Jairo de Araújo Souza
Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). É doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trabalhou como professor assistente da Universidade Federal do Acre, campus Rio Branco. Tem experiência de ensino na área de Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa e literaturas. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens (UNEB), possui vinculação ao projeto Práticas Literárias Pós Institucionais na Contemporaneidade (UNEB), ao grupo de pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória (GPHCLIM/UFAC) e sua produção técnica e bibliográfica se concentra na área do discurso, literaturas em língua inglesa.
Informações coletadas do Lattes em 20/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Pos Graduação em Estudos de Linguagens
2022 - Atual
Universidade do Estado da Bahia
Título: Amazofuturismo e o enfrentamento de nossa colonialidade na literatura Sci-Fi brasileira
Sayonara Amaral de Oliveira.
Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade
2014 - 2016
Universidade Federal do Acre
Título: Os Memoriais da Cabanagem e dos Autonomistas - As instrumentalizacoes da Memória Histórica nas Amazonias Paraense e Acreana., Ano de Obtenção: 2016
Francisco Bento da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Poéticas Orais e Pensamento Deolonial. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2021 - 2021
Micropolítica e Subjetividade em Deleuze e Guattari. (Carga horária: 22h). , Filosofia Online, FO, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Curso LIvre de Arqueologia Amazônica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2020 - 2020
FILOSOFIA E SABERES HUNI KUIN. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Niilismo e Eterno Retorno em Nietzsche. (Carga horária: 18h). , Filosofia Online, FO, Brasil.
2019 - 2019
Mente, Corpo e Afetos em Spinoza. (Carga horária: 10h). , Filosofia Online, FO, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Instrumentalização Linguistica e a língua Apurinã. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Blog. (Carga horária: 20h). , EEEFM Lucy Correa de Araujo, SEDUC, Brasil.
2010 - 2010
Iniciação à Educação Digital. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Tecnologias em Educação, NTE-SEDUC/PA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Exame de Proficiencia em Lingua Estrangeira - Ingl. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
Teacher Education Program. (Carga horária: 40h). , YÁZIGI INTERNEXUS, YI, Brasil.
2002 - 2003
Curso Livre de Lingua Inglesa - FALEM. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Interculturalidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Linguas Estrangeiras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Cultura.
Organização de eventos
Souza, Jairo de Araújo . SEMANA DE ABERTURA PPGEL 2024. 2024. (Outro).
Souza, Jairo de Araújo . RODA DE CONVERSA: DESAFIOS DA PESQUISA. 2024. (Outro).
SOUZA, J. A. . Jornada Academica: ciência e sociedade na amazônia em tempos de pandemia. 30 anos do curso de Ciencias Sociais da UFAC.. 2020. (Outro).
SOUZA, J. A. . XIX Jornadas Andinas de Literatura Lationoamericana. 2020. (Outro).
SOUZA, J. A. . "XIII Congresso Linguagens e Identidades das/nas Amazônias". 2019. (Congresso).
SOUZA, J. A. . XI Semana acadêmica de ciencias sociais: as ciências sociais e a sociedade em crise. 2019. (Outro).
SOUZA, J. A. . XVIII Semana de Letras-As Letras em perspectiva: o ENADE e o novo projeto pedagógico do curso de lingua portuguesa. 2019. (Outro).
SOUZA, J. A. . XII Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. 2018. (Outro).
SOUZA, J. A. . IV Semana Acadêmica de Letras Inglês - Por um ensino de língua inglesa crítica: currículo, práticas de ensino e formação continuada.. 2018. (Outro).
SOUZA, J. A. . I GELLNORTE. 2017. (Outro).
SOUZA, J. A. . IX Coloquio Internacional - as amazonias, as áfricas e as áfricas na pan-amazonia. 2017. (Outro).
SOUZA, J. A. . X Simposio Linguagens e Identidades nas Amazonias - Trânsitos decoloniais e decolonialidades de saberes e sentidos. 2016. (Outro).
