Luciene Rodrigues Kattah

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) bacharelado em Bioquímica e Imunologia (1994) , lincenciada em Biologia (2019) e em Química (2022), especialista em Educação Inclusiva (2021). Mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutora em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Tem experiência docente na área de capacitação de professores de Ciências e Biologia, aulas de Bioquímica, Fisiologia Humana, Imunologia, Biofísica, Fisiopatologia, Anatomia e Embriologia. Desenvolveu pesquisas nas áreas de Venenos e Toxinas animais, Fixação Biológica de Nitrogênio, Qualidade de vida, Saúde mental e emocional dos educadores e Estresse crônico, Atividade Física e Qualidade de vida. Atuou como coordenadora de diferentes projetos de extensão envolvendo o estresse crônico e qualidade de vida, vídeo aulas de Fisiologia, Instagram de Sistema endócrino e do sistema nervoso, Educação em saúde e fisiologia Humana. Foi coordenadora da Educação do Programa Saúde na Escola no municipio de Prado,além de coordenar e apresentar programa na rádio Prado/FM e UFMG educativa discutindo temas sobre saúde e Educação. Atuou ainda como professora do curso de Medicina da Faculdade Atenas de Paracatu e de Porto Seguro, das Faculdades Faminas BH e de Muriaé e da faculdade Unesulbahia.. Autora do livro, As Bases do Conhecimento Bioquímico (2007). Ministrou aulas em pós-graduações de diferentes instituições de ensino . Atualmente trabalha como docente da Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Bioquímica e Imunologia

1997 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: ESTUDO DOS ÁCIDOS GRAXOS LIBERADOS POR AÇÃO DA CROTOXINA E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM A NEUROTOXICIDADE
Orientador: MARIA ELENA DE LIMA PEREZ GARCIA
, Ano de obtenção: 2001. Coorientador: Marcelo Santoro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: CROTOXINA; LIPÍDEOS; NEUROTOXICIDADE.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Bioquímica e Imunologia

1996 - 1997

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Efeito da Crotoxina sobre o sistema de captação de colina na preparação de músculo longitudinal-plexo mioentérico de íleo de cobaia
Orientador: Maria Elena de Lima Perez Garcia
, Ano de Obtenção: 1997.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em ?Educação Inclusiva?

2021 - 2021

Faculdade Metropolitana EAD
Título: Educação, inclusive a inclusão

Graduação em EAD - segunda R2 em Química

2021 - 2022

R2 Educacional LTDA

Graduação em Ciências Biológicas

2018 - 2019

Faculdades Integradas de Ariquemes
Título: Licenciatura em Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

1990 - 1994

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Caracterização de estirpes de Rhizobium nativas, isoladas em áreas de cultivo do feijoeiro em solos do cerrado
Orientador: Nadja Maria Horta de Sa

Formação complementar

2025 - 2025

Neurociências para Terapeutas. (Carga horária: 60h). , lucaskane, LK, Brasil.

2024 - 2024

Medicina do sono. (Carga horária: 35h). , Veduca Brasil, VEDUCA, Brasil.

2023 - 2023

Neurociências Aplicada a Educação. (Carga horária: 32h). , Universidade de São Paulo, FFCRLP, Brasil.

2021 - 2021

Educação Sexual na Adolescência. (Carga horária: 280h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2021 - 2021

Portas Abertas para Inclusão - Educação Física Inclusiva - EAD. (Carga horária: 40h). , Instituto Rodrigo Mendes, IRM, Brasil.

2021 - 2021

Implementando o programa de Saúde na Escola - PSE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2006

ELABORAÇÃO DE PORTIFÓLIO. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

2004 - 2004

TUTORIA NO ENSINO A DISTÂNCIA. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

2004 - 2004

Autoria no ensino a distância. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

1993 - 1993

SALVAMENTOS E PRIMEIROS SOCORROS EM SITUAÇÕES DIVE. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1991 - 1991

PLANTAS MEDICINAIS. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Venenos e Toxinas Animais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Educação em Saúde.

