Maria Elisa Almeida Bacal

Pós-doutorado realizado no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (bolsista PNPD CAPES), Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (bolsista CNPq), mestre em Activação do Desenvolvimento Psicológico pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Portugal, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela AVM Educacional e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, coordenadora geral do NOAP (Núcleo de Orientação e Apoio Pedagógico) da PUC-Rio e membro do conselho gestor da RAE (Rede de Apoio ao Estudante) e da RAD (Rede de Apoio ao Docente), PUC-Rio. Coordenadora do curso de extensão em Orientação Profissional e de Carreira da PUC-Rio. Possui interesse de pesquisa e docência nas áreas de Orientação Profissional e de Carreira, Psicologia Escolar e Educacional, Diversidade e Inclusão, Apoio pedagógico a discentes e docentes no Ensino Superior, Docência no Ensino Superior.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Lealdades visíveis e invisíveis: um estudo sobre a transmissão geracional da profissão
Andrea Seixas Magalhães. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: transmissão geracional; escolha profissional; família; projeto de vida.

Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico

2006 - 2008

Universidade de Aveiro
Título: (Re)pensando a orientação vocacional na escola: da teoria à prática, Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Luís Ventura de Pinho
Palavras-chave: projeto de vida; orientação vocacional; escola; adolesentes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia Institucional

2024 - 2025

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: Psicopedagogia no Ensino Superior: apoio ao estudante universitário

Graduação em Psicologia

2000 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Quando dois se tornam três: reflexões acerca da formação de uma nova família a partir do impacto do nascimento do primeiro filho
Orientador: Sandra Salomão

Pós-doutorado

2013 - 2015

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2024 - 2024

Extensão universitária em Inclusão na Escola. (Carga horária: 60h). , Centro de Formação da Vila, CFV, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2011 - 2011

Personal e Professional Coaching. (Carga horária: 80h). , Sociedade Brasileira de Coaching, SBC, Brasil.

2005 - 2005

Formação em Orientação Profissional. , Prof. Ingrid Canedo, -, Brasil.

2004 - 2005

Formação em Gestalt-terapia. , Clínica SêMente, -, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação Profissional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Multiculturalismo.

Participação em eventos

XIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Apoio ao estudante na adaptação, permanência e bem-estar na universidade: um estudo de caso com estudantes de Serviço Social. 2024. (Congresso).

XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - XVI CONPE. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR: APOIO À TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO. 2024. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro da ABRAOPC. ESCUTA E ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE REESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. 2023. (Congresso).

XV CONPE. A ELABORAÇÃO DE DOSSIÊS COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR / EDUCACIONAL. 2022. (Congresso).

XV Congresso de Orientação Profissional e de Carreira. Orientação profissional e de carreira com universitários na pandemia: adaptações e desafios. 2021. (Congresso).

XX ENDIPE. Aprendizagem ativa na formação de professores: sensibilização para o olhar às diferenças.. 2020. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira, o. Resistências e possibilidades de expansão da orientação profissional e de carreira no ensino superior. 2019. (Congresso).

IV Colóquio de Orientação Profissional, de Carreira e para aposentadoria.ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR: APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM SERVIÇO PARA UNIVERSITÁRIO. 2018. (Outra).

XIII Congresso de Orientação Profissional e de Carreira. PROCESSO DE REESCOLHA PROFISSIONAL: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2017. (Congresso).

IV Congresso Latino-americano, XI Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional e II Fórum de Pesquisa da ABOP. Transmissão geracional e repetição da escolha profissional na família. 2013. (Congresso).

III Congresso Latino-americano, X Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional e I Fórum de Pesquisa da ABOP. Desafios do trabalho de orientação profissional em um curso pré-vestibular comunitário. 2011. (Congresso).

X Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. Ensinando (e aprendendo) Psicologia e Educação: uma experiência integrada. 2011. (Congresso).

IV JUBRA. O jovem, a família e a construção do projeto de vida. 2010. (Congresso).

II Congresso Latino-americanos de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional. Diversidade cultural e orientação profissional: caminhos possíveis. 2009. (Congresso).

IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. Reflexões sobre o papel da escola na construção do projeto de vida do adolescent. 2009. (Congresso).

Entre as gerações: a transmissão psíquica em questão. 2008. (Seminário).

