Carlos Augusto Alcântara Machado
Graduado (Bacharelado em Direito) pela Universidade Federal de Sergipe (1983.2); Mestre em Direito (Ordem Jurídica Constitucional)) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1999) e Doutor em Direito (Efetividade do Direito) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2014). Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe e Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal de Sergipe - UFS e da Universidade Tiradentes (graduação). Professor permanente do Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes - UNIT e Professor colaborador do Mestrado em Constitucionalização do Direito da UFS. Tem experiência na área de Direito Público, com especial ênfase em Teoria da Constituição, Controle de Constitucionalidade, Ações Constitucionais e Direito e Fraternidade. Autor dos livros: Mandado de Injunção - um instrumento de efetividade da Constituição (Atlas); Direito Constitucional (Revista dos Tribunais) e A Fraternidade como categoria jurídica: Fundamentos e Alcance - Expressão do Constitucionalismo Fraternal (Appris). Membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas - ASLJ.
https://orcid.org/0000-0002-2834-9699.
Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Direito: Efetividade do Direito
2011 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A garantia constitucional da fraternidade: constitucionalismo fraternal
, Ano de obtenção: 2014. Ricardo Hasson Sayeg.
Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento)
1995 - 1999
Universidade Federal do Ceará
Título: Mandado de injuncao - Um Instrumento de Efetividade da Constituicao, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Willis Santiago Guerra Filho
Palavras-chave: aplicabilidade da norma constitucional.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Constitucional.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Hermenêutica Constitucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria do Estado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.
Organização de eventos
MACHADO, C. A. A. . VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JURÍDICOS; DIREITOS HUMANOS. 2023. (Congresso).
MACHADO, C. A. A. . Temas Polêmicos em Ações Constitucionais. 2019. (Outro).
MACHADO, C. A. A. . I Seminário Interinstitucional Fraternidade e Direitos Humanos. 2019. (Outro).
MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. ; RESENDE, A.C.L. . IV Congresso Norte-Nordeste de Direito e Fraternidade. 2019. (Congresso).
MACHADO, C. A. A. ; FONSECA, R. S. . IV Congresso Nacional de Direito e Fraternidade e I Congresso do IEDF. 2018. (Congresso).
MACHADO, C. A. A. . III CONGRESSO NACIONAL DE COMUNHÃO E DIREITO. 2016. (Congresso).
SILVA, L. G. ; SILVA, L. A. ; SPOSATO, K. ; MACHADO, C. A. A. . III Congresso Internacional de Estudos Jurídicos: Constituição, Democracia e Trabalho. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
Defesa do Direito Humano à Água.O Princípio Constitucional da Fraternidade e a defesa do Direito Humano Fundamental à Água: Caminho de concretização do ODS 6 da Agenda 2030. 2025. (Seminário).
DIREITOS HUMANOS E PERSECUÇÃO PENAL - Formação sobre precedentes da Corte IDH e CI CIDH para membros do MP. 2025. (Outra).
Formação em Proteção e Prevenção em Ambientes Eclesiais para o Regional Norte 1 da CNBB.Legislação brasileira, rede de proteção e sistema de garanta de direitos de crianças e adolescentes. 2025. (Seminário).
Summer School di ecologia integrale del Mediterraneoo.Saudação representando a Rede "Communione e Diritto". 2025. (Outra).
Violência Doméstica e familiar contra a mulher: atuação com perspectiva de ee gênero. 2025. (Outra).
1º Congressso Latino-Americano de "Comunhão e Direito". O princípio da fraternidade como fundamento do Direito ao Desenvolvimento. 2024. (Congresso).
21º Congresso Nacional de Direito - CONADI. 2024. (Congresso).
21º Congresso Nacional de Direito - CONADI. Racismo Estrutural. 2024. (Congresso).
2º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).O papel das Comissões de Constituição e Justiça no Controle Prventivo de Constitucionalidade. 2024. (Encontro).
4º Congresso da LDHDEM. Democracia em crise?. 2024. (Congresso).
ABRIL LARANJA: enfrentamento dos maus-tratos aos animais.ABRIL LARANJA: enfrentamento dos maus-tratos aos animais. 2024. (Outra).
I Conferência Estadual de Interiorização da Advocacia Sergipana. A fraternidade como categoria jurídica e sua concretização no sistema de justiça. 2024. (Congresso).
1ª Conferência Internacional sobre Aporofobia. O princípio constitucional da fraternidade como fio condutor do combate jurídico-penal da aporofobia no Brasil. 2023. (Congresso).
Aula Magna - Curso de Pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos e Execuções Penais.Fraternidade e Direitos Humanos. 2023. (Outra).
Ciclo Formativo sobre a Proteção Integral da Pessoa.Revelação espontânea de abuso e dever jurídico de informar. 2023. (Seminário).
Direito e Fraternidade - Ateliê de Humanidades.A fraternidade como princípio e categoria: repensando os fundamentos do direito. 2023. (Encontro).
Encontro de Formação de Coordenadores e Professores do IDFG.Fraternidade e Fome. 2023. (Encontro).
Fomração dos Seminaristas do Seminário Arquidiocesano de Aracaju.Campanha da Fraternidade 2023. 2023. (Encontro).
Formação Forania Mãe do Bom Conselho Campanha da Fraternidade. Fraternidade e Fome: Campanha da Fraternidade 2023. 2023. (Exposição).
Fraternidade e Paz - I SIMPÓSIO BRASILEIRO - XVI SEMANA JURÍDICA.Fraternidade e Direito: um novo paradigma jurídico. 2023. (Seminário).
II ciclo de palestras do Curso de Direito da Pio Décimo.Pacto Federativo: evolução e tendências atuais. 2023. (Seminário).
III Congresso IEDF - Direito e Fraternidade. O Direito na sociedade cosmopolita: políticas públicas, direitos fundamentais e a indispensável fraternidade. 2023. (Congresso).
IX ENCONTRO ESTADUAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO.Combate à Aporofobia e Justiça Fraterno: O MP e o cumprimento dos ODS (Agenda 2030). 2023. (Encontro).
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JURÍDICOS. Ciclo de Palestras. 2023. (Congresso).
XVIII Semana de Teologia - A Igreja Católica e o ordenamento jurídico brasileiro.Democracia, Direitos Humanos e Fraternidade. 2023. (Seminário).
XVIII Seminárioi Nacional - Demandas Sociais e Políticas Públicas na sociedade contemporânea. O Direito Fraterno nas relações interprivadas contemporâneas. 2023. (Congresso).
1º Colóquio Jurídico.Constitucionalismo Fraternal e Democracia: um novo caminho. 2022. (Seminário).
57ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União.O princípio constitucional da fraternidade como fundamento da atuação das Ouvidorias do MP (debatedor). 2022. (Encontro).
AULA MAGNA - CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITOS HUMANOS DA UNITE.Direitos Humanos e Fraternidade. 2022. (Encontro).
Aula Magna Direito e Fraternidade Mestrado Profissional UnB.Fraterndade e Democracia. 2022. (Outra).
Aula Magna do Curso de Direito na UNIT - Campus Farolândia.Constitucionalismo Fraternal e Democracia. 2022. (Encontro).
Carreiras Jurídicas.Ministério Público. 2022. (Seminário).
III WEBINÁRIO DIÁLOGOS ENTRE FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE.O princípio constitucional da fraternidade. 2022. (Encontro).
Indulto, Poderes e Democracia.Democracia e separação de poderes. 2022. (Encontro).
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JURÍDICOS & II ENCONTRO DA REDE DE DE DIREITOS HUMANOS E T E TRANSNACIONALIDADE. Direitos Humanos, Fraternidade e Pandemia. 2022. (Congresso).
Ação interdisciplinar na área de humanas.Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito comunitário e científico. 2021. (Outra).
Congresso Internacional de Direitos Humanos, Biodiversidade e Desenvolvimewnto Sustentável. 2021. (Congresso).
II Congresso do IEDF e VII Seminário Comunhão e Direito Centro-Oeste. A Educação e o Direito: a construção de uma sociedade fraterna. 2021. (Congresso).
O sentido da vida: o que fazemos por um mundo melhor?.O princípio da fraternidade como fundamento de uma nova ordem jurídica. 2021. (Seminário).
Princípio da Fraternidade, regulação e políticas públicas - disciplina UnB.Direito e Fraternidade: reflexões em tempos de crise. 2021. (Outra).
Seminário de Direito Constitucional Econômico.O compromisso preambular de construção de uma sociedade fraterna e os princípios constitucionais da Ordem Econômica. 2021. (Seminário).
Seminário PROMOB 2021.1 - UFS e UNISINOS.Sistema de Justiça e Diálogos institucionais. 2021. (Seminário).
28º Encontro do Grupo de Estudos do IDP.Pandemia e Fraternidade: um mundo novo há de surgir como Fênix. 2020. (Encontro).
46ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União - CNOMP.Debatedor dos temas constantes da pauta. 2020. (Encontro).
47ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União - CNOMP.Debator dos temas constantes da pauta. 2020. (Encontro).
48ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União - CNOMP.Debatedor dos temas indicados em pauta. 2020. (Encontro).
49ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União - CNOMP.Debatedor dos temas indicados em pauta. 2020. (Encontro).
50ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estado e da União.Debatedor dos temas indicados em pauta. 2020. (Encontro).
Aula aberta "Democracia e Fraternidade: 32 anos da Constituição Brasileriaa de 1988.Democracia, Fraternidade e Constituição de 1988. 2020. (Seminário).
Ciclo de Lives dos Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe.Diálogo sobre Direito e Fraternidade em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).
Grupo de Pesquisa UNIT DIREITOS FUNDAMENTAIS, NOVOS DIREITOS E EVOLUÇÃO SOCIAL.Responsabilidade Social e Fraternidade em época de pandemia. 2020. (Encontro).
III Encontro da Jovem Advocacia de Bauru/SP.O princípio constitucional da fraternidade e o sistema de justiça. 2020. (Encontro).
III Webinário Direito e Fraternidade.O princípio da fraternidade nas pesquisas científicas. 2020. (Seminário).
III Webinário - Fortalecimento da Rede de Justiça Restaurativa no Sistema de Justiça em Rondônia.A fraternidade como categoria jurídica - fundamentos e alcance. 2020. (Seminário).
II Webinário APRESENTANDO A JUSTIÇA RESTAURATIVA.O princípio constitucional da fraternidade como fundamento da Justiça Restaurativa. 2020. (Seminário).
II Webinário Direito e Fraternidade.Lnçamento do libro "O Direito à Saúde frente à Pandemia Covid-19". 2020. (Seminário).
IV ENCONTRO NACIONAL DOS OUVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO.Debatedor dos temas discutidos. 2020. (Encontro).
I Webinário Diálogos entre a Fraternidade e a Solidariedade.A fraternidade como categoria jurídica - Fraternidade versus Solidariedade. 2020. (Seminário).
Justiça Restaurativa comVIDA - Círculos Virtuais para aprendizagem.A fraternidade como fundametno para construção de uma cultura da paz. 2020. (Seminário).
MINISTÉRIO PÚBLICO ACADÊMICO (MPSE).Controle de Constitucionalidade. 2020. (Seminário).
Seminário Internacional de Comunhão e Direito.Pandemia, Direito e Fraternidade: um mundo novo nascerá. 2020. (Seminário).
Seminário Virtual - Cultura de Paz e Justiça Restaurativa.Fraternidade, Cultura de Paz e a atuação do Ministério Público. 2020. (Seminário).
Tratados Internacionais - Hierarquia Normativa - Bloco de Constitucionalidade.Tratados Internacionais - Hierarquia Normativa - Bloco de Constitucionalidade. 2020. (Seminário).
115ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.Homenagem como ex-Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Sergipe. 2019. (Encontro).
40ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União - CNOMP.Debatedor dos temas constantes da pauta. 2019. (Encontro).
41ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União.Debater dos temas constantes da pauta. 2019. (Encontro).
42ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Públioc dos Estados e da União.Debatdor nos temas discutidos. 2019. (Encontro).
43ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP.Debatedor nos temas discutidos. 2019. (Encontro).
44ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP.Debatedor dos temas constantes da pauta. 2019. (Encontro).
45ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Públioc dos Estados e da União."O Princípio Constitucional da Fraternidade, as Ouvidorias e a construção de uma cultura de paz. 2019. (Encontro).
Ação Popular - Temas polêmicos em ações constitucionais.Ação Popular - Temas Polêmicos em Ações Constitucionais. 2019. (Encontro).
Ciclo de Debates sobre Direitos Humanos na América Latina.América Latina: um balanço dos Objetivos de Desenolvimento Sustentável (ODS). 2019. (Seminário).
Em Diálogo para uma Cultura Profética. Comunhão e Direito no Brasil - Trajetória de um percurso. 2019. (Congresso).
Encontro Estadual do Ministério Público.O MInistério Público, a atividade extrajidicial e sua contribuição para a construção de uma cultura de paz. 2019. (Encontro).
Habeas Corpus - Temas Polêmicos em Ações Constitucionais.Habeas Corpus - Teoria e Prática. 2019. (Encontro).
II Congresso Latino-Americano de Bioética e Direito dos Animais. ESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DIREITO DA NATUREZA E DOS ANIMAIS NA AMÉRICA LATINA. 2019. (Congresso).
II Encontro de Ouvidores do SUS em Sergipe.O instituto da Ouvidoria do MPE como ferramenta para a melhoria na oferta dos serviços. 2019. (Encontro).
II Simpósio Constituição de Sergipe.Tendências e Desafios do Constitucionalismo Estadual. 2019. (Simpósio).
I Simpósio Amazonense de Direito e Fraternidade.A concreteização do princípio da fraternidade na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 2019. (Simpósio).
IV Congresso Norte-Nordeste de Direito e Fraternidade. Dia do Professor. 2019. (Congresso).
Mandado de Segurança - Temas polêmicos em ações constitucionais.Mandado de Segurança. 2019. (Seminário).
Ministério Público Acadêmico - Controle de Constitucionalidade.Controle de Constitucionalidade no Brasil. 2019. (Outra).
Os desafios da Jurisdição Constitucional: Do Mandado de Segurança ao Mandado de Injunção.Mandado de Injunção. 2019. (Simpósio).
Seminário DIREITOS HUMANOS E FRATERNIDADE - O princípio da fraternidade na prática judicial.O princípio constitucional da fraternidade e a formação do magistrado. 2019. (Seminário).
Simposio RUEF - Red Universitaria para el Estudio de la Fraternitad.Do Estado Liiberal oa Estado Fraternal: a fraternidade como categioria juríídica e a contribuição da Constituição do Brasil de 1988. 2019. (Simpósio).
VI Encontro Nacional de Ouvidores. 2019. (Encontro).
111ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Estados e da União.Debatedor dos temas constantes da pauta. 2018. (Encontro).
112ª Reunião Ordinária de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.Debatedor dos temas constantes da pauta. 2018. (Encontro).
113ª Reunião Ordinária de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.Debatedor dos temas constantes da pauta. 2018. (Encontro).
114ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.Debatedor dos temas constantes da pauta. 2018. (Encontro).
2ª Jornada de Debates do Curso de Pedagogia.Educação para Democracia: Educação para todas/os. 2018. (Simpósio).
Ciclo de Palestra Pastoral Fé e Política.O voto: exercício pleno da fraternidade cristã. 2018. (Seminário).
Comunhão, Direito e Fraternidade.O resgate da fraternidade no sistema de justiça. 2018. (Seminário).
Congresso Anual do Movimento dos Focolares. Cidadania: caminho para a Fraternidade. 2018. (Congresso).
Corregedorias e os Novos Desafios do Ministério Público brasileiro. 2018. (Seminário).
Documento 105 CNBB - Ano dos Leigos.Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. 2018. (Encontro).
Encontro aberto do Grupo de Estudos Direito e Fraternidade da Faculdade de Direito da UFRGS.A Constituição Federal do Brasil e o Princípio da Fraternidade. 2018. (Encontro).
I Simpósio Sergipano de Tutela de Direitos Humanos.As garantias constitucionais a luz da jurisprudência do STF. 2018. (Simpósio).
IV CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO E FRATERNIDADE. O resgate da Fraternidade no Sistema de Justiça. 2018. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. 2018. (Congresso).
Jornada Brasileira de Direito e Fraternidade.O fundamento constitucional da fraternidade. 2018. (Seminário).
Jusnaturalismo: conceito e crítica.Jusnaturalismo: conceito e crítica. 2018. (Encontro).
Simpósio sobre Direito e Fraternidade.A Constituição Federal e a construção de uma sociedade fraterna. 2018. (Simpósio).
Superando violências: em busca da paz.Superando as violências. 2018. (Seminário).
Testo, contesto e prospettive negli scritti di Chiara Lubich degli anni 1949-1951: ricerche interdisciplinari. 2018. (Congresso).
XII Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho. Acesso à Justiça e pagamento de custas por beneficiários da Justiça gratuita: Inconstitucionalidade da reforma trabalhista. 2018. (Congresso).
108ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. 2017. (Encontro).
109ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Ministério Públicos Estados e da União. 2017. (Encontro).
110ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional Corregedores-Gerais dos Ministério Públicos Estados e da União. 2017. (Encontro).
8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. 2017. (Congresso).
Celebração alusiva ao Dia Nacional do Ministério Público.A Fraternidade como categoria jurídica - Fundamentos e Alcance (Expressão do Constitucionalismo Fraternal). 2017. (Encontro).
Ciclo de Estudos em Direito e Fraternidade.A Fraternidade como categoria jurídica. 2017. (Encontro).
Debate Nacional sobre a implementação do MP Resolutivo e da Carta de de Brasília. 2017. (Encontro).
III Congresso Norte-Nordeste de Comunhão e Direito. Comunhão e Direito: Proposta e trajetória de um percurso. 2017. (Congresso).
III Seminário Internacional - DIÁLOGO ENTRE JUÍZES.Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. 2017. (Seminário).
Il Senso nel dolore?. 2017. (Congresso).
IV Mostra de Carreiras Jurídicas.Ministério Público - definição constitucional, estrutura e atribuições. 2017. (Seminário).
Jornada de Mobilização Pedagógica 2017.1. 2017. (Outra).
X Congresso Jurídico Beneficente. A Fraternidade como categoria jurídica. 2017. (Congresso).
XXII Congresso Nacional do Ministério Público. 2017. (Congresso).
Acesso à Justiça: Desafios e perspecivas de Avanços.Acesso à Justiça e Resolução de conflitos: em busca de novos caminhos. 2016. (Seminário).
Atualidades Jurídicas 2016.A Constituição Federal, o conflito e o novo Código de Processo Civil. 2016. (Seminário).
Controvérsias Jurídicas IV.Legalização do Aborto. 2016. (Simpósio).
I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Ambiental. O Direito ao Desenvolvimento como Direito de treceira dimensão e expressão do Princípio da Fraternidade. 2016. (Congresso).
III Congresso Internacional de Estudos Jurídicos: Constituição, Democracia e Trabalho. O Direito ao Desenvolvimento como Direito de terceira dimensão e expressão do Princípio da Fraternidade. 2016. (Congresso).
III CONGRESSO NACIONAL DE COMUNHÃO E DIREITO. Comunhão e Direito - História de um percurso e Carta de Caruaru. 2016. (Congresso).
III CONGRESSO NACIONAL DE COMUNHÃO E DIREITO. DIREITO E DEMOCRACIA. 2016. (Congresso).
I SEMANA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.Direito e Fraternidade: constitucionalismo fraternal. 2016. (Seminário).
I Simpósio Igreja e Direito - O Acordo Brasil - Santa Sé.A Igreja Católica e o Direito de Desempenhar a sua missão apostólica. 2016. (Simpósio).
Semana Teológica e Filosófica de Aracaju.Laudado Si. 2016. (Seminário).
Seminário sobre o Sistema Prisional - Homenagem ao centenário de Osman Hora Fontes.Execução Penal: Atualidade e Desafios. 2016. (Seminário).
Sergipe Contra o Câncer de Colo de Útero - Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe Le.O Direito à saúde como garantia constitucional. 2016. (Outra).
Simpósio Sergipano de Direito e Acesso à Justiça.Acesso à Justiça e Fraternidade. 2016. (Simpósio).
SINADEC - Simpósio Nacional Despertar da Consciência.A Fraternidade como caminho da felicidade. 2016. (Simpósio).
V Encontro Internacional do CONPEDI. O Direito Social à Moradia como direito subjetivo e a visão internacional do Programa Minha Casa, Minha Vida. 2016. (Congresso).
VII Fórum G8 - Palestras de Motivação.Minha Profissão, minha vocação. 2016. (Seminário).
XI Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho. Dignidade da Pessoa Humana, Direitos Fundamentais e Relações de Trabalho. 2016. (Congresso).
18ª SEMOC - Direitos Humanos, Ética e Dignidade.Direito e Fraternidade - A garantia constitucional da fraternidade. 2015. (Seminário).
33º Seminário Empresarial Social Cristão.O compromisso social e político do cristão dirigente de empresa. 2015. (Seminário).
Ambiente e direitos: entre responsabildiade e participação. Considerações sobre a tutela do meio ambiente na Constituição do Brasil de 1988 e no constitucionalismo latino-americano. 2015. (Congresso).
Ciclo de Palestras sobre o Regimento Interno da Câmara de Vereadores.O Regimento Interno das Casas Legislativas à luz da Constituição Federal, da Constituição Estadual e da Lei Orgânica Municipal. 2015. (Oficina).
I Seminário para gestores da UFS.Resolução de Conflitos no Direito e o Princípio da Fraternidade. 2015. (Seminário).
IV Congresso da Advocacia Pública do Amapá. O mandado de Injunção na jurisprudência do STF: da ineficácia à consolidação. 2015. (Congresso).
Nona semana de extensão da UNIT.Direitos Humanos Fundamentais: do estado Absoluto ao Estado Fraternal. 2015. (Encontro).
Reflexos do novo código de processo civil nas relações jurídicas sociais e humanasns.Novos mecanismos de resolução de conflitos (Conciliação, Mediação e Arbitragem) e o Princípio Constitucional da Fraternidade no novo CPC e legislação federal. 2015. (Seminário).
Seminário A REFORMA POLÍTICA.Repercussão da Reforma Política na Administração Pública. 2015. (Seminário).
