Fernanda Marusia Silva Carvalho

Pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Faculdade Estácio do Recife. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip DeVry). Atualmente, trabalha como coordenadora de Jornalismo na empresa Oficina Comunicação. Anteriormente, atuou na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Caruaru como assessora de imprensa da Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos e da Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais

2015 - 2017

Faculdade Estácio do Recife, Estácio FIR
Título: WhatsApp como novo instrumento para produção jornalística: um estudo de caso da utilização do aplicativo na TV Asa Branca
Orientador: Anna Maria Salustianno

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2011 - 2014

Centro Univeristário Vale do Ipojuca
Título: Um Estudo Folkcomunicacional da Nova Proposta do Projeto Mulheres de Argila
Orientador: Heleniza Maria Saldanha de Oliveira
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2024 -

Extensão universitária em Grupo Vivências. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Educação, Gênero e Sexualidade. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Mini Curso Redação Científica. (Carga horária: 6h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.

2013 - 2013

English Pro. (Carga horária: 60h). , Centro Univeristário Vale do Ipojuca, UNIFAVIP, Brasil.

2012 - 2012

Jornalismo Político. (Carga horária: 8h). , ATA Solução Empresarial, ATA, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Assessoria de Imprensa. (Carga horária: 8h). , ATA Solução Empresarial, ATA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

Intercom Nordeste. 2016. (Congresso).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. 2015. (Congresso).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. Um Estudo Folkcomunicacional da Nova Proposta do Projeto Mulheres de Argila. 2015. (Congresso).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste.Folkcomunicação no século XXI. 2015. (Oficina).

XVI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordesste. 2014. (Congresso).

XVI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordesste.Quem ama cuida? Abordagens discursivas do corpo na mídia. 2014. (Oficina).

Agreste in Rock.Oficina de Jornalismo Musical e Cultural. 2013. (Oficina).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A Importância dos Líderes-Comunicacionais para a Manutenção dos Movimentos Sociais, com Base na Análise da Obra ?Os Sertões? de Euclides da Cunha. 2013. (Encontro).

IV Mostra de Pesquisa em Ciências e Tecnologia DeVry Brasil. 2013. (Outra).

XIII Encontro de Extensão/ Enext.Educação, Gênero e Sexualidade: Socialização do Saber e Formação de Cidadania. 2013. (Encontro).

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2013. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.Prevenção e Gestão de Crise. 2013. (Oficina).

Encontro Científico do Interior de Pernambuco-EnciPE.O Desenvolvimento dos Programas Infantis com base na análise do Bom Dia & Cia. 2012. (Encontro).

VI Empreender Favip. 2012. (Outra).

CIrculo de Diálogo do Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade.. 2011. (Outra).

V Empreender Favip. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, F. M. S. . Feita a Mão. Lets'Go Pernambuco, , v. 6, 11 nov. 2011.

  • CARVALHO, F. M. S. ; MOTA, I. P. . A importância da continuidade dos estudos da Folkcomunicação para manutenção da Cultura Popular. In: Intercom Nordeste, 2016, Caruaru. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016.

  • CARVALHO, F. M. S. ; OLIVEIRA, H. M. S. . Um Estudo Folkcomunicacional Da Nova Proposta Do Projeto Mulheres De Argila. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015, Natal. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2015.

  • CARVALHO, F. M. S. ; PADILHA, S. M. C. ; LORDELO, T. S. . O desenvolvimento dos programas infantis com base na análise do Bom Dia & Cia. In: Encontro Científico do Interior de Pernambuco, 2012, CARUARU. Encontro Científico do Interior de Pernambuco- Encipe, 2012.

  • CARVALHO, F. M. S. . A importância dos líderes-comunicacionais para a manutenção dos movimentos sociais, com base na análise da obra ?Os Sertões? de Euclides da Cunha. In: XI Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2013, CARUARU. A importância dos líderes-comunicacionais para a manutenção dos movimentos sociais, com base na análise da obra ?Os Sertões? de Euclides da Cunha, 2013.

  • CARVALHO, F. M. S. ; MOTA, I. P. . A importância da continuidade dos estudos da Folkcomunicação para manutenção da Cultura Popular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, F. M. S. ; OLIVEIRA, H. M. S. . Um Estudo Folkcomunicacional da Nova Proposta do Projeto Mulheres de Argila. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, F. M. S. ; SILVA FILHO, J. M. ; MIRANDA, M. H. G. ; NOGUEIRA, C. G. M. ; MORAIS, A. A. . Educação, Gênero e Sexualidade: Socialização do Saber e Formação de Cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, F. M. S. . A importância dos líderes comunicacionais para manutenção dos movimentos sociais, com base na análise da obra 'Os Sertões'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, F. M. S. ; PADILHA, S. M. C. ; LORDELO, T. S. . Encontro Científico do Inteirior de Pernambuco (EnciPE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, F. M. S. . Revista Anuário 2014- Secretaria da Mulher de Caruaru. Caruaru 2014 (Revista Anuário).

  • CARVALHO, F. M. S. . Revista Anuário 2013- Secretaria da Mulher de Caruaru. Caruaru 2013 (Revista Anuário).

Prêmios

2014

Aluna Láurea do Curso de Jornalismo, Faculdade do Vale do Ipojuca.

2013

4º Lugar no Evento Universidade/Sociedade em Diálogo: Tradição e Inovação na Extensão Universitária no XIII Encontro de Extensão / Enext, Universidade Federal de Pernambuco.

2010

Aluna Láurea do Ensino Médio, Colégio Antenor Simões Rodrigues.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Oficina Planejamento em Comunicação

Vínculo: Funcionária efetiva, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Jornalismo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2014

Prefeitura Municipal de Caruaru

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio- Assessoria de Imprensa, Carga horária: 30

2013 - 2014

Gtcom Comunicação

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio- Social Media, Carga horária: 20