SOUZA, J. A. . IX Simposio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental. 2015. (Outro).
SOUZA, J. A. . VIII Simmposio Llinguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental e VII Colóquio Internacional: As Amazonias e as Áfricas na Pan-Amazonia. 2014. (Outro).
SOUZA, J. A. ; SILVA, L. K. . Intercâmbio Acadêmico Internacional. 2012. (Outro).
SOUZA, J. A. . III Encontro de Estudantes de Língua e Literatura Anglófonas. 2012. (Outro).
SOUZA, J. A. ; RODRIGUES, I. F. . II Seminário de Estágios e Práticas. 2012. (Outro).
SOUZA, J. A. ; MENDES, S. P. T. ; RODRIGUES, I. F. . I Seminário de Estágios e Práticas- Grupo de Trabalho: O Ambiente Escolar.. 2011. (Outro).
SOUZA, J. A. ; SILVA, L. K. ; Freitas, Gizelia ; SANFELICI, A. M. . II Encontro de Estudantes de Língua e Literatura Anglófonas. 2011. (Outro).
SOUZA, J. A. ; SILVA, L. K. ; VIDAL, C. V. F. ; FREITAS, G. M. S. . I Encontro de Estudantes de Lingua e Literatura Anglófonas. 2010. (Outro).
Participação em eventos
XVI LIA - Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas. Amazofuturismo e colonialidade na literatura Sci-Fi brasileira. 2024. (Congresso).
III Semana do Inglês do campus Floresta: English as a state of mind.Amazofuturismo e o enfrentamento de nossa colonialidade na literatura Sci-Fi. 2023. (Encontro).
II Seminário de Pesquisas em Andamento: Teses e dissertações PPGEL 2023.?Literatura de ficção científica e a descolonização de um imaginário histórico?,. 2023. (Seminário).
XVIII Congresso Internacional Abralic 2023. Colonialismo Histórico e a emergência do imaginário bélico na literatura Sci-Fi. 2023. (Congresso).
I Seminário de Teses e dissertações/IX Seminário de Grupos de Pesquisa da Linha 1 ? Leitura, Literatura e Cultura. 2022. (Seminário).
JORNADA ACADÊMICA Ciência e sociedade na Amazônia em temposde pandemia Comemoração aos 30 anos do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal doAcre".Colaborador/Organizador. 2020. (Encontro).
XIV CONGRESSO LINGUAGENS E IDENTIDADES AMAZÔNICAS". Colaborador/Organizador. 2020. (Congresso).
XIV Jornadas Andinas de Literaturas Latinoamericanas Mexico 2020 mundos animales, mundos vegetales, cuerpos y ánimas en la Tierra.As Correrias: narrativas históricas e silenciamentos nas fronteiras das amazonias brasileira, peruana e boliviana. 2020. (Outra).
XIX JORNADAS ANDINAS DE LITERATURA LATINOAMERICANA DE ESTUDANTES,.Colaborador/Organizador. 2020. (Encontro).
II GELLNORTE.Colonialismo e confisco de terras, ou como os Huni Kuin foram expulsos de Plácido de Castro, Acre, Brazil. 2019. (Encontro).
III Encontro de História - Acre e Rondonia.As ayahuascas como modo de (re)existência: uma análise crítica ao campo da representação. 2018. (Encontro).
I Semana acadêmica de Letras Inglês.WORLD ENGLISHES - POR UMA GEOPOLITICA DE IDENTIDADES EM LINGUA INGLESA. 2018. (Outra).
IV Semana acadêmica de Letras Inglês.Minicurso: Music for thought: por uma abordagem intercultural a partir de letras de música.. 2018. (Oficina).
15ª Semana Nacional de Museus - Museus e Histórias Controversas - Dizer o Indizível em Museus.Memória e Silenciamento: as cabanagens sem monumentos. 2017. (Outra).
I GELLNORTE."Esse rio é minha rua" e "Uirapurú" um olhar etnomusical sobre outras geografias. 2017. (Encontro).
I Semana do Cinema Possível - Cineclube Opiniões.A inconstância da alma ameríndia no filme O abraço da Serpente. 2017. (Outra).
Museus e Histórias controversas: dizer o indizível em museus.Memória esilenciamento: as cabanagens sem monumentos. 2017. (Outra).
XI Simposio Linguagens e Identidades nas Amazonias.Rios, pontes, balsas e fronteiras: uma provocação desde a brasilidade liminar e precária do Vale do Rio Acre.. 2017. (Simpósio).
XVIII SEMANA DE LETRAS AS LETRAS EM PERSPECTIVA: O ENADE E O NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA.POR UM INGLÊS MENOR ? GEOPOLÍTICA E A LÍNGUA INGLESA COMO COMMODITY. 2017. (Outra).
XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: História e Democracia.Silenciamentos e esquecimentos nas Cabanagens do Grão-Pará. 2017. (Simpósio).
I Seminario de Fronteiras UFAC.As Instrumentalizações das Memórias Históricas nas Amazônias Paraense e Acreana - Os memoriais da Cabanagem e dos Autonomistas. 2016. (Seminário).
JALLA - Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. Narrativas Contenciosas na Fronteira das Amazônias Boliviana e Brasileira. 2016. (Congresso).
X Simposio Linguagens e Identidades da/na Amazonia Sul Ocidental.Tum Tá Tá - Uma Breve Análise da Cosmovisão Musical de Walter Freirtas como tradutor de um "imaginário amazônico". 2016. (Simpósio).
II Academic Week of English Language Studies.Multiculturalismo, Pos Colonialismo e Colonias Inglesas. 2015. (Encontro).
IX Simposio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental.Geografias de Resistência nas Canções Amazônidas de Nilson Chaves. 2015. (Simpósio).
IX Simposio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental.Coordenação de Sessão de Comunicação. 2015. (Simpósio).
66ª Reunião Anual da SBPC. Monitor na SBPC Jovem Mirim. 2014. (Congresso).
II Academic Week of English Language Studies e IV Diálogos do Contemporâneo.Multiculturalismo, Pós-colonialismo e Colonias Inglesas. 2014. (Encontro).
I Seminário Internacional de Extensão. 2014. (Seminário).
I Simpósio Internacional em Letras e II Seminário do PIBID.Geopolítica do Inglês, Pós-Colonialismo e Práticas Discursivas na Formação de Professores. 2014. (Simpósio).
Semana de Letras - Múltiplas Linguagens e a Formação de Professores.A Formação do Professor de Inglês no Contexto da Amazônia Ocidental - Práticas Discursivas e Interculturalidade.. 2014. (Encontro).
I Academic Week of English Language Studies.Challenges for English Teaching in the Amazon Context. 2013. (Seminário).
II Jornada de Ciências Sociais: em defesa do Marxismo. 2013. (Outra).
III Encontro de Estudantes de Língua e Literatura Anglófonas.A Dimensão Intercultural no Ensino de Linguas. 2012. (Encontro).
III Encontro de Estudantes de Língua e Literatura Anglófonas.O Curso de Letras Inglês da UFPA/Marabá: a conjuntura atual e algumas perspectivas à vista. 2012. (Encontro).
II Jornada de Ciências Sociais: Em Defesa do Marxismo. 2012. (Outra).
Seminário de Apresentação de Pré Projetos de Ensino.O Uso das TICs na Formação Docente: Uma Proposta de Ensino Intercultural. 2012. (Seminário).
Seminário de Lançamento da Campanha Contra o Saque dos Nossos Recursos. 2012. (Seminário).
XV Encontro Paraense dos Estudantes de Letras.Belo Monte. 2012. (Encontro).
III Seminário Amazonia entre o Global e o Local - Identidade, Território e Desenvolvimento.. 2011. (Seminário).
I Seminário Parfor - Os Desafios da Formação Docente no Parfor.. 2011. (Seminário).
Projeto Proint.A Motivação através da Realização de projetos e Tarefas nas aulas de Lingua Inglesa com Alunos do Ensino Regular. 2011. (Oficina).
V Seminário de Aprendizagem de Lingua e Literatura e VI Coloquio de Pesquisa..Uma Proposta de Atividade Intercultural: "The Matintapereira in the EFL Classroom.?. 2011. (Seminário).
I CLIB - Colóquio de Lingua Inglesa de Bragança.Motivating Students Through Meaninful Tasks. 2010. (Seminário).
I Seminário : Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas (SISEL). 2010. (Seminário).
Seminário Ensino de Línguas-Cultura na Amazônia: diálogos interdisciplinares e perspectiva (co-)acional. 2010. (Seminário).
ASLAN: Encontro de Docentes.Teaching English through Projects: The City Tour Project & The Matintaperera Project. 2006. (Encontro).
Encontro Docente ASLAN: Técnicas e Práticas para o Aperfeiçoamento do Ensino de Línguas. 2004. (Encontro).
1st YÁZIGI TEACHING SEMINAR. 2003. (Seminário).
YÁZIGI INTERNEXUS: Teacher Education Program (T.E.P.). 2003. (Outra).
ASLAN/ MACMILLAN: O papel das aulas de inglês no contexto escolar. 2002. (Oficina).
ASLAN: Workshop on Basic Teaching Techniques. 1997. (Oficina).
CCBEU/ MACMILLAN: Working the Four Skills in Large Classes. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
MENDES, S. P. T.; SILVA, L. K.;SOUZA, J. A.. As Marcas da Oralidade na Escrita dos Alunos no Ensino Fundamental de 5º e 6º Série. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
MOURA, C. S.; LIMA, P. S.;SOUZA, J. A.. Da Leitura à Escrita: Um Olhar sobre as Práticas Interativas em uma Escola de Ensino Médio em Igarapé-Miri. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
LIMA, P. P. S.; PEREIRA, P. G. M.;SOUZA, J. A.. A Construção do Ethos no Discurso do Presidente Lula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
LIMA, P. P. S.; PEREIRA, P. G. M.;SOUZA, J. A.. .Uma Análise Discursiva e Argumentativa em Propagandas de Outdoor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
ROMANO, P. A. B.; MENDONCA., P. S. C.;SOUZA, J. A.. A Pequena Sereia: Uma Leitura Comparativa entre o Conto de Hans Andersen e a Versão Cinematográfica de Walt Disney.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa.) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, P. S.; BARBOSA, C.;SOUZA, J. A.. Um Olhar sobre a Escrita Virtual e sua Relação com o Cotidiano Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
LIMA, P. P. S.; Prof. Dr. Clovis Barbosa;SOUZA, J. A.. O Discurso Publicitário: O Lugar da Mulher nas Propagandas de Cerveja.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa.) - Universidade Federal do Pará.
RIBEIRO, N. B.; LIMA, P. P. S.;SOUZA, J. A.. Concepção de Gêneros Textuais Presentes em Livros Didáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
MACHADO, E. S.; SANTOS FILHO, P. D. A.;SOUZA, J. A.. A Interferência da Variação Linguistica nos Textos Escritos de Alunos do 2º Ciclo do EJA em Jacundá: Aspectos Fonéticos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa.) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, P. S.;SOUZA, J. A.; BARBOSA, C.. A Análise do Discurso: A presença feminina nos discursos publicitário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
MENDONCA, S. C.; SANTOS, J. S.;SOUZA, J. A.. Capitu versus Capitu: o olhar de Machado de Assis X Adísia de Sá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
LIMA, P. S.; BARBOSA, C.;SOUZA, J. A.. Concepções de Gramática no Livro Didático: um estudo de caso da metodologia do professor de língua portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
FREITAS, G. M. S.; SILVA, L. K.;SOUZA, J. A.. O Ensino Aprendizagem da Produção Escrita na 4ª Série do Ensino Funadamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
VIDAL, C. V. F.;SOUZA, J. A.. A Circulação da Escrita no Contexto Escolar. 2010 - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
LIMA, P. S.; BARBOSA, C.;SOUZA, J. A.. A produção textual em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
LIMA, P. S.; BARBOSA, C.;SOUZA, J. A.. A construção de discursos preconceituosos sobre a mulher moderna em letras de música. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal do Pará - Campus Marabá..
SOUZA, J. A.. Banca de Concurso Publico para contratação de professor substituto de Lingua Inglesa.. 2016. Universidade Federal do Acre.
Orientou
; Análise Discursiva: O Elemento Implícito na Elaboração do Texto de Propaganda; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa; ) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jairo de Araújo Souza;
Uma Análise Linguistica Discursiva do Texto Publicitário; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa; ) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jairo de Araújo Souza;
Uma Análise Discursiva no Campo do Humor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa; ) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jairo de Araújo Souza;
Produções bibliográficas
-
Messina, Marcello ; BENTO DA SILVA, FRANCISCO ; PORTO RIBEIRO, LETÍCIA ; De Araújo Souza, Jairo . Towards Amazon-centred memory studies: Borders, dispossessions and massacres. Memory Studies , v. 16, p. 1407-1422, 2023.
-
SOUZA, J. A. . OS HUNI KUIN E A LUTA CONTRA O COLONIALISMO DE ESTADO NA FRONTEIRA ACREANA. https://doi.org/10.29327/210932 , v. 8, p. 91-99, 2020.
-
MESSINA, M. ; SOUZA, J. A. . Rios, pontes, balsas e fronteiras: uma provocação desde a brasilidade liminar e precária do Vale do Rio Acre.. Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades , v. 6, p. 80-93, 2018.
-
SILVA, Francisco Bento da. ; SOUZA, J. A. ; MESSINA, M. . Narrativas contenciosas en ciudades amazónicas en la frontera Brasil-Bolivia: memorias y resentimientos que se tornan gloriosos y heroicos (DOI: http://dx.doi.org/10.22201/fa.14058901p.2017.36.62277). Bitácora Arquitectura , v. 2, p. 130-137, 2017.
-
SOUZA, J. A. . Sujeitos, identidades e outra(s) Amazônia(s) nas letras das canções de Nilson Chaves. Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades , v. 5, p. 344-362, 2017.
-
Messina, Marcello ; Souza, Jairo de Araújo . Settler Colonialism and the Capricious Seizure of Unwanted Land, or How the Huni Kuin were Expelled From Plácido de Castro, Acre, Brazil. In: Robin Throne. (Org.). Advances in Religious and Cultural Studies. 01ed.Pensilvania: IGI Global, 2021, v. , p. 168-179.
-
SOUZA, J. A. . Correrias. In: Gerson Rodrigues de Albuquerque; Agenor Serraf. (Org.). Correrias. 01ed.Rio Branco: NEPAN, 2019, v. 01, p. 68-73.
-
SOUZA, J. A. . Nossa Linda Juventude e Nosso Jeito Aparelhagem de Ser. Jornal Opinião, Marabá Pará, p. 05 - 05, 01 nov. 2012.
-
SOUZA, J. A. . Reurbanização ou Apartheid Urbano?. Jornal Opinião, Marabá Pará, p. 2 - 2, 16 out. 2012.
-
MESSINA, M. ; SOUZA, J. A. . Colonialismo e confisco de terras, ou como os Huni Kuin foram expulsos de Plácido de Castro, Acre, Brazil. In: II GELLNORTE, 2019, Manaus. Colonialismo e confisco de terras, ou como os Huni Kuin foram expulsos de Plácido de Castro, Acre, Brazil. Manaus: UFAM, 2019. v. 02. p. 1168-1180.
-
SOUZA, J. A. . Tum Ta Ta: Uma breve análise da cosmovisão de Walter Freitas como tradutor de um imaginário amazônico. In: X Simpósio Linguagens e Identidades nas Amazônias - Trânsitos Pós-Coloniais e Decolonialidade de Saberes e Sentidos, 2016, Rio Branco/AC. TUM TA TA UMA BREVE ANÁLISE DA COSMOVISÃO DE WALTER FREITAS COMO TRADUTOR DE UM. Rio Branco, 2016. v. 1.
-
Souza, Jairo de Araújo . SEMANA DE LETRAS INGLÊS: CAMINHOS TRANSGRESSIVOS AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Souza, Jairo de Araújo . ?Amazofuturismo e colonialidade na literatura Sci-Fi brasileira?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . LITERATURA AMAZOFUTURISTA: UMA LEITURA DO CONTO 'ESPELHO QUEBRADO' DE CAMILA FOGASE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Souza, Jairo de Araújo . AMAZOFUTURISMO E MEMÓRIA HISTÓRICA: UMA ANÁLISE DO CONTO O LEVIATÃ DE RAFAEL MOTA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Souza, Jairo de Araújo . LITERATURA AMAZOFUTURISTA: UMA LEITURA DO CONTO 'ESPELHO QUEBRADO' DE CAMILA FOGASE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Souza, Jairo de Araújo . COLONIALISMO HISTÓRICO E A EMERGÊNCIA DO IMAGINÁRIO BÉLICO NA LITERATURA SCI-FI. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Souza, Jairo de Araújo . o DECOLONIALIDADES: OS HUNI KUIN E A LUTA PELA TERRA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . World Englishes - Por uma geopolítica de identidades em língua inglesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, J. A. . As Ayahuascas como modo de (re)existência: Uma análise crítica ao campo da representação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . Music for Thought: Por uma abordagem intercultural a partir de lestras de música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, J. A. . Memória e Silenciamento: As cabanagens sem monumentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, J. A. . 'Esse Rio é minha Rua' e ' O Uirapuru': Um olhar etnomusical sobre outras geografias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . A inconstância da alma ameríndia no filme O Abraço da Serpente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . Rios, pontes, balsas e fronteiras: Uma provocação desde a brasileidade liminar e precária do Vale do Rio Acre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . Silenciamentos e esquecimento nas Cabanagens do Grão Pará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . As instrumentalizações das memórias históricas nas Amazônias paraense e acreana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . Tum tá tá - Uma breve análise da cosmovisão musical de Walter Freitas como tradutor de um imaginário amazônico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . Geografias de resistências nas canções amazônidas de Nilson Chaves. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. A. . The Role of the English Teacher in the Amazonia Context (O Papel do Professor de Inglês no Contexto Amazonida). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, J. A. . O Uso das TICs na Formação Docente: Uma Proposta de Ensino Intercultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, J. A. . O Curso de Letras Inglês da UFPA/Marabá: a conjuntura atual e algumas perspectivas à vista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, J. A. . A Motivação através da Realização de Projetos e Tarefas nas Aulas de Lingua Inglesa com Alunos do Ensino Regular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, J. A. . Teaching English through Projects: The City Tour Project & The Matintaperera Project. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
NENEVE, M. ; SOUZA, J. A. . II Academic Week of English Language Studies/ IV Diálogos do Contemporâneo - Pós Colonialismo e Colônias Inglesas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, J. A. . Listening and Speaking in English - Advanced Level. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, J. A. . WorldEnglishes: Por uma Geopolítica de Identidades em Língua Inglesa. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, J. A. . Music for thought: uma abordagem intercultural a partir de letras de músuca. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FREITAS, G. M. S. ; MOURA, C. S. ; SANFELICI, A. M. ; SILVA, L. K. ; SOUZA, J. A. . Manual de Normas para Elaboração e Avaliação de Trabalho de Conclusão do Curso de Letras Inglês.. 2011. (Manual).
SOUZA, J. A. . Teachers' Training Course - TTC (Curso de Treinamento de Professores). 2004. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras e Arles (CELA). , Universidade Federal do Acre, Distrito Industrial, 69920900 - Rio Branco, AC - Brasil, Telefone: (68) 39012500, Ramal: 2510
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade Federal do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Letras e Arles (CELA).,Cargo ou função, Membro do Nucleo Docente Estruturante (NDE) do curso de licenciatura em Letras Inglês(Portaria nº652/20 desenvolvendo atividades relativas à revisão e implementação do Projeto Pedagógico do Curso.
2013 - 2014
SENAI - Departamento Regional do AcreVínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhou como professor de Inglês Instrumental nos cursos técnicos ofertados pelo SENAI/AC
2013 - 2013
Instituto Estadual de Educação Profissional Dom Moacir GrechoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20
Outras informações:
Participou como professor de língua inglesa do programa PRONATEC
2013 - 2013
Universidade Federal do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto de Extensão, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenou o Projeto de Extensão "Uma Proposta de Ensino Intercultural de Inglês na Escola Florestan Fernandes em Marabá" (auxílio financeiro: PIBEX/UFPA)
2013 - 2013
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto de Ensino/Monitoria, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenou o Projeto de Ensino "Monitoria como Estratégia de Consolidação da Atividade Curricular de Fonética e Fonologia do Inglês" (auxílio financeiro: PROEG/UFPA)
2010 - 2013
Universidade Federal do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Universitário de Marabá - UFPA.,Linhas de pesquisa
-
08/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Universitário de Marabá - UFPA.,Linhas de pesquisa
-
08/2012 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Marabá - UFPA.,Cargo ou função, Foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras-Inglês (Portaria CAMAR/SEC nº 181/2012 ) desenvolvendo atividades relativas à revisão e à implementação do Projeto Pedagógico do Curso..
-
06/2012 - 08/2013
Direção e administração, Campus Universitário de Marabá - UFPA.,Cargo ou função, Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Letras Inglês PARFOR-UFPA/Marabá.
-
06/2011 - 08/2013
Direção e administração, Campus Universitário de Marabá - UFPA.,Cargo ou função, Foi coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Letras Inglês (Portaria CAMAR/SEC nº 2012).
-
08/2010 - 08/2013
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Anglófona, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Medio, Fonética e Fonologia do Inglês, Língua Inglesa, Panorama Histórico da Língua Inglesa, Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Lingua Estrangeira
2009 - 2010
EEEFM Lucy Correa de AraujoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor AD-4 Nível Superior Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei como professor de inglês nessa instituição de ensino, com turmas regulares de ensino fundamental e médio e no Projeto Aceleração da Aprendizagem.
2008 - 2009
EEEFM DOM PEDRO IIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor AD-4 Nível Superior Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei como professor de inglês nessa instituição de ensino, com turmas de ensino médio entre 02/ 2008 e 03/ 2009.
2008 - 2008
EEEFM Maria Antonieta Serra FreireVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor AD-4 Nível Superior Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei como professor de inglês nessa instituição de ensino, com turmas de ensino fundamental e médio, durante o ano de 2008.
1995 - 2009
Escola de Idiomas ASLANVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei como professor de inglês nessa escola de idiomas, ministrando aulas para turmas de níveis básico, intermediário e avançado, durante 14 anos, entre 1995 e 2009.
2004 - 2007
Escola de Idiomas ASLANVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10
Outras informações:
Trabalhei nessa escola de idiomas como professor do TEACHERS' TRAINING COURSE-TTC (Curso de Treinamento de Professores), entre 02/ 2004 e 12/ 2007, preparando professores de inglês para atuar na referida instituição.
2008 - 2008
Universidade Estadual do Maranhão (Centro de Estudos Objetivos-CEO)Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 60
Outras informações:
Trabalhei nessa Instituição de Ensino Superior, ministrando a disciplina Língua Inglesa V (CH 60h), para o curso de Letras - Habilitação Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
2003 - 2003
Yazigi InternexusVínculo: Serviços Prestados, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10
Outras informações:
Trabalhei como professor de inglês nessa escola de idiomas, com turmas de níveis básico e intermediário em 2003.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jairo de Araújo Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?