Dandara Maira Pastana Kran
Roteirista, diretora e produtora audiovisual com atuação destacada em projetos de impacto cultural e social. Fundadora da Corça Produtora, onde há sete anos lidera criações que movimentam o setor cultural no Maranhão, com foco em representatividade, inovação e fortalecimento de artistas e técnicos locais. Pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual (Estácio de Sá), graduada em Artes Visuais (IFMA) e em Marketing (UNICV), com formações complementares em Direção Cinematográfica e Roteiro (Academia Internacional de Cinema), Edição Gráfica (SENAC) e Inteligência Artificial para Negócios (Exame Academy). É criadora da websérie Olhos e Bocas, obra ficcional com protagonismo LGBTQIAPN+, premiada com Melhor Direção de Arte e Melhor Atriz Principal no 46 Festival Guarnicê de Cinema (2023), indicada ao Festival Internacional Rio Web Fest, e patrocinada pela Lei Paulo Gustavo. A série ultrapassou 400 mil visualizações em 2025, nas plataformas digitais, sendo reconhecida como um marco da representatividade lésbica no Maranhão, com cobertura em veículos como o jornal "O Imparcial". No campo da pesquisa, foi premiada com o 1 lugar no SEPPIE/SEMIC (IFMA) por sua investigação sobre imagem dialética em Maranhão 66, e teve artigo publicado nos Anais do IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia (EDUFMA, 2020), abordando a montagem cinematográfica no clássico "O Encouraçado Potemkin". Atua também como professora no ensino superior, no Centro Universitário Santa Terezinha, ministrando disciplinas como UX-Experiência do Usuário, Marketing, Empreendedorismo e Inovação, Pesquisa de Mercado e Gestão de Serviços de Estética, com foco em processos de inovação e criatividade. Sua trajetória une arte, educação e pesquisa com sensibilidade, liderança e compromisso com uma cultura mais justa, diversa e transformadora.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pós-Graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual
2018 - 2019
ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Título: O ENCOURAÇADO PONTENKIN: Análise da construção imagética do filme
Orientador: Me. Raul Fonseca Silva
Graduação em Curso Superior de tecnologia em Marketing
2020 - 2023
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais
2012 - 2017
Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA
Título: Montagem Dialética do cinema soviético: Análise da Construção Imagética do filme Encouraçado Pontenkin
Orientador: Ma.Ana Patricia de Freitas Choairy
Formação complementar
2024 - 2024
Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios (3h). (Carga horária: 3h). , Faculdade Exame, FACULDADE EXAME, Brasil.
2021 - 2021
Curso profissionalizante em Direção Cinematográfica. (Carga horária: 48h). , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2019 - 2019
Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 48h). , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2016 - 2016
Possibilidades Expográficas e Manuseio de Acervo. (Carga horária: 20h). , SESC MA, SESC, Brasil.
2015 - 2015
Master Class. (Carga horária: 3h). , Maranhão na Tela, MARANHÃO NA TELA, Brasil.
2015 - 2015
Estratégias da Produção Executiva. (Carga horária: 8h). , Maranhão na Tela, MARANHÃO NA TELA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Figurino. (Carga horária: 3h). , Maranhão na Tela, MARANHÃO NA TELA, Brasil.
2014 - 2014
Simpósio Nacional de Arte e Mídia. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2012 - 2012
Editor Gráfico. (Carga horária: 180h). , SENAC, MARANHÃO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
Organização de eventos
KRAN, D. M. P. . II Arte Açu. 2015. (Outro).
KRAN, D. M. P. . Arte Açu. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Rio Web Fest.Olhos e Bocas. 2023. (Outra).
IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia na Universidade Federal do Maranhão.O encouraçado Pontenkin: análise do filme. 2020. (Simpósio).
42º Festival Guarnicê de Cinema.Dirigiu o clipe Brasilha, finalista na competitiva do 42º Festival Guarnicê de Cinema.. 2019. (Encontro).
