARATO, A. M.; FOSSA, J. A.; MENDES, I. A.;MOREY, B. B.MOREY, B. B.. Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; GONCALVES, T. O.; ALMEIDA, M. C. X.; DOMITE, M. C. M.. Educação Matemática, Ciência e Tradição: tudo no mesmo barco. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Franco de Sá

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; BELLEMAIN, P. M. B.; MENDES, I. A.; REGO, R. M.. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade de pensamento linear. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rogéria Gaudencio do Rêgo

MOREY, B. B.. Um estudo sobre a construção do conceito de função. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Peregrino Rodrigues Neto

MOREY, B. B.. Um estudo sobre a aprendizagem de conceitos algébricos fundamentais. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HENRIQUES, A. P. M.; FERNANDES, J. A.;MOREY, B. B.. Licenciatura em Matemática. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

MOREY, B. B.; REGO, R. G.; FOSSA, J. A.. Educação Matemática. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; REGO, R. M.. Educação Matemática. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOREY, B. B.; REGO, R. M.; GUTIERRE, L. S.; TÁBOAS, P. Z.; SOUSA, G. C.; SALAZAR, J. V. F.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior na Classe de Adjunto - DE. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.; REGO, R. M.. Concurso para professor titular (nivel de doutorado). 2007. Universidade Estadual de Campina Grande (PB).

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; ASSIS NETO, R. F.. Concurso público de provas de títulos para professor Adjunto. 1998. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GUTIERRE, L. S.;MOREY, B. B.; MENDES, I. A.. Projeto de Pesquisa da Dissertação de Mestrado "A DÍADE ATIVIDADES ESTRUTURADAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O 3 ANO DO ENSINO MÉDIO". 2011. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.; MENDES, I. A.. Projeto de Pesquisa da Dissertação de Mestrado "OS ARTIGOS DE EULER SOBRE OS NÚMEROS AMIGÁVEIS". 2011. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; MENDES, I. A.. Projeto de Pesquisa da Dissertação de Mestrado "TEXTOS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6 AO 9 ANO". 2011. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

TEIXEIRA, M. V.; BARONI, R. L. S.;MOREY, B. B.. O Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT no Período de 1942 a 1968 - Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MENDES, I. A.;MOREY, B. B.; SOUSA, G. C.. Um estudo histórico-epistemológico dos logaritmos em busca de sugestões didáticas para a Matemática Escolar - Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

FOSSA, J. A.;MOREY, B. B.; NOBRE, S. R.. Euler e os números pentagonais - Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOREY, B. B.; BANDEIRA, F. A.; GARNICA, A. V. M.. Uma proposta de ensino de trigonometria numa abordagem histórica - Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.; NOBRE, S. R.. Conceitos Introdutórios ao estudo da Trigonometria: uma abordagem histórica - Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOREY, B. B.; SALAZAR, J. V. F.; NOBRE, S. R.. Um estudo sobre a eficácia de atividades mediadas pela história da matemática na exploração de equações do 2 grau - Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOREY, B. B.; FOSSA, J. A.. Passagem de nível mestrado/doutorado. 2003.

MOREY, B. B.; RODRIGUES NETO, F. P.; BELLEMAIN, P. M. B.. Participação como membro titular da comissão examinadora do processo de passagem de nível de mestrado para doutorado. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

LUCIANA GOMES DA SILVA

Regua e Compasso ou Geogebra?; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

DJAILSON FERREIRA DE LIMA

Geometria espacial e o consumo da água; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Sayonara Montenegro Rodrigues

O ensino de geometria sob a ótica da teoria da objetivação; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

JÉSSICA TARGINO MUNIZ

A álgebra de al-Khwarizmi; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Suzie Albuquerque

Estudo histórico epistemológico sobre o tratado aritmético de al-Khwarismi; Início: 2020; Tese (Doutorado em Pós-gradução em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

ROSÂNGELA ARAUJO DA SILVA

Matemática mesopotâmica em uma historiografia atualizada; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Gerson Eugenio Costa

Ensino de Ciências e Matemática em tempos de Pós-Verdade; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ana Paula Pereira do Nascimento Silva

Estudo (tradução e análise) do tratado sobre o seno de 1grau de Kazi Cade; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Gerson Eugenio Costa

Matemática para Apicultura na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana; 2018; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Gesivaldo dos Santos Silva

A disciplina HM na formação do professor de Matemática; 2016; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Sidney Farias Teixeira

Laboratório de História da Matemática; 2014; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Ana Paula Pereira do Nascimento Silva

A leitura de fontes antigas como possibilidades didática: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu; 2013; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Juliana de Melo Pereira Freitas

A História da Matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões; 2013; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Elionardo Rochelly Melo de Almeida

História da Matemática e operações aritméticas; 2012; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Maria Betânia Soares da Silva Batista

Multiculturalismo e Educação Matemática; 2012; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Severino Carlos Gomes

Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino de Trigonometria numa abordagem histórica; 2011; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Elaine Souza de Macêdo

Uma sequência didática para o ensino da resolução da equação do 2 grau; 2011; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Iguaracy Medeiros dos Santos

Trabalhos de conclusão do PPGECNM 2002-2012; 2011; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Financiadora de Estudos e Projetos; Coorientador: Bernadete Barbosa Morey;

Maria Maroni Lopes

Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra; 2010; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Daniele Esteves Pereira

Globos e mapas ao alcance das mãos: ensino de matemática numa perspectiva de alfabetização funcional na EJA; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Suzany Cecília de Medeiros

História da Trigonometria no ensino fundamental; 2008; Dissertação (Mestrado em Progr de Pós-Graduação em Ens de Ciênc Nat e Matem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Francisco Canindé de Oliveira

Dificuldades na construção de gráfico de função; 2006; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Francisco Canindé de Oliveira

Dificuldade no ensino de trigonometria por meio de atividades; 2006; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Maria Sueli Fonseca Ferreira

Análise dos questionamentos dos alunos nas aulas sobre números complexos; 2006; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Liliane dos Santos Gutierre

Inter-relações entre a História da Matemática, a Matemática e seu Aprendizado; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Francisco de Assis Bandeira

A cultura de hortaliças e a cultura matemática em Gramorezinho: uma fertilidade sociocultural; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Pedro Justino Junior

Teoria da Objetivação e Práticas culturais no ensino de matemática; 2018; Tese (Doutorado em Pós-gradução em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Kaline Andreza de França Correia Andrade

Estudo histórico-pedagógico do Tratado da Circunferência de al-Kashi 1424; 2018; Tese (Doutorado em Pós-gradução em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

VALDENIZE LOPES DO NASCIMENTO

A Matemática Recreativa no Renascimento; 2018; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Maria da Conceição Alves Bezerra

Matemátic Ludica na História da Matemática; 2017; Tese (Doutorado em Pós-gradução em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira

Natureza da Ciência discutido a partir das obras de Ficção Científica; 2016; Tese (Doutorado em Pós-gradução em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Severino Carlos Gomes

Teoria da Objetivação Cultural e o aprendizado de matemática; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Ana Carolina Costa Pereira

A obra De Triangulis Omnimidis Libri Quinque de Johann Muller Regiomontanus (1436-1476): uma contribuição para o desenvolvimento da trigonometria; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Maria José de Freitas Mendes

Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico De Revolutionibus Coelestium; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Francisco de Assis Bandeira

Pedagogia Etnomatemática ações e reflexões em matemática do ensino fundamental com um grupo socio-cultural específico; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Rosalba Lopes de Oliveira

Ensino de Matemática, história da matemática e artefatos: possibilidades de interligar saberes em cursos de formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Nivaldo Pereira da Silva Neto

A história da matemática na formação de professores; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática (Licenciatura)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Proreitoria de Pesquisa UFRN; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Thiago Pardo Severiano

GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Wellder Kleiber de Souza Miranda

A trigonometria nos livros didáticos; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bernadete Barbosa Morey;

Produções bibliográficas

  • MOREY, B. B. ; BRITO, A. J. . Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA , Bragança Paulista, SP, v. 8, n.1, p. 641-653, 2021.

  • ALBUQUERQUE, S. M. ; MOREY, BERNADETE . Indícios da figura do escriba (kâtib) nas sociedades islâmicas medievais e suas possíveis funções que envolvem a aritmética. Revista de Produção Discente em Educação Matemática , v. 10, p. 94-104, 2021.

  • SILVA, R. A. ; GOMES, S. C. ; MOREY, BERNADETE . Khwarizmi e Omar Khayyam: similaridades e diferenças entre álgebra e geometria. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA , v. 6, p. 215-225, 2021.

  • SILVA, R. A. ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . A álgebra islâmica antes de Omar Khayyam (1048-1131). Revista de Produção Discente em Educação Matemática , v. 10, p. 79-93, 2021.

  • NASCIMENTO, V. L. ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . Processos de Subjetivação em torno da escrita da obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti. REMATEC Revista Matemática,Ensino e Cultura , v. 39, p. 185-205, 2021.

  • MOREY, BERNADETE BARBOSA ; NASCIMENTO, V. L. . HISTORIA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA: LA IMPORTANCIA DE EXPLICITAR LAS POSICIONES TEÓRICAS. PARADIGMA (MARACAY) , v. 41, p. 180-196, 2020.

  • GOMES, Severino Carlos ; SILVA, ROSANGELA ARAÚJO DA ; MOREY, BERNADETE . EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA , v. 7, p. 418-426, 2020.

  • MOREY, B. B. ; NASCIMENTO, V. L. . UM PROBLEMA RECREATIVO MEDIEVAL E SUAS VARIAÇÕES: O PROBLEMA DE TRAVESSSIA. RHMP Revista de História para Professores , v. 6, p. 41-47, 2020.

  • PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . Traços de uma história: um primeiro olhar da influência de Johann Müller Regiomontanus nas obras do matemático português Pedro Nunes. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA , v. 18, p. 23-38, 2020.

  • MOREY, B. B. ; GOMES, S. C. . Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 27, p. 6-23, 2018.

  • MOREY, B. B. . YUSHKIÉVITCH SOBRE O TRATADO ALGÉBRICO DE AL-KHWARIZMI. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA , v. 18, p. 171, 2018.

  • PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . Revisitando a lei dos cossenos para triângulos esféricos: um aporte histórico do século XV. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES , v. 15, p. 81-95, 2017.

  • LARRIS, M. G. A. N. ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . A ficção científica na construção de compreensões sobre a Natureza das Ciências. Ensenanza de Las Ciencias , v. extra, p. 3719-3719, 2017.

  • MOREY, B. B. ; CAMELO, M. H. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM QUATRO ESTUDOS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 11, p. 139-150, 2016.

  • MOREY, B. B. ; GOMES, S. C. . A concepção ontológica dos objetos matemáticos na teoria da objetificação. REVEMAT , v. 11, p. 216-231, 2016.

  • MOREY, B. B. ; SULTANOV, A. . PAFNÚTIY LVÓVITCH TCHEBYSHEV E O NASCIMENTO DA ESCOLA RUSSA EM TEORIA DOS NÚMEROS. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA , v. 16, p. 19-31, 2016.

  • MOREY, B. B. ; TYAPIN, N. . . Vestnik Penzenskogo Gosudarsvenogo Universiteta , v. 16, p. 3-8, 2016.

  • PEREIRA, A. C. C. ; MOREY, B. B. . Um ensaio sobre a trigonometria antes do século XV. REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 9, p. 143, 2015.

  • MOREY, B. B. . Fontes Históricas nas Sala de Aula de Matemática: o que dizem os estudos internacionais. Revista Brasileira de História da Matemática , v. 13, p. 73, 2013.

  • BANDEIRA, F. A. ; MOREY, B. B. . Pedagogia Etnomatemática: do ?par de cinco? às concepçõesdodo sistema de numeração decimal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 23, p. 1063/9-1080, 2010.

  • PEREIRA, A. C. C. (Org.) ; MOREY, BERNADETE BARBOSA (Org.) . Estudiosos em Ciência e Matemática no Mundo Islâmico Medieval. 1. ed. Fortaleza: EDUECE, 2021. v. 1. 227p .

  • MENDES, I. A. (Org.) ; MOREY, B. B. (Org.) . Debates Temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018. v. 1. 190p .

  • MOREY, B. B. ; MENDES, I. A. (Org.) . Cognição Matemática: história, antropologia e epistemologia. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 342p .

  • MOREY, B. B. . II Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2004. v. 01. 253p .

  • MOREY, B. B. ; DAMAZIO, A. (Org.) . Especificidades Conceituais de Matemática da Atividade Extrativa do Carvão. 1. ed. Natal: Bernadete Morey, 2004. v. 01. 103p .

  • MOREY, B. B. ; MONTEIRO, A. (Org.) ; VILELA, D. S. (Org.) ; FERREIRA, E. S. (Org.) . Etnomatemática em sala de aula. 1. ed. Natal: Bernadete Morey, 2004. v. 01. 84p .

  • MOREY, B. B. ; BANDEIRA, F. A. (Org.) . Etnomatemática e práticas profissionais. 1. ed. Natal: Bernadete Morey, 2004. v. 1. 81p .

  • MOREY, B. B. ; SANTOS, J. F. (Org.) ; COSTA, R. A. S. (Org.) . Etnomatemática e cooperativismo: a parte e o todo. 01. ed. Natal: Bernadete Morey, 2004. v. 01. 49p .

  • MOREY, B. B. ; OREY, D. (Org.) ; ROSA, M. (Org.) . Etnomatemática como ação pedagógica. 01. ed. Natal: Bernadete Morey, 2004. v. 01. 96p .

  • MOREY, B. B. ; BARROS, O. S. (Org.) . Astronomia Indígena dos tembé-tenetehara. 01. ed. Natal: Bernadete Morey, 2004. v. 01. 56p .

  • MOREY, B. B. . Os conceitos de proporção de função abstraídos no canteiro de obras da construção civil. 1. ed. Natal: Bernadete Morey, 2004. v. 01. 94p .

  • MOREY, B. B. . Geometria e trigonometria na India e nos países árabes. Rio Claro: SBHMat, 2003. v. 01. 39p .

  • MOREY, BERNADETE BARBOSA . O MUNDO ISLÂMICO MEDIEVAL E OS ESTUDOS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. In: Bernadete Morey; Ana Carolina C. Pereira. (Org.). Estudiosos em Ciências e Matemática no mundo islâmico medieval [livro eletrônico]. 1ed.Fortaleza: EDUECE, 2021, v. 1, p. 8-32.

