Josimar Jorge Ventura de Morais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (1983);
2. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988);
3. Doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science/University of London (1992);
4. Pós-Doutorado em Sociologia na Universidade de Exeter (Inglaterra) (2009/2010);
INTERESSES
1. Sociologia da Música (Lutheria; Construção de Instrumentos Musicais; Tecnologia e Música; Música e Sociedade);
2. Sociologia dos Objetos (Teoria Social e Objetos);
3. Sociologia das Materialidades (Vida Social dos Objetos).
OUTROS
1. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música (UFPE)
2. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPE)
3. Professor Titular do Departamento de Sociologia/UFPE
4. Bolsista de Produtividade do CNPq
5. Líder do Grupo de Pesquisas "Música e Práticas Sociais"
6. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (UFPE)
7. Coordenador da Coordenadoria de Estudos da América Latina do Centro de Estudos Avançados (UFPE)
Informações coletadas do Lattes em 19/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
1988 - 1992
London School of Economics and Political Science
Título: The "New" Unionism in Pernambuco (Brazil) in the 1980s
Orientador: Stephen Hill
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sindicalismo; Eleições Sindicais; Poder; Oligarquia Sindical; Democracia Sindical.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.
Mestrado em Sociologia
1984 - 1988
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Teia das Articulações: Um Estudo Sobre a Estrutura de Poder no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arcoverde-PE, Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Roberto Oliveira de Aguiar
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sindicalismo; Poder; Democracia Sindical; Oligarquia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.
Pós-doutorado
2009 - 2010
Pós-Doutorado. , University of Exeter, EXETER, Inglaterra. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Futebol.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Música.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Sociológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Fotografia.
Organização de eventos
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . Gilberto Freyre e o 'Football Mulato'. 2008. (Congresso).
MORAIS, Jorge Ventura de ; VERAS, E. . X Encontro de Ciências Sociais. 2007. (Congresso).
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. ; BARRETO, Túlio Velho . Futebol, Cultura e globalização. 2006. (Congresso).
FERREIRA, J. ; MORAIS, Jorge Ventura de . 1o Encontro de Ciência e Tecnologia. 2004. (Congresso).
Participação em eventos
IV Encuentro ALESDE-Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales del Deporte. Batendo Bola com Harold Garfinkel: a Moral do Futebol Como Ordem Constituída. 2014. (Congresso).
36o Encontro Anual da Anpocs. Uma Ordem de Valor Futebolística? Estudo Comparativo Entre Modos de Justificar de Torcedores e Profissionais no Debate Sobre Tecnologias de Monitoramento. 2012. (Congresso).
35o Encontro Anual da Anpocs. Entre a Justiça e a Burrice do Video Tape: a Construção da Moralidade no Debate sobre o Uso de Tecnologias de Monitoramento. 2011. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Corações na Ponta das Chuteiras: Formação de Jogadores de Divisões de Base e Controle das Emoções. 2011. (Congresso).
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia. Ritual e Dramatização nas Interações Sociais de 'Aprendizes' de Futebol em Categorias de Base. 2011. (Congresso).
1o. Simpósio de Estudos Sobre Futebol (Museu do Futebol).A Regra do Impedimento e a Dinâmica do Futebol: uma Análise a Partir da Sociologia Figuracional de Norbert Elias. 2010. (Simpósio).
34o. Encontro Anual da Anpocs. Treinamento de Táticas Coletivas e Disciplinamento dos Corpos nas Categorias de Base do Futebol: uma Análise das Práticas Sociais de Aquisição de Técnicas Futebolísticas. 2010. (Congresso).
14o. Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste-CISO. Norbert Elias, as Figurações e a Flexibilidade das Regras do Futebol. 2009. (Congresso).
XI Congresso Nacional de História do Esporte, Educação Física, Lazer e Dança. O Legal e o Legítimo nas Regras do Futebol: Questões de Justiça e Moral no Esporte Global. 2009. (Congresso).
XII Simpósio Internacional Processo Civilizador.Regras do Jogo e Regras Morais. 2009. (Simpósio).
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Jogos Eletrônicos (JEs) on-line: por uma hermenêutica da vivência de criatividade no ciberespaço. 2009. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. O Significado das Regras do Futebol Para a Sua Identidade. 2009. (Congresso).
XXVII Congreso ALAS. 'peneirão' da Guabiraba. 2009. (Congresso).
XXXIII Encontro Anual da Anpocs. Regras do jogo vs. regras morais: para uma teoria sociológica do 'fair paly'. 2009. (Congresso).
Gilberto Freyre e o 'Football Mulato'.O Futebol na Perspectiva de Gilberto Freyre e sua Influência nas Análises Sobre o Futebol Brasileiro. 2008. (Seminário).
I Encontro da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). As Regras do Futebol e o Uso de Tecnologias deMonitoramento. 2008. (Congresso).
Semana Japonesa.Estilos de Vida 5: Gastronomia Japonesa: Interpenetrações na Cultura Japonesa. 2008. (Simpósio).
XI Simposio Internacional Processo Civilizador: Civilização, Cultura e Instituições.A Regra do Impedimento e a Dinâmica do Futebol: uma Análise a Partir da Sociologia Figuracional. 2008. (Simpósio).
XXVIII Encontro Anual da ANPOCS. Gilberto Freyre e a Articulação dos Níveis Micro e Macro na Sociologia. 2004. (Congresso).
23o. Encontro Anual da ANPOCS. As Ciências Sociais e a Explicação por Mecanismos: um Novo Enfoque Metodológico?. 1999. (Congresso).
XXII Encontro Anual da ANPOCS. Mapeando o "Reino" da Sociologia Histórica: Reflexões Acerca do Modelo Teórico-Metodológico de Theda Skocpol. 1998. (Congresso).
VII Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste. Mantendo o Poder: Trabalhadores e Política Interna em Sindicatos. 1995. (Congresso).
II Encontro de Ciências Sociais.O Problema da Liderança no Movimento Sindical: Robert Michels e Lenin Comparados. 1994. (Encontro).
III Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Divisões Internas na Classe Trabalhadora e Acção Sindical Coletiva, 1978-1989. 1994. (Congresso).
XVIII Encontro Anual da ANPOCS. Sindicatos e Democracia Interna, 1978-1992. 1994. (Congresso).
Participação em bancas
MORAIS, Jorge Ventura de; PERRUSI, A. F. A.; SANTIAGO, R. L. L.. A Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco: Uma Análise dos Favoráveis e Críticos aos Interesses da FIFA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; TEIXEIRA, F. W.; LIMA, J. D. S.. MAM-RJ COMO LUGAR DE EXIBIÇÃO E PRODUÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA: OPINIÃO 65 E O GESTO POLÍTICO/POÉTICO DE HÉLIO OITICICA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SANDRONI, C.; GARRABE, Laure;MORAIS, Jorge Ventura de. ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO E DA APRENDIZAGEM DO COCO DE RODA DA MESTRE ANA LÚCIA DO BAIRRO DO AMARO BRANCO DE OLINDA. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; ALMEIDA, C. M. G.. 169 Anos Ensinando Música: Uma Análise do Processo de Formação de Cinco Diferentes Gerações de Clarinetistas de uma Banda Filarmônica Sesquicentenária Pernambucana. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; SANDRONI, C.. A Obra de Rildo Hora e a Construção de uma Identidade Brasileira na Gaita Cromática. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; BEZERRA, A. A.. A Transformação do Campo Artístico Musical em Recife com a Formação de um Mercado de Trabalho Fomentado Pela Rádio Clube de 1930 a 1940. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.; MENDONCA, L. F. M.;MORAIS, Jorge Ventura de. De um Ritmo Periférico para expressão Cultural de Pernambuco: uma Análise da Institucionalização do Brega pelo Estado a Partir da Lei do Brega e das Disputas no Campo Musical de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, T.; MENDONCA, L. F. M.. Autor Como Produtor Lo-Fi: Interlocuções Contemporâneas Sobre o Conceito de Refuncionalização Técnica em Walter Benjamin. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; ANDRADE, B. C.. Terceiro Momento da Poesia Marginal a partir das Ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MARQUES, D. B.; ALENCAR, Rosane. Zika Vírus: uma Pesquisa Sobre a Participação da Fundação Oswaldo Cruz no Combate à Epidemia de Zika. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARQUES, D. B.;MORAIS, Jorge Ventura de; MOURA, G. L.. A Invisibilidade Numa Perspectiva Honnethiana: Análise em Ambiente Organizacional com Trabalhadores Terceirizados de uma IFES. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Pública Para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MARQUES, D. B.; MOURA, G. L.. De uma Possibilidade de Compreensão do Formalismo a uma Conceitualidade e Não-Conceitualidade do Devir das Práxis Sociais e Políticas da Modernidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Pública Para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; ALENCAR, R.. Mulheres em Cena no Cinema Hollywoodiano Mainstream: Negociando Estruturas. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; LIMA, F. C. F.. Nada é Tão Nosso Quanto os Nossos Sonhos: um Estudo Sociológico Sobre a Trajetória de Vida da Blogueira de Moda/Influenciadora Digital Bianca Andrade. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SIMÔES, J.L.; RATTON JR, J. L. A.. 'Hoje, Não Vou Pra Arquibancada, Eu Vou Pra a Arquibancada Pra Sentir Mais Emoção': Uma Análise das Gerais dos Estádios de Recife-PE na Contemporaneidade a Partir das Canções Entoadas Pela Torcida. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; RATTON JR, J. L. A.; MARQUES, D. B.. Governo dos Algoritmos? WikiLeaks, Tecnopolítica e Filtros Invisíveis na Sociedade de Controle. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; RATTON JR, J. L. A.; LUCENA, M. Z.. Coesão Social, Eficácia Coletiva e Criminalidade: o caso de Santo Amaro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; LUCENA, M. Z.; PERRUSI, A. F. A.. Outro Olhar Sobre os Adolescentes em Conflito com a Lei: uma análise das trocas simbólicas dentro dos Centros de Atendimento Socioeducativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ANJOS, M.; REIS, L. A. V. P.. Persistir Sucumbindo: estética e política nas peças curtas tardias de Samuel Beckett e inserções do Coletivo Irmãos Guimarães. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; TRAJANO, M. C.; MARTINS, P. H.. Identidade Latino-Americana nas Concepções de Manoel Bomfim e Octavio Paz: uma análise à luz do pensamento decolonial. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALBERNAZ, L. S. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; CAVALCANTI, J. S. B.. Culinária Popular e Comensabilidade de Elite: Identidade Pernambucana e Símbolos de Distinção em Recife. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; RATTON JR, J. L. A.; LUCENA, M. Z.. Coesão Social, Eficácia Coletiva e Criminalidade: o Caso de Santo Amaro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; LIMA, J. D. S.. Fruição como Elemento da Política na Arte: Entre Bourdieu e Rancière. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, P. H.; MEDEIROS, R. S.;MORAIS, Jorge Ventura de. O (Novo) Desenvolvimentismo Brasileiro: do 'Novo' Pacto do Poder à Manutenção do Discurso Economicista. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ALENCAR, Rosane; COSTA JUNIOR, L. C. P.. O Desmantelamento do Conceito de Inclusão Digital: uma Sociologia das Associações da Rede MetaReciclagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura deBARRETO, Túlio Velho; BURITY, J.A.. A Teoria Sociológica nos Planos de Curso de Sociologia da Rede Estadual de Pernambuco (GRE-Garanhuns). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Sociais Para o E) - Fundação Joaquim Nabuco.
