Cicero Marcos Chaves Souza
Graduado em Licenciatura em Filosofia e História, pós-graduado em Comunicação Social e mestrando em Educação, Radialista (Produtor) com Registro Profissional na DRT-AM. O foco principal da atuação profissional sempre foi a Educação, a Administração e a Comunicação Social. Durante treze anos de experiência profissional em Rádio e TV esteve à frente da emissora católica pertencente a congregação dos Padres Redentoristas do Amazonas, atuando como gerente, formador de comunicadores, coordenador de programas, jornais e eventos. Na Educação, sempre atuou como professor, há mais de 14 anos, ministrando aulas em escolas particulares e públicas (nível fundamental II e médio) e no nível superior (graduação e pós Graduação), nas disciplinas de Filosofia, História, Ética, Antropologia,Sociologia e Ensino Religioso.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
2019 - Atual
Universidad Nacional de Rosario
Título: AINDA NÃO FOI DEFINIDO - motivo suspensão das aulas - pandemia covid 19
Orientador: AINDA NÃO FOI DEFINIDO
Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior
2021 - Atual
Faculdade Farmart
Título: Em andamento
Orientador: Ainda não Escolhido
Especialização em Comunicação Social
2000 - 2003
Universidade São Francisco
Título: A Rádio como prestadora de serviço:no programa malote das mensagens da Rádio Coari
Orientador: Sandra Reimão
Graduação em Licenciatura História
2021 - 2022
Claretiano - Faculdade, Claretianorc
Título: Não teve, por ser um curso de 2° graduação. Realizado de acorso com a Resolução CNE/CP nº 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020, com carga horária de 760 horas
Formação complementar
2022 -
Conhecimentos em Educação e Carga Horária e EaD. (Carga horária: 100h). , PortalEducação, PE, Brasil.
2022 - 2022
Tecnologia Educacional: Nova Perspectiva de Ensino. (Carga horária: 60h). , PortalEducação, PE, Brasil.
2021 - 2021
A Nova BNCC. (Carga horária: 30h). , Claretiano - Faculdade, Claretianorc, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Tecnologias Digitais: Desafios e inovação que se apresentam para a Edu.Sup.. (Carga horária: 20h). , Faculdade La Salle Manaus, FLS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Ensino Superior no Século XXI: Mudança de conceito e posicionamento. (Carga horária: 24h). , Faculdade La Salle Manaus, FLS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Ensino Superior: Proposta, Atitudes,Engajamento e Qualidade de Ensino. (Carga horária: 24h). , Faculdade La Salle Manaus, FLS, Brasil.
2018 - 2018
Avaliador dos trabalhos de iniciação científica (parte 2). (Carga horária: 4h). , Faculdade La Salle Manaus, FLS, Brasil.
2018 - 2018
Habilidades Mentais Complexas. (Carga horária: 4h). , Faculdade La Salle Manaus, FLS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Ensino Superior no Cenário Contemporâneo:Identidade e Excelência.. (Carga horária: 24h). , Faculdade La Salle Manaus, FLS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Inovação didática e Curricular. (Carga horária: 24h). , Faculdade La Salle de Manaus, UNILASALLE, Brasil.
2017 - 2017
Avaliador dos trabalhos de iniciação científica. (Carga horária: 4h). , Faculdade La Salle Manaus, FLS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Orientação de pesquisa. (Carga horária: 10h). , Faculdade La Salle de Manaus, UNILASALLE, Brasil.
2016 - 2016
As Competências Docentes para Ensinar. (Carga horária: 24h). , Faculdade La Salle de Manaus, UNILASALLE, Brasil.
2016 - 2016
A Identidade do Educador e o fortalecimento da Educação católica. (Carga horária: 4h). , Faculdade Salesiana Dom Bosco Manaus, FSDB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.
Grande área: Outros / Área: Bioética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historia do Brasil e Geral.
Participação em bancas
SOUZA, C. M. C.. O composto do marketing como fundamento de négocio aplicado ao estudo do "lanche Alpha". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle de Manaus.
SOUZA, C. M. C.. Marketing digital como estrategia de venda de hambúgueresnartesanais de Manaus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade la Salle Manaus.
SOUZA, C. M. C.. As dificuldades de adaptação do gestor de patrimônio da fundação Doutor thomas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade La Salle de Manaus.
SOUZA, C. M. C.. Planejamento tributário: estudo realizado em uma micro empresa que atua no ramo alimentício - estudo de caso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade La Salle de Manaus.
SOUZA, C. M. C.. implantação de fluxo de caixa em uma empresa do varejo no ramo alimentício: estudo de caso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade La Salle de Manaus.
SOUZA, C. M. C.. .1Fatores que influenciam no desempenho do atendimento ao cliente da empresa Jade transportes Ltda.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle de Manaus.
SOUZA, C. M. C.. O desenvolvimento da liderança atraves da gestão por competência; uma análise na empresa Tuv Rheinland.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle de Manaus.
