Rodrigo Cruz Tavares Bezerra
Possui graduação em Desenho industrial Projeto do Produto pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e MBA em Gestão Estratégica de pessoas (2016). Atualmente, é Consultor Líder de Experiência do usuário na ThoughtWorks. Possui experiência na área de interface para software e desenvolvimento de jogos para celular, desenvolvendo e coordenando equipe de arte no porting e desenvolvimento de mais de 15 títulos. Forte atuação em desenvolvimento 3D para Mobile. Atuou como lider / coordenador de equipes de design remotamente. Hoje atua como designer de Interação com foco em usabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2014 - 2016
MBA em Gestão estratégica de pessoas. (Carga Horária: 360h). , Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil. , Título: GESTÃO DE COLABORADORES REMOTOS UMA REALIDADE NO MERCADO DE TI. , Orientador: Fredy Junior da Silva. , Palavras-chave: Gestão.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Interaction Latin America 18. Interaction latin America 18. 2018. (Congresso).
Campus Party Recife 2013. O Novo Big Bang: Quando Big Data encontra Design de Interação. 2014. (Congresso).
Interaction south america 2013. UX + Big data. 2013. (Congresso).
Encuentro Latinoamericano de Diseño 2010. Prototipación electrónica en diseño. 2010. (Congresso).
Interaction South America. 2010. (Congresso).
Participação em bancas
BEZERRA, R. C. T.FILENO, Érico F.. J. dos Santos. Análise dos padrões de acessibilidade para desenvolvimento de sites com objetivo de melhorar a experiência na WEB para pessoas com deficiência visual. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
BEZERRA, R. C. T.FILENO, Érico F.. A Experiência do Usuário e o Monitoramento de Atividades Físicas por Meio do Aplicativo Nike+ Running. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
BEZERRA, R. C. T.FILENO, Érico F.. vida+. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. HEURÍSTICAS PARA A AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE PRODUTO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. HEURÍSTICAS PARA A AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE PRODUTO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Melhora da experiência cotidiana do paciente em tratamento contra o câncer. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Pesquisa de Tendências e Experiência do Usuário Para Inserção de Uma Nova Marca e Produto no Mercado de Eletroportáteis de Cozinha.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Fármula ? Serviço para farmácias de manipulação e usuários conectados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Workshops para a construção de personas como plataforma de engajamento à cocriação: Um caso de estudo na área de e-commerce. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. KNOWLEDGE-BASED SYSTEM FOR SUPPORTING CREATIVITY IN DESIGN: USABILITY. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Desenvolvimento de Portal Educacional para o reforço escolar de estudantes do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Plataforma de Crowdfunding para financiar projetos de eventos culturais.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Utilização da realidade aumentada no M-commerce como ferramenta de experimentação do produto. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Saberes e Sabores: Histórias de receitas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Existe Design Thinking? Uma análise histórica sobre a origem do Design Thinking. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. O Objeto de leitura: Uma reflexão sobre o conhecimento do usuário a partir da sua materialidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Análise de usabilidade em sites de comércio eletrônico para dispositivos móveis. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Design Centrado no Usuário aplicado a criação de brinquedos, indo além do ?touchscreen?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. A Criança como agente no centro de seu desenvolvimento criativo e interacional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Ambientes de Aprendizagem Interativos e suas relações com a sustentabilidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Pesquisa em design: comida como interface de interação social. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Conceito RFPS - Realistic First Person Simulation. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. inComun: co-criação em plataforma online de comunicação para organizações sem fins lucrativos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Você Plural: Design de serviços aplicado à aprendizagem de idiomas. 2013.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. A. Dias. Design de Negócios Sustentáveis: uma abordagem centrada no cidadão. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. TaxiPhone: design de um serviço de táxi. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Atividades cotidianas mediadas por aplicações em dispositivos móveis - estudo de caso do aplicativo Nike+ Running. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. "customização" é Design?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Pesquisa de tendências de design e experiência do usuário para o mercado editorial: como as pessoas lerão no futuro?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Logicraft: desenvolvimento de um Serious Game para o Design de Serviços Logísticos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Estudo Etnográfico com o usuário: Colecionadores de Vinil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
FILENO, Érico F.BEZERRA, R. C. T.. Repensando a experiência do usuário no provador de roupas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo.
Orientou
Design Thinking no processo de entrega de correções e melhorias de software em uma empresa de desenvolvimento de software; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo; (Orientador);
Análise da origem e metodologias do Design Thinking em paralelo as metodologias de gerenciamento de projetos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo; Orientador: Rodrigo Cruz Tavares Bezerra;
J; dos Santos; Análise dos padrões de acessibilidade para desenvolvimento de sites com objetivo de melhorar a experiência na WEB para pessoas com deficiência visual; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo; Orientador: Rodrigo Cruz Tavares Bezerra;
Pesquisa de Tendências e Experiência do Usuário Para Inserção de Uma Nova Marca e Produto no Mercado de Eletroportáteis de Cozinha; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo; Orientador: Rodrigo Cruz Tavares Bezerra;
Gestão de projetos para freelancers; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo; Orientador: Rodrigo Cruz Tavares Bezerra;
Criação coletiva de um aplicativo móbile: a contribuição de programadores e gerente de projeto de tecnologia da informação na criação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design centrado no usuário) - Universidade Positivo; Orientador: Rodrigo Cruz Tavares Bezerra;
Produções bibliográficas
-
BEZERRA, R. C. T. . O Novo Big Bang: Quando Big Data encontra Design de Interação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BEZERRA, R. C. T. . Rota 66. 2005.
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2007
Samsung Inovation, Descrição: projeto de pesquisa em novos produtos / inovação para Samsung. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cruz Tavares Bezerra - Coordenador.
-
2005 - 2006
Projeto Motocoder, Descrição: pesquisa de plataforma 3d para celulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cruz Tavares Bezerra - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. , Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, Campo Comprido, 81280330 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33730605
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade PositivoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 24
Outras informações:
professor da disciplina de prototipação - modelagem da Pós Graduação em Design Centrado no usuário.
2002 - 2016
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do RecifeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Designer atuando na área de experiência do usuário, desenvolvendo pesquisas e protótipos.
Atividades
-
08/2002
Pesquisa e desenvolvimento , C.E.S.A.R., .,Linhas de pesquisa
2014 - Atual
instituto singularidadesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor da disciplina de prototipação
2016 - Atual
ThoughtWorksVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Líder em Experiência do usuário, Carga horária: 40
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Sistema de interação colaborativa entre jogos multi-jogador de gêneros diferentes | 26/12/2008 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Cruz Tavares Bezerra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?