XXIV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. Eficácia dos Direitos Fundamentais e seus reflexos nas relações sociais e empresariais. 2015. (Congresso).
XXIV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. Mesa Redonda - Discussão da Proposta de Emenda Constitucional de redução da maioridade penal. 2015. (Congresso).
13º Congresso Nacional de Direito da UNIT. A contribuição dos Tribunais de Contas para o aperfeiçoamento da Administração Pública. 2014. (Congresso).
Congresso Jurídico de Atualidade, acesso à justiça e políticas públicas.O Direito Fundamental do acesso à Justiça no Brasil. 2014. (Seminário).
Fraternidade e Unidade como paradigmas ao pensamento contemporâneo con.Contribuições da Fraternidade e da Unidade ao Direito. 2014. (Seminário).
II Congresso Internacional de Estudos Jurídicos: Constituição e Democracia. Fraternidade e Democracia: considerações sobre os mecanismos de participação popular e fraterna na Carta Constitucional do Brasil de 1988. 2014. (Congresso).
Instalação da Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo.Unidade e Fraternidade como paradigmas no Direito. 2014. (Seminário).
I SEMANA ACADÊMICO-CULTURAL DA UFS - DEBATE CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS.Constituinte Soberana e Exclusiva. 2014. (Seminário).
I SEMINÁRIO ALUSIVO AO DIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA.Aposentaria Especial do Servidor Público à luz da Constituição de 1988. 2014. (Seminário).
Mostra de Carreiras Jurídicas.O Ministério Público como carreira jurídica. 2014. (Seminário).
VI Congresso Jurídico Beneficente. O Estado de Exceção no Estado Democrático de Direito. 2014. (Congresso).
VI FÓRUM CURSO G8.Profissional do Direito: minha profissão, minha vocação. 2014. (Encontro).
VI SEMANA DE ESTUDOS JURÍDICOS - VI SEMEJ.A garantia constitucional da fraternidade: constitucionalismo fraternal. 2014. (Seminário).
Chiara Lubich - Carisma, Storia, Cultura. Direito e Política - a influência da doutirna humnaista de CHiara Lubich na minha vida pessoal e profissional. 2013. (Congresso).
Congresso de Direito Constitucional. Perspectivas do Controle de Constitucionalidade no Brasil após os 25 anos da Constituição de 1988. 2013. (Congresso).
I Congresso de Direito de Itabaiana. Constitucionalização do Direito Civil. 2013. (Congresso).
II Congresso Nacional Direito e Fraternidade. Direito Constitucional e Fraternidade. 2013. (Congresso).
III Fórum de Direito e Fraternidade.O Princípio Constitucional da Fraternidade. 2013. (Simpósio).
Impactos Sociais e Econômico das decisões judiciais - Curso de formação para os Juízes Federaiedis.Direito e Fraternidade: o princípio constitucional da fraternidade. 2013. (Seminário).
La fraternità come principio relazionale giuridico e politico.O preâmbulo da Constituição do Brasil de 1988: fonte do compromisso estatal para a edificação de uma sociedade fraterna. 2013. (Seminário).
La fraternità come principio relazionale giuridico e politico - Seminario Internazionale.Fraternità e politica internazionale. 2013. (Seminário).
PANATHENAIA VI.A evolução do controle de constitucionalidade no Brasil após 25 anos da Constituição de 1988. 2013. (Seminário).
República Brasileira e os 25 Anos da Constituição Cidadã.O processo constituinte da Carta Magna de 1988. 2013. (Encontro).
Reunião Ampliada do Conselho Nacional de Educação em Sergipe.Sistema Constitucional de Educação e regime de colaboração entre os entes federados. 2013. (Encontro).
V Fórum G8.Profissões Jurídicas: Ministério Público do Estado. 2013. (Seminário).
VI Congresso Jurídico Beneficente. Uma revisão crítica da separação de poderes no constitucionalismo contemporâneo. 2013. (Congresso).
XXII Encontro Nacional do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito.Direito e Fraternidade. 2013. (Encontro).
5º SEMINÁRIO INTERNACIONAL RUEF - REDE UNIVERSITÁRIA PARA O ESTUDO DA FRATERNIDADE.Do Estado Liberal ao Estado Fraternal;:o constitucionalismo à luz do princípio da fraternidade. 2012. (Seminário).
6ª Semana de Extensão da UNIT.O Preâmbulo da Constituição Federal: fonte do compromisso estatal para a construção de uma sociedade fraterna. 2012. (Seminário).
7ª Semana Jurídica da Faculdade Estácio de Sergipe - JUSTIÇA E VERDADE.O Princípio Esquecido da Fraternidade e seu resgate pela Constituição Federal de 1988. 2012. (Seminário).
Aula Magna de Abertura do Curso de Mestrado em Direito da UFS.O Preâmbulo da Constituição Federal: fonte do compromisso estatal para a construção de uma sociedade fraterna. 2012. (Outra).
Congresso PUCSP - EPM do Capitalismo Humanistra e Recuperação de Empresas. Processamento da Recuperação Judicial. 2012. (Congresso).
Dialogo con la cultura moderna: sfide e prospettive. Fraternidade no Direito. 2012. (Congresso).
Fórum G8 2012.Profissões Jurídicas - O Ministério Públiico como defensor da sociedade. 2012. (Simpósio).
I Congresso de Direito Militar da PMSE. A perda do posto e da patente dos Oficiais e da graduação das Praças como consequência da condenação criminal. 2012. (Congresso).
I Congresso Internacional de Estudos Jurídicos. Ativismo Judicial Democracia: Possibilidade de compatibilização. 2012. (Congresso).
II Fórum Brasileiro de Direito Administrativo. Controle de Constitucionalidade - Discricionariedade Jurisdicional e Concretização de Direitos: limites e necessidade de compatibilização. 2012. (Congresso).
II Fórum de Direito e Fraternidade.O princípio constitucional da fraternidade. 2012. (Seminário).
II JORNADA INTERNACIONAL DIREITO E JUSTIÇA - JUSTIÇA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO.O direito fundamental de acesso a Justiça e a Defensoria Pública no Brasil. 2012. (Seminário).
II JORNADA INTERNACIONAL DIREITO E JUSTIÇA - JUSTIÇA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO.O Mandado de Injunção como instrumento de controle judicial das omissões normativas inconstitucionais: a experiência da Corte Suprema Brasileira. 2012. (Seminário).
II JORNADA INTERNACIONAL DIREITO E JUSTIÇA - JUSTIÇA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO.O ativismo judicial como fenômeno contemporâneo: risco para a democracia?. 2012. (Seminário).
V Congresso Jurídico Beneficente. Constituição e Justiça: o valor da fraternidade para a construção de uma sociedade digna. 2012. (Congresso).
VIII Congresso Sergipano de Ginecologia e Obstetrícia. Responsabilidade Criminal do Médico. 2012. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Direito de Estado. Aspectos atuais do Controle de Constitucionalidade Concentrado no plano estadual. 2012. (Congresso).
X Seminário Internacional - Justiça Federal.Constitucionalização do Direito Civil. 2012. (Seminário).
Comunhão e Direito - Direito e Fraternidade.A Fraternidade como categoria constitucional. 2011. (Encontro).
Debate Reforma Política: governabilidade ou representação.Propostas em curso de Reforma Política - análise crítica. 2011. (Encontro).
Fórum Brasileiro de Direito Administrativo. O controle de constitucionalidade dos atos normativos editados pelo Poder Executivo. 2011. (Congresso).
II Congresso Norte e Nordeste Direito e Fraternidade. A Fraternidade como categoria jurídico-constitucional. 2011. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Controle Público. Combate à corrupção: Medidas Preventivas. 2011. (Congresso).
IV Seminário Internacional da Rede Universária para estudos sobre a Fraternidade - Democracia, Fraternidade e instituições.A Fraternidade como categoria jurídico-constitucional. 2011. (Seminário).
Semana do Ministério Público.As funçõe institucionais do Ministério Público e o compromisso preambular da Constituição Federal na construção de uma sociedade fraterna. 2011. (Seminário).
XXII Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.Acesso à Justiça como Direito Fundamental. 2011. (Simpósio).
XXI Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.A Constituição de 1988 e o Constitucionalismo Fraternal: um sintese possível entre o direito ambiental e o direito econômico. 2011. (Simpósio).
1ª Fase do Curso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Sergipe.Perfil Constitucional do Ministério Público. 2010. (Outra).
1º Congresso de Direito Constitucional da UNIT. A evolução do constitucionalismo no Brasil e no mundo: do estado liberal ao estado fraternal. 2010. (Congresso).
9ª Semana Jurídica Nacional da UNIT.Processo Constiucional. 2010. (Simpósio).
Congresso Nacional de Estudos Jurídicos. Os limites de atuação dos órgãos de controle externo da magistratura (CNJ) e do ministério público (CNMP): uma análise crítica. 2010. (Congresso).
Congresso Regional de Humanidade Nova. Cidadania: caminho para a fraternidade. 2010. (Congresso).
I Encontro Regional sobre Direito e Fraternidade Região Centro-Oeste.A fraternidade como categoria jurídico-constitucional. 2010. (Encontro).
II Fórum G8 - Palestras de motivação.Papel do Ministério Público na sociedade. 2010. (Encontro).
III Congresso Jurídico Beneficente. A evolução do controle de constitucionalidade no direito brasilerio: novas formas, avanços e retrocessos. 2010. (Congresso).
Mesa Redonda sobre o papel do Estado como regulador das relações sociais.Evolução dos Direitos políticos e Cidadania e processo democrático. 2010. (Oficina).
Treinamento em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral.Democracia e Direitos Políticos. 2010. (Simpósio).
XIII Semana Jurídica da Unyahna.Mandado de Injunção como instrumento de efetividade da Constituição: a nova orientação do Supremo Tribunal Federal. 2010. (Seminário).
XX Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.Sistema Eleitoral Proporcional e Representação Democrática: Reflexões sobre a necessidade de uma reforma política. 2010. (Simpósio).
XXVIII Encontro de Reflexão para Dirigentes Cristãos de Empresas.O Compromisso Político e Social do Cristão Dirigente de Empresas. 2010. (Encontro).
1º Curso de Capacitação/Ambientação dos novos servidores do Ministério Público de Sergipe.Perfil Constitucional do Ministério Público. 2009. (Encontro).
2º Curso de Capacitação/Ambientação dos novos servidores do Ministério Público de Sergipe.Perfil Constitucional do Ministério Público. 2009. (Encontro).
3º Curso de Capacitação/Ambientação dos novos servidores do Ministério Público de Sergipe.Perfil Consittucional do Ministério Público. 2009. (Encontro).
Congresso Sergipano de Atualizações Legislativas. Súmula Vinculante e Segurança Jurídica. 2009. (Congresso).
Constituição de Sergipe: 20 anos construindo cidadania.O controle abstrato de constitucionalidade na Constituição de Sergipe. 2009. (Simpósio).
Curso Preparatório para Magistrados.Ética e Magistratura. 2009. (Outra).
Disseminação de Valores Institucionais no TRE/SE.Ética nas relações sociais e do trabalho. 2009. (Encontro).
Fórum G8 de Profissões Jurídicas.O Ministério Público como agente transformador da sociedade. 2009. (Simpósio).
II Congresso Jurídico Beneficente. O Stare Decisis no controle difuso de constitucionalidade e a força normativa da Constituição. 2009. (Congresso).
Seminário de qualificação para gestores públicos municipais.O Ministério Público e o controle da administração púbiica municipal. 2009. (Seminário).
XIV Seminário Nacional de Estudos Jurídicos.Ativismo Judicial e Democracia. 2009. (Seminário).
XIX Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.Evolução constitucional do pacto federativo no Brasil. 2009. (Simpósio).
XXVII Encontro de Reflexão para Dirigenes Cristãos de Empresas.Compromisso Social e Político do Cristão Dirigente de Empresa. 2009. (Encontro).
Congresso Nacional Direito e Fraternidade. A fraternidade como categoria jurídico-constitucional. 2008. (Congresso).
Curso Preparatório para ingresso na magistratura.A Fraternidade como categoria jurídico-constitucional. 2008. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Direito Constitucional. Hermenêutica Constitucional. 2008. (Congresso).
I Jornada Sul Brasileira Direito e Fraternidade.A Fraternidade como categoria jurídico-constitucional. 2008. (Seminário).
IV Seminários Integrados FANESE/FACE.Vinte anos da Constituição de 1988: Direitos Fundamentais e Direitos Humanos. 2008. (Seminário).
Semeando em Terreno Fértil - Criança e Adolescente Prioridade Absoluta.Os Direitos da Criança e do Adolescente e a Constituição de 1988. 2008. (Seminário).
VIII Congresso Brasileiro de Direito de Estado. O Ministério Público na Constituição de 1988: avaliação sobre o seu papel no controle da legalidade administrativa. 2008. (Congresso).
XVII Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.A Constituição de 1988 como obra inacabada. 2008. (Simpósio).
I Congresso Norte-nordeste de operadores do Direito. O caráter intersubjetivo dos direitos fundamentais. 2007. (Congresso).
I Jornada Interdisciplinar de Direito: a ciência jurídica como uma unidade.Controle difuso de constitucionalidade e a teoria da transcendência dos motivos determinantes. 2007. (Simpósio).
5º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado. Limites de atuação dos órgãos de controle externo do Ministério Público e da Magistratura. 2006. (Congresso).
Conferência sobre a Dignidade da Pessoa Humana.Debatedor - Aspectos constitucionais do princípio da dignidade da pessoa humana. 2006. (Simpósio).
I Congresso de Direito Contemporâneo. A Constitucionalidade da Verticalização das eleições. 2006. (Congresso).
IV Encontro do Conselho de Representantes da FENORDESTE.O pricnípio constitucional da moralidade e a Improbidade Administrativa. 2006. (Encontro).
VI Encontro do Ministério Público do Estado de Sergipe.O papel do Ministério Público e do Poder Judiciário na implementação de políticas públicas previstas na Constituição Federal - Limites da discricionariedade do poder público. 2006. (Encontro).
XII Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.Limites Constitucionais aos poderes das CPI's. 2006. (Simpósio).
XXIII Encontro de Reflexão para dirigentes cristãos de empresas.O compromisso político e social cristão do dirigente de empresa. 2006. (Encontro).
IX Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.A Reforma do Judiciário e suas implicações constitucionais. 2005. (Simpósio).
VIII Congresso de Direito. Controle Judicial das Omissões Normativas e a Jurisprudência do STF. 2005. (Congresso).
X Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.Ação Civil Pública - Avanços e Retrocessos. 2005. (Seminário).
Ciclo de palestras organizados pela Escola Superior de Advocacia.Aspectos constitucionais frente a reforma da previdência. 2004. (Seminário).
I Encontro dos aposentados do Poder Judiciário de Sergipe.Os direitos dos aposentados em face da Emenda Constitucional nº 42/2003. 2004. (Encontro).
Seminário - Renovação jurídico-social - uma abordagem reflexima.Servidor público - aposentadoria - reforma da previdência. 2004. (Seminário).
Sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Defensor Público.Princípio Constitucional do Acesso à Justiça. 2004. (Encontro).
XII Seminário Nacional de Estudos Jurídicos.Palestra: Acesso a justiça como direito fundamental. 2004. (Seminário).
Ciclo de Palestras dos Diretórios Acadêmicos.A Reforma da Previdência: Inconstitucionalidades. 2003. (Seminário).
Ciclo de Palestras dos Diretórios Acadêmicos.A Reforma da Previdência: Inconstitucionalidades. 2003. (Seminário).
Ciclo de Palestras para os magistrados sergipanos.Palestra: Reforma da Previdência. 2003. (Encontro).
Dia do Jurista.Palestra: Reforma da Previdência. 2003. (Encontro).
Fórum de Debates sobre a Reforma da Previdência Social.Palestra: Reforma da Previdência Social. 2003. (Outra).
II Ciclo Internacional de Estudos Jurídicos de Sergipe.Imunidade Parlamentar: Prerrogativa ou Privilégio ?. 2003. (Seminário).
IV Congresso Internacional de Direito Processual Constitucional. Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental. 2003. (Congresso).
Palestra no Colégio de Procuradores de Justiça de Sergipe.Palestra: Reforma da Previdência e suas implicações no sistema constitucional vigente. 2003. (Encontro).
V Encontro do Ministério Público do Estado de Sergipe.Foro por prerrogativa de função à luz da Constituição Federal: Comentários à Lei nº 10.628/2002. 2003. (Encontro).
XVI Encontro Regional de Estudantes de Direito.Palestra: Reforma da Previdência. 2003. (Oficina).
XXIX Congresso Nacional de Procuradores de Estado. Palestra: Procedimento Disciplinar no âmbito das Corregedorias. 2003. (Congresso).
Ciclo de Debates sobre Filosofia do Direito.Palestra: A pragmática da situação comunicativa normativa do Professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior. 2002. (Encontro).
Ciclo de Estudos de Direito Constitucional.Palestra: O controle difuso da constitucionalidade. 2002. (Encontro).
Ciclo de Estudos de Direito Constitucional.Palestra: O controle abstrato de constitucionalidade. 2002. (Encontro).
Ciclo de Palestras.Palestra: Controle de constitucionalidade - Inconstitucionalidade por omissão e efeitos da decisão. 2002. (Simpósio).
Ciclo de Palestras sobre Direito Constitucional.Palestra: O controle concreto de constitucionalidade. 2002. (Encontro).
Ciclo de Palestras sobre Direito Constitucional.Palestra: O controle abstrato de constitucionalidade na jurisprudência do STF. 2002. (Encontro).
Divulgação Institucional do Ministério Público.Palestra: Organização do Ministério Público no Brasil e em Sergipe. 2002. (Encontro).
Encontro de Procuradores do Estado.Palestra: Regime Jurídico do Ministério Público e da Advocacia Pública. 2002. (Encontro).
III Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.Palestra: Imunidade Parlamentar no sistema constitucional vigente. 2002. (Simpósio).
Palestras no IBV.Cidadania - Direitos e Deveres. 2002. (Outra).
Seminário de Formação Política.Palestra: Ética na política. 2002. (Seminário).
Seminário Nordestino Fraternidade na Política.Palestra: Cenário político-social e cidadania. 2002. (Seminário).
Simpósio Transnacional de Estudos Científicos.Palestra: A verticalização das coligações: tentativa de criação de identidade partidária ou manipulação eleitoreira ?. 2002. (Simpósio).
XI Seminário Nacional de Estudos Jurídicos.Palestra: Ação Popular Constitucional. 2002. (Seminário).
Congresso Nordestino de Direito Eleitoral, Administrativo e Constitucional. Palestra: Limitações constitucionais às Comissões Parlamentares de Inquérito. 2001. (Congresso).
Semana de Cultura Jurídica.Palestra: A posição atual dos Sistemas de Fiscalização da Constitucionalidade. 2001. (Seminário).
1º Congresso Nordestino de Direito Eleitoral, Administrativo e Constitucional. Palestra: Os atos de improbidade administrativa. 2000. (Congresso).
Curso de Direito Constitucional para magistrados de Sergipe.Palestra: Princípios Fundamentais e Direitos Individuais. 2000. (Encontro).
Curso de Direito Constitucional para magistrados de Sergipe.Palestra: Controle de Constitucionalidade das leis. 2000. (Encontro).
Curso de Direito Constitucional para Magistrados de Sergipe.Palestra: Administração Pública. 2000. (Encontro).
Encontro de Promotores de Justiça em estágio probatório.Reforma Administrativa. 2000. (Encontro).
III Seminário Construindo uma Nova Educação.Conferência: Ética na Edução. 2000. (Seminário).
II Simpósio Regional de Direito Constitucional e Filosofia do Direito.Palestra: O mandado de injunção como instrumento de efetividade da Constituição. 2000. (Simpósio).
I Jornada de Fundamentos Jurídicos.Palestra: O pensamento Kelseniano e a ciência do Direito. 2000. (Simpósio).
I Jornada de Fundamentos Jurídicos do Estado de Sergipe.Palestra: Ação Declatória de Constitucionalidade e Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental. 2000. (Simpósio).
I Seminário de Carreiras Jurídicas.Conferência: ,Ministério Público. 2000. (Seminário).
Seminário de Direito Processual Penal.Debatedor: Provas - a instrução criminal e os direitos e garantias fundamentais: uma convivência pacífica. 2000. (Seminário).
Simpósio sobre Corrupção Eleitoral.Palestra: A lei nº 9.840/99 - aspectos gerais de sua aplicabilidade. 2000. (Simpósio).
Encontro Regional de Estudantes de Direito.Palestra: Efetividade da Constituição. 1999. (Simpósio).
II Seminário Construindo uma Nova Educação.Conferência: O papel da escola no processo de construção da cidadania - sistema constitucional educacional. 1999. (Seminário).
I Semana da Pesquisa.Palestra: Proteção judicial contra omissões legislativas. 1999. (Encontro).
Seminário de Direito Administrativo e Constitucional.Palestra: Mandado de Injunção: Um instrumento de efetividade da Constituição. 1999. (Seminário).
V Semana de Cultura Jurídica.Palestra: Instrumentos constitucionais de defesa dos interesses coletivos e difusos. 1999. (Simpósio).
Encontro Estadual dos Prefeitos da Região Centro-Sul de Sergipe.Palestra: inconstitucionalidade da cobrança da taxa de iluminação pública. 1998. (Encontro).
III Semana de Cultura Jurídica.Palestra: Reforma Adminsitrativa - inconstitucionalidade ou não ?. 1997. (Simpósio).
I Conferência da Ordem dos Advogados do Brasil.Conferência: Ação Civil Pública. 1996. (Encontro).
I Simpósio de Ensino Jurídico.Palestra: Súmula Vinculante. 1996. (Simpósio).
Seminário: III Milênio - um desafio pra a justiça.Conferência: Tutela dos Interesses Difusos. 1996. (Seminário).
XI Congresso Brasileiro de Servidores de Câmara Municipais. Conferência: O Tribunal de Contas do Estado e a tomada de contas da Câmara Municipal. 1996. (Congresso).
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Palestra: Responsabilidade Penal e Acidente de Trabalho. 1993. (Encontro).
Simpósio de Direito Constitucional.Debatedor: Revisão Constitucional. 1993. (Simpósio).
