Cristina Torres Gomes

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da USP - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Bolsista CAPES- área: Literatura Brasileira. Mestre em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC/SP. Bolsista CNPq. Graduada pela Faculdade de Letras da PUC-SP. Bolsista CNPq. Experiência na área de docência há mais de vinte e cinco anos. Áreas de interesse: Literatura Brasileira, Teoria e Crítica Literárias, Interface Literatura e Psicanálise. Interface Literatura e Filosofia. Pesquisadora da obra de Clarice Lispector.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira

2009 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Uma idéia de prosa em A hora da estrela: Ensaio. Bordas. Testemunho.
Yudith Rosenbaum. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Literatura e Crítica Literária

2005 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A movência das fronteiras: o ensaísmo nas crônicas de Clarice Lispector,Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Dra.Maria Rosa Duarte de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cronica; literatura.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Língua e Literatura Portuguesas

1990 - 1993

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Lingua e Literatura Portuguesas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Extensão universitária em Literatura e psicanálise. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1996 - 1996

Arte e Tecnologia. (Carga horária: 160h). , Universidade de Barcelona, UB, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TORRES, Cristina . Sarau Visgo& Improviso. 2013. (Outro).

TORRES, Cristina . Sarau Visgo & Improviso. 2012. (Outro).

TORRES, Cristina . SARAU VISGO&IMPROVISO. 2012. (Outro).

TORRES, Cristina . Sarau Visgo & Improviso. 2012. (Outro).

TORRES, Cristina . Sarau Visgo& Improviso. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Veja esta palavra.Diálogo entre Sertões: Fabiano e Macabéa. 2008. (Encontro).

DIalogos Clandestinos - uma leitura da obra de CLarice Lispector.Dialogos Clandestinos- uma leitura da obra de Clarice Lispector. 2007. (Encontro).

II Simposio de Pedagogia e Letras -Educar para a inclusão:sociedade, cultura e cidadania..Literatura e Erotimso. 2007. (Simpósio).

II Simposio de Pedagogia e Letras -Educar para a inclusão:sociedade, cultura e cidadania..Palavra e Ética: diálogos. 2007. (Simpósio).

IV SEMANA DE PEDAGOGIA E LETRAS Faculdade Morumbi Sul.Leitor e leitura: nos limites da ficção. 2006. (Simpósio).

SEMAG - Faculdades Magister.Um olhar sobre Clarice. 2006. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Liniane Haag Brum

TORRES, Cristina. Histórias cruzadas: a narração no limiar do rastro e do esquecimento. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Liucia Branco

ROSENBAUM, Y.;TORRES, Cristina; PASSOS, Cleusa Rios Pinheiro; MORAIS, Marcia Marques. No tabuleiro de Rosa: o jogo em "Minha gente" e "Buriti". 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira - Universidade de São Paulo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gisele Soares da Silva

TORRES, Cristina. A palavra crítica e ética nas cronicas de Clarice Lispector. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Paulo Araujo da Silva

TORRES, Cristina. O conto como jogo: reflexões sobre Passeio Noturno (Parte I), de Rubem Fonseca. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eraldo Pires de Miranda

TORRES, Cristina. O despertar da voz subalterna na experiência narrativa de tia Nastácia em Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roseli Silva do Amaral

TORRES, Cristina. Inclusãoe Psicopedagogia: interfaces indissociáveis. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Magister.

Aluno: Patrícia Faria Alves

TORRES, Cristina. O lúdico no ensino da Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Aluno: Marcos Miller

TORRES, Cristina. A leitura e sua importância na inserção social do cidadão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Aluno: Claudia Athaly de Souza

TORRES, Cristina. A construção da d[uvida no conto Missa do Galo, de Machado de Assis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Aluno: Viviane Nunes de Camargo

TORRES, Cristina. A importância da Literatura na formação de leitores críticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Aluno: Bibiana Carolina Xavier e Vanesssa Aparecida Romeu

TORRES, Cristina. Tres faces de Clarissa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Magister.

Aluno: Samuel de Oliveria Barreto

TORRES, Cristina. Uma casa chamada Moçambique. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Magister.

Aluno: Rose Belotto Placoná

TORRES, Cristina. A arte em três linhas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Magister.

Aluno: Maurílio Moreira

TORRES, Cristina. Faces Ocultas de Fernando Pessoa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingua portuguesa e suas respectivas literaturas) - Faculdades Magister.

