Ligia Maria Prezia Lemos

Pesquisadora de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ficção Seriada da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É pesquisadora e vice-coordenadora do CETVN - Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes - ECA-USP, grupo pertencente ao Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7501358043454421); do OBITEL - Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (http://obitel.net/); e da Rede Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva (http://obitelbrasil.blogspot.com/). Doutora (2017) e Mestre (2012) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP. Especialista em Gestão da Comunicação - Políticas, Educação e Cultura (2009) pela mesma instituição. É Roteirista e Produtora de Conteúdo. Formada pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP (1985), possui graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1981). Experiência na área de Artes e Comunicação com ênfase em Criação de Roteiros de Vídeo. Atua principalmente com as temáticas: epistemologia e metodologia da pesquisa em comunicação, ficção televisiva, telenovela, narrativas transmídia, roteiro audiovisual, TV paga e VoD no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

2013 - 2017

Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo
Título: O autor-roteirista e a ficção televisiva brasileira na era transmídia
Maria Immacolata Vassallo de Lopes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ficção televisiva brasileira; transmídia; AUTOR-ROTEIRISTA; telenovela.

Mestrado em Ciências da Comunicação

2011 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Transmidiação, linguagem, discurso e experiência de criação de universo narrativo: o 'ex-pectador' e as cenas estendidas do site da telenovela 'Passione',Ano de Obtenção: 2012
Maria Cristina Palma Mungioli.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: transmidiação; linguagem e discurso na telenovela; telenovela 'Passione'; experimentação; criação transmidiática.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Gestão da Comunicação

2008 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: CETVN - Centro de Estudos de Telenovela: Fale Conosco! A Gestão da Comunicação On-line.
Orientador: Profª Drª Maria Cristina Castilho Costa

Graduação em Educação Artística

1979 - 1981

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Ator

1982 - 1985

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

II Encontro de Pós-Doutorandos da USP. (Carga horária: 9h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

. II SEMINÁRIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA DE COMUNI. , Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.

2015 - 2015

INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS 2015. , Rede Globo - Matriz, TV GLOBO, Brasil.

2013 - 2013

Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral II. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.

2012 - 2012

Diálogos com Renata Pallottini: dramaturgia e tele. , Escola de Comunicações e Artes, ECA - USP, Brasil.

2012 - 2012

Antropologia Cultural. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Dois desafios para o que pensávamos sobre comunica. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral I. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.

2011 - 2011

Preparação Pedagógica - Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

aluna especial na pós graduação. (Carga horária: 105h). , Escola de Comunicações e Artes, ECA - USP, Brasil.

2009 - 2009

Aluna Especial na Pós Graduação. (Carga horária: 105h). , Escola de Comunicações e Artes, ECA - USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Criação de Roteiros de Vídeo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Dramaturgia Audiovisual.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Transmídia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Metodologia da Pesquisa.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, M. C. C. ; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia M. Prezia ; PITHAN, J. . Diálogos com Renata Pallottini: dramaturgia e teledramaturgia. 2012. (Outro).

CETVN, ; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; MUNGIOLI, C. ; LEMOS, Ligia M. Prezia . II Encontro Nacional Obitel dos Pesquisadores de Ficção Televisiva no Brasil. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

28º Encontro Anual da COMPÒS.UMA CARTOGRAFIA DO OBITEL. 2019. (Encontro).

26º USP International Symposium of Undergraduate Research 20.DIDÁTICA NOS CURSOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO UNIVERSITÁRIO. 2018. (Simpósio).

41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018. (Congresso).

41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Delimitação de universo e amostra de pesquisa: Autor-roteirista transmídia na ficção televisiva brasileira. 2018. (Congresso).

II Encontro de Pós-Doutorandos da USP. 2018. (Encontro).

XIII Seminário Internacional Obitel.BRASIL: dinâmicas da ficção televisiva na transição multicanal. 2018. (Seminário).

?Múltiplas proximidades entre a ficção televisiva e as audiências: o distanciamento entre distribuição global e consumo local?. 2017. (Outra).

8º Seminário Histórias de Roteiristas.Líder da Mesa Temática "Centro de Estudos de Telenovela - CETVN/ECA/USP - 25 anos de estudos acadêmicos sobre ficção televisiva". 2017. (Seminário).