Seminário de Direito Coletivo do Trabalho.Palestra: Medidas Provisórias. 1990. (Seminário).
Participação em bancas
MACHADO, C. A. A.; TRINDADE, A. K.; ALVES, M. C. F.. ENTRE A RUA DO ACRE E O SUBÚRBIO DE SÃO GERALDO: PERSPECTIVAS JUSLITERÁRIAS DO DIREITO À CIDADE EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; RESENDE, A.C.L.. Constitucionalismo Fraternal: o agir fraterno na concretização dos Direitos Fundamentais no Estado Democrático brasileiro. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; WANDERLEI JUNIOR, B.. Os precedentes judiciais como instrumento de legitimidade e efetividade dos direitos fundamentais. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
RESENDE, A.C.L.;MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.. Exclusão Digital como Manifestação da Aporofobia Institucional. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; DIAS, C. A. G.; ANDRADE, D. C. M.; SOUZA, P. V. N. C. S.. A Política Fundiária Brasileira e o ODS 2: Impacto da alocação orçamentária na reforma agrária (2015-2024). 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.. A LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA DA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.. A Emenda Constitucional nº 103/19 e seus impactos nos cálculos dos proventos de aposentadoria e pensão civil por morte dos maiores regimes próprios de previdência social estaduais e municipais de cada região brasileira. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; CARDOSO, H. R.. O princípio constitucional da fraternidade como fundamento para concretização do direito ao desenvolvimento da juventude vulnerável no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; SOUZA, P. V. N. C. S.; ARAUJO, L. A. F.. Governo Eletrônico no Brasil (e-gov): desafios e oportunidades parfa a consolidação da cidadania fraterna. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; MATOS, E. L.. O novo Código Florestal brasileiro e sua involução: reflexos nas áreas de preservação permanentes urbanas. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; SOUZA, P. V. N. C. S.; LIMBERGER, T.. Reflexos da inteligência artificial no Judiciário brasileiro: uma análise da ameaça do robô-juiz sob a perspectiva dos direitos humanos. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; SPOSATO, K. B.; THOMASI, T. Z.; CARVALHO, G. B. V.. DIREITO CONSTITUCIONAL FUNDAMENTAL À IGUALDADE DE GÊNERO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; JABORANDY, C. C. M.. Transconstitucionalismo como medida para efetivação de Direitos das Pessoas Presa: uma abordagem do estado de coisas inconstitucional no sistema prisional brasileiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; JABORANDY, C. C. M.. Inteligência Artificial e a concretização do Direito Fundamental à Boa Administração Pública Digital. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
FONSECA, R. S.; VELOSO, R. C.;MACHADO, C. A. A.. A Releitura da Separação dos Poderes no Constitucionalismo Fraternal: Os desafios paa o Poder Regulatório do Estado no Século XXI. 2023. Dissertação (Mestrado em DIREITO, REGULAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade de Brasília.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; CABRAL, T. N. X.; CARVALHO, A. C. L.. O modelo cooperativo de processo como legitimador das decisões judiciais no Estado Democrático de Direito. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; KIM, R. P. P.. A contribuição dos escritórios sociais à luz da teoria da reintegração social para a efetivação dos direitos humanos fundamentais das pessoas egressas do sistema prisional. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; THOMASI, T. Z.. A Câmara de Resolução de Litígios da Defensoria Pública de Sergipe: um instrumento de acesso ao direito à saúde. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; CABRAL, T. N. X.. Agenda 2030, Tecnologia e Inovação no Poder Judiicário: uma análise do implemento do Programa "Justiça 4.0" e dos Laboratórios de Inovação no Tribunal de Jusitça de Alagoas. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, C. A. A.; ALVES, M. C. F.. Liberdade de Expressão, infodemia e sociedades distópicas: a desinformação como ameaça aos direitos humanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; MACHADO, L. A.. A Renda Básica Universal como meio concretizador do princípio jurídico da fraternidade no Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
PESSOA, F. G.; FONSECA, R. S.;MACHADO, C. A. A.. A mediação como instrumento de acesso à Justiça e promoção do desenvolvimento. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA; BARZOTTO, L. C.. Refugiados no Brasil: O princípio da fraternidade e a corresponsabilidade social. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MENEZES, C. A.;MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA; SANTOS, E. J. M.. A acessibilidasde aos atos notariais e registrais como instrumento da tutela penal dos bens jurídicos supraindividuais. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; FALCAO, C. M. B.. Diálogo entre direitos humanos, reconhecimento, fraternidade e reificação: propósitos convergentes e divergentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; CARDOSO, H. R.; FONSECA, R. S.. O princípio constitucional da fraternidade no direito penal brasileiro: avanços legislativos e jurisprudenciais. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; REBOUCAS, G. M.; GALINDO, B. C. M. T.. As violações de Direitos Humanos na Ditadura Militar Brasileira (1964-1985)> Diálogo das Cortes?. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; DUARTE JUNIOR, D. P.; VITORIA, P. R.; SILVA, J. A. T. E.. Migrações Forçadas, Direitos Humanos e Decolonialidade: paradoxos do regime internacional de proteção jurídica para refugiados. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA; JABORANDY, C. C. M.; CARDOSO, H. R.; SILVA, L. A.. A fraternidade como fundamento da mediação de conflitos e pacificação da sociedade civil. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA; PESSOA, F. G.; PAMPLONA FILHO, R.. O mundo coberto de penas: Vidas Secas e o acesso à justiça na construção de um sistema de precedentes judiciais no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; THOMASI, T. Z.; DORNELLES, C. J. H. C.; BRAUNER, M. C. C.. Direito Humano de acesso à Justiça Ambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; BAHIA, S. J. C.. Os precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos e sua vinculatividade para o direito brasileiro: a reclamação como instrumento de sua efetividade. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, D. C. A.; CARDOSO, H. R.;MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.. O patrimônio cultural em Sergipe sob a lente do Poder Judiciário: análise da jurisprudência no Tribunal de Justiça de Sergipe e no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, C. A. A.; GASSEN, V.. A tributação como instrumento essencial para a efetivação dos direitos sociais fundamentais. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; SILVA, L. A.; PIERDONA, Z. L.. O trabalho escravo no contexto das políticas migratórias: enfrentamento através do Direitoa o Desenvolvimento. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; OLIVEIRA, O. M. B. A.. O pluralismo jurídico na América Latina: a emergência de uma proposta paradigmática a partir da fraternidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
SPOSATO, K. B.; COSTA, A. P. M.;MACHADO, C. A. A.. Inimputabilidade penal etária como reflexo da constitucionalização garantista. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
BARZOTTO, L. C.;MACHADO, C. A. A.; SOUZA, D. G.; STUMER, G.; SILVA, P. R. A.. Compliance e trabalho: entre o poder diretivo do empregador e os direitos inespecíficos do empregado. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BARZOTTO, L. F.;MACHADO, C. A. A.; OLIVEIRA, E. S.; BAGGIO, R. C.. Entre Decisão e Juízo: Poder Constituinte e Controle de Constitucionalidade em Hannah Arendt. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.. Princípio da Eficiência em matéria tributária: uma análise sob a perspectiva dos mecanismos de cobrança da Dívida Ativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; DORNELLES, C. J. H. C.; JABORANDY, C. C. M.; SPOSATO, K. B.. O princípio da ofensa como parâmetro hermenêutico para um microssistema penal do discurso do ódio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.. Absenteísmo Eleitoral: despotismo democrático e apatia popular. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; NOBREGA, F. F. B.. Teoria do Sistema de Formação, Aplicação e Superação dos Precedentes Vinculantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
SPOSATO, K. B.;MACHADO, C. A. A.; GORDILHO, H. J. S.. JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO FERRAMENTA DE EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL IMPLÍCITO DA BUSCA DA FELICIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, L. P. S.;MACHADO, C. A. A.; SILVA, S. T.. A Responsabilidade dos Estados patrocinadores na exploração de minerais nos Fundos Marinhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MENEZES, C. A.; SPOSATO, K. B.;MACHADO, C. A. A.; COSTA, A. P. M.. O sistema penal aberto como resultado do processo de constitucionalização do direito. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; SILVA, L. G.; SPOSATO, K. B.; PINTO, F. C. S.. O Direito Constitucional de Reunião entre textos e ruas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; CARDOSO, H. R.; MENDES, A. G. C.. Ampliação dos poderes probatórios do juiz nas ações coletivas: em busca da concretização do acesso à ordem jurídica justa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; OLIVEIRA, L. P. S.; DORNELLES, C. J. H. C.; SILVA, T. E. M.. Nanotecnologia e os desafios do Direito na elaboração de um marco regulatório específico. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CORREIA JUNIOR, J. B.; SILVA, T. T. A.. A dedução de tributo como forma de incentivo ao desenvolvimento sustentável: realidade em Alagoas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; REBOUCAS, G. M.. Mutação Constitucional e a Crise da Democracia Representativa. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MATSUSHITA, T. L.;MACHADO, C. A. A.; TAVARES, A. R.. A conciliação à luz do princípio constitucional da fraternidade: a experiência da Justiça Federal da Primeira Região. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CARDOSO, H. R.; DIAS, C. A. G.; OLIVEIRA, L. P. S.;MACHADO, C. A. A.. Adoção de embriões excedentários. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Autonomia Política do Município Brasileiro na atual Constituição. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento)) - Universidade Federal do Ceará.
MACHADO, C. A. A.. Prenúncios do Direito Urbanístico e Ambiental: a legislação provincial de Sergipe (1835-1889). 2002. Dissertação (Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento)) - Universidade Federal do Ceará.
CARDOSO, H. R.; SOUZA, P. V. N. C. S.; ANDRADE, D. C. M.; LEAL, F.; SELLOS-KNOERR, V. C.;MACHADO, C. A. A.. Regulação e Microssistema de Responsabilidade Civil por danos causados pela Inteligência Artificial. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
DUARTE JUNIOR, D. P.; SOUZA, P. V. N. C. S.; SPAREMBERGER, R.;MACHADO, C. A. A.; MILLARD, E.. RESSIGNIFICAÇÃO DA LEI DE ANISTIA (1979) NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MECANISMOS CONSTITUCIONAIS DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO JUDICIÁRIO. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
REIS, J. R.; SPLENGER, F. M.; BITTENCOURT, D.; LUCIO, A. S. Z.;MACHADO, C. A. A.. A hipervulnerabilidade do idoso no siperendividamento: intersecções jurídicas entre o público e o privado a determinar políticas públicas sob o viés da solidariedade na fase pré-contratual. 2022. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
VERONESE, J. R. P.;MACHADO, C. A. A.; FONSECA, R. S.; AMANTE, C. J.. O conceito de Fraternidade em Chiara Lubich: contributo à díade da teoria e prática da Justiça. 2021. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Direito- Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOLINARO, C. A.; RUARO, R. L.; PIOVESAN, F.; GROSSMANN, E.; PARANHOS, A. V. S.;MACHADO, C. A. A.. O futuro do sistema interamericano de direitos humanos é doméstico: diálogo e cooperação entre ordens jurídicas como mecanismos de empoderamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos. 2019. Tese (Doutorado em PPGD - Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SARLET, I. W.;MACHADO, C. A. A.; LINS JR, G. S.; JOBIM, M. F.; PANSIERI, F.. (In) Aplicabilidade do Princípio da Reserva do Possível nas decisões dos Tribunais Superiores na concretude da política pública de educação obrigatória e gratuita: afastamento das limitações da lei da responsabilidade fiscal. 2019. Tese (Doutorado em PPGD - Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SARLET, I. W.;MACHADO, C. A. A.; LINS JR, G. S.; PANSIERI, F.; JOBIM, M. F.. Os limites do controle da Administração Pública pelos Tribunais de Contas na efetivação do mínimo existencial em educação. 2019. Tese (Doutorado em PPGD - Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ISHIKAWA, L.; MATSUSHITA, T. L.; CARNIO, H. G.; VELOSO, R. C.;MACHADO, C. A. A.. O resgate do princípio constitucional da fraternidade no sistema de justiça: realidade e desafios. 2018. Tese (Doutorado em Função Social do Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; CARDOSO, H. R.; SOUZA, P. V. N. C. S.. Combate a corrupção no Brasil e Agenda 2030: desafios estruturais para a efetivação de um direito fundamental emergente. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; ANDRADE, L. R. S.; REGO, A. R.. DESINFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS: O RECONHECIMENTO DA LITERACIA DIGITAL COMO DIREITO HUMANO. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; SOUZA, P. V. N. C. S.; ATAIDE JUNIOR, V. P.; BRAZ, L. C. F. S.. O princípio jurídico da fraternidade contemplando a causa animal: uma proposta decorrente da dimensão ambiental dos direitos humanos. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CARVALHO, G. B. V.; CARNEIRO, R. J. M.; ARAUJO, L. A. F.. A doxa penal estatal como estratégia na gestão da pobreza para construção de cidades seguras: uma análise crítica da política estadual de segurança pública e seus efeitos sobre a exclusão social. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
DUARTE JUNIOR, D. P.;MACHADO, C. A. A.; SPAREMBERGER, R.. Revisitação da Lei de Anistia (1979) no Brasil através dos mecanismos constitucionais da democracia participativa no Judiciário. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
SOUZA, P. V. N. C. S.;MACHADO, C. A. A.; LIMBERGER, T.. Reflexos da Inteligência artificial no Judiciário brasileiro: uma análise da ameaça do robô-juiz sob a perspectiva dos direitos humanos. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; SOUZA, P. V. N. C. S.; ANDRADE, D. C. M.. A política fundiária brasileira e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: análise da alocação orçamentária e efetivação do programa de refgorma agrária (2015-2023). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
COSTA, D. C. A.;MACHADO, C. A. A.; MOLINA, L. F. B.. Aplicação da Justiça Restaurativa aos conflitos desenvolvidos no mundo digital. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; OLIVEIRA, J. C.; RESENDE, A.C.L.. Democracia e controle de constitucionalidade: críticas e alternativas. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.; MAGALHAES FILHO, G. B.;MACHADO, C. A. A.. Objeção de Consciência Institucional aplicada aos hospitais confessionais. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; CARDOSO, H. R.. O novo Código Florestal brasileiro e sua (in)evolução: reflexos nas áreas de preservação permannetes urbanas. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
ALVES, M. C. F.;MACHADO, C. A. A.; TRINDADE, A. K.. O Direito à Cidade em A Hora da Estrela e a Cidade Sitiada, de Clarice Lispector. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; WANDERLEI JUNIOR, B.. Os precedentes judiciais e a necessidade de integridade e de legitimidade para a efetividade dos direitos fundamentais. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; COELHO NETO, U.. CONSTITUCIONALISMO FRATERNAL: O AGIR FRATERNO NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; DIAS, C. A. G.; LEOPOLDO, D. L. F. A.. A legitiação democrática da jurisdição constitucional na concretização dos direitos fundamentais. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; DIAS, C. A. G.; LEOPOLDO, D. L. F. A.. Emenda Constitucional nº 103/19: impactos e reflexos nos regimes próprios de previdência social. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; RESENDE, A.C.L.. O Direito ao Desenvolvimento da Juventude Vulnerável no Brasil. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; CARDOSO, H. R.; SOUZA, P. V. N. C. S.. Governo Eletrônioc (e-gov) no Brasil: perspectivas , responsabilidade do estado e consolidação da cidadania fraterna. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; OLIVEIRA, L. P. S.. O uso da tecnologia no Poder Judiciário brasileiro como ferramenta para consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 16 da Agenda 2030. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; ESPINOZA, F.. A renda básica universal como meio concretizador do princípio jurídico da fraternidade. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, C. A. A.; ALVES, M. C. F.. Liberdade de Expressão, Tecnologia e Literatura Distópica: a disseminação de desinformação como ameaça aos direitos humanos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
SPOSATO, K. B.; THOMASI, T. Z.;MACHADO, C. A. A.. O Direito Constitucional à igualdade de gênero em tempos de pandemia. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; MENEZES, C. A.. Transconstitucionalismo como medida de efetivação de Direitos das Pessoas Presas: uma abordagem do estado de coisas inconstitucional no sistema prisional brasileiro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; CARDOSO, H. R.. Protagonismo tecnológico sem delay democrático: inteligência artificial e a concretização do direito fundamental `boa administração pública digital. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, C. A. A.; CARDOSO, R. C.. NEURODIREITOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: uma intersecção para novos direitos humanos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; DORNELLES, C. J. H. C.. Diálogo entre o Reconhecimento e Fraternidade: Propósitos convergentes. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; CARDOSO, H. R.. O princípio constitucional da fraternidade no direito penal brasileiro: avanços legislativos e jurisprudenciais. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; CARDOSO, H. R.. A Câmara de Resolução de Litígios da Defensoria Pública de Sergipe: um instrumento de acesso ao direito à saúde. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; DANTAS, F. L. L.. Os escritórios sociais como principal ferramenta da política nacional de atenção às pessoas egressas do sistema prisional para redução dos danos promovidos pelo cárcere. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; CABRAL, T. N. X.. Ativismo Judicial e Cooperação Judiciária. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; CARDOSO, H. R.. A desinformação eleitoral e seu impacto na vontade do eleitor. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; CARDOSO, H. R.. Audiência de Custódia e presunção de inocência: a concretização dos direitos humanos na perspectiva do princípio jurídico da fraternidade. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; CARDOSO, H. R.. Desenvolvimento Sustentável como Direito Humano e sua concretização nas contratações públicas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; REBOUCAS, G. M.. O Direito coberto de penas: a fraternidade em efetivação do acesso à Justiça no construção de um sistema de precedentes judiciais no Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.. Violência Doméstica e Agenda 2030 da ONU: Contribuição do Formulário Nacional de Risco para o Desenvolvimenteo Sustentável no Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.. A Mediação como instrumento de Aceso à Justiça e promoção do Desenvolvimento Sustentável. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA; JABORANDY, C. C. M.; DUARTE JUNIOR, D. P.. O princípio da fraternidade e a corresponsabilidade social: a busca pelo cumprimento dos deveres fundamentais com relação aos refugiados no Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; DUARTE JUNIOR, D. P.. O princípio do poluidor pagador no Brasil como instrumento do desenvolvimento humano sustentável: análise dos acórdãos do STJ entre os anos 2017 e 2019. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; DUARTE JUNIOR, D. P.. O Princípio da Fraternidade no Direito Internacional - reflexões acerca da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; COSTA, D. C. A.; JABORANDY, C. C. M.. O Direito à inclusão digital no Brasil: uma análise a partir da categoria jurídica da fraternidade. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.. As violações de Direitos Humanos na Ditadura Militar Brasileira (1964-1985): o diálogo e o dissenso das Cortes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; DORNELLES, C. J. H. C.. Pluralismo Jurídico: uma proposta paradigmática para repensar o direito a partir da fraternidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; CARDOSO, H. R.. Mediação de Conflitos e Fraternidade: uma luta por Direitos Humanos e Pacificação Social. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
THOMASI, T. Z.; DORNELLES, C. J. H. C.;MACHADO, C. A. A.. Acesso à Justiça Ambiental através do aparelhamento e Interiorização da Defensoria Pública do Estado de Sergipe. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; DORNELLES, C. J. H. C.; DUARTE JUNIOR, D. P.. O microssistema penal do discurso do ódio no Direito Brasileiro: uma dupla abordagem dogmática e zetética. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
JABORANDY, C. C. M.;MACHADO, C. A. A.; REBOUCAS, G. M.. A tributação como instrumento essencial para a efetivação dos direitos sociais fundamentais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
COSTA, D. C. A.; CARDOSO, H. R.;MACHADO, C. A. A.; MARINHO, C. B. F.. A tutela do patrimônio cultural pelo Tribunal de Justiça de Sergipe: uma análise jurisprudencial durante os anos de 20017 a 2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MARINHO, C. B. F.; CARDOSO, H. R.; DURAO, P.. Da Criação de um Estatuto da Função Social da Empresa: Avanço ou Retrocesso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MARINHO, C. B. F.; CARDOSO, H. R.. Desafios do Juiz Constitucional: Sindicabildade das políticas públicas para efetivação do Direito à Saúde e à Educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MENEZES, C. A.;MACHADO, C. A. A.; SPOSATO, K. B.. O SISTEMA PENAL ABERTO COMO RESULTADO DO PROCESSO DE CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; CARDOSO, H. R.; JABORANDY, C. C. M.. O direito fundamental à moradia e suas incidência nos bens públicos: o instituto da concessão de uso especial para fins de moradia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
BARZOTTO, L. C.;MACHADO, C. A. A.; STURMER, G.. Trabalho e compliance: entre o poder diretivo do empregador e os direitos inespecíficos do empregado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
COELHO NETO, U.; MARINHO, C. B. F.;MACHADO, C. A. A.. Princípio da Eficiência na Administração Tributária dos Municípios e a sua implicação na Justiça Distributiva. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
PESSOA, F. G.;MACHADO, C. A. A.; CARDOSO, H. R.. A legitimidade da Defensoria Pública para promover a tutela coletiva da moralidade administrativa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
PESSOA, F. G.; CARDOSO, H. R.;MACHADO, C. A. A.. Declaração de (In)Constitucionalidade no sistema jurídico brasileiro: a interpretação conforme a Constituição e a técnica de decisões manipulativas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
SPOSATO, K. B.;MACHADO, C. A. A.; COSTA, A. P. M.. Inimputabilidade penal etária como reflexo da constitucionalização garantista e simbólica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; FALCAO, C.; CARDOSO, H. R.. Ocupações Urbanas Irregulares consolidadas em áreas de preservação permanente e o processo civil cooperativo intersubjetivo como alternativa de superação da tensão entre direito à moradia e direito ao meio ambiente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; OLIVEIRA, L. P. S.; OLIVEIRA, I. M.. Uma análise da responsabilidade dos Estados na exploração de minerais no mar além das jurisdições nacionais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; OLIVEIRA, L. P. S.. A efetividade da proteção de dados pessoais frente ao big data. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
SILVA, T. T. A.; OLIVEIRA, L. P. S.;MACHADO, C. A. A.. Habeas Corpus: um grito de liberdade para os grandes primatas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; OLIVEIRA, L. P. S.; SILVA, T. T. A.. O princípio da fraternidade como fundamento da desenvolvimento humano sustentável. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
PESSOA, F. G.; CARDOSO, H. R.;MACHADO, C. A. A.. Princípio da Razoável Duração do Processo. Interpretação Constitucional. Efetivação do Princípio do Acesso à Justiça. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; CARDOSO, H. R.. O Direito ao Trabalho da População Carcerária. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.; CARDOSO, H. R.;MACHADO, C. A. A.. Absenteísmo Eleitoral: despotismo democrático e apatia popular. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.; CARDOSO, H. R.;MACHADO, C. A. A.. Julgamento colegiado e vinculação funcional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, L. G.; OLIVEIRA, L. P. S.;MACHADO, C. A. A.. O Conselho Constitucional Francês é uma verdadeira Jurisdição Constitucional?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, L. A.; SILVA, L. G.;MACHADO, C. A. A.. Mediação e tratamento de demandas de massa no Poder Judiciário. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; REBOUCAS, G. M.. Julgamento por precedentes no Direito Brasileiro: avanço ou retrocesso na perspectiva emancipatória dos direitos humanos?. 2015.
