Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta, aposentada, pela Escola de Enfermagem da UFMG, onde exerceu atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cargos Administrativos (Diretor de Unidade, Vice Diretor, Chefia de Departamento e Coordenação de Comissões inter e intra institucionais). Integrou o corpo docente da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, lecionando as disciplinas Saúde Mental, Metodologia do Trabalho Científico, Saúde do Adulto e do Idoso, Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Enfermagem); Metodologia do trabalho Científico (Curso de Graduação em Fisioterapia); Métodos e Técnicas de Pesquisa (Curso de Graduação em Medicina). Tem experiência na área de avaliação institucional, coordenação de comissões relativas ao ensino e pesquisa.
Informações coletadas do Lattes em 15/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica
1975 - 1976
Universidade de São Paulo
Título: Características do paciente psiquiátrico problemático.,Ano de Obtenção: 1977
Orientador: Dra Evalda Cançado Arantes
Palavras-chave: Paciente; Características; Psiquiatria.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Especialização em Neuropsiquiatria Infantil
1973 - 1973
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Metodologia de Pesquisa.
Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Coordenação Comissão Residência (COREMU): Programa de Residência em Enfermagem- HSF..
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.
Participação em eventos
VI Encontro Nacional de CPAs & I Encontro de PIs. 2017. (Encontro).
XVII Semana de Enfermagem da FASEH.Orientação "Varal de notícias". 2017. (Simpósio).
XII Semana Científica.Processo da autoavaliação da FASEH / 2016. 2016. (Outra).
XVI Semana de Enfermagem da FASEH.A carreira do enfermeiro pesquisador. 2016. (Simpósio).
IV Encontro Nacional de CPAs & I Encontro de PIs. 2015. (Encontro).
IV Encontro Nacional de CPAs & I Encontro Nacional de PIs. 2015. (Encontro).
XI Semana Científica da FASEH.Autoavaliação Institucional / 2015. 2015. (Outra).
XV Semana de Enfermagem da FASEH.Autoavaliação Institucional / 2015. 2015. (Outra).
X Semana Científica da FASEH.Exposição e avaliação de trabalhos Programa de Iniciação Científica Junior (PIBIC)- Convênio FASEH/FAPEMIG. 2014. (Encontro).
X Semana Científica da FASEH.Integrante comissão organizadora. 2014. (Encontro).
IX Semana Científica da FASEH.Relações intergeracionais no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Junior ? BICJUNIOR, FASEH/FAPEMIG. 2013. (Encontro).
IX Semana Científica da FASEH.Exposição e avaliação de trabalhos Programa de Iniciação Científica Junior (PIBIC)- Convênio FASEH/FAPEMIG. 2013. (Encontro).
Semana Científica da FASEH.Comissão Organizadora do evento.. 2013. (Encontro).
Colóquio Publicase em Publicação Científica.. 2012. (Oficina).
VIII Semana Científica da FASEH.Integrante da comissão organizadora. 2012. (Encontro).
VII Semana Científica da FASEH.Integrante da comissão organizadora. 2011. (Encontro).
VI Semana Científica da FASEH.Integrante comissão organizadora. 2010. (Encontro).
V Semana Científica da FASEH.Comissão Organizadora. 2009. (Encontro).
IV Semana Científica da FASEH.Comissão Organizadora. 2008. (Encontro).
III Semana Científica da FASEH.Comissão Organizadora. 2007. (Encontro).
Congressos, Seminários e outros Eventos. Eventos em geral ao longo da carreira profissional - 1971 / 2006. 2006. (Congresso).
II Semana Científica da FASEH.Comissão Organizadora. 2006. (Encontro).
V Semana da Enfermagem.Semana da Enfermagem. 2006. (Outra).
I Semana Científica.Integrante da comissão organizadora.. 2005. (Outra).
