Saulo Roberto de Oliveira Vital

É Doutor em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente, é Professor Adjunto Nível C1, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotado no Departamento de Geografia do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (DGC/CERES), Campus Caicó/RN, onde atua como Professor de Geomorfologia no curso de Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia do CERES/UFRN (GEOCERES), Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (GEOPROF), Vice-Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física (LAGGEF), Editor Chefe da Revista de Geociências do Nordeste (REGNE), Membro da Associação Brasileira de Redução de Risco de Desastres (ABRRD), Membro da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e Líder do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais (GENAT). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geocartografia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Geomorfologia Aplicada, Carste, Cartografia Geomorfológica, Cartografia Geotécnica e Redução do Risco de Desastres.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências

2011 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Análise geológica-geomorfológica de depressões fechadas e dolinas em sedimentos da Formação Barreiras na região de João Pessoa-PB
Profa. Dra. Alcina Magnólia Franca Barreto. Coorientador: Prof. Dr. William Sallun Filho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Geografia

2009 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sensibilidade paisagística e grau de instabilidade: um estudo da dinâmica geomorfológica em áreas com risco de erosão no alto curso da sub-bacia do rio Taperoá, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil,Ano de Obtenção: 2011
Prof. Dr. Antônio Carlos de Barros Corrêa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Geografia Licenciatura

2012 - 2014

Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Geografia Bacharelado

2004 - 2009

Universidade Federal da Paraíba
Título: Áreas de risco no Bairro de Cruz das Armas: identificação e caracterização
Orientador: Prof. Dr. Bartolomeu Israel de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VITAL, S. R. O . I Simpósio de Redução de Risco de Desastres na Região Nordeste e II Workshop do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais. 2019. (Congresso).

VITAL, S. R. O . Colóquio Anual do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais - GENAT. 2018. (Outro).

GALVAO, I. R. ; VITAL, S. R. O . Karl Marx, 200 anos: contribuições da teoria marxista as ciências humanas e sociais no semiárido nordestino. 2018. (Outro).

DINIZ, M. T. M. ; VITAL, S. R. O . I Workshop de Cartografia Aplicada à Geografia. 2017. (Outro).

VITAL, S. R. O ; MOURA, M. O. . I Workshop do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais. 2017. (Outro).

DINIZ, M. T. M. ; VITAL, S. R. O . Escola de férias de Ensino de Geografia. 2017. (Outro).

DINIZ, M. T. M. ; COSTA, D. F. S. ; VITAL, S. R. O ; BATISTA, C. T. ; FERREIRA, B. . III Simpósio de Geografia Física do Nordeste. 2016. (Congresso).

CORREA, A. C. B ; VITAL, S. R. O . VIII Simpósio Nacional de Geomorfologia e III Encontro Latino Americano de Geomorfologia. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro Brasileiro em Redução de Risco de Desastres. 2019. (Encontro).

Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).Os desafios na formação do licenciado em geografia e do bacharel em Geografia em tempos difíceis para o Brasil. 2019. (Seminário).

XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2019. (Simpósio).

III Semana de Mineração do IFPB - Campus Picuí.Geoprocessamento aplicado à mineração. 2018. (Outra).

II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil: importância das políticas públicas na redução de riscos a desastres. 2018. (Seminário).

I Seminário de Climatologia Geográfica da UFPB.Clima e gestão dos riscos ambientais: experiências de ensino, pesquisa e extensão. 2018. (Seminário).

I Seminário LEVSA/PRODIC/UNEAL.Geotecnologias na gestão de riscos e desastres. 2018. (Seminário).

SEM DESASTRES.Seminário Multidisciplinar sobre Desastres, I Seminário Nacional e VI Seminário Regional. 2018. (Seminário).

Seminário de Ensino e Pesquisa em Biogeografia do GEOPROF.Seminário de Ensino e Pesquisa em Biogeografia do GEOPROF. 2018. (Seminário).

I SIMAQ - Simpósio de Meio Ambiente e Química da Paraíba.Sensoriamento Remoto. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Potiguar de Ciência do Solo.I Simpósio Potiguar de Ciência do Solo. 2017. (Simpósio).

VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - O Ensino a Educação e a Cultura em Tempos de Crise de Representação.A atuação do profissional geógrafo no mercado de trabalho. 2017. (Seminário).

XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia.Análise morfométrica aplicada à análise de áreas suscetíveis a enchentes e inundações na bacia do rio Jaguaribe, João Pessoa (PB). 2017. (Simpósio).

Encontro de agentes fiscais e assessores de câmaras especializadas do Sistema Confea/Crea.Atuação do Geógrafo enquanto profissional credenciado pelo sistema CONFEA/CREA. 2016. (Encontro).

III Simpósio de Geografia Física do Nordeste.Geotecnologias Aplicadas à Geografia Física. 2016. (Simpósio).

Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CERES (SEPE).As geotecnologias e os novos desafios do geógrafo frente às atuais demandas do mercado de trabalho. 2016. (Seminário).

VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.Método para a detecção e caracterização morfométrica de depressões fechadas a partir de Modelos Digitais de Elevação. 2016. (Simpósio).

I Workshop sobre Conectividade e Monitoramento de Ecossistemas Estuarinos. 2013. (Oficina).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Geoprocessamento aplicado aos estudos ambientais. 2013. (Encontro).

III Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.Uso de imagem SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) para o mapeamento geomorfológico na Microbacia do Açude Taperoá II, Paraíba, Brasil. 2010. (Simpósio).

VIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, III Encontro Latino Americano de Geomorfologia.Evidências de carste urbano: o caso da Lagoa Antônio Lins no Bairro de Cruz das Armas, João Pessoa, Paraíba. 2010. (Simpósio).

II Workshop de Geografia Física do Nordeste. 2009. (Oficina).

II SEMILUSO - Seminário Luso-Brasileiro.Florística dos Cariris Velhos na Paraíba: biodiversidade e problemas para conservação. 2008. (Seminário).

I SEMILUSO - Seminário Luso-Brasileiro-Caboverdiano/III Encontro Paraibano de Geografia/III SEMAGEO - Semana de Geografia da UFPB. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diogo Bernardino Santos de Medeiros

DINIZ, M. T. M.;VITAL, S. R. O; COSTA, D. F. S.; ALBUQUERQUE, E. L. S.. Mapeamento e análise integrada das unidades de paisagem (geofácies) do Seridó Potiguar. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lais Costa Lima

FILGUEIRA, H. J. A.; SILVA, T. C.;VITAL, S. R. O. Avaliação de áreas vulneráveis a movimento de massa na cidade de João Pessoa - PB. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Natieli Tenório da Silva

MOURA, M. O.; CUNICO, C.; LUCENA, D. B.;VITAL, S. R. O. As chuvas no município de João Pessoa: impactos, riscos e vulnerabilidade socioambiental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Caio Lima dos Santos

SANTOS, C. L.;VITAL, S. R. O; SILVA, O. G.. Análise da suscetibilidade à ocorrência de enchentes e inundações na bacia do rio Jaguaribe - João Pessoa/PB. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Thais Gomes Machado

ZEPPELINI, D.;VITAL, S. R. O; XAVIER, S. R. S.. Distribuição da fauna de colêmbolos cavernícolas em matriz de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Sudeste do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: ADRIANO PEREIRA RODRIGUES

REIS, C. M. M.; SILVA, J. B.; SILVA, L. A.;VITAL, S. R. O. Identificação de impactos negativos no bairro do Baralho, Bayeux, PB. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marysol Dantas de Medeiros

ZANELLA, M. E.; SANTOS, J. O.; SALES, M. C. L.; ALVES, J. M. B.; ALMEIDA, L. Q.;VITAL, S. R. O. Eventos hidroclimáticos extremos e vulnerabilidade sociambiental a inundações no baixo Açu - RN. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Diogo Bernardino Santos de Medeiros

DINIZ, M. T. M.; FARIAS, J. F.;VITAL, S. R. O. Mapeamento e análise integrada das unidades de paisagem (geofácies) do Seridó Potiguar: subsídios a um ordenamento territorial. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Herminio Ramalho de Araújo

DINIZ, M. T. M.;VITAL, S. R. O. Elaboração de um livro didático "Geografia do Seridó Potiguar". 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOPROF)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Natieli Tenório da Silva

MOURA, M. O.; CUNICO, C.; LUCENA, D. B.; ZANELLA, M. E.;VITAL, S. R. O. As chuvas no município de João Pessoa: impactos, riscos e a vulnerabilidade socioambiental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Thais Gomes Machado

