Priscilla da Silva Lunardelli
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Especialista em Direito Sanitário. Especialista em Educação na Saúde. Mestranda em ATS - Escola GHC. Servidora Pública no cargo de Especialista em Saúde - Assistente Social (tutora, docente e pesquisadora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em envelhecimento, sistema público de saúde e trabalho na saúde. Vice-presidente do SINTERGS (Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS).
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Avaliação de Tecnologias em Saúde
2023 - Atual
Escola do Grupo Hospitalar Conceição
Título: Protocolo para Revisão de Escopo: sistematizando o conhecimento sobre tecnologias formativas de cuidadores de pessoas idosas no Brasil., Ano de Obtenção:
Orientador: Rodrigo de Oliveira Azevedo
Especialização em Educação na Saúde
2013 - 2014
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA
Título: Formar-se, Reformar-se e/ou Deformar-se: Desafios cotidianos para o trabalho no Sistema Único de Saúde a partir de reflexões sobre educação e saúde.
Orientador: Maria Marta Orofino
Especialização em Direito Sanitário
2010 - 2011
Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Título: Quem cala consente? Reflexões sobre a subnotificação de violência sexual contra adolescentes, direito tutelado a saúde e co-responsabilidade de proteção dos serviços que prestam assistência através do SUS.
Orientador: Maria Isabel Barros Belinni
Graduação em Serviço Social
2001 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O Idoso Asilado: Sob o estigma da pobreza e do abandono, histórias de resistência.
Orientador: Gleny Teresinha Duro Guimarães
Formação complementar
2025 - 2025
TCLE e comunicação com participantes de pesquisa. (Carga horária: 2h). , Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP RS, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em VI SIPINF - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (...). (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2022 - 2022
Formação para Orientadores de TCR RIS/ESP/RS.. (Carga horária: 30h). , Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP RS, Brasil.
2022 - 2022
Introdução ao Excel. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
Minicurso: Revisão Sistemática e Revisão Integrativa. (Carga horária: 13h). , Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP RS, Brasil.
2016 - 2016
Introdução a Fitoterapia para Gestores da Saúde.. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP RS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Enfrentamento a Violência nos Ciclos Vita. (Carga horária: 90h). , FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, UFCSPA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Encontros Temáticos em Saúde da População Negra. (Carga horária: 24h). , Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP RS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Encontros Temáticos em Saúde Indígena. (Carga horária: 48h). , Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP RS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Sistema para Detecção do uso abusivo e dependência. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2009 - 2009
Saúde da Pessoa com Deficiência. (Carga horária: 54h). , Fundação de Articulação e Des de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RGS, FADERS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Multiplicadores e Capacitação de .... (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2006
Residência Integrada em Saúde - Pneumo. Sanitária. , Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP RS, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Diagnóstico e Tratamento em Saúde Mental. (Carga horária: 52h). , Centro Interdisciplinar de Saúde Mental, CISAME, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Organização de eventos
Lunardelli . 6 Conferência Estadual da Pessoa Idosa. 2019. (Outro).
SAUDE, C. E. ; Lunardelli . VII Conferência Estadual de Saúde. 2015. (Outro).
Lunardelli ; ESTADUAL, G. T. . Mostra Regional de Saúde - Macrorregião Sul. 2014. (Outro).
Lunardelli . Prêmio Salvador Célia. 2011. (Concurso).
Lunardelli . Prêmio Salvador Célia. 2011. (Concurso).
Lunardelli . Seminário Alusivo ao Dia da Criança: O Desenvolvimento da Criança através do Lúdico.. 2010. (Outro).
Lunardelli . Tuberculose: Tudo o que você precisa saber.. 2006. (Outro).
Lunardelli . Prêmio Salvador Célia. 2011. (Concurso).
Participação em eventos
18 Econtro Gaúcho de Assistentes Sociais. 2025. (Seminário).
Encontros com o CEP/ESP - ètica nas Pesquisas da SES/RS e.Perfil de cuidadores informais de idosos no contexto domiciliar: uma revisão narrativa da literatura.. 2024. (Encontro).
Seminário Regional sobre Educação, Tecnologia e Inovação em Saúde: A importância da ciência e inovação para a saúde em contextos adversos".Perfil de cuidadores informais de idosos no contexto domiciliar: uma revisão narrativa da literatura.. 2024. (Seminário).
