Thiago Alexsandro Novaes das Virgens

Doutor em Engenharia Industrial pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial (PEI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pesquisa sobre Pegada de Carbono (PC) em Órgãos Públicos. Mestre em Engenharia Ambiental Urbana (MEAU/UFBA), cuja pesquisa abarcou diretrizes para a Gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos no Brasil, a partir do entendimento dos atores envolvidos na cadeia de produção, consumo e pós-consumo de computadores. Engenheiro Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2006). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono (GPS/ UFBA). Servidor Público, atuando como Analista Técnico - Engenheiro Ambiental do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA) desde 2015. Desde 2011, é docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e da Pós-graduação em Gestão Ambiental com Ênfase em Tecnologias Limpas, da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Área 1), lecionando disciplinas como: Gestão de Resíduos Sólidos, Planejamento, Auditoria e Gestão Ambiental e Metodologia de Produção Mais Limpa. Foi Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), lotado na Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais (SECEX)/ Gabinete do Secretário, entre 2014-2015. De 2010 a 2014 foi funcionário público, atuando como Coordenador Regional de Meio Ambiente e Analista Técnico - Engenheiro Ambiental, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Atuou por três anos como Analista de Processo Tecnológico, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Departamento Regional Bahia. Tem experiência em Serviços Técnicos e Tecnológicos e em Educação Profissional, tais como: implantação do Sistema de Gestão Integrada (SGA, SGQ e SGSSO), Consultoria Ambiental, Licenciamento Ambiental, Gestão, Planejamento e Monitoramento Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Prevenção da Poluição, Produção mais Limpa (P+L), Educação Ambiental Formal e Não Formal e Formulação de Cursos e Materiais Ditáticos (cartilhas educativas, apostilas e conteúdo para Educação a Distância).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Industrial

2015 - 2020

Universidade Federal da Bahia
Título: Pegada de Carbono em Órgãos Públicos: Guia de Cálculo a partir da Experiência do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Brasil
José Célio Silveira Andrade. Palavras-chave: Pegada de Carbono; Invetários GEE; Mudança do Clima; Método Composto das Contas Financeiras; Órgãos Públicos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Meio Ambiente. Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Setores de atividade: Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas.

Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Contribuições para a Gestão de Resíduos Elétricos e Eletrônicos, com ênfase nos resíduos de computadores pós-consumo.,Ano de Obtenção: 2009
Viviana Maria Zanta.Palavras-chave: Resíduos Tecnológicos; Gestão de REEE; Atores envolvidos; Gestão Ambiental.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Graduação em Engenharia Ambiental

2002 - 2006

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE AMBIENTAL PREVENTIVA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL: UM LEVANTAMENTO DAS SINERGIAS EXISTENTES ENTRE A CONTABILIDADE AMBIENTAL E OS PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO
Orientador: Arlinda Conceição Coelho

Graduação interrompida em 2005 em Artes Cênicas

2003 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2005

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

SMS - Segurança, Meio Ambiente e Segurança. (Carga horária: 16h). , Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro, SENAI/CETIND, Brasil.

2005 - 2005

Resíduos Sólidos ? Classificação de Resíduos/ NBR. (Carga horária: 10h). , Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro, SENAI/CETIND, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Pegada de Carbono.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gestão de Resíduos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gestão Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Prevenção da Poluição.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Licenciamento Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Produção Mais Limpa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. 2010. (Congresso).

Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos. 2009. (Seminário).

Feira do Empreendedor do SEBRAE.Meio Ambiente: o que as micro e pequenas empresas têm a ver com isso?. 2007. (Outra).

IV Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental. 2006. (Encontro).

I Encontro Nacional de CIEAS (Comissão Estadual Interinstitucional de Educação Ambiental). 2005. (Encontro).

III Congresso Nacional de Meio Ambiente. 2004. (Congresso).

III Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental. 2004. (Simpósio).

III Workshop da Rede RECUPETRO: ?Avanços no conhecimento da Recuperação de Áreas Impactadas por Atividades Petrolíferas?. 2004. (Outra).

I Semana da Inovação Tecnológica com foco em Meio Ambiente e Metrologia. 2004. (Outra).

I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia e Ciências. 2003. (Seminário).

II Seminário de Engenharia Ambiental da FTC. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alana Souza Lima

SILVEIRA, J. A.; SIQUEIRA, R. M.;VIRGENS, T. A. N.. Estudo sobre a Viabilidade de Implementação do Sistema de Logística Reversa para Resíduos de Medicamentos Pós-Consumo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Armando Hirohumi Tanimoto

ANDRADE, J. C. S.;TANIMOTO, A. H.; MARINHO, M. M. O.; GOMES, S. M. S.. Ferramenta de cálculo da Pegada de Carbono em instituições públicas brasileiras por meio do método composto das contas financeiras (MC3): Aplicação no ministério público do estado da Bahia (MPBA). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Industrial) - Universidade Federal da Bahia.