VITAL, S. R. O; ZEPPELINI FILHO, D.; BELLINI, B. C.. Distribuição da fauna de colêmbolos cavernícolas em matriz de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Sudeste do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Ecologia e Conservação) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Artênio Cabral Barreto

SOUZA, S. F.; SOUZA, J. J. L. L.;VITAL, S. R. O. Sensoriamento remoto e técnicas de regressão na determinação de áreas salinas na região semiárida no Rio Grande do Norte. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paula Salmana Medeiros Oliveira

SOUZA, J. J. L. L.;VITAL, S. R. O; SOUZA, S. F.. Análise socioambiental da coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos no município de Caicó/RN. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Franki da Silva Souza

SOUZA, S. F.;VITAL, S. R. O; SILVA, B. Q.. Cadastro Ambiental Rural - CAR como ferramentas de gestão ambiental no município de Jardim do Seridó - RN. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Jerônimo de Souza Nascimento

SILVEIRA, T. A.;VITAL, S. R. O; PEREIRA, F. C.. Análise da correlação espaço-temporal da cobertura vegetal com a precipitação pluviométrica na bacia hidrográfica do rio Picuí. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Aluno: Maiane Barbalho da Luz

FILGUEIRA, H. J. A.; ROSENDO, E. E. Q.;VITAL, S. R. O. Sistemas de alerta e risco a desastres: aplicabilidade para o município de João Pessoa/PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Francisco Guaraci Gomes de Oliveira

DINIZ, M. T. M.; COSTA, D. F. S.;VITAL, S. R. O. Avaliação das barragens subterrâneas construídas em Caicó/RN como alternativa de convivência com o semiárido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: DIEGO NUNES VALADARES

VALDEVINO, D. S.;VITAL, S. R. O. Uso de RPA para geração de produtos cartográficos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Aluno: Diego Emanoel Moreira da Silva

COSTA, D. F. S.; DINIZ, M. T. M.;VITAL, S. R. O. Classificação das áreas úmidas costeiras da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernanda Medeiros

FERREIRA, B.;VITAL, S. R. O; DINIZ, M. T. M.. Geodiversidade no município de Caicó: proposta de um roteiro geoturistico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Luiz dos Santos

VITAL, S. R. O; DIAS, T. J.; RANGEL, I. S. L.. Aspectos geomorfológicos e pedogenéticos na bacia do riacho Engenho Velho, município de Pitimbu-PB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Diogo Bernardino Santos de Medeiros

DINIZ, M. T. M.;VITAL, S. R. O; SILVA, S. D. R.. Condicionantes naturais e distribuição espacial das economias fundantes do Rio Grande: sucrocultura e pecuária nos séculos XVII e XVIII. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jucielho Pedro da Silva

DINIZ, M. T. M.;VITAL, S. R. O; PEREIRA, V. H. C.; COSTA, D. F. S.. Estimativas de impactos da elevação do nível do mar em 2100 na zona urbana de Caiçara do Norte/RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jorge Lourenço da Silva

SOUZA, B. I.; DANTAS, M. A. C.;VITAL, S. R. O. O lúdico no ensino da Geografia segundo os PCNs: dificuldades e possibilidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal da Paraíba.

CUNICO, C.;VITAL, S. R. O; MELO, D. H. C. T. B.. CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO DO DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS ? EDITAL Nº 46, DE 30 DE MAIO DE 2019 ÁREA GEOGRAFIA (SUB-ÁREA: CARTOGRAFIA e GEOTECNOLOGIAS). 2019. Universidade Federal da Paraíba.

GARCIA, T. C. M.; MORAIS, I. R. D.; SILVA, J. M.; FERNANDEZ, P. S. M.;VITAL, S. R. O. Seleção de alunos para ingresso no período 2018.2 do Programa de Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF). 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LUCENA, R. L.; SOUZA, J. J. L. L.;VITAL, S. R. O. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto/Temporário do Departamento de Geografia do CERES (DGC), na área de Geografia Física e Geotecnologias - Edital nº 013/2018-PROGESP - DOU nº 101, de 28/05/2018 (Alterado em 12/06/2018). 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, T. C.; FILGUEIRA, H. J. A.;VITAL, S. R. O. Avaliação de áreas vulneráveis a movimentação de massa na cidade de João Pessoa. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

VITAL, S. R. O; REIS, C. M. M.. Litoral sul da Paraíba: Coqueirinho, processos erosivos e uma alternativa de preservação - Geoparque. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

DINIZ, M. T. M.; FERREIRA, B.;VITAL, S. R. O. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto/Temporário do Departamento de Geografia do CERES (DGC), na área de Geografia Física - Edital nº 009 - D.O.U. nº 135, de 15/07/2016. 2016.

MOURA, M. O.;VITAL, S. R. O; LUCENA, D. B.. Episódios pluviométricos extremos: impactos, riscos e vulnerabilidade socioambiental na cidade de João Pessoa - PB. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Max Furrier

Barreto, A. M. F.; Guimarães, I. P.;FURRIER, M.; Pereira, R. G. F. A.; Travassos, L. E. P.. Análise geológica-geomorfológica das depressões fechadas e dolinas em sedimentos da Formação Barreiras na região de João Pessoa. 2015. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Max Furrier

SOUZA, B. I.;FURRIER, M.LIMA, E. R. V.. Áreas de risco no bairro de Cruz das Armas - João Pessoa (PB): identificação e caracterização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

OSVALDO GIRÃO DA SILVA

CorrêaGIRÃO; FURRIER, M.. Sensibilidade Paisagística e Grau de Instabilidade: Um estudo da dinâmica geomorfológica em áreas com risco de erosão no alto curso da sub-bacia do rio Taperoá, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcina Magnólia Franca Barreto

BARRETO, A. M. F.. Análise Geológica-Geomorfológica das depressões fechadas e dolinas na bacia da Paraíba. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcina Magnólia Franca Barreto

BARRETO, A. M. F.; ALHEIROS, M.; SALLUM, W.; BEZERRA, FRANCISCO HILÁRIO REGO; RANGEL, J. M.. Evidências de Carste Subjacente na Bacia da Paraiba. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ignez de Pinho Guimarães

GUIMARAES, I. P.; BARRETO, A. M. F.; Furrier, M.; Pereira, R.G.F.A.; Travassos, L.E.P.. Analise geológica - geomorfológica das depressões fechadas e dolinas em sedimentos da Formação Barreiras na Região de João Pessoa. 2015. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Eduardo Rodrigues Viana de Lima

LIMA, E. R. V.SOUZA, Bartolomeu Israel deFurrier, Max. Áreas de Risco no Bairro de Cruz das Armas - João Pessoa (PB): Identificação e Caracterização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thiago Douglas Silva de Medeiros

Risco e vulnerabilidade socioambiental nos rios urbanos: uma análise da sub-bacia do rio Barra Nova em Caicó (RN); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOCERES)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Jucielho Pedro da Silva

Estimativa de impactos da elevação do nível do mar em 2100 na zona urbana de Caiçara do Norte/RN utilizando fotogrametria com imagens de Drone: subsídios ao ordenamento territorial de zonas costeiras; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOCERES)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Wedell Jackson de Caldas Monteiro

Práticas escolares de convivência com o Semiárido paraibano; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOPROF)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Joária de Araújo Vieira

O Atlas Municipal de Rio do Fogo como instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica do lugar; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOPROF)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Caio Lima dos Santos

Avaliação de riscos geomorfológicos em ambientes cársticos no município de João Pessoa-PB; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Coorientador);

Edson Helder Silva de Menezes

Processos e Propriedades em Reservatórios Carbonáticos fraturados e Carstificados - POROCARSTE 3D; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Anderson da Silva Santos

Análise geomorfológica e socioambiental do Seirdó, estado do Rio Grande do Norte; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Elisabete Cristina de Souza Santos

Análise geoambiental do Seirdó, estado do Rio Grande do Norte; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Douglas Medeiros de Azevedo

Monitoria de Geologia Geral e Geomorfologia; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ana Santana de Medeiros

Mapeamento da fragilidade ambiental e sua relação com o cultivo da Palma Forrageira na região do Seridó Potiguar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

CAROLINE MEDEIROS RODRIGUES E SILVA

A Caminho Do Rio: A tendência à ocupação da APP (Área de Preservação Permanente) urbana do rio Seridó em Caicó/RN; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Emiliana Maria

