Victor Soares Barbosa

Graduado no Curso de Bacharelado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Possui Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ/RJ). Possui experiências como Médico plantonista, Médico da Estratégia de Saúde da Família, e Médico Residente em Medicina da Família e Comunidade. Atualmente atua como médico pelo Programa Mais Médicos e plantonista em Unidade de Terapia Intensiva.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

2022 - 2024

Escola Nacional de Saúde Publica da Fundação Oswaldo Cruz
Residência médica em: : Residência médica em Medicina de Família e ComunidadeNúmero do registro: .

Graduação em Medicina

2015 - 2021

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação interrompida em 2014 em Engenharia de Petróleo

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2014

Formação complementar

2021 - 2021

ACLS Provider. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares, LTECHAM, Brasil.

2018 - 2019

Inglês. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Organização de eventos

COELHO, B. P. ; WIESIOLEK, C. C. ; MELO, D. C. S. D. ; MIRANDA, G. M. D. ; SCOTT, R. P. ; BARBOSA, V. S. . A Síndrome Congênita pelo Vírus Zika e a Rede de Atenção à Saúde ? Contexto, Vínculo e Coordenação do Cuidado. 2018. (Outro).

BARBOSA, V. S. . V Simpósio da Liga Acadêmica de Obstetrícia. 2018. (Outro).

Participação em eventos

17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. VIVÊNCIA DE RESIDENTE DE MFC NA ATENÇÃO PRISIONAL NO RIO DE JANEIRO. 2023. (Congresso).

A arte que em mim habita: Psiquiatria e música. 2018. (Simpósio).

A Síndrome Congênita pelo Vírus Zika e a Rede de Atenção à Saúde ? Contexto, Vínculo e Coordenação do Cuidado. 2018. (Seminário).

III Jornada de Clínica Médica da LACM UFPE. 2018. (Simpósio).

III Simpósio de Medicina da Família e Comunidade da Universidade de Pernambuco. 2018. (Simpósio).

47º ECEM - Encontro Científico dos Estudantes de Medicina. 2017. (Encontro).

ENDORECIFE 2017. Conhecimento dos pacientes diabéticos sobre a recomendação do ministério da saúde sobre a vacinação. 2017. (Congresso).

ENDORECIFE 2017. Conhecimento dos médicos endocrinologistas e clínicos gerais sobre a recomendação da vacinação em portadores de Diabetes Mellitus I e II. 2017. (Congresso).

EXPO UFPE 2017. 2017. (Feira).

III Simpósio da Liga Pernambucana de Psiquiatria. 2017. (Simpósio).

InterMed. 2017. (Outra).

IV Simpósio de Obstetrícia da UFPE. 2017. (Simpósio).

Oficina de Estágios e Vivências, que teve como objetivo esclarecer os programas de intercâmbio, Núcleo Brasil-Cuba e Programa de Estágios Internacionais, da CEV-DENEM,. 2017. (Oficina).

I Formação Política em Saúde intitulada "Trabalho, Estado e Saúde: uma concepção Marxista". 2016. (Outra).

InterMed. 2016. (Outra).

Seminário VER-SUS Recife. 2016. (Seminário).

InterMed. 2015. (Outra).

Produções bibliográficas

  • FACCIO, P. F. ; VASCONCELOS, M. V. M. ; ARAUJO, S. A. ; PRATES, J. A. ; VASCONCELOS, J. S. ; BEZERRA, P. H. S. ; ROCHA, J. R. C. ; BARBOSA, V. S. . CAPITULO 20. Amazonas: Experiência de Residentes em Atendimento às Populações Vulneráveis ? Ribeirinhas no Norte do Brasil. 1ed.: , 2024, v. , p. 213-.