Luiz Roberto Santos Moraes

ZANTA, Viviana Maria;MORAES, Luiz Roberto Santos; CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges. Contribuições para a Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos: ênfase nos resíduos pós-consumo de computadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.

Viviana Maria Zanta

ZANTA, V.M.; MORAES, L. R. S.; CASTILHOS JUNIOR, A. B.. Contribuições para a gestão dos residuos de equipamentos elétricos e eletrônicos: ênfase nos resíduos pós consumo de computadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.

Marcia Mara de Oliveira Marinho

GOMES, S. M. S.;MARINHO, M. M. O.; ALBUQUERQUE, E. L.. Pegada de Carbono em Órgão Público: O Estudo de Caso do Ministério Público do Estado da Bahia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Industrial) - Universidade Federal da Bahia.

Édler Lins de Albuquerque

ALVAREZ, S.; MARINHO, M. M. O.;ALBUQUERQUE, E. L.; Kiperstok First, A.; ANDRADE, J. C. S.. Pegada de carbono organizacional em órgãos públicos: Guia de cálculo a partir da experiência do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Industrial) - Universidade Federal da Bahia.

Édler Lins de Albuquerque

MARINHO, M. M. O.; GOMES, S.;ALBUQUERQUE, E. L.. Pegada de Carbono em Órgão Público: O caso do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Industrial) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Danilla Ferreira Santana Neiva

A Problemática do Gerenciamento do Resíduo Domiciliar na cidade de Salvador; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Lenita Curcina Araújo

Responsabilidade Socioempresarial (RSE): Um Estudo de Caso da Deten Química S; A; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

ALEXSANDRO RIBEIRO DA SILVA

Os Benefícios da Compostagem Caseira como Forma de Destinação Final dos Resíduos Sólidos Orgânicos Gerados em Municípios de até 20; 000 habitantes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Larissa Miranda Sobreira

Avaliação do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde de uma Unidade Hospitalar da Rede Pública, Localizada na Região Metropolitana de Salvador/Ba, Brasil; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Kaiane Sales Barbosa

Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Áurea Catharyne Santana de Carvalho

Resíduos Orgânicos em Feiras Livres: um levantamento de alguns fatores que contribuem para a sua geração, tendo como Estudo de Caso a Feira de São Joaquim, Salvador-BA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Jucilene Marques Bastos Rodrigues

A Logística Reversa dos Resíduos de Carretéis de Madeira Pós-consumidos: o Estudo de Caso do Projeto LOGISVERDES, Implantado pela Coelba - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia; IA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Gleidson Santos da França

Benefícios e Desafios Encontrados na Implantação de um Programa de Coleta Seletiva: Estudo de Caso do Município de Santo Antonio de Jesus, Bahia, brasil; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Laís da Silva Carvalhal

Contribuições para um Adequado Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde de uma Unidade Hospitalar da Rede Pública, Localizada no Interior da Bahia, brasil; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Cristiane de Almeida dos Santos

O Reconhecimento do Resíduo Sólido como um Bem Econômico e de Valor Social na Visão das Cooperativas e Associação de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Localizadas no Município de Salvador, Bahia, Brasil; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Luan Teixeira de Paiva

Biolavagem de Solos e Resíduos Contaminados: Uma Análise da Viabilidade de Substituição do Solvente Água Subterrânea por Corrente de Efluentes, na Planta de Biolavagem da Empresa de Proteção Ambiental Cetrel S; A, Localizada no Município de Camaçari, Bahia; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Thiago Alexsandro Novaes das Virgens;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

JOSÉ CÉLIO SILVEIRA ANDRADE

Pegada de carbono organizacional em órgãos públicos: Guia de cálculo a partir da experiência do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Brasil; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Engenharia Industrial - PEI) - Escola Politécnica da UFBA,; Orientador: Jose Célio Silveira Andrade;

Viviana Maria Zanta

Contribuições para a gestão dos residuos de equipamentos eletricos e eletronicos:ênfase nos residuos pós consumo de computadores; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Viviana Maria Zanta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIRGENS, T. A. N. . Noções de Meio Ambiente. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

VIRGENS, T. A. N. ; MEDEIROS, M. G. ; ABERCEB, M. L. . Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

CORREIA. E. S. ; LIMA, M. A. G. ; COELHO, A. ; VIRGENS, T. A. N. ; CONCEIÇÃO, P. S. A. ; AOUAD, C. P. . Memória Técnica de Itapebi. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartillha Educativa).

COELHO, A. ; CORREIA. E. S. ; VIRGENS, T. A. N. ; AOUAD, C. P. . Sáude... É Melhor Para Todos!. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartillha Educativa).

COELHO, A. ; CORREIA. E. S. ; VIRGENS, T. A. N. ; AOUAD, C. P. . Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartillha Educativa).

