Mílvia Oliveira Cerqueira
Mestre em Planejamento Territorial, Especialista em Geografia, História e Meio Ambiente, Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
Desenvolve estudos e trabalhos em geografia, território, paisagem e análise ambiental, acrescido de didáticas e metodologias do ensino de geografia e ciências humanas, história da ciência e pesquisa na formação acadêmica.
Executa atividade docente em nível superior (graduação e pós-graduação), nas áreas de Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino de Geografia e Ciências Humanas, Urbanismo, Gestão Ambiental e Projetos interdisciplinares. Desenvolve trabalhos educacionais de elaboração e revisitação de matrizes curriculares e sequências didáticas no que tange o ensino de geografia e ciências humanas. Apta a ministrar aulas em Educação Básica, cursos técnicos e preparatórios para vestibulares e seleções/concursos públicos.
Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Pós Graduação em Planejamento Territorial
2013 - 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO TERRITÓRIO DO SISAL-BAHIA,Ano de Obtenção: 2015
Jocimara Souza Britto Lobão.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Análise sistêmica; Patrimônio ambiental; Uso e cobertura de terras; Geoprocessamento.
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, MEIO AMBIENTE E HISTÓRIA
2017 - 2018
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Graduação interrompida em 2014 em Bacharelado em Geografia
2013 - interrompida
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: MAPEAMENTO DE USO E COBERTURA DAS TERRAS NO TERRITÓRIO DO SISAL-BAHIA
Orientador: Raquel Matos Cardoso do Vale
Ano de interrupção: 2014
Graduação em Licenciatura em Geografia
2008 - 2013
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: COMPREENSÃO DO LUGAR E DO MUNDO
Orientador: Cléa Cardoso da Rocha
Formação complementar
2013 - 2013
Introdução a layout de mapas. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
NDVI aplicado a estudos ambientais. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Meio Ambiente.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Planejamento urbano e territorial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
Organização de eventos
CERQUEIRA, M. O. . VI FEIRA DE PROFISSÕES DA FATEC. 2018. .
CERQUEIRA, M. O. . II Edição do Projeto O Mestre da Vez. 2016. (Outro).
CERQUEIRA, M. O. . IX Encontro Baiano de Estudantes de Geografia (EBEGEO). 2013. (Congresso).
CERQUEIRA, M. O. . 1º Seminário do Grupo de Pesquisa GEONAT. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
Café Filosófico - FATEC/BA. 2018. (Outra).
FATEC CIDADÃ 2018.1. 2018. (Feira).
VI FEIRA DE PROFISSÕES - 2018.1 - FATEC/BA. 2018. (Feira).
Congresso Internacional de Educação. 2015. (Seminário).
III Seminário Interdisciplinar sobre Temas Transversais.O fascínio do fazer docente. 2015. (Seminário).
Sociedades,Territorios y Política. 2014. (Seminário).
9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia.Morfometria do relevo com dados SRTM/NASA para análise da desertificação no Território do Sisal-Bahia. 2012. (Simpósio).
VIII Encontro Baiano de Estudantes de Geografia - EBEGEO. 2012. (Seminário).
VII Seminário Latino-Americano de Geografia Física e III Seminário Ibero-Americano de Geografia Física.DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO SEMIÁRIDO E CONDICIONANTES PARA A DESERTIFICAÇÃO NO TERRITÓRIO DO SISAL (BAHIA). 2012. (Seminário).
VIII Encontro Baiano De Geografia e X Semana De Geografia Da UESB.Processos de degradação e desertificação no Território do Sisal ? Bahia. 2011. (Seminário).
VIII Encontro Baiano De Geografia e X Semana De Geografia Da UESB.Processos de degradação e desertificação no Território do Sisal ? Bahia. 2011. (Seminário).
XV Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal - Bahia. 2011. (Seminário).
I Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais - GEOMOV. 2010. (Seminário).
VII Encontro Baiano de Estudantes de Geografia - EBEGEO.ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO TERRITÓRIO DO SISAL ? BAHIA, BRASIL. 2010. (Seminário).