8º Seminário Histórias de Roteiristas.Workshops Vivências e Experiências - Ligia Lemos - Narrativas transmídia. 2017. (Seminário).

Criação do Roteiro: Perspectivas atuais.Reflexões sobre a telenovela brasileira transmídia a partir dos estudos da semiótica da cultura. 2017. (Outra).

Debate e lançamento do livro 'Televisão' de R. Williams. 2017. (Outra).

Semana de Comunicação FIAM/FAAM.Telenovela brasileira transmídia : Eta Mundo Bom de Walcyr Carrasco. 2017. (Encontro).

Semana Mulheres na ECA.As mulheres na telenovela brasileira: 0 anos de Obitel. 2017. (Outra).

VI ENCONTRO OBITEL BRASIL.Sujeito acadêmico e seu objeto de afeto: aca-fãs de ficção televisiva no Brasil .. 2017. (Encontro).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. (Congresso).

7º Seminário Histórias de Roteiristas - Mackenzie. 2016. (Seminário).

O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin. 2016. (Encontro).

Televisão - Raymond Williams. 2016. (Outra).

IBERCOM 2015. TV Paga e Ficção Televisiva Brasileira: Dados de 2007 a 2013. 2015. (Congresso).

SIGNIS TV Seminar 2015.Apresentação CETVN e OBITEL. 2015. (Seminário).

V ENCONTRO OBITEL BRASIL.A autoconstrução do fã: performances e estratégias de fãs de telenovela na internet. 2015. (Encontro).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Rio de Janeiro, RJ ? 4 a 7/9/2015. O fim da televisão e um panorama quantitativo da ficção televisiva brasileira na TV aberta: dados de 2007 a 2014. 2015. (Congresso).

COMUNICON 2014 - CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO - ESPM. Rede de escritas da ficção televisiva transmídia. 2014. (Congresso).

I Jornada Internacional GEMInIS - Entretenimento Transmídia.Telenovela em múltiplas plataformas e categorias fenomenológicas de Peirce. 2014. (Outra).

IX Seminário Internacional OBITEL.Trânsito de formas e conteúdos na ficção televisiva. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional Comunicação & Educação. 2014. (Seminário).

Comunicon 2013 - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Representações Culturais no Brasil: Telenovela, Carnaval e Memória. 2013. (Congresso).

Intercom - 36 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Nuvem de tags como ferramenta de análise de conteúdo ? uma experiência com as cenas estendidas da telenovela Passione na internet. 2013. (Congresso).

IV Encontro Obitel Nacional dos Pesquisadores de Ficção televisiva no Brasil.Das Ficções às Conversações A trasmidiação do conteúdo ficcional para a fanpage da Rede Globo. 2013. (Seminário).

Net-ativismo e opinão publica - Faculdade Casper Libero. 2013. (Outra).

O realismo fantástico em Saramandaia. 2013. (Seminário).

Antropologia Cultural. 2012. (Seminário).

Comunicon - 2º Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Admirável mundo novo da ficção televisiva na TV paga: Adorável Psicose. 2012. (Congresso).

Comunicon - 2º Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Um panorama da ficção televisiva em países ibero-americanos: temática e merchandising social. 2012. (Congresso).

III Jornada Acadêmica Discente - ECA - USP.Telenovela "Passione" e cenas estendidas: olhando nos olhos do espectador. 2012. (Seminário).

Jorge Andrade - Experiência Teledramaturgica - TUSP. 2012. (Outra).

O Campo da Comunicação: uma discussão à luz das mutações culturais. 2012. (Outra).

SEMINÁRIO INTERCOM-FAPESP Comunicar para conhecer. 2012. (Seminário).

Aula Inaugural - PAE. 2011. (Outra).

Aula Inaugural - PPGCom - ECA - USP - De que hablamos cuando hablamos de convergencia? Prof Mário carlón. 2011. (Outra).

Confibercom. Merchandising social e ficção televisiva em países ibero-americanos: temas e produção de sentido. 2011. (Congresso).

III Encontro Obitel Nacional dos Pesquisadores de Ficção televisiva no Brasil.Ficção Televisiva Transmidiática: Temas Sociais em Redes Sociais e Comunidades Virtuais de Fãs. 2011. (Encontro).

II Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.Telenovela "Passione": dialogismo, experimentação e produção de sentido da linguagem de ficção em múltiplas plataformas. 2011. (Outra).

Intercom. Narrativa fantástica e identidade brasileira na minissérie "A cura". 2011. (Congresso).

Palestra: Fake Consumers - Prof Dr Massimo Canevacci. 2011. (Outra).

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. 2011. (Outra).

USP 2.0 - Pierre Levy - Horizontes do Conhecimento na era Digital. 2011. (Encontro).

XVI Intercom Sudeste. Incunábulos: ensaios, descobertas e experimentações. 2011. (Congresso).

I Ciclo de estudos: Comunicação, Análise de Discurso e Atividade Linguageira. 2010. (Seminário).

Narrativas Crossmedia: estratégias de expansão/ compreensão transmidiáticas. 2010. (Encontro).

Projeto Integrado de Pesquisa de Ficção - Workshop Profª Milly Buonanno. 2010. (Outra).

Seminário de Teledramaturgia ? A Autoria Compartilhada: A grande Família. 2010. (Seminário).

V Seminário Internacional Obitel - Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva. 2010. (Seminário).

XIV Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação. 2010. (Seminário).

A Pesquisa de Comunicação em Tempos de Globalização. 2009. (Congresso).

Comunicação, Visualidades e Novas Educações. 2009. (Seminário).

II ENCONTRO NACIONAL OBITEL. 2009. (Encontro).

Direções: Por Um Novo Caminho na Teledramaturgia. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nayara Carla Domingos

LEMOS, Ligia PreziaALVES, Clarice Greco; SOUZA, G.. Do Teatro de Shakespeare às releituras audiovisuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista.

Aluno: André Luiz Dal Bello

ALVES, Clarice GrecoLEMOS, Ligia Prezia; PEREIRA, S. L.. AS PERFORMANCES DO JOGADOR NO AMBIENTE DIGITAL: FANDOM, GAMES E IDENTIDADE. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Aluno: Nayara Carla Domingos

ALVES, Clarice GrecoLEMOS, Ligia Prezia; SILVA, G. S.. Do teatro de Shakespeare às releituras audiovisuais: uma análise intercultural do processo de adaptação em Romeu e Julieta no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista.

Aluno: André Luiz Dal Bello

ALVES, Clarice GrecoLEMOS, Ligia Prezia; PEREIRA, S. L.. AS PERFORMANCES DO JOGADOR NO AMBIENTE DIGITAL: FANDOM, GAMES E IDENTIDADE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista.

Aluno: Camilla Santos e Gabriela Hagemann

LEMOS, Ligia Prezia; BREDARIOLI, C.. Fábrica de Sonhos - A produção das telenovelas da Rede Globo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Jéssica Ottoni Neres; Luiza Campos; Vinícius Fonseca

LEMOS, Ligia M. Prezia; TREZZI, B.. Seriemania. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

Aluno: Bianca Cristina Abreu e Bianca Henárias Sampaio

LEMOS, Ligia M. Prezia; OLIVEIRA, E. C.; BRYAN, G.. 360 DIAS DE SUCESSO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv)) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Carlos Massarolo

MASSAROLO, J. C.; LOPES, M. I. V.; renata pallottini; Maria Cristina Palma Munglioli; Maria Carmem Jacob de Souza. O autor-roteirista e a ficção televisiva brasileira na era transmídia. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) - ECA / USP.

Maria Aparecida Baccega

COSTA, M. C.; MUNGIOLI, M. C. P.;BACCEGA, M. A.. CETVN - Centro de Estudos de Telenovela: fale conosco! A gestão da comunicação on-line. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Vander Casaqui

MUNGIOLI, M. C. P.;CASAQUI, Vander; LOPES, M. I. V.. Transmidiação, linguagem, discurso e experiência de criação de universo narrativo: o ex-pectador e as cenas estendidas do site da telenovela Passione. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Vander Casaqui

MUNGIOLI, M. C. P.;CASAQUI, Vander; LOPES, M. I. V.. Telenovela Passione e as cenas estendidas na internet: olhando nos olhos do ex-pectador. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Castilho Costa

COSTA, Maria Cristina Castilho; LOPES, M.I.V.; PALLOTTINI, R.. A teleficção seriada na era transmídia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Castilho Costa