HAMLIN, C. C. L.;MORAIS, Jorge Ventura de; OLIVEIRA, T. M.. As Antinomias na Teoria da Formação Conceitual Weberiana: uma Análise Através d'A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; NINO, M. C.; TEIXEIRA, F. W.; SOARES, P. M. F.. O Atelier Coletivo em Espaços e Trajetórias. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
TEIXEIRA, F. W.;MORAIS, Jorge Ventura de; REZENDE, A. P.. À Francesa: Sociabilidades e Práticas Alimentares no Recife (1900-1930). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; RATTON JR, J. L. A.; PERRUSI, A. F. A.. Futebol Total: Sociologia da Formação de Jogadores de Futebol em Clube de Bairro. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; GOMES, T. M.; BARBOSA, L. F.. Recife Entra em Campo: História Social do Futebol no Recife, 1905-1937. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; PORTO FILHO, G.; NEVES, A. M. M.. O Détournement em Intervenções Urbanas: Métodos Situacionistas na Arte Contemporânea Brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; PAIVA JUNIOR, F. G.; MELLO, S. C. B.; LEAO, A. L. M. S.. A Configuração do Campo de Consumo do Vinho do Vale do São Francisco: uma Luta por Preservação ou Subversão da Ordem Vigente no Consumo Vínico. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, P. H.; CAMPOS, Roberta B. C.;MORAIS, Jorge Ventura de. As Interfaces do Acolhimento: uma Análise da Atenção Básica a Partir das Relações Face a Face. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
RATTON JR, J. L. A.;MORAIS, Jorge Ventura de; Melo, Patrícia Bandeira de. Jovens Como Protagonistas de Homicídios: Configurações de Homicídios Praticados e Sofridos por Jovens no Recife em 2009. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.;de MORAIS, Jorge Ventura; NINO, M. C.. O Projeto de Arte-Vida de Lygia Clark: Rupturas e Desafios na Formulação de um Projeto de Arte Contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
RATTON JR, J. L. A.; Melo, Patrícia Bandeira de;MORAIS, Jorge Ventura de. "Confiar Desconfiando": Vulnerabilidade, Risco e Produção de Segurança na Atividade dos Taxistas da Cidade do Recife. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.; Trotta, Felipe;MORAIS, Jorge Ventura de; MUTZENBERG, R.. "E Eu Tão Singular me Vi Plural": Identidade e Tradição na Poética de Lenine. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, P. H.; Collaço, Janine;MORAIS, Jorge Ventura de. Dize-me o que Comes e te Direi Quem És: um Estudo dos Processos Sociais de Construção de Identidades e Estilos de Vida Entre os Gastrônomos. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; Nascimento, F.A. do; BRANDÃO, T.M.P; HOFFNAGEL, M. J.. Imprensa e Discurso Político: as disputas pelo poder no governo de Chagas Rodrigues (Piauí, 1959-1962). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SIMÔES, J.L.; RATTON JR, J. L. A.. Os Significados do Futebol Amador Recifense a Partir de sua Interdependência com o Futebol Profissional. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; Macedo, A.G; SOARES, P. M. F.; WEBER, S.. Os Intelectuais e as Idéias: um Estudo de Caso Sobre as Disposições Intelectuais dos Professores de Ciências Sociais. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MARTINS, P. H.; CAMPOS, Roberta B. C.. Amores Possíveis: as Mulheres e os Relacionamentos Íntimos na Contemporaneidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, P. H.;MORAIS, Jorge Ventura de; SILVA, A. S.. Julgar e Conciliar o Consumo de Bens Essenciais: uma Expedição às Audiências e Arquivos Processuais em Camaleônico. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ANJOS, M.; ROCHA, M. E.. A Dimensão Crítica das Intervenções no Partimônio/Memória na Produção Artística de José Rufino. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; VERAS, E.; RATTON JR, J. L. A.. Georg Lukács e a Crítica à Ciência Sociológica Alemã: da escola de Heidelberg a História e Cosnciência de Classe. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, A. S.;MORAIS, Jorge Ventura de; BRANDAO, C. R. C.. A objetividade relativa em Popper com o pressuposto do realismo metafísico: implicações jurídicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; FERREIRA, J.; DUARTE, E.. Reflexividade e Aceleração: as Estratégias Racionais de Sobrevivência: o Caso dos Profissionais do Pólo de Informática do Recife. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CAVALCANTI, J. S. B.; NINO, M. C.. As Mulheres e a Arte no Contexto Social Pernambucano. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; OLIVEIRA, J. L.; VERAS, E.. Paródias à Ciência: Ironias Machadianas. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; WEBER, S.; SIPIENSKI, P.. "Vida e Vida com Abundância" - Teologia da Prosperidade, Sagrado e Mercado: um Estudo de Afinidade Eletiva, o Mercado e a Ética de Consumo na Igreja Universal do Reino de Deus. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CAVALCANTI, J. S. B.; CANIELLO, M. M.. É Possível uma Ação Criativa?: Elementos Para uma Teoria da Ação na Obra de Pierre Bourdieu. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CAVALCANTI, J. S. B.; MARTINS, P. H.; LEAO, I.; CARVALHO, M. J.. As Práticas do Coronelismo: Estudo de Caso do Domínio Político dos Coelho em Petrolina-PE. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; RANDS, M.; ANDRADE, S. M. C.. O Assessor Sindical, as Políicas Sindicais e a Mudança Social. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; OLIVEIRA, J. L.; FEITOSA, R. J.. Aplicação da Teoria dos Jogos ao Direito: Pressupostos Epistemológicos e Descrição de Aplicações de Interesse Jurídico. 2000. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; NEVES, J. A. B.;WANDERLEY, J. C. V.. Estrutura Social, Instituições e Crime: Paradoxos da Explicação Sociológica. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ADEODATO, J. M.; OLIVEIRA, J. L.. As Bases da Democracia: Aspectos da Teoria Utilitarista e o Liberalismo de John Rawls. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOUTOMAIOR, H. P.; JACOBI, P. R.. Paradigmas dos Movimentos Sociais: Entre um Olhar Estratégico e um Olhar Identitário. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; RAMALHO, J. R.; ALVIM, R.. Práticas Assistenciais nos Sindicatos no Final dos Anos 90: a Luta Acabou ou (Re)Inventaram a Roda?. 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MORAIS, Jorge Ventura de; RANDS, M.; SCOTT, R. P.. A Outra Face do Sindicalismo: Estudo Sociológico Sobre a Relação de Gênero e de Poder Entre Lideranças de Seis Sindicatos na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; OLIVEIRA, J. L.; ZAVERUCHA, J.. Violência Policial: Reflexões Sobre a Tolerância Entre Segmentos da Sociedade do Recife. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SALDANHA, N.. A Decisão Judicial: Dogmatismo e Empirismo. 1998. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ADEODATO, J. M.; RANDS, M.. A Despedida Arbitrária no Texto Constitucional de 1988. 1998. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ANDRADE, S. M. C.. Quando o Capibaribe Desaguar no Prata: Pernambuco e o Mercosul, Escolhas e Interesses. 1998. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; OLIVEIRA, J. L.; MELO, M. A.. Interações Entre Política Internacional e Política Doméstica Durante a Tramitação do Projeto de Lei de Proteção à Propriedade Industrial. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de. As Febres do Aracaju: dos Miasmas aos Micróbios. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Sergipe.
MORAIS, Jorge Ventura deWANDERLEY, J. C. V.; ANDRADE, S. M. C.. A Representação Classista na Justiça do Trabalho: um Estudo Acerca dos Processos de Escolha e Nomeação e da Prática Cotidiana de Juízes Classistas, em Pernambuco. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; REZENDE, A. P.; FERRAZ, M. S.. O DOPS e o Estado Novo: os Bastidores da Repressão em Pernambuco, 1935-1945. 1996. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; LINS, J.; ANDRADE, S. M. C.. Sindicalismo e Educação: um Estudo do Debate Educacional no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, 1990-1994. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura deWANDERLEY, J. C. V.; RAMOS, F.. A Cooperação com a Prevenção de Acidentes: um Estudo de Caso na CHESF Entre 1989 e 1993. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; NEVES, M.; WEBER, S.. Trabalho e Castigo: Representações do Trabalhador Urbano em Recife Sobre o Contrato Individual de Trabalho. 1995. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; REZENDE, A. P.; FERRAZ, M. S.. O Movimento Estudantil Alagoano e a Resistência ao Regime Militar, 1968-9180. 1994. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; REZENDE, A. P.; FERRAZ, M. S.. Os Abalos de Sábado à Noite: do Governo Popular e Revolucionário em Natal à Guerra do Largo da Paz em Recife - 1935. 1994. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SCOTT, R. P.; HOFFNAGEL, J.. Mulher: Poder e Trabalho Entre Operárias e Ex-Operárias no Distrito de Prazeres. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
LAVAREDA, A.;WANDERLEY, J. C. V.MORAIS, Jorge Ventura de. As Bases Sócio-Econômicas dos Partidos Políticos no Brasil, 1982-1990. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, P. H.;MORAIS, Jorge Ventura de; SANTOS, G. G. C.; SILVA, D.M. da; GOMES, G. C.. Regime do Inconsciente Colonial Capitalístico: Entendendo seus Mecanismos e Buscando Pistas Para Saídas Decoloniais a Partir das Resistências Micropolíticas de Mestres e Mestras da Tradição. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; ROCHA, M. E.; RODRIGUES, F. J.; SANTANA, P. M. S.. DIVERSÃO E LUTAS POR VALOR HUMANO: OS CIRCUITOS PERIFÉRICOS DE SOM AUTOMOTIVO EM CIDADES ALAGOANAS. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura deBRITO, Simone Magalhães; TRAJANO, M. C.; NINO, M. C.; SOARES, P. M. F.. AUTORIAS DA AÇÃO EXPOSITIVA DA ARTE: a exposição como prática social coletiva e sentidos da autoria no mundo artístico do Recife. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
HAMLIN, C. C. L.; VANDERBERGHE, F.;BRITO, Simone MagalhãesMORAIS, Jorge Ventura de; PERRUSI, A. F. A.. Os dualismos da vida social: um estudo sobre o caráter dualista e relacional da teoria social de Georg Simmel. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MARTINS, P. H.; SANTOS, G. G. C.; PAULA JUNIOR, J. V.; GADEA CASTRO, C. A.. Entre o 'Ironista' e o 'Decolonial': um Estudo Pragmatista de Walter Mignolo. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROCHA, M. E.;MORAIS, Jorge Ventura deBRITO, Simone Magalhães; ARAUJO, K. M.; PULICI, C. M.. Pode Entrar: manifestações de gosto no âmbito da moradia e da decoração das elites culturais da Região Metropolitana do Recife. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; HAMLIN, C. C. L.; PETERS, G. M.;BRITO, Simone Magalhães; MELO, F. A. B. C.. As Ambivalências do Gosto: Repensando os Limites da Teoria Bourdieusiana do Habitus à Luz da Dimensão Estética. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; PERRUSI, A. F. A.;BRITO, Simone Magalhães; PETERS, G. M.. Condições e Limites do Julgamento Estético na Teoria Social de Pierre Bourdieu. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; WEBER, S.; SANTOS FILHO, H. P.; SOUZA, L. C. Q.; BORBA, C. G. C.. A Dialética Social da Pesquisa em Música: produção do conhecimento e autonomia profissional dos músicos performers na pós-graduação brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ROCHA, M. E.; SOARES, P. M. F.; NINO, M. C.; TEIXEIRA, R. P.. Agenciamentos Artísticos: Uma Análise Sociológica Sobre a Agência dos Trabalhos Artísticos no Interior do Campo da Arte do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
PERRUSI, A. F. A.;BRITO, Simone MagalhãesMORAIS, Jorge Ventura de; ROCHA, M. E.; PONTES, N. L. M. T.. Animais de Estimação e Civilidade: a Sensibilidade de Empatia Interespécie nas Relações com Cães e Gatos. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MAGALHAES, H. P.; SOARES, P. M. F.; ALENCAR, Rosane; MARQUES, D. B.. Por uma sociologia da imagem desenhada: reprodução, estereótipo e agência nas representações étnico-raciais nos quadrinhos de super-heróis da Marvel Comics. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
WEBER, S.;MORAIS, Jorge Ventura de; PERRUSI, A. F. A.; NUNES, J. H.; OLIVEIRA, R. V.. Dos Ofícios da Alimentação à Moderna Cozinha Profissional: Reflexões Sobre a Ocupação de Chef de Cozinha. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SILVA, J. L. F.; LEAO, A. L. M. S.; PERRUSI, A. F. A.; MARTINS, P. H.. Ethos dos Dirigentes e a Figuração do Futebol de Espetáculo: o Caso do Sport Club do Recife. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
RATTON JR, J. L. A.;MORAIS, Jorge Ventura de; OLIVEIRA, M. V. F.; MARTINS, H. T.; PERRUSI, A. F. A.. Guerra e Vida Errada: Reflexões Sobre Representações (Sociais) da Violência Urbana a Partir dos Relatos de Jovens em Santo Amaro. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
RATTON JR, J. L. A.;MORAIS, Jorge Ventura de; FONTES, B. A.; MONTEIRO, C. M. G.; SILVA, B. F. A.; ANTUNES, G. M.. Redes Sociais, Efeito de Vizinhança e Criminalidade: o Capital Social e Eficácia Coletiva Como Mecanismos Explicativos da Violência Urbana. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
RATTON JR, J. L. A.;MORAIS, Jorge Ventura de; MISSE, M.; OLIVEIRA, J. L.; MARTINS, P. H.. O Processo de Construção da Verdade no Tribunal do Júri de Recife (2009-1010). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