VII Feira do Semi-árido.Território do Sisal-Bahia: condicionantes morfoclimáticos para a degradação ambiental. 2010. (Outra).
XIV Semana de Geografia da UEFS - SEMAGEO. 2010. (Seminário).
XIV Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal - Bahia. 2010. (Seminário).
II Semana de Educação de Jovens e Adultos: Paulo Freire: compromisso, utopia e críticas. 2009. (Seminário).
Oeste da Bahia: Veredas, Trilhas e Caminhos do Além São Francisco. 2009. (Seminário).
XIII Semana de Geografia da UEFS - SEMAGEO. 2009. (Seminário).
Legislação ambiental no território semi-árido. 2008. (Oficina).
VI Feira do Semi-Árido. 2008. (Seminário).
Comissão julgadora das bancas
MACHADO, Ricardo A. S.; OLIVEIRA JUNIOR, Israel;VALE, R. M. C.. Mapeamento de uso e cobertura das terras do Território do Sisal-Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MACHADO, R. A. S.. Mapeamento de Uso e Cobertura das Terras do Território do Sisal - Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. B.LOBAO, J. S. B.; TORRES, A. P.. Vulnerabilidade ambiental do territorio de sisal - Bahia. 2014.
LOBAO, J. S. B.; TORRES, A. P.;SILVA, Ardemírio de Barros. A Vulnerabilidade Ambiental no Território do Sisal-Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
LOBAO, J. S. B.; TORRES, A. P.;SILVA, Ardemírio de Barros. Vulnerabilidade ambiental do Território do Sisal-BA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento Territorial) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
VALE, R. M. C.;OLIVEIRA JUNIOR, I.; MACHADO, R. A. S.. Mapeamento de uso e cobertura das terras no Território do Sisal-Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Orientou
A implementação do Programa Mais Educação no município de Pojuca-BA; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Santo Antônio; (Orientador);
Foi orientado por
Mapeamento de uso e cobertura das terras do Território do Sisal-Bahia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Raquel de Matos Cardoso do Vale;
Mapeamento Geomorfológico de áreas suscetíveis à degradação e desertificação no Território do Sisal-Bahia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Raquel de Matos Cardoso do Vale;
Análise socioeconômica do Território do Sisal, Bahia: subsídio para avaliação do processo de desertificação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Raquel de Matos Cardoso do Vale;
Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal-Bahia; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Raquel de Matos Cardoso do Vale;
Vulnerabilidade Ambiental do Territorio do Sisal-Bahia; 2015; Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Jocimara Souza Britto Lobão;
Produções bibliográficas
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO SEMIÁRIDO E CONDICIONANTES PARA A DESERTIFICAÇÃO NO TERRITÓRIO DO SISAL (BAHIA). Revista Geonorte , v. 2, p. 1433-1446, 2012.
-
CERQUEIRA, M. O. . Tecnologias aplicadas à mensuração da vulnerabilidade ambiental no Território do Sisal ? Bahia. In: 1º SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA GEONAT, 2013, Feira de Santana. Anais do 1º SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA GEONAT, 2013.
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Processos de degradação e desertificação no Território do Sisal ? Bahia. In: VIII ENCONTRO BAIANO DE GEOGRAFIA/X SEMANA DE GEOGRAFIA DA UESB, 2011, Vitória da Conquista - Bahia. Análise Ambiental na Perspectiva da Geografia. Vitória da Conquista - Bahia: UESB, 2011. p. 01-15.
-
CERQUEIRA, M. O. ; OLIVEIRA ; SOUZA . Inselbergs e sua gênese no semi-árido baiano. In: VIII ENCONTRO BAIANO DE GEOGRAFIA/X SEMANA DE GEOGRAFIA DA UESB, 2011, Vitória da Conquista - Bahia. Análise Ambiental na Perspectiva da Geografia. Vitória da Conquista - Bahia: UESB, 2011. p. 01-15.