Organização de eventos

KATTAH, L. R. . III Mostra de Trabalho Interdisciplinar. 2013. (Outro).

KATTAH, L. R. . II Mostra de Trabalho Interdisciplinar. 2013. (Outro).

KATTAH, L. R. . I Mostra de Trabalho Interdisciplinar. 2012. (Outro).

KATTAH, L. R. . I Mostra de Trabalho Interdisciplinar. 2012. (Outro).

KATTAH, L. R. . 1a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho-SIPAT. 2009. (Outro).

Participação em eventos

ENIC.BASES ESTRUTURAIS E FISIOLÓGICAS NAS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO E FATORES PREPONDERANTES. 2020. (Simpósio).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Anorexia em homens: Dificuldades diagnosticas e terapeuticas. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Inibidores de apetite. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Incidência de sindrome Guillian Barre e sua relação com o zika virus. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Impactos anatômicos, funcionais e comportamentais do respirador bucal. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Revisão sobre os efeitos da poluição sonora na saúde e no cotidiano das populaçoes. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Relação do câncer de colo uterino e HPV em adolescentes: Revisão de literatura. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Obesidade: A epidemia do seculo. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. O estresse cronico e suas consequências nos profissionais da saude. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Erros na área da saúde:fatores desencadeantes de grandes impactos economicos. 2016. (Congresso).

II congresso Unificado dos cursos de graduação da FAMINAS-BH. Estudo de condicionantes e características do uso do Citrato de Sildenafila contra a disfunção erétil e manutenção de uma função sexual satisfatoria. 2016. (Congresso).

Formatura do Curso de Tecnologia em estetica e Cosmetica.Paraninfa. 2012. (Outra).

II Jornada de Enfermagem - Enfermagem: Ciência, Caminho e Novas Perspectivas.Impacto da Dança no Estresse Crônico. 2011. (Encontro).

V Simposio do Comite de Etica em Pesquisa e II Encontro de Pesquisa da Newton Paiva. Qualidade vida e dança em profissionais da saúde. 2011. (Congresso).

V Simposio do Comite de Etica em Pesquisa e II Encontro de Pesquisa da Newton Paiva.Coordenação da Iniciação Cientifica e do Comitê de Etica em Pesquisa. 2011. (Encontro).

XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Análise dos Níveis de Estresse em Profissionais de Saúde. 2011. (Congresso).

1o Simpósio Internacional do Instituto Superior de Medicina e Dermatologia.Stress crônico e suas consequências bioquímicas. 2010. (Simpósio).

Especialização na UNA.Nefrologia e Enfermagem. 2010. (Outra).

Especialização na Unifenas.Saúde Pública e Educação. 2010. (Outra).

I Semana Interdisciplinar do Centro Universitário Newton Paiva.Estresse Crônico. 2010. (Outra).

I Semana Interdisciplinar do Centro Universitário Newton Paiva.Qualidade de Vida e Dança. 2010. (Outra).

Especialização na Unifenas.Saúde Pública e Educação. 2009. (Outra).

II Semana de Enfermagem do Centro Universitário Newton Paiva.Prevenção do Estresse no Profissional de Saúde. 2009. (Oficina).

Mini-Simpósio de Ética e pesquisas com Seres Humanos.participante. 2008. (Simpósio).

Pós-Graduação na Faculdade São Camilo.Nutrição Clínica. 2008. (Outra).

Especialização em Nutrição Desportiva.Introdução a Nutrição Desportiva. 2007. (Seminário).

I Encontro da Pós-Graduação em Ciências da Saúde.Stress no Profissional da Saúde. 2006. (Encontro).

2a. Mostra de Conhecimento e Ação.Estrutura e Função do Corpo Humano - Ensino. 2005. (Outra).