16 EGAS - Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais. 2023. (Encontro).
VI SIPINF - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, INTERSETORIALIDADE E FAMÍLIA: Desafios à preservação/reconstrução da Democracia, Saúde e Vida. 2023. (Seminário).
VI SIPINF - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, INTERSETORIALIDADE E FAMÍLIA: Desafios à preservação/reconstrução da Democracia, Saúde e Vida.. 2023. (Seminário).
XII Jornada Científica do Grupo Hospitalar Conceição - IV Jornada Gaúcha de Pesquisa em Saúde..O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de Porto Alegre/Rs diante da pandemia por covid-19.. 2023. (Simpósio).
Encontros com o CEPS-ESP/RS.. 2022. (Encontro).
II Simpósio de Pesquisa em Saúde:a produção de conhecimentos a partir do trabalho.. 2022. (Simpósio).
XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2022. (Congresso).
I Simpósio de Pesquisa em Saúde: Interfaces e Desafios na Produção do Conhecimento?,. 2021. (Simpósio).
V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.Delegada.. 2021. (Outra).
GEPETO Talks,.?Idosos em ILPI?s: uma conversa sobre a pessoa idosa asilada?.. 2020. (Encontro).
X Encontro Nacional de Residências em Saúde. 2020. (Encontro).
10 Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. O impacto do stress no comportamento social - Mesa Redonda 9. 2017. (Congresso).
Congresso do Cosens/RS 2017 - A qualidade da governança do SUS. 2017. (Congresso).
III Jornada de prevenção da violência contra a pessoa idosa: a prevenção começa pela informação..Panorama da violência no âmbito estadual.. 2017. (Outra).
Oficina de definição de prioridades de pesquisa em saúde do SUS/RS.. 2017. (Oficina).
Semana Municipal do Idoso de Veranópolis.Enfrentamento da violência do idoso no olhar da saúde.. 2017. (Outra).
Workshop de Estruturação da Rede de Defesa e Proteção Á Pessoa Idosa..Estruturação da Rede de Defesa e Proteção a Pessoa Idosa. 2017. (Oficina).
18 Jornada de Inverno da SBGG-RS.Políticas Públicas no atendimento domiciliar.. 2016. (Outra).
Disciplina de Políticas de Saúde Mental. Psicologia/UFCSPA..Políticas Públicas para Idosos.. 2016. (Outra).
Disciplina de Tópicos Especiais III - Serviço Social PUCRS.Saúde do Idoso no RS e o trabalho do Assistente Social na Gestão.. 2016. (Outra).
Disciplina de Trabalho Integrado em Saúde. Serviço Social/PUCRS..Política para Idoso da SES/RS e PIM.. 2016. (Outra).
I encontro de Debates sobre Atenção ao Idoso: Desafios e Perspectivas de Envelhecer Saudável..Políticas públicas existentes em nosso estado voltadas ao idoso.. 2016. (Encontro).
II encontro Municipal do Idoso de Cruz Alta.Desafios e perspectivas do envelhecimento.. 2016. (Encontro).
III Fórum Estadual - Preparando o Futuro dos Municípios com a Nova Expectativa de Vida. 2016. (Encontro).
II Jornada da Liga de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.Novo olhar sobre síndrome demencial.. 2016. (Outra).
Seminário Nacional de Mapeamento de Experiências Exitosas dede Gestão no Campo do do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.. 2016. (Seminário).
I Seminário Internacional sobre Políticas de Cuidados de Longa Duração. 2015. (Seminário).
Programa de Preparação para a Aposentadoria.Cuidados com a Saúde após a Aposentadoria. 2015. (Encontro).
Projeto de Preparação para a Aposentadoria.Cuidar da Saúde para envelhecer bem: vamos nos preparar?. 2015. (Encontro).
Seminário Inserção do Serviço Social em Programas Multiprofissionais de Formação em Saúde: Residências e PETSaúde. 2015. (Seminário).
Formação Continuada para as Equipes do Programa Primeira Infância Melhor e Atençãnção Básica.Interfaces entre Saúde e Assistência Social para cuidado nos territórios.. 2014. (Outra).
