Wislon Mendes Pereira
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (1991) , pós graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007)e pós graduação em Saúde Pública pela Faculdade Unyleya (2020) . Foi professor especialista da Universidade Católica de Brasília até 2013 e professor dos cursos técnicos do Senac(1994 até 2002).Atualmente é técnico de laboratório do HOSPITAL UNIVERSITARIO DE BRASILIA(1998) e farmacêutico bioquímico da Secretaria de Saúde do DF, lotado no Hospital Materno-Infantil de Brasília(2013). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em ANÁLISES CLÍNICAS e Saúde Pública.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Saúde Pública
2019 - 2020
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya
Título: SEM MONOGRAFIA
Orientador: MARCOS IZIDRO GONÇALVES
Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas
2006 - 2007
Instituto Brasil Extensão e Pós-Graduação
Título: Intolerância à Lactose e Métodos Diagnósticos
Orientador: PhD. Sandro Germano
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Orientações Gerais ao Paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
PROTOCOLOS NO MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2020 - 2020
Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-1. (Carga horária: 4h). , FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BRASILIA, FIOCRUZ(BRA), Brasil.
2020 - 2020
Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COV. (Carga horária: 5h). , FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BRASILIA, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
VIROLOGIA BASICA. (Carga horária: 40h). , UP CURSOS, UP, Brasil.
2020 - 2020
Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde. (Carga horária: 60h). , FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BRASILIA, FIOCRUZ, Brasil.
2012 - 2012
Primeiros Socorros. (Carga horária: 200h). , Escola Técnica de Educação Profissional, ETEP, Brasil.
2008 - 2008
Formaçào de Auditores Internos da Qualidade. , Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, SBPC, Brasil.
2005 - 2005
Bioquímica Clínica em Diabetes Renal. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de Aplicação do Equipamento Advia 1650. (Carga horária: 25h). , Bayer HealthCare Produtos Diagnósticos, BAYER, Brasil.
2002 - 2002
Treinamento do Equipamento Mega. , Bayer HealthCare Produtos Diagnósticos, BAYER, Brasil.
2002 - 2002
Treinamento do Equipamento Cobas Core II. , Roche Diagnósticos, ROCHE, Brasil.
2002 - 2002
Treinamento do Equipamento Elecsys 2010. , Roche Diagnósticos, ROCHE, Brasil.
2000 - 2000
TELELAB-Coleta de Sangue de Doadores. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial DF, SENAC-DF, Brasil.
2000 - 2000
TELELAB-Técnicas para Coleta de Secreções. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial DF, SENAC-DF, Brasil.
2000 - 2000
TELELAB-Técnicas para Coleta de Sangue. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial DF, SENAC-DF, Brasil.
1996 - 1996
Formação de Auditores Internos e BPLC. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Análises Clinicas Regional DF, SBAC-DF, Brasil.
1995 - 1995
Introdução a Citologia Hormonal e Oncótica. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Análises Clinicas Regional DF, SBAC-DF, Brasil.
1994 - 1994
Nutrição Parenteral. , Hospital das Forças Armadas, HFA, Brasil.
1991 - 1991
Atualização em Famacologia e Orientações Práticas. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, CRF-DF, Brasil.
1991 - 1991
Diagnóstico Laboratorial das Leucemias. (Carga horária: 15h). , Sociedade Brasileira de Análises Clinicas Regional DF, SBAC-DF, Brasil.
1988 - 1988
Curso de Antibióticos. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1987 - 1987
Rotinas Microbiológicas em Análises Clínicas. (Carga horária: 6h). , Diagnóstica MERCK, MERCK, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: ANÁLISES CLÍNICAS.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: ANÁLISES CLÍNICAS/Especialidade: Bioquimica Clínica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos/Especialidade: FARMÁCIA HOSPITALAR.
Participação em eventos
1° Encontro Farmacêutico do Distrito Federal.Coleta de Sangue Venoso. 2013. (Encontro).
VII Simposio de Biomedicina.Coleta de Sangue Venoso. 2013. (Simpósio).
VI Simposio de Biomedicina.Coleta de Sangue venoso. 2012. (Simpósio).
V Simposio de Biomedicina.Coleta de Sangue Venoso. 2011. (Simpósio).
