Indira Menezes Pinto de Castro Tanajura

Mestre em Alimento, Nutrição e Saúde pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal da Bahia; especialização em Nutrição Clínica na Obesidade e Estética pela Universidade Estadual da Bahia, graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia em 2000.2 e no curso de Nutrição pela Universidade Federal da Bahia em 2008.1. Possui experiência em docência e atendimento nutricional em consultório, realizando prescrição dietoterápica, suplementação de fitoterápicos e nutrientes.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Alimento, Nutrição e Saúde

2010 - 2011

Escola de Nutrição
Título: ACEPÇÕES DE MERENDEIRAS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM UM BAIRRO DE SALVADOR, BAHIA,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Maria do Carmo Soares de Freitas
Palavras-chave: Análise de Narrativas; Merendeira escolar; Significados atibuidos ao PNAE.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Alimentação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Nutrição Clinica na Obesidade e Estética

2011 - 2012

Universidade do Estado da Bahia
Título: CORPOREIDADE E OS REFLEXOS DA AUTO-IMAGEM NA VIDA SOCIAL DE MULHERES OBESAS: Um relato de pacientes atendidas em um Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico de uma universidade pública no Estado da Bahia.
Orientador: Ana Cristina Rodrigues Mendes

Graduação em NUTRIÇÃO

2003 - 2008

Universidade Federal da Bahia

Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS

1996 - 2000

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2014 -

Educação, Narrativas (Auto)biográficas e Ruralida. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Jejum intermitente. (Carga horária: 8h). , Instituto Ana Paula Pujol, IAPP, Brasil.

2016 - 2016

Estratégias Avançadas no Emagrecimento. (Carga horária: 8h). , Instituto Ana Paula Pujol, IAPP, Brasil.

2016 - 2016

Intolerâncias e Alergias Alimentares. (Carga horária: 4h). , Instituto Ana Paula Pujol, IAPP, Brasil.

2012 - 2012

Educação e Fenomenologia. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2009 - 2009

Nutrição Aplicada a Medicina Estética. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2009 - 2009

Epidemiologia do câncer. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Pesquisa qualitativa em saúde. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Estudo de caso de problemas ambientais. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

FORMAÇÃO CONTINUADA EM INFORMÁTICA EDUCATIVA. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, SEC, Brasil.

2006 - 2006

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES- EJA I E II. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, SEC, Brasil.

2000 - 2002

CCAA. , CCAA, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Participação em eventos

Curso: protocolo nutracêutico aplicado na longevidade e bem estar e protocolo nutracêutico na modulação do stress, humor e sono. 2018. (Encontro).

Emagrecimento e hipertrofia. 2017. (Encontro).

I Seminário Alimentação e Cultura na Bahia. 2012. (Seminário).

I Seminário Alimentação e Cultura na Bahia - Oficina Análise sensorial e qualidade dos alimentos. 2012. (Oficina).

Evento do Dia das Mães- Nutrição na Gestação.Palestra. 2011. (Outra).

Palestra- Nutrição Aplicada à estética. 2011. (Outra).

XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO de CIÊNCIAS SOCIAIS. 2011. (Congresso).

I SIMPÓSIO BAHIANO DE DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. 2009. (Simpósio).

SEMINÁRIO DE FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO E II SEMINÁRIO DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA -UNEB. 2009. (Seminário).

AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES NO PRIMEIRO ANO DE VIDA EM DIAS NACIONAIS DE VACINAÇÃO.AVALIAÇÃO DE PRATICAS ALIMENTARES. 2007. (Outra).

BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS PARA MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS. 2007. (Seminário).

CURSO NUTRIÇÃO CLINICA- AVANT PREMIER. 2007. (Seminário).

III COTIBA-CONGRESSO BAIANO DE TERAPIA INTENSIVA. 2007. (Congresso).

IMPACTO DA TERAPIA NUTRICIONAL NO DOENTE CRÍTICO. 2007. (Seminário).

XIX CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA. 2007. (Congresso).

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - BEM VIVER NUTRIÇÃO. 2006. (Oficina).

BASES NUTRICIONAIS PARA A PRESCRIÇÃO DIETÉTICA - BEM VIVER NUTRIÇÃO. 2005. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Laize da Silva Souza, Tâmara de Aragão Machado

Souza; MACHADO, T. A.;TANAJURA, I. M. P. C.. Relação entre a obesidade em mulheres com câncer de mama no período da pós-menopausa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade São Salvador.

Aluno: Crislaine de Almeida Noronha e Vanessa Costa

NORONHA,C. A.; RIBEIRO,V. C.; MELLO,A.O.T.;TANAJURA, I. M. P. C.; SANTOS, L. L.. A importância do nutricionista na equipe mínima de uma estratégia de Saúde da Família: uma visão dos gestores municipais do interior da Bahia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado.

TANAJURA, I. M. P. C.. Redes sociais e imagem corporal: uma experiência de criaçâo e aplicação de um protocolo-piloto para análise de conteúdos do instagram. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

TANAJURA, I. M. P. C.. Percepção da imagem corporal e fatores associados entre idosos de uma universidade aberta à terceira idade em Salvador-Ba. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

TANAJURA, I. M. P. C.. prêmio Angeolina Rossi. 2018.