Análise estrutural e da carstificação epigênica em afloramentos da Formação Jandaíra na região de Felipe Guerra/Apodi (RN); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Sheila de Melo da Silva

O crescimento urbano do município de Pedras de Fogo (PB) e seus impactos sobre o meio físico com ênfase nos resíduos sólidos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - CINTEP/PB; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Elione Maria da Silva

Avaliação da suscetibilidade do solo à erosão no município Timbaúba (PE) através de técnicas de Geoprocessamento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - CINTEP/PB; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Josivan Bernardo da Silva

Análise da fragmentação florestal e perda de habitats no município de Pedras de Fogo (PB) a partir de técnicas de geoprocessamento e métricas da paisagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - CINTEP/PB; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Isaias Alves

Erosão, assoreamento e impermeabilização do solo no município de Timbaúba-PE: uma análise dos impactos sobre o meio físico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - CINTEP/PB; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Thiago Douglas Silva de Medeiros

Ferramentas tecnológicas como recurso didático: uma experiência de desenvolvimento da Cartografia Escolar com apoio em Geotecnologias na formação docente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Rafaelle Seles da Silva Santos

Mapeamento Geomorfológico do Seridó Potiguar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

João Maria Gomes Sobrinho

Índice de transformação antrópica (ITA) como suporte para análise da degradação da paisagem no município de Jardim de Piranhas - RN; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Paulo Roberto Medeiros Vasconcelos

Caracterização geomorfológica da folha Jardim do Seridó (SB; 24-Z-B-V), Nordeste do Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Andréa Dryelle dos Santos

Mapeamento geomorfológico do município de Caicó-RN aplicado ao zoneamento dos riscos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Jaedson Zeferino de Araújo

Análise do uso e ocupação do solo como suporte para o mapeamento de riscos geomorfológicos do município de Caicó (RN); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Luana Carla Mariz da Silva

Caracterização de mineração e do potencial mineral do município de Caicó utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Anderson da Silva Santos

Modelagem de áreas vulneráveis a inundações e alagamentos na cidade de Caicó (RN); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Rafaelle Seles da Silva Santos

Análise morfodinâmica no Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar: uma integração entre a cartografia tradicional e as geotecnologias na avaliação de processos superficiais em ambiente semiárido; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Fernando Eduardo Borges da Silva

Mapeamento de solos em escala de semidetalhe da bacia hidrográfica do rio piranhas-açu no Rio Grande do Norte; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Andréa Dryelle dos Santos

Mapeamento geomorfológico do município de Caicó-RN aplicado ao zoneamento dos riscos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Jaedson Zeferino de Araújo

Mapeamento do uso e ocupação do solo no município de Caicó-RN e definição de padrão de ocupação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Paulo Roberto Medeiros Vasconcelos

Compartimentação Geomorfológica da Região Central do Estado do Rio Grande do Norte e Áreas Circunvizinhas, Nordeste do Brasil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Luana Carla Mariz da Silva

Análise multitemporal do uso e cobertura da terra como suporte para a avaliação dos processos superficiais no Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Carla Beatriz Araújo de Oliveira

Diagnóstico da fragilidade ambiental no núcleo de desertificação do Seridó Potiguar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Rafaelle Seles da Silva Santos

Mapeamento geomormológico da porção central do estado do Rio Grande do Norte - RN; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Fernando Eduardo Borges da Silva

Levantamento de solos e do potencial de uso na bacia hidrográfica do rio piranhas-açú no Rio Grande do Norte - Geografia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Jôingrid da Silva

Monitoria de Geologia Aplicada às Ciências Biológicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Saara Rodrigues

Monitoria de Paleontologia; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Camila Grisi Correira Pontes

Monitoria de Paleontologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Elisângela de Araújo Barbosa

Monitoria de Geologia Aplicada às Ciências Biológicas; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Saulo Roberto de Oliveira Vital;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Max Furrier

Monitoria na disciplina Fundamentos de Petrografia, Geologia e Pedologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Max Furrier;

Bartolomeu Israel de Souza

Áreas de risco no bairro de Cruz das Armas - João Pessoa (PB): identificação e caracterização; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Bartolomeu Israel de Souza;

Alcina Magnólia Franca Barreto

ANÁLISE GEOLÓGICA-GEOMORFOLÓGICA DE DEPRESSÕES FECHADAS E DOLINAS NA BACIA DA PARAÍBA; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alcina Magnólia Franca Barreto;

Antônio Carlos de Barros Corrêa

SENSIBILIDADE PAISAGÍSTICA E GRAU DE VULNERABILIDADE: UM ESTUDO DA DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA EM ÁREAS COM RISCO DE EROSÃO NA SUB-BACIA DO TAPEROÁ ? PB; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos de Barros Correa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS, T. D. S. ; VITAL, S. R. O ; DANTAS, F. L. ; SILVA, J. M. . ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: A IMPORTÂNCIA DOS RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS PARA A REGIÃO DO SERIDÓ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) , v. 21, p. 166-174, 2019.

  • SANTOS, C. L. ; SILVA, O. G. ; VITAL, S. R. O ; WANDERLEY, L. S. A. . Análise da suscetibilidade à ocorrência de enchentes e inundações na bacia do rio Jaguaribe, João Pessoa/PB. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 11, p. 2-15, 2018.

  • MATOS-CARNEIRO, M. C. S. ; FERREIRA, B. ; NEVES-GREGORIO, M. ; PESSANHA, G. ; SILVA, D. L. ; VITAL, S. R. O . Dados espaciais LIDAR (Light Detection and Ranging) na caracterização geomorfológica do campo de Dunas Costeiras do Rio de Fogo, Rio Grande do Norte - Brasil. REVISTA GEOGRAFICA DE AMERICA CENTRAL (IMPRESSO) , v. 2, p. 315-348, 2018.

  • SILVA, L. C. M. ; BATISTA, C. T. ; VITAL, S. R. O . Caracterização da mineração e do potencial mineral de óxido de ferro e argila do município de Caicó (RN) a partir de técnicas de Sensoriamento Remoto. Revista de Geociências do Nordeste , v. 3, p. 1-15, 2017.

  • RODRIGUES, S. S. ; SALIMON, C. ; VITAL, S. R. O . Fragmentação florestal na Área de Proteção Ambiental de Tambaba, Paraíba, Brasil. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza , v. 1, p. 86, 2017.

  • SANTOS, C. L. ; VITAL, S. R. O . Formation of processes erosion associated with the use and occupation of soil in the Ribeira river basin, city of Santa Rita/PB. Revista GEAMA , v. 6, p. 53-66, 2016.

  • SANTOS, J. L. ; VITAL, S. R. O . Aspectos geomorfológicos e pedogenéticos na bacia do riacho Engenho Velho, município de Pitimbu-PB. Revista de Geociências do Nordeste , v. 2, p. 271-282, 2016.

  • SANTOS, C. L. ; SOUZA, A. S. ; VITAL, S. R. O ; SILVA, O. G. ; WANDERLEY, L. S. A. . Impactos da urbanização em bacias hidrográficas: o caso da bacia do rio Jaguaribe, João Pessoa/PB. Revista de Geociências do Nordeste , v. 2, p. 1024-1033, 2016.

  • SILVA, J. B. ; VITAL, S. R. O ; CHAVES, J. R. . Efeitos da fragmentação florestal na bacia do alto curso do rio Gramame, município de Pedras de Fogo (PB). Revista de Geociências do Nordeste , v. 2, p. 20-28, 2016.

  • DE OLIVEIRA VITAL, SAULO ROBERTO ; FERREIRA, BRUNO ; GIRÃO, OSVALDO ; LIMA DOS SANTOS, CAIO ; CARVALHO-NUNES, FÁBIO ; DE ALMEIDA SILVEIRA, THYAGO . BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL COMO INSTRUMENTO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À EROSÃO E MOVIMENTOS DE MASSA EM JOÃO PESSOA (PB), BRASIL. Revista Geográfica de América Central , v. 2, p. 262-287, 2016.

  • VITAL, S. R. O ; GIRAO, O. . Análise da suscetibilidade da paisagem à erosão na bacia do alto curso do rio Taperoá (PB). Okara : Geografia em Debate (UFPB) , v. 9, p. 4-45, 2015.

  • VITAL, S. R. O ; TRAVASSOS, L. E. P. . Impactos decorrentes do uso do solo em dolinas da Bacia Sedimentar da Paraíba, zona oeste do município de João Pessoa (PB), Brasil/Resulting impacts of land use in dolines of the Paraiba (...) - DOI 10.5752/P.2318-2962.2015v25n44p118. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso) , v. 25, p. 118-133, 2015.