CAMPOS, Roberta B. C.; LEWGOY, B.;BRITO, Simone MagalhãesMORAIS, Jorge Ventura de; ALBERNAZ, L. S.; SCOTT, R. P.. Limites e Paradoxos da Moralidade Vegan: um Estudo Sobre as Bases Simbólicas e Morais do Vegetarianismo. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MAGALHAES, R.;MORAIS, Jorge Ventura de; LOVISOLO, H.; SILVA, L. A. M.; VANDERBERGHE, F.. Esporte Como Experiência: uma Análise Fenomenológico-Pragmática da Constituição do Jogo Coletivo. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AMORIM, L. M. E.; SEGAWA, H. M.;MORAIS, Jorge Ventura de; PORTO FILHO, G.; BRANDAO NETO, J. S.; MOREIRA, F. D.. O Edifício Gadget: da Relação Entre Função, Espaço e Forma em Tipos Arquitetônicos Contemporâneos Globais: o Caso dos Estádios de Futebol. 2013. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; LUCENA, R. F.; LEAO, A. L. M. S.; RATTON JR, J. L. A.; PERRUSI, A. F. A.. Sociologia Processual de uma Política Pública de Esporte e Lazer. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Trotta, Felipe; MARQUES, D. B.; ALENCAR, R.; SOARES, P. M. F.;MORAIS, Jorge Ventura de. "Eu Bebo Vinil e Escuto Cachaça": O Papel da Materialidade nos Significados Atribuídos ao Disco de Vinil. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
LOPES, J.S.L.;MORAIS, Jorge Ventura de; DAMO, A.S.; SIMÔES, J.L.; VERAS, E.. Desvendando o Jogo: Futebol Amador e "Pelada" na Cidade e no Sertão. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
NOGUEIRA, M. A.;MORAIS, Jorge Ventura de; BRANQUINHO, F.; GIRALDO, L.; ROCHA PITTA, D.P.. Entre o Ser e o Nada: um Ensaio de Antropologia Simétrica Sobre os Discursos Proferidos Pelos Cientistas e Veiculados Pela Imprensa no Processo que Levou à Aprovação do Uso de Embriões Humanos nas Pesquisas com Células-Tronco Embrionárias no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; VANDENBERGHE, F.; MARTINS, P. H.; REZENDE, A. P.; SOARES, P. M. F.. Quem Acreditou no Amor, no Sorriso, na Flor: a Confiança nas Relações Amorosas. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
WEBER, S.; CUNHA, L. A.;MORAIS, Jorge Ventura deWANDERLEY, J. C. V.; Macedo, A.G. Articulação Entre Discursos Globais e Locais na Definição da Interpretação Legítima de Universidade nas Propostas de Reforma da Educação Superior no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; FERREIRA, J.; RATTON JR, J. L. A.; BRANQUINHO, F.; ALENCAR, R.. Performatividade e Agenciamento Humano e Não-Humanos. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MARTINS, P. H.. República e Patrimonialismo: a Publicização do Privado e a Privatização do Público no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; FERREIRA, J.; MARTINS, P. H.; REZENDE, A. P.; SANTOS, F. C.. Do Corpo-Máquina ao Corpo-Informação: o Pós-Humano Como Horizonte Biotecnológico. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
JUNQUEIRA, L.;MORAIS, Jorge Ventura de; FONTES, B. A.; NEVES, M.; PRYSTHON, A.. O Dito e o Interdito na Comunicação Política: o Papel da Imprensa na Crise de Legitimidade em Pernambuco. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; WEBER, S.; ANJOS, M.; FARIAS, A.; JUNQUEIRA, L.. Brasil Tropicália: do Itinerário à Destruição da Auara Artística de Hélio Oiticica. 2003. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; HOFFNAGEL, M. J.; CARVALHO, M. J.; FERRAZ, M. S.; MARSON, I.. Entre a Liturgia e o Salário: a Formação dos Aparatos Policiais no Recife do Século XIX: 1830-1850. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; VERAS, E.; REZENDE, A. P.; SANDRONI, C.; CIACCHI, A.. Malandragem e Ordem Social: um Estudo da Autoridade Malandra Através do Samba e da Literatura. 2003. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MELO, M. A.; HAMLIN, C. C. L.; GUSMAO, L. A.; REZENDE, F.. Ulisses Liberto ou Prometeu Acorrentado?: Limites e Possibilidades da Explicação por Mecanismos em Jon Elster. 2003. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; WEBER, S.; ATHIAS, R.; PAOLI, M. C.. Ações Coletivas e Movimentos Sociais: Aderências, Conflitos e Antagonismo Social. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CARVALHO, M. J.; HOFFNAGEL, M. J.; FERRAZ, M. S.. Policiados: Controle e Disciplina das Classes Populares na Cidade do Recife, 1865-1915. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ADEODATO, J. M.; RANDS, M.; OLIVEIRA, J. L.; FEITOSA, R. J.. As Relações de Trabalho: uma Perspectiva Democrática. 2001. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; FONTES, B. A.; PELLERIN, G.; MOTTA, F.. Proposta de um Modelo Multidimensional-Reflexivo Para Análise de Organizações Empresariais. 2001. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ADEODATO, J. M.; RANDS, M.; FEITOSA, R. J.; CAVALCANTI, F. B.. O Sindicalismo e os Movimentos Sociais. 2001. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CAVALCANTI, J. S. B.; CARVALHO, M. J.; FERRAZ, M. S.; DAMATTA, R.. O Ethos Brasílico: Sociologia Histórica da Formação Nacional, 1500-1654. 2001. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; FONTES, B. A.;WANDERLEY, J. C. V.; MELO, M. A.; AZEVEDO, S.. O Desempenho da Gestão Pública e seus Determinantes: uma Análise em Municípios do Nordeste. 2000. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA JUNIOR, M. B. M.;MORAIS, Jorge Ventura de; SIMÔES, J.L.; SOUZA, V. R. F. P. E.; CAMINHA, I. O.. O Ensino do Esporte no Program Inspiração Internacional: contribuições teórico-metodológicas a partir da educação intercultural. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB) - Universidade de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CASTILHO, C.. Discursos e Territorialidades em Torno do Processo de Assentamentos Rurais em Passira-PE: Uma Análise do Discurso da Inserção Sócio Territorial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CARVALHO, M. J.; Cabral, George; Brandão, Sylvana. Modernização Centralizadora: Território e Desenvolvimento Urbano na Província de Sergipe (1850-1889). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
AMORIM, L. M. E.;MORAIS, Jorge Ventura de; DINIZ, F.; BRANDAO NETO, J. S.; PORTO FILHO, G. A. M. D.. O Edifício Gadget: uma Discussão Sobre a Arquitetura Contemporânea a Partir do Caso dos Estádios de Futebol. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.
VERAS, E.;MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; ROCHA, M. E.. Rigoroso Horizonte: um Estudo Sociológico Sobre a Gênese de um Estilo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; CAMPOS, Roberta B. C.; SOARES, P. M. F.; ROCHA, M. E.. O Gerenciamento da Confiança à Luz da Perspectiva Goffmaniana: uma Análise Dramatúrgica das Relações Amorosas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; FERREIRA, J.; MARTINS, P. H.; MIRANDA, C.A.. De Cabo a Rabo: um Estudo Sobre a Construção da Soberania Médica em Pernambuco. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
VERAS, E.;MORAIS, Jorge Ventura de; MUTZENBERG, R.; WEBER, S.. A Mentalidade Diplomática: um Estudo do Itamaraty Face ao Regime Militar. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SILVA, A. S.; VERAS, E.; SOUTOMAIOR, H. P.. A Escola do Recife e a Sociologia no Brasil do Século XIX. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; JUNQUEIRA, L.; BURITY, J.A.. O Discurso Político de Luiz Inácio Lula da Silva na Propaganda Política de 2002. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
VERAS, E.; ROCHA, M. E.;MORAIS, Jorge Ventura de. de Azevedo. Cultura Popular e Festival de Arte de São Cristovão: Dois Momentos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOUTOMAIOR, H. P.; CIACCHI, A.. Maladragem e Ordem Social: Estudo de Autoridade Malandra Através do Samba. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; HAMLIN, C. C. L.; REZENDE, F.. Limites e Possibilidades da Explicação em Jon Elster. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; WEBER, S.; NINO, M. C.. Brasil-Tropicália: do Itinerário de uma Arte Brasileira à Destruição da Aura Artística em Hélio Oiticica. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; RANDS, M.; SILVEIRA, W. J. M.. Concepções de Democracia e Práticas Sindicais na CUT. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOUTOMAIOR, H. P.; CARVALHO, M. J.. Sociologia Histórica da Formação da Nacionalidade: Ethos, Construção da Nação e Constituição do Sentimento Nacional. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; HOFFNAGEL, M. J.; FONTES, B. A.; OLIVEIRA, J. L.. Da Estrutura Agrária, do Prestígio e da Honra Social ao Assitencialismo e Clientelismo Modernos. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOUTOMAIOR, H. P.; CARVALHO, M. J.. Sociologia Histórica da Formação da Nacionalidade: Ethos, Construção da Nação e Constituição do Sentimento Nacional. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; LEAO, A. L. M. S.; BARROSO, H. C. M. P.. A Mudança da Torcida do Clube Náutico Capibaribe do Estádio dos Aflitos para a Arena Pernambuco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; REZENDE, A. P.; TEIXEIRA, F. W.. À Francesa: Sociabilidades e Práticas Alimentares no Recife (1900-1930). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROCHA, M. E.;MORAIS, Jorge Ventura de; BENZAQUEN, G. F.. Torcida Jovem do Sport: a Cultura dos Lampiões e das Marias Bonitas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MENDONCA, L. F. M.; BEZERRA, A. A.. .A Rabeca Artesanal de Pernambuco: uma Sociologia das Práticas na Construção de um Instrumento Musical. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MUTZENBERG, R.; XAVIER, R. S.. Movimentos e Redes Sociais: Limites e Possibilidades para Discussão Contemporânea. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
FERREIRA, J.;MORAIS, Jorge Ventura de; ANDRADE, F. J.. Comunicação em Rede: Notas Sobre a Recepção da #Vaza-Jato no Twitter. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; COUTO, A. C. N.; ALENCAR, Rosane. Circo Social: Um Estudo Etnográfico Sobre a Metodologia da Escola Pernambucana de Circo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; ROCHA, M. E.. Arte e Revolução Social no Brasil: uma Análise Fílmica e Teórica das Características Estéticas e Sociopolíticas do Cinema Novo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ALENCAR, Rosane; TRAJANO, M. C.. O Outro Lado da Contestação, ou Como Legitimar uma Causa: uma Análise Sobre o Femen Brazil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALENCAR, Rosane;MORAIS, Jorge Ventura de; FONTE, E. M. M.; ATROCH, N. M.. Além da Técnica: Liberdade, Compartilhamento e Retribuição na Escolha do Sistema Operacional UBUNTU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; MARTINS, P. H.;ARAÚJO, T. A. V. B.. Soberania, Oligarquia e Representação Política na Luta Pela Reforma Agrária: Análise Sobre a Democracia Institucional no MST na Zona da Mata Pernambucana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, P. H.;MORAIS, Jorge Ventura de; Lafayette, Conceição. O Reconhecimento de Jovens em Vulnerabilidade Social: o Caso do Centro da Juventude de Santo Amaro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; ROCHA, M. E.; SOARES, P. M. F.. 'O Look Nosso de Cada Dia nos Dai Hoje, Garota Estúpida': um estudo sociológico sobre a moda contemporânea e a internet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; NOGUEIRA, M. A.; SOARES, P. M. F.. Memória Social Implícita e Explícita nos Museus Comunitários: a Importância da Interação Entre o Museu e a Comunidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; LAPA, T.;BARRETO, Túlio Velho. A Cidade Vista de Baixo: os Impactos da Preparação da Copa do Mundo FIFA 2014 nas Populações de Baixa Renda da RMR e o Caso da Via Mangue. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; Lafayette, Conceição; ALENCAR, R.. 'O Cliente Tem Sempre Razão': a Superioridade do Ciente em Contraste à Auto-Estima do Operador de Caixa de Supermercado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
FERREIRA, J.;MORAIS, Jorge Ventura de; ROCHA, M. E.. O Consumo Estético do Livro: o caso da Cosac Naify. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura deARAÚJO, T. A. V. B.; SIMÔES, J.L.. Corações nas Pontas das Chuteiras? "Controle das Emoções" na Formação de Jogadores nas Categorias de Base de Clubes Pernambucanos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARQUES, D. B.;MORAIS, Jorge Ventura deBARRETO, Túlio Velho. Os Atores-Rede e a Formação dos Jogadores de Futebol em Pernambuco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, P. M. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; ROCHA, M. E.. Arte X Política: Relações Reconfiguradas: uma análise das mudanças do relacionamento entre arte e política - observações no contexto do Recife do século XXI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHRÖDER, P.;MORAIS, Jorge Ventura de; VERAS, E.. A Cultura da Corrupção no Brasil: o Discurso Conformista e o seu Poder de Perpetuação da Corrupção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, P. H.;MORAIS, Jorge Ventura de; MUTZENBERG, R.. Arranjos Familiares e Práticas Sociais Como Forma de Perpetuação da Dominação Simbólica Masculina na Região Metropolitana do Recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
HAMLIN, C. C. L.;MORAIS, Jorge Ventura de; FERREIRA, J.. A Confiança em Georg Simmel e Niklas Luhmann. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; VERAS, E.; SANTIAGO, R. L. L.. Um Estado de Arte das Teorias Sociais do Nacionalismo e o Contexto Brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, P. M. F.; SANTIAGO, R. L. L.. Revisando 1891: Alberto Torres e um Projeto Autoritário de Organização Nacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
RATTON JR, J. L. A.;MORAIS, Jorge Ventura de; SANTIAGO, R. L. L.. O Conceito de Confiança nas Obras de Anthony Giddens: uma Abordagem Crítica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
NOGUEIRA, M. A.; FERRAZ, M.A.;MORAIS, Jorge Ventura de. Assombrações do Recife Novo: Tradições e Modernidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; VERAS, E.; SANTIAGO, R. L. L.. Desajustamentos Profundos: Mudança Social em Sombrados e Mucambos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de. Memorial de Síntria Labres Lautert. 2023. Universidade Federal de Pernambuco.