MACHADO, C. A. A.; SILVA, L.; SPOSATO, K.. Limites e Possibilidades do Direito Constitucional de Reunião. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; PESSOA, F. G.; CARDOSO, H. R.. Amplos poderes probatórios do juiz nos processos coletivos: em busca da concretização do acesso à ordem jurídica justa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COSTA, D.; SILVA, L. A.. Administrativização do dieito penal (com a lei 12.846/2013): derrocada definitiva do garantismo previsto na Constituição?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; OLIVEIRA, L. P. S.; SPOSATO, K.. Potencialidades e Impasses para a incorporação da Justiça Restaurativa no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A violência contra a criança no âmbito familiar: um desafeto escondido. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. As consequências judiciais sobre a guarda dos filhos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Abuso sexual intrafamiliar contra a criança e o adolescente no município de Aracaju/SE no anto de 1988. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Síndrome de Alienação Parental e Rede de Atendimento Social: Um Diálogo Necesário. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Adoção de Crianças Maiores: uma realidade em Sergipe. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Adoção de Crianças Maiores: uma realidade em Sergipe. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Inclusão Social: os caminhos para a consolidação de uma cultura inclusiva. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Violência contra a criança e o adolescente e a importância do ECA pra seu enfrentamenteo: prevenção, proteção e responsbilidade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. O princípio da igualdade e a inconstitucionalidade da limitação de cargos para muheres na Polícia Militar de Sergipe: análise da Ação Direta de Iconstitucionalidade nº 7.480. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. O dever constitucional do Estado em fornecer medicamentos: Uma análise da evolução da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
COELHO NETO, U.;MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.. O Supremo Tribunal Federal e o ativismo judicial: uma análise a partir da decisão que declarou inconstitucional o crime de aborto até o terceiro trimestre de gestação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; SILVA, R. T. B.. A NOVA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) E SEUS EFEITOS NO DIREITO CIVIL: uma análise de sua aplicação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; SILVA, R. T. B.. JUSTIÇA RESTAURATIVA NO DIREITO DE FAMÍLIA: uma abordagem trasnformadora para resolução de conflitos e reintegração familiar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CARVALHO, A. C. L.; SILVA, R. T. B.. O DIREITO À MORADIA E A GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA: uma análise jurídica sobre a efetividade das políticas habitacionais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
SANTANA, J. L.;MACHADO, C. A. A.; DURAO, P.. O Poder de Polícia da Administração Pública frente aos Direitos Fundamentais garantidos pelo Estado Democrático de Direito. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; ALMEIDA, J. R. S.. A Constitucionalidade da confissão como pré-requisito para firmar o acordo de não persecução penal: possível conciliação entre admissão de culpa e a proteção das garantias fundamentais do acusado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; PESSOA, F. G.. Acesso à Justiça da população em situação de rua: avanços e desafios na democratização do Judiciário a partir da Resolução 425/2021 do CNJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; PESSOA, F. G.. OS LIMITES DA UTILIZAÇÃO DO MANDADO DE INJUNÇÃO NA DEFINIÇÃO DE TIPOS PENAIS: UMA ANÁLISE DO JULGAMENTO DO MANDADO DE INJUNÇÃO N° 4733. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; PESSOA, F. G.. O acesso à Justiça no mercado da prisão: uma análise da (in)delegabilidade da assistência jurídica a empresas privadas na execução penal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; MATOS, E. L.. O estado de coisa inconstitucional no sistema prisional e o cômputo em dobro da pena privativa de liberdade em condições degradantes: uma solução reparadora possível. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; MATOS, E. L.. A efetividade das sentenças da Corte IDH no Brasil: uma análise do cumprimento de sentença nos casos Barbosa de Souza e Trabalhadores da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; MATOS, E. L.. A (in) constitucionalidade do in dubio pro societate e a questão do standard probatório nas decisões de pronúncia: uma análise da jurisprudência do STJ de 2017 a 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; MATOS, E. L.. O acordo de não persecução penal: desafiando os princípios da presunção da inocência e da não autoincriminação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; MATOS, E. L.. Delimitação do controle jurisdicional do acordo de não persecução penal no sistema constitucional acusatório. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; CONCEICAO, I. N. M.; VASCONCELOS, A. C. N.. FEMINICÍDIO RACIAL: perfil das vítimas femininas em Sergipe entre os anos de 2017 a 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; VASCONCELOS, A. C. N.. A OBRIGAÇÃO DE RESTITUIR VALORES AO ERÁRIO RECEBIDOS POR ERRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; SILVA, R. T. B.. IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELA LEI Nº 14.230/2021 NA CARACTERIZAÇÃO DE ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. A constitucionalidade da investigação criminal promovida pelo Ministério Público. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; MONTEIRO, M. G.. A fragmentação dos acórdãos do Supremo Tribunal Federal e o dever de fundamentação das decisões judiciais: a justificação do controle de constitucionalidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; MONTEIRO, M. G.. A violência de gênero nas paradas de sucesso: uma análise dos limites à liberdade artística do compositor musical no Brasil a partir da Ação Civil Pública nº 5052820-72.2019.4.02.5101/RJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; MONTEIRO, M. G.. Interpretação conforme a constituição e decisões manipulativas: um problema de responsabilidade decisória no controle de constitucionalidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. O instituto da inelegibilidade reflexa e a nova interpretação dada à Súmula Vinculante nº 18: uma análise do REspEI nº 060012772/MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. Aplicabilidade da actio libera in causa à luz da jurisprudência do STJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. Geração de despesas e atuação parlamentar no processo legislativo municipal: uma análise dos limites formais à deflagração do processo legislativo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; SANTANA, J. L.; MATOS, E. L.. O controle judicial dos atos de bancas de heteroidentificação: limites e possibilidades. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; SOUZA, A. R. A.. O resgate do controle de constitucionalidade no pensamento de Carl Schmitt. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTANA, J. L.;MACHADO, C. A. A.; CHARLOT, Y. W. C. S.. Contratações de Servidores Temporários pelo Município de Riachão do Dantas/SE: uma análise a partir das ações de improbidade administrativa levadas à Justiça Estadual entre 2010 e 2022. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. Prisão Disciplinar de Mlitares Estaduais: uma análise em face da dignidade humana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MATOS, E. L.; COELHO NETO, U.. Desigualdade Digital e Direito Fundamental de Acesso à Internet no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; SOUZA, R. S.. A dignidade humana nas prisões e a reinserção social do preso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; SOUZA, R. S.. A exceção de Romeu e Julieta e a sua aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.; SOUZA, R. S.. Lei Maria da Penha: o aumento da violência na pandemia e a (in)eficiência das medidas protetivas de urgência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
LEOPOLDO, D. L. F. A.;MACHADO, C. A. A.; LUVISETI, M. M.. Processamento das Medidas Protetivas de Urgência: impactos na efetividade da proteção da dignidade da mulher em situação de violência doméstica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
LEOPOLDO, D. L. F. A.;MACHADO, C. A. A.; SILVA, L. G.. Privacidade e Proteção de Dados nas redes sociais: um estudo a luz da nova política de privacidade do WhatsApp. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA; COELHO NETO, U.; CARVALHO, V. F. A.. A persistência do confessionalismo no Estado brasileiro em contradição com a laicidade positivada pela CF/88. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; CARVALHO, M. D.. A proteção constitucional do Direito à vida: ortotanásia em pacientes terminais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; CARVALHO, M. D.. Liberdade Religiosa e Saúde Pública: o RE nº 979.742 e a disponibilização pelo Estado de Tratamentos para Testemunhas de Jeová. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; RESENDE, A.C.L.; CARVALHO, M. D.. A diginidade da pessoa humana como núcleo dos direitos fundamentais na Constituição federal de 1988. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MONTEIRO, M. G.;MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.. Estudo sobre a constitucionalidade da cláusula de barreira instituída pela EC 97 de 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MONTEIRO, M. G.;MACHADO, C. A. A.; JABORANDY, C. C. M.. Estado de Coisa Inconstitucional: instituto de usurpação de poder. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
ANDRADE, S. S.;MACHADO, C. A. A.; MENEZES, C. A.. O poder de investigação criminal do Ministério Público: uma visão através dos princípios constitucionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
FALCAO, C.; FALCAO, B.;MACHADO, C. A. A.. Precedentes Judiciais na aplicação do direito brasileiro: instrumentos de retórica ou uso de autoridade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Reforma Política face aos elementos de propaganda eleitoral: uma análise a partir da minirreforma introduzida pela Lei 13.165/2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Prerrogativas processuais da Fazenda Pública na fase de conhecimento da ação civil pública: obstáculos à célere efetivação dos direitos transindividuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Direito ao esquecimento verus Direito à infromação: a proteção da memória individual na era da internet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Jurisdição constitucional, Democracia Representativa e Desacordos Morais: o Supremo Tribunal Federal como reafirmador do compromisso pluralista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.; CRUZ, C. R.. Auxílio Reclusão no Regime Geral de Previdência Social: análise do requisito constitucioanl baixa renda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. O papel da Ordem dos Advogados do Brasil na consolidação do Estado Democrático de Direito, manutenção da ordem constitucional e sua atuação em defesa dos interesses da sociedade brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. A extensão da pensão por morte no RGPS para filhos de até vinte e quatro anos matriculados em curso de nível superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. A Comissão Parlamentar de Inquérito: poderes e limites em conflito com os Direitos Fundamentais do investigado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. Sistema Carcerário Brasileiro e a inobservância dos Direitos e Garantias Fundamentais dos presos: a invisibilidade social do problema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. Natureza Jurídica dos crimes de responsabildiade e análise do pedido de impeachmente da Presidene. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. Poder Constituinte: o exemplo do processo islandês e a realidade brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. Liberdade de Informação e de expresão artística e literária versus o direito individual à privacidade: o caso das biografias não autorizadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. Declaração do "Estado de Coisas Inconstitucional" no Brasil mediante ADPF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. A finalidade da Imunidade tributária dos templos de qualquer culto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.; MONTEIRO, M. G.. O inadimplemento tributário como motivo para exclusão das microempresas e empresas de pequeno porte do Simples Nacional à luz dos princípios constitucionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF): hipótese de cabimento e defesa dos preceitos fundamentais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.. Reforma da previdência: unificação da idade para aposentadoria de homens e mulheres no regime geral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MONTEIRO, M. G.;MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.. A judicilialização da política: o caso das uniões homoafetivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.. A (im)possibilidade de aplicação do adicional de vinte e cinco por cento da aposentadoria por invalidez as demais aposentadorias do regime geral de previdência social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MONTEIRO, M. G.; CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.. Controle de Constitucionalidade de Leis Municipais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.. O reconhecimento da perda auditiva unilateral como deficiência para fins de inscrição em concurso público. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MONTEIRO, M. G.; CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.. O trabalho artístico de crianças e adolescentes: uma análise sobre sua constitucionalidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.. Mitigação do critério de miserabilidade para a concessão do benefício de prestação continuada - BPC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MONTEIRO, M. G.; CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.. A influência da mídia nas decisões do Tribunal do Júri: uma análise crítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
CRUZ, C. R.;MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.. Ações Regressivas Previdenciárias na hipótese de violência doméstica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MONTEIRO, M. G.;MACHADO, C. A. A.; CRUZ, C. R.. A eficácia da decisão em Mandado de Injunção frente à Lei 13.300/2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; FREITAS, A. G. B.. A Educação Básica segunda a Lei de Diretrizes e Bases. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; REGINATO, A. D. A.; LEAL, E. M. C.. A dignidade humana em acórdãos do Pleno do STF: uma aplicação do método da teorização enraizada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; PIMENTA, E. S.. A (in)constitucionalidade da norma geral de antielisão fiscal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; MACHADO JUNIOR, A. A.. A transcendência dos motivos determinantes no controle difuso de constitucionalidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; PIMENTA, E. S.; COELHO NETO, U.. Imposto sobre grandes fortunas - análise da estrutura jurídica do imposto e da sua utilização como instrumento de correção das distorções do sistema tributário brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. A República levada a sério: a constitucionalidade dos princípios da lei da ficha limpa sob o prisma da razoabilidade e da proporcionalidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.; CRUZ, C. R.. A constitucionalização do Direito de Família. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.; MONTEIRO, M. G.; COELHO NETO, U.. O Conselho nacional de Justiça e a busca por sua identidade constitucional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Conflito Positivo entre a lei de improbidade administrativa e o decreto lei 201/67. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Responsabilidade Civil do estado pelos atos omissivos de seus agentes no âmbito do Poder Executivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A execução da multa penal pela Fazenda Pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Desaposentação: viabilidade a um benefício mais justo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Da inconstitucionalidade do artigo 1641, inciso II do Código Civil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Análise Econômica do Direito Tributário: a vedação ao uso de tributos com efeitos de confisco e a curva de Laffer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Ações regressivas acidentárias como forma preventiva de acidente do trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O fenômeno da Objetivação do Controle de Constitucionalidade Difuso pelo Supremo Tribunal Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O Direito à Saúde e o ativismo judicial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O poder de investigação cirminal do Ministério Público. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Discricionariedade-vinculada do ato administrativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Legitimação constitucional do Ministério Público para ação de alimentos na defesa dos direitos individuais indisponíveis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O reconhecimento da união homoafetiva como entidade familiar sob a ótica da Constituição Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Ações afirmativas: a inclusão das pessoas portadoras de deficiência nos cargos e empregos públicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Plano Diretor ausente ou omisso: desrespetio a cultura e história das cidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A supralegalidade dos tratados de direitos humanos e seus reflexos no ordenamento jurídico brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Poder Investigatório criminal do Ministério Público à luz de uma interpretação sistemática do ordenamento jurídico pátrio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Hermenêutica Constitucional: um estudo dos métodos e motivos conscientes e sociais dos julgados do Supremo Tribunal Federal dentro de uma sociedade aberta dos intérpretes da Constituição. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A teoria da transcendência dos motivos determinantes no controle difuso de constitucionalidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O papel da Defensoria Pública na prestação a assistência jurídica e no acesso do cidadão à justiça. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A colisão dos direitos fundamentais à luz da recusa da transfusão de sangue devido às convicções religiosas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A inconstitucionalidade da cobrança da taxa de incêndio no Estado de Sergipe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Assédio Moral nas relações do trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Poder Diretivo do empregador versus direito de revista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Perspectiva constitucional da teoria do garantismo penal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Constitucionalidade da cobrança do ISSQN dos serviços de registros públicos, cartórários e notariais em virtude da ADIN nº 3.089/DF e suas implicações jurídicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A lei ficha limpa e o processo de reestruração política brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. As controvérsias acerca da emenda constitucional n. 66/2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O controle de constitucionalidade de normas pré-constitucionais e a (im)possibilidadde de constitucionalização superveniente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. A (in)constitucionalidade do parágrafo único do art. 7º da Constituição Federal à luz dos direitos fundamentais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. A legitimidade da Defensoria Pública para a propositura da Ação Civil Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A responsabilidade subsidiária da Administração Pública na terceirização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A eficácia dos tratados internacionais sobre direitos humanos: o fim da prisão civil do depositário infiel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A ação popular como forma de proteção ao meio ambiente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A nova lei do Mandado de Segurança à luz da Constituição Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Discriminação nas relações de trabalho por motico de gênero. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Direito à Informação versus Direito à Privacidade: conflito de direitos fundamentais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A dignidade da pessoa humana na saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Colisão de Princípios Fundamentais e s propostas para sua solução. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Políticas de Ação Afirmativa: o desafio da ação pró-ativa do Estado Democrático de Direito para a consolidação das garantias da Constituição-cidadã. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O uso exarcebado das medidas provisórias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Responsabilidade Tributária dos sócios-administradores das sociedades limitadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Ativismo Judicial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A posição hierárquica dos tratados internacionais de direitos humanos no direito interno brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. (Im)possibilidade do controle concentrado de constitucionalidade de súmula vinculante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A repartição das receitas tributárias à luz dos princípios constitucionais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A constitucionalidade da Lei Maria da Penha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O controle de constitucionalidade no Brasil: o papel do Supremo Tribunal Federal e a tendência de abstrativização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A responsabilidade tributária dos sócios e adminsitradores da sociedade limitada: possibilidade de redirecionamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A incidência do IPTU sobre os terrenos de marinha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A legitimidade ad causam do Ministério Público para ajuziar ação civil pública em matéria tributária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Cotas Raciais: fato de discrímen ou isonomia?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Momento processial de inversão do ônus da prova no direito do consumidor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A inconstitucionalidade da obrigatoriedade do regime de separação total de bens para os nubentes maiores de 60 (sessenta) anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A constitucionalidade da lei complementar nº 135/2010 - a lei da ficha limpa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. O amicus curiae e o controle concentrado de constitucionalidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A relativização da coisa julgada inconstitucional e o conflito entre a segurança jurídica e a justiça das decisões. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Cassação de mandato por captação de sufrágio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Aspectos inconstiucionais da Lei 12.016/2009 (Nova Lei do Mandado de Segurança). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Inaplicabilidade da Lei 6.683/79 - Lei da Anistia - aos crimes comuns. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Paternidade socioafetiva e o dever de alimentar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Os planos de saúde e a discriminação por idade: a ilegalidade do reajuste por mudança de faixa etária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Regime Jurídico dos direito sucessório dos compannheiros à luz dos princípios constitucionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão: aspectos constitucionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Controle de Constitucionalidade da Medida Provisória quanto aos pressupostos de relevância e urgência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Teoria da Transcendência dos motivos determinantes da decisão no controle de constitucionalidade concentrado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Diploma para jornalista: a legislaçãoé constitucional ou inconstitucional?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A Resolução nº 22.610/2007 do TSE que trata da infidelidade partidária e seus efeitos diretos no município de Indiaroba/SE na legislatura 2005/2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Direitos autorais da música na internet. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A ineficiência do sistema de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Meio Ambiente: a devastação dos manguezais em Aracaju. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Um estudo sobre a guarda compartilhada a partir da visão dos filhos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Sigilo Bancário: um direito fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Imunidade Parlamentar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Responsabilidade Civil no transporte rodovidário de passageiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Tutela constitucional da intimidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Ação Popular na proteção do meio ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Medidas Provisórias: Relevância e Urgência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Fidelidade Partidária:Titularidade e perda do mandato parlamnentar na ótica do TSE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Análise constitucional da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Dispensa e inexigibilidade de licitação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A assistência jurídica integral e gratuita e a sua possibilidade em relação às pessoas jurídicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A inconstitucionalidade do sistema de cotas para negros nas universidade públicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Os requisitos constitucionais para o ingresso na carreira da magistratura face a EC nº 45/04. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A inconstitucionalide a prisão civil do alienante fiduciário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Aspectos Polêmicos da Súmula Vinculante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Filiação Sócio-afetiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A (IN) constitucionalidade da súmula vinculante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Prisão em flagrante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Direito fundamental à tutela jurisdicional tempestiva com o advento da EC nº 45. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O limite constitucional para a quebra do sigilo bancário e fiscal nas comissões parlamentares de inquérito. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Emendas Constitucionais e Direito Adquirido. 2005 - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. O controle concentrado da constitucionalidade da lei municipal diante da constituição federal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Admissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos à luz do princípio da proporcionalidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A incosntitucionalidade do ato pelo qual o chefe do poder executivo não dá aplicabilidade à lei ou ato normativo municipais por considerá-los inconstitucionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Ministério Público e a investigação criminal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A impropriedade da indicação da competência da justiça comum para julgamento de demandas de acidente do trabalho expressa no art. 109, I, da Constituição Federal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Crimes Ambientais: Sistematização de um Direito Penal Ambiental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Mecanismos de Controle Legal do Abuso do Poder Econômico na Campanha Eleitoral. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. O Princípio da Segurança Jurídica na Constituição Federal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A Coisa Julgada Inconstitucional: Soluções e instrumentos para seu controle no direito brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A urbanização desordenada no Município de Aracaju e suas consequências em seu conjunto de bens ambientais analisada sob o enfoque jurídico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A investigação criminal pelo Ministério Público: Legalidade e vantagens. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Os limites de atuação do Ministério Público em sede de Inquérito Policial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. O poder disciplinar militar em face do princípio da impessoalidade da administração pública. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A ética e o advogado à luz da Constituição de 1988. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A inconstitucionalidade da penhora do bem de família do fiador: a proteção do núcleo fundamental do direito à moradia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Brito.Ação Popular Ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A inconstitucionalidade da ação declaratória de constitucionalidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. A inconstitucionalidade do controle externo do judiciário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes.
MACHADO, C. A. A.. Concessão de Uso Especial e Direito Fundamental de Moradia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental: uma análise crítica sobre o seu cabimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. A constitucionalização da Medida Provisória como espécie normativa instituidora de impostos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Exceção de pré-executividade: um instrumento de defesa no processo de execução. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. A natureza tributária das contribuições sociais ao FGTS instituídas pela lei complementar 110 de 2001. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.; COELHO NETO, U.; FERREIRA, M. B.. Professor Adjunto de Introdução ao Estudo de Direito - DE. 2015. Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Professor Assistente da matéria de ensino Direito Professual Civil. 2006. Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. II Concurso de Monografias Jurídicas. 2025. ESTADO DE SERGIPE.
MACHADO, C. A. A.. Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público - 2017. 2017. Conselho Nacional do Ministério Público.