BACCEGA, M. A.;COSTA, Maria Cristina Castilho; MUNGIOLI, M. C. P.. CETVN - Centro de Estudos de Telenovela: Fale Conosco! - A gestão da comunicação on line. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Palma Mungioli

MUNGIOLI, M. C. P.; M. I. V. de Lopes; CASAQUI, V.. Transmidiação, linguagem, discurso e experiência de criação de universo narrativo: o ex-pectador e as cenas estendidas do site da telenovela "Passione". 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Maria Cristina Palma Mungioli

M. I. V. de Lopes;MUNGIOLI, M. C.; Pallottini, R.; MASSAROLO, J. C.; SOUZA, M. C. J.. O autor-roteirista e a ficção televisiva brasileira na era transmídia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicaç) - ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Maria Cristina Palma Mungioli

MUNGIOLI, M. C. P.; M. I. V. de Lopes; CASAQUI, V.. Transmidiação e cenas estendidas: olhando nos olhos do expectador da telenovela Passione. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Maria Cristina Palma Mungioli

Baccega, M. A.;MUNGIOLI, M. C. P.; Costa, Maria Cristina CAstilho. CETVN - Centro de Estudos de telenovela: fale conosco! A gestão da comunicãção on-line. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da comunicação: políticas, educação e cultu) - ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

MUNGIOLI, M. C. P.;LOPES, M. I. V.; CASAQUI, V.. Transmidiação, linguagem, discurso e experiência de criação de universo narrativo: o ex-pectador e as cenas do site da telenovela Passione. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

LOPES, M. I. V.; COSTA, Maria Cristina Castilho; PALLOTTINI, R.. Autoria da Ficção Televisiva Brasileira na Era da Transmidiação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Universidade de São Paulo.

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

MUNGIOLI, M. C. P.;LOPES, M. I. V.; CASAQUI, V.. Transmidiação, linguagem, discurso e experiência de criação de universo narrativo: o ex-pectador e as cenas do site da telenovela Passione. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Cristina Castilho Costa

CETVN - Centro de estudos da Telenovela: Fale Conosco - a gestão da comunicação online; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Maria Cristina Castilho Costa;

Maria Cristina Palma Mungioli

Transmidiação, linguagem, discurso e experiência de criação de universo narrativo: o ex-pectador e as cenas estendidas do site da telenovela "Passione"; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Palma Mungioli;

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

Início: 2018; Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

O autor-roteirista e a ficção televisiva brasileira na era transmídia; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Immacolata Vassallo de Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEMOS, Ligia M. Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; SANTOS, Andreza Almeida . Ficção televisiva em plataformas de video-on-demand: reconfigurações do cenário audiovisual brasileiro - e suas implicações nos estudos de mídia. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN , v. 17, p. 132-142, 2019.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . Expansões e reconfigurações (Resenha de 'Ficção seriada televisiva no espaço lusófono'). MATRIZES (ONLINE) , v. 11, p. 243-248, 2017.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . Nuvem de tags como ferramenta de análise de conteúdo: uma experiência com as cenas estendidas da telenovela Passione na internet. Lumina (UFJF. Online) , v. 10, p. 1-18, 2016.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . José Mojica Marins e a história do cinema underground paulista: a série Zé do Caixão na TV paga. Imagofagia , v. 13, p. 1-8, 2016.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . Produção Transmídia e Ficção Televisiva Ibero-Americana. Comunicacao e Educacao (USP) , v. 20, p. 155-159, 2015.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . O discreto poder da comunicação das coisas. Comunicação & Sociedade , v. 37, p. 305-312, 2015.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . Memória e Ficção Televisiva Ibero-Americana. Comunicacao e Educacao (USP) , v. 19, p. 139-144, 2014.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . Modelo Semiótico da Telenovela Brasileira Multiplataforma. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura , v. 8, p. 1-15, 2014.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia ; KARHAWI, I. ; Helen E. Nochi Suzuki . Estereótipo e comicidade: a série ?As Brasileiras? em paródias nas redes sociais. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM , v. 2, p. 116-132, 2014.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . Telenovela brasileira: consumo e transmidiação - Resenha. Comunicacao e Educacao (USP) , v. 18, p. 119-124, 2013.