Participação em bancas
PINTO, A. E. C. M.; FERREIRA, G. N. T.. .PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA O COMPLEXO DO OMBRO COMO FORMA DE PREVENÇÃO DE LESÕES NO MANGUITO ROTADOR: análise transversal em uma academia de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Análise da efetividade do treinamento realizado com os agentes comunitários de saúde, baseado nas normas do Programa Nacional de Imunização.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Avaliação dos conhecimentos sobre prevenção na gravidez. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: a responsabilidade do enfermeiro nesse processo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Revelando as interfaces de enfermeiros empreendedores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Violência contra a mulher. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Nunes Sacilotto.Grupos Operativos no Posto de Saúde do Bairro Célvia: Um relato de experiência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Saúde do familiar cuidador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Avaliação da prevalência da Síndrome de Burnout em Médicos Residentes de um Hospital público.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. .O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM MINAS GERAIS: levantamento da ocorrência da doença no município de Vespasiano.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Análise Transversal do desenvolvimento de habilidades Científicas dos discentes do curso de Medicina, FASEH.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Aleitamento Materno Exclusivo: um desafio para o profissional de saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. A prevalência de tabagismo entre estudantes de medicina da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana, Vespasiano-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Evolução das internações por condições sensíveis à atenção primária: Uma ferramenta para o planejamento dos Serviços de Saúde. 2010.
PINTO, A. E. C. M.. O CUIDADO DE ENFERMAGEM EM FOCO: uma revisão bibliográfica da produção científica de 2009 da Reben sobre o tema.?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. A IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER:dificuldades e vantagens na sua inclusão no serviço de pronto atendimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Calonge.Qualidade das informações recebidas pelas nutrizes sobre o aleitamento materno no município de Lagoa Santa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Controle social e a vivência da ação educativa dos Enfermeiros do Programa da Saúde da Família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. O significado do falecimento de uma criança internada em uma unidade de terapia intensiva, na percepção da equipe de enfermagem.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. um olhar sobre os saberes direcionados à pessoa portadora de transtornos somatoformes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Os os efeitos da colostomia no contexto domiciliar: Uma interpretação das mudanças na vida cotidiana enfrentadas pelo portador e pelo cuidador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Avaliação da incidência de doenças respiratórias agudas em crianças de 0 a 5 anos atendidas em um hospital particular do município de Belo Horizonte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Sentimentos do cuidar em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. O papel do enfermeiro junto aos pais de crianças portadoras da Síndrome de Down. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Percepção de graduandos em Enfermagem sobre a atuação do Enfermeiro no processo de doação de órgãos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. ?Ser Criança Portadora de Leucemia: significando a sua doença e a sua hospitalização?.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Tourinho, Rafael S. Filipin , Sonia F. Menezes.HIV/AIDS na terceira idade.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Costa Prado, Ludmila Inácia Schettini, Solange Ba.O cuidar de si enquanto futuro cuidador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. O impácto da gravidez na adolescência.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Fatores que propiciam infecção urinária e/ou sua recorrência em mulheres na idade fértil ? Pedro Leopoldo - MG. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Estudo Epidemiológico de casos de Tuberculose ? Vespasiano, MG.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Estudo das principais causas de Queimaduras? Vespasiano, MG.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. F. da Silva, Simone de Oliveira, Vanice M. Pas.Uma Abordagem Educacional Frente À Sexualidade E Afetividade Do Adolescente nos Dias De Hoje.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Dificuldades encontradas pela enfermagem em prestar cuidados, com a ausência da Sistematização da Assistência de Enfermagem.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Sistematização da Assistência de Enfermagem em terapia Intensiva: estudo em uma organização hospitalar privada da Cidade de Belo Horizonte.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. .?Saúde mental do Enfermeiro: fatores tensiogênicos?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Sistematização da Assistência de Enfermagem em terapia Intensiva: estudo em uma organização hospitalar privada da Cidade de Belo Horizonte.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. ?Ser Criança Portadora de Leucemia: significando a sua doença e a sua hospitalização?.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
PINTO, A. E. C. M.. Bancas Examinadoras (Várias ao longo da carreira universitária - 1973/2015). 2015.