MACHADO, C. A. A.. Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público - 2016. 2016. Conselho Nacional do Ministério Público.
MACHADO, C. A. A.. Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público - 2015. 2015. Conselho Nacional do Ministério Público.
MACHADO, C. A. A.. Concurso de Artigos no IV Congresso Brasileiro de Controle Público. 2011. Instituto Brasileiro de Direito Público.
MACHADO, C. A. A.. Processo seletivo simplificado para professor substituto para a matéria de ensino Direito Constitucional. 2006. Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Contratação de professor substituto da matéria de ensino direito constitucional. 2006. Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Processo seletivo simplicado para contratação de professor substituto da matéria de ensino direito administrativo. 2005. Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, C. A. A.. Processo seletivo simplificado/Professor substituto. 2004. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Constitucionalismo Fraternal: o agir fraterno na concretização dos Direitos Fundamentais no Estado Democrático brasileiro; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A Política Fundiária Brasileira e o ODS 2: Impacto da alocação orçamentária na reforma agrária (2015-2024); 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio constitucional da fraternidade como fundamento para concretização do direito ao desenvolvimento da juventude vulnerável no Brasil; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Governo Eletrônico no Brasil (e-gov): desafios e oportunidades parfa a consolidação da cidadania fraterna; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O novo Código Florestal brasileiro e sua involução: reflexos nas áreas de preservação permanentes urbanas; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A Câmara de Resolução de Litígios da Defensoria Pública de Sergipe: um instrumento de acesso ao direito à saúde; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Desenvolvimento Sustentável como Direito Humano e sua concretização nas contratações públicas; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Audiência de Custódia e presunção de inocência: uma abordagem à luz do princípio jurídico da fraternidade; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A Renda Básica Universal como meio concretizador do princípio jurídico da fraternidade no Brasil; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Captação de Recursos Privados por entidades do Terceiro Setor: a questão das Empresas Fraternas; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio do poluidor pagador como mecanismo para o alcance da Justiça Ambiental e do Desenvolvimento Humano Sustentável no Brasil; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Diálogo entre direitos humanos, reconhecimento, fraternidade e reificação: propósitos convergentes e divergentes; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio constitucional da fraternidade no direito penal brasileiro: avanços legislativos e jurisprudenciais; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio da fraternidade e o direito ao desenvolvimento: um olhar a partir da juriisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos entre os anos 2016 a 2020; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A fraternidade como fundamento da mediação de conflitos e pacificação da sociedade civil; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Elementos para a concretização da função social da empresa no direito brasileiro; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle Judicial de Políticias Públicas: superação do consequencialismo pragmático para garantia do Direito ao mínimo existencial; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O pluralismo jurídico na América Latina: a emergência de uma proposta paradigmática a partir da fraternidade; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Direito Fundamental à moradia e sua incidência nos bens públicos: o instituto da concessão de uso especial para fins de moradia como medida de diminuição de déficit habitacional; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O modelo processual coorperativo intersubjetivo aplicado às ocupações irregulares consolidadas em áreas urbanas de preservação permanente; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio da ofensa como parâmetro hermenêutico para um microssistema penal do discurso do ódio; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio da fraternidade como fundamento do desenvolvimento humano sustentável; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O direito ao trabalho do preso como concretização do direito ao desenvolvimento; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito (PRODIR)) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Potencialidades e Impasses para a incorporação da Justiça Restauratiuva no Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Tiradentes, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A relação conflituosa entre mídia sensacionalista e direitos individuais do acusado; liberdade de informação jornalística versus devido processo legal; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Ciências Criminais) - UniFG - Centro Univesitário; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Doutrina de proteção integral e seus atores: um olhar dos conselheiros tutelares de Aracaju; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso em Direito de Família e políticas públicas) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A Constitucionalidade da confissão como pré-requisito para firmar o acordo de não persecução penal: possível conciliação entre admissão de culpa e a proteção das garantias fundamentais do acusado; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O dever constitucional do Estado em fornecer medicamentos: Uma análise da evolução da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A NOVA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) E SEUS EFEITOS NO DIREITO CIVIL: uma análise de sua aplicação; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
JUSTIÇA RESTAURATIVA NO DIREITO DE FAMÍLIA: uma abordagem trasnformadora para resolução de conflitos e reintegração familiar; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O DIREITO À MORADIA E A GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA: uma análise jurídica sobre a efetividade das políticas habitacionais; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio da igualdade e a inconstitucionalidade da limitação de cargos para muheres na Polícia Militar de Sergipe: análise da Ação Direta de Iconstitucionalidade nº 7; 480; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Delimitação do controle jurisdicional do acordo de não persecução penal no sistema constitucional acusatório; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O acordo de não persecução penal: desafiando os princípios da presunção da inocência e da não autoincriminação; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A (in) constitucionalidade do in dubio pro societate e a questão do standard probatório nas decisões de pronúncia: uma análise da jurisprudência do STJ de 2017 a 2023; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A efetividade das sentenças da Corte IDH no Brasil: uma análise do cumprimento de sentença nos casos Barbosa de Souza e Trabalhadores da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O estado de coisa inconstitucional no sistema prisional e o cômputo em dobro da pena privativa de liberdade em condições degradantes: uma solução reparadora possível; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Acesso à Justiça da população em situação de rua: avanços e desafios na democratização do Judiciário a partir da Resolução 425/2021 do CNJ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O acesso à Justiça no mercado da prisão: uma análise da (in)delegabilidade da assistência jurídica a empresas privadas na execução penal; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
OS LIMITES DA UTILIZAÇÃO DO MANDADO DE INJUNÇÃO NA DEFINIÇÃO DE TIPOS PENAIS: UMA ANÁLISE DO JULGAMENTO DO MANDADO DE INJUNÇÃO N° 4733; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
FEMINICÍDIO RACIAL: perfil das vítimas femininas em Sergipe entre os anos de 2017 a 2023; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A OBRIGAÇÃO DE RESTITUIR VALORES AO ERÁRIO RECEBIDOS POR ERRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELA LEI Nº 14; 230/2021 NA CARACTERIZAÇÃO DE ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Interpretação conforme a constituição e decisões manipulativas: um problema de responsabilidade decisória no controle de constitucionalidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A violência de gênero nas paradas de sucesso: uma análise dos limites à liberdade artística do compositor musical no Brasil a partir da Ação Civil Pública nº 5052820-72; 2019; 4; 02; 5101/RJ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A fragmentação dos acórdãos do Supremo Tribunal Federal e o dever de fundamentação das decisões judiciais: a justificação do controle de constitucionalidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalidade da investigação criminal promovida pelo Ministério Público; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Geração de despesas e atuação parlamentar no processo legislativo municipal: uma análise dos limites formais à deflagração do processo legislativo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Aplicabilidade da actio libera in causa à luz da jurisprudência do STJ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O instituto da inelegibilidade reflexa e a nova interpretação dada à Súmula Vinculante nº 18: uma análise do REspEI nº 060012772/MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O controle judicial dos atos de bancas de heteroidentificação: limites e possibilidades; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI 13; 964/2019: JUIZ DE GARANTIAS EM FOCO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
ESTUPRO DE VULNERÁVEL: APLICABILIDADE DA ?EXCEÇÃO DE ROMEU E JULIETA?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
CULPA CONSCIENTE E DOLO EVENTUAL NOS CRIMES DE TRÂNSITO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A delimitação do dever de atuação estatal frente à (des)informação veiculada pelas fake news: colisão entre a liberdade de expressão e outras garantias fundamentais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Criminalização das condutas homotransfóbicas no julgamento da ADO 26 e do MI 4733-DF à luz do Princípio da Legalidade: crime sem lei?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O fornecimento estatal de medicamentos de alto custo: uma análise do conflito entre o direito inidivudal e o coletivo à saúde; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Litigância Habitual e Acesso à Justiça: impacto na segurança jurídica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O MODELO ATUAL DE VOTAÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI E A CONDENAÇÃO PRESUMIDA NOS CASOS MIDIÁTICOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O ENCARCERAMENTO DA MULHER NEGRA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE GÊNERO E RAÇA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Desigualdade Digital e Direito Fundmaental de Acesso à Internet no Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Prisão Disciplinar de Mlitares Estaduais: uma análise em face da dignidade humana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A exceção de Romeu e Julieta e a sua aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Lei Maria da Penha: o aumento da violência na pandemia e a (in)eficiência das medidas protetivas de urgência; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A dignidade humana nas prisões e a reinserção social do preso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A mitigação da proibição do uso da prova ilícita no processo penal brasileiro; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A hipervulnerabilização do consumidor ante o neuromarketing; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A (in) aplicabilidade de leis antiracistas sob a ótica da negação do racismo no Brasil e seu reflexo na efetivação da justiça; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A tutela jurídica da pessoa com deficiência sob a ótica da jurisprudência da corte interamericana de direitos humanos: uma análise do caso Ximens Lopes versus Brasil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O disciplinamento jurídico normativo das condições da ação no novo CPC; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A preservação da cultura africana e afro-brasileira e a lei 10; 639/03: a contribuição do Museu Afrocomunitário Filhos de Obá; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A utilização do Habeas Corpus numa perspectia coletiva; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalidade do art; 11 do Acordo Brasil - Santa Sé e seus reflexos no ensino religioso confessional: uma análise a partir da ADI 4439 do STF; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O regime jurídico do Mandado de Injunção e a Lei nº 13; 300/2016; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O Princípio Jurídico da Fraternidade e o Direito de Alimentos: uma releitura do instituto de alimentos sob a égide do constitucionalismo fraternal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A efetivação do Direito à Saúde à luz do Constitucionalismo Fraternal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Liberdade Religiosa e Saúde Pública: o RE nº 979; 742 e a disponibilização pelo Estado de Tratamentos para Testemunhas de Jeová; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A diginidade da pessoa humana como núcleo dos direitos fundamentais na Constituição federal de 1988; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A proteção constitucional do Direito à vida: ortotanásia em pacientes terminais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Ativismo Judicial: bases teóricas e suas manifestações no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Estado Laico X Ensino Religioso Confessional: uma análise acerca da ADI 4439 do STF; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A legitimidade da Jurisdição Constitucional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Habeas Corpus 126; 292/SP - O alcance do princípio da presunção de inocência: mutação constitucional ou ativismo judicial?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Refúgio no Brasil: a atuação do Poder Judiciário no processo de reconhecimento do status de refugiado; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
As medidas atípicas no processo de execução brasileiro: um olhar constitucional sobre o art; 139, IV do Código de Processo Civil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Violação ao princípio da dignidade da pessoa humana no âmbito da violência da mulher; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A (in)suscetibilidade de denúncia dos tratados de direitos humanos: uma análise à luz do texto constitucional de 1988; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O mandadol de injunção diante do princípio da separação dos poderes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A lei de Responsabilidade Fiscal como um marco na gestão dos gastos públicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O princípio da reserva do possível e a limitação da responsabilidade estatal na prestação dos direitos sociais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O sistema de precedentes obrigatórios e o exame de sua constitucionalidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O processo de impeachment do Presidente da República: análise e alcance das sanções aplicáveis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O Supremo Tribunal Federal e a aplicabilidade do controle de convencionalidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O regime jurídico do mandado de injunção e a lei nº 13; 300/2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Limites constitucionais ao poder geral de efetivação das decisões judiciais no novo CPC/2015; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Aspectos do Ativismo Judicial no Supremo Tribunal Federal à luz da ADPF 347/DF; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A dignidade da pessoa humana e seus reflexos perante a efetivação do direito à saude; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A garantia constitucional do acesso à justiça e a assistência judiciária gratuita: uma reflexão sobre a atuação da Defensoria Pública do Estado de Sergipe; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Direitos Humanos das Mulheres: análise a partir das reivindicações feministas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Dignidade da pessoa human e princípios conflitantes: o direito à recusa de procedimentos hemoterápicos por pacientes testemunhas de Jeová; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Ativismo judicial e políticas públicas de saúde: uma possível solução no diálogo entre os poderes constitucionais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A reserva do possível como limite imanente dos Direitos Fundamentais: uma análise jurídica do fenômeno da escassez a partir da obra Tha Cost Of Rights, dos autores Stephen Holmes e Cass R; Sunstein; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Modulação dos Efetios Temporais das decisões em sede de Controle Concentrado de Constitucionalidade: Instrumento de estabilidade do ordenamento jurídico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Abstrativização dos Efeitos do Controle Difuso de Constitucionalidade: limites e possibilidades; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Judicialização das Políticas Públicas de Saúde: uma análise sobre o dever estatal de fornecimento de medicamentos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A efetividade dos direitos sociais frente à reserva do possível: judicialização do direito à saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Precedentes Judiciais e os efeitos vinculantes das ações do cotnrole abstrato de constitucionalidade como fator de estabilidade das relações jurídicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Preojeto de Lei 4; 330/04: flagrante afronta aos direitos sociais constitucionais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Redução da Mioridade Penal no Brasil à luz da Constituição de 1988; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalidade do Decreto 6; 515/2008; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A laicidade do Estado brasileiro e os feriados nacionais religiosos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Mutação constitucional: mecanismo de atualização da Constituição; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Mandado de Injunção: Do MI 107 à Lei 13; 300/2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O neoconstitucionalismo e a efetividade dos direitos sociais: alcance do ativismo judicial nas políticas públicas de saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A privacidade de dados na nuvem: riscos e proteção juridica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A efetividade do direito social à saúde: ativismo judicial ou concretização de direito fundamental?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A (In)constitucionalidade de delegação das atividades notariais e de registro sem habilitação em concurso público; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A eficácia temporal das decisões no controle judicial de constitucionalidade dos atos normativos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Tratados Internacionais: instrumentos para a construção de uma cutura de paz; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Direitos Fundamentais Sociais e parâmetros para atuação judicialmo século XXI: da ineficácia ao ativismo judicial excessivo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O Direito à privacidade e à intimidade na Internet; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A não recepção do parágrafo único do artigo 187 do Código Tributário Nacional à luz do princípio federativo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Legitimidade passiva no Mandado de Segurança; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Os efeitos temporais da decisão no controle de constitucionaldiade e o princípio da segurança jurídica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Salário Mínimo Brasileiro; O art; 7º da Constituição de 1988 sob a égide do controle concentrado de constitucionalidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Ação popular: instrumento para o exercício da cidadania; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Os efeitos das decisões proferidas em sede de mandado de injunção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Tutela Judicial do Direito à saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Fraternidade Constitucional - novo paradigma hermenêutico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O status normativo dos tratados internacionais de direitos humanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A implementação do direito á saúde e o seu controle judicial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O fator previdenciário e o princípio da justiça social; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Técnicas de decisão judicial na jurisdição constitucional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A exclusão do menor sob guarda do rol de dependentes dos benfícios previdenciários: uma análise à luz da Constituição federal de 1988; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A modulação dos efeitos temporais no controle de constitucionalidade brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A eficácia da decisão judicial no controle de inconstitucionalidade por omissão no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A intervenção judicial na efetivação das políticas públicas relacionadas à saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O regime jurídico das Medidas Provisórias e a sua inserção em um diálogo constitucional entre os Poderes Executivo e Legislativo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O caráter democrático do direito fundamental de acesso à informação pública; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O duplo grau de jurisdição como direito fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A abstrativização das decisões do STF em sede de controle difuso de constitucionalidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Medidas Provisórias: de exceção à regra no sistema normativo brasileiro - uma análise de sua utilização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Limites Constitucionais à edição de Medida Provisória; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Técnicas de decisão judicial no controle de constitucionalidade brasileiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O controle preventivo de constitucionalidade de normas na Carta Magna de 1988; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O poder normativo do chefe do executivo na expedição de medidas provisórias e o princípio da separação de poderes: limites e controle; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Regime Jurídico-constitucional da pessoa com deficiência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Ações afirmativas: uma análise constitucional do sistema de cotas nas Universidades Públicas brasileiras; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A fraternidade como fundamento de aplicação dos direitos fundamentais nas relações privadas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O poder de investigação criminal e o Ministério Público: a análise à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle Judicial das Omissões Normativas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A amplitude da anistia política no atual Estado Democrático de Direito; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Abstrativização do controle difuso: a nova tendência do STF; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O direito à vida do feto anencéfalo: uma análise da arguição de descumprimento de preceito fundamental nº 54-DF; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A não-recepção do § 3º do art; 51 da Lei nº 6; 880/80 (Estatuto dos Militares face à CF/88); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O acesso à internet como direito fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Mandado de Injunção: da inocuidade a um instrumento de efetivação da Constituição - Nota crítica sobre a resistência em se adotar um posicionamento concretista; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalidade das cotas raciais para acesso ao nível superior; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Ativismo Judicial e o Supremo Tribunal Federal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O regime constitucional da acumulação de cargos e empregos públicos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Poder Legislativo de Sergipe: considerações sobre os limites orçamentários, responsabilização e perspectivas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Hermenêutica Constitucionao: limites de atuação do Poder Judiciário; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalidade da repercussão geral como condição de admissibilidade do recurso extraordinário; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Abstrativização do controle difuso de constitucionalidade sob a ótica da separação dos poderes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O controle de constitucionalidade do ato normativo municipal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
"O Mandado de Injunção: instrumento de garantia de efetividade das normas constitucionais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A liberdade de expressão e sua deficiente regulamentação no ordenamento jurídico pátrio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O Senado e o controle da constitucionalidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Da constitucionalidade da modulação dos efeitos da decisão de inconstitucionalidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A investigação criminal direta pelo Ministério Público; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalidade das políticas de ações afirmativas nas universidades brasileiras; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle Judicial das Políticas Públicas: limites e possibilidades; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Limitações constitucionais do poder de tributar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O regime constitucional dos concursos públicos e o direito subjetivo à nomeação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O Promotor natural como princípio institucional do Ministério Público; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Participação política dos movimentos sociais no Estado Democrático de Direito no Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais: limites e possibilidades; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Pesquisa com células-tronco embrionárias sob a perspectiva do Supremo Tribunal Federal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Mutação constitucional: uma nova perspectiva do STF em sede de controle difuso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O Ministério Público como instituição autônoma; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade e as Ações Afirmativas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A comissão parlamentar d einquérito e seu desvirtuamento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Súmula Vinculante: marco teórico e perspectivas práticas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Reclamação Constitucional: Limites e Possibilidade à luz da Constituição de 1988; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A facultatividade do voto no sistema eleitoral brasileiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A atuação do Ministério Público na defesa dos interesses difusos e coletivos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A inconstitucionalidade da prisão civil do depositário infiel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Ação Popular como instrumento de controle social da administração pública; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle incidental de constitucionalidade em sede de ação civil pública; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle judicial da política pública de educação infantil no Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalidade da prisão civil do depositário infiel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O controle judicial das políticas públicas e o direito fundamental à saúde; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Os limites da Lei da Responsabilidade Fiscal frente à autonomia do Ministério Público; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A força normativa dos Tratados Internacionais de direitos humanos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
ADI: principal instrumento do STF para salvaguarda constitucional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A inconstitucionalidade da política de cotas para negros nas universidades; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A inconstitucionalidade da política de cotas para negros no Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Comissões parlamentares de inquérito: poderes e limites constitucionais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A defesa dos direitos individuais homogêneos e a legitimidade do Ministério Público; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Investigação de paternidade: coisa julgada, autoridade absoluta?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Poderes e limites de investigação das comissões parlamentares de inquérito em cotejo com a dignidade da pessoa humana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A inconstitucionalidade das quotas para negros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Correia; Da reaquisição da nacionalidade brasileira na Constituição de 1988; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Limites e controles constitucionais ao poder normativo primário do Presidente da República; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Conflito nas atribuições das polícias civil e militar no Estado de Sergipe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental: aspectos gerais da Lei nº 9; 882/90; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
As garantias constitucionais processuais como limitação à súmula vinculante; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Foro por prerrogativa de função: limitações constitucionais e perspectivas de ampliação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle judicial de políticas públicas: educação infantil e falta de vagas conforme jurisprudência do STF; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A limitação das garantias fundamentais em nome do Estado Democrático de Direito; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A permissão para utilização de células-tronco embrionárias pra fins de pesquisa à luz da Constituição Brasileira; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Limites da Democracia em face do art; 1º da Constituição Brasileira de 1988; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle de constitucionalidade e efeito vinculante: tendência irreversível; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A Súmula vinculante na reforma do Judiciário; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A prisão civil decorrente do não pagamento da pensão alimentícia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A discriminação positiva no sistema constitucional brasileiro: um análise no âmbito da educação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Adoção Internacional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O regime constitucional da objeção de consciência e o serviço militar obrigatório: uma nova proposta; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A inclusão dos direitos sociais fundamentais como cláusula pétrea; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Imunidade parlamentar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Considerações sobre a hierarquia normativa no direito brasileiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A súmula de efeito vinculante no ordenamento jurídico brasileiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Direito constitucional à moradia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Representação da população na Câmara dos Deputados: uma istorção constitucional no Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A efetividade do acesso à justiça e a súmula vinculante; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Amicus Curiae: contributo de legitimidade social às decisões da Suprema Corte em sede de controle concentrado de constitucionalidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A EC 45/04 e a exigência dos três anos de atividade jurídica para os concursos da magistratura e do ministério público; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Ação Civil Pública e meio ambiente: limites formais e materiais ao compromisso de ajustamento de conduta em matéria ambiental; Uma abordagem a partir da atuação do ministério público; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Coisa julgada inconstitucional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Os limites da atuação do Ministério Público em sede de Inquérito Policial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental: Parametricidade no controle de constitucionalidade e hipóteses de cabimento (objeto e finalidades); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Foro por prerrogativa de função e a lei nº 10; 628/2002; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Teto de retribuição pecuniária e direito adquirido: uma abordagem acerca da Emenda Constitucional nº 41/2003; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Controle de constitucionalidade em ação civil pública - a declaração incidental de inconstitucionalidade em sede de ação civil pública; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O município e a federação à luz da Constituição de 1988; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A natureza jurídica das decisões injuntivas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O mandado de injunção como instrumento pró-efetividade da Constituição - uma defesa dos efeitos concretistas individuais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A súmula vinculante e a Constituição de 1988: dilemas e contradições; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
O Ministério Público e o processo civil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Imunidades Parlamentares: poderes de investigação; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Medida Provi´sória: Usurpação da função legislativa do Congresso Nacional; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental: uma análise crítica sobre o seu cabimento; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Concessão de uso especial e direito fundamental de moradia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Separação de Poderes: Uma análise da real autonomia do Poder Judiciário; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Imunidade parlamentar: prerrogativa ou privilégio ?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental: avanços ou inconstitucionalidades; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Limites constitucionais à edição de medidas provisórias; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A dignidade do servidor frente aos princípios constitucionais e à prática da administração pública; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A natureza tributária das contribuições sociais ao FGTS instituídas pela Lei Complementar nº 110/2001; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Exceção de pré-executividade: um instrumento de defesa no processo de execução; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
A constitucionalização da Medida Provisória como espécie normativa instituidora de impostos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Limitações ao Exercício do Poder Constituinte Reformador; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Princípio Constitucional da Dignidade como fundamento da República Federativa; 2000; Orientação de outra natureza; (Curso de Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos Augusto Alcantara Machado;
Produções bibliográficas
-
RESENDE, A.C.L. ; MACHADO, C. A. A. . A interamericanização do Ministério Público do Estado de Sergipe. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 02.07.2025, p. 1-6, 2025.