  • MOREY, BERNADETE ; LOPES, G. . O Tratado Aritmético de al-Khwarizmi e sua tradução para a língua portuguesa. In: John Fossa. (Org.). O Olho do Mestre: dez livros-textos históricos. [Livro eletrônico]. 1ed.Campina Grande: Caroá, 2021, v. 3, p. 57-86.

  • PEREIRA, A. C. C. ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . Abu Jafar Muhammad b. Muhammad al Hasan Nacir Eddin al-Tusi. In: Bernadete Morey; Ana Carolina C. Pereira. (Org.). Estudiosos em Ciências e Matemática do mundo islâmico medieval. 1ed.Fortaleza: EDUECE, 2021, v. 1, p. 183-202.

  • MOREY, BERNADETE . Abordagem semiótica na teoria da objetivação. In: GOBARA, S.T.; RADFORD, L.. (Org.). TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 43-70.

  • COSTA, G. E. ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana como complementares em proposta de ação pedagógica. In: Pereira, A. C. C.; Freitas, S. T.; Lima, V. de S.. (Org.). Caminhos e descaminhos da pesquisa em ensino de Matemática. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 157-172.

  • MENDES, I. A. ; MOREY, B. B. . Reflexões sobre as atividades e discussões ocorridas no XI SNHM 2015. In: Iran Abreu Mendes; Bernadete Morey. (Org.). Debates Temáticos Sobre Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Fisica, 2018, v. 1, p. 177-190.

  • MOREY, B. B. ; GOMES, S. C. . Uma sequencia de ensino de trigonometria numa abordagem histórica. In: Kelvin Barbosa de Oliveira; Maria Raimunda Matos Prado. (Org.). Projetos e Ações em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. 1ed.Natal: IFRN Editora, 2014, v. 1, p. 58-83.

  • FOSSA, J. A. ; MOREY, B. B. ; BATARCE, M. S. ; BARONI, R. L. S. ; NASCIMENTO, V. M. . Tópicos da História da Trigonometria. In: John A. Fossa. (Org.). Matemática e medida: tres momentos históricos. 1ed.São Paulo: Livraria da Físca - SBHmat, 2009, v. 01, p. 117-153.

  • MENDES, I. A. ; MOREY, B. B. . Trigonometria: a matemática dos instrumentos de navegação. In: Iran Abreu Mendes. (Org.). A matemática no século de Andrea Palladio. 1ed.Natal: EDUFRN, 2008, v. 1, p. 89-139.

  • MOREY, B. B. ; BRITO, A. J. . Geometria e trigonometria:dificuldades dos professores de matemática do ensino fundamental. In: John Andrew Fossa. (Org.). Presenças matemáticas. 1ed.Natal: Editora da UFRN- EDUFRN, 2004, v. 01, p. 9-33.

  • MOREY, B. B. ; BANDEIRA, F. A. . Práticas etnomatemáticas dos horticultores na comudade de Gramorezinho. In: John Andrew Fossa. (Org.). Presenças matemáticas. 1ed.Natal: EDUFRN-Editora da UFRN, 2004, v. 1, p. 97-125.

  • MOREY, B. B. ; TYAPIN, N. . Vestnik. Vestnik Penzenskogo Goçudarstvenogo Universiteta, Penza, p. 3 - 8, 01 dez. 2016.

  • MOREY, BERNADETE . O inicio da Historiografia em Russo sobre a Matemática Islâmica. In: XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2018, Itajubá, MG. Anais do XII Seminário Nacional de Historia da Matemática, 2017. v. 1. p. 6-11.

  • GOMES, S. C. ; MOREY, B. B. . Algoritmos de divisão medievais e renascentistas: o método do galeão. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal. Anais do XI Seminário Nacional de História da Matemática. Natal: SBHMat, 2015. v. 1. p. 1-9.

  • SILVA, G. S. ; MOREY, B. B. . História da Matemática na Formação de Professores: Sugestões de Atividades sobre Números. In: V Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática, 2015, Natal. Anais do V Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática. Natal: Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Rio Grande do Norte Cidade da editora:Natal /, 2015. v. 5. p. 1-15.

  • JESUS, O. S. ; MOREY, B. B. . História da Matemática na Licenciatura em Matemática: superposição de três dimensões. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo. Anais da V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014.

  • GOMES, Severino Carlos ; MOREY, B. B. . DESAFIOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO MESTRADO PROFISSIONA L. In: 6o. Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2014, São João Del Rei. Anais/Actas do 6o. Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemátiaca, 2011. p. 1-15.

  • GOMES, S. C. ; MOREY, B. B. . A aproximação de Bháskara para o cálculo do seno. In: X Seminário Nacional de História da Matemática, 2013, Campinas. Anais do X Seminário Nacional de Historia da Matemática. Rio Claro: Editora da SBHMat, 2013. v. 1. p. 1-9.