  • MUNGIOLI, C. ; LEMOS, Ligia M. Prezia ; Karhawi, Issaaf . Narrativa fantástica e identidade brasileira na minissérie 'A Cura'. Rumores (USP) , v. 7, p. 218-238, 2013.

  • LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Bibliografia sobre Telenovela Brasileira. Comunicacao e Educacao (USP) , v. XVI, p. 129-130, 2011.

  • LEMOS, Ligia M. Prezia . CETVN - Centro de estudos de Telenovela: Fale Conosco! A Gestão da Comunicação on-line. Comunicacao e Educacao (USP) , v. XVI, p. 77-85, 2011.

  • LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Bibliografia sobre Telenovela Brasileira. Comunicacao e Educacao (USP) , v. XVI, p. 139-140, 2011.

  • LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Bibliografia sobre Telenovela Brasileira. Comunicacao e Educacao (USP) , v. XV, p. 143-145, 2010.

  • LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Bibliografia sobre Telenovela Brasileira. Comunicacao e Educacao (USP) , v. XV, p. 149-152, 2010.

  • LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Bibliografia sobre Telenovela Brasileira. Comunicacao e Educacao (USP) , v. XV, p. 149-152, 2010.

  • LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Bibliografia sobre Telenovela Brasileira. Comunicacao e Educacao (USP) , v. XIV, p. 157-159, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEMOS, Ligia Prezia . Avaliadora do GT Ficção Seriada Televisiva. 2019.

LEMOS, Ligia Prezia . Revista Gêminis. 2019.

LEMOS, Ligia Prezia . 6º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2018.

LEMOS, Ligia Prezia . Representações e Relações de Gênero no Cinema. 2018.

LEMOS, Ligia M. Prezia . Intercom - Avaliador(a) no DT 4 - GP Cinema. 2017.

LEMOS, Ligia M. Prezia . Intercom - Avaliador(a) no DT 4 - GP Ficção Seriada. 2017.

LEMOS, Ligia M. Prezia . XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2015.

LEMOS, Ligia M. Prezia . VI Jornada Acadêmica Discente - PPGCOM - ECA - USP. 2015.

LEMOS, Ligia M. Prezia . XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2015.

LEMOS, Ligia M. Prezia . XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2014.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; Karhawi, Issaaf . Entrevistas especialistas telenovela. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEMOS, Ligia M. Prezia . VW API - Informação Atual do Produto. 2003. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LEMOS, Ligia M. Prezia . Vídeo Revista Volkswagen. 1999. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LEMOS, Ligia M. Prezia . Tele Rede Mercedes-Benz. 1994. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LEMOS, Ligia M. Prezia . Dominantes às 18h e 23h, novelas de época vivem renascimento na Globo. 2017. (Publicação).

LEMOS, Ligia M. Prezia . 'A Força do Querer' faz história na TV ao comprovar o poder do novelão. 2017. (Publicação).

DREHMER, R. ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Por que o Brasil gosta tanto de novela, futebol e filmes na TV?. 2017. (Publicação).

Outros ; LEMOS, Ligia M. Prezia . Dados Técnicos - Caminhões Mercedes-Benz. 1993. (Folhetos).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . ECO-IN - Veículo Verde 92. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Introdução de Tecnologia).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . O Caminhão do Futuro - Prêmio Interação. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Premiação).

PANIK, F. ; LEMOS, Ligia M. Prezia ; RODRIGUES, Valmir . Daimler-Benz / MBB. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Painéis ECO-Brasil 92 - Anhembi - São Paulo).

PANIK, F. ; RODRIGUES, Valmir ; LEMOS, Ligia M. Prezia ; Outros . Tecnologia do Desenvolvimento. 1992. (Publicação).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Programa de Tecnologia Ecológica - Pro-Eco. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Lançamento).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDT. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Inauguração).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Linha FPN Mercedes-Benz. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Lançamento).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Programa de Tecnologia Ecológica - Pro-Eco. 1991. (Publicação).

PANIK, F. ; RODRIGUES, Valmir ; LEMOS, Ligia M. Prezia ; Outros . Veículo Inovador. 1991. (Publicação).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Sistema ABS/ASR. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Introdução de Tecnologia).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Perspectivas de Utilização da Eletrônica nos Veículos Automotores. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Produto).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Ônibus Urbano USA Transit Bus. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Lançamento).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PANIK, F. . Médios e Semipesados da linha HPN. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Lançamento).

