José Ataide Miranda Barretto

Mestre em Ciência Política pelo Centro Universitário Euroamericano - UNIEURO, Especialista em Análise de Sistema Organizacionais pela Fundação Centro de Formação do Servidor Público - FUNCEP, graduado em Administração pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF e Engenharia Mecânica pela UNB, Atualmente é Cotista e Assessor Especial da Diretoria da União Pioneira de Integração Social - UPIS, professor da Academia da Policia Militar do DF e Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-DF, Ex Conselheiro Federal do Conselho Federal de Administração - CFA e Vice Presidente da Organização Latino Americana de Administração- OLA Internacional. Foi Presidente do Conselho Regional de Administração do DF, Ex Analista de Processo do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, fundador da Barretto Consultores e da Associação Nacional de Profissionais de Administração- ANPRA, Sócio Gestor da 7BA Tecnologia, Ex Executivo do Governo do Distrito Federal, Câmara Legislativa do DF Administrador Regional Interino da Cidade do Cruzeiro-DF e Secretario Geral do Companhia do Metropolitano do DF. Ministra palestras no Brasil e Exterior, com foco na Análise de Mercado para Administradores e Tecnólogos. Atua como Consultor de Empresas na área Gestão Competitiva e de Negócios. É idealizador e orientador de diversos Congressos e Eventos Técnicos profissionais nos segmentos que atua.Tem larga experiência na área de Gestão Empresarial, com ênfase em Desenvolvimento Organizacional, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de RH, Negociação e Análise de Mercados.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência Política

2007 - 2009

CENTRO UNIVERSITÁRIO EUROAMERICANO
Título: CONSELHOS PROFISSIONAIS: LIMITAÇÕES AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. UMA VISÃO DOS PROFISSIONAIS REGISTRADOS NO DF.,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: José Deocleciano Silva Junior

Especialização em Análise de Sistemas

1986 - 1987

Fundação Centro de Formação do Servidor Público
Título: Análise de Sistemas

Graduação em Administração

1979 - 1983

Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal

Graduação em Engenharia Mecânica

1975 - 1979

Universidade de Brasília, UnB

Graduação interrompida em 1975 em Engenharia Civil

1974 - interrompida

Escola de Engenharia de Volta Redonda
Ano de interrupção: 1975

Curso técnico/profissionalizante

1993 - 1993

Fundação Eduacacional do Distrito Federal

Formação complementar

2006 - 2006

Mediação e Arbitragem. (Carga horária: 144h). , Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, CACB, Brasil.

2006 - 2006

I MEDIA TRAINING DO SISTEMA CFA/CRAS. (Carga horária: 12h). , Conselho Federal de Administração, CFA, Brasil.

2000 - 2000

Oratória Emocional & Comunicação Eficaz. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Administração DF, CRA DF, Brasil.

1997 - 1997

Excel 5.0. (Carga horária: 14h). , Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, Brasil.

1996 - 1996

Execução Orçamentaria e Financeira. (Carga horária: 30h). , Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, Brasil.

1996 - 1996

Regime Jurídico Único. (Carga horária: 15h). , Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, Brasil.

1996 - 1996

Gestão Estratégica de Recursos Humanos. (Carga horária: 48h). , ELO Consultoria Empresarial e Produção de Eventos, ELO, Brasil.

1995 - 1995

Regime Juríco Único. (Carga horária: 20h). , Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, Brasil.

1995 - 1995

Introdução ao Processamento de Dados. (Carga horária: 12h). , Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, Brasil.

1995 - 1995

Básico de Windows. (Carga horária: 32h). , Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, Brasil.

1995 - 1995

Panejamento no Legislativo. (Carga horária: 12h). , Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, Brasil.

1992 - 1992

Parapsicologia e Religião. (Carga horária: 20h). , Centro Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP, Brasil.

1979 - 1979

Extensão universitária em Planejamento e Controle Empresarial. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

1979 - 1979

Extensão universitária em Organização E Métodos. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

1979 - 1979

Extensão universitária em Introdução À Engenharia de Sistemas. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

1978 - 1978

Extensão universitária em Administração por Objetivos. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Eventos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Logística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.

Organização de eventos

BARRETTO, Ataide . Congresso Nacional de Gestão de Pessoas nas Instituições de Ensino Superior - GIS. 2009. (Congresso).

BARRETTO, Ataide . Jornada de Administração. 2008. (Outro).