Aluno: Clodoaldo Silva Santos e Vera Lucia Gomes Cardim B Vivian

TORRES, Cristina. Os fundamentos da teoria de Vygotsky aplicados ao ensino significativo de gramática da língua portuguesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingua portuguesa e suas respectivas literaturas) - Faculdades Magister.

Aluno: Maria do Perpetuo Socorro Holanda

TORRES, Cristina. O Surrealismo a partir da obra A COnfissão de Lucio, de Mário de Sá Carneiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingua portuguesa e suas respectivas literaturas) - Faculdades Magister.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cleusa Rios Pinheiro Passos

PASSOS, C. R. P.. Uma ideia de prosa em A Hora da Estrela:Ensaio. Bordas. Testemunho. 2014. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Ricardo Iannace

ROSENBAUM, Yudith;IANNACE, Ricardo; PASSOS, Cleusa R. P.; OLIVEIRA, M. R. D.; MARQUES, Ivan F.. Uma Ideia de Prosa em A Hora da Estrela: Ensaio. Bordas. Testemunho. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Maria Aparecida Junqueira

JUNQUEIRA, M. A.; OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de; ROSENBAUM, Yudith. A movência das fronteiras: o ensaismo nas crônicas de Clarice Lispector. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós Graduados em Literatura e) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ivan Francisco Marques

MARQUES, Ivan; PASSOS, C. R. P.; IANNACE, R.; OLIVEIRA, M. R. D.; ROSENBAUM, Y.. Uma ideia de prosa em "A hora da estrela": ensaio, bordas, testemunho. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Maria Rosa Duarte de Oliveira

OLIVEIRA, M. R. D.; IANACE, Ricardo; MARQUES, I. F.; PASSOS, C. R. P.. Uma ideia de prosa em A Hora da Estrela: Ensaio. Bordas. Testemunho. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thiago Laranja

Limiares narrativos: análise de Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascozza; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Cristica Literaria) - Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo; (Orientador);

Flávio Bertolossi

Cinzas do Norte: vozes, violência e testemunho; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Cristica Literaria) - Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo; (Orientador);

Marcelo Barbosa Nardeli

A outra voz e o cultivo da palavra em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Cristica Literaria) - Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Eliana Marilia Gagliotti Cesar

O espaço da voz e do sujeito marginal em o apocalipse dos trabalhadores; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Cristica Literaria) - Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Eliana Gagliotti

O Apocalispse dos trabalhadores: uma interpretação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Camila Bravo

Fita verde no cabelo: a performance da palavra; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Gisele Soares da Silva

A palavra ética e crítica nas crônicas de Clarice Lispector; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Elisabeth Otelac

O humor em O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Priscila da Silva

A construção da voz em Senhora: submissão ou subversão?; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Aline Peres

Luna Clara & Apolo Onze: do nome ao lugar travessias da Linguagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Regis Tardoque

Um texto cego um eco um grito na parede volta verde: a represetnação sinestesica na obra poética de Paulo Leminski; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Aline Porto

Um olhar sobre a violência da prosa de Rubem Fonseca; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Marcia Aguiar Andre

Matematica em sala de aula: uma análise das dificuldades do processo de ensino e aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Janilde Silva Ribeiro

A literatura e a leitura dos Clássicos no Ensino Médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Mogi das Cruzes; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Francisco Marcos Iran Aquino Rolim

A Literatura de Cordel: uma inspiração para a formação de leitores na Educação Básica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Mogi das Cruzes; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Gilciany Maria da SIlva Viana

A construção da figura feminina na poesia de Vinicius de Moraes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Mogi das Cruzes; Orientador: Cristina Torres Gomes;

HILDEBRANDO VELAZCO GIL

Dialogos entre ficção e vida na obra de Mario Vargas Llosa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Mogi das Cruzes; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Valquiria Duarte Oliveira

O Projeto nacionalista na obra de José de Alencar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Mogi das Cruzes; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Claudia de Oliveira Moraes

Construçõeds musicais no período da ditadura militar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Mogi das Cruzes; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Adriana Silda de Souza

O ensino da Lingua Portuguesa e a leitura: desafios e propostas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Mogi das Cruzes; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Dolores Alves de Oliveira

Werther: uma personagem (des)construída pela paixão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Luciano Romano Crispim

A hora e a vez da Linguagem em Augusto Matraga; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Solange Maria Morais

Tropicalismo: uma melodia antropofágica?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Sueli Alves Cruz

CRÔNICA: FUSÃO ADMIRÁVEL DO ÚTIL E DO FÚTIL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Viviane Marques Miranda