Congresso Científico no 38o ENAF. Perfil dos Caminhantes de Belo Horizonte: Análise Comparativa de Diferentes Pistas. 2005. (Congresso).

Premio Jovem Cientista.A Bioquimica En-catada. 2001. (Outra).

49a. Reunião Anual da SBPC. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Érika Patrícia Meira de Souza

KATTAH, L. R.; DIAS, M.A.; PIRES, R. C. C. P.; MARTINS, J.. A avaliação do Conhecimento sobre Climatério e Menopausa de Mulheres residentes no Município de Santa Luzia-MG. 2007. Dissertação (Mestrado em ciências da saúde) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Aluno: Daniela de Matos Garcia Oliveira

OLIVEIRA, D. M. G.; Pereira, L.M.P.; NOBREGA, O. T.; DIAS, R. C.;KATTAH, L. R.; BRITTO, R. R.. ïndices Plasmáticos de Interleucina-6, Força Muscular e Capacidade Funcional em Idosas da Comunidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Dorcas Rodrigues Silva de Recaman

KATTAH, L. R.. Principios Basilares oriundos das politicas dos sistemas de educação em tempos de Pandemia. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado Educação) - Florida University - USA.

Aluno: Otávio Silveira Santos

KATTAH, L. R.. Fatores de risco e as principais complicaçõespós-operatórias mais comuns da apendicectomia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicna) - UnesulBahia.

Aluno: Eduardo Muniz

KATTAH, L. R.. Perfil glicêmico de pacientes com Diabetes Mellitus, no municipio de Eunápolis/BA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicna) - UnesulBahia.

Aluno: Aline Scalzer Silva

KATTAH, L. R.. A percepção do profissional médico da atenção básica aos sinais precoces do transtorno do espectro autista TEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicna) - UnesulBahia.

Aluno: Gabriela F

KATTAH, L. R.. Hiderik, Mirelli A.P. Almeida, Sarah F.C. Tobias.Estimulos que levam deste a hipersecreção de Cortisol e a influência deste no peso corporal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Newton Paiva.

CARVALHO, V. S.;KATTAH, L. R.; MORAES. Banca para seleção docente da disciplina Citologia e Histologia Geral. 2004. Centro Universitário Newton Paiva.

KATTAH, L. R.. Banca para a seleção de docente da disciplina Biofísica Aplicada à Fisioterapia. 2004. Centro Universitário Newton Paiva.

OLIVEIRA, L. C.;KATTAH, L. R.; MORAES. Banca para seleção docente da disciplina Fisiologia e Biofísica Aplicadas à Fisioterapia. 2002. Centro Universitário Newton Paiva.

KATTAH, L. R.; SENA, G.; VIEIRA NETO, L.; LIMA, K. C. S.; FERNANDES, W.; TEIXEIRA, A. C.. Banca de exame de qualificação de doutorado intitulado Princípios Basilares oriundos das politicas dos sistemas de educaçãoem tempos de pandemia. 2022. Florida University - USA.

KATTAH, L. R.. Membro parecerista do comitê de ética em pesquisa com seres humanos. 2007. Centro Universitário Newton Paiva.

Orientou

Said Lucena; joão Mendes, Mariana Martins; Luisa Tito

Promoção e prevenção em saúde: incidência de osteoporose na senescência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Pitágoras de Medicina da Eunápolis; Orientador: Luciene Rodrigues Kattah;

Claudialine Almeida Rabelo, Karine Firmino Braga

Análise do nível de estresse de uma equipe assistencial antes e após um programa regular de dança; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Centro Universitário Newton Paiva, FUNADESP; Orientador: Luciene Rodrigues Kattah;

ANA CAROLINA MACEDO; ANDREA BASTOS TEIXEIRA; JUSSARA ARAÚJO

DETERMINAÇÃO DO PERFIL DOS CAMINHANTES DE BELO HORIZONTE; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em FISIOTERAPIA) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Luciene Rodrigues Kattah;

Produções bibliográficas

  • KATTAH, L. R. ; ABREU, J. M. G. . SAÚDE NA ESCOLA: AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO ?ALÉM DOS MUROS? EM ESCOLAS DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DOS MUNICÍPIOS DE SANTA LUZIA E BELO HORIZONTE. mais educação , v. 5, p. 1176, 2022.