LEMOS, Ligia M. Prezia ; MENDES, Octavio . Air Fly. 1995. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; GARCIA, José Antônio . A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos. 1993. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; BOECHAT, Emílio . Camila Backer lives, in Concert. 1990. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; PEREIRA, William . Ufopia - Dilúvio para uma Voz. 1988. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; FRANCISCO, Augusto . Zocorrro!!! Uma Aventura no Telhado!. 1987. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; FRANCISCO, Augusto . Máscaras. 1986. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; FRANCISCO, Augusto . Máscaras. 1986. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; MASETTI, Mário . Schweyk na Segunda Guerra Mundial. 1985. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; FRANCISCO, Augusto . Máscaras. 1985. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; AMADEI, Yolanda . As Três Mulheres de Xangô. 1984. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; LUCHESI, Cláudio . Para Acabar com o Julgamento de Deus. 1984. Teatral.

LAING, Ronald D. ; Criação coletiva ; LEMOS, Ligia M. Prezia ; MARTINS, Wanderley ; PETTI, Odavlas . Laços. 1983. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia . Otelo. 1983. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; CORREA, José Celso M. . O Santeiro do Mangue. 1982. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; JANUSELLI, Antônio C. . Jogando o Jogo. 1982. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; FRATESCHI, Celso . Prometeu Acorrentado. 1982. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; SILVEIRA, Beto ; ARAÚJO, Raquel ; JANUSELLI, Antônio C. . ArCênico. 1982. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia . A Grande Imprecação diante dos Muros da Cidade. 1981. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; MENDEL, Cláudio . Roupa de Teatro. 1980. Teatral.

FARIA, Gustavo ; LEMOS, Ligia M. Prezia . O Retábulo das Maravilhas. 1979. Teatral.

LEMOS, Ligia M. Prezia ; IASI, Mauro . O Homem Luta. 1978. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Ficção televisiva e fãs online: comunidades, práticas e trajetórias de vida, Descrição: O presente projeto dá continuidade a uma série de projetos que temos desenvolvido no Centro de Estudos de Telenovela-CETVN-ECA-USP, todos com apoio do CNPq, a saber: 1) Nações e Narrações Televisivas. Para um Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (2006-2008), 2) A telenovela como narrativa da nação: a recepção em nova chave (2008-2010) e 3) Telenovela brasileira: transmidiação e internacionalização (2010-2015) . Tal como ocorreu nesses projetos anteriores, a presente investigação pretende trabalhar com dois objetos de estudo, naturalmente integrados. (1) O primeiro objeto é a temática da produção e recepção transmídia presente na ficção televisiva ibero-americana e focada pelo Projeto OBITEL. Tanto através da rede OBITEL , que prossegue no avanço de seu protocolo teórico, metodológico e temático, e já resultou na publicação de nove Anuários OBITEL ; quanto da rede OBITEL BRASIL , que tem aprofundado estudos temáticos sobre a ficção televisiva no Brasil e já publicou seus resultados em quatro livros . Esses dois projetos OBITEL também têm sido fonte para publicações em periódicos e para apresentações de trabalhos em congressos científicos por parte de toda equipe de investigação envolvida. (2) O segundo objeto é a temática dos fãs online, que consideramos herdeira dos estudos latino-americanos de recepção e que será abordada através de suas práticas e comportamentos e também como audiência que se afigura ativa e produtora de conteúdos nas diversas redes digitais. Essa abordagem incidirá principalmente sobre a figura do fã coletivo, isto é, as comunidades de fãs nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, Flickr) onde hospedam suas ?páginas? (sites, blogs, vlogs, flogs, etc). O estudo é teórico com base empírica e pretende ir além dos estudos de caso que têm caracterizado as pesquisas brasileiras sobre fãs. No limite, ambiciona demonstrar que os estudos de fãs na internet são herdeiros da tradição latino-americana dos estudos de recepção e que a renovam combinando a permanência e o novo. Este é o objeto específico da presente proposta que submetemos à Chamada do Universal 2016. Ambos os objetos mencionados se reforçam mutuamente dentro da perspectiva de nossos trabalhos dirigida às mudanças e inovações que estão ocorrendo nos espaços de produção, circulação e recepção da ficção televisiva no Brasil e em outros países. Queremos neste novo projeto focar a figura dos fãs dessa ficção que transita nesses espaços em maneiras particulares que merecem ser pesquisadas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Ligia Maria Prezia Lemos - Integrante / Lopes, M. I. Vassallo de - Coordenador / Alves, Clarice Greco - Integrante / Fernanda Castilho - Integrante / Mariana Lima - Integrante / Tissiana Pereira - Integrante / Lucas Martins Néia - Integrante.