I Fórum Internacional Dialogando com a Saúde: Um Olhar para a Humanização..Cuidado Integral ao Idoso: Uma Proposta de Organização da Rede de Serviços.. 2014. (Simpósio).
III Conferência Internacional sobre Idoso.Implantando a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na APS.. 2014. (Outra).
IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Bàsica/Saúde da Família.Política de Incentivo Estadual á Qualificação da Atenção Básica: Experiência do Estado do RIo Grande do Sul para o fortalecimento da Atenção Básica a partir de coeficientes de distribuição populacional.. 2014. (Outra).
IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Bàsica/Saúde da Família.Compensação das Especificidades REgionais: experiÊncia do eStado do Rio GRande do SUl na utilização do Ìndice de Vulnerabilidade Social para partilha do financiamento variavel da APS.. 2014. (Outra).
Programa de Preparação para a Aposentadoria.Cuidados com a Saúde após a Aposentadoria. 2014. (Encontro).
V Seminário de Pesquisa e Extensão sobre Terceira Idade e Envelhecimento.Ações em Saúde do Idoso desde a Gestão Estadual do SUS.. 2014. (Seminário).
XXV Congreso de ALASS. Gestão de um sistema de saúde pública baseado na equidade.. 2014. (Congresso).
6 Encuentro Internacional de Educación Infantil.Fazendo Arte na Primeira Infância: Experiência da Política Pública do Estado do RIo Grande do sul. 2013. (Encontro).
Capacitação Piloto em Desenvolvimento na Primeira Infância para Agentes Comunitários de Saúde.Enfrentando a violência contra crianças pequenas nos territórioas da Saúde da Família.. 2013. (Outra).
Seminário Álcool e Drogas: Onde estamos e para onde vamos?.E agora, Rede? Reflexões sobre o acolhimento aos usuários de álccol e outras drogas nos pontos de atenção a saúde.. 2013. (Seminário).
Seminário Para Elas, Por Elas, Para Eles, Por Nós ?Atenção Integral a Saúde da Mulher em Situação de Violência?.Enfrentamento a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres. 2013. (Seminário).
10 Congresso Internacional da Rede Unida. Quem cala consente? Reflexões sobre a subnotificação de violÊncia sexual contra adolescentes, direito tutelado a saúde e co-responsabilidade de proteção dos serviços que prestam assistÊncia através do SUS.. 2012. (Congresso).
28 Simpósio Munidal da OMEP.O desafio de protagonizar o cuidado da criança a partir da cultura e experiência de cada família: boas práticas do Programa Primeira Infância Melhor em territórios indígenas. 2012. (Simpósio).
Capacitação para Implantação do Teste Rápido de HIV e Sífilis na APS.. 2012. (Outra).
Disciplina Saúde Coletiva. Farmácia e Biomedicina/Unisinos.Participação comunitária em saúde: vivências práticas. 2012. (Outra).
Participação em bancas
Lunardelli. P.S.. SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: ENTRE CAMPO E NÚCLEO, UMA DISCUSSÃO SOBRE ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS COMPARTILHADAS.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. MULHERES E O SOFRIMENTO SOCIAL: um estudo sobre as mulheres usuárias de substâncias psicoativas de um CAPS AD.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. MONITORAMENTO DO USO DE PSICOTRÓPICOS EM IDOSOS DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. A SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: uma análise dos atendimentos realizados em um município do interior do Rio Grande do Sul.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES DA SAÚDE MENTAL: CUIDANDO DE QUEM CUIDA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. Itinerário e costuras possíveis no diálogo sobre gênero e sexualidade em um serviço público de saúde.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. NEOLIBERALISMO COMO PRODUTOR DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E SOCIAL NA INFÂNCIA: uma análise a partir da percepção dos trabalhadores da saúde mental.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. POR ONDE ANDA NOSSA GENTE? RETROCESSOS NAS POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL E SILENCIAMENTO DAS COLETIVIDADES.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. O PROCESSO DE ACOLHIMENTO EM UM CAPSad III PELO OLHAR DOS USUÁRIOS.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: uma revisão narrativa da literatura.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. OBESIDADE E COVID-19 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO OBSERVACIONAL DAS HOSPITALIZAÇÕES, 2020-2021.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. Histórias que perpassam: o trabalho, as substâncias psicoativas e a situação de rua.. 2021.