Orientou
Mapeamento das infecções sexualmente transmissíveis de notificação compulsória - Vespasiano/MG; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; (Orientador);
; Análise do conhecimento apreendido em um programa de referência em educação sexual em escolas públicas em um município da região metropolitana de Belo Horizonte/MG; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; (Orientador);
Significado do envelhecer para os idosos; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - FASEH; (Orientador);
Expectativas dos alunos de graduação em Enfermagem com relação aos cuidadados ao portador de transtorno mental; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; (Orientador);
Processo auto-educativo em Enfermagem, com adolescentes, a partir da técnica teatral; ; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; (Orientador);
Funções do Enfermeiro nos Centros de Apoio Psico-social - CAPS e Centros de Referência em Saúde Mental ? CERSAM; ; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; (Orientador);
Saúde Mental no processo de trabalho do Enfermeiro no Programa de Saúde da Família - PSF; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; (Orientador);
Relação entre a nosologia prevalente nos atendimentos a traumas da mão e o procedimento médico realizado, Hospital João XXIII - BH/MG; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
A humanização e a sistematização da assistência de enfermagem na emergência; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Fatores estressores podem gerar sofrimento psíquico nos trabalhadores de enfermagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Elaborando um protocolo para transplantados renais: bases para assistência de enfermagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Distribuição espacial dos profissionais de saúde em Minas Gerais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
PERCEPÇÃO DO IDOSO SOBRE O SIGNIFICADO DO ENVELHECIMENTO: relato de experiência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
; ; [et al; ]; ; Análise do conhecimento apreendido em um programa de referência em educação sexual em escolas públicas do município de Vespasiano - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
; Avaliação da sistematização da assistência de enfermagem no Centro de Atenção Psicossocial, Vespasiano - Minas Gerais; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
; Educação permanente na Unidade de Pronto Atendimento ? ?Prefeito Luiz Issa? da cidade de Vespasiano ? MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Educação Continuada em Enfermagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
A shantala como uma ação possível na linha de cuidado mãe-bebê; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Conquistas e desafios da enfermagem no processo de desospitalização: uma revisão bibliográfica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
O contexto da epidemia do câncer cervico-uterino entre as mulheres, no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE MENTAL: contribuições do profissional na perspectiva da integralidade do cuidado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Opinião de usuários do programa saúde da família nas dimensões cognitiva, relacional e organizacional, Vespasiano ?MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
A documentação da enfermagem e suas implicações na qualidade da assistência prestada ao paciente: uma revisão bibliográfica; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Raposo; Nathália Tetze Costa;; A DEPRESSÃO NO IDOSO: uma proposta de embasamento teórico para a melhoria da qualidade de vida do paciente; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNA - Centro Universitário; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
A importância do profissional de saúde na ressocialização ao portador de sofrimento mental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
GonçalvesVieira;; O suporte domiciliar como orientação aos cuidados com o recém nascido e o autocuidado da mãe; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNA - Centro Universitário; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Assistência de enfermagem aos pacientes com doença mental no Programa de Saúde da Família-PSF; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNA - Centro Universitário; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Avaliação funcional do paciente portador de acidente vascular encefálico; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNA - Centro Universitário; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Conquistas e desafios da enfermagem em Home Care; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNA - Centro Universitário; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: uma revisão integrativa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
de Oliveira;; O acolhimento no processo de trabalho da enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNA - Centro Universitário; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Pereira; Lidiane Matoso;Sara Mendes; Percepção do idoso sobre a sua condição social e existencial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
O envelhecer na ótica dos idosos de uma instituição asilar e de um centro de convivência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Costa; Lígia Ferreira Miranda; Auditoria como ferramenta de avaliação da qualidade da assistência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
P; de Miranda ;Lucielle M; Canuto;Érica S; Costa ;; Percepção do idoso sobre o significado do envelhecimento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Mitos e crenças sobre o aleitamento materno; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
de Souza;Carla Paula Duarte; Ana C; R; Santos; A qualidade de vida como fator desencadeante da síndrome de burnout na enfermagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
dos Santos; Fausto S; Gonçalves; Fernanda V; Neiva; A qualidade da informação fornecida aos familiares de pacientes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
V; Aleixo; Liliane Mendes Vieira da Silva;; O significado da liderança para o enfermeiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Souza; Relacionamento entre cuidadores de portadores de doença de Alzheimer e alunos de enfermagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Barbosa;Eliana de Almeida; SER HIV POSITIVO: reflexões para a intervenção de enfermagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNA; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Moreir; Jacqueline P; Moreira; Mislaine A; Souza; Atuação de enfermagem em saúde mental no CAPS, Vespasiano, MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Ser criança portadora de leucemia: significando a sua doença e a sua hospitalização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Saúde Mental do Enfermeiro: fatores tensiogênicos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Perfil epidemiológico dos usuários cadastrados em um centro de referência em doenças sexualmente transmissíveis (DST), Vespasiano ? MG; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
de A; ; GENEROSO, Renata Canceliere; Campanha de Imunização contra Hepatite B; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana; Orientador: Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto;
Produções bibliográficas
-
MENDONCA, L. B. ; SANTOS, M. L. P. ; SANTOS, H. F. ; PINTO, A. E. C. M. ; ROSA, R. S. D. . ESQUIZOFRENIA: caso clínico de um paciente em permanência dia no CAPS II. Cadernos Técnicos de Saúde da FASEH , v. 02, p. 61-63, 2017.