VIRGENS, T. A. N. ; COELHO, A. . P+L - Produção Mais Limpa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartillha Educativa).

VIRGENS, T. A. N. ; COELHO, A. . A APA é de Todos Nós. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartillha Educativa).

VIRGENS, T. A. N. . Um Navio... Em pleno!. 2006. Teatral.

VIRGENS, T. A. N. . Sedentos de Prazer. 2004. Teatral.

VIRGENS, T. A. N. . A Coroa de Tebas. 2001. Teatral.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Ministério Público do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Técnico - Engenharia Ambiental, Carga horária: 40

2011 - Atual

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2016 - Atual

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor da Disciplina Proteção do Meio Ambiente, C.H. 45h, na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

2014 - 2016

Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em Meio Ambiente e Rec. Hídricos, Carga horária: 40

2010 - 2014

Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Superintendência Regional do Centro-Leste (SRCE), Superintendência Regional do Centro-Leste (SRCE).,Atividade realizada, Fiscal Operacional do Convênio entre a INFRAERO e o CDT/Universidade de Brasília acerca do Manejo da Fauna.

  • 02/2010

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional do Centro-Leste (SRCE), Coordenação Regional de Meio Ambiente (MECE).,Serviço realizado, Acompanhamento da gestão ambiental dos aeroportos da Superintendência Regional do Centro-Leste (SRCE).

  • 02/2010

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional do Centro-Leste (SRCE), Coordenação Regional de Meio Ambiente (MECE).,Serviço realizado, Realização de auditorias ambientais nos aeroportos da SRCE.

  • 02/2010

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional do Centro-Leste (SRCE), Coordenação Regional de Meio Ambiente (MECE).,Serviço realizado, Execução de atividades atinentes ao perigo da fauna nos sítios aeroportuários da SRCE.

  • 02/2010

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional do Centro-Leste (SRCE), Coordenação Regional de Meio Ambiente (MECE).,Serviço realizado, Acompanhamento do licenciamento ambiental dos aeroportos de Salvador/BA, Maceió/AL, Aracajú/SE, Ilheús/BA e Paulo Afonso/BA.

2007 - 2010

Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Processo Tecnológico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualmente é responsável pela implantação do sistema de gestão ambiental do SENAI DR Bahia, baseado na NBR ISO 14001, integrando-a ao Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001) e ao Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001)

Atividades

  • 06/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Gestão e Educação Ambiental, Produção Mais Limpa, Visão Integrada de Meio AMbiente, Planejamento Ambintal

  • 06/2009 - 01/2010

    Serviços técnicos especializados , Área de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Coordenador da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, baseada na NBR ISO 14001, nas Unidades Operacionais do SENAI DR Bahia.

  • 01/2008 - 06/2009

    Serviços técnicos especializados , Área de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Monitoramento de bacias hidrográficas - Diagnóstico ambiental qualitativo e elaboração de relatórios acerca da qualidade das águas da Bacia do Rio Paraguassú - Programa Monitora - Monitoramento das Bacias Hidrográficas do Estado da Bahia (SENAI / ING.

  • 06/2007 - 06/2009

    Serviços técnicos especializados , Área de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Programa de Saúde e Comunicação Ambiental da Renova Energia; Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Petrobras Un. Itaigara e do SENAI Unidade CETIND..

  • 06/2007 - 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Consultor Ambiental (Gestão, P+L e 5- que são +).

  • 11/2007 - 05/2008

    Treinamentos ministrados , Área de Meio Ambiente, .,Treinamentos ministrados, Avaliação e acompanhamento da gestão dos resíduos sólidos da Petrobras Itaigara (EDIBA) - Formação de Ecotime em coleta seletiva dos funcionários de serviços gerais

  • 06/2007 - 04/2008

    Treinamentos ministrados , Área de Meio Ambiente, .,Treinamentos ministrados, Gestão Ambiental e P+L, cliente: EMBASA; Gerenciamento de Resíduos, cliente: ELEKEIROZ; Educação Ambiental para as empresas: VEDACIT, PETROBRAS - UN. RLAM e empresas de viação BTU e AXÉ

  • 06/2007 - 12/2007

    Serviços técnicos especializados , Área de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Programa de Educação Ambiental - Empigresa: RENOVA ENERGIA.

  • 06/2007 - 07/2007

    Ensino, Qualificação em Gestão Ambiental, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Visão Integrada de Meio Ambiente

  • 06/2005 - 12/2006

    Estágios , Área de Meio Ambiente, .,Estágio realizado, Apoio Técnico nos campos de atuação da Área de Meio Ambiente: Serviços Técnicos e Tecnológicos e Educação Profissional.

2004 - 2005

Prefeitura Municipal de Salvador

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Serviço de Apoio Técnico, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2004 - 04/2005

    Estágios , LIMPURB, GEROP II.,Estágio realizado, SERVIÇO DE APOIO TÉCNICO.