  • MOREY, B. B. ; GOMES, S. C. . Modulos em historia da matemática:trigonometria. In: XI ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais XI ENEM. Curitiba, 2013. p. 1-6.

  • OLIVEIRA, D. P. A. ; LOPES, M. M. ; MOREY, B. B. . Categorizando as tendências das pesquisas em história da matemática doprograma de Pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática da UFRN. In: XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática (RELME, 2013, Belo Horizonte. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 2012. v. 26. p. 457-464.

  • MOREY, B. B. ; FARIA, P. C. . The learning of mathematics by a didactical sequence mediated by the history of mathematics. In: ESU 6- European Summer University on History and Epistemology and Mathematics Education, 2011, Viena. History and Epistemology in Mathematics Education Proceedings of ESU-6. Viena: Verlag Holzhausen GmbH, 2011. v. 1. p. 223-233.

  • MOREY, B. B. . Navigation Instruments and Teacher Training. In: 5th European Summer University of History and Epistemology in Mathematics Education, 2008, Praga. Proceedings of the 5th European Summer University. Plzen: Vydavatelsk servis, 2008. v. 1. p. 587-594.

  • BANDEIRA, F. A. ; MOREY, B. B. . Etnomatemática: uma experiência pedagógica em ação. In: Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2008, Niteroi, RJ. Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Niterói: Edit Universidade Federal Fluminense, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • MOREY, B. B. . A disciplina didática da Matemática no curso de formação de professores. In: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia, SP. Anais da VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. São Paulo: PUCSP, 2006. v. 1. p. 1-5.

  • MOREY, B. B. ; MENDES, I. A. . A formação de professores de matemática a partir da história da matemática. In: SPHEM-1o. Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. 1o.Seminário Paulista de história e educação matemática sphem - Anais. São Paulo: IME-USP, 2005. v. 1. p. 144-149.

  • MOREY, B. B. ; OLIVEIRA, R. L. . Aritmética antiga através de artefatos: uma proposta didática. In: SPHEM-1o. Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. 1o.Seminário Paulista de história e educação matemática sphem - Anais. São Paulo: IME-USP, 2005. v. 1. p. 728-735.

  • MOREY, B. B. . História da Matemática nas aulas de trigonometria. In: VIII Encontro Naciona de Educação Matemática, 2004, Recife-PE. Anais do VIII ENEM, 2004. v. 1.

  • MOREY, B. B. ; BANDEIRA, F. A. . Procedimentos de contagem na produção de hortaliças. In: XI CIAEM - Conferência Intermaericana de Educação Matemática, 2003, Blumenau. XI Conferência Interamericana de Educação Matemática. Blumenau, 2003. v. 1.

  • MOREY, B. B. ; BRITO, A. J. . Trigonometria: dificuldades dos professores de matemática do ensino fundamental. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos/SP. Anais do II SIPEM. SP: SBEM, 2003.

  • MOREY, B. B. ; GUTIERRE, L. S. . Potencialidades pedagógicas da História da Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2001, São Paulo. Anais do V Encontro Brasileiros de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. São Paulo: Gráfica da PUC/SP, 2001. p. 273-278.

  • MOREY, B. B. . Uma datação do catálogo estelar dO Almagesto por métodos matemáticos. In: VII Seminário Nacional de História da |Ciência e da Tecnologia, 2000, São PAULO. Anais do VII Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. São Paulo: Imprensa Oficial/ Edusp/ Unesp, 1999. v. I. p. 303-305.

  • MOREY, B. B. ; BANDEIRA, F. A. . A cultura de hortaliças e a matemática na comunidade de Gramorezinho: uma pesquisa em Etnomatemática. In: Primeiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2000, São Paulo. Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática CBEm1. São Paulo: FE USP, 2000. p. 344-347.

  • MOREY, B. B. . A cultura de hortaliças e a cultura matemática em Gramorezinho:uma fertilidade sociocultural. In: II Congresso Internacional de Etnomatemática, 2002, Ouro Preto. II Congresso Internacional de Etnomatemática - Resumo dos trabalhos. Ouro Preto, 2002. p. 24-24.

  • MOREY, B. B. ; BANDEIRA, F. A. . Etnomatemática e hortaliças:caminhos facilitadores da vida cotidiana dos horticultores. ISGEm Newsletter International Study Group on Ethnomathematics, Brasil, v. 14, n.jan 2003, p. 4-5, 2002.

  • NASCIMENTO, V. L. ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . Processos de Subjetivação em torno da escrita da obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti. REMATEC , 2021.