  • SANTOS, C. L. ; WANDERLEY, S. L. ; VITAL, S. R. O ; GIRAO, O. . Análise da suscetibilidade à ocorrência de enchentes e alagamento na bacia do alto/médio curso do rio Jaguaribe, João Pessoa/PB, a partir de características morfométricas extraídas de dados SRTM. Revista de Geociências do Nordeste , v. 1, p. 37-49, 2015.

  • VITAL, S. R. O ; LIMA, E. R. V. ; SILVEIRA, T. A. . ANÁLISE MULTICRITERIAL NA ADEQUAÇÃO DO USO DAS TERRAS DO MUNICÍPIO DE AMPARO-PB. Boletim de Geografia (Online) , v. 32, p. 62, 2014.

  • SILVEIRA, T. A. ; PORTUGAL, J. L. ; SA, L. A. C. M. ; VITAL, S. R. O . Análise estatística espacial aplicada à construção de superfícies batimétricas. Geociências (São Paulo. Online) , v. 33, p. 596, 2014.

  • LIMA, J. C. F. ; FREITAS, G. M. A. ; BARBOSA, M. E. F. ; SANTOS, M. S. ; VITAL, S. R. O ; FURRIER, M. . Morphometric analysis applied to the detection of neotectonic influences in the upper course of the Papocas River basin, South Coast of Paraíba State, Northeast of Brazil. Geología Colombiana , v. 37, p. 153-160, 2012.

  • FURRIER, M. ; VITAL, S. R. O . A Formação de Dolinas em Áreas Urbanas: o Caso do Bairro de Cruz das Armas em João Pessoa-PB. Revista Brasileira de Geografia Física , v. 4, p. 161-173, 2011.

  • BARBOSA, M. E. F. ; VITAL, S. R. O ; LIMA, J. C. F. ; FREITAS, G. M. A. ; SANTOS, M. S. ; FURRIER, M. . Aplicação do índice Relação Declividade - Extensão na bacia hidrografica do rio Guruji para detecção de deformações neotectônicas sobre os sedimentos do Grupo Barreiras, litoral sul do estado da Paraíba, Brasil. GEOLOGIA COLOMBIANA , v. 36, p. 123-134, 2011.

  • NUNES, F. C ; Carvalho, C. C. N. ; VITAL, S. R. O . Relato de experiência sobre aulas práticas de Pedologia na formação de professores de Geografia. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2017. 304p .

  • MEDEIROS, T. D. S. ; DANTAS, F. L. ; SILVA, B. Q. ; VITAL, S. R. O . O uso de MDE (Modelo Digital de Elevação) no monitoramento de áreas de risco a inundação no município de Caicó - RN. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 2019, Fortaleza. Geografia e as Mudanças Globais, 2019.

  • VITAL, S. R. O ; BARRETO, A. M. F. ; SALLUN FILHO, W. ; SANTOS, C. L. . Caracterização morfométrica de depressões fechadas na região de João Pessoa (PB). In: XII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2018, Crato, CE. Paisagem e Geodiversidade: a valorização do patrimônio geomorfológico brasileiro. Crato, CE: URCA, 2018. p. 420.

  • SANTOS, C. L. ; VITAL, S. R. O ; SILVA, O. G. ; SANTOS, J. L. . Identificação de áreas suscetíveis à erosão na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, município de João Pessoa (PB). In: XII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2018, Crato, CE. Paisagem e Geodiversidade: a valorização do patrimônio geomorfológico brasileiro. Crato, CE: URCA, 2018. p. 548.

  • MEDEIROS, T. D. S. ; VASCONCELOS, P. R. M. ; VITAL, S. R. O . Ferramentas tecnológicas como recurso didático: uma experiência de desenvolvimento da Cartografia Escolar com apoio em geotecnologias na formação docente. In: IV Encontro Regional de Práticas de Ensino de Geografia, 2018, Crato, CE. Formação Docente e Avaliação em Geografia. Crato, CE: URCA, 2018.

  • VITAL, S. R. O ; SALLUN FILHO, W. ; BARRETO, A. M. F. ; SILVEIRA, T. A. . Método para a detecção e caracterização morfométrica de depressões fechadas a partir de Modelos Digitais de Elevação. In: VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação/Workshop Internacional de Mapeamento de Feições Naturais e Artificiais com Aplicação de Drones, 2016, Recife. As contribuições das inovações tecnológicas na Geoinformação. Recife: DECart, 2016.

  • ALBUQUERQUE, E. M. ; MODESTO, C. A. C. ; SILVEIRA, T. A. ; VITAL, S. R. O . Análise da distribuição espacial das escolas municipais de João Pessoa - PB. In: VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação/Workshop Internacional de Mapeamento de Feições Naturais e Artificiais com aplicação de Drones, 2016, Recife. As contribuições das inovações tecnológicas na geoinformação. Recife: DECart, 2016.

  • SANTOS, M. K. ; SILVA, A. C. O. E. ; SOBRAL, F. E. S. ; VITAL, S. R. O . Epidemiologia da leishmaniose em humanos no município de João Pessoa - PB. In: I Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, 2016, Campina Grande. Perspectivas e desafios do cuidado em sade humana na contemporaneidade. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.

  • SANTOS, M. K. ; SOBRAL, F. E. S. ; VITAL, S. R. O ; LEITE, A. A. . Epidemiologia da Leishmaniose visceral canina no município de João Pessoa - PB. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, 2016, Campina Grande. Perspectivas e desafios do cuidado em sade humana na contemporaneidade. Campina Grande: Realize, 2016. v. 1.

  • SILVEIRA, T. A. ; VITAL, S. R. O . Estimativa das áreas degradadas no município de Picuí-PB. In: Encontro Internacional de Educação Profissional, 2015, João Pessoa. SIMPÓSIO DE PESQUISA, INOVAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO DO IFPB, 2015.

  • SILVEIRA, T. A. ; VITAL, S. R. O ; SANTOS, R. F. ; ROSENDO, E. E. Q. ; FRANCISCO, P. R. M. ; PEREIRA, F. C. . Análise climatológica das tendências de precipitação pluvial dos municípios de Picuí e Cuité, Paraíba. In: IX Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2014, São Luís, MA. IX CONEPPI, 2014.

  • VITAL, S. R. O . Mapeamento geomorfológico de detalhe na bacia do alto curso do rio Taperoá, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados, MS. Dinâmicas socioambientais, das inter-relações às interdependências. Dourados: UFMS, 2011.

  • VITAL, S. R. O ; SILVEIRA, T. A. ; FERREIRA, B. ; ALENCAR, H. M. Q. . Uso de imagem SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) para o mapeamento geomorfológico na microbacia do Açude Taperoá II, Paraíba, Brasil. In: III Simpósio Brasileiro de Ciência Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 2010, Recife (PE). A Informação Geoespacial: Inovação Tecnológica, Ocupação e Monitoramento, 2010.

  • VITAL, S. R. O ; FURRIER, M. ; SILVEIRA, T. A. . Evidências de Carste Urbano: O Caso da Lagoa Antônio Lins no Bairro de Cruz das Armas, João Pessoa, Paraíba. In: VIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, III Encontro Latino Americano de Geomorfologia, I Encontro Íbero-Americano de Geomorfologia, I Encontro Íbero-Americano do Quaternário, 2010, Recife (PE). Sensitividade das Paisagens: a geomorfologia no contexto das mudanças ambientais, 2010.

  • VITAL, S. R. O ; SILVEIRA, T. A. ; SOUZA, B. I. . Criação de um MDT para a identificação das áreas susceptíveis a enchentes na Bacia do Alto Jaguaribe, João Pessoa, Paraíba, Brasil. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009, Viçosa (MG). A Geografia Física Aplicada e as dinâmicas de apropriação da natureza, 2009.

  • MACHADO FILHO ; VITAL, S. R. O . Florística dos Cariris Velhos na Paraíba: biodiversidade e problemas para conservação. In: II SEMILUSO - Seminário Luso-Brasileiro, 2008, João Pessoa (PB). Agricultura Familiar e Desertificação, 2008.

  • VITAL, S. R. O ; MELO, J. A. ; CORREIA, S. C. C. ; GARCIA, M. F. ; ROCHA, J. G. . Conhecendo a Paraíba: articulando saberes na cidade e no campo. In: I ENAPET, 2006, Uberlância (MG). Encontro dos Grupos PET de Geografia, 2006.