O SER E A LINGUAGEM EM A PAIXÃO SEGUNDO G; H; : UMA TRAVESSIA AO ENCONTRO DA INDENTIDADE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Mariza M

de Lima e Regiane Arruda; A construção da crítica social em A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) - Faculdades Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Jussimara de Lima

São Bernardo: a busca pela riqueza; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lingua portuguesa e suas respectivas literaturas) - Faculdades Magister; Orientador: Cristina Torres Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Yudith Rosenbaum

Uma ideia de prosa em A Hora da Estrela:Ensaio; Bordas; Testemunho; 2014; Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Yudith Rosenbaum;

Maria Rosa Duarte de Oliveira

A movência das fronteiras: o ensaísmo nas crônicas de Clarice Lispector; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Rosa Duarte de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TORRES, Cristina . Literatura e Ensino: fronteiras de um testemunho. Fronteiraz (São Paulo) , v. 14, p. 221-231, 2015.

  • TORRES, Cristina . Da crítica e da escritura: fronteiras moventes. Fronteiraz (São Paulo) , v. 7, p. 01-11, 2011.

  • TORRES, Cristina . Uma ideia de prosa para um narrador contemporâneo: artesanias de um mal-estar. In: Maria Rosa Duarte de Oliveira;Maria José Palo. (Org.). Uma ideia de prosa para o narrador contemporâneo: artesanias de um mal-estar. 1ed.São Paulo: Educ, 2016, v. , p. 193-219.

  • TORRES, Cristina . ÂNGULO. Angulo, Lorena-SP, p. 34 - 40, 01 jan. 2003.

  • TORRES, Cristina . Angulo. Angulo, Lorena-SP, p. 26 - 27, 01 abr. 1999.

  • TORRES, Cristina . Folha de São Paulo - Folha dirigida. Folha de São Paulo, Sao Paulo.

  • TORRES, Cristina . Da escritura como voz: uma escuta clandestina. In: XI Encontro Regional da Abralic-Literatura, Artes e Saberes, 2007, São Paulo. Literatura brasileira contemporanea:dialogos,problemas, perspectivas, 2007.

  • TORRES, Cristina . Uma ideia de prosa para o narrador claricianao. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Cristina . Uma ideia de prosa para o narrador contemporâneo: artesanias de um mal-estar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Cristina . A literatura nas redes X a literatura na escola: duas literaturas?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Cristina . ?Deleuze, ou a fórmula? ? uma leitura do Bartleby, de Gilles Deleuze.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, Cristina . A ética da palavra: a voz testemunhal em A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, Cristina . Clarice Lispector e o Modernismo: uma análise de A hora da estrela. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Cristina . Uma conversa de senhores: Agamben, Clarice e Rodrigo S.M..?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, Cristina . Vozes do limbo em O que resta de Auschwitz, de Giorgio Agamben.?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, Cristina . Clarice Lispector e o Modernismo: uma análise de A hora da estrela. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Cristina . ?Reflexões sobre uma Ideia da prosa, de Giorgio Agamben.?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, Cristina . O gesto e a diferença ? uma leitura de O Inconsciente Estético, de Jacques Rancière.?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Cristina Torres ; TORRES, Cristina . Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental - uma conversa com Giorgio Agamben.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, Cristina . Escritura e Território: uma leitura sobre a obra de Clarice Lispector. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Cristina . Diálogos Clandestinos II - uma leitura da obra de Clarice Lispector. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Cristina . DA voz como forma: uma escuta clandestina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, Cristina . Eros alegorico da melancolia e do progresso: Oswald de Andrade em Os condenados. Sao Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TORRES, Cristina . Programa Leituras na Escola 2012 - Secretaria da Educação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Analise e seleção de obras de Lingua Portuguesa para o Programa Leituras na Escola 2012).

TORRES, Cristina . Escritura e Território na obra de Clarice Lispector. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, Cristina . Dialogos Clandestinos - uma leitura da obra de Clarice Lispector. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, Cristina . Dialogos Clandestinos - performance e leitura de textos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, Cristina . Tardes com Clarice. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2015

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2013

    UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

    Vínculo: professor aulista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 15

  • 2012 - 2013

    Colégio Magno

    Vínculo: professora aulista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

  • 2002 - 2006

    Faculdades Magister

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora

  • 2001 - 2006

    Colégio Magister

    Vínculo: professora aulista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 18

  • 2009 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: grupo de pesquisa

    Outras informações:
    Pesquisadora no Gurpo de Pesquisa "Critica Literaria e Psicanálise", desde 2009.

  • 2016 - 2018

    Colégio São Domingos

    Vínculo: Professora Aulista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 27