Ricardo Eleutério dos Anjos

Ricardo Eleutério dos Anjos é Doutor e Mestre em Educação Escolar (financiamento da CAPES) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). É psicólogo pela FAC-FEA, Especialista em Psicologia do Esporte e Licenciado em Filosofia. Atua como Professor Universitário e Supervisor de Estágios desde 2010. Entre os anos 2014 e 2022, integrou o corpo docente da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/Presidente Prudente), onde atuou como Professor e Supervisor de Estágios nas áreas de Psicologia Escolar e Psicologia do Esporte. Na mesma instituição, foi Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - cursos de Mestrado e Doutorado - exercendo as funções de Vice-Coordenador do Programa e de Editor-Chefe do periódico Colloquium Humanarum. Entre os anos 2022 e 2026 foi Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual exerceu a Coordenação entre os anos 2023 e 2025. Atualmente é Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - cursos de Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). É pesquisador no Grupo de Estudos Marxistas em Educação, vinculado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/Araraquara, e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com base nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia da educação; adolescência; processos psicológicos básicos e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Escolar

2013 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O desenvolvimento da personalidade na adolescência e a educação escolar: aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
, Ano de obtenção: 2017. Prof. Dr. Newton Duarte. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Psicologia HIstórico-Cultural; Educação escolar; Adolescência; Desenvolvimento da personalidade.

Mestrado em Educação Escolar

2010 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
, Ano de Obtenção: 2013.Prof. Dr. Newton Duarte.Coorientador: Profa. Dra. Lígia Márcia Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adolescência; desenvolvimento psicológico; Educação escolar; Individualidade para-si; Psicologia HIstórico-Cultural.

Especialização em Psicologia do Esporte

2024 - 2025

Faculdade Iguaçu
Título: Sem monografia

Graduação em Licenciatura em Filosofia

2024 - 2025

Faculdade Única de Ipatinga

Graduação em Psicologia

2005 - 2009

Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba
Título: Identificação e caracterização dos tipos psicológicos de Jung e sua influência na relação professor-aluno
Orientador: Prof. Me. Claudemir Gomes

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Centro de ciências humanas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2023 - 2023

Curso Docência na UFCAT 2022. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Catalão, UFCAT, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Departamento de filosofia. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2021 - 2021

APERFEIÇOAMENTO EM TUTORIA E DOCÊNCIA ON-LINE-EAD (EAD). (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2019 - 2019

Metodologias Ativas: aprendizagem baseada em problemas. (Carga horária: 3h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2015 - 2015

A pedagogia histórico-crítica e a prática educativ. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Atividade educativa na perspectiva da ontologia do. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

O desenvolvimento integral dos indivíduos e a Educ. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

Desenvolvimento dos processos criativos na criança. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

Fundamentos de política e gestão educacional. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

Filosofia Marxista e teoria pedagógica. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Teorias Pedagógicas, trabalho educativo e sociedad. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Aportes teóricos para análise crítica da universid. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Curso de TDAH Avaliação neuropsicológica: teoria e. (Carga horária: 4h). , ITECC Instituto de Terapia cognitivo ? comportamental Araçatuba ? SP., ITECC, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Acting your Inner Music. (Carga horária: 12h). , Ciclo de Mutação, CM, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Psicologia. (Carga horária: 60h). , Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, FAC-FEA, Brasil.

1997 - 1998

Teologia. , Instittuto Teológico Quadrangular, ITQ, Brasil.

1992 - 1992

Método Suzuki (musicalização Infantil). (Carga horária: 4h). , Conservatório Musical Santa Cecília, CMSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia Escolar e Políticas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Educacional do Esporte.

Organização de eventos

SILVA, T. C. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, A. A. ; CAMPOS, C. A. . VII Congresso Nacional de Educação - CONAED. 2025. (Congresso).

ANJOS, R. E. . III Congresso Internacional de Educação da Unoeste, com o tema "Caminhos para uma Educação Democrática e Humanizadora". 2022. (Congresso).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . II Congresso Internacional de Educação da Unoeste. 2019. (Congresso).

ANJOS, R. E. . III Mostra Científica da IV Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. 2011. (Outro).

Participação em eventos

I Seminário Lukács e educação escolar: Arte, ciência e sociedade.A Catarse na Pedagogia Histórico-Crítica. 2025. (Seminário).

IV Congresso Internacional de Educação da Unoeste, com o tema. MÉTODOS NÃO-DIRETIVOS COMO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) SÃO EFICAZES? CRÍTICA AOS MODELOS QUE CRITICAM A DIRETIVIDADE NO ENSINO. 2025. (Congresso).

VI Encontro Goiano de Psicologia Escolar e Educacional - incluir sem patologizar, é possível?.A atuação da/o psicologa/o escolar e educacional na percepção de professoras/es do ensino fundamental. 2025. (Encontro).

VII CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: ciência e profissão. Treinamento psicológico junto à atletas de futsal: extensão em psicologia e educação física. 2025. (Congresso).

VII CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: ciência e profissão. Concepções docentes acerca da atuação do psicólogo escolar e educacional. 2025. (Congresso).

VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. 2025. (Congresso).

VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Uma intervenção formativa sobre Psicologia Escolar e Educacional com docentes do ensino fundamental I. 2025. (Congresso).

VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO.COORDENADOR(A) DE SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS .. 2025. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO.RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E RENDIMENTO ESCOLAR NOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.. 2025. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO.NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS LIMITES À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA.. 2025. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO.ESPECIFICIDADES DA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UMA INTERVENÇÃO FORMATIVA JUNTO A PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. (Seminário).

5º CEPEX - UFCAT (MOSTRA - 3ª MOSTRA DA GRADUAÇÃO DA UFCAT).O FRACASSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2024. (Seminário).

5º CEPEX - UFCAT (SEMINÁRIO - VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO).CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ESPECIFICIDADE DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.. 2024. (Seminário).

CEPEX - UFCAT (MOSTRA - 3ª MOSTRA DA GRADUAÇÃO DA UFCAT.A DISCIPLINA PSICOLOGIA DO ESPORTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS.. 2024. (Seminário).

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNOESTE (ENEPE/ 2024).O CONCEITO DE CATARSE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE TEÓRICO-CONCEITUAL. 2024. (Encontro).

VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO.ANÁLISE DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL.. 2024. (Seminário).

XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oeste. Contribuições da Pedagogia Histótico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural à educação escolar de adolescentes.. 2024. (Congresso).

XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oeste. A PESQUISA-FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ESTREITANDO DISTâNCIAS E (RE)CONSTRUINDO CAMINHOS POSSíVEIS. 2024. (Congresso).

XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oeste. CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ESPECIFICIDADE DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: TRABALHO EM ANDAMENTO. 2024. (Congresso).

XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oeste. ANÁLISE CRÍTICA DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS SOBRE O NOVO ENSINO: TRABALHO EM ANDAMENTO. 2024. (Congresso).

CAPES - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. 2023. (Encontro).

CAPES - Seminário de Meio Termo da área de Educação. 2023. (Seminário).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. 2023. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.A carência de análises críticas do conceito de problematização do método da pedagogia histórico-crítica. 2023. (Encontro).

I Conferência Nacional da BNCC e do Novo Ensino Médio. 2023. (Outra).

I Congresso Internacional de Psicologia. 2023. (Congresso).

XXIV Jornanda educação e XXIV Simpósio de iniciação científica: pensando o presente e o futuro da educação.A concepção de autonomia na adolescência: uma análise crítica da BNCC à luz da teoria histórico-cultural. 2023. (Simpósio).

15a Reunião da ANPEd ? Sudeste. 2022. (Outra).

Congresso de Neuropsicomotricidade e Neuropsicopedagogia. 2022. (Congresso).

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNOESTE. 2022. (Encontro).

III Congresso Internacional de Educação da Unoeste Caminhos Para Uma Educação Democrática e Humanizadora. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. 2022. (Congresso).

III Congresso Internacional de Educação da Unoeste Caminhos Para Uma Educação Democrática e Humanizadora. INTERVENÇÃO FORMATIVA COM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE AATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. (Congresso).

III Congresso Internacional de Educação da Unoeste Caminhos Para Uma Educação Democrática e Humanizadora. 2022. (Congresso).

III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. Apresentação cultural. 2022. (Congresso).

VI Congresso de Educação e Formação Docente. Pedagogia histórico-crítica, conhecimento e liberdade. 2022. (Congresso).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021.ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR JUNTO A PROFESSORES NO PERÍODO DEPANDEMIA COVID-19. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE TREINAMENTO PSICOLÓGICO COMPRATICANTES DE ARTES MARCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).INTERVENÇÃO PSICOEDUCACIONAL EM CRIANÇAS COM AUTISMO. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).O SENTIDO POLÍTICO DO ENSINO DE ARTES E O DESENVOLVIMENTO DA CONCEPÇÃODE MUNDO NA ADOLESCÊNCIA. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).O PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA O ENADE E SEUS IMPACTOS NO TRABALHODOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19,. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR JUNTO A ADOLESCENTES NO CONTEXTODA PANDEMIA - COVID-19. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).UMA ANÁLISE CRÍTICA DA LEI Nº 13.935/2019 SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DEPSICOLOGIA NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E AÇÕESNO ESPAÇO DA GESTÃO ESCOLAR. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).PROGRAMA DE TREINAMENTO PSICOLÓGICO PARA ATLETAS E TREINADORES DEFUTEBOL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AFETIVIDADE EM TEMPOSDE PANDEMIA. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS REDE ESTADUAL PAULISTA DADIRETORIA DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2021).APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO DA UFAL.Adolescência e a atividade de comunicação íntima pessoal. 2021. (Seminário).

V Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias VIII Congresso Nacional de Psicologia da Motricidade Humana, Esporte, Recreação e Dança XI Seminário de Psicologia do Esporte e Motricidade Humana,. 2021. (Congresso).

XXII JORNADA DE EDUCAÇÃO E XXII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO.A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PAULISTA DA DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANASTÁCIO. 2021. (Seminário).

XXII JORNADA EDUCAÇÃO E XXII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO.A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PAULISTA DA DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANASTÁCIO. 2021. (Simpósio).

5º Congresso de Ortopedia e Medicina Esportiva da UFJF & 1° Congresso Multidisciplinar de Ciências do Esporte. 2020. (Congresso).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2020).Formação de professoras da educação infantil: um relato de estágio supervisionado. 2020. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2020).O diagnóstico do desenvolvimento em Vigotski. 2020. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2020).Relato de experiência do estágio na instituição de ensino especial LUMEN. 2020. (Encontro).

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DOS GRUPOS DE PESQUISA DA ÁREA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ESTADO E SOCIEDADE. 2020. (Seminário).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE.A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PSICOEDUCATIVO E DA INSERÇÃO ESPORTIVA NO KARATÊ A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULT. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).Significação dos conteúdos escolares e desenvolvimento humano. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).O conceito de atividade na teoria histórico-cultural e sua contribuição à psicologia do esporte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).Ressignificação da educação física escolar. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).Relato de experiência da aplicação da teoria da atividade no âmbito da psicologia do esporte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).A periodização do desenvolvimento psíquico e sua relação com a educação escolar. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).As contribuições do treinamento mental para a psicologia do esporte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).A produção de conhecimento sobre usos e apropriações dos resultados do SARESP em periódicos científicos nacionais. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).O conceito de atividade na teoria histórico-cultural e sua contribuição à psicologia do esporte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).Relato de experiência acerca da atuação psicológica no esporte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).Psicologia escolar e a superação clínica no contextos escolares. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).A inserção da psicologia aplicada ao esporte no futebol. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).Contribuições da psicologia escolar à promoção de sentido pessoal para a atividade de estudo. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).O treinamento mental e suas contribuições para psicologia do esporte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).O sentido e significado da atividade de estudo. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2019).O diagnóstico do desenvolvimento em Vigotski. 2019. (Encontro).

II Congresso Internacional de educação da Unoeste. A educação escolar e o desenvolvimento psíquico na adolescência. 2019. (Congresso).

III Semana de Educação.A ressignificação de matérias do ensino fundamental: uma intervenção em psicologia escolar. 2019. (Simpósio).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA. 2019. (Congresso).

XX JORNADA DE EDUCAÇÃO E XX SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.A relação entre atividade e desenvolvimento da consciência. 2019. (Simpósio).

?Pedagogia Histórico-crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de ''escolas sem partidos. ADOLESCÊNCIA, ATIVIDADE DE ESTUDO E FORMAÇÃO DE CONCEITOS. 2018. (Congresso).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÃO DE MUNDO. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A PSICOLOGIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A RELAÇÃO TREINADOR E ATLETA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.O SENTIDO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.SENTIDO E SIGNIFICADO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2018. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Encontro).

XIX JORNADA DE EDUCAÇÃO E XIX SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS, LETRAS E EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE-FACLEPP",.O PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS: A MEDIAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR,. 2018. (Simpósio).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE.PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS: A MEDIAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2017. (Encontro).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE.ADOLESCÊNCIA E A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NO CÉREBRO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL À PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Encontro).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE.O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO OMNILATERAL DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO. 2017. (Encontro).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE.APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL E DA PEDAGOGICA HISTÓCIO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. 2017. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE.Coordenador da Sessão de Comunicação Oral. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A TEORIA DA RODA DA EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ATLETAS DA CATEGORIA DE BASE DO FUTEBOL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.PSICOLOGIA DO ESPORTE E A EXCELÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A PSICOLOGIA DO ESPORTE E SEU PAPEL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE ESTÁGIO. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE NUMA ESCOLA DE FUTEBOL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A TEORIA DA ATIVIDADE E A SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DA DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.O TREINAMENTO PSICOLÓGICO NO KARATÊ: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.ATIVIDADE ESPORTIVA E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM EQUIPES DE VÔLEI À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE VISANDO A MELHOR PERFORMANCE ESPORTIVA DOS ATLETAS SUB-19 DE UM CLUBE DE FUTEBOL. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SEUS REFLEXOS NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.ALFABETIZAÇÃO DE ADOLESCENTES ANALFABETOS FUNCIONAIS: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. 2017. (Encontro).

VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação "Educação e Formação Humana: práxis e transformação social". Educação Escolar de Adolescentes: aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2017. (Congresso).

XI Seminário de Pesquisa em Educação - UNESP.Membro de banca de arguição de projeto de pesqusia. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Pesquisa em Educação - UNESP.Membro de banca de arguição de projeto de pesquisa. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Pesquisa em Educação - UNESP.Membro de banca de arguição de projeto de pesquisa. 2017. (Seminário).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A formação docente e as múltiplas determinções do processo educativo: um relato de estágio m psicologia escolar. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A educação escolar de adolescentes e o desenvolvimento do autodomínio da conduta: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Possibilidades de atuação clínica a partir da psicologia histórico-cultural: primeiras aproximações. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Sessão de comunicação oral. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A relação entre ensino e desenvolvimento psíquico na adolescência: relato de experiência de estágio em psicologia escolar. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Prática de Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural à formação de professores. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Um relato de experiencia de estágio em psicologia escolar à luz da psicologia histórico-cutural. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Treinamento psicológico no atletismo: um relato de experiência de estágio em psicologia do esporte. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Iniciação esportiva e desenvolvimento humano: um relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia do esporte. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A psicologia do esporte e o treinamento psicológico no basquete: relato de estágio à luz da psicologia histórico-cultural. 2016. (Encontro).

ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A psicologia do esporte nas artes marciais e a teoria da atividade: relatos de uma experiência de estágio. 2016. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Contribuições da psicologia histórico-cultural à educação escolar infantil: um relato de estágio supervisionado em psicologia escolar. 2016. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Encontro).

Aplicação da Taxonomia de Bloom nas avaliações de aplrendizagem. 2015. (Oficina).

Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano.Como ensinar: Educação escolar de adolescentes. 2015. (Oficina).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A PSICOLOGIA ESCOLAR E A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HSITÓRICO-CULTURAL À INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.PSICOLOGIA DO ESPORTE: A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NA COMISSÃO TÉCNICA. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A PSICOLOGIA DO ESPORTE E O TREINAMENTO DAS HABILIDADES PSICOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ATLETAS DE JIU-JITSU. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.TREINAMENTO PSICOLÓGICO COM UMA EQUIPE DE VÔLEI FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A PSICOLOGIA DO ESPORTE NAS CATEGORIAS DE BASE DO GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.O ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA APAE DE REGENTE-FEIJÓ-SP. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR À ATIVIDADE DE ESTUDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Encontro).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO- CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL. 2015. (Encontro).

IX Seminário de Pesquisa em Educação.Educação escolar, trabalho e formação da consciência humana: um estudo sobre os conteúdos de geografia no Ensino Médio?. 2015. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa em Educação. Programa de Pós Graduação em Educação - - - UNESPR.A atividade do brincar na pré-escola: possibilidades de enfrentamento da alienação social a partir de um trabalho educativo numa perspectiva humanizadora. 2015. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa em Educação. Programa de Pós Graduação em Educação - - - UNESPR.O desenvolvimento das emoções e sentimentos da criança na construção de sua personalidade: as atividades artísticas como mediadoras desse processo na escola. 2015. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa em Educação. Programa de Pós Graduação em Educação - - - UNESPR.Queixas escolares: o uso da animação stop motion como instrumento de ensino na escola de Ensino Fundamental?. 2015. (Seminário).

O Congresso "Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano". Como ensinar? A forma de transmissão do conhecimento científico, filosófico e artístico em cada período do desenvolvimento. 2015. (Congresso).

VII ENPED - Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste. 2015. (Encontro).

11° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E A CONDUÇÃO CONSCIENTE DA VIDA COTIDIANA. 2014. (Congresso).

ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2014. (Encontro).

VI Encontro Pedagógico dos Docentes da UNOESTE. 2014. (Oficina).

?Escolha da Profissão: Um Processo Para a Vida Toda?. 2013. (Seminário).

III Seminário: Psicólogos na Defensoria Pública: Reflexões sobre o atendimento interdisciplinar no acesso à Justiça. 2013. (Seminário).

VI EBEM.O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2013. (Encontro).

XI Jornada do HISTEDBR. APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. 2013. (Congresso).

I Seminário do Grupo de Pesquisa.O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos à educação escolar de adolescentes. 2012. (Seminário).

Jornada da Saúde (UNIP). 2012. (Outra).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. O desenvolvimento psicológico na adoelscência e a formação da individualiade: aportes teóricos para a educação escolar de adoelscentes. 2011. (Congresso).

III Mostra Científica da IV Semana Acadêmica do Curso de Psicologia.Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica: uma proposta para viabilizar o atendimento psicológico em clínica-escola. 2011. (Outra).

Pesquisa em Educação: Ética e Interdisciplinaridade - V Amostra de Pesquisas em Educação. 2011. (Seminário).

V Amostra de Pesquisas em Educação - Seção de Psicologia da Educação.O desenvolvimento psicológico na adolescência segundo a psicologia histórico-cultural e a formação da individualidade segundo Agnes Heller: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2011. (Outra).

V Seminário do NEPPEM - "Psicologia Histórico-Cultural e Marxismo".Aportes Teóricos da Psicologia Histórico-Cultural para educação escolar de adolescentes. 2011. (Seminário).

I Encontro de Egressos do Curso de Psicologia da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba com o tema: Atuação do psicólogo no mercado. 2009. (Seminário).