  • SANTOS, C. L. ; SILVA, O. G. ; VITAL, S. R. O . O SIG como ferramenta de gestão de bacias hidrográficas: uma análise do potencial risco de inundação a partir das variáveis topográficas do relevo. In: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste, 2018, Sobral-CE. Perspectivas da Geografia Física no Nordeste Brasileiro: Produção e Desafios, 2018.

  • SANTOS, R. S. S. ; VITAL, S. R. O . Caracterização geomorfológica do Seridó Potiguar. In: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste, 2018, Sobral-CE. Perspectivas da Geografia Física no Nordeste Brasileiro: Produção e Desafios, 2018.

  • SANTOS, A. D. ; VITAL, S. R. O . Mapeamento das unidades de relevo do município de Caicó - RN. In: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste, 2018, Sobral-CE. Perspectivas da Geografia Física no Nordeste Brasileiro: Produção e Desafios, 2018.

  • VITAL, S. R. O ; FURRIER, M. . Aplicação do índice morfométrico (Relação Profundidade/Diamêtro) para estudo de dolina no bairro de Cruz das Armas, João Pessoa, Paraíba, Brasil. In: XIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário e III Encontro do Quaternário Sulamericano, 2011, Búzios, RJ. O Quaternário Sulamericano: Desafios e Perspectivas, 2011.

  • VITAL, S. R. O ; FURRIER, M. ; LIMA, J. C. F. ; FREITAS, G. M. A. ; BARBOSA, M. E. F. ; SANTOS, M. S. . Geomorfologia e neotectônica na bacia hidrográfica do alto Taperoá, estado da Paraíba, nordeste do Brasil. In: XIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário e III Encontro do Quaternário Sulamericano, 2011, Búzios. O Quaternário Sulamericano: Desafios e Perspectivas. Búzios, 2011.

  • SALIMON, C. ; RODRIGUES, S. S. ; VITAL, S. R. O . FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE TAMBABA, PARAÍBA, BRASIL. In: I Seminário de Integração das UCs da Paraíba, 2019, Cabedelo. Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, 2019.

  • BARROS, P. S. C. ; SOUZA, F. A. ; SOBRINHO, A. P. C. ; BARBOSA, A. A. ; RIBEIRO, E. B. ; FERREIRA, R. S. ; VITAL, S. R. O . Aspectos hidrogeológicos do município de Picuí. In: XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia, 2017, João Pessoa. Desvendando a litosfera do Nordeste do Brasil, 2017.

  • VITAL, S. R. O ; DANTAS, F. L. ; SOUZA, R. I. A. ; VASCONCELOS, P. R. M. ; SILVA, F. E. B. ; SILVA, J. P. ; MEDEIROS, J. B. ; COSTA, E. D. ; BARROS, P. S. C. . Primeiras considerações acerca da geodiversidade em ênfase no potencial espeleológico do estado do Rio Grande do Norte. In: XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia, 2017, João Pessoa. Desvendando a litosfera do Nordeste do Brasil, 2017.

  • BARBOSA, A. A. ; VASCONCELOS, P. R. M. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, F. E. B. ; SILVA, J. P. ; MEDEIROS, J. B. ; SOBRINHO, J. M. G. ; FERREIRA, B. ; VITAL, S. R. O . Análise morfométrica aplicada à análise de áreas suscetíveis a enchentes e inundações na bacia do rio Jaguaribe, João Pessoa (PB). In: XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia, 2017, João Pessoa. Desvendando a litosfera do Nordeste do Brasil, 2017.

  • BARBOSA, A. A. ; SILVA, L. C. M. ; VASCONCELOS, P. R. M. ; DANTAS, F. L. ; ARAÚJO, J. Z. ; MEDEIROS, T. D. S. ; OLIVEIRA, C. B. A. ; MENEZES, E. H. S. ; SILVA, L. E. P. ; VITAL, S. R. O . Uso da terra e dinâmica geomorfológica no núcleo de desertificação do Seridó Potiguar. In: XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia, 2017, João Pessoa. Desvendando a litosfera do Nordeste do Brasil, 2017.

  • SANTOS, J. L. ; SILVA, F. E. B. ; VASCONCELOS, P. R. M. ; DANTAS, F. L. ; SILVA, J. P. ; MEDEIROS, J. B. ; VITAL, S. R. O . A dinâmica geomorfológica e a intensificação da erosão em um trecho da bacia do rio Seridó. In: XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia, 2017, João Pessoa. Desvendando a litosfera do Nordeste do Brasil, 2017.

  • SANTOS, J. L. ; DANTAS, F. L. ; SILVA, F. E. B. ; VASCONCELOS, P. R. M. ; MENEZES, E. H. S. ; MEDEIROS, T. D. S. ; SOBRINHO, J. M. G. ; BARBOSA, A. A. ; SANTOS, C. L. ; VITAL, S. R. O . Aspectos geomorfológicos e pedogenéticos na bacia do riacho Engenho Velho, município de Pitimbu (PB). In: XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia, 2017, João Pessoa. Desvendando a litosfera do Nordeste do Brasil, 2017.

  • VITAL, S. R. O ; SALLUN FILHO, W. ; BARRETO, A. M. F. ; SANTOS, C. L. . Análise morfométrica de dolinas e depressões fechadas na região de João Pessoa (PB) aplicada à gestão dos riscos ambientais. In: XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste, II Simpósio Brasileiro de Sismologia, 2017, João Pessoa. Desvendando a litosfera do Nordeste do Brasil, 2017.

  • SILVEIRA, T. A. ; PEREIRA, F. C. ; VITAL, S. R. O ; ROSENDO, E. E. Q. ; NASCIMENTO, J. J. S. . Avaliação da perda de biomassa viva no município de Picuí, utilizando índices de vegetação e imagens orbitais. In: Encontro Internacional de Educação Profissional, I Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPB, I Workshop Internacional de Educação Profissional, 2016, João Pessoa. Encontro Internacional de Educação Profissional. João Pessoa: IFPB, 2016.

  • SANTOS, R. F. ; SILVEIRA, T. A. ; PEREIRA, F. C. ; VITAL, S. R. O ; ROSENDO, E. E. Q. . Análises climatológicas de municípios localizados no semiárido paraibano: estudo de caso aplicado a Picuí e Cuité. In: Encontro Internacional de Educação Profissional, I Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPB, I Workshop Internacional de Educação Profissional, 2016, João Pessoa. Encontro Internacional de Educação Profissional. João Pessoa: IFPB, 2016. p. 290.

  • SILVEIRA, T. A. ; PEREIRA, F. C. ; VITAL, S. R. O ; ROSENDO, E. E. Q. ; ALBUQUERQUE, E. M. . Análise temporal da perda de biomassa viva do município de Picuí, PB - utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG). In: III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, Recife. Diversidade, Cidadania e Inovação, 2015.

  • VITAL, S. R. O ; SALLUN FILHO, W. ; BARRETO, A. M. F. . Caracterização morfométrica de depressões fechadas em arenitos na Bacia da Paraíba. In: 46 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador, BA. Trilhando as Novas Fronteiras dos Recursos Naturais, 2014.

  • ALENCAR, H. M. Q. ; COSTA, R. A. B. ; VITAL, S. R. O . Análise do critério ambiental de localização do lixão de Mamanguape, Paraíba, Brasil. In: I Encontro de Ecologia da Paraíba, 2011, Rio Tinto, PB. Encontro de Ecologia, 2011.

  • BARBOSA, M. E. F. ; VITAL, S. R. O ; SANTOS, M. S. ; FREITAS, G. M. A. ; LIMA, J. C. F. ; FURRIER, M. . Aplicação do índice 'relação declividade - extensão - rde' na bacia hidrográfica do rio Guruji para detecção de deformações neotectônicas sobre os sedimentos do grupo Barreiras litoral sul do estado da Paraíba, Brasil. In: XIV Congreso Latinoamericano de Geología, XIII Congreso Colombiano de Geología, 2011, Medellín. Geociencias para el Desarrollo de Latinoamérica, 2011.

  • LIMA, J. C. F. ; SANTOS, M. S. ; BARBOSA, M. E. F. ; VITAL, S. R. O ; FURRIER, M. ; FREITAS, G. M. A. . Análise morfométrica aplicada à detecção de influências neotectônicas no alto curso da bacia hidrográfica do rio Papocas, litoral sul do estado da Paraíba - Brasil. In: XIV Congreso Latinoamericano de Geología, XIII Congreso Colombiano de Geología, 2011, Medellín. Las Geociencias para el Desarrollo de Latinoamérica, 2011.

