ERIKE MARQUES DA SILVA

Licenciado em História pela Universidade Julio de Mesquita Filho (Unesp FCL - Assis), e graduado em Administração de empresas pela Faculdade Sudoeste Paulista. Possui especialização em Gestão de empresas do setor sucroalcooleiro pelo Inbrape - FAESO. Possui experiência de pesquisa em educação e história. Desenvolveu projetos de extensão, ensino e pesquisa dentro do PET- Psicologia (programa de educação tutorial), financiando pela CAPES. Pela mesma instituição financiadora participou do Pibid ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), pela Universidade Julio de Mesquita filho - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - SP. A partir de 2014 ingressou no GEPEES ( Grupo de estudo e pesquisa de ética, educação e sociedade) desenvolvido pelo departamento de educação da FCL Assis - Unesp. Atualmente leciona no sistema público de ensino regular, fundamental II (Prefeitura Ourinhos) e Ensino Médio Técnico (ETEC). Leciona história no Colégio Drummond de Ourinhos(sistema Anglo de Ensino).

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão de Empresas do setor sucroalcooleiro

2008 - 2009

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Educação Continuada Ltda
Título: Economia Ecológica
Orientador: Edmilson Santos Assunção

Graduação em Administração

2001 - 2004

Faculdade Sudoeste Paulista

Formação complementar

2013 - 2013

Organização, preservação e conservação de acervos. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

História da MPB. (Carga horária: 20h). , Conservatório musical do municipio de Ourinhos, FMO, Brasil.

2010 - 2010

As comemorações da Revolução Francesa: Os festejos. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Organização de eventos

SILVA, E. M. . Olimpíada brasileira de astronomia. 2012. (Outro).

Participação em eventos

I Semana do cinema da Unesp Assis. 2013. (Outra).

XXX Semana de história.A história da leitura como meio de uma aprendizagem histórica: Relato de experiência em uma escola estadual de Assis. 2013. (Seminário).

Olimpíada brasiliera de astronomia. Olimpíada Brasileira de astronomia. 2012. (Olimpíada).

II jornada da Memória Estudantil.II Jornada da Memória Estudantil. 2011. (Outra).

Minicurso: Elementos de egípcio médio com referência à cultura egípciana.Minicurso: Elementos de egípcio médio com referência à cultura egípciana. 2011. (Outra).

Oficina: O ato educativo como experiência de subjetivação.Oficina: O ato educativo como experiência de subjetivação. 2011. (Oficina).

Seminario: Meio ambiente Cidadania e Violência Urbana. 2011. (Seminário).

XXVII Semana de História Unesp. Faculdade de Ciências e letras de Assis.Festas e suas Interfaces. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. M. . A história da leitura como meio de uma aprendizagem histórica: Relato de experiência em uma escola estadual de Assis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. M. . História da leitura como meio de aprendizagem histórica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. M. . A História da Leitura como meio de aprendizagem histórica: Leitura, consciência histórica e orientação para vida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA, E. M. . Grupo como espaço histórico de subjetivação: potencializando e promovendo a coletividade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. , Av D Antonio 2100, 19806-900 - Assis, SP - Brasil, Telefone: (18) 33025802, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

ETEC Jacinto Ferreira de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de história, Carga horária: 2

2014 - Atual

Prefeitura Municipal de Ourinhos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto de história, Carga horária: 45

2016 - Atual

Colégio Drummond Ourinhos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de história, Carga horária: 6

2014 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: participante