NEUBERT, L. F.;MORAIS, Jorge Ventura de; GADEA, C.. Concurso Público para Professor Adjunto em Ciências Sociais. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.
MORAIS, Jorge Ventura de; RATTON JR, J. L. A.. Concurso Público Para Professor Adjunto de Sociologia. 2008. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MORAIS, Jorge Ventura de. Professor Adjunto em Ciência Política. 1999. Universidade Federal de Minas Gerais.
MORAIS, Jorge Ventura de; DOMINGUES, J. M.; MARTINS, P. H.. Professor Adjunto em Teoria Sociológica. 1999. Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, Jorge Ventura de; PROENCA, R.. Concurso Público para professor auxiliar. 1995. Universidade Federal de Sergipe.
MORAIS, Jorge Ventura de. Comissão Julgadora da categoria Dissertação do Concurso MD/CAPES sobre Defesa Nacional ? CDTDN - Edição 2022. 2022. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
MORAIS, Jorge Ventura de; LAHUERTA, Milton; LOSEKANN, C.; LEITE, E. S.; ANDRADE, L. T.; NERY, M. S. S.; SOUZA, I. M. A.. Prêmio de Melhor Tese CAPES (Área Sociologia). 2020. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
MORAIS, Jorge Ventura de; BARREIRA, Irlys; NUNES, J. H.. Prêmio Melhor Tese Capes (Área Sociologia). 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
SOARES, P. S.;MORAIS, Jorge Ventura de; ANDRADE, L.. Prêmio Capes de Melhor Tese (Área de Sociologia). 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientou
Um Olhar Sobre a Cultura Musical da Comunidade Quilombola do Barro Branco; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
O Guitarrista e sua Formação para o Mercado Profissional em Recife: Exigências e Possibilidades; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Investigando a Construção Artesanal das Violas Baianas: Organologia, Memória e Iconografia; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
DIY (Do-It-Yourself): Um Estudo de Caso Sobre Música Independente Lo-Fi no Brasil e em Portugal no Século XXI; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
O Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Sociais e a Pandemia do Covid-19: um Estudo Sobre os Impactos Para os Docente em Formação na UFPE; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
A Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco: Uma Análise dos Favoráveis e Críticos aos Interesses da FIFA; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Obra de Rildo Hora e a Construção de uma Identidade Brasileira na Gaita Cromática; 2022; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
169 Anos Ensinando Música: Uma Análise do Processo de Formação de Cinco Diferentes Gerações de Clarinetistas de uma Banda Filarmônica Sesquicentenária Pernambucana; 2022; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Transformação do Campo Artístico Musical em Recife com a Formação de um Mercado de Trabalho Fomentado Pela Rádio Clube de 1930 a 1940; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Terceiro Momento da Poesia Marginal a partir das Ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Zika Vírus: uma pesquisa sobre a participação da Fundação Oswaldo Cruz no combate à epidemia Zika; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Mulheres em Cena no Cinema Hollywoodiano Mainstream: Negociando Estruturas; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
'Hoje, Não Vou Pra Arquibancada, Eu Vou Pra Arquibancada Pra Sentir Mais Emoção': Uma Análise das Gerais dos Estádios de Recife-PE na Contemporaneidade a Partir das Canções Entoadas Pela Torcida; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Governo dos Algoritmos? Wikileaks, Tecnopolítica e Filtros Invisíveis na Sociedade de Controle; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Literatura Periférica: Terceiro Momento da Poesia Marginal em Pernambuco; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Outro Olhar Sobre os Adolescentes em Conflito com a Lei: uma análise das trocas simbólicas dentro dos Centros de Atendimento Sócio-Educativo; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Identidade Latino-Americana nas Concepções de Manoel Bomfim e Octavio Paz; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Desmantelamento do Conceito de Inclusão Digital: uma Sociologia das Associações da Rede MetaReciclagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
As Antinomias na Teoria da Formação Conceitual Weberiana: uma Análise Através d'Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Atelier Coletivo em Espaços e Trajetórias; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Futebol Total: Sociologia da Formação de Jogadores de Futebol em Clube de Bairro; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
"Dize-me o que Comes e te Direi Quem És": um Estudo dos Processos Sociais de Construção de Identidades e Estilos de Vida Entre os Gastrônomos; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Os Significados do Futebol Amador Recifense a Partir de sua Interdependência com o Futebol Profissional; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Os Intelectuais e as Idéias: um Estudo de Caso Sobre as Disposições Intelectuais dos Professores de Ciências Sociais; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Amores Possíveis: as Mulheres e os Relacionamentos Íntimos na Contemporaneidade; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Georg Lukács e a Crítica à Ciência Sociológica Alemã: da Escola de Heidelberg a História e Consciência de Classe; 2006; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Dimensão Crítica das Intervenções no Patrimônio/Memória na Produção Artística de José Rufino; 2006; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
As Mulheres e a Arte no Contexto Social Brasileiro; 2003; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Paródias à Ciência: Ironias Machadianas; 2003; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
"Vida e Vida com Abundância" - Teologia da Prosperidade, Sagrado e Mercado: um Estudo de Afinidade Eletiva Entre a TP, o Mercado e a Ética de Consumo na Igreja Universal do Reino de Deus; 2002; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
É Possível uma Ação Criativa?: Elementos Para uma Teoria da Ação na Obra de Pierre Bourdieu; 2002; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Assessor Sindical, as Políticas Sindicais e a Mudança Social; 2000; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Comportamento e Estratégia Política: um Estudo de Conduta de Lideranças no RN; 2000; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
As Bases Normativas da Democracia: Aspectos da Teoria Utilitarista e do Liberalismo de John Rawls; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Paradigmas dos Movimentos Sociais: Entre um Olhar Estratégico e Um Olhar Identitário; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Outra Face do Sindicalismo: Estudo Sociológico Sobre as Relações Sociais de Gênero e de Poder Entre Lideranças de Seis Sindicatos na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco; 1999; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Quando o Capibaribe Desaguar no Prata (Pernambuco e o Mercosul: Escolhas e Interesses; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Representação Classista na Justiça do Trabalho: um Estudo Acerca dos Processos de Escolha e Nomeação e da Prática Cotidiana de Juízes Classistas, em Pernambuco; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Sindicalismo e Educação: um Estudo do Debate Educacional no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, 1990-1994; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
AUTORIAS DA AÇÃO EXPOSITIVA DA ARTE: a exposição como prática social coletiva e sentidos da autoria no mundo artístico do Recife; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Entre o 'Ironista' e o 'Decolonial': um Estudo Pragmatista de Walter Mignolo; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Condições e Limites do Julgamento Estético na Teoria Social de Pierre Bourdieu; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Dialética Social da Pesquisa em Música: produção do conhecimento e autonomia profissional dos músicos performers na pós-graduação brasileira; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Agenciamentos Artísticos Subversivos: Uma Análise das Relações Possíveis Entre Artistas e Mercado no Interior do Campo da Arte do Brasil; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Por uma sociologia da imagem desenhada: reprodução, estereótipo e agência nas representações étnico-raciais nos quadrinhos de super-heróis da Marvel Comics; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Ethos dos Dirigentes e a Figuração do Futebol de Espetáculo: o Caso do Sport Club do Recife; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Sociologia Processual de uma Política Pública de Esporte e Lazer; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
"Eu Bebo Vinil e Escuto Cachaça": O Papel da Materialidade nos Significados Atribuídos ao Disco de Vinil; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Escola do Recife e a Sociologia no Brasil no Século XIX; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Quem Acreditou no Amor, no Sorriso, na Flor: a Confiança nas Relações Amorosas; 2009; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Desvendando o Jogo: o Futebol Amador e a Pelada na Cidade e no Sertão; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Performatividade e Agenciamentos Humanos e Não-Humanos da Realidade: Uma Leitura por Trás da Lei de Biosseguranca a Partir da Sociologia Simétrica de Bruno Latour; 2006; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Brasil-Tropicália: de uma Arte Brasileira à Destruição da Aura Artística em Hélio Oiticica; 2003; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Malandragem e Ordem Social: um Estudo da Autoridade Malandra Através do Samba e da Literatura; 2003; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Ulisses Liberto ou Prometeu Acorrentado?: Limites e Possibilidades da Explicação por Mecanismos em Jon Elster; 2003; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Ethos Brasílico:Sociologia Histórica da Formação Nacional, 1500-1654; 2001; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
As Práticas do Coronelismo: Estudo de Caso Sobre o Domínio dos Coelho em Petrolina-PE; 2001; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
; A Rabeca Artesanal de Pernambuco: uma Sociologia das Práticas na Construção de um Instrumento Musical; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Circo Social: Um Estudo Etnográfico Sobre a Metodologia da Escola Pernambucana de Circo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Outro Lado da Contestação, ou Como Legitimar uma Causa: uma Análise Sobre o Femen Brazil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Soberania, Oligarquia e Representação Política na Luta Pela Reforma Agrária: Análise Sobre a Democracia Institucional no MST na Zona da Mata Pernambucana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Trânsito, o Motorista e o Pedestre: Como se Dá Esta Relação Enlouquecedora; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Movidos Pela Paixão: a Torcida do Santa Cruz; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Memória Social Implícita e Explícita nos Museus Comunitários: a Importância da Interação Entre o Museu e a Comunidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
'O Cliente Tem Sempre Razão': a Superioridade do Ciente em Contraste à Auto-Estima do Operador de Caixa de Supermercado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Cidade Vista de Baixo: os Impactos da Preparação da Copa do Mundo FIFA 2014 nas Populações de Baixa Renda da RMR e o Caso da Via Mangue; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Análise Sociológica da Formação de Jogadores de Futebol: o Aprendizado, a Flexibilidade e a ?Recriação? das Regras por Atletas de Categorias de Base de Clubes Pernambucanos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Corações nas Pontas das Chuteiras? "Controle das Emoções" na Formação de Jogadores nas Categorias de Base de Clubes Pernambucanos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Um Estado de Arte das Teorias Sociais do Nacionalismo e o Contexto Brasileiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Revisando 1891: Alberto Torres e um Projeto Autoritário de Organização Social; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Desajustamentos Profundos: Mudança Social em 'Sobrados e Mucambos'; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Papel do Partido na Formação da Consciência de Classe, Segundo Georg Lukács; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
A Quadratura do Círculo: Uma Comparação da Noção de Valores Sociais em Thomas Kuhn e Robert K; Merton; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Admirável Mundo Novo da Informação: a Visão dos Cientistas Naturais e Sociais Acerca da Internet e da WWW; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Reestruturação Produtiva e a Realidade do Sindicalismo Recifense; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Democracia e Representatividade no Sindicalismo Brasileiro, 1978-1993; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Juventude, Sociabilidade e Identidade; o Underground Recifense e o Movimento Hip-Hop; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Organizações Por Local de Trabalho e Democracia Sindical; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Processo de Construção Artesanal da Rabeca Nordestina: Uma Sociologia das Práticas na Produção de um Artefato Musical; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
O Processo de Construção do Violão Brasileiro: Uma Sociologia das Práticas da Produção de um Artefato Musical; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Técnicas Corporais e Arte do Barro no Alto do Moura; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Do Ateliê ao Trabalho em Série na Arte do Barro no Alto do Moura; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;
Produções bibliográficas
-
COUTO, A. C. N. ; MORAIS, Jorge Ventura de . INDIVIDUALISMO E PERFIL PROFISSIONAL ENTRE MÚSICOS ACADÊMICOS: UMA PROPOSTA DE TIPOLOGIA. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA , v. 26, p. 1-25, 2022.