-
CERQUEIRA, M. O. . Análise geoambiental do Território do Sisal-Bahia, Brasil. In: VII Encontro Baiano de Estudantes de Geografia - EBEGEO, 2010, Serrinha - Bahia. VII EBEGEO - ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA, 2010.
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Análise socioeconômica do Território do Sisal, Bahia: Subsídio para avaliação do processo de desertificação. In: XVII Semana de Iniciação Científica (SEMIC), 2013, Feira de Santana. Anais do XVII Semana de Iniciação Científica (SEMIC). Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2013.
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Morfometria do relevo com dados SRTM/NASA para análise da desertificação no Território do Sisal-Bahia. In: 9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9º Sinageo, 2012. p. 01-05.
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Mapeamento Geomorfológico de áreas suscetíveis à degradação e desertificação no Território do Sisal-Bahia. In: XVI Semana de Iniciação Científica (SEMIC), 2012, Feira de Santana. Anais do XVI Semana de Iniciação Científica (SEMIC). Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2012. p. 1825-1828.
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal - Bahia. In: XV Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2011, Feira de Santana, BA. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2011.
-
CERQUEIRA, M. O. . Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal - Bahia. In: XIV Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2010, Feira de Santana - Bahia. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS. Feira de Santana-Bahia: Gráfica Clínica dos Livros, 2010.
-
CERQUEIRA, M. O. . Território do Sisal-Bahia: condicionantes morfoclimáticos para a degradação ambiental. In: VII Feira do Semi-árido, 2010, Feira de Santana. Anais da VII Feira do Semi-árido. Feira de Santana: UEFS, 2010.
-
CERQUEIRA, M. O. ; SOUZA ; SILVA ; OLIVEIRA . A oriegem dos inselbergues no Semi-árido Nordestino. In: XIV Semana de Geografia, 2010, Feira de Santana, Bahia. Anais da XIV Semana de Geografia, 2010.
-
CERQUEIRA, M. O. . Metodologias Ativas no ensino de História e Geografia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CERQUEIRA, M. O. . A Transversalidade da Dimensão Ambiental para a Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CERQUEIRA, M. O. . Oficina de Práticas Integradoras em Educação Ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CERQUEIRA, M. O. . Tecnologias aplicadas à mensuração da vulnerabilidade ambiental no Território do Sisal ? Bahia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Análise socioeconômica do Território do Sisal, Bahia: Subsídio para avaliação do processo de desertificação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Morfometria do relevo com dados Srtm/Nasa para análise da desertificação no Território do Sisal-Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Mapeamento Geomorfológico de áreas suscetíveis à degradação e desertificação do Território do Sisal-Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Processos de degradação e desertificação no Território do Sisal ? Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal - Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. ; SOUZA ; OLIVEIRA . Inselbergs e sua gênese no semi-árido baiano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. . Análise geoambiental do Território do Sisal-Bahia, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. . Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal-Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CERQUEIRA, M. O. . Território do Sisal-Bahia: condicionantes morfoclimáticos para a degradação ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CERQUEIRA, M. O. ; OLIVEIRA ; SILVA ; SOUZA . A origem dos inselbergues no Semi-árido Nordestino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CERQUEIRA, M. O. . Formação Docente em Educação Cartográfica: uma aproximação dos lugares e do mundo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CERQUEIRA, M. O. . Matrizes de Referência em Geografia, História, Sociologia e Filosofia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matrizes de Referência da Educação Básica em Ciências Humanas).
CERQUEIRA, M. O. . Participação da autorização do curso de nível superior de Bacharelado em Enfermagem. 2017. (Autorização de curso de nível superior - FATEC/BA).
CERQUEIRA, M. O. . Empreendedorismo e Marketing Educacional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CERQUEIRA, M. O. . Formação de professores em Metodologia e Didática do Ensino de Ciências Humanas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CERQUEIRA, M. O. ; LOBAO, J. . Vulnerabilidade ambiental do território do Sisal. 2015. (Relatório de pesquisa).