IV Simpósio de Biomedicina.Coleta de Sangue Venoso. 2010. (Simpósio).
III Simpósio de Biomedicina.Coleta de Sangue. 2009. (Simpósio).
III Congresso de Citologia Clínica do Centro-Oeste. 2003. (Congresso).
V Congresso de Análises Clínicas do Centro-Oeste. 2003. (Congresso).
II Encontro de Farmacêuticos Militares de Brasilia. 1995. (Encontro).
II Simpósio de Estudos Farmacêuticos-Bioquímicos do HFA. 1995. (Simpósio).
I Encontro de Farmacêuticos Militares de Brasilia. 1994. (Encontro).
I Simpósio de Estudos Farmacêuticos-Bioquímicos do HFA. 1994. (Simpósio).
I Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar. 1990. (Congresso).
XIII Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia. 1989. (Encontro).
I Encontro Nacional de Assistência Farmacêutica e Política de Medicamentos. 1988. (Encontro).
I Conferência Alternativa de Saúde. 1987. (Outra).
Participação em bancas
PEREIRA, W. M.. Medicamentos interferentes em exames laboratoriais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Achados de hemoglobinopatias na laboratório de análises clínicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Câncer de próstata e o PSA como marcador tumoral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Importância da pesquisa de estreptococos do grupo B em gestantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Controle de qualidade em diagnóstico de tuberculose pela tecnica de Ziehl Neelsen do Hospital Regional da Ceilândia-DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Trombose em pacientes pós cirurgicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Intolerância à lactose: aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Marcadores cardíacos no diagnóstico das principais doenças coronarianas agudas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Biomarcadores liquóricos da doença de Alzheimer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Diabetes mellitus: diagnóstico e avaliações do controle glicêmico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Atualização dos conceitos em autoimunidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Ação antimicrobiana de extratos alcoólicos do cogumelo Agaricus subrufescens sobre cepa bacteriana padrão de Shigella flexneri.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Importância da dosagem de Homocisteína como fator de risco cardiovascular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. A Necessidade da inclusão do Fator Homocisteína no Monitoramento de Risco de Lesão Vascular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Marcadores Tumorais como indicativo de Câncer de Mama em mulheres na menopausa que fizeram uso da terapia de reposição hormonal(TRH). 2010.
PEREIRA, W. M.. Avaliação do Tempo de Estabilidade de Amostras de Sangue na Gasometria. 2010.
PEREIRA, W. M.. Tuberculose no Idoso:uma revisão da literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Avaliação clínica e laboratorial de pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e o tratamento com metformina: uma revisão da literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Estudo sobre o Diagnóstico e Tratamento de Infecções do Trato Urinário em Gestantes em um hospital da rede pública do Distrito Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, W. M.. Prevenção e Controle das Micobactérias não tuberculosas em Procedimentos Estéticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília.
Orientou
Revisão da Literatura sobre a Leismaniose Visceral no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Wislon Mendes Pereira;
Doenças Hepática Alcoólica:Avaliação das Alterações da Função Hepática de Pacientes atendidos no HUB; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Wislon Mendes Pereira;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, W. M. . COLETA DE SANGUE VENOSO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
PEREIRA, W. M. . Coleta de Sangue Venoso. 2013. .
PEREIRA, W. M. . Coleta de sangue venoso. 2011. .
Prêmios
2013
Honra ao Mérito, Universidade Catolica de Brasilia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
HOSPITAL UNIVERSITARIO DE BRASILIA. , SGAN 605 Av. L2 NORTE, ASA NORTE, 70840050 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20285537, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Hospital Regional da Asa SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmaceutico Bioquimico, Carga horária: 20
2009 - Atual
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
1998 - Atual
Hospital Universitário de BrasíliaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 30
2004 - 2009
Laboratório Sabin de Análises ClínicasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 44
2001 - 2003
Laboratório de Análises Clínicas LABMEDVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 30
1994 - 2008
Medicor Produtos Médico-HospitalaresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 40
1994 - 2002
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial DFVínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Instrutor Patologia Clínica, Carga horária: 20
1991 - 1993
Hospital Naval de BrasiliaVínculo: Oficial da Reserva (R2), Enquadramento Funcional: Tenente-Farmacêutico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wislon Mendes Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?