Lunardelli. P.S.. Repercussões do sofrimento psíquico dos usuários na saúde mental dos profissionais dos CAPS.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. Percepção dos usuários de um CAPS quanto ao acolhimento inicial prestado pelo serviço.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. ACOLHIMENTO E O SERVIÇO SOCIAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A DISCUSSÃO DAS AÇÕES PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli, Priscilla da Silva. SAÚDE MENTAL NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: CONTEXTO E ESTRATÉGIAS NO RIO GRANDE DO SUL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli, Priscilla da Silva. ENVELHECER COM HIV: COMORBIDADES E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS VINCULADOS A UM SERVIÇO DE SAÚDE NO SUL DO BRASIL.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli, Priscilla da Silva. RELACIONAMENTOS FAMILIARES E OS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020.
Lunardelli, Priscilla da Silva. SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAPSI SAPUCA: REALIDADE, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERFACE COM A SAÚDE COLETIVA.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. P.S.. Limites e possibilidades do Programa Bolsa Família em duas unidades de saúde de Porto Alegre. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. Potencialidades e limites da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: uma revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. Cuidadores e seus vínculos com pacientes assistidos pela ESF Capão da Cruz.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. Implantação de Apoio Matricial na Atenção Básica: um estudo acerca das dificuldades e triunfos auferidos nesse processo.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. Núcleo X Campo: Relato de experiência da formação no campo da saúde mental como apoiador matricial. Limites e possibilidades para um Assistente Social.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. Autópsia psicológica de um idoso suicida: relato de caso.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
Lunardelli. Seleção Pública de Consultor para o Projeto da Política Intersetorial de Plantas Medicinais do Rio Grande do Sul.. 2017. Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.
Lunardelli. Prêmio Salvador Célia. 2011. Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.
Orientou
Perfil de cuidadores informais de idosos no contexto domiciliar: uma revisão narrativa da literatura; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
O TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS DIANTE DO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
PRECARIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTE SOCIAL RESIDENTE NO CONTEXTO DO COVID-19; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTE SOCIAL RESIDENTE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE/RS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
FALO, LOGO, SOU CIDADÃO: UMA CARTOGRAFIA PELA VOZ DO USUÁRIO DE ÁLCOOL E DROGAS ADSCRITO A UM CAPS AD III; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
POPULAÇÃO IDOSA: uma investigação sobre proteção social deste seguimento, dialogando duas políticas - saúde e assistência social a partir de pesquisa documental das legislações sociais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E CUIDADO FAMILIAR - A INSERÇÃO DAS FAMÍLIAS NO TRATAMENTO DE USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL: ESTUDO DE REVISÃO; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
O adoecimento mental e o trabalho: um estudo de revisão sistemática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
IA INSERÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL/ESP EM UM CONTEXTO HOSPITALAR: UM INVESTIGAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM CANOAS/RS; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
A INSCRIÇÃO DO CONCEITO DE AUTONOMIA NAS PRÁTICAS DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva) - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
Ocorrência de surtos de COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos no Rio Grande do Sul no período de março de 2020 até março de 2022; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Priscilla da Silva Lunardelli;
Produções bibliográficas
-
MACHADO, R. Z. ; VERAS, J. F. ; Lunardelli. P.S. . O valor da vida X economia nacional: um falso dilema. https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-399 , v. 8, p. 28865-28876, 2022.
-
Machado, Rebel Zambrano ; Lunardelli, Priscilla da Silva . Os impactos da pandemia pelo coronavírus (SARSCOV-2) em múltiplas dimensões da vida social no brasil em 2021 / The impacts of the coronavirus (SARSCOV-2) pandemic on multiple dimensions of social life in brazil in 2021. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 64121-64132, 2021.
-
MACHADO, R. Z. ; QUEVEDO, A. L. A. ; Lunardelli. P.S. . REFLEXÕES SOBRE O DIREITO A SAÚDE PÚBLICA EM UM CONTEXTO DE GRAVE APROFUNDAMENTO DA CRISE DO CAPITAL E RECRUDESCIMENTO DA OFENSIVA NEOLIBERAL. Anais do III Seminário Internacional de Políticas Públicas , v. I, p. 1-13, 2018.