  • MOREY, B. B. ; MOREY, BERNADETE BARBOSA . Matemática islâmica medieval: questões abertas para estudo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREY, BERNADETE BARBOSA . Os sistemas semióticos de significação cultural na Teoria da Objetivação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREY, BERNADETE BARBOSA . O inicio da historiografia matemática islâmica medieval em russo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREY, B. B. . Trajetórias de Formação Docente: Elos e reflexos do saber matemático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREY, B. ; MOREY, B. B. . Como integrar a história da matemática à educação matemática?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREY, B. B. ; GOMES, Severino Carlos ; MEDEIROS, Suzany Cecília da Silva . Das cordas para o seno: uma experiência de ensino em Trigonometria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREY, BERNADETE BARBOSA ; GOBARA, S. T. . Teoria da Objetivação - uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem de matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021. (Tradução/Livro).

  • MOREY, B. B. ; MENDES, I. A. . A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra. São Paulo: Livraria da Física, 2011. (Tradução/Outra).

  • SALAZAR, J. V. F. ; GUTIERRE, L. S. ; MOREY, B. B. . A origem histórica do pensamento algébrico. São Paulo: Livraria da Física, 2011. (Tradução/Outra).

  • SOUSA, G. C. ; MOREY, B. B. . Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática Social durante a Renascença. São Paulo: Livraria da Física, 2011. (Tradução/Outra).

  • SANTOS, M. J. C. ; MOREY, B. B. . As condições epistemológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico, 2011. (Tradução/Outra).

  • MOREY, B. B. . A ética do ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2011. (Tradução/Outra).

Outras produções

MOREY, B. B. . Parecista dos trabalhos submetidos ao III Encontro Regional de Educação Matemática (III EREM). 2011.

MOREY, B. B. ; FOSSA, J. A. ; MENDES, I. A. . Trajetórias de Formação Docente. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOREY, B. B. . Abordagens no cálculo do seno: as contribuições de Ptolomeu, Al-Kashi e Copérnico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Estudo de tratados matemáticos produzidos no mundo islâmico medieval., Descrição: A ciência em geral e a matemática em particular produzida no mundo islâmico medieval é pouco conhecida como tal. O projeto de pesquisa tem o objetivo realizar o estudo de tratados produzidos pelos matemáticos deste período a fim de que possam servir posteriormente como fonte originais para estudantes e pesquisadores em história da matemática em língua portuguesa. Boa parte de tais tratados não foram traduzidos para nenhuma língua ocidental e, neste caso, inicialmente é necessário providenciar a tradução para que se possa então passar ao estudo do tratado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Ana Paula Pereira - Integrante / Kaline Andreza França Correa - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Interações entre a Matemática Recreativa , a História da Matemática e a Educação Matemática, Descrição: A matemática recreativa (MR), ainda que importante na formação do professor e presença necessária em sala de aula, tem recebido pouca atenção nas pesquisas e no currículo brasileiro. Sendo uma atividade exercida desde as primeiras manifestações da matemática, faz-se oportuno o estudo da evolução da MR e suas relações com a matemática acadêmica a fim construir propostas para o ensino de matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Luis Radford - Integrante / Gerson Eugenio Costa - Integrante / Pedro Justino Jr - Integrante / ELOISA MYRELA DE ARAÚJO NUNES - Integrante / VALDENIZE LOPES DO NASCIMENTO - Integrante / Maria da Conceicão Alves Bezerra - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Historia da ciência e da matemática e práticas sociais da antiguidade ao renascimento: subsídios para um curso de formação de professores, Descrição: Nesse projeto a equipe de pesquisadores se propõe a realizar estudos em história da ciência e da matemática voltados para aqueles aspectos de caráter externalista que permitam aos professores em formação inteirar-se dos estudos recentes (final do século XX e início do século XXI) que lhes dêem subsídios para discussão das relações sociais, filosóficas e epistemológicas que podem ser percebidas entre a criação do saber científico e matemático e as sociedades e culturas geradoras de tal saber. Os autores-historiadores cujas obras serão focos de nossos estudos na primeira fase da pesquisa são: 1) Jens Hoyrup autor de uma série de estudos sobre a matemática mesopotâmica e as condições de seu nascimento e desenvolvimento em estreita ligação com a organização do estado, o que a levou a ter características próprias, distintas da matemática grega, por exemplo. 2) Emmanuel Lizcano em seu livro IMAGINARIO COLECTIVO Y CREACION MATEMATICA: LA CONSTRUCCION SOCIAL DEL NUMERO, EL ESPACIO Y LO IMPOSIBLE EN CHINA Y EN GRECIA faz um estudo do número em várias culturas e discute diferenças culturais que acarretaram em graus distintos de dificuldades na elaboração e aceitação de conceitos como o zero e os números negativos, por exemplo. 3) Jacques Le Goff e suas obras sobre o comércio em finais da Idade Média e na Renascença, obras que sendo estudadas paralelamente ao estudo das obras matemáticas deste mesmo período (Liber Abaci de Leonardo de Pizza, Summa de Aritmetica de Fra Lucca Paccioli, e outras), nos dão oportunidade de analisar as relações entre a estrutura nascente na sociedade europeia e a nova matemática que ali se desenvolve. Há ainda obras que tem caráter mais localizado e que, no entanto, trazem contribuições filosóficas e didáticas de grande relevância para discussão em cursos de formação de professores de matemática como, por exemplo, o estudo de Luis Radford sobre um livro de aritmética publicado na Guatemala colonial em 1732. Há ainda o estudo de Jens Hoyrup centrado nas características da sociedade islâmica medieval, estudo que busca desvendar as causas de proporcionaram as condições para que dita sociedade desempenhasse o papel de vanguarda científica entre os séculos VIII e XV. O projeto prevê a elaboração de textos de apoio as aulas de história da matemática nos cursos de formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Ana Carolina Costa Pereira - Integrante / Francisco de Assis Pereira - Integrante / Severino Carlos Gomes - Integrante / Giselle Costa de Sousa - Integrante / Midori Hijioka Camelo - Integrante / Luis Radford - Integrante / Kaline Andrade França Pereira - Integrante / Ana Paula Pereira - Integrante / Kaline Andreza França Correa - Integrante.