SOUZA, C. M. C.. A importancia da Trading Company para empresas de pequeno porte que desejam atuar no comercio internacional.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle de Manaus.
SOUZA, C. M. C.. Contratação terceirizada da empresa X pelo setor público: vantagem e desvantagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle Manaus.
SOUZA, C. M. C.. Monopólio do transporte aéreo cargueiro em Manaus e o impacto junto aos clientes da Tecnolo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle Manaus.
SOUZA, C. M. C.. Empregabilidade: a geração Z como novo paradigma de carreira profissional:pesquisa com os alunos do Colégio La Salle. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle Manaus.
SOUZA, C. M. C.MELLO, L. C. R.. Idetificação dos principais motivos que causaram rotatividade em uma empresa de telecomunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus.
SOUZA, C. M. C.MELLO, L. C. R.. Levantamento dos fatores que geram satisfação e insatisfação no trabalho dos servidores público da saúde da maternidade Balbina Mestrinho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus.
SOUZA, C. M. C.MELLO, L. C. R.. Gestão de pessoas: análise do abstecimento na empresa Batará comercio de petróleo Ltda.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus.
SOUZA, C. M. C.MELLO, L. C. R.. Análise do custo-benifício do sistema de reaproveitamento de águas pluviais no Colégio La Salle - Manaus no período de 2007-2012.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus.
SOUZA, C. M. C.. Desafios na alocação profissional de alunos do promenor D. Bosco como mão de obra em Manaus.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus.
SOUZA, C. M. C.. A ascenção das mulheres na liderança: caracteristicas e estilos de lederança no perfil gerencial de mulheres no Amazonas shopping em Manaus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus.
SOUZA, C. M. C.. Uma analise da eficácia das politicas habitacionais direcionadas pela administração pública na qualidade de vida da população assitida pelo prosamim.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus.
Orientou
A utilização da internet como meio de compras por consumidores na cidade de Manaus; ; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus; (Orientador);
A importancia do marketing pessoal para uma carreira de sucesso na área administrativa; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus; (Orientador);
Mercado de trabalho e empregabilidade: expectativa em relação ao mercado de trabalho e empregabilidade sob a perspectiva dos academicos do curso de administração da faculdade La Salle; ; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Lasalle Manaus; (Orientador);
Empresa de serviço público: responsabilidade social e desenvolvimento sustentável ambiental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle de Manaus; Orientador: Cicero Marcos Chaves Souza;
Treinamento da biossegurança pelo setor de recursos humanos do hemoam; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade La Salle de Manaus; Orientador: Cicero Marcos Chaves Souza;
Importância e plicação dos indicadores de qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na franquia sabor, do ramo de fest food em manaus; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade la Salle Manaus; Orientador: Cicero Marcos Chaves Souza;
Prêmios
2017
Gratidão e reconhecimento, pelos 6 anos de trabalho na Faculdade la Salle., Faculdade La Salle Manaus.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2020
Istituto Denizard RivailVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
2011 - 2020
Faculdade La Salle de ManausVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional, Filosofia da Educação
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia, Antropologia Cultural, Ética
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética profissional, Filosofia da Educação
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Ética
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Ética Profissional
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética, Sociologia
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Ética Profissional
-
02/2019 - 03/2019
Ensino, Físiologia do Exercício, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Éticos e Legais em Saúde
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura religiosa
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional
-
07/2018 - 08/2018
Ensino, Fisiologia do Exercício, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Éticos e Legais em Saúde
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, sociologia
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação e Ética
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, filosofia
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da educação e ètica
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ética nas organizações
-
02/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética nas organizações
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Antropologia
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação e Ética
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia cultural
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Filosofia da Educação
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia cultural
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Ética Geral e Profissional
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Ética
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica formal
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional, Sociologia
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Ética Geral e Profissional
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia, Ética Geral e Profissional
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação;
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética, Filosofia
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia para Sistemas de Informação
2011 - 2014
Colegio La SalleVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 18
Outras informações:
Horário incompatível com o curso de mestrado como aluno especial na Universidade do Estado do Amazonas.
Atividades
-
07/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia, Ensino Religioso
2009 - 2009
Instituto Santa TeresinhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 15
Atividades
-
02/2009 - 12/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, História, Sociologia
2009 - 2009
Instituto Superior de Filosofia e Teologia da Diocese de Cruzeiro do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2009 - 12/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica Formal, Historia da filosofia moderna, Cosmologia
1994 - 2007
Radio Educação rural de Coari- MeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Direção exec.e de Prod. e form.de comunicado, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Missão Redentorista da Amazônia é a instituição mantenedora do sistema de comunicação. Rádio Ed. Rural de Coari e TV Coari-AM
2021 - Atual
Brasil Norte ComunicaçãoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Produção, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cicero Marcos Chaves Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?