  • 2010 - 2015

    Telenovela Brasileira: transmidiação e internacionalização, Descrição: O projeto apresenta um duplo objeto de pesquisa. O primeiro objeto é a temática da internacionalização e interculturalidade presente na ficção televisiva brasileira e ibero-americana e focados pelo Projeto OBITEL e que prosseguirá no avanço de seu protocolo teórico, metodológico e temático. Observamos que dele já resultou a publicação de quatro Anuários OBITEL, 2007, 2008, 2009 e 2010 . O segundo objeto é a temática da transmidiação da ficção televisiva no Brasil e que resulta de investigações que viemos realizando ao longo das duas últimas décadas. Aqui, temos procurado focar os traços específicos da telenovela brasileira, implicando a revisão da identidade nacional no cenário globalizado se tornando uma narrativa da nação. As transformações e inovações nos polos de produção e de consumo das ficção televisiva no Brasil e no mundo, e principalmente da telenovela brasileira, decorrem de uma sedimentação multimediática ou multiplataforma que pode ser percebida nos programas de ficção televisiva produzidos ou veiculados atualmente pelas redes brasileiras. Para os objetivos da pesquisa, tomaremos como objeto empírico os processos de convergência e de transmidiação na ficção televisiva produzida pela TV Globo e a correspondente atuação de seu público, entre os anos 2010 a 2014. Queremos examinar as novas configurações da interação dialética entre os processos de produção e de recepção que emergem da convergência e transmidiação das narrativas ficcionais (transmedia storytelling) da TV Globo... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia Maria Prezia Lemos - Integrante / Lopes, M. I. Vassallo de - Coordenador / Cristina Mungioli - Integrante / Karhawi, Issaaf - Integrante / Alves, Clarice Greco - Integrante / Freire, Cláudia - Integrante / Arruda, Neide - Integrante / Helen Oshi Suzuki - Integrante.

  • 2008 - 2010

    A TELENOVELA COMO NARRATIVA DA NAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia Maria Prezia Lemos - Integrante / Lopes, M. I. Vassallo de - Coordenador / Alves, Clarice Greco - Integrante / Maria Cristina Mungioli - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

indicação ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2013, Universidade de São Paulo.

1987

ZOCORRRO! MELHOR ESPETÁCULO DE TEATRO - PRÊMIO MAMBEMBE, INACEN.

1987

ZOCORRRO!!! MELHOR ESPETÁCULO - PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO, SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA.

1987

ZOCORRRO! INDICAÇÃO MELHOR ATRIZ - PRÊMIO MAMBEMBE, INACEN.

1985

MÁSCARAS. Melhor espetáculo do ano - PRÊMIO MAMBEMBE, Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura..

1985

MÁSCARAS. Indicação melhor espetáculo do ano - PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO, Secretaria de Estado da Cultura..

1985

MÁSCARAS. UM DOS DEZ MELHORES ESPETÁCULOS DE TEATRO DO ANO, Revistas Isto é, Manchete, Jornal da Tarde e Jornal do Brasil..

1984

LAÇOS. UM DOS DEZ MELHORES ESPETÁCULOS DE TEATRO DO ANO, Revistas Isto é, Manchete, Jornal da Tarde e Folha de São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. , Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Bloco 22 - Sala 17, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914373

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Pós-Doutorado

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora CETVN, Carga horária: 10

2012 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora: Centro de Estudos de Telenovela, Carga horária: 10

2019 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Carga horária: 8

2018 - 2018

Universidade de São Paulo

Vínculo: Prof Assist Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Carga horária: 4

2017 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: Prof Assistente Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Carga horária: 4

2013 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutorado

2016 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Prof Assistente Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Carga horária: 4