-
PINTO, A. E. C. M. . A elaboração de um projeto de pesquisa. Cadernos Técnicos de Saúde , v. 1, p. 73-77, 2016.
-
PINTO, A. E. C. M. ; SILVA, M. B. ; PEREIRA, N. A. ; FERREIRA, W. . Isotretinoína (Roacutan). Cadernos Técnicos de Saúde , v. 1, p. 61-61, 2016.
-
PINTO, A. E. C. M. ; RODRIGUES, S. J. de A. ; GENEROSO, R. C. . Campanha de imunização contra Hepatite B em escolares do Município de Vespasiano - Minas Gerais.. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 10, p. 187-190, 2006.
-
PINTO, A. E. C. M. ; SOUZA, B. P. F. ; SANTOS, C. M. ; CARVALHO, I. S. ; SILVA, R. A. F. . Referência e contra-referência para o portador de sofrimento mental do Município de Vespasiano. Revista Contexto, Belo Horizonte, v. 13, n.25, p. 55-66, 2006.
-
PINTO, A. E. C. M. ; SOARES, A. M. ; CONTARINE, A. C. B. ; GARCIA, S. V. . Caracterização da prática de enfermagem psiquiátrica dos alunos da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana. Revista Contexto, Belo Horizonte, v. 12, n.23, p. 9-16, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. ; ROCHA, A. C. ; CAVALCANTI, D. V. ; FERREIRA, R. R. ; OLIVEIRA, R. F. . O teatro como recurso para reflexão sobre o fazer na enfermagem em saúde mental. Revista Contexto, Belo Horizonte, v. 11, n.21, p. 67-76, 2004.
-
PINTO, A. E. C. M. ; CAVALCANTE, N. A. S. W. . Aplicação do Processo de Enfermagem a um paciente portador de esquizofrenia hebefrênica. Revista Contexto, Belo Horizonte, v. 11, n.21, p. 77-81, 2004.
-
CLAUDINO, D. B. ; PINTO, A. E. C. M. . Ética e Pesquisa no Portador de Feridas.. In: Deoti, Beatriz; Armando, Luiz; Serino, Matheus; Souza, Lucas, R.. (Org.). Evidência Científica: ensino, produção e reflexão.. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 07-299.
-
PINTO, A. E. C. M. . Avaliação. Informe Faseh, Vespasiano, p. 1 - 1, 10 out. 2008.
-
PINTO, A. E. C. M. . Avaliação Institucional. Informe Faseh, Vespasiano, p. 1 - 1, 10 maio 2007.
-
PINTO, A. E. C. M. ; OLIVEIRA, C. R. ; SILVA, E. C. ; BATISTA, G. C. ; ZEFERINO, E. L. ; PIMENTA, J. S. ; PIMENTA, J. S. ; SOUZA, M. A. ; VIEIRA, I. . Violência Interpessoal em saúde mental. In: XXV Jornada dos Estágios e Residências, 2007, Belo Horizonte. Revista Contexto. BH: NEP - HGV, 2007. v. 15. p. 24-29.
-
PINTO, A. E. C. M. ; SOUZA, B. P. F. ; SANTOS, C. M. ; CARVALHO, I. S. ; SILVA, R. A. F. . Referência e Contra referência para o portador de sofrimento mental, Município de Vespasiano - MG. In: XXIII Jornada de Estágios e Residências, 2006, Belo Horizonte. Revista Contexto. Belo Horizonte: Hospital Galba Velloso - FHEMIG, 2006. v. 13. p. 55-66.
-
RIBEIRO, Cintia Santos ; SOUZA, Juliana E. V. de ; PINTO, A. E. C. M. . Percepção do paciente sobre as atividades práticas do aluno do curso de enfermagem. In: Hospital Galba Velloso, 2006, Belo Horizonte. Revista Contexto. Belo Horizonte: FHEMIG, 2006. v. 14. p. 35-39.