  • KATTAH, L. R. ; SABINO, G. S. ; DIAS, E. H. F. ; RABELO, F. L. A. ; SANCHES, N. S. ; RABELO, C. A. ; SILVA, R. P. F. ; FIRMINO, K. B. ; LIMA, T. ; GAMA, A. P. . Análise dos níveis de estresse dos profissionais de uma maternidade. Nov@ Revista Científica , v. 2, p. 1-15, 2013.

  • KATTAH, L. R. . A dança como estrategia para conter o estresse: Uma análise qualitativa dos resultados da implementação desta atividade em uma maternidade. Revista Iniciaçao Científica , v. 12, p. 58-62, 2012.

  • KATTAH, L. R. ; SABINO, GS . Analise do Nivel de Estresse de uma Equipe Assistencial Antes e Apos a Implementação de um Programa Regular de Dança. Revista Iniciação Científica , v. 11, p. 84-88, 2011.

  • SABINO, GS ; KATTAH, L. R. . Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica.. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular , v. 1, p. 1-20, 2009.

  • KATTAH, L. R. ; FERRAZ, V. ; SANTORO, M.M. ; CAMARGOS, E.R.S. ; DINIZ, C.R. ; DE LIMA, M.E. . Analysis of Fatty Acids Released by Crotoxin in Rat Brain Synatosomes. Toxicon (Oxford) , Inglaterra, v. 40, p. 43, 2001.

  • KATTAH, L. R. ; SANTORO, M.M. ; DINIZ, C.R. ; DE LIMA, M.E. . Crotoxin, the major troxin from rattlesnake Crotalus durissus terrificus, inhibits 3H-Choline Uptake in Guinea Pig Ileum. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , Brasil, v. 33, p. 1093-1097, 2000.

  • SÁ, N.M.H. ; KATTAH, L. R. ; SELDIN, L. ; VASCONCELOS, M.J. ; PAIVA, V. . Genomic Heterogeneity Within Bean Nodulating Rhizobium Strains Isolated From Cerrado Solis. Soil Biology & Biochemistry , Estados Unidos, v. 29, n.5, p. 1011-1014, 1997.

  • KATTAH, L. R. ; BORGES, M.H. ; ALMEIDA, F. D. M. . As Bases do Conhecimento Bioquímico. 1a.. ed. São Paulo: Iátria, 2007. v. 01. 206p .

  • KATTAH, L. R. . Neurociência do Aprendizado: Implicações para a prática educacional. In: Naurelita Maia; Osmar Vieira. (Org.). Educação em expansão: Novos olhares. 1ed.Salvador Bahia: Educcary, 2025, v. 1, p. 43-54.

  • KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e dança. Padre Eustáquio - Jornal noticioso, promocional e cultural, 01 jan. 2014.

  • KATTAH, L. R. . Stress Crônico ja e problema de saude publica. Ponto Con Região, Contagem - Minas Gerais, p. 45 - 49, 20 dez. 2013.

  • KATTAH, L. R. . Aprenda a Administrar o seu Tempo. FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saude, Minas Gerais, p. 20 - 21, 10 dez. 2013.

  • KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e dança. Jornal do Padre Eustaquio, p. 2 - 2, 08 jan. 2012.

  • KATTAH, L. R. . Livre, leve e solta. EStado de Minas, p. 6 - 7, 04 set. 2011.

  • Souza M ; KATTAH, L. R. . BASES ESTRUTURAIS E FISIOLÓGICAS NAS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO E FATORES PREPONDERANTES. In: XVI Encontro de Iniciação Científica da Unifaminas, 2020, Muriaé. Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica da Unifaminas, 2020.