  • VITAL, S. R. O ; FURRIER, M. . Sensoriamento Remoto como Ferramenta para o Mapeamento de Dolinas no Sítio Urbano de João Pessoa, Paraíba, Brasil. In: XLV Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém (PA). XLV Congresso Brasileiro de Geologia, 2010.

  • VITAL, S. R. O ; SILVEIRA, T. A. . Identificação, Mapeamento e Caracterização de Dolinas no Sítio Urbano de João Pessoa, Paraíba, Brasil. In: IV Congreso Argentino de Cuaternario Y Geomorfologia - XII Congresso da Asociação Brasileira de Estudos do Quaternário - I Reunion Sobre el Cuaternario de América del Sur, 2009, La Plata. ABEQUA, 2009.

  • TEIXEIRA, Z. ; VITAL, S. R. O ; VENDEL, A. N. ; MENDONCA, J. D. L. ; PATRICIO, J. . Introducing fuzzy set theory to evaluate risk of misclassification of land cover maps to land mapping applications: Testing on coastal watersheds. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT , 2019.

  • VITAL, S. R. O . Uso de Drone para coleta de dados geográficos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITAL, S. R. O . Uso de Drone para coleta de dados geográficos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE OLIVEIRA VITAL, SAULO ROBERTO . Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, M. O. ; VITAL, S. R. O . Clima e gestão dos riscos ambientais: experiências de ensino, pesquisa e extensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITAL, S. R. O ; LIMA, E. R. V. . Planejamento e gestão para redução dos desastres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VITAL, S. R. O . Geotecnologias na gestão de riscos e desastres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, C. L. ; VITAL, S. R. O . Análise morfométrica aplicada à análise de áreas suscetíveis a enchentes e inundações na bacia do rio Jaguaribe, João Pessoa (PB). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, P. S. C. ; VITAL, S. R. O . Aspectos hidrogeológicos do município de Picuí. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VITAL, S. R. O . Atuação do Geógrafo enquanto profissional credenciado pelo Sistema CONFEA/CREA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITAL, S. R. O ; MOURA, M. O. . Os Tabuleiros Costeiros do Nordeste Brasileiro e a ocorrência de superfícies cársticas: uma relação entre a gênese e os riscos em áreas urbanas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITAL, S. R. O ; LIMA, R. F. P. ; MENDONCA, P. C. . As geotecnologias e os novos desafios do geógrafo frente às atuais demandas do mercado de trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITAL, S. R. O ; SALLUN FILHO, W. ; BARRETO, A. M. F. ; SILVEIRA, T. A. . Método para a detecção e caracterização morfométrica de depressões fechadas a partir de Modelos Digitais de Elevação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, E. R. V. ; VITAL, S. R. O ; ALBUQUERQUE, E. L. S. . Geotecnologias Aplicadas à Geografia Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. L. ; VITAL, S. R. O . Aspectos geomorfométricos e pedogenéticos na bacia do riacho Engenho Velho, município de Pitimbu-PB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VITAL, S. R. O . Atuação do Geógrafo enquanto profissional credenciado pelo sistema CONFEA/CREA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITAL, S. R. O . Geoprocessamento Aplicado aos Estudos Ambientais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. F. ; ROSENDO, E. E. Q. ; FRANCISCO, P. R. M. ; PEREIRA, F. C. ; VITAL, S. R. O ; SILVEIRA, T. A. . Análise climatológica das tendências de precipitação pluvial dos municípios de Picuí e Cuité, Paraíba - PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITAL, S. R. O ; SILVEIRA, T. A. ; ALENCAR, H. M. Q. ; FERREIRA, B. . Uso de imagem SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) para o mapeamento geomorfológico na Microbacia do Açude Taperoá II, Paraíba, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VITAL, S. R. O ; FURRIER, M. ; SILVEIRA, T. A. . Evidências de carste urbano: o caso da Lagoa Antônio Lins no Bairro de Cruz das Armas, João Pessoa, Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VITAL, S. R. O ; MACHADO FILHO . Florística dos Cariris Velhos na Paraíba: biodiversidade e problemas para a conservação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VITAL, S. R. O . Consultor Científico ad hoc da Revista de Geociências do Nordeste- PARECER 05/01/2019. 2019.

VITAL, S. R. O . Consultor Científico ad hoc do Caderno de Geografia da PUC Minas- PARECER 26/05/2018. 2018.

VITAL, S. R. O . Consultor Científico ad hoc da Revista de Geociências do Nordeste- PARECER 28/03/2018. 2018.

VITAL, S. R. O . Consultor Científico ad hoc da Revista de Geociências do Nordeste- PARECER 19/04/2018. 2018.

VITAL, S. R. O . Consultor Científico ad hoc da Revista de Geociências do Nordeste- PARECER 19/04/2018. 2018.

VITAL, S. R. O . Consultor Científico ad hoc da Revista de Geociências do Nordeste- PARECER 19/04/2018. 2018.

VITAL, S. R. O . Consultor Científico ad hoc da Boletim Gaúcho de Geografia- PARECER 19/11/2015. 2015.

CUNICO, C. ; VITAL, S. R. O ; LOPES, J. L. S. . Clima e gestão dos riscos ambientais: experiências de ensino, pesquisa e extensão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VITAL, S. R. O ; LIMA, E. R. V. ; XAVIER, R. A. ; CUNHA, J. G. D. . Planejamento e gestão para redução dos desastres. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VITAL, S. R. O ; SEABRA FILHO, G. Q. ; SABINO, E. . Experiências de atuação da Defesa Civil na gestão dos riscos e desastres Naturais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NUNES, F. C ; SANTOS, C. L. ; VITAL, S. R. O . Os Tabuleiros Costeiros do Nordeste Brasileiro e a ocorrência de superfícies cársticas: uma relação entre a gênese e os riscos em áreas urbanas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VITAL, S. R. O . De portas abertas para o conhecimento. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITAL, S. R. O . Geoprocessamento aplicado à mineração. 2018. .

VITAL, S. R. O . Sensoriamento Remoto. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VITAL, S. R. O . Sensoriamento Remoto Aplicado à Mineração. 2015. .

VITAL, S. R. O . ArcGIS. 2014. .

VITAL, S. R. O . Sensoriamento Remoto Aplicado à Análise Ambiental. 2013. .

VITAL, S. R. O . Sensoriamento Remoto Aplicado à Aquisição e Processamento de Imagens de Satélites. 2012. .

