Adilson Felipe dos Santos
Assistente Social formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especializações em Serviço Social, Ética e Direitos Humanos (Faculdade Cidade Verde, 2018) e em Direitos Humanos (Faculdade I9 Educação, 2025). Atualmente, curso uma terceira especialização em Educação, Diversidade e Inclusão Social pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com conclusão prevista para abril de 2026. Desde 2017, atuo na política de socioeducação, com foco na garantia de direitos e na reintegração social de adolescentes em cumprimento de medida de internação.Minha atuação se consolida na defesa da proteção integral e na construção de práticas profissionais comprometidas com a justiça social, a escuta qualificada e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Acredito que o cuidado é um gesto político e transformador e é com esse olhar que conduzo meu trabalho, diariamente, com jovens em situação de vulnerabilidade.Com experiência sólida na Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC), contribuo com a elaboração de relatórios sociais, mediação de conflitos, desenvolvimento de projetos socioeducativos e articulação com a rede intersetorial. Entendo que a socioeducação eficaz depende de estratégias integradas e do compromisso ético com a dignidade humana.Além da prática cotidiana, mantenho um contínuo processo de formação e atualização, ampliando meu olhar para temas como envelhecimento, tecnologias no cuidado, cidadania, diversidade e políticas públicas. Minha missão é ser uma presença significativa na trajetória daqueles que acompanho, acreditando sempre na potência da transformação.Ser reconhecido pelos adolescentes e famílias como alguém que promove escuta, acolhimento e oportunidade é o que mais me realiza. Sigo comprometido com uma prática social que inspire caminhos possíveis e fortaleça os direitos de quem mais precisa.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em pós graduação em Educação, Diversidade e Inclusão Social
2025 - Atual
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Direitos Humanos e diversidade
Orientador: renata
Especialização em andamento em SERVIÇO SOCIAL, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
2018 - Atual
Especialização em Direitos Humanos
2024 - 2025
i9 Educação Faculdade
Título: Direitos Humanos
Orientador: Edison Maluf Jr
Aperfeiçoamento em EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
2018 - 2019
Universidade Federal da Paraíba
Título: EDUCAÇÃO PARA DIREITOS HUMANOS E A (IN) EXCLUSÃO DO GAY NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO. Ano de finalização: 2019
Orientador: CLEUDO
Graduação em Serviço Social
2011 - 2016
Universidade Federal da Paraíba
Título: HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, REALIZADO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA AREA DE SAÚDE MENTAL HOSPITALAR
Orientador: Maria das Graças Miranda Ferreira da Silva
Curso técnico/profissionalizante em GESTÃO PÚBLICA
2018 - 2019
Formação complementar
2025 -
CURSO INTERNACIONAL EM GERONTOLOGIA W GERIATRIA. (Carga horária: 200h). , INSTITUTO DE PESQUISA INTERNACIONAL GERONTOLOGIA E GERIATRIA, IPGG, Brasil.
2024 -
TÉCNICO EM CUIDADOS COM IDOSOA. (Carga horária: 1329h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB, Brasil.
2024 -
TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS. (Carga horária: 1329h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB, Brasil.
2014 -
Extensão universitária em SUAS: Sistema Único de Assistência Social. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2025 - 2025
TUTORIA PARA A EDUCAÇÃO A DISTANCIA-EDIÇÃO 2025/2. (Carga horária: 40h). , Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS, FEENG, Brasil.
2024 - 2025
Extensão universitária em CURSO EXTENSÃO - FUNDO PÚBLICO E FINANCIAMENTO DAS POLITICAS SOCIAIS. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2024 - 2024
SERVIÇO SOCIAL E RESSOCIALIZAÇÃO. (Carga horária: 120h). , INSTITUTO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO, IBRASFOR, Brasil.
2024 - 2024
ABA NO TEA - APLICADOR ABA. (Carga horária: 180h). , INSTITUTO NEURO CAPACITAÇÃO, CURSOS E EVENTOS LTDA, INCCE, Brasil.
2022 - 2022
CURSO DE APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL. (Carga horária: 20h). , SERVICO SOCIAL CURSOS PRAPARATORIO PARA CONCURSO, SSCPC, Brasil.
2018 - 2019
CURSO MÉDIO EM GESTÃOPÚBLICA. (Carga horária: 200h). , INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ILHA DO APRENDER, IEPIA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Organização de eventos
SANTOS, A. F. . Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 2023. (Concurso).