42º Festival Guarnicê de Cinema.O curta @antimonotoniax, participante do 42º Festival Guarnicê de Cinema.. 2019. (Encontro).
III Jornada do curso de sistemas de informação.Roteiro para games - da ideia ao projeto. 2019. (Outra).
III Semana de Humanidades do IFMA.Arte e Negócio. 2018. (Seminário).
4 º Cine Tamoio.Filme Vento Menino. 2017. (Encontro).
Maranhão na tela.Trilha para Cinema. 2014. (Oficina).
Maranhão na tela.Figurino. 2014. (Oficina).
Arte Açu.Stop Motion. 2013. (Oficina).
Seminário de Dezembro.Articulações teórico-metodológicas da pedagogia Histórico Crítica com a luta pela educação pública. 2013. (Seminário).
XIV Semana Transdisciplinar da Kroton. 2013. (Seminário).
XIV Semana Transdisciplinar da Kroton. 2013. (Oficina).
I Semana da engenharia. 2012. (Outra).
Produções bibliográficas
-
KRAN, D. M. P. . O ENCOURAÇADO PONTENKIN: análise da construção imagética do filme. In: IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia Imagina (R)Existências, 2019, São Luís. Simpósio Nacional de Arte e Mídia Imagina (R)Existências. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 1. p. 178-180.
Outras produções
CESTARI, G. A. V. ; KRAN, D. M. P. . Edição e animação de 4 documentários do Projeto Era uma vez em Itamatatiua. 2022.
OLIVEIRA, P. V. M. S. ; KRAN, D. M. P. . Design do aplicativo de ensino de Arte Artlink Visual. 2021.
KRAN, D. M. P. ; BOULLOSA, C. P. ; COSTA, A. M. . Coordenação gráfica da coletânea Vamos lá: educação financeira para todos. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
KRAN, D. M. P. . Animação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KRAN, D. M. P. . II Arte Açu evento. 2015. (Produção gráfica da Identidade Visual do II Arte Açu Evento).
KRAN, D. M. P. ; KRAN, D. M. P. . Luzes. 2017. Instalação.
KRAN, D. M. P. . Olhos e Bocas ? 1ª Temporada. 2025 (Websérie ficcional independente).
CUNHA, C. ; MELMONTE, S. ; KRAN, D. M. P. . VAI VIVER TUA VIDA, MULHER. 2024 (VIDEOCLIPE).
KRAN, D. M. P. . Piloto da Série Olhos e Bocas. 2023 (Episódio Piloto).
COSTA, A. M. ; KRAN, D. M. P. . Direção do documentário ?De olhos abertos no Campeão?. 2022 (documentário).
KRAN, D. M. P. ; COSTA, A. M. . Vai Comadre Vai. 2021 (Vídeo Clipe).
FERNANDO, M. ; KRAN, D. M. P. . O lado mais ouvido do disco. 2021 (VIDEOCLIPE).
CUNHA, C. ; KRAN, D. M. P. . Você vai lembrar de mim. 2020 (DIREÇÃO DE VIDEOCLIPE).
VIANA, V. ; KRAN, D. M. P. . Brasilha. 2019 (VIDEOCLIPE).
CUNHA, I. ; CUNHA, W. ; KRAN, D. M. P. . A FÉ NO AMOR VIROU FEMINICÍDIO. 2019 (VIDEOCLIPE).
KRAN, D. M. P. ; LEAL, L. . @antimonotoniax. 2019 (CURTA).
FERNANDO, M. ; CUNHA, C. ; KRAN, D. M. P. . PAZ E AMOR. 2018 (VIDEOCLIPE).
KRAN, D. M. P. . Servidos?. 2015 (CURTA DE ANIMAÇÃO).
Prêmios
2024
Premiação de Apoio a micro e pequenas empresas do audiovisual, SECMA, Lei Paulo Gustavo.
2023
Indicação de melhor direção de webserie, Rio Web Fest.
2023
Indicação de melhor créditos iniciais e finais., Rio Web Fest.
2023
Indicação de melhor webserie de drama, Rio Web Fest.