-
Lunardelli. P.S. ; STREB, T. J. . A INSCRIÇÃO DO CONCEITO ?AUTONOMIA? NAS PRÁTICAS DE CUIDADO OFERTADAS NOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. Boletim da Saúde , v. 25, p. 27-45, 2018.
-
Lunardelli ; MACHADO, R. Z. ; FALER, C. S. ; BAGATINI, C. . O uso estratégico de tecnologias para qualificar a produção de Cuidado no Rio Grande do Sul.. Revista Saúde em Redes , v. 2, p. 12, 2016.
-
MACHADO, R. Z. ; BAGATINI, C. ; Lunardelli. P.S. . O apoio institucional como ferramenta de gestão: o caso da macrorregião metropolitana do Rio Grande do Sul.. Boletim da Saúde , v. 25, p. 21-34, 2016.
-
Lunardelli. P.S. ; MILAN, B. ; KOWALSKI, C. ; LISBOA, C. K. ; GROSSI, P. ; BRANDT, J. ; MARINHO, D. F. ; NEPONUCENO, V. . Características das Violências Sofridas. 2. ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2024. v. 1. 433p .
-
ESTADUAL, G. T. ; Priscilla . Guia da Família. 5. ed. Porto Alegre: CORAG, 2012. v. 1. 92p .
-
Lunardelli. P.S. ; FAGUNDES, A. P. R. ; RANA, D. R. ; GIONGO, M. . Proventos de pessoas idosas e longevas: rendimesntos e/ou aposentadoria.. In: Ângelo José Gonçalves Bos; Franciéli Bonnet Aguirre; Josemara de Paula Rocha; Viviane Rubert. (Org.). Perfil dos Idosos e Longevos do Brasil Tomo 1. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2024, v. 1, p. 152-164.
-
Lunardelli. P.S. ; RANA, D. R. ; GERLAK, L. F. . Estado de saúde e utilização dos serviços de saúde por pessoas idosas e longevas. In: Ângelo José Gonçalves Bos; Franciéli Bonnet Aguirre; Josemara de Paula Rocha; Viviane Rubert. (Org.). PERFIL DOS IDOSOS E LONGEVOS DO BRASIL SEGUNDA EDIÇÃO: COMPARAÇÃO ENTRE 2013 E 2019 DA PNS. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2024, v. 1, p. 253-284.
-
MACHADO, R. Z. ; VERAS, J. F. ; Lunardelli . O valor da vida X economia nacional: um falso dilema.. In: Maria Isabel Barros Bellini; Nadianna Rosa Marques; Carin Otilia Kaefer Lisboa; Jane Cruz Prates. (Org.). Atravessamentos do neoliberalismo nas políticas públicas no contexto pandêmico.. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2022, v. 1, p. 355-369.
-
Machado, Rebel Zambrano ; Lunardelli, Priscilla da Silva . OS IMPACTOS DA PANDEMIA PELO CORONAVÍRUS (SARSCOV-2) EM MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA VIDA SOCIAL E SEU O ENFRENTAMENTO NO BRASIL. O Caráter Sociopolítico e Interventivo do Serviço Social. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 133-142.
-
Lunardelli . Quem Cala Consente? Reflexões sobre a subnotificação de violência sexual contra adolescentes, direito tutelado a saúde e co-responsabilidade de proteção dos serviços que prestam assistência através do SUS.. Boletim de Artigos - Primeira Infância Melhor, Porto Alegre, p. 3 - 23, 12 dez. 2011.
-
Priscilla ; MACHADO, R. Z. ; HAGG, C. B. ; TYLMANN, G. . Implementação do Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica: uma proposta de gestão estratégica do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul. Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Meio Ambiente - Fiocruz.
-
Lunardelli ; MACHADO, R. Z. . A PANDEMIA PELO CORONAVÍRUS E O SEU IMPACTO EM DIFERENTES DIMENSÕES. In: V SERPINF ? SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, INTERSETORIALIDADE E FAMÍLIA e III SENPINF ? SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, INTERSETORIALIDADE E FAMÍLIA ? inflexões da Pandemia-COVID 19 na vida, nas políticas públicas e no trabalho., 2020, Porto Alegre. Anais do V SERPINF - Seminário Regional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família, III SENPINF - Seminário Nacional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família: inflexões da pandemia covid 19 na vida, nas políticas públicas e no trabalho. Porto Alegre: Editora PUCRS, 2020.