SANTOS, A. F. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE ORGANIZAÇÃO E OFERTA DOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO SUAS. 2015. (Outro).
SANTOS, A. F. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL. 2015. (Outro).
SANTOS, A. F. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ESPECIFICIDADE E INTERFACES DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA. 2015. (Outro).
SANTOS, A. F. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ASSISTENCIA SOCIAL. 2015. (Outro).
SANTOS, A. F. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM INDICADORES PARA DIAGNOSTICO E ACOMPANHAMENTO DO SUAS E DO BSM. 2014. (Outro).
SANTOS, A. F. . SISTEMA PRISIONAL, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS: OUTROS OLHARES NOVOS POSSIVEIS. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Atividade de Extenção Luciana Cantalice: A educação Permanete de assistentes sociais na Paraíba- LEGISLAÇÃO E INSTRUMENTPSTÉCNICOS OPERATIVOS.. 2023. (Outra).
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIFERENTES OLHARES DO TRABALHO SOCIOEDUCATIVO. 2023. (Seminário).
II SIMPÓSIO NACIONAL DO OBIJUV UFRN.ANALISE DA EXPERIENCIA DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NO CENTRO EDUCACIONAL DO JOVEM.. 2019. (Seminário).
II SIMPÓSIO NACIONAL DO OBIJUV UFRN.DIÁLOGOS SOBRE A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS NO TOCANTE AS QUESTÕES DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADES. 2019. (Simpósio).
REDE DE PROTEÇÃO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PUBLICAS. 2019. (Outra).
SEMINÁRIO DE SOCIOEDUCAÇÃO DO MARANHÃO.DIÁLOGOS SOBRE A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS NO TOCANTE AS QUESTÕES DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADES. 2019. (Seminário).
TUDO NA MEDIDA DIALOGANDO SOBRE OS CAMINHOS DA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAIBA. 2019. (Seminário).
3º CICLO DE SAÚDE MENTAL, SERVIÇO SOCIAL E LUTA ANTIMANICOMIAL. 2018. (Outra).
CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO E OFERTA DOS SERVIÇOS DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL. 2018. (Outra).
CURSO DE MEDIAÇÃO SOCIAL DE CONFLITOS. 2018. (Outra).
Enfrentamento a violência doméstica contra a mulher provocando uma atitude de paz. 2018. (Outra).
evento alusivo ao Dia do/a Assistente Social. 2018. (Outra).
FORMAÇÃO SOCIOEDUCAÇÃO DIREITOS HUMANOS E ADOLESCENTES. 2018. (Outra).
II SEMINARIO TÉMATICO INTITULADO OS DESAFIOS DO ENSINO A DISTANCIA: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM DEBATES. 2018. (Seminário).
I SEMINARIO ESTADUAL DE SEGURANÇA EM SOCIEDUAÇÃO. 2018. (Seminário).
OFICINA TEMÁTICA EM ALUSÃO AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL: OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS NA ATUAL CONJUNTURA. 2018. (Oficina).
PRATICAS TÉCNICAS EM SOCIOEDUCAÇÃO. 2018. (Outra).
PRATICAS TÉCNICAS EM SOCIOEDUCAÇÃO. 2018. (Outra).
PROTAGONISMO E DIREITOS HUMANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA DE SOCIOEDUCADORES DA FUNDAC. 2018. (Oficina).
Seminário em educação em direitos humanos nenhuma direodi a menos.Educação para os direitos humanos e a (in) exclusão do gay no sistema socioeducativo. 2018. (Seminário).
2º CICLO DE DEBATES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFPB / 2017 EVENTO: ?SERVIÇO SOCIAL, SAÚDE MENTAL E LUTA ANTIMANICOMIAL.HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL JUNTO AOS USUARIOS DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS EM UMA UNIDADE HOSPITALAR. 2017. (Simpósio).
2º SEMINÁRIO PARAÍBANO DE SAÚDE MENTAL, AIDS e REDUÇÃO DE DANOS. 2017. (Seminário).
atividades comemorativas "NA LUTA DE CLASSE NÃO HÁ EMPATE". 2017. (Outra).
Aula Inaugural do curso Redução de Danos como Estratégia Integral em saude "abordagemm aos usuarios deDrogas e a Historia da Redução de Danos no Brasil". 2017. (Outra).
CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE SERVIÇO SOCIAL R COMBATE AO PRECONCEITO. 2017. (Outra).