I Congresso ORASI: Construindo Novas Famílias. A influência dos pais na elaboração do projecto de vida do adolescente: implicações na orientação vocacional. 2008. (Congresso).

IV Conferência de Desenvolvimento Vocacional/ I Conferência Virtual. Avaliação qualitativa em orientação vocacional: uma experiência em contexto escolar. 2008. (Congresso).

V Congreso Internacional de Psicología y Educación: Los Retos del Futuro. Los adolescentes y la orientación para la carrera: una experiencia en un centro educativo portugués. 2008. (Congresso).

V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: Trabalho Docente e Organizações Educativas.O papel do professor no desenvolvimento vocacional do aluno. 2008. (Simpósio).

I Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional da ABOP e VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. Contribuições do construtivismo à orientação profissional. 2007. (Congresso).

II Fórum Internacional de Psicologia Clínica ? Psicologia Clínica e Psicoterapia Dinâmica: Desafios Actuais.. 2007. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica e IX Encontro Nacional de Gestalt-terapia.. 2003. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Felipe Bastos

ANDRADE, M.; FERRARI, A.;ALMEIDA, M. E.. "A diretora sabe que você está trabalhando isso na sala de aula?" Diversidade sexual e ensino de ciências. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rachel Luiza Pulcino de Abreu

ANDRADE, M.;ALMEIDA, M. E.; CANEM, A.. Que gênero é esse? Uma análise sobre o lugar das relações de gênero nos PCN e PCN+. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Margareth de Oliveira Olegário Teixeira

DUARTE, R. M.; ROCHA, M. G. S.; SILVA, B. D. L.;ALMEIDA, M. E.; FONSECA, M. J. S.. Uso de tecnologias assistivas e digitais por estudantes universitários cegos e estratégias de aprendizagem. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Jane Cordeiro de Oliveira

ANDRADE, M.; Marcondes, M. I.; Santos, S. R. M.; Fernandes, C. O.;ALMEIDA, M. E.. Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro como mediadores de políticas curriculares. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Jane Cordeiro de Oliveira

Marcondes, M. I.;ALMEIDA, M. E.; Santos, S. R. M.. Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro como mediadores de políticas curriculares. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia de Sousa Ferreira

RODRIGUES, R. C. A.;ALMEIDA, M. E.; MENEZES, E. P.. Diminuição de estímulos e aprendizagem: proposta de uma metodologia para o ensino de Geografia focada no raciocínio geográfico e na lentidão. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, M. E. ; MAGALHAES, A. S. ; FÉRES-CARNEIRO, T. . Transmissão Geracional da Profissão na Família: Repetição e Diferenciação. Psico (PUCRS. Impresso) , v. 45, p. 454-462, 2014.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. ; MAGALHAES, A. S. . Escolha profissional na contemporaneidade: projeto individual e projeto familiar. Revista Brasileira de Orientação Profissional , v. 12, p. 205-214, 2011.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. ; VENTURA DE PINHO, L. . Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica , v. 20, p. 173-184, 2008.

  • ALMEIDA, M. E. ; MONTEIRO, M. S. ; BARROS, L. A. E. . Orientação Profissional para universitários: relato de experiência em uma instituição ensino superior. In: EISENBERG, Z., SANTOS, E.; GUIMARÃES, S. B.. (Org.). O olhar da Psicologia da Educação para o Ensino Superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. , p. 319-.

  • MONTEIRO, M. S. ; ALMEIDA, M. E. ; BARROS, L. A. E. . Orientação profissional e de carreira no ensino superior: apoio à permanência do estudante na universidade. In: SOARES, A. B.; MOURÃO, L.; MONTEIRO, M. C.. (Org.). O estudante universitário brasileiro: permanência, habilidades sociais, competência social e relações com o mundo do trabalho. 1a.ed.Curitiba: Appris, 2024, v. 3, p. 49-64.

  • EISENBERG, Z. W. ; RODRIGUES, E. S. ; ALMEIDA, M. E. ; OLIVEIRA, H. V. . Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico: uma experiência de apoio ao estudante no ensino superior (. In: Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias; Michelle Cristine da Silva Toti; Helena Sampaio; Soely Aparecida Jorge Polydoro. (Org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, v. , p. 319-336.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . "Qual o tipo de pós-graduação ideal para você?". Almanaque da Pós-Graduação, Editora OnLine, , v. 1, p. 30.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Hora de escolher a profissão. Folha Carioca, p. 11.