-
Lunardelli ; RODRIGUES, P. R. L. . O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de Porto Alegre/RS diante da pandemia por Covid-19. In: Resumos XII Jornada Científica do GHC, 2024, Porto Alegre. Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde. Porto Alegre: Escola do Grupo Hospitalar Conceição, 2023. v. 4. p. 23.
-
Lunardelli ; MACHADO, R. Z. . A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE TRABALHO INTERFEDERATIVO PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA - GTAB NO RIO GRANDE DO SUL.. In: Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2014.
-
Lunardelli . Reflexões sobre a subnotificação de violência sexual contra adolescentes, direito tutelado a saúde e co-responsabilidade de proteção dos serviços que prestam assistência através do SUS. In: 10 Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, Rio de Janeiro. Interface (Botucatu. Impresso), 2012. v. 1.
-
Lunardelli ; SILVA, F. S. . Processos Gerenciais na Atenção Primária à Saúde. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, N. K. ; SOUZA, J. B. ; MIELKE, F. B. ; Lunardelli . Relato de experiência sobre a participação no apoio psicossocial à familiares e sobreviventes durante o julgamento da tragédia da Boate Kiss. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lunardelli. P.S. ; KURZ, M. L. B. ; LOPES, E. R. ; SIQUEIRA, C. E. . A relação dos municípios gaúchos com as instituições de longa permanência para idosos: relato parcial de pesquisa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lunardelli . Idosos em ILPI?s: uma conversa sobre a pessoa idosa asilada.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli . Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli . Políticas públicas voltadas á pessoa idosa.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli . Gestão em Saúde Pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli . Gestao em Saúde Pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lunardelli. P.S. . Workshop de estruturação da rede de defesa e proteção à pessoa idosa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli. P.S. . Enfrentamento da violência do idoso no olhar da saúde.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli. P.S. . O impacto do stress no comportamento social.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli. P.S. . Panorama da violência no âmbito estadual.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli ; MACHADO, R. Z. . Monitorando as Redes de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa no Estado do Rio Grande do Sull: a Situação do Cuidado á Saúde da Pessoa Idosa.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lunardelli. P.S. . Desafios e perspectivas do envelhecimento.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli . Políticas Públicas de Atendimento Domiciliar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli . Compensação das Especificidades Regionais: Experiência do Estado do Rio Grande do Sul na utilização do índice de vulnrabilidade Social (IVS) para partilha do financiamento variável da Atenção Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lunardelli . Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Primária em Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lunardelli . Gestão de um sistema público de saúde com base na equidade: A experiência do Fortalecimento da Atenção Básica em Saúde a partir da composição das Equipes de Saúde da Família com profissionais médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil na macrorregião de saúde metropolitana, Rio Grande do Sul, Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lunardelli . Oficina de Cuidado Integral do Idoso: Uma proposta de organização da Rede de Serviços.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Lunardelli . Ações em Saúde do Idoso desde a gestão estadual do Sistema Único de Saúde.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Lunardelli . Quem cala consente? Reflexões sobre a subnotificação de violência sexual contra adolescentes, direito tutelado a saúde e co-responsabilidade de proteção dos serviços que prestam assistência através do SUS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lunardelli . Tuberculose na Infância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lunardelli . Abordagem Multidisciplinar ao Tabagismo no Tratamento da Tuberculose. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Lunardelli . Atenção Integral a Saúde em Pneumologia Sanitária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Lunardelli . Família, que outro mundo familiar é possível?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Lunardelli . Trabalho Multidisciplinar no Atendimento a Idosos Hospitalizados.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Lunardelli. P.S. . Perfil dos Idosos e Longevos do Brasil Tomo 1. Porto Alegre, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Lunardelli. P.S. . A relação dos municípios gaúchos com as instituições de longa permanência para idosos: relato parcial de pesquisa. Porto Alegre: FAMURS - Federação das Associações dos Munícipios do Rio Grande do Sul, 2023 (Relatório Final de Pesquisa).