II SEMINARIOSOBRE PROTAGONISMO JUVENIL: VIOLENCIA, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2017. (Seminário).
I Seminario Estadual SUAS e Sistema de Justiça: Articulação Interinstitucional, competencias e fluxo de ateatendimento. 2017. (Seminário).
IV CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SAÚDE MENTAL E DEDEPENDENCIA. 2017. (Congresso).
IV CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SAÚDE MENTAL E DEDEPENDENCIA. HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, REALIZADO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE MENTAL HOSPITALAR. 2017. (Congresso).
MINICURSO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS POLÍTICAS SOCIAIS. 2017. (Outra).
MINICURSO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS POLÍTICAS SOCIAIS. 2017. (Outra).
O Seminário Estadual de Produção Científica da Funad/sedh/PB. 2017. (Seminário).
SIMPÓSIO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTES- ETAPA NORDESTE. 2017. (Simpósio).
SEMINÁRIO PARAÍBANO SAÚDE MENTAL, AIDS e REDUÇÃO DE DANOS. 2016. (Seminário).
CURSO DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTIFICOS. 2012. (Outra).
ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL. 2012. (Encontro).
PALESTRA REFERENTE AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL. 2012. (Outra).
SAÚDE DO TRABALHADOR. 2012. (Oficina).
DIÁLOGO SOBRE PRECARIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA EM SERVIÇO SOCIAL. 2011. (Outra).
O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E POLÍTICAS PUBLICAS DE ESTADO: PACTUAR CAMINHOS INTERSETORIAS. 2011. (Outra).
VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA MULHERES: AVANÇOS E DESAFIOS. 2011. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. F. . formação profissional e a inserção dos assistente social nos serviços de atenção a saude mental e na humanização do atendimento aos usuários de álcool e outras drogas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- SUAS- NA PARAÍBA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson Felipe dos Santos - Integrante / Maria do Socorro de Souza Vieira - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - 2025
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: , Enquadramento Funcional:
Atividades
-
04/2025 - 06/2025
Estágios , IFPB - Campus João Pessoa, campus Mangabeira.,Estágio realizado, ESTAGIO SUPERVISIONADO NUMA ILPIS.
-
06/2015 - 05/2016
Estágios , IFPB - Campus João Pessoa.,Estágio realizado, ESTAGIO SUPERVISONADO NA COORDENAÇÃO DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL.
2014 - 2016
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
bolsista na Coordenação de assistencia estudantil
2014 - 2015
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor nos cursos presenciais do CapacitaSUAS
2013 - 2014
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista no Programa de Pós Graduação em Serviço Social
Atividades
-
07/2024
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante Larissa de Araújo, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 180h de atividades pedagógica., ESTAGIO SUPERVISIONADO
-
12/2024 - 05/2025
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO SUPERVISIONADO I, Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante Larissa de Araújo, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 264h de atividades pedagógica.
-
12/2024 - 05/2025
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO SUPERVISIONADO I, Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante Larissa de Araújo, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 264h de atividades pedagógica.
-
12/2023 - 05/2024
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante Larissa de Araújo, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 240h de atividades pedagógica.
2017 - Atual
Fundação de Desenvolvimento da Criança e AdolescenteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 24
Outras informações:
O assistente social na área de socieducação desempenha um papel crucial na reabilitação e reintegração social de jovens em conflito com a lei. Atuamos em diversas frentes para assegurar que os direitos dos adolescentes sejam respeitados e que eles tenham acesso a oportunidades que possam transformar suas vidas.
2024 - Atual
Faculdade Internacional da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: supervisor de campo de estágio, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2019 - 08/2019
Ensino, SERVICO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante Larissa de Araújo, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 132h de atividades pedagógica.
-
03/2019 - 08/2019
Ensino, SERVICO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante Larissa de Araújo, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 133h de atividades pedagógica.
2018 - 2019
Universidade PaulistaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: supervisor de campo de estágio, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante ALINME BARBOSA, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 300h de atividades pedagógica.
Atividades
-
03/2018 - 12/2019
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO SUPERVISIONADO, Atuei como supervisor preceptor do estágio curricular obrigatório do curso de serviço Social da estudante ALINNE BARBOSA, na FUNDAC: Centro Educacional do Jovem - CEJ, cumprindo uma carga horaria total de 300h de atividades pedagógica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adilson Felipe dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?