-
ESTRADA, E. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Idiossincrasias na construção da rabeca em Pernambuco: o caso de Airon Galindo, Caruaru-PE. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 27, p. 1-24, 2021.
-
FREITAS, ALTIERE DIAS DE ; MORAIS, Jorge Ventura de . O -intelectual- segundo o pensamento decolonial de Walter Mignolo: redescrição e axiologia. INTERRITÓRIOS , v. 5, p. 27-53, 2019.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; ALENCAR, Rosane ; SOARES, P. M. F. . Fotografia e alistamentos científicos: em torno de uma controvérsia sobre autenticidade. Sociedade e Cultura (Online) , v. 18, p. 139-152, 2015.
-
BRITTO, SIMONE MAGALHÃES ; de MORAIS, Jorge Ventura ; BARRETO, Túlio Velho . The Hand of God, the Hand of the Devil: a sociological interpretation of Maradona-s hand goal. Soccer & Society , v. 15, p. 671-684, 2014.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Batendo Bola com Harold Garfinkel: a Moral do Futebol Como Ordem Constituída. Política & Trabalho (UFPB. Impresso) , v. 39, p. 139-158, 2013.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Biografia e Itinerários de um Livro: uma Abordagem Pós-Humanista das Associações de uma Obra de Gisèle Freund. Revista Brasileira de Sociologia , v. 1, p. 247-275, 2013.
-
de MORAIS, Jorge Ventura . The unsettled law: disputes and negotiations on the meanings of the offside law of Football Association in the English Premier League, 20032009. Soccer and Society , v. 13, p. 459-478, 2012.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de ; ARAÚJO, T. A. V. B. . Maradona y las reglas del juego: una interpretación sociológica de 'la mano de Dios'. Estudios Sociológicos , v. 30, p. 721-738, 2012.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . The Flexibility of Football Rules and the Dynamics of the Game: A Figurational Analysis of The Offside Law. Soccer and Society , v. 12, p. 212-227, 2011.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . Regras do Jogo versus Regras Morais: Para uma Sociologia do 'Fair Play'. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 77, p. 133-147, 2011.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . 'Styling': Brazilian Soccer, by Susan Milby (Resenha). Soccer and Society , v. 12, p. 314-316, 2011.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . Gilberto Freyre e o Futebol: Entre Processos Sociais Gerais e Biografias Individuais. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza) , v. 42, p. 89-109, 2011.
-
RATTON, J.L. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Futebol e sociedade no mundo contemporâneo: visões das Ciências Sociais (apresentação). Revista de Ciências Sociais (UFC) , v. 42, p. 8-10, 2011.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; LEMOS, Glauber ; BARRETO, Túlio Velho . Ritual e Dramatização nas Interações Sociais de Jogadores de Futebol em Categorias de Base. Política & Trabalho (UFPB. Impresso) , v. 33, p. 187-209, 2010.
-
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . Aprendizes de futebol recriam as regras do jogo. Revista Coletiva , v. 1, p. 1-4, 2010.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . As Regras do Futebol e o Uso de Tecnologias de Monitoramento. Estudos de Sociologia (Recife) , v. 14, p. 129-156, 2008.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. ; BARRETO, Túlio Velho . Futebol, Cultura e Sociedade: Contribuições Para uma Sócio-Antropologia da Bola. Estudos de Sociologia (Recife) , v. 14, p. 11-16, 2008.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho ; RATTON JR, J. L. A. . De Serinhaém Para o Recife e o Brasil: a Trajetória do Artilheiro Ramón, do Santa Cruz. Estudos de Sociologia (Recife) , v. 14, p. 219-221, 2008.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . Gilberto Freyre e a Articulação dos Níveis Micro e Macro Na Sociologia. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , São Paulo, v. 20, n.58, p. 129-144, 2005.
-
RATTON JR, J. L. A. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Para Ler Jon Elster: Limites e Possibilidades da Explicação por Mecanismos nas Ciências Sociais. Dados (Rio de Janeiro. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 46, n.2, p. 385-410, 2003.
-
SOUTOMAIOR, H. P. ; MORAIS, Jorge Ventura de ; WANDERLEY, J. C. V. ; ANDRADE, S. M. C. . A Mulher Empregadora no Brasil e Pernambuco e a Pequena Empresária no Recife. Cadernos de Estudos Sociais , Recife, v. 18, n.1, p. 137-152, 2002.
-
RATTON JR, J. L. A. ; MORAIS, Jorge Ventura de . O Encontro de Jon Elster e Machado de Assis: Racionalidade e Emoções. Ciência e Trópico , Recife, v. 30, n.2, p. 309-320, 2002.
-
FERREIRA, J. ; MORAIS, Jorge Ventura de . O Monstruoso: Inovação Tecnológica e Crise do Humanismo. Perspectivas : Revista de Ciências Sociais (UNESP. Araraquara. Impresso) , São Paulo, v. 23, n.23, p. 25-50, 2000.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; SOUTOMAIOR, H. P. ; WANDERLEY, J. C. V. ; ANDRADE, S. M. C. . Valores Sociais, Decisão de Permanência e Padrões de Gerenciamento na Pequena Produção Urbana em Pernambuco. Estudos de Sociologia (Recife), Recife-PE, v. 5, n.1, 1999.
-
MULHALL, T. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Mapeando o Reino da Sociologia Histórica: Reflexões Acerca do Modelo Teórico-Metodológico de Theda Skocpol. BIB. Boletim Informativo e Bibliogrãfico de Ciências Sociais (Cessou em 1995) Cont. como: 1516-8085 BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliogra?fi , Rio de Janeiro, v. 45, n.45, p. 25-50, 1998.
-
ANJOS, M. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Picasso Visita o Recife; a Exposição da Escola de Paris em Março de 1930. Estudos Avançados (USP.Impresso) , São Paulo, v. 12, n.34, p. 313-335, 1998.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; MEDEIROS, R. . Dinámica de la Política Interna del Nuevo Sindicalismo Brasileo. Revista Mexicana de Sociología , México, v. 59, n.1, p. 205-227, 1997.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Ação Sindical Coletiva e Segmentação Interna da Classe Trabalhadora, 1978-1989. Cadernos de Estudos Sociais (FUNDAJ) , Recife-PE, v. 13, n.2, p. 277-296, 1997.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Trabalhadores, Sindicatos e Democracia: um Ensaio Bibliográfico Sobre Democracia Sindical. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais , Rio de Janeiro, n.41, p. 85-107, 1996.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; NEVES, J. A. B. . Greves e Escolha Racional: Uma Análise das Greves em Pernambuco e no Brasil. Cadernos de Estudos Sociais (FUNDAJ) , Recife-PE, v. 11, n.1, p. 19-40, 1995.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Oligarquias, Aristocracias, Elites, Vanguardas: os Trabalhadores e suas Lideranças. Política Hoje , Recife-PE, n.3, p. 125-152, 1995.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Novo Sindicalismo e Democracia Sindical: um Teste e uma Crítica do Modelo Eleitoral. Dados (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 38, n.3, p. 545-579, 1995.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Democracia y Política Interna en los Sindicatos Brasileos. Revista Mexicana de Sociología , Ciudad de Mexico, v. 56, n.3, p. 173-189, 1994.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Sindicatos e Democracia Sindical: Representatividade e Responsabilidade Política. Revista Brasileira de Ciências Sociais , São Paulo, v. 25, n.25, p. 65-81, 1994.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Teorias de Democracia Sindical. Política Hoje , Recife, n.2, p. 103-125, 1994.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Assistencialismo, Burocracia e Novo Sindicalismo. Cadernos CRH , Salvador-BA, n.19, p. 58-78, 1993.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Sindicatos e Democracia Interna, 1978-1992. Cadernos de Estudos Sociais (FUNDAJ) , Recife-PE, v. 9, n.1, p. 91-120, 1993.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Democracia Sindical, Eleições e Rodízio de Cargos em Sindicatos. Comunicações Pimes, Recife-PE, n.36, p. 43-61, 1992.
-
SANDRONI, C. (Org.) ; MORAIS, Jorge Ventura de (Org.) . Música e sociedade: trânsitos, patrimônios e inovações. 1a.. ed. Maceió-AL: Editora da UFAL, 2020. v. 1. 243p .
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. (Org.) ; BARRETO, Túlio Velho (Org.) . Estudos de Sociologia (Número Especial). Recife: Universitária da UFPE, 2008. v. 14.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; COSTA, Ícaro ; BARBOSA, Mayara . Processos Construtivos Contemporâneos da Rabeca em Pernambuco: as Luterias de Zé de Nininha (Ferreiros) e Cláudio Rabeca (Olinda). In: Carlos Sandroni; Jorge Ventura de Morais. (Org.). Música e sociedade: trânsitos, patrimônios e inovações. 1a.ed.Maceió-AL: Editora da UFAL, 2020, v. 1, p. 147-170.
-
DANTAS, E. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Antropologia Visual no Recife: Entre Antropólogos e Fotógrafos. In: Roberta Bivar C. Campos; Fabiana Maria Gama Pereira; Silvana Sobreira Matos. (Org.). A Nova Escola de Antropologia do Recife: Ideias, Personagens e Instituições. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. 1, p. 375-399.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de ; ARAÚJO, T. A. V. B. . The Hand of God, the Hand of the Devil: A sociological interpretation of Maradona?s hand goal. In: Kausik Bandyopadhyay. (Org.). Legacies of Great Men in World Soccer: Heroes, Icons, Legends. 1ed.Londres: Routledge, 2016, v. , p. 43-56.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho ; LEMOS, Glauber . Treinamento de Táticas Coletivas e Disciplinamento dos Corpos nas Categorias de Base do Futebol: uma análise das práticas sociais de aquisição de técnicas futebolísticas. In: Jonatas Ferreira; Adrián Scribano. (Org.). Corpos em Concerto: diferenças, desigualdades e conformidades/Cuerpos en Concierto: diferencias, desigualdades y disconformidades. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2011, v. 1, p. 201-226.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . Regras do Jogo e Regras Morais. In: Edilson Fernades de Souza; José Luís Simões. (Org.). Escritos a Partir de Norbert Elias 2. 1ed.|Recife: Editora Universitária UFPE, 2011, v. 1, p. 173-192.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Culinária Japonesa e Interpenetrações Culturais. In: Antonio Motta. (Org.). O Japão Não é Longe Daqui. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2011, v. 1, p. 213-230.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . Las reglas del fuera de juego y la dinámica del fútbol: un análisis a partir de la sociología figuracional. In: Carina V. Kaplan; Victoria Orce. (Org.). Poder, prácticas sociales y proceso civilizador: los usos de Norbert Elias. Buenos Aires; México (DF): Editora Noveduc, 2009, v. , p. 191-199.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Instituições Políticas e Democracia: o Caso dos Sindicatos Brasileiros, 1978-1996. In: Jorge Zaverucha. (Org.). Democracia e Instituições Políticas Brasileiras no Final do Século XX. 1ed.Recife-PE: Bagaço, 1998, v. , p. 191-231.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Produção do Saber e Mudança Social no Brasil: o Caso dos Assessores Sindicais. In: Marcos Aurélio Guedes de Oliveira. (Org.). Política e Contemporaneidade no Brasil. 1ed.Recife: Bagaço, 1997, v. , p. 185-221.