-
SILVA, R. T. B. ; MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. . Repercussões da governança ambiental transnacional na projeção da cidadania fraterna. SEQUÊNCIA (UFSC) , v. 45, p. 1-25, 2024.
-
TAVARES, T. P. ; MACHADO, C. A. A. . A ÉTICA FRATERNA NO COMBATE AO PRECONCEITO POR IDADE: UMA QUESTÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL. REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS , v. 10, p. 508-520, 2024.
-
ALMEIDA, J. A. C. ; MACHADO, C. A. A. . POBREZA E O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO: O PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE COMO FIO CONDUTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. DIREITO UNIFACS , v. 293, p. 1-22, 2024.
-
SILVA, J. P. R. P. ; ESPINOZA, F. ; MACHADO, C. A. A. . A emancipação social no Estado plurinacional boliviano. Revista Katalysis , v. 26, p. 158-167, 2023.
-
ANDRADE, M. L. ; MACHADO, C. A. A. ; REBOUCAS, G. M. . DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PODER JUDICIÁRIO: AVANÇOS E DESAFIOS À LUZ DA AGENDA 2030. Revista Direito Público , v. 20, p. 479-501, 2023.
-
PORTO, C. S. ; JABORANDY, C. C. M. ; MACHADO, C. A. A. . DIREITO HUMANO AO MEIO AMBIENTE SADIO, FAKE NEWS E PRINCÍPIO JURÍDICO DA FRATERNIDADE: Um Caminho Possível Para a ODS 13. REVISTA DIREITO EM DEBATE , v. 58, p. 1-12, 2022.
-
TAVARES, T. P. ; MACHADO, C. A. A. . O macroprincípio da fraternidade jurídica como cláusula pétrea. Revista Brasileira de Filosofia do Direito , v. 8, p. 1-21, 2022.
-
ESCOBAR, A. G. ; MACHADO, C. A. A. ; PESSOA, F. G. . A Judicialização da Saúde e a utilização da mediação: uma discussão à luz do princípio da fraternidade. RIOS ELETRÔNICA (FASETE) , v. 29, p. 321-342, 2021.
-
RESENDE, A.C.L. ; MACHADO, C. A. A. ; OLIVEIRA, L. C. B. A. . A (in) existência de conflito entre os direitos à liberdade religiosa e à saúde: o dever do Estado de fornecer tratamento alternativo para Testemunhas de Jeová. Direitos Democráticos & Estado Moderno , v. 2, p. 51-77, 2021.
-
ALMEIDA, J. A. C. ; MACHADO, C. A. A. . Direitos Fundamentais e inclusão digital: a dimensão da fraternidade como mecanismo da inclusão social. INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS , v. v. 9, p. 271-281, 2021.
-
SILVA, J. P. R. P. ; MACHADO, C. A. A. . DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL E AS TEORIAS DE JUSTIÇA: ALCANCE E POSSIBILIDADES. Revista de Direito e Sustentabilidade , v. 7, p. 56-72, 2021.
-
RESENDE, A.C.L. ; MACHADO, C. A. A. . A fraternidade como antídoto contra a aporofobia. SEQUÊNCIA (UFSC) , v. 42, p. 1-23, 2021.
-
SANTOS, S. A. ; MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. . O Princípio da fraternidade como fundamento jurídico para o desencarceramento. Pensamento Jurídico , v. 15, p. 91-119, 2021.
-
FELZEMBURG, R. C. R. ; DUARTE JUNIOR, D. P. ; MACHADO, C. A. A. . A efetividade do direito à alimentação como condição do desenvolvimento humano no Brasil. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFG , v. 45, p. 1-23, 2021.
-
SIQUEIRA, E. C. T. ; MACHADO, C. A. A. . O MINISTÉRIO PÚBLICO COMO INSTITUIÇÃO DE FOMENTO AO DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais , v. 6, p. 36, 2020.
-
DOS SANTOS, FRANCISCO GERLANDIO GOMES ; MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA . O DIREITO À ALIMENTAÇÃO NA PANDEMIA: O Princípio Jurídico da Fraternidade como garantia de Saúde e Desenvolvimento. Revista Brasileira de Filosofia do Direito , v. 6, p. 01-21, 2020.
-
CHARLOT, Y. C. S. ; MACHADO, C. A. A. . Cooperação no novo Código de Processo Civil e Princípio Jurídico da Fraternidade. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas , v. 35, p. 161-180, 2019.
-
MACHADO, C. A. A. . A atuação das corregedorias do Ministério Público e o princípio da independência funcional: limites e possibilidades. Revista Jurídica da Corregedoria Nacional - Qualidade, Resolutividade e Transformação Social , v. VII, p. 49-60, 2019.
-
FRANCA, A. E. C. C. ; MACHADO, C. A. A. . Os novos espaços públicos na era digital: breve análise sobre as redes sociais como instrumento para o debate político. REVISTA DA AGU , v. 18, p. 55-74, 2019.
-
TAVARES, T. P. ; MACHADO, C. A. A. . CONSTITUCIONALISMO FRATERNAL E DIREITOS HUMANOS: A IMPORTÂNCIA DO LAÇO SOCIAL DA FRATERNIDADE NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Revista Brasileira de Filosofia de Direito , v. 5, p. 1-16, 2019.
-
MEDRADO, F. A. B. ; MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. . Liberdade de Expressão, Colisão entre princípios e Redes de Regras Concretas. REVISTA ELETRÔNICA DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA , v. 39, p. 63-77, 2019.
-
JABORANDY, C. C. M. ; MACHADO, C. A. A. ; FONSECA, R. S. . A (in)completudo da teoria dos direitos fundamentais: a compreensão dos direitos e deveres fundamentais a partir da fraternidade. Pensamento Jurídico , v. 13, p. 235-258, 2019.
-
SIQUEIRA, E. C. T. ; MACHADO, C. A. A. . Direito ao Desenvolvimento: Agenda 2030 e a efetivação do objetivo fundamental de erradicação da pobreza no Brasil. Revista de Direitos Sociais e Políticas Públicas , v. 5, p. 65-86, 2019.
-
MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA ; RESENDE, AUGUSTO CÉSAR LEITE DE . Tecnologia, meio ambiente e democracia: reflexões necessárias. REVISTA DE INVESTIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS , v. 6, p. 749-771, 2019.
-
MARINS, R. M. M. B. ; MACHADO, C. A. A. ; SILVA, T. T. A. . Por uma Ética Fraternal na Contemporaneidade: uma nova leitura das relações jurídicas. REVISTA JURÍDICA LUSO BRASILEIRA , v. 1, p. 605-627, 2017.
-
MACHADO, C. A. A. ; RESENDE, A.C.L. . Edifícios públicos sustentáveis: discricionariedade administrativa ou dever constitucional e legal?. A&C. Revista de Direito Administrativo & Constitucional (Impresso) , v. 63, p. 165-185, 2016.
-
MACHADO, C. A. A. . Constitucionalismo fraternal. Diálogos Possíveis (FSBA) , v. 2, p. 3-19, 2015.
-
MACHADO, C. A. A. . O Constitucionalismo Fraternal. Cidade Nova (São Paulo) , v. 552, p. 30-31, 2012.
-
MACHADO, C. A. A. . O Preâmbulo da Constituição do Brasil de 1988: fonte do compromisso estatal para a edificação de uma sociedade fraterna. Revista Brasileira de Direito Público , v. 36, p. 127-152, 2012.
-
MACHADO, C. A. A. . Com a palavra... 'O constitucionalismo fraternal'. Revista Jurídica Consulex , v. 371, p. 5-5, 2012.
-
MACHADO, C. A. A. . Fraternidade no Direito - Proposta de Reflexão. Revista Jurídica Consulex , v. 373, p. 42-43, 2012.
-
MACHADO, C. A. A. . A Constituição de 1988 e o constitucionalismo fraternal: uma síntese possível entre o direito ambiental e o direito econômico. Revista Diké - Mestrado em Direito , v. 2, p. 75-104, 2012.
-
MACHADO, C. A. A. . A fraternidade como categoria constitucional. Revista Brasileira de Direito Público , v. 26, p. 33-54, 2009.
-
MACHADO, C. A. A. . Constituição Federal - duas décadas depois. Revista Visão Jurídica , v. 21, p. 22-24, 2008.
-
MACHADO, C. A. A. . Anotações sobre o perfil jurídico-constitucional do Ministério Público. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe , v. 21, p. 141-153, 2008.
-
MACHADO, C. A. A. . A fraternidade como categoria jurídico-constitucional. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe , v. 22, p. 131-152, 2008.
-
MACHADO, C. A. A. . Duas décadas da Constituição de 1988. Cadernos UFS. Direito , v. X, p. 23-26, 2008.
-
MACHADO, C. A. A. . Anotações sobre o perfil jurídico-constitucional do Ministério Público. Revista Brasileira de Direito Público , v. 19, p. 117-127, 2007.
-
MACHADO, C. A. A. . O processo Administrativo Disciplinar no âmbito das Corregedorias. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe , Aracaju, v. 20, p. 27-39, 2004.
-
MACHADO, C. A. A. . Os Partidos Políticos no Brasil e o Princípio da Verticalização das Coligações. Revista Jurídica do TRE-SE, Aracaju, v. IV-1, p. 11-22, 2004.
-
MACHADO, C. A. A. . A lei federal nº 10.628/02 e o foro por prerrogativa de função. Revista da ESMESE , Aracaju, v. 7, p. 95-109, 2004.
-
MACHADO, C. A. A. . Apontamentos sobre o regime jurídico-constitucional do ministério público e da advocacia pública (uma análise comparativa). Em Tempo (Marília. Impresso) , v. 6, p. 81-86, 2004.
-
MACHADO, C. A. A. . Apontamentos sobre o regime jurídico-constitucional do Ministério Público e da Advocacia Pública (Uma análise comparativa). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, v. 18, p. 37-45, 2003.
-
MACHADO, C. A. A. . A reforma da previdência em rota de colisão com a Constituição. JUDICIARIUM, Aracaju/SE, v. agosto, p. 37-39, 2003.
-
MACHADO, C. A. A. . Os quinze anos da Constituição de 1988. TCE - Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Aracaju/SE, v. 4, p. 06-07, 2003.
-
MACHADO, C. A. A. . Sergipe e o Supremo Tribunal Federal. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju-SE, v. 17, p. 171-175, 2002.
-
MACHADO, C. A. A. . Ação Popular Constitucional. Revista da ESMESE, Aracaju/SE, v. 3, p. 129-145, 2002.
-
MACHADO, C. A. A. . Apontamentos sobre o regime jurídico-constitucional da Ministério Público e da Advocacia-Pública. Revista da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, Aracaju/SE, v. 2, p. 21-32, 2002.
-
MACHADO, C. A. A. . Empresas de Energia Elétrica e o uso do solo urbano. Revista da ESMESE, Aracaju/SE, v. 2, p. 54-70, 2002.
-
MACHADO, C. A. A. . As empresas de energia elétrica e o uso do solo urbano. Revista da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, Porto Alegre/RS, v. 15, p. 51-63, 2001.
-
MACHADO, C. A. A. . Por que os presos se rebelam. Judiciarium, Aracaju/SE, v. 2001, p. 6-6, 2001.
-
MACHADO, C. A. A. . Considerações sobre os pressupostos do Mandado de Injunção. Cadernos UFS - Direito, Aracaju, v. 2, n.4, p. 57-65, 2000.
-
MACHADO, C. A. A. . As empresas de energia elétrica e o usos do solo urbano. Revista Literária de Direito, São Paulo/SP, v. 34, p. 29-32, 2000.
-
MACHADO, C. A. A. . Pressupostos do Mandado de Injunção. Revista Jurídica CONSULEX, Brasília/DF, v. 43, p. 13-17, 2000.
-
MACHADO, C. A. A. . A Constituição e a Liberdade de Imprensa. Cadernos Ufs Direito, Aracaju, v. 1, n.2, p. 31-41, 1999.
-
MACHADO, C. A. A. . As empresas de energia elétrica e o uso do solo urbano. Revista Trimestral de Direito Público, São Paulo, v. 27, p. 123-130, 1999.
-
MACHADO, C. A. A. . As empresas de nergia elétrica e o uso do solo urbano. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju/SE, v. 16, p. 78-89, 1999.
-
MACHADO, C. A. A. . Os Cartórios de Registro Civil e a Lei nº 9.534/97 (Estudo). Boletim de Informações Técnico-Jurídicas (MPSE), Aracaju-SE, p. 41-46, 1998.
-
MACHADO, C. A. A. . Gratuidade dos assentos e emissão de certidões de nascimento e óbito (Estudo). Ciência Jurídica, Belo Horizonte-MG, v. 81, p. 330-334, 1998.
-
MACHADO, C. A. A. . A Constituição e a liberdade de imprensa. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju/SE, v. 14, p. 72-87, 1998.
-
MACHADO, C. A. A. . Servidor publico - Direito de Greve. Revista de Direito Administrativo , Rio de Janeiro, v. 210, p. 356-368, 1997.
-
MACHADO, C. A. A. . Tutela dos Interesses Difusos. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju/SE, v. 12, p. 21-31, 1997.
-
MACHADO, C. A. A. . Direito de Greve - Serviodr Público (Estudo). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju/SE, v. 13, p. 287-307, 1997.
-
MACHADO, C. A. A. . Tutela dos Interesses Difusos. Revista do Tribunal de Justica do Estado de Sergipe , Aracaju, v. 16, p. 38-45, 1996.
-
MACHADO, C. A. A. . Mandado de Segurança - Procedimento Licitatório - Princípio da Vinculação ao Edital (Parecer). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju-SE, v. 10, p. 119-126, 1996.
-
MACHADO, C. A. A. . Crime de Responsabilidade - Denúnica oferecida contra ex-Prefeito - Possibilidade (Estudo). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju-SE, v. 8, p. 175-178, 1995.
-
MACHADO, C. A. A. . Mandato Parlamentar - Exercício simultâneo de cargo em comissão na Assembléia Legislativa - Acumulação Indevida (Estudo). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju-SE, v. 9, p. 179-188, 1995.
-
MACHADO, C. A. A. . O Ensino Juridico e seus reflexos no direito educacional. Revista de Direito Educacional, Rio de Janeiro, v. 25, p. 29-36, 1994.
-
MACHADO, C. A. A. . Taxa de Iluminacao Publica - Inconstitucionalidade. Ciência Jurídica , Belo Horizonte, v. 58, p. 262-273, 1994.
-
MACHADO, C. A. A. . Taxa de Iluminacao Publica. Revista dos Tribunais (São Paulo) , Sao Paulo, v. 6, p. 159-166, 1994.
-
MACHADO, C. A. A. . Constitucionalidade do Art. 65 da Lei Orgânica do Município de Aracaju (Estudo). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju-SE, v. 6, p. 251-258, 1994.
-
MACHADO, C. A. A. . Taxa de Iluminação Pública. Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju/SE, v. 7, p. 271-286, 1994.
-
MACHADO, C. A. A. . Poder Constituinte do estado-membro. Revista do Ministério Público do Rio Grande do Sul, São Paulo, v. 29, n.2, p. 57-83, 1993.
-
MACHADO, C. A. A. . Repasse Duodecimal pela Prefeitura à Câmara de Vereadores (Estudo). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju-SE, v. 5, p. 130-134, 1993.
-
MACHADO, C. A. A. . O processo de destituição do Presidente da República - Crime de Responsabilidade - Impeachment (Breve análise). Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe, Aracaju-SE, v. 3, p. 34-41, 1992.
-
MACHADO, C. A. A. . Imunidades Parlamentares. Revista do Ministerio Publico do Estado de Sergipe, Aracaju, v. 1, p. 37-45, 1991.
-
MACHADO, C. A. A. . A Constituição de 1967. As Constituições do Brasil, Brasília/DF, v. 6, p. 3-7, 1987.
-
MACHADO, C. A. A. . O Exercicio do poder constituinte Reformador no Direito Comparado. Fragmenta Revista da Unit, Aracaju, v. 2, p. 17-33, 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . A Constituicao de 1967. Revista de Direito Constitucional e Ciencia Politica, Rio de Janeiro, v. 3, p. 339``-`344, 1985.
-
PESSOAS, A. M. (Org.) ; RESENDE, A.C.L. (Org.) ; MACHADO, C. A. A. (Org.) . O MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE EM DEFESA DA SOCIEDADE VOL.04. 1. ed. ARACAJU/SE: ASMP, 2024. v. 1. 265p .
-
MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. (Org.) ; CARDOSO, H. R. (Org.) . Direitos humanos, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável: regulação, sustentabilidade e novos direitos. 1. ed. Aracaju: EDUNIT, 2024. v. 1. 350p .
-
PESSOA, A. M. (Org.) ; MACHADO, C. A. A. (Org.) ; MACEDO, J. E. S. (Org.) . DEMOCRACIA, CIDADANIA E ACESSO À JUSTIÇA. 1. ed. Aracaju/SE: EVOCATI, 2022. v. 1. 307p .
-
PESSOAS, A. M. (Org.) ; MACHADO, C. A. A. (Org.) ; MACEDO, J. E. S. (Org.) . DIREITO E JUSTIÇA em tempos de crise. 1. ed. Aracaju/SE: EVOCATI, 2021. v. 1. 274p .
-
Veronese, Josiane Rose Petry (Org.) ; Pozzoli, Lafayette (Org.) ; MACHADO, C. A. A. (Org.) . Pandemia, direito e fraternidade: um mundo novo nascerá. 1. ed. Caruaru-PE: Asces-Unita, 2020. v. 1. 437p .
-
MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. (Org.) ; POZZOLLI, L. (Org.) . Direitos Humanos, Agenda 2030 e Desenvolvimento Humano Sustentável. 1. ed. Rio de Janeiro/RJ: Ediitora Bonecker Ltda, 2019. v. 1. 215p .
-
MACEDO, J. E. S. (Org.) ; MACHADO, C. A. A. (Org.) ; PESSOA, A. M. (Org.) . O Direito em Transformação. 1. ed. Aracaju/SE: EVOCATI, 2019. 395p .
-
MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. (Org.) ; BARZOTTO, L. C. (Org.) . Direito e Fraternidade: em busca de concretização. 1. ed. Aracaju: EDUNIT, 2018. v. 1. 204p .
-
MACHADO, C. A. A. ; MACHADO, P. A. . Uma Cruzada Jornalística: a trajetória de Paulo Almeida Machado no Jornal "A CRUZADA". 1. ed. Aracaju: Gráfica e Editora J. ANDRADE, 2018. v. 1. 256p .
-
MACHADO, C. A. A. . A Fraternidade como categoria jurídica - Fundamentos e Alcance (Expressão do Constitucionalismo Fraternal). 1. ed. Curitiba/PR: APPRIZ, 2017. v. 1. 236p .
-
PESSOAS, A. M. (Org.) ; MACHADO, C. A. A. (Org.) ; PESSOA, F. G. (Org.) . Direitos Fundamentais e reflexos nas relações sociais. 1. ed. Aracaju/SE: EVOCATI, 2017. v. 1. 352p .
-
MACHADO, C. A. A. ; ANDRADE, F. G. (Org.) ; LOPES, P. M. (Org.) . ÉTICA, DIREITO E DEMOCRACIA: em busca de um novo paradigma de Justiça. 1. ed. Caruaru: Asces-Unita, 2016. v. 1. 303p .
-
MACHADO, C. A. A. ; FALCAO, C. (Org.) ; MARCO, C. M. (Org.) . Eficácia dos Direitos Fundamentais e seus reflexos nas relações sociais e empresariais. 1. ed. CONPEDI, 2015.
-
MACHADO, C. A. A. ; PESSOAS, A. M. (Org.) ; MELO, C. B. (Org.) . Academia Sergipana de Letras Jurídicas - Patronos e Fundadores. 1. ed. Aracaki: EVOCATI, 2015. v. 1000. 379p .
-
MACHADO, C. A. A. . DIREITO CONSTITUCIONAL. 1ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005. v. 1. 479p .
-
MACHADO, C. A. A. . Mandado de Injunção - Um instrumento de efetividade da Constituição. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004. 199p .
-
MACHADO, C. A. A. . Temas de Direito Constitucional. 1ª. ed. Aracaju: FAPESE/UFS, 2002. 373p .
-
MACHADO, C. A. A. . Mandado de Injunção - Um Instrumento de Efetividade da Constituição. Sao Paulo: Atlas, 1999. v. 1. 190p .
-
MACHADO, C. A. A. ; RESENDE, A.C.L. . Aporofobia, Fraternidade e Educação Infantil. In: Wilson Furtado Roberto; Aline Gomes Caselato; Guilherme Veiga; Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos; Luiz Merlin; Carlos Magno Costa Teixeira. (Org.). LIBER AMICORUM - Homenagem aos 10 anos do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca no STJ. 1ed.Leme/SP: Editora Mizuni, 2025, v. 1, p. 112-133.
-
MACHADO, C. A. A. ; RESENDE, A.C.L. . O princípio constitucional da fraternidade, as Ouvidorias do Ministério Público do Brasil e a construção de uma cultura de paz. In: Adélia Moreira Pessoa; Augusto César Leite de Resende; Carlos Augusto Alcântara Machado. (Org.). O MINITÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE EM DEFESA DA SOCIEDADE VOL.04. 1ed.ARACAJU/SE: ASMP, 2024, v. 1, p. 73-94.