IV Jornada de Psicologia Junguiana de Bauru e região & IX Mostra de pesquisas do Curso de Aprimoramento em Psicologia Analítica: Técnicas Terapêuticas Junguianas com o tema: Psicologia Junguiana e Saúde: caminhos de extensão e integração. 2007. (Seminário).

III Semana Acadêmica do Curso de Psicologia - FEA Livre. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jerline da Silva Rocha

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; SILVA, J. C.; MALANCHEN, J.. O componente curricular ?Projeto de Vida? do novo Ensino Médio e a educação escolar de adolescentes: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Maria Carolina Ferreira Tosta da Silva

SILVA, J. C.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FACCI, M. G. D.. ?NÃO APRENDEU POR ALGUM PROBLEMA DE APRENDIZAGEM QUE TEVE DURANTE O PERCURSO?: INVESTIGANDOAS QUEIXAS ESCOLARES EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INTERVENTIVA. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado)) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Cláudia Regina Giaretta

ROSSI, R.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; MARQUES, H. J.. ESCOLA E CIÊNCIA: UMA INTEGRAÇÃO ESSENCIAL. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luciana Aparecida da Silva

SADOYAMA, A. S. P.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FALEIRO, W.. CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR E ESTRESSE OCUPACIONAL NA DOCÊNCIA: Um Estudo de Caso em duas Escolas Municipais de Catalão/GO. 2025. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Gestão Organizacional/Centro) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: ANA SOFIA SASSO BONONI

REIS, C. E.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; CARVALHO, A. M. R.. PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E PRESENTEÍSMO EM PROFESSORES MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cassieli Cristiane Schwendler

MALANCHEN, J.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; PIRES, M. M.. Formação continuada para professoras de Educação Infantil à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: BRUNO RISSATTO PEREIRA

MURGO, C. S.; SHIMAZAKI, E. M.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO EDUCATIVO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2024. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: ALBANO MUNACACHUMA PEDRO

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; SILVA, H. L. F.. Análise Sócio-Histórica da Formação e Trabalho do Professor no Ensino Primário em Moçambique. 2024. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: SANDRA APARECIDA TAVARES BARBOSA DO NASCIMENTO

SHIMAZAKI, E. M.; FRANCISCO, M. V.;ANJOS, R. E.. O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURA. 2023. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: WELLINGTON RODRIGUES DOS REIS EDMUNDO

SILVA, J. C.;ANJOS, R. E.; TOASSA, G.. Educação e desafios contemporâneos: reflexões sobre as práticas pedagógicas e as queixas escolares. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado)) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: MARIA CLARA FAVARÃO CRESPI MIRALLIA

MANFRE, A. H.; SHIMAZAKI, E. M.;ANJOS, R. E.. Ensino remoto emergencial e o trabalho docente: análise a partir da percepção de professores à luz da teoria histórico-cultural. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado)) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Maycon Pádua Reis

BORGES, R. M.;ANJOS, R. E.; BRUZI, A. T.. AMBIENTE UNIVERSITÁRIO E SOFRIMENTO PSÍQUICO: A PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE AS POLÍTICAS EM SAÚDE MENTAL OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Denise Tartuci Fonseca

ERBS, R. T. C.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; ABRAHAO, M. H. M. B.. CONTOS E HISTÓRIAS DE PROFESSORAS: UMA TRAVESSIA NOS CAMINHOS DA APOSENTADORIA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: ANA PAULA VIEIRA FARIA

GOMES, C. A. V.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. P. B.. DIÁLOGOS ENTRE VIGOTSKI E A PRÁXIS CLÍNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Poliana Hreczynski Ribeiro

ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.; TULESKI, S. C.. CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ACERCA DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO CONTRA-HEGEMÔNICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS: INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: MARIA LAURA LOPES BERTASSO

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; VIOTTO FILHO, I. A. T.; SHIMAZAKI, E. M.. Análise crítica da Lei nº 13.935/2019: um enfoque na prestação de serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado)) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: João Lucas de Souza Maximiano

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FRANCISCO, M. V.; BORGES, R. M.. O processo de preparação para o ENADE e seus impactos no trabalho do docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado)) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Geiza Marcela Scapim Lopes

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FRANCISCO, M. V.; MALANCHEN, J.. A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E AÇÕES NO ESPAÇO DA GESTÃO ESCOLAR. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado)) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Wesley da Silva Meira

ANJOS, R. E.; MARINO FILHO, A.; NOGUEIRA, I. S. C.. A construção do pensamento nas teorias do desenvolvimento psicológico. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thais Carolina Ferreira

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.;ANJOS, R. E.. A Construção da Autovaloração dos Adolescentes em Tempos de Mídias Sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bruna Karen Grilo Pereira

GOMES, C. A. V.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. P. B.. O sentido de Família: implicações para a atenção a adolescentes em uma Unidade Básica de Saúde. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: WESLEY DE OLIVEIRA PEREIRA

DUARTE, NewtonANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; MAZZEU, F. J. C.. Análise Crítica das Matrizes Pedagógicas e Epistemológicas da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: FLAVIANA BATALIOTTI GOMES

DUARTE, NewtonANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; COSTA, L. Q.. A Desnaturalização da Adolescência: Uma Análise Pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski.. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rafaela Cristina Johann

ANJOS, R. E.; MALANCHEN, J.; MARTINS, M. L.; SANTOS, S. A.. Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Lurdinei de Souza Lines Coelho

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FRANCISCO, M. V.; BORGES, R. M.. A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PAULISTA DA DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANASTÁCIO. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado)) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Cinthia de Souza Noguchi

FRANCISCO, M. V.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FACCI, M. G. D.. Educação escolar e formação da concepção de mundo dos adolescentes diante da desigualdade social e da violência na escola: uma análise histórico-cultural. 2020. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Diego Franco Manoel

FRANCISCO, M. V.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; COIMBRA, R. M.. Divulgação de conteúdo íntimos e os impactos nos processos de educação escolar: um estudo de caso na perspectiva histórico-cultural. 2020. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: SILVIO SANTOS TOMAZIN

ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.; VIOTTO FILHO, I. A. T.. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2020. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: EDUARDO ALBERTO FERREIRA

FRANCISCO, M. V.; BRABO, T. S. A. M.;ANJOS, R. E.. A VOZ DO PROFESSOR DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM SUSSURRO SILENCIADO POR PARADIGMAS. 2020. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: SILVIO SANTOS TOMAZIN

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FRANCISCO, M. V.; VIOTTO FILHO, I. A. T.. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2020. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Viviane Cristina Camelo

SOUZA, A. M. L.; ZIBETTI, M. L. T.;ANJOS, R. E.. A linguagem como mediadora do processo de ensino e aprendizagem: um estudo em uma instituição de ensino amazônica. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: DANIELLA FERNANDA MOREIRA SANTOS

ANJOS, R. E.; FACCI, M. G. D.; LEAL, Z. F. R. G.. A escolha profissional enquanto processo: influências, condicionantes e limitações - contribuições da psicologia histórico-cultural. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Kátia Rodrigues Montalvão Paias

ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.; ALANIZ, E. P.. Percepções de gestores diante do programa escola sem partido: sua ideologia está a serviço do que e de quem?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Jéssica Priscila Simões

VIOTTO FILHO, I. A. T.; LIMA, V. M. M.;ANJOS, R. E.. Atividade de estudo e consciência crítica do professor: processo de intervenção histórico-cultural. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: JOÃO GOMES MOREIRA

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FRANCISCO, M. V.; BORGES, R. M.. Implicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docente. 2019. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: MILENE EGEA SEMENSATO

ANJOS, R. E.; PONCE, R. F.; FEBA, B. L. T.. Desenvolvimento da imaginação: contribuição da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico cultural. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: LUCAS RINALDINI

VIOTTO FILHO, I. A. T.; LIMA, E. A.; LIMA, V. M. M.;ANJOS, R. E.; NUNES, R. L.. A atividade ludo-pedagógica como atividade de ensino histórico-crítica para pré-escolares e anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.

Aluno: Michelle Aparecida Ferreira dos Santos

LEAL, Z. F. R. G.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; LEONARDO, N. S. T.; COSTA, M. L. E. S.; MELO, L. C. B.. AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS REPERCUSSÕES PARA O ADOLESCENTE APRENDIZ: REFLEXÕES SEGUNDO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Carolina Góis Ferreira

DUARTE, N.;ANJOS, R. E.; MALANCHEN, J.; SANTOS, C. F.; SACARDO, M. S.. Os conhecimentos escolares e a natureza humana na perspectiva da pedagogia histórico- crítica. 2025. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Metzker Pereira

VERISSIMO, D. S.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; GONTIJO, S. R.; SANTOS, H. P.. Memória corporificada: possilbidades e limites da ação do corpo no processo mnemônico. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Vinicius dos Santos Oliveira

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.; AGUIAR, W. M. J.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. O Processo de Escolha Profissional à Luz da Psicologia Histórico-cultural. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: FABIANE RIZO SALOMÃO

LIMA, V. M. M.; ASBAHR, F. S. F.; FACCI, M. G. D.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; LEITE, Y. U. F.. PROCESSO DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA AVALIATIVO- FORMATIVO DIANTE AS QUEIXAS DE DIFICULDADES ESCOLARES: Contribuições da Psicologia histórico-cultural e Pedagogia histórico-crítica. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.

Aluno: MATHEUS MONTEIRO DE LIMA

GIORGI, C. A. G.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; SHIMAZAKI, E. M.; SANTOS, D. A. N.; SILVA JUNIOR, R. A. M.. Análise das propagandas governamentais sobre o Novo Ensino Médio (NEM) brasileiro à luz da pedagogia histórico-crítica. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: LUIS HENRIQUE ZAGO

VIOTTO FILHO, I. A. T.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; MARINO FILHO, A.; GOMES, A. A.; SILVA, D. J.. DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESCOLARIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA INCORPORAÇÃO DA ATIVIDADE NAS PRÁTICAS ESCOLARES. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.

Aluno: Ricardo Antonio Viotto

GOMES, A. A.; HERNANDES, E. D. K.; PONCE, R. F.;ANJOS, R. E.; ROSSI, R.. Memórias de intelectuais pioneiros da pós-graduação em Educação da Unesp: competência técnica e compromisso político com a escola pública brasileira.. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Milton Azevedo Andrade

MAZZEU, F. J. C.; BARBOSA, E. M.; PASQUALINI, J. C.;ANJOS, R. E.; SILVA, E. M. E.. O trabalho do professor de Educação Física: análise do currículo paulista à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.; CAMPOS, H. R.; LEONARDO, N. S. T.;ANJOS, R. E.. Adolescência no Contexto das Medidas Socioeducativas: contribuições e proposições da psicologia histórico-cultural. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: João Lucas de Souza Maximiano

SHIMAZAKI, E. M.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FURKOTTER, M.; VIOTTO FILHO, I. A. T.; SANTOS, D. F.. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ANÁLISE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: MATHEUS MONTEIRO DE LIMA

GIORGI, C. A. G.; SHIMAZAKI, E. M.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; SILVA JUNIOR, R. A. M.; SANTOS, D. A. N.. ANÁLISE DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: LUCAS RINALDINI

VIOTTO FILHO, I. A. T.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; LIMA, E. A.. A atividade ludo-pedagógica como atividade de ensino histórico-crítica para pré-escolares e anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Michelle Aparecida Ferreira dos Santos

LEAL, Z. F. R. G.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; LEONARDO, N. S. T.. As mudanças no mundo de trabalho e suas repercussões para o adolescente aprendiz: reflexões segundo a psicologia histórico-cultural. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Vinicius dos Santos Oliveira

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.; BARROCO, S. M. S.; AGUIAR, W. M. J.;ANJOS, R. E.. O Processo de Escolha Profissional à Luz da Psicologia Histórico-cultural. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jeferson Eduardo Calixto

FRANCISCO, M. V.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; PERBONI, F.; MARTINELLI, T. A. P.; GOMES, M. A. O.. A (RE)CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA PÓS 2016 ? DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC À BNC-FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Milena Pellissari Bedim

ROSSI, R.; MACIEL, C. E.; RIVAS, N. P. P.; SILVA, D. S.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: Uma Abordagem Referenciada na Pedagogia Histórico-Crítica. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jacob Alfredo Iora

ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, R. M.; MESSEDER NETO, H. S.; NASCIMENTO, C. P.; FERREIRA, A. L. A.; PEIXOTO, E. M. M.. O ensino do atletismo na Metodologia Crítico Superadora: uma contribuição para a atividade voluntária na educação dos adolescentes. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Letícia Cavalieri Beiser de Melo

LEAL, Z. F. R. G.; LEONARDO, N. S. T.; FACCI, M. G. D.; ASBAHR, F. S. F.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. Vivência e constituição de sentidos sobre a educação: estudos biográficos de jovens egressos do ensino médio a partir da Psicologia histórico-cultural. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.; ZANIANI, E. J. M.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; CAMPOS, H. R.. Adolescência no contexto das medidas socioeducativas: Contribuições e proposições da Psicologia Histórico-cultural. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: José Milton Azevedo Andrade

ANJOS, R. E.; MAZZEU, F. J. C.; BARBOSA, E. M.. O trabalho do professor de educação física na perspectiva histórico-crítica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gabriel dos Santos de Almeida Campos

BARBOSA, E. M.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; MAZZEU, F. J. C.. O sentido de educação escolar para crianças do Ensino Fundamental I. 2026. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: ANA SOFIA SASSO BONONI

REIS, C. E.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E PRESENTEÍSMO EM PROFESSORES MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: CAROLINA SANTOS

FERREIRA, A. L. A.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. O que não se diz também educa: a adolescência esquecida nas políticas do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Aluno: FELIPE KENNED DE OLIVEIRA MARTINS

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; VIOTTO FILHO, I. A. T.; SILVA, J. C.. A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Luciana Aparecida da Silva

SADOYAMA, A. S. P.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; COSTA, E. R.. CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR E ESTRESSE OCUPACIONAL NA DOCÊNCIA: Um Estudo de Caso em duas Escolas Municipais de Catalão/GO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Gestão Organizacional/Centro) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Cassieli Cristiane Schwendler

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; MALANCHEN, J.; PIRES, M. M.. Formação continuada para professoras de Educação Infantil à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Jerline da Silva Rocha

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; SILVA, J. C.; MALANCHEN, J.. O COMPONENTE CURRICULAR ?PROJETO DE VIDA? DO NOVO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Maria Carolina Ferreira Tosta da Silva

SILVA, J. C.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FACCI, M. G. D.. Não aprendeu por algum problema de aprendizagem que teve durante o percurso?: investigando as queixas escolares em uma perspectiva de avaliação psicológica interventiva. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Cláudia Regina Giaretta

ROSSI, R.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; MARQUES, H. J.. A importância dos conhecimentos elaborados na educação escolar. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ANA PAULA VIEIRA FARIA

GOMES, C. A. V.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. P. B.. DIÁLOGOS ENTRE VIGOTSKI E A PRÁXIS CLÍNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Ana Paula Dias Pires

ERBS, R. T. C.; ABRAHAO, M. H. M. B.;ANJOS, R. E.. Fragmentos (auto)biográficos e formação na arte contemporânea. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado)) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Rodrigo Vicente Gualberto

BORGES, R. M.; ARCAS, P. H.;ANJOS, R. E.. ANÁLISE DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Jeovanira Morais de Araújo

ERBS, R. T. C.;ANJOS, R. E.; SOARES, S. S.. VOZES POÉTICAS: O EU-FEMININO NAS HISTÓRIAS DE VIDA DAS ESTUDANTES DO CEPI MATILDE MARGON. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: BRUNO RISSATTO PEREIRA

MURGO, C. S.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; SHIMAZAKI, E. M.. O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO EDUCATIVO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado)) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Wesley da Silva Meira

ANJOS, R. E.; MARINO FILHO, A.; NOGUEIRA, I. S. C.. O pensamento teórico conceitual nas teorias do desenvolvimento psicológico e as implicações para o ensino e aprendizagem na atividade escolar. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thais Carolina Ferreira

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. A Construção da Autovaloração dos Adolescentes em Tempos de Mídias Sociais. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bruna Karen Grilo de Souza

GOMES, C. A. V.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. P. B.. O sentido de Família: implicações para a atenção aos adolescentes numa Unidade Básica de Saúde. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Maycon Pádua Reis

BORGES, R. M.;ANJOS, R. E.; CABRAL, G. R.; BRUZI, A. T.; KAILER, E. Z.. AMBIENTE UNIVERSITÁRIO E SOFRIMENTO PSÍQUICO: A PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE AS POLÍTICAS EM SAÚDE MENTAL OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS. 2022.

Aluno: SANDRA APARECIDA TAVARES BARBOSA DO NASCIMENTO

SHIMAZAKI, E. M.;ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.. O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Maria Clara Favarão Crespi

MANFRE, A. H.; SHIMAZAKI, E. M.;ANJOS, R. E.. IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado)) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: WELLINGTON RODRIGUES DOS REIS EDMUNDO

SILVA, J. C.;ANJOS, R. E.; TOASSA, G.. EDUCAÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: REFLEXÕES SOBRE A (DES)MEDICALIZAÇÃO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A QUEIXA ESCOLAR. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado)) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Poliana Hreczynski Ribeiro

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FRANCISCO, M. V.; TULESKI, S. C.. CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ACERCA DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO CONTRA-HEGEMÔNICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS: INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rafaela Cristina Johann

MARTINS, M. L.; SANTOS, S. A.;ANJOS, R. E.; MALANCHEN, J.. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: WESLEY DE OLIVEIRA PEREIRA

DUARTE, Newton; MAZZEU, F. J. C.;ANJOS, R. E.. ANÁLISE CRÍTICA DAS MATRIZES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. 2020.

Aluno: SILVIO SANTOS TOMAZIN

ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.; VIOTTO FILHO, I. A. T.. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: FLAVIANA BATALIOTTI GOMES

DUARTE, NewtonANJOS, R. E.; COSTA, L. Q.. A Desnaturalização da Adolescência: Uma Análise Pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Jéssica Priscila Simões

ANJOS, R. E.; VIOTTO FILHO, I. A. T.; LIMA, V. M. M.. Atividade de estudo e consciência crítica do professor. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Diego Franco Manoel

FRANCISCO, M. V.;ANJOS, R. E.; COIMBRA, R. M.. A divulgação de conteúdos íntimos e os impactos nos processos de educação escolar: um estudo de caso na perspectiva histórico-cultural. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Cinthia de Souza Noguchi

FRANCISCO, M. V.;ANJOS, R. E.; FACCI, M. G. D.. Educação escolar e formação da concepção de mundo dos adolescentes diante da desigualdade social e da violência: uma análise histórico-cultural. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Viviane Cristina Camelo

SOUZA, A. M. L.; ZIBETTI, M. L. T.;ANJOS, R. E.. A linguagem como mediadora do processo de ensino e aprendizagem: um estudo em uma instituição de ensino amazônica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: DANIELLA FERNANDA MOREIRA SANTOS

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.;ANJOS, R. E.. Os condicionantes do processo de escolha profissional a partir dos fatores socioeconômicos: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2018.