  • KATTAH, L. R. ; MORAES ; OLIVEIRA, L. C. ; DUARTE . PERFIL DOS CAMINHANTES DE BELO HORIZONTE: ANÁLISE COMPARATIVA DE DIFERENTES PISTAS. In: CONGRESSO CIENTÍFICO - 38 ENAF, 2005, POÇOS DE CALDAS. ANAIS DO 38 CONGRESSO CIENTÍFICO - ENAF, 2005.

  • KATTAH, L. R. ; FERRAZ, V. ; CAMARGOS, E.R.S. ; SANTORO, M.M. ; DINIZ, C.R. ; DE LIMA, M.E. . Study of Morphological Alterations Caused by Crtx in Two Different Nervous Preparations and Profile of Fatty Acids Release. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001, Caxambu. Anais da XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001.

  • KATTAH, L. R. ; FERRAZ, V. ; SANTORO, M.M. ; DINIZ, C.R. ; DE LIMA, M.E. . Analysis of the Fatty Acids Released by Crotoxin from Guinea Pig Ileum and Rat Brain Synaptosomes. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambu. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000.

  • KATTAH, L. R. ; FERRAZ, V. ; SANTORO, M.M. ; DINIZ, C.R. ; DE LIMA, M.E. . Estudo do Mecanismo de Ação da Crotoxina em Íleo de Cobaia. In: Iª Semana de Pós Graduação da UFMG, 1999, Belo Horizonte. Anais da Iª Semana de Pós Graduação da UFMG, 1999.

  • KATTAH, L. R. ; FERREIRA, C.A.G. ; SANTORO, M.M. ; DINIZ, C.R. ; DE LIMA, M.E. . Analysis of the fatty acids released by crotoxin from guinea pig ileum. In: XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1998, Caxambu. Anais da XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1998.

  • PINTO, P.P. ; KATTAH, L. R. ; SÁ, N.M.H. . Termotolerância e Eficiência em Fixar N2, de Estirpes de Rhizobium Nativas, Isoladas de Áreas de Cultivo de Feijoeiro em Solos Cerrados. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995, Belo Horizonte. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995.

  • KATTAH, L. R. ; PINTO, P.P. ; SÁ, N.M.H. . Caracterização de Estires de Rhizobium Nativos Isolados de Áreas de Cultivo de Feijoeiro em Solos de Cerrado. In: III Simpósio de Microbiologia do Solo, 1994, Londrina. Anais do III Simpósio de Microbiologia do Solo, 1994.

  • KATTAH, L. R. ; PINTO, P.P. ; SÁ, N.M.H. . Avaliação das Características de Efetividade, Composição Protéica e Lipopolissacarídica de Estipes de Rhizobium Nativas, Presentes em Solos Sob Cerrados Capazes de Nodular o Feijoeiro. In: IV Encontro de Pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, 1994, Belo Horizonte. Anais da IV Encontro de Pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, 1994.

  • KATTAH, L. R. . Saúde Mental dos educadores. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . A Educação de Jovens e adultos - importância para o protagonismo feminino. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Saúde mental dos estudantes de medicina. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Estresse crônico no estudante e no profissional da saúde e suas consequências para o aprendizado. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . O Estresse crônico do profissional da Educação no contexto da Pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . O estresse crônico no profissional da educação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Saude e Higiene. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e estresse crônico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e estresse crônico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e estresse cronico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e estresse crônico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Oficina de Dança Livre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KATTAH, L. R. . Dança e Qualidade de Vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KATTAH, L. R. . Impacto da Dança no Estresse Crônico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . Estresse crônico e suas consequências Bioquímicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KATTAH, L. R. . O estresse no profissional da Saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

KATTAH, L. R. . Educação, inclusive a inclusão. 2022.

KATTAH, L. R. . Educação, inclusive a inclusão. 2021.