  • 2017 - 2018

    A ciência e a matemática medievais no mundo islâmico: estudo histórico-pedagógico, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA MEDIEVAIS NO MUNDO ISLÂMICO: ESTUDO HISTORICO-PEDAGÓGICO tem como objetivo central realizar um estudo sobre as realizações da ciência (e da matemática) no período que vai do século IX ao XV no mundo islâmico, com especial atenção à região do Oriente Próximo e Médio. A justificativa para o estudo é a constatada lacuna no Brasil de bibliografia sobre a temática em pauta que seja acessível aos professores de ciências e matemática. Além da pesquisa bibliográfica propriamente dita, o projeto prevê a elaboração de material didático pedagógico a ser usado nos cursos de formação de professores de ciências e matemática.O corpo de pesquisadores-docentes são doutores em Ensino de Ciências e Matemática com formação em História da Ciência e da Matemática. São sete docentes da UFRN, quatro deles atuantes no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Há ainda três pesquisadores externos, sendo dois docentes do IFRN e um docentes da UECE (Universidade Estadual do Ceará).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Francisco de Assis Bandeira - Integrante / Ana Carolina Costa Pereira - Integrante / Giselle Costa de Sousa - Integrante / Severino Carlos Gomes - Integrante / Midori Hijioka Camelo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    A escola russa de Teoria dos Números, Descrição: Pesquisa em História da Matemática. Projeto em cooperação com a Universidade de Pensa, Rússia, Oblast do Volga.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Adgam Sultanov - Integrante.

  • 2014 - 2016

    TEORIA DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO DO CONHECIMENTO, Descrição: O estudo constitui-se na análise dos fundamentos de uma teoria de ensino e aprendizagem em Educação Matemática, de abordagem sociocultural, que surgiu na primeira década do século XXI. Trata-se da Teoria da Objetivação do Conhecimento (TOC), idealizada por Luis Radford. Os resultados esperados, de caráter teórico, são as indicações das características de um ensino de matemática consonante com a TOC e sua diferenciação, onde for pertinente, de outras teorias de ensino e aprendizagem. O estudo será levado a cabo por meio de pesquisa bibliográfica e seminários de estudos avançados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Severino Carlos Gomes - Integrante.

  • 2013 - 2015

    A História da Matemática na formação de professores de Matemática, Descrição: O presente projeto propõe um estudo sobre aspectos que podem ser explorados na História da Matemática enquanto componente curricular do curso de formação de professores de matemática. Os módulos de História da Matemática a serem estudados são os referentes a sistemas de numeração antigos, Geometria e Trigonometria, Álgebra e funções, com o foco de contribuir para a formação matemática, pedagógica e histórica do professor de matemática da escola básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Odirlei Silva Jesus - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    A História da Matemática em Propostas Metodológicas, Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a coletar, analisar, categorizar as teses e dissertação defendidas no Brasil entre 1990 e 2011 em Educação Matemática, mais especificamente, aquelas que contemplam elaboração e testagem de métodos para o ensino de matemática e que lançam mão da História da Matemática como recurso didático. Parte essencial deste projeto é a elaboração de um banco de dados que mapeie os resultados que apresentam como propostas concretas de uso didático da História da Matemática em sala de aula. Além disso, objetivamos imprimir este banco de dados em CD-ROM e fazê-lo chegar até as escolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Iran de Abreu Mendes - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Ornamental ou ponderativo: usos da História da Matemática nas aulas de matemática, Descrição: Descrição do projeto (pequeno resumo): É crescente o número de estudos e pesquisas que tratam da relação entre História da Matemática e o ensino de Matemática. Esta área de estudos já apresenta sub-áreas e uma delas trata especificamente da inserção da História da Matemática nas aulas de matemática. No entanto, há diversas maneiras de se fazer esta inserção. O presente projeto de pesquisa busca analisar os diversos trabalhos já feitos que se traduziram em propostas pedagógicas, classifica-los quanto ao modo de inserção da história da matemática nas aulas de matemática e fazer um estudas das facilidades e dificuldades de cada uma das formas de inserção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador / Rosalba Lopes de Oliveira - Integrante.