-
MOURA, A. S. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Desapropriação Rural no Nordeste: Caminhos e Descaminhos. In: Dirceu Pessoa. (Org.). Política Fundiária no Nordeste: Caminhos e Descaminhos. 1ed.Recife: Massagana, 1990, v. , p. 271-324.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Luteria, Rabecas e Reciclagem. Mirada, Recife, 23 ago. 2020.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARBOSA, Mayara . A Tradição da Luteria da Rabeca Pernambucana: uma Apreciação da Obra de Zé de Nininha. Mirada, Recife-PE, p. 0 - 0, 16 ago. 2020.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; COSTA, Ícaro . A Construção de Rabecas em Pernambuco: O caso Cláudio Rabeca. Mirada, Recife-pe, p. 0 - 0, 09 ago. 2020.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Os Jogos Sociais das Pessoas na Sala de Jantar. Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife-PE, p. 4 - 5, 10 fev. 2010.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . O Cozinheiro é Sempre o Culpado. Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Recife-PE, p. 6 - 7, 31 mar. 2009.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . (Eu Não Consigo) Satisfação. Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife-PE, p. 4 - 5, 15 fev. 2009.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . A Verdadeira Maionese: Usos (e Abusos) do Sushi no Brasil. Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife-PE, , v. 35, p. 8 - 9, 15 dez. 2008.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Pierre Bourdieu, a Distinção e a Gastronomia. Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife-Pernambuco, , v. 34, p. 6 - 7, 15 nov. 2008.
-
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . Estudos Sobre Futebol no Brasil. Diario de Pernambuco, Recife-PE, p. A15 - A15, 05 set. 2008.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . Um Poema em Prosa ao Futebol. Jornal do Commercio, Recife-PE, p. CadernoC 6 - CadernoC 6, 24 ago. 2008.
-
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . 70 Anos de 'Football Mulato'. Diario de Pernambuco, Recife-PE, p. A11 - A11, 17 jun. 2008.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . A Perda da Copa de 50 Como Trauma Cultural. Ciência em Rede, Recife, p. 75 - 77, 01 ago. 2006.
-
RATTON JR, J. L. A. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Pelo Time do Coracão, Tudo!. Continente Multicultural, Recife, p. 66 - 71, 01 jun. 2006.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Os Cientistas e o Papel da Ciência e Tecnologia na Sociedade Brasileira Contemporânea. Suplemento Cultural do Diário Oficial de Pernambuco, Recife, p. 5 - 5, 10 jan. 2003.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Alemães se Expressam no Recife. MAPPA, RECIFE-PE, , v. 2, p. 10 - 10, 10 jan. 2001.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; ANJOS, M. . Picasso Visita o Recife: a Exposição da escola de Paris em Março de 1930. Suplemento Cultural/Diário Oficial da Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, Recife, p. 5 - 10, 01 dez. 1999.
-
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . O 'peneirão' da Guabiraba. In: XXVII Congreso ALAS, 2009, Buenos Aires. Memorias Congreso ALAS. Buenos Aires, 2009.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . Regras do Jogo e Regras Morais. In: XII Simpósio Internacional Processo Civilizador: Civilização e Contemporaneidade, 2009, Recife. Anais do XII Simpósio Internacional Processo Civilizador. Recife, 2009.
-
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . O significado das regras do futebol para a sua identidade. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009.
-
FERREIRA, J. ; BATISTA, M. ; MORAIS, Jorge Ventura de ; SILVA, Adriana Tenório da . Jogos Eletrônicos (JEs) on-line: por uma hermenêutica da vivência de criatividade no ciberespaço. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . A Regra do Impedimento e a Dinâmica do Futebol: Uma Análise a Partir da Sociologia Figuracional. In: XI Simposio Internacional Proceso Civilizador: Civilización, Cultura e Instituciones, 2008, Buenos Aires. XI Simposio Internacional Proceso Civilizador: Civilización, Cultura e Instituciones. Argentina: Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación-Universidad Buenos Aires, 2008.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . O Problema da Liderança no Movimento Sindical: Robert Michels e Lênin Comparados. In: II Encontro de Ciências Sociais, 1995, Recife. Anais do II Encontro de Ciências Sociais. Recife: Editora Universitária, 1994. v. 1. p. 64-73.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; NEVES, J. A. B. . Greves Urbanas no Brasil, 1978-1989. In: V Encontro de Ciências Sociais do Nordeste, 1991, Recife-PE. Anais do V Encontro de Ciências Sociais do Nordeste, 1991. v. 1. p. 49-73.
-
ARAÚJO, T. A. V. B. ; MORAIS, Jorge Ventura de ; BRITO, Simone Magalhães . O Debate em Torno da Adoção de Tecnologias de Monitoramento no Futebol: os Atores e Seus Argumentos. In: Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2013, Salvador-BA. A Sociologia Como Artesanato Intelectual, 2013. p. 440-440.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de . Uma Ordem de Valor Futebolística? Estudo Comparativo Entre Modos de Justificar de Torcedores e Profissionais no Debate Sobre Tecnologias de Monitoramento. In: 36o. Encontro Anual da Anpocs, 2012, Águas de Lindoia. 36o Encontro Anual da Anpocs: Programa e Resumos. São Paulo: Anpocs, 2012. v. 1. p. 351-351.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de . Entre a Justiça e a Burrice do Video Tape: a Construção da Moralidade no Debate sobre o Uso de Tecnologias de Monitoramento. In: 35o. Encontro Anual da Anpocs, 2011, Caxambu-MG. Programas e Resumos do 35o Encontro Anual da Anpocs. São Paulo: Anpocs, 2011. v. 1. p. 301-302.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . A Regra do Impedimento e a Dinâmica do Futebol: uma Análise a Partir da Sociologia Figuracional de Norbert Elias. In: 1o. Simpósio de Estudos Sobre Futebol: Futebol, Sociedade e Cultura: Pesquisas e Perspectivas, 2010, São Paulo-SP. Futebol, Sociedade e Cultura: Pesquisas e Perspectivas. São Paulo, 2010. v. 1. p. 17-18.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho ; LEMOS, Glauber . Treinamento de Táticas Coletivas e Disciplinamento dos Corpos nas Categorias de Base do Futebol: uma Análise das Práticas Sociais de Aquisição de Técnicas Futebolísticas. In: 34o. Encontro Anual da Anpocs, 2010, Caxambu-MG. Programa e Resumos do 34o. Encontro Anual da Anpocs, 2010. v. 1. p. 167-167.
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . Regras do Jogo Versus Regras Morais: Para Uma Teoria Sociológica do Fair Play. In: 33o. Encontro Anual da Anpocs, 2009, Caxambu-MG. 33o. Encontro Anual da Anpocs. Caxambu-MG, 2009. v. 1. p. 369-369.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . As Regras do Futebol e o Uso de Tecnologias de Monitoramento. In: I Encontro da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE, 2008, Curitiba-Paraná. Esporte na América Latina:Atualidade e Perspectivas. Curitiba-Paraná: Universidade Positivo, 2008. p. 101-101.
-
RATTON JR, J. L. A. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Modernidade, Confiança, Racionalidade: Em Busca de Microfundamentos. In: XXIX Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu-MG. Anais do XXIX Encontro Anual da ANPOCS, 2005. v. 1. p. ?-?.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . Gilberto Freyre e a Explicação Micro-Macro na Sociologia. In: Anpocs-Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2004, Caxambú-MG. Encontro Nacional da Anpocs, 2004.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; SOARES, P. M. F. . Agência, Estrutura e Objetos Artísticos: Dilemas Metodológicos em Sociologia da Arte. In: XXIV ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2000, PETROPÓLIS. PROGRAMA E RESUMOS DO XXIV ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2000. p. 102-102.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . As Ciências Sociais e a Explicação por Mecanismos: um Novo Enfoque Metodológico?. In: XXIII Encontro Anual da ANPOCs, 1999, Caxambu-MG. Anais do XXIII Encontro Anual da ANPOCS, 1999. v. 1. p. 96-96.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; MULHALL, T. . Mapeando o Reino da Sociologia Histórica: Reflexões Acerca do Modelo Teórico-Metodológico de Theda Skocpol. In: XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998, Caxambu-MG. Resumos do XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998. v. 1. p. 92-92.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Mantendo o Poder: Trabalhadores e Política Interna em Sindicatos. In: VII Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste, 1995, João Pessoa. Programa de Resumos do VII Encontro de Ciências Sociais, 1995. v. 1. p. 29-30.
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; MEDEIROS, R. . Sindicatos e Democracia Interna, 1978-1992. In: XVIII Encontro Anual da ANPOCS, 1994, Caxambu-MG. Resumos do XVIII Encontro Anual da ANPOCS, 1994. v. 1. p. 120-121.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Divisões Internas na Classe Trabalhadora e Acção Sindical Coletiva, 1978-1989. In: III Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 1994, Lisboa-Portugal. Dinâmicas Multiculturais: Novas Faces, Outros Olhares, 1994. v. 1. p. 186-186.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Novo Sindicalismo, Eleições e Democracia Sindical. In: 45a. Reunião Anual da SPBC, 1993, Recife-PE. Anais da 45a. Reunião Anual da SBPC, 1993. v. 2. p. 688-688.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Batendo Bola com Harold Garfinkel: a Moral do Futebol Como Ordem Constituída. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de . Entre a Justiça e a Burrice do Video Tape: a Construção da Moralidade no Debate sobre o Uso de Tecnologias de Monitoramento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . A Regra do Impedimento e a Dinâmica do Futebol: uma Análise a Partir da Sociologia Figuracional de Norbert Elias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, J. ; BATISTA, M. ; MORAIS, Jorge Ventura de ; SILVA, Adriana Tenório da . Jogos Eletrônicos (JEs) on-line: por uma hermenêutica da vivência de criatividade no ciberespaço. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . O significado das regras do futebol para a sua identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Túlio Velho ; MORAIS, Jorge Ventura de . 'Peneirão' da Guabiraba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, Jorge Ventura de ; ARAÚJO, T. A. V. B. . Regras do Jogo vs. Regras Morais: Para uma Sociologia do 'Fair Play'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; ARAÚJO, T. A. V. B. . As Regras do Futebol e o Uso de Tecnologias de Monitoramento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; ARAÚJO, T. A. V. B. . A Regra do Impedimento e a Dinâmica do Futebol: uma Análise a Partir da Sociologia Figuracional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . Gilberto e o Futebol: Entre Processos Sociais Gerais e Biografias Individuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RATTON JR, J. L. A. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Modernidade, Confiança e Racionalidade: em Busca de Microfundamentos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . Gilberto Freyre e a Explicação Micro-Macrona Sociologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; SOARES, P. M. F. . AGÊNCIA, ESTRUTURA E OBJETOS ARTÍSTICOS: DILEMAS METODOLÓGICOS EM SOCIOLOGIA DA ARTE. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; RATTON JR, J. L. A. . AS CIÊNCIAS SOCIAIS E A EXPLICAÇÃO POR MECANISMOS: UM NOVO ENFOQUE METODOLÓGICO?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MULHALL, T. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Mapeando o Reino da Sociologia Histórica: Reflexões Acerca do Modelo Teórico-Metodológico de Theda Skocpol. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Mantendo o Poder: Trabalhadores e Política Interna em Sindicatos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Divisões Internas na Classe Trabalhadora e Ação Sindical Coletiva. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; MEDEIROS, R. . Sindicatos e Democracia Interna, 1978-1992. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de . O Problema da Liderança no Movimento Sindical: Robert Michels e Lenin Comparados. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Novo Sindicalismo, Eleições e Democracia Sindical. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; NEVES, J. A. B. . Greves Urbanas no Brasil, 1979-1989: uma Tentativa de Explicação. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Prefácio. Recife, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . Amor, Confiança e Poesia: uma Contribuição Sociológica. São Paulo; João Pessoa, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MORAIS, Jorge Ventura de . As Gravuras de Ana Lisboa: uma Poética de Incisões, trilhas e Nuances 2001 (Apresentação de Catálogo de Exposição Artística).