KATTAH, L. R. . Professora divertida é sucesso em curso de Medicina. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KATTAH, L. R. . Rádio Educativa da UFMG. 2014.

KATTAH, L. R. . Radio Educativa da UFMG. 2013.

KATTAH, L. R. . Aprendizado divertido. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KATTAH, L. R. . Stress cr\õnico. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KATTAH, L. R. . Aprenda a administrar seu tempo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e dança. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KATTAH, L. R. . Livre, leve e solta. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KATTAH, L. R. . Paródias Educativas. 2021; Tema: Paródias Educativas. (Rede social).

KATTAH, L. R. . As Bases morfofisiológicas do Sistema Nervoso. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

KATTAH, L. R. . O sistema Digestório. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

KATTAH, L. R. . Canal do Youtube - prof. Luciene Kattah. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

KATTAH, L. R. . Nivelamento Biologia e Química - Ponto de partida. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Aprendendo a aprender - neurociências da educação. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Saúde Mental e emocional dos professores. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Atualização Cardiovascular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Atualização cardiovascular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Guia de atividades praticas de Bioquímica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

KATTAH, L. R. . Guia de atividades práticas de Fisiologia Humana. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

KATTAH, L. R. . Guia de atividades práticas de Fisiologia Humana. 2015. (apostila).

KATTAH, L. R. . Guia de atividades praticas de Bioquímica. 2015. (apostila).

KATTAH, L. R. . Qualidade de vida e estresse cronico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Oficina de dança livre para controle dos níveis de estresse. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Dança e Qualidade de vida. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Dança e Qualidade de Vida. 2012. (Oficina de Dança).

Paulo, A.L.F. ; Chiaricatti, C.F. ; Barbosa, C. T. ; Ferreira, F.A. ; Franco, S.C.D. ; KATTAH, L. R. . II Jornada Interdisciplinar do Centro Universitario Newton Paiva. 2011. (Editoração/Anais).

KATTAH, L. R. . Livre, Leve e Solta. 2011. (Artigo Estado de Minas).

KATTAH, L. R. . Impacto da Dança no estresse Crônico. 2011. (Palestrante).

KATTAH, L. R. . Dança para todos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Oficina de Prevenção do Estresse no Profissional de Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KATTAH, L. R. ; SABINO, GS . Estresse Crônico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme sobre Estresse Crônico).

KATTAH, L. R. ; SABINO, GS . Diabetes. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme sobre a Diabetes).

KATTAH, L. R. . Estresse no profissional da Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Saúde e Estresse. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KATTAH, L. R. . Estrutura e Função do Corpo Humano - ensino. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KATTAH, L. R. . Provas de transferência e de vesibular. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo).

KATTAH, L. R. ; CARVALHO, V. S. . Provas de Biologia e Química. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo).

KATTAH, L. R. . Caminhada orientações. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

KATTAH, L. R. ; ALMEIDA, F. D. M. . A Bioquímica En-cantada. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cds de Músicas de Bioquímica).

KATTAH, L. R. . Bioquímica da Respiração. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KATTAH, L. R. . Ponto de Partida - Integração entre células, tecidos e sistemas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KATTAH, L. R. . VIAS METABÓLICAS E SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE FÍSICA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KATTAH, L. R. . Venenos e Toxinas Animais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KATTAH, L. R. . Venenos e Toxinas Animais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KATTAH, L. R. . Educação, inclusive a inclusão. 2021 (Programa educativo Radio Prado FM).

KATTAH, L. R. . luciene kattah. 2020 (Canal do youtube).

KATTAH, L. R. . Dança e Qualidade de Vida. 2011 (Reportagem no MGTV).

KATTAH, L. R. . Qualidade de Vida. 2010.

KATTAH, L. R. . A Bioquimica En-cantada. 2004 (CD Musicas).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Análise do nível de estresse de uma equipe assistencial, antes e após programa regular de dança, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Rodrigues Kattah - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Determinação do perfil dos caminhantes de Belo Horizonte, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Rodrigues Kattah - Coordenador.