Aluno: Vinicius dos Santos Oliveira

ANJOS, R. E.; MARTINS, L. M.; VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. F.. Contribuição da Educação Escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes de ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cristiane Panajota Piperas

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, V. S.. A importância da avaliação psicopedagógica no contexto das queixas escolares. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Michele Tosta Prates

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, V. S.. Habilidades psicomotoras: uma intervenção psicopedagógica no contexto escolar. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Lurdinei de Souza Lines Coelho

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, V. S.. Virtudes e forças de caráter: novas temáticas para intervenções psicopedagógicas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Leila Cristina Feitoza

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, V. S.. A importância das habilidades psicomotoras no desenvolvimento de crianças de 7 a 10 anos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Camila Fontes Maeques

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, V. S.. Intervenções psicopedagógicas para o desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Andreia Tamanini Coelho

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, V. S.. Desenvolvimento das virtudes e forças de caráter: um caminho a ser percorrido pela psicopedagogia institucional. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Giseli da Silva Carvalho

Danieli Aparecida do Nascimento dos Santos;ANJOS, R. E.; MURGO, C. S.. Gestão escolar e sua funcionalidade no atendimento ao aluno autista. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Selma Sayuri T

SANTOS, D. A. N.;ANJOS, R. E.; MURGO, C. S.. Terenciani. Breve olhar sobre o desenvolvimento do portador da síndrome de down através do brincar na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Rosângela Milaré da Silva

SANTOS, D. A. N.;ANJOS, R. E.; MURGO, C. S.. A classe hospitalar como um direito da criança e adolescente hospitalizados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Roseli Ap

SANTOS, D. A. N.;ANJOS, R. E.; MURGO, C. S.. Evangelista da Silva. As tecnologias assistivas como apoio na educação especial: o uso de computadores e de software hagaquê. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Jaelson Lopes da Silva

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. A. N.. Revisão da produção cientifica nacional sobre dificuldade de aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Jéssica Martins de Paula

MURGO, C. S.; SANTOS, D. A. N.;ANJOS, R. E.. O psicopedagogo na educação infantil: algumas considerações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Terezinha dos Santos Carvalho

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. A. N.. Transtorno opositor desafiante e transtorno de conduta: uma revisão de literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Vanessa Prates Fuzetto

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. A. N.. Psicopedagogia organizacional: um olhar diferenciado para o setor empresarial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Nathália Biagi

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. A. N.. Avaliação psicopedagógica: instrumento importante para a verificação de dificuldades de aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Marcia do Amaral Roman Ferrari

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. A. N.. O autismo e a escola: linguagem e corpo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Luana Pinheiro Oliveira

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. A. N.. O lúdico e suas abrangências na psicopedagogia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Cacilda Marques Ferron

SANTOS, D. A. N.;ANJOS, R. E.; MURGO, C. S.. O ambiente escolar e o recurso da psicopedagogia para a formação educacional do aluno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Carla Priscila Moreira Franchini

MURGO, C. S.;ANJOS, R. E.; SANTOS, D. A. N.. Dilexia: apontamentos teóricos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: NICOLLE MEDEA PEDROSA FERREIRA

SILVA, J. C.;ANJOS, R. E.; SANTOS, T. F.. O acompanhamento da orientação à queixa escolar: a perspectiva de mães e professoras. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Hélio José Borges Filho

SILVA, J. C.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS. A atuação da Psicologia Escolar e Educacional no enfrentamento ao racismo: análise de artigos científicos no período de 2010 a 2023. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Dilma Alves da Silva

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FIORITI, A.; ROCHA, J. S.. Impactos do uso das redes sociais na aprendizagem de adolescentes: uma revisão integrativa de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Bruna Gesiane da Silva Marques

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FIORITI, A.; ROCHA, J. S.. O papel da afetividade na educação escolar de crianças na perspectiva de Henri Wallon: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: MIRIAN MÁRCIA DA SILVA

SILVA, T. C. S.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; SILVA, A. A.. AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Maria Eduarda Leite Rabelo

XIMENES, P. A. S.;ANJOS, R. E.; SILVA, T. C. S.. Necessidades formativas de professoras da educação infantil: uma experiência crítico colaborativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Glenda Gonçalves Carneiro

ANJOS, R. E.; ROCHA, J. S.; PEREIRA, W. O.. Atividade de brincadeira e desenvolvimento infantil à luz da teoria histórico-cultural: uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: Jorcilaine Rosa Antero dos Santos

ANJOS, R. E.; ROCHA, J. S.; OLIVEIRA-PEREIRA, W.. Programas de combate ao bullying escolar no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão.

Aluno: ANA CAROLINE ROCHA EVANGELISTA, et all

OLIVEIRA-PEREIRA, W. O. P.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; RIBEIRO, R. M. P.. POSSIBILIDADES NA IMPLANTAÇÃO DE UM TREINAMENTO DE HABILIDADES PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO DO ESPORTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Lizandra Costa Pereira Brandt

ANJOS, R. E.; LIPORINI, T. Q.; ROTTA, J. C. G.. Currículo em Movimento do Distrito Federal à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: análise da disciplina Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Laura Santos Ferreira, et

ANJOS, R. E.; SOARES, V. A. B. S.. al.Conteúdo, forma e destinatário: contribuições da pedagogia histórico crítica e da psicologia histórico-cultural à educação escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.

Aluno: Angela Natal, et

ANJOS, R. E.; SANTOS, V. C. F. F.; VIGNOTO, M. E. C.. al..A pedagogia hospitalar e a atuação dos pedagogos junto a crianças impossibilitadas de frequentar a escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.

Aluno: Andressa Luz Dantas, et

ANJOS, R. E.; VIGNOTO, M. E. C.; SANTOS, V. C. F. F.. al..A organização dos espaços e o brincar na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.

Aluno: Andreia Barros de Faro; Amanda Ap

ANJOS, R. E.; Santos, R. C. F.; FRANCISCO, M. V.. do Nascimento Silva.A influência dos fatores psicológicos que interferem na prática de voleibol: um estudo de revisão bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Bruno Soares Pereira; Paulo Fermino de Souza

ANJOS, R. E.; LOPES, M. F.; PETRONI, T. F.. A vontade de sentido na obra de Viktor Frankl. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Três Lagoas.

Aluno: Cláudia Pereira Almeida Ribeiro; Thais Fernanda Guerra Trevi

ANJOS, R. E.; FAVARETTO, P. Z.. A relevância da psicoterapia breve de orientação psicanalítica no contexto da clínica-escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Três Lagoas.

GOMES, C. A. V.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FACCI, M. G. D.. Concurso Público de Títulos e Provas Edital n. 27/2025 - Unesp/Assis. 2025. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GOMES, C. A. V.;ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS; FACCI, M. G. D.. Concurso Público de Títulos e Provas Edital n. 27/2025 - Unesp/Assis. 2025. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.; SALOMAO, F. R.. Análise crítica da Lei 13.935/2019: um enfoque na prestação de serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica. 2020. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.; ASSUMPCAO, M. C.. Sobre o sentido político do ensino de artes na educação escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica. 2020. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; VIOTTO FILHO, I. A. T.; FURKOTTER, M.. O PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA O ENADE E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISÓRICO-CRÍTICA. 2020. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; FRANCISCO, M. V.; MALANCHEN, J.. A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E AÇÕES NO ESPAÇO DA GESTÃO ESCOLAR. 2020. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, M. E. N.; OLIVEIRA, V. S.. Colóquio de Pesquisa do Mestrado em Educação da Unoeste. 2019. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, M. E. N.; SCHICOTTI, R. V. O.. Colóquio de Pesquisa do Mestrado em Educação da Unoeste. 2019. Universidade do Oeste Paulista.

SANTOS, D. A. N.;ANJOS, R. E.; BARROS, D. D.. Colóquio de Pesquisa do Mestrado em Educação da Unoeste. 2019. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; OLIVEIRA, M. E. N.; FRANCISCO, M. V.. Educação Escolar e formação da concepção de mundo dos adolescentes frente à desigualdade social e a violência. 2018. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; GIORGI, C. A. G.; FRANCISCO, M. V.. Colóquio de Pesquisa - UNOESTE. 2017. Universidade do Oeste Paulista.

ANJOS, R. E.; PONCE, R. F.. Banca de arguição de projeto. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ANJOS, R. E.; PONCE, R. F.. Banca de arguição de projeto. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ANJOS, R. E.; VIOTTO FILHO, I. A. T.. Banca de arguição de projeto. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Orientou

Noah Nikolai Mendes Pereira Jorge

A concepção de adolescência presente na política nacional Escola das Adolescências: uma análise à luz da teoria histórico-cultural; Início: 2026; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Catalão; (Orientador);

Vinicius Fernandes Amorim

O sentido político do ensino da educação física à luz da pedagogia histórico-crítica; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado)) - Universidade Federal de Catalão; (Orientador);

Ana Carolina Mendes

O conceito ético-político de catarse e a condução da vida na adolescência: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado)) - Universidade Federal de Catalão; (Orientador);

Jerline da Silva Rocha

O componente curricular projeto de vida e o trabalho educativo em um município goiano: materialização curricular e intervenção formativa junto à professores; Início: 2026; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Catalão; (Orientador);

ALÍCIA SOUZA TRINDADE

ATUAÇÃO DE PSICÓLOGAS(OS) ESCOLARES E EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, PROLICEN; (Orientador);

Gislaine Leandro da Silva

REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS NA FORMAÇÃO DOS ADOLESCENTES; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Universidade Federal de Catalão; (Orientador);

Aline dos Santos Soares

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS ? ENSINO MÉDIO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Glenda Gonçalves Carneiro

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO; 2026; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão, ; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

FELIPE KENNED DE OLIVEIRA MARTINS

A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES; 2026; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Jerline da Silva Rocha

O componente curricular ?Projeto de Vida? do novo Ensino Médio e a educação escolar de adolescentes: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural; 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado)) - Universidade Federal de Catalão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

MARIA LAURA LOPES BERTASSO

Análise crítica da Lei nº 13; 935/2019: um enfoque na prestação de serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica; 2022; Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

João Lucas de Souza Maximiano

O processo de preparação para o ENADE e seus impactos no trabalho do docente; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Geiza Marcela Scapim Lopes

A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E AÇÕES NO ESPAÇO DA GESTÃO ESCOLAR; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, ; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Luciana Alberti Casadei Gonçalves

Sobre o sentido político do ensino de artes na educação escolar: contribuições da pedagogia histórico- crítica; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, ; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Lurdinei de Souza Lines Coelho

A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PAULISTA DA DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANASTÁCIO; 2021; Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista, ; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

SILVIO SANTOS TOMAZIN

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL; 2020; Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

JOÃO GOMES MOREIRA

Implicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docente; 2019; Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade do Oeste Paulista, ; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Andreia Tamanini Coelho

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Cristine Pacanhella Silva

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Mariana Tudisco de Oliveira Sacaione

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Camila Fontes Marques

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Ana Cláudia Gervasoni

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Michelle Tosta Prates

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Leila Cristina Feitoza

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Lurdinei de Souza Limes Coelho

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOPEDAGOGIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Danielly Ferreira de Almeida

A dificuldade no diagnóstico do TDAH: avaliação e desmitificação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Layza Silveira da Silva Oliveira

O livro brinquedo como agente do letramento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Verônica Nogueira Vanni

A psicopedagogia na instituição escolar: um apoio sistemático à prática docente; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Regina Célia Mendes de Souza

Levantamento de pesquisas em psicopedagogia institucional no Brasil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

ALINE GONÇALVES RODRIGUES

Psicopedagogia clínica: uma leitura da produção científica recente; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Dalete Braga de Souza

Indisciplina escolar: considerações acerca do termo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Daniela Cristina Gomes de Campos

Psicopedagogia, família e aprendizagem: uma análise da produção científica nacional produzida acerca desta relação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Glenda Gonçalves Carneiro

Atividade de brincadeira e desenvolvimento infantil à luz da teoria histórico-cultural: uma revisão sistemática; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Vinicius Fernandes Amorim

A disciplina psicologia do esporte nos cursos de educação física das universidades federais brasileiras; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (licenciatura)) - Universidade Federal de Catalão; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Bruna Geisiane da Silva Marques

O PAPEL DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS NA PERSPECTIVA DE HENRI WALLON: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Dilma Alves da Silva

IMPACTOS DO USO DAS REDES SOCIAIS NA APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Jorceline Rosa Antero dos Santos

Programas de combate ao bullyng escolar no contexto brasileiro: uma revisão sistemática; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Winter Martins Lemes Ribeiro

O fracasso escolar na perspectiva dos professores: o que ainda mostram as pesquisas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Catalão; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Andreza T

da Silveira et; all; A Psicopedagogia e os jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

AMANDA FERRAZ PIRES DE SOUZA; DEBORA PRATES; GABRIELA TEIXEI

EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ADOLESCÊNCIA INICIAL: APROXIMAÇÕES ENTRE A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E A NEUROCIÊNCIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Alanda Guedes da SILVA; Alexandra Jesus XAVIER; Bianca Jar

A relação entre a educação integral e desenvolvimento psíquico: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

ANA LAURA DOS SANTOS FERREIRA ANGÉLICA DOS SANTOS FERREIRA C

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Geovana Valera Ribeiro; Laís Mattiazzo

Concepções de professores do ensino fundamental sobre o TDAH; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Camila G

Fani; Kariana R; M; Ferrari; Renata de Carvalho; OS LIMITES DO MÉTODO GLOBAL NO ENSINO DA LEITURA: REFLEXÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Albano, L

G; ; BRANDÃO, J; N; S; ; JOINHA, A; R; ; SANTOS, D; ; A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMETNO PSICOLÓGICO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

BUENO, D

M; D; ; GARCEZ, T; F; ; MELANCIERI, G; A; ZAMBOTTI,; O papel da brincadeira no desenvolvimento psíquico: contribuições da psicologia histórico-cultural à educação escolar infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Carolina L

L; da Silva; Jennifer P; Alexandre; Josanias de; O papel da educação escolar no desenvolvimento das funções psicológicas superiores; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Ludmila Do Valle Silva Sales e Sidnei Antônio Muniz

O trabalho alienado como gênese da síndrome de burnout; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Três Lagoas; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Ellen de Jesus Tomaz

O desenvolvimento do psiquismo humano à luz da psicologia histórico-cultural; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Três Lagoas; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Carla Patrícia Macerou Lomba

Especificidades do desenvolvimento psíquico na infancia segundo Elkonin: uma contribuição da psicologia histórico-cultural à educação escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Três Lagoas; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Sérgio Lopes de Santana

Aportes teóricos da psicologia analítica junguiana para implantação de um programa de preparação para aposentadoria policial militar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Três Lagoas; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

NICOLLE MEDEA PEDROSA FERREIRA

NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS LIMITES À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Gislaine Leandro da Silva

ESPECIFICIDADES DA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UMA INTERVENÇÃO FORMATIVA JUNTO A PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Débora Rodrigues de Oliveira

Relação entre atividade física e rendimento escolar nos estudantes do Ensino Fundamental: uma revisão integrativa; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Fundamental) - Escola Estadual Joaquim de Araújo e Silva, PIBIC-EF (Ensino Fundamental) (IC-Jr); Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Amanda do Vale Brasiliano

O fracasso escolar na perspectiva docente: uma revisão sistemática; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Iniciação a Pesquisa das Licenciaturas (PROLICEN); Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

NICOLLE MEDEA PEDROSA FERREIRA

ANÁLISE DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Gislaine Leandro da Silva

Concepções docentes sobre a especificidade da psicologia escolar: uma análise a partir da teoria histórico-cultural; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

FELIPE KENNED DE OLIVEIRA MARTINS

Concepções docentes sobre a especificidade da psicologia escolar: uma análise a partir da teoria histórico-cultural; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

BEATRIZ SILVA LIMA

O retorno ao ensino presencial e o desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

FELIPE KENNED DE OLIVEIRA MARTINS

O retorno ao ensino presencial e as práticas educativas de professores da Educação Infantil; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Catalão; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

DEBORA COUTINHO RICARDO

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

KEVIN AMARAL DE SOUSA

POLITECNIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO: APORTES TEÓRICO-CONCEITUAIS À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

ILSA MARCELA DIAS PASCHOAL; WESLEY DE OLIVEIRA PEREIRA

O CONCEITO DE ATIVIDADE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUA CONTRIBUIÇÃO À PSICOLOGIA DO ESPORTE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Gustavo de Jesus Sampaio

USOS E APROPRIAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS PELA GESTÃO ESCOLAR: O CASO DO SARESP; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste Paulista, Programa de Bolsa de Iniciação Científica - Ensino Médio; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

BRUNO RISSATTO PEREIRA

A RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

MARIA LAURA LOPES BERTASSO; JULIANA RIBAS BRIGATTO; VINICIUS

O DIAGNÓSTICO DO DESENVOLVIMENTO EM VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES À ATUAÇÃO CLÍNICA HISTÓRICO-CULTURAL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

CAROLINA COPETTI FARIA

O PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS: A MEDIAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Cinthia S

NOGUCHI; ADOLESCÊNCIA E A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NO CÉREBRO: Contribuições da teoria histórico-cultural à psicologia do esporte; 2017; Iniciação Científica - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

MILENE EGEA SEMENSATO

A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E O DESENVOLVIMENTO DO AUTODOMÍNIO DA CONDUTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

VINÍCIUS WILLIAN DA COSTA BRANQUINHO

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO CLÍNICA A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Bruna M

S; A; SOUZA; JAQUELINE P; VASCONCELOS; TAMIRES SILV; SELFIE: ESPETÁCULO OU CONSTRUÇÃO DE SI NA CONTEMPORANEIDADE?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

LOMBA, C

P; M; ; RIBEIRO, C; P; A; ; TREVISAN, T; F; G; ; Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica: uma proposta para viabilizar o atendimento psicológico em clínica-escola; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdades Integradas de Três Lagoas; Orientador: Ricardo Eleutério dos Anjos;

Produções bibliográficas

  • CAMARA, R. S. ; DUARTE, Newton ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Transição escolar e evasão no ensino médio integrado dos institutos federais: contribuições da psicologia histórico-cultural. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 51, p. 1-28, 2026.

  • OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ROMEIRO, M. A. ; ANJOS, R. E. . O CONCEITO DE CATARSE NO MÉTODO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR , v. 12, p. 22-35, 2026.

  • ROCHA, J. S. ; ANJOS, R. E. ; AMARAL, C. T. . Análise do componente curricular Projeto de Vida a partir da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. REVISTA PRÁTICA DOCENTE , v. 11, p. e26004-e26004, 2026.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. O. P. ; JORGE, A. C. M. P. . O CONCEITO ÉTICO-POLÍTICO DE CATARSE EM ARTICULAÇÃO COM O CONCEITO DE CONDUÇÃO DA VIDA: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. POIESIS - REVISTA DE FILOSOFIA , v. 31, p. 1-14, 2025.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A Práxis sob Risco na Era Digital: uma Análise da Escrita Acadêmica Mediada por Inteligência Artificial. Poíesis Pedagógica , v. 23, p. e2025012, 2025.

  • FRANCISCO, M. V. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; NUNES, R. L. . Editorial. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR , v. 11, p. 13-24, 2025.

  • PEREIRA, B. R. ; ANJOS, R. E. . O componente curricular Projeto de Vida e o desenvolvimento da imaginação: falamos da mesma coisa?. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 21, p. 1-20, 2024.

  • COELHO, L. S. L. ; ANJOS, R. E. ; MIRALLIA, M. C. F. C. . O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ÂMBITO DA GESTÃO E DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 19, p. e10941, 2024.