  • 2003 - 2004

    História da Matemática: Concepções dos professores de ensino de primeiro e segundo grau, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador., Financiador(es): Proreitoria de Pesquisa UFRN - Bolsa.

  • 2002 - 2004

    Estudo do Círculo: Pesquisa histórico-pedagógica dos conceitos geométricos e trignométricos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Bernadete Barbosa Morey - Coordenador., Financiador(es): Proreitoria de Pesquisa UFRN - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática. , Rua Coronel João Medeiros, Lagoa Nova, 59077000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153824, Fax: (84) 32153824

Experiência profissional

2017 - Atual

Laurentian University Of Sudbury

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

Universidade Estatal de Penza

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: -

Atividades

  • 11/2010 - 11/2010

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Avaliação.,Serviço realizado, Participou da Reunião de Avaliação Trienal/2010 da Área de Ensino de Ciências e Matemática.

1983 - 1994

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2011 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Congresso Nacional de Educação Matemática e IX EREM.,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do II CNEM - Parecista ad hoc de trabalhos nas modalidades de Comunicação Científica e Relato de Experiência.

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Voluntário, Carga horária: 12

1997 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Permanente do Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (CCET/UFRN)Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (CCSA/UFRN)

Atividades

  • 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Cargo ou função, Componente da Comissão do Processo Seletivo 2011 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM).

  • 11/2010

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2006

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História das Ciências

  • 02/2006

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Prática da Educação Matemática

  • 02/2006

    Ensino, Matemática (Licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Matemática

  • 11/2005

    Direção e administração, programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Conselheiro do Conselho de Centro.

  • 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI- Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 01/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

  • 01/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Linhas de pesquisa

  • 04/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Formação continuada de professores de matemática.

  • 06/2011 - 06/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Conferencista da Mesa Redonda Cultura Matemática, Ensino e Pesquisa, no 2 Colóquio Norte-Rio-Grandense de Etnomatemática, promovido pelo PPGECNM e PPGEd.

  • 12/2010 - 12/2010

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Serviço realizado, Ministrante da palestra "Os estudos que focalizam a integração da história da matemática no ensino-aprendizagem de matemática", dentro do Seminário de Estudos sobre História e Educação Matemática.

  • 12/2010 - 12/2010

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Serviço realizado, Coordenação do Seminário de Estudos sobre História e Educação Matemática.

  • 03/2009 - 03/2010

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Atividade de extensão realizada, Participou da Ação de Extensão 'O uso didático da História da Matemática: oficinas para professores do ensino fundamental e médio', na função de Coordenadora com 318 horas de atividades desenvolvidas..

  • 03/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Participou da Ação de Extensão 'História da Matemática numa dimensão ético-axiológica para a sala de aula', na função de Orientadora, com 70 horas de atividades desenvolvidas..

  • 05/2009 - 07/2009

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Atividade de extensão realizada, Participou da Ação de Extensão 'Simpósio Nordeste de Educação Matemática e História da Matemática' com carga horária de 8 horas, na função de Coordenadora com 28 horas de atividades desenvolvidas..

  • 02/2009 - 02/2009

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.,Atividade de extensão realizada, Participou da Ação de Extensão 'Sistemas de numeração, operações aritméticas e a História da Matemática' com carga horária de 15 horas, na função de Coordenadora, com 8 horas de atividades desenvolvidas..

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cálculo e Análise

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Matemática

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Matemática (Licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Matemática, História da Educação Matemática

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Matemática (Licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Matemática, Didática da Matemática

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Matemática B

  • 04/2002 - 07/2003

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

  • 10/2002 - 01/2003

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Álgebra e Arimética

  • 10/2002 - 01/2003

    Ensino, Ensino de Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistemas de Numeração e Operações Aritméticas

  • 05/2002 - 09/2002

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática das Ciências

  • 04/2002 - 09/2002

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria, Didática da Matemática

  • 04/2002 - 09/2002

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino de Ciências e Matemática

  • 03/1999 - 06/2000

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

  • 03/1999 - 12/1999

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria, Cálculo Diferencial e Integral

  • 03/1999 - 12/1999

    Ensino, Ensino de Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e ensino da Matemática: Geometria

  • 03/1998 - 06/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

  • 03/1998 - 12/1998

    Ensino, Ensino de Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Ensino da Matemática: Geometria; Laboratório/Oficina da Matemática

  • 07/1998 - 11/1998

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear

  • 03/1998 - 06/1998

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear

  • 03/1997 - 12/1997

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral; Álgebra Linear

1994 - 1996

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40