-
PINTO, A. E. C. M. ; SOARES, A. M. ; CONTARINE, A. C. B. ; GARCIA, S. V. . Caracterização da Prática de Enfermagem Psiquiátrica dos alunos da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana - FASEH. In: XXI Jornada de Estágios e Residências, 2005, Belo Horizonte. Revista Contexto. Belo Horizonte: Hospital Galba Velloso - FHEMIG, 2005. v. 12. p. 9-16.
-
PINTO, A. E. C. M. ; CAVALCANTE, N. A. S. W. . Aplicação do Processo de Enfermagem a um Paciente Portador de Esquizofrenia Hebefrênica. In: XIX Jornada de Estágios e Residências, 2004, Belo Horizonte. Revista Contexto. Belo Horizonte: Hospital Galba Velloso - FHEMIG, 2004. v. 11. p. 77-81.
-
PINTO, A. E. C. M. ; ROCHA, A. C. ; CAVALCANTI, D. V. ; FERREIRA, R. R. ; OLIVEIRA, R. F. . O teatro como recurso para a reflexão sobre o fazer na Enfermagem em Saúde Mental. In: XIX Jornada dos Estágios e Residências, 2004, Belo Horizonte. Revista Contexto. Belo Horizonte: Hospital Galba Velloso - FHEMIG, 2004. v. 11. p. 67-76.
-
PINTO, A. E. C. M. ; BASSOUTO, E. ; FREITAS, D. A. . Feridas Cutâneas relacionadas a acidentes domésticos. In: I Congresso de Feridas, 2016, Belo Horizonte. I Congresso de Feridas: LAF - UFMG, 2016. v. 01.
-
PINTO, A. E. C. M. ; BARBOSA, E. ; MARCOLINO, E. ; MAIA, R. C. . Saúde Mental do Enfermeiro:fatores tensiogênicos. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. CDROOM. Vespasiano: FASEH, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. ; FERREIRA, M. C. D. F. ; SILVA, R. M. ; PEREIRA, T. L. L. . Ser criança portadora de leucemia: significando a sua doença e a sua hospitalização.. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. Anais da I Semana Científica da FASEH. Vespasiano: FASEH.
-
PINTO, A. E. C. M. ; MIRANDA, F. V. P. ; FERREIRA, B. E. A. ; REZENDE, E. L. V. ; PINTO. J. C. ; CANUTO, L. M. . Sexualidade na terceira idade. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. Anais. Vespasiano: FASEH, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. ; HELENO, E. ; MAGALHAES, C. A. H. ; ROCHA, L. C. M. ; DEUS, P. A. . Percepção do Enfermeiro sobre o que é ser saudável e dos riscos a que está exposto. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. Anais. Vespasiano: FASEH, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. ; MOREIRA, A. G. ; PINTO, A. C. A. ; RIBEIRO, E. C. ; AFONSO, N. M. . O indivíduo portador de feridas, no Município de Vespasiano - MG.. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. CDROOM. Vespasiano: FASEH, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. ; FREITAS, D. A. ; ROSA, L. C. S. A. ; MEIRELES, S. R. ; LIMA, T. G. . Atividades de lazer para um grupo da terceira idade.. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. CDROOM. Vespasiano: FASEH, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. ; ROCHA, A. C. ; SILVEIRA, P. E. . Inter-relações enfermeiro, familiar cuidadr e portador de doença de Alzeimer. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. CDROOM. Vespasiano: FASEH, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. ; COSTA, L. C. ; MELO, R. M. C. . O impacto da pesca sobre a saúde de quem a pratica. In: I Semana Científica da FASEH, 2005, Vespasiano. CDROOM. Vespasiano: FASEH, 2005.
-
PINTO, A. E. C. M. . Uma formação interdisciplinar e problematizadora como estratégia para a formação profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINTO, A. E. C. M. . A carreira do Enfermeiro pesquisador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINTO, A. E. C. M. . Avaliação Institucional. Vespasiano: FASEH, 2007 (Informativo Mensal da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana - FASEH).
-
PINTO, A. E. C. M. ; OLIVEIRA, C. R. ; ZEFERINO, E. L. ; SILVA, E. C. ; BATISTA, G. C. ; VIEIRA, I. ; PIMENTA, J. S. ; PIMENTA, J. S. ; SOUZA, M. A. . Violência interpessoal em saúde mental.. Belo Horizonte: Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Galba Velloso, 2007 (Revista Contexto).