CERQUEIRA, M. O. ; LOBAO, J. . Vulnerabilidade ambiental do Território do Sisal. 2014. (Relatório de pesquisa).
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Análise temporal de dados socioeconômicos para subsidiar o processo de desertificação no Território do Sisal, Bahia. 2013. (Relatório de pesquisa).
CERQUEIRA, M. O. . Aula sobre Mapeamento Geomorfológico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Mapeamento Geomorfológico de áreas suscetíveis à degradação e desertificação no Território do Sisal-Bahia. 2012. (Relatório de pesquisa).
CERQUEIRA, M. O. ; VALE, R. M. C. . Formação de Banco de Dados geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal-Bahia. 2011. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
Evolução Socioeconômica e Desertificação no Polo Jeremoabo-BA, Descrição: O nordeste da Bahia é afetado por clima árido, sem nenhum excedente hídrico, com precipitações médias anuais entre 300 e 500mm (INMET, 1992/BAHIA, SEI, 1997). O core de maior aridez do estado Raso da Catarina e Rodelas está localizado nessa região, cujas condições climáticas concorreram para a evolução de paisagens fortemente marcadas pela caatinga hiperxerófila e acentuada escassez em recursos hídricos. As águas do rio São Francisco e das barragens são predominantemente restritas aos vetores de irrigação e os aquíferos subterrâneos, apesar de apresentar grande potencial para uso, ocorrem em profundidades superiores a 1.000 m (GUERRA e NEGRÃO, 1996) o que exclui seu acesso à parte significativa dos produtores. Este contexto tão desfavorável à ocupação humana explica ser esta uma das regiões menos povoadas da Bahia, sobretudo nas áreas de aridez mais aguda, como por exemplo, ao longo da margem direita do rio São Francisco, Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e tabuleiros do Raso da Catarina e do Itapicuru. A agropecuária é a principal atividade exercida pelas populações locais, com plantio de sequeiro, fortemente restrito à estação chuvosa, e pecuária de caprinos, ovinos e bovinos. Quando há interferência do fenômeno La Ninã esta limitação é agravada e pode, inclusive, impedir totalmente a realização da agropecuária e gerar severa escassez de alimentos. Mais de 30% da área total do Polo (VALE, 2010) é ocupada por agropecuária praticada, sobretudo, nas depressões, onde ocorrem relevos suave-ondulados e solos menos rochosos. Os caprinos constituem os maiores rebanhos e, em geral são criados soltos na caatinga, junto com o gado. Sazonalmente são transferidos para os tabuleiros e serras durante os meses de seca, quando os pastos naturais tornam-se muito pobres, pela perda da folhagem da caatinga e das gramíneas, ou desaparecem. Os estudos sobre desertificação são consensuais ao atribuir o fenômeno às transformações ecológicas de origem natural e/ou às interferências antrópicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
-
2009 - Atual
Degradação ambiental e processos de desertificação no Estado da Bahia, Descrição: Descrição: Mapeamento de àreas suscetíveis à desertificação ASD's na Bahia, com eleboração de um Atlas, para subsidiar o Plano de Combate à Desertificação e Mitigação contra os efeitos da Seca, a ser publicado e executado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima - INGÁ/ Bahia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Prêmios
2016
Aprovação em 11º lugar no Concurso Público 01/2015 para Professor de Geografia, Prefeitura municipal de Dias D'Ávila.
2016
Aprovação em 01º lugar no Concurso Público do Município de Cipó (Bahia), Edital 001/2016, Professor de Geografia, Prefeitura Municipal de Cipó (Bahia).
2015
Aprovação em 4º lugar em Seleção Pública para Professor Substituto da Universidade Estadual da Bahia - Campus XI, Universidade Estadual da Bahia.
2014
Aprovação na 5ª colocação em Seleção Pública para Professor Substituto ( Edital 006/2013), na área de Metodologia da Pesquisa e Conhecimentos Instrumentais em Geografia,, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2014
Aprovação em 08º lugar no Concurso Público 01/2014 para Professor de Geografia do município de Candeal, Prefeitura Municipal de Candeal - Bahia.