  • ALMEIDA, M. E. ; REZENDE, J. K. . ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR: APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM SERVIÇO PARA UNIVERSITÁRIOS. In: IV Colóquio de Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria, 2018, Florianópolis. Anais IV Colóquio de Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria, 2018.

  • KOFF, A. M. N. S. ; ALMEIDA, M. E. . Escola e interculturalidade: construindo caminhos. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza. A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade, 2014.

  • ALMEIDA, M. E. . A família como espaço de formação: narrativas de professores de teatro. In: VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. Entre o público e o privado: modos de viver, narrar e guardar, 2014.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. ; VENTURA DE PINHO, L. . Los adolescentes y la orientación para la carrera: una experiencia en un centro educativo portugués. In: V Congreso Internacional de Psicología y Educación: Los Retos del Futuro, 2008, Oviedo. Psicología y Educación: un lugar de encuentro, 2008.

  • ALMEIDA, M. E. . Aprendizagem ativa na formação de professores: sensibilização para o olhar às diferenças. In: XX ENDIPE, 2020, Rio de Janeiro. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas tensões e perspectivas na relação com formação docente. Rio de Janeiro/ Petróplis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii,, 2020. v. 1. p. 3945-3954.

  • ALMEIDA, M. E. . Processo de reescolha profissional: caminhos possíveis para estudantes universitários. In: XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira, 2017, Campinas. XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira, 2017.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Reflexões sobre o papel da escola na construção do projeto de vida do adolescente. In: IX Congresso ABRAPEE, 2009. Construindo a prática profissional na educação para todos.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . O papel do professor no desenvolvimento vocacional do aluno. In: V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: Trabalho Docente e Organizações Educativas, 2008, Aveiro. V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: Trabalho Docente e Organizações Educativas, 2008.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . A influência dos pais na elaboração do projecto de vida do adolescente: implicações na orientação vocacional. In: I Congresso ORASI: Construindo Novas Famílias, 2008, Porto. I Congresso ORASI: Construindo Novas Famílias, 2008.

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Contribuições do construtivismo à orientação profissional. In: I Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional da ABOP e VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, 2007, Bento Gonçalves. I Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional da ABOP e VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, 2007.

  • ALMEIDA, M. E. ; BARROS, L. A. E. . Estágio, supervisão e formação em um serviço de OPC para universitários. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INDA, I. ; BARROS, L. A. E. ; ALMEIDA, M. E. . TECENDO REDES: APOIO AO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO NA ADAPTAÇÃO E INTEGRAÇÃO AO CONTEXTO ACADÊMICO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. ; BARROS, L. A. E. ; MONTEIRO, M. S. ; INDA, I. . ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR: APOIO À TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. . Apoio ao estudante na adaptação, permanência e bem-estar na universidade: um estudo de caso com estudantes de Serviço Social. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. ; BARROS, L. A. E. . TRANSIÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES NO ENSINO SUPERIOR. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. ; BARROS, L. A. E. ; INDA, I. . ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE E SUA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. ; BARROS, L. A. E. . ESCUTA E ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE REESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, L. A. E. ; ALMEIDA, M. E. ; MAGALHAES, A. S. . Influências familiares na construção do projeto profissional de universitários em situação de vulnerabilidade social. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. ; MONTEIRO, M. S. . A ELABORAÇÃO DE DOSSIÊS COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR / EDUCACIONAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BACAL, M. E. A. . Experiência de orientação profissional e de carreira com universitários no período do ensino remoto. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. . Os desafios da orientação profissional e de carreira no ensino superior. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, M. E. . Aprendizagem ativa na formação de professores: sensibilização para o olhar às diferenças. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. . Resistências e possibilidades de expansão da orientação profissional e de carreira no ensino superior. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. . Orientação Profissional - NOAP. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. . PROCESSO DE REESCOLHA PROFISSIONAL: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. ; Campos, K. N. . Família e escolha da profissão: um estudo geracional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KOFF, A. M. N. S. ; ALMEIDA, M. E. . Escola e interculturalidade: construindo caminhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. . A família como espaço de formação: narrativas de professores de teatro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. . Orientação Profissional na Universidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, M. E. ; MAGALHAES, A. S. . Transmissão geracional e repetição da escolha profissional na família. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. . A atuação do psicólogo em pré-vestibular comunitário: caminhos possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Ensinando (e aprendendo) Psicologia e Educação: uma experiência integrada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Desafios do trabalho de orientação profissional em um curso pré-vestibular comunitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. ; MAGALHAES, A. S. . O jovem, a família e a construção do projeto de vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Reflexões sobre o papel da escola na construção do projeto de vida do adolescente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Diversidade cultural e orientação profissional: caminhos possíveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Avaliação qualitativa em orientação vocacional: uma experiência em contexto escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. ; VENTURA DE PINHO, L. . Los adolescentes y la orientación para la carrera: una experiencia en un centro educativo portugués. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . O papel do professor no desenvolvimento vocacional do aluno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . A influência dos pais na elaboração do projecto de vida do adolescente: implicações na orientação vocacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAVOUR, R. ; JABLONSKI, B. ; ALMEIDA, M. E. G. G. ; ASSIS, T. ; COELHO, K. ; COTRIM, M. ; NUNAN, A. ; RIBEIRO, C. ; SOUZA, A. . O cotidiano do casamento contemporâneo: a difícil e conflitiva divisão de tarefas e responsabilidades entre homens e mulheres. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Impacto do uso da avaliação qualitativa em orientação vocacional em um grupo de adolescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Contribuições do Construtivismo à Orientação Profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Reflexões acerca da formação de uma nova família a partir do nascimento do primeiro filho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, M. E. G. G. . Quando dois se tornam três: reflexões acerca da formação de uma nova família a partir do impacto do nascimento do primeiro filho 2007 (Monografia publicada no Portal da Internet www.psicologia.com.pt).