-
MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. . O PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DO DIREITO AO DESENVOLVIMENTO. In: Rafaela Silva Brito; Josiane Rose Petry Veronese; Fernando Gomes de Andrade. (Org.). FRATERNIDADE E DIREITO AO DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS E ALCANCE A PARTIR DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVE. 1ed.Caruaru/PE: ASCES, 2024, v. 1, p. 75-92.
-
SILVA, R. T. B. ; MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. . Os reflexos da emergêncaiclimnática no Rio Grande do Sul (2024) e a pertinência da fraternidade no contexto do desastre socioambiental. In: Sandra Regina Martini; Gabrielle Scola Dutra; Janaína Machado Sturza. (Org.). Mudanças Climáticas e o Estado de Calamidade Pública no RS (2024) - Comunicações Fraternas. 1ed.Porto Alegre - RS: Evangraf, 2024, v. 1, p. 44-63.
-
MACHADO, C. A. A. ; VAZQUEZ, O. . Un "modello" per la fraternità universale?. Un orizzonte di luce oltre la frammentazione dell'umano - conversazione su diritto, relazioni, vita. 1ed.Roma: Città Nuova, 2024, v. 1, p. 196-202.
-
MACHADO, C. A. A. . Revisitando a história do Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe sob as lentes da Revista da Faculdade de Direito (1950/1971): a constituição do seu corpo docente. In: Adélia Moreira Pessoa; José Eduardo de Santana Macedo; José Lima de Santana. (Org.). A UFS, a ASLJ e o Curso de Direito. 1ed.São Cristóvão/SE: Editora UFS, 2024, v. 1, p. 99-120.
-
MACHADO, C. A. A. ; SILVA, R. T. B. . CONSTITUCIONALISMO DIGITAL: REFLEXÕES EM TORNO DA CIDADANIA DIGITAL E FRATERNA NA ERA VIVENCIADA. In: Carlos Augusto Alcântraa Machado; Clara Cardoso Machado Jaborandy; Henrique Ribeiro Cardoso. (Org.). DIREITOS HUMANOS, NOVAS TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (VOLUME I) REGULAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E NOVOS DIREITOS. 1ed.Aracaju: EDUNIT, 2024, v. 1, p. 302-325.
-
MACHADO, C. A. A. . O Princípio Constitucional da Fraternidade, o Direito Fundamental de Acesso à Justiça e a via da Justiça Restaurativa: a contribuição do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e do Conselho Nacional do Ministerio Público - CNMP. In: Daniela Carvalho Almeida da Costa. (Org.). Primavera Restaurativa - Coleânea em Homenagem a Kay Pranis - Dez anos da Cpatedra sobre Justiça Restaurativa no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFS. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2023, v. 1, p. 169-194.
-
SILVA, R. T. B. ; MACHADO, C. A. A. . A OFICINA DE PAPEL ARACAJUANA: UM EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE LOCAL INCLUSIVA E FRATERNA. In: Maria José Nascimento Soares; Robson Andrade de Jesus; Jonielton Oliveira Dantas; Cláudia Fernanda Teixeira de Mélo; Marília Barbosa dos Santos; Inajá Francisco De Sousa. (Org.). Desenvolvimento (In)Sustentável em Sergipe: múltiplas abordagens. 1ed.Aracaju: Criação Editora, 2023, v. 1, p. 39-58.
-
JABORANDY, C. C. M. ; MACHADO, C. A. A. . Constitucionalismo Fraternal e Direito à Educação. In: Rafaela Silva Britto; Sandra Taya; Fábio Francisco Esteves. (Org.). As políticas públicas no direito constitucional fraterno - Estudos em homenagem à Ministra Laurita Vaz. 1ed.Belo Horizonte-MP: Editora D'PLÁCIDO, 2023, v. 1, p. 629-639.
-
MELO, S. R. ; MACHADO, C. A. A. . Algoritmos Raciais e o retrocesso do ODS 10: o princípio da fraternidade como uma solução possível. In: Geralda Magella de Faria Rossetto; Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira. (Org.). Sociedade Digital: desafios para a fraternidade. 1ed.Caruaru/PE: Editora ASCES, 2022, v. 1, p. 88-103.
-
CHARLOT, Y. C. S. ; MACHADO, C. A. A. . Contributos do princípio da fraternidade para uma renovação da formação jurídica e o alcance da Justiça social. In: Deisemara Turatti; Geralda Magella de Faria Rossetto; Anayara Fantinel Pedroso. (Org.). Direitos Humanos, Fraternidade e Justiça Social na Sociedade em Rede. 1ed.Foz do Iguaçu-PR: CLAEC Editora, 2022, v. Unico, p. 71-83.
-
MACHADO, C. A. A. ; TRINDADE, C. G. G. . O auxílio emergencial como instrumento para o alcance do ODS 01 no Brasil: uma análise a partir do princípio jurídico da fraternidade. In: CARLA CONCHITA PERIANDRO HIRSCH, FABIO PERIANDRO DE ALMEIDA HIRSCH E OUTROS. (Org.). O DIREITO BRASILEIRO NO PÓS-PANDEMIA E OUTROS ESTUDOS. 1ed.Salvador-BA: Direito levado a sério, 2022, v. , p. 184-208.
-
TRINDADE, C. G. G. ; MACHADO, C. A. A. . A categoria jurídica da fraternidade, inclusão digital e educação no contexto brasileiro: reflexões e perspectivas. In: Adelia Moreira Pessoa; Carlos Augusto Alcântara Machado e José Eduardo de Santana Macedo. (Org.). DEMOCRACIA, CIDADANIA E ACESSO À JUSTIÇA. 1ed.Aracaju/SE: EVOCATI, 2022, v. 1, p. 99-124.
-
CHARLOT, Y. W. C. S. ; MACHADO, C. A. A. . Efetivação do princípio da Fraternidade e da Sustentabilidade: uma análise da atuação do CNJ. In: Ubirajara Coleho Neto. (Org.). Temas de Direito Constitucional - Estudos em homenagem ao Prof. José Lima Santana. 1ed.Aracaju: Ubirajara Coelho Neto, 2022, v. 1, p. 453-481.
-
GUIMARAES, G. M. ; MACHADO, C. A. A. . A Constituição Federal de 1988 e O Direito à inclusão produtiva da juventude no Brasil: Agenda 2030 e o cumprimento da meta 8.6 do ODS 8. In: Ubirajara Coelho Neto. (Org.). Temas de Direito Constitucional - Estudos em homenagem ao Prof. José Lima Santana. 1ed.Aracaju: Ubirajara Coelho Neto, 2022, v. 1, p. 149-175.
-
GUIMARAES, G. M. ; MACHADO, C. A. A. . SISTEMA FORMAL DE COTAS PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CAMINHOS DA METODOLOGIA DO ENSINO E PESQUISA EM DIREITO PARA A PERMANÊNCIA DO COTISTA ATÉ A CONCLUSÃO DO CURSO (ANÁLISE DA POLÍTICA DE COTAS NA UFS). In: FLÁVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA; MATHEUS MACEDO LIMA PORTO; LUIZ ANTÔNIO DE ALCÂNTARA SANTOS. (Org.). Perspectivas Contemporâneas da Pesquisa e do Ensino em Direito. 1ed.Aracaju/SE: Criação Editora, 2022, v. 1, p. 191-220.
-
Resende, Augusto ; MACHADO, Carlos . TECNOLOGIA E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA AMBIENTAL: O CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS. In: ngo Wolfgang Sarlet; Regina Linden Ruaro; Augusto Antônio Fontanive Leal. (Org.). Direito, Ambiente e Tecnologia: estudos em homenagem ao professor Carlos Alberto Molinaro. 1ed.Porto Alegre-RS: Editora Fundação Fênix, 2021, v. 1, p. 281-301.
-
MACHADO, C. A. A. . Fratenidade na Jurisprudência: expressão do constitucionalismo fraternal. In: José de Ribamar Fróz Sobrinho; Roberto Carvalho Veloso; Marcelo de Carvalho Lima; Márcio Aleandro Correia Teixeira; Ariston Chagas Apoliano Júnior. (Org.). Direitos humanos e fraternidade: estudos em homenagem ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca. 1ed.São Luís-MA: Edições ESMAM / EDUFMA, 2021, v. 2, p. 498-521.
-
FRANCA, A. E. C. C. ; MACHADO, C. A. A. . A dignidade do migrante contemporâneo à luz do princípio da fraternidade: reflexões em tempo de crise. In: Adélia Moreira Pessoa: Carlos Augusto Alcântara Machado; José Eduardo de Santana Macêdo. (Org.). DIREITO E JUSTIÇA em tempos de crise. 1ed.Aracaju/SE: EVOCATI, 2021, v. 1, p. 69-100.
-
SANTOS, S. A. ; MACHADO, C. A. A. . O princípio da Fraternidade como ratio decidendi na proteção das pessoas com deficiência. Direitos Humanos, Fraternidadee Ética e Paz - Ensaios em homenagem ao Professor Ivanaldo Santos. 1ed.Curitiba: Instituto Memória, 2021, v. 1, p. 263-286.
-
MACHADO, C. A. A. . From the Liberal State to the Fraternal State: Fraternity as a legal category and the contribution of Brazil?s 1988 Constitution. In: Adriana Cosseddu. (Org.). The Role of Fraternity in Law- a comparative legal approach. 1ed.: G. Giappichelli Editore - Routledge, 2021, v. 1, p. 157-176.
-
ROCHA, A. G. D. ; MACHADO, C. A. A. . O ENSINO JURÍDICO E O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA FRATERNIDADE. In: Andressa Rita Alves de Souza; Bárbara Nathaly Prince Rodrigues Reis Soares; Fabiano de Aragão Veiga; Flávia Moreira Guimarães Pessoa. (Org.). METODOLOGIA DA PESQUISA E DO ENSINO JURÍDICO: tecnologias, desenviesamentos e vanguardismos. 1ed.Aracaju: Criação Editora, 2021, v. 1, p. 194-210.
-
SANTOS, F. G. G. ; MACHADO, C. A. A. . O ENSINO VIRTUAL DO DIREITO: ENTRE ARTIFICIALIDADE DA INTELIGÊNCIA E O HUMANISMO DA SABEDORIA. In: Andressa Rita Alves de Souza; Bárbara Nathaly Prince Rodrigues Reis Soares; Fabiano de Aragão Veiga; Flávia Moreira Guimarães Pessoa. (Org.). METODOLOGIA DA PESQUISA E DO ENSINO JURÍDICO: tecnologias, desenviesamentos e vanguardismos. 1ed.Aracaju: Criação Editora, 2021, v. 1, p. 322-335.
-
MACHADO, C. A. A. ; OLIVEIRA, O. M. B. A. ; FONSECA, R. S. ; BAGGIO, A. M. ; ROSSETTO, G. M. F. ; VERONESE, J. R. P. ; LANGOSKI, D. T. ; KRAMBECKI, N. ; MOREIRA, F. O. G. . O Fundamento Constitucional da Fraternidade (Uma década do Núcleo de Pesquisa. In: Olma Maria Boschi Aguiar de Oliveira; Geralda Magella de Faria Rossetto. (Org.). Direito e Fraternidade Huma: temas contemporâneos. 1ed.Porto Alegre-RS: Simplíssimo, 2020, v. 1, p. 117-136.
-
MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA . Fraternidade e direito em tempos de pandemia. In: Carlos Augusto Alcântara Machado; Josiane Rose Petry Veronese; Lafayette Pozzoli. (Org.). Pandemia, direito e fraternidade: um mundo novo nascerá. 1ed.Caruaru-PE: Asces-Unita, 2020, v. 1, p. 179-191.
-
MACHADO, C. A. A. ; CARVALHO, M. D. . A EFICIÊNCIA DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DIANTE DE UMA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL. In: Henrique Ribeiro Cardoso e Fernando Leal. (Org.). DIREITO REGULATÓRIO COMPORTAMENTAL E CONSEQUENCIALISMO: NUDGES E PRAGMATISMO EM TEMAS DE DIREITO / 2020. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020, v. 1, p. 1-410.
-
MACHADO, C. A. A. . Fraternidade, Justiça e MIsericórdia: por uma nova compreensão do Direito. In: Lafayette Pozzoli; Rogério Cangussu Dantas Cachichi. (Org.). Fraternidade e Misericórdia - Um olhar a partir da Justiça e do Amor. 2ed.São Paulo: Cultor de Livros, 2020, v. 1, p. 179-192.
-
MACHADO, C. A. A. ; FRANCA, A. E. C. C. . A fraternidade como força motriz da parceria global para o desenvolvimento sustentável. In: Carlos Augusto Alcântara Machado; Clara Machado; Lafayette Pozzoli. (Org.). Direitos Humanos, Agenda 2030 e Desenvolvimento Humano Sustentável. 1ed.Rio de Janeiro/RJ: Ediitora Bonecker Ltda, 2019, v. 1, p. 11-32.
-
MACHADO, C. A. A. . O Princípio Jurídico-Constitucional da Fraternidade e a Jurisprudência do STJ em matéria processual penal: o caso do Habeas Corpus 427.028/SP. In: Clarissa Chagas Sanches Monassa; Lafayette Pozzoli. (Org.). Fraternidade e Jurisprudência: uma análise hermenêutica. 1ed.São Paulo-SP: JLETRAS Júridicas, 2019, v. 1, p. 221-241.
-
MACHADO, C. A. A. . O Ministério Público do Brasil - Funções institucionais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): contributo para a construção de uma sociedade fraterna. In: Adélia Moreira Pessoa; José Eduardo de Santana Macedo; Carlos Augusto Alcântara Machado. (Org.). O Direito em Transformação. 1ed.Aracaju/SE: EVOCATI, 2019, v. , p. 63-93.
-
MACHADO, C. A. A. . O Direito ao Desenvolvimento como Direito de Fraternidade: breves reflexões. In: Luana Pereira Lacerda; Osvaldo Giacóia Júnior; Ivanaldo Santos; Ana Flávia Andrade Nogueira Castilho. (Org.). Direito e Fraternidade: ensaios em homenagem ao Professor Doutor Lafayette Pozzoli. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2018, v. 1, p. 186-199.
-
MACHADO, C. A. A. . Comunhão e Direito: proposta e trajetória de um percurso - Unidade e Fraternidade como paradigmas no Direito (A contribuição da doutrina de Chiara Lubich para a cultura contemporânea). In: Carlos Augusto Alcântara Machado; Clara Cardoso Machado Jaborandy. Luciane Cardoso Barzotto. (Org.). Direito e Fraternidade: em busca de concretização. 1ed.Aracaju: EDUNIT, 2018, v. 1, p. 13-30.
-
MACHADO, C. A. A. ; LEDO, P. M. S. . O Ensino Jurídico no Brasil e a formação para a docênciana pós-graduação stricto sensu. In: Flávia Moreira Guimarães Pessoa; Lucilla Menezes da Silva Ramos; Patrícia Araújo Lima. (Org.). Metodologia, Pesquisa e Ensino: formação jurídica em debate. 1ed.Aracaju/SE: Evocati, 2018, v. 1, p. 440-463.
-
MACHADO, C. A. A. . Considerações sobre a tutela do meio ambiente na Constituição do Brasil de 1988 e no constitucionalismo latino-americano. In: Adriana Cosseddu; Maria Giovanna Rigatelli. (Org.). Ambiente e Diritti tra responsabilità e partecipazione. 1ed.Caterna (RM) - Itália: Aracne Editrice, 2017, v. 1, p. 105-121.
-
MACHADO, C. A. A. . O Direito Fundamental de acesso à justiça e a via da Justiça Restaurativa. In: Adélia Moreira Pessoa; Carlos Augusto Alcantara Machado; Flávia Guimarães Pessoa. (Org.). Direitos Fundamentais e reflexos nas relações sociais. 1ed.Aracaju: EVOCATI, 2017, v. 1, p. 101-120.
-
MACHADO, C. A. A. . Fraternidade, Justiça e Misericórdia: por uma nova compreensão do Direito. In: Ivanaldo Santos; Lafayette Pozzoli. (Org.). Fraternidade e Misericórdia: um olhar a partir da justiça e do amor. 1ed.São Paulo: Cultor de Livros, 2016, v. 1, p. 171-184.
-
MACHADO, C. A. A. . Fratenidade e Democracia: considerações sobre os mecanismos de participação popular e fraterna na Carta Constitucional do Brasil de 1988. In: Josiane Rose Petry Veronese; Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira; Sergio Ricardo Ferreira Mota. (Org.). O Direito no Século XXI - O que a Fraternidade tem a dizer. 1ed.Florianópolis: Insular, 2016, v. 1, p. 59-71.
-
CARVALHO, G. D. ; MACHADO, C. A. A. . O Direito Social à Moradia como direito subjetivo e a visão internacional do Programa Minha Casa, Minha Vida. In: Vladimir Oliveira da Silveira. (Org.). Direitos Sociais e Políticas Públicas II. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2016, v. 1, p. 5-24.
-
MACHADO, C. A. A. . Do Estado Liberal ao Estado Fraternal: a fraternidade como categoria jurídica e a contribuição da Constituição do Brasil de 1988. In: Adriana Cosseddu. (Org.). I sentieri del giurista sulle tracce della fraternità: ordenamenti a confronto. 1ed.Torino/Itália: G. Giappichelli Editore, 2016, v. 1, p. 119-138.
-
MACHADO, C. A. A. . Paulo Almeida Machado, Jurista-Sacerdote da Humanidade (Jornalista, Poeta, Filósofo, Bacharel em Letras/Francês, Advogado e Teólogo). In: Adélia Moreira Pessoa, Carlos Augusto Alcântara Machado e Clóvis Barbosa de Melo. (Org.). Academia Sergipana de Leras Jurídicas - patronos e Fundadores. 1ed.Aracaju: EVOCATI, 2015, v. Único, p. 315-333.
-
MACHADO, C. A. A. ; CARVALHO, G. D. . Judicialização do Direito à Saúde: limites e possibilidades. In: Antônio Gomes de Vasconcelos; Sebastião S´rgio da Silveira e Julia Maurmann Ximenes. (Org.). Direitos Sociais e Políticas Públicas I. 1ed.Florianópolis/SC: CONPEDI, 2015, v. unico, p. 251-272.
-
MACHADO, C. A. A. ; CARVALHO, G. D. . O papel da Defensoria Pública na concretização dos direitos humanos. In: Edna Raquel Rodrigues Santos Hogemann; José Querino Tavares Neto; Camila Silva Nicácio. (Org.). Acesso à Justiça II. 1ed.Florianópolis/SC: CONPEDI, 2015, v. 1, p. 303-321.
-
MACHADO, C. A. A. . A fraternidade como categoria constitucional: considerações a partir do compromisso preambular da Carta Magna do Brasil de 1988. In: Marconi Aurélio e Silva; Fernando Gomes de Andrade; Paulo Muniz Lopes. (Org.). Cidadania, Participação Política e Fraternidade - uma abordagem multidisciplinar. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. Tomo I, p. 173-193.
-
MACHADO, C. A. A. . Da obra de Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo: o direito e o antidireito. In: Verônica Teixeira Marques; Ilzver de Matos Oliveira e Waldimeiry Corrêa da Silva. (Org.). Direito e Cinema. 1ªed.Salvador: Editora da UFBA, 2014, v. 1, p. 165-174.
-
MACHADO, C. A. A. . Unidade e Fraternidade como paradigmas no Direito. In: Clarissa Chagas Sanches Monassa ; Lafayette Pozzoli. (Org.). Solução de Conflitos - Afraternidade em ação. 1ed.São Paulo/SP: Letras Jurídicas, 2014, v. 1, p. 197-2016.
-
MACHADO, C. A. A. . O Ministério Público do Brasil e o seu papel na construção de uma sociedade fraterna. In: Livia Gaigher Bósio Campello; Mariana Ribeiro Santiago. (Org.). Capitalismo Humanista e Direitos Humanos. 1ed.Florianopólis: Conceito Editorial, 2013, v. 1, p. 229-249.
-
MACHADO, C. A. A. . A Fraternidade e o Direito Constitucional Brasileiro: Anotações sobre a incidência e aplicabilidade do princípio/valor fraternidade no Direito Constitucional Brasileiro a partir de sua referência no preâmbuloda Consituição Federal de 1988. In: Luiz A.A. Pierre; Maria do Rosário F. Cerqueira; Munir Cury; Vanessa R. Fulan. (Org.). Fraternidade como categorai jurídica. 1ed.São Paulo: Cidade Nova, 2013, v. 1, p. 63-79.
-
MACHADO, C. A. A. . O Ministério Público do Brasil - Funções Institucionais e Objetivos do Milênio: contributo para a construção de uma sociedade fraterna. In: Adélia Moreira Pessoa; Arnaldo Figueiredo Sobral. (Org.). O Ministério Público e os Objetivos do Milênio. 1ed.Aracaju: EVOCATI, 2013, v. 3, p. 15-36.
-
MACHADO, C. A. A. . O preâmbulo da Constituição do Brasil de 1988. In: Carlos Aurélio Mota de Souza. (Org.). Direito Natural - uma visão humanista. 1ed.São Paulo: Cidade Nova, 2012, v. 1, p. 21-48.
-
MACHADO, C. A. A. . Perfil jurídico-constitucional do Ministério Público Brasileiro. In: Adélia Moreira Pessoa; Associação Sergipana do Ministério Público. (Org.). O Ministério Público Contemporâneo. 1ed.Aracaju: EVOCATI, 2011, v. 1, p. 15-32.
-
MACHADO, C. A. A. . O mandado de injunção na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. In: Márcia Rodrigues Bertoldi; Kátia Cristine Santos de oliveira. (Org.). Direitos Fundamentais em construção - Estudos em homenagem ao Ministro Carlos Ayres Britto. 1ªed.Belo Horizonte: Editora Fórum, 2010, v. único, p. 339-365.
-
MACHADO, C. A. A. . A Fraternidade como categoria constitucional. In: Carlos Aurélio Mota de Souza; Thais Novaes Cavalcanti. (Org.). Princípios Humanistas Constitucionais. 1ªed.São Paulo: Letras Jurídicas e Cidade Nova, 2010, v. Único, p. 83-110.