BARRETTO, Ataide . Fórum Violência Urbana e o Futuro no DF. 2008. (Outro).

BARRETTO, Ataide . Fórum Transporte Público. 2007. (Outro).

BARRETTO, Ataide . III Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão. 2006. (Congresso).

BARRETTO, Ataide . II Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão. 2005. (Congresso).

BARRETTO, Ataide . I Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão. 2004. (Congresso).

BARRETTO, Ataide . XVIII Encontro Brasileiro de Administração. 2002. (Outro).

Participação em eventos

XII Congresso Nacional dos Profissionais de Administração. 2017. (Congresso).

XI Congresso Nacional dos Profissionais de Administração. 2016. (Congresso).

X Congresso Nacional dos Profissionais de Administração. 2015. (Congresso).

IX Congresso Nacional dos Profissionais de Administração. 2014. (Congresso).

VIII Congresso Nacional dos Profissionais de Administração. 2013. (Congresso).

VII Congresso Nacional dos Profissionais de Administração. 2012. (Congresso).

Convenção do Sistema Conselho Federal e Regionais de Administração. 2009. (Outra).

Moderador II Encontro Nacional de Arbitragem E Mediação VI Seminário de Arbitragem e Mediaçao do Mercosul.Mediação e Conciliação- As diferenças práticas e conceituais do setor público e setor privado. 2009. (Seminário).

Palestrante IX Congreso Internacional de Administración y XVI Congreso de Administración del Mercosur. A realidade do mercado de trabalho brasileiro durante a crise. 2009. (Congresso).

Palestrante XVII Congreso Nacional de Estudiantes de Administración CONEA. Mercado de trabalho em tempos complexo. 2009. (Congresso).

Pautar Brasil Fórum Nacional das Profissões. 2009. (Outra).

3º Fórum Nacional Competência & Gestão de Resultados. 2008. (Encontro).

Moderador 1ª FPAP Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Administração Pública.Resgate da auto-estima do servidor em momentos de crise. 2008. (Outra).

Palestrante 1ª Semana do Administrador da UNIDERP INTERATIVA.Administração Profissão do Futuro. 2008. (Outra).

Palestrante 34ª Encontro Nacional de Estudantes de Administração ENEAD.Realidade do Ensino de Administração. 2008. (Encontro).

Palestrante XV Congresso de Administração do Mercosul CONAMERCO. Perspectivas da Administração no Mercosul. 2008. (Congresso).

XV Encontro Latino Americano de Administração / V Congresso Mundial de Administração. 2008. (Congresso).

XX ENBRA Encontro Brasileiro de Administração. 2008. (Encontro).

Palestrante II Congresso Nacional do Sistema CFN/CRN. Integração e Qualidade na Gestão. 2007. (Congresso).

Palestrante XIV Congresso de Administração do Mercosul CONAMERCO. La función de las Universidades em la ensenanza de la Administración:estado octual. 2007. (Congresso).

Planejamento Estratégico do Sistema CFA/CRAs 2007/2010. 2007. (Seminário).

X Fórum Internacional de Administração- FIA IV Congresso Mundial de Administração. 2007. (Congresso).

III Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão. 2006. (Congresso).

Palestrante XII Congreso Internacional de Profisionales em Ciencias Econômicas e XIV Encuentro Latino-Americano de Administración- ENLA. Estatistica da Formação Profissional de Administradores no Brasil. 2006. (Congresso).

IV SEAMERCO Seminário de Mediação e Arbitragem do Mercosul. 2005. (Seminário).

Moderador IX Foro Internacional de Administración-FIA. A nova geografia econômica, um novo desenvolvimento no mundo. 2005. (Congresso).

Palestrante III Congresso de La Comunidad Andina de Naciones y La Region Amazonica. O Administrador no Século XXI. 2005. (Congresso).

Palestrante Semana de Administração da Faculdade JK.Responsabilidade Social Desafio do Administrador. 2005. (Outra).

Palestrante V Semana Acadêmica do Curso de Administração com Habilitação em Marketing.Habilidades e Competências. 2005. (Oficina).

Palestrante XII Congreso de Administracion Del Mercosur- CONAMERCO. Administrando el presente se construye el futuro. 2005. (Congresso).

2ª Jornada de Administração do Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa ICESP. 2004. (Outra).

I Congresso Nacional dos Profissionais de Administração e Gestão. 2004. (Congresso).

VI Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos do Sistema CFA/CRAs. 2004. (Encontro).