Outras produções
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 83872518.7.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 85049418.7.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 85299918.7.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 87376818.7.0000.5101 Relatório pendência. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 85049418.7.0000.5101 Relatório pendência. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 92634918.8.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 85049418.7.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 97972918.6.0000.5101 Relatório pendência. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 84229818.6.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 97972918.6.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 87376818.7.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 97972918.6.0000.5101 Pendência. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 02891218.0.0000.5101. 2018.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 65703617.3.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 79929117.8.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 79333917.5.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 78755517.6.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 76193417.2.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 68503417.6.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 66977817.7.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 66657017.5.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 65703617.3.0000.5101 Relatório pendência. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 65402217.0.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 65703617.3.0000.5101. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 65402217.0.0000.5101 Relatório pendência. 2017.
PINTO, A. E. C. M. . Autoavaliação Institucional/2016. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 61014616.8.0000.5101 Relatório pendência. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 59367416.9.0000.5101 Relatório pendência. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 61014616.8.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 59895716.5.0000.5101 Relatório pendência. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 59895716.5.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 60584216.3.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 59367416.9.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 59895716.5.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 58507516.0.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 55902916.4.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 57046516.5.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 55570016.7.0000.5101 Relatório pendência. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 54329516.0.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 55570016.7.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 55039716.1.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 54329516.0.0000.5101 Relatório pendência. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 54014516.7.0000.5101. 2016.
PINTO, A. E. C. M. . PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR (PIBIC - JUNIOR): RELATÓRIO 2013 -2015. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Autoavaliação Institucional / 2015. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 49124115.5.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 42860715.7.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 50856915.6.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 49124115.5.0000.5101 Relatório pendência. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 48676615.9.0000.5101 Relatório pendência. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 49124115.5.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 48676615.9.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 42756815.8.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 42860615.2.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 34113514.1.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 48676615.9.0000.5101. 2015.
PINTO, A. E. C. M. ; PEREIRA, J. C. C. ; BASTOS, M. . REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO ? TCC: proposta substitutiva ao Manual de Normas para elaboração de TCC para o curso de Medicina, 2009.. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 39518214.4.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 38137914.5.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 35947314.6.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 34113514.1.0000.5101 Relatório pendência. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 34761314.6.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 34113514.1.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 33355214.0.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 34113514.1.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 30728714.7.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 30728714.7.0000.5101 Relatório pendência. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 30607412.2.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 28030414.6.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 25439714.4.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 25465613.6.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 23165313.6.0000.5101. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 25439714.4.0000.5101 Relatório pendência. 2014.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 25465613.6.0000.5101 Relatório pendência. 2014.
PINTO, A. E. C. M. ; BASTOS, M. . Relatório Autoavaliação Institucional - 2012. 2013.
PINTO, A. E. C. M. ; BASTOS, M. ; PEREIRA, J. C. C. ; PINTO, A. E. C. M. . Normas de Trabalho de Conclusão do Curso de Medicina da FASEH. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 13063913.1.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 13937313.1.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE13937313.1.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 16555413.0.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 24298213.9.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 24533513.5.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 20641513.4.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 16555413.0.0000.5101 Relatório pendência. 2013.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 15607213.7.0000.5101. 2013.
PINTO, A. E. C. M. ; BASTOS, M. . Autoavaliação Institucional 2011. 2012.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 02892512.6.0000.5101. 2012.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE02048312.8.0000.5101. 2012.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE 04488312.4.0000.5101. 2012.
PINTO, A. E. C. M. . Parecer CAAE10232312.3.0000.5101. 2012.
PINTO, A. E. C. M. ; BASTOS, M. . Relatório final da autoavaliação instituciona, Faseh. 2010. 2011.
PINTO, A. E. C. M. ; BASTOS, M. ; PINTO, A. E. C. M. . Relatório de Autoavaliação Institucional - FASEH -2009. 2010.
PINTO, A. E. C. M. . . PARECER 366/2010. 2010.
PINTO, A. E. C. M. . Proposta de implantação de um Centro de Apoio à Amamentação no município de Vespasiano - MG. PARECER 372/2010. 2010.
PINTO, A. E. C. M. . Qualidade das informações recebidas pelas nutrizes sobre o aleitamento materno no município de Lagoa Santa. PARECER 374/2010. 2010.