-
MACHADO, C. A. A. . Mandado de Injunção. In: Alexandre Cruz. (Org.). Ações Constitucionais. 1ªed.Campinas: Millennium Editora, 2007, v. único, p. 145-154.
-
MACHADO, C. A. A. . Anotações sobre o perfil jurídico-constitucional do Ministério Público. In: Francisco Luciano Lima Rodrigues. (Org.). Estudos de Direito Constitucional e Urbanístico. 1ªed.São Paulo: RCS Editora, 2007, v. único, p. 89-100.
-
MACHADO, C. A. A. . Na área da educação. Na área do Patrimônio Público. Na área de Registros Públicos. Na área de atendimento ao público. Na área dos Servidores Públicos. In: Renato Sampaio. (Org.). Ministério Público - Uma experiência em defesa da cidadania. Aracaju-SE: Ministério Público do Estado de Sergipe, 1994, v. , p. 75-102.
-
MACHADO, C. A. A. . Tombamento - Um instituto Juridico. In: Adilson Abreu Dallari; Lucia Valle Figueiredo. (Org.). Temas de Direito Urbanistico. Sao Paulo: Revista dos tribunais, 1987, v. 1, p. -.
-
MACHADO, C. A. A. . Comunhão e Direito: nascimento e trajetória no Brasil. Cidade Nova, Vargem Grande Paulista/SP, p. 11 - 11, 01 jan. 2020.
-
MACHADO, C. A. A. . Direito e o paradigma da fraternidade. Revista Cidade Nova, Vargem Grande Paulista/SP, p. 36 - 37, 01 jan. 2019.
-
MACHADO, C. A. A. . Direito e Fraternidade - A garantia constitucional da fraternidade. A Tarde, Salvador/BA, 18 out. 2015.
-
MACHADO, C. A. A. . A Lei Federal nº 10.628/02 e o foro por prerrogativa de função. Gazeta de Sergipe, Aracaju/SE, p. 02 - 02, 09 fev. 2004.
-
MACHADO, C. A. A. . Por que os presos se rebelam ?. Diário de Marília, Marília-SP, p. 2, 12 out. 2002.
-
MACHADO, C. A. A. . Sergipe e o Supremo Tribunal Federal. Jornal da Cidade, Aracaju-SE, p. B-6, 20 abr. 2002.
-
MACHADO, C. A. A. . Por que os presos se rebelam ?. Jornal CINFORM, Aracaju-SE, p. 2, 28 maio 2001.
-
MACHADO, C. A. A. . Por que os presos se rebelam ?. Gazeta de Sergipe, Aracaju/SE, p. 02 - 02, 16 maio 2001.
-
MACHADO, C. A. A. . Por que os presos se rebelam ?. Jornal da Cidade, Aracaju/SE, p. B-6 - B-6, 16 maio 2001.
-
MACHADO, C. A. A. . O porquê dos votos em branco. JOrnal Semanário "O QUE", Aracaju-SE, p. 2, 13 dez. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . E aí vem a Constituição !. Jornal Semanário "O QUE", Aracaju-SE, p. 2, 06 dez. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . O Exercício do Poder Constituine Originário na História Constitucional Brasileira. Jornal Semanário "O QUE", Aracaju/SE, 11 out. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . Inconstitucionalidade por Omissão. Jornal Semanário "O QUE", Aracaju-SE, p. 2, 13 set. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . Participação Popular no Processo Legislativo. Jornal Semanário "O QUE", Aracaju-SE, p. 2, 24 ago. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . Constituinte não é panacéia. Jornalex - Jornal da OAB, Aracaju-SE, p. 2, 20 ago. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . O Instituto do Ombudsman. Jornal Semanário "O QUE", p. 2, 16 ago. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . Direito de Revogação: Mecanismo da Democracia Semi-direta. Jornal Semanário "O QUE", p. 2, 02 ago. 1986.
-
MACHADO, C. A. A. . Constituinte: Solução ou Salvação ?. Jornal Semanário "Voz de Lagarto", Lagarto-SE, p. 2, 12 dez. 1983.
-
FONTES, G. S. S. ; MOREIRA JUNIOR, O. R. ; MACHADO, C. A. A. . Do entusiasmo à desilusão: uma reflexão sobre a participação democrática na vidad digital. In: VIII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2025, Florianópolis/SC. DIREITO, GOVERNANÇA E NOVAS TECNOLOGIAS III. Florianópolis/SC: CONPEDI, 2025. p. 65-85.
-
SANTOS, M. O. ; CHAGAS, T. N. ; MACHADO, C. A. A. . O sequestro da dignidade e o humanismo de resistência: a base normativa para o cômputo em dobro da pena privativa de liberdade em condições ultrajantes. In: VIII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2025, Florianópolis/SC. DIREITO PENAL, PROCESSO PENAL E CONSTITUIÇÃO IV. Florianópolis/SC: CONPEDI, 2025. p. 144-164.
-
MOREIRA JUNIOR, O. R. ; FONTES, G. S. S. ; MACHADO, C. A. A. . Constituição e Fraternidade: uma análise do projeto constituinte islandês. In: VIII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2025, Florianópolis/SC. CONSTITUIÇÃO, TEORIA CONSTITUCIONAL E DEMOCRACIA II. Florianópolis/SC: CONPEDI, 2025. p. 134-150.
-
GOVEIA, B. S. S. ; MACHADO, C. A. A. . A POLÍTICA AGRÍCOLA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DA LEI 8.171/91 COM VISTA À CONCRETIZAÇÃO DAS METAS 2.3 E 2.4 DO ODS Nº 02. In: VII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2024, Fortaleza-CE. DIREITO AMBIENTAL, AGRÁRIO E SOCIOAMBIETALISMO I. Florianópolis-SC: CONPEDI, 2024. v. 1. p. 105-121.
-
CAVALCANTE, G. M. ; MACHADO, C. A. A. . DELINQUÊNCIA JUVENIL E NECROPOLÍTICA: DO ESTADO OMISSO AO ESTADO LETAL. In: VII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2024, Fortaleza-CE. CRIMINOLOGIAS E POLÍTICA CRIMINAL I. Florianópolis-SC: CONPEDI, 2024. v. 1. p. 127-146.
-
CAVALCANTE, G. M. ; MACHADO, C. A. A. . JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E DEMOCRACIA: O DEBATE EM TORNO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES E DO ATIVISMO JUDICIAL. In: VII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2024, Fortaleza-CE. VII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI CONSTITUIÇÃO, TEORIA CONSTITUCIONAL E DEMOCRACIA I. Florianópolis-SC: CONPEDI, 2024. v. 1. p. 165-183.
-
MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA ; GUIMARAES, G. M. ; SANTOS, C. A. F. . POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E A ERRADICAÇÃO DA POBREZA: UM ESTUDO SOBRE A INICIATIVA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA MELHORAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS (ODS 1). In: VI ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2023, Florianópolis. DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS I. Florianópolis/SC: CONPEDI, 2023. v. 1. p. 8-28.
-
SANTOS, C. A. F. ; ARAGAO NETO, R. ; MACHADO, C. A. A. . O ODS 10 DA AGENDA 2030: O ESTADO DE SERGIPE SOB A PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES. In: XXX CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 2023, FORTALEZA - CE. XXX CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI - DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS III. Florianópolis/SC: CONPEDI, 2023. v. 1. p. 138-154.
-
SANTOS, F. G. G. ; ALVES, M. C. F. ; MACHADO, C. A. A. . O DISCURSO POLICIAL FRATERNO: ENTRE A MISÉRIA DE JAVERT E A ELITE DO CAPITÃO NASCIMENTO. In: III ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2021, Florianópolis-SC. Direito, Arte e Literatura. Florianópolis - SC: CONPEDI, 2021. p. 7-17.
-
ROCHA, A. G. D. ; MACHADO, C. A. A. . O Estado Democrático e o dever constitucional de assegurar uma sociedade fraterna: responsabilidades e consequências. In: IV ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2021, Florianópolis-SC. Filosofia do Direito, Hermenêutica Jurídica e Cátedra Luís Alberto Warat. Florianópolis - SC: CONPEDI, 2021. v. 1. p. 47-64.
-
SANTOS, F. G. G. ; MACHADO, C. A. A. . O ALGORITMO DA FRATERNIDADE ENTRE OS EXCESSOS DA POLÍTICA E OS DÉFICITS DA DEMOCRACIA. In: IV ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2021, Florianópolis-SC. Direito, Governança e Novas Tecnologías I. Florianópolis - SC: CONPEDI, 2021. v. 1. p. 64-80.
-
MACHADO, C. A. A. ; CARVALHO, M. D. . POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSNACIONAIS E FRATERNIDADE: UMA ANÁLISE DAS SUPERVISÕES DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA ENVOLVENDO O BRASIL NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. In: I ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2020, Rio de Janeiro - RJ. DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS I. Florianópolis-SC: CONPEDI, 2020. v. 1. p. 221-240.
-
NASCIMENTO, L. L. ; ESPINOZA, F. ; MACHADO, C. A. A. . Renda Básica da Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. In: VIII CONINTER, 2019, Maceió-AL. Anais do VIII CONINTER. Maceió-AL: Even3, 2019.
-
MACHADO, C. A. A. ; MEDRADO, F. A. B. . Direito ao Desenvolvimento, Nordeste Brasileiro e Discurso de Ódio. In: XXVII Encontro Nacional do CONPEDI, 2018, Salvador/BA. Direitos e Garantias Fundamentais I. Florianópolis: CONPEDI 2018, 2018. p. 101-119.
-
LEDO, P. M. S. ; MACHADO, C. A. A. . O Ensino Jurídico no Brasil e a formação para docência na pós-grduação stricto sensu. In: XXVII Congresso Nacional do CONPEDI, 2018, Porto Alegre. Pesquisa e Ediucação Jurídica I. Porto Alegre/RS: CNPEDI/UNISINOS, 2018. v. 1. p. 77-94.
-
CHARLOT, Y. C. S. ; SAMPAIO, A. I. M. ; MACHADO, C. A. A. . POR UM NOVO ENSINO JURÍDICO EM BASES HUMANISTAS:PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO E VIVÊNCIA DE UM DIREITO FRATERNO. In: XII Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 2018, São Cristóvão. EDUCON. São Cristóvão: EDUCON, 2018. v. 12. p. 1-1.
-
SIQUEIRA, E. C. T. ; MACHADO, CARLOS AUGUSTO ALCÂNTARA . Capitalismo Humanista e Função Social da Empresa: análise jurídica do incentivo às parcerias entre o setor privado e as entidades sem fins lucrativos. In: 11º EPG - UFS, 2020, São Cristóvão-SE. LIVRO DE RESUMOS 11º EPG-ufs. São Cristóvão-SE: Ediotra UFS, 2020. v. 56. p. 254-254.
-
MACHADO, C. A. A. ; CARVALHO, A. C. L. . El princípio constitucional de la fraternidad y la educación infantil: instrumentos para superar la aporofobia en Brasil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, C. A. A. ; CARVALHO, A. C. L. . O princípio constitucional da fraternidade como fio condutor do combate jurídico-penal da aporofobia no Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, C. A. A. . Comunhão e Direito no Brasil - Trajetória de um percurso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, L. L. ; ESPINOZA, F. ; MACHADO, C. A. A. . Renda Básica da Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, G. D. ; MACHADO, C. A. A. . O Direito Social à Moradia como direito subjetivo e a visão internacional do Programa Minha Casa, Minha Vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, C. A. A. . Fraternidade e Democracia: considerações sobre os mecanismos de participação popular e fraterna na Carta Constitucional do Brasil de 1988. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACHADO, C. A. A. . A Fraternidade como categoria jurídico-constitucional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACHADO, C. A. A. . Pósfácio. Rio de Janeiro, 2025. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. ; JABORANDY, C. C. M. ; CARDOSO, H. R. . Apresentação. Aracaju, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Apresentação. São Paulo, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Prefácio. Aracaju, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . 'Deus na memória constitucional brasileira'. Aracaju, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. ; VERONESE, J. R. P. ; POZZOLLI, L. . Pandemia, Direito e Fraternidade: um mundo novo nascerá. Caruaru-PE, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Prefácio. Aracaju, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
RESENDE, A.C.L. ; MACHADO, C. A. A. . Prefácio. Curitiba-PR, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Fraternidade, um projeto de vida: da praxis à teoria. Belo Horizonte, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Prefácio. Rio de Janeiro-RJ, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BARZOTTO, L. F. ; BARZOTTO, L. C. ; MULLER, F. M. ; COLPO, L. D. ; MACHADO, C. A. A. . Direito e Fraternidade: outras questões. Porto Alegre/RS, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Justiça Restaurativa no Brasil: Potencialidades e Impasses. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . O PRINCÍPIO JURÍDICO DA FRATERNIDADE - Um instrumento para proteção de direitos fundamentais transindividuais. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Contos de Pérola. Aracaju, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . ÉTICA, DIREITO E DEMOCRACIA: em busca de um novo paradigma de Justiça. Caruaru/PE, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MACHADO, C. A. A. . A Tutela Jurisdicional - Do Direito Humano ao Meio Ambiente sadio perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
POZZOLLI, L. ; MONASSA, C. C. S. ; LACERDA, L. P. ; MACHADO, C. A. A. . Fraternidade e Sustentabilidade no Direito. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Temas de Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. Aracaju, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Educação Especial em Sergipe do século XIX ao início do século XX. São Cristóvão, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Ação Popular Ambiental. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Paulo Gustavo Guedes Fontes ; MACHADO, C. A. A. . O Controle da Administração pelo Ministério Público. Belo Horizonte, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MACHADO, C. A. A. . Instantes Perenes. Aracaju: Produção própria, 1988 (Livro de poesias).
Outras produções
MACHADO, C. A. A. . VII ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI. 2024.
MACHADO, C. A. A. . XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DO CONPED. 2024.
MACHADO, C. A. A. . Revista Prisma Jurídica. 2023.
MACHADO, C. A. A. . VI ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI. 2023.
MACHADO, C. A. A. . III ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI. 2021.
MACHADO, C. A. A. . Avaliação de Livro - Editora EDUNIT. 2020.
MACHADO, C. A. A. . I ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI. 2020.
MACHADO, C. A. A. . Avaliação de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica UNIT. 2020.
MACHADO, C. A. A. . Avaliação de Projeto de Pesquisa II CCSA - UNIt 2019. 2019.
MACHADO, C. A. A. . Avaliador Interno de seleção de projetos de Pesquisa do Program Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2019.
MACHADO, C. A. A. . XXVII Encontro Nacional do CONPEDI. 2018.
MACHADO, C. A. A. . XXVI Encontro Nacional do CONPEDI. 2017.
MACHADO, C. A. A. . V Encontro Internacional do CONPEDI. 2016.
MACHADO, C. A. A. . XXV Encontro Nacional do CONPEDI. 2016.
MACHADO, C. A. A. . XXIV Encontro Nacional do CONPEDI. 2015.
MACHADO, C. A. A. . Ante-projeto do Código de Organização e de Procedimento do Estado de Sergipe. 1996.
MACHADO, C. A. A. ; ROCHA, G. . Unidade com a cultura contemporânea. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. . Lava Jato - Aspectos Jurídicos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. . Um Justiça em construção. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. . III CONGRESSO NACIONAL DE COMUNHÃO E DIREITO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. . Judiciário em questão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. . Procurador de Justiça, Doutor Carlos Augusto Alcântara Machado recebe o título de Doutor em Direito. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. . Caros Augusto Alcântara - Procurador de Justiça em Sergipe. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. . Carlos Augusto Machado. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. A. A. ; PESSOA, A. M. ; MACEDO, J. E. S. . Democracia, Cidadania e Acesso a Justiça. 2022. (Editoração/Coletânea).
MACHADO, C. A. A. . Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e Mandado de Injunção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Curso de Pós-graduação em Direito de Estado - Poder Legislativo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Curso de Pós-Graduação Online em Direito Constitucional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Curso de Pós-Graduação Online em Direito Constitucional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Aspectos atuais do controle de constitucionalidade no Brasil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, C. A. A. . Remédios Constitucionais e Controle de Constitucionalidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Módulo de Poder Legislativo - Curso de Pós graduação Lato Sensu em Direito de Estado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Curso de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Remédios Constitucionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Curso de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Curso de Pós-graduação em Direito de Estado - Poder Judiciário. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Curso de Pós-Graduação em Direito de Estado. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Pós Graduação Lato sensu em Gestão Pública. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Direito Público. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. A. A. . Direito de Família e Políticas Sociais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS: ATUALIDADES DO SISTEMA NORMATIVO, IMPACTOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, Descrição: O presente projeto de pesquisa visa discutir conceitos, referenciais teóricos, práticas e metodologias que favoreçam soluções mais pacíficas e compositivas de problemas e conflitos jurídicos. O tema do conflito, entretanto, é apresentado em seus múltiplos sentidos e por isso outras experiências extrajudiciais também fazem parte do objeto de estudo. Experiências de Justiça Restaurativa, Mediação e Autocomposição integram o campo de análise do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Alcantara Machado - Integrante / Luciana de Aboim Machado - Coordenador.
-
2022 - Atual
TRANSNACIONALIZAÇÃO, SOCIEDADE E EFICÁCIA DE NOVOS DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, Descrição: O projeto tem por objetivo analisar os efeitos da constitucionalização de direitos fundamentais no campo das relações sociais. Tem como foco cotejar os aspectos teóricos da constitucionalização com a realidade empírica e os desafios para maior reconhecimento de direitos humanos não positivados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Alcantara Machado - Integrante / Luciana de Aboim Machado - Coordenador.
-
2018 - 2019
DIREITO E EPISTEMOLOGIA, Descrição: GRUPO DE ESTUDOS QUE DISCUTE A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA JURÍDICA, CONSIDERANDO O CONTEXTO DA PÓS MODERNIDADE E SEU IMPACTO NO EXERCÍCIO E CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Alcantara Machado - Integrante / Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador.
-
2018 - Atual
JUSTIÇA, CIDADANIA E ACESSO À JUSTIÇA NA ORDEM CONSTITUCIONAL, Descrição: O PROJETO VISA APROFUNDAR A REFLEXÃO EM TORNO DO ACESSO À JUSTIÇA E DOS COMPROMISSOS CONSTITUCIONAIS DE RESPEITO À CIDADANIA, COM ESPECIAL ATENÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL. A ANÁLISE DE PRECEDENTES E DOS RISCOS QUE PODEM DECORRER DISSO PARA UMA MECANIZAÇÃO DE DECISÕES E NÃO CONCRETIZAÇÃO DO VERDADEIRO ACESSO À JUSTIÇA INCLUI O CERNE DE PREOCUPAÇÃO DO PROJETO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Alcantara Machado - Integrante / Flávia Guimarães Pessoa - Coordenador.
-
2016 - Atual
ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO, Descrição: O PROJETO TEM POR ESCOPO O ESTUDO SOBRE OS DIREITOS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS E SUA PLENA APLICABILIDADE. PENSAR UM DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO NÃO É TAREFA SIMPLES PORQUE REQUER UM OLHAR SOBRE O AMPLO ROL DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, E A APLICABILIDADE DE TAIS GARANTIAS NOS DIFERENTES RAMOS DO DIREITO. UM OLHAR APURADO SOBRE A DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA CONSTITUCIONAL INCLUI O CAMPO DE PESQUISA DO PROJETO EM TELA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Alcantara Machado - Integrante / Lucas Gonçalves da Silva - Coordenador.
-
2014 - Atual
Fraternidade, Direitos Humanos Fundamentais e Efetividade de Direitos de Terceira Dimensão, Descrição: A partir do resgate da Fraternidade/Solidariedade, enquanto princípio jurídico (valor/categoria) compreendido como fundamento para a consagração de novos direitos enquadrados originariamente como direitos humanos fundamentais de terceira dimensão (mas também em outras dimensões como apregoa a doutrina - 4ª e 5ª dimensões), a exemplo do direito ao desenvolvimento, ao meio ambiente, ao desenvolvimento humano sustentável, à paz, ao patrimônio comum da humanidade, à comunicação, etc., mas também para possibilitar uma releitura de direitos que têm como fundamento a Igualdade e a Liberdade, indo além do conteúdo histórico individualista, investigar-se-ão os sistemas normativos nacionais (a partir das respectivas Constituições) e internacionais, buscando aproximar sempre mais e superar a clássica dicotomia direitos humanos e direitos fundamentais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Alcantara Machado - Coordenador / Maurício Gentil Monteiro - Integrante / Augusto César Leite de Resende - Integrante.
Prêmios
2021
Ordem do Mérito do CNOMP, Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União.
2019
Grau de referência: Selo de Ouro, Grupo de Pesquisa Capitalismo Humanista (PUC/SP) e Instituto do Capitalismo Humanisma.
2016
Grande Oficial da Ordem do Mérito Serigy, Município de Aracaju.
2015
Medalha do Mérito do Setentrião, Estado do Amapá - Procuradoria-Geral do Estado.
2010
Medalha do Mérito Policial Militar, Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe.
2010
Medalha Tobias Barreto, Ministério Público do Estado de Sergipe.
1998
Cidadão Dorense, Município de Nossa Senhora das Dores - Esado de Sergipe.
1989
Profissional do Direito do ano, UNIT.
1987
Medalha D'Almeida Vitor por atividade literaria, Revista Brasilia.
1984
Honra ao merito universitario, Universidade Federal de Sergipe.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe. , CAMPUS UNIVERSITARIO, JARDIM ROSA ELZE, 49100-000 - Sao Cristovao, SE - Brasil, Telefone: (79) 2126767
Experiência profissional
1999 - Atual
Universidade TiradentesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto PPGD, Carga horária: 8
Atividades
-
07/1999
Ensino,Disciplinas ministradas, Direito Constitucional II
1992 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
12/1992
Ensino,Disciplinas ministradas, Direito Constitucional I, Direito Constitucional II
2010 - Atual
Governo do Estado de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador de Justiça
Outras informações:
Promovido por merecimento com posse ocorrida em 19 de julho de 2010
1991 - 2010
Governo do Estado de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Promotor de Justica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Augusto Alcântara Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?