Outras produções

ALMEIDA, M. E. . Bom Dia Rio (Rede Globo). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALMEIDA, M. E. . Orientação profissional e de carreira. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, M. E. . Mediação da mesa Inclusão no Ensino Superior. 2022. (Simpósio Bem-Estar no Ensino Superior).

ALMEIDA, M. E. . Orientação profissional e de carreira. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, M. E. ; EISENBERG, Z. W. ; RODRIGUES, E. S. ; ARAUJO, R. M. E. ; DUARTE, R. M. ; VILELA, L. M. C. . Curso de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PISCHETOLA, M. ; ALMEIDA, M. E. ; EISENBERG, Z. W. ; DUARTE, R. M. ; TEIXEIRA, P. . Metodologias Ativas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, M. E. ; EISENBERG, Z. W. ; RODRIGUES, E. S. ; ARAUJO, R. M. E. ; DUARTE, R. M. ; CAMPOS, G. H. B. ; VILELA, L. M. C. . Oficinas de práticas pedagógicas no ensino superior. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, M. E. ; EISENBERG, Z. W. ; RODRIGUES, E. S. ; DUARTE, R. M. ; ARAUJO, R. M. E. ; CAMPOS, G. H. B. ; VILELA, L. M. C. . Oficinas didáticas de apoio para professores em estágio probatório. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

EISENBERG, Z. W. ; ALMEIDA, M. E. ; PAPADOPOULOS, C. R. ; MARAFON, G. . Aprendizagem na escola e suas dificuldades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, M. E. G. G. . Introdução à Orientação Vocacional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Pesquisa-intervenção com estudantes universitários: um estudo do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), Descrição: Descrição: O projeto tem por objetivo realizar trabalho integrado de pesquisa e de orientação e atendimento a alunos da PUC-Rio que apresentem dificuldades de aprendizagem, de formação, de desempenho, questões de socialização ou necessidades educacionais especiais. O projeto é conduzido no Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP) e integra pesquisadores dos departamentos de Educação, Letras, Psicologia, Serviço Social. er um serviço de atendimento, passe a ser também um núcleo de pesquisa, ensino e extensão. Na perspectiva da pesquisa, ele abrigará, além do atual projeto, os de outros pesquisadores e seus orientandos. Em sua etapa inicial, o projeto será voltado para alunos com dificuldades de leitura e escrita, identificados a partir do teste de Nivelamento de Português aplicado na universidade. A pesquisa " A leitura e a produção escrita numa abordagem psicolinguística: demandas cognitivas e especificidades de processamento" está vinculado a este projeto... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Elisa Almeida Bacal - Coordenador / Zena W. Eisenberg - Integrante / Erica dos Santos Rodrigues - Integrante / Vera Maria Ferrão Candau - Integrante / Andreia Clapp Salvador - Integrante / Renata Mattos Eyer Araújo - Integrante / Mariangela da Silva Monteiro - Integrante / Luciana Fontes Pessôa - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. , Pontifícia Universidade Católica - PUC, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271815, Ramal: 119