2014
Aprovação na 8ª colocação em Concurso Público (Edital 001/2014), para Professor de Geografia, Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos - Bahia.
2012
Aprovação na 3ª colocação em Concurso Público (Edital 006/2011), para Professor de Geografia, Prefeitura Municipal de Araci - Bahia.
2012
Amigo da turma - Formatura solene de Geografia 2012.1, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2011
Melhor poster no XV Seminário de Inicação Científica (Semic). "Formação de Banco de Dados Geográficos para subsidiar processo de desertificação no Território do Sisal-Bahia", Universidade Estadual de Feira de Santana.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Faculdade de Tecnologia e Ciências da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra os componente curriculares: - Gestão Socioambiental - Introdução a Arquitetura e Urbanismo - Metodologia Científica Coordenador de Atividades Complementares
Atividades
-
12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação, Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade.,Linhas de pesquisa
-
08/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Socioambiental
-
08/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Arquitetura e Urbanismo
-
08/2016
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
02/2016
Direção e administração, Coordenação, .,Cargo ou função, Coordenação de Atividades Complementar.
2017 - Atual
Fundação José CarvalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Articulador de Ciências Humanas, Carga horária: 25
Outras informações:
Articulador de Ciências Humanas - Núcleo Pedagógico - Superintendência Executiva Educacional
2016 - 2017
Plataforma Freire - Campus CatuVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou aulas relacionadas ao Ensino de Geografia e História; Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre A dimensão ambiental no campo da Educação Ambiental.
2016 - 2016
Faculdade de Santo AntônioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou os componentes curriculares: - Metodologia do Ensino de Geografia - Metodologia Científica
Atividades
-
03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante - Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE - Curso de Pedagogia.
-
02/2016 - 08/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Metodologia do Ensino de Geografia
-
02/2016 - 08/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
02/2016 - 08/2016
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia científica
2016 - 2017
Secretaria Municipal de Educação de Dias d'Ávila (BA)Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Geografia - Fundamental II
2015 - 2016
Secretaria Municipal de Educação de Dias d'Ávila (BA)Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Escolar, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora da Escola Municipal Professora Anfrísia Santiago Cargo comissionado
Atividades
-
04/2015 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Escolar da Escola Municipal Professora Anfrísia Santiago, .,Cargo ou função, Presidente de Conselho Escolar.
2013 - 2015
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado profissional - FAPESB, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de Mestrado Profissional Título do projeto: Vulnerabilidade Ambiental do Território do Sisal - Bahia
2012 - 2013
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica - FAPESB, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica Título do projeto: Análise socioeconômica do Território do Sisal, Bahia: subsídio para avaliação do processo de desertificação
2012 - 2012
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do curso Universidade Para Todos, Carga horária: 12
Outras informações:
Desenvolveu atividades docentes em Geografia no curso preparatório para vestibular Universidade Para Todos. Projeto organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
2010 - 2012
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica - PROBIC, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica Título do Projeto (2010- 2011): Formação de Banco de Dados geográficos para subsidiar estudos do processo de desertificação no Território do Sisal-Bahia Título do Projeto (2011 - 2012): Mapeamento geomorfológico de áreas suscetíveis à degradação e desertificação no Território do Sisal-Bahia
2010 - 2011
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Agente administrativo, Carga horária: 30
Atividades
-
07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução.,Linhas de pesquisa
2016 - 2017
Colégio RenovaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia
Outras informações:
Professor de Geografia do Ensino Médio
2013 - 2013
Colégio InterativoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20
2007 - 2008
Colégio InterativoVínculo: Professor auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 20
2005 - 2006
Centro Cultural de AraciVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de biblioteca, Carga horária: 12
Você é Mílvia Oliveira Cerqueira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mílvia Oliveira Cerqueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?