  • MIRALLIA, M. C. F. C. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; BONONI, A. S. S. ; ANJOS, R. E. . Concepções de professores sobre a atuação da psicologia no contexto escolar. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 28, p. e28004, 2023.

  • ANJOS, R. E. . A educação escolar de adolescentes e a formação da autoconsciência. Boletim de Conjuntura (BOCA) , v. 15, p. 435-451, 2023.

  • OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ANJOS, R. E. ; ROMEIRO, M. A. . Aprendizagem baseada em problemas: surgimento, disseminação internacional e sua chegada ao Brasil. Boletim de Conjuntura (BOCA) , v. 15, p. 114-136, 2023.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO POR CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Colloquium Humanarum , v. 20, p. 477-496, 2023.

  • MAXIMIANO, J. L. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Preparação para o ENADE: o impacto no trabalho docente dos rankings e diretrizes de uma IES privada. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade , v. 8, p. 1-20, 2023.

  • BERTASSO, M. L. L. ; ANJOS, R. E. . A psicologia nas redes públicas de educação básica: uma análise da lei nº. 13.935/2019 à luz da teoria histórico-cultural. Revista Gesto-Debate , v. 22, p. 119-145, 2022.

  • DUARTE, Newton ; SILVA, E. M. E. ; ANJOS, R. E. . Determinação e Liberdade na Criação Mediada por Sistemas de Signos. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 11, p. 1-20, 2021.

  • CRESPI, M. C. F. ; ANJOS, R. E. . PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO , v. 30, p. 46-61, 2021.

  • PEREIRA, B. R. ; ANJOS, R. E. . Psicologia escolar e formação de professores em tempo de pandemia de covid-19. Poíesis Pedagógica , v. 19, p. e-73192, 2021.

  • ANJOS, R. E. ; SILVA, M. C. R. F. ; MAIA, J. S. S. . Apresentação do dossiê. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO , v. 30, p. 13-20, 2021.

  • DUARTE, Newton ; SILVA, E. M. E. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Determination and Freedom in Creation Mediated by Sign Systems. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 11, p. 1-19, 2021.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Atividade consciente do ser humano: fundamentos filosóficos da psicologia histórico-cultural. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 27, p. 19-33, 2019.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; DUARTE, Newton . O CÉREBRO ADOLESCENTE E O PROCESSO BIOLÓGICO HISTORICAMENTE CONDICIONADO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 14, p. 622-642, 2019.

  • ANJOS, R. E. ; ZOCOLER, J. C. . O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 11, p. 71-80, 2019.

  • BATALIOTTI GOMES, FLAVIANA ; ELEUTÉRIO DOS ANJOS, RICARDO . RESGATANDO A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA LITERATURA E O DESENVOLVIMENTO HUMANO. Colloquium Humanarum , v. 16, p. 108-118, 2019.

  • VINICIUS FRANCISCO, MARCOS ; ELEUTÉRIO DOS ANJOS, RICARDO . APRESENTAÇÃO - Vol. 16, N. 2. Colloquium Humanarum , v. 16, p. 01-03, 2019.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, N. . A TEORIA DA INDIVIDUALIDADE PARA SI COMO REFERÊNCIA À ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. NUANCES , v. 28, p. 115-132, 2018.

  • MALANCHEN, J. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line , v. 18, p. 1130-1149, 2018.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O desenvolvimento histórico-cultural da imaginação na adolescência e a educação escolar. TEMAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE (ARARAQUARA) , v. 13, p. 271-285, 2017.

  • ANJOS, R. E. . O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA IDADE DE TRANSIÇÃO E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA-SI: APORTES TEÓRICOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 7, p. 307, 2015.

  • ANJOS, R. E. . A educação escolar de adolescentes e o conceito de condução da vida. Revista HISTEDBR On-line , v. 15, p. 109, 2015.

  • ANJOS, R. E. ; PONCE, R. F. . ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLV IMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA. NUANCES , v. 26, p. 196-213, 2015.

  • MALANCHEN, J. ; ANJOS, R. E. . O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 5, p. 118, 2014.

  • ANJOS, R. E. . O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE. Nuances , v. 25, p. 228-246, 2014.

  • ANJOS, R. E. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 9, p. 106, 2014.

  • ANJOS, R. E. . Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências , v. 3, p. 58-85, 2014.

  • ANJOS, R. E. . A educação escolar e a superação do preconceito por meio do pensamento conceitual. REVISTA UNIVERSITÁRI@ , v. 1, p. 34-47, 2013.

  • ANJOS, R. E. . A teoria dos tipos psicológicos de jung e sua contribuição para a relação professor-aluno. REVISTA UNIVERSITÁRI@ , v. 1, p. 80-96, 2013.

  • ANJOS, R. E. . A educação escolar de adolescentes e a formação da individualidade para-si. LUMINÁRIA (UNIÃO DA VITÓRIA) , v. 1, p. 71-83, 2013.

  • ANJOS, R. E. . A periodização do desenvolvimento psicológico na infância: contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar. REVISTA CONEXÃO (AEMS) , v. 9, p. 94-108, 2012.

  • ANJOS, R. E. ; LOMBA, C. P. M. ; RIBEIRO, C. P. A. ; TREVISAN, T. F. G. . Psicoterapia breve de orientação psicanalítica: uma proposta para viabilizar o atendimento psicológico em clínica-escola. REVISTA CONEXÃO (AEMS) , v. 9, p. 450-462, 2012.

  • FIORITI, A. ; ANJOS, R. E. . A função religiosa em Jung e o desenvolvimento da personalidade. REVISTA UNIVERSITÁRI@ , v. 3, p. 278-291, 2012.

  • ANJOS, R. E. . A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos. TEMAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE (ARARAQUARA) , v. 7, p. 97-123, 2011.

  • ANJOS, R. E. ; Oliveira ; Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural à orientação profissional de adolescentes: a escolha profissional em questão. Avesso do Avesso , v. 9, p. 20-34, 2011.

  • ANJOS, R. E. ; LEAL, Z. F. R. G. (Org.) ; FACCI, M. G. D. (Org.) . O desenvolvimento psicológico do adolescente na perspectiva da psicologia histórico-cultural: temas atuais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; FURKOTTER, M. ; DIAS, C. L. . A BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental e o desenvolvimento omnilateral na adolescência. In: Marcos Vinicius Francisco. (Org.). Perspectivas contra-hegemônicas sobre o processo de materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 1ed.Curitiba: Appris, 2025, v. , p. 117-132.

  • ANJOS, R. E. . A teoria da periodização do desenvolvimento psicológico e sua contribuição à educação escolar de adolescentes. In: Marilda Gonçalves Dias Facci; Nilza Sanches Tessaro Leonardo; Adriana de Fátima Franco. (Org.). Implicações da periodização do desenvolvimento humano para a prática pedagógica em destaque a psicologia histórico-cultural. 1ed.Paranavaí: EduFatecie, 2023, v. , p. 234-279.

  • ANJOS, R. E. . O processo de formação acadêmica numa perspectiva crítica e suas implicações na atuação profissional como professor. In: Irineu A. Tuim Viotto Filho. (Org.). Formação e atuação crítica em educação: reflexões teórico-práticas emancipadoras. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 123-141.

  • ANJOS, R. E. . Práxis educativa e educação emancipadora na escola. In: Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho; Cíntia Regina de Fátima; Fabiane Rizo Salomão; Lucas Rinaldini; Rodrigo Lima Nunes. (Org.). Caderno didático de intervenção formativa: fundamentos sobre educação, formação humana e a escola do campo. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 79-83.

  • MAXIMIANO, J. L. S. ; ANJOS, R. E. ; SHIMAZAKI, E. M. . Análise das publicações científicas sobre a periodização do desenvolvimento para a psicologia histórico-cultural: uma revisão bibliográfica sistemática. In: Irineu A. Tuim Filho; Rodrigo Lima Nunes; Lucas Rinaldi; Fabiane Rizo Salomão; Cíntia Regina de Fátima. (Org.). Teoria histórico-cultural e formação humana: reflexões sobre o trabalho educativo crítico. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 65-81.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A teoria da periodização do desenvolvimento psicológico: contribuições à educação escolar. In: Maria Fernanda Celli de Oliveira et,al. (Org.). Educação Infantil: práticas educativas voltadas a bebês e crianças público da educação especial. 1ed.Montes Claros, MG: IFNMG, 2023, v. 1, p. 42-48.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton . A educação escolar de adolescentes e a formação da autoconsciência como centro organizador da personalidade. In: Zaira Fátima de Rezende G. Leal; Marilda G. Dias Facci; Ricardo Eleutério dos Anjos. (Org.). O desenvolvimento psicológico do adolescente na perspectiva da psicologia histórico-cultural: temas atuais. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 33-52.

  • NOGUCHI, C. S. ; FRANCISCO, M. V. ; ANJOS, R. E. . A adolescência e o desenvolvimento da personalidade: o papel dos componentes curriculares de filosofia e sociologia e a compreensão sintética da desigualdade social e da violência na escola. In: Zaira Fátima de Rezende G. Leal; Marilda G. Dias Facci; Ricardo Eleutério dos Anjos. (Org.). O desenvolvimento psicológico do adolescente na perspectiva da psicologia histórico-cultural: temas atuais. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 71-92.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Base Nacional Comum Curricular e educação escolar de adolescentes: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica e na psicologia histórico-cultural. In: Julia Malanchen; Neide da Silveira Duarte de Matos; Paulino José Orso. (Org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. 1ed.Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020, v. , p. 179-206.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton . Adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D.. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. 2ed.Campinas: Autores Associados, 2020, v. 1, p. 195-220.

  • ANJOS, R. E. . Desenvolvimento psíquico e educação escolar de adolescentes: apontamentos sobre o problema da forma do ensino.. In: Pasqualini, Juliana Campregher; Teixeira, Lucas André; Agudo, Marcela de Moraes. (Org.). Pedagogia histórico?crítica: legado e perspectivas. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2018, v. 1, p. 149-168.

  • Santos, R. C. F. ; ANJOS, R. E. . A discussão sobre o currículo pelas políticas educacionais: uma análise das suas implicações no contexto escolar. In: Jair R. Garcia Júnior; Alessandra Pierucci. (Org.). Novas tendências em educação física: educação física escolar, treinamento e saúde. 1ed.Presidente Prudente: Swimeditora, 2016, v. , p. 21-37.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton . A Adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: Martins, L. M. Abrantes, A. A. Facci, M. G. D.. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2016, v. 1, p. 195-220.

  • ANJOS, R. E. . Comunicação íntima pessoal e desenvolvimento psicológico na adolescência: pensando na organização do ensino nas séries do ensino fundamental II. In: Afonso Mancuso de Mesquita; Fernanda Carneiro Bechara Fantin; Flávia Ferreira da Silva Asbhar.. (Org.). Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal. 1ed.Bauru: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU | SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, 2016, v. 1, p. 119-145.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton ; FERREIRA, N. B. P. . O conceito ético-político de catarse e a importância da adolescência para a formação humana. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa; VALLE, Lílian. (Org.). Filosofia da educação: posições sobre a formação humana. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. 1, p. 147-168.

  • MALANCHEN, J. ; ANJOS, R. E. . O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. In: Paulino José Orso; João Carlos da Silva; André Paulo Castanha; José Claudinei Lombardi. (Org.). A pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 63-74.

  • ANJOS, R. E. . Uma escola para alunos de diferentes personalidades. MultiRio, 01 ago. 2018.

  • OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A Catarse na Pedagogia Histórico-Crítica. In: I Seminário Lukács e educação escolar: Arte, ciência e sociedade, 2025, Araraquara. I Seminário Lukács e educação escolar: Arte, ciência e sociedade - GT 3 - Estética, forma e emancipação humana: arte e crítica no pensamento de György Lukács, 2025. v. 1. p. 1-10.

  • OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Métodos não-diretivos como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) são eficazes? Crítica aos modelos que criticam a diretividade no ensino. In: IV Congresso Internacional de Educação da Unoeste, 2025, Presidente Prudente. Anais do IV Congresso Internacional de Educação da Unoeste: educação no Brasil no próximo decênio: o novo PNE e os desafios da qualidade, 2025. v. 1. p. 247-258.

  • ROCHA, J. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; LOPES, C. A. N. . O DOCUMENTO CURRICULAR DE GOIÁS- ETAPA ENSINO MÉDIO E AS REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE: uma análise a partir da teoria Histórico-Cultural. In: Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025, Maringá. Anais - Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025. p. 1-4.

  • SOUSA, K. A. ; MANFRE, A. H. ; ANJOS, R. E. . CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE PEDAGOGIA A RESPEITO DA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2022. p. 1613-1619.

  • CRESPI, M. C. F. ; MANFRE, A. H. ; ANJOS, R. E. . IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL PÂNDEMICO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2022. p. 1674-1685.

  • SOUSA, K. A. ; MANFRE, A. H. ; ANJOS, R. E. . INTERVENÇÃO FORMATIVA COM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: III Congresso Internacional de Educação da Unoeste: Caminhos para uma educação democrática e humanizadora, 2022, Presidente Prudente. ANAIS DO EVENTO: III Congresso Internacional de Educação da Unoeste: Caminhos para uma educação democrática e humanizadora, 2022. v. 1. p. 241-251.

  • CRESPI, M. C. F. ; MAXIMIANO, J. L. S. ; ANJOS, R. E. ; GIORGI, C. A. G. ; LIMA, M. M. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. In: III Congresso Internacional de Educação da Unoeste: Caminhos para uma educação democrática e humanizadora, 2022, Presidente Prudente. ANAIS DO EVENTO: III Congresso Internacional de Educação da Unoeste: Caminhos para uma educação democrática e humanizadora, 2022. v. 1. p. 464-473.

  • SOUSA, K. A. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . POLITECNIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO: APORTES TEÓRICO-CONCEITUAIS À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. In: II Congresso Internacional de Educação da Unoeste, 2019, Presidente Prudente. Anais do II Congresso Internacional de Educação da Unoeste, 2019. v. 1. p. 590-606.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton . A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E A CONDUÇÃO CONSCIENTE DA VIDA COTIDIANA. In: 11° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João Del Rei. Trabalhos - Eixo 1, 2014.

  • ANJOS, R. E. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. In: XI Jornada do HISTEDBR, 2013, Cascavel. Anais da XI Jornada do HISTEDBR, 2013.

  • DUARTE, Newton ; ANJOS, R. E. ; FERREIRA, N. B. P. . O CONCEITO ÉTICO-POLÍTICO DE CATARSE E A IMPORTÂNCIA DA ADOLESCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANA. In: 35ª. Reunião Anual (ANPED) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2012, Pernambuco. Trabalhos GT17 - Filosofia da Educação, 2012.

  • BRASILIANO, A. V. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O FRACASSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: 3ª MOSTRA DA GRADUAÇÃO, 2025, Catalão. ANAIS DO CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT) CATALÃO (GO) UFCAT, 2024. p. 339-340.

  • CARNEIRO, G. G. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2025, CATALAO. ANAIS DO VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2025.

  • SILVA, G. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Uma intervenção formativa sobre Psicologia Escolar e Educacional com docentes do ensino fundamental I. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2025, CATALAO. ANAIS DO VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2025.

  • JORGE, A. C. M. P. ; CARNEIRO, G. G. ; AMORIM, V. F. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O COMPONENTE CURRICULAR ?PROJETO DE VIDA? E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO. In: Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025, Maringá. Anais - Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025. p. 1-4.

  • CARNEIRO, G. G. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS COMO FUNÇÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025, Maringá. Anais - Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025. p. 1-4.

  • CARNEIRO, G. G. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; JORGE, A. C. M. P. ; MARTINS, F. K. O. . ATIVIDADE DE BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL, À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DE ESCO. In: Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025, Maringá. Anais - Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025. p. 1-4.

  • MARTINS, F. K. O. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In: Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025, Maringá. Anais - Seminário Internacional de Políticas Educacionais EPEFOP/RESVIDES - Disputas curriculares na América Latina e a experiência brasileira com a BNCC, 2025. p. 1-4.

  • XIMENES, P. A. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A PESQUISA-FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: estreitando distâncias e (re)construindo caminhos possíveis. In: XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oestes, 2024, Jataí. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2024.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; FERREIRA, N. M. P. . ANÁLISE CRÍTICA DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS SOBRE O NOVO ENSINO: TRABALHO EM ANDAMENTO. In: XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oestes, 2024, Jataí. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2024.

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, G. L. ; MARTINS, F. K. O. . CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ESPECIFICIDADE DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: TRABALHO EM ANDAMENTO. In: XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oestes, 2024, Jataí. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2024.

  • CARNEIRO, G. G. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓTICO-CRíTICA E DA PSICOLOGIA HISTóRICO-CULTURAL à EDUCAçãO ESCOLAR DE ADOLESCENTES.. In: XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oestes, 2024, Jataí. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2024.

  • LIMA, M. M. ; FURKOTTER, M. ; ANJOS, R. E. . IMPLEMENTAÇÃO DE ESPAÇOS MAKERS EM ESCOLAS TÉCNICAS DO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EDUCAÇÃO MAKER. In: 15a Reunião da ANPEd ? Sudeste, 2022, Belo Horizonte. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2022. v. 1. p. 1-3.

  • ANJOS, R. E. . A FORMA DE TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, FILOSÓFICO E ARTÍSTICO NA ADOLESCÊNCIA. In: Congresso Pedagogia Histórico-Crítica, 2016, Bauru. Anais [recurso eletrônico] do 1o Congresso Pedagogia Histórico-Crítica : educação e desenvolvimento humano,, 2015. v. 1. p. 38-41.

  • GOMES, J. ; MANTOVAN, B. ; ANJOS, R. E. . A concepção de educadores do ensino médio na escola pública sobre o psicólogo escolar no município de Birigui. In: III Mostra Científica, Cultural e Tecnológica, 2015, Presidente Epitácio. III Mostra Científica, Cultural e Tecnológica De 14 a 16 de outubro de 2015 IFSP ? Câmpus Presidente Epitácio, 2015. p. 1-2.

  • DUARTE, Newton ; MALANCHEN, J. ; ANJOS, R. E. . O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. In: VI EBEM, 2013, Goiânia. VI Ebem, 2013.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton . O Desenvolvimento Psicológico na Adolescência Segundo a Psicologia HIstórico-Cultural e a Formação da Individualidade Segundo Agnes Heller: Aportes Teóricos para a Educação Escolar de Adolescentes. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2011, UNESP - BAURU. III CBE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2011.

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton . Aportes teóricos da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de adolescentes.. In: V SEMINÁRIO DO NEPPEM ? BAURU ?PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E MARXISMO?, 2011, Bauru. ANAIS do V Seminário do NEPPEM - ?Psicologia Histórico-Cultural e Marxismo?, 2011.

  • AMORIM, V. F. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A DISCIPLINA PSICOLOGIA DO ESPORTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. In: 5º CEPEX e 3º Amostra da graduação, 2025, Catalão. ANAIS DO CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT) CATALÃO (GO) UFCAT, 2024. v. 1. p. 24-25.

  • FERREIRA, N. M. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . ANÁLISE DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO, 2025, Catalão. ANAIS DO CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT) CATALÃO (GO) UFCAT, 2024. p. 76-76.