Experiência profissional

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente das disciplinas do Departamento de Educação: Psicologia Educacional I, Processo de Construção do Conhecimento na Escola

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenadora Geral do Núcleo de Orientação e Apoio Pedagógico (NOAP)

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado

Outras informações:
Coordenadora da Especialização em Psicopedagogia Institucional Clínica (CCEC | PUC-Rio)

2021 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado

Outras informações:
Coordenadora do Curso de Extensão em Orientação Profissional e de Carreira

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 16

Outras informações:
Docente do Departamento de Educação, curso de Graduação em Pedagogia e Licenciaturas. Disciplinas: Psicologia Educacional I, Psicologia Educacional II, Educação e Diversidade, Processo de Construção do Conhecimento na Escola. Docente no curso de Graduação em Psicologia das disciplinas Orientação Profissional e Psicologia Escolar e Educacional. Coordenadora do serviço de Orientação Profissional do NOAP (Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico). Membro do conselho gestor da RAE (Rede de Apoio ao Estudante) e da RAD (Rede de Apoio ao Docente).

2025 - 2025

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 12

Outras informações:
Docente das disciplinas do Departamento de Educação: Diversidade e Inclusão Educacional, Processo de Construção do Conhecimento, Disciplina de Extensão Apoio Pedagógico NOAP

2024 - 2024

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Diversidade e Inclusão Educacional, Apoio NOAP - Extensão

2024 - 2024

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Pedagogia - Disciplina Psicologia Educacional I

2023 - 2023

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola, Psicologia Educacional II

2023 - 2023

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola, Psicologia Educacional I

2022 - 2022

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 12

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplinas: Processo de Construção do Conhecimento na Escola, Diversidade e Inclusão Educacional. Ensino na Graduação em Psicologia - Disciplina: Psicologia Escolar e Educacional

2022 - 2022

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 12

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola , Diversidade e Inclusão Educacional. Ensino na Graduação em Psicologia - Disciplina: Psicologia Escolar e Educacional

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 14

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Psicologia Educacional I. Ensino na Graduação de Psicologia - Disciplinas: Psicologia Escolar e Educacional, Estágio Básico Social, Estágio Profissionalizante I, Estágio V, Estágio VI

2020 - 2020

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola

2020 - 2020

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola. Ensino na Graduação em Psicologia - Disciplina: Orientação Profissional

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola

2018 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola

2018 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento na Escola

2017 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplinas: Processo de Construção do Conhecimento na Escola, Psicologia Educacional II

2017 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplinas: Processo de Construção do Conhecimento na Escola, Multiculturalismo e Educação

2016 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Diversidade e Inclusão Educacional

2016 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino na Graduação em Educação - Disciplina: Psicologia Educacional I

2014 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado

Outras informações:
Estágio docência na disciplina Psicologia e Educação no curso de graduação em Psicologia

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado

Outras informações:
Disciplina Psicologia Educacional II no curso de graduação em Pedagogia, Departamento de Educação

2009 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado

Outras informações:
Estágio docência na disciplina Métodos Qualitativos no curso de graduação em Psicologia

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Educacional II, Multiculturalismo e Educação

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Educação.Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Centro de Estudos de Pessoal do Exercíto Brasileiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente das disciplinas Orientação Vocacional e Profissional e Orientação Educacional no Curso de Psicopedagogia Escolar

Atividades

  • 08/2011 - 10/2013

    Ensino, Psicopedagogia Escolar, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação Educacional, Orientação Vocacional e Profissional

2010 - 2014

PECEP - Pré-vestibular comunitário

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenadora

Outras informações:
Coordenação geral do curso e da equipe de Psicologia, supervisora de estágio (convênio com a PUC-Rio), psicóloga educacional, orientadora profissional

Atividades

  • 02/2010

    Direção e administração, PECEP.Cargo ou função, Diretora de Recursos Humanos.