-
MORAIS, Jorge Ventura de ; SOARES, P. M. F. . Agência, Estrutura e Objetos Artísticos: Dilemas Metodológicos em Sociologia da Arte 2000 (Texto Para Discussão).
-
ANJOS, M. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Picasso Visita o Recife: a Exposição da escola de Paris em Março de 1930 1997 (Texto Para Discussão).
Outras produções
MORAIS, Jorge Ventura de . Avaliação Quadrienal da Área de Sociologia. 2022.
MORAIS, Jorge Ventura de ; LOSEKANN, C. ; LEITE, E. S. ; ANDRADE, L. T. ; LAHUERTA, Milton . Prêmio Melhor Tese de Doutorado da Capes (Área de Sociologia). 2020.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comitê Prêmio Capes Melhor Tese (Área Sociologia). 2018.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comitê Qualis Livros (Área de Sociologia. 2017.
MORAIS, Jorge Ventura de . Avaliação de Programas de Pós-Graduação (Área Sociologia). 2017.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comitê Qualis Periódicos (Área de Sociologia). 2013.
MORAIS, Jorge Ventura de . Avaliação Trienal da Pós-Graduação (Área Sociologia). 2013.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comitê Qualis Periódicos (Área de Sociologia). 2012.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comitê Prêmio Capes Melhor Tese (Área Sociologia). 2012.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comitê Qualis de Revistas da CAPES-Área de Sociologia. 2011.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comitê Externo de Avaliação do PIBIC. 2004.
WANDERLEY, J. C. V. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Projeto Educar. 2003.
GUSMAO, F. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Patrimônio da Gula (ENTREVISTA). 2008.
GUSMAO, F. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Cozinha de Todos os Sabores (ENTREVISTA). 2008.
CAVALCANTE, M. ; NETO, H. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Nação Pernambucana Não se Dobra (ENTREVISTA). 2008.
MORAIS, Jorge Ventura de . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-UFRPE. 2008.
MORAIS, Jorge Ventura de . 2o Edital FAPESB de Empreendedorismo Social. 2006.
HOLANDA, M. ; MORAIS, Jorge Ventura de . Escravos da Bola em Pleno Século 21 (ENTREVISTA). 2006.
MORAIS, Jorge Ventura de . 1o Edital FAPESB de Empreendedorismo Social. 2005.
MORAIS, Jorge Ventura de . Revista Teoria & Sociedade (PARECER). 2002.
MORAIS, Jorge Ventura de . Comissão Qualis Periódicos (Sociologia). 2012. (Comissão Qualis Periódicos (Sociologia)).
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho ; FREITAS, Altiere ; LEMOS, Glauber . APRENDIZES DO FUTEBOL: AS REGRAS DO FUTEBOL, SUA FLEXIBILIDADE E ?RECRIAÇÃO? PELOS JOGADORES DE BASE. 2010. (Relatório de pesquisa).
MORAIS, Jorge Ventura de ; BARRETO, Túlio Velho . Análise Sociológica das Regras do Futebol: uma Abordagem a Partir da Sociologia de Norbert Elias. 2008. (Relatório de pesquisa).
MORAIS, Jorge Ventura de . Seminário de Pesquisa-Como Fazer um Projeto de Pesquisa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MORAIS, Jorge Ventura de . Teorias Sociológicas Contemporâneas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MORAIS, Jorge Ventura de ; WANDERLEY, J. C. V. . A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E O PAPEL DOS SINDICATOS. 2000. (Relatório de pesquisa).
MORAIS, Jorge Ventura de . Teoria Sociológica Contemporânea. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, Jorge Ventura de ; WANDERLEY, J. C. V. ; SOUTOMAIOR, H. P. ; ANDRADE, S. M. C. . Mudanças de Valores na Sociedade Contemporânea e Inserção e Permanência na Pequena Produção Urbana. 1998. (Relatório de pesquisa).
MORAIS, Jorge Ventura de . Assessoria Sindical e Uso do Saber: Influência ou Controle do Poder? (Os Assessores Sindicais e seu Papel na Formulação de Políticas Sindicais). 1996. (Relatório de pesquisa).
MORAIS, Jorge Ventura de . Estudos de Sociologia (Recife). 1995. (Editoração/Periódico).
MORAIS, Jorge Ventura de . Democracia Sindical e Sindicalismo Brasileiro, 1978-1993. 1994. (Relatório de pesquisa).
MORAIS, Jorge Ventura de . Prêmio José Albertino Rodrigues de Ciências Sociais. 1997 (Membro de Comissão Julgadora) .
MORAIS, Jorge Ventura de . Reconhecimento do Curso de Ciências Sociais. 1995 (Visita Científica) .
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Disputas Sonoras: Análise de Argumentos e Provas de Audiófilos em Torno da Audição de LPs, CDs e MP3/Streaming, Descrição: Entre as décadas de 1950-1980, o LP, ou vinil, foi o principal suporte técnico para audição privada de música, secundado, é claro, pela fita cassete. Os anos 1980 significaram, neste contexto de audição, a transição para o suporte CD, o qual superou, em termos de vendas, no mundo, o LP em 19901. A ?morte? deste último suporte ? e do cassete ?, naquele tempo, foi decretada com a estabilização do CD como principal ? e talvez único ? suporte para audição de música. A promessa de durabilidade e som perfeito, sem chiados, pareceu tornar o LP e o cassete obsoletos. No entanto, a partir dos anos 2000 com a ascensão do MP3 e de outros formatos digitais de compartilhamento de música, bem como o aparecimento de plataformas digitais que disponibilizam músicas, mediante a cobrança de uma taxa relativamente reduzida, pareceu afetar o CD. Suas vendas, tal como acontecera com o LP e o cassete, diminuíram e começou-se a falar também na ?morte? do CD. No entanto, as vendas do LP ? que realmente nunca morrera ? começaram a aumentar gradativamente a partir do final dos anos 2000 (Cf. BRECKENRIDGE & TSITSOS, 2017, p.73). Recentemente, suas vendas superaram as vendas de CDs. Porém, há de se dizer que as vendas deste último tipo de suporte ? o CD ? começaram novamente a crescer depois de muitos anos, embora tenha sido superada recentemente pelas vendas de LPs2. Vale também referir que as vendas de LPs e CDs ? e também de cassetes ? constituem uma relativamente pequena fração do mercado de música já que as plataformas de streaming tais como Spotify, Amazon Music, Tidal etc. são as principais formas de venda e consumo atualmente. Isto quer dizer que, atualmente, diferentemente de décadas anteriores, os consumidores têm uma diversidade de fontes para audição e consumo de música. Interessante observar que, dentro deste contexto, tem havido um crescente debate público, em revistas e em seções especializadas de jornais, sobre a qualidade do som dos suportes técnicos aludidos acima, sobre o melhor formato/ suporte técnico, sobre a ?morte? de alguns destes suportes técnicos etc. Jornalistas, músicos, engenheiros e leigos em geral ? reunidos neste projeto sob o termo audiófilos ? têm se engajado em argumentos intermináveis sobre as (des)vantagens de LPs vs CDs vs streaming etc. Os argumentos e as provas apresentados por este público são os mais variados, que vão desde aqueles de fundo filosófico (?escutar um LP é parar a vida corrida; é não ficar presa da pressa do mundo moderno?, por exemplo) até aqueles baseados na ciência (?o som do CD é superior ao do LP por causa do escopo da dinâmica do som?). Considerando este breve quadro, o objetivo deste projeto é analisar os argumentos trazidos para o debate por atores sociais vários. Ou seja, em lugar de simplesmente analisar opiniões, pretende-se analisar as provas, a partir de uma perspectiva pragmática (Cf., CHATEAURAYNAUD, 2004; 2009b, 2018), apresentadas pelos atores em defesa de suas posições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador / Mariana Correia Trajano - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2020 - 2023
Luthiers, Músicos e Instrumentos Musicais: Uma Sociologia Praxiológica da Produção de Artefatos Musicais, Descrição: Há, na área de Musicologia, uma bibliografia grande e consolidada sobre a construção e o reparo de instrumentos musicais, principalmente do ponto de vista histórico. Basta uma rápida olhada, por exemplo, na importante revista The Galpin Society Journal para constatar a veracidade desta informação. Estes trabalhos comumente descrevem instrumentos musicais de grande valor histórico presentes em coleções de museus e particulares. Vão desde a abordagem de como foram construídos, suas qualidades sonoras, seu papel em determinado gênero e/ou período musical, até a variação de concepções entre diferentes construtores, passando por seu desenvolvimento ao longo do tempo. Porém, há, no meu entender, uma deficiência nesta literatura: ela é mera e largamente descritiva . Embora se trate de valiosa contribuição com importantes informações sociais, políticas e históricas, entendo que lhes falta uma discussão teórica ? no caso deste projeto, sociológica ? que dê conta das nuances, das especificidades e das generalidades do processo construtivo e da interação entre luthier , ferramentas, instrumentos musicais e, no caso deste projeto de pesquisa, músicos que os encomendam. O processo de construção de um instrumento musical ? qualquer que seja ele ? implica, sociologicamente falando, em um processo colaborativo entre o luthier e o músico, processo mediado pelas ferramentas e pelo próprio instrumento musical em suas qualidades sonoras, acústicas, materiais e estéticas. Dessa forma, o objetivo deste projeto é analisar as interações sociais entre o luthier, o músico que faz a encomenda e os próprios instrumentos musicais com suas características materiais e acústicas a partir de uma abordagem praxiológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1
-
2017 - 2020
Artes do Barro: Técnicas, Criatividade e Autoria no Alto do Moura, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa, é analisar técnicas e práticas, criatividade e autoria na transmissão e perpetuação do fazer artístico do barro atentando para redes de colaboração e/ou de conflitos entre os artistas do Alto do Moura, Caruaru, PE. As questões mais gerais que guiam o projeto são: Como se processam as técnicas de tratamento e modelagem do barro? Que técnicas corporais são desenvolvidas pelos artistas do barro? Que instrumentos são utilizados, considerando-se suas características diretamente apropriadas ao trabalho? Que instrumentos são adaptados às tarefas? Como se organizam os processos de trabalhos dos mestres e daqueles que trabalham sob sua influência? Que disputas e/ou processos cooperativos emergem nestas práticas artísticas? Que práticas e argumentos fundamentam as disputas em termos da autoria de práticas ancestrais desenvolvidas pelos primeiros mestres?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2012 - 2015
Robert Capa, Fotojornalismo e ?A Morte de um Miliciano?: Uma Abordagem Pragmática Sobre a ?Autenticidade? de um Ícone da Fotografia, Descrição: A guerra tem ferido as sensibilidades modernas. Mais especificamente, tem ferido as sensibilidades artísticas modernas. Para isto basta lembrar a série de Goya intitulada "Desastres da Guerra". Contemporaneamente, com o advento da fotografia , as guerras e conflitos tem sido objeto de filmes, de pinturas e da fotografia, particularmente daquilo que se convencionou chamar de fotojornalismo. Nesta última área, cabe lembrar, entre outros, aquele que é considerado como uma espécie de criador do fotojornalismo: Robert Capa. Ele fotografou diversas guerras, começando pela Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra na Indochina etc. Várias de suas fotos se tornaram icônicas, embora uma particularmente tenha se tornado ícone inconteste: ?A Morte de um Miliciano?. Esta foto, que está seguramente entre as fotos mais famosas do mundo, mostra, supostamente, o exato momento da morte de um combatente de esquerda e tem sido interpretada, em seu sentido mais geral, como mostrando o absurdo da guerra. No entanto, ao lado deste aspecto de iconicidade, tem havido, em anos recentes, uma forte polêmica acerca da autenticidade desta foto. Por um lado, alguns acadêmicos, ensaístas e jornalistas começaram a levantar dúvidas acerca de se aquele evento fotografado por Capa teria realmente acontecido ou se a foto teria sido encenada. Por outro lado, os defensores de Capa argumentam, obviamente, que realmente o fotógrafo teria, pelo seu engajamento no front de guerra, tido uma oportunidade excepcional e a foto seria a expressão real da realidade, que é a crueza da guerra. Dado que uma sociologia pragmática não pretende ser uma sociologia crítica, mas uma sociologia da crítica, podemos desde logo afastar um problema sociológico menor: não nos cabe dizer quem está certo ou errado neste debate. Assim, nosso problema de pesquisa se coloca da seguinte forma: pretendemos analisar os argumentos de cada uma das partes envolvidas no debate no sentido de tornar suas teses em caixas-preta. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador / Paulo Marcondes Ferreira Soares - Integrante / Rosane Maria Alencar da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2011 - 2014
As Mudanças na Regra do Impedimento em 2003 e 2005: Diferentes Práticas Futebolísticas no Brasil e na Inglaterra, Descrição: O futebol é considerado o mais conhecido e amado de todos os esportes no mundo. Isto tem sido amplamente atribuído à simplicidade de suas regras, que permitem a todos jogá-lo como se deseja, a não ser pelo cumprimento de umas poucas regras básicas (não toque a bola intencionalmente com as mãos; para marcar um gol, chute a bola entre dois marcos etc). No entanto, quando se trata de futebol profissional há muita controvérsia sobre uma de suas principais regras: a ?Regra 11 ? Impedimento?. Uma dessas controvérsias surgiu a partir de 2003 ? na Europa, particularmente na Inglaterra onde o debate em torno desse ?esclarecimento? foi extremamente ?quente? ?, quando o International Football Association Board (IFAB) ? órgão normativo e responsável pelas mudanças nas regras do futebol ? emitiu o que era para ser um esclarecimento do significado do impedimento ?ativo? e ?passivo?. Porém, este não parece ter sido o caso do Brasil, onde, ao que parece, as mudanças ou não foram notadas ou foram assimiladas sem maiores disputas, como procurarei detalhar quando da problematização do objeto. Já na Inglaterra, em 2003, o nível de acordo sobre o significado das mudanças era muito baixo, pois houve variadas opiniões sobre o que exatamente esses termos ? ?ativo? e ?passivo? ? significam. À medida que as partidas eram disputadas, tornou-se muito claro que as divergências aumentavam. Na nova interpretação, um jogador deixou de ser punido por estar em posição de impedimento se ele não estiver interferindo na jogada nem estiver ganhando vantagem de sua posição. Como é próprio dos árbitros decidir se o jogador está interferindo ou não em uma jogada específica, isso levou a disputas entre treinadores, jornalistas esportivos, árbitros, autoridades do futebol e os jogadores, no âmbito da Premier League inglesa, sobre o significado de algumas táticas agora permitidas e praticadas sob a nova interpretação. Além disso, havia divergências sobre se essas táticas estavam em conformidade com o ?e. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2009 - 2010