  • SILVA, G. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ESPECIFICIDADE DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO, 2025, Catalão. ANAIS DO CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT) CATALÃO (GO) UFCAT, 2024. p. 159-160.

  • SILVA, L. R. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, G. L. ; SOARES, A. S. . IMPACTO DO TREINAMENTO PSICOLÓGICO NO FUTSAL FEMININO: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: 5ª MOSTRA DE EXTENSÃO DA UFCAT, 2025, Catalão. ANAIS DO CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT) CATALÃO (GO) UFCAT, 2024. v. 294. p. 293.

  • SOARES, A. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, L. R. ; SILVA, G. L. . PSICOLOGIA EDUCACIONAL DO ESPORTE: UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PSICOLÓGICO JUNTO A ATLETAS DE FUTSAL FEMININO. In: 5ª MOSTRA DE EXTENSÃO DA UFCAT, 2025, Catalão. ANAIS DO CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT) CATALÃO (GO) UFCAT, 2025. p. 424-425.

  • SILVA, G. L. ; ELEUTÉRIO DOS ANJOS, RICARDO . A ATUAÇÃO DA/O PSICÓLOGA/O ESCOLAR E EDUCACIONAL NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Encontro Goiano de Psicologia Escolar e Educacional: incluir sem patologizar, é possível?, 2025, Jataí. Anais do 6 Encontro Goiano de Psicologia na Universidade Federal de Jataí de 9 a 10 de outubro de 2025, 2025. v. 1. p. 34-34.

  • ROMEIRO, M. A. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. O. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O CONCEITO DE CATARSE NA PISICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E NA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA: UMA ANÁLISE TEÓRICO-CONCEITUAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNOESTE (ENEPE/2024), 2024, Presidente Prudente. Anais do ENEPE 2024, 2024. v. 1. p. 2048-2048.

  • BIZINOTTI, N. G. A. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ANJOS, R. E. ; SOUZA, K. M. ; ZANETI, L. S. B. ; SILVA, L. A. F. . A concepção de autonomia na adolescência: uma análise crítica da BNCC à luz da teoria histórico-cultural. In: XXIV JORNADA DE EDUCAÇÃO E XXIV SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACLEPP - PENSANDO O PRESENTE E O FUTURO DA EDUCAÇÃO, 2023, Presidente Prudente. Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP ? UNOESTE, 2023. p. 6-6.

  • PEREIRA, W. O. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; MANOEL, D. F. . A CARÊNCIA DE ANÁLISES CRÍTICAS DO CONCEITO DE PROBLEMATIZAÇÃO DO MÉTODO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2023, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2023. p. 1729-1729.

  • PEREIRA, B. R. ; MURGO, C. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2023, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2023. p. 1758-1758.

  • MARTINS, F. K. O. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (4º CEPEX), 2023, Catalão. ANAIS DO 4º CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (4º CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT), 2023. v. 1. p. 449-450.

  • LIMA, B. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO. 4º CEPEX UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável, 2023, Catalão. ANAIS DO 4º CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (4º CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT), 2023. v. 1. p. 451-452.

  • LEAL, L. B. ; SANTOS, B. S. ; COELHO, I. V. S. ; PINTO, M. F. F. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, J. C. . ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR E GRUPO COM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 4º CEPEX UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável, 2023, Catalão. ANAIS DO 4º CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (4º CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT), 2023. p. 473-474.

  • BRASILIANO, A. V. ; SANTOS, M. R. ; SANTOS, J. A. ; RODRIGUES, D. A. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, J. C. . RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS COM FAMÍLIAS NA ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR. In: 4º CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (4º CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT), 2023, Catalão. ANAIS DO 4º CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (4º CEPEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT), 2023. p. 563-564.

  • CRESPI, M. C. F. ; BONONI, A. S. S. ; ROCHA, K. S. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ANJOS, R. E. . CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PSICOLOGIA NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2022. p. 1914-1914.

  • MELLO, F. A. ; PEREIRA, A. C. P. ; ANJOS, R. E. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. . LIMITES E POSSIBILIDADES DO TREINAMENTO REMOTO DE KARATÊ DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2022. p. 1917-1917.

  • RICARDO, D. C. ; ANJOS, R. E. ; RIBEIRO, R. M. P. . PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2022. p. 1920-1920.

  • SILVA, A. C. ; ANJOS, R. E. ; RIBEIRO, R. M. P. . POSSIBILIDADES E LIMITES NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE NO PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19 A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2022. p. 1921-1921.

  • MELLO, F. A. ; PEREIRA, A. C. P. ; ANJOS, R. E. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. . A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PSICOEDUCATIVO E DA INSERÇÃO ESPORTIVA NO KARATÊ A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Presidente Prudente. Anais do ENEPE, 2022. p. 1931-1931.

  • COELHO, L. S. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PAULISTA DA DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANASTÁCIO. In: XXII JORNADA DE EDUCAÇÃO E XXII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO, 2021, Presidente. XXII JORNADA DE EDUCAÇÃO E XXII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO, 2021.

  • AZENHA, A. S. ; SANTANA, L. P. ; ANJOS, R. E. . A INSERÇÃO DA PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE NO FUTEBOL COM ADOLESCENTES. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3245-3245.

  • FARIA, C. C. ; ANJOS, R. E. . A PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3246-3246.

  • CANUTO, V. H. M. ; ANJOS, R. E. . AS CONTRIBUIÇÕES DO TREINAMENTO MENTAL PARA A PSICOLOGIA FO ESPORTE. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3252-3252.

  • SANTOS, I. E. ; ANJOS, R. E. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR À PROMOÇÃO DE SENTIDO PESSOAL PARA ATIVIDADE DE ESTUDO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3259-3259.

  • ROBERTO NETO, J. ; ANJOS, R. E. . CONTRIBUIÇÕES PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO ESPORTIVO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3260-3260.

  • VICARI, D. V. ; ESTEVES, D. A. ; ANJOS, R. E. . O SENTIDO E SIGNIFICADO DA ATIVIDADE DE ESTUDO NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3283-3283.

  • SOUZA, A. P. ; ANJOS, R. E. . O TREINAMENTO MENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PSICOLOGIA DO ESPORTE. UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3284-3284.

  • MANGANARO, A. B. ; ANJOS, R. E. . PSICOLOGIA ESCOLAR E A SUPERAÇÃO CLINICA NOS CONTEXTOS ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTAGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3293-3293.

  • SOUSA, J. P. D. ; SOUZA, I. ; ANJOS, R. E. . RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA ATUAÇÃO PSICOLÓGICA NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3298-3298.

  • OLIVEIRA, N. C. M. ; ANJOS, R. E. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3299-3299.

  • PESCE, T. S. ; ANJOS, R. E. . RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM VÍNCULO COM ALUNOS E PROFESSORA. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3315-3315.

  • PAULA, B. M. ; ANJOS, R. E. . SIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2019. p. 3318-3318.

  • MALHEIRO, M. C. ; ANJOS, R. E. . A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1471-1471.

  • SANTOS, R. F. S. ; MONTEIRO, M. A. ; ANJOS, R. E. . A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÃO DE MUNDO. In: o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1481-1481.

  • MUNIZ, H. M. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A PSICOLOGIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1482-1482.

  • PINHEIRO, G. ; COLNAGO, N. N. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A RELAÇÃO TREINADOR E ATLETA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1485-1485.

  • JORGE, N. A. ; DUTRA, J. P. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1504-1504.

  • BERTASSO, M. L. L. ; BRIGATTO, J. R. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1509-1509.

  • ALENCAR, A. D. ; ANJOS, R. E. . INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1514-1514.

  • HONDO, L. G. M. ; ANJOS, R. E. . O SENTIDO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1532-1532.

  • GUIMARAES, D. A. ; PEREIRA, W. O. ; ANJOS, R. E. . SENTIDO E SIGNIFICADO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2018. p. 1566-1566.

  • ANJOS, R. E. ; BONFIM, A. M. S. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE E SEU PAPEL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE ESTÁGIO. In: ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • NOGUCHI, C. S. ; ANJOS, R. E. . ADOLESCÊNCIA E A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NO CÉREBRO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL À PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017. p. 1789-1789.

  • FARIA, C. C. ; ANJOS, R. E. . O PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS: A MEDIAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017. p. 1800-1800.

  • TOMAZIN, S. S. ; ANJOS, R. E. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE NUMA ESCOLA DE FUTEBOL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017. p. 1814-1814.

  • CAPELOTI, A. C. ; CASAROTTO, L. B. F. ; ANJOS, R. E. . A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SEUS REFLEXOS NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017. p. 1822-1822.

  • SILVA, I. F. A. ; ANJOS, R. E. . A PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE VISANDO A MELHOR PERFORMANCE ESPORTIVA DOS ATLETAS SUB-19 DE UM CLUBE DE FUTEBOL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • BONFIM, A. M. S. ; ANJOS, R. E. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE E SEU PAPEL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE ESTÁGIO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • NUNES, G. M. ; ANJOS, R. E. . A TEORIA DA ATIVIDADE E A SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DA DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • MILANI, N. M. S. ; ANJOS, R. E. . A TEORIA DA RODA DA EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ATLETAS DA CATEGORIA DE BASE DO FUTEBOL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • SOUSA, F. H. ; ANJOS, R. E. . ALFABETIZAÇÃO DE ADOLESCENTES ANALFABETOS FUNCIONAIS: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • OLIVEIRA, E. G. ; ANJOS, R. E. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL E DA PEDAGOGICA HISTÓCIO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • NOGUCHI, C. S. ; ANJOS, R. E. . ATIVIDADE ESPORTIVA E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM EQUIPES DE VÔLEI À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • PEREIRA, M. E. C. G. ; PEREIRA, M. C. S. ; ANJOS, R. E. . O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO OMNILATERAL DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • MARCELINO, J. C. C. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O TREINAMENTO PSICOLÓGICO NO KARATÊ: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • SANTOS, D. M. S. ; ANJOS, R. E. . PSICOLOGIA DO ESPORTE E A EXCELÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2017.

  • SEMENSATO, M. E. ; ANJOS, R. E. . A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E O DESENVOLVIMENTO DO AUTODOMÍNIO DA CONDUTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1629-1629.

  • BRANQUINHO, V. W. C. ; ANJOS, R. E. . POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO CLÍNICA A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1630-1630.

  • RIBEIRO, M. S. S. ; ANJOS, R. E. . A FORMAÇÃO DOCENTE E AS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES DO PROCESSO EDUCATIVO: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1641-1641.

  • BRANQUINHO, V. W. C. ; ANJOS, R. E. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE E O TREINAMENTO PSICOLÓGICO NO BASQUETE: RELATO DE ESTÁGIO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1646-1646.

  • OLIVEIRA, G. R. ; ANJOS, R. E. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE NAS ARTES MARCIAIS E A TEORIA DA ATIVIDADE: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1647-1647.

  • SOUZA, I. M. ; BEZERRA, L. F. C. ; ANJOS, R. E. . A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E DESENVOLVIMENTO PSIQUICO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1650-1650.

  • MIRANDA, T. A. S. ; ANJOS, R. E. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: ENEPE, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1660-1660.

  • LESCIO, M. S. ; ANJOS, R. E. . INICIAÇÃO ESPORTIVA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: ENEPE, 2016, PRESIDENTE PRUDENTE. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1671-1671.

  • ZOCOLER, J. C. ; ANJOS, R. E. . PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: ENEPE, 2016, PRESIDENTE PRUDENTE. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1685-1685.

  • SILVA, L. J. P. ; ANJOS, R. E. . TREINAMENTO PSICOLÓGICO NO ATLETISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: ENEPE, 2016, PRESIDENTE PRUDENTE. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1712-1712.

  • FERRARI, G. M. ; SEMENSATO, M. E. ; ANJOS, R. E. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: ENEPE, 2016, PRESIDENTE PRUDENTE. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. p. 1713-1713.

  • Oliveira, F. C. S. ; ANJOS, R. E. . ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA. In: XII Congr. Nac. de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - Escola Para Todos: Políticas Públicas e Práticas dos Psicólogos, 2015. p. 35-35.

  • CEZAR, J. F. ; ROZENDO, K. C. T. ; ANJOS, R. E. . A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1196-1196.

  • ANJOS, R. E. ; CORREA, G. M. ; SILVA, D. A. A. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE E O TREINAMENTO DAS HABILIDADES PSICOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ATLETAS DE JIU-JITSU. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1204-1204.

  • ROSA, T. S. ; ANJOS, R. E. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE NAS CATEGORIAS DE BASE DO GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1205-1205.

  • SILVA, J. A. ; TERACONO, R. W. S. ; ANJOS, R. E. . A PSICOLOGIA ESCOLAR E A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1206-1206.

  • ASSUMPCAO, J. R. ; ANJOS, R. E. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HSITÓRICO-CULTURAL À INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1211-1211.

  • BARBOSA, J. E. Y. ; NEVES, B. S. ; FRANCO, L. F. P. ; ANJOS, R. E. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR À ATIVIDADE DE ESTUDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1215-1215.

  • SILVA, D. R. ; ANJOS, R. E. . O ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA APAE DE REGENTE-FEIJÓ-SP. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1228-1228.

  • CUNHA, D. F. S. ; ANJOS, R. E. . PSICOLOGIA DO ESPORTE: A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NA COMISSÃO TÉCNICA. In: ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1244-1244.

  • ROMANO, C. O. ; ANJOS, R. E. . PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO- CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL. In: ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1246-1246.

  • ESTEVAM, I. P. S. ; ANJOS, R. E. . TREINAMENTO PSICOLÓGICO COM UMA EQUIPE DE VÔLEI FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2015. p. 1252-1252.

  • ANJOS, R. E. ; Lima, A. L. S. ; Andrade, T. M. A. . PSICOLOGIA DO ESPORTE. In: ENEPE: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Presidente Prudente. Anais do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2014. v. 1. p. 1170-1170.

  • DUARTE, Newton ; ANJOS, R. E. ; FERREIRA, N. B. P. . O CONCEITO ÉTICO-POLÍTICO DE CATARSE E A IMPORTÂNCIA DA ADOLESCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANA. In: 35ª. Reunião Anual (ANPED) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2012, Pernambuco. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: O Brasil do século XXI, 2012. v. 1. p. 206-207.

  • ANJOS, R. E. ; LOMBA, C. P. M. ; RIBEIRO, C. P. A. ; TREVISAN, T. F. G. . Psicoterapia Breve: uma proposta para viabilizar o atendimento psicológico em clínica-escola. In: III Mostra científica do curso de psicologia, 2011, Três Lagoas MS. 4 Semana Acadêmica: Psicologia, ética, teoria e prática, 2011.

  • ANJOS, R. E. . o desenvolvimento psicológico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. In: III ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 2011, LINS. III ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 2011.

  • ANJOS, R. E. . O desenvolvimento psicológico na adolescência segundo a psicologia histórico-cultural e a formação da individualidade para-si segundo Agnes Heller. In: V Amostra de Pesquisas em Educação - UNESP, 2011, Araraquara. V Amostra de Pesquisas em Educação, 2011. v. 1. p. 15-15.

  • ROCHA, J. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROJETO DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Colloquium Humanarum , 2026.