Orientou

Mirella Irene Artischeff

BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO PARA MÃE E FILHO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade São Salvador; Orientador: Indira Menezes Pinto de Castro Tanajura;

Laize da Silva Souza;*¹, Tâmara de Aragão Machado

Relação entre a obesidade em mulheres com câncer de mama no período da pós-menopausa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade São Salvador; Orientador: Indira Menezes Pinto de Castro Tanajura;

Produções bibliográficas

  • TANAJURA, I. M. P. C. . O que pensam as merendeiras sobre a alimentação escolar?. In: Maria do Carmo Soares de Freitas; Ligia Amparo-Santos; Gardênia Abreu Vieira Fontes; Lilian Barbosa Ramos. (Org.). Narrativas sobre cuidado alimentar e o comer na escola. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 129-137.

  • TANAJURA, I. M. P. C. . O que comer?. Correio, Salvador, p. 2 - 2, 14 set. 2017.

  • PALACIO, M. A. V. ; MAGALHAES, L. M. ; SANTOS, L. L. ; TANAJURA, I. M. P. C. ; SANTOS, L A S ; FREITAS, M. C. S. . A educação em saúde no cuidado aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica: contribuições da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. In: X Congresso de História da Educação do Ceará. Discursos, Ritos e Símbolos da Educação Popular Cívica e Religiosa, 2011, Juazeiro do Norte. X Congresso de História da Educação do Ceará. Discursos, Ritos e Símbolos da Educação Popular Cívica e Religiosa, 2011.

  • PALACIO, M. A. V. ; MAGALHAES, L. M. ; SANTOS, L. L. ; TANAJURA, I. M. P. C. ; SANTOS, L A S ; FREITAS, M. C. S. . A educação em saúde no cuidado aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica: contribuições da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.. In: X Congresso de História da Educação do Ceará. Discursos, Ritos e Símbolos da Educação Popular Cívica e Religiosa, 2011., 2011, Juazeiro do Norte. X Congresso de História da Educação do Ceará. Discursos, Ritos e Símbolos da Educação Popular Cívica e Religiosa, 2011., 2011.

  • TANAJURA, I. M. P. C. ; FREITAS, M. C. S. . O relevante trabalho das merendeiras escolares de escolas públicas de Salvador, Bahia. Revista Baiana de Saúde Publica , 2012.

  • PALACIO, M. A. V. ; MAGALHAES, L. M. ; SANTOS, L. L. ; TANAJURA, I. M. P. C. ; SANTOS, L A S ; FREITAS, M. C. S. . A educação em saúde no cuidado aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica: contribuições da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    CORPOREIDADE E OS REFLEXOS DA AUTO-IMAGEM NA VIDA SOCIAL DE MULHERES OBESAS: Um relato de pacientes atendidas em um Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico de uma universidade pública no Estado da Bahia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Indira Menezes Pinto de Castro Tanajura - Coordenador / lorena Silva Carneiro de Araújo - Integrante / Ana Cristina Rodrigues Mendes - Integrante.

  • 2010 - 2011

    ACEPÇÕES DE MERENDEIRAS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM UM BAIRRO DE SALVADOR, BAHIA, Descrição: O estudo resgata os significados atribuídos por merendeiras do PNAE compreendendo, suas reflexões e práticas de seu trabalho cotidiano na escola. Também, ressalta o papel desempenhado por essas profissionais no oferecimento de uma alimentação escolar de qualidade.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa nos espaços das escolas públicas de um bairro de Salvador e para tanto, utilizou-se a observação participante, registros de campo, entrevistas narrativas e pesquisa bibliográfica. São as merendeiras que mais podem oferecer uma prática observacional e crítica dos problemas que cercam os hábitos e a aceitabilidade das refeições dos consumidores escolares. Apesar disso, observou-se que elas não reconhecem o PNAE; não sabem sobre seus objetivos e entendem a merenda como parte das atividades do recreio. As atividades desenvolvidas cotidianamente são extremamente exaustivas, ocorrem em precárias condições estruturais e por isso sentem a indiferença e a desvalorização da comunidade escolar por seu trabalho. Conclui-se que os gestores ao desconhecerem as reflexões das merendeiras sobre seu trabalho no espaço cotidiano da escola, também desconhecem o PNAE. Essa simultaneidade de sentidos representa a falta de entendimento do programa por agentes da escola e por escolares. Isto afeta a noção de direito alimentar dos escolares bem como a produção de hábitos alimentares saudáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Indira Menezes Pinto de Castro Tanajura - Coordenador / Maria do Carmo Soares de Freitas - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ANGELITA MORENO. , RUA DAS ARARAS, S/N, IMBUI, 41720010 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32318547

Experiência profissional

2014 - 2015

SEC - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (BA)

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12

2012 - 2014

Faculdade São Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Biochek up

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12

2009 - 2012

Centro Médico do Pólo

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: NUTRICIONISTA, Carga horária: 8

Outras informações:
ATENDIMENTO CLÍNICO NUTRICIONAL

2010 - 2010

Escola de Nutrição

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tirocínio Docente, Carga horária: 2

Outras informações:
Como parte do Programa mestrado realizei o tirocínio docente na disciplina Educação Nutricional. Nesta disciplina, além das atividades desenvolvidas em sala de aula, entre elas exposições dialogadas, discussões em grupo, seminários e discussão de textos foram realizadas intervenções em uma comunidade de um bairro de Salvador, Bahia

2007 - 2007

Escola de Nutrição

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MONITORIA, Carga horária: 8

Outras informações:
ATIVIDADE DE MONITORIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

2006 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: ESTÁGIO EXTRACURRICULAR, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 4

Outras informações:
AMBULATORIO DE NUTRIÇÃO/NEFROPATIA DO PAVILHÃO PROFESSOR FRANCISCO MAGALHÃES NETTO, COM CARGA HORÁRIA DE 120 HORAS.

2001 - Atual

Secretaria da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

2015 - Atual

Fundação Bahiana para o desenvolvimento da Ciência

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 8