  • 1999 - 2000

    Análise dos ácidos graxos liberados por ação da crotoxina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Rodrigues Kattah - Coordenador.

  • 1996 - 2001

    Venenos e toxinas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Rodrigues Kattah - Coordenador.

  • 1993 - 1994

    Extração de DNA de estirpes de bactérias fixadoras de nitrogênio, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Rodrigues Kattah - Coordenador.

  • 1992 - 1995

    Rhizobiologia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Rodrigues Kattah - Coordenador.

Prêmios

2011

Paraninfa dos Graduandos do Curso de Tecnologia em Estetica e Cosmetica, Centro Universitario Newton Paiva.

2002

III SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFMG, UFMG.

1999

Iª Semana de Pós-Graduação da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Faculdade Pitágoras de Medicina da Eunápolis, Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2023 - 2025

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2014 - 2020

Faculdade Atenas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista

Atividades

  • 09/2022 - 01/2024

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Morfofuncionais

2014 - 2020

Faminas BH

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

2013 - 2014

Nova Faculdade

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
- Bioquímica clínica (Contagem) - Farmácia - 5 periodo - Imunologia Básica - Enfermagem e Farmácia - 3 período

2014 - 2014

Faculdade de Minas - Muriae

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora da disciplina Fisiologia l e Embriologia para o curso de Medicina Professora da disciplina Fisiologia para o curso de Medicina

2012 - 2014

Faculdades Integradas Pitágoras

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

Outras informações:
- Qualidade de vida, estresse crônico e dança - Betim - Psicologia - 10 período - Neuroanatomofisiologia - Psicologia - 1 periodo - Ciências moleculares e celulares - Fisioterapia e Enfermagem - 1 período

2010 - 2012

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Núcleo Docente Estruturante para o Curso de Enfermagem Professora da disciplina Fisiologia, bioquímica e fisiopatologia para os cursos de Fisioterapia, enfermagem e farmacia

2002 - 2012

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 31

Atividades

  • 08/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Integração Sistêmica Humana, Bioquímica Celular, Fisiologia Humana

  • 02/2002

    Ensino, FISIOTERAPIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Integração Sistêmica Humana, Bioquímica Celular, Fisiologia Humana

  • 02/2009 - 06/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

  • 01/2008

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiopatologia

2002 - 2002

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina bioquímica para o curso de Ciências Biologicas

2001 - 2003

FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

1998 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista doutorado

Outras informações:
Pesquisa sobre os ácidos graxos liberados por ação da crotoxina em sinaptosomas de cérebro de rato, no laboratório de Venenos e toxinas animais

1996 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa sobre efeito da crotoxina na captação de colina em preparação de músculo longitudinal-plexo mioentérico de íleo de cobaia, no laboratório de Venenos e toxinas animais.

1995 - 1995

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Aperfeiçoamento técnico, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1998 - 11/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa

  • 02/1996 - 07/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa

  • 02/1995 - 11/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa

2006 - 2007

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

2007 - 2007

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 13

Outras informações:
Professora da disciplina Fisiologia para os cursos de Fisioterapia e Nutriçao.

Atividades

  • 04/2007 - 04/2007

    Ensino, ciências da saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Nutrição Desportiva

2000 - 2001

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora da disciplina Bioquímica para o curso de Nutrição.

1993 - 1994

EMBRAPA

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

2014 - 2019

Faculdade de Tecnologia Ibrate

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Pós graduação em Bioestética e Cosmetologia

2014 - 2021

LAEL VARELLA EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

2014 - 2020

LAEL VARELLA EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

2021 - Atual

Rádio Prado FM

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

Rádio UFMG Educativa

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1995 - 2001

Rádio UFMG Educativa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Durante o aperfeiçoamento técnico, mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas nas áreas de Fixação Biológica de Nitrogênio e Neuroquímica dos Venenos e toxinas animais.