  • OLIVEIRA-PEREIRA, W. O. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . MÉTODOS NÃO-DIRETIVOS COMO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) SÃO EFICAZES? CRÍTICA AOS MODELOS QUE CRITICAM A DIRETIVIDADE NO ENSINO. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA-PEREIRA, W. O. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A Catarse na Pedagogia Histórico-Crítica. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A atuação da/o psicologa/o escolar e educacional na percepção de professoras/es do ensino fundamental. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, G. G. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . ESPECIFICIDADES DA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UMA INTERVENÇÃO FORMATIVA JUNTO A PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, D. R. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E RENDIMENTO ESCOLAR NOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, N. M. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS LIMITES À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A BNCC e a formação de professores para os anos finais do Ensino Fundamental. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, G. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Concepções docentes acerca da atuação do psicólogo escolar e educacional. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, A. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, G. L. . Treinamento psicológico junto à atletas de futsal: extensão em psicologia e educação física. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Uma intervenção formativa sobre Psicologia Escolar e Educacional com docentes do ensino fundamental I. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, G. G. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: TRABALHO EM ANDAMENTO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; FERREIRA, N. M. P. . ANÁLISE CRÍTICA DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS SOBRE O NOVO ENSINO: TRABALHO EM ANDAMENTO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XIMENES, P. A. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A PESQUISA-FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: estreitando distâncias e (re)construindo caminhos possíveis. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; SILVA, G. L. ; MARTINS, F. K. O. . CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ESPECIFICIDADE DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: TRABALHO EM ANDAMENTO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMEIRO, M. A. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. O. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O CONCEITO DE CATARSE NA PISICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E NA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA: UMA ANÁLISE TEÓRICO-CONCEITUAL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, N. M. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . ANÁLISE DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMORIM, V. F. ; ANJOS, R. E. . A DISCIPLINA PSICOLOGIA DO ESPORTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRASILIANO, A. V. ; ANJOS, R. E. . O FRACASSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. L. ; ANJOS, R. E. . CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ESPECIFICIDADE DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, F. K. O. ; XIMENES, P. A. S. ; ANJOS, R. E. ; RABELO, M. E. L. . A Formação docente para a educação infantil pela pesquisa-ação crítica-colaborativa. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIZINOTTI, N. G. A. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. O. P. ; ANJOS, R. E. ; SOUZA, K. M. ; ZANETI, L. S. B. ; SILVA, L. A. F. . A concepção de autonomia na adolescência: uma análise crítica da BNCC à luz da teoria histórico-cultural. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, B. R. ; MURGO, C. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Afetividade nos processos de ensinar e de aprender: um relato de experiência de ensino. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, W. O. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; MANOEL, D. F. . A carência de análises críticas do conceito de problematização do método da pedagogia histórico-crítica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRESPI, M. C. F. ; MAXIMIANO, J. L. S. ; ANJOS, R. E. ; LIMA, M. M. ; GIORGI, C. A. G. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, K. A. ; ANJOS, R. E. ; MANFRE, A. H. . INTERVENÇÃO FORMATIVA COM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE AATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, K. A. ; MANFRE, A. H. ; ANJOS, R. E. . CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE PEDAGOGIA A RESPEITO DA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELLO, F. A. ; PEREIRA, A. C. P. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ANJOS, R. E. . A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PSICOEDUCATIVO E DA INSERÇÃO ESPORTIVA NO KARATÊ A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRESPI, M. C. F. ; BONONI, A. S. S. ; ROCHA, K. S. ; OLIVEIRA-PEREIRA, W. ; ANJOS, R. E. . CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PSICOLOGIA NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRESPI, M. C. F. ; MANFRE, A. H. ; ANJOS, R. E. . IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL PÂNDEMICO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RICARDO, D. C. ; ANJOS, R. E. ; RIBEIRO, R. M. P. . PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. C. ; ANJOS, R. E. ; RIBEIRO, R. M. P. . POSSIBILIDADES E LIMITES NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE NO PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19 A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; FURKOTTER, M. ; LIMA, M. M. . IMPLEMENTAÇÃO DE ESPAÇOS MAKERS EM ESCOLAS TÉCNICAS DO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EDUCAÇÃO MAKER. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. . PEDAGOGIAHISTÓRICO-CRÍTICA,CONHECIMENTOELIBERDADE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Pedagogia Histórico-Crítica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDINA, E. ; ANJOS, R. E. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, G. M. S. ; ANJOS, R. E. . A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E AÇÕESNO ESPAÇO DA GESTÃO ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, L. S. L. ; ANJOS, R. E. . A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS REDE ESTADUAL PAULISTA DADIRETORIA DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOSATO, G. R. ; ANJOS, R. E. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRES, A. L. M. ; ANJOS, R. E. . ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAMBERTI, T. M. ; ANJOS, R. E. . TUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR JUNTO A PROFESSORES NO PERÍODO DEPANDEMIA COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, T. C. ; ANJOS, R. E. . ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE TREINAMENTO PSICOLÓGICO COMPRATICANTES DE ARTES MARCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. O. ; REGIANI, G. M. ; ANJOS, R. E. . INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR JUNTO A ADOLESCENTES NO CONTEXTODA PANDEMIA - COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, L. M. B. ; ANJOS, R. E. . INTERVENÇÃO PSICOEDUCACIONAL EM CRIANÇAS COM AUTISMO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAXIMIANO, J. L. S. ; ANJOS, R. E. . O PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA O ENADE E SEUS IMPACTOS NO TRABALHODOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONCALVES, L. A. C. ; ANJOS, R. E. . O SENTIDO POLÍTICO DO ENSINO DE ARTES E O DESENVOLVIMENTO DA CONCEPÇÃODE MUNDO NA ADOLESCÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; ARFELLI, R. ; SILVA, C. B. . PROGRAMA DE TREINAMENTO PSICOLÓGICO PARA ATLETAS E TREINADORES DEFUTEBOL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRESPI, M. C. F. ; ANJOS, R. E. . PSICOLOGIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA DECOVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, B. R. ; ANJOS, R. E. . PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AFETIVIDADE EM TEMPOSDE PANDEMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BERTASSO, M. L. L. ; ANJOS, R. E. . UMA ANÁLISE CRÍTICA DA LEI Nº 13.935/2019 SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DEPSICOLOGIA NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . BNCC, CONCEITO DE CLÁSSICO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . A educação escolar de adolescentes e o desenvolvimento do pensamento por conceitos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Fundamentos didático-pedagógicos da pedagogia histórico-crítica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . A educação escolar e o desenvolvimento psíquico na adolescência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, F. B. ; ANJOS, R. E. . CONCEPÇÃO DE MUNDO E SUAS METAMORFOSES: KAFKA E A HUMANIZAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUCHI, C. S. ; ANJOS, R. E. . ADOLESCÊNCIA E A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NO CÉREBRO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL À PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, C. C. ; ANJOS, R. E. . O PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS: A MEDIAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANJOS, R. E. ; NOGUCHI, C. S. . Contribuições da teoria da atividade à psicologia do esporte: a adolescência em questão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANJOS, R. E. . Desenvolvimento psíquico na idade de transição: a formação da individualidade para si. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALHEIRO, M. C. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. F. S. ; MONTEIRO, M. A. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÃO DE MUNDO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNIZ, H. M. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A PSICOLOGIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. ; COLNAGO, N. N. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A RELAÇÃO TREINADOR E ATLETA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JORGE, N. A. ; DUTRA, J. P. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BERTASSO, M. L. L. ; BRIGATTO, J. R. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, A. D. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HONDO, L. G. M. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O SENTIDO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, D. A. ; PEREIRA, W. O. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . SENTIDO E SIGNIFICADO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . A NATUREZA E A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Educação escolar de adolescentes: apontamentos sobre o problema da forma do ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Reabilitação Neuropsicológica e o Fazer Psicológico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Adolescência e escolarização: contribuições para a organização do ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. ; BONFIM, A. M. S. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE E SEU PAPEL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE ESTÁGIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; FARIA, C. C. . O PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS: A MEDIAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; NOGUCHI, C. S. . ADOLESCÊNCIA E A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NO CÉREBRO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL À PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; NOGUCHI, C. S. . ATIVIDADE ESPORTIVA E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM EQUIPES DE VÔLEI À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; SANTOS, D. M. S. . PSICOLOGIA DO ESPORTE E A EXCELÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; OLIVEIRA, E. G. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL E DA PEDAGOGICA HISTÓCIO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; SOUSA, F. H. . ALFABETIZAÇÃO DE ADOLESCENTES ANALFABETOS FUNCIONAIS: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; NUNES, G. M. . A TEORIA DA ATIVIDADE E A SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DA DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; SILVA, I. F. A. . A PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE VISANDO A MELHOR PERFORMANCE ESPORTIVA DOS ATLETAS SUB-19 DE UM CLUBE DE FUTEBOL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; MARCELINO, J. C. C. . O TREINAMENTO PSICOLÓGICO NO KARATÊ: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; CAPELOTI, A. C. ; CASAROTTO, L. B. F. . A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SEUS REFLEXOS NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; PEREIRA, M. E. C. G. ; PEREIRA, M. C. S. . O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO OMNILATERAL DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. . A TEORIA DA RODA DA EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ATLETAS DA CATEGORIA DE BASE DO FUTEBOL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; TOMAZIN, S. S. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE NUMA ESCOLA DE FUTEBOL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; MIRANDA, T. A. S. . Contribuições da psicologia histórico-cultural à educação escolar infantil: um relato de estágio supervisionado em psicologia escolar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; SEMENSATO, M. E. . A educação escolar de adolescentes e o desenvolvimento do autodomínio da conduta: contribuições da psicologia histórico-cultural.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; RIBEIRO, M. S. S. . A formação docente e as múltiplas determinções do processo educativo: um relato de estágio m psicologia escolar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; BRANQUINHO, V. W. C. . A psicologia do esporte e o treinamento psicológico no basquete: relato de estágio à luz da psicologia histórico-cultural.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; OLIVEIRA, G. R. . A psicologia do esporte nas artes marciais e a teoria da atividade: relatos de uma experiência de estágio.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; SOUZA, I. M. ; BEZERRA, L. F. C. . A relação entre ensino e desenvolvimento psíquico na adolescência: relato de experiência de estágio em psicologia escolar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; LESCIO, M. S. . Iniciação esportiva e desenvolvimento humano: um relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia do esporte.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; BRANQUINHO, V. W. C. . Possibilidades de atuação clínica a partir da psicologia histórico-cultural: primeiras aproximações.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; ZOCOLER, J. C. . Prática de Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural à formação de professores.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; SILVA, L. J. P. . Treinamento psicológico no atletismo: um relato de experiência de estágio em psicologia do esporte.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; FERRARI, G. M. ; SEMENSATO, M. E. . Um relato de experiencia de estágio em psicologia escolar à luz da psicologia histórico-cultural.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. . Introdução aos aspectos teóricos e prático-profissional do Psicólogo nos contextos de saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Desenvolvimento psíquico e educação escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . A forma de transmissão do conhecimento científico, filosófico e artístico na adolescência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Introdução aos aspectos teóricos e prático-profissional do psicólogo nos contextos de saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. ; SILVA, J. A. ; TERACONO, R. W. S. . A PSICOLOGIA ESCOLAR E A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; ESTEVAM, I. P. S. . TREINAMENTO PSICOLÓGICO COM UMA EQUIPE DE VÔLEI FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; ROMANO, C. O. . PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO- CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; CUNHA, D. F. S. . PSICOLOGIA DO ESPORTE: A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NA COMISSÃO TÉCNICA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; SILVA, D. R. . O ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA APAE DE REGENTE-FEIJÓ-SP.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; BARBOSA, J. E. Y. ; NEVES, B. S. ; FRANCO, L. F. P. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR À ATIVIDADE DE ESTUDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; ASSUMPCAO, J. R. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HSITÓRICO-CULTURAL À INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; ROSA, T. S. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE NAS CATEGORIAS DE BASE DO GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; CORREA, G. M. ; SILVA, D. A. A. . A PSICOLOGIA DO ESPORTE E O TREINAMENTO DAS HABILIDADES PSICOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ATLETAS DE JIU-JITSU.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. ; CEZAR, J. F. ; ROZENDO, K. C. T. . A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. . O desenvolvimento do psiquismo à luz da psicologia histórico-cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Pedagogia histórico-crítica e educação escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANJOS, R. E. ; Lima, A. L. S. ; Andrade, T. M. A. . PSICOLOGIA DO ESPORTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, R. E. . Teorias Pedagógicas e o trabalho educativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . A relação entre ensino e desenvolvimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Newton ; MALANCHEN, J. ; ANJOS, R. E. . O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANJOS, R. E. . APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANJOS, R. E. . Psicologia e processos educativos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . A relação entre educação escolar e desenvolvimento psicológico: reflexões a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . O desenvolvimento psicológico na adolescência segundo a psicologia histórico-cultural e a formação da individualidade segundo Agnes Heller: Aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANJOS, R. E. ; DUARTE, Newton . O desenvolvimento psicológico na adolescência segundo a psicologia histórico-cultural e a formação da individualidade segundo Agnes Heller: Aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANJOS, R. E. . Relacionamento interpessoal e o trabalho educativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANJOS, R. E. . Psicoterapia Breve de orientação psicanalítica: uma proposta para viabilizar o atendimento psicológico em clínica-escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANJOS, R. E. . A formação social da personalidade do professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Ser humano é ser diferente: Uma introdução à Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. E. . Trabalho educativo e desenvolvimento humano: ensaios teóricos à luz da Pedagogia histórico-crítica e da teoria histórico-cultural. São Carlos, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; ANJOS, P. H. R. ; ROMUALDO, L. L. ; FERREIRA, I. M. ; NUNES, T. R. . Comissão Avaliadora (CA) destinada à propositura de critérios para distribuição de bolsas do CNPQ (mestrado e doutorado). 2025.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) ao PI02238-2017/25 submetido ao Edital EDITAL PROGRAD 007/2025 PROLICEN-UFCAT. 2025.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 01 - Revista Educere et Educare. 2025.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . AVALIADOR, do evento VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, avaliando nas Modalidade(s) Resumo Expandido e Trabalho Completo e Área(s) Temática(s) GT 6:. 2025.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . 'VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO. 2025.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 01 - avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) submetido ao Edital Edital PROPESQ 04/2024. 2024.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 02 - avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) submetido ao Edital Edital PROPESQ 04/2024. 2024.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 03 - avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) submetido ao Edital Edital PROPESQ 04/2024. 2024.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 04 - avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) submetido ao Edital Edital PROPESQ 04/2024. 2024.

ANJOS, R. E. . Parecer 01 - Revista Germinal: marxismo e educação em debate. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 01 - Revista Colloquium Humanarum. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 01 Revista Poíesis Pedagógica (UFCAT). 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 01 - Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 01 - avaliador ad hoc de plano de trabalho submetido ao Edital Edital PROPESQ 02/2023 - Programa de Iniciação à Pesquisa da UFCAT do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação.. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 02 - avaliador ad hoc de plano de trabalho submetido ao Edital Edital PROPESQ 02/2023 - Programa de Iniciação à Pesquisa da UFCAT do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 03 - avaliador ad hoc de plano de trabalho submetido ao Edital Edital PROPESQ 02/2023 - Programa de Iniciação à Pesquisa da UFCAT do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação.. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 01 - parecerista técnico científico ad hoc, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ?PIBIC-EM/CNPq/Unoeste, seleção 2023-2024, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 02 - Revista Poíesis Pedagógica (UFCAT). 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer de projeto final 01 - Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI) da Unoeste. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer 02 - Revista Colloquium Humanarum. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer de projeto final 02 - Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI) da Unoeste. 2023.. 2023.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . parecerista técnico-científico ad hoc, junto à Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, durante o ano de 2023, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa.. 2023.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 01 - avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) submetido ao Edital Edital PROPESQ 02/2023. 2023.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 02 - avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) submetido ao Edital Edital PROPESQ 02/2023. 2023.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Parecer 03 - avaliador(a) ad hoc de plano(s) de trabalho submetido(s) submetido ao Edital Edital PROPESQ 02/2023. 2023.

ANJOS, R. E. . Parecer de projeto final 03 - Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI) da Unoeste. 2023.. 2023.

ANJOS, R. E. . colaborou como parecerista técnico-científico ad hoc, em caráter eventual e voluntário, junto à Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, durante o ano de 2022, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa. 2022.

ANJOS, R. E. . colaborou como parecerista técnico-científico ad hoc, em caráter eventual e voluntário, junto à Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, durante o ano de 2021, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa. 2021.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL. 2020.

ANJOS, R. E. . Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. 2020.

ANJOS, R. E. . colaborou como parecerista técnico-científico ad hoc, em caráter eventual e voluntário, junto à Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, durante o ano de 2020, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa. 2020.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Revista Histedbr. 2019.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Revista Colloquium Humanarum. 2019.

ANJOS, R. E. . Psicologia Escolar e Educacional. 2019.

ANJOS, R. E. . colaborou como parecerista técnico-científico ad hoc, em caráter voluntário, junto à Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, durante o ano de 2019, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa.. 2019.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Revista Espaço do Currículo. 2018.

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. 2018.

ANJOS, R. E. . parecerista técnico-científico ad hoc, em caráter eventual e voluntário, junto à Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, durante o ano de 2018, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa.. 2018.

ANJOS, R. E. . Parecerista do XXV Prêmio Aniela Ginsberg - PUC-SP. 2017.

ANJOS, R. E. . Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017.

ANJOS, R. E. . integrante da Comissão Científica de Pareceristas do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2017). 2017.

ANJOS, R. E. . parecerista técnico-científico ad hoc, em caráter eventual e voluntário, junto à Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, durante o ano de 2017, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa. 2017.

ANJOS, R. E. . Parecerista ad hoc - Revista Nuances. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.. 2016.

ANJOS, R. E. . Parecerista ad hoc- Revista Ideação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. 2016.

ANJOS, R. E. . Parecerista ad hoc - Revista Nuances. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.. 2016.

ANJOS, R. E. . Parecerista ad hoc - Revista Travessias. Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Cascavel Programa de Pós-Graduação em Letras. 2016.

ANJOS, R. E. . Parecrista de projeto de pesquisa no X Seminário de Pesquisa em Educação. UNESP Prudente. 2016.

ANJOS, R. E. . Parecerista de projeto de pesqisa no X Seminário de Pesquisa em Educação - Programa de Pós-graduação UNESP. 2016.

ANJOS, R. E. . Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano. 2015.

ANJOS, R. E. . O XI Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional do Museu Pedagógico tem como tema a ?Crise, Conflitos e Conhecimento no Mundo Contemporâneo?.. 2015.

ANJOS, R. E. . IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. 2015.

ANJOS, R. E. . A interdisciplinaridade no ensino de arquitetura: análise a partir da disciplina de projeto arquitetônico.. 2015.

ANJOS, R. E. . Parecerista ad hoc - Revista Nuances. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.. 2014.

ANJOS, R. E. . Periodização do desenvolvimento infantil: revisitando a perspectiva de Vigotski. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ANJOS, R. E. ; FRANCO, A. F. . A aula no ensino superior e o desenvolvimento conceitual. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ANJOS, R. E. . VI Congresso de Educação e Formação Docente. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ANJOS, R. E. . Adolescência, desenvolvimento psíquico e escola - Semana Científico Cultural 2021. 2021.

ANJOS, R. E. . Seminário de Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Escolar e Desenvolvimento Humano da UFAL', promovido pelo Grupo LEPEL/UFAL em parceria com o CEDU, PIBID Educação Física, o Grupo Gellite, e o PPGECIM.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ANJOS, R. E. . Processos psicológicos básicos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ANJOS, R. E. ; SOBRAL, M. ; FERREIRA JUNIOR, N. . Esporte Olímpico. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; MALANCHEN, J. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA. 2021.

ANJOS, R. E. ; ALMEIDA, P. ; CORTEZ, L. . DIÁLOGOS FORMATIVOS - Educação integral para infância e a juventude. 2020.

ANJOS, R. E. ; MELLO, I. C. P. ; RODRIGUES, F. V. . Mente, corpo e sociedade: as facetas indissociáveis da integralidade humana. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ANJOS, R. E. ; ABRANTES, A. A. ; ASBAHR, F. S. F. . Como ensinar? A forma de transmissão do conhecimento científico, filosófico e artístico em cada período do desenvolvimento. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ANJOS, R. E. ; LAVOURA, T. N. . HISTEDBR: Disciplina FE-191 Turma B Pedagogia Histórico-Crítica e a Escola Pública. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ANJOS, R. E. . Periodização do desenvolvimento infantil: revisitando a perspectiva de Vigotski. 2023; Tema: Periodização do desenvolvimento infantil: revisitando a perspectiva de Vigotski Curso: EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS VOLTADAS A BEBÊS E CRIANÇAS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Rede social).

ANJOS, R. E. . VI Congresso de Educação e Formação Docente CONEF - UNIMONTES. 2022; Tema: Pedagogia histórico-crítica, conhecimento e liberdade. (Rede social).

ANJOS, R. E. . Adolescência, desenvolvimento psíquico e escola. Semana Científico-Cultural do IFSP Câmpus Itapetininga. 2021; Tema: Adolescência, desenvolvimento psíquico e escola. Semana Científico-Cultural do IFSP Câmpus Itapetininga. (Rede social).

ANJOS, R. E. ; FERREIRA, C. G. . BNCC, CONCEITO DE CLÁSSICO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2021; Tema: BNCC, CONCEITO DE CLÁSSICO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.. (Rede social).

ANJOS, R. E. . Adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. 2021; Tema: Adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. (Rede social).

ANJOS, R. E. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA. PHC ? HISTRAEB-LIEPE. 2021; Tema: EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA. (Rede social).

ANJOS, R. E. . MÉTODO DO CONHECIMENTO EM MARX E VIGOTSKI. 2017; Tema: VIDEOAULA PARA UNESP PRESIDENTE PRUDENTE: MÉTODO DO CONHECIMENTO EM MARX E VIGOTSKI. (Rede social).

ANJOS, R. E. . A NATUREZA E A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. 2017; Tema: A NATUREZA E A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. (Rede social).

ANJOS, R. E. ; LAVOURA, T. N. . Contribuições da Pedagogia Histórico Crítica ao Ensino Médio. 2017; Tema: Contribuições da Pedagogia Histórico Crítica ao Ensino Médio - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Faculdade de Educação - FE. (Rede social).

ANJOS, R. E. ; LAVOURA, T. N. . Grupo de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil' HISTEDBR FE191 - Turma B Pedagogia Histórico-Crítica e a Escola Pública. 2015; Tema: Aula 12 - Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica ao Ensino Médio. (Site).

ANJOS, R. E. ; LAVOURA, T. N. . Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica ao Ensino Médio. 2015; Tema: FE191B Aula 12 - Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica ao Ensino Médio. (Rede social).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . SEMINÁRIOS DE PESQUISA E ATELIÊS. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Contribuição da Pedagogia Histórico-crítica para o desenvolvimento da prática educativa no ensino médio. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Educação Escolar e Desenvolvimento do Pensamento por Conceitos. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO. 2025. (Comissão Científica).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS ; VIOTTO FILHO, I. A. T. . Tópicos Especiais: A relação Psicologia histórico-cultural e Pedagogia histórico- crítica e suas contribuições para a pesquisa em Educação. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, N. M. P. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Análise das propagandas governamentais brasileiras sobre o Novo Ensino Médio a partir da teoria histórico-cultural. 2024. (Relatório de pesquisa).