O Legal e o Legítimo nas Regras do Futebol: O Caso da Lei do Impedimento, Descrição: O objetivo deste projeto a análise sociológica da ?justeza? de certas jogadas legais, que parecem violar o ?espírito das regras? através da investigação de um episódio ? que será mais detalhado na Problematização abaixo ? ocorrido em uma partida, em 2004, na Inglaterra, entre o Bolton Wanderers e o Leicester City. Atente-se para o fato de que, metodologicamente, este caso pode ser considerado como típico de outros, assemelhados ou não, dentro do escopo do problema de pesquisa levantado e pode, portanto, iluminar o entendimento sociológico desses outros casos sem problemas de generalização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2008 - 2010
Aprendizes do Futebol: As Regras do Futebol, sua Flexibilidade e 'Recriação' Pelos Jogadores de Base, Descrição: Em pesquisa anterior, no decorrer das entrevistas com técnicos e jogadores profissionais nos deparamos, não raro, com uma visão naturalizada do funcionamento das regras do futebol. Embora os jogadores entrevistados tenham revelado, em suas falas, o quanto consideram importante a existência das regras, e como elas moldam as estratégias e as táticas desenhadas pelos técnicos, ou desenvolvidas por eles mesmos, suas falas revelam uma naturalização dessas regras. É como se as regras sempre tivessem existido em suas vidas, ou como se o próprio futebol (ou qualquer outro esporte) e suas regras não tivessem sido criados e desenvolvidos. O treinamento tático, com base nas regras, repetido e cansativo, é relembrado como algo que existia e existe, mas sem maiores questionamentos, inclusive das possibilidades abertas pela própria flexibilidade da regra, como assim a pensaram sociólogos como Norbert Elias (Elias & Dunning, 1966 e 1995). A carreira de um jogador de futebol é relativamente curta, com o apogeu se localizando entre os 22 e 28 anos (com dois anos para baixo ou para cima não sendo incomum). Neste caso, os fundamentos do esporte, como o demonstram alguns documentários e incipiente literatura sobre o tema, devem ser apreendidos em idade tenra, seja através de escolinhas, seja em Centros de Treinamento (CTs) mantidos pelos clubes que se dispõem a criar a dita ?prata da casa?. Nestes CTs os aspirantes a jogador de futebol treinam os fundamentos do futebol, não somente em termos de perícia (controle da bola e cobrança de falta, por exemplo), mas também em termos das regras que moldam e dão identidade ao futebol. É, pois, objetivo deste projeto analisar sociologicamente, tendo por base a sociologia figuracional de Elias, o que será explicitado mais adiante no Quadro Teórico, como tais aprendizes do futebol, no processo de treinamento, ?recriam? estes fundamentos nos limites das regras do futebol.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador / Túlio Augusto Velho Barreto Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2008
Aspectos Sociológicos da Mudança das Regras do Futebol, Descrição: Jon Elster propõe, a partir de sugestão de Diego Gambetta, que ainda está por ser construída uma teoria dos ?constrangimentos? (constraints) nos esportes. Haveria neste campo (dos esportes) um ajuste permanente de regras no sentido de fazer com que estas não sejam nem excessivamente rígidas, nem excessivamente frouxas. O que estaria por trás deste equilíbrio é a idéia de manter uma referência normativa que torne o jogo suficientemente difícil e desafiante para quem o pratica, por um lado, e, ao mesmo tempo, suficientemente agradável para o expectador, por outro. É neste contexto que pretendemos analisar o futebol, o bretão, através da análise das suas regras e da evolução das mesmas. Em que medida o desenvolvimento do futebol e de suas regras, desde a inauguração de sua fase moderna, em meados do século XIX ? ou seja, desde que ele tem uma identidade reconhecível ? pode ser lido como uma tensão entre desafio e espetáculo. Em outros termos, em que medida existe uma lógica das regras do futebol e da sua mudança que pode ser definida a partir de um padrão dual que compatibiliza a manutenção de restrições e obstáculos, por um lado, tornando o jogo mais difícil e fechado, forçando jogadores, técnicos e dirigentes a extraírem o máximo, através de estratégias individuais e coletivas, das e dentro das condições restritivas impostas por regras relativamente justas; e a existência de regras (algumas novas) que permitam mais explicitamente um jogo agradável, bom de ser visto, mais fácil de ser jogado, segundo alguns valores supostamente compartilhados pela audiência (aumento do número de gols, aumento do tempo de bola em jogo, diminuição da violência entre os jogadores etc). Nos dois pólos estamos tratando de regras. Regras que restringem e regras que facilitam. Ambas funcionariam, em um equilíbrio dinâmico e articulado com os valores e orientações de cada momento histórico, bem como de outras condições societárias presentes (o surgimento da transmissão radiofônica e televis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador / Túlio Augusto Velho Barreto Araújo - Integrante / José Luiz de Amorim Ratton Jr - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2001 - 2002
Ciência, tecnologia e Mercado: Visões dos Cientistas Sobre o Papel da Ciência e da Tecnologia na Sociedade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Integrante / José Carlos Vieira Wanderley - Coordenador / Jonatas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
1998 - 2000
A Reestruturação Produtiva e o Papel dos Sindicatos, Descrição: Análise dos desafios colocados em relação à representação legal dos sindicatos em vista do fenômeno das reestruturações produtiva e organizacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Integrante / José Carlos Vieira Wanderley - Coordenador / Sandra Maria Correa de Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
1996 - 1998
Mudanças de Valores na Sociedade Contemporânea e Inserção e Permanência na Pequena Produção Urbana, Descrição: Análise de dois setores que cresceram muito nos últimos anos - restaurante a peso e lojas de equipamentos de informática - com vistas a entender os fenômenos de empreendedorismo e "risk-taking". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Integrante / Heraldo Pessoa SoutoMaior - Integrante / José Carlos Vieira Wanderley - Coordenador / Sandra Maria Correa de Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
1994 - 1996
Assessoria Sindical e Uso do Saber: Influência ou Controle do Poder? (Os Assessores Sindicais e o seu Papel na Formulação de Políticas Públicas), Descrição: Estudo, a partir das teorias de democracia sindical e da sociologia dos intelectuais, das práticas políticas dos assessores sindicais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador / David do Nascimento Batista - Integrante / Davi Kiermes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15
-
1993 - 1994
Sindicalismo e Relações Trabalhistas no Brasil, Descrição: Estudo do problema da democracia sindical, especialmente procedimento da análise de eleições sindicais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josimar Jorge Ventura de Morais - Coordenador / José Fernando Souto Jr - Integrante / Ailton Vieira da Cunha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 29
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. , Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n - 12o. Andar, Cid. Universitária, 50670-901 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 32718284
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2021
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2017
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Universidade Federal de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1994 - 2011
Universidade Federal de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1993 - 1994
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40
1993 - 1993
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: bolsista recém-doutor, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2023
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
05/2023
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Sociologia II
-
04/2023
Direção e administração, Centro de Estudos Avançados, Coordenadoria de Estudos da América Latina.,Cargo ou função, Coordenador.
-
07/2022
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Música.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música.
-
03/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes e Comunicação.,Linhas de pesquisa
-
08/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Sociologia.,Linhas de pesquisa
-
11/2022 - 04/2023
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Qualitativa da Pesquisa Social
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Música
-
06/2022 - 11/2022
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
06/2022 - 11/2022
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Sociologia: Pierre Bourdieu, Teoria e Prática
-
01/2022 - 04/2022
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
10/2021 - 01/2022
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Música
-
09/2021 - 12/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2021 - 11/2021
Ensino, Pós-Graduação em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Qualitativas de Pesquisa Social
-
05/2021 - 07/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
01/2021 - 04/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
11/2020 - 03/2021
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Qualitativa na Pesquisa Social
-
11/2020 - 02/2021
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Música
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Música
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa Qualitativa
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Fotografia e da Imagem
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2018 - 11/2018
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas em Pesquisa Qualitativa
-
03/2018 - 06/2018
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica I
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
03/2017 - 06/2017
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados de Teoria Sociológica 1 (Doutorado)
-
03/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
09/2014 - 08/2016
Direção e administração, Programa de Pós Graduação Em Sociologia.,Cargo ou função, Vice-coordenador.
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica I (Doutorado)
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2015 - 11/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da América Latina
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
03/2015 - 06/2015
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da América Latina
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Fotografia e da Imagem
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da América Latina
-
08/2013 - 11/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2013 - 11/2013
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Avançados em Pesquisa Qualitativa
-
04/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa Social I
-
12/2012 - 03/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
12/2012 - 03/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia e Pesquisa em Ciências Sociais
-
02/2012 - 10/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa I
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Práticas Sociais
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados de Teoria Sociológica I
-
02/2009 - 06/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Cultura: Pierre Bourdieu
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
03/2008 - 06/2008
Ensino, Pós-Graduação em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados de Teoria Sociológica Contemporânea
-
03/2008 - 06/2008
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados de Teoria Sociológica II: A Contemporaneidade de Émile Durkheim
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
09/2007 - 01/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2007 - 11/2007
Ensino, Pós-Graduação em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Sociologia: Pierre Bourdieu e a Sociologia da Cultura
-
05/2007 - 08/2007
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquuisa
-
03/2007 - 06/2007
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados de Teoria Sociológica Contemporânea
-
03/1998 - 02/2000
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Sociologia.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
08/1995 - 02/1998
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Sociologia.,Cargo ou função, Vice-Coordenador de Programa.
2008 - Atual
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: livre
Outras informações:
Bolsista de produtividade
1998 - 2000
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações:
Bolsista de Produtividade
1996 - 1998
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações:
Bolsista de Produtividade
1994 - 1996
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações:
Bolsista de Produtividade
1993 - 1994
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações:
Bolsista de Produtividade
1993 - 1993
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Livre
2009 - 2010
Universidade de ExeterVínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Honorary Research Fellow, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2007
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de PernambucoVínculo: cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2003 - 03/2007
Direção e administração, Coordenadoria de Estudos e Pesquisas.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
1987 - 1992
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1987 - 09/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia, Introdução à Ciência Política
Você é Josimar Jorge Ventura de Morais?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Josimar Jorge Ventura de Morais e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?