X Encontro Nacional dos Agentes de Fiscalização do Sistema CFA/CRAs. 2004. (Encontro).

XVIII Encontro Brasileiro de Administração- ENBRA. 2004. (Encontro).

VIII Fórum Internacional de Administração. 2003. (Congresso).

Internationalen Okologisch-Okonomischen Seminar teilgenommen. 2002. (Seminário).

VII Congresso de Administração. 2002. (Congresso).

XVII Encontro Brasileiro de Administração- ENBRA. 2002. (Encontro).

6º Encontro Nacional de Entidades de Profissionais Liberais. 2001. (Encontro).

Encontro Sergipano de Administração. 2001. (Encontro).

VII Congresso Pan-Americano de Administração e Expo-Copanad-Feira de Administração e Tecnologia. 2001. (Congresso).

VII Fórum Internacional de Administração- FIA VI Congresso Nacional de Administração. 2001. (Congresso).

Moderador XVI Encontro Brasileiro de Administração- ENBRA.Lei de Responsabilidade Fiscal na Administração Pública e sua Repercussão para a Sociedade. 2000. (Encontro).

III Seminário Nacional sobre Qualidade e Avaliação dos Cursos de Graduação em Administração. 1999. (Seminário).

VI FIA, realizada pela WIA- World Institute of Administration. 1999. (Congresso).

1ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais. 1997. (Outra).

I Congresso da OLCPIA- Organização Latino Americana de Colégios e Conselhos Profissionais de Engenharia, Arquitetura,Agronomia. 1986. (Congresso).

II Ciclo de Conferências sobre Transportes Brasileiros. 1976. (Outra).

I Seminário de Estudos sobre Economia Brasileira. 1976. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Celva Maria Martins

GALLARDO, F.;BARRETTO, Ataide. Campanhas de Incentivo como Influenciador Motivacional dos Vendedores da AMIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior Professor Paulo Martins.

Aluno: Michele Mesquita Magalhães

GALLARDO, F.;BARRETTO, Ataide. Implementação de Programa de Qualidade de Vida Focando O Inter-Relacionamento dos Funcionários da COMP LINE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior Professor Paulo Martins.

Aluno: Sandson Barbosa de Azevedo

Carlos Renato Dignat;BARRETTO, Ataide. Avaliação de Treinamento Gerando Vantagem Competitiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Serrana de Ensino Superior.

Produções bibliográficas

  • BARRETTO, Ataide . Educação, Tecnologia e Sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRETTO, Ataide . Metodologias Ativas de Aprendizagem em Administração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

BARRETTO, Ataide . Orientação Profissional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARRETTO, Ataide . Motivação para Vendas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARRETTO, Ataide . Ética no Serviço Público. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2007

Reconhecimento de Serviços Prestados, Conselho Regional de Administração DF.

2007

Reconhecimento por Serviços Prestados, Associação Internacional de Educação Continuada- AIEC.

2005

Medalha do Mérito Alvorada, Governo do Distrito Federal.

2001

Medalha da Ordem do Mérito Brasília, Governo do Distrito Federal.

2000

Honra ao Mérito, Federação Nacional dos Estudantes de Administração.

1997

Prêmio Distrital por Serviços Prestados À Fundação Rotária, Rotary Internacional.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • 7BA Tecnologia. , Quadra SIA Quadra 5-C AE 11 nº 110 Ed. Tassula, sala 204, Zona Industrial (Guará), 71200055 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 30429217

Experiência profissional

2010 - 2011

Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Profesor Especialista

Outras informações:
Disciplina: Marketing

2009 - 2009

Academia de Polícia Militar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina Gestão de Pessoa

2007 - 2012

Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplinas: Negociação empresarial, Tecnologia de gestão, Empreendedorismo, O.S.M

2007 - 2009

União De Ensino Superior Paulo Martins

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas: Marketing

2007 - Atual

União Pioneira de Integração Social

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor de Diretoria, Carga horária: 20

1999 - 2002

Governo do Distrito Federal Secretária de Assuntos Fundiários

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 40

2005 - 2006

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 40

2003 - 2004

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento e Orçamento, Carga horária: 40

1999 - 2002

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 40

1996 - 1999

Governo do Distrito Federal Administração Regional do Cruzeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 40

1991 - 1995

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40

1983 - 1984

Sociedade Educacional Compacto

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

1977 - 1990

Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Administrativo, Carga horária: 40

2011 - 2015

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretário Geral