SILVA, G. L. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Concepções docentes sobre a especificidade da psicologia escolar: uma análise a partir da teoria histórico-cultural. 2024. (Relatório de pesquisa).

ANJOS, R. E. . A teoria da periodização do desenvolvimento psicológico. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, R. E. . Pedagogia Histórico-Crítica: uma introdução. 2023. .

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Práxis educativa e educação emancipadora na escola. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático de intervenção formativa: fundamentos sobre educação, formação humana e a escola do).

MARTINS, F. K. O. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. (Relatório de pesquisa).

LIMA, B. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. (Relatório de pesquisa).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2023. (Comissão Científica).

ANJOS, R. E. . Pedagogia Histórico-Crítica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, R. E. ; SILVA, M. C. R. F. ; MAIA, J. S. S. . Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica. 2021. (Editoração/Periódico).

LEAL, Z. F. R. G. ; FACCI, M. G. D. ; ANJOS, R. E. . O desenvolvimento psicológico do adolescente na perspectiva da psicologia histórico-cultural: temas atuais. 2021. (Editoração/Livro).

ANJOS, R. E. . Editor da Revista Colloquium Humanarum. 2020. (Editoração/Periódico).

ANJOS, R. E. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, R. E. ; FRANCISCO, M. V. . Colloquium Humanarum. 2019. (Editoração/Periódico).

ANJOS, R. E. . ADOLESCÊNCIA, ATIVIDADE DE ESTUDO E FORMAÇÃO DE CONCEITOS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Organização e reorganização do sistema funcional nas etapas do desenvolvimento humano. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . O desenvolvimento psíquico na idade de transição: formação da individualidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, R. E. . Psicologia Histórico-Cultural na clínica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, R. E. . Educação Escolar de Adolescentes: aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, R. E. . Os processos psicológicos como unidade de análise dos aspectos biológicos e sociais do psiquismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, R. E. . O desenvolvimento psíquico e a educação escolar: aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Comunicação íntima pessoal e desenvolvimento psicológico na adolescência: pensando na organização do ensino nas séries do ensino fundamental II. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal - Bauru-SP).

ANJOS, R. E. ; LAVOURA, T. N. . Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica ao Ensino Médio. 2015. (Video conferência).

ANJOS, R. E. . A adolescência em Vigotski e a formação da individualidade para-si. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, R. E. . A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, R. E. . A SUPERAÇÃO DO PRECONCEITO POR MEIO DO PENSAMENTO CONCEITUAL: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2012. .

ANJOS, R. E. . A psicologia de Leontiev e a filosofia de Agnes Heller: a formação do ser humano e a superação dos limites da vida cotidiana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, R. E. . O desenvolvimento psicológico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2011. .

ANJOS, R. E. . Ser humano é ser diferente: Uma introdução à Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung. 2010. .

ANJOS, R. E. . Workshop: Tipos de personalidade e a busca do equilíbrio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANJOS, R. E. . Mesa redonda: Psicologia e Espiritualidade. 2006. .

XIMENES, P. A. S. ; ANJOS, RICARDO ELEUTÉRIO DOS . Momento cultural na Aula Magna da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão. Desafios da/na Universidade Pública e impacto da formação na vida.. 2022. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2026 - Atual

    Concepções docentes sobre a adolescência: análise à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica - Trienal, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe analisar as concepções de professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a adolescência, tomando como participantes docentes atuantes em unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de um município localizado no interior do estado de São Paulo. Justifica-se pela hegemonia de visões biologicistas e naturalizantes sobre essa etapa do desenvolvimento, amplamente difundidas em livros, revistas, materiais de formação docente e na mídia, e reiteradas, ainda que de modo tensionado, em políticas educacionais. Tais concepções tendem a minimizar a especificidade da educação, esvaziar a centralidade dos conteúdos escolares e induzir práticas pedagógicas espontaneístas. A investigação será desenvolvida com base nos aportes teóricos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizará entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os dados coletados serão organizados a partir da criação de unidades analíticas, em articulação com as categorias do método materialista histórico-dialético. Parte-se da hipótese de que a concepção de adolescência e a compreensão de sua formação e desenvolvimento constituem pressupostos decisivos para o modo como se efetiva o trabalho educativo. A partir dos resultados, propõe-se a realização de uma intervenção formativa que possibilite aos participantes refletir sobre a adolescência como etapa privilegiada para a formação do pensamento por conceitos, bem como evidencie o papel da educação escolar nesse processo, em razão de sua função política de socialização dos conhecimentos sistematizados. Palavras-chave: Adolescência. Ensino fundamental anos finais. Psicologia histórico-cultural. Pedagogia histórico-crítica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Coordenador.

  • 2024 - Atual

    Atuação das(os) psicólogas(os) na Educação Básica em Goiás: implicações da Lei 13.935/2019, Descrição: Esta proposta de pesquisa será desenvolvida na Universidade Federal de Catalão, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Articula-se à pesquisa Atuação de psicólogos escolares e educacionais na américa latina: concepções, desafios e inovações nas políticas públicas de educação básica de autoria da Profa. Titular Marilene Proença Rebello de Souza do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Nosso objetivo geral é analisar a atuação das(os) psicólogas(os) na Educação Básica em Goiás, visando abarcar as implicações da Lei 13.935/2019. Como específicos, temos: identificar e analisar as referências teóricas que embasam a atuação das(os) psicólogas(os) escolares e educacionais de Goiás; identificar e problematizar a atuação das(os) psicólogas(os) escolares e educacionais de Goiás nas seguintes temáticas: enfrentamento do racismo, questões de gênero, inclusão de pessoas com deficiência; violência; redes sociais, saúde mental e fracasso escolar; mapear as redes/grupos de estudos e pesquisas de Goiás e Argentina. O referencial teórico-metodológico é o materialismo histórico-dialético, pautado na Teoria Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar e Educacional crítica. As etapas consistirão em: 1) mapeamento dos municípios goianos que possuem psicólogas(os) escolares e educacionais com atuação na Educação Básica; 2) envio de questionários para todas(os) as(os) psicólogas(os) escolares e educacionais que atuam na Educação Básica; 3) entrevistas semiestruturadas com as(os) psicólogas(os); 4) análise dos dados segundo nosso referencial teórico. Almejamos com essa pesquisa contribuir para a construção de uma atuação profissional que atenda às necessidades regionais, de cunho ético-político para América Latina e promova a ampliação das redes de pesquisa e o fortalecimento de parcerias internacionais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Integrante / Janaina Cassiano Silva - Coordenador / Altina Abadia da Silva - Integrante / Claudia Tavares do Amaral - Integrante / Wellington Jhonner Divino Barbosa da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

  • 2023 - 2026

    PRÁXIS CIENTÍFICA-EDUCATIVA E TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO, Descrição: A pesquisa (com financiamento FAPESP, Processo 2022/06907-7, ModalidadeEP1) tem como objetivo compreender a educação e a escola do campo por meio de suas características e função social, mobilizando gestores, professores e pesquisadores para a construção de uma práxis-pedagógica inovadora e permeada por perspectivas críticas em educação. Para tanto, realizaremos estudos e intervenções coletivas pautadas na Pedagogia do Movimento Sem Terra considerando a sua relação com a educação do campo e o estabelecimento de interlocução com a Pedagogia histórico-crítica e a Psicologia histórico-cultural, com vistas a engendrar um processo de transformação qualitativa da escola pública do campo e torná-la mais ativa, inovadora e crítica por meio de trabalho coletivo com os professores e discussão de suas práticas pedagógicas em sala de aula. O processo de pesquisa objetivado por meio de intervenções-formativas. Ao final do processo de pesquisa, além do enfrentamento coletivo (pesquisadores e participantes) dos problemas da realidade escolar, esperamos contribuir com a práxis pedagógica dos professores, considerando as apropriações teorico-práticas de natureza crítica e as implicações na construção da sua consciência e atuação inovadora no interior da escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Integrante / Marcos Vinicius Francisco - Integrante / Vanda Moreira Machado Lima - Integrante / RAFAEL ROSSI - Integrante / Rodrigo Lima Nunes - Integrante / Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho - Coordenador / Raul Borges Guimarães - Integrante / ANTONIO THOMAZ JUNIOR - Integrante / CARLOS ALBERTO FELICIANO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2022 - 2026

    BNCC, PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar os limites da BNCC do Ensino Médio e da Pedagogia das Competências referentes à educação escolar de adolescentes, com base nos aportes teóricos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. A pesquisa é realizada a partir de uma análise documental e teórico-conceitual, e os dados coletados são organizados por meio da criação de unidades analíticas, articuladas com as categorias do método materialista histórico-dialético. Sintetiza-se que esta pesquisa, além de produzir conhecimentos oriundos da análise de documentos de políticas educacionais e da produção teórico-conceitual sobre educação escolar de adolescentes, oportunizará a gestores escolares, professores e pesquisadores a apropriação de conhecimentos científicos acerca da BNCC do ensino médio que servirão de base para o processo de reestruturação de currículos e para elaboração de futuras pesquisas de campo e/ou intervenções formativas. Este projeto está ligado à Linha de Pesquisa 1: Políticas Educacionais, História da Educação e Pesquisa (auto)biográfica do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal de Catalão. O projeto abarca subprojetos de mestrado e subprojetos de iniciação científica: 1. MESTRADO: 1.1 O componente curricular projeto de vida do novo ensino médio e a educação escolar de adolescentes: uma análise à luz da teoria histórico-cultural. Dissertação (PPGEDUC/UFCAT). Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Vigência: 2023-2025; 1.2 Relação entre trabalho e educação na pedagogia das competências e na pedagogia histórico-crítica: implicações à educação escolar de adolescentes, Dissertação (PPGEDUC/UFCAT). Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Vigência: 2024-2026; 1.3 Pedagogia histórico-crítica e a importância política da educação. Dissertação (PPGEDUC/UFCAT). Vigência: 2024-2026; 1.4 O conceito ético-político de catarse e a condução da vida na adolescência: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Dissertação (PPGEDUC/UFCAT). Vigência: 2025-2027; 1.5 O sentido político do ensino da educação física à luz da pedagogia histórico-crítica. Dissertação (PPGEDUC/UFCAT). Vigência: 2025-2027. 2. INICIAÇÃO CIENTÍFICA: 2.1 Análise das propagandas governamentais brasileiras sobre o novo ensino médio a partir da teoria histórico-cultural. inst. Financiadora: CNPq - PIBIC. Vigência: 2023-2024; 2.2 Concepções docentes sobre a especificidade da psicologia escolar: uma análise a partir da teoria histórico-cultural. Inst. financiadora: CNPq - PIBIC. Vigência: 2023-2024; 2.3 O fracasso escolar na perspectiva docente: uma revisão sistemática. Inst. financiadora: PROLICEN. Vigência: 2023-2024; 2.4 Novo Ensino Médio e seus limites à educação escolar de adolescentes: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Inst. financiadora: CNPq - PIBIC-AF. Vigência: 2024-2025; 2.5 Especificidades da atuação da psicologia escolar e educacional: uma intervenção formativa junto a professoras/es do ensino fundamental. inst. Financiadora: CNPq - PIBIC. Vigência: 2024-2025; 2.6 Relação entre atividade física e rendimento escolar. Inst. Financiadora: PIBIC-EF (IC-Jr). Vigência: 2024-2025; 2.7 Atuação de psicólogas(os) escolares e educacionais na educação básica no brasil: uma revisão sistemática da literatura. Inst. financiadora: PROLICEN. Vigência: 2025-2026; 2.8 Documento curricular para goiás ensino médio e seus impactos na educação escolar de adolescentes: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. CNPq - PIBIC-AF. Vigência: 2025-2026; 2.9 Redes sociais e aprendizagem no ensino médio: uma análise dos efeitos positivos e negativos na formação dos adolescentes. inst. Financiadora: UFCAT/PIBIC. Vigência: 2025-2026. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Coordenador / FELIPE KENNED DE OLIVEIRA MARTINS - Integrante / Jerline da Silva Rocha - Integrante / Nicolle Medea Pedrosa Ferreira - Integrante / AMANDA DO VALE BRASILIANO - Integrante / Gislaine Leandro da Silva - Integrante / Glenda Gonçalves Carneiro - Integrante / Vinicius Fernandes Amorim - Integrante / ALINE DOS SANTOS SOARES - Integrante / ALÍCIA SOUZA TRINDADE - Integrante / Ana Carolina Mendes. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Catalão - Bolsa.

  • 2022 - 2025

    A BNCC e as políticas educacionais em diferentes estados brasileiros: materialização nos currículos e intervenção formativa de gestores/as escolares, Descrição: Este projeto de pesquisa, contemplado pela Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT n 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados, é composto por 26 pesquisadores/as doutores/as do Brasil e México, vinculados a diferentes grupos de pesquisa e redes internacionais, a exemplo da Red Latinoamericana de Estudios sobre Educación Escolar, Violencia y Desigualdad Social (RESVIDES), além de bolsistas de iniciação científica, estudantes de Mestrado e Doutorado. Assumiram-se como questionamentos centrais: Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem-se materializado nos currículos dos estados brasileiros? Os/As gestores/as escolares participaram desse processo? Qual compreensão possuem acerca da BNCC? Como a universidade pode dialogar com gestores/as, via processos formativos a fim de que tenham contato com interpretações críticas da BNCC? O objetivo central é analisar o processo de materialização da BNCC nos currículos de estados das cinco regiões do país, além de propor intervenção formativa junto aos/às gestores/as escolares. Os estados investigados serão Rio Grande do Sul e Paraná; São Paulo e Minas Gerais; Mato Grosso do Sul e Goiás; Amazonas e Pará; Bahia e Sergipe. Os/As participantes serão 500 gestores dos referidos estados. Ancorada nos pressupostos epistemológicos e em referenciais que interseccionem com o materialismo histórico-dialético, elegeram-se como procedimentos a análise de documentos, tais como as resoluções que instituíram a BNCC (BRASIL, 2017, 2018), legislações e currículos dos estados selecionados; a aplicação de questionário e a realização de intervenção formativa via Google Meet, seguida de relatos de experiência dos/as participantes que revelem apropriação crítica dos conhecimentos abordados. A partir da análise documental e dos questionários, as ações formativas serão estruturadas considerando os eixos: gestão democrática X gestão gerencial; nova gestão pública e pós-nova gestão pública; intencionalidades curriculares; aspectos históricos, fundamentos e análises relativas à BNCC. São previstos 10 encontros remotos de duas horas cada, além de três horas para leituras prévias, totalizando 50 horas. Os encontros serão gravados e originarão vídeos a serem multiplicados nos espaços de atuação profissional A análise dos relatos de experiência será balizada com o apoio de um software, sendo que a criação dos eixos de análise ocorrerá na perspectiva teórica anunciada e dialeticamente com os demais procedimentos metodológicos.Qual o potencial de inovação do projeto?Divulgar os resultados em revistas e e-book; socialização de vídeos produzidos a partir da ação interventiva, os quais serão disponibilizados para os/as participantes, para que multipliquem nos espaços de atuação profissional; relatório com apresentação de modelo formativo para as Secretarias Estaduais de Educação de modo a fundamentar as políticas educacionais e reestruturações curriculares. Instituição de execuçãoUniversidade Estadual de MaringáÓrgão/UnidadePrograma de Pós-graduação em Educação (PPE). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Integrante / Rosiane de Fátima Ponce - Integrante / Tiago Nicola Lavoura - Integrante / Marcos Vinicius Francisco - Coordenador / Elsa Midori Shimazaki - Integrante / mariana de cássia assumpção - Integrante / monica furkotter - Integrante / Andrea Karla Ferreira Nunes - Integrante / Andréia Nunes Militão - Integrante / Carmen Lúcia Dias - Integrante / Caroline Barroncas de Oliveira - Integrante / Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi - Integrante / Fabio Perboni - Integrante / Guadalupe Poujol Galván - Integrante / Jani Alves da Silva Moreira - Integrante / Jeinni Kelly Pereira Puziol - Integrante / João Paulo Pereira Coelho - Integrante / Kamille Vaz - Integrante / Leonardo Docena Pina - Integrante / Leonardo Dorneles Gonçalves - Integrante / Maria Eunice Franca Volsi - Integrante / Mônica de Oliveira Costa - Integrante / Paulo Rogério de Souza - Integrante / Rodrigo Lima Nunes - Integrante / Viviane Gislaine Caetano - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2022

    TRABALHO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: APORTES TEÓRICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, Descrição: A partir da aproximação entre a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural, este projeto propõe uma pesquisa teórico-conceitual que discute o papel e a importância política da educação escolar, caracterizado pela transmissão dos conhecimentos sistematizados, ancorada no pressuposto de que o currículo escolar é guiado pelo princípio do trabalho. Entende, portanto, que o trabalho educativo, em sua especificidade de transmissão e a consequente apropriação das objetivações genéricas para si tais como a ciência, a arte e a filosofia, corrobora a formação omnilateral da personalidade. Este projeto está ligado à linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente, SP. Fomento: ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE EDUCACAO E CULTURA APEC - (Programa de Pesquisa Docente). O projeto abarca quatro subprojetos de mestrado com bolsa da CAPES; quatro subprojetos de mestrado e um subprojeto de iniciação científica com (PIBIC) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 1. Mestrado: Base Nacional Comum Curricular E Educação Escolar De Adolescentes: Uma Análise Crítica À Luz Da Pedagogia Histórico-Crítica E Da Psicologia Histórico-Cultural. Vigência: 2019 a 2021. Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). 2. Mestrado: O processo de preparação para o ENADE e seus impactos no trabalho do docente. Vigência: 2020 a 2022. Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 3. Mestrado: Uma análise crítica da lei n 13.935/2019 sobre a prestação de serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica. Vigência: 2020 a 2022. Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 4. Mestrado: O sentido político do ensino de artes e o desenvolvimento da concepção de mundo na adolescência. Vigência: 2020 a 2022. 5. Mestrado A implementação da base nacional comum curricular: desafios e ações no espaço da gestão escolar. Vigência: 2020 a 2022. 6. Mestrado: Implicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docente. Vigência: 2017 a 2019. 7. Iniciação científica: Politecnia, Educação E Trabalho: Aportes Teórico-Conceituais À Educação Escolar De Adolescentes Do Ensino Médio. Iniciação científica ligada ao Curso de Psicologia, cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) sob o número n 5633. Universidade do Oeste Paulista. Vigência: 2019 a 2020. 8. Mestrado: A implementação da BNCC nas escolas da rede estadual paulista da diretoria de ensino de Santo Anastácio. 2019 a 2021. 9. Mestrado: Trabalho educativo, alienação e sofrimento docente no contexto da pandemia de covid-19: uma análise crítica a partir de concepções de professores do ensino fundamental II. Vigência: 2021 a 2023. Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). 9. Doutorado: Análise da base nacional comum curricular do ensino médio sobre a transmissão de conteúdos sistematizados e o processo de intervenção formativa com professores: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica. Vigência: 2020-2024. 10. Doutorado: Articulação da formação profissional média e superior (AMS): limites e possibilidades da verticalização da educação profissional e tecnológica no Centro Estadual De Educação Tecnológica Paula Souza. Vigência: 2021-2025. 11. Iniciação Científica ligada ao Curso de Psicologia, cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Universidade do Oeste Paulista. Vigência: 2021-2022. Inst. Financiadora: (PIBIC) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Coordenador / SILVIO SANTOS TOMAZIN - Integrante / MARIA LAURA LOPES BERTASSO - Integrante / BRUNO RISSATTO PEREIRA - Integrante / KEVIN AMARAL DE SOUSA - Integrante / JOÃO LUCAS DE SOUZA MAXIMIANO - Integrante / JOÃO GOMES MOREIRA - Integrante / LUCIANA ALBERTI CASADEI GONCALVES - Integrante / GEIZA MARCELA SCAPIM LOPES - Integrante / LURDINEI DE SOUZA LINES COELHO - Integrante / Maria Clara Favarão Crespi - Integrante / FERNANDA SIQUINI VALENCIANO - Integrante / MATHEUS MONTEIRO DE LIMA - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Associação Prudentina de Educação e Cultura - Programa de Pesquisa Docente - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2019

    USOS E APROPRIAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS PELA GESTÃO ESCOLAR: O CASO DO SARESP, Descrição: A pesquisa objetiva analisar a produção de conhecimento publicada em periódicos científicos nacionais, no período compreendido entre 1996 a 2017, que trata dos usos e apropriações dos resultados do SARESP pela gestão escolar. Para tanto, propõe-se uma pesquisa eminentemente bibliográfica associada as estratégias metodológicas adotadas pelos estudos denominados ?estado do conhecimento?. Essa metodologia será desenvolvida obedecendo-se quatro etapas principais: I) Mapeamento das fontes; II) Sistematização dos dados coletados; III) Análise e interpretação dos dados; e IV) Apresentação dos resultados da pesquisa. A pesquisa busca compreender o conhecimento acumulado sobre o tema em questão, por meio da sistematização, reconhecimento dos principais resultados das investigações, identificação de temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos ainda inexplorados. Com isso espera-se construir um quadro analítico/reflexivo acerca da produção científica brasileira que discute a relação entre avaliação externa e gestão escolar, bem como construir banco de dados que esteja disponível para análise de outros pesquisadores interessados na temática pesquisada. A pesquisa conta com Programa de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Coordenador / MARIA APARECIDA MUNICARDI CORTE - Integrante / GUSTAVO DE JESUS SAMPAIO - Integrante / Regilson Maciel Borges - Integrante.