PINTO, A. E. C. M. ; BASTOS, M. . Avaliação Institucional Interna ? Relatório Global, 2008.. 2009.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 333/2009. 2009.
PINTO, A. E. C. M. . A ação do enfermeiro e sua contribuição para a participação da comunidade no controle social. PARECER 340/2009. 2009.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 347/2009. 2009.
PINTO, A. E. C. M. ; COUTO,Bráulio.R.G.M. . Avaliação Institucional Interna - Relatório Global 2006-2007. 2008.
PINTO, A. E. C. M. . Automedicação em acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina ministrados pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, Vespasiano, Minas Gerais. PARECER 274/2008. 2008.
PINTO, A. E. C. M. . Incidência de Hipertensão Arterial em crianças de 06 a 12 anos de idade assistidas no Espaço Criança na Cidade de Lagoa Santa. MG. PARECER 282/2008. 2008.
PINTO, A. E. C. M. . . PARECER 294/2008. 2008.
PINTO, A. E. C. M. . Alcoolismo: aspectos sociais e doenças correlatas. PARECER 305/2008. 2008.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 190/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . Obesidade infantil: análise de alunos da primeira do primeiro grau - Escola Sebastião Fernandes. PARECER 204/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . .PARECER 210/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . A percepção do enfermeiro sobre a falta de Protocolo de enfermagem em saúde da mulher nos PSF's do Município de Vespasiano. PARECER 215/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . Atuação do enfermeiro na avaliação dos fatores predisponentes a ocorrência do câncer de colo uterino em uma população feminina do bairro Jardim da Glória, Vespasiano - MG. PARECER 221/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 224/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 233/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . . PARECER 238/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 241/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . . PARECER 250/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 263/2007. 2007.
PINTO, A. E. C. M. . - PARECER 104/2006. 2006.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 107/2006. 2006.
PINTO, A. E. C. M. . Caracterização do Idoso Cadastrado no Programa Saúde da Família: Sensibilizando para o Cuidado com o Idoso em Saúde Pública - PARECER 129/2006. 2006.
PINTO, A. E. C. M. . .PARECER 137/2006. 2006.
PINTO, A. E. C. M. . PARECER 142/2006. 2006.
PINTO, A. E. C. M. . Administração e Assistência: percepção dos acadêmicos de enfermagem . PARECER 143/2006. 2006.
PINTO, A. E. C. M. . Cuidando de si enquanto futuro cuidador: percepção dos alunos de enfermagem do 1° e 8° períodos de enfermagem da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana ? FASEH - PARECER 98/2005. 2005.
PINTO, A. E. C. M. . STORYTELLING: SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA: como lidar com o ser humano em situações de sofrimento.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO TÉCNICA : produção de vídeo, disponível no ambiente virtual da FASEH).
PINTO, A. E. C. M. . Conhecimento Científico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEMPLATES - CONHECIMENTO HUMANO VERSUS EXPERIÊNCIA HUMANA ADQUIRIDA).
PINTO, A. E. C. M. . Conhecimento filosófico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEMPLATES - CONHECIMENTO HUMANO VERSUS EXPERIÊNCIA HUMANA ADQUIRIDA).
PINTO, A. E. C. M. . Conhecimento do senso comum. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEMPLATES - CONHECIMENTO HUMANO VERSUS EXPERIÊNCIA HUMANA ADQUIRIDA).
PINTO, A. E. C. M. . Conhecimento Teológico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEMPLATES - CONHECIMENTO HUMANO VERSUS EXPERIÊNCIA HUMANA ADQUIRIDA).
PINTO, A. E. C. M. . Reflexões sobre o fazer na enfermagem em saúde mental. 2004 (Roteiro e adaptação de peça teatral).
Prêmios
2018
Mérito Responsabilidade Social e Científico: Orientação ao Trabalho de Conclusão de Curso de Medicina., FASEH.
2016
1o lugar Seção Tema Livre, modalidade Banner. (Orientadora), Jornada Acadêmica da FASEH.
2016
Mérito Responsabilidade Social: Orientação ao Trabalho de Conclusão de Curso de Medicina., FASEH.
2014
Paraninfa, Turma do Curso de Enfermagem, FASEH.
2013
Patrona, Curso de Enfermagem.