VITAL, S. R. O . Noções de Aquisição e Tratamento de Imagens de Satélites. 2012. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Riscos ambientais e vulnerabilidade socioambiental na região do Seridó, estado do Rio Grande do Norte, Descrição: Atualmente, com a ocupação de diversas parcelas da superfície terrestre e a consequente expansão dos grandes centros urbanos, percebe-se um aumento da vulnerabilidade das populações à ocorrência de desastres naturais. No nordeste brasileiro, a expansão de grandes cidades, tem demandado ações mais eficazes de remediação e de planejamento do espaço urbano, utilizando a pesquisa científica como suporte para a prevenção de riscos e desastres naturais. Esse contexto é aplicável, também, ao contexto das médias cidades do semiárido brasileiro, onde os problemas vivenciados nos grandes centros urbanos precisam ser levados em consideração, para que não se cometa os mesmos erros. Para isso, é necessário adotar medidas sérias de planejamento e ordenamento do território. Levando em consideração este contexto, o presente projeto pretende realizar o mapeamento de áreas de risco ambiental na região do Seridó, estado do Rio Grande do Norte, para fins de planejamento e ordenamento territorial. Para tanto, serão utilizadas diversas bases cartográficas com o intuito de criar um mapa de áreas de risco da cidade. Pretende-se assim, oferecer aos órgãos gestores competentes um documento para fins de planejamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Coordenador / ANDERSON DA SILVA SANTOS - Integrante / ELISABETE CRISTINA DE SOUZA SANTOS - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Processes e Properties in Fractured and Karstified Carbonate Reservoirs (CARBFRACPRO), Descrição: O projeto será desenvolvido em dois sistemas cársticos: (1) Formação Jandaíra (Bacia Potiguar), que apresenta uma evolução epigenética, ou seja, desenvolvimento de porosidade secundária a partir de águas meteóricas; e (2) Formação Salitre, Grupo Una (Chapada Diamantina), que apresenta uma evolução hipogenética, ou seja, desenvolvimento de porosidade secundária a partir de fluidos gerados em subsuperfície. Além disso, nesta área há um carste desenvolvido na Formação Caatinga, de idade Pliocênica, que pode ser usado como importante parâmetro de comparação com o carste desenvolvido nas unidades mais antigas. No presente projeto, os sistemas cársticos da Formação Jandaíra e Formação Salitre serão os locais para o estudo de diagênese e da geração de porosidade secundária em falhas. Muitas vezes estes sistemas são controlados por falhas (Bezerra et al., 2007), que servem como condutos para que fluidos originados na superfície ou subsuperfície produzam dissoluções e cavernas epigênicas e hipogênicas, respectivamente. Para o entendimento da complexidade desses sistemas de cavernas, é necessário um estudo detalhado e multidisciplinar das falhas e estruturas relacionadas, incluindo propriedades de rochas de falhas. A metodologia de trabalho envolverá um trabalho multidisciplinar com mapeamento estrutural/estratigráfico, mapeamento geofísico, descrição petrográfica e petrológica, inclusões fluídas, geoquímica e datação de falhas e fraturas nos sistemas cársticos. Esse projeto pretende melhorar o entendimento da interação entre rocha carbonática e matriz, entre falhas/fraturas e fluidos (incluindo dissolução), para aplicação em modelagem geológica 3D; utilizando a caracterização paramétrica, multidisciplinar, multiescalar e o sensoriamento remoto dos análogos de campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Integrante / Francisco Hilario Rego Bezerra - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Riscos geomorfológicos e vulnerabilidade socioambiental no município de Caicó-RN, Descrição: Atualmente, com a ocupação de diversas parcelas da superfície terrestre e a consequente expansão dos grandes centros urbanos, percebe-se um aumento da vulnerabilidade das populações à ocorrência de desastres naturais. No nordeste brasileiro, a expansão de grandes cidades, tanto na zona litorânea como no interior dos estados, tem demandado ações mais eficazes de planejamento e gestão ambiental, utilizando a pesquisa científica como suporte para a prevenção de riscos e desastres naturais. Levando em consideração este contexto, o presente projeto pretende realizar o mapeamento de áreas de risco geomorfológico no município de Caicó ? RN para fins de planejamento e ordenamento territorial. Para tanto, serão utilizadas diversas bases cartográficas com o intuito de criar um mapa de áreas de risco da cidade. Com isso, pretende-se oferecer aos órgãos gestores competentes, um documento para fins de planejamento e ordenamento territorial urbano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Coordenador / Marco Túlio Mendonça Diniz - Integrante / Diógenes Félix Da Silva Costa - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Emissão de CO2 e variabilidade pedológica na Região Seridó Potiguar, Descrição: O projeto congrega pesquisadores e discentes da UFRN/CERES e Universidade Federal de Viçosa, em três frentes principais de trabalho, visando compreender a variabilidade das propriedades físicas e químicas de solos da Região Seridó Potiguar: i) determinar a emissão de CO2 e o estoque de carbono; ii) modelar a variação vertical e horizontal do carbono; iii) analisar a distribuição espacial do teor de metais e metaloides; iv) mensurar o efeito das atividades antrópicas na alteração das propriedades físicas e químicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Integrante / Diógenes Félix Da Silva Costa - Integrante / José João Lelis Leal de Souza - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Análise do processo de carstificação na Formação Gramame e sua relação com a ocorrência de depressões fechadas e dolinas na região de João Pessoa (PB), Descrição: O presente projeto tem o objetivo de diagnosticar pontos de ocorrência de carstificação e a formação de vazios subterrâneos na Formação Gramame, visando estabelecer correlações com a ocorrência de depressões fechadas e dolinas na região de João Pessoa. Pretende-se, com isso, identificar prováveis vazios subterrâneos a partir da integração e modelagem de dados de poços tubulares e outros possíveis métodos, delimitar os divisores das bacias fechadas visando caracterizá-las e correlacioná-las à ocorrência de prováveis pontos de carstificação, correlacionar a ocorrência dos vazios e depressões à zona urbana, visando identificar zonas de risco geológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Coordenador / Caio Lima dos Santos - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Compartimentação Geomorfológica da Região Central do Estado do Rio Grande do Norte e Áreas Circunvizinhas, Nordeste do Brasil, Descrição: O presente projeto compreende uma proposta de estudo do relevo da região central do estado do Rio Grande do Norte, compreendendo o Seridó Potiguar e suas áreas circunvizinhas, incluindo a área limítrofe com o estado da Paraíba, com o intuito de realizar a identificação, hierarquização e delimitação das diversas morfologias e conjuntos morfológicos que compõem a compartimentação geomorfológica dessa região. A escolha dessa área está ligada a região de influência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Centro de Ensino superior do Seridó. É nessa região que os discentes da Universidade, nesse caso em especial, da Geografia vivem e interagem. Consiste no espaço vivido e experimentado por esses discentes, dando significado a sua inserção nos processos educacionais e nas pesquisas acadêmicas. Nessa proposta, se propõe como metodologia a associação entre as tradicionais técnicas de análise geomorfológica e as modernas ferramentas computacionais, com o intuito de propor modelos que se aproximem ao máximo da realidade das morfologias mapeadas. Como produto, o estudo se destina a gerar mapeamentos geomorfológicos de medo e micro escala dessa região tão importante, rica e diversa de paisagens dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Coordenador / Bruno Ferreira - Integrante / Marco Túlio Mendonça Diniz - Integrante / Diógenes Félix Da Silva Costa - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Zoneamento das Unidades de Paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açú no Rio Grande do Norte: Subsídios ao ordenamento territorial e ao ensino de Geografia Física, Descrição: A presente proposta é um projeto de pesquisa submetido ao EDITAL 01/2016 ? PPG/PROPESQ - Apoio a grupos Emergentes para Criação de Programas de Pós‐Graduação. O programa de pós-graduação a ser criado é o Programa de Pós-Graduação em Geografia, com área de concentração em ?Geografia do Semiárido?, linhas de pesquisa ?Dinâmica Natural do Semiárido? e ?Dinâmica Socioambiental do Semiárido?, submetido à área de Geografia na CAPES no ano de 2016. O projeto aqui apresentado congrega cinco docentes diretamente envolvidos na proposta do Programa de Pós-Graduação em Geografia submetido à CAPES. Os cinco docentes autores da proposta estão cadastrados como docentes permanentes na proposta submetida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Integrante / Bruno Ferreira - Integrante / Marco Túlio Mendonça Diniz - Coordenador / Diógenes Félix Da Silva Costa - Integrante / Raquel Franco de Souza - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Análise morfodinâmica no Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar: uma integração entre a cartografia tradicional e as geotecnologias na avaliação de processos superficiais em ambiente semiárido, Descrição: De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as áreas ocupadas por pastagens naturais existentes na Caatinga apresentam uma redução atual de 7,8%, com uma perda de aproximadamente 149.670 km2. Esta situação revela um panorama de intensas mudanças no uso e cobertura da terra, tendo como uma de suas principais causas, o desenvolvimento de atividades primárias sem adoção de técnicas sustentáveis, a exemplo da agricultura e da mineração. Levando em consideração esse contexto, o presente projeto de pesquisa pretende propor uma alternativa de investigação dos processos morfodinâmicos no núcleo de desertificação do Seridó Potiguar, a partir do resgate da história do uso e cobertura da terra e da análise dos processos superficiais, no intuito de identificar níveis de fragilidade ambiental e propor medidas de mitigação dos impactos negativos. Para esta finalidade, pretende-se gerar mapas de uso e cobertura da terra de diferentes períodos, a fim de quantificar as mudanças paisagísticas sobre região nas últimas décadas. Também, serão correlacionadas informações de geologia, geomorfologia, solos, clima e uso da terra/vegetação, para a definição de unidades de fragilidade ambiental. E, por fim, será realizado um mapeamento geomorfológico de detalhe em parcelas estáveis e instáveis do terreno, objetivando identificar os processos superficiais dominantes sobre essas áreas. Pretende, com isso, oferecer produtos cartográficos eficazes para o planejamento ambiental dos municípios do Seridó Potiguar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Coordenador / Bruno Ferreira - Integrante / Marco Túlio Mendonça Diniz - Integrante / Diógenes Félix Da Silva Costa - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Mapeamento da cobertura vegetal e serviços ecossistêmicos prestados pelas paisagens do Rio Grande do Norte, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende realizar a caracterização dos serviços ecossistêmicos prestados pela cobertura vegetal no Estado do Rio Grande do Norte. Em uma etapa preliminar, serão identificadas as diferentes tipologias de cobertura vegetal na área de estudo, seguido da caracterização da estrutura da vegetação arbustivo-arbórea, gerando-se um mapa em escala de semidetalhe da cobertura vegetal. Com base nesse produto cartográfico, serão identificados os serviços ecossistêmicos prestados por essa cobertura vegetal, analisando-se a dinâmica distribuição espacial da prestação de serviços ecossistêmicos prestados por cada fragmento vegetal, identificando-se os trade-off relacionados as perdas e/ou surgimento de novos habitats.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Integrante / Diógenes Félix Da Silva Costa - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Caracterização geoambiental e serviços ecossistêmicos prestados por áreas úmidas hipersalinas do Brasil (RN/CE), Descrição: As áreas úmidas costeiras são ambientes essencialmente de baixo aporte de sedimentos clásticos, altas taxas de evaporação e com crostas de sais, sendo comuns em áreas costeiras de topografia plana em zonas costeiras áridas e semiáridas. No Brasil, esses ambientes foram descritos apenas no litoral do estado de Sergipe e Rio de Janeiro, porém ocorrem em grandes áreas dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, onde estas áreas assumiram especial importância desde a colonização do Brasil, sendo ocupadas para construção de salinas solares. O objetivo desta pesquisa será efetuar a caracterização geoambiental e dos serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas úmidas hipersalinas no litoral semiárido do Brasil (RN/CE), analisando-se os resultados por meio da estatística multivariada e da modelagem espacial por SIG. Esta estratégia vem sendo aplicada com sucesso em estudos em vários países, onde os dados desta pesquisa se somarão às escassas informações acerca da caracterização deste tipo de ambiente no Brasil. Pretende-se que os resultados científicos desta proposta sejam publicados em no mínimo 10 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais com conceito QualiCAPES A1 e A2, além de servirem como informação base para a elaboração de 02 dissertações de mestrado e 08 trabalhos de conclusão de curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Integrante / Bruno Ferreira - Integrante / Diógenes Félix Da Silva Costa - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Que lições retirar do funcionamento ecológico em sistemas estuarinos na Paraíba? Análise do efeito de perturbações naturais e antrópicas., Descrição: O projeto que aqui apresentamos insere-se claramente numa estratégia de consolidação e expansão da área de Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros e Marinhos em desenvolvimento na UEPB. Neste contexto, a presente proposta fundamenta-se no desenvolvimento e adequação do uso de ferramentas de avaliação da condição ecológica em ecossistemas estuarinos tropicais. Os modelos utilizados são o estuário do Rio Paraíba do Norte (muito impactado, localizado na região metropolitana de João Pessoa) e o estuário da Barra de Mamanguape (bem preservado, localizado na Área de Proteção Ambiental de Barra de Mamanguape). Os resultados obtidos para estes estuários serão extrapoláveis para outros ecossistemas estuarinos tropicais, constituindo uma relevante e inovadora contribuição científica na compreensão e manejo destes importantes sistemas naturais. Esta proposta de trabalho fomenta o intercâmbio e a cooperação científica entre grupos de pesquisa nacional (UEPB) e do exterior (IMAR-CMA, Portugal), por meio da vinda de uma pesquisadora que tem experiência reconhecida e destacada produção científica na área prioritária das Ciências do Mar, em particular, na ecologia de sistemas costeiros e estuarinos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Integrante / Ana Lúcia Vendel - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Bacia de Drenagem e Represamentos como Unidades Básicas Para o Estudo da Variabilidade Climática e Ambiental no Semiárido dos Estados de Pernambuco e da Paraíba, Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe analisar, em bases empíricas, como as transformações nos sistemas de uso da terra, associadas à variabilidade climática ao longo das últimas quatro décadas, têm impactado a estrutura superficial da paisagem em áreas do semi-árido pernambucano e paraibano, a partir da análise das respostas sedimentares sobre a rede de drenagem e seus açudes, a partir do estudo de duas bacias situadas sobre o planalto da Borborema. Os ambientes semi-áridos, principalmente os com precipitação média de aproximadamente 450 mm anuais, possuem altas taxas de produção de sedimento (LEOPOLD, et al. 1964), Havendo, assim, dentro deste contexto bioclimático, carreamento de sedimentos das encostas e pedimentos em direção aos cursos de água, provocando colmatação rápida e intensa dos reservatórios, o que pode constituir um grave problema à gestão dos recursos hídricos no ambiente em questão (SAMPAIO et al., 2003). Esse nível intenso de colmatação afeta diretamente os reservatórios d´água, fato que levanta questões teóricas e técnicas importantes. Casos como o da bacia de drenagem do riacho Mulungu, localizado no município de Belém do São Francisco-PE, onde há rompimentos recorrentes e generalizados das barragens na drenagem local (SOUZA, 2008), se repetem em várias áreas do semi-árido nordestino. Neste caso, além do contexto bioclimático favorável à produção excessiva de sedimentos, a má qualidade técnica das barragens construídas aliada aos padrões de uso da terra, limita a vida útil dos reservatórios. Em função de sua posição dentro do contexto geomorfológico do Nordeste oriental, as áreas estudadas serão a bacia de drenagem do Açude do Saco, localizada parcialmente nos municípios de Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, em Pernambuco (imagem 01) e a bacia de drenagem do Rio Taperoá que abrangem a totalidade dos municípios de Taperoá, Santo André e Parati, e parcialmente os territórios dos municípios de Gurjão, São João do Cariri, Livramento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Roberto de Oliveira Vital - Integrante / Osvaldo Girão da Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio Tercia Correia Cavalcanti, IV Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó. , Rua Joaquim Gregório, Penedo, 59300000 - Caicó, RN - Brasil, Telefone: (84) 34214907, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível C1, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) CERES/UFRN, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Clima, morfodinâmica e riscos de desastres naturais no semiárido