  • BARBOSA, V. S. . VIVÊNCIA DE RESIDENTE DE MFC NA ATENÇÃO PRISIONAL NO RIO DE JANEIRO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CESARIO, J. R. ; LEITE, D. H. B. ; MARINHO, F. C. S. ; TAVARES, M. C. S. ; MIAMOTO, R. Y. N. ; BARBOSA, V. S. . BAIXO PESO AO NASCER EM PERNANBUCO: ANÁLISE TEMPORAL ENTRE 2006 E 2016. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, L. H. O. ; BARBOSA, V. S. ; LAFAYETTE, D. S. A. ; SOUZA, S. N. M. ; CUNHA, M. D. R. B. ; OLIVEIRA, A. I. P. ; LIMA, Y. A. ; INACIO, I. S. ; SOUZA, T. B. B. ; ALBUQUERQUE, J. L. F. . Conhecimento dos pacientes diabéticos sobre a recomendação do ministério da saúde sobre a vacinação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, L. H. O. ; SILVA FILHO, R. L. ; BARBOSA, V. S. ; LAFAYETTE, D. S. A. ; SOUZA, S. N. M. ; CUNHA, M. D. R. B. ; OLIVEIRA, A. I. P. ; LIMA, Y. A. ; ALBUQUERQUE, J. L. F. ; SILVA, L. F. A. . Conhecimento dos médicos endocrinologistas e clínicos gerais sobre a recomendação da vacinação em portadores de Diabetes Mellitus I e II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Acompanhamento das crianças suspeitas e portadoras da Síndrome Congênita do Zika e análise da rede de atenção., Descrição: Trata-se de uma pesquisa para continuidade do acompanhamento longitudinal das crianças nascidas no Hospital das Clínicas da UFPE numa coorte composta por crianças nascidas a partir de outubro de 2015, incluindo as crianças notificadas como suspeitas de microcefalia a partir desta data. E tem como objetivo caracterizar os aspectos neuroclínicos, bem como caracterizar os aspectos da atenção primária a saúde e sua rede de apoio matricial que envolvem a síndrome congênita por vírus Zika em crianças confirmadas e possivelmente acometidas na gestação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Victor Soares Barbosa - Integrante / Bernadete Perez Coelho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.

Prêmios

2010

Menção Honrosa pelo desemplenho na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2010, Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Ministério da Saúde

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2020

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 12

Outras informações:
Exerceu monitoria na disciplina URGÊNCIAS CLÍNICAS, do CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.

2017 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 12

Outras informações:
Exerceu monitoria do(a) Módulo (INTERDEPARTAMENTAL) FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE 1.

2016 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Matemática - Portal

Outras informações:
O coordenador da disciplina de matemática do Portal é responsável por organizar cronograma anual da disciplina, gerenciar a equipe de professores e monitores vinculados a disciplina de matemática, resolver possíveis relações conflituosas e acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante todo ano de pré-academico.

2016 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Saúde e Sociedade, Carga horária: 4

Outras informações:
A monitoria é uma atividade do eixo de ensino, em que se realiza atividades diversas relacionadas com o módulo de Saúde e Sociedade, entre elas estão facilitar o primeiro contato dos novos alunos com a equipe da unidade de saúde, apresentar os mesmos aos profissionais da unidade e possibilitar o contato com a equipe de médicos da unidade, em especial. O monitor também ajuda os alunos na interpretação dos objetivos das visitas e a melhor forma de cumpri-los. É papel do monitor, ainda, estimular o senso crítico dos alunos de modo que durante o período possam identificar uma situação que englobe os conteúdos do módulo e um problema da comunidade, de modo que sejam capazes de realizar uma proposta de intervenção e quiçá melhoria na comunidade. O monitor acompanha todas as visitas e auxilia os alunos ainda no que for necessário para que as visitas consigam cumprir seu objetivo social e acadêmico.

2016 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Matemática - Portal, Carga horária: 2

Outras informações:
O monitor de matemática no projeto de extensão Portal tem a atribuição de auxiliar os alunos pré-academicos em resolução de atividades e acompanhar seu desenvolvimento durante todo o ano.

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Contador de Histórias, Carga horária: 2

Outras informações:
O Aluno contador de histórias está inserido em um espaço de aprendizado e de transformação, em que desenvolve um trabalho de contação de histórias para pacientes pediátricos da instituição IPPMG/UFRJ. Estas atividades são desenvolvidas nos diversos serviços e setores assistenciais da instituição, que faz parte do conjunto de unidades acadêmico-assistenciais da UFRJ, estando localizada no Campus Universitário da Ilha do Fundão.

2021 - 2022

Hospital Maria Lucinda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico plantonista UTI COVID e Geral, Carga horária: 12

2021 - 2021

Secretaria Municipal de Saúde de Camaragibe ? PE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico da Estratégia de Saúde da Família, Carga horária: 40

2021 - 2022

clinica Virtude

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista, Carga horária: 12

2022 - 2024

secretaria municipal de saude do rio de janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Residente em Medicina da Família e Com, Carga horária: 60

2022 - 2024

Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista UPA 24h Manguinhos, Carga horária: 12

2024 - 2024

TopMed Assistência à Saúde Ltda

Vínculo: Contratrado, Enquadramento Funcional: Médico

2024 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico da Atenção Primária, Carga horária: 44