2012
Professora Homenageada, Curso de Enfermagem, FASEH.
2011
Paraninfa, Turma do Curso de Enfermagem, FASEH.
2010
Patrona, Curso de Enfermagem, FASEH.
2009
Patrona, Curso de Enfermagem, FASEH.
2008
Professora Homenageada, Curso de Enfermagem, FASEH.
2008
Professora Homenageada, Curso de Enfermagem, turno tarde, Centro Universitário UNA.
2008
Patrona, Patrona da turma de Enfermagem, turno manhã, Centro Universitário UNA.
2008
Patrona, Curso de Enfermagem, FASEH.
2007
Patrona, Curso de Enfermagem, FASEH.
2006
Paraninfa, Turma do Curso de Enfermagem, FASEH.
2005
1o lugar, na categoria de pesquisa concluida, FASEH.
2005
1o Lugar na Categoria de Projetos de Pesquisa, FASEH.
2005
2o Lugar na Categoria de Projetos de Pesquisa, FASEH.
2005
Professora Homenageada, Curso de Enfermagem, FASEH.
1977
Distinção e Louvor, Pos-Graduação Enfermagem USP.
Histórico profissional
Experiência profissional
1973 - 1994
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Aposentado, Enquadramento Funcional: Professor aposentado
Atividades
-
10/1986 - 10/1990
Direção e administração, Escola de Enfermagem, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
01/1987 - 09/1990
Direção e administração, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Recursos do Conselho Universitário - UFMG.
-
10/1986 - 09/1990
Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Administrativo da UFMG.
-
08/1987 - 08/1988
Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão permanente do Campus da Saúde da UFMG.
-
04/1983 - 10/1986
Direção e administração, Escola de Enfermagem, .,Cargo ou função, Vice-diretor de Unidade.
-
04/1983 - 09/1986
Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice Diretor de Unidade.
-
05/1979 - 04/1983
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
2004 - 2019
Faculdade da Saúde e Ecologia HumanaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor tempo parcial, Carga horária: 20
Outras informações:
- Vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa / FASEH - 2010 a 07/2019 - Membro efetivo da Comissão do Programa de Bolsa de Iniciação Científica/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais,Convênio: FAPEMIG/ FASEH - 2012.a 07/2019 - Membro da Comissão do Programa de Iniciação Científica dos Cursos de Graduação da FASEH, até 07/2019 - Coordenação da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FASEH 2004 a 2008. - Consultor "ad hoc" da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FASEH 2009 a 2014; 2018 até 07/2019. - Coordenação da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FASEH -2015 a 2017 - Membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante (NDE) - Curso de Enfermagem, FASEH até 07/2019. - Membro (convidado) do Núcleo Docente Estruturante (NDE) - Curso de Medicina, FASEH. - Representante Docente do Curso de Enfermagem no Colegiado de Cursos da FASEH, 2004 a 07/2019. - Membro da Comissão de Acompanhamento do Protocolo de Compromisso referente a Renovação de Reconhecimento - Processo e-Mec: Nº 201419114 do Curso de Graduação em Enfermagem. - Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU): Programa de Residência em Enfermagem obstétrica tendo como Instituição formadora a FASEH em parceria com a Fundação de Assistência Integral à Saúde ? Hospital Sofia Feldman (FAIS/HSF). 2015-2017
Atividades
-
02/2015 - 07/2019
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Trabalho Científico
-
08/2006 - 07/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, FASEH, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA.
-
02/2004 - 07/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico, Saúde do Adulto e do Idoso , Saúde Mental , Trabalho de Conclusão de Curso
-
02/2009 - 12/2018
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa
-
03/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, FASEH, .,Cargo ou função, Membro da Comissão organizadora da 1a Semana Científica da FASEH.
-
06/2004 - 06/2004
Extensão universitária , FASEART, .,Atividade de extensão realizada, Organização da Apresentação do Grupo FASEART na XI Jornada do HGV -BH, MG.
2006 - 2009
UNA - Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
Atividades
-
08/2006 - 11/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa; Saúde Mental; Trabalho de Conclusão de Curso.
2015 - 2017
HOSPITAL SOFIA FELDMANVínculo: Coordenação COREMU - REO, Enquadramento Funcional: Coordenação COREMU - REO
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alcinéa Eustáquia Costa Marques Pinto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?