    • 07/2018

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral , Geomorfologia, Geomorfologia I, Geomorfologia II

    • 12/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.,Atividade realizada, Vice-Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física (LAGGEF).

    • 09/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.,Atividade realizada, Editor Chefe da Revista de Geociências do Nordeste (REGNE).

    • 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .,Cargo ou função, Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação do Departamento de Geografia do CERES.

    • 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .,Cargo ou função, Comissão de Infraestrutura e Administração do Departamento de Geografia do CERES.

    • 06/2016 - 06/2019

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOPROF), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cartografia Escolar

    • 05/2017 - 05/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.,Atividade realizada, Vice-Coordenador do Laboratório Didático de Geociências (LADGEO).

    • 05/2017 - 05/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.,Atividade realizada, Representante titular da UFRN, Campus Caicó, no Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caicó (RN).

    • 11/2016 - 05/2019

      Direção e administração, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia.

    • 11/2017 - 08/2018

      Direção e administração, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental.

    • 03/2016 - 07/2018

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia II, Geoprocessamento e SIG, Sensoriamento Remoto e Fotointerpretação, Estágio Curricular Supervisionado do Bacharelado

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Geoprocessamento e Análise Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto Aplicado à Análise Ambiental, SIG Aplicado à Análise Ambiental

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Ambiental

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cartografia

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia e Georreferenciamento

    • 09/2016 - 11/2016

      Direção e administração, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia.

  • 2015 - 2016

    Prefeitura Municipal de João Pessoa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 30

  • 2011 - 2015

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2011 - 2015

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2011 - 12/2015

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia, Geologia Aplicada a Ciências Biológicas, Geoprocessamento, Paleontologia

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Ambiental

  • 2012 - 2015

    CINTEP/PB

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

    Atividades

    • 08/2012 - 12/2015

      Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cartografia e SIG na Gestão Ambiental

  • 2013 - 2014

    Escola Técnica Aprender Mais

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

    Atividades

    • 02/2013 - 03/2014

      Ensino, Meio Ambiente, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Avaliação de Impactos Ambientais, Cartografia

  • 2011 - 2015

    CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 02/2011 - 12/2015

      Ensino, Técnico em Agrimensura, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cadastro Técnico Multifinalitário, Cartografia I, Cartografia II, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas

  • 2007 - 2009

    Anglo Colégio e Curso

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20

  • 2006 - 2007

    Centro Estadual de Ensino Experimental Sesquicentenário

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20