  • 2017 - 2020

    APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL À PSICOLOGIA DO ESPORTE, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo produzir aportes teóricos da psicologia histórico-cultural à psicologia aplicada ao esporte. O projeto abarca dois subprojetos de iniciação científica. SUBPROJETO: Adolescência E A Representação Do Corpo No Cérebro: Contribuições da teoria histórico-cultural à psicologia do esporte. Este projeto propõe uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo fulcral, analisar a atividade física desportiva na adolescência como uma das principais atividades responsáveis pelo desenvolvimento da representação mental do corpo no cérebro. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e de primeiras aproximações dos aportes teóricos da neurociência sobre o tema, apresenta a adolescência como uma etapa propícia para o desenvolvimento de habilidades motoras que podem ser engendradas na complexidade da atividade desportiva. A representação subjetiva, no cérebro, da realidade objetiva (o corpo adolescente), é formada a partir de um sistema funcional complexo, constituído de funções psíquicas afetivo-cognitivas, tais como: sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento. Tais funções psíquicas não podem se desenvolver fora das atividades que as requeiram, confirmando, assim, a ideia de que a qualidade dessa atividade determina a qualidade do desenvolvimento psíquico na adolescência. Vigência: 2017 a 2018. SUBPROJETO: O Conceito De Atividade Na Teoria Histórico-Cultural E Sua Contribuição À Psicologia Do Esporte. Este projeto de pesquisa de iniciação científica propõe uma análise do conceito de atividade humana a partir da teoria histórico-cultural, com o objetivo de produzir aportes teóricos para a psicologia do esporte, notadamente, à atuação psicológica com atletas de alto rendimento. Para tanto, esta pesquisa bibliográfica caracterizará o conceito de atividade humana e sua relação com o desenvolvimento psíquico; Identificará as contribuições do conceito de atividade humana ao esporte de rendimento e analisará as contribuições de tal conceito para a sistematização de um treinamento psicológico à luz da psicologia histórico-cultural. Vigência: 2018 a 2019.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Coordenador / CINTHIA DE SOUSA NOGUCHI - Integrante / WESLEY DE OLIVEIRA PEREIRA - Integrante / ILSA MARCELA DIAS PASCHOAL - Integrante.

  • 2016 - 2017

    PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a especificidade da psicologia escolar/educacional a partir da psicologia histórico-cultural. O projeto abarca dois subprojetos de iniciação científica. SUBPROJETO: O Psicólogo Escolar/Educacional E As Teorias Pedagógicas: A Mediação Entre Psicologia E Educação Escolar. O presente projeto propõe uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir a necessidade de o psicólogo escolar/educacional conhecer teorias pedagógicas. Com base nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, notadamente a partir do conceito de mediação, esta pesquisa parte de uma análise das especificidades da atuação do psicólogo escolar/educacional propostas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), bem como da analise das principais teorias pedagógicas, para defender a hipótese de que a relação entre psicologia e a educação escolar deve ser mediada por uma teoria pedagógica, evitando assim, o psicologismo do processo educativo. Vigência: 2016-2017. SUBPROJETO: A Educação Escolar De Adolescentes E O Desenvolvimento Do Autodomínio Da Conduta: Contribuições Da Psicologia Histórico-cultural. Analisar o papel da educação escolar de adolescentes no desenvolvimento do autodomínio da conduta é o objetivo deste projeto de pesquisa. Com base na psicologia histórico-cultural, propõe uma pesquisa bibliográfica, teórico-conceitual, que busca compreender como o processo pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento por conceitos que, segundo Vygotski, é a nova forma de pensamento que pode ser desenvolvida na adolescência. Devido ao pensamento por conceitos, todas as demais funções psicológicas se intelectualizam, possibilitando o salto qualitativo das funções espontâneas às voluntárias e o consequente desenvolvimento da autoconsciência e do autodomínio da conduta. Esse processo, porém, não ocorre naturalmente, mas a partir da transmissão e apropriação de conteúdos culturais que promovam a formação de tal complexidade psíquica. Daí a necessidade de análise do processo educativo, uma das especificidades do psicólogo escolar/educacional. Vigência: 2016 a 2017.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Coordenador / MILENE EGEA SEMENSATO - Integrante / CAROLINA COPETTI FARIA - Integrante.

  • 2015 - 2020

    PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PRÁTICAS CLÍNICAS, Descrição: Produzir aportes teóricos à atuação clínica a partir da psicologia histórico-cultural é o objetivo deste projeto de pesquisa. O projeto abarca três subprojetos de iniciação científica. SUBPROJETO: Possibilidades De Atuação Clínica A Partir Da Psicologia Histórico-Cultural: Primeiras Aproximações. A atuação clínica na perspectiva dessa abordagem psicológica é considerada um campo de atuação pouco explorado no Brasil, visto que no período de 2008 a 2014 apenas um artigo foi encontrado sobre o assunto. O presente projeto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, pretende sistematizar esse trabalho. Para tanto, defenderá que a implantação de uma psicologia histórico-cultural clínica não pode ocorrer sem a discussão precedente sobre a concepção histórico-cultural de ser humano, desenvolvimento do psiquismo, método de atuação psicológica, bem como sobre a produção de psicodiagnóstico proposto por Vigotski e seus continuadores. Vigência: 2015-1017. SUBPROJETO: O Diagnóstico Do Desenvolvimento Em Vigotski: Contribuições À Atuação Clínica Histórico-Cultural Descrição: O presente projeto de pesquisa busca aplicar o conceito de diagnóstico do desenvolvimento em Vigotski à prática clínica a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, especificamente, no contexto do psicodiagnóstico. Nesse sentido, propõe uma pesquisa bibliográfica que analise teoricamente o conceito de diagnóstico clínico em Vigotski; a periodização do desenvolvimento humano como um dos principais aportes teóricos para a produção do psicodiagnóstico; o conceito de zona de desenvolvimento próximo como elemento indispensável à produção do psicodiagnóstico interventivo; bem como a identificação das principais técnicas envolvidas no psicodiagnóstico a partir desta abordagem. Vigência: 2017-2020. SUBPROJETO: A Relação Entre Atividade E Desenvolvimento Da Consciência: Contribuições À Luz Da Psicologia Histórico-Cultural. Descrição: Analisar a relação entre o conceito de atividade e o desenvolvimento da consciência humana, a partir da psicologia histórico-cultural, é o objetivo deste projeto de pesquisa de iniciação científica. Para tanto, propõe uma pesquisa bibliográfica com base no materialismo histórico-dialético que busca a explicação histórica da necessidade da inserção da categoria atividade na psicologia, a definição de atividade consciente, sua estrutura, bem como a relação de tal categoria com a formação da consciência, aqui entendida como um atributo do psiquismo humano. Vigência: 2018-2019.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Eleutério dos Anjos - Coordenador / VINÍCIUS WILLIAN DA COSTA BRANQUINHO - Integrante / MARIA LAURA LOPES BERTASSO - Integrante / JULIANA RIBAS BRIGATTO - Integrante / VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA - Integrante / BRUNO RISSATTO PEREIRA - Integrante.

Prêmios

2026

Trabalho Premiado: A disciplina Psicologia do Esporte nos cursos de educação física das Universidades Federais Brasileiras. 3° Mostra de graduação., Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

2026

Trabalho Premiado na 5° Mostra de Extensão: Psicologia educacional do esporte: um programa de treinamento psicológico junto a atletas de futsal feminino, Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

2025

Trabalho Premiado: Orientação de ICJr. VII Seminário de Iniciação à Pesquisa. "Relação entre atividade física e rendimento escolar nos estudantes do ensino fundamental", Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

2020

Professor Homenageado XLII turma de Psicologia, UNOESTE.

2019

Patrono da XLI turma de psicologia, UNOESTE.

2018

Professor Homenageado XL turma de Psicologia, UNOESTE - FACULDADE DE PSICOLOGIA.

2017

NOME DE TURMA, UNOESTE - FACULDADE DE PSICOLOGIA.

2016

PATRONO DA TURMA DE PSICOLOGIA - JULHO/2016, UNOESTE.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro. , UNESP - Universidade Estadual Paulista, Jardim Bela Vista, 13506900 - Rio Claro, SP - Brasil, Telefone: (19) 35264254

Experiência profissional

2026 - Atual

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita F

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2026 - Atual

universidade estadual paulista

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2026

    Ensino, eudcação física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e Educação Física - Turma 1 - 60h, Psicologia e Educação Física - Turma 2 - 60h

  • 03/2026

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento - 60h

  • 03/2026

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento - 60h

2022 - Atual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO

Vínculo: Professor Permanente PPGEDUC, Enquadramento Funcional: Prof. Permanente no Programa de Pós-graduação

Outras informações:
Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC)

Atividades

  • 07/2022 - 03/2026

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC).Linhas de pesquisa

  • 09/2025 - 02/2026

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II - 64h

  • 09/2025 - 02/2026

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa - 32h

  • 09/2025 - 02/2026

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Neuropsicologia e Educação Escolar: Contribuições de Vigotski e Luria (Núcleo Livre) 64h

  • 04/2025 - 09/2025

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 64h

  • 01/2025 - 07/2025

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Conhecimento - 64h, Seminário de Pesquisa - 32h

  • 07/2023 - 07/2025

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC).Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Portaria n. 375 de 11/07/2023. (D. O. U. n. 131, seção 2, 12/07/2023)..

  • 11/2024 - 03/2025

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II - 64h

  • 03/2023 - 03/2025

    Direção e administração, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia. Portaria n. 161 de 10/03/2023. (D.O.U. n. 49, seção 2, 13/03/2023).

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa - 32h

  • 04/2024 - 10/2024

    Ensino, Educação Física (licenciatura), Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 64h

  • 03/2024 - 07/2024

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Conhecimento - 64h, Seminário de Pesquisa - 32h

  • 03/2023 - 05/2024

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, Psicologia Educacional do esporte: um programa de Treinamento Psicológico junto a atletas de futsal e de futebol feminino.

  • 10/2023 - 03/2024

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II - 21h

  • 10/2023 - 03/2024

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II - 64h

  • 10/2023 - 03/2024

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II - 64h

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa - 32h

  • 04/2023 - 09/2023

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 64h

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Conhecimento - 64h, Seminário de Pesquisa - 32h

  • 10/2022 - 03/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 64h

  • 10/2022 - 03/2023

    Ensino, Educação Física (licenciatura), Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II - 64h

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa - 32 h

  • 07/2022 - 09/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação II - 32h

  • 07/2022 - 09/2022

    Ensino, geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 32h

  • 07/2022 - 09/2022

    Ensino, Educação Física (licenciatura), Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 32h

  • 05/2022 - 09/2022

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 64h

  • 05/2022 - 09/2022

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I - 64h

2022 - 2025

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Sem vínculo empregatício

Outras informações:
Projeto de pesquisa, contemplado pela Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT n 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados. "A BNCC e as políticas educacionais em diferentes estados brasileiros: materialização nos currículos e intervenção formativa de gestores/as escolares"

2023 - 2025

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Sem vínculo empregatício

Outras informações:
A pesquisa (com financiamento FAPESP, Processo 2022/06907-7, ModalidadeEP1) tem como objetivo compreender a educação e a escola do campo por meio de suas características e função social, mobilizando gestores, professores e pesquisadores para a construção de uma práxis-pedagógica inovadora e permeada por perspectivas críticas em educação. Para tanto, realizaremos estudos e intervenções coletivas pautadas na Pedagogia do Movimento Sem Terra considerando a sua relação com a educação do campo e o estabelecimento de interlocução com a Pedagogia histórico-crítica e a Psicologia histórico-cultural, com vistas a engendrar um processo de transformação qualitativa da escola pública do campo e torná-la mais ativa, inovadora e crítica por meio de trabalho coletivo com os professores e discussão de suas práticas pedagógicas em sala de aula. O processo de pesquisa objetivado por meio de intervenções-formativas. Ao final do processo de pesquisa, além do enfrentamento coletivo (pesquisadores e participantes) dos problemas da realidade escolar, esperamos contribuir com a práxis pedagógica dos professores, considerando as apropriações teorico-práticas de natureza crítica e as implicações na construção da sua consciência e atuação inovadora no interior da escola.

Atividades

  • 07/2024 - 07/2024

    Ensino, Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais: A relação Psicologia histórico-cultural e Pedagogia histórico- crítica e suas contribuições para a pesquisa em Educação - 02 créditos. 30 horas

2014 - 2022

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Permanente, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE - Mestrado e Doutorado), professor no curso de psicologia e supervisor de estágio em psicologia escolar e psicologia do esporte.

Atividades

  • 01/2022 - 05/2022

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos Fundamentais, Projeto de Graduação I, Psicologia do Esporte, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

  • 01/2022 - 05/2022

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Materialismo Histórico-Dialético e a Pesquisa em Educação

  • 12/2020 - 05/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.Atividade realizada, Editor da Revista Colloquium Humanarum.

  • 11/2018 - 05/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado).Linhas de pesquisa

  • 01/2018 - 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia.Cargo ou função, MEMBRO DO NDE.

  • 08/2014 - 05/2022

    Serviços técnicos especializados , Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Serviço realizado, SUPERVISOR DE ESTÁGIO - PSICOLOGIA ESCOLAR; SUPERVISOR DE ESTÁGIO - PSICOLOGIA DO ESPORTE ; SUPERVISOR DE ESTÁGIO - PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL.

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia Aplicada ao Esporte, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho educativo e desenvolvimento social: a função política da educação à luz da pedagogia histórico-crítica

  • 01/2021 - 07/2021

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Produção Científica, Processos Psicológicos Fundamentais, Psicologia Aplicada ao Esporte, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE

  • 12/2020 - 07/2021

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado).Cargo ou função, Vice coordenação do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação).

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia Aplicada ao Esporte, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE

  • 08/2018 - 08/2020

    Ensino, Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, TRABALHO EDUCATIVO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: A FUNÇÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

  • 01/2020 - 07/2020

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos Fundamentais, Psicologia Aplicada ao Esporte, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE

  • 04/2020 - 05/2020

    Ensino, Psicopedagogia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Interveção psicopedagógica escolar

  • 08/2017 - 01/2020

    Ensino, Psicopedagogia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, INTERVENÇÕES GRUPAIS EM PSICOPEDAGOGIA, NTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DO JOGO SIMBÓLICO

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos Fundamentais, Psicologia Aplicada ao Esporte, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 01/2019 - 07/2019

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos psicológicos básicos I, Psicologia aplicada ao esporte, Psicologia escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 01/2018 - 12/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PROCESSO PSICOLÓGICOS BÁSICOS, PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE, PSICOLOGIA ESCOLAR, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 10/2014 - 12/2018

    Ensino, Psicopedagogia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Aprendizagem e Afetividade, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DO JOGO SIMBÓLICO

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos I, Psicologia Aplicada ao Esporte, Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 01/2017 - 07/2017

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS, PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE, PSICOLOGIA ESCOLAR, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 01/2016 - 12/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I, PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE, PSICOLOGIA ESCOLAR, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS, PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE, PSICOLOGIA ESCOLAR, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS, PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE, PSICOLOGIA ESCOLAR, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE, PSICOLOGIA ESCOLAR, Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar, Supervisor de Estágio em Psicologia do Esporte

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do Esporte, Psicologia Escolar, Psicologia Institucional, SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE, Tópicos avançados em Psicologia

2013 - 2022

Faculdade de Ciências E Tecnologia de Birigüi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 4

Outras informações:
1° Lugar no CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, EDITAL Nº 02/2013.

2013 - 2013

Faculdade de Ciências E Tecnologia de Birigüi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2021 - 07/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 01/2020 - 07/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 01/2019 - 07/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • 01/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 01/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • 01/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

  • 01/2014 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II (3º Período), PSICOLOGIA GERAL (1º Período)

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I (2° período)

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II - Aprendizagem (3º período), PSICOLOGIA GERAL (1º período)

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Organizacional (1º período)

2012 - 2014

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente I

Atividades

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA (5° semestre)

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO INCLUSIVA (6° período), PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (2° período), PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA (4° período), PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM (2° período)

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E CICLO VITAL (1º período), PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM (3º período), PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA (5º período)

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (2º período), PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA (4º período), PSICOLOGIA ESCOLAR (6º período), TEORIAS PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO (2º período)

2013 - 2013

Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor mestre

2012 - 2012

Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 12

Outras informações:
1° Lugar teste seletivo para professor temporário

Atividades

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano III - Abordagem Fenomenológica, Fenomenologia - Metodologias de Atuação, Psicologia Desportiva, Supervisão clínica ? Fenomenologia, Teorias e Sistemas Psicológicos - Matrizes Compreensivas

2011 - 2012

Faculdades Integradas de Três Lagoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Psicologia, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2011 - 12/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Supervisor de Estágio - Clínica: abordagem Junguiana

  • 01/2012 - 08/2012

    Direção e administração, Centro de Psicologia Aplicada (CEPA).Cargo ou função, Responsável Técnico do Centro de Psicologia Aplicada (CEPA).

  • 01/2012 - 07/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LINGUAGEM E COGNIÇÃO, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO, TÉCNICAS DE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

2010 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM