Carlos Henrique Nunes
Possui pós-graduação pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, nível Mestrado e Doutorado e graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Bacharelado (2008) e Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades, Trochilidae, experimentação e comportamento animal, além de trabalhos com polinização, biologia floral, jogos e educação ambiental.Experiência como professor de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental em instituições Municipais, Estaduais e esfera Particular.
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais
2015 - 2019
Universidade Federal de Uberlândia
Título: SELEÇÃO DE HÁBITAT DE NIDIFICAÇÃO E SUCESSO REPRODUTIVO DE AVES NO AMBIENTE URBANO
Orientador: Oswaldo Marçal Jr.
Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais
2009 - 2011
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Estratégias de forrageamento de beija-flores (aves : Trochilidae) em relação à densidade de recursos florais de Palicourea rigida Kunth (Rubiaceae), Ano de Obtenção: 2011
Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado
2004 - 2008
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Visitação de beija-flores a recursos com diferentes concentrações de soluções açucaradas na área urbana de Uberlândia, MG
Orientador: Dra. Celine de Melo
Formação complementar
2013 -
Curso de Inglês. (Carga horária: 62h). , Bagnalls English School, BAGNALLS, Brasil.
2009 - 2009
Experiments in Ecology. (Carga horária: 8h). , Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB, Brasil.
2009 - 2009
Relações Evolutivas Homem-Animais de Estimação. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Etologia, SBET, Brasil.
2009 - 2009
Floresta Urbana - Compreensão e Manejo. (Carga horária: 8h). , Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB, Brasil.
2009 - 2009
Introdução e princípios básicos de anilhamento de. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Ornitologia, SBO, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Programa Formação Continuada Educ. Saúd e Cult. P. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Prog. Fomação Continuada Meio Ambiente e Saúde. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Jogos e práticas Biologia ao alcance do professor. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Bioindicadores instrumentos educação ambiental. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Ecologia da Polinização. (Carga horária: 6h). , XV Congresso Brasileiro de Ornitologia, XV CBO, Brasil.
2007 - 2007
Métodos em comportamento animal. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 122h). , Wisdom Net Franchising Idiomas Ltda, WISDOM, Brasil.
2006 - 2006
Envelhecimento e qualidade de vida.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2006 - 2006
Bem estar, Enriquecimento e Comportamento Animal. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
Alimentos por fermentação e ação de microorg.. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2004 - 2004
Taxidermia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ornitologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Comportamento Animal.
Organização de eventos
Nunes, C. H. . Ciclo de Palestras 10 anos após.... 2009. (Outro).
Nunes, C. H. . II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 04 (MG/DF/GO/TO). 2007. (Outro).
Nunes, C. H. . XXI Semana Científica de Estudos Biológicos "De Darwin aos Biólogos do Futuro: Qual o Nosso Papel?". 2007. (Outro).
Nunes, C. H. . XX Semana Cientifica de Estudos Biológicos. 2006. (Outro).
Nunes, C. H. . 3ª Semana Acadêmica. 2006. (Outro).
Participação em eventos
XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia. 2012. (Congresso).
25th International Ornighological Congress. 2010. (Congresso).
25th International Ornighological Congress. Ethogram of Rupornis magnirostris Gmelin 1788 (Aves:Falconiformes) im captivity. 2010. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica. Aspectos preliminares da riqueza, frequencia e comportamento de beija-flores (Aves:Trochilidae) na zona urbana de Uberlândia, MG. 2010. (Congresso).
XXVII Encontro Anual de Etologia. Etograma de Falco femoralis Temminck, 1822 (Aves: Falconiformes) em cativeiro. 2010. (Congresso).
Ciclo de palestras 10 anos após.... 2009. (Outra).
III Congresso Latino Americano de Ecologia. 2009. (Congresso).
IX Congresso de Ecologia do Brasil. 2009. (Congresso).
IX Congresso de Ecologia do Brasil. Visitação de beija-flores a recursos com diferentes concentrações de soluções açucaradas na área urbana de Uberlândia, MG. 2009. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Descrição da morfologia e pterilose de ninhegos de Syrigma sibilatrix (Aves: Ardeidae). 2009. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica. 2009. (Congresso).
XXVII Encontro Anual de Etologia e I Simpósio Latino-Americano de Etologia. 2009. (Congresso).
4º Simpósio Prática de Ensino.Flora do Cerrado. 2008. (Simpósio).
XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central. Descrição de um evento reprodutivo de Sirigma sibilatrix na área urbana de Uberlândia. MG. 2008. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central. Repertório comportamental de um casal de Sirigma sibilatrix e de seus ninhegos durante evento reprodutivo. 2008. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central. Visitação de beija- flores em Ruellia brevifolia (Acanthaceae) nazona urbana de uberlândia: um teste experimental. 2008. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central. 2008. (Congresso).
4ª Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.Jogos na Educação Ambiental: o que pensam os alunos?. 2007. (Outra).
4ª Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.A Exploração de Equídeos por Carroceiros em Uberlândia. 2007. (Outra).
I Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2007. (Outra).
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 04 (MG/DF/GO/TO).A exploração de equídeos de tração: Um problema sócio-ambiental. 2007. (Encontro).
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 04 (MG/DF/GO/TO).Jogo de Cartas como Recurso Didático para o Ensino de DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis). 2007. (Encontro).
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 04 (MG/DF/GO/TO). 2007. (Encontro).
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 04 (MG/DF/GO/TO).Trilha Ecológica: Jogo Didático para Educação Ambiental.. 2007. (Encontro).
III Seminário de Educação: Desafios para a Formação Docente e II Seminário de Gênero, Raça e Etnia. 2007. (Seminário).
II Simpósio Internacional: O Estado e as políticas educacionais no tempo presente. 2007. (Simpósio).
VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste eReunião da ANPAE - MG. 2007. (Encontro).
VIII Congresso de Ecologia do Brasil: Ecologia no Tempo de Mudanças Globais. Ecologia da Polinização de Rhododendron indicum (i.) Sweet (Ericaceae). 2007. (Congresso).
XIX Semana Científica de Medicina Veterinária e IV Amostra de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. 2007. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Ornitologia - As ornitologias brasileiras: regionalismos e integração. 2007. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Ornitologia - As ornitologias brasileiras: regionalismos e integração. Visitação de Beija-Flores a Bebedouros Artificiais no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. 2007. (Congresso).
XXI Semana Científica de Estudos Biológicos. 2007. (Outra).
XXI Semana Científica de Estudos Biológicos.Já te vi - Visitação de beija-flores a bebedourosartificiais mo campus Umuarama. 2007. (Outra).
XXI Semana Científica de Estudos Biológicos."Já te vi" A exploração de equídeos de tração: Um problema sócio-ambiental. 2007. (Outra).
3ª Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. 2006. (Outra).
Ciclo de Palestras da OPA (Organização de Proteção Ambiental). 2006. (Outra).
II Seminário de Educação Especial e I Encontro de Pesquisadores em Educaçaõ Especial e Inclusão Escolar. 2006. (Seminário).
XX Semana Científica de Estudos Biológicos. 2006. (Outra).
FENAP - Feia Nacional de Adminstração Pública. 2005. (Outra).
Programa Bioconferência. 2004. (Outra).
XIX Semana Científica de Estudos Biológicos. 2004. (Outra).
XXII Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA. 2004. (Seminário).
XXIII Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
Nunes, C. H.. Comportamento e Colisões de aves em vidraças reflexivas na cidade de Uberlândia: uma comparação entre as estações do ano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.
MARÇAL JUNIOR, O.;Leal-Marques, R.Nunes, C. H.. Dieta de Asio stigius (Wagler, 1832) em ambiente urbano.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.
Marçal Junior, O.;Martins-Oliveira, L.Nunes, C. H.. Dieta de Athene cunicularia (Molina, 1782) (Aves: Strigiformes) na áreaurbana de Uberlândia (MG).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.
Nunes, C. H.. Ciência Viva - Planeta Terra: Tecnologias e Sustentabilidade. 2008. Universidade Federal de Uberlândia.
Produções bibliográficas
-
TEIXEIRA, C. P. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. . Comportamento alimentar de Brotogeris chiriri em Mauritia flexuosa em Uberlândia ? MG. ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS (ONLINE) , v. 2, p. 4-4, 2017.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Forrageamento de Pitangus sulphuratus e de Tyrannus melancholicus (Aves: Tyrannidae) em hábitats urbanos.. Bioscience Journal (Online) , v. 28, p. 1038-1050, 2012.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Cunha, Ana Maria de Oliveira . CARROCEIROS E EQÜÍDEOS DE TRAÇÃO: UM PROBLEMA SÓCIO-AMBIENTAL. Caminhos de Geografia) , v. 08, p. 204-216, 2007.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Comportamento de Aves no Ambiente Urbano. In: Helena Maura Torezan-Silingard; Vanessa Stefani. (Org.). Temas Atuais em Etologia e Anais do XXIX Encontro Anual de Etologia. 1ed.Uberlândia: Composer, 2011, v. , p. 1-257.
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Silva., B. M. ; Nunes, C. H. . Jogo de Cartas como Recurso para o Ensino de DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis). In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Econtro Regional de Ensino de Biologia, 2007, Uberlândia - MG. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Econtro Regional de Ensino de Biologia. uBERLÂNDIA: EDUFU, 2007.
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; GUIMARAES, S. L. . Persepção dos Visitantes em Relação ao Parque Municipal do Sabiá. In: IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental:, 2007, Rio Claro - SP. Anais do IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007.
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; TAVARES JUNIOR, M. J. . Trilha Ecológica: Jogo Didático para Educação Ambiental.. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 04 (MG/DF/GO/TO), 2007, Uberlândia - MG. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 04 (MG/DF/GO/TO). Uberlândia: EDUFU, 2007.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; CUNHA, A. M. O. . A exploração de equídeos de tração: Um problema sócio-ambiental. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Econtro Regional de Ensino de Biologia, 2007, Uberlândia - MG. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Econtro Regional de Ensino de Biologia. Uberlândia: EDUFU, 2007.
-
LIMA, M. S. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; JOSÉ-SILVA, L. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Comportamento de forrageamento de Eupetomena macroura (Aves: Trochilidae) em Spathodea campanulata P. Beauv. (Bignoniaceae). In: XI Congresso de Ecologia do Brasil: Biodiversidade e Sustentabilidade e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro. Anais do XI Congresso de Ecologia do Brasil: Biodiversidade e Sustentabilidade e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013. p. 1-3.
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; MELO, C. . Visitação de beija-flores a recursos com diferentes concentrações de soluções açucaradas na área urbana de Uberlândia, MG. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o Futuro da Biosfera. São Lourenço - MG, 2009. p. 1-4.
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. . Variações fenotípicas em Xylopia aromatica (Lam.) Mart. 1841 (Annonaceae) em duas fitofisionomias do Parque Estadual Serra de Caldas Novas, Goias. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o Futuro da Biosfera. São Lourenço - MG, 2009. p. 1-3.
-
Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. . Variações fenotípicas em Caryocar brasiliense Cambess. 1828 (Caryocaraceae) em área de cerradão e cerrado sensu stricto no Parque Estadual Serra de Caldas Novas, GO. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o Futuro da Biosfera. São Lourenço - MG, 2009. p. 1-4.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Riqueza, frequencia e aspectos comportamentais de forrageamento de tiranídeos (Aves: Tyrannidae) em Uberlândia, MG. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o Futuro da Biosfera. São Lourenço - MG, 2009. p. 1-4.
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. . Plasticidade fenotípica em Maprounea guianensis Aubl. 1775 (Euphorbiaceae) em duas fitofisionamias de cerrado no Parque Estadual Serra de Caldas Novas. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o Futuro da Biosfera. São Lourenço - MG, 2009. p. 1-4.
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Novos registros da biologia reprodutiva de Syrigma sibilatrix (Ardeidae, Aves) na zona urbana. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o Futuro da Biosfera. São Lourenço - MG, 2009. p. 1-3.
-
BERNARDES, P. H. N. ; Nunes, C. H. ; OLIVEIRA, P. E. A. M. . Ecologia da Polinização de Rhododendron indicum (i.) Sweet (Ericaceae). In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil: Ecologia no Tempo de Mudanças Globais, 2007, Caxambu - PR. VIII Congresso de Ecologia do Brasil: Ecologia no Tempo de Mudanças Globais, 2007. p. 1358-1359.
-
Martins-Oliveira, L. ; JOSÉ-SILVA, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. . Predação de Modelos Artificiais de Lagartas de Lepidoptera por Aves e Artrópodes em Área de Cerrado. In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- Al. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Novos registros de aves para a área urbana de Uberlândia, MG. In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- AL. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Avifauna dos parques urbanos de Uberlândia, MG: resultados preliminares. In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- AL. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Levantamento preliminar da avifauna de uma área de cerrado. In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- AL. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; JOSÉ-SILVA, L. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Levantamento preliminar da avifauna de uma reserva ambiental particular no ambiente urbano. In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- AL. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; JOSÉ-SILVA, L. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aves no campus: comparação da comunidade de aves atual em relação a estudos anteriores na Universidade Federal de Uberlândia. In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- AL. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
FERREIRA, C. A. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; JOSÉ-SILVA, L. . Utilização de Chorisia speciosa A. St.-Hil. (Malvaceae) por aves no ambiente urbano de Uberlândia (MG). In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- AL. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
SANITA, M. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; JOSÉ-SILVA, L. ; Leal-Marques, R. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Influência de bebedouros artificiais na visitação de Bauhinia variegata L. (Fabaceae) por aves.. In: XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Conservação de Aves no Brasil, 2012, Maceió- AL. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2012.
-
LIMA, M. S. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; JOSÉ-SILVA, L. ; Leal-Marques, R. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Exploração de recursos florais de Bauhinia vareigata L. (Fabaceae) por aves no ambiente urbano. In: XXXII Encontro Regional de Botânicos BA, MG e ES, 2012, Uberlândia. Anais do XXXII Encontro Regional de Botânicos BA, MG e ES, 2012.
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. . Ethogram of Rupornis magnirostris Gmelin, 1788 (Aves: Falconiformes) in captivity. In: 25th International Ornithological Congress, 2010, Campos do Jordão SP. Abstracts 25th IOC - International Ornithological Congress. Campos do Jordão - Brasil, 2010. p. 515-515.
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. . Ethogram of Buteo albicaudatus Vieillot, 1816 (Aves: Falconiformes) in captivity. In: 25th International Ornithological Congress, 2010, Campos do Jordão SP. Abstracts 25th IOC - International Ornithological Congress. Campos do Jordão - Brasil, 2010. p. 505-505.
-
Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . New aspects of behavioral repertoire of Syrigma sibilatrix couple (Ciconiiformes: Ardeidae) and its nestlings during reproductive event. In: 25th International Ornithological Congress, 2010, Campos do Jordão SP. Abstracts 25th IOC - International Ornithological Congress. Campos do Jordão - Brasil, 2010. p. 517-517.
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aspectos preliminares da riqueza, frequencia e comportamento de beija-flores (Aves:Trochilidae) na zona urbana de Uberlândia, MG. In: XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica, 2009, Aracruz - ES. Biogeografia das Aves da Mata Atlântica: Livro de Resumos/ XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Aracruz, ES: Tec Art Editora Ltda, 2009. p. 17-17.
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Descrição da morfologia e pterilose de ninhegos de Syrigma sibilatrix (Aves: Ardeidae). In: XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica, 2009, Aracruz - ES. Biogeografia das Aves da Mata Atlântica: Livro de Resumos/ XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Aracruz, ES: Tec Art Editora Ltda, 2009. p. 17-17.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Comportamento de forrageamento de Pitangus sulphuratus e Tyrannus melancholicus (Aves: Tyrannidae) no ambiente urbano. In: XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica, 2009, Aracruz - ES. Biogeografia das Aves da Mata Atlântica: Livro de Resumos/ XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Aracruz, ES: Tec Art Editora Ltda, 2009. p. 14-14.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Estudo Comparativo do Etograma de Ramphastos toco Statius Muller, 1776 (Piciformes: Ramphastidae) de Diferentes Cativeiros. In: XXVII Encontro Anual de Etologia, 2009, Bonito-MS. Anais do XXVII Encontro Anual de Etologia. Bonito-MS, 2009.
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. . Etograma de Falco sparverius Linnaeus, 1758 (Aves: Falconiformes) em cativeiro. In: XXVII Encontro Anual de Etologia, 2009, Bonito-MS. Anais do XXVII Encontro Anual de Etologia. Bonito-MS, 2009.
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. . Etograma de Falco femoralis Temminck, 1822 (Aves: Falconiformes) em cativeiro. In: XXVII Encontro Anual de Etologia, 2009, Bonito-MS. Anais do XXVII Encontro Anual de Etologia. Bonito-MS, 2009.
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aspectos preliminares da nidificação de aves em praças públicas de Uberlândia, MG. In: XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica, 2009, Aracruz - ES. Biogeografia das Aves da Mata Atlântica: livro de Resumos/XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Aracruz-ES: Tec Art Editora Ltda, 2009. p. 13-13.
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Riqueza, frequencia e aspectos comportamentais de Columbídeos (Aves:Columbidae) em praças de Uberlândia MG. In: XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica, 2009, Aracruz - ES. Biogeografia das Aves da Mata Atlântica: livro de Resumos/XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Aracruz-ES: Tec Art Editora Ltda, 2009. p. 13-13.
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aspectos comportamentais de Todirostrum cinereum (Aves: Tyrannidae) na zona urbana de Uberlândia-MG. In: XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Biogeografia das Aves da Mata Atlântica, 2009, Aracruz - ES. Biogeografia das Aves da Mata Atlântica: Livro de Resumos/ XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Aracruz, ES: Tec Art Editora Ltda, 2009. p. 14-14.
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; MELO, C. . Visitação de beija- flores em Ruellia brevifolia (Acanthaceae) nazona urbana de uberlândia: um teste experimental. In: XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central, 2008, Palmas - TO. Livro de resumos do XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central. Palmas - TO: Ecoaves - UFT, 2008. p. 115-115.
-
Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; FRANCHIN, A. G. ; Marçal Junior, O. . Repertório comportamental de um casal de Sirigma sibilatrix e de seus ninhegos durante evento reprodutivo. In: XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central, 2008, Palmas - TO. Livro de resumos do XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central. Palmas - TO: Ecoaves - UFT, 2008. p. 107-107.
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; Marçal Junior, O. . Descrição de um evento reprodutivo de Sirigma sibilatrix na área urbana de Uberlândia. MG. In: XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central, 2008, Palmas - TO. Livro de resumos do XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia - A Ornitologia no Cerrado e ecótonos do Brasil Central, 2008.
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. . Visitação de Beija-Flores a Bebedouros Artificiais no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. In: XV Congresso Brasileiro de Ornitologia - As ornitologias brasileiras: regionalismos e integração, 2007, Porto Alegre-RS. Livro de Resumos do XV Congresso Brasileiro de Ornitologia. Porto Alegre-RS: EDIPUCRS, 2007. p. 178-179.
-
Nunes, C. H. . Aves urbanas como bioindicadores e incentivadoras da conservação do Cerrado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Nunes, C. H. . Ecologia e Comportamento de Aves: Comunicação, Displays e Reprodução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Nunes, C. H. . Curso de Férias - Ornitologia de Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; JOSÉ-SILVA, L. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aves no campus: comparação preliminar da comunidade de aves atual em relação a estudos anteriores na Universidade Federal de Ubderlândia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; JOSÉ-SILVA, L. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Levantamento preliminar da avifauna de uma reserva ambiental particular no ambiente urbano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; JOSÉ-SILVA, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. . Predação de modelos artificiais de lepidóptera por aves e artrópodes em área de cerrado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Novos registros de aves para a área urbana de Uberlândia, MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Avifauna dos parques urbanos de Uberlândia, MG: resultados preliminares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Levantamento preliminar da avifauna de uma área de cerrado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANITA, M. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; JOSÉ-SILVA, L. ; Leal-Marques, R. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Influência de bebedouros artificiais na visitação de Bauhinia variegata L. (Fabaceae) por aves. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. . Ethogram of Rupornis magnirostris Gmelin, 1788 (Aves: Falconiformes) in captivity. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. . New aspects of behavioral repertoire of Syrigma sibilatrix couple (Ciconiiformes: Ardeidae) and its nestlings during reproductive event. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aspectos preliminares da riqueza, frequencia e comportamento de beija-flores (Aves:Trochilidae) na zona urbana de Uberlândia, MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. . Ethogram of Buteo albicaudatus Vieillot, 1816 (Aves: Falconiformes) in captivity. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Descrição da morfologia e pterilose de ninhegos de Syrigma sibilatrix (Aves: Ardeidae). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aspectos comportamentais de Todirostrum cinereum (Aves: Tyrannidae) na zona urbana de Uberlândia-MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Comportamento de forrageamento de Pitangus sulphuratus e Tyrannus melancholicus (Aves: Tyrannidae) no ambiente urbano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Riqueza, Frequencia e Aspectos Comportamentais de Columbídeos (Aves: Columbidae) em praças de Uberlândia, MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Aspectos preliminares da nidificação de aves em praças públicas de Uberlândia, MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; MELO, C. . Visitação de beija-flores a recursos com diferentes concentrações de soluções açucaradas na área urbana de Uberlândia, MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. . Variações fenotípicas em Xylopia aromatica (Lam.) Mart. 1841 (Annonaceae) em duas fitofisionomias do Parque Estadual Serra de Caldas Novas, Goias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Novos registros da biologia reprodutiva de Syrigma sibilatrix (Ardeidae, Aves) na zona urbana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. . Plasticidade fenotípica em Maprounea guianensis Aubl. 1775 (Euphorbiaceae) em duas fitofisionamias de cerrado no Parque Estadual Serra de Caldas Novas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Riqueza, frequencia e aspectos comportamentais de forrageamento de tiranídeos (Aves: Tyrannidae) em Uberlândia, MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. . Variações fenotípicas em Caryocar brasiliense Cambess. 1828 (Caryocaraceae) em área de cerradão e cerrado sensu stricto no Parque Estadual Serra de Caldas Novas, GO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. . Etograma de Falco femoralis Temminck, 1822 (Aves: Falconiformes) em cativeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Estudo Comparativo do Etograma de Ramphastos toco Statius Muller, 1776 (Piciformes: Ramphastidae) de Diferentes Cativeiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. . Etograma de Falco sparverius Linnaeus, 1758 (Aves: Falconiformes) em cativeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. . Aves no Ambiente Urbano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Repertório comportamental de um casal de Syrigma sibilatrix e de seus ninhegos durante evento reprodutivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; MELO, C. . Visitação de beija-flores em Ruellia brevifolia (Acanthaceae) na zona urbana: um teste experimental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; FRANCHIN, A. G. ; MARÇAL JUNIOR, O. . Descrição de evento reprodutivo de Syrigma sibilatrix na área urbana de Uberlândia, MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; GOMES, M. S. ; BERNARDES, P. H. N. ; ANJO, T. M. S. . Flora do Cerrado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. . Visitação de beija-flores a bebedouros artificiais no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia MG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, P. H. N. ; Nunes, C. H. ; OLIVEIRA, P. E. A. M. . Ecologia da polinização de Rhododendron indicum (I.) Sweet (Ericaceae). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; CUNHA, A. M. O. . A exploração de equideos de tração: Um problema sócio-ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Silva., B. M. ; Nunes, C. H. . Jogo de Cartas como recurso didádico para o ensino de DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; TAVARES JUNIOR, M. J. . Trilha Ecológica: Jogo didático para Educação Ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. ; CUNHA, A. M. O. . A exploração de equideos de tração: Um problema sócio-ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. . Visitação de beija-flores a bebedouros artificiais no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia MG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal-Marques, R. ; Martins-Oliveira, L. ; Nunes, C. H. ; TAVARES JUNIOR, M. J. . Trilha Ecológica: Jogo Didático para Educação Ambiental.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. . Introdução ao estudo e comportamento de aves. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. ; Nunes, C. H. . Aves como bioindicadoras ambientais e incentivadoras da conservação do Cerrado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
Marçal Junior, O. ; FRANCHIN, A. G. ; Nunes, C. H. ; Martins-Oliveira, L. ; Leal-Marques, R. . Curso de Férias: Ornitologia de campo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
Nunes, C. H. . Jogos e práticas para o ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
Nunes, C. H. . Trilhas Ecológicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
Nunes, C. H. ; Leal-Marques, R. . Oficina:. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2013
Estrutura do Habitat e Exploração de Recursos por Aves no Ambiente Urbano (Uberlândia MG), Descrição: A análise da estrutura de hábitats e da diversidade de comunidades é fundamental para o entendimento do funcionamento dos ecossistemas urbanos e para conservação de espécies. Este estudo terá como objetivos determinar a estrutura de hábitat e avaliar a exploração de recursos por aves em áreas verdes da zona urbana de Uberlândia, Minas Gerais. O trabalho será conduzido em 52 áreas verdes. Serão avaliadas variáveis estruturais selecionadas do habitat em cada área estudada. As observações da avifauna serão realizadas no período da manhã. As espécies de aves serão identificadas com auxílio de binóculos e gravações de vocalizações. Para cada espécime serão computadas informações diversas, como identificação, número de indivíduos, substrato utilizado, entre outras. Aspectos dO comportamento como forrageamento e antagonismos também serão registrados. Todas as áreas selecionadas serão inspecionadas ainda a procura de ninhos. Os dados obtidos serão analisados para determinar padrões de utilização de recursos para a avifauna, bem como avaliar suas implicações ecológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Henrique Nunes - Integrante / Renata Leal Marques - Integrante / Liliane Martins de Oliveira - Integrante / Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira - Integrante / Alxendre Gabriel Franchin - Integrante / Oswaldo Marçal Junior - Coordenador / Laíce José da Silva - Integrante / Diego Silva Freitas Oliveira - Integrante / Carolina Prudente Marques - Integrante / Camila Bonizário de Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
ESCOLA ESTADUAL DE UBERLANDIAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica/Ciências, Biolog, Carga horária: 24
Outras informações:
16 horas/aula mais 8 horas de módulo.
2013 - 2013
ESCOLA ESTADUAL DE UBERLANDIAVínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor Designado de Ciência, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor Designado de Ciências e Biologia
2012 - 2012
Raiz Consultoria Hídrica e Ambiental Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Biólogo - Consultor Ambiental, Carga horária: 30
Outras informações:
Monitoramento da Avifauna do Condomínio Morada do Sol - Uberlândia (MG)
Carga horária total = 30 horas
2012 - 2012
Raiz Consultoria Hídrica e Ambiental Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Biólogo - Consultor Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de Monitoramento de Avifauna da Usina Bioenergética Aroeira, Município de Tupaciguara (MG).
Carga horária total = 40 horas
2012 - 2012
Raiz Consultoria Hídrica e Ambiental Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Biólogo - Consultor Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Estudo Técnico para a criação de Unidades de Conservação em três áreas/fragmentos, com diferentes fitofisionomias localizadas no município de Tupaciguara-MG
Carga horária total = 40 horas
2006 - Atual
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Laboratório de Ornitologia e Bioacústica - LORB - da Universidade Federal de Uberlândia
Atividades: Pesquisa e discussões científicas na área de Ornitologia
4000 horas até 11/2017
2013 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor palestrante teórico-prático, Carga horária: 20
2013 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2
Outras informações:
Palestra Reprodução das Aves ministrada aos alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia na disciplina de Vertebrados II.
2013 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2
Outras informações:
Palestra Ecologia e Comportamento das Aves: Comunicação, Displays e Reprodução ministrada aos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia na disciplina Vertebrados II.
2013 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2
Outras informações:
Palestra Ecologia e Comportamento das Aves: Comunicação, Displays e Reprodução ministrada aos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia na disciplina Vertebrados II.
2012 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Carga horária total: 32 horas
2012 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor nas aulas de campo da disciplina Ecologia Animal da Universidade Federal de Uberlândia
2010 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de apoio técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisador Bolsista de Apoio Técnico (Bat - 1 FAPEMIG) no projeto de pesquisa "Estrutura de hábitat e exploração de recursos por aves no ambiente urbano (Uberlândia-MG) - (Processo nº APQ-02711-10). Coordenador: Prof. Dr. Oswaldo Marçal Junior.
2008 - 2008
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina Invertebrados I, Carga horária: 12
Outras informações:
Carga Horária total: 192
2005 - 2006
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Extensão "Criação e Implementação de Ambientes de Formação Docente em Biologia, Física e Química In loco e Virtual, finaciado pela FINEP/MCT
Carga horária total = 320 horas
2007 - 2007
Escola Estadual Guiomar de Freitas CostaVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio supervisionado na área deBiologia.
Série:2º Ano
Conteúdo: Zoologia
Total de horas: 12 horas
2007 - 2007
Escola de educação basicaVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3
Outras informações:
Estágio supervisionado na área de Ciências.
Série: 8ª
Conteúdo: Química; soluções puras e misturas, separação de substância.
Total de horas: 12 horas
2007 - 2007
COLÉGIO BATISTA MINEIROVínculo: Estágio remunerado - monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 18
Outras informações:
Estágioremunerado desenvolvendo as seguintes atividades: Elaboração de aulas práticas para 1ª a 4ª séries do Ensino Básico, auxílio nas aulas práticas de Ciências, Biologis e Química para 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 1º ao 3º anos do Ensino Médio e no atendimento aos alunos de 8ª série ao 3º ano desenvolvendo montoria para aprofundamentodos conteúdos ministrados e reforço da aprendizagem
Carga horária total: 780horas/aula, ou 702horas.
Financiamento: Junta Batista Mineira de Educação
2007 - 2007
COLÉGIO BATISTA MINEIROVínculo: Estpagio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 1
Outras informações:
Estágio remunerado desenvovendo as seguintes atividades: Atividades de docência ministrando aulas de dependência dos conteúdos de Ciências da 7ªsérie do Ensino Fundamental, Fisiologia Humana.
Carga horária total: 18 horas/aula ou 15 horas
Financiamento: Junta Batista Mineira de Educação.
2004 - 2004
Instuto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenováveisVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 50
Outras informações:
Evento Casa Ambiental (IBAMA) na 41ªExposição Agropecuária de Uberlândia - CAMARU/2004
2018 - 2019
Minas Bio Consultoria AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Biólogo - Prestação de serviço, Carga horária: 76
Outras informações:
Biólogo responsável - avaliação de manejo de podas de árvores em um estacionamento de instituição pública para solucionar ou mitigar grande concentração de população de pombas.
2017 - 2017
Minas Bio Consultoria AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Biólogo - Prestação de serviço, Carga horária: 34
Outras informações:
Biólogo Responsável em atividade de Consultoria Ambiental - Estudo de População de pombos e rolas em um estacionamento de instituição privada, avaliação do problema e propostas de medidas de controle e manejo.
2024 - 2024
Prefeitura Municipal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências Ensino Fundamental II, Carga horária: 16
2021 - 2023
Prepara CursosVínculo: Contrato CLT, Enquadramento Funcional: Instrutor e Coordenador Andragógico, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor instrutor em diversos cursos de Informática, Web Design e Rotinas Administrativas.Prestava instrução e auxílio dentro de sala de aula em cursos voltados à informática (Word, Excel Powerpoint), Web Design (Lógica de Programação, HTML, CSS Javascript) e Adminstração (Matemática Financeira, Departamento pessoal, Compras e vendas, Controle de Estoque, Administração Financeira).
2020 - Atual
Centro Pedagogico MettaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professo de Ciencias Fundamental II, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Henrique Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?