-
Lunardelli . Anais da 6 Conferência Estadual da Pessoa Idosa: desafio do envelhecer no século XXI e as políticas públicas.. Porto Alegre: Recurso eletrônico: Conselho Estadual da Pessoa Idosa, 2019 (Anais).
-
GT PM&A ; Lunardelli. P.S. . Plano Estadual de Saúde 2016-2019 (Estado do Rio Grande do Sul). Porto Alegre: CORAG, 2016 (Guia).
Outras produções
SES/RS, G. P. ; Lunardelli . Plano Estadual de Saúde: 2024-2027. 2024.
BESSA, T. A. ; Lunardelli . Plano Estadual de Cuidado Integral em Demências. 2024.
Lunardelli. P.S. . Plano Estadual de Saúde 2020-2023. 2020.
HOFFMAN, M. C. ; Priscilla . Construção de Linha de Cuidado da Pessoa Idosa no SUS. 2017.
Lunardelli . Gestão em Saúde Pública.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Lunardelli ; LOPES, E. R. ; VOGL, M. ; NUNES, P. . A relação dos municípios gaúchos com as instituições de longa permanência para idosos.. 2023. (Relatório de pesquisa).
Lunardelli . Membro Titular. 2023. (Comitê Gestor do Pano Estadual de Cuidado Integral em Demências).
Lunardelli . Curso de Formação de Cuidadores de Idosos.. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Lunardelli . ANAIS da 6 Conferência Estadual da Pessoa Idosa. 2019. (Anais).
Lunardelli. P.S. . Atualização em Geriatria e Gerontologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Lunardelli . Curso de Capacitação em Educação e Direitos Humanos.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Atividade física, qualidade de vida e saúde mental em pessoas idosas de Porto Alegre e São Paulo: a IA transformando os resultados na saúde pública., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Priscilla da Silva Lunardelli - Integrante / Karen Cardoso - Coordenador.
-
2023 - 2024
Perfil de cuidadores informais de idosos no contexto domiciliar: uma revisão narrativa da literatura, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscilla da Silva Lunardelli - Coordenador / Karine Pazzini - Integrante.
-
2010 - 2011
II Corte Avaliativo CELEP/PIM: Avaliação da Metodologia do Programa Primeira Infância Melhor em famílias do Estado do Rio Grande do Sul., Descrição: Pesquisa em 16 municípios gaúchos sobre eficiência/eficácia do Programa Primeira Infância Melhor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscilla da Silva Lunardelli - Integrante / Grupo Técnico Estadual - Coordenador.
Prêmios
2015
III Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas no Campo o Envelhecimento e da Saúde da Pessoa Idosa., Ministério da Saúde e FIOCRUZ.
2014
II Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa., Ministério da Saúde e FIOCRUZ.
2008
Menção Honrosa pelo Engajamento na Formação da I Turma de Bombeiros Mirins. Portão/RS, V Seção de Combate ao Incêndio/Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Escola de Saúde Pública. , Avenida Ipiranga, 6311, Partenon, 90119900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 39011477, URL da Homepage: ,
Experiência profissional
2020 - Atual
Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde - Tutora, Docente e Pes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Docente de Disciplinas Transversais na Residência Multiprofissional e Médica.
2009 - Atual
Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2016
Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Apoiadora, Carga horária: 4
Outras informações:
Tutora do Núcleo de Serviço Social em Saúde Mental Coletiva
2010 - 2011
Centro de Referência Latinoamericano para La Educación PreescolarVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-elaborador/Executor
2010 - 2011
Hospitalar Home CareVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 10
2006 - 2009
Prefeitura Municipal de PortãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 33
2005 - 2007
Hospital Sanatório PartenonVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Multiprofissional, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2003
Hospital São Lucas da PUCRSVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiária de Serviço social junto ao Serviço de Geriatria do HSL.
2003 - 2004
Asilo Padre CaciqueVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio curricular em Serviço Social.
2004 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitora da disciplina de Laboratório de Formação Profissional III: Participação Popular.
2024 - 2024
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora do Curso Pós Médio de Formação de Cuidadores de Idosos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Priscilla da Silva Lunardelli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?