2020
Premiação com fomento a projetos audiovisuais pelo Estado do Maranhão, Lei Aldir Blanc - nº 14.017/20, com o argumento de longa-metragem ?Severina?., SECMA.
2016
Premiação com a pesquisa ?História, política e imagem dialética em Maranhão 66 revisitando nas perspectivas das artes, das ciências sociais e da comunicação? no Seminário de Iniciação Científica/ SEPP, SEPPIE.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Faculdade Santa Terezinha - CESTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Atua como professora do ensino superior desde agosto de 2021, ministrando as disciplinas: UX Experiência do Usuário (Sistemas de Informação), Marketing, Empreendedorismo e Inovação, Pesquisa de Mercado(Administração) e Gestão de Serviços de Estética (Estética e Cosmética), com foco em processos criativos, inovação e mercado.Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) CEST (2025). Representante docente do curso de Administração junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Santa Terezinha CEST. Participação ativa nas reuniões e decisões institucionais acadêmicas, com ênfase em projetos pedagógicos, resoluções de especialização e expansão de cursos na área da saúde, gestão e tecnologia.
2018 - Atual
Corça ProdutoraVínculo: Fundadora, Enquadramento Funcional: Produtora Audiovisual, Carga horária: 30
Outras informações:
Fundadora e diretora da Corça Produtora, empresa com sete anos de atuação na indústria criativa. Lidera projetos audiovisuais de impacto cultural e social com foco em representatividade, inovação e fortalecimento de artistas e técnicos locais. Criadora da websérie "Olhos e Bocas", premiada com Melhor Direção de Arte e Melhor Atriz Principal no 46 Festival Guarnicê de Cinema (2023), indicada ao Rio Web Fest e patrocinada pela Lei Paulo Gustavo. A série ultrapassou 100 mil visualizações nas plataformas digitais e foi reconhecida como marco de representatividade lésbica no Maranhão.
2017 - 2017
ONG FormaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de mídia e tecnologia, Carga horária: 10
Outras informações:
Como estagiária de produção audiovisual, teve como principais atividades: roteirização, planejamento de ação, cobertura audiovisual de eventos, cobertura fotográfica de eventos, edição de vídeos, edição de imagens e intermediação com colaboradores estrangeiros para promoção da imagem da ONG Formação. Link: https://www.youtube.com/watch?v=dikNzzmjoXY
2018 - 2018
PROGRAMA DE TV ELAS POR ELAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Videomaker, Carga horária: 6
Outras informações:
Como videomaker, gravou e editou diversos episódios do programa exibido na TV. Link: https://www.youtube.com/watch?v=sHYKUGdMNEk
2022 - 2022
Formação Faculdade IntegradaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Artes Visuais/ Animação, Carga horária: 3
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Artes Visuais/Animação (carga horária de 16h) no curso de Pedagogia da Faculdade Formação Faculdade Integrada (FFI), no ano de 2022.
2014 - 2015
Museu de Artes VisuaisVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou como bolsista no Museu de Artes Visuais (MAV), desenvolvendo atividades educativas e culturais com o público visitante. Realizou mediações em exposições, oficinas com crianças e adolescentes, e colaborou em ações de acessibilidade, produção e catalogação de obras do acervo.
2017 - 2017
NITRAMVínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente de cinema, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como assistente de direção no média-metragem Vento Menino, contrato pelo Nitram Cultural em agosto de 2017, Dirigido por Edemar Miqueta. O filme recebeu menção honrosa no Cine Tamoio (RJ).
2015 - 2016
Centro educacional de jovens e adultosVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Arte e Literatura, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou aulas de Artes Visuais para turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJAD), com foco em práticas pedagógicas interativas, incentivo à criatividade e expressão artística, no período de agosto de 2015 a janeiro de 2016.
2018 - 2018
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO LUISVínculo: Jurada na Passarela do Samba, Enquadramento Funcional: Seleção, Carga horária: 24
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dandara Maira Pastana Kran e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?