2014 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Disciplina Teoria e Métodos de Pesquisa, Carga horária: 4

2014 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Prof Assistente Pós graduação, Enquadramento Funcional: Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Carga horária: 4

2012 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Língua Portuguesa Redação e Expressão Oral II, Carga horária: 4

2011 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Língua Portuguesa Redação Expressão Oral II, Carga horária: 4

2011 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Língua Portuguesa Redação e Expressão Oral I, Carga horária: 4

2018 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutorado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ensino, Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas, Nível: Especialização Disciplinas ministradas Metodologias de Pesquisa Transmídia

2013 - 2017

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico à Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1989 - Atual

Ligia Lemos - Roteirista e Produtora de Conteúdo

Vínculo: Free-Lancer, Enquadramento Funcional: Coordenação e Produção de Conteúdo

Outras informações:
Carreira desenvolvida como free-lancer na área de comunicação corporativa. Experiência em coordenação de equipes e viabilização de projetos. Ampla vivência em roteirização e produção de vídeos, criação, redação e revisão de textos técnicos para catálogos e projetos. Desenvolvimento de conteúdo multimídia para a internet. Acompanhamento e execução de projetos de e-learning. Experiência em agências de propaganda e produtoras de vídeo. Principais clientes: ?Carrefour, Eagles Flight, Marítima Seguros, Unifesp, Unicamp, Revesp, Unidock´s, Supermercados Champion, Centro de Diagnósticos Brasil, Iveco, Lojas Marisa, Banco Alfa, Warner Bros., Recckitt Benckiser, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Natura, Cinemark...

1988 - 1997

Mercedes-Benz do Brasil S/A

Vínculo: Colaborador Free-Lancer, Enquadramento Funcional: Professora Port. e Coordenadora Tele Rede MB

Outras informações:
- Professora de Português para Estrangeiros, de nov/1988 a 09/1996. - Organização, levantamento de pautas, acompanhamento e aprovação do Programa semanal Tele Rede ? Mercedes-Benz, de 1993 a 1997. - Redação de Palestras para a Imprensa Especializada, de 1990 a 1993. - Redação de catálogos, artigos, folhetos, projetos, painéis, roteiros e desenvolvimento de tabelas de dados técnicos, de 1990 a 1997.

1999 - 2004

Volkswagem do Brasil S/A

Vínculo: terceiro residente, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Produções Técnicas, Carga horária: 40

Outras informações:
- Coordenação de Produção: Organização, acompanhamento, roteirização, edição e distribuição em CD-Rom do programa mensal API?Informação Atual do Produto, de jul/2003 a out/2004. - Organização, levantamento de pautas, acompanhamento, roteirização e aprovação do programa mensal Vídeo Revista Volkswagen, de set/1998 a mai/2000. - Roteirização de vídeos promocionais e de treinamento, de 02/1999 a 10/2004.

2000 - 2001

Editora Abril S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator de Programa, Carga horária: 40

Outras informações:
- E-learning: criação de cursos, elaboração de textos, roteiros de vídeo e acompanhamento de gravações. - Criação de conteúdo multimídia. - Desenvolvimento e elaboração de textos para sites e cd-rom.

1987 - 1989

Armação Produções

Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Produtora Executiva de Eventos

Outras informações:
- Organização, planejamento e divulgação de lançamentos de livros, filmes e discos, inaugurações de lojas, promoções de produtos, desfiles de moda e exposições de arte. - Sistematização de tarefas, estratégias e controle de pessoal.

1985 - 1987

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor de Museus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Secretaria de Estado da Cultura - Departamento de Artes e Ciências Humanas - Divisão de Museus. - Organização e redação de catálogos, divulgação de exposições e eventos nos museus Paço das Artes e Museu da casa Brasileira.

1979 - 1983

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor de Museus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Secretaria Municipal de Cultura - Departamento do Patrimônio Histórico - Divisão de Iconografia e Museus - Criação, sistematização e aplicação do Projeto Museu-Escola da Secretaria Municipal de Cultura nos museus: Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa das Retortas, Casa do Sertanista e Capela do Morumbi. - Documentação e pesquisa de fotografias e objetos, redação de catálogos, folhetos e atendimento ao público das exposições dos museus Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa das Retortas, Casa do Sertanista e Capela do Morumbi.